INSTRUÇÕES DE PLANTIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÕES DE PLANTIO"

Transcrição

1 WATERBOXX INSTRUÇÕES DE PLANTIO All our offers, orders, contracts and agreements are exclusively done according to our general terms and conditions as deposited at the Chamber of

2 índice analítico Introdução... 3 Requisitos para o plantio... 4 Componentes do Waterboxx... 5 Passo 1: Preparo do solo... 8 Cuidados adicionais para melhorar os resultados de plantio: Passo 2: Montagem do Waterboxx Colocação dos sifões: Passo 3: Preparação da planta Passo 5: Colocação do Waterboxx Passo 6: Rega das plantas pela primeira vez Especificações de qualidade para mudas: Cheques finais... 33

3 Introdução O Groasis Waterboxx é um implemento único de plantio que permite o cultivo em condições precárias. O design do Waterboxx assegura um suprimento constante de água e temperatura estáveis em áreas secas ou erodidas. Mudas e sementes vulneráveis são protegidas e nutridas pelo Waterboxx, dando a elas um ponto de partida para sobreviver por si. Aqui estão as instruções de plantio com um Waterboxx. Siga as cuidadosamente para obter ótimos resultados.

4 Requisitos para o plantio Plantar com um Waterboxx requer certos equipamentos e preparativos. Aconselhamos preparar o seguinte equipamento: Ferramentas: Equipamento de escavação (pá, enxada ou picareta) Note que vai precisar de abrir uma cova de tamanho razoável. Não aconselhamos plantar com um Waterboxx se você estiver com algum problema físico (por exemplo dores nas costas ou outras lesões). Um podador ou tesoura de jardim Um estilete ou canivete Uma mangueira de jardim ou baldes (para regar as plantas e/ou solo) Tempo: Plantar com um Waterboxx requer paciência. Algumas instruções neste manual envolvem um período de espera. Por favor, lembre se de que a natureza tem o seu próprio ritmo que não pode ser apressado. Plantar 10 Waterboxxes vai custar a um trabalhador experiente umas 3 horas, divididas em dois dias. Inevitavelmente, plantar o primeiro Waterboxx vai tomar mais tempo, por falta de experiência com o procedimento. Dedique o tempo necessário para se familiarizar com o método e o tempo gasto com o plantio diminuirá rapidamente.

5 ComponentesdoWaterboxx SeuWaterboxxprecisasermontadocomosseguintescomponentes: Tampa:éfácilreconheceratampacomasuacor claraeasuperfícieondulada.édesenhadapara otimizarofluxodeáguaparadentrodoboxeé inspiradanasfolhasdelotus. Placaintermediária:Aplacaintermediáriaé colocadadentrodowaterboxxparaimpediro crescimentodealgaseaevaporação.comasuacor escuraelaprevineaentradadaluzsolarno Waterboxx. Box:EstecomponentedoWaterboxxéumtanque deáguaetambémservecomoumvasoprotetor paraaplanta. s.com All our offers, orders, contracts and agreements are exclusively done according to our general terms and conditions as deposited at the Chamber o Holland under nr GR versie1

6 Pavio: O pavio é um meio de transporte de água, de dentro do waterboxx para o solo. Cobertura de evaporação: A cobertura é colocada diretamente sobre o solo para proteger as mudas tenras contra a desidratação. Pressiona se uma, duas ou três aberturas no cartão, dependendo do número de mudas a plantar. Sifões e capa: Os sifões impedem a evaporação mas, ainda deixam a água entrar no box. A capa fecha o Waterboxx..com phoff@aquaproholland.com All our offers, orders, contracts and agreements are exclusively done according to our general terms and conditions as deposited at the Chamber o Holland under nr

7 Protetores de vento (opcionais): Protetores de vento permitem fixar o Waterboxx no solo, com parafusos ou pregos. Está faltando algum destes componentes? Por favor, contate o seu distribuidor. Todos os componentes são necessários para os melhores resultados.

8 Passo 1: Preparo do solo O primeiro passo no plantio com o Waterboxx é a preparação do solo. Pode se preparar o solo com ou sem fertilizantes ou compostos. Atenção, por favor: A preparação do solo deve ser feita 24 horas antes do ato de plantar. Quando usar composto ou fertilizante? Você pode usar composto ou fertilizante em solos muito pobres ou que não consigam reter água, como, por exemplo, areia solta. O fertilizante provê uma fonte de nutrientes para a planta e impede que a água escorra de uma vez para as camadas mais fundas do solo. Assegure se de que o fertilizante usado seja apropriado para as suas plantas.

9 1.1 Preparo do solo com composto e/ou fertilizante: As instruções seguintes são destinadas ao plantio com um Waterboxx usando fertilizante ou composto. Instruções para plantar sem fertilizante se encontram na seção 1.2. Passo 1.1a: Abertura da cova e seu preenchimento com composto e/ou fertilizante. Primeiro retire a camada superior do solo. Remova todo entulho ou restos vegetais e comece a cavar. Abra uma cova de uns 50 cm. Cuidado para não revolver o solo abaixo desses 50 cm para manter o sistema capilar intacto (este sistema natural consiste em inúmeros canais subterrâneos que levam a água para dentro do solo quando chove e a levam de volta para cima quando está seco). Guarde o solo que foi escavado. Ponha composto ou fertilizante dentro da cova. 20 litros devem bastar para a maioria das plantas. Pode fazer uma mistura de composto com fertilizante orgânico, se achar o solo muito pobre.

10 Preencha o que restar da cova com o solo que haja sido escavado, até ter uma cova de 15 cm de profundidade. Para melhores resultados, cuide para que a cova esteja nivelada na horizontal. Isto irá otimizar o fluxo de água dentro do Waterboxx e dará às plantas tenras a sombra necessária nas horas mais quentes do dia. Passo 1.1b: Mistura do solo Misture o solo com o fertilizante/composto. Use uma pá ou colher de pedreiro. Passo 1.1c: Irrigação da mistura de composto e solo Junte água (4 baldes) dentro da cova. Use 20 litros se o solo for argiloso ou barrento. Use 40 litros quando o chão for arenoso ou rochoso. Deixe o solo absorver a água por 24 horas, antes de continuar o plantio.

11 1.2 Preparo do solo sem composto ou fertilizante: As instruções seguintes são destinadas ao plantio com um Waterboxx sem uso de fertilizante ou composto. Instruções para plantar com fertilizante se encontram na seção 1.1. Passo 1.2a: Abertura da cova O Waterboxx precisa ser instalado firmemente dentro do solo. Para tanto, se necessita uma cova de 15 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.

12 Primeiro retire a camada superior do solo. Remova todo entulho ou restos vegetais e comece a cavar. Se for plantar em rampas ou terrenos irregulares, cuide para que a cova fique alinhada na horizontal. Isto otimizará o fluxo de água dentro do Waterboxx e dará às plantas tenras a sombra necessária nas horas mais quentes do dia. Passo 1.2b: Irrigação do solo Para preparar o solo para o plantio se necessita uma quantidade suficiente de água, variando em cerca de 20 litros para um solo que retenha bem a água, até 40 litros para um solo com baixa capacidade de retenção. Jogue a água diretamente dentro da cova e aguarde 24 horas antes de continuar o plantio.

13 Cuidados adicionais para melhorar os resultados de plantio: Prevenção de danos às raízes causados por gramas Gramas crescendo em volta do Waterboxx podem ameaçar a sobrevivência das mudas, porque a grama suga toda a água que era para as mudas. Cuide de remover essa grama para impedir que as raízes de grama usem toda a água e destruam o pavio. Pode se prevenir o crescimento de grama ao se revolver o solo em volta do Waterboxx como mostrado abaixo:

14 Passo 2: Montagem do Waterboxx Passo 2a: Colocação do pavio O primeiro passo na montagem do Waterboxx é a colocação do pavio que transporta a água de dentro do box para o solo. Primeiro introduza o pavio através do orifício no fundo do box. Então o puxe até a metade do comprimento. Controle o fundo do box. Deve se ver uns 12 cm de pavio saindo do box. Com cuidado, pressione esta parte do pavio dentro da canaleta que existe para isso. O pavio deve se estender para a beirada do box e ficar alinhado com a grande abertura em formato de oito.

15 Passo 2b: Lastro do Waterboxx (opcional) Quando se planta em áreas com ventos muito fortes, avalanches ou em rampas muito íngremes, pode ser desejável lastrear o Waterboxx. Pode se colocar pesos sobre o Waterboxx ou fixá lo com protetores de vento. Instruções para instalação dos protetores de vento se encontram no Passo 5a. O Waterboxx é feito de polipropileno, que é um material leve. Pode se fazer um lastro com rochas ou pedras. Utilize sempre materiais naturais que não enferrujem, de preferência, pedras do local de plantio. Passo 2c: Colocação da placa intermediária O próximo passo na montagem é a instalação da placa intermediária. Esta placa é colocada dentro do Waterboxx para impedir a entrada de luz do sol. Vire o box depois de haver colocado o pavio. A placa intermediária deve ser posta dentro do box, encaixada em volta da projeção do oito. Atente para que o orifício redondo de abastecimento fique do mesmo lado que o furo de saída do excesso de água do Waterboxx (que deve ficar no lado norte).

16 Passo 2d: Colocação da tampa O terceiro passo na montagem do Waterboxx é a colocação da tampa. A tampa capta a água e a dirige para dentro do box. As aberturas na tampa devem ser alinhadas com as aberturas da placa intermediária e com o formato de oito do Waterboxx.

17 Tem que ser possível ver o fundo do Waterboxx através do orifício redondo de abastecimento. Quando tiver certeza de que a tampa está na direção certa, pode pressioná la no lugar. Assegure que a tampa esteja fixada com firmeza para que não escape do encaixe. A tampa deve "clicar" na posição. Veja se estão visíveis as duas lingüetas no meio que prendem a tampa no lugar. Passo 2d: Colocação dos sifões Depois da tampa instalada é hora de colocar os sifões.

18 Colocação dos sifões: Os sifões devem ser encaixados nas posições nos lados da abertura em oito no Waterboxx, de maneira que não fiquem salientes (devem "clicar" no lugar). Uma colocação incorreta dos sifões causa evaporação desnecessária de água.

19 Passo 3: Preparação da planta A preparação das plantas é uma parte importante do sucesso do Waterboxx. Também é importante entender o que se está fazendo. Este manual presume que se esteja utilizando uma muda criada em pote ou, talvez, numa travessa com plugues. Passo 3a: Teoria As raízes de plantas jovens têm uma habilidade extraordinária para penetrar o solo, argila ou até mesmo rochas, na sua busca pela água. Um tipo de raiz, em especial, contribui para esta capacidade: a raiz primária. A planta tem uma raiz primária que cresce verticalmente. Seu objetivo principal é penetrar fundo no solo para encontrar uma fonte permanente de água para a planta. Quando a raiz primária alcançou seu objetivo, a planta pára de cavar fundo no solo e desenvolve raízes secundárias que exploram o terreno na horizontal. As raízes mais finas têm muito menos força e são menos capazes de penetrar no solo, sem falar das rochas. Plantas que crescem num ambiente fechado (um pote, plástico ou outra embalagem) alcançam cedo o limite de crescimento vertical e perdem a habilidade de penetrar fundo no solo. É por isso que uma muda que antes esteve num pote, terá muita dificuldade para crescer num ambiente que retenha pouca água nas camadas superiores do solo. As raízes primárias de mudas em potes, ou pararam de crescer verticalmente, ou começaram a voltar para cima em busca de água. Esta é a razão de tantas mudas morrerem ao serem replantadas. O local pode ter um suprimento suficiente de água, mas a planta é incapaz de penetrar fundo o necessário para alcançá la.

20 Felizmente, existe solução para este problema. Quando a raiz primária é podada, ela readquire a habilidade de cavar verticalmente em busca de água. Parte do sucesso do Waterboxx é baseada neste princípio. O Waterboxx dá às mudas tempo suficiente para cavar fundo até atingir a água subterrânea. Para fazer com que as plantas cresçam de novo para baixo é preciso cortar um pedaço da raiz primária. Como podar as raízes primárias está explicado no passo 3b. Passo 3b: Preparação das raízes da muda Comprima o solo no topo da embalagem. Pressione gentilmente com os polegares para empurrar para baixo o solo e a planta, até preencher completamente o fundo da embalagem. Deixe a planta na embalagem e com um estilete ou canivete corte uns 3 cm do fundo. Agora uma parte da raiz primária foi removida e sua habilidade de penetrar verticalmente foi reativada. Cuidadosamente corte e remova a embalagem. A muda está pronta para o plantio. Para maiores informações veja este video: =3

21 Passo 4: Plantio Passo 4.1: Abertura de covas para as mudas Melhores resultados serão obtidos se o solo for revolvido antes de abrir as covas de plantio. Isto permitirá a entrada de oxigênio no solo e beneficiará o crescimento da planta. Revolva o chão e o deixe assim por 1 a 3 horas.

22 As mudas precisam ser plantadas no fundo do buraco a ser usado para o Waterboxx. Covas separadas são abertas para o plantio, dentro do buraco maior. A profundidade das covas depende do tamanho das raízes das mudas a serem plantadas. Ao abrir as covas tenha o cuidado de preservar o sistema capilar intacto. Para isso não faça covas maiores ou mais fundas que o necessário. É importante que as covas fiquem alinhadas no sentido leste oeste. Assim as plantas novas serão protegidas do sol nas horas mais quentes do dia e receberão a luz do sol quando estiver mais ameno.

23 Duas plantas devem ser plantadas a uma distância de 14 cm. Se estiver plantando mudas de árvores, um espaçamento de 7 cm entre as plantas será suficiente. A maneira mais fácil de marcar a distância exata entre as covas é usar a cobertura de evaporação e marcar o chão como mostrado abaixo: Agora abra as covas e plante as mudas. Nota para utilizadores de composto/fertilizantes:

24 As covas não devem ultrapassar a camada de composto ou fertilizante, para otimizar o valor nutricional para a planta. As raízes da planta devem estar em contato com o composto/fertilizante. Passo 4.1: Plantio e adição de solo Depois de abrir as covas, pode plantar as mudas e cobri las com um fina camada do solo que tenha sido retirado antes. Comprima a superfície gentilmente com as mãos. Cuidado para não apertar demais. Não use os pés nem ferramentas. A planta ficará mais firme depois da rega. Passo 4.1: Remoção dos ramos laterais e remodelagem da planta Para prevenir a evaporação pelas folhas, todos os ramos laterais devem ser removidos e a planta deve ser podada até restar um único caule de uns 20 cm de comprimento. Cuidado para não danificar a planta e use uma ferramenta afiada. Não arranque nem torça os ramos.

25 No fim deverão sobrar apenas caules isolados (ou um simples caule) e então estará tudo pronto para colocar o Waterboxx.

26 Passo 5: Colocação do Waterboxx Passo 5a: Colocação dos protetores de vento (opcional) Os protetores de vento mantém o Waterboxx firme no chão. Em áreas com ventos fortes ou tempestades, pode se considerar esta maneira extra de ancorar o Waterboxx. Os protetores de vento também podem ser úteis em áreas rochosas onde é difícil cavar, ou em rampas íngremes sujeitas a correntezas de água ou avalanches de neve. Encaixe os protetores de vento nas fendas da base do box, como mostrado abaixo: Passo 5b: Colocação da cobertura de evaporação Primeiro coloque o cartão de evaporação sobre as mudas.

27 Então cubra o cartão com uma pilha de terra. Não use terra de menos. Faça um montinho de terra em cima da cobertura de evaporação para garantir um ajuste vedado, sem espaços vazios entre o Waterboxx e o chão. Passo 5c: Posicionamento do Waterboxx É importante que o Waterboxx seja colocado na direção correta. As mudas foram plantadas no sentido leste oeste. A abertura em oito do Waterboxx precisa estar alinhada com as mudas. Cuide para que os orifícios de abastecimento e de descarga do excesso de água, estejam no lado norte. Pode usar uma bússola para achar a direção certa. O Waterboxx tem um indicador de direção na tampa, que mostra claramente a posição correta. Depois que o Waterboxx estiver colocado corretamente, ponha umas pazinhas de areia ou terra dentro da abertura em oito. Isto vai preencher possíveis espaços entre o Waterboxx e o chão. Não

28 cubra as mudas. Opções para utilizadores de protetores de vento: Use pregos ou parafusos para fixar os protetores de vento no chão.

29 Passo 5d: Enterramento parcial do Waterboxx O Waterboxx deve ser parcialmente enterrado, deixando expostas apenas a tampa e uma pequena parte do box. Junte areia ou solo nos lados do Waterboxx, até atingir o orifício de transbordamento. Seu Waterboxx está pronto para a rega.

30 Passo 6: Rega das plantas pela primeira vez Depois de haver colocado o Waterboxx é hora de regar as plantas e o box. 6a: Rega das plantas: Comece regando as plantas. Não jogue água diretamente dentro da abertura em oito. Em vez disso, derrame água sobre a tampa, o que vai automaticamente distribuí la para as plantas. Derrame aproximadamente 4 litros sobre a tampa. Cuidado: Regar as plantas diretamente com uma pressão alta pode causar danos às plantas e varrer o solo dentro da abertura em oito. Por favor, use uma fonte de água com baixa pressão e regue cuidadosamente.

31 6b: Enchimento do Waterboxx: Após regar as plantas, vamos encher o Waterboxx, propriamente dito. A água será armazenada pelo box que gradualmente a distribuirá para o solo. Derrame 16 litros de água dentro do orifício redondo de abastecimento do Waterboxx. Quando o Waterboxx estiver cheio, pode fechar o orifício redondo com a capa. Colocação da capa: A capa azul se encaixa no orifício redondo da tampa. Coloque a capa no lugar e a vire até travar.

32 Especificações de qualidade para mudas: (Hemisfério Norte) diâmetro do caule a 10 cm de altura, para plantar de outubro até março: 5 mm (Hemisfério Norte) diâmetro do caule a 10 cm de altura, para plantar de abril até setembro: 8 mm (Hemisfério Sul) diâmetro do caule a 10 cm de altura, para plantar de abril até setembro: 5 mm (Hemisfério Sul) diâmetro do caule a 10 cm de altura, para plantar de outubro até março: 8 mm caule tem que ser lenhoso, não pode ser carnoso Um comprimento máximo de 20 cm é suficiente. Se as plantas são mais longas, cortamos o excesso A direção de crescimento da raiz primária tem que ser vertical para baixo A cor da raiz tem que ser branca As plantas têm que ter sido enrijecidas em estufa durante, pelo menos, 2 meses de crescimento expostas ao sol aberto

33 Cheques finais Após haver plantado com o Waterboxx, por favor, controle o seguinte: Colocou a cobertura de evaporação corretamente? Prendeu corretamente o pavio? Enterrou o Waterboxx fundo bastante? Deve ser colocado 15cm dentro do solo. O orifício de transbordamento tem que permanecer exposto. Eliminou do chão, em volta do Waterboxx, as gramas e outras plantas? A capa está bem fechada? Colocou os sifões de maneira correta? Os sifões têm que encaixar (clicar) na posição e não podem ficar salientes. Prendeu bem a tampa? A tampa deve ser encaixada firmemente para impedir que ela pule fora da posição, devido a mudanças de temperatura. Respondeu todas estas perguntas com um sim? Então você acabou de plantar um Waterboxx com sucesso. Parabéns!

Manuseamento e disposição das placas

Manuseamento e disposição das placas Manuseamento e disposição das placas Preparar para a nova cultura 3-3 Entrega 1 Não é aconselhável o seu armazenamento no exterior. Armazene num local limpo e seco, separado da área de produção. 3 Não

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

Instruções de Instalação em Rack

Instruções de Instalação em Rack Instruções de Instalação em Rack Releia a documentação fornecida com seu gabinete de rack, para obter informações sobre cabeamento e segurança. Ao instalar seu servidor em um gabinete de rack, considere

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em Dicas para evitar atolamentos de

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS GUIA DO USUÁRIO Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS Medidas de segurança Leia com atenção este guia de instalação até o final antes de instalar o produto. Guarde o guia

Leia mais

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal.

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. 7R3-1 Rear Skin Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. Manuseia o revestimento Com muita atenção e delicadeza. desta forma você evitará

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado Sistema Laminar Alto Sistema Laminar Alto Objetivo O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

JARDINAGEM PRÁTICA TÉCNICAS DE PROPAGAÇÃO

JARDINAGEM PRÁTICA TÉCNICAS DE PROPAGAÇÃO 50 TÉCNICAS DE PROPAGAÇÃO Uma das atividades mais prazerosas da jardinagem é a duplicação das plantas. As plantas se reproduzdem de duas maneiras - sexuada com geração de sementes e assexuada ou vegetativa,

Leia mais

Sistema de Esteira Porta Cabos igus Guia de Instalação

Sistema de Esteira Porta Cabos igus Guia de Instalação Sistema de Esteira Porta Cabos igus Guia de Instalação Cursos Longos (Deslizantes) Horizontais Atenção: Não seguir as instruções instalação pode resultar em falha séria Antes de iniciar o processo de instalação,

Leia mais

FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR

FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR Prepare seus alimentos com a energia do sol! FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR www.sustentavelnapratica.net Elaborado por: Andrea Zimmermann e Fabio França FOGÃO SOLAR Características e vantagens: Uso de

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

REALIZAÇÃO. Rua Eloi Lemos de França, 110 - sala 02 Gruta de Lourdes - Maceió - AL - CEP: 57052-880 Fone/Fax: (82)338-3644 / (82)338-9607 APOIO

REALIZAÇÃO. Rua Eloi Lemos de França, 110 - sala 02 Gruta de Lourdes - Maceió - AL - CEP: 57052-880 Fone/Fax: (82)338-3644 / (82)338-9607 APOIO REALIZAÇÃO Rua Eloi Lemos de França, 110 - sala 02 Gruta de Lourdes - Maceió - AL - CEP: 57052-880 Fone/Fax: (82)338-3644 / (82)338-9607 APOIO Seu dessalinizador está pronto! Agora é cuidar bem dele e

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

Pleiones. Pleiones são um grupo de orquídeas que crescem em zonas mais frescas ou temperadas intermédias. São originárias maioritariamente

Pleiones. Pleiones são um grupo de orquídeas que crescem em zonas mais frescas ou temperadas intermédias. São originárias maioritariamente 7 Pleiones são um grupo de orquídeas que crescem em zonas mais frescas ou temperadas intermédias. São originárias maioritariamente dachina,nortedaíndia,tailândiaenepal.a maior parte cresce na orla das

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO, MANUSEIO E MANUTENÇÃO LEIA ANTES DE INSTALAR CONFORTO SEGURANÇA DURABILIDADE PORTÃO SOCIAL OU DE ABRIR Parabéns! Você acaba de adquirir um dos produtos da linha Celbra.

Leia mais

(9 coisas que deves saber sobre as árvores)

(9 coisas que deves saber sobre as árvores) (9 coisas que deves saber sobre as árvores) 1 Não cortes os ramos maiores das árvores! 2 Usa as regras de 1/3 nas podas. 3 Como fazer um corte de poda. 4 A importância da turfa. 5 Onde as raízes realmente

Leia mais

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L)

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) INSTRUÇÕES DE REMANUFATURA DO CARTUCHO DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) CARTUCHO SAMSUNG MLT-D305L TONER REMANUFATURANDO CARTUCHOS DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) Por Javier González e a equipe

Leia mais

Montando a rede. Cabeamento estruturado: cabo par trançado. Prof. Eduardo

Montando a rede. Cabeamento estruturado: cabo par trançado. Prof. Eduardo Montando a rede Cabeamento estruturado: cabo par trançado Prof. Eduardo Par trançado Podem ser crimpados rapidamente (no local, ferramentas simples etc). Em redes maiores crimpar o próprio cabo é necessário

Leia mais

Primeiras Informações

Primeiras Informações Primeiras Informações Para que um trabalho escolar fique com melhor qualidade é importante registrálo, não apenas para ser apresentado aos pais, mas principalmente como arquivo. Guardar o registro de trabalhos

Leia mais

INSTRUÇõES DE OPERAÇãO Benron equipment & Supply, Inc. 818-787-4455 www.benron.com info@benron.com

INSTRUÇõES DE OPERAÇãO Benron equipment & Supply, Inc. 818-787-4455 www.benron.com info@benron.com V-tex 400/450 INSTRUÇõES DE OPERAÇãO Benron equipment & Supply, Inc. 818-787-4455 www.benron.com info@benron.com 1. Antes de usar a todos os equipamentos V-TEX leia as instruções de uso de acordo com os

Leia mais

Respire fundo. E drible a Fibrose Cística.

Respire fundo. E drible a Fibrose Cística. MANUAL DO NEBULIZADOR Respire fundo. E drible a Fibrose Cística. Veja como utilizar e cuidar corretamente do seu Compressor e Nebulizador. Eu sou o compressor. Eu sou o Nebulizador, sou o grande goleador.

Leia mais

Manual de Operações CIC ITC ITE

Manual de Operações CIC ITC ITE Manual de Operações CIC ITC ITE ÍNDICE CIC Parabéns O seu aparelho auditivo Funções e controles Identificação Baterias Inserção e remoção Liga, desliga e nível de volume Funções opcionais Utilizando o

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco

Papel Reciclado Artesanal Branco Papel Reciclado Artesanal Branco 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não contenham vernizes, plásticos ou laminados)

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola

Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel com cascas de cebola Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não

Leia mais

Removendo um cartucho de toner

Removendo um cartucho de toner Sua impressora monitora o nível de toner de seus cartuchos de toner. Quando o toner fica baixo, a impressora exibe 88 Toner baixo. Essa mensagem indica que está na hora de substituir um ou mais cartuchos

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

Abrigo para bicicletas Bikeport

Abrigo para bicicletas Bikeport Abrigo para bicicletas Bikeport Proteção contra sol, vento e chuva. Abrigo para bicicletas Bikeport Está cansado guardar sua bicicleta no porão? Este Bikeport montagem própria po ajudá-lo e além disso,

Leia mais

Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais

Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais Instruções para a instalação e o uso O filtro fino do Vortex da WISY (WFF), é projetado para a instalação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado.

INTRODUÇÃO. Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado. INTRODUÇÃO A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original. Nesta apostila são apresentados os procedimentos

Leia mais

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL INTEGRADO PDMI Instrumentos de Gestão Ambiental Anexo 12 - Arborização Urbana e Passeio Público (GAPP) A arborização deve ser sempre realizada respeitando os preceitos

Leia mais

TRATAMENTO DE MADEIRA NA PROPRIEDADE RURAL

TRATAMENTO DE MADEIRA NA PROPRIEDADE RURAL TRATAMENTO DE MADEIRA NA PROPRIEDADE RURAL TRATAMENTO DE MADEIRA NA PROPRIEDADE RURAL Este folheto indica a maneira de preparar uma solução imunizadora para tratamento de madeira roliça de Eucalipto e

Leia mais

http://www.siliconesassel.com.br/borracha_silicone.htm

http://www.siliconesassel.com.br/borracha_silicone.htm Página 1 de 13 Tipo Forma física Propriedades especiais Usos básicos Elastômero á base de silicone, bicomponente Líquido viscoso. Resistência ao rasgo, alto poder copiativo. Confecção de moldes Nome comercial

Leia mais

enxertia de araucária para produção de pinhão

enxertia de araucária para produção de pinhão enxertia de araucária para produção de pinhão A Araucaria angustifolia, espécie quase exclusiva do Brasil, está ameaçada de extinção, restando apenas 2 a 3% de sua área original. Neste sentido, é fundamental

Leia mais

FORMAÇÃO DO SOLO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA EROSÃO

FORMAÇÃO DO SOLO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA EROSÃO FORMAÇÃO DO SOLO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA EROSÃO Lucieli Lopes Marques Supervisora: Mara Regina Dorcidônio Molina CONTEXTUALIZAÇÃO A presente proposta de trabalho tem como tema a formação e erosão do solo

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

Produçaõ de peixes. Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979)

Produçaõ de peixes. Adaptado de: Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin (FAO, 1979) Produçaõ de peixes Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979) Onde pôr seu tanque de peixes 1. Você tem que escolher um lugar bom para sua tanque. 2. Lembra

Leia mais

Instruções de Uso do Aplicador

Instruções de Uso do Aplicador CM09FEV11 AXERON (testosterona) solução tópica Instruções de Uso do Aplicador Antes de usar seu novo aplicador de AXERON leia as Instruções de Uso. Siga cuidadosamente as instruções ao utilizar o aplicador

Leia mais

Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores. Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança.

Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores. Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança. Humira Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança. Mantenha o medicamento no frigorífico (a uma temperatura entre

Leia mais

Manutenção Preventiva do MIX RACK

Manutenção Preventiva do MIX RACK Manutenção Preventiva do MIX RACK a. Introdução Neste guia iremos demonstrar os processos para manutenção preventiva do módulo MIX RACK da linha Venue. Este sistema é composto basicamente de um Rack central

Leia mais

SOPRADOR ASPIRADOR GASOLINA 2T. Manual do Operador

SOPRADOR ASPIRADOR GASOLINA 2T. Manual do Operador SOPRADOR ASPIRADOR GASOLINA 2T Manual do Operador 360422 Agradecemos por optar por um produto de jardinagem Matsuyama. O Soprador Aspirador Matsuyama é desenhado e construído para proporcionar performance

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAISAGISMO

MEMORIAL DESCRITIVO PAISAGISMO Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Seção de Engenharia e Arquitetura MEMORIAL DESCRITIVO PAISAGISMO Cartório Eleitoral de Pinhalzinho/SC Fevereiro,

Leia mais

MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO

MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO MANUAL DE INSTRUÇÃO MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO MODELO: SS-26-1W - 1 - MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO Leia atentamente as instruções antes de iniciar o uso: a) Verificar se a voltagem está correta

Leia mais

5Manutenções no Sistema de

5Manutenções no Sistema de Manutenção Preventiva dos Filtros do Ar A manutenção adequada deve incluir, também, uma inspeção completa dos sistemas. Todas as conexões, as tubulações ou dutos entre o filtro e o motor devem ser mantidos

Leia mais

De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer?

De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer? De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer? Você sabia que denominamos bateria ao conjunto de pilhas associadas em série ou paralelo? Dessa forma, podemos dizer que bateria é o coletivo de pilhas,

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais

Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do console

Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do console Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do console Tutorial gentilmente cedido pelo DJCRD dos Kadetteiros.com Campinas/Grande ABC/Alto Tietê. Pessoal, continuando o processo de troca das lâmpadas

Leia mais

Termossifão pressurizado (EA8896) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8896)

Termossifão pressurizado (EA8896) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8896) Manual de instruções Termossifão pressurizado (EA8896) Índice 1. Aviso... 3 2. Caracteristicas técnicas... 4 3. Princípios da Operação... 4 3.1. Tubos de vácuo... 4 3.2. Heat Pipe... 5 4. Instalação...

Leia mais

PROJETO DE CHOCADEIRA PARA 84 OVOS DE GALINHA CAIXA DE MADEIRA Autor: Randolfo Ribeiro

PROJETO DE CHOCADEIRA PARA 84 OVOS DE GALINHA CAIXA DE MADEIRA Autor: Randolfo Ribeiro PROJETO DE CHOCADEIRA PARA 84 OVOS DE GALINHA CAIXA DE MADEIRA Autor: Randolfo Ribeiro PROJETO DE CHOCADEIRA EM CAIXA DE MADEIRA Capacidade 84 ovos de galinha Autor: Randolfo Ribeiro Este projeto contém

Leia mais

Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente

Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente Page 1 Instalação do fixador da máscara Remoção da parte almofadada Uma vez completa e adequadamente Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente Segure pela parte superior da parte almofadada da máscara

Leia mais

Instruções de instalação

Instruções de instalação Instruções de instalação Teclado Complementar para Abertura Temporizada Considerações de Montagem Refira-se sempre às instruções de instalação e de funcionamento da fechadura e do teclado antes de instalar

Leia mais

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Expedição ao mundo animal. Casa para pássaros Pequenos e grandes zoólogos podem em breve observar e descobrir o mundo a partir da própria porta da varanda.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Impressora HP Color LaserJet Série CP1210

Impressora HP Color LaserJet Série CP1210 Impressora HP Color LaserJet Série CP1210 Guia para papel e mídia de impressão Copyright e licença 2007 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

SUSTENTÁVEL POR NATUREZA. Manual de Instalação para Ecofossas de 1000 e 1500 litros.

SUSTENTÁVEL POR NATUREZA. Manual de Instalação para Ecofossas de 1000 e 1500 litros. SUSTENTÁVEL POR NATUREZA Manual de Instalação para Ecofossas de 1000 e 1500 litros. INSTALAÇÃO PASSO A PASSO Reator Anaeróbico PASSO 01 Verifique se a rede de esgoto existente esta de acordo com a figura

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Revisão 03 INSTALAÇÃO DO DISCO SOLAR Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua natureza uma tecnologia

Leia mais

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo.

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo. Estudo do Meio Físico-Natural I P06 - Termodinâmica 1 Objectivo Realizar várias experiências relacionadas com termodinâmica. 2 Quente ou frio? Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo.

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Ultrasolar Tel: (11) 3361 3328 Fax: (11) 3361 5810 www.ultrasolar.com.br Aquecedor Solar de Agua. Os aquecedores solares de água a vácuo Ultrasolar,

Leia mais

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement.

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement. O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 Depois da colheita os galhos cortados são usados para cobrir a terra. Isto protege contra erosão, guarda a humidade e melhora a terra com matéria orgânica, assim que segura

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

MANUTENÇÃO DOS MÓDULOS QUADRO DE IRRIGAÇÃO

MANUTENÇÃO DOS MÓDULOS QUADRO DE IRRIGAÇÃO 5- Manutenção MANUTENÇÃO DOS MÓDULOS Os módulos WallGreen são feitos de plástico injetado com alta resistência e proteção U.V. e não necessitam de nenhuma manutenção específica. Ocasionalmente pode acontecer

Leia mais

Manual Descritivo para Construção do ASBC

Manual Descritivo para Construção do ASBC Manual descritivo para construção do ASBC 1 Felipe Marques Santos Manual Descritivo para Construção do ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) Coordenador: Prof. Dr. Rogério Gomes de Oliveira 2 Manual descritivo

Leia mais

Instrução para instalação & Guia do proprietário

Instrução para instalação & Guia do proprietário Instrução para instalação & Guia do proprietário Obrigado por escolher a ducha Skywater! Leia o manual de instruções antes de iniciar a instalação da ducha. Antes de iniciá-la recomendamos atenção para

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

SÓ PARA USO DOMÉSTICO!

SÓ PARA USO DOMÉSTICO! - Não o utilize num espaço fechado e cheio de vapores que advenham de óleos, dissolventes, produtos anticaruncho, pó inflamável ou outros vapores explosivos ou tóxicos. - Extraia sempre a ficha do aparelho

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Os materiais ideais para a instalação da película Titanium são: uma bombinha sprayer; um rodo de borracha

Leia mais

Sistema Laminar Médio. Ecotelhado

Sistema Laminar Médio. Ecotelhado Sistema Laminar Médio Sistema Laminar Médio Objetivo O Sistema Laminar Médio tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão

Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão Copyright e licença 2007 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais

Refrigerador Frost Free

Refrigerador Frost Free GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador Frost Free Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL C

FÍSICA EXPERIMENTAL C FÍSICA EXPERIMENTAL C EXPERIÊNCIA 1 CARGA ELÉTRICA 1. MATERIAIS Papel toalha. Folha de papel. Folha de papel alumínio. Barra de polipropileno (cor cinza). Barra de acrílico (transparente). Placa de policarbonato.

Leia mais

Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS

Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS Localização no Website Tigre: Obra Predial Esgoto CAIXA MÚLTIPLA ESGOTO Função: A linha Caixa Múltipla Esgoto completa a solução

Leia mais

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa.

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. Distribuição gratuita Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. 1 Este folheto fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou

Leia mais

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 MANUAL DO USUÁRIO CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 M.U. REVISÃO 001 www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO... 3 2) PEÇAS... 3 3) INSTRUÇÕES DE USO... 3 3.1) MONTAGEM... 3 3.1.1) POSICIONAMENTO DO

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina

Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina Manual de Instruções Bebê Conforto - Piccolina (Ref. 8140) Página 1 de 7 Página 2 de 7 Página 3 de 7 Página 4 de 7 Para o uso da cadeira em automóveis ATENÇÃO: Como os fabricantes, modelos e ano de produção

Leia mais

2.0 FAÇA A CONFERÊNCIA DA CAPA DE PROTEÇÃO NO ATO DO RECEBIMENTO

2.0 FAÇA A CONFERÊNCIA DA CAPA DE PROTEÇÃO NO ATO DO RECEBIMENTO 1.0 INTRODUÇÃO Você adquiriu uma capa de proteção para piscina, confeccionada em Laminado de PVC reforçado com tramas de Poliéster. A Sodramar não fabrica o laminado, compramos e o transformamos em Capa

Leia mais

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão Estações do Ano Procedimentos com ArteVerão Faixas de Verão (3º Dia) Leia o livro da turma No Verão. Discuta brevemente as coisas que acontecem no verão. Depois distribua folhas de papel branco para que

Leia mais

Treinamento de Segurança em Andaimes

Treinamento de Segurança em Andaimes 1 Treinamento de Segurança em Andaimes Definiçao de Andaime Andaime Significa qualquer plataforma elevada temporariamente (apoiada ou suspensa) e sua estrutura de apoio (incluindo pontos de ancoragem),

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Mesa de centro com tabuleiro integrado

Mesa de centro com tabuleiro integrado Mesa de centro com tabuleiro integrado Vamos para a mesa Mesa de centro com tabuleiro integrado Esta mesa de centro é genial: ela dispõe de um tabuleiro para que possa mimar as suas vistas com todo o tipo

Leia mais

Sistema Laminar. Ecotelhado

Sistema Laminar. Ecotelhado Sistema Laminar Ecotelhado 2 Especificação O Sistema Modular Laminar Ecotelhado é o conjunto dos seguintes elementos: Membrana Ecotelhado de Proteção Anti-Raízes Membrana Ecotelhado de Retenção de Nutrientes

Leia mais

CHICCO MAX 3S. Grupo I, II e III 9 a 36 kg

CHICCO MAX 3S. Grupo I, II e III 9 a 36 kg CHICCO MAX 3S Grupo I, II e III 9 a 36 kg INSTRUÇÕES DE USO COMPONENTES 1. Apoio para a cabeça 2.Ganchos de bloqueio do cinto de segurança 3. Encosto 4. Assento IMPORTANTÍSSIMO! LEIA COM MUITA ATENÇÃO

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... - 1-2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda Introdução A discadora MED CALL tem diversas aplicações, como emergências médicas, coação em caso de assalto, crianças sozinhas em casa, ou qualquer outra aplicação que necessite de uma discagem automática

Leia mais

Vimos que, conforme as operações que fazem, as máquinas retificadoras podem ser classificadas em planas, cilíndricas universais e center less.

Vimos que, conforme as operações que fazem, as máquinas retificadoras podem ser classificadas em planas, cilíndricas universais e center less. Retificação plana Vimos que, conforme as operações que fazem, as máquinas retificadoras podem ser classificadas em planas, cilíndricas universais e center less. As retificadoras planas retificam peças

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação que acompanha o gabinete do rack para as informações sobre segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE Este manual serve apenas como orientação dos procedimentos para instalar um pneu largo na traseira da moto Vblade 250cc da Sundown e deve ser feito por especialista

Leia mais