Geologia no Verão 2013 (Julho, Agosto e Setembro de 2013)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geologia no Verão 2013 (Julho, Agosto e Setembro de 2013)"

Transcrição

1 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 01 Título da Ação: GEOLOGIA AUGUSTA Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão Localidade: Lisboa Concelho: Lisboa Duração máxima: 3 horas Inscrição prévia: Sim Número ideal de participantes: 20 pessoas Inscrição online : Descrição da actividade (temática): Paisagem geológica em torno da Baixa Pombalina. O estuário interno do Tejo e a sua relação com a Serra da Arrábida e as colinas de Lisboa. Os fósseis e as estruturas sedimentares na Cerca Velha e Sé. O Liós e os fósseis de organismos marinhos nos pavimentos e fachadas dos edifícios da Baixa Pombalina. O Sismo de 1755, o Marquês de Pombal e o Nascimento da Geologia como Ciência (Catastrofismo). Itinerário: Miradouro de Santa Luzia - Sé Velha de Lisboa - Praça do Comércio - Arco da Rua Augusta - Rua Augusta. Hora e local de encontro: 09h00 e 16h00 (consoante os dias) Miradouro de S. Luzia. N 38º 42,647 W 9º 7,844 Indicações especiais: Levar água, chapéu e calçado confortável para andar. Equipa de Campo (Monitores): Katerina Volochay ( ), Cristiana Esteves ( ), Ana Jacinto ( ). Datas de realização: Julho: 21 (Domingo, 9h), 27 (Sábado, 16h); Agosto: 24 (Sábado, 9h); Setembro: 1 (Domingo, 16h), 7 (Sábado, 9h) Observações: Acção que relaciona Ciência e Património (Natural e Edificado). URL:

2 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 02 Título da Ação: FÓSSEIS AO VIRAR DA ESQUINA Responsável(eis) científico(s) da ação: Carlos Marques da Silva Localidade: Lisboa (Cais do Sodré Rato) Concelho: Lisboa Duração máxima prevista: 3 horas Inscrição prévia: Sim Número ideal de participantes: 15 pessoas Inscrição online : Descrição da atividade (temática): Na cidade, nas fachadas, nos monumentos e na calçada portuguesa também existem fósseis. Neste passeio pedestre, do Cais do Sodré ao Rato, ao longo do percurso da Sétima Colina, vamos aprender a identificá-los e a interpretálos. Vamos ver fósseis de rudistas e de gastrópodes (nerineias), de corais e de ostras e, assim, recuar milhões de anos aos ambientes tropicais da Lisboa cretácica. Observação e identificação de fósseis (rudistas, nerineas, etc.) e rochas (liós, etc.) ao longo do percurso. Visita à igreja de S. Paulo e de S. Roque (ver rochas ornamentais). Observação da rocha e dos padrões da calçada portuguesa. Observação de painéis de azulejos imitando fósseis de rudistas. Itinerário: Pr. do Duque da Terceira (Cais do Sodré) - Lg. de S. Paulo - R. do Alecrim - R. da Misericórdia - Jardim de S. Pedro de Alcântara - Príncipe Real - R. da Escola Politécnica - Rato. Hora e local de encontro: 09h00 e 16h00 consoante os dias Praça do Duque da Terceira (ao Cais do Sodré), no centro da praça, junto à estátua do Duque da Terceira. N 38º W 9º 8,612 Indicações especiais: Levar água, chapéu e calçado confortável para caminhar. Equipa de Campo (Monitores): Katerina Volochay ( ), Cristiana Esteves ( ), Ana Jacinto ( ). Datas de realização: Julho: 21 (Domingo, 16h), 27 (Sábado, 9h); Agosto: 24 (Sábado, 16h); Setembro: 1 (Domingo, 9h), 7 (Sábado, 16h) Observações: Página Internet da ação: Ação que relaciona Ciência e Património (Natural e Edificado).

3 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 03 Título da Ação: GEOLOGIA NA PONTA DOS DEDOS: AS ROCHAS Responsável(eis) científico(s) da ação: Francisco Fatela Localidade: Lisboa (Campo Grande) Concelho: Lisboa Duração máxima: 2 horas Número ideal de participantes: 8 Inscrição prévia: Sim Telefone para informações: Inscrição online : Descrição da actividade (temática): O conhecimento das rochas em Geologia, está muito para lá da sua descrição e da sua classificação. Cada rocha representa um pedaço da crosta terrestre que nos revela o funcionamento dos processos globais que controlam a dinâmica e a História do nosso planeta. As rochas registam histórias vividas tanto a grande profundidade como à superfície do planeta, que se ligam e se completam num longo ciclo de muitos milhões de anos. O conteúdo desta acção, cuidadosamente adaptado a invisuais, dá especial ênfase às características texturais de alguns tipos de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, proporcionando uma experiência directa e prática, contextualizada pelo modelo da tectónica global. Com esta actividade insistimos na continuidade de uma nova vertente da Geologia no Verão, especialmente dedicada a cegos e amblíopes, em que a divulgação da Ciência soma ao seu valor cultural e social, a mais-valia da integração de todos os cidadãos. Itinerário: Laboratório do Departamento de Geologia (Sala ; FCUL Campo Grande) Hora e local de encontro: 15h00 no átrio do edifício C6 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande), junto ao globo terrestre. Monitores à saída dos Transportes Metro Cidade Universitária ou Campo Grande. N 38º 45'357' Wº 9º 9,465' Indicações especiais: Equipa de Campo (Monitores): Katerina Volochay, Cristiana Esteves. Datas de realização: 19 e 26 de Julho (6ª feira) Observações:

4 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 04 Título da Ação: PALEOMEMORIAL DO CONVENTO. Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão, Carlos Marques da Silva Localidade: Mafra Concelho: Mafra Duração máxima: 2 horas Inscrição prévia: Sim Número ideal de participantes: 15 pessoas Inscrição online : Descrição da actividade (temática): Esta ação que tem por fim divulgar aspectos geológicos e paleontológicos patentes nos variadíssimos tipos de rochas de construção e ornamentais que serviram de matéria-prima para edificação deste imponente edifício. Esta geovisita ao Palácio proporciona muito mais que apenas um passeio a um magnífico monumento, oferece uma viagem ao passado geológico da região, já que as rochas e os fósseis que nele podemos observar são testemunhos de importantes episódios da história da geológica da região de Mafra-Sintra. História geológica das rochas das fachadas e pavimentos do Palácio Nacional e Basílica de Mafra. Fósseis e rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas da Serra de Sintra e da região de Mafra. Itinerário: Espaços no interior do Palácio Nacional de Mafra e da Basílica. Hora e local de encontro: 14h30 junto à entrada para o Palácio Nacional de Mafra. N 38º 56,245 W 9º 19,634 Indicações especiais: Não há. Equipa de Campo (Monitores): Maria de Jesus Ribeiro ( ) e Ana Elisário. Datas de realização: (Sábados) 20 de Julho; 3, 10, 17, 24, 31 de Agosto; 14 de Setembro. Observações: Ação realizada em colaboração com o Palácio Nacional de Mafra. Ação que relaciona Ciência e Património (Natural e Edificado).

5 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 05 Título da Ação: GEOAQUEDUTO: A ÁGUA QUE OS REIS BEBIAM EM LISBOA. Responsável(eis) científico(s) da ação: Catarina Silva & Maria do Rosário Carvalho Localidade: Belas - Lisboa Concelho: Sintra e Lisboa Duração máxima: 4 horas Inscrição prévia: Sim Número máximo de participantes: 30 pessoas Inscrição online : Descrição da actividade (temática): As nascentes do aqueduto e a hidrogeologia e os recursos hídricos da região de Belas-Caneças. O aqueduto, o liós e o basalto no Vale de Alcântara-Monsanto. A mãe-de-água das Amoreiras e as suas belas esculturas carbonatadas. A Geologia de Lisboa. Itinerário: Carenque-Belas, Alcântara, Amoreiras-Rato. Hora e local de encontro: 09h00, na Faculdade de Ciências de Lisboa (Campo Grande), junto ao Edifício C3. No final o autocarro regressa ao Campo Grande. 38º45 21,55 N 9º09 17,03 W Indicações especiais: Levar pequena merenda e bebidas (a atividade está prevista acabar pelas 13h00) e lanterna de mão (para melhor iluminação no interior dos túneis do aqueduto). Equipa de Campo (Monitores): ): Catarina Silva (FCUL ), Maria do Rosário Carvalho (FCUL) e Bárbara Bruno / 17 (Museu da Água) Datas de realização: 3 e 17 de Agosto (Sábados) Observações: Ação realizada em colaboração com o Museu da Água da EPAL Museu da Água: Ação que relaciona Ciência e Património (Natural e Edificado).

6 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL 06 Título da Ação: DO PRÉ-TEJO AO TEJO ACTUAL: A EVOLUÇÃO DOS ÚLTIMOS MILHARES DE ANOS. Responsável(eis) científico(s) da ação: Anabela Cruces, Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Rio Tejo Concelho: Azambuja, Cartaxo Duração máxima: 2,5 horas Número ideal de participantes: 13 pessoas Inscrição prévia: Sim Telefone para informações: Inscrição online : Descrição da actividade (temática): A geodiversidade do rio Tejo. A evolução do Baixo-Tejo nos últimos milhares de anos (do Pré-Tejo à atualidade) e a sua relação com a subida do nível médio do mar. Dinâmica do rio/estuário do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouchões, praias, planícies de inundação, ) e estuarinas (sapais, rasos de maré, restingas, ). Qualidade da água e sedimentos. Ocupação/tipo de atividade humana pré-histórica, histórica e atual na dependência da dinâmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palafíticas, a exploração de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e proteção, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc. Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas. As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos. Atividades: medição dos parâmetros físico-químicos da água. Recolha e observação de sedimentos. Observação de avifauna. Itinerário: Percurso fluvial no rio Tejo entre Valada do Ribatejo e Azambuja, em embarcação tradicional (traineira portuguesa). Toda a atividade decorrerá dentro da embarcação com passagem na ilha das garças e na aldeia palafítica da Palhota (aldeia avieira). Tipo de percurso: barco, pedestre. Hora e local de encontro: (2 ACÇÕES NO MESMO DIA GRUPO DE MANHÃ E GRUPO À TARDE) 10h00 no Cais de Valada do Ribatejo - Coordenadas Geográficas (39 4'54.24"N; 8 45'27.72"W). 14h30 no Cais de Valada do Ribatejo - Coordenadas Geográficas (39 4'54.24"N; 8 45'27.72"W). Indicações especiais: Levar chapéu, levar roupa e calçado prático, protector solar, farnel. Equipa de Campo (Monitores): Anabela Cruces (FCUL), Vítor Encarnação (ICNF) Datas de realização: 19 de Julho (6ª feira) e 13 de Setembro (6ª feira). Observações: Atividade realizada com o apoio do ICNF.

7 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 07 Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: COMO IDENTIFICAR UM DEPÓSITO DE TSUNAMI Responsável(eis) científico(s) da ação: César Andrade, Conceição Freitas Localidade: Lisboa, Oeiras, Cascais Concelho: Lisboa, Oeiras, Cascais Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 40 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Pedro Costa) Descrição da atividade (temática): Apresentação da problemática associada ao reconhecimento geológico de tsunamis. Descrição dos diferentes tipos de depósitos encontrados no registo geológico. Exemplos do litoral português, associados à inundação tsunamigénica de Utilização de indicadores geológicos na identificação de eventos desta natureza. Atividade: Experimentação de técnicas de amostragem de sedimentos. Itinerário: Percurso pela zona ribeirinha de Lisboa-Cascais. Visita a um sapal/planície aluvial. Hora e local de encontro: 9h00 em frente ao restaurante O Mocho (junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) - Coordenadas Geográficas (38º45 22 N e 9º9 17 W). Indicações especiais: Levar farnel, chapéu, calçado forte e galochas (opcional) Equipa de Campo (Monitores): Pedro Costa, Alexandra Oliveira, Tiago Silva. Datas de realização: 30 de Julho (3ª feira)

8 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 08 Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: VIAGEM DE 5000 ANOS NA HISTÓRIA DO ESTUÁRIO DO SADO Responsável(eis) científico(s) da ação: Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Estuário do Sado - Tróia Concelho: Grândola Duração máxima: 4 horas Número máximo de participantes: 50 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Anabela Cruces) Descrição da atividade (temática): Conhecer a história evolutiva do Estuário do Sado e da restinga de Tróia nos últimos anos, relacionando-a com as alterações climáticas e do nível médio do mar; conhecer a influência do sistema fluvial e marinho na qualidade da água e dos sedimentos do estuário. Experimentar recolher sedimentos marginais. Conhecer a génese e evolução de ambientes de sapal. Ocupação humana em Tróia, que teve início há dois mil anos, talvez enquanto tinha ainda a configuração de ilha. A visita às ruínas romanas dará a conhecer o complexo de salga de peixe que aí foi construído no século I d.c., com as suas típicas oficinas de salga e outros núcleos que resultaram do aglomerado urbano que aí se formou: termas, casas, necrópoles, mausoléu e ainda uma basílica paleocristã com pinturas murais. Itinerário: Percurso pela margem nascente da Península de Tróia. Percurso de visita das ruínas romanas. Hora e local de encontro: (2 ACÇÕES NO MESMO DIA GRUPO DE MANHÃ E GRUPO À TARDE) 10h00, junto à entrada das ruínas romanas de Tróia -Coordenadas Geográficas: (38º N, 8º W) 15h00, junto à entrada das ruínas romanas de Tróia -Coordenadas Geográficas: (38º N, 8º W) Indicações especiais: Levar água, calçado forte, protetor solar. Equipa de Campo (Monitores): Anabela Cruces (FCUL), Tânia Ferreira (CCVL), Inês Vaz Pinto, Ana Patrícia Magalhães, Patrícia Brum. Datas de realização: 23 de Julho (3ª feira). Observações: Atividade realizada com o apoio do Troiaresort-Investimentos Turísticos, S.A. e Centro Ciência Viva Lousal.

9 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 09 Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: UM PASSEIO PELA GEODIVERSIDADE DO ESTUÁRIO DO TEJO. Responsável(eis) científico(s) da ação: Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Corroios, Seixal Concelho: Setúbal - Seixal Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 40 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Anabela Cruces) Descrição da atividade (temática): Conhecer a evolução do estuário do Tejo, relacionando-a a geologia da região e com a subida do nível médio do mar (do Pré-Tejo ao Tejo atual). A geodiversidade de um estuário: sapais, rasos de maré, canais, restingas, barras (mouchões). A dinâmica do estuário e a importância da influência dos sistemas marinho e continental. As condições geológicas que favorecem o aproveitamento económico e social das regiões estuarinas (exemplos do passado, do presente e do futuro). Qualidade da água e sedimentos. Consequências das atividades antrópicas na qualidade da água e dos sedimentos do estuário do Tejo. Atividades: medição de parâmetros físico-químicos de qualidade da água, recolha e visualização de sedimentos. Itinerário: Visita ao moinho de maré de Corroios. Percurso pelo sapal de Corroios e pela praia do Alfeite. No período da tarde, realização de percurso fluvial (duração de 2h30m) em embarcação tradicional do Tejo, desde o cais da Amora até ao Barreiro. Hora e local de encontro: 9h00 em frente ao restaurante O Mocho - junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Coordenadas Geográficas (38º45 22 N e 9º9 17 W) Indicações especiais: Levar água, chapéu, calçado forte resistente a água, protetor solar e farnel. É necessária viatura para pequena deslocação. Equipa de Campo (Monitores): Anabela Cruces, Tiago Silva. Datas de realização: 5 de Setembro (5ª feira) Observações: Atividade realizada com o apoio do Ecomuseu do Seixal.

10 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 10 Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: ENTRE A SERRA E A PLANÍCIE, ASPECTOS GEOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA Responsável(eis) científico(s) da ação: Anabela Cruces, Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Azambuja Concelho: Lisboa - Azambuja Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 45 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Anabela Cruces) Descrição da atividade (temática): O município da Azambuja situado entre a região do Baixo Tejo, a nascente, e a Serra de Montejunto, a poente, encontra-se numa região privilegiada para o turismo de natureza, dispondo de um património natural que merece ser partilhado. Ao longo de um percurso com paragens em pontos de observações estratégicos (miradouros naturais) salienta-se o papel da geologia no controlo do relevo da paisagem, dando ênfase aos contrastes entre a paisagem da serra de Montejunto, a planície terciária do Tejo e o encaixe do rio nesta. Refere-se a construção da atual paisagem como uma etapa no longo processo da evolução geológica da Orla Mesocenozóica Ocidental Portuguesa após o nascimento do Oceano Atlântico. Aborda-se a temática dos recursos geológicos e suas possíveis aplicações, visitando alguns monumentos ex-libris do município. Itinerário: Percurso por várias freguesias de Azambuja, com paragens em miradouros naturais e visita a alguns monumentos. Hora e local de encontro: 9h00 no Pátio Valverde (Azambuja) - Coordenadas Geográficas (39 4'3.09"N; 8 52'27.08"W). Indicações especiais: Levar água, chapéu, calçado forte, protetor solar e farnel. Equipa de Campo (Monitores): Anabela Cruces, Pedro Duarte Datas de realização: 6 Setembro (Sexta-feira) Observações: Atividade realizada com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

11 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 11 Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: LAGOA DE ALBUFEIRA UMA JOVEM COM ANOS Responsável(eis) científico(s) da ação: Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Lagoa de Albufeira Concelho: Sesimbra Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 40 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Sandra Moreira), (Rita Pires) Descrição da atividade (temática): A Geologia do Ambiente Lagunar de Albufeira: qualidade da água, sedimentos de fundo, dinâmica do canal de maré, a influência do canal de maré, a evolução da região nos últimos anos em função das alterações climáticas e subida do nível do mar. A evolução futura da Lagoa de Albufeira. Perspectivas para uma gestão ambiental sustentável. Atividades: Medição de parâmetros físico-químicos da água, observação de sedimentos. Itinerário: Percurso pela praia a sul da Lagoa de Albufeira e pelas margens lagunares (Lagoa Grande e Lagoa Pequena). Hora e local de encontro: 9h30 no Parque de estacionamento mais próximo da praia, junto à margem sul da Lagoa de Albufeira - Coordenadas Geográficas (38 30'25"N; 9 10'50"W). Indicações especiais: Levar água, calçado forte, protetor solar e farnel. É necessária viatura para pequena deslocação. Equipa de Campo (Monitores): Sandra Moreira (FCUL), Rita Pires (FCUL), Vitor Encarnação (ICNF) Datas de realização: 20 de Julho (Sábado) e 14 de Setembro (Sábado). Observações: Atividade realizada com o apoio do ICNF Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas e da CEILA.

12 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL 12 NOVA Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Acção: Um dia na Reserva Natural da Lagoas de Santo André e da Sancha. Responsável(eis) científico(s) da ação: Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Lagoa de Santo André, Poços do Barbaroxa e Lagoa da Sancha Concelho: Grândola, Santiago do Cacém Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 40 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Anabela Cruces) Descrição da atividade (temática): A transformação da faixa costeira alentejana e o nascimento da laguna de Santo André no contexto da evolução do litoral português após a última glaciação. A transformação dos ambientes lagunares ao longo dos últimos milhares de anos. A dinâmica atual destes sistemas: qualidade da água, sedimentos de fundo, dinâmica do canal de maré, a influência do canal de maré. Atividades antrópicas ligadas às lagunas (pesca, agricultura, turismo, educação ambiental). A evolução futura das lagunas e a subida do nível médio do mar: perspectivas para uma gestão ambiental sustentável. As dunas e o aparecimento de interdunares húmidos (turfeiras) nos últimos milhares de anos: relação com as alterações climáticas e a subida do nível médio do mar. A turfeira como DVD natural gravando todas as alterações do meio envolvente. A dinâmica atual destes sistemas: qualidade da água, sedimentos de fundo. Atividades: Medição de parâmetros físico-químicos da água, observação de sedimentos. Nesta atividade está incluída a presença de um tradutor de língua gestual que permite a inserção no grupo de participantes surdos. Itinerário: Visita à praia da Santo André, percursos pelas margens lagunares, visita ao Centro de Interpretação Ambiental do Monte do Paio. Visita à praia do Porto das Carretas e observação do complexo dunar antigo e recente. Observação das turfeiras interdunares (Poços do Barbaroxa e Lagoa da Sancha). Percurso pelo complexo dunar até à Lagoa da Sancha. Tipo de percurso: autocarro, pedestre. Hora e local de encontro: 8h30 em frente ao restaurante O Mocho - junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Coordenadas Geográficas (38º45 22 N e 9º9 17 W). A duração da ação acima referida (8h) é indicativa e pode ser excedida. Indicações especiais: Levar água, calçado forte, protector solar e farnel. Equipa de Campo (Monitores): Anabela Cruces (FCUL), Tânia Ferreira (CCVL), 1 tradutor de língua gestual. Datas de realização: 9 de Setembro (2ª feira) Observações: Atividade realizada com o apoio do ICNF (Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas) e do Centro Ciência Viva Lousal.

13 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL 13 NOVA Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: UMA LAGOA NA NAZARÉ! ONDE É QUE ISSO É? - A paleolaguna da Pederneira Responsável(eis) científico(s) da acção: Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Várzea da Nazaré Concelho: Leiria (Nazaré) Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 40 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: Sandra Moreira ( ) Vera Lopes ( ) Descrição da actividade (temática): Contextualização geológica da Várzea da Nazaré. A evolução da região nos últimos anos em função das alterações climáticas e da subida do nível médio do mar. Condicionantes ambientais e/ou antrópicas na formação, desenvolvimento e desaparecimento da paleolaguna da Pederneira. Atividades: Observação de uma sondagem representativa do enchimento sedimentar da paleolaguna da Pederneira. Visita à Estação Arqueológica de Parreitas. Itinerário: Percurso em autocarro em torno da Várzea da Nazaré, com pequenas deslocações a pé. Tipo de percurso: autocarro, pedestre. Hora e local de encontro: Partida às 8h30, em frente ao restaurante O Mocho - junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Coordenadas Geográficas (38º45 22 N e 9º9 17 W), ou pelas 10h00 em frente à Câmara Municipal da Nazaré ( 'N, 'W). A duração da ação acima referida (8h) é indicativa e pode ser excedida. Indicações especiais: Levar farnel, água, chapéu, protetor solar e calçado confortável para pequenas caminhadas Equipa de Campo (Monitores): Vera Lopes (FCUL), Sandra Moreira (FCUL), Arqueólogo Jorge Figueiredo (Câmara Nazaré). Datas de realização: 3 de Setembro (terça-feira) Observações: Atividade realizada com o apoio da Câmara da Nazaré

14 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL 14 NOVA Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Título da Ação: Da restinga ao sapal, passando pelo arrozal de Tróia à Carrasqueira Responsável(eis) científico(s) da ação: Conceição Freitas, César Andrade Localidade: Carvalhal, Tróia, Comporta, Carrasqueira Concelho: Setúbal (Grândola Alcácer do Sal) Duração máxima: 8 horas Número máximo de participantes: 40 pessoas Telefone para informações: Telemóvel para contacto: (Sandra Moreira); (Anabela Cruces) Descrição da atividade (temática): Perspectiva geológica da evolução do estuário do Sado nos últimos anos, com a subida do nível médio do mar. Nascimento e evolução da restinga de Tróia e consequente adaptação da ribeira da Comporta. Efeito de abrigo da restinga de Tróia para o aparecimento e desenvolvimento de geoformas estuarinas (sapais, rasos de maré, mouchões, etc.). Adaptação das atividades socio-económicas (orizicultura, salinas, aquacultura, pesca, turismo, actividades industriais e mineiras, ) ao meio físico desta região. Impactes das atividades humanas na qualidade das águas e sedimentos estuarinos. Atividades: medição de parâmetros físico-químicos de qualidade da água, recolha e visualização de sedimentos. Visita ao Museu do Arroz (Comporta). Nesta atividade está incluída a presença de um tradutor de língua gestual que permite a inserção no grupo de participantes surdos. Itinerário: Percurso pela margem interna poente do estuário do Sado, com passagem pelo Carvalhal, Lagoa Travessa, Malha da Costa, Caldeira de Tróia, Comporta, Carrasqueira. Tipo de percurso: autocarro, pedestre. Hora e local de encontro: 8h30 em frente ao restaurante O Mocho - junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Coordenadas Geográficas (38º45 22 N e 9º9 17 W). A duração da ação acima referida (8h) é indicativa e pode ser excedida. Indicações especiais: Levar farnel, protetor solar, chapéu e calçado confortável para andar. Equipa de Campo (Monitores): Sandra Moreira (FCUL), Anabela Cruces (FCUL), um tradutor de língua gestual. Datas de realização: 12 de Setembro (Quinta-feira) Observações: Atividade realizada com o apoio da Herdade da Comporta.

15 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 15 Título da Ação: FÓSSEIS NO FÓRUM MONTIJO Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão / Maria de Jesus Ribeiro Localidade: Montijo Concelho: Montijo Duração máxima: 1h 30m Número ideal de participantes: 12 Inscrição prévia: Sim Telefone para informações: Inscrição online : Descrição da actividade (temática): Esta ação tem por objectivo divulgar aspectos geológicos e paleontológicos patentes nas rochas utilizadas para o revestimento do interior do Fórum Montijo. Serão observados fósseis característicos de uma determinada época da História da Terra, os quais nos permitem recuar ao tempo dos Dinossáurios. Itinerário: A totalidade da acção decorrerá no interior do Fórum Montijo 1º e 2º pisos. Hora e local de encontro: 15h30, Entrada principal Praça redonda, junto às escadas rolantes. Equipa de Campo (Monitora): Maria de Jesus Ribeiro. Datas de realização: (Domingos) 28 Julho; 11 e 18 Agosto; 01 Setembro. Observações: Ação com a colaboração do Fórum Montijo.

16 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 16 Título da Ação: GEOBIODIVERSIDADE NESTA MARGEM DO ESTUÁRIO Responsável(eis) científico(s) da ação: Maria de Jesus Ribeiro e Mário Cachão Localidade: Alcochete Concelho: Setúbal Duração máxima: 2,5 horas Número máximo de participantes: 15 (Idade mínima 12 anos) Telefone para informações: Telemóvel para contacto: Mª Jesus Ribeiro Descrição da actividade (temática): Durante a realização desta ação serão observados materiais geológicos (areias e cascalhos) de granulometria e rolamento muito distintos. Um dos objectivos desta acção será mostrar as características de cada material e a sua história geológica, a qual está relacionada com a proveniência e distância percorrida e a energia hidrodinâmica do agente de transporte (rio) aquando da sua deposição. Para tal objectivo os participantes realizarão um conjunto de experiências simples, no local. Esta acção tem por objectivo chamar a atenção para a diversidade de materiais geológicos que ocorrem nas margens do estuário do Tejo, conduzindo à descoberta da sua história, como aqui chegaram e porque ficaram por cá e o seu papel no contexto da área protegida do Estuário do Tejo. Itinerário: Sítio das Hortas Percurso de aproximadamente 500 m ao longo da margem do Tejo Hora e local de encontro: 10h, Sítio das Hortas / Pólo de Animação Ambiental Partindo do Centro Comercial Free Port, em direcção à vila de Alcochete, seguir placa Pólo de Animação Ambiental Indicações especiais: Levar água, chapéu e protector solar. Equipa de Campo (Monitores): Mª de Jesus Ribeiro e Helena Silva Pinto (RNET). Datas de realização: (Domingos) 28 Julho; 11 e 18 Agosto; 01 Setembro. Observações: Ação realizada com a colaboração da Reserva Natural do Estuário do Tejo

17 Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 17 Título da Ação: (DES)TAPADA Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão e Ana Margarida Gago Localidade: Tapada Nacional de Mafra Concelho: Mafra Duração máxima: 2 horas Número máximo de participantes: 20 Telefone para informações: Telemóvel para contacto: Ana Margarida Gago Descrição da atividade (temática): Esta ação que tem por fim divulgar aspectos geológicos, descobrindo a geologia que o coberto vegetal da Tapada Nacional de Mafra, oculta. A comparação do clima atual com o paleoclima, o ciclo das rochas sedimentares, a génese das rochas que afloram na Tapada, são algumas das temáticas em que a atividade será centrada. Esta geovisita à Tapada proporciona muito mais que apenas um passeio a jóia da natureza, oferece uma viagem ao passado geológico da região, já que as rochas se podemos observar são testemunhos de importantes episódios da história geológica da região de Mafra-Sintra. Em paralelo com esta visita o património natural também será abordado, podendo-se observar uma Biodiversidade imensa, para além do paralelismo com a geologia observada no Palácio Nacional de Mafra. Itinerário: Sítio das Hortas Percurso pela Tapada Nacional de Mafra Hora e local de encontro: 10h00 Portão do Codeçal - 38º57'53 N 009º18'09 W Indicações especiais: Levar água, chapéu e protetor solar. Equipa de Campo (Monitores): Ana Margarida Gago (TNM) e Ana Sá (TNM) Datas de realização: (Sábados) 20 de Julho; 3, 10, 17, 24, 31 de Agosto; 14 de Setembro Observações: Ação realizada com a colaboração da Tapada Nacional de Mafra

Geologia no Verão 2010 (Julho, Agosto e Setembro de 2010)

Geologia no Verão 2010 (Julho, Agosto e Setembro de 2010) Ficha de acção dinamizada pelo CEGUL - 01 Título da Acção: GEOLOGIA AUGUSTA Responsável(eis) científico(s) da acção: Mário Cachão Localidade: Lisboa Concelho: Lisboa Duração máxima: 3 horas Inscrição prévia:

Leia mais

Geologia no Verão 2014 (Julho, Agosto e Setembro de 2014)

Geologia no Verão 2014 (Julho, Agosto e Setembro de 2014) Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 01 Título da Ação: GEOLOGIA AUGUSTA Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão Localidade: Lisboa Concelho: Lisboa Duração máxima: 3 horas Inscrição prévia:

Leia mais

Geologia no Verão 2011 (Julho, Agosto e Setembro de 2011)

Geologia no Verão 2011 (Julho, Agosto e Setembro de 2011) Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 01 Título da Ação: GEOLOGIA AUGUSTA Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão Localidade: Lisboa Concelho: Lisboa Duração máxima: 3 horas Número ideal de

Leia mais

Participação do GeoFCUL (1)

Participação do GeoFCUL (1) Participação do GeoFCUL (1) Título da acção: Geologia Augusta Temas: Paisagem geológica em torno da Baixa Pombalina. O Tejo, o Liós, a calçada portuguesa, os fósseis marinhos, o Sismo de 1755, o Marquês

Leia mais

Participação do GeoFCUL (1)

Participação do GeoFCUL (1) Participação do GeoFCUL (1) Título da acção: Geologia Augusta Temas: Paisagem geológica em torno da Baixa Pombalina. O Tejo, o Liós, a calçada portuguesa, os fósseis marinhos, o Sismo de 1755, o Marquês

Leia mais

Geologia no Verão 2006 (Agosto e Setembro de 2006)

Geologia no Verão 2006 (Agosto e Setembro de 2006) Ficha de acção dinamizada pelo GeoFCUL - 01 Título da Acção: Geologia Augusta Responsável(eis) científico(s) da acção: Mário Cachão, Carlos Marques da Silva Localidade: Lisboa Concelho: Lisboa Duração

Leia mais

Participação do GeoFCUL (1)

Participação do GeoFCUL (1) Participação do GeoFCUL (1) Título da acção: Geologia Augusta Temas: Paisagem geológica em torno da Baixa Pombalina. O Tejo, o Liós, a calçada portuguesa, os fósseis marinhos, o Sismo de 1755, o Marquês

Leia mais

Geologia no Verão 2005 (Agosto e Setembro de 2005)

Geologia no Verão 2005 (Agosto e Setembro de 2005) Geologia no Verão 2005 (Agosto e Setembro de 2005) Ficha de acção dinamizada pelo GeoFCUL Entidade: Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa Título da Acção: Fósseis ao virar da esquina

Leia mais

Geologia no Verão 2008 (Julho, Agosto e Setembro de 2008)

Geologia no Verão 2008 (Julho, Agosto e Setembro de 2008) Ficha de acção dinamizada pelo CEGUL - 01 Título da Acção: GEOLOGIA AUGUSTA Responsável(eis) científico(s) da acção: Mário Cachão Localidade: Lisboa Concelho: Lisboa Duração máxima: 3 horas Inscrição prévia:

Leia mais

Geologia no Verão 2012 (Julho, Agosto e Setembro de 2012)

Geologia no Verão 2012 (Julho, Agosto e Setembro de 2012) Ficha de ação dinamizada pelo CEGUL - 01 Entidade: Centro de Geologia da Universidade de Lisboa (FFCUL) Título da Ação: GEOLOGIA AUGUSTA Responsável(eis) científico(s) da ação: Mário Cachão Localidade:

Leia mais

A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011

A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011 A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011 10.00 h Restaurante Muchaxo - Guincho Introdução Regresso +/- 16.00 h no mesmo local Ida e volta aprox. 8 km Ingredientes:

Leia mais

Geomonumentos de Lisboa Cláudia Pinto

Geomonumentos de Lisboa Cláudia Pinto Geomonumentos de Lisboa Cláudia Pinto Câmara Municipal de Lisboa \ DMGP \ Divisão de Cadastro Geomonumentos Referências da geodinâmica; Interesse científico, pedagógico e cultural EXOMUSEUS DA NATUREZA

Leia mais

GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013

GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013 GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013 Introdução 10:00 Restaurante Muchaxo - Guincho Regresso +/- 16.00 no mesmo local Ingredientes: botas e vestuário adequado, água,

Leia mais

Área de intervenção: sesimbra

Área de intervenção: sesimbra Projecto base de documento estratégico Área de intervenção: sesimbra Área de Intervenção - Sesimbra ÍNDICE INTRODUÇÃO ANÁLISE PDM Limite da área estudada e área de intervenção Edifícios classificados Componente

Leia mais

Evolução morfo-sedimentar de praias estuarinas

Evolução morfo-sedimentar de praias estuarinas Núcleo de estuários e zonas costeiras Evolução morfo-sedimentar de praias estuarinas Cátia Valente Orientadores: Dr.ª Paula Freire (LNEC) Prof. Rui Taborda (FCUL) Objectivos do estágio Caracterização morfo-sedimentar

Leia mais

- TRILHOS STI CAMINHADAS PELO SUL. Realização conjunta das Distritais de Setúbal, Évora e Faro

- TRILHOS STI CAMINHADAS PELO SUL. Realização conjunta das Distritais de Setúbal, Évora e Faro - TRILHOS STI CAMINHADAS PELO SUL Realização conjunta das Distritais de Setúbal, Évora e Faro Caros Colegas: No âmbito das comemorações dos 40 anos do STI, com o objectivo de promover o convívio entre

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR

SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR 5ª Sessão GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA Teresa Leonardo Instituto Superior Técnico, 3 Novembro de 2004 1 1 - A orla costeira caracteriza-se por:

Leia mais

Os portos na origem dos centros urbanos

Os portos na origem dos centros urbanos TRABALHOS DE ARQUEOLOGIA 28 M Â. 1 2 â L W í & 1 c Mo f BMF3M 1 E IS @ 1 31 T B/67655 Os portos na origem dos centros urbanos Contributo para a arqueologia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal

Leia mais

Ciência Viva no Verão 2011 Biologia

Ciência Viva no Verão 2011 Biologia Ciência Viva no Verão 2011 Biologia Pinhal do Rei: Quando da areia, o homem fez nascer uma floresta 15 de Julho, 10h00 Marinha Grande [Ponto de encontro: Reitoria da Universidade de Aveiro] Duração: 10

Leia mais

Direcção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas. 2 a 9 de Junho 2009

Direcção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas. 2 a 9 de Junho 2009 Direcção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas 2 a 9 de Junho 2009 No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Ambiente a Secretaria-Geral do MAOTDR organizou um conjunto de acções

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 57 MAIO DE SETÚBAL Maletas da Sustentabilidade

BOLETIM MENSAL Nº 57 MAIO DE SETÚBAL Maletas da Sustentabilidade BOLETIM MENSAL Nº 57 MAIO DE 2018 SETÚBAL Maletas da Sustentabilidade BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Portugal no Coração. Bem-vindos!

Portugal no Coração. Bem-vindos! 2018 PORTUGAL NO CORAÇÃO 2018 01 Portugal no Coração Bem-vindos! Nesta viagem de regresso a Portugal poderíamos lembrar a diversidade das paisagens ou a beleza dos monumentos, poderíamos tentar dar cheiro

Leia mais

MELIDES ABERTA NOVA PRAIA DA PRAIA DE

MELIDES ABERTA NOVA PRAIA DA PRAIA DE PRAIA DE MELIDES Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas

Leia mais

Festa dos Tabuleiros em Tomar. Santuário de Fátima

Festa dos Tabuleiros em Tomar. Santuário de Fátima Festa dos Tabuleiros em Tomar e Santuário de Fátima 05 a 07 de julho de 2019 Portugal é um país repleto de ricas tradições centenárias. Todas encerram um simbolismo profundo, seja religioso ou meramente

Leia mais

Oficinas de Ambiente

Oficinas de Ambiente Oficinas de Ambiente 31 Paleontólogos ao trabalho Oficina teórico-prática sobre a importância do estudo da paleontolgia, com especial enfoque sobre o tempo dos dinossauros e a sua extinção. Identificar

Leia mais

Geografia de Santa Catarina

Geografia de Santa Catarina Geografia de Santa Catarina Geologia Geral Geologia de Santa Catarina Geomorfologia Geral (Formas de Relevo) Geomorfologia (Relevo) de Santa Catarina - Prof. José Carlos Rabello Geologia Geral O que Geologia

Leia mais

Programas 2017 OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS

Programas 2017 OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS 2017 OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS Viagem a bordo do Veleiro Catamaran O Esperança, de 22,80 metros de comprimento, à descoberta da comunidade de Golfinhos do Sado, com vista para as magníficas paisagens do

Leia mais

VAMOS CONHECER AS CIDADES DA LUSITÂNIA: CAETOBRIGA (SETÚBAL) E TRÓIA

VAMOS CONHECER AS CIDADES DA LUSITÂNIA: CAETOBRIGA (SETÚBAL) E TRÓIA VAMOS CONHECER AS CIDADES DA LUSITÂNIA: CAETOBRIGA (SETÚBAL) E TRÓIA 16 DE MARÇO DE 2019 ASSOCIAÇÃO CLENARDVS PROMOÇÃO E ENSINO DA CULTURA E LÍNGUAS CLÁSSICAS A Associação CLENARDVS do nome de um humanista

Leia mais

Artigos sobre História e Património nas publicações municipais (março de 1980 abril de 2015) 1. Nome e n.º da publicação Título/assunto Data

Artigos sobre História e Património nas publicações municipais (março de 1980 abril de 2015) 1. Nome e n.º da publicação Título/assunto Data Artigos sobre História e Património nas publicações municipais (março de 980 abril de 20) Nome e n.º da publicação Título/assunto Data N.º de página Boletim municipal n.º Homenagem aos Drs. José Jacinto

Leia mais

GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato. Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº

GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato. Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato Turma Data / / Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº Objetivos Reconhecer a biodiversidade nos locais visitados. Promover

Leia mais

GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato. Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº

GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato. Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato Turma Data / / Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº Objetivos Reconhecer a biodiversidade nos locais visitados. Promover

Leia mais

saídas de campo Outras saídas serão divulgadas em breve...

saídas de campo Outras saídas serão divulgadas em breve... saídas de campo almograve SAÍDAS DE GEOLOGIA COM O CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ. PORQUE A GEOLOGIA SE APRENDE NO CAMPO! LEVE OS SEUS ALUNOS A OBSERVAR AQUILO QUE APRENDEM NAS AULAS. Ciente da importância

Leia mais

Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular. Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular

Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular. Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular 1 APRESENTAÇÃO Os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular têm vindo a realizar-se desde 1993 em diversas localidades de Portugal e Espanha, com o objectivo de dar a conhecer novidades da investigação

Leia mais

A região florestal de Lisboa

A região florestal de Lisboa Forest Time contact@foret-investissement.com +33 4 73 69 74 57 A região florestal de Lisboa Falar sobre a cidade de Lisboa e as suas atrações turísticas é comum e normal, dada a atratividade desta capital

Leia mais

Entidades que compõem o Protocolo de Parceria Local:

Entidades que compõem o Protocolo de Parceria Local: Entidades que compõem o Protocolo de Parceria Local: Junta de Freguesia do Barreiro APL SapalSado, Sociedade Aquicola do Sado, Lda. INOVODECOR Instituto Politécnico de Setúbal Simarsul O Clube de Vela

Leia mais

Caso pretenda observar a fauna, de manhã cedo ou ao entardecer são os melhores momentos do dia.

Caso pretenda observar a fauna, de manhã cedo ou ao entardecer são os melhores momentos do dia. Sugestões: Caso pretenda observar a fauna, de manhã cedo ou ao entardecer são os melhores momentos do dia. O ideal é fazer-se acompanhar de uns binóculos e de uma máquina fotográfica. Alertas: Evite atividades

Leia mais

Natureza e Biodiversidade

Natureza e Biodiversidade Estratégia e Desenvolvimento Oficina 7 de junho de 2016, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro População e Cidade 19 de Maio / 21:00 H Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro Modernização

Leia mais

Alojamento. Alentejo. Alcácer do Sal. Casa do Sossego. Aldeamento Turístico Herdade de Montalvo. Pousada Castelo de Alcácer

Alojamento. Alentejo. Alcácer do Sal. Casa do Sossego. Aldeamento Turístico Herdade de Montalvo. Pousada Castelo de Alcácer Alojamento Aldeamento Turístico Herdade de Montalvo Aldeamentos Turísticos / **** Morada: Estrada Nacional 253 - km 14,7 7580-247 Telefone: +351 265 619 441 Fax: +351 265 619 440 E-mail: montalvo.tur@sapo.pt

Leia mais

A Margem Ocidental Ibérica tectónica

A Margem Ocidental Ibérica tectónica A Margem Ocidental Ibérica tectónica Há 225 milhões de anos, a Pangeia original começava a dividir-se na Laurásia e Gondwana, o Mar de Tétis abrindo-se já entre elas: (United States Geological Survey,

Leia mais

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Bacias Hidrográficas Rios ou Ribeiros cursos de água superficiais e regulares que podem desaguar num outro rio, num lago ou no mar. Bacia hidrográfica área

Leia mais

CANOAGEM Portinho da Arrábida Passeio pela Reserva Marinha Professor Luís Saldanha e visita às belas praias da Arrábida, descobrindo todas as

CANOAGEM Portinho da Arrábida Passeio pela Reserva Marinha Professor Luís Saldanha e visita às belas praias da Arrábida, descobrindo todas as APRESENTAÇÃO O YMCA CAMP Alambre é um espaço privilegiado da ACM/YMCA de Setúbal e está situado em pleno Parque Natural da Arrábida, a 7 km do Portinho da Arrábida. Baseado na metodologia do Movimento

Leia mais

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima 10 dias / 9 noites Caminho de Fatima a pé Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima Fátima é um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, todos os anos milhares de pessoas fazem

Leia mais

Informação sobre Ecossistemas Locais

Informação sobre Ecossistemas Locais Informação sobre Ecossistemas Locais Processo de candidatura Bandeira Azul 2013 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma considerável biodiversidade, com fauna e flora característica

Leia mais

SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES. biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida. Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro

SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES. biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida. Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XIX a localização

Leia mais

Informação sobre Ecossistemas Locais

Informação sobre Ecossistemas Locais Informação sobre Ecossistemas Locais Bandeira Azul 2018 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma importante biodiversidade, com fauna e flora característica dos substratos rochoso

Leia mais

1 DIA LISBOA OU PORTO I FUNCHAL (MONTE E EIRA DO SERRADO)

1 DIA LISBOA OU PORTO I FUNCHAL (MONTE E EIRA DO SERRADO) 1 DIA LISBOA OU PORTO I FUNCHAL (MONTE E EIRA DO SERRADO) Comparência no respetivo aeroporto 2 horas antes da partida para formalidades de embarque. Partida em voo regular da TAP Portugal com destino ao

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2017-2018 Formação de Português para Falantes de Outras Línguas () Rede homologada _ Atualização _ 17 abril Alentejo Alentejo Central Alentejo Central Évora Évora Agrupamento de

Leia mais

Alterações Climáticas e Turismo:! Zonas Costeiras! J. Alveirinho Dias!

Alterações Climáticas e Turismo:! Zonas Costeiras! J. Alveirinho Dias! Alterações Climáticas e Turismo:! Zonas Costeiras! J. Alveirinho Dias! O clima está efectivamente a mudar...! e devemos estar preparados para essa mudança.! Foto A. Dias, 2001 Peniche Portugal Modificações

Leia mais

OFERTA EDUCATIVA MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO CENTRO DE MAR

OFERTA EDUCATIVA MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO CENTRO DE MAR OFERTA EDUCATIVA MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO CMIA CENTRO DE MAR cmia centro de monitorização e interpretação ambiental EXPOSIÇÕES permanente Moinho de maré em Viana do Castelo as Azenhas de D. Prior

Leia mais

Habitar um duplex com 90 metros quadrados na cidade que possui algumas das mais belas praias portuguesas e a Serra da Arrábida, é um privilégio.

Habitar um duplex com 90 metros quadrados na cidade que possui algumas das mais belas praias portuguesas e a Serra da Arrábida, é um privilégio. O BEM-ESTAR MERECE-SE Habitar um duplex com 90 metros quadrados na cidade que possui algumas das mais belas praias portuguesas e a Serra da Arrábida, é um privilégio. Morar num edifício do século XIX,

Leia mais

Rock n Roll EDP - Maratona de Lisboa

Rock n Roll EDP - Maratona de Lisboa Praça do Comércio Medição efectuada por João Cândido e João Antunes em: 03 / 06 / 2017 PRESSUPOSTOS A Medição da Maratona de Lisboa teve por base os seguintes pressupostos: Durante a competição os atletas

Leia mais

Waterfront / Frentes Ribeirinhas Oportunidades e Desafios no Estuário do Tejo

Waterfront / Frentes Ribeirinhas Oportunidades e Desafios no Estuário do Tejo Waterfront / Frentes Ribeirinhas Oportunidades e Desafios no Apresentação do PIRANET 08 de Outubro de 2010 Escola Superior de Tecnologia do Barreiro PIRANET Plano Integrado da Rede de Infra-estruturas

Leia mais

CORRIDA DE SANTO ANTÓNIO

CORRIDA DE SANTO ANTÓNIO CORRIDA DE SANTO ANTÓNIO Medição Efectuada Por João Cândido 10 de MAIO de 2017 INDICE Capa........ Índice.......... Pág. 1 Pressupostos........ Pág. 2 Cálculos da 1ª medição..... Pág. 3 Cálculos da 2ª

Leia mais

LISBOA A CIDADE AUTÊNTICA

LISBOA A CIDADE AUTÊNTICA LISBOA A CIDADE AUTÊNTICA O país mais ocidental da Europa, banhado pelo Oceano Atlântico, um autêntico tesouro da história de águas límpidas ao longo da costa. Um país de paixão, beleza e aventuras com

Leia mais

PATRIMÓNIO GEOLÓGICO PORTUGUÊS PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO

PATRIMÓNIO GEOLÓGICO PORTUGUÊS PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO PORTUGUÊS PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO Identificação do(a) proponente Nome: Instituição: Morada: Telefone: Fax: E-mail: Sócio(a) do Grupo ProGEO-Portugal: Sim Não Enviar, depois de devidamente

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos DSR CIM / AM NUT III Distrito Concelho Entidade Promotora Código UO (Unidade Orgânica) Código DGEEC A1 A1 + A2 PFOL B1 B1 + B2 TOTAL Oferta de adultos em continuidade Sim Não Alentejo Alentejo Central

Leia mais

CURRICULUM VITAE LUISA GOMES. OA - Oficina de Arquitectura, Urbanismo, Construção e Imagens Visuais, Lda - Lisboa

CURRICULUM VITAE LUISA GOMES. OA - Oficina de Arquitectura, Urbanismo, Construção e Imagens Visuais, Lda - Lisboa CURRICULUM VITAE LUISA GOMES Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 1957 Local de Trabalho: OA - Oficina de Arquitectura, Urbanismo, Construção e Imagens Visuais, Lda - Lisboa Habilitações Literárias:

Leia mais

Praias. Alentejo. Gavião. Grândola. Praia fluvial da Quinta do Alamal. Praia do Carvalhal - Grândola. Praia da Comporta. Praia do Pego.

Praias. Alentejo. Gavião. Grândola. Praia fluvial da Quinta do Alamal. Praia do Carvalhal - Grândola. Praia da Comporta. Praia do Pego. Praias Alentejo Gavião Praia fluvial da Quinta do Alamal Morada: Gavião Parque de estacionamento; Bar; Segurança ou Vigilância; Duches; A Praia fluvial da Quinta do Alamal está integrada num cenário deslumbrante,

Leia mais

As Áreas Protegidas são os espaços Naturais eleitos como destinos turísticos e as suas infraestruturas de acolhimento, atividades e serviços permitem

As Áreas Protegidas são os espaços Naturais eleitos como destinos turísticos e as suas infraestruturas de acolhimento, atividades e serviços permitem As Áreas Protegidas são os espaços Naturais eleitos como destinos turísticos e as suas infraestruturas de acolhimento, atividades e serviços permitem ao visitante desfrutar do que de mais interessante

Leia mais

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos pré-escolar À descoberta do Ambiente Natural À descoberta dos materiais e objetos À descoberta das interrelações entre espaços À descoberta das interrelações natureza sociedade 1º ciclo 1º ao 4º ano Estudo

Leia mais

AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL

AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL Manhã: das 9H às 14H Tarde: das 13H às 18H Lazer A combinar Standard Pack: 25 por adulto Comfort Pack: 35 por adulto 25 por criança Transporte para uma das magníficas

Leia mais

Conheça a nossa ciência

Conheça a nossa ciência Conheça a nossa ciência Que Ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm? 19-25 Novembro 2018 Programa de actividades 24 de Novembro

Leia mais

Educação Pré-Escolar 2 Delegados. 1º Ciclo do Ensino Básico - 4 Delegados

Educação Pré-Escolar 2 Delegados. 1º Ciclo do Ensino Básico - 4 Delegados S P G L S i n d i c a t o d o s P r o f e s s o r e s d a G r a n d e L i s b o a Educação Pré-Escolar 2 Delegados Núcleo 55 públicos dos concelhos de: Almada e Seixal Núcleo 56 públicos dos concelhos

Leia mais

TOURS DE DIA INTEIRO Palácios Reais de Sintra...7 Óbidos, Nazaré & Fátima...8 Lisboa Monumental + Sintra, Cascais...9 Porto (1 dia)...

TOURS DE DIA INTEIRO Palácios Reais de Sintra...7 Óbidos, Nazaré & Fátima...8 Lisboa Monumental + Sintra, Cascais...9 Porto (1 dia)... TODOS OS TOURS 2017/2018 TOURS DE MEIO DIA Lisboa Monumental (am/pm)...3 Palácio da Pena, Sintra, Cascais, Estoril (am)...4 Sintra, Cabo da Roca, Cascais, Estoril (pm)...5 Fátima (am)...6 TOURS DE DIA

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2017-2018 Formação de Português para Falantes de Outras Línguas () _julho 18 DSR CIM / AM NUT III Distrito Concelho Entidade Promotora Alentejo Alentejo Central Alentejo Central

Leia mais

PLANO DA SAÍDA DE CAMPO PIC

PLANO DA SAÍDA DE CAMPO PIC PLANO DA SAÍDA DE CAMPO PIC 27-10-2017 Para o 1º Ciclo: Local de partida e chegada: Externato Ribadouro Hora de partida: 10:00 (concentração no hall do 1ºciclo da escola) Número de alunos: 16 Número de

Leia mais

Corrida Atlântica Comporta - Tróia

Corrida Atlântica Comporta - Tróia Corrida Atlântica Comporta - Tróia 15 KM DE CORRIDA EM AREIA 27 de Julho 2014 - REGULAMENTO - ORGANIZAÇÃO A CORRIDA ATLÂNTICA COMPORTA - TRÓIA é uma organização da Câmara Municipal de Grândola, Sonae Turismo

Leia mais

X JORNADAS SOBRE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA /EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

X JORNADAS SOBRE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA /EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL X JORNADAS SOBRE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA /EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 9 e 10 de Maio Casa da Cultura em Macedo de Cavaleiros Reflectir e partilhar saberes e preocupações,

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros. Elsa Alves Anabela Oliveira

Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros. Elsa Alves Anabela Oliveira Análise da vulnerabilidade à inundação em ambientes fluviais, estuarinos e costeiros Elsa Alves Anabela Oliveira FIL, 23 de Março de 2012 Índice Inundações: origem e consequências Enquadramento legal Metodologia

Leia mais

7 dias / 6 noites. Portugal Ferroviário. Programa de visita às atrações e linhas de Portugal

7 dias / 6 noites. Portugal Ferroviário. Programa de visita às atrações e linhas de Portugal 7 dias / 6 noites Portugal Ferroviário Programa de visita às atrações e linhas de Portugal Os caminhos de ferro são um dos mais importantes desenvolvimentos da Revolução Industrial e desde 1825 essa evolução

Leia mais

30º Curso de Actualização de Professores de Geociências 2ª edição. Programa final

30º Curso de Actualização de Professores de Geociências 2ª edição. Programa final 30º Curso de Actualização de Professores de Geociências 2ª edição 23/Outubro; 30/Outubro; 6/Novembro de 2010 Universidade do Minho - Braga Programa final Dia 23 de Outubro Excursões Hora e local de partida

Leia mais

AGRADECEMOS A TODOS OS APOIANTES E PATROCINADORES, ASSIM COMO AOS VOLUNTÁRIOS

AGRADECEMOS A TODOS OS APOIANTES E PATROCINADORES, ASSIM COMO AOS VOLUNTÁRIOS ORIENTAÇÕES AGRADECEMOS A TODOS OS APOIANTES E PATROCINADORES, ASSIM COMO AOS VOLUNTÁRIOS 2 Encontro Nacional 1+2 Ponto 1 - Encontro Monte Srª Confiança, 9h Coordenadas: 39.911079, -8.130405 Ponto 2 -

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 48 JULHO DE ÁGUEDA Pateira de Fermentelos

BOLETIM MENSAL Nº 48 JULHO DE ÁGUEDA Pateira de Fermentelos BOLETIM MENSAL Nº 48 JULHO DE 2017 ÁGUEDA Pateira de Fermentelos BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Pontos de venda Saiba onde pode aderir à campanha Passe a Passe

Pontos de venda Saiba onde pode aderir à campanha Passe a Passe Pontos de venda Saiba onde pode aderir à campanha Passe a Passe Barraqueiro Transportes Boa Viagem: Rua da Rodoviária Urb. Quinta do Bravo, ALENQUER Telefone: 263 730 500 Barraqueiro Oeste: Terminal de

Leia mais

Geodiversidade e Património Geológico do concelho de Câmara de Lobos Elementos do Grupo: Lúcia Pássaro Maria Nelly Gouveia Sandra Gonçalves

Geodiversidade e Património Geológico do concelho de Câmara de Lobos Elementos do Grupo: Lúcia Pássaro Maria Nelly Gouveia Sandra Gonçalves CENTRO DE FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA Geodiversidade e Geoengenharia do Arquipélago da Madeira Registo Escrito de Avaliação Projeto: 002141/2013/124 Curso: 2 Ação: 1 Data: 2 de dezembro

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 353/IX CRIA A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DA BAÍA DE SÃO PAIO

PROJECTO DE LEI N.º 353/IX CRIA A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DA BAÍA DE SÃO PAIO PROJECTO DE LEI N.º 353/IX CRIA A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DA BAÍA DE SÃO PAIO A Baía de São Paio, no estuário do Douro, reveste-se de riquezas naturais apreciáveis. É a última zona na parte urbana do

Leia mais

764,16 km 2, maior município da região do Algarve; habitantes cerca de 15% população algarvia; Duas cidades: Loulé e Quarteira; 11 Freguesias

764,16 km 2, maior município da região do Algarve; habitantes cerca de 15% população algarvia; Duas cidades: Loulé e Quarteira; 11 Freguesias 30 de Novembro de 2012 ENQUADRAMENTO NQUADRAMENTO / C / CARACTERIZAÇÃO DO CONCELHO DE LOULÉ CONCELHO DE LOULÉ 764,16 km 2, maior município da região do Algarve; 70 260 habitantes cerca de 15% população

Leia mais

DIA HORÁRIO MONUMENTO SÍTIO LOCAL EVENTO ACTIVIDADE PARTICIPAÇÃO APOIOS INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES LOCALIDADE

DIA HORÁRIO MONUMENTO SÍTIO LOCAL EVENTO ACTIVIDADE PARTICIPAÇÃO APOIOS INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES LOCALIDADE Agricultura Biológica Espaço dedicado a uma mostra de agricultura biológica com utilização de diversas sementes, plantas aromáticas e medicinais e respectivas técnicas de cultivo do de Energias Alternativas

Leia mais

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010 Disciplina de Geografia 7ºano Portugal Continental localiza-se no extremo Sudoeste da Europa, a Oeste do continente Asiático a Norte do continente

Leia mais

Workshops para professores

Workshops para professores Workshops para professores 107 mar Visita CIAPS Visita interpretativa ao Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), para exploração das atividades de ciências experimentais disponibilizadas

Leia mais

DESDE: 711 por pessoa

DESDE: 711 por pessoa EXPLORAR TERCEIRA E SÃO MIGUEL 2 Ilhas São Miguel e Terceira 5 Dias de Viagem Regime tudo incluído com bebidas (conforme itinerário) Partida garantidas de Lisboa com lugares garantidos DESDE: 711 por pessoa

Leia mais

OPORTUNIDADES DE VERÃO

OPORTUNIDADES DE VERÃO OPORTUNIDADES DE VERÃO NO M IMÓVEIS ENCONTRA BOAS OPORTUNIDADES EM TODO O PAÍS. NESTE VERÃO E ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2016, JUNTE-SE A NÓS E FECHE UM BOM NEGÓCIO. APROVEITE AS CONDIÇÕES DIFERENCIADAS DE FINANCIAMENTO,

Leia mais

PARQUE URBANO DE MIRATEJO

PARQUE URBANO DE MIRATEJO PARQUE URBANO DE MIRATEJO OLARIA ROMANA DA QUINTA DO ROUXINOL Monumento Nacional (1992). Valor excecional (Carta do Património Cultural Imóvel do Município do Seixal). A mais antiga construção humana conhecida

Leia mais

PRAIA A 250M AEROPORTO DE LISBOA A 50KM ATIVIDADES NÁUTICAS CAMPO DE GOLFE. RUINAS ROMANAS Século I a IV BIODIVERSIDADE DO HABITAT NATURAL

PRAIA A 250M AEROPORTO DE LISBOA A 50KM ATIVIDADES NÁUTICAS CAMPO DE GOLFE. RUINAS ROMANAS Século I a IV BIODIVERSIDADE DO HABITAT NATURAL E N V O L V I D O P E L A N A T U R E Z A H I S T Ó R I A A partir do início da década de setenta, foram iniciados investimentos turísticos em Troia. Apesar destes investimentos, a exploração turística

Leia mais

KEEP CALM VOLT À TACAR 5 > 7 10 > 13 ABRIL

KEEP CALM VOLT À TACAR 5 > 7 10 > 13 ABRIL KEEP CALM VOLT À TACAR Programa de Férias Ativas da Páscoa para Crianças e Jovens 5 > 7 (quarta a sexta-feira) e 10 > 13 (segunda a quinta-feira) ABRIL 2017 PROGRAMA [QUARTA-FEIRA] 5 ABRIL BORA AO SAMOUCO

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 6 - Vulcanismo Os vulcões como geossistemas Os depósitos vulcânicos Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico

SUMÁRIO. Capítulo 6 - Vulcanismo Os vulcões como geossistemas Os depósitos vulcânicos Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico SUMÁRIO Capítulo 1 - Estruturando um planeta O método científico As teorias e as práticas modernas da Geologia A origem de nosso sistema planetário A Terra primitiva: formação de um planeta em camadas

Leia mais

Recursos Minerais da Área Metropolitana de Lisboa. Estado Actual do Conhecimento

Recursos Minerais da Área Metropolitana de Lisboa. Estado Actual do Conhecimento Recursos Minerais da Área Metropolitana de Lisboa Estado Actual do Conhecimento A Importância do Planeamento e Ordenamento dos Recursos Minerais Recursos minerais = património natural Promoção da importância

Leia mais

Utilização do Método de Análise Hierárquica na Elaboração de Cartografia de Suscetibilidade a Deslizamentos à Escala Regional (Figueira da Foz Nazaré)

Utilização do Método de Análise Hierárquica na Elaboração de Cartografia de Suscetibilidade a Deslizamentos à Escala Regional (Figueira da Foz Nazaré) VII Encontro Nacional de Riscos I Fórum de Riscos e Segurança do ISCIA 19 e 20 de Abril Aveiro Utilização do Método de Análise Hierárquica na Elaboração de Cartografia de Suscetibilidade a Deslizamentos

Leia mais

Os Nossos Museus do Mar. Ciclo "O Dia Nacional do Mar" 14 e 16 de Novembro de 2002

Os Nossos Museus do Mar. Ciclo O Dia Nacional do Mar 14 e 16 de Novembro de 2002 SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA Secção de Geografia dos Oceanos A Resolução n.º 83/98 do Conselho de Ministros institucionalizou o dia 16 de Novembro como Dia (Nacional) do Mar, data da entrada em vigor

Leia mais

Horários e mapa de comboio urbano da linha 28E. Campo Ourique (Prazeres) - Martim Moniz

Horários e mapa de comboio urbano da linha 28E. Campo Ourique (Prazeres) - Martim Moniz Horários e mapa de comboio urbano da linha 28E 28E Campo Ourique (Prazeres) - Martim Moniz Ver No Modo Website A linha 28E (comboio urbano) - Campo Ourique (Prazeres) - Martim Moniz tem 4 rotas. Nos dias

Leia mais

O Litoral Português. Praia 5/18/2009. antropóticas: que futuro para o litoral acumulação. Formas do Litoral. acumulação. Duna.

O Litoral Português. Praia 5/18/2009. antropóticas: que futuro para o litoral acumulação. Formas do Litoral. acumulação. Duna. O Litoral Português Formas de erosão Dinâmica i litoral l vs actividades id d antropóticas: que futuro para o litoral Formas de acumulação Formas do Litoral Formas elementares Praia Duna Praia Formas de

Leia mais

A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, apresentam a exposição A Floresta

A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, apresentam a exposição A Floresta Comunicado de Imprensa Trata-se da primeira exposição itinerante da Fundação la Caixa em Portugal e é um marco da atividade da Fundação em Portugal A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara

Leia mais

ANEXO I - Organização dos objetos nas plantas dos planos territoriais A - Planta de Ordenamento ou Planta de Zonamento

ANEXO I - Organização dos objetos nas plantas dos planos territoriais A - Planta de Ordenamento ou Planta de Zonamento SUB Área de Intervenção do Plano Área de Intervenção do Plano Área de Intervenção do Plano 1 Classificação e Qualificação do Solo Solo Urbano Espaço Central 2 Classificação e Qualificação do Solo Solo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A AS BARRAGENS E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A AS BARRAGENS E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A AS BARRAGENS E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS AS BARRAGENS BARRAGENS Resposta à irregularidade temporal das disponibilidades hídricas NORTE

Leia mais

In Natália Azevedo, Politicas Culturais à escala Metropolitana

In Natália Azevedo, Politicas Culturais à escala Metropolitana Políticas, projectos e património de uma cidade são dimensões possíveis da análise sociológica dos espaços urbanos. Articuladas entre si ou isoladas do ponto de vista analítico, estas dimensões enformam

Leia mais

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel Joaquim Teodósio www.spea.pt 1 Quem somos? - Somos uma ONG de ambiente, criada em 1993, que trabalha para o estudo e conservação das aves

Leia mais

Direção Regional de Setúbal

Direção Regional de Setúbal SPGL Sindicato dos Professores da Grande Lisboa Direção Regional de Setúbal CALENDÁRIO DAS REUNIÕES Educação Pré Escolar Núcleo LXX nos estabelecimentos públicos dos Almada e Seixal Núcleo LXXI nos estabelecimentos

Leia mais