UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA/UPE EM 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA/UPE EM 2013"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA UPE EM 2013

2 SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) 2013 UNIDADES UPE DATA ENCONTROS ASSUNTOS OUTROS COMENTÁRIOS GABINETE 18/02/13 CPA REITOR,VICE-REITOR, PRÓ- REITORES E REPRESENTANTES ÓRGÃOS SUPLEMENTARES Propostas da Reitoria Itinerante. Participação da CPA na apresentação do PPA- Plano Plurianual da UPE. FCM 21/02/13 CPA CGA REITOR - VICE-REITOR- DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERINTENDENTE DOS HOSPITAIS FENSG 25/02/13 CPA - CSAs FENSG CSAs 01 a 24/03/13 CSAs 25/03/13 ICB 27/03/13 COORDENAÇÃO DA CPA, ESTATÍSTICO E PROF. TARCÍSIO COORDENAÇÃO DA CPA E PI - PESQUISADOR INSTITUCIONAL DA PROGRAD CPA- DIREÇÃO, COORDENADORES/ICB E PROGRAD Apresentação pelo Reitor do Superintendente dos Hospitais Universitários. Primeira reunião ordinária de 2013 para discutir sobre o calendário de ações Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional Base de Dados Envio do Relatório de Autoavaliação Institucional Base de Dados 2012 para Plataforma do Ministério da Educação (e-mec). Reunião no ICB- Pleno- Encontro Pedagógico Participação da CPA na discussão sobre o modelo de Gestão da Superintendência dos Hospitais e outros assuntos. Reunião com docentes e representantes da CSA da FENSG. Tabulação, análise e redação do Relatório de Autoavaliação Institucional Relatório enviado à PI (Profa. Monica Moreira) para o upload na plataforma. Debate sobre a Importância da Avaliação Institucional e Resultados das Avaliações- SINAES.

3 FOP 02/04/13 ICB 03/04/13 FCM 04/04/13 IESs 05/04/13 CPA-REITORIA ITINERANTE CAMPUS CAMARAGIBE FOP CPA-REITORIA ITINERANTE CAMPUS SANTO AMARO ICB CPA-REITORIA ITINERANTE CAMPUS SANTO AMARO FCM CPAs DE DIVERSAS IESs, PÚBLICAS E PRIVADAS Análise recente avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Análise da mais recente avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Análise da mais recente avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Reunião na UFRPE (CPA) sobre o II Fórum das CPAs. Participação da CPA na Reunião. Participação da CPA na Reunião. Participação da CPA na Reunião. Participação da CPA na Reunião. FENSG 09/04/13 CPA-REITORIA ITINERANTE CAMPUS SANTO AMARO - FENSG Análise da mais recente avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Participação da CPA na Reunião. ESEF 10/04/13 CPA-REITORIA ITINERANTE CAMPUS SANTO AMARO - ESEF Análise da mais recente avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Participação da CPA na Reunião. POLI/FCAP 11/04/13 CPA-REITORIA ITINERANTE CAMPUS BENFICA POLI/FCAP Análise da mais recente avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Participação da CPA na Reunião. IESs 17/04/13 CPAs DE DIVERSAS IESs, PÚBLICAS E PRIVADAS Reunião na UFRPE (CPA) - II Fórum das CPAs. Para dar continuidade a organização do II Fórum das CPAs. PROPEGE 24/04/13 CPA E PROPEGE Apresentação do Relatório Institucional. Convidados para apresentação, Pró-Reitora e Assessores.

4 CPA 29/04/13 MEMBROS DA CPA FOP 02/05/13 IESs 03/05/13 CSAs Hospitais 09/05/13 CPA DIREÇÃO, PROFESSORES E COORDENAÇÃO DA FOP CPAs DE DIVERSAS IESs PÚBLICAS E PRIVADAS CPA CSAs DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DOS HOSPITAIS EAD 13/05/13 CPA E EAD PROGRAD 15/05/13 CPA PROGRAD - COORDENADORES Primeira reunião ordinária da UPE Reunião Executiva FOP Reunião na UFRPE (CPA) sobre o II Fórum das CPAs. Primeira reunião ordinária da CPA com as CSAs dos Hospitais. Reunião para tratar do instrumento avaliativo para os cursos à distância. Reunião I Fórum de Coordenadores da UPE Apreciação do Relatório de Autoavaliação Institucional e elaboração de agenda para reuniões em Apresentação dos resultados da Autoavaliação Institucional da FOP e direcionamentos das atividades da CPA e FOP em 2013 Para dar continuidade a organização do segundo fórum. Sugestões de ferramentas avaliativas e Apresentação dos resultados da Autoavaliação Institucional dos Hospitais. Devido as particularidades do ensino à distância, foram discutidas questões com o Prof. Roberto Torres por indicação do Prof. Renato. Apresentação dos resultados da Autoavaliação das suas Unidades realizadas em 2012 e informações sobre o ENADE PROPLAN 16/05/13 CPA PROPLAN Reunião com o Pró - Reitor de Planejamento, Prof. Béda Tratar de assuntos referentes às despesas para desenvolvimento do sistema de divulgação do instrumento de autoavaliação institucional 2013/UPE.

5 FOP 22/05/13 CPA COORDENAÇÃO DA FOP ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DA FOP Reunião sobre o ENADE Informações sobre o ENADE e entrega do cronograma do ENADE CSAs Hospitais CSAs Ensino POLI- Jr/NCTI 23/05/13 23/05/13 IESs 29/05/13 CSAs 03/06/13 Campus Petrolina CPA CSAs DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS CPA CSAs DAS DIVERSAS UNIDADES DA UPE 24/05/13 CPA POLI-JÚNIOR - NCTI 06/06/13 CPAS DE DIVERSAS IESs, PÚBLICAS E PRIVADAS CPA - CSAs DAS UNIDADES DE ENSINO CPA COORDENAÇÃO, VICE DIREÇÃO E ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO DO CAMPUS Segunda reunião ordinária da CPA com as CSAs dos Hospitais. Primeira reunião ordinária da CPA com as CSAs de Ensino. Reunião da CPA com a POLI-Junior e NCTI para tratar da autoavaliação on-line da UPE. Reunião na UPE (Sala dos Conselhos) sobre o II Fórum das CPAs. Reunião da CPA com as CSAs Reunião sobre o ENADE Estudar o novo instrumento avaliativo de 2013 e divulgar decisões sobre a atualização da portaria nº 36/2012 Apresentação dos resultados da Auto-avaliação 2013, base de dados Explanação sobre o instrumento de avaliação aplicado no campus Mata Norte. Espaço para o evento, real participação das IESs, novo layout, construção do folder e resposta dos participantes. Substituições de Portaria, contribuições para ajustar instrumento de autoavaliação 2013, atualização da nossa FAN PAGE no site da UPE. Informações e divulgação sobre o ENADE e entrega do cronograma Campus Petrolina 07/06/13 CPA COLEGIADO DE ENFERMAGEM CAMPUS IV Semana de Enfermagem da UPE Campus Petrolina Participação na mesa redonda com o tema Formação profissional em Saúde: Competência e Compromisso com a vida

6 CSAs 10/06/13 MEMBROS DA CPA E CSAs ESEF 10/06/13 FOP 12/06/13 CSAs Hospitais 13/06/13 FENSG 13/06/13 CPA COORDENAÇÃO, VICE DIREÇÃO E ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESEF CPA DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DA FOP CPA CSAs DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS CPA COORDENAÇÃO, VICE DIREÇÃO E ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FENSG Reunião ordinária da CPA e CSAs da UPE Reunião sobre o ENADE Reunião do Pleno da FOP Terceira reunião ordinária da CPA com as CSAs dos Hospitais. Reunião sobre o ENADE NEAD 18/06/13 CPA - NEAD Reunião técnica com o NEAD PROGRAD 19/06/13 CPA COORDENADORES E PRÓ- REITORAS Reunião do II Fórum dos Coordenadores da UPE Construção coletiva do instrumento para a autoavaliação 2013 de docentes, discentes, técnicos administrativos e egressos. Informações e divulgação sobre o ENADE e entrega do cronograma do ENADE Apresentação dos resultados do Relatório de Autoavaliação institucional da FOP 2013, base de dados Apresentação de gráficos comparativos solicitados na reunião anterior, apresentação do decreto federal dos hospitais nº de 27 de Janeiro de 2010 e informações atualizadas sobre a portaria nº 36/2012. Informações sobre o ENADE e entrega do cronograma Apresentação das ferramentas preliminares que compõem os eixos do instrumento de autoavaliação à distancia. Apresentação do seminário realizado em Brasília sobre o ENADE. Campus Garanhuns 20/06/13 CPA PROFESSORES E COORDENADORES DO CAMPUS GARANHUNS Reunião com os professores e Coordenadores do Campus Garanhuns. Apresentação dos resultados do Relatório de Autoavaliação institucional do Campus Garanhuns 2013, base de dados 2012.

7 Campus Garanhuns CSAs Hospitais CSAs Hospitais 21/06/13 27/06/13 04/07/13 CPA ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA CPA CSAs DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS CPA CSAs DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS - HUOC PDI 05/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI PROGRAD 08/07/13 PROGRAD 09/07/13 PROGRAD 10/07/13 PDI 11/07/13 CPA COMISSÃO DA ELABORAÇÃO DO PDI CPA - COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI CPA - COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI CPA - COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Reunião sobre o ENADE e resultados do Relatório de Autoavaliação institucional do Campus Garanhuns 2013, base de dados 2012 dos discentes. Reunião extraordinária da CPA com as CSAs dos Hospitais. Reunião HUOC com a CPA e Direção HUOC. Incorporação de sugestões das reuniões no PDI. Discussão das dimensões relacionadas a administração da UPE. Discussão das dimensões relacionadas a administração da UPE. Discussão das dimensões relacionadas a administração da UPE. Síntese de sugestões. Informações sobre o ENADE e entrega do cronograma Edição do instrumento avaliativo 2013 e citações de pontos específicos de cada hospital universitário. Discussão do instrumento avaliativo Base Críticas, sugestões, deleções e inclusões foram adicionadas ao documento. Ciclo de reuniões para discussão, críticas, sugestões, deleções e inclusões adicionadas ao documento por comissão indicada pelo próreitor administrativo. Ciclo de reuniões para discussão, críticas, sugestões, deleções e inclusões adicionadas ao documento por comissão indicada pelo próreitor administrativo. Ciclo de reuniões para discussão, críticas, sugestões, deleções e inclusões adicionadas ao documento por comissão indicada pelo próreitor administrativo.

8 PDI 12/07/13 CPA - COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 15/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 17/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 18/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 19/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 22/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 23/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 24/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 25/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões. PDI 26/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Síntese de sugestões.

9 GABINETE 29/07/13 REITOR, VICE-REITOR, PRÓ-REITORES E COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Apresentação preliminar do PDI na sistemática. PDI 30/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Inclusão de Informação. PDI 31/07/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Inclusão de Informação. ICB 02/08/13 ICB 07/08/13 Campus Mata Norte FCAP II FÓRUM CPAs FCAP FENSG 08/08/13 PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ICB PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ICB ENCONTRO PEDAGÓGICO MATA NORTE 09/08/13 REUNIÃO CPA FCAP 15/08/13 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO SEGUNDO FÓRUM DAS CPAS 16/08/13 ENCONTRO PEDAGÓGICO FCAP 19/08/13 CPA DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, PROFESSORES E ALUNOS DA FENSG Reunião para discussão de mudanças na disciplina. Reunião para discussão de mudanças nas disciplinas. Apresentação da CPA para direção, coordenação, professores e alunos do Campus Mata Norte. Reunião para divulgação de resultados. Reunião para organização do evento. Apresentação da CPA para direção, coordenação, professores e alunos da FCAP. Aula Inaugural do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Foram geradas críticas, sugestões, deleções e inclusões. Inclusão das informações geradas na reunião anterior. Inclusão das informações geradas na reunião anterior. Foram revistos a ementa e planos da disciplina para concordarem com a nova matriz curricular do curso de ciências biológicas. Foram revistos a ementa e planos das disciplinas para estarem adequados com a nova matriz curricular do curso de Ciências Biológicas. Apresentação do sistema de autoavaliação online e preparação para ENADE Discussão dos resultados da autoavaliação 2012, sistema de autoavaliação online 2013 e a importância do ENADE. Discussão de pontos diversos relacionados à realização do Segundo Fórum das CPAS. Palestra no encontro pedagógico da FCAP. Participação da CPA no evento.

10 FCM 26/08/13 CSAs 02/09/13 ICB 10/09/13 PROPEGE 13/09/13 PROGRAD 16/09/13 CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, PROFESSORES E ALUNOS DA FCM CPA - CSAs DAS UNIDADES DE ENSINO CPA DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI E REPRESENTANTES DA PROPEGE COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI E REPRESENTANTES DA PROGRAD CPA 17/09/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA CPA 18/09/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA CPA 19/09/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA CPA 20/09/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA ADUPE 23/09/13 CPA E ADUPE Estudo de Saúde Coletiva: Território Sanitário. Reunião ordinária da CPA com as CSAs. Reunião Extraordinária do NDE do ICB. Discussão de tópicos do PDI. Discussão de tópicos na PROGRAD. Seminários Regionais Sobre Autoavaliação Institucional e as Comissões Próprias de Avaliação em Brasília/DF. Seminários Regionais Sobre Autoavaliação Institucional e as Comissões Próprias de Avaliação em Brasília/DF. II Encontro de CPAs em São Paulo/SP. II Encontro de CPAs em São Paulo/SP. Reunião para discussão do PDI com ADUPE Discussões diversas relacionadas ao curso de Saúde Coletiva. Acompanhamento da autoavaliação online e discussões sobre estratégias para aumento do número de respostas. Participação da CPA na reunião. Discussão de pontos relativos a pós graduação na PROPEGE. Discussão de pontos relativos a graduação. Participação de membros da CPA nos seminários regionais sobre autoavaliação institucional. Participação de membros da CPA nos seminários regionais sobre autoavaliação institucional. Participação de membros da CPA nos seminários regionais sobre autoavaliação institucional. Participação de membros da CPA nos seminários regionais sobre autoavaliação institucional. Apreciação e discussão coletiva do documento onde foram geradas críticas, sugestões, deleções e inclusões enviadas pela ADUPE.

11 PROADMI 24/09/13 CPA E PROADMI Reunião para discussão do PDI PROEC 30/09/13 CPA E PROEC Reunião para discussão do PDI Petrolina 02/10/13 Petrolina 03/10/13 Garanhuns 07/10/13 CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DO CAMPUS CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DO CAMPUS CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DO CAMPUS GARANHUNS CPA 07/10/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA CPA 08/10/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA Caruaru 09/10/13 CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DO CAMPUS CARUARU Visita ao campus Petrolina. Estímulo a autoavaliação Institucional online. Visita ao campus Petrolina. Estímulo a autoavaliação Institucional online. Visita ao campus Garanhuns. Estímulo a autoavaliação Institucional online. Participação de membros da CPA no III Congresso Internacional de Avaliação e VII Congresso Internacional de Educação em Gramado/RS Participação de membros da CPA no III Congresso Internacional de Avaliação e VII Congresso Internacional de Educação em Gramado/RS Visita ao campus Caruaru. Estímulo a autoavaliação Institucional online. Apreciação e discussão coletiva do documento onde foram geradas críticas, sugestões, deleções e inclusões na PROADMI. Apreciação e discussão coletiva do documento onde foram geradas críticas, sugestões,deleções e inclusões recebidas da PROEC. Participação em palestras, cursos e minicursos sobre avaliação. Participação em palestras, cursos e minicursos sobre avaliação.

12 CPA 09/10/13 VIAGEM DE MEMBROS DA CPA Campus Nazaré da Mata II FÓRUM CPAs 10/10/13 CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DO CAMPUS NAZARÉ DA MATA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO SEGUNDO FÓRUM DAS CPAs Participação de membros da CPA no III Congresso de Avaliação e VII Congresso de Educação em Gramado/RS. Visita ao campus Nazaré da Mata. Estímulo a autoavaliação Institucional online. Reunião para organização do evento. Participação em palestras, cursos e minicursos sobre avaliação. 11/10/13 Discussão de pontos diversos relacionados à realização do Segundo Fórum das CPAs Apreciação e discussão coletiva do documento PROEC 14/10/13 CPA E PROEC Reunião para discussão do PDI. onde foram geradas críticas, sugestões, deleções e inclusões com a PROEC. II FÓRUM REPRESENTANTES DAS DIVERSAS Segundo fórum das CPAs de EVENTO Com participação de Docentes da 07/11/13 CPAs CPAs DAS IESs Pernambuco. UPE. II FÓRUM REPRESENTANTES DAS DIVERSAS Segundo fórum das CPAs de EVENTO Com participação de Docentes da 08/11/13 CPAs CPAs DAS IESs Pernambuco. UPE. Participação na mesa redonda com o tema: Campus REPRESENTANTES DAS DIVERSAS Palestra e mesa redonda no XIII 16/11/13 "Universidades Estaduais: Autonomia, Mata Norte UNIDADES DA UPE CONEUPE (Nazaré da Mata). Financiamento, Pesquisa e Extensão". FCAP 19/11/13 CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, Visita a FCAP para estímulo a DOCENTES E DISCENTES DA FCAP autoavaliação Institucional online. CPA DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E Reunião Ordinária do NDE do Curso ICB 20/11/13 DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS de Bacharelado em Ciências Participação da CPA. BIOLÓGICAS Biológicas do ICB. 23/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. 24/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. 25/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento.

13 POLI 25/11/13 POLI 26/11/13 CPA 05/12/13 CPA 06/12/13 CPA 07/12/13 CSAs 09/12/13 CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DA POLI Visita a POLI para estímulo a autoavaliação Institucional online. 26/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. CPA - DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, DOCENTES E DISCENTES DA POLI Visita a POLI para estímulo a autoavaliação Institucional online. 27/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. 28/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. 29/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. 30/11/13 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PDI Formatação final do PDI. Ajustes finais do documento. VIAGEM DE MEMBROS DA CPA (SALVADOR) VIAGEM DE MEMBROS DA CPA (SALVADOR) VIAGEM DE MEMBROS DA CPA (SALVADOR) MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO E COMISSÕES Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) 2013, Região Nordeste. Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) 2013, Região Nordeste. Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) 2013, Região Nordeste. Última reunião ordinária de 2013 da CSAs para discussão dos Participação de membros da CPA em Treinamento sobre avaliação institucional do INEP. Participação de membros da CPA em Treinamento sobre avaliação institucional do INEP. Participação de membros da CPA em Treinamento sobre avaliação institucional do INEP. Discussões diversas relacionadas à interpretação, análise e comentários sobre os

14 SETORIAIS resultados da autoavaliação dados da autoavaliação. ICB 11/12/13 REUNIÃO CGA DO ICB Última reunião de 2013 do CGA do curso de Ciências Biológicas. Participação da CPA. ICB 17/12/13 REUNIÃO PLENO Última reunião de 2013 do Pleno do curso de Ciências Biológicas. Participação da CPA. CPA 26/12/13 MEMBROS DA CSAs Reunião para finalização de Elaboração e acompanhamento de pendências do ano de documentos da CPA.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO RECIFE 18 de Fevereiro de 2 APRESENTAÇÃO O presente documento trata da elaboração do plano de ação da CPA/UPE que norteará as orientações

Leia mais

Calendário da Graduação para o ano letivo de 2014

Calendário da Graduação para o ano letivo de 2014 Recife, 03 de dezembro de 2013. MEMO Circular PROGRAD13/2013 Para: Todas as Unidades de Ensino da UPE Assunto: Calendário da Graduação 2014 O CEPE da UPE aprovou no último dia 28 de novembro o Calendário

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL DE APOIO DE MOBILIDADE À ESPORTE 2011 PROEC A Universidade

Leia mais

Universidade de Pernambuco ERRATA DO EDITAL DE MOBILIDADE

Universidade de Pernambuco ERRATA DO EDITAL DE MOBILIDADE Universidade de Pernambuco ERRATA DO EDITAL DE MOBILIDADE 2017.2 A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), através da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), divulga abaixo errata referente ao processo

Leia mais

1. CALENDÁRIO DE EVENTOS

1. CALENDÁRIO DE EVENTOS CRONOGRAMA DE MATRÍCULA E REMANEJAMENTOS (CHAMADAS) PARA ALUNOS INGRESSANTES 2019 (CLASSIFICADOS NO PROCESSO DE INGRESSO 2019: SISU SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA) A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL DE APOIO DE MOBILIDADE À EXTENSÃO 2011 PROEC A Universidade

Leia mais

Encaminhamos, em anexo, a proposta do Calendário da Graduação para o ano letivo de Nessa perspectiva, levamos em consideração que:

Encaminhamos, em anexo, a proposta do Calendário da Graduação para o ano letivo de Nessa perspectiva, levamos em consideração que: Recife, 07 de outubro de 2015. Da: Coordenadora de Assuntos Estudantis - CAE Profª Adelina Maria Salles Bizarro Ao: Pró-Reitor de Graduação e Presidente da Câmara de Graduação do CEPE Prof. Luiz Alberto

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional

Secretaria de Avaliação Institucional Secretaria de Avaliação Institucional A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) é um órgão da Administração Central, com status de Pró-Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor. A Comissão

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE PARANAENSE

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE PARANAENSE PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CASCAVEL CICLO AVALIATIVO 2015/2017 FEVEREIRO 2015 UNIPAR Campus Sede: Praça Mascarenhas de Moraes, 4282 Caixa

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE ESPORTE E ESPORTE LAZER 2012

Leia mais

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO UPE

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO UPE SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO UPE - 2017 Cronograma Campus Petrolina 04/ABR TARDE 14h - 18h Campus Salgueiro 05/ABR TARDE 14h - 18h Campus Serra Talhada 06/ABR TARDE 14h - 18h Campus Arcoverde 07/ABR TARDE 14h

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Maria Pepita Vasconcelos

A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Maria Pepita Vasconcelos A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN Apresentada na UFPE Novembro 2011 Maria Pepita Vasconcelos Período PAIUB 1994-2004 Constituição da Comissão Executiva de Avaliação Institucional Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO 2011 PROEC A Universidade

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

Cronograma de desenvolvimento das atividades

Cronograma de desenvolvimento das atividades Cronograma de desenvolvimento das atividades Tempo Necessário Etapa Base legal Planejamento Ação 1º semestre de 2018 Verificação da Composição dos Membros e atualização no site Pesquisa "Vestibulando:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE PARANAENSE

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE PARANAENSE PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE UMUARAMA CICLO AVALIATIVO 2013/2015 FEVEREIRO 2013 UNIPAR Campus Sede: Praça Mascarenhas de Moraes, 4282 Caixa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL APOIO DE MOBILIDADE À CULTURA 2011 PROEC A Universidade

Leia mais

VESTIBULAR 2006 ESCORE MÉDIO E DESVIO PADRÃO PROVA ESCORE MÉDIO DESVIO PADRÃO

VESTIBULAR 2006 ESCORE MÉDIO E DESVIO PADRÃO PROVA ESCORE MÉDIO DESVIO PADRÃO NAZARÉ DA MATA - FFPNM CURSO: CIENCIAS BIOLOGICAS - LICENCIATURA QUIMICA I 25,41 9,723935 FISICA I 27,47 9,186445 LINGUA ESTRANGEIRA 49,61 17,320782 MATEMATICA I 30,41 10,447974 HISTORIA 36,35 11,996375

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2016

SEMINÁRIO ENADE 2016 SEMINÁRIO ENADE 2016 Universidade Federal da Bahia (UFBA) Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) Núcleo de Estatística e Documentação (NED) Comissão Própria de Avaliação (CPA) APRESENTAÇÃO SOBRE

Leia mais

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Legislação Constituição Federal 88 LDB Lei 9.394 / 96 PNE 2001e PNE 2011 Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL)

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) RICARDO SILVA CARDOSO PRESIDENTE LOREINE HERMIDA

Leia mais

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 São Paulo 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA Prof. Francisco José Bastos Presidente da Comissão Lérida Malagueta Representante

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral A experiência da autoavaliação institucional na UFRN: 1994-2004 Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/2018 - CAS Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo. O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017 CPC e IGC 2016 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF Novembro 2017 Enfoques da apresentação Processo Avaliativo da Educação Superior realizado pelo Inep no âmbito do Sinaes Síntese

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI ANO LETIVO DE 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI ANO LETIVO DE 2009 UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É preciso avaliar para mudar RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ANO LETIVO DE 2009 PERÍODO FEVEREIRO

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO 2011

EDITAL DE BOLSAS DE PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO 2011 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFAUPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE - NAE EDITAL DE BOLSAS DE

Leia mais

II MOSTRA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA UPE CAMPUS MATA NORTE

II MOSTRA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA UPE CAMPUS MATA NORTE II MOSTRA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA UPE CAMPUS MATA NORTE A divulgação científica contribui tanto para o perfil profissional quanto para o diálogo entre sociedade e comunidade científica. A segunda

Leia mais

D S T Q Q S S

D S T Q Q S S JANEIRO DATAS ATIVIDADES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Dia da Confraternização Universal. 04 Matrícula dos classificados COTISTAS (1ª e 2ª entradas)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 181/2017-CONSEPE, de 14 de novembro de 2017. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ Reitora: Ana Flávia Pereira da Fonseca Pró-Reitoria Acadêmica: Mariana Brito Pró-Reitoria Administrativa-Financeira: Alzira Matos Coordenador de Avaliação Institucional:

Leia mais

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI PDI Plano de Desenvolvimento Institucional 2005-2009 6 AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI 6. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Coordenação: Maria Helena Krüger Diretora de Desenvolvimento

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA/UFF

Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA/UFF Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA/UFF Sumário O que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES? Quem conduz os processos de avaliação, externa e interna, na UFF? Para que

Leia mais

I Congresso de Auto- Avaliação Institucional da FURG. 6 e 7 de junho de 2006

I Congresso de Auto- Avaliação Institucional da FURG. 6 e 7 de junho de 2006 I Congresso de Auto- Avaliação Institucional da FURG 6 e 7 de junho de 2006 Histórico 1991 CONSUN: Resolução 003/92 de 13/01/92 - Projeto de Avaliação Institucional primeira etapa avaliação geral da Universidade,

Leia mais

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES/ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da

Leia mais

COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO

COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO DISCENTE DIEGO AMARAL DE OLIVEIRA REPRESENTANTE DO CORPO

Leia mais

Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA

Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Coord. Profa. Gisele Abrahim Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA Volume 1, edição 1 Belém, 17 de dezembro de 2013. Nesta edição: Ações em 2011 2 Ações

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos

Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos ENADE 2016 Área de saúde Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos SEAVI/SGC/UDO/PROGRAD ENADE Início Portaria Nº 107 de 22 de julho de 2004 Art. 3º - O ENADE avaliará

Leia mais

PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TRIÊNIO

PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TRIÊNIO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TRIÊNIO 2019-2021 O processo de Avaliação Institucional que ocorre sistematicamente desde 2001 e a partir de 2004 está sob a responsabilidade da Comissão Própria

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013. RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013. ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 040- CONSELHO SUPERIOR QUE ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO E ADEQUAÇÃO CURRICULAR DOS PLANOS DOS CURSOS

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

Universidade de Pernambuco ERRATA DO EDITAL DE MOBILIDADE

Universidade de Pernambuco ERRATA DO EDITAL DE MOBILIDADE Universidade de Pernambuco ERRATA DO EDITAL DE MOBILIDADE 2018.1 A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), através da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), divulga abaixo errata referente ao processo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CPA

REGIMENTO INTERNO CPA REGIMENTO INTERNO CPA REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA ESTÁCIO /FIB CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regimento, disciplina a organização e o funcionamento

Leia mais

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos 2017 CPA o que é Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo avaliativo de 3 anos ao final do qual

Leia mais

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ Reitora: Ana Flávia Pereira da Fonseca Pró-Reitoria Acadêmica: Mariana Brito Pró-Reitoria Administrativa-Financeira: Alzira Matos Coordenador de Avaliação Institucional:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS PORTARIA PROGRAD Nº 35, de 28 de agosto de 2017 Aprova as orientações para os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC),

Leia mais

FACULDADE SANTA MARIA DA GLÓRIA - SMG REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

FACULDADE SANTA MARIA DA GLÓRIA - SMG REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE SANTA MARIA DA GLÓRIA - SMG REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Maringá 01/2017 1 REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA CAPÍTULO I Da Comissão Própria de Avaliação CPA Concepção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFA/ UPE NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE NAE

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFA/ UPE NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE NAE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PFA/ UPE NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE NAE EDITAL DE BOLSAS DE PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO 2014

Leia mais

Eixo 3: Políticas Acadêmicas Dimensão 2: Políticas para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Ensino de Graduação Quadro-Resumo da Autoavaliação

Eixo 3: Políticas Acadêmicas Dimensão 2: Políticas para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Ensino de Graduação Quadro-Resumo da Autoavaliação As respostas não podem ser editadas Eixo 3: Políticas Acadêmicas Dimensão 2: Políticas para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Ensino de Graduação Quadro-Resumo da Autoavaliação Os itens listados

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CPA /2019

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CPA /2019 OBJETIVO GERAL Coordenar o processo de avaliação institucional da Unifesspa, de forma participativa visando melhorias do ensino pesquisa e extensão. AVALIAÇÃ INTERNA AVALIAÇÃO EXTERNA OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regimento disciplina a organização, as atribuições e

Leia mais

PLANO DE TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA- 2018

PLANO DE TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA- 2018 Faculdades Unidas do Vale do Araguaia Rua Moreira Cabral, 1.000 Setor Mariano CEP: 78.600-00 Barra do Garças MT Tel. (66) 3401-1602 www.univar.edu.br PLANO DE TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA-

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA - UNAÍ/MG TÍTULO I Regimento da Comissão Própria de Avaliação CPA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, SUAS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM DIRETORIA DE ENSINO - PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS ENADE O ENADE (Exame

Leia mais

PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO DA UFSJ 2016/2018

PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO DA UFSJ 2016/2018 PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO DA UFSJ 2016/2018 UFSJ Agosto de 2016 Comissão Própria de Avaliação Portaria N 563, de 27 de julho de 2016 Presidente Afonso de Alencastro Graça Filho Docentes Douglas Marcos

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2018

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2018 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2018 Americana SP Março de 2019 Comissão Própria de Avaliação Coordenação: Prof. Dr. Marco Roberto Pires Representantes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 04/2017 Estabelece as normas que disciplinam a organização, o funcionamento e as atribuições

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Renata Archanjo CPA - UFRN

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Renata Archanjo CPA - UFRN EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN Forum das CPAs na UFRPE Renata Archanjo CPA - UFRN A Educação Superior é um direito humano e um bem público social. Em um mundo

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ASCES

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ASCES REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ASCES Caruaru 2015 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina a organização, as competências, a composição

Leia mais

Art. 2º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho Universitário - CONSUN, Sala de Sessões, em 29 de setembro de 2009.

Art. 2º. Revogam-se as disposições em contrário. Conselho Universitário - CONSUN, Sala de Sessões, em 29 de setembro de 2009. RESOLUÇÃO CONSUN nº 030/2009 Ementa: Referenda Portaria do Reitor que regulamenta o funcionamento da Procuradoria Jurídica e dá outras providências. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso

Leia mais

Avaliação I nstitucional M odelo de Avaliação Ănima Educação

Avaliação I nstitucional M odelo de Avaliação Ănima Educação Avaliação I nstitucional Modelo de Avaliação Ănima Educação Apresentação A auto avaliação constitui um processo por meio do qual um curso ou instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Comissão Própria de Avaliação. Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software For evaluation only.

PLANO DE AÇÃO. Comissão Própria de Avaliação. Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software   For evaluation only. PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação Abril/2009 1 APRESENTAÇÃO O Plano de Ação ora apresentado planeja o processo da Auto-Avaliação Institucional, que vem se consolidando na, de forma contínua e

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ Reitora: Ana Flávia Pereira da Fonseca Pró-Reitoria Acadêmica: Mariana Brito Pró-Reitoria Administrativa-Financeira: Alzira Matos Coordenador de Avaliação Institucional:

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI Reunião com o Fórum dos NAUs

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI Reunião com o Fórum dos NAUs RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI 2018 Reunião com o Fórum dos NAUs LEGISLAÇÃO Sobre Autoavaliação e RAAI: Lei do SINAES n. 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ROTEIRO

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 MARÇO/2018 Apresentação do Reitor É com satisfação que apresentamos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da Universidade de Pernambuco,

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GRUPO DE TRABALHO PRODOCÊNCIA I CONFERÊNCIA DE GRADUAÇÃO DA UPE TEMA: A GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GRUPO DE TRABALHO PRODOCÊNCIA I CONFERÊNCIA DE GRADUAÇÃO DA UPE TEMA: A GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GRUPO DE TRABALHO PRODOCÊNCIA I CONFERÊNCIA DE GRADUAÇÃO DA UPE TEMA: A GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DOCUMENTO BASE A Universidade de Pernambuco UPE, por meio

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DISPOSIÇÕES GERAIS I. NATUREZA, FINALIDADES E PRINCÍPIOS Art.1 O processo de avaliação interna ou autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR PDI Plano de Desenvolvimento Institucional Hora de Planejar Universidade Estadual do Paraná UNESPAR 2018-2022 1 MISSÃO DA UNESPAR (PDI 2012 2016) A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas)

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas) REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas) TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1 - A Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 DEZEMBRO/2018 Apresentação do Reitor É com satisfação que apresentamos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da Universidade de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 DE 01 DE AGOSTO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 043 DE 01 DE AGOSTO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590,

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Critérios internos para submissão de Propostas referentes ao Edital Capes 06/2018 - Residência Pedagógica Considerando os objetivos do

Leia mais

Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC

Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC PALMAS) Palmas, 30 de Janeiro de 2018 SUMÁRIO 1 DADOS DA

Leia mais

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13)

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13) PORTARIA GR N o 150/2010 Regulamento Interno da Comissão Própria de Avaliação CPA O Reitor da Universidade Católica de Santos, no uso de suas atribuições legais, estatutárias, e na qualidade de Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO NAUODONTO Janeiro a Dezembro de 2015 Professores do NAUODONTO: Ramona Fernanda

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/NAI ANO 2016 ATIVIDADES

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA GRUPO UNIDOM REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Salvador - BA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) Altera o regulamento aprovado em 23 de abril de 2012 e o aprovado em

Leia mais