Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Medicina, Curso de Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina, do Câmpus de Botucatu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Medicina, Curso de Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina, do Câmpus de Botucatu"

Transcrição

1 Resolução Unesp - 77, de 1º Publicada no D.O.E. Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (223) 71 02/12/2015. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Medicina, Curso de Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina, do Câmpus de Botucatu O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso IX do artigo 24 do Regimento Geral da Unesp, nos termos do Parecer 197/2015-CCPG, e tendo em vista o deliberado pelo Despacho 235/2015-CCPG/SG, da Câmara Central de Pós-graduação, de , baixa a seguinte Resolução: Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Medicina, Curso de Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina do Câmpus de Botucatu, reger-se-á pelo Regulamento anexo à esta Resolução. Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Proc. 856/2015-FM/Bo). TÍTULO I - Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Medicina, Curso: Mestrado Profissional, levará ao título de Mestre em Medicina, podendo, a critério do Programa, ser acrescida a área de conhecimento. Artigo 2º - O Programa será estruturado e regido em seus aspectos gerais pelos critérios de qualidade estabelecidos pela legislação da UNESP, por este Regulamento, por Instruções Normativas do Conselho do Programa e pela CAPES/MEC. TÍTULO II - Do Curso Artigo 3º - Para a obtenção do título de Mestre o aluno deverá: I integralizar o número de créditos para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional, conforme o estabelecido no RGPG, na seguinte proporção: a) setenta créditos na elaboração da dissertação de Mestrado ou trabalho equivalente; b) vinte e seis créditos entre disciplinas e/ou outras atividades, com mínimo de oito créditos em disciplinas, dos quais pelo menos três créditos cursados em disciplinas do Programa, e máximo de dezoito créditos em outras atividades, as quais serão definidas de acordo com Instrução Normativa estabelecida pelo Conselho.

2 II comprovar,por meio de certificado expedido por instituição de reconhecida competência, a proficiência em idioma estrangeiro inglês, na inscrição; a) o instrumento de proficiência será definido por Instrução Normativa do Conselho do Programa. III ser aprovado em exame geral de qualificação, conforme Instrução Normativa do Conselho do Programa; IV ser aprovado na defesa de dissertação no prazo máximo de vinte e quatro meses. a) No caso do aluno desvincular-se do curso de Residência Médica, por conclusão ou desistência, antes de ter decorrido o prazo máximo para conclusão do Mestrado, o referido aluno deverá concluir o curso de Mestrado no prazo máximo de seis meses após o término da residência médica, ficando, a critério do Conselho do Programa autorizar situações excepcionais. Artigo 4º - Havendo vagas e com anuência do orientador, será aceita a transferência de aluno de outro Programa de Pós-graduação de área afim para este Programa. 1º Caberá ao Conselho deliberar sobre o aproveitamento de créditos realizados no Programa de origem. 2º Os casos de aproveitamento serão analisados individualmente pelo Conselho do Programa, mantidos os critérios de excelência da área. TÍTULO III - Do Aproveitamento de Créditos Artigo 5º O aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas isoladas na qualidade de aluno vinculado ou especial, deverá ser requerido pelo aluno, justificado pelo orientador e submetido à apreciação do Conselho do Programa. TÍTULO IV - Do Corpo Docente Artigo 6º - O corpo docente será constituído de acordo com o estabelecido no artigo 8º do RGPG da UNESP levando em consideração os critérios de qualidade que devem nortear o Programa. Artigo 7º - O processo e os prazos de credenciamento e descredenciamento de docentes serão estabelecidos conforme Instrução Normativa do Conselho do Programa. Artigo 8º - O número máximo de orientandos por orientador será de oito, levandose em consideração todos os Programas nos quais o orientador estiver credenciado. 1º - O número máximo de orientandos por orientador poderá ser modificado de acordo com a produção científica do orientador. 2º - Não serão computados no número máximo de orientandos por orientador, os alunos de origem estrangeira, os oriundos de programas Minter e Dinter e de programas de auxílio de instituições públicas ou privadas.

3 TÍTULO V - Do Corpo Discente Artigo 9º - O corpo discente será constituído por alunos regulares portadores de diploma de curso superior em Medicina, desde que, no ingresso oficial no Programa de Pós-graduação, estejam matriculados em curso de Residência Médica devidamente credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e contemplados com bolsa de estudo concedida pela Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. Parágrafo único - Em casos excepcionais, mediante aprovação do Conselho do Programa, poderão candidatar-se residentes contemplados com outras modalidades de bolsa. Artigo 10 - O número de vagas oferecidas para ingresso a cada seleção deverá ser definido pelo Conselho do Programa, com a aprovação da Congregação, respeitando-se o limite estabelecido para cada orientador e as resoluções vigentes na UNESP. Artigo 11 - Para inscrever-se no processo seletivo, o candidato deverá apresentar os documentos especificados em Edital. Artigo 12 - Terá direito a matrícula o candidato aprovado no exame de seleção e classificado dentro do número de vagas oferecidas. 1º - Cada aluno regular será orientado em suas atividades por um orientador credenciado no Programa, podendo haver um ou mais co-orientador(es). 2º - A indicação de co-orientador deverá obedecer ao estabelecido no artigo 10 do RGPG da UNESP. 3º - O orientador deverá formalizar a aceitação do respectivo orientando por escrito, em documento que deverá constar no prontuário do aluno. 4º- Poderá ser aprovada pelo Conselho do Programa a transferência de orientando para outro orientador, por proposta de um ou de outro e com a ciência dos envolvidos. Artigo 13 - O aluno será desligado do Programa na ocorrência de uma das seguintes situações: I por não renovação de matricula; II - por não defender a dissertação ou trabalho equivalente no prazo estabelecido no inciso IV e alínea a do artigo 3º; III - por reprovação na defesa de dissertação ou trabalho equivalente; IV por sua própria iniciativa; V - por solicitação do orientador, junto ao Conselho do Programa, mediante justificativa, garantido o direito de defesa do aluno; VI - por medida disciplinar; VII - por outras situações não previstas acima, a critério do Conselho do Programa, garantido o direito de defesa do aluno.

4 TÍTULO VI - Do Regime Didático Artigo 14 - O primeiro dia letivo do calendário escolar deverá ser considerado como referência para a contagem de todos os prazos estabelecidos neste regulamento. Artigo 15 - O ano letivo do Programa de Pós-graduação será dividido em semestres, para atender às exigências de planejamento didático e administrativo. Artigo 16 Será obrigatória a frequência dos alunos a, pelo menos, setenta e cinco por cento das atividades programadas na disciplina. Artigo 17 - Será facultado ao aluno o cancelamento da matrícula em disciplina, desde que o requerimento seja apresentado à Seção Técnica de Pós-graduação de acordo com o estabelecido no calendário escolar, transcorridos, no máximo, 1/3 da disciplina. Parágrafo único - O aluno regular deverá ter anuência do orientador para solicitar o cancelamento da matrícula em disciplina. Artigo 18 Caberá ao Conselho do Programa a definição dos membros que constituirão a Comissão Examinadora, nos termos do artigo 27 do RGPG da UNESP, podendo ser atendida a sugestão do orientador. TÍTULO VII- Da Dissertação ou Trabalho Equivalente Artigo 19 Para obtenção do título de Mestre, além das outras exigências estabelecidas neste Regulamento e no RGPG da UNESP, é obrigatória a aprovação na defesa de dissertação ou trabalho equivalente, de acordo com o estabelecido no artigo 26 do RGPG da UNESP. Das Disposições Gerais Artigo 20 - Prevalecerá, nos casos não previstos neste Regulamento, as disposições estabelecidas no RGPG da UNESP, baixado pela Resolução Unesp 30, de 17/06/2010, e por outras resoluções que venham a ser implantadas na UNESP. Artigo 21 - Os casos omissos serão resolvidos, conforme o grau de competência e oportunidade, pelo Conselho do Programa de Pós-graduação em Medicina, Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu ou Câmara Central de Pósgraduação.

5 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 01/2015 institui os critérios utilizados para comprovação da proficiência em idioma estrangeiro inglês de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Medicina - Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - PPG-MED/MP-FMB/UNESP Artigo 1º - A presente normativa visa estabelecer os critérios utilizados para comprovação da proficiência em idioma estrangeiro inglês de candidatos ao PPG-MED/MP-FMB/NESP, conforme definidas pelo Conselho com base no disposto no Regulamento do Programa. Artigo 2º - Para inscrever-se no processo seletivo, o candidato deverá comprovar, no ato da inscrição, a proficiência em idioma estrangeiro inglês, através de certificado expedido por instituição de reconhecida competência na avaliação do referido idioma, com nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) ou pontuação igual ou superior a 70%. Artigo 3º - A validade do exame será de cinco anos, a contar da data de inscrição no processo seletivo. DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 4º - A presente instrução poderá sofrer atualização e/ou adequação mediante apreciação e aprovação do Conselho do PPG-MED/MP-FMB/UNESP. Artigo 5º - A presente Instrução Normativa foi aprovada em reunião ordinária do PPG-MED/MP- FMB/UNESP realizada em 28 de abril de Profa. Dra. Daniele Cristina Cataneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Mestrado Profissional ANEXO 03 PARTE INTEGRANTE DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 05/05/2016

6 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 02/2016 institui os critérios utilizados para o exame geral de qualificação dos alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Medicina - Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - PPG- MED/MP-FMB/UNESP. Artigo 1º - A presente Instrução Normativa visa estabelecer os critérios utilizados para o exame geral de qualificação dos alunos regulares do Curso de Mestrado Profissional, conforme definidas pelo Conselho do Programa com base no disposto no Regulamento do Programa. Artigo 2º - Completados os créditos em disciplinas e outras atividades e, no máximo até o vigésimo primeiro mês, a contar do início oficial no Curso, o aluno regular deverá submeter-se ao Exame Geral de Qualificação. Artigo 3º - A Comissão Examinadora, aprovada pelo Conselho do Programa segundo proposta do Orientador, será constituída por três membros titulares e dois membros suplentes, sendo o orientador membro nato e presidente. Artigo 4º - O exame constará de apresentação do trabalho (aula didática) onde a comissão examinadora avaliará o aspecto didático e o desempenho do aluno na arguição sobre o projeto de pesquisa desenvolvido pelo aluno, que resultará na dissertação de mestrado ou trabalho equivalente. Parágrafo único- A avaliação será feita, individualmente, pelos membros da Comissão Examinadora e expressa em conceitos: a) Aprovado ou b) Reprovado. Artigo 5º - Para ser aprovado no Exame Geral de Qualificação, o aluno deverá obter conceitos de aprovação com, pelo menos, dois dos examinadores. Artigo 6º - O aluno reprovado poderá repetir uma única vez o Exame Geral de Qualificação, até trinta dias após o primeiro exame. DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 7º - A presente instrução poderá sofrer atualização e/ou adequação mediante apreciação e aprovação do Conselho do PPG-MED/MP-FMB/UNESP. Artigo 10 - A presente Instrução Normativa foi aprovada em reunião ordinária do PPG- MED/MP-FMB/UNESP em 05 de maio de Profa. Dra. Daniele Cristina Cataneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina

7 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 03/2016 institui os critérios para a elaboração da dissertação e normas para defesa no Programa de Pós-Graduação em Medicina - Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - PPG-MED/MP- FMB/UNESP Artigo 1º - A presente Instrução Normativa visa a estabelecer critérios para a elaboração da dissertação e normas para defesa, junto ao PPG-MED/MP-FMB/UNESP conforme definidas pelo Conselho do Programa com base no disposto no Regulamento do Programa. Artigo 2º - A versão preliminar da dissertação deverá ser entregue com trinta dias de antecedência a defesa na Seção técnica de Pós-Graduação, seguido dos demais documentos exigidos pela legislação. Artigo 3º - Formatar a versão preliminar da dissertação contendo, pelo menos, a seguinte estrutura abaixo: ESTRUTURA ELEMENTOS Parte externa Pré-textuais Textuais Pós-textuais Capa (obrigatória) Folha de rosto (obrigatória) Menção a órgão fomentador, com número de processo do financiamento e período com datas completas(se usufruído) Dedicatória (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo (Obrigatório) Abstract (Obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Introdução Objetivo(s) Material e método Resultados Discussão Conclusão(ões) ou Considerações finais Referências (obrigatória) Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice (opcional) Artigo em Formato para Publicação

8 Artigo 4º - Elaborar capa, folha de rosto, ficha catalográfica e apresentação gráfica do exemplar da dissertação conforme as normas aprovadas pela Comissão de Pós- Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu, em 26 de junho de 2014, dispostas na página da FMB, link Pós-Graduação, serviços, formulários ou no link: Artigo 5º - Utilizar o modelo de apresentação de referências de acordo com o padrão Vancouver, com formas de citação autor-data ou numérica (desde que padronizada uma forma) e evitando o emprego de citação de citação; Artigo 6º - Verificar e corrigir indícios de plágio e autoplágio antes da defesa ou de qualquer divulgação do conhecimento proveniente da dissertação. Para isso recomenda-se o uso do software on line Turnitin. Ferramenta empregada em mais de universidades de todo o mundo, entre elas, as Universidades de Harvard da Califórnia, entretanto para usá-la é necessária a obtenção de senha junto à Biblioteca Central. Essa prática irá auxiliar Pós - graduandos e orientadores na identificação de qualquer frase, texto ou trabalho apropriado indevidamente da obra intelectual de outra pessoa; Artigo 7º - Dispor o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP caso necessário, o protocolo do CEP da justificativa de alteração do título do projeto; Artigo 8º - Após a defesa, o aluno terá trinta dias, para entregar na Seção Técnica de Pós-graduação, com o encaminhamento do orientador, um exemplar impresso (com layout padronizado pela Faculdade de Medicina de Botucatu para o nível em que foi desenvolvido) da versão corrigida da dissertação ou trabalho equivalente, e uma cópia em formato digital, além dos demais documentos exigidos pela legislação vigente, para posterior encaminhamento do processo à Congregação para homologação do título. DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 9º - A presente instrução poderá sofrer atualização e/ou adequação mediante apreciação e aprovação do Conselho do PPG-MED/MP-FMB/UNESP. Artigo 10 - A presente Instrução Normativa foi aprovada em reunião ordinária do PPG- MED/MP-FMB/UNESP em 05 de maio de Profa. Dra. Daniele Cristina Cataneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina

9

10 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 05/2016 institui os critérios utilizados para indicação de co-orientador(es) de alunos regulares matriculados no Programa de Pós-Graduação em Medicina - Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - PPG-PC/MP-FMB/UNESP Artigo 1º - A presente Instrução Normativa visa a estabelecer os critérios utilizados para indicação de co-orientador(es) de alunos regulares matriculados no PPG-PC/MP- FMB/NESP, conforme definidas pelo Conselho com base no disposto no Regulamento do Programa. Artigo 2º - O orientador poderá indicar com a devida justificativa, de comum acordo com o seu orientando, um ou mais co-orientadores, para a devida manifestação do Conselho do Programa. 1º - O co-orientador não precisará, necessariamente, ser professor credenciado no Programa; 2º - A titulação mínima deverá ser de Doutor, exceto nos casos de profissionais técnicos com competência na área, a critério do Conselho do Programa; 3º - A solicitação deverá ser encaminhada no prazo máximo de doze meses, a contar do início oficial do aluno no Curso; 4º - O co-orientador somente participará da Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação e da defesa da dissertação de Mestrado ou trabalho equivalente no impedimento da participação do orientador. DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 3º - A presente instrução poderá sofrer atualização e/ou adequação mediante apreciação e aprovação do Conselho do PPG-PC/MP-FMB/UNESP. Artigo 4º - A presente Instrução Normativa foi aprovada em reunião ordinária do PPG- MED/MP-FMB/UNESP em 05 de maio de Profa. Dra. Daniele Cristina Cataneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina

11

12 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 01/2017 Estabelece prazo para comprovar aprovação ética do projeto de Pesquisa Artigo 1º - Considerando que todo projeto de pesquisa envolvendo ou não seres humanos e/ou animais de experimentação necessitam de parecer ético antes de sua realização, todos os candidatos ao curso de Mestrado Profissional deverão apresentar no ato da inscrição, no mínimo, o comprovante de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido no curso. Artigo 2º - O parecer/certificado emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) aprovando o referido projeto deverá ser entregue obrigatoriamente até o final do primeiro semestre do ano de ingresso no curso. Artigo 3º - Casos excepcionais, incluindo alteração do projeto de pesquisa, serão analisados individualmente pelo Conselho do Programa, mediante solicitação do aluno e justificativa do orientador. Artigo 4º - A presente instrução normativa foi aprovada pelo Conselho do Programa em reunião de 15/03/2017 e entrará em vigor a partir da data de publicação. Botucatu, 15 de março de Profa. Dra. Daniele Cristina Catâneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina

13 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 03/2017 institui os critérios utilizados para o aproveitamento de créditos em outras atividades complementares dos alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Medicina - Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - PPG-MED/MP-FMB/UNESP FINALIDADE Artigo 1º - A presente Instrução Normativa visa estabelecer os critérios utilizados para o aproveitamento de créditos em atividades complementares dos alunos regulares do PPG-MED/MP-FMB/UNESP, com base no disposto no Regulamento do Programa. DEFINIÇÃO Artigo 2º - Por atividades complementares estão definidas todas as atividades estritamente relacionadas ao ensino de pós-graduação sensu stricto, exercidas por alunos regulares do PPG-MED/MP-FMB/UNESP. DA SOLICITAÇÃO E COMPROVAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS Artigo 3º - Toda solicitação de aproveitamento de crédito em Atividades Complementares deverá, obrigatoriamente, ser feita pelo aluno em formulário próprio, avalizada e justificada por seu orientador, com comprovação sob forma de anexo numerado. DOS CRÉDITOS APROVEITADOS: Residência Médica ou atividade equivalente: três créditos para cada ano de residência. Publicações (aluno como co-autor): - Publicação Scielo ou Lilacs, anterior a matricula no Programa, 1 (um) crédito; - Publicação Pubmed/Medline, anterior a matricula no Programa, 2 (dois) créditos; - Publicação Scielo ou Lilacs, após a matricula no Programa, 2 (dois) créditos; - Publicação Pubmed/Medline, após a matricula no Programa, 4 (quatro) créditos. Publicações (aluno como autor): - Publicação Scielo ou Lilacs, anterior a matricula no Programa, 2 (dois) crédito; - Publicação Pubmed/Medline, anterior a matricula no Programa, 4 (quatro) créditos; - Publicação Scielo ou Lilacs, após a matricula no Programa, 4 (quatro) créditos; - Publicação Pubmed/Medline, após a matricula no Programa, 8 (oito) créditos.

14 capítulos de livros publicados em livros indexados por editoras registradas ou disponibilizados na Escola Médica Virtual: 1 crédito para cada capítulo publicado pelo autor, e 0,5 crédito para o co-autor. Apresentação de trabalhos em congresso, simpósios, pôster e tema livre (antes ou após o ingresso no Programa): - Apresentados em evento Nacional 1 (um) crédito como autor e 0,5 créditos como co-autor; - Apresentados em evento Internacional 2 (dois) créditos como autor e 1 (um) crédito como co-autor. Atividades Discentes (cursos, congressos, reuniões científicas, aulas, seminários, liga acadêmica. assistidos pelo mestrando, após a matrícula no Programa): 15 horas de atividade= 1 (um) crédito. Atividades didáticas ligadas ao ensino de graduação, aperfeiçoamento e especialização: até 03 (três) créditos, para alunos que cumprirem carga horária menor ou igual a 20horas/ano e até 06 (seis) créditos para alunos que cumprirem carga horária maior que 20 horas/ano. Produção Técnica disponibilizada na Escola Médica Virtual após a matrícula no Programa: - autor 1 (um) crédito - co-autor 0,5 (meio crédito) DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 4º - A presente instrução poderá sofrer atualização e/ou adequação mediante apreciação e aprovação do Conselho do PPG-MED/MP-FMB/UNESP. Artigo 5º - A presente Instrução Normativa foi aprovada em reunião ordinária do PPG- MED/MP-FMB/UNESP em 24 de maio de 2017, revogando-se a Instrução Normativa 02/2017. Profa. Adjunta Daniele Cristina Cataneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina

15 APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES, DE ACORDO COM O ESTABELECIDO NO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - CURSO MESTRADO PROFISSIONAL MÁXIMO DE 18 CRÉDITOS (ARTIGO 3º - PARÁGRAFO I Letra B - Resolução Unesp-77, de 1º e Instrução Normativa do Conselho do Programa 003/2017) Nome do(a) aluno(a): Data da solicitação: / / DADOS SOBRE A(S) ATIVIDADE(S) REALIZADA(S) Descrição Quantidade Créditos sugeridos Época de Realização Comprovante (ex: anexo 1, Antes Após anexo 2,.. ) Mat. Mat. Residência Médica ou atividade equivalente: três créditos para cada ano de residência. Publicações (aluno como co-autor): Publicação Scielo ou Lilacs, anterior a matricula no Programa, 1 (um) crédito; Publicação Pubmed/Medline, anterior a matricula no Programa, 2 (dois) créditos; Publicação Scielo ou Lilacs, após a matricula no Programa, 2 (dois) créditos; Publicação Pubmed/Medline, após a matricula no Programa, 4 (quatro) créditos. Publicações (aluno como autor): Publicação Scielo ou Lilacs, anterior a matricula no Programa, 2 (dois) créditos; Publicação Pubmed/Medline, anterior a matricula no Programa, 4 (quatro) créditos; Publicação Scielo ou Lilacs, após a matricula no Programa, 4 (quatro) créditos; Publicação Pubmed/Medline, após a matricula no Programa, 8 (oito) créditos. capítulos de livros publicados em livros indexados por editoras registradas ou disponibilizados na Escola Médica Virtual: 1 crédito para cada capítulo publicado pelo autor, e 0,5 crédito para o co-autor. Apresentação de trabalhos em congresso, simpósios, pôster e tema livre (antes ou após o ingresso no Programa): Apresentados em evento Nacional 1 (um) crédito como autor e 0,5 crédito como co-autor; Apresentados em evento Internacional 2 (dois) créditos como autor e 1 (um) crédito como coautor.

16 DADOS SOBRE A(S) ATIVIDADE(S) REALIZADA(S) Descrição Quantidade Créditos sugeridos Antes Após Comprovante Mat. Mat. (ex: anexo 1, anexo 2,.. ) Atividades Discentes (cursos, congressos, reuniões científicas, aulas, seminários, liga acadêmica. assistidos pelo mestrando, após a matrícula no Programa): 15 horas de atividade= 1 (um) crédito. X Atividades didáticas ligadas ao ensino de graduação, aperfeiçoamento e especialização: até 03 (três) créditos, para alunos que cumprirem carga horária menor ou igual a 20horas/ano e até 06 (seis) créditos para alunos que cumprirem carga horária maior que 20 horas/ano. Produção Técnica disponibilizada na Escola Médica Virtual após a matrícula no Programa: autor 1 (um) crédito co-autor 0,5 (meio) crédito TOTAL DE CRÉDITOS SUGERIDOS Assinatura do(a) Orientador(a) Assinatura do(a) Aluno(a) Manifestação do Conselho do Programa: ( ) Ad referendum ( ) Reunião Data: / / Favorável ao aproveitamento de : Observação: ( ) créditos em atividades complementares Profa. Dra. Daniele Cristina Cataneo Coordenadora

17 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Instrução Normativa nº 01/2018 institui os critérios para credenciamento e descredenciamento do corpo docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Medicina - Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - PPG- PC/MP-FMB/UNESP. Artigo 1º - A presente Instrução Normativa visa estabelecer critérios utilizados para o credenciamento e descredenciamento do corpo docente, junto ao PPG-PC/MP- FM/UNESP, conforme definidas pelo Conselho do Programa, com base no disposto no Regulamento do Programa. CREDENCIAMENTO Artigo 2º - Poderão apresentar proposta de credenciamento os docentes, pesquisadores ou demais profissionais com vínculo empregatício com a Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp e que: a) Nos últimos cinco anos, tenham publicações que somem no mínimo 200 pontos, de acordo com pontuação estabelecida pela área de avaliação Medicina I; b) Tenham orientação concluída de graduando em nível de iniciação científica, com ou sem bolsa; c) Comprovem atuação profissional e científica dentro das linhas propostas pelo Programa; d) Atendam aos demais requisitos estabelecidos pelo Comitê de Avaliação Medicina I. Artigo 3º - As propostas serão submetidas a avaliação do Conselho do Programa, o qual poderá indicar Pareceristas ad hoc, para posterior decisão final. DESCREDENCIAMENTO Artigo 4º - Serão descredenciados do Programa os docentes que, a) No triênio, não atingirem a pontuação mínima de 160 pontos em publicações, de acordo com pontuação estabelecida pela área de avaliação Medicina I; b) Não atualizarem regularmente (a cada três meses) seus respectivos Curriculum vitae Plataforma Lattes; c) Não responderem à Coordenação ou a Secretaria do Programa sobre as demandas do Relatório Anual de Atividades. Ao final de cada ano o docente deverá apresentar o relatório de atividades, acrescido do cronograma de execução atualizado do projeto de Mestrado de seu(s) orientando(s).

18 d) Não orientaram alunos em dois anos consecutivos do quadriênio; Artigo 5º - O orientador que tiver aluno(s) que solicitou desligamento do Programa após mais de doze meses no Curso ou que foi desligado por não cumprir créditos ou prazos, será penalizado com a não concessão de vagas para o ano subsequente ao desligamento e, na reincidência, será descredenciado do Programa. Artigo 6º - Inicialmente o docente será notificado pelo Conselho da abertura de processo de descredenciamento. Após a abertura deste processo, o Conselho poderá receber, em prazo não superior a trinta dias corridos, ofício do docente a ser descredenciado, justificando o não cumprimento das exigências. Tal ofício será avaliado pelo Conselho, que decidirá pelo descredenciamento ou manutenção do credenciamento. Artigo 7º - Os docentes descredenciados terão os alunos sob sua orientação transferidos para outro orientador credenciado no Programa, a critério do Conselho. DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 8º - A presente instrução poderá sofrer atualização e/ou adequação mediante apreciação e aprovação do Conselho do PPG-PC/MP-FMB/UNESP. Artigo 9º - A presente Instrução Normativa foi aprovada em reunião ordinária do PPG- MED/MP-FMB/UNESP em 21 de março de 2018, revogando-se a Instrução Normativa 04/2017. Profa. Dra. Daniele Cristina Cataneo Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Mestrado Profissional

Campus de Botucatu Faculdade de Medicina de Botucatu. Programa de Pós Graduação em Medicina, Curso de Mestrado Profissional

Campus de Botucatu Faculdade de Medicina de Botucatu. Programa de Pós Graduação em Medicina, Curso de Mestrado Profissional Programa de Pós Graduação em Medicina, Instrução Normativa nº 01/2016 institui os critérios utilizados para o aproveitamento de créditos em outras atividades complementares dos alunos regulares do Programa

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Exp FM/Bo.

Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Exp FM/Bo. Resolução UNESP- 67, de 07/08/2014 (Publicada no D.O.E - Poder Executivo dia 09/08/2014 - Seção I fls. 47 e 48), alterada pela Resolução Unesp-87, de 16/12/2015 (Publicada no D.O.E - Poder Executivo dia

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 149

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 149 RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06.06.13, Seção I, pág. 149 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Comunicação, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade

Leia mais

sábado, 27 de setembro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (183) 124

sábado, 27 de setembro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (183) 124 sábado, 27 de setembro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (183) 124 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP-70, de 26-9-2014 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. 1 de 5 06/03/2017 12:09 RESOLUÇÃO UNESP Nº 84, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera os dispositivos da Resolução UNESP Nº 121 de, de 14/09/2012, que dispõe sobre o Regulamento do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas,

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diário Oficial Poder Executivo Seção I dia 26.08.2011 pag. 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-34, de 25-8-2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 54. JULIO CEZAR DURIGAN Reitor

RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 54. JULIO CEZAR DURIGAN Reitor RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de 15.11.12, Seção I, pág. 54 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, Curso

Leia mais

Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71

Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71 Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-21, de 22-3-2016 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Universidade Estadual Paulista REITORIA REITORIA Resolução UNESP nº 95, de 13-7-2012 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012. TÍTULO I Do Programa

RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012. TÍTULO I Do Programa RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal: Mestrado Acadêmico Interunidades, do Câmpus de Ilha Solteira e do Câmpus Experimental

Leia mais

Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/ Caderno I fl. 43)

Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/ Caderno I fl. 43) Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/2012 - Caderno I fl. 43) alterada pela Resolução Unesp 90, de 21/12/2015 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS Resolução UNESP nº 20 de10/04/2013. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Cursos Mestrado Acadêmico e

Leia mais

Resolução Unesp nº 57, de

Resolução Unesp nº 57, de Diário Oficial - 05 de abril de 2012 - Poder Executivo - Seção I pág. 80 Estado de São Paulo Geraldo Alckmin - GOVERNADOR Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05650-000 - Fone: 2193-8000

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista 1 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Volume 123 - Número 02 - São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 página 36. Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP 171,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148 RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/2013 - Seção I, p. 148 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Resolução UNESP nº 64 de 18/08/2016. TÍTULO I Do Programa Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Cursos de MESTRADO

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo SEÇÃO I Volume 123 Número 02 sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 Página 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP Nº 169, de 13-12-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de 15-7-2011 2011,, alterada pela Resolução Unesp-52 de 02-06 06-2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição,

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. RESOLUÇÃO UNESP Nº 45, DE 23 DE MARÇO DE 2012. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Instituto de Biociências do Câmpus de Rio Claro.

Leia mais

quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA

quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-37, de 5-6-2013 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Resolução UNESP nº 47 de 21/06/2016

Resolução UNESP nº 47 de 21/06/2016 Resolução UNESP nº 47 de 21/06/2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Engenharia do Campus de Bauru TÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 122 de 14 de Setembro de 2012.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 122 de 14 de Setembro de 2012. RESOLUÇÃO UNESP Nº 122 de 14 de Setembro de 2012. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Curso de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Filosofia e Ciências

Leia mais

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 11 DE ABRIL DE 2014 Publicada no D.O.E. de 12.04.14, Seção I, pág. 70 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Mestrado Acadêmico,

Leia mais

PUBLICADO NO D.O.E. DE 05/06/2012 pág. 50 e 51 Seção I

PUBLICADO NO D.O.E. DE 05/06/2012 pág. 50 e 51 Seção I PUBLICADO NO D.O.E. DE 05/06/2012 pág. 50 e 51 Seção I Resolução UNESP nº 80 de 04 de junho de 2012. Alterada pela Resolução UNESP nº 89 de 22 de dezembro de 2014 e pela Resolução UNESP nº 101 de 22 de

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado

Leia mais

Campus de Presidente Prudente

Campus de Presidente Prudente Minuta de Resolução UNESP-70, de 12-09-2016 O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso IX do artigo 24 do Regimento Geral da UNESP, nos termos do Parecer

Leia mais

(Processo nº 191/20/02/97-FE/IS) JULIO CEZAR DURIGAN

(Processo nº 191/20/02/97-FE/IS) JULIO CEZAR DURIGAN RESOLUÇÃO UNESP Nº 54, DE 28 DE MARÇO DE 2012. (Alterada pela RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais, Cursos de Mestrado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Resolução UNESP nº 02, de 11 de janeiro de 2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Biociências,

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS Resolução UNESP nº de / /2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, levará aos títulos de Mestre ou de Doutor em Educação.

Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, levará aos títulos de Mestre ou de Doutor em Educação. Resolução UNESP nº 61, de 22/12/2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Filosofia e Ciências TÍTULO I Do Programa Artigo

Leia mais

Resolução UNESP nº 59 de 10/04/2012

Resolução UNESP nº 59 de 10/04/2012 Resolução UNESP nº 59 de 10/04/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Zootecnia, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do campus de

Leia mais

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 REITORIA Resolução Unesp-32, de 2-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Aquicultura, Cursos

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Resolução UNESP nº 42 de 09/05/2014 TÍTULO I Do Programa Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Artigo

Leia mais

REGULAMENTO. Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014

REGULAMENTO. Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014 REGULAMENTO Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento Animal, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências

Leia mais

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas- Áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Dentística Restauradora, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo SEÇÃO I Volume 122 Número 41 sexta-feira, 02 de março de 2012 Página 49 Universidade Estadual Paulista GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução Unesp-30, de 1º-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREAS DE PERIODONTIA, ENDODONTIA E IMPLANTODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

Leia mais

Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014

Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014 Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Animal, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 (Publicado no DOE de 24/03/2012, Seção I, Página 39) Botucatu SP 2012 Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 Aprova

Leia mais

Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia,

Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, Resolução UNESP-91 de 10/07/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, Cursos: Mestrado e Doutorado Acadêmicos, da Faculdade de Ciências

Leia mais

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FCHS UNESP CAMPUS DE FRANCA Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Cursos Mestrado

Leia mais

Resolução Unesp - 46, de 04/09/2013 (Diário Oficial Poder Executivo dia 05 de setembro de Caderno I fl. 109)

Resolução Unesp - 46, de 04/09/2013 (Diário Oficial Poder Executivo dia 05 de setembro de Caderno I fl. 109) Resolução Unesp - 46, de 04/09/2013 (Diário Oficial Poder Executivo dia 05 de setembro de 2013 - Caderno I fl. 109) alterada pela Resolução Unesp - 88, de 28/10/2017 (Diário Oficial Poder Executivo dia

Leia mais

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá:

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá: REGULAMENTO DO PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENERGIA DA UNIVERSADE DE SÃO PAULO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS E UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. O Reitor da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA Resolução UNESP nº 09 de 08/03/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Veterinária, Cursos: Mestrado Acadêmico e

Leia mais

Resolução UNESP nº 15 de 03/03/2016, alterada pela Resolução nº 31 de 05/04/2017. TÍTULO I Do Programa

Resolução UNESP nº 15 de 03/03/2016, alterada pela Resolução nº 31 de 05/04/2017. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO CÂMPUS DE BAURU. Resolução UNESP nº 15 de

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP Seção de Pós-Graduação 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE)

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) Resolução UNESP nº de / /2012 Aprova o Regulamento do Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Bauru

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Bauru RESOLUÇÃO UNESP nº º 31 de 24 de fevereiro de 2012. Dispõe sobre o Regulamento do Programa de de Educação para a Ciência, Curso Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências Ciências de Bauru

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional 1 Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Resolução UNESP nº 89 de 21/12/2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Administração, Curso: Mestrado

Leia mais

Resolução Unesp - 77, de 1º Publicada no D.O.E. Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (223) 71 02/12/2015.

Resolução Unesp - 77, de 1º Publicada no D.O.E. Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (223) 71 02/12/2015. Resolução Unesp - 77, de 1º-12-2015 Publicada no D.O.E. Poder Executivo - Seção I São Paulo, 125 (223) 71 02/12/2015. Alterada pela Resolução Unesp 35, de 25-05-2018 Publicada no D.O.E. Poder Executivo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP Estabelecido pela Resolução UNESP n. 21, de 15-4-2013 (Publicado no DOE de 16/04/2013, Seção I, Pág. 39 e 40) Alterada pela Resolução UNESP

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 61, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 61, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 61, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros, Cursos: Mestrado em Biodiversidade de Ambientes Costeiros e

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP

REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Curso:Mestrado, interunidades,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012 TÍTULO I Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Letras, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) Resolução UNESP nº 55 de 13 de junho de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola),

Leia mais

Resolução Unesp-14, de

Resolução Unesp-14, de Resolução Unesp-14, de 10-2-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Linguística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,da Faculdade de Ciências e Letras do Campus

Leia mais

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Microbiologia Aplicada - IB-Unesp-CRC Resolução UNESP 78, de 5-11-2014 (publicada no DOE de 06/11/2014) TÍTULO I Da natureza e objetivos

Leia mais

TITULO I Do Programa

TITULO I Do Programa Resolução Unesp nº 71, de 11/05/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara TITULO

Leia mais

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,

Leia mais

Campus de Botucatu Faculdade de Medicina de Botucatu. Programa de Pós Graduação em Pesquisa Clínica, Cursos de Mestrado Profissional

Campus de Botucatu Faculdade de Medicina de Botucatu. Programa de Pós Graduação em Pesquisa Clínica, Cursos de Mestrado Profissional Programa de Pós Graduação em Pesquisa Clínica, Instrução Normativa nº 01/2016 institui os critérios utilizados para o aproveitamento de créditos em outras atividades complementares dos alunos regulares

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) Resolução UNESP nº 49 de 05 de setembro 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), Cursos:

Leia mais

Resolução Unesp-64, de

Resolução Unesp-64, de Resolução Unesp-64, de 24-4-2012 Diário Oficial Poder Executivo dia 25 de abril de 2012 - Caderno I fl. 57 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia

Leia mais

PROPOSTA DE MODELO DE REGULAMENTO PADRONIZADO

PROPOSTA DE MODELO DE REGULAMENTO PADRONIZADO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA PROPOSTA DE MODELO DE REGULAMENTO PADRONIZADO Resolução UNESP nº 32 de 24/05/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Medicina

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA. Resolução Unesp-13, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA. Resolução Unesp-13, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-13, de 29-2-2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Letras, Curso de Mestrado Profissional - Profletras, das Faculdades de Ciências

Leia mais

Resolução Unesp - 64, de Diário Oficial Poder Executivo dia 25 de abril de Caderno I fl. 57

Resolução Unesp - 64, de Diário Oficial Poder Executivo dia 25 de abril de Caderno I fl. 57 Resolução Unesp - 64, de 24-4-2012 Diário Oficial Poder Executivo dia 25 de abril de 2012 - Caderno I fl. 57 Alterada pela Resolução Unesp-89, de 28-10-2017 Diário Oficial Poder Executivo dia 02 de novembro

Leia mais

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Expediente 140/88/01/10-FM/Bo).

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Expediente 140/88/01/10-FM/Bo). Resolução Unesp - 18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/2012 - Caderno I fl. 43) alterada pela Resolução Unesp 90, de 21/12/2015 (publicada no Diário Oficial - Poder

Leia mais

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Expediente 140/88/01/10-FM/Bo).

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Expediente 140/88/01/10-FM/Bo). Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/2012 - Caderno I fl. 43) alterada pela Resolução Unesp 90, de 21/12/2015 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010. RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010. Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru

Leia mais

Alterada pela Resolução UNESP- 88, de 22/11/2016 (Diário Oficial Poder Executivo dia 23/11/ Seção I fl. 60)

Alterada pela Resolução UNESP- 88, de 22/11/2016 (Diário Oficial Poder Executivo dia 23/11/ Seção I fl. 60) Resolução Unesp - 25, de 24/02/2012 (Diário Oficial - Poder Executivo dia 29/02/2012 - Caderno I fl. 39) (Diário Oficial - Poder Executivo dia 27/03/2012 - Caderno I fl. 63 republicado por ter saído com

Leia mais

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de 20-12-2001 O Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras, reger-se-á

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, cursos de Mestrado e Doutorado, do Instituto de Química, do Campus de Araraquara

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, cursos de Mestrado e Doutorado, do Instituto de Química, do Campus de Araraquara Resolução Unesp-66, de 1º-12-2004 Alterada pela Resolução Unesp nº 16, de 15/04/2008, que dispõe sobre o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru.

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru. RESOLUÇÃO UNESP Nº 64, DE 21 DE SETEMBRO DE 2007. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru. O

Leia mais

Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado

Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Resolução Unesp-48, de 16-5-2014 Publicada no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo - Seção I - sábado, 17 de maio de 2014, São Paulo, 124 (91) fls. 49/50

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Artigo 1º O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica, da Faculdade de Engenharia do câmpus de Bauru, será estruturado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

Dispõe sobre os critérios para CREDENCIAMENTO DO CORPO DOCENTE do Programa de Pós- Graduação em Biometria

Dispõe sobre os critérios para CREDENCIAMENTO DO CORPO DOCENTE do Programa de Pós- Graduação em Biometria INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1/2013 Dispõe sobre os critérios para CREDENCIAMENTO DO CORPO DOCENTE do Programa de Pós- Graduação em Biometria ARTIGO 1º - O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biometria

Leia mais

Regulamento a Partir de 2006 REITORIA Resolução Unesp-70, de Alterada pela Resolução Unesp n 90, de 21 de dezembro de 2007

Regulamento a Partir de 2006 REITORIA Resolução Unesp-70, de Alterada pela Resolução Unesp n 90, de 21 de dezembro de 2007 Regulamento a Partir de 2006 REITORIA Resolução Unesp-70, de 6-7-2005 Alterada pela Resolução Unesp n 90, de 21 de dezembro de 2007 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 121, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 121, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO UNESP Nº 121, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2005. Alterada pela Resolução Unesp nº 41, de 15/09/2008, que dispõe sobre o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Química, cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Volume 113 Número São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

Volume 113 Número São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003 Diário Oficial GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Volume 113 Número 110 - São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003 Universidade

Leia mais

quarta-feira, 23 de maio de 2007 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 117 (96) 33

quarta-feira, 23 de maio de 2007 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 117 (96) 33 quarta-feira, 23 de maio de 2007 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 117 (96) 33 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-23, de 9-4-2007 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Seção I Dos Objetivos

Seção I Dos Objetivos REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Seção I Dos Objetivos

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Artigo 1º- O Programa de Pós-graduação

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE TÍTULO I - Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América

Leia mais

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Proc. 191/20/01/97-Ilha Solteira).

Artigo 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Proc. 191/20/01/97-Ilha Solteira). Resolução Unesp-41, de 19-4-2005 O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso IX do artigo 24 do Regimento Geral da Unesp, nos termos do Parecer 238/04-CCPG

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/2013 Dispõe sobre os critérios para CO-ORIENTAÇÃO do Programa de Pós-Graduação em Biometria

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/2013 Dispõe sobre os critérios para CO-ORIENTAÇÃO do Programa de Pós-Graduação em Biometria INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1/2013 Dispõe sobre os critérios para CREDENCIAMENTO DO CORPO DOCENTE do Programa de Pós- Graduação em Biometria, nível MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO. ARTIGO 1º - O corpo docente

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Regulamento do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias Área de Concentração: Tecnologias nas Dinâmicas Corporais Da Organização do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP No. 32 DE (publicada no D.O.E. de Seção I Página 55)

RESOLUÇÃO UNESP No. 32 DE (publicada no D.O.E. de Seção I Página 55) RESOLUÇÃO UNESP No. 32 DE 09.05.2006 (publicada no D.O.E. de 13.05.06 Seção I Página 55) Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Zoologia - IB-Unesp-CRC Artigo 1º - O programa

Leia mais