E quantas vezes já terá pensado como essas respostas seriam fundamentais para o auxiliar na tomada de decisões do seu dia-a-dia?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E quantas vezes já terá pensado como essas respostas seriam fundamentais para o auxiliar na tomada de decisões do seu dia-a-dia?"

Transcrição

1

2

3 Quantas vezes já se questionou sobre onde estão os seus Clientes, qual será o local ideal para abrir uma nova loja ou escritório, ou onde é que pode encontrar novas oportunidades de negócio? E quantas vezes já terá pensado como essas respostas seriam fundamentais para o auxiliar na tomada de decisões do seu dia-a-dia?

4

5

6 O geoindex utiliza diversas fontes e níveis de informação que, uma vez sobrepostos, permitem percepcionar inúmeros factos em simultâneo. Deste modo, o cruzamento de informação geográfica com variáveis económicas, sociodemográficas, entre outras, e a posterior conversão dos dados em mapa, permitem uma melhor visualização, análise e compreensão dos resultados.

7

8 6. NÍVEIS DE SERVIÇO QUANDO SE FALA EM GEO-REFERENCIAÇÃO, OS CTT SÃO O SEU PARCEIRO IDEAL, UMA VEZ QUE CONHECEM COMO NINGUÉM O TERRITÓRIO NACIONAL. Com o geoindex vai poder percepcionar a sua área de actuação ao pormenor e explorar novos caminhos de acordo com as suas intenções. Encontram-se disponíveis diferentes soluções para responder de forma precisa a todas as suas questões. Conheça e utilize cada modalidade à medida dos seus objectivos.

9 geoindex STANDARD 7. geoindex standard A informação é referenciada de acordo com as coordenadas médias geográficas dos códigos postais de 7 dígitos, permitindo a sua localização directa. A estes dados podem ainda ser acrescidas determinadas variáveis de caracterização que servirão de base para a elaboração de estudos e análises de distribuição espacial.

10 8. NÍVEIS DE SERVIÇO COORDENADAS CÓDIGO POSTAL DADOS BASE + + O QUE É? PARA QUE SERVE? Consiste no fornecimento de informação relativa Permite a geo-referenciação simples de moradas, às coordenadas médias do código postal de 7 com base nos códigos postais, de acordo com dígitos. as zonas de interesse identificadas pela sua Empresa. Normalmente é utilizado como complemento com outro tipo de informação, servindo de suporte a actividades de melhoramento/potenciação de serviços e à definição de novas áreas de negócio. CASO PRÁTICO + OBJECTIVO: Identificar códigos postais de uma determinada área geográfica e saber qual a sua localização. METODOLOGIA: 1 - Atribuição das coordenadas médias geográficas aos códigos postais de 7 dígitos; 2 - Disponibilização dos dados numa tabela (ficheiro). RESULTADOS: Permite conhecer o número de códigos postais de 7 dígitos e respectiva distribuição espacial.

11 _GEOINDEX AMOSTRA CÓDIGOS POSTAIS DE 7 DÍGITOS CONCELHOS

12 10. NÍVEIS DE SERVIÇO CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO + + O QUE É? PARA QUE SERVE? Fornece informação respeitante às coordenadas É uma excelente base de trabalho para compreender médias geográficas e caracterização dos códigos a disposição espacial, nomeadamente de potenciais postais de 7 dígitos ao nível de diversas variáveis Clientes e Empresas da concorrência, servindo como consideradas de interesse, de acordo com o objectivo ponto de partida para actividades de geomarketing, que a sua Empresa pretende atingir: sistemas de apoio à decisão, à distribuição e planeamento. - Tipologia de alojamentos (nº de domicílios, nº de alojamentos comerciais, nº de alojamentos desabitados ou deteriorados...); - Indicadores sociodemográficos, económicos e empresariais (população residente por idade, escolaridade, empresas instaladas por sector de actividade...). + CASO PRÁTICO OBJECTIVO: Identificar as características socioeconómicas de uma determinada área geográfica. METODOLOGIA: 1 - Selecção das variáveis a integrar (ex: nível de instrução, idade e sexo da população residente, empresas instaladas); 2 - Atribuição das coordenadas médias geográficas aos códigos postais de 7 dígitos com a respectiva caracterização; 3 - Disponibilização dos dados numa tabela (ficheiro). RESULTADOS: Permite conhecer e diferenciar no espaço em análise a incidência de determinadas variáveis, como por exemplo, a predominância de população com um determinado nível de ensino ou a propensão de entidades empresariais de um determinado sector.

13 _ZONAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS ZONAS INDUSTRIAIS ZONAS COMERCIAIS CÓDIGOS POSTAIS DE 7 DÍGITOS CONCELHOS

14

15 geoindex PLUS 13. geoindex plus O potencial de informação detido pela sua Empresa, para além de ser transposto para um mapa, pode também ser cruzado, analisado e trabalhado espacialmente com dados dos CTT, no sentido de se elaborarem relatórios que o auxiliem no planeamento e definição de estratégias de actuação. Também faz parte do geoindex plus o levantamento de características visuais, reconhecimento e monitorização de eventos situados na via pública.

16 14. NÍVEIS DE SERVIÇO LOCALIZAÇÃO DE MORADAS EM MAPA + + O QUE É? PARA QUE SERVE? São atribuídas coordenadas geográficas à sua Possibilita converter uma base de dados de base de dados, depois de devidamente normalizada moradas em mapa, com as respectivas indexações e actualizada (serviços de Data Quality). aos códigos postais de 7 dígitos, permitindo proceder a variados processos de análise, nomeadamente sobre a densidade de Clientes, pontos de venda ou fornecedores, numa determinada zona. + CASO PRÁTICO OBJECTIVO: Localizar Clientes a partir de um ficheiro de moradas. METODOLOGIA: 1 - Garantir a qualidade do ficheiro de moradas (actualização de código postal, normalização da escrita e validação da morada); 2 - Atribuição das coordenadas médias geográficas aos códigos postais de 7 dígitos; 3 - Disponibilização de ficheiro com as coordenadas das moradas. RESULTADOS: Permite conhecer a distribuição espacial dos Clientes.

17 _LOCALIZAÇÃO DE MORADAS MORADAS LOCALIZADAS CÓDIGOS POSTAIS DE 7 DÍGITOS CONCELHOS

18 16. NÍVEIS DE SERVIÇO GEOMARKETING + + O QUE É? PARA QUE SERVE? Consiste na análise espacial de determinada Dá resposta a necessidades que vão para além da necessidade identificada pela sua Empresa, através geo-referenciação, permitindo a avaliação do potencial do cruzamento geográfico de diversas fontes de de negócio de determinada área geográfica. informação: O conhecimento mais detalhado do território de - Variáveis internas detidas pela Empresa - pontos de actuação serve de base para a realização de relatórios venda; Clientes; volume de vendas ou qualquer de análise, nomeadamente sobre áreas de influência variável desde que tenha correspondência numa dos pontos de venda, selecção de códigos postais morada. de 7 dígitos para determinados produtos/campanhas - Variáveis externas à Empresa detidas pelos CTT, publicitárias e análises de acessibilidade/distância de caracterização sociodemográfica e empresarial. entre Clientes e pontos de venda. + CASO PRÁTICO OBJECTIVO: Expansão da Rede de Balcões/Lojas. METODOLOGIA: 1 - Garantir a qualidade dos ficheiros de moradas (actualização de código postal, normalização da escrita e validação de morada) - ex: Clientes, pontos de venda existentes e concorrência; 2 - Selecção das variáveis a integrar (ex: nível de instrução, idade e sexo da população residente) e das áreas geográficas a avaliar; 3 - Atribuição das coordenadas médias geográficas dos códigos postais de 7 dígitos ao ficheiro fornecido pelo Cliente; 4 - Análise espacial da informação (ex: envolvente socioeconómica, potencial de negócio, área de influência); 5 - Produção e disponibilização de relatório. RESULTADOS: Permite identificar e sustentar decisões sobre quais os locais com maior potencial para abertura de novos pontos de venda.

19 AGÊNCIAS EXISTENTES AGÊNCIA NOVA CÓDIGOS POSTAIS DE 7 DÍGITOS ÁREA DE INFLUÊNCIA FREGUESIAS

20

21 _MONITORIZAÇÃO DE OUTDOORS OUTDOORS

22 20. CONCLUSÃO O SERVIÇO geoindex DOS CTT É UMA FERRAMENTA ÚTIL QUE O AJUDA A CONHECER EM PORMENOR O TERRITÓRIO ONDE ACTUA, OU PRETENDE VIR A ACTUAR, COM VISTA A DEFINIR AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA O SEU NEGÓCIO, NOMEADA- MENTE AO NÍVEL: PRODUTO O geoindex permite adequar a sua oferta às características socioeconómicas e geográficas. PREÇO O geoindex permite definir a estratégia de venda para cada zona/segmento. DISTRIBUIÇÃO O geoindex permite estudar a localização geográfica dos Clientes, concorrência e optimizar circuitos de distribuição. COMUNICAÇÃO O geoindex permite direccionar publicidade para zonas alvo.

23 VANTAGENS 21. DE UMA FORMA SIMPLES, O geoindex RESPONDE ÀS SUAS DÚVIDAS E PERMITE-LHE TOMAR AS DECISÕES QUE VÃO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU NEGÓCIO. CONHEÇA COM MAIS PORMENOR ESTE SERVIÇO E FAÇA DO geoindex A FERRAMENTA QUE O ORIENTA NO SEU DIA-A-DIA.

24 Para mais informações contacte o seu Gestor Comercial, ligue para a LINHA CTT (Dias úteis e Sábados das 8h às 22h), consulte o site ou envie um para informacao@ctt.pt ou marketingdirecto@ctt.pt. Preencha o formulário em anexo, destaque, dobre e cole segundo as instruções, envie-o pelo correio (não precisa de selo).

25 Para receber mais informações sobre o serviço geoindex, preencha por favor o formulário, destaque, dobre e cole, coloque-o no correio (não precisa de selo). Obrigado. INFORMAÇÃO PRETENDIDA geoindex standard geoindex plus IDENTIFICAÇÃO EMPRESA SECTOR DE ACTIVIDADE NIF NOME FUNÇÃO MORADA CÓD. POSTAL TELEFONE FAX DATA ASSINATURA Os dados fornecidos serão processados automaticamente e destinam-se ao envio do seu pedido, respectivo apoio administrativo, bem como apresentação futura de novas propostas. De acordo com a Lei, é garantido ao Cliente o direito de acesso aos seus dados e à respectiva rectificação e eliminação. dobre e cole por aqui

26

27

28 LINHA CTT Dias úteis e Sábados das 8h às 22h informacao@ctt.pt // marketingdirecto@ctt.pt

Modernização Administrativa: Apresentação de Novos Produtos. Detecção via satélite de construção ilegal

Modernização Administrativa: Apresentação de Novos Produtos. Detecção via satélite de construção ilegal Modernização Administrativa: Apresentação de Novos Produtos Detecção via satélite de construção ilegal 03_Outubro_2008 Quem somos ano Sistemas de Informática e Serviços, Lda. > Criada: 1994 > Sede: Porto

Leia mais

Novo Conjunto de Dados Geográficos CTT. IV Jornadas de Engenharia Topográfica INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

Novo Conjunto de Dados Geográficos CTT. IV Jornadas de Engenharia Topográfica INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA Novo Conjunto de Dados Geográficos CTT IV Jornadas de Engenharia Topográfica INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA Agenda Novo Conjunto de Dados Geográficos dos CTT. Aplicação do novo CDG dos CTT. Novo Conjunto

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ACÇÃO 2.3.2.1 RECUPERAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO ESTABILIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS INCÊNDIO GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO União Europeia FEADER INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ACÇÃO 1.5.2 RESTABELECIMENTO DO POTENCIAL PRODUTIVO GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO União Europeia FEADER INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Funcionamento genérico Os formulários

Leia mais

Sínteses Estatísticas Regionais

Sínteses Estatísticas Regionais Sínteses Estatísticas Regionais Elsa de Morais Sarmento Hortense Martins Av. Da Republica nº 79, 1050-243 Lisboa Telf: (351) 217998150 Fax: (351) 217998151 Web Site: www.gee-min.economia.pt Objectivos

Leia mais

Proposta para Criação de Website

Proposta para Criação de Website ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OLIVEIRA DO BAIRRO Proposta para Criação de Website Autor: Joel André Vieira Vieira Dept. Administrativo Destinatário: Apresentado a: 21 de Junho de

Leia mais

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa I. INTRODUÇÃO A orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na actividade das entidades formadoras, traduzida na

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas.

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas. Projecto de Cadastro de Infra-Estruturas mario.freitas@anacom.pt Introdução Proponente Vectores Estratégicos Visão Estratégica para o Projecto de Gestão de Cadastro de Infra-Estruturas de Comunicações

Leia mais

Política de Privacidade Website

Política de Privacidade Website Preâmbulo Pedíamos-lhe que leia atentamente esta Política de Privacidade para saber como será tratada a sua Informação Pessoal quando utilizar o nosso site. Se tem alguma pergunta relativa às nossas práticas

Leia mais

A Informatização da Rede Municipal de Abastecimento de Água Domiciliária em SIG

A Informatização da Rede Municipal de Abastecimento de Água Domiciliária em SIG A Informatização da Rede Municipal de Abastecimento de Água Domiciliária em SIG CRUZ, Fernando e TEIXEIRA, Rui Resumo A presente comunicação pretende divulgar uma metodologia para a conversão analógico-digital

Leia mais

Caso Modelo. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição

Caso Modelo. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Caso Modelo Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Discentes: Ivo Vieira nº 080127020 Nuno Carreira nº 080127009 João Franco nº 080127034 Edgar Carvalho nº 080127032 17 de Março

Leia mais

PEDIDO DE LICENÇA / CREDENCIAL PARA CAPTURA OU DETENÇÃO DE ESPECIMENS DA FAUNA SELVAGEM

PEDIDO DE LICENÇA / CREDENCIAL PARA CAPTURA OU DETENÇÃO DE ESPECIMENS DA FAUNA SELVAGEM Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Divisão de Gestão de Espécies da Fauna e da Flora Av. da República, 16 16B 1050-191 LISBOA cites@icnf.pt PEDIDO DE LICENÇA / CREDENCIAL PARA CAPTURA

Leia mais

MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS

MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS Ana Marçal Acção de Formação sobre Resíduos Industriais 23 de Novembro de 2010 GESTÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE RESÍDUOS A elaboração de estatísticas sobre resíduos é reconhecida

Leia mais

Orientações para a Apresentação de Pedido de Adesão

Orientações para a Apresentação de Pedido de Adesão Orientação para a apresentação de Pedido de Adesão Orientações para a Apresentação de Pedido de Adesão Elaborado a 23 dezembro 2015 Revisto em 19 de fevereiro de 2016 0 Índice 1. Enquadramento... - 1-2.

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ACÇÃO 2.2.3 CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTO DE RECURSOS GENÉTICOS GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO SUBACÇÃO 2.2.3.2 COMPONENTE ANIMAL Outubro de 2010 1/9 INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO

Leia mais

Descrição de Funções Biblioteca Municipal de Faro (FBM)

Descrição de Funções Biblioteca Municipal de Faro (FBM) Título da Função: DIRECÇÃO Reporta a: Chefe de Divisão / Directora de Departamento Gerir actividades e pessoal Planeamento e proposta de políticas e estratégias de actuação Proposta de Plano Anual de Actividades

Leia mais

SIGGESC. Sistema de Informação Geográfica de Gestão de Carreiras

SIGGESC. Sistema de Informação Geográfica de Gestão de Carreiras SIGGESC Sistema de Informação Geográfica de Gestão de Carreiras 1 SIGGESC Sistema de Informação Geográfica de Gestão de Carreiras 2 Sistema de informação geográfica vocacionado para o sector do transporte

Leia mais

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Manual do Avaliador Data Referência as_150082_v3 Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Índice Sumário...3 Revisões... 3 O Portal de

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO do FICHEIRO de UNIDADES ESTATÍSTICAS

SISTEMA INTEGRADO do FICHEIRO de UNIDADES ESTATÍSTICAS SISTEMA INTEGRADO do FICHEIRO de UNIDADES ESTATÍSTICAS SISTEMA INTEGRADO DO FUE É uma nova forma de Gestão dos Ficheiros: funciona por Módulos Específicos integrados num Módulo Central Permite maior Flexibilidade

Leia mais

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual 2011-2012 ÍNDICE 1 Enquadramento... 2 2 Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 2.1 Indicadores gerais de natureza comercial... 3 2.2 Indicadores individuais

Leia mais

MAPA DE RUÍDO DO MUNICÍPIO DE VILA DO CONDE

MAPA DE RUÍDO DO MUNICÍPIO DE VILA DO CONDE MAPA DE RUÍDO DO MUNICÍPIO DE VILA DO CONDE Actualização segundo o D.L. 9/2007, 17 de Janeiro RESUMO NÃO TÉCNICO Equipa Técnica do Mapa de Ruído: Luís Conde Santos, Director do Laboratório Susana Peixoto,

Leia mais

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação 1/5 Acção Responsabilidade Documentos As reclamações de clientes de obras em curso serão tratadas pela Obra e encaminhadas para a para registo no sistema 1 As reclamações podem ser documentos provenientes

Leia mais

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DA MAIA - ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DA MAIA - ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DA MAIA - ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES - 2013 1 ÍNDICE 1. Introdução Objectivos e Metodologia 3 2. Apresentação dos Resultados 8 2.1. Atendimento 9 2.2. Serviços Prestados

Leia mais

Instruções de preenchimento

Instruções de preenchimento Nota: Os documentos podem ser copiados e remetidos à ANACOM por carta, fax ou e-mail. Requerimento Identificação do requerente 1. Designação do cliente conforme documentação oficial de identificação 2.

Leia mais

Instruções de preenchimento

Instruções de preenchimento Nota: Os documentos podem ser copiados e remetidos à ANACOM por carta, fax ou e-mail. Requerimento Identificação do requerente 1 Designação do cliente conforme documentação oficial de identificação 2 Número

Leia mais

MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL. O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria.

MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL. O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. Clientes: consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos

Leia mais

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E M A N U A L D A P L ATA F O R M A D E L I C E N C I A M E N T O O N L I N E O U T U B R O 2 0 1 2 [ EDITAR OS DADOS DE

Leia mais

Recomendações para a Organização dos Mapas Digitais de Ruído Versão 2

Recomendações para a Organização dos Mapas Digitais de Ruído Versão 2 Recomendações para a Organização dos Mapas Digitais de Ruído Versão 2 Amadora Junho 2008 Ficha técnica: Título: Autoria: Recomendações para a Organização dos Mapas Digitais de Ruído Versão 2 Agência Portuguesa

Leia mais

Manual da Qualidade. Apresentação do Sistema de Gestão da Qualidade. 3.1 Âmbito, Campo de Aplicação, Constituição, Aprovação e Revisão

Manual da Qualidade. Apresentação do Sistema de Gestão da Qualidade. 3.1 Âmbito, Campo de Aplicação, Constituição, Aprovação e Revisão 3.1 Âmbito, Campo de Aplicação, Constituição, Aprovação e - Âmbito O âmbito do SGQ da Fenacerci identifica-se com o apoio técnico à actividade das Cooperativas de Solidariedade Social que perseguem objectiv

Leia mais

Orientações para emissão de pareceres do CLAS

Orientações para emissão de pareceres do CLAS Orientações para emissão de pareceres do CLAS Documento Aprovado na Reunião de Plenário: 24-10-2016 A quem compete a emissão de pareceres A estrutura competente para emitir os pareceres da Rede Social

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR REGISTO DO BENEFICIÁRIO NO PORTAL IFAP

MANUAL DO UTILIZADOR REGISTO DO BENEFICIÁRIO NO PORTAL IFAP MANUAL DO UTILIZADOR REGISTO DO BENEFICIÁRIO NO PORTAL IFAP ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PRESSUPOSTOS... 3 3. INFORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA O REGISTO DE UTILIZADOR NO PORTAL... 3 4. REGISTO DE NOVOS UTILIZADORES

Leia mais

1. A presente norma transitória reguladora aplica-se aos procedimentos inerentes ao pedido de inscrição e atribuição do cartão de leitor.

1. A presente norma transitória reguladora aplica-se aos procedimentos inerentes ao pedido de inscrição e atribuição do cartão de leitor. Capítulo I DEFINIÇÃO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO 1. A presente norma transitória reguladora aplica-se aos procedimentos inerentes ao pedido de inscrição e atribuição do cartão de leitor. 2. Entende-se por inscrição

Leia mais

Aplicação Queimas e Queimadas

Aplicação Queimas e Queimadas Aplicação Queimas e Queimadas MANUAL DO UTILIZADOR pedidos de avaliação de queimas de amontoados pedidos de autorização de queimadas extensivas ÍNDICE A. INTRODUÇÃO B. PASSO A PASSO 1. É A PRIMEIRA VEZ

Leia mais

ESTABELECIMENTO - MODIFICAÇÃO

ESTABELECIMENTO - MODIFICAÇÃO TIPO DE MODIFICAÇÃO Ampliação ou redução da área de venda ou de armazenagem Categoria de produtos comercializados Domicílio fiscal Método de venda Modalidade de venda Nome ou insígnia N.º de máquinas em

Leia mais

meo.pt pedido de portabilidade e denúncia do contrato voz móvel Data 1. IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE 2. DADOS DE PORTABILIDADE MÓVEL

meo.pt pedido de portabilidade e denúncia do contrato voz móvel Data 1. IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE 2. DADOS DE PORTABILIDADE MÓVEL Mod.C/000222. IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE C. Cidadão/BI/Passaporte Morada Cód. Postal Telemóvel de contacto E-mail Informo que, por motivos de portabilidade, pretendo rescindir o contrato de prestação de

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2015

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2015 RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO Relatório de Qualidade de Serviço de Índice 1. Sumário Executivo 2. Indicadores Gerais de Natureza Comercial 2.1. Tempo de Espera no Atendimento telefónico 2.2. Pedidos

Leia mais

Questionário de Responsabilidade Civil Profissional

Questionário de Responsabilidade Civil Profissional Questionário de Responsabilidade Civil Profissional SOCIEDADES DE ADVOGADOS AVISO IMPORTANTE Por favor leia atentamente as seguintes instruções antes de preencher o questionário. A sua Apólice de Responsabilidade

Leia mais

ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES Março 2014

ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES Março 2014 ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES Março 2014 ÍNDICE 1. Introdução Objectivos e Metodologia 3 2. Apresentação dos Resultados 7 2.1 Atendimento 7 2.2 Serviços Prestados 18 2.3 Contacto com o SMAS da Maia

Leia mais

PRÉMIO ESTÁGIOS EM PORTUGAL E NO MUNDO

PRÉMIO ESTÁGIOS EM PORTUGAL E NO MUNDO PRÉMIO ESTÁGIOS EM PORTUGAL E NO MUNDO 1 APRESENTAÇÃO E OBJECTIVOS O Prémio Estágios em Portugal e no Mundo é uma iniciativa do Conselho Directivo Regional do Sul, organizada e desenvolvida pelo Conselho

Leia mais

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual ÍNDICE 1 Enquadramento... 2 2 Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 2.1 Indicadores gerais de natureza comercial... 3 2.2 Indicadores individuais

Leia mais

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica Plano Director Municipal Tecnologias de Informação Geográfica munwebgis Com o objectivo de difundir a utilização da informação geográfica, agilizar e simplificar os processos administrativos dentro dos

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR REGISTO DO BENEFICIÁRIO NO PORTAL IFAP

MANUAL DO UTILIZADOR REGISTO DO BENEFICIÁRIO NO PORTAL IFAP MANUAL DO UTILIZADOR REGISTO DO BENEFICIÁRIO NO PORTAL IFAP MANUAL DO UTILIZADOR DO ACESSO À ÁREA RESERVADA DO PORTAL DO IFAP INDICE 1. Introdução 3 2. Pressupostos 3 3. Informação necessária para o registo

Leia mais

AUDIÇÃO GRUPO DE TRABALHO REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR. Instituto de Seguros de Portugal. 18 de Novembro de 2010

AUDIÇÃO GRUPO DE TRABALHO REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR. Instituto de Seguros de Portugal. 18 de Novembro de 2010 AUDIÇÃO GRUPO DE TRABALHO REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR Instituto de Seguros de Portugal 18 de Novembro de 2010 1 ÍNDICE 1. O INTERESSE DO CONSUMIDOR NA ACTUAÇÃO DO ISP 2. INICIATIVAS

Leia mais

QUESTIONÁRIO ANUAL DE SERVIÇOS POSTAIS (2013)

QUESTIONÁRIO ANUAL DE SERVIÇOS POSTAIS (2013) QUESTIONÁRIO ANUAL DE SERVIÇOS POSTAIS (2013) Instruções de preenchimento: - Todas as questões dos pontos 1 e 2 são de preenchimento obrigatório. Nos casos em que o preenchimento não é aplicável à empresa,

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 3 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 3 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

Obtenção de informação censitária dos indivíduos através de fontes administrativas «

Obtenção de informação censitária dos indivíduos através de fontes administrativas « Sessão Temática Desafios nas Estatísticas Oficiais XIX Jornadas de Classificação e Análise de Dados Obtenção de informação censitária dos indivíduos através de fontes administrativas Tomar, 30 de Março

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, ACÇÃO SOCIAL E DEFESA DO AMBIENTE. Ofertas de Emprego

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, ACÇÃO SOCIAL E DEFESA DO AMBIENTE. Ofertas de Emprego Ofertas de Emprego Director do Controlo de Qualidade (M/F) Campo Maior Freguesia de S. João Baptista Habilitações: Licenciatura Horário: Diurno (8H 17H) Função: Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade,

Leia mais

GESTÃO SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

GESTÃO SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as Organizações em geral Organizações Certificadas ( ISO 9001 / ) Grupos Empresariais Prestadores de Serviços de Gestão e Contabilidade Sociedades

Leia mais

Como expandir uma rede de postos de combustíveis com GEO. Marketing

Como expandir uma rede de postos de combustíveis com GEO. Marketing Como expandir uma rede de postos de combustíveis com GEO Marketing 1 Introdução A Cognatis já realizou vários projetos para o segmento de distribuidores de combustível. No exemplo prático que vamos demonstrar

Leia mais

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Operação Suspeita ( DOS )

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Operação Suspeita ( DOS ) Unidade de Informação Financeira Guia de preenchimento da Declaração de Operação Suspeita ( DOS ) Índice 1. Objectivo da Declaração de Operação Suspeita (DOS)...3 2. Quando comunicar a actividade suspeita...4

Leia mais

Produtos e Serviços 4porQuatro. - Net Solutions Quatro. - Soluções de Imagem Quatro. - Soluções de Consultoria Quatro

Produtos e Serviços 4porQuatro. - Net Solutions Quatro. - Soluções de Imagem Quatro. - Soluções de Consultoria Quatro Produtos e Serviços 4porQuatro - Net Solutions Quatro - Soluções de Imagem Quatro - Soluções de Consultoria Quatro - A 4porQuatro O cerne da empresa baseia-se numa sinergia de conhecimentos de diversas

Leia mais

Portugal em Linha - a Comunidade Lusófona online

Portugal em Linha - a Comunidade Lusófona online Anunciar Divulgue a sua Empresa através de Portugal em Linha Porquê anunciar? Todos os empresários conhecem a importância da publicidade. Ter um bom produto ou uma marca de qualidade não é, só por si,

Leia mais

OAI-NOS Anexo 1 Procedimentos de Acesso físico e utilização das infraestruturas

OAI-NOS Anexo 1 Procedimentos de Acesso físico e utilização das infraestruturas OAI- Anexo 1 Procedimentos de Acesso físico e utilização das infraestruturas Data: 01 Dezembro 2014 Página: 1/12 Versão: V0 Índice 1 Introdução... 3 2 Procedimentos... 3 2.1 Pedido de Informação... 4 2.2

Leia mais

LICENCIAMENTO DE FORNECEDORES DE MATERIAIS FLORESTAIS DE REPRODUÇÃO

LICENCIAMENTO DE FORNECEDORES DE MATERIAIS FLORESTAIS DE REPRODUÇÃO FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DE FORNECEDORES DE MATERIAIS FLORESTAIS DE REPRODUÇÃO (art. 27º do Decreto-Lei n.º 205/2003, de 12 de setembro) PREENCHA COM LETRA LEGÍVEL E ESCOLHA AS OPÇÕES DE ACORDO COM

Leia mais

Serviços de Correio Expresso Serviços não enquadrados na categoria de Correio Expresso

Serviços de Correio Expresso Serviços não enquadrados na categoria de Correio Expresso 26 S E R V I Ç O S P O S T A I S E X P L O R A D O S E M C O N C O R R Ê N C I A N Ú M E R O D E P R E S T A D O R E S Número de Prestadores licenciados/ autorizados Serviços de Correio Expresso 1,2 5

Leia mais

Artigo 1º Objecto e definições

Artigo 1º Objecto e definições http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=208522 Projecto de regulamento que define regras para avaliação pela ANACOM das comunicações da concessionária do serviço postal universal de encerramento

Leia mais

82.ª FEIRA DO LIVRO DO PORTO 31 de maio a 17 de junho 2012 Av. dos Aliados

82.ª FEIRA DO LIVRO DO PORTO 31 de maio a 17 de junho 2012 Av. dos Aliados 1 IDENTIFICAÇÃO Denominação Social: NIF: Morada: Cód. Postal: - Localidade: Telefone: Fax: E-mail: Responsável perante a Organização: Telefone: Tmv.: E-mail: Nome abreviado (identificação nos pavilhões

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIATIVIDADE PUBLICITÁRIA

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIATIVIDADE PUBLICITÁRIA DESIGNAÇÃO Nome: Criatividade Publicitária Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes e profissionais ligados às

Leia mais

Recomendações para a Organização. dos Mapas Digitais de Ruído. Versão 3. Amadora

Recomendações para a Organização. dos Mapas Digitais de Ruído. Versão 3. Amadora Recomendações para a Organização dos Mapas Digitais de Ruído Versão 3 Amadora Dez 2011 Ficha técnica: Título: Recomendações para a Organização dos Mapas Digitais de Ruído Versão 3 Autoria: Agência Portuguesa

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA CÂMARA MUNICIPAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA A PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código de candidato A preencher pela entidade empregadora CARACTERIZAÇÃO DO

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V Manual de apoio ao utilizador 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REGISTO NO PORTAL... 3 3. REGISTO DO PEDIDO... 7 4. MENUS DISPONÍVEIS... 13 2 1. INTRODUÇÃO Este documento destina-se aos utilizadores do IMTOnline

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ACÇÃO 1.6.1 DESENVOLVIMENTO DO REGADIO GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO União Europeia FEADER INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Funcionamento genérico Os formulários estão disponíveis

Leia mais

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD )

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD ) Unidade de Informação Financeira Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD ) Índice 1. Objectivo da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas (DIPD)... 3

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

pedido de portabilidade e denúncia do contrato

pedido de portabilidade e denúncia do contrato pedido de portabilidade e denúncia do contrato ORIGINAL (tmn) 2. INFORMAÇÃO DE CONTACTO Morada Telemóvel contacto E-mail 3. DADOS DE PORTABILIDADE MÓVEL Para efeitos de portabilidade, procede-se à denúncia

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL Recebido em mãos a / / Emitido via CTT a / / Recebido Por (Rubrica): FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código

Leia mais

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Advertências e Indicações Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: Confirmar se reúnem as condições de acesso ao abrigo do Artigo 5º

Leia mais

Solução para tratamento de retorno do Correio Registado. Apresentação de Solução

Solução para tratamento de retorno do Correio Registado. Apresentação de Solução Solução para tratamento de retorno do Correio Registado Apresentação de Solução Confidencialidade A informação contida neste documento é propriedade dos CTT e o seu conteúdo é confidencial, não podendo

Leia mais

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras]

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] 2 1 1 O presente manual aborda as noções gerais de navegação na área de acesso reservado às entidades gestoras e não dispensa a consulta das instruções

Leia mais

Quinta São João das Areias Rua A Nº66 R/C Sacavém Telefone: Sociedade por Quotas

Quinta São João das Areias Rua A Nº66 R/C Sacavém Telefone: Sociedade por Quotas Resumo Nos Serviços Água, a Construbuild apresenta-se já como uma Referência a Nível deste sector. As actividades desenvolvidas nesta área relacionam-se fundamentalmente, com a Gestão de Equipamentos de

Leia mais

As jornadas de trabalho

As jornadas de trabalho Escola Secundaria de Paços de Ferreira As jornadas de trabalho Trabalho realizado por: Cátia Nunes n. º6 Sandra Costa n.º15 Tânia Leão n.º 19 A moderna gestão empresarial exige não sós um acompanhamento

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 2 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 2 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

Óåëßäá 1 áðü 7 Censos Organização Divulgacao Resultados Em Foco Ajuda INE Página de Entrada Programa Global Decisões do CSE Estrutura Organizativa Legislação Cronograma Metodologia Cartografia AOCTC Tratamento

Leia mais

Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP

Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP Índice 1. Introdução... 3 2. Instruções para uma correta utilização da aplicação... 4 2.1. Mensagens, avisos

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE CANDIDATURAS A NOVAS AUTORIZAÇÕES DE PLANTAÇÃO DE VINHA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE CANDIDATURAS A NOVAS AUTORIZAÇÕES DE PLANTAÇÃO DE VINHA MANUAL DE PREENCHIMENTO DE CANDIDATURAS A NOVAS AUTORIZAÇÕES DE PLANTAÇÃO DE VINHA DESPACHO N.º 1927/2018 DE 22 DE FEVEREIRO INSTITUTO DA VINHA E DO VINHO EDIÇA O Nº. 1 ABRIL 2018 ELABORADO POR: DEVO Página

Leia mais

ESPAÇOS DO CIDADÃO Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio

ESPAÇOS DO CIDADÃO Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio ESPAÇOS DO CIDADÃO Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio De forma a garantir que a prestação digital de serviços públicos não implica a exclusão de quem não saiba ou não possa utilizar os serviços públicos

Leia mais

Critérios de Mérito. Critério Sub critério Descrição e regras de avaliação Pontuação CRITÉRIOS QUALITATIVOS

Critérios de Mérito. Critério Sub critério Descrição e regras de avaliação Pontuação CRITÉRIOS QUALITATIVOS Critérios de Selecção A fim de assegurar um nível mínimo de qualidade das candidaturas, os candidatos seleccionados têm de pontuar pelo menos 30 pontos nos critérios qualitativos, sob pena de exclusão.

Leia mais

Política de Privacidade e Tratamento de dados

Política de Privacidade e Tratamento de dados Política de Privacidade e Tratamento de dados A Gália - Empresa de Segurança, S.A. doravante designada por Gália segue um conjunto de medidas para proteger a informação pessoal dos seus Clientes, Fornecedores,

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA As regras de funcionamento da actividade formativa do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, estão todas reunidas no presente

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE TURISMO Planificação da Disciplina: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EM ACOLHIMENTO TURÍSTICO 10 º ANO Módulo 1 A COMUNICAÇÃO

Leia mais

GESTWARE CONTABILIDADE GERAL

GESTWARE CONTABILIDADE GERAL FICHA TÉCNICA GESTWARE CONTABILIDADE GERAL Todos os dados relativos à Contabilidade Geral podem ser obtidos autonomamente ou por integração automática a partir do Gestware Vendas, Compras, Pessoal e Imobilizado.

Leia mais

ENTRE EM CONTATO CONNOSCO. Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola CCILE Av. Marquês de Tomar 2, Lisboa, Portugal

ENTRE EM CONTATO CONNOSCO. Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola CCILE Av. Marquês de Tomar 2, Lisboa, Portugal ENTRE EM CONTATO CONNOSCO Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola CCILE Av. Marquês de Tomar 2, 1050-155 Lisboa, Portugal Serviço de Atenção ao Cliente + 351-21 350 9310 fee@ccile.org ACESSO A CAMERDATA

Leia mais

Como Vender em Marrocos Uma acção à medida dos seus interesses

Como Vender em Marrocos Uma acção à medida dos seus interesses Como Vender em Marrocos Uma acção à medida dos seus interesses Ficha de Inscrição Encontre a resposta às suas dúvidas! Identifique a sessão pretendida: Lisboa AICEP (Av. 5 de Outubro, n.º 101) 21 (tarde)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE PEDIDO DE ADESÃO

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE PEDIDO DE ADESÃO ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE PEDIDO DE ADESÃO Versão 1.0. (23-dezembro-2015) 0 O Projeto U-Bike Portugal é um projeto de âmbito nacional, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes,

Leia mais

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA ESTRATÉGIA MARKETING COMUNICAÇÃO GESTÃO COMERCIAL INTERNACIONALIZAÇÃO SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA www.janunescarneiro.pt ESTRATÉGIA E MARKETING EVENTOS INTERNACIONALIZAÇÃO PROCESSOS

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZATIVA DA ISCMPSA

ESTRUTURA ORGANIZATIVA DA ISCMPSA ESTRUTURA ORGANIZATIVA DA ISCMPSA Este documento visa dar corpo á orgânica dos serviços da Santa Casa, ou seja, definir competências, hierarquias e formas de actuação. Como a Santa Casa da Póvoa de Santo

Leia mais

3/9/2017 O presente formulário serve apenas para CONSULTA. A candidatura apenas será válida se for apresentada através do formulário online.

3/9/2017 O presente formulário serve apenas para CONSULTA. A candidatura apenas será válida se for apresentada através do formulário online. O presente formulário serve apenas para CONSULTA. A candidatura apenas será válida se for apresentada através do formulário online. Formulário de candidatura ao Programa de Apoio aos Agentes Culturais

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA PROJOVEM MEDIDA ESTÁGIO GARANTIA (Portaria nº 136/2014 de 6 de agosto)

CANDIDATURA AO PROGRAMA PROJOVEM MEDIDA ESTÁGIO GARANTIA (Portaria nº 136/2014 de 6 de agosto) CANDIDATURA AO PROGRAMA PROJOVEM MEDIDA ESTÁGIO GARANTIA (Portaria nº 136/2014 de 6 de agosto) Processo nº: 201_/PROJ/ O formulário deve estar totalmente preenchido e com todos os documentos em anexo.

Leia mais

X NÚMERO DE PROCESSO. A organização do ano escolar em 2008/2009 processa-se de acordo com o

X NÚMERO DE PROCESSO. A organização do ano escolar em 2008/2009 processa-se de acordo com o DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE PLANEAMENTO E RECURSOS EDUCATIVOS OFÍCIO CIRCULAR CONJUNTO Nº PARA: IRE/DRAE/DREER/DAJ/GGF.. X NÚMERO DE PROCESSO DATA Ensino/Educação: oficial particular...

Leia mais

GESTÃO DA SUB-ACÇÃO COMPONENTE ANIMAL

GESTÃO DA SUB-ACÇÃO COMPONENTE ANIMAL ACÇÃO 2.2.3 CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTO DE RECURSOS GENÉTICOS GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO GESTÃO DA SUB-ACÇÃO 2.2.3.2 COMPONENTE ANIMAL União Europeia FEADER INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO

Leia mais

Diagnóstico de Satisfação Hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Apresentação dos Resultados Outubro de 2010

Diagnóstico de Satisfação Hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Apresentação dos Resultados Outubro de 2010 2010 Hospitais do Serviço Nacional de Saúde Apresentação dos Resultados Outubro de 2010 1 Roteiro Metodológico do Diagnóstico Instrumento de inquirição elaborado pela Unidade da Qualidade em conjunto com

Leia mais

BOLETIM OFICIAL

BOLETIM OFICIAL diploma OS emitido por CA data 2010-12-23 número 38,2010 código OS00382010CA ent. em vigor Imediata assunto meuselo descritores Serviço postal 1-2011 Enquadramento: De forma a adequar o produto meuselo,

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA DECLARAÇÃO ANUAL 0 Nº DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUS- TRIAL OU AGRÍCOLA, ENTIDADES

Leia mais

MS Outlook Tudo sobre Correio Electrónico

MS Outlook Tudo sobre Correio Electrónico MS Outlook 2003 - Tudo sobre Correio Electrónico Curso MA0035 5 Dia(s) 17:30 Horas Introdução O presente curso corresponde a um grupo de três cursos de Outlook. Foi desenvolvido tendo em vista a aquisição

Leia mais