EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017"

Transcrição

1 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para o Processo Seletivo de ingresso no curso de Mestrado e Doutorado em Pesquisa Operacional oferecido no campus São José dos Campos da UNIFESP e do ITA, com início no 1 o semestre de O Processo Seletivo será conduzido de acordo com procedimentos aprovados pela Comissão de Ensino de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (CEPG- PO), respeitadas as normas gerais vigentes constantes no Regimento Interno de Pós- Graduação e Pesquisa da UNIFESP e do ITA. CRONOGRAMA: 19/09/16 a 14/10/16 Período de inscrição no Processo Seletivo. 18/11/16 Resultado da Primeira Fase 25/11/16 30/11/16 Prova de matemática e raciocínio lógico, baseada nas provas do GMAT, para os candidatos selecionados na Primeira Fase. Divulgação da lista e da classificação dos candidatos aceitos no Mestrado e Doutorado. 30/11/16 a 02/12/16 Período para apresentação de recursos. 05/12/16 a 09/12/16 Matrícula dos candidatos aceitos no Mestrado e Doutorado. 02/2016 Início das aulas.

2 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) é um programa de ensino de pós- graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, em que se destacam tanto a pesquisa teórica quanto aplicada O PPG- PO destina- se aos portadores de diploma de graduação, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC No caso da Instituição de Ensino Superior (IES) não ter expedido o diploma de graduação a que faz jus o candidato, por ocasião da matrícula inicial aceitar- se- á a declaração da IES indicando a data da conclusão do curso e da colação de grau do candidato Os cursos de Mestrado e Doutorado funcionam em período integral, sendo, portanto, necessária a dedicação exclusiva dos alunos ao PPG- PO para o cumprimento dos devidos créditos Candidatos que objetivam regime parcial poderão participar do Processo Seletivo do presente edital, caso tenham cumprido os créditos em disciplinas de 5 créditos, em regime especial, com aproveitamento igual ou superior a 'B' O Processo Seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO). 2 - VAGAS 2.1. Serão oferecidas 15 vagas em nível de mestrado e 10 vagas em nível de doutorado, não sendo obrigatório o preenchimento de todas elas. 3 INSCRIÇÕES 3.1. Devem ser feitas de 0:01h do dia 16/09/2016 até as 23:59h do dia 14/10/ As inscrições serão feitas pela internet através de formulário disponível, durante o período de inscrição, nos endereços abaixo: ppgpo/mestrado.html ppgpo/doutorado.html

3 3.3. Documentos necessários para inscrição: Ficha de inscrição devidamente preenchida e enviada, acompanhada de cópias, em formato PDF, dos seguintes documentos: a) Documentos pessoais: RG ou Passaporte/RNE para candidatos estrangeiros (ou protocolo); b) Histórico escolar analítico (com reprovações) da graduação; c) Currículo Lattes ( atualizado; d) Histórico escolar de mestrado para os candidatos à vaga de doutorado (casos excepcionais serão analisados para ingressarem como doutorado direto); e) Carta de apresentação do candidato Duas cartas de recomendação de professores de conhecimento do candidato, preferencialmente da área de Pesquisa Operacional e afins. Modelo disponível em: ppgpo/mestrado.html e ppgpo/doutorado.html 3.4. As cartas de recomendação referidas no Item devem ser preenchidas e encaminhadas diretamente pelos professores pelos seus e- mails institucionais para o e- mail: até as 23:59h do dia 14/10/ Não será cobrada taxa de inscrição dos candidatos. 4 PROCESSO SELETIVO 4.1. O Processo Seletivo será composto por duas fases A Primeira Fase do Processo Seletivo, de caráter eliminatório, consistirá na avaliação do histórico escolar completo (incluindo reprovações), do Currículo Lattes ou Vitae, das duas cartas de recomendação e da carta de apresentação de cada candidato A Primeira Fase será conduzida pela Comissão de Seleção sem a presença dos candidatos A Comissão de Seleção poderá solicitar a entrega pelo candidato da comprovação de itens do currículo, sendo desclassificado do Processo Seletivo aquele que não apresentar o(s) comprovante(s) solicitado (s).

4 4.5. A Comissão de Seleção poderá solicitar entrevista com o candidato até o dia 17/11/2016 via videoconferência ou presencial para esclarecimento de eventuais dúvidas Ao final desta Primeira Fase, o resultado será uma das seguintes opções: (a) Classificado para a Segunda Fase; (b) Eliminado do Processo Seletivo; 4.7. O resultado da Primeira Fase será divulgado no dia 18/11/16 no endereço complementares.html e na Secretaria de Pós- Graduação A Segunda Fase do Processo Seletivo será destinada aos candidatos classificados na Primeira Fase A Segunda Fase do Processo Seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na avaliação dos conhecimentos específicos na área de Matemática e Raciocínio Lógico, mediante aplicação de prova escrita, constituída de 16 questões (8 em português e 8 em inglês) padrão GMAT (Graduate Management Admission Test) A prova escrita será realizada no dia 25/11/16, com início às 14:00 horas e término às 15:30 horas (horários de Brasília), no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp (Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201, Eugênio de Melo, São José dos Campos SP), em sala a ser divulgada no site: complementares.html e junto a Secretaria de Pós- Graduação do ICT- Unifesp Candidatos, brasileiros ou estrangeiros, residentes a mais de 300 km de São José dos Campos, poderão solicitar a realização da prova escrita em outra instituição de ensino superior, mediante envio de solicitação à Coordenação do Programa através do e- mail até as 23:59h do dia 21/11/ Caberá à Comissão de Seleção aprovar ou não a realização da prova escrita por um candidato residente a mais de 300 km de São José dos Campos. Caso aprovado, a Comissão de Seleção indicará o local e o professor responsável por sua aplicação Todos os candidatos que farão a prova escrita deverão comparecer ao local dos exames com antecedência mínima de 30 minutos, munidos de documento de identidade com foto, lápis, borracha, régua e caneta.

5 4.14. Não será permitida consulta a qualquer material bibliográfico e nem o uso de qualquer equipamento eletrônico durante a prova O descumprimento do que dispõe os Itens 4.13 ou 4.14 resultará na eliminação do candidato. 5 - JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO FINAL 5.1. Na segunda fase, será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação até a primeira casa decimal Os candidatos aceitos serão classificados em ordem decrescente com base na nota final da prova aplicada na Segunda Fase do Processo Seletivo Candidatos às vagas de mestrado, em dedicação parcial, e selecionados para a Segunda Fase que já tenham cursado neste programa de pós- graduação a disciplina Introdução à Pesquisa Operacional com conceito igual ou superior a 'B' poderão ser dispensados da realização da prova para a Segunda Fase do Processo Seletivo; 5.4. Candidatos às vagas de doutorado, em dedicação parcial, e selecionados para a Segunda Fase que já tenham cursado neste programa de pós- graduação as disciplinas Introdução à Pesquisa Operacional e Programação Linear, obtendo em ambas conceito igual ou superior a 'B', poderão ser dispensados da realização da prova para a Segunda Fase do Processo Seletivo; 5.5. Os candidatos terão até o dia 21/11/16 para pedirem dispensa da realização da prova da Segunda Fase do Processo Seletivo conforme itens 5.3 e 5.4, pelo e- mail Esses candidatos dispensados da realização da prova receberão nota 7,0 (sete) na Segunda Fase do Processo Seletivo O candidato melhor colocado dentre aqueles com mesma nota será aquele que tiver maior valor no primeiro dos seguintes critérios: número de disciplinas obrigatórias cursadas no PPG- PO Unifesp/ITA com conceito 'A'; número de disciplinas eletivas cursadas no PPG- PO Unifesp/ITA com conceito 'A'; número de disciplinas obrigatórias cursadas no PPG- PO Unifesp/ITA com conceito 'B'; número de disciplinas eletivas cursadas no PPG- PO Unifesp/ITA com conceito 'B'; I- restrito do candidato calculado segundo documento da Área da Engenharias III do Qualis CAPES; e I- geral do candidato calculado segundo documento da Área da Engenharias III do Qualis CAPES.

6 Se persistir empate de candidatos, o melhor colocado dentre aqueles com mesma nota será aquele que submeteu inscrição válida primeiro Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota final inferior a 7,0 (sete) Os resultados finais deste Processo Seletivo são válidos apenas para matrícula no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional no 1º semestre de A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 30/11/2016, mediante publicação no site: complementares.html e no quadro de avisos localizado junto à Secretaria de Pós- Graduação Será desclassificado e automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que: Prestar declaração ou apresentar documentos falsos, em qualquer fase do Processo Seletivo Não estiver presente para a realização da prova escrita, na data, horário e local especificados. 6 - DOS RECURSOS 6.1. Os recursos deverão ser feitos por escrito à Comissão de Seleção do PPG- PO e entregue na Secretaria de Pós- Graduação do ICT- Unifesp, em até dois dias após a divulgação do resultado do Processo Seletivo Caberá à Comissão de Seleção julgar os eventuais recursos apresentados. 7 - DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO 7.1. O Processo Seletivo de que dispõe este Edital terá validade até a data de publicação do próximo edital para a seleção de alunos regulares junto ao PPG- PO.

7 8 - DA MATRÍCULA 8.1. Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão fazer sua matrícula na Secretaria de Pós- Graduação, localizada no campus São José dos Campos da Unifesp: Secretaria de Pós- Graduação do ICT- Unifesp Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes,1201, Eugênio de Melo, São José dos Campos - SP. Tel.: (12) (ramal 9531) 8.2. A matrícula deverá ser feita no período de 05 a 09 de dezembro de 2016, das 9:00 às 11:00 ou das 14:00 às 16:00 horas A não realização da matrícula no período indicado no Item 8.2 configurará desistência da vaga para a qual o candidato foi aceito. 9 - DAS BOLSAS DE ESTUDOS 9.1. A aprovação neste processo seletivo não implica na garantia de bolsas de estudos aos alunos selecionados Havendo bolsas disponíveis, estas serão atribuídas aos alunos aceitos que assumirem formalmente dedicação exclusiva ao Programa, respeitando a classificação final no Processo Seletivo DISPOSIÇÕES FINAIS Os casos omissos e não previstos por este Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção Ao se inscreverem, implica que os candidatos estão cientes e de acordo com o conteúdo deste Edital, bem como do Regimento do PPG- PO e das normas estabelecidas no regimento de Pós- Graduação e Pesquisa da Unifesp (disponíveis em É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os comunicados referentes a este processo seletivo publicado na página do PPG- PO ( São José dos Campos, 18 de setembro de 2016 E- mail:

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPG-EngBio)

Leia mais

DATAS IMPORTANTES 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

DATAS IMPORTANTES 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Edital de seleção para ingresso no PPG-ECM 1 Semestre Letivo de 2017 O Programa de Pós-Graduação em (PPG-ECM) torna pública a abertura de inscrições nos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO UFC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- IES N 01/2013

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- IES N 01/2013 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- IES N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 12 UFES 1. PREÂMBULO 1.1. A Coordenação do Polo 12 do Mestrado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGUÁ RUA PEDRO JOÃO PEREIRA MATO ALTO CEP 88905-120 ARARANGUA/SC TELEFONE +55 (48) 3721-6448 FAX +55 (48) 3522-2408 http://ararangua.ufsc.br/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará CAEN/UFC

Leia mais

Edital Processo Seletivo PPG-MAP

Edital Processo Seletivo PPG-MAP Edital Processo Seletivo PPG-MAP Edital de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da USP para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 18/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 09

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 18/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 09 Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG / MNPEF EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- PROPEG/UFAC - N O 015/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- PROPEG/UFAC - N O 015/2015 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- PROPEG/UFAC - N O 015/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 59/UFAC/RIO BRANCO 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 01 -UnB

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 01 -UnB Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 01-UnB EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS/CLN N 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS/CLN N 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS/CLN N 03/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Pólo 58

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Pólo 58 Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Pólo 58 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física - DF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016 Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO 35 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

EDITAL Nº 021/ DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL Nº 021/ DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 021/2017 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS (PPGECA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus Pelotas torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM RECURSOS HÍDRICOS. Programa recomendado pela CAPES sob o número P4, nível de Mestrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM RECURSOS HÍDRICOS. Programa recomendado pela CAPES sob o número P4, nível de Mestrado Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Desenvolvimento Tecnológico Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRR Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 003/2017 O, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ EDITAL Nº 627 DE 2/10/2017 INGRESSO DE NOVOS ALUNOS PROCESSO SELETIVO PARA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ EDITAL Nº 627 DE 2/10/2017 INGRESSO DE NOVOS ALUNOS PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ EDITAL Nº 627 DE 2/10/2017 INGRESSO DE NOVOS ALUNOS PROCESSO SELETIVO PARA 2018-1 O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 2 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 02/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 02/2017 Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 01-UnB EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 34/2017 25 de abril de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO 2017

Leia mais

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 88/2017 20 de setembro de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF)

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 342/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Polo 15 UFF/IFRJ EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL N. 004/POSECM/2017

EDITAL N. 004/POSECM/2017 EDITAL N. 004/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 47 UFMA 1. PREÂMBULO 1.1. A comissão de Seleção do Polo 47 UFMA

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 39 - UFSC - Florianópolis EDITAL

Leia mais

EDITAL Nº 029/2017. Amostragem e preparo de amostras ambientais 07. Química analítica aplicada a amostras ambientais 07

EDITAL Nº 029/2017. Amostragem e preparo de amostras ambientais 07. Química analítica aplicada a amostras ambientais 07 EDITAL Nº 029/2017 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS (PPGECA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus Pelotas torna público

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA PÓLO 4 (IFAM/UFAM) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 01/2017 Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Instituto / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 46 UFPE/CAA] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 19

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 19 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 19 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós- Graduação Stricto

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora do Polo UFGD

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFPA

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFPA Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFPA - Universidade Federal do Pará EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 04

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 04 Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFC Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFC] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014 Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 52 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU -

Leia mais

EDITAL N. 001/POSECM/2017

EDITAL N. 001/POSECM/2017 EDITAL N. 001/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFS EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFS-02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFOPA

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFOPA Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências de Educação Programa de Ciências Exatas Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 049 UFOPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF IES N O 01/2017

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a:

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a: Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO (Polo 21 - FURG) EDITAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC EDITAL COMPLEMENTAR N º 001/2015 - MNPEF-UECE/FECLESC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 37

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 37 Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 37 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 46

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 46 Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Instituto / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 46 UFPE/CAA] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O

Leia mais

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto de Geociências (IGEO) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Garanhuns Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO GARANHUNS

Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Garanhuns Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO GARANHUNS Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Garanhuns Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO GARANHUNS EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto de Geociências (IGEO) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL 1. PREÂMBULO 1.1. A Coordenação do Polo do Polo UEM do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL- MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção do

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO 25-UFMT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRN N 0 02/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24]

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF / IF SUDESTE-MG N O 01/2017

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição Pós-Graduação em Neurociência e Cognição EDITAL Nº 003/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2012.3 (ano e quadrimestre) O curso de Pós-graduação em Neurociência

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Curso de Licenciatura em Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 23 UECE] EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro/ MNPEF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro/ MNPEF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro/ MNPEF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Polo 08 UNIVASF EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIVASF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 PPGEAL/UFSC

EDITAL Nº 04/2017 PPGEAL/UFSC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - MNPEF - Polo 56 - UVA/IFCE EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais