T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial"

Transcrição

1 T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL

2 O que é? O Scopus é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de títulos de periódicos, mais de revistas de livre acesso, mais de 500 anais de conferências (de mais de 70 sociedades importantes como IEEE, ACM, IEE, SPIE), mais de 650 publicações comerciais e mais de 315 séries de livros (temos acesso ao conteúdo integral apenas das obras assinadas pela CAPES). O período de cobertura para registros com citações indexadas inicia-se em Para que serve? Possibilita a identificação de artigos de periódicos em diversas áreas do conhecimento. Como pode ser útil? Pode ser utilizado para uma pesquisa de qualidade, associando registros, buscando por autores relevantes na área de interesse, fazendo download de vários documentos com texto completo disponível de uma só vez, recebendo alertas de publicação para assuntos, publicações ou autores, processando os resultados de uma busca e salvandoos ou enviando-os por , salvando o histórico de buscas, entre outras possibilidades. Como acessar? O acesso pode ser feito de várias maneiras, recomendamos as seguintes: 1. acesse a página da UFRGS ( clique em Bibliotecas, a seguir clique em Bases de Dados e no link Scopus; 2. acessando a página do Portal de Periódicos da CAPES ( e clicando sobre o link do Scopus.

3 BUSCA RÁPIDA A pesquisa básica apresenta a possibilidade inicial de combinação de dois ou mais campos de pesquisa que podem ser alterados conforme a necessidade através do link Add search field. Também é possível restringir a busca a um determinado período, tipo de documento ou área temática.

4 REGRAS PARA PESQUISA O Scopus não relaciona termos, só busca o que for digitado. As possibilidades de pesquisa são bastante ampliadas com o uso dos símbolos de truncagem, dos operadores booleanos e operadores de proximidade. Truncagem (*$?) Os símbolos de truncagem, são usados para encontrar palavras no singular ou plural, e variações de escrita das palavras. Existem três símbolos de truncagem disponíveis para utilização no Scopus. O asterisco (*), é o mais flexível desses símbolos, pois recupera qualquer quantidade de caracteres, inclusive nenhum. O símbolo do cifrão ($) recupera um ou nenhum caractere, e é muito utilizado para encontrar variações em grafias em inglês britânico e americano. O símbolo do ponto de interrogação (?) traz apenas um único caractere, e também pode ser utilizado para encontrar variações em grafias. Estes símbolos de truncagem podem ser utilizados dentro de uma palavra ou frase, ou ao final delas, mas nunca no início de palavras ou frases. Operadores booleanos O operador AND busca por todos os termos digitados. Quando utilizamos OR, pelo menos um dos termos digitados tem que ser encontrado. O operador AND NOT exclui o termo digitado da sua pesquisa. Operadores de proximidade Para pesquisar por uma frase exata, deverá colocá-la entre aspas ( ). Podem ser utilizados caracteres de truncagem na frase dentro das aspas, para recuperar as variações de formas no plural ou diferenças de grafia.

5 RESULTADO DA BUSCA O Scopus oferece resultados de quatro fontes diferentes: Scopus : resultados provenientes de publicações revisadas por pares; More : documentos encontrados nas referências dos registros; Web : resultados da web via Scirus (ferramenta de busca específica para temas científicos Patentes : resultados provenientes dos principais escritórios de patentes através do Scirus.

6 RESULTADOS NAS REFERÊNCIAS, MAS NÃO DISPONÍVEIS NA BASE Alguns documentos são encontrados nas referências dos itens cadastrados na base, mas não estão disponíveis no Scopus. Estes itens têm seus dados disponibilizados em More (os dados aparecerão conforme citados na referência).

7 RESULTADOS DA INTERNET ATRAVÉS DO SCIRUS O Scopus possibilita a localização de itens da web através de uma ferramenta de busca específica para temas científicos, o Scirus.

8 RESULTADOS DE PATENTES O Scopus possibilita a localização de itens provenientes de escritórios de patentes através de uma ferramenta de busca específica para temas científicos, o Scirus.

9 PARA VISUALIZAR UM RESUMO É possível visualizar o resumo e outros dados detalhados de um item (quantidade de citações recebidas, citações na web, citações em patentes) clicando em Show Abstract na página de resultados.

10 LINK PARA TEXTO COMPLETO O acesso ao texto completo de um documento é feito através do link Capes-BR. Só temos acesso ao conteúdo integral das obras disponibilizadas pela Capes ou que possuem livre acesso pela Internet.

11 REFINAR A PESQUISA A seção Refine Results permite otimizar a busca clicando em Limit To ou em Exclude para selecionar resultados nas seguintes categorias: Source title (título da fonte) Author name (nome do autor) Year (ano) Document type (tipo de documento) Subject área (área temática) Também é possível adicionar outras categorias para refinar a busca (language, affiliation, keyword e source type). Além destes recursos, pode-se realizar uma busca dentro dos resultados recuperados (search within results).

12 RESUMOS, CITAÇÕES NO SCOPUS, WEB E PATENTES Na página do registro completo são apresentadas informações como: resumo, referências do artigo, quantidade de citações recebidas, citações na web, citações em patentes e links para documentos relacionados. Informações bibliográficas sobre o artigo (título da fonte, volume, número, paginação, ano de publicação) são apresentadas nesta página. Também é possível ver o texto no site do editor ou visualizar o texto completo, quando disponível. Nesta página o nome do autor é um hiperlink que permite recuperar todos os artigos publicados por este. Clicando no ícone Author Details obtêm-se informações mais detalhadas sobre os autores. As referências são listadas como links para a página Abstract + Refs e para o texto integral, se disponível. Além disso, a contagem de citações de cada referência é mencionada para permitir uma pesquisa rápida por relevância. As duas citações mais recentes de outros autores a este artigo não apresentadas do lado direito da página com um hyperlink para a lista de citações completa. Além disso, estão disponíveis citações de fontes da web e de patentes selecionadas em Cited By - Web Sources e em Cited By Patents. É possível realizar uma busca por artigos relacionados tanto no Scopus quanto na web.

13 REFERÊNCIAS DE UM ARTIGO A partir da página do registro completo, pode ser gerada uma listagem com as referências citadas pelo autor de um artigo. As mesmas já aparecem citadas na página do registro, mas clicando em view in table layout, é gerada uma nova visualização, que possibilita refinar, realizar uma nova busca nas referências, salvar os resultados ou envia-los por .

14 BUSCA POR AUTOR Selecionando a aba Author Search é possível buscar documentos publicados por um autor. Basta digitar o sobrenome do autor e uma inicial ou nome e, em seguida, clicar em Search. Ao realizar uma busca por autor, é apresentado o nome preferido do autor, bem como variantes do nome que tenham sido agrupadas num perfil de autor. Todos os resultados incluem o número de documentos publicados por esse autor, bem como um link para a última publicação cadastrada. Na lista de resultados, podem ser acessados os detalhes de cada autor. Para refinar ainda mais a busca e ter certeza de que o autor buscado foi localizado, os resultados podem ser refinados, realizando a busca por título da fonte, afiliação, cidade, país ou área temática. É importante salientar que alguns documentos do Scopus não têm informação suficiente para serem correspondidos uns com os outros, mesmo que tenham sido escritos pelo mesmo autor. Para se certificar de que a seleção está completa, é interessante que se revise a lista de resultados e, se necessário, adicione autores não correspondidos à seleção marcando a caixa junto ao nome.

15 PÁGINA DO AUTOR A página de detalhes do autor fornece informações contextualizadas sobre um autor, de forma que você possa verificar se esse é o autor buscado. São disponibilizadas as seguintes informações: afiliação de acordo com a publicação mais recente; número de documentos no Scopus; número de documentos que citaram este autor; índice h, que é um índice que utiliza por base o número de artigos publicados por um cientista e a freqüência que estes artigos são citados por outros cientistas (no Scopus são usados dados a partir de 1996); número de co-autores; número de resultados da web a partir do Scirus; áreas temáticas nas quais o autor publicou trabalhos. Na seção History, estão disponíveis dados de intervalo de publicações, histórico de fontes e histórico de afiliações. Clicando em Find Unmatched Authors podem ser encontrados autores sem correspondência que devam ser adicionados à página de detalhes deste autor.

16

17 AVALIAÇÃO DO AUTOR O Author Evaluator apresenta uma análise ampla das publicações de um autor. Na aba Documents apresenta dados sobre áreas de pesquisa, tipos de documentos publicados, temas dos trabalhos publicados, e co-autores.

18 ÍNDICE H E CITAÇÕES RECEBIDAS Na aba h Index são apresentados um gráfico das citações de um autor ao longo de um determinado período de tempo e a lista de documentos com a quantidade de citações de cada um. Na aba Citations são apresentados os números de citações por ano.

19 BUSCA POR AFILIAÇÃO Pode ser realizada uma busca por instituição, onde serão recuperados todos os documentos publicados por autores ligados à mesma.

20 ENVIAR RESULTADOS POR , EXPORTAR E / OU CRIAR UMA BIBLIOGRAFIA Resultados selecionados de uma pesquisa podem ser enviados por , impressos, exportados em formato de referências, ou podem ser utilizados para a criação de uma bibliografia.

21 JOURNAL ANALYZER Este recurso, acessado através do ícone Analytics, possibilita analisar títulos de periódicos por suas publicações, pelo número de citações dos artigos publicados, gerando gráficos. É importante ressaltar que as citações são sempre consideradas a partir de 1996.

22 REGISTRO NO SITE Para a criação de alertas e salvamento do histórico de pesquisas é necessário que seja criado um perfil. O procedimento é bastante simples e rápido, basta clicar em Register, na lateral superior direita da página e seguir os passos indicados.

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial O que é? O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 9.200 títulos

Leia mais

www.scopus.com Guia do Usuário

www.scopus.com Guia do Usuário www.scopus.com Guia do Usuário O Scopus é a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares e de fontes web de qualidade, que integra ferramentas inteligentes para

Leia mais

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 21.000 títulos + 5.000 editoras + 770 títulos latinoamericanos*

Leia mais

Scopus Acrescente valor a sua pesquisa. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

Scopus Acrescente valor a sua pesquisa. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Scopus Acrescente valor a sua pesquisa @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 19.500 títulos + 5.000 editoras + 720 títulos latino-

Leia mais

Bem-vindo ao SciVerse Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 4. Realizar uma pesquisa básica 5. Histórico de pesquisa 5

Bem-vindo ao SciVerse Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 4. Realizar uma pesquisa básica 5. Histórico de pesquisa 5 Bem-vindo ao SciVerse Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 4 Realizar uma pesquisa básica 5 Histórico de pesquisa 5 Revisar os resultados 6 Refinar sua pesquisa 7 Visualizar

Leia mais

Scopus. Scopus. Scopus Guia do Usuário. Acelere suas pesquisas

Scopus. Scopus. Scopus Guia do Usuário. Acelere suas pesquisas Scopus Scopus Guia do Usuário Scopus Acelere suas pesquisas Conteúdo Bem-vindo ao Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 3 Realizar uma pesquisa básica 4 Histórico de pesquisa

Leia mais

Cartão de consulta rápida

Cartão de consulta rápida Web of Science Cartão de consulta rápida ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Pesquise mais de 9.200 periódicos em mais de 5 idiomas diferentes nas áreas de ciências, ciências sociais, e artes e humanidades para encontrar

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manaus, abril de 2010 ACESSO AO PORTAL CAPES DE PERIÓDICOS APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra do Centro Universitário Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

Tutorial da base Web of Science

Tutorial da base Web of Science Tutorial da base Web of Science BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/SD Lilia Maria Bitar Neves (lilia@ufpr.br) Douglas Alex Jankoski (douglas.alex@ufpr.br) 1 WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação

Leia mais

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO Tutorial de Pesquisa do Portal de Periódicos da CAPES Manaus 2014 ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra da Universidade Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007 Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage ACM Association of Computing Machinery Página de Acesso http://portal.acm.org/portal ACM Digital Library Coleção

Leia mais

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Centro de Documentação e Informação da FAPESP São Paulo 2015 Sumário Introdução... 2 Objetivos...

Leia mais

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB 9-870 jguedes@ufpr.br SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiBi/UFPR Biblioteca de Ciências Biológicas 2013 1 CONTEÚDO 2 APRESENTAÇÃO Este tutorial

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual Este tutorial tem a finalidade de passar orientações objetivas e diretas sobre o uso das ferramentas básicas disponíveis no Portal de Periódicos CAPES Atenção!! O acesso ao

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index DERWENT INNOVATIONS INDEX Cartão de referência rápida ISI Web of Knowledge SM O Derwent Innovations Index é uma ferramenta poderosa de pesquisa de patentes, que combina Derwent

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA www.sciencedirect.com O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados por pares da Elsevier que contém mais de 12.000

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos:

A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos: Mudanças do Currículo Lattes Conheça a interface A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos: 1.Barra de Ferramentas: Contém utilidades

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual : EBSCOHOST Web 6.0

Manual : EBSCOHOST Web 6.0 Manual : EBSCOHOST Web 6.0 Por: EBSCO Brasil Ltda. Outubro 1, 2003 Instruções para entrar no sistema Na internet entre na página: http://search.epnet.com ou http://trial.epnet.com Aparecerá a tela inicial

Leia mais

Compendex Ei. www.ei.org

Compendex Ei. www.ei.org Compendex Ei www.ei.org Opções de Busca Diferentes formas de busca disponíveis, de acordo com a experiência e a preferência do usuário: Quick Search Busca rápida Expert Search Busca avançada Thesaurus

Leia mais

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal.

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem

Leia mais

Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição

Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição Tutorial Catálogo On-line do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição Link para acessar o portal do Sistema de Bibliotecas

Leia mais

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal Guia Rápido para iniciantes Bem-vindo à nova experiência de busca da ProQuest. A All-New ProQuest Platform, poderosa, abrangente e fácil de navegar, reúne recursos da ProQuest, Cambridge Scientific Abstracts

Leia mais

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa avançada Tópicos Operadores booleanos Campos de busca Pesquisas adicionais Assuntos Publicações Índices Imagem Pesquisa avançada Histórico de pesquisa 2 Operadores booleanos Operadores

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE Biblioteca ANACOM - Manual do utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 3 Pesquisa simples... 3

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos

EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial support.ebsco.com Bem-vindo ao tutorial de Pesquisa básica para usuários corporativos, desenvolvido para apresentar aos usuários uma visão

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Fonte de Pesquisa Básica. Para o Cientista de Hoje

Fonte de Pesquisa Básica. Para o Cientista de Hoje Fonte de Pesquisa Básica Para o Cientista de Hoje Iniciando. Vá ao ScienceDirect Info Site para atender a todas as suas necessidades de informação referente a: Serviços ao usuário, Links e Parcerias, Notícias

Leia mais

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Competência informacional é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico

Leia mais

ClinicalKey 2.0. Guia do usuário

ClinicalKey 2.0. Guia do usuário ClinicalKey 2.0 Guia do usuário 2 Agenda 1. Introdução 2. Selecionando o navegador 3. Como acessar ClinicalKey 4. Como pesquisar no ClinicalKey 5. A informação que você precisa 6. Topic Pages 7. Página

Leia mais

Pesquisa por palavras:

Pesquisa por palavras: PubMed PubMed é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O maior componente é a Base de dados MEDLINE que indexa cerca de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro

Leia mais

Esta opção permite pesquisar o conteúdo integral (full text) de todos os títulos disponíveis.

Esta opção permite pesquisar o conteúdo integral (full text) de todos os títulos disponíveis. Colégio de S. Jerónimo - Largo D. Dinis Apartado 3087 300-995 Coimbra http://www.ces.uc.pt/biblioteca http://www.ces.uc.pt PESQUISAR NA JSTOR O pacote Arts & Sciences III da JSTOR (Journal Storage) está

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais SIGECORS Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Outubro 2008 Índice 1. Registrando Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6.

Leia mais

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1 Biblioteca Walter Wey Bases de Dados Manual de Pesquisa Versão 1.1 2010 Pesquisando no IAH A busca é executada a partir de um formulário onde o usuário monta sua "expressão de pesquisa", combinando palavras,

Leia mais

Guia de referência rápida

Guia de referência rápida Guia de referência rápida www.sciencedirect.com O ScienceDirect é a base de dados de texto completo e revisado por pares da Elsevier com aproximadamente.000 livros e mais de.00 periódicos. Além de buscas

Leia mais

1) Como acessar a aplicação

1) Como acessar a aplicação Guia de Uso V1.0.0 1) Como acessar a aplicação 2 1 2 3 3 4 Ao clicar em Banco de Necessidades, será aberta uma nova guia do navegador com o formulário mostrado abaixo, o qual possui dois botões : Consulta

Leia mais

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Lívia Sandes Mota Rabelo Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa Feira de

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Guia do Usuário. Bem-vindo à nova plataforma da AIP Publishing!

Guia do Usuário. Bem-vindo à nova plataforma da AIP Publishing! Guia do Usuário Bem-vindo à nova plataforma da AIP Publishing! Desenvolvido para oferecer uma experiência do usuário aprimorada, o novo Scitation oferece uma maneira mais eficiente de pesquisar e recuperar

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico Sobre o Google Acadêmico Ajuda do Google Acadêmico Dicas de pesquisa avançada Suporte para bibliotecas Suporte para editoras Coloque o Google Acadêmico no seu site Como entender um resultado de pesquisa

Leia mais

Quality Content Resource Management Access Integration Consultation. Página de Acesso: http://online.sagepub.com/

Quality Content Resource Management Access Integration Consultation. Página de Acesso: http://online.sagepub.com/ Quality Content Resource Management Access Integration Consultation Página de Acesso: http://online.sagepub.com/ Identificação da instituição Pesquisa básica Quality Content Resource Management Access

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.6 PÁGINA DE PESQUISA A página principal do PacWeb permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO

Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO da Despesa Pública 1 Sumário O Banco de Preços... 3 Acessando o Banco de Preços... 4 Funções do Banco de Preços... 5 Gerar Preço de Referência...

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Bem-vindo ao Tutorial de estilo orientado sobre Pesquisa avançada da EBSCO Publishing, em que você aprenderá os principais recursos da tela Pesquisa avançada,

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

PESQUISAR NA JSTOR: http://www.jstor.org/

PESQUISAR NA JSTOR: http://www.jstor.org/ Colégio de S. Jerónimo - Largo D. Dinis Apartado 3087 300-995 Coimbra http://www.ces.uc.pt/biblioteca http://www.ces.uc.pt PESQUISAR NA JSTOR: http://www.jstor.org/ Acesso via VPN (Virtual Private Network)

Leia mais

Gabinete do Reitor Coordenação de Relações Internacionais. Passo a passo para o Apply do Fellow-Mundus

Gabinete do Reitor Coordenação de Relações Internacionais. Passo a passo para o Apply do Fellow-Mundus Gabinete do Reitor Coordenação de Relações Internacionais Passo a passo para o Apply do Fellow-Mundus 1 Passo: Acesse o site do Fellow-Mundus: http://fellow.unl.pt/ 2º Passo: Altere o idioma para facilitar

Leia mais

Guia Rápido do ScienceDirect

Guia Rápido do ScienceDirect Guia Rápido do ScienceDirect Apresentando o ScienceDirect O ScienceDirect está frequentemente desenvolvendo recursos inovadores que facilitam e agilizam o processo de pesquisa. E tais inovações só são

Leia mais

MÓDULO EXTERNO SISTEMA DE EMISSÃO DE LICENÇAS - CITES IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS

MÓDULO EXTERNO SISTEMA DE EMISSÃO DE LICENÇAS - CITES IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO EXTERNO SISTEMA DE EMISSÃO DE LICENÇAS - CITES IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Soraya Silva Revisado por Naiana Lima

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá 1. Tela de Acesso (Login) RE = seu RE Senha = CPF sem pontos e traço (para o primeiro acesso). Observação: Você pode trocar a

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO Versão: BETA Última atualização: 24/06/2012 Índice O sistema de banco de imagens 03 Pesquisa de fotos 04 Pautas e eventos 08 Cadastro de fotos 09 Edição e indexação

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 1 Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 2015 2 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 4 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 5 1. Foto do Perfil... 5 2. Campo de Busca...

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LAYOUT DO ARQUIVO... 4 3. TRANSMITINDO O ARQUIVO... 5 4. CONSULTANDO

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp Utilize preferencialmente

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Diretoria Comercial Corporativa Página 2 de 14 Sumário 1 Introdução... 4 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 5 3 Gerenciando clientes... 8 4 Serviços...

Leia mais

COMO PESQUISAR NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UnB

COMO PESQUISAR NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UnB COMO PESQUISAR NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UnB No Repositório Institucional da UnB - RIUnB é possível realizar a pesquisa simples e avançada. A pesquisa é realizada nos metadados do item submetido,

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 1 Buscar Assunto O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre

Leia mais

Tutorial Zotero (UFJF)

Tutorial Zotero (UFJF) Tutorial Zotero (UFJF) Um guia elaborado pelo GET Luiz Gonzaga Engenharia de Produção / UFJF Elaboração Felipe Oliveira Gustavo Mol Maria Daibert 1 Introdução O Zotero Um gerenciador de citações. Projetado

Leia mais

MANUAL ORIENTAÇÃO REVISOR (AVALIADOR) INTERFACE COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO

MANUAL ORIENTAÇÃO REVISOR (AVALIADOR) INTERFACE COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO MANUAL ORIENTAÇÃO REVISOR (AVALIADOR) INTERFACE COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO 1 Sumário RECEBENDO E RESPONDENDO A UM CONVITE... 3 VISÃO GERAL DO CENTRO DO REVISOR... 6 DANDO NOTAS E SUBMETENDO SUA REVISÃO...

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

Tutorial Básico de Google Analytics

Tutorial Básico de Google Analytics Tutorial Básico de Google Analytics O que é o Google Analytics? O Google Analytics é uma API gratuita disponibilizada pelo Google e que é usada pelos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO para

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos 2015 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 3 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 4 1. Foto do Perfil... 4 2. Campo de Busca... 5 3. Bloco

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

SMS Corporativo Manual do Usuário

SMS Corporativo Manual do Usuário NEXTEL SMS Corporativo Manual do Usuário Conteúdo 2 CAPÍTU LO 1 Introdução 3 CAPÍTU LO 2 Funcionalidades 1 Copyright Curupira S/A TakeNET INTRODUÇÃO A FERRAMENTA O SMS Corporativo é um serviço criado para

Leia mais