BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller"

Transcrição

1 BrOffice Impress FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta

2 Objetivos: Apresentar conceitos básicos sobre software livre e informática. Apresentar a interface do BrOffice Impress. Ensinar o uso correto das ferramentas do BrOffice Impress.

3 Sumário O BrOffice Impress Apresentação de slides O impress no ubuntu O Slide mestre Marcadores e numeração Escolhendo o plano de fundo Inserindo imagens Disposição dos elementos Inserindo formas Selecionando o layout Novos slides Tabulação do texto Inserindo tabelas Inserindo gráficos Copiando slides Movendo slides Ocultando slides Transição de slides Animação personalizada Interações Hiperlink Imprimindo e exportando

4 O BrOffice Impress O BrOffice Impress é um software de escritório para a produção de apresentações de slides. Ele é gratuito, tem livre distribuição e código aberto, ou seja, qualquer um capacitado pode alterar o programa para seus propósitos. Ele pode ser baixado no site:

5 Apresentação de slides Apresentações de slides são um conjunto de quadros que são exibidos em série e sequencialmente com a finalidade principal de explicar algo. As apresentações de slides podem ser projetadas com datashows, impressas em transparências, ou até mesmo servir de manual interativo virtual.

6 O Impress no ubuntu

7 Elementos da tela inicial Barra de títulos Barra de menus Barra de funções Barra de objetos Barra de rolagem Aba de Slides Aba de Tarefas Barra de desenho Barra de status Área de trabalho

8 Criando um documento Ao invés de analisarmos item por item, vamos criar um novo documento de modo que possamos utilizar as principais ferramentas do programa. Sempre que você abre o Impress, você tem de cara um documento novo, inteiramente em branco e pronto para a edição. Todavia, se você estava trabalhando em outro documento e precisa criar um novo, basta ir no menu arquivo>abrir, ou clicar no ícone na barra de funções, ou ainda usar as teclas de atalho ctrl+n.

9 O Slide Mestre A primeira coisa a se configurar numa apresentação de slides é o slide mestre. O Slide mestre é o slide padrão, nele vão estar os elementos padrão da apresentação e as configurações comuns de fonte. Já existem alguns slides mestres prontos na aba tarefas, em páginas mestre, mas nós faremos um novo

10 Configurando o slide mestre Para criar um novo slide mestre devemos ir no menu exibir > mestre > slide mestre. Uma vez no slide mestre, vamos formatar o texto para a fonte liberations sans e cor verde 1. O título deverá ficar em negrito.

11 Marcadores e numeração Como a estrutura textual da maioria das apresentações de slides é em forma de tópicos é importante sabermos modificar os marcadores de forma a atender nossos objetivos. Clicando com o botão direito em cima do texto e selecionando marcadores e numeração podemos selecionar e personalizar a itemização e a enumeração a ser usada em nossos slides. Na aba personalizar podemos criar nosso próprio esquema de itemização. No entanto vamos nos limitar a selecionar o marcador de bolinhas na aba marcadores e em personalizar, vamos escolher nível 1-10 cor verde1.

12 Escolhendo o plano de fundo Agora vamos escolher um plano de fundo para nossa apresentação de slides. No menu formatar > página, na aba plano de fundo, podemos selecionar uma série de cores, gradientes, hachuras e imagens para plano de fundo dos slides. Entretanto se quisermos escolher uma imagem externa, teremos que importá-la primeiro.

13 Importando um plano de fundo Para importar um bitmap, criar um novo padrão de hachuras, ou até um novo gradiente, devemos ir em formatar > área. Lá, na aba bitmap, podemos importar e até criar um novo plano de fundo. Após importarmos, vamos voltar para formatar > página e vamos inserir o novo plano de fundo, tomando o cuidado para desmarcar a caixa lado a lado, para forçar a imagem a se encaixar nos slides.

14 Inserindo imagens Vamos colocar uma imagem no fundo, para isso devemos ir no menu inserir > imagem > do arquivo. Após isso vamos colocar a imagem no canto superior esquerdo. Podemos fazer isso arrastando-a com o mouse, ou clicando com o botão direito sobre ela, clicando em posição e tamanho e na aba posição e tamanho colocando a no local desejado (0,80 e 0,80).

15 Inserindo imagens Em posição em tamanho podemos também redimensionar a imagem. Outra forma de fazer isso é arrastando os quadrados verdes que aparecem em volta da imagem quando clicamos nela Depois de colocar a imagem na posição desejada, devemos mandar a imagem para trás, para que ela não cubra o texto

16 Disposição dos elementos Para isso, devemos clicar com o botão direito do mouse, selecionar dispor > enviar para trás. A seção dispor, ajuda a orientar em que camada o elemento do slide. Os elementos que estão mais a frente tapam os que estão mais atrás.

17 Inserindo formas Na barra de desenho podemos inserir diversas formar prontas e mesmo figuras de um arquivo (botão ). Vamos inserir um retângulo, clicando no botão formas simples e selecionando retângulo. Após isso devemos arrastar o mouse no quadro, formando um retângulo.

18 Editando formas Vamos agora posicionar e dimensionar o retângulo de modo que ele cubra todo o canto inferior do slide. Para isso devemos clicar com o botão direito no retângulo e selecionar posição em tamanho.

19 Editando Formas Em posição, vamos escolher 0,00cm em x, 21,00cm em y e vamos escolher o ponto inferior esquerdo como referência. Em tamanho, vamos escolher 28,00cm de largura, 2,50cm de altura, ponto inferior esquerdo também como referência.

20 Editando formas Agora, vamos alterar a cor e a transparência da nossa forma. Para isso vamos clicar com o botão direito em cima dela e selecionar a opção área. Na janela de opções de área, podemos mudar o tipo de preenchimento da forma. Vamos mudar a cor para verde 1 e na aba transparência, vamos colocar 50%.

21 Editando formas Agora vamos sumir com a linha, clicando com o botão direito em cima dela e selecionando linha. Na aba linha, no quadro propriedades da linha, em estilo, vamos selecionar invisível. Por fim, vamos mandar a forma para a retaguarda, selecionando a mesma e indo no botão dispor na barra de desenho, escolhendo o mandar para trás.

22 Selecionando o Layout Feito isso, terminamos o slide meste e podemos fechar o mesmo clicando em fechar slide mestre, na barra do mestre. Agora podemos escolher o slide mestre como padrão na aba de tarefas, página mestre. Ainda na aba de tarefas, vamos escolher o layout em layouts. O layout pode variar de quadro para quadro. Para o primeiro quadro, o 6º layout texto centralizado é o mais conveniente

23 Selecionando o Layout Uma vez selecionado o Layout, com a fonte Liberations sans, 40, cor verde 1, vamos escrever o título PALESTRA TESTE. Com a mesma fonte, tamanho 36, escrevam o nome de vocês. Feito isso, vamos inserir um novo quadro, clicando com o botão direito no espaço em branco da aba de slides, na frente do quadro atual e selecionando novo slide.

24 Novos Slides Para cada novo slide podemos selecionar um layout próprio. A aba tarefas > layouts tem vários deles, no entanto o mais usado é o 3º Título, conteúdo Vamos selecionar esse layout para o nosso 2º slide e vamos colocar como título Objetivos. Na parte de conteúdo, vamos escrever: Aprender a manusear o BrOffice Impress Criar uma apresentação simples de slides.

25 Tabulação do texto No 3º slide vamos por o título de Slide importante. No conteúdo valos colocar: Disposições gerais Item 1 Item 2 Sub Item 2.1 Sub Item 2.2 Item 3

26 Tabulação do texto Para chegar o texto uma tabulação à frente e assim criar subitens, devemos apertar a tecla tab : (Exemplo de texto tabulado). No entanto, podemos usar as setas da barra de objetos para ordenar os itens do texto: As seta para frente avança uma tabulação, a para trás recua uma tabulação. A para cima sobe o item uma vez e a para baixo desce o item uma vez.

27 Inserindo tabelas Vamos criar agora um novo slide, contendo uma tabela e um texto. Para isso o layout do novo slide deverá ser o 4º Título e 2 conteúdos O título do slide será tabela e na 1ª coluna nós vamos inserir uma tabela clicando no botão inserir tabela, no quadro do conteúdo:

28 Inserindo tabelas Após clicarmos em inserir tabela, abrirá uma janela perguntando quantas linhas e quantas colunas a tabela irá ter. Tabelas, em apresentação de slides, servem para apresentar dados de forma prática e portanto devem ser resumidas. Usaremos uma 5 x 5.

29 Modelos de tabelas Vamos selecionar a tabela criada e na aba tarefas, em modelos de tabela, vamos escolher o modelo verde. Vamos agora preencher a tabela: Região QTD 1 QTD 2 QTD 3 Total Norte Sul Leste Oeste

30 Inserindo tabelas Na 2ª coluna, podemos colocar um texto fazendo algum comentário com relação a tabela: É visível que a região oeste tem maior quantidade. Podemos formatar células, linhas e colunas selecionando as mesmas, clicando com o botão direito sobre elas e escolhendo Tabela...

31 Inserindo gráficos Vamos agora criar um novo slide de layout 3, Título, conteúdo. Vamos dar o título desse slide de Gráfico No conteúdo, vamos clicar no botão de gráfico : Com isso, o BrOffice Impress abrirá a área de criação de gráficos.

32 Área de criação de gráficos

33 Editando Gráficos Vamos escolher primeiramente o tipo de gráfico. Por padrão o BrOffice Impress cria um gráfico de colunas, mas nós queremos um gráfico de pizza. Para isso devemos clicar no botão tipo de gráfico, na barra de formatação e escolher o gráfico de pizza normal.

34 Editando os dados do gráfico De nada adianta porém, alterarmos o tipo de gráfico, se o mesmo não expressar os valores que desejamos. Para isso devemos clicar no botão tabela de dados do gráfico. Ao fazermos isso, vai abrir a janela da tabela de dados do gráfico, nela podemos alterar os valores das séries, bem como adicionar linhas e colunas à tabela do gráfico.

35 Editando os dados do gráfico Como nosso gráfico é de pizza, só precisamos de uma coluna de valores, as outras duas podem ser excluídas, clicando sobre uma delas e em seguida pressionando o botão excluir serie. Vamos agora renomear as linhas e os valores para: Norte 55 Sul 20 Leste 23 Oeste 60 A coluna 1 deverá ser renomeada para Total.

36 Copiando slides Vamos querer agora colocar um outro slide com de gráfico de pizza. Este, ao invés de mostrar o total, mostrará a quantidade 2. Nesse caso é interessante copiarmos o slide Gráfico e colarmos. Para isso, basta clicarmos com o botão direito em cima do quadro em questão na aba de slides e selecionarmos copiar.

37 Movendo slides Após isso vamos colar o slide, clicando com o botão direito do mouse na barra de slides e selecionando colar. Vamos mudar o título do novo slide para Gráfico 2. Queremos que o slide 2 venha antes da tabela, para conseguirmos isso basta clicar com o botão esquerdo e arrastar o mesmo, pela aba de slides, até a posição desejada.

38 Ocultando slides Primeiramente vamos alterar os valores do gráfico 2, para isso basta clicarmos duas vezes sobre ele. Vamos colocar os valores de QTD 2 da tabela. Por um motivo qualquer não queremos que os slides gráfico 2 e slide importante apareçam na apresentação de slides. Para conseguirmos ocultá-los, basta apertarmos o botão ocultar slides, que aparece quando o mouse está em cima do quadro, na aba de slides:

39 Ocultando slides O processo para cancelar o ocultamento do slide é o mesmo. Notem que ao lado do botão de ocultar slides existe o de duplicar slides, que faz quase a mesma coisa que copiar e colar. Para excluirmos um slide basta clicarmos em cima dele com o botão direito e escolhermos a opção excluir. Outro caminho e selecionar o quadro e apertar a tecla del

40 Reencaixando a aba de Slides Pode ser que durante as operações na aba de slides, ou tarefas, você desprenda as mesmas de seu local na lateral. Para reencaixar a barra de tarefas, basta clicar em ver, no canto superior direito da mesma e depois encaixar. Já a barra de slides, basta clicar duas vezes, segurando ctrl, com o botão esquerdo do mouse no nome Slides.

41 Transição de slides Para escolhermos um efeito de transição de slides devemos ir na aba de tarefas > Transição de slides. Ao escolhermos a transição a mesma será automaticamente exibida, demonstrando como vai funcionar na apresentação de slides. Existem diversos tipos de transição, no caso, vamos escolher barras aleatórias horizontais.

42 Transição de slides Podemos escolher também a velocidade da animação de transição e adicionar um som a ela. No caso, no quadro modificar transição, vamos escolher a velocidade alta Para aplicar a todos os slides basta apertarmos o botão Aplicar a todos os slides.

43 Animação personalizada Vamos criar um novo slide, com layout Somente título. O título será Animação. Nesse slide vamos colocar uma forma qualquer. Depois de inserirmos a forma vamos fazer com que ela surja e pisque no slide após um clique no mouse.

44 Animação personalizada Para isso na aba Tarefas, em animação personalizada e vamos clicar em Adicionar. Ao fazermos isso vai aparecer a janela animações personalizadas. Na aba entrada vamos escolher a opção surgir. Queremos no entanto que a forma caia de cima, por isso, na caixa de seleção direção, vamos escolher de cima.

45 Animações personalizadas Queremos no entanto que a forma caia e cintile. Por isso devemos adicionar uma nova animação. Na janela de animações personalizadas, na aba de ênfase, podemos escolher a opção cintilar. No entanto, se a forma for complexa, a animação poderá ser defeituosa.

46 Animações personalizadas Por isso, ao invés de cintilarmos, vamos aumentar sua transparência e depois diminuí-la. Para isso a nossa próxima animação vai ser transparência, encontrada na janela de animações personalizadas, na aba ênfase. Apos adicionarmos a mesma, vamos na caixa de rolagem iniciar, no quadro Efeito transparência e selecionar a opção após a anterior

47 Animações personalizadas Feito isso vamos adicionar uma nova animação de transparecia, também com a caixa de rolagem iniciar na opção após a anterior, só que dessa vez a caixa de rolagem quantidade deverá marcar a opção 100%. Em ambas as animações, na caixa de rolagem velocidade, vamos colocar a opção muito rápida.

48 Animações personalizadas Agora vamos colocar uma animação de saída para a forma. Mais uma vez vamos em adicionar, dessa vez vamos na aba Sair e escolher a animação sair. Notem que a caixa de rolagem Iniciar está, por padrão, em Ao clicar. É isso que queremos, com um clique o usuário chama a forma, com outro ele a manda embora.

49 Animações personalizadas Feito isso, basta clicarmos no botão Exibição de slides para ver como ficou a apresentação a partir do slide selecionado. Esse recurso é interessante para ver o resultado da animação. É possível modificar mais parâmetros das animações, como por exemplo o tempo de atraso delas. Para isso basta dar um clique duplo sobre elas, chamando assim a janela de efeitos de animação.

50 Animações personalizadas Vamos agora criar um novo slide, com layout Título somente. O título deverá ser Animações II e nele deveremos fazer 4 formas quaisquer. Desejamos por uma animação nesse slide de forma que: No 1º clique a 1ª forma surja de cima, no 2º clique a 2ª forma surja da esquerda e a 3ª surja da direita e

51 Animações personalizadas Para isso, primeiramente vamos clicar na 1ª forma e adicionar a animação surgir, com direção de cima. Em seguida, vamos clicar na 2ª forma e adicionar a animação surgir, com direção da esquerda. Notem que, apesar de termos mudado de objeto, a animação da 1ª forma permanece no quadro de animações.

52 Animações personalizadas Observado o fato, podemos concluir que uma animação de um objeto pode se relacionar com a de outro objeto e que o quadro exibe a sequencia de animações do slide. Assim, podemos fazer o 3º objeto surgir da direita ao mesmo tempo que o 2º surge da esquerda. Para isso, basta clicarmos no 3º objeto, adicionarmos a animação surgir, selecionarmos a direção da direita e na caixa de rolagem iniciar escolhermos a opção com anterior.

53 Animações personalizadas Agora, façam a sequencia de animações de saída dos objetos: primeiro o primeiro objeto sai por baixo, em seguida o segundo e o terceiro saem por onde entraram e por fim o terceiro objeto sai por baixo.

54 Interação Vamos agora criar um slide de layout somente título e colocar o título do mesmo de sumário. Vamos criar três formas de seta, no lado esquerdo do slide e fazer com que, depois de um clique as três surjam, uma seguida da outra.

55 Interações Vamos agora criar uma caixa de texto à direita da primeira seta. Para isso basta apertar o botão texto da barra de desenho e em seguida clicar e arrastar o ponteiro do mouse no lugar desejado. Após isso vamos escrever Gráfico, com a fonte liberation sans, 22, cor verde 1. Depois vamos copiar a caixa de texto e colar em frente de cada seta.

56 Interações Para editar o texto das caixas, basta clicar uma vez em cima delas. Vamos mudar o texto da 2ª caixa para tabela e o da 3ª para animações. Caixas de texto podem ser animadas como objetos quaisquer. Vamos animá-las de forma parecida com as setas: após um clique as três surgem da direita, uma seguida da outra.

57 Interações Queremos que o usuário, ao clicar em uma das setas, salte para o respectivo slide. Vamos clicar com o botão direito em cima da 1ª seta e ir em interação. Na janela de interação, vamos escolher a opção Ir para slide ou página e depois vamos escolher o slide do gráfico (provavelmente slide 3).

58 Interações Vamos fazer a mesma coisa para as outras duas setas: uma vai para o slide onde está a tabela e o outro para onde está a primeira animação. Com o recurso de interações podemos fazer com que o usuário, ao clicar sobre objetos, possa saltar slides, executar sons e até programas.

59 Hiperlink No entanto, se quisermos mandar o usuário para uma página internet, precisamos usar o recurso de hiperlink. Vamos criar um novo slide de layout Somente título e nomeá-lo como hiperlink. Antes porém, vamos arrastar o slide sumário de modo que ele seja o segundo quadro de nossa apresentação.

60 Hiperlink No quadro hiperlink, vamos criar uma caixa de texto e escrever site, com fonte liberation sans, tamanho 22, nela. Após isso, vamos selecionar o texto e clicar no botão hiperlink, na barra de objetos. Na janela hiperlink, na seção internet, podemos colocar o link direto para um site, ou para um servidor FTP. Vamos colocar o endereço de um site qualquer no campo destino.

61 Hiperlink Feito isso, basta clicar em aplicar e depois em fechar. Pronto, o hiperlink foi aplicado ao texto e qualquer um que clicar no mesmo será redirecionado para o site em questão. Se digitarmos, na caixa de texto, um endereço de um site, como o BrOffice Impress automaticamente irá atribuir um hiperlink a ele.

62 Hiperlink Se quisermos remover um hiperlink de um texto, podemos proceder de duas maneiras: Selecionar o texto com o hiperlink, pressionar o botão hiperlink e remover a url (não funciona sempre) Selecionar o texto com o hiperlink, ir no menu formatar > formatação padrão Podemos também associar hiperlinks à outros objetos, como formas e figuras. Hiperlinks não se limitam à redirecionamento para páginas na internet. Eles podem também redirecionar para documentos no computador.

63 Imprimindo e exportando Podemos imprimir uma apresentação de slides apertando as teclas ctrl + p. No assistente de impressão podemos configurar o tipo de folha usado, como os slides serão impressos e quantos virão por folha. Se quisermos, podemos também transformar a apresentação em um arquivo PDF, clicando no botão exportar diretamente como PDF.

64 Conclusão Terminado o projeto, você pode iniciar a apresentação de slides pressionando a tecla F5 O BrOffice impress é uma boa alternativa gratuita ao MS Office Power Point, servindo para a criação de apresentações de slides, ambientes interativos e páginas na internet. Aqui tivemos apenas uma introdução ao BrImpress. É interessante consultar sempre a documentação para conhecer o real potêncial dessa ferramenta: _Help/pt-BR

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos, imagens, sons e animações,

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

O OpenOffice.org Impress

O OpenOffice.org Impress 1 O OpenOffice.org Impress O OpenOffice.org Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras, efeitos especiais,

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

Aula: BrOffice Impress primeira parte

Aula: BrOffice Impress primeira parte Aula: BrOffice Impress primeira parte Objetivos Conhecer as características de um software de apresentação; Saber criar uma apresentação rápida com os recursos de imagem e texto; Saber salvar a apresentação;

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS CARGA-HORÁRIA A QUEM SE DESTINA:

PRÉ-REQUISITOS CARGA-HORÁRIA A QUEM SE DESTINA: EMENTA: INTRODUÇÃO AO BROFFICE/LIBREOFFICE Visão geral do BrOffice/LibreOffice; Por que usar o BrOffice? Instalando o BrOffice/LibreOffice; Iniciando o BrOffice/LibreOffice; A partir de documento existente;

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

OpenOffice.org Impress

OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress - Jusiana do Prado 1 SUMÁRIO CONHEÇA A JANELA PRINCIPAL... 3 EXIBA AS BARRAS DE FERRAMENTAS E OS PAINÉIS QUE SERÃO UTILIZADOS... 3 CONHEÇA OS MODOS DE EXIBIÇÃO

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

Introdução. Cuidados a serem tomados

Introdução. Cuidados a serem tomados Introdução O Impress é um programa componente do suíte freeware BrOffice.org. É um gerenciador que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Prof. Kleber R. Rovai

Prof. Kleber R. Rovai Msn: klrovai@hotmail.com E-mail: Skype: klrovai 2 1 - Programa destinado a criação e exibição de apresentações no computador - No Power Point é possível criar: - Apresentações - Conjunto de slides, folhetos,

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

GIED Grupo de Informática Educativa. Apresentação de Slides

GIED Grupo de Informática Educativa. Apresentação de Slides Apresentação de Slides Animação Figuras Fala dos personagens Personagens Cenários Professora: Olá pessoal. Hoje nós vamos aprender sobre apresentação de Slides. de Projeção (cenário parecido com o OA de

Leia mais

Curso básico de LibreOffice/Impress

Curso básico de LibreOffice/Impress Curso básico de LibreOffice/Impress O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família BrOffice.org que possibilita realizar as seguintes tarefas: Criação de gráficos vetoriais (imagens);

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

OFFICE-2007 MS-POWERPOINT POWERPOINT- 2007 INFORMÁTICA - MS-OFFICE-2007 - POWER POINT 1 MANUEL

OFFICE-2007 MS-POWERPOINT POWERPOINT- 2007 INFORMÁTICA - MS-OFFICE-2007 - POWER POINT 1 MANUEL MS-POWERPOINT - 2007 OFFICE-2007 MS-POWERPOINT POWERPOINT- 2007 SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO é um programa utilizado para criação, edição e exibição de apresentações gráficas. Os arquivos do Power Point (Apresentações)

Leia mais

BrOffice.org Impress 2.0. Apresentador de Slides

BrOffice.org Impress 2.0. Apresentador de Slides BrOffice.org Impress 2.0 Apresentador de Slides SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. FORMAS DAS APRESEÇÕES...4 2.1. Apresentação Vazia...4 2.2. A partir do modelo...6 3. MENUS:...7 3.1. Arquivo...7 3.2.Editar...8

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 1 Power Point 2003 Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 2 3 SUMÁRIO O editor de apresentações Power Point... 41 Criando o primeiro slide... 41 Salvando a apresentação com senha de proteção... 42 Criando

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br LibreOffice? Suíte de escritório (Office):? Conjunto de programas que permite criar textos,

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Sumário. Site de Pesquisa... 1 Word... 3 PowerPoint 2010... 10 Excel 2010... 12 Downloads... 13

Sumário. Site de Pesquisa... 1 Word... 3 PowerPoint 2010... 10 Excel 2010... 12 Downloads... 13 Sumário Site de Pesquisa... 1 Word... 3 PowerPoint 2010... 10 Excel 2010... 12 Downloads... 13 Site de Pesquisa Para fazermos pesquisas utilizamos sites como Cade, Bing e Aonde, mas o mais usado e conhecido

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula: 04/06. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aula: 04/06 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point)

Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point) Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point) Objetivos: Ao final do curso o treinando estará apto a compreender a importância da informática; definir termos e conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Questões Microsoft PowerPoint 2003

Questões Microsoft PowerPoint 2003 1. 2009.Cespe.MMA.MOF.Por meio de editores de texto e planilhas eletrônicas, é possível criar links para arquivos disponíveis na Internet, a partir da digitação do endereço de destino do arquivo no documento

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais