PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO"

Transcrição

1 PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO É um programa intersetorial do governo municipal que busca articular e potencializar as ações de atendimento ao adolescente já existente no município, bem como ampliar a atenção dispensada a esse público, considerando sua vulnerabilidade social e a necessidade de auxiliá-lo no processo de construção da sua identidade e de inserção digna e exitosa em nossa sociedade. O objetivo geral do programa é minimizar a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os adolescentes de 10 a 19 anos, por meio de ações preventivas e inclusivas nas áreas de educação, saúde, esporte e cultura que potencializem a sua formação pessoal e vivência em sociedade. O programa trabalha 4 eixos estratégicos: Esporte, Saúde, Educação e Cultura e Inclusão em rede produtiva, que são desenvolvidos por meio de cursos e rodas de ação, ministradas por educadores sociais das áreas de educação e saúde ou áreas afins. Temas transversais como: Sexualidade e gênero; Prevenção ao uso de drogas; Relações interpessoais e intergrupais; Ética e cidadania; Saúde e prevenção; Vida escolar e orientação vocacional; Preparação profissional; Conhecimento do município e do bairro; Direitos do adolescente; Políticas sociais; Sociedade política, Sociedade civil e Sustentabilidade também são trabalhados com os alunos envolvidos no PAC.

2 OFICINAS PEDAGÓGICAS ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E GRAVIDEZ: IMPACTOS E DESAFIOS OFICINA DE AFETO Ação: Contribuir com a formação dos técnicos e docentes incumbidos de promover na escola reflexões e ações educativas acerca do tema em evidência, com vistas a estimular a autonomia e a responsabilidade dos adolescentes na vivência de sua sexualidade, métodos de prevenção, bem como divulgação das ações específicas voltadas para os adolescentes. Ação: Desenvolver com os professores o exercício da atenção e da escuta afetiva na resolução de conflitos, realçando a importância da vivencia dos valores humanos, levando os estudantes a refletirem sobre suas atitudes e posturas na relação com o outro contribuindo, assim, para o desenvolvimento do potencial humano.

3 QUE HISTÓRIA É ESSA? OFICINAS PEDAGÓGICAS Ação: A revitalização dos espaços de leitura nas Escolas municipais vem contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes, se constituindo um espaço artístico formativo que favoreça o exercício do ser, conviver, conhecer e fazer. JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA Ação: Práticas pedagógicas por meio da ludicidade, trabalhando com concentração e estratégia, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

4 PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O Plano Municipal de Educação é um documento muito importante, que definirá os rumos da educação para os próximos 10 anos, nas esferas pública e privada, da educação infantil à pós-graduação. Ou seja, o Plano estabelecerá metas e estratégias para a política educacional no município da Serra. Também já foram realizados Audiências com a comunidade escolar (alunos, servidores da educação e pais de estudantes) e com a participação da sociedade civil. Após a coleta de todas essas contribuições, as propostas foram sistematizadas para a elaboração da Minuta do PME, sempre em consonância com as diretrizes e Planos Nacional e Estadual de Educação. Participação, discussão, sistematização e conclusão do PME. Movimento bastante positivo, fortalecendo a educação municipal. Documento aprovado, entrando em vigor em 05 de novembro, deste ano, publicado no Diário Oficial do Município, edição 379/

5 SERRA CIDADÃ O evento, de caráter mensal, envolve várias as Secretarias municipais. Quem que for ao local terá acesso e orientação sobre serviços, como: emissão de documentos Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros ; orientações para emissão de Cartão do Idoso (onde e como solicitar e para que serve); cadastro para vagas de emprego; inscrições em cursos de qualificação e profissionalizantes; promoção à saúde; oficinas; atividades culturais; educativas e esportivas. E para a criançada são realizadas atrações especiais, como exposições, biblioteca móvel, brincadeiras e distribuição de pipoca, picolé e algodão doce. O objetivo é oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais.

6 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Entende-se por educação ambiental, os processos permanentes e contínuos de ação, reflexão e formação, individual e coletiva, desenvolvida em todos os níveis e modalidades de ensino da educação formal e não formal, que de forma participativa constroem, compartilham e privilegiam saberes, conceitos, valores socioculturais, atitudes, práticas, experiências e conhecimentos voltados ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente, de caráter essencial, com vistas à garantia do bem comum. Objetivo: A educação ambiental tem como finalidade a formação de indivíduos críticos, participativos e transformadores, para atuarem em prol de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Público alvo: Unidades de ensino, por adesão. Realização: anual de fevereiro à dezembro

7 MINUTA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DA SERRA O Prefeito Audifax Barcelos assinou no dia 16 de outubro a mensagem que encaminha para a Câmara de Vereadores da Serra o Projeto de Lei que institui a "Política Municipal de Educação Ambiental da Serra (PMEAS)", instrumento importante e voltado ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente.

8 Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do Município.

9 Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do Município.

10 SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Município de Serra, buscando ampliar o diálogo e socializar práticas de educação ambiental no âmbito de Estado e município, as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura de Serra promoveu Seminário Municipal de Educação Ambiental, sob a temática Políticas Públicas de Educação Ambiental: Tecendo Diálogos, Fortalecendo Direitos, no dia 07/10, quarta-feira, na sede da área de Proteção Ambiental APA, da Lagoa Jacuném, em Barcelona. Subtemáticas discutidas: Educação Ambiental Não Escolar, Formação de Agente Multiplicadores e Informações de Educação Ambiental; Políticas Públicas de Educação Ambiental no ES e no município de Serra; Palestra Educação Ambiental Consumo e Produção ; A Educação Ambiental na Educação Básica: Desafios e perspectivas

11 PARTICIPAÇÃO DA SEDU EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1º Encontro Café com Sabor Ambiental Realizado no dia 25 de setembro de 2015, às 13h, na Promotoria do MPES visando socializar as ações desenvolvidas pelos técnicos e gestores das secretarias de educação e meio ambiente dos municípios que compõem a região Metropolitana da Grande Vitória. 1º Encontro Estadual de Educação Ambiental Realizado no dia 25 de agosto de 2015, Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, visando a troca experiências entre as promotorias, técnicos MP, gestores e técnicos dos municípios que estão implantando a legislação de Educação Ambiental.

12 PARTICIPAÇÃO DA SEDU EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Seminário de Educação Ambiental de Vila Velha Realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Prédio Titanic em Vila Velha, visando a trocas de experiências exitosas desenvolvidas pelas escolas no município. Seminário A TRIBUNA - SUSTENTABILIDADE Os desafios na construção de uma sociedade sustentável, cenários prováveis para os próximos anos e exemplos de práticas e modelos de gestão capazes de ajudar empresas e profissionais nas tomadas de decisões

13 FURNAS EDUCA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL Programa educacional itinerante com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, futuros cidadãos brasileiros, sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão de energia elétrica. O projeto aconteceu em todas as escolas, com a execução de atividades, brincadeiras e jogos que remetiam ao consumo consciente da energia elétrica e seus perigos. Atendimento a cerca de 1400 estudantes com a ação.

14 PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL "OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" A Prefeitura da Serra, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou a "Oficina de Educação Ambiental", que contribuirá para elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental, instrumento importante para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental PMEEA, a ser realizada no dia 06/11/2015 (sexta-feira), das 8h às 12h, no auditório da Sede da Área de Proteção Ambiental APA da Lagoa Jacuném (Rua Dourados, s/n, Barcelona, Serra/ES).

15 REPRESENTAÇÃO NO COMITÊ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Comitê Regional de Educação Ambiental é composto pelos Municípios de Santa Teresa, Fundão, Vitória e Serra com representantes do Estado (IEMA e SEDU) na coordenação, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura. O comitê de Educação ambiental visa discutir as questões relacionadas aos processos da educação ambiental regional, além de estruturar ações que possibilitem a promoção da Educação Ambiental nas regiões onde atuam. As reuniões acontecem na SRE carapina (Situada na Praia do Canto) na primeira quarta-feira do mês, no período da manhã.

16 PROJETO RECICLA SERRA E RECICLAESCOLA Objetivo: realizar formações sobre resíduos sólidos nas Unidades de Ensino, coleta Seletiva Porta a Porta e a ampliação os Pontos de Entrega Voluntária PEVs para a entrega de materiais recicláveis. Público alvo: alunos e profissionais das unidades de ensino públicos municipais da serra (EMEFs e CMEIs) relacionados no TAC. Ações realizadas: - Formação de Diretores sobre a temática Coleta Seletiva e Projeto Recicla Escola, realizada no dia 05/03/15, no Centro de Formação Pedro Valadão Perez, de 8h às 11h. Palestrante: Vergínia Rocha (Engª Sanitarista SESE) - Formações em 36 Unidades de Ensino sobre o Projeto Recicla Escola (Parceria SESE e SEDU); - Período: anual (fevereiro à dezembro) - Representação em 03 Encontros e Formações com o Tema em Gestão de Resíduos Sólidos.

17 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS I Encontro Regional de Catadores/as, Realizado das 13h30 às 18h, realizado pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. Oficina De Capacitação Realizada pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. A oficina foi realizada no dia 13/05, das 13h30 às 18h, no auditório da Escola Ismênio Vidigal/Planalto Serrano.

18 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Formação sobre Resíduos Sólidos Realizada no dia 26/03, na EMEF Luiz Baptista, e contou com a participação de professores da unidade de ensino. A palestrante da Secretaria de Serviços, Lorena Miossi, apresentou a Política Municipal de Resíduos Sólidos e realizou roda de conversa com os participantes. Divulgação da Abrasol Realizado no dia 21 de março de 2015, de 8 às 12h, no Bairro Planalto Serrano, no evento Serra Cidadã, por meio de distribuição de panfletos, folder e calendário informativo. Este evento tem o objetivo de oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais e orientações sobre ações e serviços desenvolvidos na região.

19 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS A Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra, em parceria com o Instituto Terra, realizou no dia 14/05, no Centro de Educação Ambiental Jacuhy, o curso de formação do Projeto Êxodos para professores da rede municipal da Serra. O Projeto Êxodos tem como objetivo possibilitar que alunos e professores, de 13 unidades de ensino, desenvolvam um olhar crítico a partir de imagens fotográficas captadas pelas lentes de Sebastião Salgado, que retrata populações itinerantes do Brasil e do mundo, e desta forma façam uma conexão com a realidade de cada comunidade nas quais as unidades escolares estão inseridas, inclusive com um olhar sobre as questões ambientais, histórico-sociais, econômicos e culturais.

20 TAC - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO - Acompanhamento dos dependentes de Catadores de Materiais Recicláveis - Identificação, acompanhamento de frequência e inclusão em programas escolares, dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis. Unidades de ensino envolvidas 1. CMEI Jocila Pereira Amorim 2. CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões 3. CMEI Vila Nova de Colares 4. EMEF Aureníria Correa Pimentel 5. EMEF Dinorah P. Barcelos 6. EMEF Dom Helder Pessoa 7. EMEF Espaço Alternativo Jardim Carapina 8. EMEF Herbert de Souza 9. EMEF Irma Cleusa Carolina R. Coelho 10. EMEF João Calmon 11. EMEF João Paulo II 12. EMEF Jorge Amado 13. EMEF Julite Miranda Freitas 14. EMEF Lacy Zuleica Nunes 15. EMEF Leonel de Moura Brizola 16. EMEF Manoel Carlos de Miranda 17. EMEF Manoel Vieira Lessa 18. EMEF Ministro Petrônio Portela 19. EMEF Neusa Maria Peyneau 20. EMEF Novo Horizonte 21. EMEF Olivina Siqueira 22. EMEF Prof. Luiz Baptista 23. EMEF Naly da Encarnação Miranda 24. EMEF Profª Amelia Barroso 25. EMEF Profª Iolanda Schineider 26. EMEF Sonia Regina Gomes

21 MODELO DE TABELA DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO TOTAL DE 156 DEPENDENTES IDENTIFICADOS nº Unidade de Ensino Data de Nascimento Série/ Ano 2015 Nº Faltas 01/04 a 30/10/2015 Atendimento em Programas Educacionais (legenda) 1 CMEI Jocila Pereira Amorim 10/04/2009 G V E Vesp CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões 15/11/2009 G V H Vesp 8 BF 3 CMEI Vila Nova de Colares 21/01/2011 G IV C Mat EMEF Aureníria Correa Pimentel 03/04/1997 Conclusiva B --- BF, PME 5 EMEF Dinorah P Barcelos 20/10/2004 5º Ano D O Nome dos alunos e de seus responsáveis foram suprimidos da tabela, seguindo a orientação do MPES para garantir a preservação da identidade/integridade dos mesmos.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE SERVIÇOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SAMUEL DIAS DE SOUZA FILHO Secretário Municipal de Serviços SALVADOR FRANCISCO DE OLIVEIRA Secretário Adjunto VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI Secretária Municipal

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

Projetos para os municípios Motivação

Projetos para os municípios Motivação PROJETOS Projetos para os municípios Motivação A FNP é referência na interlocução com os municípios, envolvendo diretamente os prefeitos e prefeitas na coordenação política dos projetos. Por isso, é constantemente

Leia mais

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Abril 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Mundo do Trabalho O conhecimento sobre o mundo do

Leia mais

CEADEC 16 anos de história e de luta

CEADEC 16 anos de história e de luta CEADEC 16 anos de história e de luta O CEADEC é uma organização não governamental, qualificada como Oscip Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua na assessoria à formação de cooperativas

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Pró-reitoria da Extensão da UFABC Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Maio de 2008 2 Universidade Federal do ABC Criada em 26/07/2005 - Lei Nº 11.145 Campus Santo André início do

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL Porto Alegre 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Reitor e Pró-Reitor de Graduação Roberto Pontes da Fonseca Coordenadora de Graduação Luciane Torezan

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º

RESUMO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Serviço Social RESUMO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º Manaus Amazonas 2016/2º IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José Frutuoso

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2019

PLANO DE TRABALHO 2019 ASSOCIAÇÃO PONTO DE CULTURA QUILOMBO DO SOPAPO CNPJ: 29.892.552/0001-33 Av. Capivari, nº 602, Bairro Cristal, Porto Alegre RS - CEP 90810-070 Site: www.quilombodosopapo.redelivre.org.br E-mail: quilombodosopapo@gmail.com

Leia mais

Percurso: Mês da Família

Percurso: Mês da Família Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Julho 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Mês da Família Neste percurso foi realizado o Mês da Família, onde as

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º

RESUMO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Serviço Social RESUMO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Semestre 2016/2º Manaus Amazonas 2016/2º IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José Frutuoso

Leia mais

PROJETO ATLETAS DO CONHECIMENTO Sumário Executivo

PROJETO ATLETAS DO CONHECIMENTO Sumário Executivo 1 Apresentação: Considerando que o Complexo de Manguinhos é uma área da cidade do Rio de Janeiro, situada na Região da Leopoldina, com aproximadamente 40.000 moradores, distribuídos entre as seguintes

Leia mais

VIII Seminário e VII Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

VIII Seminário e VII Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos VIII Seminário e VII Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Situação da Política Estadual de Resíduos Sólidos Patrícia Gomes Salomão Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Vitória,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PLANO DE TRABALHO Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PROJETO: Gestão 2014-2018 TÍTULO DO PLANO: Por uma gestão de todos. NOME DO CANDIDATO: Natanaildo Barbosa Fernandes PERÍODO: 2014-2018 OBJETIVO

Leia mais

Relatório Mensal do mês de Maio.

Relatório Mensal do mês de Maio. Relatório Mensal do mês de Maio. Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

PROJETO MONITORES AMBIENTAIS

PROJETO MONITORES AMBIENTAIS PREFEITURA MUNICIPAL SÃO GABRIEL DA PALHA-ES PROJETO MONITORES AMBIENTAIS Abril/2014 1. Introdução: O presente projeto de ação de Educação Ambiental, intitulado MONITORES AMBIENTAIS, tem por finalidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo)

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Campus MORRINHOS ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 JUNHO

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 JUNHO RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 JUNHO Carolina Miranda Tetzner Pelusse Assistente Social CRESS 45067 1. IDENTIFICAÇÃO Associação de Assistência Social e Proteção à Comunidade de Iracemápolis - AAPCI

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE VILA NOVA DE COLARES SERRA/ES. Recursos:

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE VILA NOVA DE COLARES SERRA/ES. Recursos: CONSTRUÇÃO DO ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE VILA NOVA DE COLARES SERRA/ES Recursos: CONVÊNIO MTE/SENAES x ADERES Nº782753/203 Executor: Consultor Responsável: JOSIENE LEPPAUS BUENO

Leia mais

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Chapecó-SC, Jun/2017 APRESENTAÇÃO Garantir a Extensão Universitária como um processo educativo, cultural e científico

Leia mais

Chamada Interna 09/2018 Operação Parnaíba do Projeto Rondon - COEX/PROEC

Chamada Interna 09/2018 Operação Parnaíba do Projeto Rondon - COEX/PROEC Operação Parnaíba do Projeto Rondon - COEX/PROEC A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna pública a Chamada para Seleção de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE GERÊNCIA DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL FORMAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE GERÊNCIA DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL FORMAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE GERÊNCIA DE EDUCAÇÂO AMBIENTAL FORMAÇÃO PARA COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE DA FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA Vitória 2018 PROJETO FORMAÇÃO

Leia mais

Informativo. Meio Ambiente. Rede AICA. Percurso: Junho 2017

Informativo. Meio Ambiente. Rede AICA. Percurso: Junho 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Junho 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Meio Ambiente C om o tema: Meio Ambiente, o percurso

Leia mais

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão NDHI 1. Educação e Cultura em Direitos Humanos Formação para a promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos,

Leia mais

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO PPA - Exercício - RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE Órgão

Leia mais

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis.

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março. 9.151 pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Observação: A gestão do edital 2019 do Instituto Rio, ficou a cargo

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei: Institui a Política Estadual de Juventude e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo

Leia mais

Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013

Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013 Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013 Fortaleza Março/ 2012 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SETOR 1.1.Ouvidoria Geral 2. PROPONENTE: 2.1. Ana Virginia Ferreira Carmo 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS A

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Grupo Bosch no mundo. Setores de atuação. Tecnologia. Automotiva. Tecnologia. Industrial. Bens de Consumo e Tecnologia de Construção

Grupo Bosch no mundo. Setores de atuação. Tecnologia. Automotiva. Tecnologia. Industrial. Bens de Consumo e Tecnologia de Construção Grupo Bosch no mundo Setores de atuação Tecnologia Automotiva Tecnologia Industrial Bens de Consumo e Tecnologia de Construção Fábricas Internacionais Robert Bosch: Tecnologia Automotiva: Tecnologia Industrial:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LEI Nº LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO SECRETARIA HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LEI Nº LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO SECRETARIA HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL I- Promover a universalização do direito dos cidadãos e cidadãs à proteção e à inclusão social; II- acompanhar a praticar as normas e diretrizes da Política Nacional

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 205 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 501/2017, de 22 de Junho de 2017 - Fica nomeada a Senhora Cintia Tatiane de Oliveira no cargo de Coordenadora de Liquidação,

Leia mais

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias. CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Guaratuba 14/ Abril Local: Colônia de Férias de Guaratuba Endereço: Rua Nazir Mafra Saporski Nº 750 - Jardim Eliana GRUPOS Grupo A 1- Conscientizar as famílias

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,

Leia mais

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral 1. INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de São João Batista, consciente de sua responsabilidade social e em concórdia com a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 1134, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010 "DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, Prefeito da

Leia mais

GT MEIO AMBIENTE DIALOGANDO COM O FUTURO. A importância da Educação Ambiental em Paraisópolis

GT MEIO AMBIENTE DIALOGANDO COM O FUTURO. A importância da Educação Ambiental em Paraisópolis GT MEIO AMBIENTE DIALOGANDO COM O FUTURO A importância da Educação Ambiental em Paraisópolis 31/mar/2016 Educação Ambiental Educação ambiental é busca da reflexão constante sobre o destino do homem face

Leia mais

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018 Congresso de Atuação Responsável 15/08/2018 Visão Empresas e comunidades evoluindo em sinergia. Missão Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competividade dos negócios e o desenvolvimento

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE O, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO, para conhecimento dos interessados, que no

Leia mais

SANTO ANTONIO DO TAUÁ- PARA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA O ANO 2013, NO GOVERNO DE EVANDRO CORREA

SANTO ANTONIO DO TAUÁ- PARA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA O ANO 2013, NO GOVERNO DE EVANDRO CORREA SANTO ANTONIO DO TAUÁ PARA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA O ANO 2013, NO GOVERNO DE EVANDRO CORREA EIXOS A SEREM IMPLANTANTADOS: EDUCAÇÃO Valorização dos Profissionais da Educação, através de Plano

Leia mais

GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS

GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS 1 Organograma da SEMPTQ Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação SECRETARIO DA SEMPETQ Carolina Soares SECRETARIA EXECUTIVA

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAÇU Relatório Mensal Simplificado de Andamento das Atividades Desenvolvidas PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Relatório V PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAÇU Relatório Mensal

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DO PARÁ

SUPERINTENDÊNCIA DO PARÁ SUPERINTENDÊNCIA DO PARÁ SETOR DE PATRIMÔNIO IMATERIAL Resultados do I Encontro para a Salvaguarda da Capoeira do Pará Este documento apresenta os resultados dos debates desenvolvidos no I Encontro para

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 DEZEMBRO

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 DEZEMBRO RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 DEZEMBRO Carolina Miranda Tetzner Pelusse Assistente Social CRESS 45067 1. IDENTIFICAÇÃO Associação de Assistência Social e Proteção à Comunidade de Iracemápolis - AAPCI

Leia mais

ambiental voltados para resíduos sólidos - coleta seletiva

ambiental voltados para resíduos sólidos - coleta seletiva Grupo Multidisciplina ar de Educação Ambiental (GMEA) Ações de educação ambiental voltados para resíduos sólidos - coleta seletiva Política Pública de Educação Ambiental no município: Criação da PMEA -

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

PREFEITURA EXTREMA PATRÍCIA OMURA

PREFEITURA EXTREMA PATRÍCIA OMURA PREFEITURA EXTREMA PATRÍCIA OMURA LEGISLAÇÕES 1.Educação Ambiental - 1997 - PNEA - 9.795/1999 2.Gestão de Resíduos Sólidos - 2000 - PNRS - 12.305/2010 3.PSA - 2005 1ª Lei Municipal - Novo Código Florestal

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

Política SocioAmbiental - UniSL SÃO LUCAS SUSTENTÁVEL

Política SocioAmbiental - UniSL SÃO LUCAS SUSTENTÁVEL Política SocioAmbiental - UniSL SÃO LUCAS SUSTENTÁVEL OBJETIVOS do Programa São Lucas Sustentável... Contribuir com a Missão Institucional que consiste em estimular o desenvolvimento do conhecimento, das

Leia mais

OT MEDIAÇÃO ESCOLAR 31/08/2018 das 08h00 às 14h00

OT MEDIAÇÃO ESCOLAR 31/08/2018 das 08h00 às 14h00 OT MEDIAÇÃO ESCOLAR 31/08/2018 das 08h00 às 14h00 Discutir sobre os recentes casos de suicídio de jovens Compreender os sinais de intenção de suicídio Estimular a construção do Projeto de Vida dos estudantes

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO CONSTRUINDO DIÁLOGOS EIXOS PARTICIPAÇÃO TRANSPARÊNCIA INCLUSÃO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES LEGISLAÇÃO Lei Municipal nº O4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental. Decreto 37526 de 08/08/2013

Leia mais

I RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE O PEQUENO NAZARENO CEARÁ

I RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE O PEQUENO NAZARENO CEARÁ I RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE O PEQUENO NAZARENO CEARÁ Organização: Associação Beneficente O Pequeno Nazareno Projeto: Projeto Gente Grande Início da listagem: 19/09/2014

Leia mais

CHAMADA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO IF SUDESTE MG, CAMPUS RIO POMBA, PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO RONDON

CHAMADA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO IF SUDESTE MG, CAMPUS RIO POMBA, PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO RONDON Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Pró-reitoria de Extensão. Diretoria de Extensão

Leia mais

Relatórios de atividades técnicas

Relatórios de atividades técnicas Relatórios de atividades técnicas De acordo com o convênio estabelecido entre a Central de Oportunidades e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro (SMDS), que visa fundamentalmente

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 OUTUBRO

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 OUTUBRO RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 OUTUBRO Carolina Miranda Tetzner Pelusse Assistente Social CRESS 45067 1. IDENTIFICAÇÃO Associação de Assistência Social e Proteção à Comunidade de Iracemápolis - AAPCI

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE JULHO A SETEMBRO DE 2016

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE JULHO A SETEMBRO DE 2016 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE JULHO A SETEMBRO DE 2016 Belém / Pará Setembro/ 2016 Relatório das atividades do Projeto Escola Viva OBJETIVO 1: Efetivar diagnóstico acerca do uso de álcool, outras drogas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL CAJURU 24/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 24

Leia mais

Projeto. Água+ Soci. Chefia imediata: Luciano Santos Sobral R-DCN

Projeto. Água+ Soci. Chefia imediata: Luciano Santos Sobral R-DCN 1 Projeto 2 Água+ Soci l Equipe: Fernanda Ferreira Ribeiro - R-EVV; Livia Pereira Nunes - R-ESE; Luzinete do Nascimento P. Santos - R-ESE; Maria José Paixão Fernandes - R-GRC ; Wanusa Pereira dos Santos

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos Vitória ES Março/2010 1.Apresentação A elaboração do

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

Projeto apoiado pela Fundação Bernard van Leer

Projeto apoiado pela Fundação Bernard van Leer 1 Infância sem violência: uma meta para o Rio Projeto apoiado pela Fundação Bernard van Leer Este projeto, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, tem como proposta pesquisar e colocar em ação estratégias

Leia mais

Programa Olhar Ambiental

Programa Olhar Ambiental Programa Olhar Ambiental P A L E S T R A N T E : Felipe Siqueira Baida Coordenador Corporativo de Meio Ambiente Superintendência de QSSMAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL Processos por meio dos quais o indivíduo e

Leia mais

Educação ambiental: processo participativo para melhora

Educação ambiental: processo participativo para melhora Educação Ambiental Educação ambiental A CESP promoveu a partir de 1998, o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de atuar efetivamente para melhorar a qualidade ambiental e de vida. O programa é

Leia mais

EDITAL 011/2013 CHAMADA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO IF SUDESTE MG, CAMPUS RIO POMBA, PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO RONDON

EDITAL 011/2013 CHAMADA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO IF SUDESTE MG, CAMPUS RIO POMBA, PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO RONDON Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Pró-reitoria de Extensão. Diretoria de Extensão

Leia mais

UNIÃO DOS VEREADORES DE PERNAMBUCO PREFEITA RAQUEL LYRA

UNIÃO DOS VEREADORES DE PERNAMBUCO PREFEITA RAQUEL LYRA UNIÃO DOS VEREADORES DE PERNAMBUCO PREFEITA RAQUEL LYRA 21.06.2017 ...Não espere nada do centro Se a periferia esta morta Pois o que era velho no norte * Mundo Livre Se S/A torna Destruindo novo a camada

Leia mais

Programa COMUNIDADE ESCOLA

Programa COMUNIDADE ESCOLA Programa COMUNIDADE ESCOLA DECRETO 1218/2005 O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais, conforme disposto no Art. 72, Inciso IV, da Lei Orgânica do

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

JUNTOS POR CARUARU PREFEITA RAQUEL LYRA

JUNTOS POR CARUARU PREFEITA RAQUEL LYRA OS MUNICÍPIOS E SEUS DESAFIOS, CRISE FISCAL, PLANEJAMENTO E INVESTIMENTO JUNTOS POR CARUARU PREFEITA RAQUEL LYRA 11.08.2017 CARUARU : DESDE OUTRA PERSPECTIVA CENTRO URBANIZADO PERIFERIA ZONA RURAL COMO

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

Instituto Camargo Corrêa: responsável pelo investimento social do Grupo Camargo Corrêa

Instituto Camargo Corrêa: responsável pelo investimento social do Grupo Camargo Corrêa Instituto Camargo Corrêa: responsável pelo investimento social do Grupo Camargo Corrêa Missão: Articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL Cargo: Coordenador Geral do Projeto Centro da Juventude O Instituto

Leia mais

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Em sua concepção, a Faculdade Cesusc, por meio da missão, busca em seus processos de ensino e aprendizagem promover a formação de profissionais capacitados para

Leia mais

Promovendo desenvolvimento integral na primeira infância. Outubro de 2016

Promovendo desenvolvimento integral na primeira infância. Outubro de 2016 Promovendo desenvolvimento integral na primeira infância Outubro de 2016 MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS de apoio às famílias em sua função

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- GEAM PROJETO I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFPA: OS DEZ ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO PMDB / PP: POR BALNEÁRIO PINHAL SEMPRE GESTÃO, PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO PMDB / PP: POR BALNEÁRIO PINHAL SEMPRE GESTÃO, PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO PMDB / PP: POR BALNEÁRIO PINHAL SEMPRE GESTÃO, PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Readequar a formatação das Secretarias Municipais, reduzindo e estruturando de acordo com

Leia mais