Aditamento do FIES Últimas Notícias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aditamento do FIES Últimas Notícias"

Transcrição

1 Aditamento do FIES Últimas Notícias Por causa da alta demanda no sistema do FIES do governo federal, o Ministério da Educação e o FNDE anunciaram a prorrogação do prazo de renovação de contratos já vigentes. Após essa decisão, os estudantes que já tinham contrato do Fies antes de 2015 terão até o dia 29 de maio para efetuar alterações como renovação do contrato, transferência de curso ou instituição, dilatação do prazo de uso do financiamento e renovação da suspensão do financiamento. Salientamos que mesmo com a prorrogação do prazo, o SISFIES continua instável e o processo para aditamentos está lento. Sugere-se acessar o sistema em horários alternativos para conseguir concluir seu aditamento. Os aditamentos devem ser feitos diretamente por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Algumas perguntas e respostas quanto a renovação do FIES: Aditamento: Quais os prazos estipulados para o FIES no primeiro semestre de 2015? Até o ano passado, as renovações do Fies eram feitas durante todo o semestre. A partir de 2015, isso foi alterado pelo FNDE. Em janeiro, o governo estipulou o prazo para que os estudantes fizessem as alterações nos contratos de financiamento até o dia 30 de abril. E prorrogaram até 29 de maio de Como o estudante deve proceder com o aditamento de renovação semestral? O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado. A PUCPR inicia os aditamentos semestralmente após o prazo de término dos ajustes acadêmicos conforme prazo estipulado no calendário acadêmico. Após a solicitação do aditamento pela CPSA, o estudante deverá verificar se as informações inseridas no SisFIES estão corretas e: I em caso positivo, confirmar a solicitação de aditamento em até 10 (dez) dias contados a partir da data da conclusão da solicitação e, em seguida, comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), devidamente assinada pelo presidente ou vice presidente da Comissão;

2 II em caso negativo, rejeitar a solicitação de aditamento e entrar em contato com CPSA para sanar as incorreções e solicitar o reinicio do processo de aditamento. Em se tratando a solicitação de aditamento não simplificado, o estudante, após assinar o DRM, deverá dirigir se ao Agente Financeiro, acompanhado do seu representante legal e dos fiadores, quando for o caso, para formalizar o aditamento ao contrato de financiamento em até 10 (dez) dias contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subseqüente à data da confirmação da solicitação de aditamento. O que é aditamento simplificado e aditamento não simplificado? Aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Já o aditamento não simplificado ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Lembrando que o Agente Operador do FIES poderá incluir e/ou alterar as hipóteses de aditamentos simplificados e não simplificados. Quando finalizo o aditamento no SISFIES recebo um SMS de confirmação? Sim. O SISFIES está encaminhando automaticamente aos alunos um e um SMS de confirmação do aditamento. Com este código validador encaminhado ao celular o estudante consegue finalizar seu aditamento. A senha do Fies não chegou no meu celular. O que fazer? O sistema do Fies agora está pedindo a confirmação dos dados e enviando a senha, através de SMS para o celular cadastrado. Algumas vezes a senha não chega no celular. Por isso o estudante tem que manter seus dados cadastrais atualizados, tanto no SISFIES como no Portal do Aluno da PUCPR. Caso mesmo após a atualização dos dados cadastrais no SisFIES o aluno não receba o código deverá entrar em contato com a central de atendimento do MEC telefone: Posso trocar de fiador no aditamento? Sim. Porém ficará a critério do agente financeiro a análise do cadastro do novo fiador. Lembre-se que o fiador não pode ter restrição cadastral. O fiador deverá possuir renda de duas vezes o valor da mensalidade, levando em conta o percentual financiado. Meu fiador se casou, preciso comunicar ao agente financeiro? Sim. No aditamento posterior ao casamento deverá ser feita a alteração. O cônjuge do fiador obrigatoriamente terá de assinar o aditivo. Caso o cônjuge se recuse a assinar você terá de providenciar um novo fiador.

3 Assinei meu contrato com a garantia de fiança convencional, mas agora quero mudar para o Fundo garantidor, posso mudar? Não. Depois da assinatura do contrato não pode ser feita a mudança do tipo de garantia. Perdi o prazo do aditamento neste semestre, posso aditar os dois no próximo semestre? Não. Terá de fazer a Suspensão do semestre não aditado para poder fazer o aditamento do semestre seguinte. O semestre não aditado, e que tenha sido cursado, terá de ser pago de forma integral para a IES. A minha mensalidade aumentou e a renda do meu fiador não, tenho de providenciar mais um fiador? Sim. Caso o fiador não tenha a renda de 2 (duas) vezes o valor da mensalidade é possível adicionar mais 1(um) fiador para complementar a renda do primeiro. Já possuo dois fiadores e a renda deles agora é insuficiente para fazer o aditamento, posso acrescentar um terceiro fiador? Não. O Fies permite no máximo 2(dois) fiadores. Meu fiador agora está com restrição cadastral, preciso trocar de fiador? O Fiador deverá regularizar a pendência dentro do prazo, para poder continuar a ser o fiador, caso contrário você terá de mudar o fiador junto a instituição financeira. O percentual do financiamento poderá ser aumentado? Somente o estudante bolsista parcial do ProUni poderá elevar o percentual de financiamento do FIES quando do aditamento de renovação semestral, desde que a bolsa do ProUni seja no mesmo curso e IES onde possuí o financiamento estudantil.

4 Dilatação: O que é a dilatação de prazo de utilização do financiamento? A dilatação é o aumento do prazo de utilização do financiamento por até 2 (dois) semestres consecutivos, devendo ser realizado semestralmente, caso o estudante não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento. Como e quando solicitar a dilatação de prazo de utilização do financiamento? A solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento será realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), dentro do prazo estabelecido pelo MEC, neste caso o prazo final é 29 de maio de O prazo padrão exigido pelo MEC é até o terceiro mês do semestre, excepcionalmente neste houve a prorrogação. Após a solicitação no sistema, o pedido precisa ser validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) da instituição de ensino superior em até 5 (cinco) dias e, em seguida, o estudante deverá efetuar o aditamento de renovação do financiamento para o semestre dilatado. Transferência: É possível solicitar transferência de instituição e/ou curso durante o período de dilatação de financiamento? Durante o período de dilatação do financiamento, a realização de transferência somente poderá ocorrer quando destinar se à mudança de instituição de ensino para conclusão do curso financiado e desde que a quantidade de semestres a cursar na instituição de destino não ultrapasse o prazo máximo permitido para dilatação. Qual o período da transferência integral de curso? O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses. Qual o período da transferência integral de IES? O estudante poderá transferir de instituição de ensino uma única vez a cada semestre, não sendo, neste caso, para fins do FIES, considerado transferência de curso. A transferência integral de instituição de ensino poderá ser realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), dentro do prazo estabelecido pelo MEC, neste caso o prazo final é 29 de maio de O prazo padrão exigido pelo MEC é até o terceiro mês do semestre, excepcionalmente neste houve a prorrogação.

5 A transferência pode ser feita de forma parcial? Não. A transferência só poderá ser feita de forma integral (todo o semestre) a partir do semestre posterior ao da Contratação ou do Aditamento. Após fazer a transferência o que eu tenho de fazer? Você terá de fazer o aditamento de renovação semestral, caso vá estudar, ou a suspensão do semestre, caso não vá estudar no semestre. Atenção: Se fizer o aditamento ou suspensão do semestre, só poderá fazer a transferência no semestre seguinte. Meu curso atual tem uma quantidade menor de semestres do que o que pretendo me transferir. É possível fazer a transferência? Sim. Não haverá problema na transferência, porém caso precise, poderá fazer dilatação do prazo ao final do prazo regular do novo curso, limitado a dois semestres. A IES de destino é obrigada a aceitar a minha transferência? Não. De acordo com a Cláusula décima sétima do contrato Fies, em seu parágrafo segundo: É facultado à IES de destino, aceitar o (a) FINANCIADO (A) na qualidade de beneficiário do FIES. Suspensão: Se eu deixar de aditar um semestre eu perco o Fies? Não. O estudante pode ficar com o Fies suspenso por até 2 semestres consecutivos. Devendo o aluno realizar todo o procedimento de suspensão no SisFIES e na instituição de ensino. Eu fiz a suspensão por 1(um) semestre e aditei no semestre seguinte, posso fazer a suspensão novamente por mais um semestre posteriormente? Não. A suspensão só pode ser feita por até 2 (dois) semestres consecutivos. O que é a suspensão temporária do contrato de financiamento estudantil? É a suspensão temporária da utilização do financiamento mantida a duração regular do curso para fins de cálculo do prazo de amortização do financiamento.

6 Quando o estudante poderá solicitar a suspensão temporária da utilização do financiamento? A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC. Fiz o trancamento do meu curso na faculdade, preciso fazer a Suspensão? Sim. É obrigatório fazer a Suspensão. A suspensão é feita online, sem a necessidade de ir ao banco. Fiz o aditamento do semestre e pretendo agora fazer a suspensão deste mesmo semestre, é possível? Sim. Porém a suspensão parcial só valerá a partir do mês seguinte ao da assinatura da Suspensão, devendo ser solicitada dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC. Estudei por alguns meses e passou do prazo de fazer o aditamento do semestre, como proceder neste caso? Neste caso, você terá de fazer a Suspensão de todo o semestre. Mas lembre-se, nenhum valor será repassado à faculdade. Então você terá de arcar com o valor integral dos meses em que estudou. Estou com o Fies suspenso, preciso pagar as parcelas trimestrais deste semestre? Sim. As parcelas trimestrais têm relação com o valor já liberado, com a dívida, e independem de que o estudante esteja ou não estudando naquele semestre. É pago uma parte dos juros, limitado a no máximo, R$ 50,00. Fiz a suspensão no semestre passado e quero retornar neste semestre, o que devo fazer? Simplesmente faça a matrícula e peça para que a CPSA inicie o seu aditamento de renovação, depois valide o aditamento, que poderá ser Simplificado ou Não Simplificado.

FIES - Dúvidas frequentes

FIES - Dúvidas frequentes FIES - Dúvidas frequentes Até quando posso solicitar o financiamento? Você pode se inscrever no FIES em qualquer período do ano, sendo que o financiamento é sempre para o semestre letivo. Há um percentual

Leia mais

FIES. O que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? É exigido o ENEM para o FIES?

FIES. O que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? É exigido o ENEM para o FIES? FIES O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições

Leia mais

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento.

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Prezado Aluno Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Atente-se ao seu e-mail e aos informativos no site da PUCPR, Portal

Leia mais

O QUE É O FIES? divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Fase de utilização:

O QUE É O FIES? divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Fase de utilização: O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1 O que é o FIES?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1 O que é o FIES? PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a),

Prezado(a) Aluno(a), Prezado(a) Aluno(a), Esta cartilha irá orientar você sobre como proceder para aderir ao FIES e como realizar o aditamento semestralmente até a conclusão de seu curso. As informações são bem objetivas e

Leia mais

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil)

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) 1 - O QUE É É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 23, 10 DE NOVEMBRO DE 2011

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 23, 10 DE NOVEMBRO DE 2011 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 23, 10 DE NOVEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies. O MINISTRO

Leia mais

EDITAL DE ADITAMENTO DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2011/2º

EDITAL DE ADITAMENTO DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2011/2º EDITAL DE ADITAMENTO DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL 2011/2º Este aditamento refere-se aos contratos efetivados no 1º e 2º semestre de 2010 e 1º semestre de 2011. 1 - DO PROGRAMA O Instituto Mineiro de Educação

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 28, 28 DE DEZEMBRO DE 2012.

PORTARIA NORMATIVA Nº 28, 28 DE DEZEMBRO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a suspensão temporária da utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento

Leia mais

Fies 1º semestre de 2015. Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES

Fies 1º semestre de 2015. Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES Fies 1º semestre de 2015 Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES 1. Acesse o site do SISFIES http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clique em Aditamento de Contrato. Clique aqui para realizar

Leia mais

SABER SOBRE O FIES sem fiador

SABER SOBRE O FIES sem fiador TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FIES sem fiador *De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Unidas pela educação MA LANCK O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante

Leia mais

FIGURA 01 MODELO DE COMUNICADO ENVIADO PELO FNDE FIES

FIGURA 01 MODELO DE COMUNICADO ENVIADO PELO FNDE FIES Circular da CPSA Nº 01/2015 31.01.2015 Caro Estudante, A CPSA - Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento da FACULDADE CENTRO PAULISTA, em cumprimento às suas atribuições determinadas pelo Art 24

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011 (Texto Compilado) Dispõe sobre o aditamento de contratos de financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior Perguntas frequentes 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação

Leia mais

FIES. Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento

FIES. Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento FIES Índice O que é? Benefícios Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador Reembolso Renovação - Aditamento Dilatação de prazo Custos para o aluno Percentual de financiamento

Leia mais

FIES Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento

FIES Índice. O que é? Benefícios. Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador. Reembolso. Renovação - Aditamento FIES Índice O que é? Benefícios Quem pode aderir? Quando o estudante pode se inscrever? Como funciona? Fiador Reembolso Renovação - Aditamento Dilatação de prazo Custos para o aluno Percentual de financiamento

Leia mais

DÁ PARA COMEÇAR A PAGAR A FACULDADE SÓ DEPOIS DE SE FORMAR? Manual

DÁ PARA COMEÇAR A PAGAR A FACULDADE SÓ DEPOIS DE SE FORMAR? Manual DÁ PARA COMEÇAR A PAGAR A FACULDADE SÓ DEPOIS DE SE FORMAR? Manual O QUE É O FIES COMO SE INSCREVER CONFIRA O PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O FINANCIAMENTO PELO FIES CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO PERGUNTAS

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES. DA POLÍTICA DE OFERTA DE FINANCIAMENTO Art. 4º A concessão de financiamento

Leia mais

Manual Operacional de Aditamento de Renovação Semestral do Financiamento. Procedimentos da CPSA. Brasília, Novembro de 2011 Versão 1.

Manual Operacional de Aditamento de Renovação Semestral do Financiamento. Procedimentos da CPSA. Brasília, Novembro de 2011 Versão 1. Manual Operacional de Aditamento de Renovação Semestral do Financiamento Procedimentos da CPSA Brasília, Novembro de 2011 Versão 1.0 I - INTRODUÇÃO Com a edição da Portaria Normativa MEC nº 023, de 10

Leia mais

4 Como faço para me inscrever no FIES?

4 Como faço para me inscrever no FIES? FIES - PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados

Leia mais

TAXA DE JUROS. 3,4% / ano

TAXA DE JUROS. 3,4% / ano FIES O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar um único curso de graduação para estudantes regularmente matriculados

Leia mais

Esgotado o limite os alunos que não conseguiram gravar sua inscrição deverão aguardar o próximo lote para a efetivação dos mesmos procedimentos.

Esgotado o limite os alunos que não conseguiram gravar sua inscrição deverão aguardar o próximo lote para a efetivação dos mesmos procedimentos. Prezado Aluno O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

Guia de Bolsas de Estudo. e Financiamentos Educacionais

Guia de Bolsas de Estudo. e Financiamentos Educacionais Guia de Bolsas de Estudo e Financiamentos Educacionais Guia de Bolsas de Estudo e Financiamentos Educacionais O Objetivo deste guia é fornecer informações específicas sobre as Bolsas de Estudo e Financiamentos

Leia mais

Portaria Normativa n.º 21, de 26 de dezembro de 2014

Portaria Normativa n.º 21, de 26 de dezembro de 2014 Portaria Normativa n.º 21, de 26 de dezembro de 2014 Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC n.º 2, de 31 de agosto de 2008; n.º 1, de 22 de janeiro de 2010; n.º 10, de 30 de abril de 2010; n.º

Leia mais

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES?

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? ThaO que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 ADMINISTRAÇÃO ENFERMAGEM ENGENHARIA CIVIL A inscrição para adquirir o FIES 2015/1 para os cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia Civil será feita exclusivamente pelo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº21, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2014 Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC nº 2, de 31 de agosto de 2008; nº 1, de 22 de janeiro de 2010; nº 10, de 30 de

Leia mais

Quem pode solicitar o FIES na FMU?

Quem pode solicitar o FIES na FMU? O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Em notícias divulgadas nos meios de comunicação o Ministério da Educação informou as mudanças constantes relacionadas ao FIES. Segue abaixo

Leia mais

CARTILHA INFORMATIVA (ENEM, SISU, PROUNI e FIES)

CARTILHA INFORMATIVA (ENEM, SISU, PROUNI e FIES) Logo elaborado pelo aluno do Instituto Eurofarma, João Victor da Silva Anselmo, 1 o. Lugar no Concurso de Desenho. CARTILHA INFORMATIVA (ENEM, SISU, PROUNI e FIES) cartilha enem_instituto Eurofarma (SAIDA).indd

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante ORIENTAÇÕES E PASSO A PASSO Para solicitar o financiamento, o estudante deverá se inscrever pelo sistema informatizado do FIES no endereço eletrônico: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Leia mais

FIESP FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PROJEÇÃO (2015/1)

FIESP FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PROJEÇÃO (2015/1) FIESP FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PROJEÇÃO (2015/1) 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: 1.1. O Financiamento Estudantil Projeção - FIESP é um programa privado de financiamento, desenvolvido pelas Faculdades

Leia mais

Crédito Estudantil Ibmec

Crédito Estudantil Ibmec Crédito Estudantil Ibmec Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que ter uma

Leia mais

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 Secretaria de Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Fies Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 Julho/2015 PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Publicação da Portaria Normativa

Leia mais

ENEM. A Faculdade Projeção aceita a sua nota do Enem como forma de ingresso.

ENEM. A Faculdade Projeção aceita a sua nota do Enem como forma de ingresso. ENEM A Faculdade Projeção aceita a sua nota do Enem como forma de ingresso. O que é o ENEM: O Enem (Exame Nacional Do Ensino Médio) é uma prova que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em

Leia mais

1.3. Sobre as semestralidades a serem custeadas com recursos do FIESP incidirão os descontos de pontualidade previstos à época do pagamento.

1.3. Sobre as semestralidades a serem custeadas com recursos do FIESP incidirão os descontos de pontualidade previstos à época do pagamento. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: 1.1. O Crédito Educativo Estudantil Projeção - FIESP é um programa privado de concessão de crédito estudantil, desenvolvido pelas Faculdades Projeção, destinado a custear

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

KROTON EDUCACIONAL S/A. Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES

KROTON EDUCACIONAL S/A. Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES KROTON EDUCACIONAL S/A Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES Í N D I C E SOBRE O FIES O que é o FIES? 1 Qual o marco legal do FIES? 1 Condições de financiamento 2 Quem pode se candidatar

Leia mais

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies Secretaria de Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Fies Processo seletivo 1º/2016 Dezembro/2015 Processo seletivo 1º/2016 - ETAPAS Publicação de Portaria MEC com as regras Adesão

Leia mais

Dispõe sobre procedimentos para inscrição e contratação de financiamento estudantil.

Dispõe sobre procedimentos para inscrição e contratação de financiamento estudantil. PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES) * MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO Dispõe sobre procedimentos para inscrição

Leia mais

SEMINÁRIO: GESTÃO DE FIES E PROUNI

SEMINÁRIO: GESTÃO DE FIES E PROUNI Expertise Educação SEMINÁRIO: GESTÃO DE FIES E PROUNI Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina - AMPESC Alexandre Mori 2014 FIES X Vocação O Financiamento Estudantil

Leia mais

A Fundação concederá apenas bolsas de estudo integrais (100%).

A Fundação concederá apenas bolsas de estudo integrais (100%). ENEM 1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2014? Do dia 12 de maio até às 23h59 do dia 23 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do Enem

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies

Fundo de Financiamento Estudantil - Fies Secretaria de Superior - Fies Processo Seletivo 2º/2016 Abril/2016 2016-2 Nota Enem Mínimo de 450 pontos. Renda O FNDE fará estudos quanto ao impacto da alteração sobre orçamento de 2016, incluindo estudo

Leia mais

MANUAL DO BOLSISTA Prouni

MANUAL DO BOLSISTA Prouni MANUAL DO BOLSISTA Prouni JANEIRO/2013 Sumário 1. Apresentação 2 2. Coordenação do Prouni na Instituição 3 2.1 Atribuições da coordenação 3 2.2 Coordenador/representante 3 3. Sisprouni 3 4. A bolsa de

Leia mais

FIES Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Visão Geral

FIES Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Visão Geral FIES Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Visão Geral Lucas de Paiva Sassaki 1 Sumário: 1. LEGISLAÇÃO 2. ESTUDANTES 3. CURSOS 4. DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA 5. OPERACIONALIZAÇÃO PELA CEF

Leia mais

INFORMATIVO EDUCAR PROCEDIMENTOS PARA NOVOS CONTRATOS E ADITAMENTOS

INFORMATIVO EDUCAR PROCEDIMENTOS PARA NOVOS CONTRATOS E ADITAMENTOS INFORMATIVO EDUCAR PROCEDIMENTOS PARA NOVOS CONTRATOS E ADITAMENTOS Programação 1. Depois de efetuada a matrícula, a Faculdade informará ao Instituto Educar, a relação dos alunos novos que fizeram adesão

Leia mais

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRIMEIRO SEMESTRE - 2016. São Paulo, 19 de Outubro de 2016.

POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRIMEIRO SEMESTRE - 2016. São Paulo, 19 de Outubro de 2016. POLÍTICA DE DESCONTOS E FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRIMEIRO SEMESTRE - São Paulo, 19 de Outubro de. ÍNDICE Objetivo... 3 Critérios para e manutenção de descontos e financiamento estudantil... 3 Desconto/financiamento...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO Unidades Plano Piloto Asa Norte Guará Samambaia Gama I Gama II Padre Bernardo/GO Ceilândia Recanto das Emas 0800 601 87 87 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PEGAR FILA NÃO TEM FUTURO USE O Unidades Plano Piloto

Leia mais

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU O ENEM Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008

PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008 1 de 7 02/03/2012 12:09 PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre procedimentos de manutenção de bolsas do Programa Universidade para Todos - ProUni pelas instituições de ensino

Leia mais

MANUAL DO BOLSISTA Prouni

MANUAL DO BOLSISTA Prouni MANUAL DO BOLSISTA Prouni MAIO/2011 Sumário 1. Apresentação 2 2. Coordenação do Prouni na Instituição 3 2.1 Atribuições da coordenação 3 2.2 Coordenador/representante 3 3. Sisprouni 3 4. A bolsa de estudo

Leia mais

Edição Numero 62 de 01/04/2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008

Edição Numero 62 de 01/04/2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 Edição Numero 62 de 01/04/2008 PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 31 DE MARÇO DE 2008 (Texto Compilado) Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte 1. FINANCIAMENTOS 1.1. PRAVALER O Crédito Universitário PRAVALER é um programa privado de financiamento de graduação presencial implantado em parceria com instituições

Leia mais

Portaria Interna Nº. 153/15 São Paulo, 29 de abril de 2.015

Portaria Interna Nº. 153/15 São Paulo, 29 de abril de 2.015 Portaria Interna Nº. 153/15 São Paulo, 29 de abril de 2.015 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.015 da Faculdade de Vargem Grande Paulista FVGP. A Diretora da Faculdade

Leia mais

DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial.

DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. BOLSAS E BENEFÍCIOS DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

MANUAL DO BOLSISTA OUTUBRO/2008

MANUAL DO BOLSISTA  OUTUBRO/2008 MANUAL DO BOLSISTA OUTUBRO/2008 Sumário 1. Apresentação 2 2. Coordenação do ProUni na Instituição 3 2.1 Atribuições da coordenação 3 2.2 Coordenador/representante 3 3. SISPROUNI 3 4. A bolsa de estudo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FACULDADE SÃO VICENTE CAPITULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FACULDADE SÃO VICENTE CAPITULO I DO PROGRAMA FACULDADE SÃO VICENTE Mantenedora: Sociedade Educacional e Assistencial da Paróquia de Pão de Açúcar-Al TEL; FAX 82-3624-1862 E - mail: fasvipa@hotmail.com Portaria Nº 1.766/ 01 /11/2006 REGULAMENTO DO

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015(*)

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015(*) Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE 2015(*) Altera dispositivos das Portarias Normativas MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010, nº 10, de 30 de abril de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 (Texto Compilado) Dispõe sobre o Fundo de Financiamento

Leia mais

Edição Número 227 de 21/11/2008 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008

Edição Número 227 de 21/11/2008 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008 Edição Número 227 de 21/11/2008 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre procedimentos de manutenção de bolsas do Programa Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PDE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PDE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PDE 1. OBJETO O Parcelamento Direto Estudantil concedido pelas FACULDADES INTA é um programa de parcelamento de crédito educativo para adesões

Leia mais

R E N OV AÇ Ã O DE M AT R Í C U L A

R E N OV AÇ Ã O DE M AT R Í C U L A y R E N OV AÇ Ã O DE M AT R Í C U L A CURSOS PRESENCIAIS: DE GRADUAÇÃO E TECNOLÓGICOS 1º SEMESTRE DE 2016 Prezado estudante, Com a proximidade do período de renovação de matrículas para o 1º semestre de

Leia mais

EDITAL Nº 01 /2014/FABEL

EDITAL Nº 01 /2014/FABEL EDITAL Nº 01 /2014/FABEL O Presidente da SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PROFESSORA FERNANDA BICCHIERI SOARES, SESPFBS no uso de suas atribuições Estatutárias, RESOLVE: Art. 1º Tornar público o processo de

Leia mais

FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO EDITAL DE MATRÍCULA ALUNOS BOLSISTAS PROUNI 2015.1 VAGAS REMANESCENTES

FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO EDITAL DE MATRÍCULA ALUNOS BOLSISTAS PROUNI 2015.1 VAGAS REMANESCENTES FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO EDITAL DE MATRÍCULA ALUNOS BOLSISTAS PROUNI 2015.1 VAGAS REMANESCENTES O diretor-geral da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, no uso de suas atribuições previstas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 (Texto Compilado) Dispõe sobre o Fundo de Financiamento

Leia mais

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos? Tire suas dúvidas 1. CONHECENDO O FIES 1.1. O que é o Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia

Leia mais

Manual. O que é o CISNE Finan? Como funciona o CISNE Finan? Qual a abrangência do crédito? Quais os benefícios do CISNE Finan?

Manual. O que é o CISNE Finan? Como funciona o CISNE Finan? Qual a abrangência do crédito? Quais os benefícios do CISNE Finan? Manual O que é o CISNE Finan? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias da CISNE que possibilita ao aluno regularmente matriculado pagar 50% da mensalidade durante seus

Leia mais

SUA EMPRESA CONVÊNIADA COM A UNICAMPO

SUA EMPRESA CONVÊNIADA COM A UNICAMPO SUA EMPRESA CONVÊNIADA COM A UNICAMPO Objetivo: Incentivar a busca do ensino superior através de descontos ofertados pelo convênio estudantil UNICAMPO, que objetiva conveniar empresas, independente de

Leia mais

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 Pág. 1 SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 A Secretária Geral, no uso de suas atribuições, e por ordem do Diretor Executivo da Faculdade Católica

Leia mais

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem?

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem? FIES + P ROUNI A UNA, uma Instituição que faz diferença no tempo e no espaço que está inserida, que participa da comunidade e sabe da sua importância na formação de profissionais e de cidadãos, oferece

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, 1º DE FEVEREIRO DE 2012

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, 1º DE FEVEREIRO DE 2012 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, 1º DE FEVEREIRO DE 2012 Dispõe sobre a cobrança pelas instituições de ensino superior dos valores de encargos educacionais no âmbito do Programa Universidade

Leia mais

Fundo de Financiamento Estudantil Fies

Fundo de Financiamento Estudantil Fies Fundo de Financiamento Estudantil Fies Fies Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 Fundo de natureza contábil, destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011 Assunto: Altera a Resolução CEPE nº 96/2008, que dispõe sobre matrículas no Centro Universitário UNA. O Presidente

Leia mais

BOLSAS E BENEFÍCIOS PROGRAMA ESPECIAL DE GRATUIDADE PARCIAL GRUPO FAMILIAR

BOLSAS E BENEFÍCIOS PROGRAMA ESPECIAL DE GRATUIDADE PARCIAL GRUPO FAMILIAR BOLSAS E BENEFÍCIOS DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PPDE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PPDE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO DIRETO ESTUDANTIL - PPDE 1. OBJETO O objeto deste regulamento é a concessão d e Parcelamento Direto Estudantil concedido pelas FACULDADES INTA, que é um programa

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIes do IESB? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias

Leia mais

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes,

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes, TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ Estimados Estudantes, Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição durante o período

Leia mais

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas.

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas. Perguntas frequentes: 1) Quais os dias de prova do Vestibular Univale 2016? Você pode escolher qual o melhor dia para fazer as provas do Vestibular Univale 2016. 28 de novembro de 2015 (sábado), das 15

Leia mais

R E N OV AÇ Ã O D E M AT R Í C U L A

R E N OV AÇ Ã O D E M AT R Í C U L A y Secretaria Acadêmica R E N OV AÇ Ã O D E M AT R Í C U L A CURSOS PRESENCIAIS: DE GRADUAÇÃO E TECNOLÓGICOS 1º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante: Aproxima-se o período de renovação de matrícula para

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS INSTITUCIONAIS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS INSTITUCIONAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS INSTITUCIONAIS Cria o Programa Institucional de Bolsas de Graduação e Pós Graduação no âmbito da Faculdade de Castanhal, estabelece normas para concessão e dá outras providências.

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

Perguntas Frequentes 2014.1

Perguntas Frequentes 2014.1 3) Quais são os cursos que a Faceq oferece? Perguntas Frequentes 2014.1 1) O que é a Faculdade Eça de Queirós? A Faculdade Eça de Queirós está localizada no município de Jandira SP e foi autorizada a funcionar

Leia mais

Prouni Histórico i e perspectivas

Prouni Histórico i e perspectivas Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria i de Políticas e Programas de Graduação Prouni Histórico

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR ATO nº 0552 de 17 de dezembro de 2007. Disciplina o funcionamento do Sistema de Matrícula através da Internet e dá outras providenciais. O REITOR DA

Leia mais

Palavras-chaves: FIES; Acadêmico; Faculdade; Questionário.

Palavras-chaves: FIES; Acadêmico; Faculdade; Questionário. ADESÃO AO FIES: ESTUDO COM ACADÊMICOS DA FACULDADE FATECIE 1 ANE CAROLINE FERREIRA AMARAL 2 DÉBORA SOUZA DA SILVA DE CAMARGO 3 VICTOR VINICIUS BIAZON 4 RESUMO: O FIES (financiamento estudantil) é um programa

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 07/2014. Regulamenta o Programa Institucional De Descontos Financeiros - PIDF da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi)

RESOLUÇÃO nº 07/2014. Regulamenta o Programa Institucional De Descontos Financeiros - PIDF da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi) Regulamenta o Programa Institucional De Descontos Financeiros - PIDF da Faculdade Fucapi (Instituto de Ensino Superior Fucapi) O Presidente do CONSUP, no uso de suas atribuições regimentais, artigo 8 inciso

Leia mais

O Presidente da FEMM e o Reitor do Centro Universitário de Sete Lagoas, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas,

O Presidente da FEMM e o Reitor do Centro Universitário de Sete Lagoas, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas, RESOLUÇÃO CONJUNTA DO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS E DA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS Nº 001/2011, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2011 O Presidente da FEMM e o Reitor do

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 FINANCIAMENTOS INSTITUCIONAIS 1.Financiamentos Externos 1.1 Financiamento Estudantil FIES Financiamento do Governo Federal, para os alunos que desejam cursar a Faculdade, mas não têm condições

Leia mais