UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UM QUADRICOPTERO PARA APLICAÇÕES REFERENTES AO CLIMA DE UMA ÁREA CULTIVADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UM QUADRICOPTERO PARA APLICAÇÕES REFERENTES AO CLIMA DE UMA ÁREA CULTIVADA"

Transcrição

1 UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UM QUADRICOPTERO PARA APLICAÇÕES REFERENTES AO CLIMA DE UMA ÁREA CULTIVADA TEIXEIRA, Bruno Eduardo bruno.eduardo@usp.br CHIACCHIO, Sinon professorsimon@ig.com.br OLIVEIRA, Marcelo Eduardo meoli@usp.br; TECH, Adriano Rogério adriano.tech@usp.br Resumo: Atualmente, pode-se observar o crescente aumento de estudos tecnológicos em diversos campos e em especial na cadeia produtiva do agronegócio, com a aplicação de tecnologias de monitoramento e de controle de ambientes, que vem agregando inovações e descobertas das diversas áreas tecnológicas aplicadas. O presente estudo tem como objetivo fazer uma breve análise sobre o desenvolvimento, a aplicação e o funcionamento de um veículo aéreo não tripulado (VANT), de asa rotativa do tipo quadricoptero, mais conhecido popularmente como drone. A metodologia a ser utilizada para a obtenção das imagens e, consequentemente, informações serão realizadas por meio de voos controlados remotamente. E como resultado da obtenção das imagens espera-se auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, em relação aos cultivos, manejo de animais e no controle de pragas. Palavras-chave: Tecnologia; Asas Rotativas; Quadricoptero; Clima. Abstract: Nowadays, the increasing number of technological studies can be noticed in several fields, and especially in the agribusiness production chain with the application of monitoring technology and control environments, which has been adding innovations and discoveries of different technological areas applied. This study aims to make a short analysis of the development, implementation and operation of an unmanned aerial vehicle (UAV) rotary wing quadricoptero better known popularly as type drone. The methodology to be used to obtain the images, and thus information is performed by means of remotely controlled flights. And as a result of obtaining the images expected to assist managers in making decisions with respect to crops, animal management and pest control. Key-Words: Technology; Rotating wings; Quadricoptero; Climate.

2 INTRODUÇÃO O estudo sobre o uso de tecnologias aplicadas nos últimos anos vem colaborando com as diversas áreas do conhecimento e, entre elas a utilização dos Vants como uma ferramenta de apoio e operacionalidade tem trazido vantagens e auxiliado os gestores no processo de tomada de decisão, além de propiciar o próprio aprimoramento da tecnologia em uso. Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) são pequenas aeronaves, sem qualquer tipo de contato físico direto, capazes de executar diversas tarefas, tais como monitoramento, reconhecimento tático, vigilância e mapeamento entre outras. Porém, os VANT s têm limitações em termos de capacidade de carga a bordo e condições climáticas. Se equipados com equipamentos de transmissões de dados, são capazes de transmitir, em tempo real, os dados recolhidos (MEDEIROS, 2007). Em se tratando da aquisição e posterior análise de imagens, os VANTs tem apresentado grande eficiência, fato que será utilizado para a finalidade desde estudo. Sua aplicação na área agrícola e em missões de reconhecimento vem sendo favorecida e facilitada pelo atual estágio de desenvolvimento tecnológico, principalmente pela redução do custo e do tamanho dos equipamentos e pela necessidade de otimização da produção (MEDEIROS, 2007). Pensando em Brasil, esta tecnologia ainda é muito recente, mas se apresenta com forte potencial de crescimento e também está em alta dentro do meio acadêmico em vários estudos e aplicações, coisa que já acontece com muita frequência em países com alto índice de desenvolvimento. As pesquisas nessa área, no Brasil, ainda são muito recentes e os principais trabalhos com Veículos Aéreos Não Tripulados têm como escopo as aplicações civis, como vigilância policial de áreas urbanas e de fronteira, inspeções de linhas de transmissão de energia, monitoramento, atividades áreas agrícolas, acompanhamento de safra, controle de pragas e de queimadas (MEDEIROS, 2007). Observado esse crescimento tanto em desenvolvimento de tecnologia quanto em estudos acadêmicos, analisou-se a possibilidade de aplicação desse tipo de sistema para a análise do clima em determinadas áreas de plantio. Conforme os estudos de Favarin et al. (2013), onde o autor cita a evolução da utilização dos VANTs para a obtenção de imagens a serem utilizadas para mapeamento de áreas com um valor benefício bem maior quando comparadas aos sistemas convencionados. O objetivo deste trabalho é demonstrar a viabilidade e o desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado, de custo acessível para a obtenção de imagens, que propiciará uma análise e um reconhecimento de aérea degradadas, propiciando assim, uma interferência imediata por parte dos gestores responsáveis pela operacionalidade da atividade em questão. METODOLOGIA O trabalho teve seu início com a montagem do veículo aéreo não tripulado, do tipo quadricoptero, também muito utilizado popularmente como drone. A estrutura utilizada como

3 plataforma do veículo não tripulado é do tipo frame f450, com uma estrutura de 450 mm de comprimento, conforme pode ser observada nafigura 1. Figura 1: Frame F450. Foi utilizado como propulsor para o veículo quatro motores da marca Dji, com as características 2212/920 kv, que de acordo com Robomart (2015). O motor possui um peso de 53 gramas, uma potência máxima de 370 W e possui 920 rotações por volt (rpm/v), sendo recomendado a utilização do electronic speed control (ESC) de 30 A, ideal para a utilização de baterias do tipo de Lithium-Polímero (Lipo), de 2 a 3 células (2S 3S) (Figura 2). Figura 2: Motor. O ESC tem a finalidade de controlar a quantidade de potência que será fornecida da bateria para o motor. Segundo Magalhães (2011) é importante verificar a corrente máxima que chega até o ESC, sendo que está corrente deve ser de aproximadamente 40%, acima do previsto para o motor. O ESC utilizado pode ser observado por meio da Figura 3.

4 Figura 3: ESC. A bateria pode ser considerada um dos itens mais importantes, já que é a fonte de alimentação de todo o sistema VANT. De acordo, como os estudos de Magalhães (2011), as mais modernas baterias são as de 3 células (3S), com uma tensão de 11,1 V, sendo uma das melhores opções em termo de preço e peso, sendo adequadas para quase todos os tipos de aeromodelos utilizados atualmente. O equipamento que está sendo utilizado como fonte de alimentação da plataforma fonte é do tipo 4 células (4S), com tensão de alimentação de 14,8 V e, segundo os relatos do Drone Brasil (2016), possui tamanho de 162 x 46 x 29 mm e um peso total de 488 gramas (Figura 4). Figura 4: Bateria. O arducopter será utilizado para o controle da decolagem e do pouso, quando o sistema estiver funcionando no modo de voo autônomo, sendo também responsável pela estabilização do voo para uma melhor qualidade na obtenção das imagens (Figura 5)

5 Figura 5: Arducopter. O Global Positioning System (GPS) também conhecido como sistema de posicionamento global é o responsável por localizar o drone para que o mesmo possa realizar as tarefas programadas, quando o sistema estiver no modo autônomo de voo. Esse sistema pode ser observado na Figura 6. Figura 6: GPS. O que kit para aquisição das imagens é constituído da câmera, do sistema de transmissão da imagem, do sistema de recepção das imagens e também de um visor no qual traz também informações das condições do voo, como altitude, velocidade e consumo de bateria, conforme pode ser visto na Figura 7. Figura 7: Kit câmera.

6 Para uso do piloto será utilizado um rádio controle da marca Turnigy de seis canais e será responsável pelo controle do drone quando este for utilizado no modo remoto de controle. O rádio pode ser observado na Figura 8. Figura 8: Rádio. Depois de demonstrada todas as partes que compõe o veículo aéreo não tripulado, finalizou-se a montagem do sistema e deu-se início as atividades de teste em campo sobre o comportamento do drone em diversas condições de voo. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os testes foram realizados em diversos dias, sempre com os voos sendo realizados no período da tarde em condições diversas, mas sempre em condições de tempo claro e limpo em algumas possibilidades com ventos mais fortes. O primeiro teste foi realizado ainda com o sistema no chão, somente para testar o funcionamento dos motores e dos sistemas de comando, assim como a posição das hélices e sistema GPS. A principal característica a ser estudada no segundo teste foi para observar o comportamento do drone em condições favoráveis de voo e se o mesmo apresentava algum tipo de dificuldade ou deficiência para a realização da atividade esperada. Com a finalidade de analisar o comportamento da bateria e também a sua influência com relação ao tempo de duração para um voo. Sendo neste dia realizado dois diferentes tipos de análise, onde o primeiro deles foi feito com uma bateria de 2200 mah, que suportou naquele dia um voo de aproximadamente 11 minutos de duração, já numa segunda etapa foi utilizado uma bateria de 5000 mah, cujo resultado foi bem maior que o anterior aproximadamente 18 minutos de duração de voo. Para o quarto teste realizado em dia de tempo claro e limpo, porém com ventos fortes o comportamento do sistema não foi satisfatório, mesmo com o sistema de estabilização ativado, pois o consumo de bateria foi muito alto e consequentemente, o tempo de voo foi muito pequeno. Já o quinto teste foi realizado com o objetivo de analisar a melhor posição da câmera de visualização e obtenção das imagens. As imagens foram obtidas durante a realização do sexto teste, com o objetivo de analisar o comportamento do drone para a obtenção de imagens para que, em uma próxima etapa, se possa utilizar as imagens para um estudo mais detalhado sobre a área em observação. As Figuras 9 e 10 ilustram as imagens coletadas pelo Vant.

7 Figura 9: Vista próxima da plantação. Figura 10: Vista ampla da plantação. Através dos testes realizados e com as imagens obtidas, pode-se observar a importância da implantação e utilização de novas tecnologias em apoio as análises que podem ser feitas através das imagens obtidas. Assim sendo, fica constatado que a utilização do drone tem muito a contribuir para os estudos das diversas áreas do conhecimento, podendo ser acrescentados alguns novos componentes eletrônicos para que se possa realizar outras análises, de acordo com a necessidade do gestor em relação ao objeto de estudo. CONCLUSÃO De acordo, com os resultados analisados durante o desenvolvimento da pesquisa e com os testes realizados com os voos em campo, pode-se afirmar que o resultado obtido é satisfatório e plausível sobre o ponto de vista da utilização de veículos aéreos para este tipo de análise e estudo, destacando ainda que pode ser incrementado com a implantação de novos equipamentos como, por exemplo, sensores para a realização de novos estudos. Vale ressaltar a qualidade da obtenção das imagens, pois elas são feitas com o sistema pairado no ar, e com uma boa qualidade, facilitando os estudos da área a ser observada.

8 Assim, de maneira geral, o objetivo do trabalho foi atingido, onde o sistema desenvolvido mostrou-se eficiente para a atividade fim proposta. REFERÊNCIAS Drone Brasil Classifácil. acesso em 20 de agosto de FAVARIN, J. A. S.; PEREIRA, R. S.; PEGORARO, A. J.; LIPPERT, D. B. Obtenção de fotografias aéreas de um povoamento de Pinus taeda L. com o VANT Microdrone MD In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 16. (SBSR)., 2013, Foz do Iguaçu. Anais... São José dos Campos: INPE, p DVD, Internet. ISBN (Internet), (DVD). Disponível em: < Acesso em: 29 jul HOMA, Jorge. Aerodinâmica e Teoria de Voo: Noções Básicas. 30. ed. São Paulo: Asa - Edições e Artes Gráficas Ltda, p. MAGALHÃES, Alexandre Costa. Aeromodelismo elétrico básico Disponível em: < Acesso em: 22 mai MEDEIROS, Fabrício Ardais et al. Utilização de um veículo aéreo não-tripulado em atividades de imageamento georeferenciado. Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 8, p , nov MEDEIROS, Fabricio Ardais. Desenvolvimento de um Veículo Aéreo Não Tripulado para Aplicação em Agricultura de Precisão f. Dissertação (Mestrado) - Univresidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Robomart. acesso em 20 de agosto de 2016.

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO Demonstração e apresentação do voo de um veículo de multirotor.

VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO Demonstração e apresentação do voo de um veículo de multirotor. ESTADO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS ENSINO MÉDIO INTEGRADO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM INFORMÁTICA JADER JOSÉ DA SILVA WESLEY MARQUES DE OLIVEIRA VEÍCULO

Leia mais

USO DE VANT S PARA MONITORAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

USO DE VANT S PARA MONITORAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL USO DE VANT S PARA MONITORAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Andressa de Souza Barreto¹, Felipe Freire Silva², Iran Carlos Caria Sacramento³, Tanmires Souza Pina Santos 4 1Graduando em Engenharia Civil, UNIME,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO TOPOGRÁFICA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES A PARTIR DE VEÍCULOS ÁEREOS NÃO TRIPULADOS

CARACTERIZAÇÃO TOPOGRÁFICA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES A PARTIR DE VEÍCULOS ÁEREOS NÃO TRIPULADOS CARACTERIZAÇÃO TOPOGRÁFICA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES A PARTIR DE VEÍCULOS ÁEREOS NÃO TRIPULADOS Antonio Juliano Fazan Setor de Geotecnologias Aplicadas CGPLAN/DPP Sumário Conceitos e Definições

Leia mais

DGCTV. imagens aereas

DGCTV. imagens aereas DGCTV imagens aereas www.dgctv.com.br A DGCTV é uma empresa fundada na cidade de Atibaia especializada no desenvolvimento de soluções em imagens aéreas e consultoria em multimotores. Com foco em captação

Leia mais

IVANT - INTELIGÊNCIA PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS 1. Marcos Sulzbach Morgenstern 2, Gerson Battisti 3.

IVANT - INTELIGÊNCIA PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS 1. Marcos Sulzbach Morgenstern 2, Gerson Battisti 3. IVANT - INTELIGÊNCIA PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS 1 Marcos Sulzbach Morgenstern 2, Gerson Battisti 3. 1 Projeto de Pesquisa ivant - Inteligência para Veículos Aéreos Não Tripulados 2 Bolsista PIBIC/CNPq,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: ENGENHARIA RURAL IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) EGR1045 VANTS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS (2-2)

Leia mais

EagleVision EagleVision EagleVision Funções Básicas

EagleVision EagleVision EagleVision Funções Básicas Os Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV/Drones) EagleVision foram desenvolvidos para ajudar na Vigilância Pública Aérea e efetuar Levantamento Topográfico, Acompanhamento de obras, Monitoramento Industrial,

Leia mais

CATÁLOGO MTB SAE M A R C H 2 0, # M T B S A E

CATÁLOGO MTB SAE M A R C H 2 0, # M T B S A E CATÁLOGO 2017 MTB SAE M A R C H 2 0, 2 0 1 7 # M T B S A E MTB-MG22 O MTB-MG22 é uma alternativa eficiente para aplicações de imageamento e aplicação de agentes biológicos, que conta com estrutura resistente

Leia mais

VANT: Um estudo sobre a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado na agricultura de precisão

VANT: Um estudo sobre a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado na agricultura de precisão ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 24) Año 2017. Pág. 5 VANT: Um estudo sobre a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado na agricultura de precisão UAV: A study

Leia mais

WOCCES 2017 Concepção de Uma Plataforma de VANT de Baixo Custo para Uso em Pesquisas

WOCCES 2017 Concepção de Uma Plataforma de VANT de Baixo Custo para Uso em Pesquisas WOCCES 2017 Concepção de Uma Plataforma de VANT de Baixo Custo para Uso em Pesquisas Ricardo Maroquio Bernardo, Luis C. B. da Silva, Paulo F. F. Rosa ricardo.maroquio@ifes.edu.br, luis.silva@cefet-rj.br,

Leia mais

Drones, modelos, usos e aplicações. Ailson Brito Santos Benedito José Santos Luciano Lisboa

Drones, modelos, usos e aplicações. Ailson Brito Santos Benedito José Santos Luciano Lisboa Drones, modelos, usos e aplicações Ailson Brito Santos Benedito José Santos Luciano Lisboa Apresentação Palestrantes O site de projetos benejsan (www.benejsan.com.br) O Grupo de desenvolvimento de software

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP GABRIEL CESAR ROSA FERREIRA MATHEUS OLIVEIRA DOURADO PROTÓTIPO DE UM QUADRICÓPTERO CARREGADO A ENERGIA SOLAR

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP GABRIEL CESAR ROSA FERREIRA MATHEUS OLIVEIRA DOURADO PROTÓTIPO DE UM QUADRICÓPTERO CARREGADO A ENERGIA SOLAR 0 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP GABRIEL CESAR ROSA FERREIRA MATHEUS OLIVEIRA DOURADO PROTÓTIPO DE UM QUADRICÓPTERO CARREGADO A ENERGIA SOLAR SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2017 1 GABRIEL CESAR ROSA FERREIRA MATHEUS

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE VANT PARA OBTENÇÃO DE IMAGENS FOTOGRAMÉTRICAS

ESTRUTURAÇÃO DE VANT PARA OBTENÇÃO DE IMAGENS FOTOGRAMÉTRICAS ESTRUTURAÇÃO DE VANT PARA OBTENÇÃO DE IMAGENS FOTOGRAMÉTRICAS Matheus Augusto PEREIRA 1 ; Mosar F, BOTELHO 2 ; João Carlos B. REBERTE 3 RESUMO Os deslizamentos de terra no mundo inteiro têm causado grandes

Leia mais

Vant: Um estudo sobre a utilização de Veículo Aéreo não Tripulado na Agricultura de Precisão.

Vant: Um estudo sobre a utilização de Veículo Aéreo não Tripulado na Agricultura de Precisão. CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues [1] TEIXEIRA, Bruno Eduardo [2] TECH, Adriano Rogério Bruno [3] CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues; TEIXEIRA, Bruno Eduardo; TECH, Adriano Rogério Bruno. Vant: Um

Leia mais

CARDOSO, H. Excelência no campo. Boletim Informativo do Sistema FAEP, n. 1282, p. 4-7, Nov

CARDOSO, H. Excelência no campo. Boletim Informativo do Sistema FAEP, n. 1282, p. 4-7, Nov Atualmente, diversas configurações de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) são aplicados em setores como Defesa, Segurança Pública, Urbanismo, Climatologia, Agricultura e Pecuária, em especial, na pecuária

Leia mais

TECNOLOGIA AGRÍCOLA.

TECNOLOGIA AGRÍCOLA. Page 1 of 6»IDEANEWS - Matérias TECNOLOGIA AGR. - Uso de imagens aéreas no... HOME SEÇÕES PRODUTOS & SERVIÇOS EVENTOS ESTATÍSTICAS CONHEÇA-NOS CONTATOS TECNOLOGIA AGRÍCOLA Todos os Direitos Reservados

Leia mais

Abordagem do uso de DRONE DJI PHANTOM para inspeções de engenharia - Modulo1

Abordagem do uso de DRONE DJI PHANTOM para inspeções de engenharia - Modulo1 Abordagem do uso de DRONE DJI PHANTOM para inspeções de engenharia - Modulo1 Conhecimentos básicos do uso de drones para acompanhamento de obras, plantas industriais, tubulações e estruturas de engenharia.

Leia mais

ALTURA DE VOO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS EM CAMPO AGRÍCOLA UTILIZANDO VEÍCULO AÉREO NÃO-TRIPULADO

ALTURA DE VOO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS EM CAMPO AGRÍCOLA UTILIZANDO VEÍCULO AÉREO NÃO-TRIPULADO ALTURA DE VOO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS EM CAMPO AGRÍCOLA UTILIZANDO VEÍCULO AÉREO NÃO-TRIPULADO Hebert Patrick Gonçalves Gomes (1), José Marcos Garrido Beraldo (2) RESUMO Atualmente a utilização de

Leia mais

Drones. Futuro certo dentro da Agricultura. Tiago Silveira Hauagge Field Agronomist PR4 / PR3 /PY

Drones. Futuro certo dentro da Agricultura. Tiago Silveira Hauagge Field Agronomist PR4 / PR3 /PY Drones Futuro certo dentro da Agricultura Tiago Silveira Hauagge Field Agronomist PR4 / PR3 /PY Tiago.hauagge@pioneer.com Agenda Histórico dos Drones; Modelos disponíveis no mercado; Modelos de câmeras

Leia mais

DRONES POTENCIALIDADES E DESAFIOS

DRONES POTENCIALIDADES E DESAFIOS DRONES POTENCIALIDADES E DESAFIOS Perguntas Iniciais O que são drones? Qual o status da legislação brasileira sobre o tema? Quais as potencialidades (possíveis mercados)? Quais são os desafios (tecnológicos

Leia mais

Utilização de Drones em Avaliações e Perícias.

Utilização de Drones em Avaliações e Perícias. Eng. FERRÚCIO KOCHINSKI AGOSTO 2017 Utilização de Drones em Avaliações e Perícias. Fonte:http://dhidrone.com.br Currículo Graduado em Engenharia Cartográfica pela UFPR-1986; Desde 2008, atua como Consultor

Leia mais

Faça seu negócio decolar com Drones!

Faça seu negócio decolar com Drones! Faça seu negócio decolar com Drones! AGENDA A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE DRONES REGULAMENTAÇÃO APLICAÇÃO NOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS SOLUÇÃO DE INVENTÁRIO INDOOR EVOLUÇÃO DO MERCADO DE DRONES Exterior: Mercado

Leia mais

XXIV SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 22 a 25 de outubro de 2017 Curitiba - PR

XXIV SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 22 a 25 de outubro de 2017 Curitiba - PR XXIV SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CB/GLT/01 22 a 25 de outubro de 2017 Curitiba - PR GRUPO - III GRUPO DE ESTUDO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO - GLT UTILIZAÇÃO DE

Leia mais

O Estado como Operador de RPAs Aquisição e Operações

O Estado como Operador de RPAs Aquisição e Operações O Estado como Operador de RPAs Aquisição e Operações CENTRO DE MODERNIZAÇÃO, PROCESSOS E PROJETOS O DEPARTAMENTO Finalidade (Missão) Coordenar e executar as atividades de tecnologia da informação e telecomunicações,

Leia mais

DRONES. Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

DRONES. Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS DRONES Jiyan Yari 0000001 Drone ou VANT, ou ambos? Veículos com processo

Leia mais

PLATAFORMA EXPERIMENTAL PARA ENSAIO DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS 1

PLATAFORMA EXPERIMENTAL PARA ENSAIO DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS 1 PLATAFORMA EXPERIMENTAL PARA ENSAIO DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS 1 Elisiane Pelke Paixão 2, Luis Fernando Sauthier 3, Manuel Martin Pérez Reimbold 4, Airam Teresa Zago Romcy Sausen 5, Paulo Sergio Sausen

Leia mais

Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos.

Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos. B7 The Beagle Embarcação de Superfície Não Tripulada (USV) Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos. A B-7 é uma embarcação

Leia mais

Desenvolvimento de algoritmos de controle para o uso em quadricópteros com aplicações em enxames de robôs

Desenvolvimento de algoritmos de controle para o uso em quadricópteros com aplicações em enxames de robôs Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 2, Número 1, 2016 Desenvolvimento de algoritmos de controle para o uso em quadricópteros com aplicações em enxames de robôs Souza, D. A. B. Escola Politécnica

Leia mais

Realização. Apoio. Patrocínio

Realização. Apoio. Patrocínio Realização Apoio Patrocínio Inspeção de Linhas de Transmissão e Oleodutos Utilizando VANTs Eng. Me. Giovani Amianti São José dos Campos 28 de Outubro de 2010 Agenda A Aplicação A necessidade do setor de

Leia mais

Luciano Fucci.

Luciano Fucci. Luciano Fucci www.tecnodrone.com.br AEROLEVANTAMENTOS Visão Geral O que preciso saber para fazer aerolevantamento com Drones? www.tecnodrone.com.br AEROLEVANTAMENTO COM DRONES Um conjunto de operações

Leia mais

"A TECNOLOGIA DOS DRONES" por Luciano Cardoso Fucci

A TECNOLOGIA DOS DRONES por Luciano Cardoso Fucci "A TECNOLOGIA DOS DRONES" por Luciano Cardoso Fucci Introdução... A Origem... Aplicações e os Movimentos do Mercado... Categorizando Drones... Entendendo como funciona um Drone... Detalhando as partes

Leia mais

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013 SISTEMA DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS SIVANT - PARA INSPEÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO J. F. A. G. Wavrik* G. J. Adabo** H. B. Foresti*** G. F. Amaral** A. S. R. de Oliva ** L. G. P. Vicente** *Companhia

Leia mais

Sistema Remoto para Monitoramento de Rodovias. VANTRod

Sistema Remoto para Monitoramento de Rodovias. VANTRod Sistema Remoto para Monitoramento de Rodovias VANTRod PROPOSTA - Monitoramento de rodovias empregando Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT); - Enquanto em voo software embarcado capta imagens georreferenciadas;

Leia mais

Desenvolvimento de uma Aeronave VTOL de Baixo Custo do Tipo Quadrirrotor

Desenvolvimento de uma Aeronave VTOL de Baixo Custo do Tipo Quadrirrotor Desenvolvimento de uma Aeronave VTOL de Baixo Custo do Tipo Quadrirrotor Michael Klug1, João Vithor Driessen2 1 Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE FALHAS EM CANA-DE-AÇÚCAR POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT)

LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE FALHAS EM CANA-DE-AÇÚCAR POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE FALHAS EM CANA-DE-AÇÚCAR POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) Luis Fernando Sanglade Marchiori 1, Hedio Manzano Trevisan 2, Marcos Silveira Bernardes 3 RESUMO Falhas em cana-de-açúcar

Leia mais

TÍTULO: DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPA)

TÍTULO: DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPA) TÍTULO: DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPA) CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

Sky Climber. Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR MANUAL DE INSTRUÇÕES

Sky Climber. Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR MANUAL DE INSTRUÇÕES NINE EAGLES Sky Climber Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR Envergadura: Comprimento: Peso em ordem de voo: Motor: Bateria de bordo: 2008 mm 1210 mm 950 a 970 g 2835 1050KV LiPo 11,1V

Leia mais

DRONES. Aeromodelo com rádio controle ou de controle remoto

DRONES. Aeromodelo com rádio controle ou de controle remoto DRONES Aeromodelo com rádio controle ou de controle remoto O que é DRONE? O que é DRONE? Veículo voador não tripulado ou aeronave sem piloto embarcado. Originalmente - grandes aviões militares não tripulados

Leia mais

Utilização de Drones na Fiscalização de Obras Públicas. Júlio Uchoa C. Neto TCE-PB

Utilização de Drones na Fiscalização de Obras Públicas. Júlio Uchoa C. Neto TCE-PB Utilização de Drones na Fiscalização de Obras Públicas Júlio Uchoa C. Neto TCE-PB Utilização de Drones na Fiscalização de Obras Públicas Objetivo: Apresentar as principais possibilidades advindas da utilização

Leia mais

EBOOK INTRODUÇÃO AO USO DE

EBOOK INTRODUÇÃO AO USO DE EBOOK INTRODUÇÃO AO USO DE VANTS NA INDÚSTRIA MINERADORA INTRODUÇÃO AO USO DE VANTS NA INDÚSTRIA MINERADORA E B O O K D I S T R I B U I D O P O R H O R U S A E R O N AV E S LT D A T O D O S O S D I R E

Leia mais

Tecnologias Drones Aplicadas a Inspeção e Monitoramento de Estruturas

Tecnologias Drones Aplicadas a Inspeção e Monitoramento de Estruturas Tecnologias Drones Aplicadas a Inspeção e Monitoramento de Estruturas Eng. Luiz Dalbelo Novembro, 2016 VANT? Drone? RPAS? Qual nomenclatura utilizar? Portabilidade Muito leve, apenas 630g. Asas removíveis.

Leia mais

Treinamento do produto

Treinamento do produto Treinamento do produto Catálogo 1. Visão geral 2. Aparência 3. Principais argumentos de venda 4. Argumentos de venda gerais 5. Vantagens do produto Visão geral Tello é um drone de valor acessível equipado

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA MP-272: CONTROLE E NAVEGAÇÃO DE MULTICÓPTEROS I. INTRODUÇÃO Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de Mecatrônica

Leia mais

POTENCIAL DE USO DE VANTs PARA O SETOR SUCROENERGÉTICO

POTENCIAL DE USO DE VANTs PARA O SETOR SUCROENERGÉTICO POTENCIAL DE USO DE VANTs PARA O SETOR SUCROENERGÉTICO Eduardo Moré de Mattos Arthur Vrechi 4tree agroflorestal 1 Arthur Vrechi Engenheiro Florestal (ESALQ/USP) Geotecnologias e Planejamento Florestal

Leia mais

ESTUDO SOBRE O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA MAPEAMENTO AÉREO COM FINS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS VIÁRIOS

ESTUDO SOBRE O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA MAPEAMENTO AÉREO COM FINS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS VIÁRIOS ESTUDO SOBRE O USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA MAPEAMENTO AÉREO COM FINS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS VIÁRIOS Aluno: Igor de Carvalho Almeida Orientador: Prof. MSc. Glauber Carvalho Costa CURSO:

Leia mais

Estimativa de Posição 3D de Obstáculos para VANTs

Estimativa de Posição 3D de Obstáculos para VANTs Estimativa de Posição 3D de Obstáculos para VANTs Rodolfo Barros Chiaramonte, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Institute of Mathematics and Computing Sciences (ICMC) University of São Paulo (USP),

Leia mais

Sistema VANT. Projecto MASP

Sistema VANT. Projecto MASP Sistema VANT Projecto MASP 2004-2005 Outline Introdução Fases do projecto Systems engineering Requisitos do utilizador Formação equipas (empresas projecto) Avaliação 2 Projecto Veículo áereo não tripulado

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DRONES APLICADOS À AGRICULTURA DE PRECISÃO. Palestrante: Eng. Vinícius Calou

UTILIZAÇÃO DE DRONES APLICADOS À AGRICULTURA DE PRECISÃO. Palestrante: Eng. Vinícius Calou UTILIZAÇÃO DE DRONES APLICADOS À AGRICULTURA DE PRECISÃO Palestrante: Eng. Vinícius Calou APRESENTAÇÃO Utilização de Drones aplicados à agricultura de precisão PALESTRANTE Eng. Agr. Vinícius Bitencourt

Leia mais

DRONES PARA DRONES PARA ENGENHARIA INFRAESTRUTURA E UTILITIES

DRONES PARA DRONES PARA ENGENHARIA INFRAESTRUTURA E UTILITIES DRONES PARA DRONES PARA ENGENHARIA INFRAESTRUTURA E UTILITIES A palestrante Raquel Molina Diretora Executiva da Futuriste Pós-graduada em Governança de TI pela Mackenzie; Graduada em TI com Ênfase em Gestão

Leia mais

VANT O Uso na Agricultura de Precisão

VANT O Uso na Agricultura de Precisão VANT O Uso na Agricultura de Precisão Conceituação De acordo com acircular de Informações Aeronáuticas AIC N21/10, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), define que: É um veículo aéreo projetado

Leia mais

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DE PROTÓTIPOS VANTS MULTIROTORES

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DE PROTÓTIPOS VANTS MULTIROTORES ESTUDO E DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DE PROTÓTIPOS VANTS MULTIROTORES Andressa dos Santos Passos (Aluna IC-Jr), Fernando Barros da Silva Filho (Orientador) CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Avaliar o estado da floresta ao olhá-la por cima

Avaliar o estado da floresta ao olhá-la por cima Avaliar o estado da floresta ao olhá-la por cima Pragas e doenças emergentes em sistemas florestais ISA, 8 junho 2017 Paula Soares Centro de Estudos Florestais Instituto Superior de Agronomia Avaliar o

Leia mais

Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR MANUAL DE INSTRUÇÕES

Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR MANUAL DE INSTRUÇÕES NINE EAGLES Yak 54 Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR Envergadura: Comprimento: Peso em ordem de voo: Motor: Bateria de bordo: 400mm 355mm 36-38g 08 LiPo 7,4V 150mAh MANUAL DE INSTRUÇÕES

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO José Guilherme M. Araújo¹; Aurélio Pessoa Picanço² ¹Aluno do

Leia mais

Fatores de Sucesso na Operação de SisVANTs

Fatores de Sucesso na Operação de SisVANTs Fatores de Sucesso na Operação de SisVANTs São Paulo, junho 2013 Onofre Trindade Jr ICMC USP otj@icmc.usp.br Sumário Desenvolvimento de SisVANTs no ICMC Arquitetura de um SisVANT Sistemas de Voo Iniciativas

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PILOTOS E OBSERVADORES RPAS/VANT

CURSO DE FORMAÇÃO DE PILOTOS E OBSERVADORES RPAS/VANT CURSO DE FORMAÇÃO DE PILOTOS E OBSERVADORES RPAS/VANT Cidade: Blumenau/SC Dias: 06/07 novembro de 2017 Horário: 8h.30m 10h./ 10h.30m - 12h 13h.30m. - 15h.30m. - 17h.30m Local: Tabajara Tenis Clube. Rua

Leia mais

USO DE DRONES NA AGRICULTURA

USO DE DRONES NA AGRICULTURA USO DE DRONES NA AGRICULTURA EBOOK DISTRIBUIDO POR HORUS AERONAVES LTDA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PROIBIDA A REPRODUÇÃO NÃO AUTORIZADA DESTE MATERIAL 1. Introdução 03 Nas últimas décadas, o desenvolvimento

Leia mais

PRÁTICA RECOMENDADA ABENDI

PRÁTICA RECOMENDADA ABENDI Página: 0 de 11 PRÁTICA RECOMENDADA ABENDI CONSULTA PÚBLICA n.01 São Paulo, 05 de junho de 2018 A Abendi - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, entidade sem fins lucrativos, sediada

Leia mais

Utilização de modelos digitais de terrenos agrícolas obtidos através de imagens obtidas por VANTs

Utilização de modelos digitais de terrenos agrícolas obtidos através de imagens obtidas por VANTs Utilização de modelos digitais de terrenos agrícolas obtidos através de imagens obtidas por VANTs Luiz Pedro Petroski, Maria Salete Marcon Gomes Vaz Departamento de Informática, Universidade Estadual de

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

MAPEAMENTO DE CURSO D ÁGUA ATRAVÉS DO RECOBRIMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO VIA AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA

MAPEAMENTO DE CURSO D ÁGUA ATRAVÉS DO RECOBRIMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO VIA AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA MAPEAMENTO DE CURSO D ÁGUA ATRAVÉS DO RECOBRIMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO VIA AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA Conservação e Educação de Recursos Hídricos David Luciano Rosalen 1 Ingrid Fernanda Magro Santana

Leia mais

O USO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

O USO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO O USO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO Felipe Guilherme Tinti Bizari 1 Aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec/Taquaritinga febizari@hotmail.com Guilherme

Leia mais

4º Workshop Nanoaeroespacial

4º Workshop Nanoaeroespacial PROJETO VANT 4º Workshop Nanoaeroespacial 30 de novembro de 2009 Roteiro Objetivo e Participantes Informações Gerenciais Atividades Realizadas Desdobramentos Futuros Conclusões Apêndice O impacto da Nanotecnologia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO NA DETECÇÃO DE FALHAS DE PLANTIO EM UM CANAVIAL

UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO NA DETECÇÃO DE FALHAS DE PLANTIO EM UM CANAVIAL XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015 Hotel Fazenda Fonte Colina Verde - São Pedro - SP 13 a 17 de setembro de 2015 UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO NA DETECÇÃO DE FALHAS

Leia mais

Extra 300. Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR MANUAL DE INSTRUÇÕES

Extra 300. Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR MANUAL DE INSTRUÇÕES NINE EAGLES Extra 300 Aeromodelo elétrico com 4 canais de RC PRONTO PARA VOAR Envergadura: Comprimento: Peso em ordem de voo: Motor: Bateria de bordo: 501mm 445mm 95g N60 LiPo 7,4V 250mAh MANUAL DE INSTRUÇÕES

Leia mais

Processamento de Imagens Termais Aplicado à Navegação Autônoma. Wanessa da Silva

Processamento de Imagens Termais Aplicado à Navegação Autônoma. Wanessa da Silva Processamento de Imagens Termais Aplicado à Navegação Autônoma Wanessa da Silva Outubro, 2016 Introdução Roteiro Métodos Imagens Utilizadas Resultados Considerações Finais 1. Introdução 2. Métodos 4. Imagens:

Leia mais

DECEA esclarece normas para voos de drones no Brasil

DECEA esclarece normas para voos de drones no Brasil DECEA esclarece normas para voos de drones no Brasil Assunto do momento, os voos de aeronaves não tripuladas, que vêm se difundindo pelo mundo nos últimos anos, suscitam ainda muitas dúvidas, confusões

Leia mais

Projeto Aeronáutico na Perspetiva da Formação em Engenharia Aeronáutica

Projeto Aeronáutico na Perspetiva da Formação em Engenharia Aeronáutica Projeto Aeronáutico na Perspetiva da Formação em Engenharia Aeronáutica Pedro V. Gamboa Departamento de Ciências Aeroespaciais Faculdade de Engenharia Jornadas de Engenharia Aeroespacial Desafios da Atividade

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE VÔO E CALIBRAÇÃO DE SENSORES E CONTROLADORES PARA UM DRONE DE BAIXO CUSTO

AUTOMAÇÃO DE VÔO E CALIBRAÇÃO DE SENSORES E CONTROLADORES PARA UM DRONE DE BAIXO CUSTO AUTOMAÇÃO DE VÔO E CALIBRAÇÃO DE SENSORES E CONTROLADORES PARA UM DRONE DE BAIXO CUSTO André Almeida Santos 1, Vitor Campos Cardoso 1, Luis Paulo da Silva Carvalho 2 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Pós-Graduação a distância Engenharia de Manutenção Aeronáutica

Pós-Graduação a distância Engenharia de Manutenção Aeronáutica Pós-Graduação a distância Engenharia de Manutenção Aeronáutica Disciplinas: 1) Introdução à Engenharia Aeronáutica 2) Legislação Aeronáutica 3) Estrutura de Aeronaves 4) Hidráulica e Pneumática Aplicada

Leia mais

Pós-Graduação. Engenharia de Manutenção Aeronáutica

Pós-Graduação. Engenharia de Manutenção Aeronáutica Pós-Graduação Engenharia de Manutenção Aeronáutica - 2017 Disciplinas: 1) Introdução à Engenharia Aeronáutica 2) Legislação Aeronáutica 3) Estrutura de Aeronaves 4) Hidráulica e Pneumática Aplicada 5)

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS 1 MATHEMATICAL MODELLING OF ELECTROMECHANICAL PROPULSION SYSTEM

MODELAGEM MATEMÁTICA DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS 1 MATHEMATICAL MODELLING OF ELECTROMECHANICAL PROPULSION SYSTEM MODELAGEM MATEMÁTICA DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS 1 MATHEMATICAL MODELLING OF ELECTROMECHANICAL PROPULSION SYSTEM João Vitor Das Chagas Silva 2, Manuel Martín Pérez Reimbold 3, Elisiane Pelke Paixão

Leia mais

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PROPOSTAS PELA EQUIPE DRONIFLY PARA A COMPETIÇÃO FÓRMULA DRONE SAE BRASIL 2017

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PROPOSTAS PELA EQUIPE DRONIFLY PARA A COMPETIÇÃO FÓRMULA DRONE SAE BRASIL 2017 v.2, n.2 (2017): 162-170 SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PROPOSTAS PELA EQUIPE DRONIFLY PARA A COMPETIÇÃO FÓRMULA DRONE SAE BRASIL 2017 Wellington Carlos da Conceição 1, Tales Pulinho Ramos 2, Michael de Oliveira

Leia mais

10ª ELEITA A STARTUP MAIS ATRAENTE DO MERCADO LISTA COMPLETA

10ª ELEITA A STARTUP MAIS ATRAENTE DO MERCADO LISTA COMPLETA 10ª ELEITA A STARTUP MAIS ATRAENTE DO MERCADO LISTA COMPLETA Segundo a EMBRAPA, a agropecuária brasileira construiu uma história de sucesso nos últimos 40 anos. Até os anos 1970, o crescimento da agropecuária

Leia mais

10ª ELEITA A STARTUP MAIS ATRAENTE DO MERCADO LISTA COMPLETA

10ª ELEITA A STARTUP MAIS ATRAENTE DO MERCADO LISTA COMPLETA 10ª ELEITA A STARTUP MAIS ATRAENTE DO MERCADO LISTA COMPLETA Segundo a EMBRAPA, a agropecuária brasileira construiu uma história de sucesso nos últimos 40 anos. Até os anos 1970, o crescimento da agropecuária

Leia mais

Pulverização Aérea CARTILHA EXPLICATIVA

Pulverização Aérea CARTILHA EXPLICATIVA Pulverização Aérea CARTILHA EXPLICATIVA 1 A modernização da agricultura mundial O crescimento na demanda mundial de alimentos trouxe um novo desafio para a agricultura. A necessidade de evoluir na produtividade

Leia mais

HARDWARE PARA CONTROLE AVANÇADO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DO TIPO QUADRICÓPTERO

HARDWARE PARA CONTROLE AVANÇADO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DO TIPO QUADRICÓPTERO 1 HARDWARE PARA CONTROLE AVANÇADO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DO TIPO QUADRICÓPTERO Kleber Lima da Silva Aniel Silva de Morais RESUMO Este trabalho descreve o desenvolvimento de um hardware para o controle

Leia mais

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da QUEM SOMOS Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e acompanhamento com precisão - da execução de projetos. TOPOGRAFIA Ciência que estuda todos os

Leia mais

Manual do utilizador da MAVIC PRO

Manual do utilizador da MAVIC PRO Manual do utilizador da MAVIC PRO Configuração da aeronave e das baterias Os braços da aeronave estão dobrados no momento da entrega. Siga as instruções abaixo para abrir os braços da aeronave. Configuração

Leia mais

Realização. Apoio. Patrocínio

Realização. Apoio. Patrocínio Realização Apoio Patrocínio Unmanned Aircraft (UA) Aeronaves Não Tripuladas Eng. Fábio Luís Fassani Objetivo Apresentar uma revisão sobre regulamentação da ANAC aplicável às aeronaves não tripuladas 3

Leia mais

RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL. Versão Data Responsável Comentários /09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial

RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL. Versão Data Responsável Comentários /09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL Versão Data Responsável Comentários 1.0 21/09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial 1 INDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. CARACTERISTICAS...3 3. FUNÇÕES...4 4. OPERAÇÃO...4

Leia mais

Soluções de VANTs Soluções existentes: Satélite x Avião

Soluções de VANTs Soluções existentes: Satélite x Avião Soluções em VANTs Soluções de VANTs Soluções existentes: Satélite x Avião Cobertura Pequena Baixa Aéreo e LIDAR VANT Alta Satélites Flexibilidade & Atualização Grande Soluções de VANTs Swinglet CAM X100

Leia mais

Graduação em Engenharia da Computação

Graduação em Engenharia da Computação Graduação em Engenharia da Computação 2013.2 Sistema Telemétrico para Aeronaves Cargueiras Rádio Comandadas Aerodesign Aluno: Lucas Dantas Cavalcanti Orientador: Armando Lúcio Ramos de Medeiros Sumário

Leia mais

Utilização de drones na floresta: muito além do óbvio. Paula Soares Instituto Superior de Agronomia

Utilização de drones na floresta: muito além do óbvio. Paula Soares Instituto Superior de Agronomia Utilização de drones na floresta: muito além do óbvio Paula Soares Instituto Superior de Agronomia 1889 - papagaio papel Arthur Batut (imagem de Labruguiere) 1860 - balão James Wallace Black (imagem de

Leia mais

A ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO USO DE DRONES NA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

A ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO USO DE DRONES NA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO A ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO USO DE DRONES NA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO R.S.Siqueira 1 ; M.V. Nascimento 1 1- Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Leia mais

PARA QUE SERVE O QUADRICOPTERO SIRIUS SD4:

PARA QUE SERVE O QUADRICOPTERO SIRIUS SD4: Skydrones, nova empresa gaucha de aviônica, que atua no desenvolvimento de microvants veículos aéreos não tripulados, testa seu protótipo SIRIUS SD4, com novo sistema de telemetria. O produto estará pronto

Leia mais

Uso de Coordenadas Geográficas para Estimação Automática de Rumo Aplicada a Navegação Aérea Autônoma de Veículos Aéreos Não Tripulados

Uso de Coordenadas Geográficas para Estimação Automática de Rumo Aplicada a Navegação Aérea Autônoma de Veículos Aéreos Não Tripulados Uso de Coordenadas Geográficas para Estimação Automática de Rumo Aplicada a Navegação Aérea Autônoma de Veículos Aéreos Não Tripulados Marielcio Gonçalves Lacerda 1 Camila Souza dos Anjos 1,2 Élcio Hideiti

Leia mais

ANÁLISE, MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D DE UM FRAME PARA VANTs DO TIPO QUADRÍCOPTEROS PARA VOOS EM AMBIENTE INDOOR.

ANÁLISE, MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D DE UM FRAME PARA VANTs DO TIPO QUADRÍCOPTEROS PARA VOOS EM AMBIENTE INDOOR. ANÁLISE, MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D DE UM FRAME PARA VANTs DO TIPO QUADRÍCOPTEROS PARA VOOS EM AMBIENTE INDOOR. Rafael da Rocha Gomes 1, Helosman Valente de Figueiredo 2, Alessandro Corrêa Mendes 3, Marcio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA CALIBRAÇÃO DE CENTRAIS INERCIAIS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA CALIBRAÇÃO DE CENTRAIS INERCIAIS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA CALIBRAÇÃO DE CENTRAIS INERCIAIS Aluno: Pedro Schuback Chataignier Orientador: Mauro Speranza Neto 1. Introdução O projeto visa desenvolver um sistema

Leia mais

USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA GERAÇÃO DE PRODUTOS FOTOGRAMÉTRICOS APLICADOS À GESTÃO DE OBRAS

USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA GERAÇÃO DE PRODUTOS FOTOGRAMÉTRICOS APLICADOS À GESTÃO DE OBRAS 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção 10º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção 8 a 10 de novembro de 2017 - Fortaleza - Ceará - Brasil USO DE

Leia mais

PROJETO DA INSÍGNIA DA MADEIRA

PROJETO DA INSÍGNIA DA MADEIRA PROJETO DA INSÍGNIA DA MADEIRA Orientação: Este formulário deve ser completamente preenchido. O produto decorrente do projeto deve ser a este anexado. Documentos completos, junto com a Ficha de Acompanhamento

Leia mais

tripulados Caixa Postal CEP Londrina PR Brasil

tripulados Caixa Postal CEP Londrina PR Brasil Segmentação de imagens aéreas de veículos aéreos não tripulados André Minoro Fusioka 1, Sylvio Barbon Junior 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 10.011 CEP

Leia mais

OS ROBOTS NO NOSSO DIA A DIA

OS ROBOTS NO NOSSO DIA A DIA Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica OS ROBOTS NO NOSSO DIA A DIA Equipa 1M7_4: Ana Margarida Antunes Duarte Paulo João Pinto Ricardo Maia Rui Oliveira Robots militares Supervisor: Teresa Duarte Monitor:

Leia mais

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE UAVS

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE UAVS Foto: USAF Global Hawk VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE UAVS As principais vantagens da utilização de aeronaves não tripuladas centram-se na eliminação do risco de perdas humanas, no seu baixo custo relativo

Leia mais

Palavras-Chave: Veículo Aéreo Não Tripulado. Aeronaves autônomas. Monitoramento aéreo. VANT de asa fixa. Aeronave Remotamente Pilotada.

Palavras-Chave: Veículo Aéreo Não Tripulado. Aeronaves autônomas. Monitoramento aéreo. VANT de asa fixa. Aeronave Remotamente Pilotada. 1 PROJETO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DE ASA FIXA PARA OPERAÇÕES DE MONITORAMENTO AÉREO Bruna Gomes (bruna.bgomes@gmail.com) (*); Rafael Bulsing (rafabulsing@gmail.com) (*);Felipe Stumpf (felipe.stumpf@furg.br)

Leia mais

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 USO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA QUANTIFICAÇÃO DA INEFICIÊNCIA

Leia mais

Uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) na PETROBRAS

Uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) na PETROBRAS Uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) na PETROBRAS Painel: Drones João Luiz Bullos Santos CENPES/PDDP/TEO e-mail: bullos@petrobras.com.br XVII Seminário Nacional de Telecomunicações APTEL / PETROBRAS

Leia mais