T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial"

Transcrição

1 T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial

2 O que é? O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de títulos de periódicos (temos acesso ao conteúdo integral apenas dos assinados pela CAPES). Para que serve? Possibilita a identificação de artigos de periódicos em diversas áreas do conhecimento. Como pode ser útil? Pode ser utilizado para uma pesquisa de alta qualidade, associando registros, buscando por autores relevantes na área de interesse, por referência citada, recebendo alertas de publicação para assuntos, publicações ou autores, processando os resultados de uma busca e salvando-os ou enviando-os por , salvando o histórico de buscas, entre outras possibilidades. Como acessar? O acesso pode ser feito de várias maneiras, recomendamos as seguintes: 1. acesse a página da Biblioteca da Escola de Engenharia ( clique no link Web of Science; 2. acesse a página da UFRGS ( clique em Bibliotecas, a seguir clique em Bases de Dados e no link Web of Science; 3. acessando diretamente a página do ISI Web of Knowledge ( e selecionando a aba Web of Science. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial

3 PESQUISA BÁSICA A pesquisa básica apresenta a possibilidade inicial de combinação de três campos de pesquisa que podem ser alterados conforme a necessidade e ampliados até 25 campos. Os campos de busca mais utilizados são: tópico (topic): títulos dos artigos, resumos, palavras-chave do autor, palavraschave criadas (keywords plus); autor (author): pesquisa por qualquer autor do documento, esta busca será feita pelo sobrenome do autor, seguido de até cinco iniciais dos outros nomes; autor grupo (group author): grupo ou organização a qual é creditada a autoria do documento; nome da publicação (publication name): título do periódico; ano da publicação (publication year): ano em que o artigo foi publicado; endereço (address): pesquisa pelas abreviações das afiliações do autor. Existem três campos (o de Autor, Autor Grupo e Nome da Publicação) que possuem listas completas dos termos cadastrados para ajudá-lo a localizar os itens para adicionar à sua busca. Clique no ícone da lupa para utilizá-las.

4 REGRAS PARA PESQUISA O Web of Science não relaciona termos, só busca o que for digitado. As possibilidades de pesquisa são bastante ampliadas com o uso dos símbolos de truncagem, operadores booleanos e operadores de proximidade. Truncagem (*$?) Os símbolos de truncagem, são usados para encontrar palavras no singular ou plural, e variações de escrita das palavras. Existem três símbolos de truncagem disponíveis para utilização no Web of Science. O asterisco (*), é o mais flexível desses símbolos, pois recupera qualquer quantidade de caracteres, inclusive nenhum. O símbolo do cifrão ($) recupera um ou nenhum caractere, e é muito utilizado para encontrar variações em grafias em inglês britânico e americano. O símbolo do ponto de interrogação (?) traz apenas um único caractere, e também pode ser utilizado para encontrar variações em grafias. Estes símbolos de truncagem podem ser utilizados dentro de uma palavra ou frase, ou ao final delas, mas nunca no início de palavras ou frases. Operadores booleanos O operador AND busca por todos os termos digitados. Quando utilizamos OR, pelo menos um dos termos digitados tem que ser encontrado. O operador NOT exclui os termos digitados da sua pesquisa. Operadores de proximidade Para pesquisar por uma frase exata, deverá colocá-la entre aspas ( ). Podem ser utilizados caracteres de truncagem na frase dentro das aspas, para recuperar as variações de formas no plural ou diferenças de grafia. Existe também um operador adicional, o SAME, que ajuda a especificar ainda mais nossas pesquisas. O SAME funciona de forma similar ao AND, mas é muito mais restritivo. Os termos de busca têm que estar presentes, mas eles têm que estar juntos na mesma sentença, embora em qualquer ordem. Uma sentença pode ser uma frase no resumo do artigo, um título de artigo, uma sequência de palavras-chave, ou um endereço de autor.

5 REFINAR RESULTADOS Quando o número de registros recuperados é muito grande, pode ser feito o refinamento dos resultados, utilizando a caixa Refine Results que está localizada à esquerda da tela. A pesquisa pode ser refinada por assunto, tipo de documento, título da fonte, autores, ano de publicação, país, instituições e idiomas, ou fazendo uma nova busca dentro dos resultados recuperados.

6 ANÁLISE DE RESULTADOS Este recurso possibilita classificar um conjunto de resultados da pesquisa segundo categorias como autor, instituição, países/territórios, ano de publicação, título do periódico, tipo de documento, idioma e área temática.

7 REGISTRO COMPLETO Para acesso ao registro completo, basta clicar no título do artigo. As seguintes informações se destacam: títulos: o título completo é indexado e recuperado por busca no campo tópico. Os títulos em idiomas estrangeiros são traduzidos para o inglês; autores: todos os autores são indexados. Clicando no nome de um autor, se localizam todos os artigos por esse autor; fonte: informa os dados completos de publicação do artigo; resumo: os resumos dos autores são indexados e recuperados por busca no campo tópico; palavras-chave do autor: todas são indexadas e recuperadas por busca no campo tópico; keywords plus: consistem em palavras ou frases extraídas dos títulos dos artigos citados e recuperadas por busca no campo tópico; endereços: todas as afiliações dos autores encontram-se indexadas e podem ser pesquisadas. Os autores responsáveis são identificados e seus endereços de são fornecidos, quando disponíveis; referências: a bibliografia citada pelo autor é listada; citado por: link para os artigos que citaram o artigo em questão; ver registros relacionados: localiza artigos que citaram os mesmos artigos referenciados pelo artigo original; criar alerta de citação: notifica quando houver nova citação do artigo.

8

9 RELATÓRIO DE CITAÇÃO Proporciona informação estatística baseada nos resultados recuperados e informa o índice h (índice que utiliza por base o número de artigos publicados por um cientista e a freqüência que estes artigos são citados por outros cientistas). Apresenta gráficos ilustrando o número de publicações por ano e o número de citações recebidas por ano. Os dados desta tabela podem ser impressos, enviados por ou salvos.

10 MAPA DE CITAÇÃO É uma árvore interativa das citações que apresenta tanto as citações feitas como as citações recebidas, e que pode ser atribuído cores diferentes para codificar e organizar os dados, para facilmente descobrir tendências nas atividades de citação. O mapa de citações pode então ser salvo como um arquivo de imagem para uso posterior.

11 PESQUISA POR AUTOR Clicando em Author Finder, na página inicial de pesquisa, é possível buscar documentos publicados por um autor. Passos: 1. digite o último sobrenome e a primeira inicial. Clique em Next ; 2. selecione o nome do autor na lista, selecione o nome com truncagem para incluir todas as versões e clique em Next ou clique diretamente em Finish Now para passar aos resultados da pesquisa sem filtra-los; 3. selecione o assunto e clique em Next ou clique diretamente em Finish Now ; 4. selecione as instituições com as quais o autor tem ligação ou clique diretamente em Finish Now. PESQUISA POR NOME DE PERIÓDICO Pode ser feita uma busca direta pelo nome do periódico ou então, clicando no ícone da lupa, localizar uma listagem de todos os periódicos.

12 PESQUISA POR AUTOR INSTITUIÇÃO Pode ser feita uma busca direta pelo nome da instituição ou então, clicando no ícone da lupa, localizar uma listagem de todas as instituições. PESQUISA POR ANO DE PUBLICAÇÃO Deve ser usada como complemento, sempre com outro argumento de busca. PESQUISA POR INSTITUIÇÃO A QUE É VINCULADO O AUTOR Pode ser feita uma busca direta pelo nome da instituição, utilizando as abreviaturas listadas no link view abbreviations list.

13 PESQUISA POR REFERÊNCIA CITADA Como fazer a pesquisa Preencher o campo autor conforme o exemplo, preencher o nome do periódico no qual foi publicado o artigo que interessa (usar o link journal abbreviation list) e preencher o campo para ano conforme o exemplo dado na página. Na listagem que aparece a seguir, clicando em Show Expanded Titles, são mostrados os títulos dos artigos publicados pelo autor, facilitando a seleção apenas dos artigos que realmente interessarem. Clicando em Finish Search, são apresentados os artigos que citaram os selecionados. Livro citado Preencher o campo autor conforme o exemplo, preencher o nome do livro (até 20 caracteres, usando símbolos de truncagem e operadores booleanos) e preencher o campo para ano conforme o exemplo dado na página.

14 PROCESSAMENTO DE RESULTADOS Os resultados obtidos em uma pesquisa podem ser enviados por , impressos, ou ainda enviados para softwares de armazenamento de referências, como por exemplo, o EndNote Web. Adicionando registros à lista marcada, os registros que forem adicionados à lista serão assinalados em vermelho à esquerda. Existe um link para a lista marcada no topo da página, junto com a indicação do número de registros que já foram adicionados à lista. Clicando-se neste link, é possível visualizar e trabalhar com a lista marcada. Este recurso é bastante útil para que não se percam resultados relevantes e para que não seja necessário refazer a pesquisa. CRIAÇÃO DE PERFIL Para a criação de alertas, salvamento de pesquisas e envio de referências para o EndNot Web é necessário que seja criado um perfil. O procedimento é bastante simples e rápido, basta clicar em Register, na lateral inferior direita da página inicial de pesquisa e seguir os passos indicados.

15 SALVAMENTO DO HISTÓRICO DE PESQUISA Para que o histórico de pesquisas seja salvo e possa ser recuperado após encerrar a busca, pode-se utilizar o recurso disponível em Search History. Somente as pesquisas selecionadas e salvas poderão ser recuperadas, as outras serão excluídas assim que for fechada a página. Além disso as pesquisas podem ser combinadas, criando novos termos de busca.

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL O que é? O Scopus é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 16.000 títulos de periódicos, mais de 1.200 revistas de livre acesso, mais de 500 anais de conferências

Leia mais

Cartão de consulta rápida

Cartão de consulta rápida Web of Science Cartão de consulta rápida ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Pesquise mais de 9.200 periódicos em mais de 5 idiomas diferentes nas áreas de ciências, ciências sociais, e artes e humanidades para encontrar

Leia mais

Tutorial da base Web of Science

Tutorial da base Web of Science Tutorial da base Web of Science BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/SD Lilia Maria Bitar Neves (lilia@ufpr.br) Douglas Alex Jankoski (douglas.alex@ufpr.br) 1 WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index DERWENT INNOVATIONS INDEX Cartão de referência rápida ISI Web of Knowledge SM O Derwent Innovations Index é uma ferramenta poderosa de pesquisa de patentes, que combina Derwent

Leia mais

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB 9-870 jguedes@ufpr.br SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiBi/UFPR Biblioteca de Ciências Biológicas 2013 1 CONTEÚDO 2 APRESENTAÇÃO Este tutorial

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 21.000 títulos + 5.000 editoras + 770 títulos latinoamericanos*

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Bem-vindo ao Tutorial de estilo orientado sobre Pesquisa avançada da EBSCO Publishing, em que você aprenderá os principais recursos da tela Pesquisa avançada,

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual

SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual Este tutorial tem a finalidade de passar orientações objetivas e diretas sobre o uso das ferramentas básicas disponíveis no Portal de Periódicos CAPES Atenção!! O acesso ao

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO DE PROJETOS DO ESCOLA DE FÁBRICA

MANUAL DE CADASTRO DE PROJETOS DO ESCOLA DE FÁBRICA MANUAL DE CADASTRO DE PROJETOS DO ESCOLA DE FÁBRICA 2 ÍNDICE 1. Acessando o Sistema...03 2. Cadastrando da Unidade Gestora...05 2.1. Adicionando Curso ao Projeto...07 2.2. Montando a Infra-Estrutura do

Leia mais

A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos:

A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos: Mudanças do Currículo Lattes Conheça a interface A área de trabalho é o espaço reservado para as telas de preenchimento do Sistema e contém os seguintes elementos: 1.Barra de Ferramentas: Contém utilidades

Leia mais

Pesquisa por palavras:

Pesquisa por palavras: PubMed PubMed é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O maior componente é a Base de dados MEDLINE que indexa cerca de

Leia mais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais SIGECORS Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Outubro 2008 Índice 1. Registrando Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6.

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

Tutorial Zotero (UFJF)

Tutorial Zotero (UFJF) Tutorial Zotero (UFJF) Um guia elaborado pelo GET Luiz Gonzaga Engenharia de Produção / UFJF Elaboração Felipe Oliveira Gustavo Mol Maria Daibert 1 Introdução O Zotero Um gerenciador de citações. Projetado

Leia mais

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC THOMSON SCIENTIFIC EndNote Web Quick Reference Card Web é um serviço através da Web projetado para auxiliar estudantes e pesquisadores no processo de elaboração de artigos de pesquisa. ISI Web of Knowledge,

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online Lívia Dâmaso, no TechTudo O Google oferece diversos serviços, entre eles a página do Google Acadêmico. O recurso fornece, de maneira

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa avançada Tópicos Operadores booleanos Campos de busca Pesquisas adicionais Assuntos Publicações Índices Imagem Pesquisa avançada Histórico de pesquisa 2 Operadores booleanos Operadores

Leia mais

Tutorial para submissão de arquivos para

Tutorial para submissão de arquivos para 1 Tutorial para submissão de arquivos para 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (IV JPJor) 1º passo: ACESSO SBPJor 2014: http://soac.bce.unb.br/index.php/enpjor/xiienpjor

Leia mais

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx 1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx Você irá visualizar a página abaixo. Localize o tópico Online COBIT Foundation

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Lívia Sandes Mota Rabelo Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa Feira de

Leia mais

EBSCOhost. Básico. www.ebsco.com

EBSCOhost. Básico. www.ebsco.com EBSCOhost Básico Tópicos Pesquisa básica Escolher bases de dados Página de resultados Facetas Resultados Página do resultado Ferramentas 2 Pesquisa básica 3 Pesquisa básica 4 Pesquisa básica Nesta tela,

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Etapa 1: Criação do bloco e escolha da(s) unidade(s) que devem assinar os documentos

Etapa 1: Criação do bloco e escolha da(s) unidade(s) que devem assinar os documentos Passo-a-passo para a utilização do Bloco de Assinatura Etapa 1: Criação do bloco e escolha da(s) unidade(s) que devem assinar os documentos 1- Para criar um Bloco de Assinatura, o primeiro passo é clicar

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro

Leia mais

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Centro de Documentação e Informação da FAPESP São Paulo 2015 Sumário Introdução... 2 Objetivos...

Leia mais

Acesso a Bases de Dados (Web of Science)

Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Helder Rodrigues da Silva Biólogo Mestre em Bioenergia-UEL Doutorando em Agronomia-UEL ISI Web of Knowledge Histórico Histórico 1958- fundação do Institute for

Leia mais

RESEARCHER ID TUTORIAL BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ MERY P. ZAMUDIO IGAMI MARCO ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA

RESEARCHER ID TUTORIAL BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ MERY P. ZAMUDIO IGAMI MARCO ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA RESEARCHER ID BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ TUTORIAL MERY P. ZAMUDIO IGAMI MARCO ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA SÃO PAULO - 2013 Definição e funcionalidades O ResearcherID é uma ferramenta de pesquisa

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA www.sciencedirect.com O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados por pares da Elsevier que contém mais de 12.000

Leia mais

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal Guia Rápido para iniciantes Bem-vindo à nova experiência de busca da ProQuest. A All-New ProQuest Platform, poderosa, abrangente e fácil de navegar, reúne recursos da ProQuest, Cambridge Scientific Abstracts

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1 Biblioteca Walter Wey Bases de Dados Manual de Pesquisa Versão 1.1 2010 Pesquisando no IAH A busca é executada a partir de um formulário onde o usuário monta sua "expressão de pesquisa", combinando palavras,

Leia mais

III- Módulo CRM Segmentação

III- Módulo CRM Segmentação III- Módulo CRM Segmentação Permite a criação, consulta, alteração e exclusão de segmentos (grupos com características específicas filtrados do cadastro de sócios). O módulo permite também ações a serem

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico Sobre o Google Acadêmico Ajuda do Google Acadêmico Dicas de pesquisa avançada Suporte para bibliotecas Suporte para editoras Coloque o Google Acadêmico no seu site Como entender um resultado de pesquisa

Leia mais

Guia Rápido de Preenchimento do Formulário de Apresentação do Plano de Negócios Inova Saúde Equipamentos Médicos 02/2013

Guia Rápido de Preenchimento do Formulário de Apresentação do Plano de Negócios Inova Saúde Equipamentos Médicos 02/2013 Guia Rápido de Preenchimento do Formulário de Apresentação do Plano de Negócios Inova Saúde Equipamentos Médicos 02/2013 Recomendamos que este Guia Rápido seja lido previamente ao preenchimento. Devido

Leia mais

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB Manual do Sistema SMARsa Módulo WEB Notas da Atualização do Manual Na versão 4.1 deste manual consta: 1º. Aguardando Recebimento: Adicionado o campo de digitação do numero de remessa para o recebimento.

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro

Leia mais

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal.

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

Cadastro de Franquias. Cadastro de Tipo. Configuração da Exportação

Cadastro de Franquias. Cadastro de Tipo. Configuração da Exportação Franquias O módulo Franquias permite que o Franqueador envie cadastros de produtos, serviços e preços para seus Franqueados. Sendo possível também, controlar as movimentações de vendas e estoque dos mesmos.

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA HOSPITALAR

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA HOSPITALAR MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA HOSPITALAR Sumário INTRODUÇÃO AO SISTEMA... 3 ENDEREÇO DE ACESSO... 3 LOGIN NO SISTEMA... 3 PERFIS DO SISTEMA... 4 PERFIL RECEPÇÃO... 4 AMBULATÓRIO... 4 CADASTRO... 6 RELATÓRIOS...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual : EBSCOHOST Web 6.0

Manual : EBSCOHOST Web 6.0 Manual : EBSCOHOST Web 6.0 Por: EBSCO Brasil Ltda. Outubro 1, 2003 Instruções para entrar no sistema Na internet entre na página: http://search.epnet.com ou http://trial.epnet.com Aparecerá a tela inicial

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO texto. Esse tutorial é um tutorial básico para auxiliar na utilização do editor de A barra de ferramentas do editor é a seguinte: Abaixo será discutido cada item, onde a

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR 1. Captação de Pedidos - pela Central (Back office) 1 2. Como consultar Pedido 16 3. Como visualizar Detalhes de um Pedido 19 4. Como consultar Vendas/Cortes em Pedidos

Leia mais

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 Índice Acesso à Intranet... 1 Alterando foto e senha... 2 A Área de Trabalho da Intranet... 3 Alterando a Área de Trabalho... 4 Tipos de Usuários... 5 Cadastrando

Leia mais

Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio

Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio 2010 Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio Leandro Ribeiro da Silva Jonathan Joahnn Becker Bma Sistemas 03/08/2010 Sumário Sumário...2 1) Digitar Orçamento...3 2) Digitar Pedido de Venda...10 3)

Leia mais

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO Versão: BETA Última atualização: 24/06/2012 Índice O sistema de banco de imagens 03 Pesquisa de fotos 04 Pautas e eventos 08 Cadastro de fotos 09 Edição e indexação

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Quais são as novidades?

Quais são as novidades? e fizeram novamente uma parceria para criar uma Plataforma de Aprendizagem Social exclusiva para os corretores RE/MAX ao redor do mundo. Com esta Plataforma de Aprendizagem Social, nomeada de Global Training,

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

PROCEDIMENTO / AJUDA. Clique no Edital desejado: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BANCO DO BRASIL

PROCEDIMENTO / AJUDA. Clique no Edital desejado: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BANCO DO BRASIL PROCEDIMENTO / AJUDA Clique no Edital desejado: BANCO DO BRASIL CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL Início: primeiro acesso código de acesso recuperar código de acesso Inscrição de projetos: cadastro da empresa

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Exibição de variações nas listagens... 5 Novo Sistema de Lista de Desejos... 7 Resumo

Leia mais

TOKIO MARINE AUTO FROTA COTAÇÃO A JATO

TOKIO MARINE AUTO FROTA COTAÇÃO A JATO Tutorial TOKIO MARINE AUTO FROTA COTAÇÃO A JATO Escolher o produto Auto Frota e, em seguida, a opção Nova Cotação Rápida (relacionar itens). 02 / 30 Informar os dados do segurado e, em seguida, clicar

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes Manual Sistema Proac Editais Dúvidas Frequentes Conteúdo 1. Acesso ao sistema... 3 1.1. Como efetuar Login... 3 1.2. Como recuperar a Senha... 3 1.3. Como fazer um Novo Cadastro de Proponente... 4 1.4.

Leia mais

Manual do Usuário WEB Versão 1.0

Manual do Usuário WEB Versão 1.0 Manual do Usuário WEB Versão 1.0 GSI / SRA Novembro de 2007 Sistema de Rede de Apoio Manual do Usuário Web 1. OBJETIVOS... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. OPÇÕES DISPONÍVEIS PARA CATEGORIA PESSOA FÍSICA...

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER O F O R M U L Á R I O D E I N S C R I Ç Ã O A) INFORMAÇÕES GERAIS 1. Ao acessar o sistema pela primeira vez, digite seu CPF no campo correspondente.o sistema efetuará a atualização

Leia mais

Guia do Usuário. Bem-vindo à nova plataforma da AIP Publishing!

Guia do Usuário. Bem-vindo à nova plataforma da AIP Publishing! Guia do Usuário Bem-vindo à nova plataforma da AIP Publishing! Desenvolvido para oferecer uma experiência do usuário aprimorada, o novo Scitation oferece uma maneira mais eficiente de pesquisar e recuperar

Leia mais

Scopus Acrescente valor a sua pesquisa. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

Scopus Acrescente valor a sua pesquisa. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Scopus Acrescente valor a sua pesquisa @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 19.500 títulos + 5.000 editoras + 720 títulos latino-

Leia mais