Módulo Recuperação em Saúde Bucal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo Recuperação em Saúde Bucal"

Transcrição

1 Módulo Recuperação em Saúde Bucal Curso Técnico em Saúde Bucal Dra. Lilian Rangel

2 Instrumentais em odontologia

3 Instrumentais em odontologia Os instrumentais odontológicos servem para facilitar o trabalho do cirurgião- dentista durante os procedimentos.

4 Instrumentais em odontologia Se faz necessário que o ASB/TSB os conheçam bem para que haja uma cooperação e agilidade no processo de trabalho.

5 O KIT 1. sonda exploradora 2. espelho bucal 3. pinça clínica 1 2 3

6 Quais suas funções??? Sonda exploradora: verifica a presença de cavidades de cárie no esmalte dental e verifica a retenção mecânica nos preparos cavitários do dente para retenção do material restaurador dental. Espelho bucal: visualiza a superfície dental ou cavidades quando não é possível a visão direta do dente. Reflete também a luz sobre a cavidade bucal e também ajuda no afastamento de tecidos moles; Pinça clínica: serve para pegar materiais como roletes de algodão, brocas...

7 Instrumentais comuns em diversas especialidades:

8 Seringa Carpule: Utilizada para aplicação de anestésico local.

9

10 BANDEJA CLÍNICA: Acomoda os instrumentais. Podem ser de diversos tamanhos

11 PLACA DE VIDRO: Utilizada para a manipulação de diversos materiais

12 ESPÁTULAS Nº 24 E 36: Utilizadas na espatulação de diversos materiais. Quanto mais flexível, melhor.

13 ESPÁTULA Nº 07: Muito utilizada na manipulação de resina acrílica

14 ESPÁTULA Nº 31: Muito utilizada na manipulação de resina acrílica e cera.

15 CUBA E ESPÁTULA: Utilizados para a manipulação de gesso e alginato.

16 CUBA METÁLICA: Recipiente utilizado para a colocação de soro, álcool iodado, etc.

17 POTE DAPEN: Pequeno recipiente para armazenamento de materiais, pode ser plástico, vidro ou silicone.

18 MOLDEIRAS: utilizada para a confecção de moldes.

19 COLGADURA PARA PELÍCULA RADIOGRÁFICA: Serve para a revelação das radiografias.

20 O que é isso??? Para que serve???

21 O que é isso??? Para que serve???

22 O que é isso??? Para que serve???

23

24 GRAMPOS Servem para reter o dique de borracha em posição, além de promover o afastamento da gengiva; Deve ser utilizado o que melhor se adapte ao dente; Deve ser colocado em um dente antes e em um dente depois do que será realizado o procedimento. Com exceção de tratamentos endodônticos em que será isolado somente o dente em questão.

25 GRAMPOS Podem ser classificados quanto a forma e quanto a finalidade. Forma: - Com asa - Sem asa

26 GRAMPOS Podem ser classificados quanto a forma e quanto a finalidade. Finalidade: * Grampos comuns - Molares - Pré-molares - Anteriores * Grampos para retração - Anteriores - Posteriores * Grampos especiais - Molares - Pré-molares

27 GRAMPOS

28 ISOLAMENTO ABSOLUTO

29 O que é isso??? Para que serve???

30 O que é isso??? Para que serve???

31 O que é isso??? Para que serve???

32 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: A bandeja cirúrgica deve ser montada de acordo com a sequencia de uso dos instrumentais: Anestesia Sindesmótomo Cabo de bisturi Separa a gengiva do osso (fibras dentogengivais). Empunhadura em forma de caneta

33 Cabo de bisturi + Lâmina Instrumento básico para fazer incisão. Empunhadura em forma de caneta.

34 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: DESCOLADOR DE MOLT Nº 09: Possui duas extremidades, a parte pontiaguda inicia o processo de descolamento da papila gengival entre os dentes e a parte mais larga e arredondada é utilizada para continuar o descolamento do periósteo do osso.

35 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: AFASTADOR DE MINESSOTA: Utilizado para afastar bochecha e retalhos.

36 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: ALAVANCAS SELDIN: Existem três (1R, 1L e 2) e todas tem a função de luxar o dente e expandir o alvéolo antes da extração. 1R, 1L também chamadas de bandeirinhas ou triangulares são utilizadas quando a raiz fraturada permanece dentro do alvéolo dentário. 2 ou alavanca reta é utilizada para deslocar raízes dos alvéolos e é também usada para luxar dentes que estão separados. Empunhadura em forma de caneta

37 Instrumentais comuns em diversas especialidades: ALAVANCAS APICAIS: Mesmas funções da Seldin, mas elas conseguem ir mais profundamente no alvéolo.

38 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA:

39 FÓRCEPS Fórceps N 150: utilizado para remoção incisivos centrais e laterais, caninos e 1 e 2 pré-molares superiores. Fórceps N 150: utilizado para remoção incisivos centrais e laterais, caninos e 1 e 2 pré-molares inferiores.

40 FÓRCEPS Fórceps N 18R: utilizado para remoção de molares superiores do lado direito. Fórceps N 18L: utilizado para remoção de molares superiores do lado esquerdo.

41 FÓRCEPS Fórceps N 65: utilizado para remoção de raízes residuais ou seccionadas cirurgicamente da região superior. Fórceps N 69: utilizado para remoção de fragmentos de raízes ou raízes pequenas da região superior e inferior.

42 FÓRCEPS Fórceps N 16: utilizado para remoção de molares inferiores com coroa parcialmente destruída. Fórceps N 17: utilizado para remoção de molares inferiores com coroa integra.

43 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: ALVEOLÓTOMO: Remove fragmentos de osso que ficaram no alvéolo.

44 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: LIMA PARA OSSO: Alisamento final do osso antes da sutura. Empunhadura em forma de caneta.

45 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: PORTA AGULHA DE MAYO-HEGAR : Segurar a agulha na hora da sutura e a lâmina na montagem do bisturi. Empunhadura: deve ser segurado com o polegar e o anelar dentro dos anéis do porta-agulha e o dedo indicador e médio para controlar o instrumento.

46 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: PINÇA ANATÔMICA DENTE DE RATO : Utilizada para apreender e fixar os tecidos moles durante a divulsão e sutura. Empunhadura em forma de caneta.

47 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: PINÇA MOSQUITO: Promove a homeostasia dos vasos através da compressão. Empunhadura: deve ser segurado com o polegar e o anelar dentro dos anéis do porta-agulha e o dedo indicador e médio para controlar o instrumento.

48 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: PINÇA ADSON SEM DENTE: Apreende tecidos sem dilacerá-lo

49 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: PINÇA TIPO ALLIS : Utilizada para apreender e manter o tecido que será excisado. Empunhadura: deve ser segurado com o polegar e o anelar dentro dos anéis do porta-agulha e o dedo indicador e médio para controlar o instrumento.

50 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: PINÇA TIPO BACKAUS : Estabiliza o campo cirúrgico e fixa o sugador no campo cirúrgico. Empunhadura: deve ser segurado com o polegar e o anelar dentro dos anéis do porta-agulha e o dedo indicador e médio para controlar o instrumento.

51 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIA: CURETA ALVEOLAR Serve para limpeza do alvéolo após a exodontia

52

53 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: SONDA MILIMETRADA: Medem a profundidade de sondagem dos sulcos gengivais e das bolsas periodontais.

54 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: SONDA NABERS Mensura lesões de furca.

55 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: CURETAS PERIODONTAIS GRACEY Retira o cálculo das superfícies dentais por fora e por dentro da gengiva e sua numeração vai variar de acordo com o grupo de dentes a ler limpo

56 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: CURETAS PERIODONTAIS GRACEY Retira o cálculo das superfícies dentais por fora e por dentro da gengiva e sua numeração vai variar de acordo com o grupo de dentes a ler limpo

57 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: CURETAS UNIVERSAIS McCall Desenhadas para adaptar-se a todas as superfícies dentárias e ambos os bordos das lâminas são cortantes e utilizados para a raspagem supra e subgengival.

58 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: FOICES PERIODONTAIS Retira o cálculo das superfícies interproximais supragengival e sua numeração vai variar de acordo com o grupo de dentes a ler limpo: 0-00: dentes anteriores; 11-12: dentes posteriores.

59 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: LIMAS PERIODONTAIS Quebra os cálculos subgengivais em porções menores, facilitando a limpeza da superfície dentária

60 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: GENGIVÓTOMO DE KIRKLAND Instrumento de corte que atua por pressão utilizado para a união dos pontos sangrantes na marcação da profundidade de bolsas na técnica de gengivectomia (incisão primária). Pode ser utilizado em outras técnicas de cirurgia. Possui dois lados cortantes e suas lâminas tem um formato que lembra um machado com uma das bordas arredondadas.

61 INSTRUMENTAIS PARA PERIODONTIA: GENGIVÓTOMO DE ORBAN Apresentam duas lâminas em formato de lança com corte por pressão dos tecidos moles sobre as paredes interproximais dentárias. Atuam através de movimentos de vaivém dentro dos espaços interproximais complementando as incisões horizontais ou primárias realizadas com bisturis de Kirkland ou Bard-Paker.

62 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: LIMAS ENDODÔNTICAS Utilizadas para limpeza dos condutos radiculares. Podem ser tipo: K (Kerr)- tem maior resitência. Flexofile- mais flexível, sendo muito utilizada em canais curvos. Hadströem- tem alta capacidade de corte, removendo mais resíduos

63 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: LIMAS ENDODÔNTICAS Podem ser encontradas em várias numerações e serem usadas em diferentes calibres de canais radiculares. Série especial: nº 6, 8 e 10 1ª série: da nº ª série: da nº ª série: da nº

64 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: LIMAS ENDODÔNTICAS Possuem vários tamanhos: 21mm 25mm 31mm Sendo que sua porção ativa sempre vai ter 16mm

65 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: Broca Gates Utilizadas para o alargamento e limpeza dos condutos radiculares na sua porção mais coronal

66 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: Broca Lentulo Indicada para levar medicação e cimento endodôntico para o interior dos canais radiculares. Disponíveis nos tamanhos de 1 à 4, com 17mm, 21mm e 25mm de comprimento.

67 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: Broca Mcspadden Instrumento em aço inoxidável que ao ser rotacionado no interior do canal, entra em contato com a gutapercha aquecendo-a pelo processo de fricção promovendo sua termoplastificação

68 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: CÂNULA DE ASPIRAÇÃO ENDODÔNTICA Aspira a cavidade, retirando o excesso de líquidos.

69 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: RÉGUA MILIMETRADA CALIBRADORA Mede o tanto que os instrumentais devem penetrarem nos canais radiculares e calibra a guta-percha no tamanho que ficou o ápice radicular ao final da instrumentação

70 INSTRUMENTAIS PARA ENDODONTIA: CALCADORES DE PAIVA Corta, condensa e melhora a adaptação da guta-percha no dente.

71 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: ESCAVADOR/ CURETA DE DENTINA Remove a dentina desmineralizada (cariada), possui diversos tamanhos para diferentes cavidades

72 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: ESPÁTULA SUPRAFILL ESPÁTULA DE INSERÇÃO Nº 1 Utilizadas para inserção de diversos materiais na cavidade dentária

73 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: APLICADOR DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO PASTA Leva o hidróxido de cálcio para ser aplicado dentro da cavidade dentária

74 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: PORTA MATRIZ Quando montado com a fita metálica serve para dar o contorno dental às restaurações

75 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: PORTA AMÁLGAMA Leva e insere o amálgama na cavidade dentária

76 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: CALCADORES Presente em diversos tamanhos, serve para adaptar o amálgama ou resina dentro da cavidade

77 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: BRUNIDORES Utilizados em restaurações de amálgama antes e após escultura, melhorando a adaptação da restauração.

78 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: ESCULPIDORES Devolvem a forma anatômica do dente em restaurações de amálgama

79 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: RECORTADOR DE MARGEM GENGIVAL Remove esmalte sem suporte das margens gengivais e proximais

80 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: DISCOS ABRASIVOS Colocados em mandril, utilizados em baixa rotação, serve para dar acabamento das restaurações nas faces livres e/ou oclusais.

81 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: BORRACHAS ABRASIVAS Utilizados em baixa rotação serve para o fino desgaste nos materiais restauradores, proporcionando brilho e lisura à restauração.

82 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: MATRIZ DE POLIÉSTER Fita transparente que serve para separar os elementos dentais para que não ocorra a união destes durante o procedimento restaurador em resina. Ajuda a a dar o contorno deltal.

83 INSTRUMENTAIS PARA DENTÍSTICA: CUNHAS ANATÔMICAS Servem para melhor adaptação das matrizes na margem gengival das restaurações

84 OUTROS INSTRUMENTAIS: LAMPARINA A ÁLCOOL/ MAÇARICO Utilizada no aquecimento e amolecimento de diversos materiais na endodontia, prótese.

85 OUTROS INSTRUMENTAIS: ESPÁTULA LECRON ESPÁTULA Nº 7 ESPÁTULA nº 31 Utilizadas no corte de cera e outros materiais dentários e na manipulação de resina acrílica.

86 OUTROS INSTRUMENTAIS: ESCOVA DE ROBINSON/ TAÇAS DE BORRACHA servem para limpeza das faces dentais para uma melhor visualização das mesmas ou para maior efetividade dos procedimentos adesivos, sendo as escovas mais utilizadas para as faces oclusais e as taças para superfícies lisas.

87 OUTROS INSTRUMENTAIS: ESPÁTULA HOLLEMBACK Usada para esculpir estrutura anatômica dental

LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS:

LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS: CURSO: Odontologia DISCIPLINA: Prótese Fixa Clínica e Prótese Fixa Pré-Clínica PERÍODO DO CURSO: 5º e 6º Período LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS: 01 Manequim de

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Curso de odontologia Lista de Material 7 Período Disciplina de Odontopediatria II (ME042)

Universidade Federal do Paraná Curso de odontologia Lista de Material 7 Período Disciplina de Odontopediatria II (ME042) Disciplina de Odontopediatria II (ME042) Diagnóstico 04 Espelhos clínico 04 Cabos para espelho 04 Pinça para algodão 02 Escariadores de dentina nº 0 e 16 infantil 02 Sonda exploratória OMS 05 Colgaduras

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 1 ANO PERÍODO: 2º

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 1 ANO PERÍODO: 2º UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 1 ANO PERÍODO: 2º DISCIPLINA: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS ODONTOLÓGICOS 01 pote para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 4 ANO PERÍODO: 7º

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 4 ANO PERÍODO: 7º UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 4 ANO 1. DISCIPLINA: ODONTOPEDIATRIA E ODONTOLOGIA PARA BEBÊS I 01 caixa de instrumental para exame, cada uma

Leia mais

Disciplina: Cirurgia Odontológica II e Anestesiologia

Disciplina: Cirurgia Odontológica II e Anestesiologia COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE S/S. FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL- FASURGS CURSO DE ODONTOLOGIA NÍVEL VI Disciplina: Cirurgia Odontológica II

Leia mais

EPI. LISTA DE INSTRUMENTAIS E MATERIAIS DA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA II e INTEGRADA I Atualizada

EPI. LISTA DE INSTRUMENTAIS E MATERIAIS DA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA II e INTEGRADA I Atualizada LISTA DE INSTRUMENTAIS E MATERIAIS DA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA II e INTEGRADA I Atualizada 2016.2 EPI Scrub verde + sapato branco fechado + jaleco com manga comprida verde Gorro Óculos de proteção

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL Nº 221/2018 CARTA DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE E TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA USO DO KIT DE ODONTOLOGIA

ANEXO I DO EDITAL Nº 221/2018 CARTA DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE E TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA USO DO KIT DE ODONTOLOGIA ANEXO I DO EDITAL Nº 221/2018 CARTA DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE E TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA USO DO KIT DE ODONTOLOGIA À Subgerência de Assistência e Assuntos Estudantis Campus de Jequié. REF.: AUTORIZAÇÃO

Leia mais

ACS (ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE) CURSO DE ODONTOLOGIA FUNDAMENTOS DE OPERATÓRIA E MATERIAIS DENTÁRIOS

ACS (ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE) CURSO DE ODONTOLOGIA FUNDAMENTOS DE OPERATÓRIA E MATERIAIS DENTÁRIOS ACS (ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE) CURSO DE ODONTOLOGIA FUNDAMENTOS DE OPERATÓRIA E MATERIAIS DENTÁRIOS (Professor responsável: Sinval Adalberto Rodrigues Junior) LISTA DE MATERIAL PARA O TERCEIRO SEMESTRE

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS. 7º e 8º. PERÍODO

LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS. 7º e 8º. PERÍODO UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE - FACS CURSO DE ODONTOLOGIA LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS 7º e 8º. PERÍODO Obs: O jaleco deve ser na cor branca, longo (na altura dos joelhos),

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS. 7º e 8º. PERÍODO

LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS. 7º e 8º. PERÍODO UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE - FACS CURSO DE ODONTOLOGIA LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS 7º e 8º. PERÍODO Obs: O jaleco deve ser na cor branca, longo (na altura dos joelhos),

Leia mais

ODO0021 LABORATÓRIOS PRÉ-CLÍNICOS I: Dentística, Endodontia I e Periodontia LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DENTÍSTICA E ESCULTURA

ODO0021 LABORATÓRIOS PRÉ-CLÍNICOS I: Dentística, Endodontia I e Periodontia LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DENTÍSTICA E ESCULTURA ODO0021 LABORATÓRIOS PRÉ-CLÍNICOS I: Dentística, Endodontia I e Periodontia LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DENTÍSTICA E ESCULTURA Adaptador metálico p/ brocas 02 Aplicador de hidróxido de cálcio (DYCAL)

Leia mais

( ) 01 placa de vidro (10 x 5 cm, com 4 a 5 mm de espessura com um lado despolido).

( ) 01 placa de vidro (10 x 5 cm, com 4 a 5 mm de espessura com um lado despolido). Material para a caixa clínica ( ) 01 espelho bucal com cabo. ( ) 01 pinça clínica. ( ) 01 sonda exploradora nº 5 ( ) 02 curetas para dentina nº 17 ( ) 01 cureta para pulpotomia com haste longa ( ) 01 calcador

Leia mais

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016 Edição N Caderno I ANEXO I DO 1º TERMO ADITIVO DE PRAZO AO CONTRATO N. 124/2015

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016 Edição N Caderno I ANEXO I DO 1º TERMO ADITIVO DE PRAZO AO CONTRATO N. 124/2015 Item Descrição Unid Quant Marca 1 Abridor de boca, uso odontológico, em borcha colorida, tamanho G.. ANEXO I DO 1º TERMO ADITIVO DE PRAZO AO CONTRATO N. 124/2015 Unid. 150 R$ Unitar io R$ Total Do Item

Leia mais

Endereço : PRAÇA MISAEL PENA,54 - PARQUE MOSCOSO Tel. : Fax : FORNECEDOR

Endereço : PRAÇA MISAEL PENA,54 - PARQUE MOSCOSO Tel. : Fax : FORNECEDOR 1 1 19/00192 008.001.0745 - SONDA MILIMETRADA MODELO GOLDMAN FOX (DUPLA), EM AÇO UND 6 INOXIDAVEL CORPO, 2 RCMS 008.001.0914 - DESCOLADOR DE MOLT 2-4, EM AÇO INOXIDAVEL, CORPO MAÇIÇO 3 RCMS 008.001.1168

Leia mais

RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PARA PROVA PRÁTICA MESTRADO EM ENDODONTIA

RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PARA PROVA PRÁTICA MESTRADO EM ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PARA PROVA PRÁTICA MESTRADO EM ENDODONTIA 2015 1. INTRUMENTAL CLÍNICO Sonda exploradora n o 5 da SSW MAILLEFER ou TRINKS Sonda exploradora própria para Endodontia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 3 ANO PERÍODO: 5º

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 3 ANO PERÍODO: 5º UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 3 ANO PERÍODO: 5º 1. DISCIPLINA: ENDODONTIA I Instrumentos acionados a motor (Rotatórios) (25 mm) Taper.02 (20,

Leia mais

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE Disciplina: Estágio Supervisionado I

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE Disciplina: Estágio Supervisionado I Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE Disciplina: Estágio Supervisionado I Indumentária Geral e EPI Jaleco Branco de punho fechado e gola tipo padre (modelo padrão da FALS)

Leia mais

2. INTRUMENTAL PARA IRRIGAÇÃO E SUCÇÃO

2. INTRUMENTAL PARA IRRIGAÇÃO E SUCÇÃO DISCIPLINA DE ENDODONTIA FOAr.-UNESP RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA de Endodontia I e II CURSO DE GRADUAÇÃO 2018 1.INTRUMENTAL CLÍNICO Sonda exploradora n o 5 da SSW MAILLEFER

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Assistência Estudantil

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Assistência Estudantil RELAÇÃO DE MATERIAIS CURSO: Odontologia MARCAR COM (X)* MATERIAIS PERIODO DISCIPLINAS ASSINATURA** Espátula Le Cron 3º _ **Somente quando realizar prestação de contas Esculpidor de Hollemback 3 e 3S 3º

Leia mais

USP - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA 1. - Lista de Materiais -

USP - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA 1. - Lista de Materiais - USP - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA 1 - Lista de Materiais - GERAIS Avental branco Máscara descartável Óculos de proteção Gorro descartável Luvas de procedimentos descartáveis Toalha

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA CLÍNICA DIRETA 2º SEMESTRE DE 2015 CURSO NOTURNO

DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA CLÍNICA DIRETA 2º SEMESTRE DE 2015 CURSO NOTURNO DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA CLÍNICA DIRETA 2º SEMESTRE DE 2015 CURSO NOTURNO I. EXAME CLÍNICO E ANESTESIA 4 pinças clínicas no.317 (Duflex 11.905) (Quinelato QC.115.15) (Millennium

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DISCIPLINA DE CO VII E CO VIII CLÍNICA ODONTOPEDIATRICA I E II 7 e 8 PERÍODO

RELAÇÃO DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DISCIPLINA DE CO VII E CO VIII CLÍNICA ODONTOPEDIATRICA I E II 7 e 8 PERÍODO RELAÇÃO DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DISCIPLINA DE CO VII E CO VIII CLÍNICA ODONTOPEDIATRICA I E II 7 e 8 PERÍODO - 2018.1 I. MATERIAL DE APOIO: 01 fotografia 3X4 atual 01 Pasta de plástico (cor amarela

Leia mais

Disciplina de Endodontia II (MO034)

Disciplina de Endodontia II (MO034) Disciplina de Endodontia II (MO034) Material clinico 01 Espelho clínico surface (evitar a marca Barasch) 01 Sonda exploradora modificada - ponta reta (não serve a normal) 02 Pinça clínica de mordentes

Leia mais

ESPÁTULA 36 QD L000 CE. Acadêmico & Especialista

ESPÁTULA 36 QD L000 CE. Acadêmico & Especialista ESPÁTULA 3 QD.035.3 L000 CE Acadêmico & Especialista Catálogos Acadêmicos & Especialistas Quinelato Um Guia de Bolso para estudantes e profissionais da Odontologia Baseada na experiência de 0 anos no

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS

LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE - FACS CURSO DE ODONTOLOGIA LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS 7º e 8º. PERÍODO Obs: O jaleco deve ser na cor branca, longo (na altura dos joelhos),

Leia mais

ANEXO III. Lista de Materiais Odontológicos. Relação de Materiais de Consumo Diversos 1

ANEXO III. Lista de Materiais Odontológicos. Relação de Materiais de Consumo Diversos 1 Relação de Materiais de Consumo Diversos 1 PREÇO VALOR UNIT. TOTAL 479 30 Unidade Ácido para resina 480 25 Frasco Agente união c/ carga fotopolimerizável 4ml 481 5 Caixa Agulha com fio seda 3-0 c/ 24 unid.

Leia mais

INSTRUMENTAIS: OBSERVAÇÃO: A disciplina sugere que os instrumentais sejam adquiridos de um destes fabricantes: GOLGRAN e DUFLEX.

INSTRUMENTAIS: OBSERVAÇÃO: A disciplina sugere que os instrumentais sejam adquiridos de um destes fabricantes: GOLGRAN e DUFLEX. 4º semestre Relação de Materiais DISCIPLINA: Dentística Pré-Clínica INSTRUMENTAIS: OBSERVAÇÃO: A disciplina sugere que os instrumentais sejam adquiridos de um destes fabricantes: GOLGRAN e DUFLEX. 01 Crachá;

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA RESTAURADORA I 2º SEMESTRE DE 2011

DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA RESTAURADORA I 2º SEMESTRE DE 2011 DEPARTAMENTO DE DENTÍSTICA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA RESTAURADORA I 2º SEMESTRE DE 2011 EXAME CLÍNICO E ANESTESIA 2pinças clínicas nº 317 (Duflex ref. 11.905) 1 pinça reta 2 espelhos planos nº 5 2 cabos

Leia mais

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE 2016.1 SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS PAGINA 1 de 2 REQUERENTE: DISCIPLINA DE CIRURGIA ODONTOLÓGICA E ESTÁGIO I PROFS. Prof David; Eduardo

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ULBRA - CAMPUS TORRES 5º SEMESTRE DISCIPLINA TÉCNICAS E MATERIAIS EM DENTÍSTICA

LISTA DE MATERIAIS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ULBRA - CAMPUS TORRES 5º SEMESTRE DISCIPLINA TÉCNICAS E MATERIAIS EM DENTÍSTICA 1 1 2 1 LISTA DE MATERIAIS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ULBRA - CAMPUS TORRES 5º SEMESTRE DISCIPLINA TÉCNICAS E MATERIAIS EM DENTÍSTICA 3 1 Alicate perfurador de Ainsworth 4 1 Aparelho fotopolimerizador

Leia mais

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS Catálogo de produtos

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS Catálogo de produtos INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS Catálogo de produtos Sumário 03 15 18 19 20 22 23 24 26 28 31 Instrumentos Clínicos Instrumentos de Periodontia Pinças Porta Agulhas Forceps Alicates Instrumentais para Ortodontia

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA I LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DO ALUNO - SEMESTRE

CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA I LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DO ALUNO - SEMESTRE CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA I LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DO ALUNO - SEMESTRE 2017.1 - ATENÇÃO: 1) Verifique os instrumentais dos semestres anteriores que você já possui para aproveitamento

Leia mais

CARTA COTAÇÃO Nº.098/12:

CARTA COTAÇÃO Nº.098/12: Solicitamos cotação dos seguintes itens: Nº.098/12: ITEM UND QD ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO 1 Und 2 Abridor de Boca Molt Adulto 2 Und 2 Abridor de Boca Molt Infantil 3 Und 12 Afastador Minesota 4 Und 4 Agulha

Leia mais

Examinados os documentos de credenciamento do único representante presente ao certame em conformidade com o item 9 do Edital:

Examinados os documentos de credenciamento do único representante presente ao certame em conformidade com o item 9 do Edital: ATA DE SESSÃO PÚBLICA DA SELEÇÃO DE FORNECEDORES MODALIDADE COLETA DE PREÇO N 025/2015, PROCESSO ASF Nº 145/2015, PARA AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTAL HOSPITALAR PARA USO AMBULATORIAL E ODONTOLÓGICO PARA UTILIZAÇÃO

Leia mais

25 Linha Color 32 Linha Color Lite

25 Linha Color 32 Linha Color Lite 13 25 Linha Color Lite 32 06 07 Pinça Porta Grampo Serrilhada 08 Seringas Endodôntica ML 09 Aplicador hidróxido cálcio ODP Cabo para espelho Calcador FP 6335 1 Aplicador hidróxido cálcio Escavador 5 Escavador

Leia mais

Lista Materiais Oclusão

Lista Materiais Oclusão Lista Materiais Oclusão ÁREA EMINETE: Oclusão ASSUNTO: Materiais Alunos Indumentária padrão: Roupa branca COMPLETA jaleco branco padrão Unileão Óculos de proteção, Gorro, Máscara e Luvas de procedimento

Leia mais

ESPATULA 36 QD L000 CE. Acadêmico & Especialista

ESPATULA 36 QD L000 CE. Acadêmico & Especialista ESPATULA 3 QD.035.3 L000 CE Acadêmico & Especialista Catálogos Acadêmicos & Especialistas Quinelato Um Guia de Bolso para estudantes e profissionais da Odontologia Baseada na experiência de 0 anos no

Leia mais

Disciplina: Dentística Pré-clínica

Disciplina: Dentística Pré-clínica Disciplina: Dentística Pré-clínica LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS PARA DICIPLINA DE DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA APARELHO FOTOPOLIMERIZADOR - LED 1 APLICADOR DE CIMENTO DE HIDRO XIDO DE CA LCIO DUPLO 1 APLICADOR

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA 1 LISTA DE INSTRUMENTAL E MATERIAL DO ALUNO SEMESTRE

CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA 1 LISTA DE INSTRUMENTAL E MATERIAL DO ALUNO SEMESTRE CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DENTÍSTICA 1 LISTA DE INSTRUMENTAL E MATERIAL DO ALUNO SEMESTRE Verifique os instrumentais que você já possui dos semestres anteriores para aproveitamento nesta disciplina

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA. DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO INTEGRADO II 4º período LISTA DE MATERIAL

CURSO DE ODONTOLOGIA. DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO INTEGRADO II 4º período LISTA DE MATERIAL CURSO DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO INTEGRADO II 4º período 2019.1 LISTA DE MATERIAL MATERIAL QUANTIDADE Estetoscópio duplo (marcas sugeridas BD e Littmann) 01* Aparelho aferição de pressão

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Curso de odontologia Lista de Material 7 Período Disciplina de Endodontia III (ME052)

Universidade Federal do Paraná Curso de odontologia Lista de Material 7 Período Disciplina de Endodontia III (ME052) Disciplina de Endodontia III (ME052) 01 Espelho clínico surface (evitar a marca Barasch). Não pode ser outro. 01 Sonda exploradora modificada - ponta reta (não serve a normal). 01 Pinça clínica de mordentes

Leia mais

O uso dos seguintes equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório nas aulas práticas da clínica odontológica:

O uso dos seguintes equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório nas aulas práticas da clínica odontológica: Curso de Odontologia Campus Universitário de Tubarão Certificação: Prótese Dentária Unidade de Aprendizagem: Prótese Dentária Teórico Clínica Professor Responsável: Jefferson Pereira E-mail: jefferson.pereira@unisul.br

Leia mais

Uberlândia - MG 12 de julho de 2018

Uberlândia - MG 12 de julho de 2018 Uberlândia - MG 12 de julho de 2018 DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE BUCAL Política Nacional de Saúde Bucal Equipes de Saúde Bucal Unidade Odontológica Móvel Centro de Especialidades Odontológicas

Leia mais

ARSENAL ENDODÔNTICO. Endodontia Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado e Equipe

ARSENAL ENDODÔNTICO. Endodontia Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado e Equipe ARSENAL ENDODÔNTICO Arsenal Objetivos: Ao término da unidade o aluno deverá: ser capaz de reconhecer todos os instrumentais de uso rotineiro na terapia endodôntica sabendo suas características e propriedades,

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES DISCIPLINA DE ENDODONTIA CADERNO DE ATIVIDADES FOTO IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO: MATRÍCULA: INSERIR FOLHA PLÁSTICA TRANSPARENTE ACESSO ENDODÔNTICO GRUPO DOS INCISIVOS INSERIR CARTELA RADIOGRÁFICA PLÁSTICA COM

Leia mais

ACESSO LISTA DE INSTRUMENTAIS. Micromotor com contra-ângulo autoclavável. Caneta para alta-rotação push button autoclavável

ACESSO LISTA DE INSTRUMENTAIS. Micromotor com contra-ângulo autoclavável. Caneta para alta-rotação push button autoclavável LISTA DE INSTRUMENTAIS ENDODONTIA II CURSO DE ODONTOLOGIA URI CAMPUS DE ERECHIM Prof. Me. Wolnei Luiz Centenaro, CD Prof. Me. Fabiane Schreiner, CD ACESSO Micromotor com contra-ângulo autoclavável Caneta

Leia mais

AGULHA AZUL (NAVITIP 30ga, 25mm) E AGULHA AMARELA (ENDO- EZE 27ga): o 03 UNIDADES DE CADA o marca Ultradent (encontrado na Dental Perboni)

AGULHA AZUL (NAVITIP 30ga, 25mm) E AGULHA AMARELA (ENDO- EZE 27ga): o 03 UNIDADES DE CADA o marca Ultradent (encontrado na Dental Perboni) INSTRUMENTAL E MATERIAL NECESSÁRIOS O material solicitado deve ser organizado em caixas metálicas (perfuradas) e caixas plásticas conforme descrito abaixo: Caixa número 1 Instrumental clínico Caixa metálica

Leia mais

Disciplina: Dentística Pré-Clínica Estrutura Curricular 2

Disciplina: Dentística Pré-Clínica Estrutura Curricular 2 Disciplina: Dentística Pré-Clínica APARELHO FOTOPOLIMERIZADOR - LED 1 APLICADOR DE CIMENTO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO DUPLO 1 APLICADOR DE PÓ DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO (MENOR QUE O PORTA AMÁLGAMA TRADICIONAL)

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE BUCAL

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE BUCAL Salvador - BA 05 e 06 de julho de 2018 DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE BUCAL Programa Brasil Sorridente Equipes de Saúde Bucal Unidade Odontológica Móvel Centro de Especialidades Odontológicas Laboratórios

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Instrumentos Usados em Cirurgia Periodontal CIRURGIA PERIODONTAL INSTRUMENTAIS

Leia mais

Índice Index. Cureta Mini Gracey nº Curetas Diversas - Curettes

Índice Index. Cureta Mini Gracey nº Curetas Diversas - Curettes Índice Index Afastadores - Retractors Minnesota... Minnesota c/ Aspirador... Alveolótomos - Rongeurs Luer (Curvo)... Beyer... Cinzel Ochsenbein nº 2... Cinzel Ochsenbein nº 3... Cinzel Ochsenbein nº4...

Leia mais

Pedido ao Fornecedor - PAF

Pedido ao Fornecedor - PAF FORNECEDOR 1 Nome/: DL DENTAL LTDA EPP Endereço: AV. MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES,2782 LOJA Contato: Daniele / Gabriela Cidade: VITORIA UF: ES CEP: 29052014 E-mail: licita@doctorline.com.br Telefone:

Leia mais

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE Disciplina: Estágio Supervisionado I

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE Disciplina: Estágio Supervisionado I Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 4º SEMESTRE 2015.1 Disciplina: Estágio Supervisionado I Indumentária Geral e EPI Jaleco Branco de punho fechado e gola tipo padre (modelo padrão

Leia mais

INSTRUMENTAL DE ENDODONTIA URIAE III (3º Período)

INSTRUMENTAL DE ENDODONTIA URIAE III (3º Período) INSTRUMENTAL DE ENDODONTIA URIAE III (3º Período) Qtde Instrumental Imagem 01 Espelho bucal plano nº 5 Front Surface 01 Cabo para espelho nº 25 01 Sonda exploradora nº 5 01 Sonda endodôntica reta nº 47

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRADINHO AV. JOSÉ BALBINO DE SOUZA, S/Nº, CENTRO SOBRADINHO-BA CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRADINHO AV. JOSÉ BALBINO DE SOUZA, S/Nº, CENTRO SOBRADINHO-BA CNPJ / MUNICÍPIO DE SOBRADINHO/BA EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 030/2017 O MUNICIPIO DE SOBRADINHO/BA, publica o extrato da ata destinada ao registro de preços para eventual aquisição de materiais

Leia mais

2 Instrumentos de Pega Dígito-Manual e Dispositivos Auxiliares

2 Instrumentos de Pega Dígito-Manual e Dispositivos Auxiliares 2 Instrumentos de Pega Dígito-Manual e Dispositivos Auxiliares de Jesus Djalma Pécora com a colaboração de Eduardo Luiz Barbin; Júlio César Emboava Spanó; Luís Pascoal Vansan; e Ricardo Novak Savioli Os

Leia mais

Caso Clínico White Post

Caso Clínico White Post Caso Clínico White Post Uso clínico de pino fibroresinoso O uso de pinos de fibra de vidro possibilita um meio de retenção para restaurações diretas ou indiretas. Este relato de caso clínico apresenta

Leia mais

GERAÇÃO / CLASSIFICAÇÃO / ACONDICIONAMENTO / DISPOSIÇÃO FINAL - RSS ODONTOLOGIA

GERAÇÃO / CLASSIFICAÇÃO / ACONDICIONAMENTO / DISPOSIÇÃO FINAL - RSS ODONTOLOGIA GERÇÃO / CLSSIFICÇÃO / / ISPOSIÇÃO FINL - RSS OONTOLOGI crílica rosa e incolor (manipulada) crílica rosa e incolor (produto com validade expirada ou em inconformidade) gente união p/ resina fotopolimerizavel

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO DE ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA

ESPECIALIZAÇÃO DE ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA ESPECIALIZAÇÃO DE ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA 1. INTRUMENTAL CLÍNICO Sonda exploradora n o 5 (Millennium - Golgran ou Duflex - SS White ou similar) Sonda exploradora

Leia mais

Professores: Carlos Eduardo Alcântara, Mônica Pereira Soares, Rose Mara Ortega, Valdir Cabral Andrade

Professores: Carlos Eduardo Alcântara, Mônica Pereira Soares, Rose Mara Ortega, Valdir Cabral Andrade LISTA DE MATERIAS DAS DISCIPLINAS DE CIRURGIA MAILOFACIAL e ANESTESIOLOGIA Professores: Carlos Eduardo Alcântara, Mônica Pereira Soares, Rose Mara Ortega, Valdir Cabral Andrade Orientações iniciais: A

Leia mais

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S.

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Kimura S Conteúdos abordados S Recursos Pino de fibra de vidro Matriz de acetato

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIAS PERIODONTAIS E PERIMPLANTARES

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIAS PERIODONTAIS E PERIMPLANTARES CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIAS PERIODONTAIS E PERIMPLANTARES PROGRAMAÇÃO 19 TURMA COORDENADORA Prof a Tatiana Miranda Deliberador CORPO DOCENTE Prof a Carmen L. Mueller Storrer Prof a Cláudia Tenório

Leia mais

AUXILIAR ODONTOLÓGICO

AUXILIAR ODONTOLÓGICO PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO BRANCO - RN NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO CARGO: AUXILIAR ODONTOLÓGICO EXAME GRAFOTÉCNICO: ( Transcreva a frase abaixo no local indicado na sua Folha de Respostas) «O que sabemos é uma

Leia mais

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE- 2016.2 Disciplina: Imagenologia Indumentária Geral Jaleco Branco de punho fechado e gola tipo padre (modelo padrão da FALS) com manga

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N , de EDITAL Nº. 138/2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N , de EDITAL Nº. 138/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 16.825, de 04.07.2017 EDITAL Nº. 138/2017 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB, no uso das

Leia mais

EXTENSÃO EM ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA

EXTENSÃO EM ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA EXTENSÃO EM ENDODONTIA RELAÇÃO DO INSTRUMENTAL E MATERIAL EXIGIDOS PELA DISCIPLINA 1. INSTRUMENTAL CLÍNICO Sonda exploradora n o 5 da SSW MAILLEFER ou TRINKS Sonda exploradora própria para Endodontia Pinça

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de material odontológico para

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA Coordenador: Prof. Marcelo Lobato Natureza do Curso: Teórico-laboratorial-clínico Horários: Quinta: das 14 às 18h; das18h30 às 22h Sexta: das 14 às

Leia mais

INSTRUMENTAL ENDODÔNTICO. Patrícia Ruiz Spyere

INSTRUMENTAL ENDODÔNTICO. Patrícia Ruiz Spyere INSTRUMENTAL ENDODÔNTICO Instrumental endodôntico TRATAMENTO ENDODÔNTICO Ação mecânica do instrumental endodôntico Ação química das substâncias auxiliares Instrumental Emprego correto e racional Qualidade

Leia mais

GABARITO PROCESSO

GABARITO PROCESSO DATA / /. Telefone: ( ) ( ) NOME COMPLETO: GABARITO PROCESSO 001-2018 Instruções de preenchimento do gabarito Você recebeu um cartão de resposta, contendo 20 questões objetivas. Leia atentamente as questões

Leia mais

Dentística. Catálogo de Produtos

Dentística. Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Catálogos Acadêmicos & Especialistas Quinelato Um Guia de Bolso para estudantes e profissionais da Odontologia Baseada na experiência de 0 anos no mercado de instrumentos cirúrgicos

Leia mais

Introdução. Objetivos. Requisitos. Objetivos. Acesso direto

Introdução. Objetivos. Requisitos. Objetivos. Acesso direto Acesso e preparo Terminologia Fase de Acesso Paiva & Antoniazzi (1988) Preparação da Cavidade Endodôntica - Ingle & Taintor (1985) Preparo Intracoronário De Deus (1986) Cirurgia de Acesso - Walton & Torabinejad

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE- 2016.1 Disciplina: Imagenologia Indumentária Geral Jaleco Branco de punho fechado e gola tipo padre (modelo padrão da FALS) com manga

Leia mais

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE

Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE Lista de Material e Instrumental do Aluno por Disciplina 3º SEMESTRE- 2015.2 Disciplina: Imagenologia Indumentária Geral Jaleco Branco de punho fechado e gola tipo padre (modelo padrão da FALS) com manga

Leia mais

ANEXO I. Rio Grande do Norte Pag.: 1 Governo Municipal de Pau dos Ferros. Preço Unit (R$) Código ACIDO FOSFORICO 37%

ANEXO I. Rio Grande do Norte Pag.: 1 Governo Municipal de Pau dos Ferros. Preço Unit (R$) Código ACIDO FOSFORICO 37% Rio Grande do Norte Pag.: 1 005240 ACIDO FOSFORICO 37% 014787 ácido poliacrilico a 11,5% 15,0000 UNIDADE 014788 Sistema Adesivo Monocomponente 100,0000 FRASCO Fotopolimerizável prime BOND.2.1 014789 Agulha

Leia mais

ODO0028 CLÍNICA ODONTOLÓGICA II: Clínica Adulto II Dentística, Periodontia e Endodontia

ODO0028 CLÍNICA ODONTOLÓGICA II: Clínica Adulto II Dentística, Periodontia e Endodontia ODO0028 CLÍNICA ODONTOLÓGICA II: Clínica Adulto II Dentística, Periodontia e Endodontia LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL DENTÍSTICA Arco mantenedor p/ dique - young metálico [ u ] 01 Bandeja de aço - retangular

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº , de 04 de julho de 2016 EDITAL Nº 080/2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº , de 04 de julho de 2016 EDITAL Nº 080/2018 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº 16.825, de 04 de julho de 2016 EDITAL Nº 080/2018 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB, no

Leia mais

Cirurgia. Catálogo de Produtos

Cirurgia. Catálogo de Produtos Cirurgia Catálogo de Produtos Catálogos Acadêmicos & Especialistas Quinelato Um Guia de Bolso para estudantes e profissionais da Odontologia Baseada na experiência de 70 anos no mercado de instrumentos

Leia mais

CLÍNICA ODONTOLÓGICA VI - CLÍNICA DE PRÓTESE 6 PERÍODO. LISTA DE MATERIAIS - Clínica -

CLÍNICA ODONTOLÓGICA VI - CLÍNICA DE PRÓTESE 6 PERÍODO. LISTA DE MATERIAIS - Clínica - CLÍNICA ODONTOLÓGICA VI - CLÍNICA DE PRÓTESE 6 PERÍODO LISTA DE MATERIAIS - Clínica - MATERIAIS DE CONSUMO 1) 01 Isolante para acrílico 500 ml (Cel-Lac) + pincel (utilizado no laboratório do quinto período)

Leia mais

LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL 2014/2 DISCIPLINA DE PREVENÇÃO TERAPÊUTICA PRÓTESE I E II

LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL 2014/2 DISCIPLINA DE PREVENÇÃO TERAPÊUTICA PRÓTESE I E II LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL 2014/2 DISCIPLINA DE PREVENÇÃO TERAPÊUTICA PRÓTESE I E II Material de proteção individual (luvas, máscara, gorro, óculos, avental) Material de proteção para o paciente

Leia mais

QUADRO FINAL DE JULGAMENTO DE PROPOSTAS E LANCES DO PREGÃO N. 021/2009

QUADRO FINAL DE JULGAMENTO DE PROPOSTAS E LANCES DO PREGÃO N. 021/2009 1 4 unidade Abaixador de lingua Bruning R$ 20,00 DIST. ALÉM PARAÍBA ABC R$ 8,09 R$ 32,36 2 4 unidade Abridor de boca anatomico; adulto; formato trapezoidal com ranhuras laterais; em silicone atoxico; esterilizacao

Leia mais

Disciplina: Dentística Clínica

Disciplina: Dentística Clínica COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE S/S. FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL- FASURGS CURSO DE ODONTOLOGIA NÍVEL V Disciplina: Dentística Clínica LISTA

Leia mais

Disciplina: Dentística Clínica

Disciplina: Dentística Clínica COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE S/S. FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL- FASURGS CURSO DE ODONTOLOGIA NÍVEL V Disciplina: Dentística Clínica LISTA

Leia mais

INSTRUMENTAL DE ENDODONTIA URIAE IV (4º Período)

INSTRUMENTAL DE ENDODONTIA URIAE IV (4º Período) INSTRUMENTAL DE ENDODONTIA URIAE IV (4º Período) 2019-1 Qtde Instrumental Imagem 01 Espelho bucal plano nº 5 Front Surface 01 Cabo para espelho nº 25 01 Sonda exploradora nº 5 01 Sonda endodôntica reta

Leia mais

MINISTRADORES FRANCISCO DE SOUZA FILHO MARCOS FROZONI

MINISTRADORES FRANCISCO DE SOUZA FILHO MARCOS FROZONI MINISTRADORES FRANCISCO DE SOUZA FILHO MARCOS FROZONI CRONOGRAMA DO CURSO 1º Módulo 15 e 16 de Março 14h00min Fundamentos biológicos e clínicos da Endodontia atual 18h30min Importância da anatomia da câmara

Leia mais

TABELA DE COBERTURA 01. DIAGNÓSTICO

TABELA DE COBERTURA 01. DIAGNÓSTICO Garante a manutenção da estética de seu sorriso e a funcionalidade de sua mastigação, através de acesso a todos os tratamentos do PLANO MASTER, além de coberturas exclusivas ARM como clareamento dentário,

Leia mais

Instruções de Uso INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS NÃO ARTICULADOS NÃO CORTANTES

Instruções de Uso INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS NÃO ARTICULADOS NÃO CORTANTES Instruções de Uso INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS NÃO ARTICULADOS NÃO CORTANTES INSTRUMENTO ODONTOLÓGICO NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE AIR ALLPRIME Instrumentos Cirúrgicos Odontológicos Produto não estéril. Apresentação

Leia mais

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador.

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. JUSTIFICATIVA: O acesso ao serviço de saúde bucal na rede privada ainda é considerado complexo

Leia mais

APÊNDICE A Tabela de gastos fixos mensais

APÊNDICE A Tabela de gastos fixos mensais APÊNDICES DO ARTIGO ANÁLISE DE CUSTOS DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA Renato Felipe Medeiros Bacharel em Administração (UFSC), Mestre em Engenharia Civil (UFSC), Coordenador do curso de Administração das Faculdades

Leia mais

BROCAS (ALTA ROTAÇÃO) 02 - Esférica ¼ 02 - Esférica ½ 02 - Esférica 1 02 - Esférica 2 02 - Esférica 4 02 - Cilíndrica 56 01-329 02-330 02-245

BROCAS (ALTA ROTAÇÃO) 02 - Esférica ¼ 02 - Esférica ½ 02 - Esférica 1 02 - Esférica 2 02 - Esférica 4 02 - Cilíndrica 56 01-329 02-330 02-245 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA Curso de Graduação em Odontologia Relação de Materiais e Instrumentais - URIAE 2 2º PERÍODO DENTÍSTICA Quant Especificação 01 Alicate 121 01

Leia mais

APOSTILA DE INSTRUMENTAIS E MATERIAIS DE PERIODONTIA CURSO DE ODONTOLOGIA CIÊNCIAS DA SAÚDE

APOSTILA DE INSTRUMENTAIS E MATERIAIS DE PERIODONTIA CURSO DE ODONTOLOGIA CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES CAMPUS ERECHIM APOSTILA DE INSTRUMENTAIS E MATERIAIS DE PERIODONTIA CURSO DE ODONTOLOGIA CIÊNCIAS DA SAÚDE Prof. Ms. Ivanete Maria Lando ERECHIM

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL OBJETIVO DO CURSO: Desenvolver a capacidade técnica e científica voltadas ao diagnóstico, planejamento e execução de tratamento de patologias

Leia mais

CURSO AVANÇADO CLÍNICO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL PERIODONTAL E PERI-IMPLANTAR

CURSO AVANÇADO CLÍNICO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL PERIODONTAL E PERI-IMPLANTAR CURSO AVANÇADO CLÍNICO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL PERIODONTAL E PERI-IMPLANTAR 1 MÓDULO 6 DIAS (44H/AULA) 16 VAGAS DATAS 12 A 17 DE JUNHO CURSO AVANÇADO CLÍNICO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL PERIODONTAL E PERIMPLANTAR

Leia mais

Componente Curricular de Prevenção Terapêutica Tecidos Duros dos Dentes (Dentística) I, II e III Atualizada em 2016/01

Componente Curricular de Prevenção Terapêutica Tecidos Duros dos Dentes (Dentística) I, II e III Atualizada em 2016/01 Componente Curricular de Prevenção Terapêutica Tecidos Duros dos Dentes (Dentística) I, II e III Atualizada em 2016/01 A) Para uso obrigatório em todas as aulas práticas - 01 lençol de plástico branco

Leia mais

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ:

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ: Página 1 de 9 Sub. Qtde. Unid. Descrição Marca Valor Valor Total 1 2,00 UN PELICULAS PERIAPICAIS INFANTIL VELOCIDADE E CAIXA COM 100 UNIDADES Valor de Referência: 231,23000 2 75,00 UN ESCOVA DE ROBINSON

Leia mais

CIRURGIAS PERIODONTAIS

CIRURGIAS PERIODONTAIS CIRURGIAS PERIODONTAIS Classificação das Técnicas Cirúrgicas empregadas em Periodontia I Quanto à área a ser atingida: - Gengivais - Periodontais - Mucogengivais II Quanto à intenção: - eliminação de bolsas

Leia mais

CURSOS Avançado Clínico em Reconstrução Periodontal e Peri-implantar - ABO Goiás. conectando você ao melhor da perio-implantodontia.

CURSOS Avançado Clínico em Reconstrução Periodontal e Peri-implantar - ABO Goiás. conectando você ao melhor da perio-implantodontia. CURSOS 2018 Avançado Clínico em Reconstrução Periodontal e Peri-implantar - ABO Goiás conectando você ao melhor da perio-implantodontia. Tradição ImplantePerio Profissionalização completa em Imersão, Extensão

Leia mais