GUERRA FRIA. Prof. Esp. Leidyanne de Moura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUERRA FRIA. Prof. Esp. Leidyanne de Moura"

Transcrição

1 GUERRA FRIA Prof. Esp. Leidyanne de Moura

2 A GUERRA FRIA O QUE FOI? DISPUTA IDEOLÓGICA, POLÍTICA, MILITAR E ECONÔMICA ENTRE EUA E URSS. MARCO TEMPORAL: FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1945): FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA (1991)

3

4 EMBORA TENHAM OCORRIDO CONFLITOS ARMADOS DURANTE A GUERRA FRIA, OS DOIS PRINCIPAIS OPONENTES (EUA E UNIÃO SOVIÉTICA) NÃO SE COMBATERAM DIRETAMENTE, POIS O USO DE ARMAS NUCLEARES PODERIA CAUSAR DESTRUIÇÃO EXCESSIVA EM ESCALA GLOBAL.

5 EUA: DEFESA DO CAPITALISMO VIVA O CAPITALISMO! NÓS SOMOS O MUNDO LIVRE! DEFENDEMOS A LIBERDADE INDIVIDUAL E A DEMOCRACIA. NA NOSSA SOCIEDADE AS PESSOAS NÃO SÃO PRESAS POR DISCORDAR DO GOVERNO NEM O ESTADO É DONO DE TODAS AS EMPRESAS. AS PESSOAS TEM CHANCES IGUAIS DE ALCANÇAR O SUCESSO E A FORTUNA. A COMPETIÇÃO ECONÔMICA ESTIMULA O PROGRESSO, E OS QUE SE ESFORÇAM SÃO PREMIADOS COM A RIQUEZA. REJEITAMOS A IGUALDADE SOCIAL PORQUE ELA É IMPOSSÍVEL. A IGUALDADE SOCIAL EMPERRA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. O SOCIALISMO NÃO FUNCIONA, É CONTRÁRIO A NATUREZA HUMANA COMPETITIVA. VOCÊS VÃO FRACASSAR!

6 URSS: DEFESA DO SOCIALISMO VIVA O SOCIALISMO! O QUE VOCÊS CHAMAM DE DEMOCRACIA É NA VERDADE A LIBERDADE DA BURGUESIA ATIRAR O POVO NA MISÉRIA. AS ELEIÇÕES E OS MEIO DE COMUNICAÇÃO SÃO DOMINADOS PELAS GRANDES EMPRESAS. NEM NOS PAÍSES CAPITALISTAS MAIS RICOS, A POBREZA FOI ELIMINADA. O PROLETARIADO TRABALHA DESDE CRIANÇA E PASSA FOME, ENQUANTO A BURGUESIA VIVE NO LUXO E NO DESPERDÍCIO. VOCÊS SÃO IMPERIALISTAS E EXPLORAM OS PAÍSES MAIS POBRES. MAS O CAPITALISMO NÃO EVITA AS CRISES.O SOCIALISMO ACABOU COM A POBREZA E A DESIGUALDADE SOCIAL. A UNIÃO DOS TRABALHADORES DO MUNDO INTEIRO VAI DESTRUIR O CAPITALISMO E CONSTRUIR O SOCIALISMO.

7 DISPUTAS IDEOLÓGICAS EUA : CAPITALISMO; ECONOMIA DE MERCADO; DEMOCRACIA; PROPRIEDADE PRIVADA. URSS: SOCIALISMO; ECONOMIA PLANIFICADA; PARTIDO ÚNICO (COMUNISMO); IGUALDADE SOCIAL

8 BIPOLARIZAÇÃO DO MUNDO CAPITALISMO EUA X SOCIALISMO URSS

9 PLANO MARSHALL Criado pelos Estados Unidos em Tinha como objetivo barrar o avanço do Socialismo na Europa. Consistia no empréstimo de bilhões de dólares para a reconstrução da Europa.

10 PLANO COLOMBO Criado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de reestruturar a economia dos países asiáticos. O principal beneficiado por essa ajuda econômica foi o Japão, país devastado pela Segunda Guerra.

11 ALIANÇAS MILITARES OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Liderada pelos Estados Unidos, contou com a participação de outros países capitalistas (Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Holanda e Espanha). Seu principal objetivo era construir e manter bases militares na Europa para impedir o avanço dos soviéticos. Pacto de Varsóvia: Liderado pela União Soviética. Aliança militar formada pelos países socialistas do Leste Europeu.

12 CORRIDA ARMAMENTISTA INVESTIMENTO PESADO EM EXÉRCITOS E TECNOLOGIA BÉLICA (ARMAS DE GUERRA) EM SEUS PRÓPRIOS TERRITÓRIOS OU DE SEUS ALIADOS. AS DUAS POTÊNCIAS DESENVOLVERAM ARMAS DE DESTRUIÇÃO CADA VEZ MAIS POTENTES, VISANDO PROTEGER-SE DE UM POSSÍVEL ATAQUE DO OUTRO PAÍS.

13

14 PRINCIPAIS CONFLITOS DA GUERRA FRIA Guerra da Coreia (1950 a 1953): Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos e União Soviética. Sangrentos conflitos ocorreram, causando a morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas. O conflito causou apreensão no mundo todo, pois houve um risco iminente de uma guerra nuclear.

15 Revolução Cubana (1959): Fidel Castro e Ernesto Che Guevara lideraram uma vitoriosa revolta popular em Cuba, que se encontrava sob uma ditadura aliada dos Estados Unidos. Com a Revolução, o país se aproximou da União Soviética e se tornou socialista. Guerra do Vietnã (1955): É considerado o mais duradouro e um dos maiores conflitos da história do século XX. Com o fim da Segunda Guerra, o Vietnã buscou sua independência. A porção sul se tornou capitalista e a porção norte aderiu o socialismo. Até 1965, os Estados Unidos se limitaram a oferecer ajuda sem envolvimento direto, mas após ter navios

16 americanos bombardeados pelos comunistas, os Estados Unidos entraram definitivamente na guerra. O país perde inúmeras batalhas para os soldados comunistas. O conhecimento de guerra pelos vietcongues, a inexperiência dos soldados americanos e a pressão da opinião pública, faz os Estados Unidos saírem da guerra em Após a derrota das forças do sul em 1975, o Vietnã se unifica, transformando-se em uma república socialista alinhada a China e a URSS.

17 Crise dos Mísseis (1962): Refere-se aos treze dias de impasse entre Estados Unidos e União Soviética, devido a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha de Cuba. O líder soviético, aproveitou-se da influência que exercia no governo cubano e da relação hostil com os Estados Unidos e instalou mísseis na ilha direcionados ao território estadunidense (cerca de 140km). Após alguns dias de negociação, o líder soviético dispôsse a retirar os mísseis de Cuba em troca da promessa dos Estados Unidos de não invadirem a ilha..

18 Outros conflitos... Movimento popular por busca de democracia na Hungria em Revolta popular na Tchecoslováquia em Invasão da União Soviética ao Afeganistão em Revolução do Irã em 1979.

19 CORRIDA ESPACIAL Uma das grandes marcas da Guerra Fria, a denominada Corrida Espacial ocorreu na segunda metade do século XX e foi uma disputa travada entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos, as duas superpotências da época, que visavam a supremacia na exploração e tecnologia espacial e envolveu esforços no lançamento de satélites artificiais, viagens tripuladas à Lua e voo espacial humano suborbital e orbital em torno do Planeta Terra.

20

21 O lançamento do satélite soviético Sputnik I, em 04 de outubro de 1957, marcou o início da Corrida Espacial; Em novembro de 1957, a URSS enviaram ao espaço a cadela Laika como tripulante da nave Sputnik II. Laika foi o primeiro ser vivo a viajar pelo espaço; Yuri Gagarin, também soviético, foi o primeiro homem a efetivamente viajar no espaço, transportado pela nave Vostok I, em um voo orbital no dia 12 de abril de Logo após o satélite Sputnik I, os estadunidenses enviaram o satélite Explorer I, em 31 de janeiro de 1958.

22

23 Os dois países rivalizavam-se pela supremacia tecnológica e os Estados Unidos investiram em um programa que resultou no Projeto Apollo, com o objetivo de levar homens à Lua. No Natal de 1968, foi realizada a primeira viagem em torno da Lua, com os tripulantes da Apollo 8. No ano seguinte, a expedição Apollo 11 pousou a primeira nave na Lua, com Neil Armstrong e Edwin Aldrin sendo os primeiros homens a caminhar sobre o solo do satélite natural do planeta Terra.

24

25

26 A GUERRA FRIA E OS PROBLEMAS NA ÁFRICA Colonização do continente africano pelas potências europeias desde o século XVIII. Alteração radical do modo de vida das tribos (exploração). Enfraquecimento das potências europeias pós Primeira e Segunda Guerra Mundial. Conflitos durante a Guerra Fria com o objetivo de independência dos países, influenciados pelos Estados Unidos e União Soviética (fornecimento de armas e dinheiro).

27 PRINCIPAIS GUERRAS CIVIS AFRICANAS Guerra da República Democrática do Congo (década de 1960): independência da Bélgica. Guerra da Argélia (década de 1960): independência da França. Guerra da Somália (década de 1960): independência da Inglaterra. Angola e Moçambique (1975): independência de Portugal. Guerra da Namíbia (década de 1960): independência da África do Sul.

28 RENASCIMENTO DO CAPITALISMO JAPONÊS Reconstrução financiada pelo Plano Colombo, após a década de Reabertura de escolas e indústrias. Investimento em tecnologias de ponta (automação e robotização). Reestruturação de empresas familiares (zaibatsus). Novo modelo de produção: Toyotismo (sistema just in time ), produção de acordo com a demanda, com prazo de entrega estabelecido. Exigência de mão de obra qualificada.

29 DIVISÃO DO MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA Países de Primeiro Mundo: Países capitalistas desenvolvidos. Países de Segundo Mundo: Países socialistas, com influência da União Soviética. Países de Terceiro Mundo: formado pelos países que buscavam se desenvolver (subdesenvolvidos).

30

31 O termo refere-se produto. O CHOQUE DO PETRÓLEO a uma significativa oscilação no valor do A origem dessas variações está relacionada ao surgimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que funcionava como um cartel, ou seja, todos os países membros estipulam um mesmo valor para comercializar o produto. A partir de então, medidas para evitar a total dependência do petróleo ou para conviver com os elevados preços dessa fonte de energia e de seus produtos.

32 TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Segunda metade do século XX. Liderada pelos Estados Unidos, Alemanha e Japão. Principais inovações: evolução na medicina, desenvolvimento da robótica, da química, da biotecnologia, das telecomunicações, da microinformática e microeletrônica.

33 O fim da Guerra Fria e o fim do socialismo soviético Primeiros sinais de enfraquecimento da URSS: início da Terceira Revolução Industrial(década de 1970). Causas da crise soviética: Grande parte dos recursos consumida pelo setor militar. Ineficiência das indústrias de bens de consumo. Decisões importantes tomadas pelo partido Comunista sem a participação da população. Falta de liberdade de expressão.

34 Reformas propostas por Mikhail Gorbachev (1985) Glasnost (transparência política): propunha o combate à corrupção, fim da censura e debate político. Perestroika (reestruturação da economia): aumentar a produtividade das empresas por meio de cooperativas. Decisões consideradas tardias.

35 QUEDA DO MURO DE BERLIM E O FIM DO SOCIALISMO SOVIÉTICO Ocorreu em Crise econômica na Alemanha Oriental. Queda do Partido Comunista. Muro derrubado pela própria população da Alemanha Oriental. Reunificação alemã em : Fim da União Soviética e criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). A CEI constitui uma organização supranacional que reúne 11 das 15 antigas repúblicas soviéticas (exceto Lituânia, Letônia, Estônia e Geórgia).

36 NOVA ORDEM MUNDIAL Mundo multipolar, caracterizado pelo surgimento de diferentes potências econômicas que estabeleceram o equilíbrio das relações de poder internacionais. Além dos Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra e Japão se destacam nesse novo cenário mundial.

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL...

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências): EUA e URSS. Formadas por ideais distintos, ambos os pólos de

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

espacial. Foi ele quem primeiro teve a ideia de levar (realmente) homens à Lua. Quatro meses após o lançamento da Sputnik 1, os Estados Unidos

espacial. Foi ele quem primeiro teve a ideia de levar (realmente) homens à Lua. Quatro meses após o lançamento da Sputnik 1, os Estados Unidos Corrida Espacial Corrida Espacial Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia

Leia mais

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel,

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Geopolítica O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. Geopolítica

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

Os Antecedentes. Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu. Churchill, Roosevelt e Stálin em Yalta

Os Antecedentes. Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu. Churchill, Roosevelt e Stálin em Yalta Os Antecedentes Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu Churchill, Roosevelt e Stálin em Yalta Os Antecedentes Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu

Leia mais

1.1: que Capitalismo: Sistema socioeconômico que propriedade dos meios de produção

1.1: que Capitalismo: Sistema socioeconômico que propriedade dos meios de produção 1 O Capitalismo. 1.1: O que é o Capitalismo: Sistema socioeconômico em que a propriedade dos meios de produção é privada, e pertence a uma classe, em contraposição a outra de não-proprietários. 1.2 Características:

Leia mais

A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA

A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA Com o fim da 2ª Guerra Mundial, os EUA e a URSS tornam-se duas grandes potências econômicas e militares; Os EUA não sofreram bombardeios e destruição

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

O Mundo da Guerra Fria

O Mundo da Guerra Fria O Mundo da Guerra Fria Após a II Grande Guerra formou-se a bipolarização mundial: socialismo x capitalismo. A confrontação não total entre os dois lados, com corrida armamentista, conflitos localizados

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

3º ANO EaD AULA GUERA FRIA ( )

3º ANO EaD AULA GUERA FRIA ( ) 3º ANO EaD Prof. Otávio Verri AULA 25 28 GUERA FRIA (1945-19889) Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 8 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

Geografia Guerra Fria 8º ano. Prof.º Alexson Costa

Geografia Guerra Fria 8º ano. Prof.º Alexson Costa Geografia Guerra Fria 8º ano Prof.º Alexson Costa Quando começou? A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética queriam disputar a hegemonia Política,

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

GUERRA FRIA ( ) GUERRA FRIA. Prof Osvaldo Negreiros

GUERRA FRIA ( ) GUERRA FRIA. Prof Osvaldo Negreiros GUERRA FRIA Prof Osvaldo Negreiros Final da Segunda Guerra: enfraquecimento das grandes potências européias emergência de duas grandes potências (Bipolaridade): EUA/Capitalista X URSS/Comunista Conferências:

Leia mais

Aluno (a): Série: Data: / / INTRODUÇÃO

Aluno (a): Série: Data: / / INTRODUÇÃO Ensino Médio Unid. Parque Atheneu Professor (a): GUILHERME CEZAR Aluno (a): Série: Data: / / 2014. 1. INTRODUÇÃO Com o término da II Guerra Mundial (1939-1945), o mundo passou por uma forte alteração na

Leia mais

O q u e é S o c i a l i s m o?

O q u e é S o c i a l i s m o? O q u e é S o c i a l i s m o? Segundo Florival Cárcere, no livro História Geral, Socialismo é o conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho. Seus pensadores

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

Organização Politica e Econômica Global

Organização Politica e Econômica Global Organização Politica e Econômica Global Ordem da Revolução Industrial Geopolítica Multipolaridade Europa e ampliação para outros continentes Relações internacionais ampliação capitalismo imperialismo Política

Leia mais

A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA. Professor: Jeferson

A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA. Professor: Jeferson A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA Professor: Jeferson 2018 "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível." (Raymond Aron) A participação da África na Segunda Guerra Mundial

Leia mais

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria Socialismo Teórico X Socialismo Real Fundamentos marxistas de uma sociedade igualitária eram o meio pelo qual a URSS propagava seu ideal de felicidade. A aplicação

Leia mais

Nova Ordem Mundial. T tra

Nova Ordem Mundial. T tra Nova Ordem Mundial T tra Da Ordem da Industrialização à Ordem da Guerra Fria: Ordem Mundial da Industrialização = Revolução Industrial (1750) a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Consequências da Revolução

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 08 Capítulo 2 A economia-mundo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com O Acordo de Bretton Woods Contexto histórico Fim da 2ª Guerra Mundial: Europa e Japão devastados

Leia mais

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas 1 Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas N o início do século XXI é possível perceber uma série de mudanças na política e economia mundiais que só podem ser compreendidas se estudadas as

Leia mais

1. GUERRA FRIA 2. BLOCOS ECONÔMICOS 3. GLOBALIZAÇÃO

1. GUERRA FRIA 2. BLOCOS ECONÔMICOS 3. GLOBALIZAÇÃO 1. GUERRA FRIA 2. BLOCOS ECONÔMICOS 3. GLOBALIZAÇÃO A Guerra era improvável e a paz era impossível GUERRA FRIA 1945-1991 EUA URSS ORDEM BIPOLAR CORRIDA ARMAMENTISTA PERMANENTE ESTADO DE TENSÃO CORRIDA

Leia mais

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE Em 11 de março de 1985, assume o governo soviético MIKHAIL GORBACHEV; Anuncia então os projetos da GLASNOST (liberdade de expressão) e da PERESTROIKA (reforma

Leia mais

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A Nova Ordem Geopolítica Mundial A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR Propriedade privada; Lucros destinados aos proprietários das empresas; Salários definidos pelos proprietários das empresas e pelo mercado;

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. Guerra Fria Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA. Apesar da rivalidade entre as potências, elas

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

POLÍTICA DE DISTENSÃO

POLÍTICA DE DISTENSÃO POLÍTICA DE DISTENSÃO ANOS 1970 - DÉTENTE (DISTENSÃO) - POLÍTICA DE REAPROXIMAÇÃO: RICHARD NIXON (EUA) E LEONID BREJNEV (URSS) - SALT I (Strategic Arms Limitation Talks) Tratado de Limitação de Armas Estratégicas

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80

TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80 TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80 11.1 A Guerra Fria II Guerra Mundial Quais foram as superpotências que se afirmaram no após guerra? Porquê? Enfraquecimento das potências europeias Afirmam-se

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Complete as lacunas do texto utilizando as palavras do quadro a seguir. Atenção: algumas podem ser usadas mais de uma vez.

Leia mais

Questão 02 (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

Questão 02 (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo: ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PROFESSOR (a): ELISÂNGELA SÉRIE: 3ª NOME: TURMA: TURNO: DATA: NOTA: ASSINATURA do aluno: / / 2018 Questão 01 (Pucrj 2015) Ao longo do século XIX, diversos países praticaram uma política

Leia mais

Professor Yuri Xavier

Professor Yuri Xavier Professor Yuri Xavier A Europa é um continente pequeno (7% das terras do planeta), maior apenas que a Oceania. Totalmente no hemisfério norte; Cortado pelo Círculo Polar no extremo norte; Localizado na

Leia mais

QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA?

QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA? ESTUDEM!!!!!! QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA? Com grande prestígio, conseguindo vários países para seu eixo socialista(bloco SOCIALISTA) O QUE É POLITICA DE COEXISTÊNCIA PACIFICA?

Leia mais

Guerra Fria Material de Apoio

Guerra Fria Material de Apoio Guerra Fria Material de Apoio Exercícios - Guerra Fria 1. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...]

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

2- AS DUAS CORÉIAS. Considere as seguintes afirmações em relação à região destacada no mapa.

2- AS DUAS CORÉIAS. Considere as seguintes afirmações em relação à região destacada no mapa. ATIVIDADES ON LINE 9º ano teste 2 1-A China atravessava grandes dificuldades econômicas em 1966, quando Mao Tsétung deu início à Revolução Cultural, que se declarava contrária a quatro velharias : velhas

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A Segunda Guerra Mundial foi considerada o maior conflito armado do século XX e provocou profundas mudanças no quadro político e econômico do planeta De

Leia mais

MODULO 2. DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas

MODULO 2. DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas MODULO 2 DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas 211 1 213 Pós-Segunda Guerra Mundial Sistema capitalista Sistema Socialista Estados Unidos(EUA) X União Soviética(URSS) GUERRA

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL GR DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período

PLANIFICAÇÃO ANUAL GR DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período Total -10 tempos PLANIFICAÇÃO ANUAL GR 400 - DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período Tratamento de informação/ utilização de fontes: Formular hipóteses de interpretação dos princípios que nortearam a criação

Leia mais

Módulo 6 Setor 171. Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 6 Setor 171. Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 6 Setor 171 Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM O que é a Nova Ordem Mundial? A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações

Leia mais

Emergência de novos centros de poder

Emergência de novos centros de poder Emergência de novos centros de poder 1) Novo mapa político Até finais da década de 80, a situação internacional de relativa paz e segurança mantém-se inalterada: As duas superpotências continuaram a exercer

Leia mais

Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO

Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO 1. Fim da IIGM (1939-1945) As desigualdades social, econômica, científica e tecnológica entre os

Leia mais

Aula 15 - China e Coreia do Norte

Aula 15 - China e Coreia do Norte Aula 15 - China e Coreia do Norte China e Coreia do Norte Principais temas e relações Japão Vietnã Coreia do Norte Programa Nuclear Apoio Aliança CHINA Disputa por ilhas Petróleo Gás Pesca Filipinas Brunei

Leia mais

Ciências Humanas História. Guerra Fria

Ciências Humanas História. Guerra Fria Ciências Humanas História Guerra Fria Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo 2x por dia Leia, leia muito,

Leia mais

O Mundo Bipolar e a Guerra Fria

O Mundo Bipolar e a Guerra Fria O Mundo Bipolar e a Guerra Fria Imagem: Anynobody / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic license Ciências Humanas e sua Tecnologias, Série 2º

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

Ampliação do comércio.

Ampliação do comércio. Globalização Globalização é o processo de interdependência econômica, social e cultural entre os países ou nações do mundo. Corresponde a ampliação das relações comerciais, das comunicações e da difusão

Leia mais

Mundo bipolar e a Guerra Fria

Mundo bipolar e a Guerra Fria LISTA: 1ª série Ensino Médio Professor(a): B - Negão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GUERRA FRIA DIA: MÊS: 09 2017 Mundo bipolar e a Guerra Fria MUNDO BIPOLAR A Guerra Fria começa a ser

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO TEMAS DE SOCIOLOGIA Evolução biológica e cultural do homem. A sociedade pré-histórica. O Paleolítico Bandos e hordas de coletores e caçadores. Divisão natural do trabalho. Economia coletora e nomadismo.

Leia mais

Apresentar os conteúdos da chamada Guerra Fria, dentro do contexto em que a mesma ocorreu.

Apresentar os conteúdos da chamada Guerra Fria, dentro do contexto em que a mesma ocorreu. Aula7 A GUERRA FRIA META Apresentar os conteúdos da chamada Guerra Fria, dentro do contexto em que a mesma ocorreu. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: realizar associações entre os fatos

Leia mais

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. O mesmo seguiria

Leia mais

GABARITOS APOSTILA EXTENSIVO GEOGRAFIA FRENTE MILTON SANTOS. Módulo 01: Guerra Fria. Divertimentos com o Professor

GABARITOS APOSTILA EXTENSIVO GEOGRAFIA FRENTE MILTON SANTOS. Módulo 01: Guerra Fria. Divertimentos com o Professor Módulo 01: Guerra Fria Divertimentos com o Professor 1) a) Guerra Fria. A doutrina Truman marcou o início do conflito entre o capitalismo norte-americano (Oeste) e o socialismo soviético (Leste). Essa

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E 1 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários

Leia mais

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: as suas formas e características ao longo da história Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: é um determinado modo de organização do poder; surge na Europa, para superar o regime feudal,

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web Interbits SuperPro Web 1. (Uerj 2014) Uma das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras territoriais dos diversos Estados-nacionais e as divisões entre

Leia mais

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 2017: Centenário da Revolução Russa! Introdução Aspectos

Leia mais

Disciplina de História COC 7 Guerra Fria. Prof. Adriano Rodrigues 9º Anos - EIC

Disciplina de História COC 7 Guerra Fria. Prof. Adriano Rodrigues 9º Anos - EIC Disciplina de História COC 7 Guerra Fria Prof. 9º Anos - EIC Fonte: Guia do estudante. São Paulo: Abril, 2008. p.31 (adaptado). História A Guerra Fria 1945-1990 EUA X Democracia X Capitalismo X URSS Comunismo

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Fixação 1) (UERJ) Há duas semanas, comentei neste espaço o episódio do submarino russo que ficou preso no fundo do mar. Dizia que

Leia mais

Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Palestrante: Andrew Hideo Kajiyama

Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Palestrante: Andrew Hideo Kajiyama Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Palestrante: Andrew Hideo Kajiyama andrewhideok@gmail.com Contribuição Para Ciência e Tecnologia Sessão Astronomia Observatório Dietrich

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A partilha do Continente Africano após a Conferência de Berlim (1885) O NEOCOLONIALISMO ENTRE OS SÉCULOS XIX

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação semestral.

Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação semestral. Nome: Ano: 9º ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Data: / / Prof: Flávio Alexander Ribeiro Caro aluno, Roteiro de Recuperação 2ª etapa Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais