ENEM. A Faculdade Projeção aceita a sua nota do Enem como forma de ingresso.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENEM. A Faculdade Projeção aceita a sua nota do Enem como forma de ingresso."

Transcrição

1 ENEM A Faculdade Projeção aceita a sua nota do Enem como forma de ingresso. O que é o ENEM: O Enem (Exame Nacional Do Ensino Médio) é uma prova que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em todo o território Nacional, para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio, nas escolas brasileiras e também é feito por pessoas que querem ganhar pontos para o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) Quem pode participar: Podem participar mediante inscrição alunos que estão terminando o ensino médio e todos aqueles que já concluíram essa etapa de escolarização em anos anteriores, não importando idade do candidato nem o ano de conclusão. Como participar: Dentro do prazo estipulado pelo MEC, os candidatos interessados podem efetuar suas inscrições pela: Internet (www.enem.inep.gov.br/inscricao); Correios e na própria escola da rede pública ou privada. Tira - Dúvidas ENEM 1. Qual a pontuação necessária para ficar isento do vestibular? A pontuação deverá ser no mínimo 300 pontos. 2. Qual o prazo máximo para utilizar o boletim de desempenho? 02 anos consecutivos. 3. Os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio podem fazer o ENEM? Sim, porém deverá observar alguns requisitos exigidos pelo Programa: Se menor de 18 anos e ainda não concluiu o ensino médio, realizará a prova somente para fins de conhecimentos; Se maior de 18 anos e ainda não concluiu o ensino médio, poderá utilizar a nota obtida no ENEM para conclusão, desde que alcance a média exigida pelo programa (PORTARIA NORMATIVA No- 4, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2010). 4. Posso fazer o ENEM mais de uma vez? Sim. Não há restrições para o número de exames prestados.

2 Bolsas As bolsas de estudo são benefícios concedidos aos estudantes, na forma de desconto parcial ou integral, sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino superiores privadas. Tendo como objetivo proporcionar oportunidade de estudo a alunos de cursos de graduação na modalidade presencial com carência financeira comprovada, de acordo com suas necessidades, ajudando-os a custear seus estudos. A Faculdade Projeção trabalha com as bolsas abaixo relacionadas: Prouni 50% e 100% O que é: É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. A quem se destina: Estudantes que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que não tenham condições de custear uma formação de nível superior, a bolsa possuí editais próprios, prazo de inscrições e critérios específicos. Como conseguir: O aluno deverá se inscrever no Programa no período de inscrição a ser divulgado pelo site:

3 Bolsa Universitária 70% e 100% O que é: A Bolsa Universitária é um programa do GDF em convênio com a Faculdade Projeção que oferece Bolsas de Estudo parcial 70% (com estágio de 4 horassemanais) e integral 100% (com estágio de 20 horas semanais). A quem se destina: Estudantes que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que não tenham condições de custear uma formação de nível superior, a bolsa possuí editais próprios, prazo de inscrições e critérios específicos. Como conseguir: Os alunos interessados deverão se inscrever para Programa no período de inscrição a ser divulgado pelos sites: Bolsa Parcial 70%: Bolsa Integral 100%: PIEP (Programa de Incentivo a Excelência Profissional) O que é: O Programa de Incentivo a Excelência Profissional Aluno Nota 10, foi concebido para beneficiar alunos que necessitam de um incentivo financeiro para estudarem na Faculdade Projeção, com a finalidade de promover o envolvimento dos acadêmicos com projetos de excelência profissional, com relevância para responsabilidade social. A quem se destina: O programa é destinado aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e que demonstrem a necessidade do benefício através da comprovação da renda familiar igual ou inferior a quatro salários mínimos e que tenham interesse em participar de projetos sociais com a finalidade de realizar ações de cidadania.

4 Como conseguir: Os interessados deverão preencher o cadastro, disponível no site da IES e apresentar requerimento na Central de Processo Seletivo, juntamente com todos os documentos necessários e os comprovantes de renda. Financiamentos A Faculdade Projeção trabalha com os financiamentos abaixo relacionados: FIES O que é: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação MEC e juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE para financiar mensalidades de alunos sem condições financeiras. A quem se destina: O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é destinado a financiar a graduação de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em uma instituição particular, cadastrada pelo MEC. Como conseguir: Para maiores informações consulte o site (www.fnde.gov.br). FIESP O que é: É o Programa de Financiamento Estudantil da Faculdade Projeção destinado a financiar mensalidades de alunos sem condições financeiras. A quem se destina: É destinado aos estudantes dos cursos de graduação sem condições de arcar com todos os custos das anuidades escolares, e que estejam regularmente matriculados, com, no mínimo, um semestre cursado.

5 Como conseguir: O candidato deverá passar por um Processo Seletivo específico para o programa em períodos estabelecidos e divulgados pela IES, maiores informações procurem a CPS (Central de processo Seletivo). Tira - Dúvidas BOLSAS E FINANCIAMENTOS BOLSA UNIVERSITARIA 5. O que é Bolsa Universitária? É um programa social desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, focado especialmente na formação e qualificação de jovens. Com a Bolsa Universitária, o GDF concede bolsas de estudos e o estudante devolve o investimento à comunidade, prestando serviços e atuando em sua área de formação. 6. Quais os requisitos para ser contemplado com a Bolsa Universitária? Estar regularmente matriculado ou ter sido aprovado no vestibular em cursos autorizados ou reconhecidos; e preencher requisitos conforme edital da bolsa, e ser aprovado na seleção da bolsa de sua preferência. Quais os tipos de bolsa oferecidos? Modalidade com estágio FAP (bolsa de 100%); Modalidade sem estágio SEDEST (bolsa de 70%). 7. Qual é a carga horária de prestação de serviço a ser cumprido nas Bolsas com estágio e sem estágio? Com estágio FAP será de 20 (vinte) horas semanais. Sem estágio SEDEST será de 4 (quatro) horas semanais. 8. Além de receber a bolsa, poderei receber mais algum tipo de ajuda de custo? Sim. O GDF irá providenciar o vale-transporte do percurso residência -estágio- residência, bem como o seguro de acidentes pessoais que tenham como causa direta o exercício das atividades do estágio. 9. Sendo portador do termo de contemplação e reprove em alguma disciplina a bolsa será cancelada? Para permanecer com a bolsa é necessário aprovação de 75% das disciplinas cursadas. PROUNI 10. O que é o PROUNI? É um programa do MEC, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de

6 estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. 11. Para usufruir da bolsa, é possível escolher qualquer curso em qualquer instituição? Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do PROUNI. Ao fazer a inscrição, o candidato poderá assinalar até cinco opções de acordo com suas prioridades, que podem ser em instituições ou cursos diferentes. 12. Quais são as instituições que participam do Programa? A lista das instituições participantes do Processo Seletivo pode ser consultada no site de inscrições do PROUNI (http://prouniportal.mec.gov.br). 13. É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do PROUNI? Não, o candidato à bolsa do PROUNI não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação está disponível ao candidato, no momento da inscrição. 14. O PROUNI reserva cotas para afro-descendentes, indígenas e portadores de deficiência? Sim, o PROUNI reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou negros. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos negros, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do PROUNI. 15. Como fazer a inscrição do PROUNI? As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do PROUNI nesta página. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição no Enem, CPF e senha. Caso o candidato tenha efetuado sua inscrição no Sistema de Seleção unificada (Sisu), deverá utilizar a senha já cadastrada naquele sistema (http://prouniportal.mec.gov.br). 16. Posso tentar a bolsa do PROUNI já cursando a faculdade? Sim. A bolsa, somente será usufruída a partir do semestre em que foi aprovada, sem estorno do valor já pago à IES. 17. Sou graduado, posso tentar o PROUNI? Não. Pois uma das regras do programa é que o candidato não tenha curso superior, exceto professores de escolas publicas que queiram cursar cursos de licenciatura. 18. Quem avalia o aluno para o preenchimento das vagas do PROUNI, o governo ou a Faculdade? A avaliação para a classificação é feita pelo MEC, quando o aluno é classificado cabe a Faculdade o recebimento da documentação que comprove os dados informados. 19. Qual é a relação existente entre o PROUNI e o ENEM? Só pode candidatar ao processo seletivo PROUNI, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do final do ano anterior e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a

7 distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem. 20. Qual o procedimento caso não tenha acesso a internet? O Candidato deve se dirigir a qualquer Instituição de Ensino Superior que participam do PROUNI e solicitar o acesso na página eletrônica do programa. Também por meio do , como alternativa para facilitar o processo de inscrição. 21. Caso seja estudante contemplado com uma bolsa de 50% e não puder pagar a outra metade da mensalidade, o que deve fazer? Nesses casos, o MEC possibilita ao bolsista parcial de 50% utilizar o FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior para financiar os outros 50% da mensalidade. Para isso, é necessário que a instituição e o curso para a qual o candidato foi selecionado tenham firmado Termo de Adesão ao FIES. Para saber mais sobre o FIES, consulte a página eletrônica /fies ou ligue Quais são os tipos de bolsa oferecidos? Bolsa 100% Bolsa 50% PIEP 144. O que é o PIEP? É um Programa de Incentivo a Excelência Profissional Aluno Nota 10, foi concebido para beneficiar alunos que necessitam de um incentivo financeiro para estudarem na Faculdade Projeção, com a finalidade de promover o envolvimento dos acadêmicos com projetos de excelência profissional, com relevância para responsabilidade social Qual é a porcentagem de desconto na bolsa do PIEP? Até 50 % de acordo com a parceria firmada em cada unidade, conforme manual de bolsas e financiamentos Qual o procedimento para adquirir a bolsa do PIEP? Os interessados deverão preencher o cadastro, disponível no site da IES e apresentar requerimento na Central de Processo Seletivo, juntamente com todos os documentos necessários e os comprovantes de renda Sendo portador do termo de contemplação e reprove em alguma disciplina a bolsa será cancelada? Para permanecer com a bolsa é necessário aprovação de 75% das disciplinas cursada Caso tenha a bolsa do PIEP, posso participar de algum financiamento? Sim. FIES e FIEP de acordo com o edital. FINANCIAMENTOS FIESP Financiamento Estudantil da Faculdade Projeção

8 1. O que é o FIESP? É o Programa de Financiamento Estudantil da Faculdade Projeção destinado a financiar mensalidades de alunos sem condições financeiras. 2. Como me inscrever? O candidato deverá passar por um Processo Seletivo específico para o programa em períodos estabelecidos e divulgados pela IES. 3. Quem pode participar? É destinado aos estudantes dos cursos de graduação sem condições de arcar com todos os custos das anuidades escolares, e que estejam regularmente matriculados, com, no mínimo, um semestre cursado. 4. Qual é a porcentagem do financiamento? O financiamento será de 25% (vinte por cento) ou de 50% (cinqüenta por cento) do valor total do semestre. 5. Como e por quem é analisada a documentação para aprovação do financiamento? A aprovação para o financiamento é analisada pelo setor de bolsas e financiamento a partir da documentação disponibilizada pelo aluno. 6. Qual é o prazo do financiamento? Desde o semestre que está estudando na IES até o último semestre do curso. 7. Qual é o procedimento para a solicitação da suspensão ou encerramento do FIESP? O aluno deverá formalizar a solicitação de suspensão do financiamento, pelo período máximo de até dois semestres letivos, e entregar requerimento na Central de Processo Seletivo, no setor de bolsas e financiamentos da Faculdade Projeção e aguardar o resultado. Para encerramento o aluno que concluiu o curso e deseja encerrar o FIESP, deverá solicitar o encerramento via requerimento na CPS. 8. Tenho o financiamento encerrado e deseja reabrir? Qual o procedimento? O aluno deverá preencher o requerimento na CPS solicitando a reabertura do financiamento. 9. Ao reabrir o FIESP, o aluno deverá trazer novamente toda a documentação? Não, ele terá que preencher requerimento solicitando a reabertura e será conferida a documentação já entregue anteriormente pelo aluno. FIES - Financiamento Estudantil 10. O que é FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, que tem o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que passa a ser o novo Agente Operador do Programa. 11. A Quem se destina o financiamento do FIES? Aos estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em uma instituição particular, cadastrada pelo MEC.

9 12. Como se inscrever? A partir de agora, o FIES terá fluxo contínuo, ou seja, o estudante poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (Sis FIES), disponível para acesso no site. 13. Quem pode participar do Financiamento? Podem se candidatar ao FIES os alunos regularmente matriculados em cursos superiores de graduação não gratuitos, oferecidos por Instituições que tenham aderido ao Processo Seletivo, e que tenham obtido avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, conforme a Portaria Normativa MEC nº 02/2008. Considerando que o financiamento é referente ao semestre, o aluno deve estar regularmente matriculado para que possa se candidatar ao financiamento. 14. O estudante que já possui curso superior pode financiar seu curso atual com o FIES? Sim, desde que não tenha sido beneficiado anteriormente pelo FIES e nem esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo - PCE/CREDUC. 15. O que é o SIS FIES? Sistema de Financiamento Estudantil é o sistema responsável pelo processamento do FIES. Por meio dele ocorre a maioria dos processos do FIES, como, por exemplo, a Adesão das IES e a Inscrição dos estudantes. 16. Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o que o estudante deve fazer? O estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. 17. E se a instituição de ensino superior, indevidamente, não tiver confirmado uma inscrição? Caso não tenha a sua inscrição validada, o estudante terá um período para apresentação de recurso e, após a apreciação pelas IES, é divulgada a relação definitiva das inscrições validadas, conforme discriminado acima. 18. Qual a porcentagem do financiamento? Para os estudantes que não são beneficiados pelo PROUNI, o FIES financiará até 50% dos encargos educacionais cobrados pelas IES. 19. Os estudantes que já fez Inscrição no semestre anterior, mas não foram selecionados precisam se inscrever novamente? Sim. Mesmo aqueles estudantes que se candidataram anteriormente no FIES, mas não foram selecionados precisam preencher uma nova Ficha de Inscrição. 20. Como e por quem é analisada a aprovação para o financiamento? A primeira aprovação é feita pelo Agente Financeiro e disponibilizada para os alunos. Quando aprovados, estes deverão apresentar a documentação comprobatória que será analisada pela IES. 21. O que é Renda Bruta? Entende-se como Renda Bruta mensal familiar o somatório dos valores brutos de salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, prólabore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou

10 autônomo e rendimentos auferidos do patrimônio, de todos os membros do Grupo Familiar, incluindo o candidato. A renda será comprovada na Entrevista. 22. O que é Renda Agregada? Entende-se como Renda Agregada mensal familiar toda ajuda financeira regular de pessoa que não faça parte do Grupo Familiar, tal como mutirão para contribuir no pagamento de mensalidade escolar, mesadas provenientes de tios ou avós, ou quaisquer outras contribuições semelhantes. A renda será comprovada na entrevista. 23. É necessário apresentar fiador? Quem pode ser fiador? Sim, é necessário, salvo em cumprimento de decisão judicial. Pode ser fiador pessoa física maior de idade e com idoneidade cadastral, que possua renda pessoal comprovada de, no mínimo, o dobro do valor total da mensalidade do curso a ser financiado. Para a concessão de financiamentos do FIES a beneficiários do PROUNI, a renda pessoal comprovada deve ser, no mínimo, igual ao valor total da mensalidade do curso. Não podem ser fiadores nem o cônjuge do candidato, nem estudante financiado pelo FIES, ou pelo Programa de Crédito Educativo PCE/CREDUC, cujo contrato ainda não tenha sido liquidado. Admite-se o acréscimo de um fiador com idoneidade cadastral para compor a renda exigida, limitado ao máximo de quatro garantidores por contrato. 24. Qual são as exigências para o fiador? Ter no mínimo 18 anos de idade ou possuir capacidade legal para esse fim, de acordo com o novo Código Civil; Possuir idoneidade cadastral, inclusive seu cônjuge, se casado; Comprovar renda bruta de, no mínimo, 2 vezes o valor total da mensalidade do curso financiado, ou, no caso de concessão de financiamento a beneficiário do PROUNI, comprovar renda pessoal igual a, no mínimo, o valor total da mensalidade do curso; Ser brasileiro residente e domiciliado no Brasil. 25. O pai ou a mãe do estudante pode ser seu fiador? Sim, desde que atendam aos critérios exigidos para o fiador. 26. O cônjuge do estudante pode ser seu fiador? Não, salvo nos casos de quitação dos financiamentos recebidos. 27. O estudante pode mudar o fiador de seu contrato? Sim, a qualquer tempo e, obrigatoriamente, quando o fiador e/ou cônjuge do fiador não apresentar(em) idoneidade cadastral quando o fiador não comprovar a renda mínima exigida ou se o fiador falecer. Nesses casos, o estudante deve comparecer à sua agência onde assinou o contrato e apresentar o novo fiador. 28. O que é a Contratação? A contratação compreende o ingresso do estudante no FIES, mediante assinatura de Contrato de Abertura de Crédito para Financiamento de Ensino Superior, junto à sua agência de escolha, para financiamento do semestre referente ao processo seletivo do qual o estudante participou. 29. A partir de que mês o contrato de financiamento será válido? A validade do contrato será retroativa ao mês de início do semestre de abertura do Processo Seletivo. Ou seja, caso o Processo seletivo seja referente ao 2º semestre, com a assinatura do contrato, o FIES irá financiar os débitos com as mensalidades de julho a dezembro, dentro do percentual escolhido. A restituição dos valores já pagos à instituição de ensino, dentro do percentual de financiamento, deve ser negociada entre os estudantes e as

11 instituições, após a assinatura do contrato. 30. O que é o Aditamento? O Aditamento é a confirmação da utilização do FIES, realizado a cada semestre, independentemente do regime do curso (anual ou semestral). Somente por meio dele o aluno renova seu contrato, possibilitando o financiamento de mais um semestre. 31. Quando ocorre o Aditamento? O Aditamento Simplificado ocorre nos casos em que as condições contratuais não sofrem nenhuma alteração e, neste caso, o estudante é dispensado de formalizá-lo à agência. O Aditamento não Simplificado ocorre quando há qualquer alteração cadastral ou contratual, ou há manifestação do estudante e/ou do fiador. 32. O que é Aditamento Simplificado? O Aditamento Simplificado ocorre nos casos em que as condições contratuais não sofrem nenhuma alteração e, neste caso, o estudante é dispensado de formalizá-lo à agência. No Aditamento Simplificado não há necessidade da presença de fiador na IES. 33. O que é Aditamento não Simplificado? O Aditamento não Simplificado ocorre quando há qualquer alteração cadastral ou contratual, ou há manifestação do estudante e/ou do fiador (es), ou ainda, nos casos de: Restrição cadastral do estudante, do(s) fiador (es) ou cônjuge(s) do(s) fiador (es), salvo em cumprimento de ordem judicial; Inadimplência de parcela trimestral de juros; Alteração de CNPJ da Mantenedora da IES; Dilatação do prazo regular de curso. Neste caso, o estudante deve comparecer à agência da contratação para apresentar a RM Regularidade de Matrícula, e concluir o Aditamento, no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos após o término do período de matrícula/aditamento definido pela IES. A RM é o documento emitido pela IES, registrado no SIFES para efetivação de Aditamento não Simplificado. 34. O que ocorre se o contrato não for aditado no prazo? Caso o estudante deixe de aditar seu contrato, sem que haja explicitamente solicitado suspensão ou encerramento do financiamento, o contrato será tacitamente suspenso ou, caso o estudante já tenha utilizado a suspensão, tacitamente encerrado. 35. É possível fazer uma suspensão temporária do FIES? Como é feita a Suspensão? Sim. O estudante poderá solicitar a suspensão do financiamento (exceto no semestre de ingresso no FIES) uma única vez, pelo prazo máximo de um ano, ou seja, dois semestres civis consecutivos. Excepcionalmente, a Comissão pode renovar a suspensão por mais um semestre, consecutivo ao(s) suspenso(s). Para formalização do procedimento de suspensão, o estudante deve dirigir-se à agência da CAIXA onde assinou o contrato. Caso o estudante deseje prorrogar a suspensão, deve solicitar à instituição de ensino a emissão (via Sistema do Financiamento Estudantil - SIFES) do Requerimento de Prorrogação de Suspensão, com o qual deverá dirigirse à agência da CAIXA para conclusão do procedimento. Importante: Os semestres suspensos são computados como de efetiva utilização, mantendo-se como prazo máximo de utilização de financiamento aquele de duração regular do curso, facultado ao estudante, caso necessária, dilatação por até 2 semestres consecutivos para finalização do curso de graduação.

12 36. Onde o estudante solicita a Suspensão? O aluno que desejar suspender o financiamento deverá solicitar a suspensão na Agencia onde formalizou o contrato. 37. O estudante beneficiário do FIES pode mudar de curso sob amparo do financiamento? A mudança de curso pode ser feita uma única vez, durante os primeiros 18 meses de vigência do contrato, contados a partir do 1º semestre letivo financiado (janeiro a julho), independentemente da data de assinatura do mesmo. O estudante que mudou de curso permanece com o financiamento, se: O curso de destino estiver cadastrado e validado pelo FIES e pelo MEC; Caso haja, também, mudança de IES, a mesma se encontre credenciada, validada pelo FIES e pelo MEC e concorde com a continuidade do financiamento. 38. Já sou formado em um curso superior, posso ter o FIES para meu curso atual? Sim, desde que não tenha sido beneficiado anteriormente pelo FIES e nem esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo - PCE/CREDUC. 39. O que é o Encerramento de um contrato? O Encerramento significa o término da utilização do financiamento, podendo ocorrer: A pedido do próprio estudante; Por conclusão do curso; ou. Por situação que impeça sua manutenção. IMPORTANTE: Uma vez encerrado o FIES, o estudante não poderá mais obter outro financiamento estudantil do MEC Quais são as situações que impedem a manutenção de um contrato? O impedimento ocorre se: O estudante apresentar documentos inidôneos ou prestar informações falsas à Comissão do FIES na IES ou a Agencia credenciada; Após assinatura do contrato, o estudante não obtiver aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas no último período letivo financiado, exceto em caso excepcionado pela Comissão do FIES na IES; O estudante mudar de curso após 18 meses de ingresso no FIES; O estudante mudar de curso mais de uma vez, sob o amparo do financiamento; O estudante ultrapassar o prazo máximo de financiamento, exceto em caso excepcionado pela Comissão do FIES na IES; O estudante não apresentar novo fiador quando solicitado, salvo em cumprimento de decisão judicial; O estudante não aditar o contrato, nem solicitar expressamente sua suspensão ou encerramento, nos casos em que não for mais possível a suspensão tácita; O estudante vier a falecer. IMPORTANTE: O encerramento do financiamento pelos motivos acima antecipa o início do período de amortização 41. O estudante poderá encerrar o financiamento antes do prazo? Como? O estudante poderá, a seu critério, encerrar seu financiamento a qualquer momento e sua opção terá validade no primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação. Para isso, o estudante deve dirigir-se à agência onde assinou o contrato, para formalizar o processo de encerramento do FIES. 42. Nos casos em que o próprio estudante requisita o Encerramento, quando inicia-se a amortização do financiamento?

13 A amortização pode iniciar-se no primeiro mês após o Encerramento ou ser postergada, respeitando os 18 meses de carência até o inicio da Amortização fase I. No último caso, o estudante obriga-se a apresentar, semestralmente nos períodos de Aditamento, comprovante de regularidade de matrícula à mesma agência onde assinou o contrato para que o financiamento não entre em período de amortização.

14 Convênios O Projeção possui mais de 400 associados com nossas Instituições, está entre as mais conceituadas do DF, onde nossos alunos são reconhecidos pelo crescimento, modernização e qualidade no mercado de trabalho. Nossa Instituição trabalha com serenidade, ética profissional e investimentos para melhor servir aos futuros empreendedores. O Projeção deseja firmar parcerias com empresas privadas, órgãos públicos, entidades sindicais e associações para maior beneficiar seus funcionários e dependentes com descontos diferenciados. Confira a listagem e verifique se sua empresa já está inclusa, se não, entre em contato no Setor de Convênios do Projeção e adquira todos os benefícios oferecidos. Você que tem interesse de ver o crescimento dos seus funcionários venham fazer parte da nossa Instituição! Os convênios são divididos em duas modalidades: Convênio Empresa A Bolsa Empresa é um programa de descontos diferenciados para empresas ou órgão visitados pela equipe de promoção da Faculdade Projeção. Seu principal intuito é buscar possíveis alunos em seus locais de trabalho oferecendo cursos que possuem ligação com seu campo profissional. A quem se destina: Aos funcionários das empresas conveniadas e seus dependentes legais. Como conseguir: A empresa ou órgão deverá ser conveniado com a IES; O funcionário do órgão/ empresa deverá apresentar, no ato da matrícula e renovação, uma declaração atualizada de vínculo com o conveniado.

15 Valor do convênio: O desconto é de 50% para curso de graduação e de 57% para os cursos de graduação tecnológica nas Faculdades Projeção Taguatinga e Guará; desconto de 42% para os cursos oferecidos na Faculdade Faceb e descontos de 25% a 30% para os oferecidos na Faculdade Espam. Convênios Gerais São parcerias com órgãos públicos, empresas particulares, associações e sindicatos, com intuito de oferecer descontos nas mensalidades das Faculdades e Colégios para seus funcionários e dependentes. O Projeção oferece o desconto e, em contrapartida, a entidade autoriza a divulgação da Faculdade dentro de suas dependências. A quem se destina: Aos funcionários das empresas e órgãos conveniados e seus dependentes legais. Como conseguir: A empresa ou órgão deverá ser conveniado com a IES; a) O funcionário do órgão/ empresa deverá apresentar no ato da matrícula e renovação uma declaração atualizada de vinculo com o conveniado. Valor do convênio: O percentual definido para estes convênios são variáveis de 30% a 50%, dependendo do curso nas Instituições do Projeção de Taguatinga e Guará; descontos de 35% a 40% para a Faculdade Faceb e descontos de 25% a 30% para a Faculdade Espam. Tira - Dúvidas

16 CONVÊNIOS 121. Quais são os tipos de convênios que a Faculdade possui? São dois tipos: Convênio Geral e Bolsa empresa Quais as unidades que possuem esses benefícios? As 4 unidades possuem: Taguatinga, Guará, Ceilândia e Sobradinho. OBS: o Setor de Convênio fica localizado na unidade de Taguatinga, com as Assistentes de Convênio Qual o tipo de instituição pode ter convênio com a Faculdade? Empresas privadas; Órgãos públicos; Sindicatos; Associações Caso alguma empresa tenha interesse em firmar convênio com Projeção, qual o procedimento? Deverá entrar em contato com o setor de convênios na Faculdade Projeção pelos telefones e , por ou pessoalmente na Central de Processo Seletivo localizada na Área Especial 5/6 setor C Avenida Samdu Taguatinga Norte Onde posso encontrar a listagem dos conveniados? A lista dos convênios está disponível em nosso site e na Central de Processo Seletivo O que é Convênio de desconto geral? Convênios Gerais São parcerias com órgãos públicos, empresas particulares, associações e sindicatos, com intuito de oferecer descontos nas mensalidades das Faculdades do Grupo Projeção e Colégio Projeção para seus funcionários e dependentes legais. O Grupo Projeção oferece o desconto e em contrapartida, a instituição autoriza a divulgação da Faculdade dentro de suas dependências A quem se destina? Aos funcionários das empresas e órgãos conveniados e seus dependentes legais Como conseguir o desconto? a) A empresa ou órgão deverá ser conveniado com a IES; b) O candidato deverá fazer o vestibular e ser aprovado; c) O funcionário da empresa deverá apresentar no ato da matrícula e renovação uma declaração de vínculo empregatício a atendente.

17 129. Qual o percentual de desconto oferecido? O percentual definido para este convênio varia entre 30% a 50% nas Faculdades Projeção Taguatinga e Guará dependendo do curso desejado; de 35% a 40% na Faculdade Faceb e 20% de desconto na Faculdade Espam Como é calculado o desconto? O desconto é calculado em cima do valor integral da mensalidade O aluno que possui este benefício pode ter outro beneficio? Não. Pois o aluno que usufruir o benefício deste convênio não poderá receber nenhum outro beneficio configurado como bolsa, desconto de pontualidade ou Programa Institucional, porque os descontos não são acumulativos. O único benefício que este bolsista poderá usufruir é o financiamento Qual a duração deste desconto de Convênio? Desde a sua matrícula na IES até o último semestre do curso. Sendo renovado semestralmente, apresentando declaração de vínculo empregatício do órgão ou empresa conveniada. OBS: Lembrando que o aluno é necessário está vinculado a empresa conveniada Quais são os critérios e normas para ser um parceiro do Grupo Projeção? a) Firmar parcerias através de contratos; b) Comprovar vínculo empregatício através de declaração; c) Os descontos incidem exclusivamente no valor da mensalidade Quais os requisitos estabelecidos pela IES para o conveniado continuar usufruindo do desconto? a) Efetuar o pagamento de sua mensalidade rigorosamente na data de vencimento, junto à Instituição de Ensino; b) Ter 75% de aprovação das disciplinas cursadas; c) Ter frequência regular no curso matriculado; d) Sujeitar-se às normas e regulamentos previstos e estabelecidos no Regime Interno da IES O que é Bolsa Empresa? Bolsa Empresa

18 É um programa de descontos diferenciados para empresas ou órgãos visitados pelas Assistentes de Convênio do Grupo Projeção. Seu principal intuito é buscar possíveis alunos em seus locais de trabalho oferecendo cursos que possuem ligação com o seu campo profissional A quem se destina? Aos funcionários das empresas conveniadas e seus dependentes legais Como conseguir o desconto? A empresa deverá ser conveniada com as IES do Grupo Projeção, e apresentar no ato da matrícula e renovação uma declaração atualizada de vínculo com o conveniado Qual o percentual de desconto oferecido? O percentual definido para este convênio varia entre 50% a 57% nas Faculdades Projeção Taguatinga e Guará dependendo do curso desejado; de 42% na Faculdade Faceb e 20% de desconto na Faculdade Espam Como é calculado o desconto? O desconto é calculado em cima do valor integral O aluno que possui este benefício pode ter outro beneficio? Não. Pois o aluno que usufruir o benefício deste convênio não poderá receber nenhum outro beneficio configurado como bolsa, desconto de pontualidade ou Programa Institucional, porque os descontos não são acumulativos. O único benefício que este bolsista poderá usufruir é o financiamento Qual a duração deste desconto de Convênio? Desde a sua matrícula na IES até o último semestre do curso. Sendo renovado semestralmente, apresentando declaração de vínculo empregatício do órgão ou empresa conveniada. OBS: Lembrando que é necessário a permanência do vinculo com a empresa conveniada, para continuar usufruindo do desconto Quais são os critérios e normas para ser um parceiro do Projeção? a) Ser uma instituição registrada e ter interesse em firmar parcerias através de contratos Quais os requisitos estabelecidos pela IES para o conveniado continuar usufruindo

19 do desconto? b) Efetuar o pagamento de sua mensalidade rigorosamente na data de vencimento, junto à Instituição de Ensino; b) Ter 75% de aprovação das disciplinas cursadas; c) Ter frequência regular no curso matriculado; d) Sujeitar-se às normas e regulamentos previstos e estabelecidos no Regime Interno da IES.

FIES. O que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? É exigido o ENEM para o FIES?

FIES. O que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? É exigido o ENEM para o FIES? FIES O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições

Leia mais

O QUE É O FIES? divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Fase de utilização:

O QUE É O FIES? divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Fase de utilização: O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos

Leia mais

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil)

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) 1 - O QUE É É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Leia mais

FIES - Dúvidas frequentes

FIES - Dúvidas frequentes FIES - Dúvidas frequentes Até quando posso solicitar o financiamento? Você pode se inscrever no FIES em qualquer período do ano, sendo que o financiamento é sempre para o semestre letivo. Há um percentual

Leia mais

Guia de Bolsas de Estudo. e Financiamentos Educacionais

Guia de Bolsas de Estudo. e Financiamentos Educacionais Guia de Bolsas de Estudo e Financiamentos Educacionais Guia de Bolsas de Estudo e Financiamentos Educacionais O Objetivo deste guia é fornecer informações específicas sobre as Bolsas de Estudo e Financiamentos

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior Perguntas frequentes 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação

Leia mais

1.3. Sobre as semestralidades a serem custeadas com recursos do FIESP incidirão os descontos de pontualidade previstos à época do pagamento.

1.3. Sobre as semestralidades a serem custeadas com recursos do FIESP incidirão os descontos de pontualidade previstos à época do pagamento. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: 1.1. O Crédito Educativo Estudantil Projeção - FIESP é um programa privado de concessão de crédito estudantil, desenvolvido pelas Faculdades Projeção, destinado a custear

Leia mais

Crédito Estudantil Ibmec

Crédito Estudantil Ibmec Crédito Estudantil Ibmec Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que ter uma

Leia mais

FIESP FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PROJEÇÃO (2015/1)

FIESP FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PROJEÇÃO (2015/1) FIESP FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PROJEÇÃO (2015/1) 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: 1.1. O Financiamento Estudantil Projeção - FIESP é um programa privado de financiamento, desenvolvido pelas Faculdades

Leia mais

4 Como faço para me inscrever no FIES?

4 Como faço para me inscrever no FIES? FIES - PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES. DA POLÍTICA DE OFERTA DE FINANCIAMENTO Art. 4º A concessão de financiamento

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

PROUNI. Desde 2007, o Prouni - e sua articulação com o FIES - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação PDE.

PROUNI. Desde 2007, o Prouni - e sua articulação com o FIES - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação PDE. PROUNI O Programa O Prouni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições

Leia mais

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU O ENEM Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1 O que é o FIES?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1 O que é o FIES? PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a),

Prezado(a) Aluno(a), Prezado(a) Aluno(a), Esta cartilha irá orientar você sobre como proceder para aderir ao FIES e como realizar o aditamento semestralmente até a conclusão de seu curso. As informações são bem objetivas e

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES?

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? ThaO que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PDE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PDE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PDE 1. OBJETO O Parcelamento Direto Estudantil concedido pelas FACULDADES INTA é um programa de parcelamento de crédito educativo para adesões

Leia mais

EDITAL DE ADITAMENTO DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2011/2º

EDITAL DE ADITAMENTO DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2011/2º EDITAL DE ADITAMENTO DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2011/2º Este aditamento refere-se aos contratos efetivados no 1º e 2º semestre de 2010 e 1º semestre de 2011. 1 - DO PROGRAMA O Instituto Mineiro de Educação

Leia mais

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIes do IESB? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias

Leia mais

1 - Conhecendo o Prouni 1.1 - O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)?

1 - Conhecendo o Prouni 1.1 - O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)? 1 - Conhecendo o Prouni 1.1 - O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)? É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento.

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Prezado Aluno Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Atente-se ao seu e-mail e aos informativos no site da PUCPR, Portal

Leia mais

KROTON EDUCACIONAL S/A. Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES

KROTON EDUCACIONAL S/A. Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES KROTON EDUCACIONAL S/A Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES Í N D I C E SOBRE O FIES O que é o FIES? 1 Qual o marco legal do FIES? 1 Condições de financiamento 2 Quem pode se candidatar

Leia mais

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos? Tire suas dúvidas 1. CONHECENDO O FIES 1.1. O que é o Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia

Leia mais

MANUAL BOLSISTA. Núcleo de Atenção Solidária NAS

MANUAL BOLSISTA. Núcleo de Atenção Solidária NAS MANUAL DO BOLSISTA Núcleo de Atenção Solidária NAS Sumário 1 - Bolsa de Estudo... 2 2 - Tipos de Bolsas de Estudo... 2 - ProUni... 2 Eventuais Programas de Bolsas de Estudo:... 2 - Vestibular Social....

Leia mais

Aditamento do FIES Últimas Notícias

Aditamento do FIES Últimas Notícias Aditamento do FIES Últimas Notícias Por causa da alta demanda no sistema do FIES do governo federal, o Ministério da Educação e o FNDE anunciaram a prorrogação do prazo de renovação de contratos já vigentes.

Leia mais

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte 1. FINANCIAMENTOS 1.1. PRAVALER O Crédito Universitário PRAVALER é um programa privado de financiamento de graduação presencial implantado em parceria com instituições

Leia mais

MANUAL DO BOLSISTA OUTUBRO/2008

MANUAL DO BOLSISTA  OUTUBRO/2008 MANUAL DO BOLSISTA OUTUBRO/2008 Sumário 1. Apresentação 2 2. Coordenação do ProUni na Instituição 3 2.1 Atribuições da coordenação 3 2.2 Coordenador/representante 3 3. SISPROUNI 3 4. A bolsa de estudo

Leia mais

Portaria Normativa n.º 21, de 26 de dezembro de 2014

Portaria Normativa n.º 21, de 26 de dezembro de 2014 Portaria Normativa n.º 21, de 26 de dezembro de 2014 Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC n.º 2, de 31 de agosto de 2008; n.º 1, de 22 de janeiro de 2010; n.º 10, de 30 de abril de 2010; n.º

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PPDE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PPDE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PPDE 1. OBJETO O objeto deste regulamento é a concessão d e Parcelamento Direto Estudantil concedido pelas FACULDADES INTA, que é um programa

Leia mais

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem?

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem? FIES + P ROUNI A UNA, uma Instituição que faz diferença no tempo e no espaço que está inserida, que participa da comunidade e sabe da sua importância na formação de profissionais e de cidadãos, oferece

Leia mais

ASSITÊNCIA ESTUDANTIL

ASSITÊNCIA ESTUDANTIL ASSITÊNCIA ESTUDANTIL Apoio ao Acadêmico A Assistência Estudantil da FAMEC tem a missão de apoiar o acadêmico na busca de soluções e oportunidades que contribuam para sua permanência na faculdade e conclusão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº21, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2014 Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC nº 2, de 31 de agosto de 2008; nº 1, de 22 de janeiro de 2010; nº 10, de 30 de

Leia mais

ProUni Programa Universidade para Todos

ProUni Programa Universidade para Todos ProUni Programa Universidade para Todos Rod. SP 95 João Beira Sentido Amparo-Pedreira KM: 46,5 Bairro Modelo CEP: 13905-529 Amparo SP www.unifia.edu.br unifia@unifia.edu.br (19)3907-9870 Entenda o ProUni

Leia mais

FIES Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Visão Geral

FIES Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Visão Geral FIES Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Visão Geral Lucas de Paiva Sassaki 1 Sumário: 1. LEGISLAÇÃO 2. ESTUDANTES 3. CURSOS 4. DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA 5. OPERACIONALIZAÇÃO PELA CEF

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011 (Texto Compilado) Dispõe sobre o aditamento de contratos de financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante ORIENTAÇÕES E PASSO A PASSO Para solicitar o financiamento, o estudante deverá se inscrever pelo sistema informatizado do FIES no endereço eletrônico: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Leia mais

TAXA DE JUROS. 3,4% / ano

TAXA DE JUROS. 3,4% / ano FIES O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar um único curso de graduação para estudantes regularmente matriculados

Leia mais

O período de solicitação de bolsa é anual e ocorre sempre nas duas primeiras semanas de dezembro

O período de solicitação de bolsa é anual e ocorre sempre nas duas primeiras semanas de dezembro 1 O programa de bolsas de estudos é voltado para alunos em situação de carência econômica conforme legislação vigente. É um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral, através da análise

Leia mais

SABER SOBRE O FIES sem fiador

SABER SOBRE O FIES sem fiador TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FIES sem fiador *De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Unidas pela educação MA LANCK O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante

Leia mais

EDITAL Nº 01 /2014/FABEL

EDITAL Nº 01 /2014/FABEL EDITAL Nº 01 /2014/FABEL O Presidente da SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PROFESSORA FERNANDA BICCHIERI SOARES, SESPFBS no uso de suas atribuições Estatutárias, RESOLVE: Art. 1º Tornar público o processo de

Leia mais

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas.

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas. Perguntas frequentes: 1) Quais os dias de prova do Vestibular Univale 2016? Você pode escolher qual o melhor dia para fazer as provas do Vestibular Univale 2016. 28 de novembro de 2015 (sábado), das 15

Leia mais

A Fundação concederá apenas bolsas de estudo integrais (100%).

A Fundação concederá apenas bolsas de estudo integrais (100%). ENEM 1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2014? Do dia 12 de maio até às 23h59 do dia 23 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do Enem

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Edital nº 01/2012 O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio, no uso das suas prerrogativas institucionais e legais, e considerando o que determina o Art.

Leia mais

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 Secretaria de Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Fies Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 Julho/2015 PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Publicação da Portaria Normativa

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 07/2014. Regulamenta o Programa Institucional De Descontos Financeiros - PIDF da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi)

RESOLUÇÃO nº 07/2014. Regulamenta o Programa Institucional De Descontos Financeiros - PIDF da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi) Regulamenta o Programa Institucional De Descontos Financeiros - PIDF da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi) O Presidente do CONSUP, no uso de suas atribuições regimentais, artigo 8 inciso

Leia mais

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies Secretaria de Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Fies Processo seletivo 1º/2016 Dezembro/2015 Processo seletivo 1º/2016 - ETAPAS Publicação de Portaria MEC com as regras Adesão

Leia mais

Fundo de Financiamento Estudantil Fies

Fundo de Financiamento Estudantil Fies Fundo de Financiamento Estudantil Fies Fies Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 Fundo de natureza contábil, destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

Manual. O que é o CISNE Finan? Como funciona o CISNE Finan? Qual a abrangência do crédito? Quais os benefícios do CISNE Finan?

Manual. O que é o CISNE Finan? Como funciona o CISNE Finan? Qual a abrangência do crédito? Quais os benefícios do CISNE Finan? Manual O que é o CISNE Finan? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias da CISNE que possibilita ao aluno regularmente matriculado pagar 50% da mensalidade durante seus

Leia mais

MANUAL DO BOLSISTA Prouni

MANUAL DO BOLSISTA Prouni MANUAL DO BOLSISTA Prouni JANEIRO/2013 Sumário 1. Apresentação 2 2. Coordenação do Prouni na Instituição 3 2.1 Atribuições da coordenação 3 2.2 Coordenador/representante 3 3. Sisprouni 3 4. A bolsa de

Leia mais

Pergunta e Respostas mais frequentes

Pergunta e Respostas mais frequentes Pergunta e Respostas mais frequentes Pergunta e Respostas mais frequentes 1. Quais os tipos de bolsas do Prouni na Fapcom? Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa,

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

POLÍTICA DE BENEFÍCIOS E CONVÊNIOS PARA A UNIDADE UNESC SERRA ES VIGÊNCIA A PARTIR DE 2015/1

POLÍTICA DE BENEFÍCIOS E CONVÊNIOS PARA A UNIDADE UNESC SERRA ES VIGÊNCIA A PARTIR DE 2015/1 POLÍTICA DE BENEFÍCIOS E CONVÊNIOS PARA A UNIDADE UNESC SERRA ES VIGÊNCIA A PARTIR DE 2015/1 1. FIES O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar

Leia mais

CARTILHA INFORMATIVA (ENEM, SISU, PROUNI e FIES)

CARTILHA INFORMATIVA (ENEM, SISU, PROUNI e FIES) Logo elaborado pelo aluno do Instituto Eurofarma, João Victor da Silva Anselmo, 1 o. Lugar no Concurso de Desenho. CARTILHA INFORMATIVA (ENEM, SISU, PROUNI e FIES) cartilha enem_instituto Eurofarma (SAIDA).indd

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS ASSISTENCIAL 2014/1

EDITAL Nº 01/2014 INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS ASSISTENCIAL 2014/1 EDITAL Nº 01/2014 INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS ASSISTENCIAL 2014/1 Gilceia Maria Lodi, Diretora Geral da Faculdade São Camilo Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ nº 58.250.689/0009-40, situada na Rua Dr.

Leia mais

Edição Numero 62 de 01/04/2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008

Edição Numero 62 de 01/04/2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 Edição Numero 62 de 01/04/2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 (Texto Compilado) Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

Art. 18º. Cabe ao Aluno Beneficiado:

Art. 18º. Cabe ao Aluno Beneficiado: SISTEMA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL ESTUDE JÁ BRASIL REGULAMENTO I DO SISTEMA Art. 1. - O ESTUDE JÁ BRASIL é um sistema de INCLUSÃO EDUCACIONAL e tem por objetivos: I incentivar o cadastramento de cidadãos

Leia mais

PORTARIA Nº 46, DE 22 DE JANEIRO DE 2009.

PORTARIA Nº 46, DE 22 DE JANEIRO DE 2009. PORTARIA Nº 46, DE 22 DE JANEIRO DE 2009. Prorroga o período de contratação do financiamento para os estudantes aprovados no processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

Leia mais

Quem pode solicitar o FIES na FMU?

Quem pode solicitar o FIES na FMU? O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

MANUAL DO BOLSISTA Prouni

MANUAL DO BOLSISTA Prouni MANUAL DO BOLSISTA Prouni MAIO/2011 Sumário 1. Apresentação 2 2. Coordenação do Prouni na Instituição 3 2.1 Atribuições da coordenação 3 2.2 Coordenador/representante 3 3. Sisprouni 3 4. A bolsa de estudo

Leia mais

DÁ PARA COMEÇAR A PAGAR A FACULDADE SÓ DEPOIS DE SE FORMAR? Manual

DÁ PARA COMEÇAR A PAGAR A FACULDADE SÓ DEPOIS DE SE FORMAR? Manual DÁ PARA COMEÇAR A PAGAR A FACULDADE SÓ DEPOIS DE SE FORMAR? Manual O QUE É O FIES COMO SE INSCREVER CONFIRA O PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O FINANCIAMENTO PELO FIES CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO PERGUNTAS

Leia mais

O Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE

O Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS COMISSÃO CENTRAL DE VESTIBULAR CCV PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR DO CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO 2015 EDITAL

Leia mais

DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial.

DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. BOLSAS E BENEFÍCIOS DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

GUIA DE BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTOS EDUCACIONAIS

GUIA DE BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTOS EDUCACIONAIS GUIA DE BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTOS EDUCACIONAIS O objetivo deste guia é fornecer informações específicas sobre as Bolsas de Estudo e Financiamentos Educacionais que poderão ser utilizados pelos

Leia mais

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes,

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes, TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ Estimados Estudantes, Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição durante o período

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO FILANTRÓPICA 2016

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO FILANTRÓPICA 2016 EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO FILANTRÓPICA 2016 O colégio Salesiano Dom Bosco, Instituição educacional, de caráter filantrópico e de Assistência Social, inscrita

Leia mais

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 1. BOLSA FAMÍLIA 2. BOLSA EX-ALUNO 3. BOLSA FUNDAÇÃO 4. BOLSA P.B.H. 5. BOLSA SAAE 6. BOLSA SINPRO 7. BOLSA MEDALHA 8. BOLSA CONVENIO 9. DESCONTO ALUNOS MESMA EMPRESA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO EDUCRED

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO EDUCRED REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO EDUCRED OBJETO O financiamento concedido pela EDUCRED é um programa de crédito educativo suplementar aos programas do Governo Federal já existentes. Destina-se

Leia mais

RESOLUÇÃO nº. 005/2009

RESOLUÇÃO nº. 005/2009 RESOLUÇÃO nº. 005/2009 Cria o Programa de Crédito Educativo PUCRS - PROED/PUCRS, aprova o seu Regulamento, e dá outras providências. O Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no

Leia mais

BOLSAS E BENEFÍCIOS PROGRAMA ESPECIAL DE GRATUIDADE PARCIAL GRUPO FAMILIAR

BOLSAS E BENEFÍCIOS PROGRAMA ESPECIAL DE GRATUIDADE PARCIAL GRUPO FAMILIAR BOLSAS E BENEFÍCIOS DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

DECRETO Nº 05 PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1113 DE 19/01/1997

DECRETO Nº 05 PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1113 DE 19/01/1997 DECRETO Nº 05 PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1113 DE 19/01/1997 DE 03 DE JANEIRO DE 2007 Regulamenta a Lei Municipal nº 7.359/2006, que instituiu o Programa Municipal de Bolsas de Estudos -

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS PARA O ANO DE 2015

REGULAMENTO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS PARA O ANO DE 2015 REGULAMENTO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS PARA O ANO DE 2015 Bacabal 2015 REGULAMENTO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS DO OBJETIVO Art. 1º Este Regulamento estabelece as regras gerais do Programa de Bolsas e Benefícios

Leia mais

2º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEMESTRE DE 2016.

2º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEMESTRE DE 2016. A UBEC União Brasiliense de Educação e Cultura, Mantenedora das seguintes Instituições de Ensino da Ensino Superior: A) UCB Universidade Católica de Brasília; B) UNILESTE Centro Universitário do Leste

Leia mais

Regulamento. Setor de Processos

Regulamento. Setor de Processos Regulamento Setor de Processos Sumá rio 1. OBJETIVO... 2 2. SOLICITAÇÃO... 2 2.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA... 2 3. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO UNIMAIS... 4 4. LIMITE DE VAGAS... 4 5. COMUNICAÇÃO DO RESULTADO...

Leia mais

ProUni. Page 1 of 6. http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/relatorios/2aviatermo/impressao_1_07.asp

ProUni. Page 1 of 6. http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/relatorios/2aviatermo/impressao_1_07.asp Page 1 of 6 Ministério da Educação MEC Secretaria de Educação Superior SESu Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Dipes Programa Universidade para Todos Prouni Termo Aditivo 2º Semestre de 2013

Leia mais

1.3 - A mantenedora aderiu ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior - Proies?

1.3 - A mantenedora aderiu ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior - Proies? Ministério da Educação MEC Secretaria de Educação Superior SESu Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Dipes Programa Universidade para Todos Prouni Termo Aditivo 2º Semestre de 2015 ProUni 1

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 28, 28 DE DEZEMBRO DE 2012.

PORTARIA NORMATIVA Nº 28, 28 DE DEZEMBRO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a suspensão temporária da utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento

Leia mais

FIES. Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento

FIES. Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento FIES Índice O que é? Benefícios Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador Reembolso Renovação - Aditamento Dilatação de prazo Custos para o aluno Percentual de financiamento

Leia mais

FIES Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento

FIES Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento FIES Índice O que é? Benefícios Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador Reembolso Renovação - Aditamento Dilatação de prazo Custos para o aluno Percentual de financiamento

Leia mais

Pagamento de apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso;

Pagamento de apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso; CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CredIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIES do IESB? É um crédito estudantil rotativo, financiado por verbas orçamentárias próprias do IESB que possibilita, ao aluno regularmente

Leia mais

FACULDADE DIREÇÃO GERAL NORMA 029 1/5

FACULDADE DIREÇÃO GERAL NORMA 029 1/5 1. Dos Requisitos e Documentos para o Ingresso Para ingressar nos cursos de ensino superior o candidato deve ter concluído o Ensino Médio, prestar processo seletivo da IES ou ingressar por uma das formas

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015(*)

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015(*) Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015(*) Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010, nº 10, de 30 de abril de

Leia mais

Esgotado o limite os alunos que não conseguiram gravar sua inscrição deverão aguardar o próximo lote para a efetivação dos mesmos procedimentos.

Esgotado o limite os alunos que não conseguiram gravar sua inscrição deverão aguardar o próximo lote para a efetivação dos mesmos procedimentos. Prezado Aluno O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

ProUni. Página 1 de 6. http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/assinatura/adesao_aditivo/termo_assinado.asp?c...

ProUni. Página 1 de 6. http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/assinatura/adesao_aditivo/termo_assinado.asp?c... Página 1 de 6 MEC Ministério da Educação Termo Aditivo 2º Semestre ProUni 1 Dados Cadastrais da Mantenedora 1.1 Informações da Mantenedora 1.1.1 Mantenedora: ASSOCIACAO VALE IPOJUCA DE EDUCACAO, CIENCIA

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JULHO DE

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JULHO DE Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de

Leia mais

1.3 Em nenhuma hipótese a Bolsa de Estudos será convertida em dinheiro para o aluno e/ou seu responsável financeiro.

1.3 Em nenhuma hipótese a Bolsa de Estudos será convertida em dinheiro para o aluno e/ou seu responsável financeiro. EDITAL Nº 03, de 17 de dezembro de 2014 A DIRETORA do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Interno da instituição, e em conformidade

Leia mais

REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO

REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO 1 REGULAMENTO DO SETOR FINANCEIRO O Professor Dr. Marcus Vinícius Crepaldi, Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Interno e, considerando

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Capítulo I Do Objetivo

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Capítulo I Do Objetivo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Capítulo I Do Objetivo Art. 1º - O programa de Assistência Educacional do Instituto

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO Nº 1950-R de 24 DE OUTUBRO de 2007. Regulamenta a Lei Nº 8263, de 25/01/2006 publicada no Diário Oficial do Estado em 26/01/06, alterada pela Lei n o 8642, publicada no Diário Oficial do Estado

Leia mais

ProUni. 1 - Dados Cadastrais da Mantenedora

ProUni. 1 - Dados Cadastrais da Mantenedora Página 1 de 5 Ministério da Educação MEC Secretaria de Educação Superior SESu Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Dipes Programa Universidade para Todos Prouni Termo Aditivo 2º Semestre de

Leia mais

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos 1 ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS Manual do Candidato da Graduação Processos Seletivos Rua Senador Dantas, 74 Térreo; 2º e 3º andares Centro Rio de Janeiro RJ Tel. 33801044 33801046 33801535 2 A Escola

Leia mais

ProUni. Page 1 of 6. http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/assinatura/adesao_aditivo/termo_assinado.asp?c...

ProUni. Page 1 of 6. http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/assinatura/adesao_aditivo/termo_assinado.asp?c... Page 1 of 6 MEC Ministério da Educação Termo Aditivo 1º Semestre ProUni 1 Dados Cadastrais da Mantenedora 1.1 Informações da Mantenedora 1.1.1 Mantenedora: INSTITUIÇÃO EVANGÉLICA DE NOVO HAMBURGO 1.1.2

Leia mais