Instituto Adaptação e Surf ADAPTSURF Associação Civil Sem Fins Lucrativos CNPJ: Presidente. Vice-presidente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Adaptação e Surf ADAPTSURF Associação Civil Sem Fins Lucrativos CNPJ: 09.526.710 0001-24. Presidente. Vice-presidente"

Transcrição

1

2 Instituto Adaptação e Surf ADAPTSURF Associação Civil Sem Fins Lucrativos CNPJ: Presidente Dr. Luiz Phelipe Netto Monteiro Nobre luizphelipe@adaptsurf.org.br Vice-presidente Henrique Cardoso Saraiva henrique@adaptsurf.org.br Coordenadora de Projetos Luana Fransolino Monteiro Nobre luana@adaptsurf.org.br GUIA ADAPTSURF Acessibilidade das Praias Rio de Janeiro - RJ adaptsurf Avenida Epitácio Pessoa, Lagoa Rio de Janeiro RJ CEP /

3 APRESENTAÇÃO O Guia Acessibilidade das Praias foi elaborado pela ONG ADAPTSURF para facilitar turistas e moradores do Rio de Janeiro a escolher a praia ideal para o lazer e a pratica do surf adaptado. São informações sobre as praias, condições de acessibilidade e qualidade das ondas. A elaboração do guia faz parte do Projeto Acessibilidade das Praias, desenvolvido pela ONG ADAPTSURF desde 2007, com a finalidade de divulgar e promover a acessibilidade no ambiente natural da praia. Surgiu a partir da presença de barreiras arquitetônicas que limitam o livre acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao lazer e esporte de praia. Em 2008, a ONG ADAPTSURF estabeleceu um importante convênio com a Prefeitura, através da RIOTUR, para promover a acessibilidade das praias e o surf adaptado no Rio de Janeiro. Foram concedidos os equipamentos necessários para a adaptação das praias. Atualmente, a praia do Leblon, em frente ao posto 11, recebe aos domingos (ano todo) as atividades de lazer e esporte adaptado desenvolvidas pela ADAPTSURF. O Rio de Janeiro possui lindas praias, verdadeiros cartões postais que devem estar disponíveis a todos, sem exceção. Infelizmente, por falta de planejamento, muitas encontram-se inacessíveis, com escadas irregulares, trilhas perigosas e sem uma infra-estrutura adequada. Em 2014, a cidade deve estar pronta para receber visitantes do mundo todo, que merecem desfrutar as praias com conforto e segurança. O formato simples contribui para a leitura e o entendimento das informações. As imagens contidas no guia ilustram os acessos e arredores das praias, bem como as atividades desenvolvidas nelas. Apresentamos os serviços prestados pela ONG ADAPTSURF e informações sobre equipamentos para promover a acessibilidade das praias. Neste guia, destacamos alguns pontos negativos e outros positivos que servem como reflexão para futuras intervenções, afim de tornar as praias mais acessíveis e preservadas, garantindo oportunidades iguais e livre acesso à natureza. Apresentamos soluções para adaptação das praias, como as esteiras para circulação na areia e cadeiras anfíbias para o banho de mar. Lembramos que a Norma Técnica ABNT NBR9050 indica que as praias devem ser acessíveis e a Lei Estadual 4812/06 garante o uso das cadeiras anfíbias. Leblon, posto 11

4 PRAIA ACESSÍVEL Através da colaboração de sócio-fundadores e voluntários da ONG ADAPTSURF, o Projeto Acessibilidade das Praias reuniu informações sobre as condições de acesso em praias do Brasil e também da Austrália, Espanha, EUA, Indonésia, Portugal, Venezuela e Uruguai. A partir da análise dos achados, desenvolvemos um modelo de Praia Acessível, com adaptações necessárias para garantir livre acesso com segurança e conforto. Rampas de acesso à faixa de areia Existem praias onde o desnível entre o calçadão e a faixa de areia é acentuado, sendo necessária a construção de rampas com inclinação de acordo com as normas, permitindo o acesso seguro de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à areia. Esteiras para circulação na faixa de areia Para melhorar o trânsito das pessoas ao chegar e sair da praia colocamse esteiras formando passarelas, facilitando a locomoção de todos por cima da faixa de areia. Podem ser utilizadas principalmente por crianças, grávidas, idosos, carrinho de bebê, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e até bicicletas. Cadeira de rodas anfíbia Especialmente desenvolvidas para entrar na água, essas cadeiras são feitas de materiais resistentes e possuem rodas infláveis, que flutuam dentro do mar. Utilizadas por surfistas adaptados e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para circulação na areia e mergulho. Equipe especializada A ONG ADAPTSURF conta com uma equipe da área da saúde, especializada em atividades de praia e treinada para o manuseio dos equipamentos, permitindo a segurança dos frequentadores da Praia Acessível, sendo responsáveis por acompanhar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante o banho de mar. Infra-estrutura A orla do Rio de Janeiro conta com postos de salvamento equipados com chuveiros e banheiros adaptados, o ingresso é gratuito para pessoas com deficiência. Para promover a acessibilidade da orla devem existir faixa de pedestres com sinal sonoro, vagas de estacionamento, sinalização adequada, piso tátil, guias rebaixadas e rampas de acesso.

5 Como utilizar o Guia de Acessibilidade das Praias As praias foram avaliadas, vistoriadas, fotografadas e catalogadas pela equipe de voluntários, incluindo surfistas, biólogos, arquitetos, engenheiros, fisioterapeutas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Classificamos as praias do Leme até Grumari, utilizando as tabelas: Classificação de Acessibilidade Analisamos as condições dos acessos ao calçadão, à faixa de areia e ao mar. Verificamos a presença de quiosques, banheiros adaptados, estacionamento exclusivo, restaurantes, sinalização adequada e demais aspectos de infra-estrutura (ABNT NBR9050). Ruim Condições de acesso precárias, sendo impossível o acesso a faixa de areia e ao mar. Regular Média Boa Possui acessibilidade mínima, sem adaptações. Possui algumas adaptações capazes de permitir o acesso a areia e ao mar. Praia com acesso livre e adaptações facilitadoras. Classificação de Preservação Na cidade do Rio existem praias situadas na região urbana e outras mais afastadas, cada uma com sua particularidade (Decreto Nº 5.300/2004). Selvagem (A) Preservada (B) Urbana (C) Vegetação nativa, pouco frequentada e sem construções. Possui áreas preservadas, proximidade com áreas construídas. Proximidade com a rua, sem vegetação ou duna, e muito frequentada. Classificação das Condições de Surf Em relação às condições do mar, foram analisadas as ondulações mais constantes, a direção do swell, o tamanho predominante, a formação das ondas e a frequencia. Apresentamos de forma simplificada as informações sobre as condições de surf e a melhor época do pico, tais informações refletem uma noção do comportamento da praia analisada durante o ano todo, podendo apresentar alterações de acordo com o clima. Regular Formação irregular, condições difíceis para o surf adaptado. Médio Formação regular, oferece condições para o surf adaptado. Excelente Boa formação, condições ideais para o surf adaptado.

6 LEME 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Médio / Outono e Inverno A praia do Leme é a primeira de mar aberto do Rio, localiza-se no canto norte da praia de Copacabana, local frequentado por moradores e turistas, possui uma ampla área de lazer com mirante, quiosques e restaurantes. Muito procurada por famílias e também para a pesca e o banho de mar, por ser uma das praias mais limpas. A acessibilidade é média, conta com amplo calçadão, ciclovia, posto de salvamento com banheiros adaptados, vagas de estacionamento, rampas e nivelamento entre o calçadão e a faixa de areia. Possui livre acesso ao mirante, porém não existem esteiras para facilitar a circulação na faixa de areia, não possui cadeira de rodas anfibia para o acesso ao mar. No Leme, posto 1, as ondas rolam com mais frequencia no canto, são bem tubulares e inconstantes, quebrando com boas condições apenas alguns dias do ano. Muito procurada para a prática do bodyboard, surf de peito e surf. Suas ondas são tão fortes e tubulares, que são comparadas às ondas havaianas, recebendo o apelido de Pipeleme, como referência a Pipeline, famosa onda do Havaí.

7 COPACABANA 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Regular / Inverno Considerada uma das praias mais famosas do mundo, possui 4 km de extensão, acompanhando a Avenida Atlântica do Forte de Copacabana até o Leme. Conta com bicicletário, ciclovia, quiosques modernos, hotéis, bares e restaurantes, frequentados tanto de dia como à noite. Muito visitada por turistas do mundo todo, é um dos principais cartões postais do Rio. Praia totalmente urbana, sem vegetação nativa, foi aterrada na década de 70. Apresenta uma acessibilidade média, com amplo calçadão, vagas especiais, postos de salvamento com banheiros adaptados, quiosques acessíveis, e uma rota acessível, na altura da rua Rodolfo Dantas, onde existe uma conexão da Estação do Metrô Arco Verde até a praia, com esteira de bambú na faixa de areia. Na maioria de sua extensão a faixa de areia está nivelada em relação ao calçadão, porém nas proximidades do posto 6, o desnível é maior. No canto sul, próximo ao Forte de Copacabana, existe uma rampa de acesso (foto). Nas areias de Copacabana são praticadas muitas atividades, tais como: Futebol, futevôlei, vôlei, frescobol, peteca, skimboard entre outros. As ondas são tubulares e quebram próximo a areia, ideal para a prática do bodyboard. As ondulações de leste e sudeste são as mais frequentes, quebrando boas ondas principalmente durante o outono e inverno. Na altura do posto 5, se concentram os surfistas e bodyboarders, e as ondas quebram mais constantemente no inverno, de meio metro a três metros de altura.

8 DIABO 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Regular 3.Surf: Médio / Outono Pequena praia situada próxima ao forte de Copacabana, junto à pedra do Arpoador. Muito frequentada durante o ano todo, principalmente na parte da manhã, ao nascer do sol. O frescobol, surf de peito, bodyboard e surf são as principais atividades praticadas na praia do Diabo, que recebe esse nome por conta do mar agitado. No local, próximo ao calçadão, existem aparelhos de ginástica e trilhas para a pedra do Arpoador. Apresenta uma acessibilidade regular, sem adaptações facilitadoras, dificultando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. O acesso é feito pelo calçadão da praia do Arpoador, existe um desnível para chegar a faixa de areia, com uma escada irregular (foto). Não possui posto de salvamento, nem banheiros e quiosques. Também não existem esteiras e cadeira de rodas anfíbia. Essa praia é dividida por um muro, pois a parte mais ao norte pertence ao Exército Brasileiro, sendo proibida a passagem e permanência na faixa de areia. Frequentada por surfistas e bodyboarders, apresenta ondas com formação regular e boa, sendo uma das melhores opções da Zona Sul. Recebe ondulações vindas de leste e sudeste, o vento sudoeste é terral, quebram ondas de meio a um metro, tubulares, bem próximas a areia. A melhor época é o outono, quando as ondulações e ventos do quadrante sul são mais contantes.

9 ARPOADOR 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Excelente/ Ano Todo Famosa pela pedra que invade o mar, localiza-se ao sul da Praia de Copacabana, próxima ao Diabo. Uma das praias preferidas dos Cariocas pela beleza de sua paisagem e pela prática do surf, tanto no verão quanto no inverno. Possui 800m de extensão entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com Avenida Vieira Souto. É uma das praias mais frequentadas por turistas, muito procurada por oferecer belo visual do pôr-do-sol. Praia urbana, sem vegetação nativa, apresenta uma acessibilidade média, com amplo calçadão, posto de salvamento (posto 7) com banheiros adaptados e duas rampas de acesso à faixa de areia (foto). Entretanto, não possui esteira de acesso e cadeira de rodas anfíbia. O acesso de automóveis é restrito a moradores, existem hotéis com restaurantes e quiosques. No local, fica o parque Garota de Ipanema, com grande área verde, pista de skate, brinquedos e uma praça onde acontecem eventos festivos e shows de música. Berço do surf Carioca, é considerada uma das melhores ondas do Brasil, com longas esquerdas quebrando de meio a três metros, ideal para a prática do surf adaptado. Palco de competições internacionais de surf profissional é frequentada por muitos surfistas durante o ano todo, inclusive à noite, devido a presença de iluminação artificial instalada na pedra do Arpoador, iluminando as ondas. As ondulações de leste e sudeste são as mais favoráveis, abrigada do vento leste, funciona durante o ano todo, sendo a melhor opção da Zona Sul.

10 IPANEMA 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Médio / Outono, Inverno e Primavera Ipanema tem 2km de extensão, das proximidades do posto 8 até o canal do Jardim de Alah, uma das praias mais famosas do mundo, frequentada por moradores e turistas durante o ano todo. Praia de areias brancas e mar inconstante, é muito procurada para a prática de esportes como vôlei, futevôlei, frescobol, surf de peito, body-board e surf. Atualmente, o slackline é a sensação. É uma praia urbana com pouca área preservada. Apresenta uma acessibilidade média, com calçadão amplo, poucas vagas de estacionamento e sinais de trânsito e postos de salvamento com banheiros adaptados. Na altura dos postos 8 e 9 o desnível entre o calçadão e a faixa de areia é acentuado sem a presença de rampas, nas proximidades do posto 10 não há desnível. Em frente a rua Maria Quitéria existe uma rampa próxima ao sinal e à faixa de pedestres (foto). Foi uma das praias onde o surf iniciou no Rio de Janeiro, o antigo pier, na altura do posto 8, fez história com ondas perfeitas e formou uma geração de surfistas. Ao longo da praia existem locais tradicionais, com ondas quebrando de meio a dois metros e formação tubular. O swell de leste é o ideal, gerando esquerdas com boa formação durante o ano todo, sendo uma das melhores opções da Zona Sul.

11 LEBLON 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Médio / Outono, Inverno e Primavera A praia do Leblon é a continuação da praia de Ipanema, do canal do Jardim de Alah até o Pontão. Frequentada por famílias, turistas e moradores, tem como destaque o morro Dois Irmãos. No Pontão existe um mirante com quiosques e deck adaptado com rampas, proporcionando a todos o livre acesso. É muito procurada para a prática de atividades físicas e esportes como vôlei, futebol, futevôlei, surf, surf adaptado e kite surf. Praia urbana, sem vegetação preservada, com uma média acessibilidade. Nas proximidades do canal do Jardim de Alah até o posto 11, não existe desnível considerável entre o calçadão e faixa de areia. Porém, do posto 11 até o Pontão o desnível é muito grande, apresentando uma escada de concreto com grandes degraus. Os postos de salvamento 11 e 12 possuem banheiros adaptados, mas não existem faixas de pedestres em frente ao posto. Com poucas vagas de estacionamento e sinais de trânsito. Aos domingos, durante o ano todo, a ONG ADAPTSURF promove a Praia Acessível com atividades de lazer e esporte adaptado, disponibilizando esteiras para circulação na faixa de areia e cadeira de rodas anfíbia para o banho de mar, com o acompanhamento de profissionais especializados. As ondas do Leblon são fortes e inconstantes, com ondas tubulares próximas a areia. O swell de sul e sudoeste são os melhores proporcionando longas direitas no Pontão, principalmente durante o outono e inverno. Uma das melhores opções de surf da Zona Sul, sendo frequentada durante o ano todo. Durante as ressacas que atingem a costa do Rio de Janeiro, o Pontão do Leblon é uma excelente opção para a prática do surf de ondas grandes e Tow In.

12 SÃO CONRADO 1.Classe: Urbana (C) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Excelente / Primavera e Verão A praia de São Conrado começa no término da Avenida Niemeyer, no canto esquerdo, estendendo-se por três quilômetros até o túnel. A principal característica é a pista de pouso de asa deltas (vôo livre) e dos parapentes, no canto direito. Ao fundo encontra-se a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita, onde fica a rampa de decolagem. Frequentada por surfistas e bodyboarders durante o ano todo, com boas ondas nos dois cantos da praia, apelidados de Canto (esquerdo) e Pepino (direito). É uma praia urbana, sem vegetação. Apresenta uma boa acessibilidade, com calçadão amplo, rampas, vagas especiais, sinais de trânsito e faixa de pedestre em frente ao posto de salvamento, que possui banheiros adaptados. O desnível entre o calçadão e a faixa de areia é muito grande, sendo utilizadas amplas rampas de acesso ao longo da praia. Os dois cantos da praia oferecem boas ondas para o surf e bodyboard, no canto esquerdo predominam esquerdas tubulares formadas pelas ondulações de leste e sudeste, principalmente durante a primavera e o verão. No Pepino, as ondas quebram durante o ano todo, abrindo para os dois lados, mas predominam as direitas próximas ao canto e em frente às rampas.

13 JOATINGA 1.Classe: Preservada (B) 2.Acessibilidade: Ruim 3.Surf: Médio / Outono Pequena praia situada entre São Conrado e Barra da Tijuca, o acesso é feito pela estrada do Joá. Frequentada principalmente no verão, nos finais de semana e feriados, apresenta uma pequena faixa de areia, que em algumas épocas fica sem acesso por conta das ondas. Preferida dos bodyboarders pela formação tubular de suas ondas, com esquerdas próximas ao costão de pedras. É a praia com a pior acessibilidade do Rio. A Joatinga é uma praia com a vegetação preservada, sem adaptações para promover a acessibilidade. Para chegar a faixa de areia é necessário uma longa caminhada por escadas, trilhas e pedras, sendo inacessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Não possui adaptações para facilitar o acesso, não existem postos de salvamento, nem banheiros adaptados, sem vagas especiais, sem esteiras e cadeiras anfíbias. Não existem transportes públicos no local, em dias de muito sol e praia cheia os acessos são limitados a um determinado número de frequentadores. As ondas são bem fortes e tubulares, quebrando principalmente no canto esquerdo, próximo ao costão, ideal para bodyboard, surf de peito e surf. As ondulações de leste são as ideais, proporcionando esquerdas triangulares próximas a beira, bem raso, próprias para manobras aéreas. O verão é a melhor época, as ondas quebram de meio a um metro de altura, com ondulações maiores as condições pioram, é a melhor opção do Rio em dias de ondas pequenas.

14 BARRA DA TIJUCA 1.Classe: Preservada (B) 2.Acessibilidade: Média 3.Surf: Excelente / Ano todo Maior praia do Rio de Janeiro, com mais de 15km de extensão. Na maioria dos dias as águas estão esverdeadas e límpidas, possui uma excelente formação de ondas, ideais para a prática do surf adaptado. Ao longo de sua orla existem áreas de proteção da restinga, sendo uma das praias mais bonitas e preservadas do Rio. Os acessos a areia apresentam escadas irregulares de concreto sem corrimão. Existem também acessos por trilhas abertas nas áreas de vegetação nativa. No posto 1 situa-se o quebra-mar, região inicial da Barra, onde o canal encontra o mar, este local apresenta uma boa acessibilidade para chegar próximo ao mar e a faixa de areia, com a presença de rampas (foto) e amplo acesso. Outro ponto acessível da praia fica na altura do Posto 2, onde o calçadão é nivelado com a areia, existem banheiros adaptados e o mar é mais calmo em relação ao outros trechos. Do posto 3 até o início da Reserva o desnível entre o calçadão e a faixa de areia é muito alto. Próximo ao posto 7, existe uma rampa que liga o calçadão até a faixa de areia, facilitando o acesso. No arredores, encontramos vários quiosques, alguns pontos de ônibus, rampas nos sinais e poucas vagas de estacionamento especiais. Não existem esteiras e cadeira de rodas anfíbia. A praia da Barra oferece as melhores ondas do Rio, existem vários picos com boa formação, quebrando esquerdas e direitas, de meio a dois metros. Recebe bem todas as ondulações, proporcionando boas ondas para o surf adaptado. Palco de competições de surf, kitesurf, stand up padlle e bodyboard, é muito frequentada durante o ano todo, sendo uma das praias mais constantes. Em dias de ondas grandes a Barra se torna ideal para a prática do Tow In, surf rebocado pelo jetski.

15 RESERVA 1.Classe: Selvagem (A) 2.Acessibilidade: Ruim 3.Surf: Excelente / Ano todo A praia da Reserva é a continuação da praia da Barra, uma reserva ambiental com infra-estrutura mínima, garantindo a preservação das características naturais da praia. Pouco frequentada durante o ano todo, porém no verão recebe muitas pessoas vindas de todo Rio e também turistas. Possui muita vegetação nativa protegida por cercas, sendo uma das praias mais preservadas da cidade. Esta praia é o caminho entre os bairros da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, não possui construções habitacionais, apenas uma via expressa que acompanha a praia (foto). Parte da praia da Reserva é selvagem, com vegetação nativa preservada e acesso limitado. Em geral, oferece uma acessibilidade ruim, pouco acessível, sem calçadão, sem vagas especiais, sem postos de salvamento, sem banheiros adaptados, sem rampas de acesso, poucos sinais de trânsito e faixas de pedestres. Não possui adaptações necessárias para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Existem quiosques ao longo da praia que oferecem condições mínimas de acessibilidade. Sem esteiras e cadeira de rodas anfíbia. As ondas quebram em toda a sua extensão durante o ano todo, com excelente formação, ideais para a prática do surf adaptado. Muito frequentada por surfistas, recebe bem todas as ondulações, sendo o swell de sul a melhor opção. É uma praia bastante exposta, contribuindo para incidência de ventos fortes, tanto do quadrante leste como de sul, favorecendo a prática do kitesurf. Ao longo da orla da Reserva existem muitos fundos de pedra, que permitem uma formação de ondas fortes e tubulares, uma das melhores opções para o surf no Rio, durante o outono a Reserva oferece as melhores condições.

16 RECREIO 1.Classe: Preservada (B) 2.Acessibilidade: Regular 3.Surf: Excelente / Ano todo A praia do Recreio é a continuação da Barra da Tijuca, logo após a praia da Reserva, com 2 km de extensão, é uma das mais frequentadas da Zona Oeste. Fica sempre lotada durante os finais de semana, principalmente no verão. No canto direito da praia encontramos a Pedra do Pontal, que separa as praias do Recreio e Macumba, local muito procurado por surfistas e pescadores. Também nessa região fica o Parque Tim Maia, com ampla área de lazer, chafariz para banho, pista de skate e ciclovia. Praia preservada com áreas de vegetação nativa protegidas por cercas. Apresenta uma acessibilidade regular, os acessos a areia são feitos em escadas irregulares de concreto sem corrimão. Existem também acessos por trilhas abertas nas áreas de vegetação nativa. Possui quiosques, postos de salvamento com banheiros adaptados (Postos 9, 10 e 11), vagas, poucos sinais de trânsito, sem esteiras e cadeiras anfíbias. O desnível entre o calçadão e a faixa de areia é grande, mas não existem rampas para facilitar o acesso, apenas trilhas ou escadas. O parque Tim Maia apresenta uma boa acessibilidade, com amplos caminhos, sem degraus ou pisos irregulares, com amplo estacionamento, sendo uma ótima opção para o lazer na região. As ondas do recreio são muito boas, recebendo todas as ondulações durante o ano todo, proporcionando excelentes condições para a prática do surf adaptado. O swell de sudeste é um dos melhores, mas recebe bem as ondulações de sul e sudoeste. A formação da onda é excelente, proporcionando manobras aéreas e muitos tubos, sendo um dos picos preferidos dos surfistas profissionais para o treinamento. Muito frequentada por surfistas e bodyboarders durante o ano todo, é uma das praias mais crowd do Rio. No canto as ondas rolam bem próximas ao costão, com um canal que facilita a entrada no mar, local conhecido como lambe lambe, pelo efeito que as ondas fazem na pedra.

17 MACUMBA 1.Classe: Preservada (B) 2.Acessibilidade: Regular 3.Surf: Excelente / Ano todo Localizada no final do Recreio, esta praia possui como característica principal a presença da Pedra do Pontal, famosa pela sua beleza, favorece a geografia da Macumba, proporcionando as maiores ondulações do Rio. A praia da Macumba é muito frequentada por longboarders e surfistas de todas as regiões da cidade. No verão, a praia recebe um grande número de frequentadores vindos de todas as regiões do Rio. A Macumba foi recentemente urbanizada, porém ainda existem áreas de vegetação preservada protegidas por cercas. No canto sul da praia existe um canal que liga o Rio Morto ao mar, local impróprio para o banho. Apresenta uma acessibilidade regular, com amplo calçadão, apenas um posto de salvamento (Posto 12) com banheiros adaptados, quiosques e ciclovia. Existe um grande desnível entre o calçadão e a faixa de areia, com escadas irregulares e trilhas. Não possui adaptações facilitadoras, rampas de acesso, nem esteiras e cadeiras anfíbias. As ondas são excelentes, quebrando o ano todo com ondulações vindas do quadrante sul e sudeste. A formação é bastante cheia e volumosa, ideal para a prática do longboard e surf adaptado. As ondas quebram de meio a três metros em toda a sua extensão, no canto da pedra existe um canal que facilita a entrada no mar, o vento leste é terral. As principais competições de longboard e stand up paddle acontecem na praia da Macumba, local de treinamento de muitos profissionais.

18 PRAINHA 1.Classe: Selvagem (A) 2.Acessibilidade: Ruim 3.Surf: Excelente / Ano todo A Prainha tem apenas 700 metros de extensão, fica localizada próximo à Macumba e Recreio, é uma praia bastante preservada, com ampla área verde e muita vegetação nativa. Oferece as melhores ondas do Rio, é muito frequentada por surfistas durante o ano todo. Muito procurada por moradores e turistas aos finais de semana para a prática de esportes e lazer, por ser uma das mais limpas da cidade. É uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, não possui construções habitacionais, apenas um parque com trilhas e área de lazer. Local com muitas árvores e plantas nativas bem preservadas, sendo uma das praias mais bonitas do Rio, com sua natureza intocada. Apresenta uma acessibilidade ruim, com muitas barreiras, escadas e trilhas irregulares para o acesso à faixa de areia. Possui um amplo estacionamento sem pavimentação, sem calçadas, com dois quiosques e banheiro adaptado dentro do parque. As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida encontram dificuldades para acessar a areia e o mar, pois não existem rampas, esteiras e cadeira de rodas anfíbia. As ondas são as melhores do Rio, quebram o ano todo, variando de meio a dois metros de altura, com uma excelente formação, proporcionando ótimas condições para a prática do surf adaptado. Recebe bem todas as ondulações, as provenientes do quadrante leste e sudeste predominam no canto esquerdo da praia e as do quadrante sul e sudoeste no canto direito. Existem valas em toda a extensão da praia, gerando bancos de areia e ondas quebrando para os dois lados. Muito procurada por surfistas de todo o Brasil, é a mais constante da cidade, sendo a melhor opção para o surf, tanto em dias de ondas pequenas como em dias de ressaca.

19 GRUMARI 1.Classe: Selvagem (A) 2.Acessibilidade: Ruim 3.Surf: Excelente / Ano todo Grumari está localizada no final do Rio, a cinquenta quilômetros do Centro, sendo a última praia com via de acesso para automóveis. Cercada de montanhas onde a abundante Mata Atlântica encontra-se totalmente preservada, é uma linda praia com belo visual do pôr-dosol. Pouco frequentada durante a semana, recebe muitos visitantes durante os finais de semana, principalmente no verão. Procurada por famílias, surfistas e pescadores para o lazer e a prática de esportes. Área de Proteção Ambiental (APA) com muita vegetação nativa e fauna protegida, considerada a praia mais selvagem do Rio. No canto norte, próximo às pedras, fica a única praia de naturismo do Rio, chamada de Abricó. Grumari possui poucas construções, alguns quiosques, via de paralelepípedos e amplo estacionamento. Apresenta uma acessibilidade ruim, sem adaptações para facilitar o acesso, não possui calçadas, postos de salvamento, banheiros e nem sinalização. Os acessos a faixa de areia são realizados por trilhas irregulares abertas na restinga, dificultando a mobilidade. As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida encontram dificuldades para acessar a areia e o mar, pois não existem rampas, esteiras e cadeira de rodas anfíbia. As ondas de Grumari são excelentes, quebrando em toda a sua extensão durante o ano todo. Recebe bem todas as ondulações, no canto esquerdo rolam esquerdas fortes e tubulares com swell de leste. Já no canto direito, as ondas quebram de meio a dois metros, com longas direitas manobráveis. Por ser afastada, o crowd é pequeno, considerada por muitos como a melhor onda do Rio, é bastante procurada por surfistas de toda cidade, principalmente da Zona Oeste.

20 TABELA DE CLASSIFICAÇÃO Apresentamos uma tabela resumida contendo as informações do GUIA ADAPTSURF, de forma simplificada para consulta rápida. Os dados são referentes as condições das praias no período analisado, podendo haver alterações com o tempo. Atualizado em MAIO de Praia Analisada Classificação Acessibilidade Condições de Surf LEME Urbana (C) Média Médio COPACABANA Urbana (C) Média Ruim DIABO Urbana (C) Regular Médio ARPOADOR Urbana (C) Média Excelente IPANEMA Urbana (C) Média Médio LEBLON Urbana (C) Média Médio SÃO CONRADO Urbana (C) Média Excelente JOATINGA Preservada (B) Ruim Médio BARRA DA TIJUCA Preservada (B) Média Excelente RESERVA Selvagem (A) Ruim Excelente RECREIO Preservada (B) Regular Excelente MACUMBA Preservada (B) Regular Excelente PRAINHA Selvagem (A) Ruim Excelente GRUMARI Selvagem (A) Ruim Excelente * Não existem praias com acessibilidade total, classificadas como Boa SERVIÇOS Para obter informações turísticas e serviços disponíveis na cidade do Rio de Janeiro, como hotéis, bares e restaurantes, teatros, cinemas, boates, shows, passeios e roteiros turísticos, acesse o site da RIOTUR. rioguiaoficial.com.br

21 ONG ADAPTSURF Associação sem fins lucrativos que promove a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza. Convidamos todos a conhecer as iniciativas da ONG ADAPTSURF. Durante o ano todo são desenvolvidas atividades gratuitas de esporte e lazer para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Venha aproveitar a praia conosco, participe como voluntário nos Projetos. Projeto Surf Adaptado: Barra da Tijuca, Posto 2 Aulas individuais com hora marcada: Sábados, das 10 às 16 horas Projeto Praia Acessível: Leblon, Posto 11 Horário de Funcionamento: Domingos, das 10 às 15 horas Informações: adaptsurf.org.br

22

Laudo de Acessibilidade

Laudo de Acessibilidade Laudo de Acessibilidade Vistoriado por Arq. Eduardo Ronchetti de Castro CREA 5061914195/D Considerações legais elaboradas por Dr. Luis Carlos Cocola Kassab - OAB/SP 197.829 Rua Marechal Deodoro, 1226 Sala

Leia mais

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014.

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. Considerando o previsto na Constituição da República

Leia mais

CATEGORIA C5 EVENTOS PROGRAMADOS IDENTIFICAÇÃO. Subtipos:

CATEGORIA C5 EVENTOS PROGRAMADOS IDENTIFICAÇÃO. Subtipos: Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

CATEGORIA A7 OUTROS SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE APOIO IDENTIFICAÇÃO

CATEGORIA A7 OUTROS SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE APOIO IDENTIFICAÇÃO Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

Vistoria Ciclovias Orla Copacabana e Mané Garrincha

Vistoria Ciclovias Orla Copacabana e Mané Garrincha Vistoria Ciclovias Orla Copacabana e Mané Garrincha O estado geral do trecho vistoriado é muto bom, sendo perfeitamente utilizável em todo o percurso. Alguns trechos destacados com a numeração em vermelho

Leia mais

Esquema especial de tráfego para realização da Maratona e Meia Maratona do Rio

Esquema especial de tráfego para realização da Maratona e Meia Maratona do Rio Esquema especial de tráfego para realização da Maratona e Meia Maratona do Rio Neste domingo, dia 29 de maio, serão realizadas a Maratona e a Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro com largadas na orla

Leia mais

João Pessoa Tão grandiosa, tão rica, tão diversa, que é até difícil descrever uma capital de tantos sinônimos. Uma cidade que transmite sossego ao atravessar longos caminhos de verdes abundantes, inspira

Leia mais

Rafting no Atibaia. Campinas/SP. Diversão garantida para todas as idades

Rafting no Atibaia. Campinas/SP. Diversão garantida para todas as idades Rafting no Atibaia Campinas/SP Diversão garantida para todas as idades Definição O rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos por um instrutor, responsável

Leia mais

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S Sua vida em transformação Do sonho à realidade. Do projeto à execução. Da necessidade dos clientes à superação das expectativas. Com essas idéias em mente,

Leia mais

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO. Subtipos:

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO. Subtipos: Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO. Subtipos:

IDENTIFICAÇÃO. Subtipos: Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

Prefeitura apresenta operação de trânsito para evento-teste de Ciclismo de Estrada, no domingo (16)

Prefeitura apresenta operação de trânsito para evento-teste de Ciclismo de Estrada, no domingo (16) Prefeitura apresenta operação de trânsito para evento-teste de Ciclismo de Estrada, no domingo (16) A Prefeitura do Rio apresentou nesta segunda-feira (10.08) a operação da cidade para o evento-teste de

Leia mais

L A B O R A T Ó R I O A D A P T S E Escola de Arquitetura da UFMG. ROTEIRO DE INSPEÇÃO DA ACESSIBILIDADE Guia Acessível BH / RIZOMA CONSULTING14

L A B O R A T Ó R I O A D A P T S E Escola de Arquitetura da UFMG. ROTEIRO DE INSPEÇÃO DA ACESSIBILIDADE Guia Acessível BH / RIZOMA CONSULTING14 INTRODUÇÃO Este material tem o objetivo de avaliar a acessibilidade mínima de estabelecimentos comerciais e de serviço ao público. Ele avalia basicamente a acessibilidade física do local e as condições

Leia mais

Projeto Verão Para Todos

Projeto Verão Para Todos Projeto à Projeto Verão Para Todos O Verão Para Todos visa ser o maior torneio de São Paulo de esportes de praia incluindo modalidades de paradesporto. Levaremos ao litoral diversas competições em um mês

Leia mais

Praias em Processo de Urbanização

Praias em Processo de Urbanização Praias em Processo de Urbanização Conforme citado anteriormente, os perfis 3, 4, 6, (Passo de Torres), 11, 12, 15, 16, 18, 43 (Balneário Gaivota), 20, 22, 23, 26,44, 45 (Arroio do Silva), 28, 29, 30, 32,

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A GRÂNDOLA INDICADORES DO «CIDADES» (N = 306)

RESULTADOS RELATIVOS A GRÂNDOLA INDICADORES DO «CIDADES» (N = 306) RESULTADOS RELATIVOS A GRÂNDOLA INDICADORES DO «CIDADES» (N = 306) Inquiridos que assinalam (N) % Espaços públicos (Ex.: Jardins, Praças, etc...) 182 61,5% Passeio das ruas 203 68,6% Passadeiras 196 66,2%

Leia mais

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos Medidas para a Humanização do Tráfego A Cidade que Queremos Objetivo Publicação com o objetivo de divulgar, junto aos municípios, soluções técnicas para a humanização do trânsito. Estrutura Introdução

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO. Subtipos:

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO. Subtipos: Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

Projeto de Lei n.º 1.291/2009 pág. 1 PROJETO DE LEI Nº 1.291/2009 SÚMULA: ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS

Projeto de Lei n.º 1.291/2009 pág. 1 PROJETO DE LEI Nº 1.291/2009 SÚMULA: ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS Projeto de Lei n.º 1.291/2009 pág. 1 PROJETO DE LEI Nº 1.291/2009 SÚMULA: ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA NOS

Leia mais

CONSERVAÇÃO DOS PARQUES DA CIDADE DE CAMPINAS PEDRO HENRIQUE NALOTO & RAFAEL BRUNO MEIRELLES

CONSERVAÇÃO DOS PARQUES DA CIDADE DE CAMPINAS PEDRO HENRIQUE NALOTO & RAFAEL BRUNO MEIRELLES BE_310 CIÊNCIAS DO AMBIENTE UNICAMP ENSAIO (Turma 2012) Disponível em: http://www.ib.unicamp.br/dep_biologia_animal/be310 CONSERVAÇÃO DOS PARQUES DA CIDADE DE CAMPINAS PEDRO HENRIQUE NALOTO & RAFAEL BRUNO

Leia mais

Itacaré Eco Turismo. O seu receptivo de Itacaré em Salvador

Itacaré Eco Turismo. O seu receptivo de Itacaré em Salvador Prezados Senhores : Itacaré Eco Turismo O seu receptivo de Itacaré em Salvador Nós somos a Itacaré Eco Turismo. Empresa esta voltada para o setor de eco turismo, lazer e entretenimento na cidade de Itacaré.

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB O QUE É O Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor do município,

Leia mais

Ofício de acessibilidade Rock in Rio

Ofício de acessibilidade Rock in Rio Ofício de acessibilidade Rock in Rio Quem somos e objetivos A área de PNE do Rock in Rio está está em constante mudança e aprimoramento para se adequar as normas exigidas para atender e satisfazer a todas

Leia mais

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento)

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento) Guia do Visitante Para quem busca maiores informações sobre a Feira de Artes, Artesanato e Variedades de Belo Horizonte (Feira Hippie) ou vem visitar o espaço pela primeira vez, a equipe Open WebMarkets

Leia mais

Acessibilidade & Mobilidade Urbana Plano Diretor de Acessibilidade em Porto Alegre e suas interações com a Política de Mobilidade Urbana

Acessibilidade & Mobilidade Urbana Plano Diretor de Acessibilidade em Porto Alegre e suas interações com a Política de Mobilidade Urbana Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Acessibilidade & Mobilidade Urbana Plano Diretor de Acessibilidade em Porto Alegre e suas interações com a Política

Leia mais

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO Trabalho Apresentado para a conclusão do ciclo autoral. Igor José Santos Matias Adriano Santos Daniel Santos William 9 ANO C Este trabalho é dedicado

Leia mais

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos:

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos: Hotel Pousada Onde tudo começou! O Hotel Pousada está localizado no interior do complexo, em local mais que privilegiado entre o Parque das Fontes e a entrada do Hot Park. É o local perfeito para aproveitar

Leia mais

O sucesso. 230.000 exemplares destinados a assinantes com alto poder aquisitivo. 20.000 exemplares à venda em bancas, revistarias e livrarias

O sucesso. 230.000 exemplares destinados a assinantes com alto poder aquisitivo. 20.000 exemplares à venda em bancas, revistarias e livrarias O sucesso A equipe da redação de VEJA rodou Miami e Nova York de ponta a ponta para trazer as melhores dicas de compras para os brasileiros. 1210 lojas em Miami, 530 lojas em Nova York, dicas de consumo

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução Este material surge como resultado do acompanhamento das apresentações do Plano de Mobilidade

Leia mais

BONDES EM VITÓRIA E VILA VELHA FORMANDO A REDE DE TRANSPORTE COLETIVO DISPONÍVEL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. BONDE NO BAIRRO ARIBIRI EM VILA VELHA

BONDES EM VITÓRIA E VILA VELHA FORMANDO A REDE DE TRANSPORTE COLETIVO DISPONÍVEL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. BONDE NO BAIRRO ARIBIRI EM VILA VELHA OS MUNICÍPIOS QUE HOJE FORMAM A REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA APRESENTAM PECULIARIDADES SIGNIFICATIVAS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. A FORTE INFLUÊNCIA JESUÍTA NO PROCESSO EDUCACIONAL E O CULTIVO DA TERRA

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE

RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE RELATÓRIO DE VISITA ÀS ESTAÇÕES DE TREM DA SUPERVIA REALENGO BANGU CAMPO GRANDE SANTA CRUZ AVERIGUAÇÃO DO GRAU DE ACESSIBILIDADE Rio de Janeiro 12 de Março de 2010 Este relatório foi produzido por Amarildo

Leia mais

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográfi cos GAROPABA

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográfi cos GAROPABA A Evolução da Mídia Exterior Dados Demográfi cos GAROPABA GAROPABA Considerada um paraíso à beira-mar, Garopaba possui praias de mar manso e também outras reconhecidas internacionalmente pela prática do

Leia mais

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver!

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver! APRESENTAÇÃO Planejar uma cidade também significa cuidar da circulação das pessoas, garantido segurança e igualdade. Muitas pessoas caminham somente a pé, ultrapassando 30% de todos os deslocamentos de

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Reserva Natural Vale. Uso Público Linhares, Espirito Santo - Brasil

Reserva Natural Vale. Uso Público Linhares, Espirito Santo - Brasil Reserva Natural Vale Uso Público Linhares, Espirito Santo - Brasil Reserva Natural Vale A Reserva Natural Vale (RNV) é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica brasileira. Com aproximadamente

Leia mais

ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP)

ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP) ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP) DAYUMA CRUZ 308.2095 2 Este relatório visa à inclusão do Relatório de Viagem nas Atividades Paracurriculares de Atribuições Profissionais

Leia mais

FEITO PARA VOCÊ SE ENCANTAR

FEITO PARA VOCÊ SE ENCANTAR FEITO PARA VOCÊ SE ENCANTAR Itacaré Um pedacinho do céu na Bahia Localizada na Costa do Cacau, na Bahia, a pequena cidade de Itacaré abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas,

Leia mais

Rio Branco, capital do Estado do Acre, foi fundada no final de 1882, na margem direita do Rio Acre pelo seringalista NeutelMaia com onome Voltada

Rio Branco, capital do Estado do Acre, foi fundada no final de 1882, na margem direita do Rio Acre pelo seringalista NeutelMaia com onome Voltada Prefeitura Municipal de Rio Branco Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito RBTRANS II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Programa Cidades Sustentáveis Melhor Mobilidade,

Leia mais

Tarifas de aluguel unidade PPAT001 no Recreio, Rio de Janeiro

Tarifas de aluguel unidade PPAT001 no Recreio, Rio de Janeiro Tarifas de aluguel unidade PPAT001 no Recreio, Rio de Janeiro Validade da Tarifa por noite por semana por mês * Estadia Mínima Carnaval custo medio estudio Fev 28 2014 - Mar 9 2014 R$ 400 R$ 2.500 4 noites

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

PROJETO. Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR

PROJETO. Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR PROJETO Vaso sanitário e lavatório Medidas das áreas de aproximação Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR Área para estacionamento da cadeira, para posteior transferência.

Leia mais

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues A EMPRESA Fundada em 1997 15 anos de atividade Empresa 100% Catarinense 40 Empreendimentos construídos e entregues Credibilidade Fornecedores, Parceiros e Clientes Apoio a ações sociais MISSÃO DA HANTEI

Leia mais

EVENTOS CORPORATIVOS

EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS A Riviera de São Lourenço A Riviera de São Lourenço é um bairro 100% planejado, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo. O Empreendimento conta com o

Leia mais

ENPI - ENCONTRO NACIONAL DE PILOTOS E INSTRUTORES

ENPI - ENCONTRO NACIONAL DE PILOTOS E INSTRUTORES ENPI - ENCONTRO NACIONAL DE PILOTOS E INSTRUTORES O QUE É O ENPI O ENPI é um encontro Nacional com o objetivo de promover cursos práticos e teóricos para pilotos que pretendam evoluir no voo em técnica

Leia mais

Apartamentos Disponíveis em Salvador

Apartamentos Disponíveis em Salvador Apartamentos Disponíveis em Salvador Não é surpresa que um apartamento em Salvador seja a escolha de muitos compradores que querem viver ou investir nessa linda cidade litorânea. Tem tudo o que um investidor

Leia mais

Sinalização de Degraus. Comentários

Sinalização de Degraus. Comentários Sinalização de Degraus Comentários Este documento tece comentários sobre a sinalização de degraus, em especial em escadas destinadas a locomoção de pessoas em alta demanda. Entende-se por demanda o atendimento

Leia mais

RIO DE JANEIRO / RIO DE JANEIRO CIDADE-SEDE

RIO DE JANEIRO / RIO DE JANEIRO CIDADE-SEDE RIO DE JANEIRO / RIO DE JANEIRO CIDADE-SEDE As lindas praias e atrações naturais tornaram a cidade do Rio de Janeiro reconhecida em todo o mundo. É lá que estão referências internacionalmente conhecidas,

Leia mais

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde 40 A paz do campo NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde Abrir A janela e contemplar A natureza, que parece não ter fim. Barulho quase não existe, a não ser o canto

Leia mais

EVENTOS. Use os links abaixo ou as setas na barra do rodapé da página e conheça um pouco mais da Arena Multiuso. ÍNDICE. Navegue por aqui. 1.

EVENTOS. Use os links abaixo ou as setas na barra do rodapé da página e conheça um pouco mais da Arena Multiuso. ÍNDICE. Navegue por aqui. 1. Use os links abaixo ou as setas na barra do rodapé da página e conheça um pouco mais da Arena Multiuso. EVENTOS 1. Sumário 2. Introdução 3. Espaços 4. Contato Navegue por aqui 1. S U M Á R I O E V E N

Leia mais

O SITE CICLOVIAS DE CURITIBA, DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO.

O SITE CICLOVIAS DE CURITIBA, DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO. O SITE CICLOVIAS DE CURITIBA, DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO. INTRODUÇÃO Criar um site sobre as ciclovias da cidade de Curitiba. A idéia surgiu no ano de 2010 a partir de uma conversa entre alguns colaboradores

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Civil Regulamento Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade

Leia mais

PATRIMÓNIO CULTURAL/HISTÓRICO

PATRIMÓNIO CULTURAL/HISTÓRICO PRAIA DE MELIDES Praia acessível 38º 07 44.31 N 8º 79 33.34 O Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades,

Leia mais

Aproveitamos a oportunidade para renovar protestos de estima e consideração. Atenciosamente,

Aproveitamos a oportunidade para renovar protestos de estima e consideração. Atenciosamente, Ofício 01172014 Andradas, 15 de setembro 2014. Por seu representante legal, a Associação Esportiva e Cultural Vetor, com sede na cidade da Andradas/MG, Rua Hermenegildo Donati nº 15 - sala 03 - inscrito

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS O Portal Viaja Mais funciona como um catálogo de ofertas. Ele não intermedeia negociações: o cliente compra diretamente da empresa anunciante ou de

Leia mais

Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica)

Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica) E-EQI-01 Anexo 1 Checklist de Acessibilidade, baseado em Aragão (2004) PCD: pessoas com deficiência Assinalar como V (Verdadeiro), F (Falso) ou NSA (Não Se Aplica) 1. Vias de Acesso As vias de acesso no

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, A CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM, estatui e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, A CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM, estatui e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 8.068, DE 28 DE MAIO DE 2001 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, no Município de Belém,

Leia mais

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis

Leia mais

RELATÓRIO VISTORIA N.º 001/2011

RELATÓRIO VISTORIA N.º 001/2011 RELATÓRIO DE VISTORIA N.º 001/2011 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AGÊNCIA BOCA DO RIO Salvador, 14 de dezembro de 2011 1 RELATÓRIO DE VISTORIA 1 SOLICITANTE: Ministério Público Federal Procuradoria Regional dos

Leia mais

AFRIKITESURF Surfing with brothers

AFRIKITESURF Surfing with brothers WWW..COM WWW..COM WWW..COM Florida 5h Portugal 4h CABO VERDE 3h Fortaleza Situado em um local previlegiado e escolhido a dedo, a Afrikitesurf consegue oferecer ondas durante 350 dias no ano com variedades

Leia mais

Imagem meramente ilustrativa A VIDA TRANQUILA PRÓXIMA DA CIDADE NÃO É MAIS UM SONHO...

Imagem meramente ilustrativa A VIDA TRANQUILA PRÓXIMA DA CIDADE NÃO É MAIS UM SONHO... Imagem meramente ilustrativa A VIDA TRANQUILA PRÓXIMA DA CIDADE NÃO É MAIS UM SONHO... ... É UM PRIVILÉGIO, MAIS PERTO DO QUE VOCÊ IMAGINA. Imagem meramente ilustrativa TORNAR O SEU LAZER MAIS PRAZEROSO,

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ.

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. Apresentação Este relatório contém os resultados da 1ª pesquisa de Qualidade de Vida na cidade de Aracruz solicitada pela FACE. O objetivo

Leia mais

ANÁLISE INDIVIDUAL DE PRODUTOS Relatório de Acessibilidade

ANÁLISE INDIVIDUAL DE PRODUTOS Relatório de Acessibilidade ANÁLISE INDIVIDUAL DE PRODUTOS Relatório de Acessibilidade 1. Conceito/objetivo do produto: O relatório destina-se a informar e orientar as condições de acesso e utilização de equipamentos e instalações

Leia mais

0 BRASIL: altura que varia entre 70cm e 1,40m.

0 BRASIL: altura que varia entre 70cm e 1,40m. 0 CONDIÇÃO: Antigamente nanismo, atualmente baixa estatura 0 INDIVÍDUO: Antigamente anão, atualmente pessoa de baixa estatura 0 Em alguns poucos países: pessoas pequenas ( little people, em inglês), como

Leia mais

Você está convidado a vivenciar uma experiência incrível...... seja bem vindo a rede de hotéis Pampas!

Você está convidado a vivenciar uma experiência incrível...... seja bem vindo a rede de hotéis Pampas! Você está convidado a vivenciar uma experiência incrível...... seja bem vindo a rede de hotéis Pampas! Situado em Canela, apenas 3 minutos da cidade de Gramado o Hotel Pampas dispõem de mais de 15 hectares

Leia mais

Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos

Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos No Brasil há necessidade de conscientização e cumprimento de Decretos e Leis para a promover acessibilidade e inclusão social

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2005 e 1 o semestre letivo de 2006 CURSO de ARQUITETURA E URBANISMO Verifique se este caderno contém : INSTRUÇÕES AO CANDIDATO PROVA

Leia mais

ACCOR RIO DE JANEIRO

ACCOR RIO DE JANEIRO ACCOR RIO DE JANEIRO 1 Direction / Département - Nom de la Présentation - Septembre 2011 BEM VINDOS AO RIO! 2 Direction / Département - Nom de la Présentation - Septembre 2011 PRESENÇA ACCOR ZONA SUL &

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II UFJF Faculdade de Engenharia - Dep. de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Projeto VIII Prof: Luciane Tasca Grupo: Jeanny Vieira, Livia Cosentino, Marília

Leia mais

BIRDWATCHING PREÇO 25 POR PESSOA. COMO RESERVAR: geral@quintadoconvento.pt www.quintadoconvento.pt +351 210 330 780 INFORMAÇÕES IMPORTANTES

BIRDWATCHING PREÇO 25 POR PESSOA. COMO RESERVAR: geral@quintadoconvento.pt www.quintadoconvento.pt +351 210 330 780 INFORMAÇÕES IMPORTANTES BIRDWATCHING SERRA DE MONTEJUNTO DIFICULDADE: BAIXA Nº MINIMO PARTICIPANTES: 2 Passeio pedestre pela Serra de Montejunto com a observação de aves de um dos maiores habitats preservados de aves do território

Leia mais

Analisando viagens a pé e por bicicletas na integração com transporte de massa

Analisando viagens a pé e por bicicletas na integração com transporte de massa Analisando viagens a pé e por bicicletas na integração com transporte de massa Fernanda Borges Monteiro, Vânia Barcellos Gouvêa Campos arqnandy@gmail.com; vania@ime.eb.br Instituto Militar de Engenharia

Leia mais

ACTIVIDADES DE LAZER ACTIVIDADES

ACTIVIDADES DE LAZER ACTIVIDADES ACTIVIDADES Sagres, e o Parque Natural da Costa Vicentina, são locais perfeitos para relaxar e reencontrar a sua paz interior. Sagres é um destino ecléctico, recheado de actividades dos 3 elementos naturais;

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

Ficha de Protocolo. Resumo do Protocolo. Contactos da Entidade

Ficha de Protocolo. Resumo do Protocolo. Contactos da Entidade Ficha de Protocolo Resumo do Protocolo Entidade: Pedras d el Rei e Pedras da Rainha Local: Tavira Serviços/Produtos: Alojamento turístico Benefícios e Vantagens: Notas: 01 Novembro 2014 a 27 Março 2015

Leia mais

Todo mundo vai passar aqui. EMARKI CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Todo mundo vai passar aqui. EMARKI CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo mundo vai passar aqui. 3 Todo mundo vai te ver aqui. Mais de 150 lojas. A maior vitrine de Brasília. 4 5 No coração de Águas Claras O Vitrinni Shopping está localizado na única quadra inteira ainda

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

Hotel Green Hill, tudo para sua felicidade num só lugar!

Hotel Green Hill, tudo para sua felicidade num só lugar! Apresentação Você está prestes a conhecer a mais completa e inovadora proposta de hospedagem, lazer, entretenimento e eventos da região. Com estrutura diversificada e qualidade de atendimento, o Hotel

Leia mais

ANÁLISE DAS ADPTAÇÕES NA ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGENS DE FOZ DO IGUAÇU

ANÁLISE DAS ADPTAÇÕES NA ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGENS DE FOZ DO IGUAÇU ANÁLISE DAS ADPTAÇÕES NA ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGENS DE FOZ DO IGUAÇU Andriélle Pereira de Oliveira 1 RESUMO As normas de acessibilidade nos meios de hospedagens de Foz do Iguaçu são constituídas

Leia mais

Centro POP Infraestrutura

Centro POP Infraestrutura CENTRO POP Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Centro POP Infraestrutura Onde deve ser localizado o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Leia mais

SEMINÁRIO AV. CONDE DA BOA VISTA

SEMINÁRIO AV. CONDE DA BOA VISTA SEMINÁRIO AV. EQUIPE: ANDERSON DÉBORAH KALINE JEISIANE NADJA VIEIRA NATONIEL SOLANGE SEMINÁRIO AV. CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO EVOLUÇÃO URBANA ACESSIBILIDADE CONSIDERAÇÕES FINAIS CONTEXTO

Leia mais

PRAIEIRO. Lili Araujo

PRAIEIRO. Lili Araujo PRAIEIRO Lili Araujo APRESENTAÇÃO: "PRAIEIRO" será o terceiro trabalho fonográfico solo da cantora e compositora carioca Lili Araujo. Haverá a produção de uma tiragem mínima do CD em formato físico (1.000

Leia mais

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. no fim terás o que colher. Cora Coralina

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. no fim terás o que colher. Cora Coralina O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher Cora Coralina 1. MARCO REFERENCIAL Caminhos Históricos 1. PROJETO DE REFERÊNCIA: Caminho

Leia mais

Férias em Itapema SC, Passeios em Florianópolis, Beto Carrero e Nova Trento... O melhor de Santa Catarina com a Passeio Turismo!

Férias em Itapema SC, Passeios em Florianópolis, Beto Carrero e Nova Trento... O melhor de Santa Catarina com a Passeio Turismo! Férias em Itapema SC, Passeios em Florianópolis, Beto Carrero e Nova Trento... O melhor de Santa Catarina com a Passeio Turismo! 10 a 17 de Janeiro 2016 Roteiros: 07 Dias 05 Noites Situada a 12 quilômetros

Leia mais

Panorama da Norma NBR 9050 Sistemas de Calçadas

Panorama da Norma NBR 9050 Sistemas de Calçadas Panorama da Norma NBR 9050 Sistemas de Calçadas Cenário 20% das ruas não possui pavimentação 46% das casas no país não têm calçadas no entorno e, quando têm, falta acessibilidade 4,7% apresenta rampas

Leia mais

DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE :

DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE : DESTINO : PORTO GALINHAS DATAS : 24 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2011 NR. PAX : 70 CLIENTE : Apresentada por: Departamento: MI Meetings & Incentives Gestor: Lisete Costa Morada: Edifício ES Viagens, Av D.

Leia mais

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante-

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante- Introdução Junto com o crescimento da cidade de são José dos Campos surgiram também novos espaços de convivência, salões de eventos e grandes redes de academias. Os novos condomínios são entregues com

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

INDODREAMS. INDODREAMS: Apelido carinhoso da Indonésia. Registro de Guga Arruda na Indonésia

INDODREAMS. INDODREAMS: Apelido carinhoso da Indonésia. Registro de Guga Arruda na Indonésia INDODREAMS A Atlântida vai levar Guga Arruda e Darci (Moriel Costa) para uma aventura nas ilhas da Indonésia. Surf, cultura e natureza de um dos lugares mais desejados por surfistas serão registrados e

Leia mais

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade.

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. É o mais importante e confiável guia de lazer e cultura

Leia mais

CATEGORIA C1 ATRATIVOS NATURAIS IDENTIFICAÇÃO. Subtipos:

CATEGORIA C1 ATRATIVOS NATURAIS IDENTIFICAÇÃO. Subtipos: Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

Publicidade e divulgação

Publicidade e divulgação CONDOMÍNIOS VERTICAIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO (2000-2008): CONDOMÍNIOS - CLUBE Publicidade e divulgação Os informes publicitários, como já discutido nos capítulos anteriores, trazem imagens

Leia mais

Boletim Informativo n o 1I

Boletim Informativo n o 1I UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL XXV MUTIRÃO NACIONAL PIONEIRO 15 A 18 DE NOVEMBRO DE 2012 SÃO PAULO,CAPITAL BRASIL Boletim Informativo n o 1I Complementa informações de itens do Boletim 1 1. O PROGRAMA

Leia mais

P014 Resort Comandatuba 2016

P014 Resort Comandatuba 2016 P014 Resort Comandatuba 2016 INTRODUÇÃO AO DESTINO Considerado um dos mais ousados projetos de resort no Brasil, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba está localizado em uma imensa área verde no município

Leia mais

Nesta oportunidade, confirmo que estes projetos estão fundamentados em Estudos, Estatísticas e Opiniões de Cidadãos domiciliados no bairro.

Nesta oportunidade, confirmo que estes projetos estão fundamentados em Estudos, Estatísticas e Opiniões de Cidadãos domiciliados no bairro. Barueri, 21 de Setembro de 2009. Ilustríssimo Senhor Rubens Furlan PREFEITO DE BARUERI Ref: Projetos do 1 Conselho Gestor de Segurança da Aldeia de Barueri Venho à presença de Vossa Excelência apresentar

Leia mais

Viva Acessibilidade!

Viva Acessibilidade! MARKETING/MP-GO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e do Cidadão Viva Acessibilidade! Goiânia 2013 MINISTÉRIO

Leia mais

junho, domingo, às 13h. Três dias depois, na quarta-feira 25 de junho, dois times do Grupo E medirão forças. A França, campeã em 1998, e o Equador se

junho, domingo, às 13h. Três dias depois, na quarta-feira 25 de junho, dois times do Grupo E medirão forças. A França, campeã em 1998, e o Equador se A Maré Alta Charter é uma empresa, há mais de 10 anos no mercado, que trabalha com locações, eventos, experiências e venda de embarcações, atuamos no litoral do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Leia mais

GERENCIAMENTO COSTEIRO NO ESPÍRITO SANTO

GERENCIAMENTO COSTEIRO NO ESPÍRITO SANTO GERENCIAMENTO COSTEIRO NO ESPÍRITO SANTO RENATO CORREA GOMES Coordenação de Gerenciamento Costeiro - IEMA Vitória, 22 de setembro de 2011 GERENCIAMENTO COSTEIRO O Gerenciamento Costeiro, mais conhecido

Leia mais

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera /estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050 Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera O objetivo desta norma é estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados

Leia mais