Ensino de Didática: entre ressignificações e possibilidades na FEUFF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensino de Didática: entre ressignificações e possibilidades na FEUFF"

Transcrição

1 Ensino de Didática: entre ressignificações e possibilidades na FEUFF Rejany dos S.Dominick Dra. História, Filosofia e Educação Unicamp

2 Agradeço! Gisele Barreto da Cruz. As meninas da Didática da FEUFF. Meu chefe de Departamento Julian. A presença de vocês aqui!

3 A partir da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002; e da Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 e suas alterações foi feito um movimento de reforma curricular bastante importante na UFF. Esse movimento atingiu a área de Didática, que na época contava com alguns professores com formação em Pedagogia, mas também com outros de áreas específicas como Letras, História, Geografia e Biologia. Trabalhavam na Didática Específica.

4 Para exemplificar temos aqui como era a organização curricular do curso de Geografia no que se refere às disciplinas que hoje ainda são ofertadas pela Faculdade de Educação: SSE Didática Elementos teóricos para a compreensão dos conceitos de cotidiano e processo didático. A apreensão do real e a formação do pensamento abstrato na relação didática. Conhecimento comum e conhecimento científico: análise a partir dos recursos didáticos. Ensinar e aprender como processos complementares na construção do conhecimento: a reflexão ação-reflexão. A aula como um ato integrado de produção e consumo e como interação de múltiplos sujeitos: a comunicação didática. (6º período) SSE Didática VII Geografia e escola; metodologia do ensino de Geografia; planejamento, objetivos, conteúdo programático; avaliação; métodos e técnicas de ensino, elaboração de material didático; projeto de observação de uma escola. (6º período) SFP Psicologia da Educação V Psicologia da adolescência: introdução ao estudo da Psicologia Evolutiva. Aspectos do desenvolvimento humano; aspectos biopsicosociais da adolescência, problemas do adolescente brasileiro. Psicologia da aprendizagem: conceito de aprendizagem. A aprendizagem como processo e como produto. Transferência, motivação e avaliação da aprendizagem. A relação professor-aluno no processo de aprendizagem. (7º período) SSE Prática de Ensino I Constará de um estágio supervisionado e de encontros na Faculdade de Educação. Os encontros devem propiciar orientação para o estágio; troca de experiência vivenciada pelo educando na instituição de primeiro grau; planejamento das atividades; discussões de temas educacionais. O estágio constará de trabalho co-oparticipativo junto ao primeiro grau de ensino em uma instituição escolar. (7º período) SSE Organização da Educação no Brasil A organização do ensino no Brasil e seus determinantes históricos, estruturais e conjunturais. O sistema educacional brasileiro: sua organização e funcionamento nos aspectos filosóficos, políticos, normativos, administrativos e técnico-pedagógicos. O ensino fundamental como direito de todos e dever do Estado na construção da cidadania. A escola pública, sua trajetória e perspectivas. O ensino médio: sua relação com o trabalho e ensino superior. (8º período) SSE Prática de Ensino II Geografia Sob a forma de estágio supervisionado: prática em sala de aula em Geografia. (8º período) SSE Prática de Ensino III Geografia. (8º período)

5 Após muitas discussões e acordos chegamos à Resolução n o 50/2004 do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF, que estabelece a Base Comum para os Cursos de Licenciatura O Art. 2º, determina como obrigatórias, na formação de todo licenciando, as disciplinas: Didática, Organização da Educação no Brasil e Psicologia da Educação. Além desses componentes curriculares ficam previstas atividades de Práticas Educativas, Estágio Supervisionado sob a forma de Pesquisa e Prática de Ensino seriada de I a IV e Atividades Acadêmicas Curriculares.

6 Nesta mesma resolução fica definido que os componentes curriculares Didática, Organização da Educação no Brasil e Psicologia da Educação, Estágio Supervisionado sob a forma de Pesquisa e Prática de Ensino seriada de I a IV e mais duas disciplinas optativas seriam oferecidas pela Faculdade de Educação. Em novembro de 2009, uma outra normatização do CEP, a Resolução 360/2009, altera a redação dos Artigos 2º e 3º da 50/2004, acrescentando a disciplina LIBRAS (Instituto de Letras). O período de 2002 a 2007 foi muito conturbado: muitas aposentadorias e não abertura de vagas para concurso. Abertura de novas licenciaturas e uma quantidade imensa de professores substitutos. Houve muitas mudanças com professores indo trabalhar em PPE e aposentadorias.

7 As grades curriculares dos cursos de Licenciatura ficaram, do ponto de vista das disciplinas cursadas na FEUFF, com um cara mais ou menos assim:

8

9 Após o movimento de reformulação da maioria dos cursos de Licenciatura, veio a reformulação do curso de Pedagogia, a partir de Somente em 2009 se consolidou uma nova (mesma) proposta. Houve mudanças pontuais: PPP passou a ser de 60 horas presencial. Avaliação passou de 30 para 60 horas teóricas. Com relação aos concursos para professores, podemos dizer que a partir de 2008 é que novas vagas apareceram na Faculdade de Educação. Somente a partir de 2014 é que a casa começou a ficar mais organizada, especialmente do ponto de vista da equipe da Didática, com a entrada de 4 novas professoras e algumas discussões em departamento. Predominava uma concepção de que todos os professores eram licenciados no departamento e que qualquer um poderia trabalhar com Didática.

10 A Disciplina na UFF até 2014 As licenciaturas pediam vagas para os estudantes em diversos horários e sempre havia falta de professor, levando-nos a ter de contar com professores de fora da área e, algumas vezes, o professor de Didática tendo de pegar até 4 turmas de graduação. Todos podiam ministrar as aulas, mas na hora H, priorizava-se a área de formação e de concurso e a equipe reduzida ficava sendo pressionada. Precisávamos fazer a discussão: Para o trabalho com a disciplina é preciso ter um conhecimento específico? Estou aqui feliz da vida porque ganhou a visão, por mim defendida, de que sim! De que o professor de didática precisa ser alguém que estude, pesquise e escreva sobre Didática, sobre os conhecimentos afetos à área. Não pode ser improvisado na posição!

11 Ainda temos duas ementas Os saberes, a Pedagogia e a Didática como produções sócio históricas e políticofilosóficas. As múltiplas produções de conhecimentos pedagógicos críticos no mundo moderno e contemporâneo. O planejamento educacional como política de produção de fazeres-saberes críticos, reflexivos e includentes no e do cotidiano pedagógico. Culturas, identidades e saberes docentes. Sociedade, educação e trabalho docente. O papel da Didática na formação de educadores-pesquisadores. A didática em espaços educacionais diversos. Escola: prática docente-discente como objeto de problematização, investigação e reinvenção. Tendências políticopedagógicas. Cotidiano didático: processos, contextos, elementos e sujeitos. Currículo: intertransdisciplinaridade e a construção do conhecimento. Cultura, identidade e saberes docentes. (Pedagogia)

12 São 14 cursos de Licenciatura em Niterói Compõem a área as seguintes disciplinas: Didática ( turmas) Magistério das Disciplinas Ped. do Ensino Médio (2 turmas) Avaliação (2 turmas) Currículo (2 turmas) PPP (3 turmas) Atividades Culturais (4 turmas) Optativas (0 turmas) Fundamentos Didáticos Biomedicina e Nutrição (não são licenciaturas)

13 São 11 professores efetivos da área. Há 01 substituta neste semestre. Há uma professora de outra área ajudando. Walcéa Barreto Alves (Psicóloga) Mylene Santiago (Pedagoga) Mônica Vasconcellos (Pedagoga) Lisete Jaehn (Pedagoga) Tania Mara Pedroso Muller (Pedagoga) Maria Tereza Esteban (Pedagoga) Gelta Terezinha Ramos Xavier (Pedagoga) Rejany dos S. Dominick (Prof. de Ed. Física e Pedagoga) Mônica Silvestri (Pedagoga) Alice AkemiYamasaki (Pedagoga) José Artur Fernandes (Prof. de Biologia) + Andrea Serpa (Pedagoga) + Substituta Neste semestre temos 420 alunos matriculados em Didática, oferecida em 13 turmas.

14 Cada vez mais as turmas se misturam.. Há alunos das exatas com outros das ciências humanas e sociais, há alunos das outras licenciaturas na turma de Pedagogia, o que enriquece consideravelmente o trabalho que desenvolvemos. Além disso, vários são os alunos que frequentemente afirmam ter passado a ter interesse pelo magistério, ou reforçaram esse interesse, em razão de cursarem a disciplina. Há ainda aqueles que decidem cursar uma optativa oferecida pela FEUFF, em função dessa experiência. A Didática é, em geral, a primeira disciplina da área da Educação que o alunos das demais licenciatura cursam e é comum chegarem desmotivados pelos professores da origem. Nessa disciplina - normalmente cursada entre o segundo e o quarto período eles iniciam as discussões sobre a escola, as relações entre ensino e aprendizagem, a docência e outras.

15 A equipe tem se reunido e discutido várias questões: A necessidade de se trabalhar com uma única ementa; Oferta da Didática em turmas com diferentes cursos a partir de uma concepção interdisciplinar e transversal do conhecimento; As novas Diretrizes Curricular para as Licenciaturas; Nossa conexão com as PPEs e a PPP (curso de Pedagogia); Nossa conexão com as escolas; Nossa conexão com a Psicologia da Educação; Aproximação da Ementa com questões contemporâneas tais como a Inter e a Multiculturalidade, a Educação Inclusiva e as Novas Tecnologias.

16 Já realizamos um levantamento das obras com as quais trabalhamos e elaboramos no mês de março, por solicitação da Universidade, o Formulário 19. Elencamos como conteúdo programático: - educação, sociedade e trabalho docente; - a formação docente contextualizada nas relações com a educação e a sociedade; - saberes necessários à prática docente; - Didática e a formação do professor; - teorias que sustentam as práticas educativas: a didática na história da educação brasileira; - perspectivas atuais da didática: histórico-crítica e multi/intercultural; - cultura, identidade e saberes docentes; - educação para as relações étnico-raciais; - conhecimento escolar e currículo; - tecnologias de informação e de comunicação na educação; - projeto político-pedagógico; - organização do processo didático e planejamento; - os métodos de ensino; - a aula como forma de organização do ensino; - a avaliação escolar.

17 Realizamos no início deste mês o Seminário de Formação Docente da FEUFF A Equipe de Didática esteve presente! O Seminário buscou dar organicidade e ampliar discussões iniciadas em agosto de 2014 procurando aprofundar o debate sobre o papel da Faculdade de Educação na formação docente na UFF. Temos Fórum Permanente de Pesquisa e Prática de Formação Docente, a Divisão de Prática Discente (PROGRAD-UFF) e a Faculdade de Educação trabalhando de forma mais próxima. Nasceram algumas propostas: 1 - Criação de uma coordenação das Licenciaturas da FEUFF para se articular aos representantes da FEUFF nos colegiados dos cursos, na coordenação de estágios da Pedagogia e mediar as ações de possíveis reformas curriculares dos cursos de Licenciatura ao lado da Divisão de Prática Discente. 2 - Criação de um centro de Memória da FEUFF. 3 - Publicação com registro dos debates do seminário (Direção da FEUFF) 4 - Coordenação do Curso de Pedagogia: criar comissão para debater o currículo do curso 5 - Fórum Permanente de Pesquisa e Prática de Formação Docente: retomar as reuniões mensais e pautar o tema das relações universidade-escola para a realização do segundo seminário em 2017.

18 Para fechar essa fala: Estamos com a bola no ar! Há muitas possiblidades e caminhos abertos para que a disciplina venha a ser mais do que uma obrigação para os estudantes e para o departamento e seus professores. Estamos nos mobilizando para que ganhe a relevância de mediadora entre os saberes das Ciências e os saberes na Escola. Nosso movimento atual está em fortalecer e significar a Didática não somente como uma disciplina pedagógica oferecida às licenciaturas, mas como área consolidada de conhecimento, sendo de fundamental importância no processo de formação docente.

19 Buscamos a valorização dos saberes docentes e da prática, dos conhecimentos que os alunos trazem, propondo uma formação reflexiva dos sujeitos sobre as muitas práticas presentes na escola. Nosso desejo é de que a Didática possa ser identificada como uma disciplina mediadora entre os saberes práticos necessários à ação na sala de aula e os saberes científicos (específicos das disciplinas e da área educacional) com as políticas educacionais e as do cotidiano, conduzindonos a uma sociedade cada vez mais plural e includente.

20 Contato:

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO 0 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO PERFIL COD. DISCIPLINA DEPTO CRÉDITOS T P PCC E TOTAL 17131-0 Filosofia da Educação I 17133-6 História da Educação I 1 17138-7 Sociologia Sociedade e Educação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

UFF - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA QUADRO DE HORÁRIO PARA O 2º SEMESTRE DE 2014

UFF - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA QUADRO DE HORÁRIO PARA O 2º SEMESTRE DE 2014 SFP00099 SFP00100 SFP00103 SFP00101 SFP00102 SGP00274 História da Educação I Psicologia de Educação I Biologia, Cultura e Educação Filosofia da Educação I Antropologia e Educação I Culturais I CURSO DE

Leia mais

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001 PEDAGOGIA 1º PERÍODO TARDE EDUC3004 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICO. DA EDUCAÇÃO I 45h EDUC3003 IDENTIDADE CULTURA E SOCIEDADE I 45h EDUC3002 IDEOLOGIA - DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA 45h EDUC3010

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS FESC

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS FESC MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS 2018- FESC 1 Período Leitura e Produção do Texto Científico História da Educação I Sociologia da Educação I Psicologia da

Leia mais

Currículo do Curso de Pedagogia

Currículo do Curso de Pedagogia Currículo do Curso de Pedagogia Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo Conselho Nacional de (CNE) e homologadas pelo Ministério da (MEC),

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541 Estabelece a política para a formação de professores(as) da educação básica, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 16-COU/UNICENTRO, DE 7 DE JANEIRO DE 2009. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2018- CEPE/UNICENTRO. O ANEXO III, DESTA RESOLUÇÃO, ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 18/2017- CEPE/UNICENTRO. A EMENTA

Leia mais

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura)

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura) UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO (Licenciatura) 1º SEMESTRE CH 450 CRED 26 SOCIOLOGIA (2) DCHL 810 2º SEMESTRE CH 450 CRED 27 (2) DCHL 817 3º SEMESTRE CH

Leia mais

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT GR02734 GR02105 GR02160 GR02735 GR02736 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Escola e Contexto 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Estudo da Formação da Sociedade Contemporânea 72.00 Não ofertada no

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) Fax: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) Fax: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 (R es olução Nº 015/2012 da Pró-R

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 033 /01

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 033 /01 DELIBERAÇÃO Nº 033 /01 Altera a Deliberação 007/98 que trata da criação do Programa UERJ de Formação de Professores para o Ensino Básico. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência

Leia mais

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os estágios curriculares no curso de História-Licenciatura

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira PEDAGOGIA COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br 350 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Pedagogia Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

474 Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA. COORDENADORA Silvana Cláudia dos Santos

474 Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA. COORDENADORA Silvana Cláudia dos Santos 474 Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA COORDENADORA Silvana Cláudia dos Santos silvana.santos@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 475 Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE PEDAGOGIA

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE PEDAGOGIA ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE PEDAGOGIA Prezado estudante, Em 2018.1, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos e semestres

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim UFV Catálogo de Graduação 2014 477 PEDAGOGIA COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.br 478 Currículos dos Cursos do CCH UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares

Leia mais

Profa. Dra. Daniela Guimarães Professor Adjunto Departamento de Didática Faculdade de Educação da UFRJ Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia

Profa. Dra. Daniela Guimarães Professor Adjunto Departamento de Didática Faculdade de Educação da UFRJ Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Educação Central de Estágio Programa de Estágio 1. Dados cadastrais a. Identificação da instituição Universidade

Leia mais

Resolução 032/94 - CONSEPE

Resolução 032/94 - CONSEPE Resolução 032/94 - CONSEPE Altera grade curricular e define ementas de disciplinas do curso de Pedagogia oferecido pelo Centro de Ciências da Educação - FAED. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva UFV Catálogo de Graduação 2012 213 PEDAGOGIA COORDENADORA Esther Giacomini Silva esther@ufv.br 214 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN),

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 12/2017, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Aprova a redução de carga horária total do Curso de Graduação em Filosofia, grau Licenciatura, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1º semestre: EIXO 1 A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NEB 60 TOTAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1º semestre: EIXO 1 A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NEB 60 TOTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COMPONENTE CURRICULAR EIXO TEMÁTICO CH CR REQUISITOS 1º semestre: EIXO 1 A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL Língua Portuguesa NEB 60 Educação e Tecnologias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NPGECIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NPGECIMA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2015 Regulamenta a estrutura curricular do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O Colegiado de Pós-Graduação do no uso de suas atribuições, Considerando a necessidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

PLANO DE MELHORIA ACADÊMICA DO CURSO DE JORNALISMO/CAMPUS VILHENA

PLANO DE MELHORIA ACADÊMICA DO CURSO DE JORNALISMO/CAMPUS VILHENA PLANO DE MELHORIA ACADÊMICA DO CURSO DE JORNALISMO/CAMPUS VILHENA O Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, após análise do relatório do MEC, das orientações

Leia mais

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Lúcia Helena Gazólis de Oliveira Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ lhgazolis@gmail.com Formação de professores na universidade Decreto-Lei

Leia mais

Faculdade de Educação FaE/UFMG Curso de Pedagogia - Horário de Aulas 2º Semestre de º Período

Faculdade de Educação FaE/UFMG Curso de Pedagogia - Horário de Aulas 2º Semestre de º Período Faculdade de Educação FaE/UFMG Curso de Pedagogia - Horário de Aulas 2º Semestre de 2016 1º Período Turma: G Turno: Manhã SOCIOLOGIA ALFABETIZAÇÃO POLÍTICA FILOSOFIA METODOLOGIA DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva

PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva PEDAGOGIA COORDENADORA Esther Giacomini Silva esther@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 421 Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo Conselho

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014 FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 MODIFICADA PELA DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE 154/2017, QUE DISPÕE CEE Nº 126/2014 SOBRE ALTERAÇÃO DA DELIBERAÇÃO

Leia mais

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019 1 of 7 18/02/2019 17:00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. O Presidente do Conselho Nacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS Quadro 2 - Áreas de Concentração dos Componentes Curriculares e Cargas Horárias Carga Horária (hora relógio Exigência 60 como Componente Curricular 400 400 Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-cultural

Leia mais

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de MAT

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de MAT 1 Semestre de 2019 - MAT GR03122 ED00092 GR03431 GR03434 GR03432 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Desenvolvimento Infantil 72.00 Não ofertada no 1º semestre de 2019 Estudo do Ser Humano Contemporâneo

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 04/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Física, modalidade Licenciatura,

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 07/92 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Reforma a estrutura curricular do Curso de Filosofia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e o contido no Processo nº. 23005.002259/2008-14

Leia mais

EDITAL Nº 05/2019 SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

EDITAL Nº 05/2019 SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE PRÁTICA DISCENTE EDITAL Nº 05/2019 SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES PRECEPTORES

Leia mais

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 2 Semestre de MAT

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 2 Semestre de MAT Curriculo: 2019 2 Semestre de 2019 - MAT GR03122 ED00092 GR03431 GR03434 GR03432 1º SEMESTRE Carga Horária Docentes Desenvolvimento Infantil 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2019 Estudo do Ser Humano

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

Mesa Redonda A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA ATUALIDADE

Mesa Redonda A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA ATUALIDADE Mesa Redonda A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA ATUALIDADE Lembretes: Formação Inicial = Curso de Licenciatura Curso de Licenciatura com identidade própria A licenciatura é uma licença, ou

Leia mais

INTEGRAÇAO CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

INTEGRAÇAO CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA INTEGRAÇAO CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Eliane Regina Martins Batista anne_tista@hotmail.com Universidade Federal do Amazonas Resumo: Na sociedade do conhecimento, a ciência

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE DOCENCIA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS DO SETOR DE EDUCAÇÃO CAPÍTULO I

REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE DOCENCIA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS DO SETOR DE EDUCAÇÃO CAPÍTULO I Anexo XV REGULAMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE DOCENCIA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS DO SETOR DE EDUCAÇÃO Em conformidade com as normas vigentes na Universidade Federal do Paraná, especificamente

Leia mais

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componente Curricular Alfabetização e Letramento I Alfabetização e Letramento II Antropologia Didática I Didática II Diversidade,

Leia mais

PRO-REITORIA REITORIA DE ENSINO,

PRO-REITORIA REITORIA DE ENSINO, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PROJETO IFPR/VIZIVALI INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRO-REITORIA REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DIRETORIA DE EaD Equipe

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Disciplina Conjunto (1) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I PSA1200(2) Psicologia da Aprendizagem...

Disciplina Conjunto (1) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I PSA1200(2) Psicologia da Aprendizagem... 00 Psicologia - Licenciatura Currículo 0000 ( Ativo ) s em Sequência Aconselhada 0() Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I............. 0 0 0 0 0 PSA00() Psicologia da Aprendizagem.....................

Leia mais

DISCIPLINAS PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (NOVA) CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE. 01 - Metodologia Científica

DISCIPLINAS PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (NOVA) CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE. 01 - Metodologia Científica PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (NOVA) DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE 01 - Metodologia Científica 02 - Fundamentos epistemológicos da Educação 1 / 29 03 - Sociologia e Educação 04

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação Cep: 37200000 Pedagogia Matriz Curricular 1 (entrada no mês de Fevereiro) Nivelamentos Leitura e Produção de textos 60 Gramática 60 Carga Horária Total 120 Educação a Distância: Primeiras Aproximações

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01156 GR01443 GR02648 GR01560 GR02671 GR01195 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Biologia Educacional 36.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Didática 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Estudo

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018:

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: DIDÁTICA II 68 h/a 3403 A Didática na prática educativa no contexto das diferentes abordagens, modalidades de ensino e realidades

Leia mais

. Palavras chave: formação docente, estágio supervisionado, disciplinas pedagógicas.

. Palavras chave: formação docente, estágio supervisionado, disciplinas pedagógicas. NA CONTRAMÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES DE REPENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE Resumo Janaína de Azevedo Corenza PUC-Rio IFRJ A formação docente deve se constituir em um processo de reflexão que

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA:

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA: MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA: 1º SEMESTRE Comunicação e Expressão 2 40-40 Sociologia¹ 2 40-40 Introdução à Filosofia 2 40-40 Elementos da Matemática 2 40-40 Psicologia: Ciência

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I Disposições Preliminares Art.1º- Este regulamento normatiza os

Leia mais

Sumário. Apresentação Carlos Parada Filho e Rosane Barbosa Marendino... III

Sumário. Apresentação Carlos Parada Filho e Rosane Barbosa Marendino... III Sumário Apresentação Carlos Parada Filho e Rosane Barbosa Marendino... III Perfil de Pedagogos formados pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense Marcos Pinheiro Barreto, Zoia Prestes

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» 2669 - DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 EMENTA: Altera a Resolução N 1234/86 - CONSEP e define o Currículo do Curso de Licenciatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS RESOLUÇÃO Nº 01/2007 Aprova o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Ciências Agrárias Habilitação: Licenciatura Plena e dá outras providencias. O Colegiado do Curso

Leia mais

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO INTERNA DE LICENCIANDOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFF

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO INTERNA DE LICENCIANDOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE PRÁTICA DISCENTE EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO INTERNA DE LICENCIANDOS PARA O PROGRAMA

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

4º SEMESTRE 3º SEMESTRE CH 360 CRED 17 CH 360 CRED 17 METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL (2) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II (2) DEBI 717 DEBI 722

4º SEMESTRE 3º SEMESTRE CH 360 CRED 17 CH 360 CRED 17 METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL (2) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II (2) DEBI 717 DEBI 722 UESB CURSO DE LICENCIATURA EM 1º SEMESTRE CH 435 CRED 24 2º SEMESTRE CH 420 CRED 22 3º SEMESTRE CH 360 CRED 17 4º SEMESTRE CH 360 CRED 17 5º SEMESTRE CH 360 CRED 17 6º SEMESTRE CH 435 CRED 18 7º SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO ANEXO II RESOLUÇÃO GGH N. 02/2017 EMENTA: Estabelece normas para o trabalho monográfico de conclusão dos Cursos de Graduação em História, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014.

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. O horário está disposto de acordo com o calendário acadêmico de 2014-2. Os alunos das turmas de 2014-2, 2013-1;

Leia mais

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA A faculdade Católica de Abaetetuba nasceu em razão do êxito obtido na educação básica pelas ações da Associação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Pedagogia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Pedagogia Cód. Disc. 11594 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA GRADE 10 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2018 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE MAIO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE MAIO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.282, DE 24 DE MAIO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE LETRAS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE LETRAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRÍCULO 20171 (Aprovado pelo CONAC 02/2017 de 22/03/2017) Petrópolis 2017 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Curso: Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental

Leia mais

RESULTADO DA AVALIAÇÃO INTERNA Edital Capes, 6/2018 Programa Residência Pedagógica/UNEB

RESULTADO DA AVALIAÇÃO INTERNA Edital Capes, 6/2018 Programa Residência Pedagógica/UNEB RESULTADO DA AVALIAÇÃO INTERNA Edital Capes, 6/2018 Programa Residência Pedagógica/UNEB A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD/ UNEB no uso de suas atribuições informa: 1- A relação (a seguir) das

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PEDAGOGIA. MÓDULO Introdutório Orientações Gerais sobre o Curso e Normas de Formatação de Trabalhos

MATRIZ CURRICULAR PEDAGOGIA. MÓDULO Introdutório Orientações Gerais sobre o Curso e Normas de Formatação de Trabalhos MATRIZ CURRICULAR PEDAGOGIA MÓDULO Introdutório Orientações Gerais sobre o Curso e Normas de Formatação de Trabalhos MÓDULO Fundamentos da Educação Fundamentos Psicológicos da Educação Fundamentos Filosóficos

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

CAPÍTULO I DA FINALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

E2T2:TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I. 02/07 a 07/07/2012. M.Sc. Elinete Oliveira Raposo Ribeiro/UFPA/IEMCI

E2T2:TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I. 02/07 a 07/07/2012. M.Sc. Elinete Oliveira Raposo Ribeiro/UFPA/IEMCI PRESENCIAL A DISTÂNCIA TOTAL Nome do Curso LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Identificação da turma TURMA 1 Cidade de Funcionamento Ano/Período de Ingresso Ano/Período cursado CARGA HORÁRIA

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: Alcântara Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus Alcântara tem por missão a formação de profissionais de educação

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais