Master in Banking, Financial Institutions and Economics

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Master in Banking, Financial Institutions and Economics"

Transcrição

1 Curso de Especialização e Atualização em Banking, Financial Institutions and Economics - CEBANKING Master in Banking, Financial Institutions and Economics

2 A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP Sempre em acordo com a missão maior orientadora de suas atividades, a FGV, ao criar a Escola de Economia de São Paulo, pretende desenvolver em São Paulo um centro de excelência em ensino e pesquisa que venha efetivamente contribuir para o desenvolvimento econômico e social e para a busca da identidade nacional. Esta missão da FGV será cumprida pela FGV-EESP tendo como diretriz três pontos fundamentais: Pensar o Brasil e contribuir para o desenvolvimento através do conhecimento da realidade brasileira e do fortalecimento da identidade nacional; Contribuir para formar a elite intelectual e dirigente do país, pois não há Nação rica sem intelectualidade própria e dirigentes esclarecidos e comprometidos com sua realidade; e Participar e contribuir para a discussão e análise dos principais pontos da agenda nacional de desenvolvimento econômico e social.

3 MASTER IN BANKING, FINANCIAL INSTITUTIONS AND ECONOMIC O Master in Banking, Financial Institutions and Economics é um curso de pós-graduação lato sensu que visa complementar a formação de jovens profissionais que atuam ou desejam atuar em instituições financeiras e necessitem aprofundar seus conhecimentos na estrutura, no funcionamento, na estratégia e nas principais operações da indústria financeira brasileira. Com um enfoque inovador em termos de Economia e elementos de finanças, o curso se propõe a desenvolver elementos conceituais e práticos aplicados à realidade dos negócios. Objetivos do Curso O curso Master in Banking, Financial Institutions and Economics tem como objetivo básico proporcionar uma visão ampla das principais características operacionais da indústria financeira brasileira e de suas tendências. Sob essa perspectiva, o curso aborda de uma forma multidimensional os aspectos fundamentais das empresas financeiras nacionais (bancos, administradoras de fundos, etc.)

4 PÚBLICO-ALVO Jovens profissionais que atuam ou desejam atuar em instituições financeiras e necessitem aprofundar seus conhecimentos na estrutura, no funcionamento, na estratégia e nas principais operações da indústria financeira brasileira. PRÉ-REQUISITOS O candidato deverá ter curso superior em curso reconhecido pelo MEC. Desejável conhecimento de inglês. Alunos estrangeiros: Candidatos estrangeiros que desejem se matricular no processo seletivo dos cursos de Pós-Graduação da FGV/EESP (Cursos Master - CEAFE/ CEABE/CEACE/CEECAN/CEBAFINE) somente poderão fazê-lo caso tenham sua situação de permanência no país regularizada. Não serão aceitos candidatos que não possuam visto de permanência no Brasil. Além disso, deverão possuir seu diploma reconhecido pelo MEC. Diplomas estrangeiros: Candidatos brasileiros ou estrangeiros que obtiveram sua graduação no exterior somente poderão se matricular nos cursos de Pós-Graduação da FGV/EESP (Cursos Master - CEAFE/CEABE/CEACE/CEECAN/CEBAFINE) após validação de Diploma Estrangeiro pelo MEC. Duração do Curso O curso tem duração prevista de 20 meses com duas aulas semanais no período noturno* * A disciplina de TCC será oferecida em sessões aos sábados ao longo do ultimo semestre de curso para proporcionar o acompanhamento dos desenvolvimentos dos trabalhos monográficos. Metodologia do Curso O Master in Banking, Financial Institutions and Economics conta com aulas expositivas com grande enfoque conceitual e aplicado. Adicionalmente, dada a ênfase na dimensão prática, aulas em laboratório. Além disso, o curso conta com estudos de caso em várias disciplinas e com o desenvolvimento de material didático próprio específico para o curso.

5 Estrutura do Curso O curso está dividido nas seguintes disciplinas: Ciclo Básico Horas/Aula Disciplinas Métodos Quantitativos* 16 básicas Matemática Financeira* 32 básicas Contabilidade Básica* 16 básicas Módulo I Economia de Empresas & Estratégia 32 obrigatórias Macroeconomia 32 obrigatórias Módulo II Finanças para Instituições Financeiras 40 obrigatórias Economia Brasileira 40 obrigatórias Módulo III Estrutura e Funcionamento do Sistema Financeiro 32 obrigatórias Nacional Governança Corporativa e Compliance 32 obrigatórias Módulo IV Instituições Financeiras I Operações Bancárias de Varejo 32 obrigatórias Gestão de Risco em Instituições Financeiras 32 obrigatórias Módulo V Instituições Financeiras II Operações Bancárias de 32 obrigatórias Atacado (Corporate, Banco de Investimentos) Seguro & Previdência 32 obrigatórias Módulo VI Instituições Financeiras III Operações Wealth e Asset 32 obrigatórias Management Private Equity e Real Estate 32 obrigatórias Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso 32 obrigatórias Total Obrigatória (horas-aula) 432 DISCIPLINAS BÁSICAS O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Financeira, Métodos Quantitativos e Contabilidade Básica. A dispensa será realizada por meio de análise de currículo no ato da matrícula, desde que a disciplina equivalente tenha sido cursada há no máximo 5 anos. Além dos documentos requeridos para a matrícula, disponíveis no Manual do Aluno (ver site deverá trazer o programa da disciplina cursada para análise da coordenação.

6 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS BÁSICAS Métodos Quantitativos* (16 horas/aula) O propósito da disciplina é proporcionar uma revisão dos principais elementos quantitativos estatísticos básicos necessários para o desenvolvimento subsequente no contexto da estrutura do curso. Serão abordados elementos de medidas de tendência central, dispersão, distribuições, etc. Matemática Financeira* (32 horas/aula) Esta disciplina tem como foco proporcionar uma revisão dos principais elementos de matemática financeira, que deverão ser utilizados ao longo do curso. Incluem-se nestes elementos os conceitos e aplicações dos diferentes regimes de capitalização, equivalências de capitais, sequências de capitais e sistemas de amortização. Contabilidade* (16 horas/aula) A disciplina tem como objetivo proporcionar uma revisão dos principais elementos e operações contábeis introdutórios. Esse desenvolvimento se mostra importante no âmbito do desenvolvimento subsequente do curso. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Módulo I Economia de Empresas & Estratégia (32 horas/aula) A disciplina tem como foco proporcionar os principais elementos microeconômicos básicos, focando-se na sequência para aspectos elementares ligados à organização industrial e estratégia de negócios. Macroeconomia (32 horas/aula) Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais aspectos básicos da teoria macroeconômica com enfoque aplicado à realidade brasileira. Também serão discutidas as principais implicações da estrutura macroeconômica brasileira para a indústria financeira nacional. Módulo II Finanças para Instituições Financeiras (40 horas/aula) Esta disciplina apresenta as estruturas contábeis e financeiras de instituições

7 financeiras (bancos, seguradoras, etc.), e discute como é a gestão financeira dessas instituições, comparando-as com as empresas não financeiras. Aborda, sob a ótica de criação de valor para os investidores, as principais decisões financeiras: investimentos, financiamento, e distribuição de resultados (dividendos). Economia Brasileira* (40 horas/aula) A disciplina tem como foco proporcionar uma visão ampla sobre a economia brasileira contemporânea, resgatando os principais elementos condicionantes de sua estrutura ao longo do século XX, focando-se, na sequência, nos principais aspectos e tendências para o século XXI. Módulo III Estrutura e Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (32 horas/aula) O objetivo principal desta disciplina é apresentar e discutir como está estruturado o sistema financeiro nacional, quem são seus atores e reguladores, como seus participantes se comunicam e interagem entre si. A história e tendências dos principais segmentos do sistema financeiro nacional são abordados durante a disciplina, considerando os movimentos do sistema financeiro internacional. Governança Corporativa e Compliance (32 horas/aula) O desenvolvimento e complexidade das instituições financeiras e dos mercados de capitais, juntamente com a sofisticação dos investidores, fizeram com que a governança corporativa ganhasse um papel cada vez maior no mercado. Assim como, a função de compliance (conformidade) que vem crescendo com a dificuldade que as instituições têm para atender, e entender, as diferentes leis e regulações dos mercados. Esta disciplina discute estes aspectos, e como a governança corporativa e compliance podem agregar valor, bem como interagem entre si. Módulo IV Instituições Financeiras I - Operações Bancárias de Varejo (32 horas/aula) Esta disciplina apresenta e discute as operações de bancos voltadas para o público de varejo, analisando as peculiaridades, riscos, oportunidades, e formas de criação de valor. É realizado um panorama do mercado de varejo bancário brasileiro e internacional. São discutidos os produtos e serviços, e marketing, voltados para este segmento do mercado bancário, suas fontes de receitas, custos, e tendências. Gestão de Risco em Instituições Financeiras (32 horas/aula)

8 A questão da gestão de riscos em instituições financeiras é discutida há décadas pela academia, reguladores, e participantes do mercado. Nesta disciplina são abordadas as diferentes estratégias e processos de gestão de riscos em instituições financeiras, sob ótica das instituições e reguladores, como, por exemplo, acordos da Basiléia. Os principais riscos de instituições financeiros serão debatidos: mercado, crédito, operacional, liquidez. O ferramental para gestão de riscos é apresentado e aplicado, como, por exemplo, contratos derivativos, modelos de VaR (Value-at-Risk), simulações, teste de estresse, etc.. Módulo V Instituições Financeiras II - Operações Bancárias de Atacado (Corporate, Banco de Investimentos) (32 horas/aula) Esta disciplina apresenta e discute as operações de bancos voltadas para os segmentos de grandes investidores corporativos e que envolvem transações como fusões e aquisições, IPOs, etc., analisando as peculiaridades, riscos, oportunidades, e formas de criação de valor. É realizado um panorama do mercado de atacado bancário brasileiro e internacional. São discutidos os produtos e serviços, e marketing, voltados para este segmento, assim como suas fontes de receitas, custos, e tendências. Seguro & Previdência (32 horas/aula) Os problemas com a previdência oficial e as perspectivas de longevidade da população mundial, fizeram com que o mercado de seguros e previdência experimentasse um grande crescimento. Esta disciplina aborda os vetores de crescimento e criação de valor desse mercado, discutindo os diferentes produtos e serviços, como, por exemplo, seguro de vida, PGBLs, VGBLs, seguros de automóveis, etc., e seus riscos e oportunidades. Também serão comparadas as operações dessas instituições com os bancos, e como elas podem multiplicar seus resultados. Módulo VI Instituições Financeiras III - Operações Wealth e Asset Management (32 horas/aula) Nesta disciplina serão descritas as operações da área de gestão de recursos (asset management), responsável pela administração de carteiras e fundos de investimento, e da área de gestão de clientes de alta renda (wealth management e private banking). Os produtos e serviços dessas áreas são abordados, bem como os seus vetores de criação de valor, tanto na ótica individual, como na de um conglomerado financeiro. A indústria de fundos de investimento brasileira e internacional é contemplada de forma panorâmica, e suas tendências são debatidas.

9 Private Equity e Real Estate (32 horas aula) Esta disciplina apresenta a estrutura e funcionamento da indústria de Private Equity e Venture Capital, bem como sua importância para o sistema financeiro. São identificar as principais formas de Private Equity e Venture Capital (PE/VC), assim como é discutida é a interrelação entre o mercado de capitais e o PE/VC, e o financiamento de empresas. Também será abordada a estrutura, participantes, e funcionamento do mercado imobiliário (Real Estate) brasileiro, assim como suas perspectivas e desafios para os próximos anos. Em especial, é discutida a relação e estruturação de produtos de Real Estate por meio de fundos de Private Equity. Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso (32 horas/aula) HORÁRIO DOS CURSOS As aulas ocupam apenas duas noites por semana. 1a. aula: 19 às 20:40 2a. aula: 21 às 22:40 Turmas de janeiro: às terças e quintas-feiras Turmas de Agosto: às segundas e quartas-feiras. PROCESSO SELETIVO Janeiro de 2015 Inscrições: 04 de agosto a 19 de dezembro de 2014 Apenas pelo site O processo de seleção consiste em duas fases: 1) análise de curriculo - que deverá ser preenchido pela internet no ato da inscrição (site: e 2) entrevista. O candidato deverá se inscrever pelo site e aguardar informando o dia da entrevista. Caso o candidato não compareça no dia, nova inscrição deverá ser realizada. ATENÇÃO: O exame de seleção e a matrícula serão realizados em São Paulo, conforme cronograma constante do Manual do Candidato.

10 Mais Informações: O Processo de Admissão é administrado por: Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares FGV CACR Rua Itapeva, São Paulo - SP - Brasil Tel. (55-11) (fax) INVESTIMENTO O investimento total do curso é de R$ ,00* à vista ou em 18 parcelas fixas de R$ 1.921,00 ou em 24 parcelas fixas de R$ 1.482,00. * valor referente à 2015 e sujeito a alteração sem aviso prévio. Observação: Mesmo que o aluno seja dispensado de alguma disciplina, o valor do curso permanecerá o mesmo, sem desconto. Ainda, em caso de reprovação em alguma disciplina, o aluno deverá pagar um valor adicional para cursar novamente.

11 EESP - Escola de Economia de São Paulo Rua Itapeva, ª andar - Bela Vista - CEP: Tel: (11) / 3351 Fax: (11) economia@fgv.br

CURSO MASTER. In Banking, Financial Institutions and Economics MASTER IN BANKING, FINANCIAL INSTITUTIONS AND ECONOMICS 1.

CURSO MASTER. In Banking, Financial Institutions and Economics MASTER IN BANKING, FINANCIAL INSTITUTIONS AND ECONOMICS 1. CURSO MASTER In Banking, Financial Institutions and Economics MASTER IN BANKING, FINANCIAL INSTITUTIONS AND ECONOMICS 1 vire aqui A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada

Leia mais

Manual do Candidato Ingresso em fevereiro de 2015

Manual do Candidato Ingresso em fevereiro de 2015 Manual do Candidato Ingresso em fevereiro de 2015 CEABE Master in Business Economics CEAFE Master in Financial Economics CEACE Master in Corporate Finance, Controllership and Economics CEECAN Master in

Leia mais

CURSO MASTER. in Economics and Management MASTER IN ECONOMICS AND MANAGEMENT 1. vire aqui

CURSO MASTER. in Economics and Management MASTER IN ECONOMICS AND MANAGEMENT 1. vire aqui CURSO MASTER in Economics and Management MASTER IN ECONOMICS AND MANAGEMENT 1 vire aqui A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada inicialmente para promover o desenvolvimento

Leia mais

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do

Leia mais

CURSO MASTER. in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1. vire aqui

CURSO MASTER. in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1. vire aqui CURSO MASTER in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1 vire aqui A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada inicialmente para promover o desenvolvimento

Leia mais

CURSO MASTER. In Business Economics MASTER IN BUSINESS ECONOMICS 1. vire aqui

CURSO MASTER. In Business Economics MASTER IN BUSINESS ECONOMICS 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics MASTER IN BUSINESS ECONOMICS 1 vire aqui A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada inicialmente para promover o desenvolvimento do Brasil

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Macroeconomia Financeira. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase em Macroeconomia Financeira. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase em Macroeconomia Financeira vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o

Leia mais

Curso de Especialização e Atualização em Financial Economics - CEAFE. Master in Financial Economics

Curso de Especialização e Atualização em Financial Economics - CEAFE. Master in Financial Economics Curso de Especialização e Atualização em Financial Economics - CEAFE Master in Financial Economics A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP Tendo sempre em vista a missão maior orientadora de suas atividades,

Leia mais

Condições de Oferta de Curso Em atendimento à Portaria n 2.864/2005

Condições de Oferta de Curso Em atendimento à Portaria n 2.864/2005 Condições de Oferta de Curso Em atendimento à Portaria n 2.864/2005 Curso: Graduação em Ciências Econômicas Categoria: Graduação Processo seletivo: Anual Vagas: 50 I - Edital de Convocação do Processo

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE EM ECONOMETRIA B. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Econometria MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA - ÊNFASE EM ECONOMETRIA B. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase Econometria ÊNFASE EM ECONOMETRIA B vire aqui ÊNFASE EM ECONOMETRIA 2 A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada inicialmente para

Leia mais

Programa de Mestrado Profissional em Economia em. Macroeconomia Financeira

Programa de Mestrado Profissional em Economia em. Macroeconomia Financeira Programa de Mestrado Profissional em Economia em Macroeconomia Financeira 2.2012 A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP Tendo sempre em vista a missão maior orientadora de suas atividades, a FGV, ao

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

CURSO MASTER. in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1. vire aqui

CURSO MASTER. in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1. vire aqui CURSO MASTER in Macroeconomics Analysis MASTER IN MACROECONOMICS ANALYSIS 1 vire aqui DISCIPLINAS BÁSICAS O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada

Leia mais

MBA para Jovens Profissionais

MBA para Jovens Profissionais MBA para Jovens Profissionais 1) OBJETIVO Desenhado especialmente para jovens profissionais com até 3 anos de formados em todas as áreas, este curso de MBA oferece uma visão atualizada das principais ferramentas

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - FBV A EDITAL Nº 17. Recife,2017

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - FBV A EDITAL Nº 17. Recife,2017 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - FBV.1A EDITAL Nº 17 Recife, Sumário Edital nº 15 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A Faculdade Boa Viagem (FBV/Devry), estabelecimento de ensino

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 19.2A

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 19.2A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2016.2A EDITAL Nº 19.2A SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 3

Leia mais

Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos

MBA Executivo em Mercado de Capitais e Derivativos 1) APRESENTAÇÃO A Escola de Pós Graduação FACAMP e o Instituto Educacional BM&FBOVESPA firmaram parceria para oferecerem diversos cursos de pós graduação. Destinado a profissionais que já atuam no mercado

Leia mais

Ingresso agosto 2017

Ingresso agosto 2017 Ingresso agosto 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Finanças e Governança Corporativa Desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilitem ao profissional dominar os conteúdos

Leia mais

ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS. Ingresso Janeiro Informações: (51)

ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS. Ingresso Janeiro Informações: (51) ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS Ingresso Janeiro 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS Apresentar os principais fundamentos mercado de capitais,

Leia mais

Pós-Graduação em Produção Audiovisual

Pós-Graduação em Produção Audiovisual Pós-Graduação em Produção Audiovisual Início em 27 de abril de 2017 Aulas aos sábados de 8:30 às 15:00 (com intervalo de 1:00 hora) Consultar planos de pagamento Desconto para pagamento à vista. 1 1 Objetivo

Leia mais

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS. Ingresso Agosto Informações: (51)

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS. Ingresso Agosto Informações: (51) CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS Ingresso Agosto 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Branding: Construção e Gestão de Marcas Proporcionar aos interessados o desenvolvimento de habilidades

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 20.1A

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 20.1A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2017.1A EDITAL Nº 20.1A SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 3 5.

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Manual do Candidato. MPAgro. Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Ingresso em 2016

Manual do Candidato. MPAgro. Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Ingresso em 2016 Manual do Candidato Ingresso em 2016 MPAgro Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio Manual do Candidato - Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio 2 INSCRIÇÕES A Coordenação do Processo Seletivo

Leia mais

CURSO MASTER. In Business Economics MASTER IN BUSINESS ECONOMICS 1. vire aqui

CURSO MASTER. In Business Economics MASTER IN BUSINESS ECONOMICS 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics MASTER IN BUSINESS ECONOMICS 1 vire aqui DISCIPLINAS O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

MBA SUPPLY CHAIN MANAGEMENT &LOGÍSTICA INTEGRADA A visão estratégica & econômico-financeiro

MBA SUPPLY CHAIN MANAGEMENT &LOGÍSTICA INTEGRADA A visão estratégica & econômico-financeiro MBA SUPPLY CHAIN MANAGEMENT &LOGÍSTICA INTEGRADA A visão estratégica & econômico-financeiro Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais

Leia mais

Programa de Doutorado em Economia

Programa de Doutorado em Economia Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Economia Programa de Doutorado em Economia Economia do Desenvolvimento Informações Úteis Inscrições: 2 de Maio a 10 de Junho de 2011

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2014

MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2014 MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente

Leia mais

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em:

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em: Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA Certificação Dados obtidos até: 30.06.2017 Relatório Gerado em: 13.07.2017 Números consolidados dos Exames de Certificação ANBIMA CPA-10 CPA-20 CGA* CEA Total Inscrições

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL TURMA 2016 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA TURMA 27 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Curso de Especialização e Atualização em Finanças Corporativas, Controladoria e Economia. Master in Corporate Finance, Controllership and Economics

Curso de Especialização e Atualização em Finanças Corporativas, Controladoria e Economia. Master in Corporate Finance, Controllership and Economics Curso de Especialização e Atualização em Finanças Corporativas, Controladoria e Economia Master in Corporate Finance, Controllership and Economics A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP Sempre em acordo

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC EDITAL Nº 01

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC EDITAL Nº 01 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC 2017.2 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO Edital nº 01 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação Ibmec...3 1. Da validade...3 2. Das Inscrições...3 3. Das Entrevistas,

Leia mais

Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 01. Teresina, 2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 01. Teresina, 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2014.1A EDITAL Nº 01 Teresina, 2013 Edital nº 1 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A FACID DeVry, estabelecimento de ensino

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS AVALIAÇÃO DE EMPRESAS 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

Pós-Graduação em INOVAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL

Pós-Graduação em INOVAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL Pós-Graduação em INOVAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Empresas de Comunicação Ingresso 2017 Informações: Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1426 O objetivo

Leia mais

Pós-Graduação em JORNALISMO: gestão e empreendedorismo

Pós-Graduação em JORNALISMO: gestão e empreendedorismo Pós-Graduação em JORNALISMO: gestão e empreendedorismo Ingresso agosto 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Jornalismo: gestão e empreendedorismo Formar profissionais para

Leia mais

Programa de Mestrado Profissional em Economia. Finanças e Economia

Programa de Mestrado Profissional em Economia. Finanças e Economia Programa de Mestrado Profissional em Economia Finanças e Economia 1.2014 A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP Tendo sempre em vista a missão maior orientadora de suas atividades, a FGV, ao criar

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LOCAL B EDITAL Nº 02

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LOCAL B EDITAL Nº 02 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LOCAL - 2016.1B EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação

Leia mais

MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Objetivos do Curso O curso tem por objetivo capacitar os participantes no desenvolvimento de competências relacionadas com a utilização dos

Leia mais

Novo PD CEA. Vigência a partir de 01/04/2017

Novo PD CEA. Vigência a partir de 01/04/2017 Novo PD CEA Vigência a partir de 01/04/2017 Módulo I: Revisão PD CEA e início da vigência Exclusão dos Códigos ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para: (i) Serviços Qualificados ao Mercado de Capitais;

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO, autorizada a funcionar

Leia mais

Manual da Pós-graduação em Administração de Empresas

Manual da Pós-graduação em Administração de Empresas Manual da Pós-graduação em Administração de Empresas Redação: Prof.a Dra. Melissa Lucchi São José dos Campos Março de 2016 SUMÁRIO 1 SOBRE O CURSO... 2 OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO... 3 POR QUE FAZER PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

FRANQUIAS : EXPANDINDO SEUS NEGÓCIOS. Ingresso Julho Informações: (51)

FRANQUIAS : EXPANDINDO SEUS NEGÓCIOS. Ingresso Julho Informações: (51) FRANQUIAS : EXPANDINDO SEUS NEGÓCIOS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias FRANQUIAS: EXPANDINDO SEUS NEGÓCIOS De acordo com pesquisas da ABF (Associação Brasileira

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

Investimentos no Mercado Imobiliário Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Investimentos no Mercado Imobiliário Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA Atualização em 2017 EDITAL DE CHAMADA XX/XX SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO PÚBLICA, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 11. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 11. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág. 11 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ANESTESIA Unidade Dias

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a Sexta-feira 9h às 21h Sábado 9h às

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Desenvolvimento Sustentável. vire aqui

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA. Ênfase Desenvolvimento Sustentável. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase Desenvolvimento Sustentável vire aqui DISCIPLINAS MATEMÁTICA Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumental matemático necessário para o

Leia mais

FINANÇAS PARA EXECUTIVOS NÃO FINANCEIROS. Ingresso Julho Informações: (51)

FINANÇAS PARA EXECUTIVOS NÃO FINANCEIROS. Ingresso Julho Informações: (51) FINANÇAS PARA EXECUTIVOS NÃO FINANCEIROS Ingresso Julho 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias FINANÇAS PARA EXECUTIVOS NÃO FINANCEIROS Profissionais de primeira linha cada vez mais

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 04

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 04 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2014.2A EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5.

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DOCENTE 2017/2

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DOCENTE 2017/2 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DOCENTE 2017/2 O Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior IMMES torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo docente 2017/1, no período de 19/06/2017

Leia mais

Fusões e Aquisições no Brasil

Fusões e Aquisições no Brasil Corporate Finance Fusões e Aquisições no Brasil O momento da indústria de Private Equity Junho de 2009 Ambiente de M&A O início do ano de 2009 é marcado por um ambiente de turbulências e incertezas, construído

Leia mais

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em:

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em: Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA Certificação Dados obtidos até: 30.06.2016 Relatório Gerado em: 13.07.2016 Números consolidados dos Exames de Certificação ANBIMA CPA-10 CPA-20 CGA* CEA Total Inscrições

Leia mais

Programa. Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. Pós-graduação Lato Sensu 1º edição (2017/2018)

Programa. Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. Pós-graduação Lato Sensu 1º edição (2017/2018) Programa Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento Pós-graduação Lato Sensu 1º edição (2017/2018) Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento (2017/2018) Programa

Leia mais

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em:

Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA. Certificação Dados obtidos até: Relatório Gerado em: Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA Certificação Dados obtidos até: 31.12.2016 Relatório Gerado em: 13.01.2017 Números consolidados dos Exames de Certificação ANBIMA CPA-10 CPA-20 CGA** CEA Total Inscrições

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº. 06/2015 Aprova o III Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DOCENTE

EDITAL PROCESSO SELETIVO DOCENTE EDITAL PROCESSO SELETIVO DOCENTE 2017.2 A FVC - Fundação Visconde de Cairu, informa a abertura das inscrições para o processo seletivo docente 2017.2. O processo seletivo será feito de acordo com as seguintes

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Ingresso agosto 2017

Ingresso agosto 2017 Ingresso agosto 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Estratégico Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Desenvolver profissionais

Leia mais

Marcas de Luxo e Premium Novos Olhares

Marcas de Luxo e Premium Novos Olhares Marcas de Luxo e Premium - Início: 5 de julho de 2016 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes uma visão abrangente e atual do mercado

Leia mais

E D I T A L Nº 03/2017

E D I T A L Nº 03/2017 E D I T A L Nº 03/2017 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, NA MODALIDADE PRESENCIAL, EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL EMPRESARIAL, E EM DIREITO

Leia mais

Finanças para Não Financeiros MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Finanças para Não Financeiros MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Finanças para Não Financeiros MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (Opção1) Segunda a sexta 9h às 21h e Sábado

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS ADMISSÃO PARA O CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2017.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS ADMISSÃO PARA O CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2017. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS ADMISSÃO PARA O CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2017.1A EDITAL Nº 02 TERESINA, 2016 Edital nº 0 11- Admissão de

Leia mais

MESTRADO. Profissional. EM economia. Políticas Sociais. Mestrado Profissional em economia - área Políticas sociais 1. vire aqui

MESTRADO. Profissional. EM economia. Políticas Sociais. Mestrado Profissional em economia - área Políticas sociais 1. vire aqui MESTRADO Profissional EM economia Políticas Sociais Mestrado Profissional em economia - área Políticas sociais 1 vire aqui DISCIPLINAS Obrigatórias Básicas MateMática Esta disciplina tem como objetivo

Leia mais

EDITAL UnC - 038/2009

EDITAL UnC - 038/2009 EDITAL UnC - 038/2009 TORNA PÚBLICO Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Av. Sport Clube do Recife, Madalena

Av. Sport Clube do Recife, Madalena APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco FCAP, como entidade de Ensino Superior integrante da UPE, criada pela Lei 2622 de 30 de novembro de 1956, comunga das

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS REESTRUTURAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA 2012 APERFEIÇOAMENTO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E HOSPITALAR NA ÁREA DA INFECTOLOGIA Coordenação: Márcia Franco da Silva O Instituto de

Leia mais

PROFISSIONAL EM ECONOMIA MESTRADO. Ênfase em Finanças ou Ênfase em Economia. vire aqui

PROFISSIONAL EM ECONOMIA MESTRADO. Ênfase em Finanças ou Ênfase em Economia. vire aqui MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Ênfase em Finanças ou Ênfase em Economia ÊNFASE EM FINANÇAS E ÊNFASE EM ECONOMIA 1 vire aqui A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

EDITAL Nº 025/ 2014 DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA ESTRATÉGIA E MARKETING. Disciplina: Comportamento do Consumidor (30 horas/ 2 créditos)

EDITAL Nº 025/ 2014 DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA ESTRATÉGIA E MARKETING. Disciplina: Comportamento do Consumidor (30 horas/ 2 créditos) EDITAL Nº 025/ 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS Código: CTB 000 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE CURTA DURAÇÃO REFORMA TRABALHISTA: O NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO E A PRÁTICA SINDICAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE CURTA DURAÇÃO REFORMA TRABALHISTA: O NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO E A PRÁTICA SINDICAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE CURTA DURAÇÃO REFORMA TRABALHISTA: O NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO E A PRÁTICA SINDICAL 2º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio

Leia mais

Manual do Candidato. CDEE Curso de Doutorado em Economia. Ingresso em Manual do Candidato - Curso de Doutorado em Economia

Manual do Candidato. CDEE Curso de Doutorado em Economia. Ingresso em Manual do Candidato - Curso de Doutorado em Economia Manual do Candidato Manual do Candidato - Curso de Doutorado em Economia Ingresso em 2015 CDEE Curso de Doutorado em Economia Manual do Candidato - Curso de Doutorado em Economia 2 INSCRIÇÕES A Coordenação

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1.º Os cursos de pós-graduação lato sensu do SENAI de São Paulo, obedecem o que dispõe a Resolução CNE/CES

Leia mais