Análise eleitoral - João da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise eleitoral - João da Silva"

Transcrição

1 Capa Análise eleitoral - João da Silva 2018 DF Versão 1.5 Distrito Feral contato@ Análise eleitoral - João da Silva 1.

2 Sumário Capa I. Introdução... 4 Descrição do trabalho II. Esclarecimento... 5 III. Proposta estratégia eleitoral... 6 Análise com base em votação IV. Análise do candidato JOÃO DA SILVA Votos por bairro Percentual votos por bairro Relação entre número eleitores e votos por bairro Relação entre número eleitores e percentual votos por bairro Análise da variação votos e eleitores por bairro Perfil bairros mais votados Votos por seção Variação percentual votos por seção Urnas mais votadas em 2010 Urnas com elevado percentual votos em 2010 Urnas mais votadas em 2014 Urnas com elevado percentual votos em 2014 Urnas com zero votos em 2010 Urnas com zero votos em 2014 Relação votos recebidos com área interesse dos eleitores Relação voto orientação política por bairro e seção Relação voto mografia por bairro e seção Relação partido e legenda Análise concentração votos Análise correlações Despesas Presença na Internet V. Análise da disputa para Deputado Feral - DF Candidatos eleitos Deputado Feral Candidatos Deputado Feral por partido Relação entre número candidato e número eleitos - Deputado Feral Votos cargo Deputado Feral por partido Relação entre número candidatos e total votos do partido a Deputado Feral Votos brancos e nulos para Deputado Feral Análise eleitoral - João da Silva 2.

3 Sobreposição votos para Deputado Feral VI. Análise candidatos Candidatos por cargo - Todos os cargos Movimentação candidatos VII. Análise eleitorado Eleitores por bairro Votos por orientação política Votos por orientação política por bairro Votos por área atuação dos candidatos por bairro Análise eleitoral - João da Silva 3.

4 Introdução Descrição do trabalho Eleição em números tem o objetivo proporcionar uma visão quantitativa à análise eleitoral. Mas, o que é análise quantitativa? Normalmente, as análises sobre o sucesso ou fracasso partidos e candidatos são baseadas em opiniões teóricas sobre o tema. Algo como: poria ter ido melhor e tal lugar... ou se eu tivesse mais votos que fulano... ou acho que o perfil do meu eleitor é centro-direita. Raramente são feitas análises numéricas talhadas para encontrar pontos fortes e fracos nas candidaturas. Ou seja, os candidatos e partidos veriam saber responr, rapidamente, questões como: Em quais bairros/urnas fui bem e mal. Piorei ou melhorei s a última eleição? On e como poria ter ido melhor? Qual o perfil dos meus eleitores? Quais seus interesses? Como está a distribuição votos do partido? Os candidatos estão disputando entre si os mesmos votos? É claro que, somente a análise numérica, não é suficiente para a total compreensão do cenário eleitoral. Sempre haverá uma percepção subjetiva dos que estão no dia-a-dia fazendo campanha. Porém, a análise aqui apresentada é indispensável aliada das mais avaliação que geralmente são feitas. Sugestões são bem-vindas e pom ser encaminhadas para contato@. Análise eleitoral - João da Silva 4.

5 Esclarecimento Todos os dados aqui apresentados têm origem em fontes públicas, disponíveis em sites da justiça eleitoral e outras fontes informação na Internet. Nenhum dado é sigiloso. O trabalho realizado foi o coletar dados, cruzá-los, analisá-los e extrair informações úteis a candidatos e partidos. Em nenhum momento é feita promessa obtenção votos ou êxito eleitoral pela leitura do documento. Trata-se material apoio ao planejamento campanha. Análise eleitoral - João da Silva 5.

6 Proposta estratégia eleitoral para 2018 Reverter a queda votos nos bairros indicados Reverter perda votos nos bairros com maior perda percentual. É apresentada abaixo a relação bairros que vem ser consirados para campanha bem como a queda percentual votos Análise eleitoral - João da Silva 6.

7 Melhorar votação em bairros com votos abaixo da média Melhorar votação em bairros cuja votação está abaixo da média geral do candidato. A seguir são listados os bairros que vem ser consirados, bem como o percentual votos obtidos. Análise eleitoral - João da Silva 7.

8 Reverter queda percentual votos em seções Reverter perda votos nas seções com maior perda percentual votos, listadas a seguir. Análise eleitoral - João da Silva 8.

9 Melhorar votação em seções com votos abaixo da média Melhorar votação em seções cuja votação está abaixo da média das seções do respectivo bairro. As seções foram escolhidas em bairros com melhores índices votos. Entretanto, as seções listadas abaixo têm percentual votos abaixo da média das seções do bairro, abrindo a possibilida aproveitamento eleitores. Análise eleitoral - João da Silva 9.

10 Análise eleitoral - João da Silva 10.

11 Relação entre candidatos A seguir são listados os candidatos que mais disputaram votos com o candidato em análise. Nessa disputa houve divisão votos nas urnas consiradas. Análise eleitoral - João da Silva 11.

12 Votos brancos e nulos Tendo em vista o percentual brancos e nulos acima da média, há possibilida obtenção eleitores em Cida Nova,... [LISTAR BAIRROS ACIMA DA MÉDIA] Análise eleitoral - João da Silva 12.

13 Análise do candidato JOÃO DA SILVA A seguir é apresentado um resumo geral do candidato nas eleições analisadas. Resumo do sempenho em 2010 Resumo do sempenho em 2014 ATENÇÃO Aumentou número votos, em 2010 para em Melhorou a classificação entre candidatos mais votados para Deputado Feral, passando sétimo em 2010 para quarto em Melhorou a classificação entre candidatos mais votados para Deputado Feral no partido, passando segundo em 2010 no PR para primeiro em 2014 no PROS. Melhorou a classificação entre candidatos mais votados para Deputado Feral na legenda, passando terceiro em 2010 para segundo em 2014 no PROS. Análise eleitoral - João da Silva 13.

14 Votos por bairro A presente análise compara a atuação do candidato por bairro. A análise do número votos é importante para verificar a localização dos eleitores, porém, ve ser vista com cuidado. Gran número votos não significa bom sempenho no local. Deve ser consirado também o número eleitores da região e comparado com o total votos recebidos. Essa análise será feita à frente. Votos por bairro em 2010 Forte concentração votos. Meta dos votos do candidato vieram dos quatro bairros, sem esses bairros não teria sido eleito Análise eleitoral - João da Silva 14.

15 Votos por bairro em 2014 Forte concentração votos, maior que em 2010, porém, como o total votos foi maior em 2014, menos pendências stes bairros. Análise eleitoral - João da Silva 15.

16 Variação do número votos por bairro Tão importante quanto a análise do número absoluto votos é a análise da variação votos, a qual indica a alteração sempenho entre as eleições analisadas. É muito importante analisar bairros com gran ganho e, principalmente, perda votos. Devem ser sconsirados bairros criados (marcados em vermelho se houver) e eliminados (marcados em ver se houver). Tais criações e eliminações fazem parte mudanças promovidas pela Justiça Eleitoral. O ganho ou perda votos não vem ser consirados isoladamente, veja que os bairros pom ter perdido ou ganhado eleitores, o que reflete no ganho ou perda do candidato. Tal análise será feita à frente. Análise eleitoral - João da Silva 16.

17 Percentual votos por bairro A análise do total votos, embora importante, mostra uma visão incompleta da atuação do candidato. Tal distorção ocorre porque votação elevada em bairros com muitos eleitores não é, necessariamente, indicação bom sempenho. A análise do percentual votos elimina a diferença do número eleitores entre bairros e mostra uma fotografia mais precisa da atuação do candidato. Po ocorrer das análises do número votos e percentual votos coincidirem, porém, não é o que se observa na maior parte dos casos. Entretanto, a análise percentual ve ser complementada pela avaliação do número eleitores por bairro, forma a verificar se os maiores percentuais estão ocorrendo em bairros com concentração votos. Bairros criados entre as análises (marcados em vermelho se existirem) ou eliminados (marcados em ver se existirem) não vem ser consirados na avaliação. Análise eleitoral - João da Silva 17.

18 Percentual votos por bairro em 2010 Forte concentração votos do candidato na região Análise eleitoral - João da Silva 18.

19 Percentual votos por bairro em 2014 Forte concentração votos do candidato na região Análise eleitoral - João da Silva 19.

20 Variação do percentual votos por bairro Da mesma forma que é importante a análise da variação do número votos, também é relevante a análise do percentual votos, principalmente consirando variação em bairros com gran concentração eleitores. Ambas as análises proporcionam resultado semelhante, qual seja, em quais bairros houve melhora e piora sempenho. Embora tenham o mesmo objetivo, normalmente a orm dos bairros apresentados é diferente nas duas análises. Novamente, como já explicado na análise da variação votos, vem ser sconsirados bairros criados e eliminados. Análise eleitoral - João da Silva 20.

21 Relação entre número eleitores e votos por bairro A análise seguinte apresenta a relação entre o total eleitores da região em relação ao total votos. A tendência esperada é a existência maior número votos em regiões mais populosas e vice-versa em regiões menos populosas, formando um alinhamento dos bairros (marcada na reta vermelha colocada no gráfico). Quando tal relação é alterada, ou seja, havendo bairros muito distantes da reta, ve ser analisado o motivo da divergência. Mais votos que a linha média indica bom sempenho. Menos votos que a média indica oportunida melhoria sempenho. Tal análise ve ser tão mais cuidadosa quanto a concentração eleitores nos bairros stacados. Análise para 2010 Desempenho abaixo do esperado Análise eleitoral - João da Silva 21.

22 Análise para 2014 Desempenho abaixo do esperado Análise eleitoral - João da Silva 22.

23 Relação entre número eleitores e percentual votos por bairro O percentual votos ve ser interpretado conforme a característica do candidato, se concentra votos em terminada região ou não. Concentrando votos, ve ter percentual alto em número regiões suficiente para atingir a número votos esperado. O número regiões necessárias também varia acordo com o número eleitores em cada uma. Se o candidato não concentra votos, espera-se um percentual votos constante (linha horizontal vermelha no gráfico) em vários bairros, com especial atenção para bairros com gran número eleitores. Análise para 2010 Desempenho acima do esperado, porém o bairro concentra poucos eleitores Desempenho abaixo do esperado em bairros populosos Análise eleitoral - João da Silva 23.

24 Análise para 2014 Desempenho acima do esperado, porém o bairro concentra poucos eleitores Desempenho abaixo do esperado em bairros populosos Análise eleitoral - João da Silva 24.

25 Análise da variação votos e eleitores por bairro Esta visão consolida a análise do sempenho do candidato. Espera-se que os pontos estejam alinhados, indicando que, quanto maior a variação eleitores, maior a variação votos. Pontos fora da linha vermelha indicada na figura vem ser analisados com cuidado. Devem ser sconsirados os bairros criados (marcados em vermelho) e eliminados (marcados em ver), conforme já explicado. Análise eleitoral - João da Silva 25.

26 Perfil bairros mais votados Tal perfil será importante para as próximas análises, que relacionarão o perfil ao sempenho do candidato. O perfil mográfico indica o perfil dos eleitores da região, no que concerne ao estado civil (solteiros, casados, viúvos e separados), faixa etária (entre 16 e 24 anos, entre 25 e 34 anos, entre 35 e 44 anos, entre 45 e 59 anos e acima 60 anos) e o grau ensino dos eleitores (analfabetos ou pessoas que leem-escrevem, fundamental incompleto ou completo, nível médio incompleto ou completo e nível superior incompleto ou completo). Análise para 2010 Análise eleitoral - João da Silva 26.

27 Análise para 2014 ATENÇÃO Perfil dos eleitores do partido nos bairros mais votados: eleitorado jovem, solteiro com ensino fundamental ou médio. Análise eleitoral - João da Silva 27.

28 Votos por seção A análise por bairro, embora mais aquada para visualização, escon a complexida cada microrregião. Um bom sempenho no bairro não significa bom sempenho em cada seção (urna) daquela região. Assim sendo, para a correta análise sempenho do candidato e posterior sugestão ações melhoria, a análise por seção é imprescindível. Entretanto, dado o elevado número seções existentes, não é possível representar graficamente os resultados forma tão precisa quanto nos gráficos bairros. Assim sendo, apenas para compreensão da complexida da análise, são apresentados gráficos com o total votos e percentual votos por seção. A análise real será feita por algoritmos matemáticos, não por análise gráfica. Análise para 2010 Votação consistente em praticamente todas as urnas Análise eleitoral - João da Silva 28.

29 Votação consistente em praticamente todas as urnas Análise eleitoral - João da Silva 29.

30 Análise para 2014 Votação consistente em praticamente todas as urnas Análise eleitoral - João da Silva 30.

31 Votação consistente em praticamente todas as urnas Análise eleitoral - João da Silva 31.

32 Variação percentual votos por seção Da mesma forma que é importante a análise da variação votos por bairro, também é a análise por urna, apresentada a seguir. Nesta análise foram sconsiradas as seções criadas e eliminadas entre os anos da análise. Variação positiva do percentual votos Análise eleitoral - João da Silva 32.

33 Variação negativa do percentual votos Análise eleitoral - João da Silva 33.

34 Urnas mais votadas em 2010 Análise eleitoral - João da Silva 34.

35 Urnas com elevado percentual votos em 2010 Análise eleitoral - João da Silva 35.

36 Urnas mais votadas em 2014 Análise eleitoral - João da Silva 36.

37 Urnas com elevado percentual votos em 2014 Análise eleitoral - João da Silva 37.

38 Urnas com zero votos em 2010 Análise eleitoral - João da Silva 38.

39 Urnas com zero votos em 2014 Análise eleitoral - João da Silva 39.

40 Relação votos recebidos com área interesse dos eleitores A análise áreas interesse indica a concentração votos por área interesse do eleitorado. Ou seja, quanto maior a votação do candidato em bairros ou seções on terminada área foi também bem votada, maior será seu índice para aquela área. Em resumo, os índices indicam aproximação do candidato com as áreas interesse dos eleitores. Tal aproximação será tanto mais relevante quanto maior for o índice. Da mesma forma, quando os índices dos bairros e das seções tiverem o mesmo formato, maior a possibilida vinculação do candidato à área. Análise eleitoral - João da Silva 40.

41 Análise para 2010 Análise para 2014 ATENÇÃO Aproximação do partido com a área Segurança. Apesar indicativo para as áreas Servidor Público e Saú quando analisado votos por bairro, a tendência não se confirma na análise das urnas.. Análise eleitoral - João da Silva 41.

42 Relação voto orientação política por bairro e seção Da mesma forma que na analisado para áreas interesse, a análise por orientação política indica a vinculação do partido com terminada orientação política dos eleitores. Análise para 2010 ATENÇÃO Forte tendência para o voto Centro-Direita Análise eleitoral - João da Silva 42.

43 Análise para 2014 ATENÇÃO Em 2014 há mudança na orientação política. Apesar ainda haver tendência para o voto Centro-Direita, essa tendência é bem mais fraca que em Análise eleitoral - João da Silva 43.

44 Relação voto mografia por bairro e seção Por fim, a análise mográfica estuda o sempenho do candidato em relação a bairros e seções segundo a mografia stes últimos. Análise para 2010 ATENÇÃO Em 2010 há vinculação do partido com eleitores faixas etárias mais novas e baixo grau instrução. Análise eleitoral - João da Silva 44.

45 Análise para 2014 ATENÇÃO Em 2014 há alteração na mografia dos eleitores, com menos vinculação com faixa etária e grau ensino, embora aparente maior participação eleitores com grau ensino mais elevado. Análise eleitoral - João da Silva 45.

46 Relação partido e legenda Análise para 2010 Análise para 2014 Análise eleitoral - João da Silva 46.

47 Análise concentração votos Concentração votos significa votações elevadas em poucas urnas. Exemplificando, se meta dos votos um candidato estiverem concentrados em z por cento das urnas, ele terá fator concentração cinco. Análise para 2010 Análise para 2014 Análise eleitoral - João da Silva 47.

48 Análise correlações Correlações são relacionamentos entre votações. Da mesma forma que na análise do perfil político ou mográfico, o índice correlação indica o quão próximo duas votações estão. Exemplificando, analisadas as votações do partido e sua legenda em todas as urnas, se toda vez que a votação do candidato for alta, também for alta a votação da legenda, o índice correlação entre ambos será elevado e positivo. No exemplo oposto, se a votação do candidato for alta em todas as urnas on a votação terminado partido for baixa, ambos terão correlação negativa elevada. A análise seguinte procura monstrar tais relacionamentos, ou seja, a proximida do candidato em análise com outros candidatos, partidos e legendas. Correlações positivas para 2010 Análise eleitoral - João da Silva 48.

49 Correlações negativas para 2010 Análise eleitoral - João da Silva 49.

50 Correlações positivas para 2014 Análise eleitoral - João da Silva 50.

51 Correlações negativas para 2014 Análise eleitoral - João da Silva 51.

52 Despesas A análise da spesa relaciona o total gasto pelos candidatos e o gasto do candidato em análise, inicialmente consirando todos os candidatos ao cargo, em seguida consirando somente os eleitos. Análise para 2014 Análise eleitoral - João da Silva 52.

53 Análise eleitoral - João da Silva 53.

54 Presença na Internet Presença na Internet reflete o interesse pesquisas no Google para o candidato. Análise eleitoral - João da Silva 54.

55 Análise da disputa para Deputado Feral - DF Candidatos eleitos Deputado Feral Eleitos em 2010: Eleitos em 2014: Análise eleitoral - João da Silva 55.

56 Candidatos Deputado Feral por partido Análise 2010 A seguir são apresentados o total candidatos a Deputado Feral por partido e a quantida candidatos eleitos no ano Análise eleitoral - João da Silva 56.

57 Análise 2014 A seguir são apresentados o total candidatos a Deputado Feral por partido e a quantida candidatos eleitos no ano ATENÇÃO Na comparação entre 2010 e 2014 percebe-se um excelente sempenho do PT na disputa para Deputado Feral em 2010 e um equilíbrio entre vários partidos em Análise eleitoral - João da Silva 57.

58 Variação do número candidatos Deputado Feral por partido Análise eleitoral - João da Silva 58.

59 Relação entre número candidato e número eleitos - Deputado Feral Mais importante que a análise do número absoluto candidatos ou número eleitos é a análise da relação entre o número candidatos e o número eleitos. A tendência esperada é que um maior número candidatos produzisse maior número eleitos. Qualquer variação nessa relação indica um sempenho diferenciado do partido. Para facilitar a análise é apresentado o índice candidatos X eleitos, que nada mais é que a divisão entre o número eleitos pelo número candidatos. Por exemplo, se o partido teve dois candidatos e um eleito, seu índice será 0,5 (um eleito dividido por dois candidatos). Quanto maior esse índice, melhor o sempenho do partido. Análise 2010 Análise da relação entre candidatos e eleitos para o ano 2010 Análise eleitoral - João da Silva 59.

60 Ótimo sempenho Análise eleitoral - João da Silva 60.

61 Análise 2014 Análise da relação entre candidatos e eleitos para o ano 2014 Ótimo sempenho Análise eleitoral - João da Silva 61.

62 Ótimo sempenho eleicaoemnumeros ATENÇÃO A análise do sempenho do partido em 2010 e 2014 monstra a vinculação do voto aos candidatos e não ao partido. Tendo os candidatos mais votados em 2010 saído do partido, com eles foram os votos, não tendo sido substituídos por candidatos igual por eleitoral. Análise eleitoral - João da Silva 62.

63 Votos cargo Deputado Feral por partido Análise 2010 A análise seguinte apresenta o total votos recebido por cada partido a Deputado Feral. Análise 2014 ATENÇÃO Queda na votação do partido conforme já analisado anteriormente. Análise eleitoral - João da Silva 63.

64 Variação do número votos por partido A seguir é apresenta a variação nas votações dos partidos para Deputado Feral, indicando partidos que ganharam votos epartidos que perram votos. Tal variação nota a tendência slocamento do eleitorado entre as eleições. Ótimo sempenho PSDB Forte queda do PR, PDT e PT Análise eleitoral - João da Silva 64.

65 Relação entre número candidatos e total votos do partido a Deputado Feral A tendência esperada seria maior número votos para partidos com maior número candidatos. Tal dinâmica não é necessariamente observada na prática, tendo alguns partidos melhor rendimento que outros. Para facilitar a análise do rendimento cada partido é também apresentado o índice corresponnte. Análise 2010 Relação ruim candidato voto Ótima relação candidato X voto Análise eleitoral - João da Silva 65.

66 Melhor relação candidato X voto Análise eleitoral - João da Silva 66.

67 Análise 2014 Relação ruim candidato voto Ótima relação candidato X voto Análise eleitoral - João da Silva 67.

68 Melhor relação candidato X voto Análise eleitoral - João da Silva 68.

69 Votos brancos e nulos para Deputado Feral A análise votos brancos e nulos é relevante para terminar o engajamento político cada região. Servem também como indicador para possibilida atuação do partido na obtenção votos. Áreas com elevadas taxas brancos e nulos pom ser priorizadas pelo partido na obtenção novos eleitores. Um fator importante a ser observado é a relação entre o número votos da região e o total brancos e nulos. A tendência esperada é que haja proporcionalida entre o número eleitores e o total brancos e nulos. Variações nessa proporção, principalmente no sentido mais brancos e nulos que o esperado, servem como indicadores boas áreas atuação para o partido Análise 2010 Tendência anormal brancos e nulos, boa oportunida para captar votos Análise eleitoral - João da Silva 69.

70 Apesar maior percentual brancos-nulos, o número eleitores é pequeno, melhor investir em bairros com maior número eleitores Análise eleitoral - João da Silva 70.

71 Análise 2014 Tendência anormal brancos e nulos, boa oportunida para captar votos Análise eleitoral - João da Silva 71.

72 Apesar maior percentual brancos-nulos, o número eleitores é pequeno, melhor investir em bairros com maior número eleitores Análise eleitoral - João da Silva 72.

73 Sobreposição votos para Deputado Feral A sobreposição votos indica quantos candidatos foram votados simultaneamente em cada região. Foram analisados somente candidatos com mais mil votos no total, forma a não tornar excessivamente complexa a análise com gran número candidatos com pouca representativida. O estudo objetiva buscar regiões com baixa incidência candidatos, as quais representam oportunidas atuação para o partido. Análise 2010 Análise eleitoral - João da Silva 73.

74 Análise 2014 Análise eleitoral - João da Silva 74.

75 ATENÇÃO O aumento do número candidatos acarretou a pulverização maior votos. A média candidatos votados por bairro passou 40 em 2010 para 70 em Tal cenário dificulta a concentração votos em poucos candidatos. Uma consequência direta é a necessida realizar campanha e conseguir eleitores em todos os bairros. Análise eleitoral - João da Silva 75.

76 Análise candidatos Candidatos por cargo - Todos os cargos Candidatos inscritos em Análise eleitoral - João da Silva 76.

77 Candidatos inscritos em Análise eleitoral - João da Silva 77.

78 Variação do número candidatos Análise eleitoral - João da Silva 78.

79 Movimentação candidatos CANDIDATO_N_2010 CARGO_N_2010 TIDO_N_2 V_2010 TUACAO_201CANDIDATO_N_2014 CARGO_N_2014 TIDO_N_2V_2014 SITUACAO_2014 CRISTOVAM BUARQUE SENADOR PDT Eleito Não concorreu ALBERTO FRAGA SENADOR DEM Não eleito FRAGA DEPUTADO FEDERAL DEM Eleito QP ROLLEMBERG SENADOR PSB Eleito ROLLEMBERG GOVERNADOR PSB Turno AUGUSTO CARVALHO DEPUTADO FEDERAL PPS Suplente AUGUSTO CARVALHO DEPUTADO FEDERAL SD Eleito Média ERIKA KOKAY DEPUTADO FEDERAL PT Média ÉRIKA KOKAY DEPUTADO FEDERAL PT Eleito QP MAGELA DEPUTADO FEDERAL PT Eleito MAGELA SENADOR PT Não eleito IZALCI DEPUTADO FEDERAL PR Eleito IZALCI DEPUTADO FEDERAL PSDB Eleito QP JAQUELINE RORIZ DEPUTADO FEDERAL PMN Eleito JAQUELINE RORIZ DEPUTADO FEDERAL PMN 0 Inferido/Renúncia REGUFFE DEPUTADO FEDERAL PDT Eleito REGUFFE SENADOR PDT Eleito LAERTE BESSA DEPUTADO FEDERAL PSC Suplente LAERTE BESSA DEPUTADO FEDERAL PR Eleito Média LUIZ PITIMAN DEPUTADO FEDERAL PMDB Eleito LUIZ PITIMAN GOVERNADOR PSDB Não eleito PAULO TADEU DEPUTADO FEDERAL PT Eleito Não concorreu RONALDO FONSECA DEPUTADO FEDERAL PR Média RONALDO FONSECA DEPUTADO FEDERAL PROS Eleito QP AGACIEL MAIA DEPUTADO DISTRITAL PTC Eleito AGACIEL MAIA DEPUTADO DISTRITAL PTC Eleito Média ALIRIO DEPUTADO DISTRITAL PPS Eleito ALÍRIO DEPUTADO FEDERAL PEN Suplente ARLETE SAMPAIO DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito Não concorreu AYLTON GOMES DEPUTADO DISTRITAL PR Eleito AYLTON DEPUTADO DISTRITAL PR 268 Não eleito BENEDITO DOMINGOS DEPUTADO DISTRITAL PP 9479 Eleito Não concorreu BENICIO TAVARES DEPUTADO DISTRITAL PMDB Média Não concorreu CELINA LEAO DEPUTADO DISTRITAL PMN 7771 Média CELINA LEÃO DEPUTADO DISTRITAL PDT Eleito QP CRISTIANO ARAUJO DEPUTADO DISTRITAL PTB Eleito CRISTIANO ARAUJO DEPUTADO DISTRITAL PTB Eleito QP ELIANA PEDROSA DEPUTADO DISTRITAL DEM Eleito ELIANA PEDROSA DEPUTADO FEDERAL PPS Suplente ELIANA PEDROSA DEPUTADO DISTRITAL DEM Eleito ELIANA PEDROSA VICE-GOVERNADOR PPS 0 Inferido/Renúncia EVANDRO GARLA DEPUTADO DISTRITAL PRB Média Não concorreu CLAUDIO ABRANTES DEPUTADO DISTRITAL PPS Média CLAUDIO ABRANTES DEPUTADO DISTRITAL PT Suplente CHICO VIGILANTE DEPUTADO DISTRITAL PT Média CHICO VIGILANTE DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito QP CHICO LEITE DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito CHICO LEITE DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito Média PROF ISRAEL BATISTA DEPUTADO DISTRITAL PDT Eleito PROFESSOR ISRAEL DEPUTADO DISTRITAL PV Eleito QP LIRA DEPUTADO DISTRITAL PHS 7206 Suplente LIRA DEPUTADO DISTRITAL PHS Eleito QP JOE VALLE DEPUTADO DISTRITAL PSB Eleito JOE VALLE DEPUTADO DISTRITAL PDT Eleito QP JUAREZAO DEPUTADO DISTRITAL PMN 7205 Suplente JUAREZÃO DEPUTADO DISTRITAL PRTB Eleito Média LILIANE RORIZ DEPUTADO DISTRITAL PRTB Eleito LILIANE RORIZ DEPUTADO DISTRITAL PRTB Eleito QP LUZIA DE PAULA DEPUTADO DISTRITAL PPS 7218 Suplente LUZIA DE PAULA DEPUTADO DISTRITAL PEN 7428 Eleito QP DR MICHEL DEPUTADO DISTRITAL PSL Eleito DR MICHEL DEPUTADO DISTRITAL PP Eleito QP OLAIR FRANCISCO DEPUTADO DISTRITAL PT do B Eleito OLAIR FRANCISCO DEPUTADO FEDERAL PT do B 0 Inferido/Renúncia RAAD DEPUTADO DISTRITAL DEM Média Não concorreu RAIMUNDO RIBEIRO DEPUTADO DISTRITAL PSDB Suplente RAIMUNDO RIBEIRO DEPUTADO DISTRITAL PSDB Eleito QP BISPO RENATO ANDRADE DEPUTADO DISTRITAL PR Suplente BISPO RENATO DEPUTADO DISTRITAL PR Eleito Média ROBÉRIO NEGREIROS DEPUTADO DISTRITAL PMDB 9256 Suplente ROBÉRIO NEGREIROS DEPUTADO DISTRITAL PMDB Eleito QP RODRIGO DELMASSO DEPUTADO DISTRITAL PTN 6362 Suplente RODRIGO DELMASSO DEPUTADO DISTRITAL PTN Eleito QP RÔNEY NEMER DEPUTADO DISTRITAL PMDB Eleito RÔNEY NEMER DEPUTADO FEDERAL PMDB Eleito QP SANDRA FARAJ DEPUTADO DISTRITAL PSDB Suplente SANDRA FARAJ DEPUTADO DISTRITAL SD Eleito QP CABO PATRICIO DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito PATRICIO DEPUTADO FEDERAL PT Suplente TELMA RUFINO DEPUTADO DISTRITAL PRP 6470 Suplente TELMA RUFINO DEPUTADO DISTRITAL PPL Eleito QP WASHINGTON MESQUITADEPUTADO DISTRITAL PSDB Eleito WASHINGTON MESQUIDEPUTADO DISTRITAL PTB Suplente WASNY DEPUTADO DISTRITAL PT Média WASNY DE ROURE DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito QP WELLINGTON DEPUTADO DISTRITAL PSC Média WELLINGTON LUIZ DEPUTADO DISTRITAL PMDB Eleito Média Não concorrfadi FARAJ 2º SUPLENTE SD 0 Eleito Não concorrrogério ROSSO DEPUTADO FEDERAL PSD Eleito QP Não concorrjulio CESAR DEPUTADO DISTRITAL PRB Eleito QP Não concorrjosé CARLOS VASCONC1º SUPLENTE SENADORPDT 0 Eleito Não concorrricardo VALE DEPUTADO DISTRITAL PT Eleito Média Não concorrprofessor REGINALDODEPUTADO DISTRITAL PDT Eleito Média Não concorrrafael PRUDENTE DEPUTADO DISTRITAL PMDB Eleito QP Análise eleitoral - João da Silva 79.

80 Análise eleitorado Eleitores por bairro Eleitores em Análise eleitoral - João da Silva 80.

81 Eleitores em Análise eleitoral - João da Silva 81.

82 Variação do número eleitores por bairro A análise da variação eleitores é importante porque, penndo dos bairros votação do partido ou candidato, a variação po influenciar positiva ou negativamente sua votação. Tal análise será feita nos documentos específicos análise candidatos e partidos. Análise eleitoral - João da Silva 82.

83 Bairros criados Análise eleitoral - João da Silva 83.

84 Votos por orientação política Votos por orientação política representam a distribuição votos para Deputado Distrital- Feral por orientação, calculada como a soma dos votos por partido segundo a orientação cada um. Ou seja, a soma todos os votos para partidos classificados como esquerda para Deputado Distrital-Feral representará o total votos da coluna Esquerda. Da mesma forma para as mais orientações. Vale stacar que a análise foi feita consirando apenas votos para Deputado Feral e Distrital, tendo em vista serem os cargos com maior número partidos concorrendo. Essa análise é apenas indicativa uma vez que votos para Deputado Feral e Deputado Distrital são muitas vezes norteados mais pela proximida do eleitor com o candidato que por cota da orientação política do eleitor. Ainda assim, a análise serve para uma visão geral do posicionamento do eleitorado. Votos por orientação para o ano Análise eleitoral - João da Silva 84.

85 Votos por orientação para o ano Análise eleitoral - João da Silva 85.

86 Variação votos por orientação política Análise eleitoral - João da Silva 86.

87 Votos por orientação política por bairro Conforme já explicado, a orientação política reflete a votação do bairro em partidos segundo sua orientação. Os gráficos seguintes apresentam o percentual votos, por bairro, em partidos classificados em cada uma das cinco orientações. A análise procura mostrar a orientação política do bairro, consirando apenas votos para Deputado Distrital e Deputado Feral. Embora a votação para Deputado Distrital-Feral seja influenciada mais pela proximida do eleitor com o candidato, inpennte suas orientações políticas, um elevado percentual votos, em um bairro, para terminada orientação po ser indicador significativo da tendência do bairro, o que po influenciar a votação no partido. Votos orientação Esquerda Análise eleitoral - João da Silva 87.

88 Votos orientação Centro-Esquerda Análise eleitoral - João da Silva 88.

89 Votos orientação Centro Análise eleitoral - João da Silva 89.

90 Votos orientação Centro-Direita Análise eleitoral - João da Silva 90.

91 Votos orientação Direita Análise eleitoral - João da Silva 91.

92 Votos por área atuação dos candidatos por bairro Os candidatos foram classificados em áreas atuação segundo a forma como se anunciam para o eleitorado. Foram finidas seis áreas atuação principais: candidatos que já ocupam cargo político, candidatos que são servidores públicos, candidatos ligados à área da Saú, candidatos ligados à área da Educação, candidatos ligados à área Segurança e candidatos ligados ao voto Religioso. Candidatos não ligados às áreas citadas não influenciaram na avaliação. Um candidato po ser ligado simultaneamente à mais uma área. Os gráficos seguintes representam o percentual votos, em cada bairro para candidatos em cada área atuação. Um bairro po ter classificação elevada em mais uma área caso possua votos em candidatos diversas áreas. A análise tenta avaliar a relação terminados bairros com áreas específicas interesse, o que po finir locais para campanha segundo o enquadramento do candidato ou reforço no discurso para atendimento mandas específicas. Análise eleitoral - João da Silva 92.

93 Votos em políticos Análise eleitoral - João da Silva 93.

94 Votos em servidores públicos Análise eleitoral - João da Silva 94.

95 Votos em candidatos da área saú Análise eleitoral - João da Silva 95.

96 Votos em candidatos da área educação Análise eleitoral - João da Silva 96.

97 Votos em candidatos da área segurança Análise eleitoral - João da Silva 97.

98 Votos em candidatos ligados a igrejas Análise eleitoral - João da Silva 98.

INDICE. Ficha Técnica. Evolução da avaliação Dilma 6 1 Avaliação do governo Dilma 7 Evolução da aprovação de Dilma 8 2 Aprovação ou desaprovação do

INDICE. Ficha Técnica. Evolução da avaliação Dilma 6 1 Avaliação do governo Dilma 7 Evolução da aprovação de Dilma 8 2 Aprovação ou desaprovação do INDICE Ficha Técnica Evolução da avaliação Dilma 6 1 Avaliação do governo Dilma 7 Evolução da aprovação de Dilma 8 2 Aprovação ou desaprovação do 9 governo Dilma Evolução da avaliação Agnelo 10 3 Avaliação

Leia mais

Brasília/DF, 27 de maio de RESULTADO GERAL

Brasília/DF, 27 de maio de RESULTADO GERAL Brasília/DF, 27 de maio de 214. RESULTADO GERAL Pesquisa realizada nas seguintes localidades do DF: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte;Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal; Guará

Leia mais

Distrito Federal nas Eleições. Eleições 2010

Distrito Federal nas Eleições. Eleições 2010 Distrito Federal nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, houve uma renovação de 87,5% na bancada de deputados federais, sendo que apenas um deputado se reelegeu. Por outro lado,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

Distrito Federal nas Eleições. Eleições 2010

Distrito Federal nas Eleições. Eleições 2010 Distrito Federal nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, houve uma renovação de 87,5% na bancada de deputados federais, sendo que apenas um deputado se reelegeu. Por outro lado,

Leia mais

Estimulada para Senador ; Espontânea para Governador; Estimulada para Governador ; Rejeição/Governador ; Estimulada para Presidente.

Estimulada para Senador ; Espontânea para Governador; Estimulada para Governador ; Rejeição/Governador ; Estimulada para Presidente. Brasília/DF, 26 de agosto de 14. Pesquisa realizada no Distrito Federal, nas seguintes localidades do DF: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte; Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal;

Leia mais

ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA)

Leia mais

Estimulada para Senador ; Espontânea para Governador; Estimulada para Governador ; Rejeição/Governador ; Estimulada para Presidente.

Estimulada para Senador ; Espontânea para Governador; Estimulada para Governador ; Rejeição/Governador ; Estimulada para Presidente. Brasília/DF, 7 de agosto de 214. RESULTADO GERAL Pesquisa realizada no Distrito Federal, nas seguintes localidades do DF: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte; Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo

Leia mais

PROJETO ELEIÇÃO. Estamos em ano de eleições Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?

PROJETO ELEIÇÃO. Estamos em ano de eleições Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? PROJETO ELEIÇÃO JUSTIFICATIVA: Estamos em ano de eleições Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? Será que também estão preocupados com os problemas do seu

Leia mais

ELIANA PEDROSA (PROS), RODRIGO ROLLEMBERG (PSB) E ROGÉRIO ROSSO (PSD) DIVIDEM O 1º LUGAR Candidato do PSB é o mais rejeitado, com 49% de menções

ELIANA PEDROSA (PROS), RODRIGO ROLLEMBERG (PSB) E ROGÉRIO ROSSO (PSD) DIVIDEM O 1º LUGAR Candidato do PSB é o mais rejeitado, com 49% de menções Distrito Federal Relatório INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL INSTITUTO DATAFOLHA - AGOSTO DE 2018 ELIANA PEDROSA (PROS), RODRIGO ROLLEMBERG (PSB) E ROGÉRIO ROSSO (PSD) DIVIDEM O 1º LUGAR

Leia mais

PROPAGANDA PARTIDÁRIA 2016 Inserções regionais consulta por partido

PROPAGANDA PARTIDÁRIA 2016 Inserções regionais consulta por partido 1º PROS 16/05/2016 segunda-feira 2 inserções de 60 (Diretório 18/05/2016 quarta-feira 2 inserções de 60 Nacional) 20/05/2016 sexta-feira 2 inserções de 60 13/06/2016 segunda-feira 2 inserções de 60 15/06/2016

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA - O&P BRASIL. Pesquisa Política junho /2018. Resp: Fernando Jorge Caldas Pereira Diretor CPF:

RELATÓRIO DE PESQUISA - O&P BRASIL. Pesquisa Política junho /2018. Resp: Fernando Jorge Caldas Pereira Diretor CPF: RELATÓRIO DE PESQUISA - O&P BRASIL Pesquisa Política junho /2018 Resp: Fernando Jorge Caldas Pereira Diretor CPF: 042571461-68 RG: 146384 SSP - DF Data de publicação permitida em 18/06 3 INDICE Ficha Técnica

Leia mais

ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS Número de deputados Federais Eleitos em 2006, 2010 e 2014 MULHERES % HOMENS % TOTAL 2006 45 8,8 468 91,2 2010 45 8,8 468 91,2 513 2014 51 9,9 462 90,1 Número de Senadores

Leia mais

O financiamento das eleições em 2018

O financiamento das eleições em 2018 O financiamento das eleições em 2018 07/06/2018 1 O financiamento das eleições em 2018 Nas eleições de 2018 os candidatos poderão utilizar recursos das seguintes fontes: Fundo Partidário; Doações de pessoas

Leia mais

ANEXO 2. As eleições municipais no Rio Grande do Sul

ANEXO 2. As eleições municipais no Rio Grande do Sul ANEXO 2 As eleições municipais no Rio Grande do Sul Total de candidatos eleitos por partido político O Rio Grande do Sul elegeu em primeiro turno um total de 493 prefeitos. O Partido Progressista (PP)

Leia mais

Sobre a Pesquisa OpinaDF

Sobre a Pesquisa OpinaDF Sobre a Pesquisa OpinaDF O que é? É um projeto do IBPAD Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados que se propõe a ouvir de maneira sistemática e com metodologias de pesquisa rigorosas a população

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros)

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros) REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros) Requeremos a convocação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Sr. André Lima, do Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia

Leia mais

Distrito Federal Intenção de voto para governador e senador 04 a 06/09

Distrito Federal Intenção de voto para governador e senador 04 a 06/09 Distrito Federal Intenção de voto para governador e senador 04 a 06/09 Relatório INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL INSTITUTO DATAFOLHA - SETEMBRO DE 2018 APÓS O INÍCIO DO HORÁRIO ELEITORAL,

Leia mais

Eleições Gerais º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona UNIÃO / PI

Eleições Gerais º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona UNIÃO / PI Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2014 Eleições Gerais 2014 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona 0016 - UNIÃO / PI Pág. 1 de 4 16.ª ZONA - UNIÃO / PI -

Leia mais

ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO

Leia mais

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2 Pág. de Eleições Gerais 2 º Turno - Distribuição de vagas por partido/coligação - Deputado Estadual.º Turno - BAHIA BA -.º TURNO Deputado Estadual

Leia mais

APIACÁS / MT - 1.º TURNO Deputado Federal

APIACÁS / MT - 1.º TURNO Deputado Federal Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2014 Pág. 1 de 4 Eleições Gerais 2014 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - APIACÁS / MT APIACÁS / MT - 1.º TURNO Deputado Federal

Leia mais

Eleições Gerais º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona JUÍNA / MT

Eleições Gerais º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona JUÍNA / MT Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2014 Eleições Gerais 2014 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona 0035 - JUÍNA / MT Pág. 1 de 4 35.ª ZONA - JUÍNA / MT -

Leia mais

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019 PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação André Santos ANFIP Março de 2019 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Constituição Justiça e Cidadania Apresentação Verificação de admissibilidade da PEC, ou seja,

Leia mais

Distrito Federal Intenção de voto para governador e senador 03 e 04/10

Distrito Federal Intenção de voto para governador e senador 03 e 04/10 Distrito Federal Intenção de voto para governador e senador 03 e 04/10 Relatório INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL INSTITUTO DATAFOLHA - OUTUBRO DE 2018 IBANEIS (MDB) AMPLIA VANTAGEM

Leia mais

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Resultado da pesquisa sobre Reforma Política com Vereadores presentes na 1ª Mobilização Nacional de Vereadores realizada, em Brasília, nos dias 06 e 07 de

Leia mais

Grande doador ignora candidatos negros e mulheres

Grande doador ignora candidatos negros e mulheres A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma. e-mail: tbrasil@transparencia.org.br www.transparencia.org.br Grande doador ignora candidatos negros e mulheres Natália Paiva

Leia mais

SANTANA DO IPANEMA / AL - 1º TURNO Deputado Federal

SANTANA DO IPANEMA / AL - 1º TURNO Deputado Federal Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2018 Pág. 1 de 4 Eleição Ordinária Estadual - 2018 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1º Turno - SANTANA DO IPANEMA / AL SANTANA DO IPANEMA

Leia mais

ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

OS RESULTADOS DO FENÔMENO DA REELEIÇÃO EM 2008 E UMA COMPARAÇÃO COM OS DOIS ÚLTIMOS PLEITOS MUNICIPAIS

OS RESULTADOS DO FENÔMENO DA REELEIÇÃO EM 2008 E UMA COMPARAÇÃO COM OS DOIS ÚLTIMOS PLEITOS MUNICIPAIS 11 OS RESULTADOS DO FENÔMENO DA REELEIÇÃO EM 2008 E UMA COMPARAÇÃO COM OS DOIS ÚLTIMOS PLEITOS MUNICIPAIS As análises das reeleições em 2008 nesta primeira parte do estudo foram feitas com base nos dados

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

Geral da CLDF: (61) 3348-8000

Geral da CLDF: (61) 3348-8000 Geral da CLDF: (61) 3348-8000 MESA DIRETORA 1. PRESIDÊNCIA PRESIDENTE: Deputado PATRÍCIO - PT Telefones: (61) 3348-8002/8005/8262/8610 CHEFE DO GABINETE: Telefones: (61) 3348-8766 SECRETÁRIO-GERAL: Telefones:

Leia mais

Roraima nas Eleições. Eleições 2010

Roraima nas Eleições. Eleições 2010 Roraima nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, dos cinco candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados, apenas dois obtiveram êxito, ou seja, houve uma renovação de 75% em

Leia mais

PR - 1º TURNO Deputado Estadual

PR - 1º TURNO Deputado Estadual Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2018 Pág. 1 de 3 Eleição Ordinária Estadual - 2018 1º Turno - Distribuição de vagas por partido/coligação - Deputado Estadual 1º Turno - PARANÁ

Leia mais

NOVA ESPERANÇA / PR - 1.º TURNO Vereador

NOVA ESPERANÇA / PR - 1.º TURNO Vereador Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições Pág. de Eleição Municipal º Turno - Votação nominal - Vereador.º Turno - Zona TODAS - NOVA ESPERANÇA / PR NOVA ESPERANÇA / PR -.º TURNO Vereador

Leia mais

GURUPI / TO - 1.º TURNO Vereador

GURUPI / TO - 1.º TURNO Vereador Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2016 Pág. 1 de 5 Eleições Municipais 2016 1º Turno - Votação nominal - Vereador 1.º Turno - GURUPI / TO GURUPI / TO - 1.º TURNO Vereador Atualizado

Leia mais

Sergipe nas Eleições. Eleições Eleições 2014

Sergipe nas Eleições. Eleições Eleições 2014 Sergipe nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, dos três candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados, apenas dois obtiveram êxito, ou seja, houve uma renovação de 75% em

Leia mais

RUBENS BEZERRA LIMA DE MONTALVÃO A VIABILIDADE DE ELEIÇÃO DE CANDIDATOS BOMBEIROS MILITARES AO CARGO DE DEPUTADO DISTRITAL NAS ELEIÇÕES DE 2018

RUBENS BEZERRA LIMA DE MONTALVÃO A VIABILIDADE DE ELEIÇÃO DE CANDIDATOS BOMBEIROS MILITARES AO CARGO DE DEPUTADO DISTRITAL NAS ELEIÇÕES DE 2018 RUBENS BEZERRA LIMA DE MONTALVÃO A VIABILIDADE DE ELEIÇÃO DE CANDIDATOS BOMBEIROS MILITARES AO CARGO DE DEPUTADO DISTRITAL NAS ELEIÇÕES DE 2018 Brasília 2018 SUMÁRIO A VIABILIDADE DE ELEIÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 40ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 40ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 40ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO

Leia mais

A presença das mulheres no parlamento brasileiro

A presença das mulheres no parlamento brasileiro A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma. e-mail: tbrasil@transparencia.org.br www.transparencia.org.br A presença das mulheres no parlamento brasileiro Renato Abramowicz

Leia mais

ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA)

Leia mais

ATUALIZADO EM 18/11/2017 Nome Observações Partido Pretensão 2018

ATUALIZADO EM 18/11/2017 Nome Observações Partido Pretensão 2018 Pretensões eleitorais 2018: Atualizado em 09/03/2018 Em azul, candidato a outro cargo em relação a 2014 Em vermelho, candidato tendo mudado de partido em relação a 2014 ATUALIZADO EM 18/11/2017 Nome Observações

Leia mais

ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO

Leia mais

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual Pág. 1 de 3 Totalizadas PRA BAHIA AVANÇAR MAIS (Vagas: 30) 31.204 (99,80%) 0001 12333 MARCELO NILO PDT - PP / PDT / PT / PTB / PR / PSD 147.943 2,17 % Não Totalizadas 0002 55444 ROGERIO ANDRADE PSD - PP

Leia mais

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual Pág. 1 de 3 Totalizadas PRA BAHIA AVANÇAR MAIS (Vagas: 30) 31.148 (99,62%) 0001 12333 MARCELO NILO PDT - PP / PDT / PT / PTB / PR / PSD 146.438 2,15 % Não Totalizadas 0002 55444 ROGERIO ANDRADE PSD - PP

Leia mais

Cenário Político e Eleitoral Perspectivas para o novo governo e novo Congresso Nacional

Cenário Político e Eleitoral Perspectivas para o novo governo e novo Congresso Nacional Cenário Político e Eleitoral 2018-2019 Perspectivas para o novo governo e novo Congresso Nacional Enrico Ribeiro Coordenador Legislativo da Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical São Paulo, Outubro

Leia mais

Amazonas nas Eleições. Eleições 2010

Amazonas nas Eleições. Eleições 2010 Amazonas nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, houve uma renovação de 37,5% na bancada de deputados federais. Dos três novatos, apenas Henrique Oliveira (PR) era estreante na

Leia mais

ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO

Leia mais

Eleições Gerais º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona AMAMBAI / MS

Eleições Gerais º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona AMAMBAI / MS Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2014 Eleições Gerais 2014 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - Zona 0001 - AMAMBAI / MS Pág. 1 de 5 1.ª ZONA - AMAMBAI / MS

Leia mais

CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA. CLÁUDIO GONÇALVES COUTO (Fundação Getulio Vargas)

CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA. CLÁUDIO GONÇALVES COUTO (Fundação Getulio Vargas) CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA CLÁUDIO GONÇALVES COUTO (Fundação Getulio Vargas) claudio.couto@fgv.br 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1992 1993 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

Leia mais

ELDORADO / MS - 1.º TURNO Vereador

ELDORADO / MS - 1.º TURNO Vereador Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2012 Pág. 1 de 3 Eleição Municipal 2012 1º Turno - Votação nominal - Vereador 1.º Turno - Zona TODAS - ELDORADO / MS ELDORADO / MS - 1.º TURNO Vereador

Leia mais

DEBATE COM OS CANDIDATOS AO SENADO FEDERAL PELO DISTRITO FEDERAL

DEBATE COM OS CANDIDATOS AO SENADO FEDERAL PELO DISTRITO FEDERAL CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO PÚBLICA- CAGeP IFB CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS- CAPOP UnB CENTRO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO- CACOM UnB CONVIDAM PARA DEBATE COM OS CANDIDATOS AO SENADO FEDERAL

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO

Leia mais

CACOAL / RO - 1.º TURNO Vereador

CACOAL / RO - 1.º TURNO Vereador Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2012 Pág. 1 de 4 Eleição Municipal 2012 1º Turno - Votação nominal - Vereador 1.º Turno - CACOAL / RO CACOAL / RO - 1.º TURNO Vereador Atualizado

Leia mais

SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa Analista de Relações Institucionais: Cláudia Fernanda Silva Almeida Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo Ferreira Estagiários:

Leia mais

ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO

Leia mais

Rondônia nas Eleições. Eleições 2010

Rondônia nas Eleições. Eleições 2010 Rondônia nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, dos seis candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados, quatro obtiveram êxito, ou seja, houve uma renovação de 50% em relação

Leia mais

ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO

Leia mais

Novo Congresso Nacional em Números

Novo Congresso Nacional em Números Novo Congresso Nacional em Números 2019-2023 Análise geral Congresso Maior renovação no Congresso Nacional desde 1990; Fragmentação partidária; Conservador em relação aos valores; Bancadas informais continuam

Leia mais

ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO

Leia mais

ANÁLISE DAS CANDIDATURAS

ANÁLISE DAS CANDIDATURAS ANÁLISE DAS CANDIDATURAS PARA AS ELEIÇÕES 2012 Fonte: Tribunal Superior Eleitoral Emerson Souto e Rodrigo Paiva Centro de Tecnologia da Informação cti@fecam.org.br PREFEITOS Candidatos à Reeleição (293

Leia mais

Emendas Parlamentares de 2017

Emendas Parlamentares de 2017 Estudo Técnicos maio de 2018 Emendas Parlamentares de 2017 Introdução Emenda parlamentar é o instrumento que os parlamentares possuem para modificar e influenciar na elaboração de orçamentos da esfera

Leia mais

SENSUS Pesquisa e Consultoria

SENSUS Pesquisa e Consultoria Pesquisa Eleições 2014 Regiões 5 Regiões Estados 24 Estados Municípios 136 Municípios Entrevistas 2.000 Entrevistas Data 22 a 25 de Abril de 2014 SENSUS Pesquisa e Consultoria Atenção Entrevistador Verificar

Leia mais

Resultados. Pesquisa de Opinião Pública Eleições Rio de Janeiro Maio/2017

Resultados. Pesquisa de Opinião Pública Eleições Rio de Janeiro Maio/2017 Resultados Pesquisa de Opinião Pública Eleições 2018 Rio de Janeiro Maio/2017 Dados técnicos PESQUISA 001/17 IBPS MAIO DE 2017 Solicitante: Frente Favela Brasil Metodologia: entrevistas presenciais Data

Leia mais

Acre nas Eleições. Eleições 2010

Acre nas Eleições. Eleições 2010 Acre nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, a representação acreana na Câmara dos Deputados teve uma renovação de 50%, sendo que apenas um deputado, Márcio Bittar (PSDB), atingiu

Leia mais

CORUMBÁ / MS - 1.º TURNO Deputado Federal

CORUMBÁ / MS - 1.º TURNO Deputado Federal Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2014 Pág. 1 de 5 Eleições Gerais 2014 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1.º Turno - CORUMBÁ / MS CORUMBÁ / MS - 1.º TURNO Deputado Federal

Leia mais

Amapá nas Eleições. Eleições 2010

Amapá nas Eleições. Eleições 2010 Amapá nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, houve uma renovação de 37,5% na bancada de deputados federais, sendo que nenhum deputado atingiu o quociente eleitoral. Das duas vagas

Leia mais

PERFIL DOS VEREADORES ELEITOS EM 2016 BRASIL E REGIÕES

PERFIL DOS VEREADORES ELEITOS EM 2016 BRASIL E REGIÕES PERFIL DOS VEREADORES ELEITOS EM 2016 BRASIL E REGIÕES François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro novembro de 2016 PERFIL DOS VEREADORES ELEITOS EM 2016 BRASIL E REGIÕES François E. J. de Bremaeker Bacharel

Leia mais

MS - 1.º TURNO Deputado Federal

MS - 1.º TURNO Deputado Federal Pág. 1 de 6 Totalizadas *0001 1313 ZECA DO PT PT - PT / PR / PDT / PROS / PTC / PC do B / PTB / 160.556 12,57 % 5.564 (100,00%) *0002 1515 MARUN PMDB - PMDB / PSB / PRB / PTN / PEN / PSC 91.816 7,19 %

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE PT/DF

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE PT/DF CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE PT/DF PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº, DE 2015 (Autoria: Deputado Ricardo Vale e Outros) Altera a Lei Orgânica do Distrito Federal

Leia mais

Pesquisa XP Congresso. Fevereiro de 2019

Pesquisa XP Congresso. Fevereiro de 2019 Pesquisa XP Congresso Fevereiro de 2019 Destaques Na segunda rodada da pesquisa XP Investimentos com o Congresso, foram ouvidos 212 deputados e 22 senadores entre os dias 4 e 21 de fevereiro. O clima entre

Leia mais

O PL 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado na CCJ e deve ir a análise no plenário da Câmara nos próximos dias.

O PL 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado na CCJ e deve ir a análise no plenário da Câmara nos próximos dias. O PL 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado na CCJ e deve ir a análise no plenário da Câmara nos próximos dias. O Projeto de Lei 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Brasília, 04 de outubro de 2007 Índice 1. Apresentação 2. Metodologia 3. Número de políticos cassados

Leia mais

Relatório sobre Reforma Política

Relatório sobre Reforma Política Relatório sobre Reforma Política Veja como ficariam as bancadas, por estado, por partido e região, nas hipóteses do fim das coligações nas eleições proporcionais e da adoção do voto Distritão Relatório

Leia mais

PONTES E LACERDA / MT - 1º TURNO Deputado Federal

PONTES E LACERDA / MT - 1º TURNO Deputado Federal Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2018 Pág. 1 de 7 Eleição Ordinária Estadual - 2018 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1º Turno - PONTES E LACERDA / MT PONTES E LACERDA

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Vagas 1 Governador 2 46 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações Na divulgação

Leia mais

Roraima nas Eleições. Eleições 2010

Roraima nas Eleições. Eleições 2010 Roraima nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, dos cinco candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados, apenas dois obtiveram êxito, ou seja, houve uma renovação de 75% em

Leia mais

Eleição Ordinária Estadual º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1º Turno - Zona CÁCERES / MT

Eleição Ordinária Estadual º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1º Turno - Zona CÁCERES / MT Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2018 Eleição Ordinária Estadual - 2018 1º Turno - Votação nominal - Deputado Federal 1º Turno - Zona 0006 - CÁCERES / MT Pág. 1 de 7 6.ª ZONA -

Leia mais

O Poder Legislativo Federal: Congresso Nacional 2014

O Poder Legislativo Federal: Congresso Nacional 2014 O Poder Legislativo Federal: Congresso Nacional 2014 Com a finalização das eleições de 2014, em 26 de outubro, para os cargos correspondes ao Poder Legislativo Federal Congresso Nacional, temos o seguinte

Leia mais

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Andreia Ferreira Supervisora Técnica Escritório Regional do DIEESE em Mato Grosso do Sul Bases do Desenvolvimento Regional Economia: agrícola-rural/agronegócio,

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Paraíba - vagas 1 Governador 2 12 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Sergipe - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais

Piauí nas Eleições. Eleições 2010

Piauí nas Eleições. Eleições 2010 Piauí nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: O estado do Piauí renova, em média, 40% de sua bancada de deputados federais por eleição. Na disputa de 2010, dos sete candidatos à reeleição, cinco conseguiram

Leia mais

Paraíba nas Eleições. Eleições 2010

Paraíba nas Eleições. Eleições 2010 Paraíba nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Na disputa de 2010, houve uma renovação de 58% na bancada de deputados federais do estado, com sete novos deputados chegando à Câmara dos Deputados. Das

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA OUTUBRO DE 2012 JOB2313 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é analisar a preferência partidária

Leia mais

ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA)

Leia mais

POTIRENDABA / SP - 1.º TURNO Vereador

POTIRENDABA / SP - 1.º TURNO Vereador Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2012 Pág. 1 de 4 Eleição Municipal 2012 1º Turno - Votação nominal - Vereador 1.º Turno - Zona TODAS - POTIRENDABA / SP POTIRENDABA / SP - 1.º TURNO

Leia mais

Prognóstico por coligação

Prognóstico por coligação Prognóstico por coligação Acre FRENTE POPULAR DO ACRE II LIBERDADE E PRODUZIR PARA EMPREGAR I Alagoas FRENTE POPULAR POR ALAGOAS I PTB-PRB-PMN-PSL- PHS-PTC FRENTE PELO BEM DE ALAGOAS Tendência eleição

Leia mais

Sergipe nas Eleições. Eleições Eleições 2014

Sergipe nas Eleições. Eleições Eleições 2014 Sergipe nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, dos três candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados, apenas dois obtiveram êxito, ou seja, houve uma renovação de 75% em

Leia mais

RO - 1º TURNO Deputado Federal

RO - 1º TURNO Deputado Federal Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 2018 Pág. 1 de 6 Eleição Ordinária Estadual - 2018 1º Turno - Votação de candidatos por partido/coligação - Deputado Federal 1.º Turno - TODOS RO

Leia mais

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2008 E AS TENDÊNCIAS DOS ÚLTIMOS PLEITOS

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2008 E AS TENDÊNCIAS DOS ÚLTIMOS PLEITOS 10 ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2008 E AS TENDÊNCIAS DOS ÚLTIMOS PLEITOS Este estudo revela o perfi l dos prefeitos e prefeitas eleitos nas eleições municipais de 2008, 2004 e 2000, fazendo uma comparação entre

Leia mais

Diagnóstico político-eleitoral do Distrito Federal ( )

Diagnóstico político-eleitoral do Distrito Federal ( ) Diagnóstico político-eleitoral do Distrito Federal (2002-2014) Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo,

Leia mais

MONTE APRAZÍVEL / SP - 1.º TURNO Vereador

MONTE APRAZÍVEL / SP - 1.º TURNO Vereador Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 6 Pág. de Eleições Municipais 6 º Turno - Votação nominal - Vereador.º Turno - MONTE APRAZÍVEL / SP MONTE APRAZÍVEL / SP -.º TURNO Vereador Atualizado

Leia mais

Reforma política e democracia no Brasil

Reforma política e democracia no Brasil Reforma política e democracia no Brasil Carlos Ranulfo Melo Maio de 2015 Reforma política: um jogo marcado pela incerteza A ocorrência de processos de reforma política depende: da resiliência do antigo

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1209-7A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

INTENÇÃO DE VOTO NO DISTRITO FEDERAL PARA AS ELEIÇÕES 2014

INTENÇÃO DE VOTO NO DISTRITO FEDERAL PARA AS ELEIÇÕES 2014 INTENÇÃO DE VOTO NO DISTRITO FEDERAL PARA AS ELEIÇÕES 2014 DISTRITO FEDERAL AGOSTO DE 2014 REGISTRO DF - 00025/2014 REGISTRO BR - 00322/2014 INTRODUÇÃO Este relatório contém os resultados de um estudo

Leia mais

Partido: Partido Popular Socialista - PPS - (23)

Partido: Partido Popular Socialista - PPS - (23) Registro de Candidatura - Prefeito (ANADIA / AL) Nome para urna eletrônica: ZÉ AUGUSTO Número: 23 Nome completo: JOSE AUGUSTO ROCHA SOUZA Sexo: Masculino Data de nascimento: 31/07/1967 Estado civil: Casado(a)

Leia mais

Pesquisa XP Congresso. Abril de 2019

Pesquisa XP Congresso. Abril de 2019 Pesquisa XP Congresso Abril de 2019 Destaques A terceira rodada da pesquisa XP Investimentos com deputados mostra uma deterioração na percepção sobre o relacionamento da Câmara com a Presidência da República.

Leia mais