P/1 Roberto Carlos, você pode falar o seu nome completo, local e data de nascimento?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P/1 Roberto Carlos, você pode falar o seu nome completo, local e data de nascimento?"

Transcrição

1 museudapessoa.net Correios 350 anos Aproximando Pessoas Depoimento de Roberto Carlos Bezerra Oliveira Entrevistado por Rosana Miziara Laranjal do Jari, 29 de Julho de 2013 HVC073_Roberto Carlos Bezerra Oliveira Realização Museu da Pessoa. Transcrito por Iara Gobbo. MW Transcrições P/1 Roberto Carlos, você pode falar o seu nome completo, local e data de nascimento? R Roberto Carlos Bezerra Oliveira, nascido em 17 de junho de 79, Bacabal, Maranhão. P/1 Você se criou nessa cidade, Bacabal? Você ficou até quanto tempo nessa cidade? R Fiquei até os 18 Anos. P/1 Até os 18 Anos? R Sim. P/1 Seus pais são de Bacabal? R Sim. P/1 E seus avós? R Também. P/1 Maternos e paternos? R Não, os paternos são descendentes de cearenses. São do Ceará, foram para lá. P/1 Por que é que eles foram para lá? Você sabe? R É, naquela época o Ceará estava muita dificuldade, eles foram procurar vida melhor e ficaram lá no Maranhão. P/1 E por que é que eles escolheram Bacabal? R O meu avô, por parte de pai, ele fundou vários interiores lá no Maranhão. Vertente, Santa Luzia e o nome dele era Regino. Aí ele terminou fundando o Centro do Regino, até onde ele ficou bem velhinho, e

2 depois que ele foi embora para outra cidade chamada de Pio XII, Maranhão também. P/1 O que é que ele fazia? R Trabalhava de roça. P/1 E a sua avó? R A minha avó era dona de casa, cuidava dos filhos que eles tinha. P/1 Você conviveu com eles? R Muito pouco, mas eu conheci... P/1 Os pais do seu pai? R Isso. P/1 E os pais da sua mãe? R Os pais da minha mãe moravam bem próximo lá também, mas o convívio mesmo foi pouco porque o meu avô por parte materna morreu muito cedo. P/1 O que é que ele fazia? R Ele era vaqueiro. Aí ele pegou uma chifrada de uma vaca, ele não se cuidou, virou câncer e ele morreu. P/1 E a sua avó? R A minha avó já morreu bem depois. Ela ficou, se aposentou, ficou lá na cidade lá. P/1 O que ela fazia? R Ela só cuidava da casa mesmo. P/1 E você sabe como que seu pai e sua mãe se conheceram? R Ah, se eu sei? Não, eles se conheceram por acaso lá. É que uma prima da minha mãe casou-se com um irmão do meu pai. Aí minha mãe foi visitar a prima dela aí conheceu meu pai, no interior. Aí começaram a namorar e terminaram casando. P/1 E como é que era Bacabal nessa época, quando você nasceu? Quantos filhos eles tiveram? R Nós somos quatro. P/1 Vocês desses quatro é qual? O mais velho?

3 R Sou o mais velho. P/1 E como que era Bacabal nessa época? R Ah quando eu conheci Bacabal já era bem desenvolvida já. Bacabal é grande, cidade. Hoje tem mais de cem mil habitantes e já era bem desenvolvida, mas de uns dez anos para cá desenvolveu bem mais. P/1 Mas quando você era pequeno como é que era? Era uma cidade de que, tem? R É uma cidade, onde tinha várias cidadezinhas pequenas ao redor, e às vezes naquelas cidadezinhas pequenas não tinha o que Bacabal tinha, supermercado bom, loja para vender eletrodoméstico, essas coisas assim. O pessoal iam para lá para fazer essas compras. A minha mãe era funcionária da Prefeitura e todo mês ela ia receber o dinheiro dela e a gente ia. Às vezes eu ia com ela. P/1 O que sua mãe fazia? R Era merendeira. Trabalhava de merendeira na escola no interior. P/1 Que escola? R É São Francisco o nome da escola. P/1 Escola estadual? R Não, era municipal, uma escola até a quarta série só. Só lecionava até a quarta série. P/1 Merendeira é quem faz... R Mas a merenda e serve para as crianças e limpa também, a escola? P/1 E seu pai? R O meu pai trabalhava de roça. P/1 Mas ele tinha terra ou ele trabalhava para alguém? R Ele ainda tem terra ainda. Aí hoje ele está aposentado, ele não... P/1 Mas a sua casa era na roça? R Na roça. P/1 Como que era a casa? R Ah, era de taipa. É barro amassado. Faz tudo um trabalho lá de... Tipo uma cercazinha do talo do coco. Aí coloca o barro amassado dentro, aí deixa secar. Aí já é uma parede. É chamada de casa de taipa. Hoje a casa do meu pai é de alvenaria já.

4 P/1 Quantos quartos tinha a casa? R Tinha dois quartos. P/1 Você dormia com seus irmãos? R Era. Meus dois irmãos e a irmã. P/1 E como que era na sua casa? Quem que exercia autoridade, seu pai ou sua mãe? R Meu pai. P/1 Como que ele era? R Ah, ele era daquele modo antigo ainda. A conversa dele era pouca, assim. Não respeitasse ele metia porrada mesmo e a gente vivia assim. A gente respeitava muito ele. Tinha muito medo dele. Medo assim, e respeito também. Mas ele também não deixava faltar nada dentro de casa, não. Graças a Deus a gente... P/1 E a sua mãe? Como que ela era? R A minha mãe era mais calma dentro de casa. E trabalhava nessa escola e ajudava ele na compra das coisas. Ele só conseguia colocar o arroz, o feijão, a fava, o milho. Ele vivia da roça, e os derivados da roça, abóbora, essas coisas. P/1 Mas ele plantava e as coisas eram para vocês comerem... R Isso, isso. P/1 Mas sobrava alguma coisa para vender? R Bem pouco. Tinha ano que quando a safra era ruim, não dava nem para gente acompanhar outra safra, aí tinha que comprar. Aí ele dava um jeito. Ele tinha criação de gado, ainda hoje tem. Aí ele vendia uma, duas cabeças de gado e comprava aí de arroz, feijão, aí completava o resto do ano. P/1 Mas vocês tiveram uma infância com dificuldade? R Com certeza, com dificuldade. Não passava fome, mas era bem regrado mesmo. P/1 Quais que eram suas brincadeiras de infância? R Ah, a gente jogava muito bola. Gostava muito de jogar bola e brincadeira com as outras crianças também. P/1 Do que é que vocês brincavam? R De bandeira. P/1 Como que é bandeira?

5 R Bandeira é dividir um determinado terreno e para um lado fica um time, para um lado fica outro. Aí punha um pedacinho de pau de um lado e do outro. Esse time tem que pegar aquele pau lá sem esse daqui tocar. Aí esse era bandeira. Pegar a bandeira e trazer, entendeu? Para o terreno lá e era quando conseguisse passar já é um ponto, na realidade. Daí assim que era. P/1 Você teve formação religiosa? R Eu sou católico. P/1 Mas vocês tinham o costume de rezar e ir à missa? Como que era? R Sim, ainda tenho. A gente ia... O culto lá, lá era missa umas duas vezes por ano só, interior. Aí a gente tinha culto toda semana, todo domingo, culto lá na igrejinha que a gente tinha lá. Aí eu estudei lá, numa cidadezinha lá próximo. P/1 Com quantos anos você entrou na escola? R Ah, eu terminei meu segundo grau eu tinha 17 anos. P/1 Não, quando que você começou? Com quantos anos você entrou? R Quando eu entrei eu não lembro não. Mas que foi pequeno assim com idade mesmo normal, foi logo cedo. P/1 E a escola era perto da sua casa? R Era bem próximo. P/1 Como é que vocês iam? R A pé, era bem próximo. P/1 Você ia com quem? R Eu ia sozinho. Era bem próximo, lá não tem carro lá. Não tinha movimento para ter perigo. Era ficava cem metros, eu acho, da casa, ou menos. P/1 E tinha uniforme? R Não, tinha uniforme não. Era só mesmo a sandália e a roupinha mesmo. Não tinha uniforme. P/1 Era perto da escola que a sua mãe era merendeira? R Ela lá que a mãe era merendeira. P/1 Era a mesma escola? R Era na mesma escola.

6 P/1 E a sua mãe te servia merenda? R É. P/1 Como é que era? R É ela que servia merenda, organizava lá. Era bom. P/1 Que lembranças você tem desse período, da escola? R Ah, às vezes dava briga na hora da escola e outras crianças, disputando a merenda. Às vezes dava briga e porrada aí, mas era coisa de criança mesmo, ninguém tinha raiva um do outro não. P/1 Por que é que dava briga? R Um queria mais, um jogava merenda no outro às vezes, por querer, às vezes sem querer, o outro reagia. Terminava dando um pezinho de briga lá. P/1 E as pessoas falavam, te chamavam de filho da merendeira? R Não, porque todo mundo conhece. Era pequeno lá, era uma vilazinha com umas 25 casas e tudo, e era só família. Era não, é ainda só família lá. Terreno, eles tem uma herança que meu avô por parte de pai deixou, aí ficaram os filhos lá. Foram tendo outros filhos, netos. Uns foram embora, que nem eu vim para cá. P/1 Vamos voltar. E o que servia na merenda? R O que é que servia? Era mingau de milho, sardinha. Era cada dia era um tipo, o cardápio. Tinha dia que era mingau de milho. Era um mingau que tinha uns carocinho, que esse era o mais cobiçado, era o mais gostoso. E também eles faziam a sardinha com arroz branco, macarrão, aquele macarrão também. Era esse tipo de merenda. Biscoito com suco, às vezes. Era esse o tipo de merenda. P/1 O que é que você mais gostava na escola? R De que é que eu mais gostava? Naquela época? Na realidade eu era bem... Eu gostava de estudar mesmo, na realidade. Eu gostava muito de estudar. Eu não faltava e eu gostava de estudar mesmo. A merenda a gente não era o foco não, mas na merenda mesmo o mais gostoso que tinha era o mingau de milho. P/1 Você lembra de alguma professora? R Ah, não era mais, tinha passado para, terminado a quarta série lá, não tinha mais como estudar lá, eu fui estudar numa cidadezinha próxima. Aí eu lembro dessa professora que quando eu cheguei lá na escola eu era muito pequeno ainda e eu não conseguia levantar a cadeira para colocar ali na sala. E eu estava tentando levantar a cadeira, tentando levantar a cadeira, aí a professora chama de Luzia, disse assim: Ajuda o coleguinha que o coleguinha não consegue levantar a cadeira. Aí o outro aluno já bem maior lá, pegou a cadeira e colocou para mim lá. Eu nunca esqueci essa cena. Aí eu me identifiquei com ela, com a Dona Luzia. Ela já lecionava da quinta série para cima.

7 P/1 E como é que você ia para essa outra cidade? R Eu ia para outra cidade de ônibus. Eu acordava cinco horas da manhã, colocava minha roupa dentro de um saco, saco de plástico para não molhar. Aí eu andava quatro quilômetros a pés, aí eu pegava o ônibus e aí eu andava mais uns dez quilômetros de ônibus, e quando era para voltar eu voltava o trajeto todinho a pé. Chegava em casa por volta das 14 horas, às vezes sem tomar café, sem nada, que não tinha às vezes. Quando a mãe tinha uma moedazinha ela dava para gente chupar um chup, que lá é chamado de dim dim, lá no Maranhão. E aí a gente chegava em casa, quando terminava de almoçar ia para roça ajudar o pai. P/1 Ajudava o pai na roça? R É. P/1 O que é que você fazia? R A gente limpava, fazia derruba. Aí limpava, plantava, ficava fazendo limpeza até o arroz crescer, produzir. A gente colhia o arroz, armazenava, esperava ele secar e batia ele. Aí trazia para casa e armazenava em casa. Aí ficava pilando ele. P/1 E tinha histórias de roça? Seu pai e sua mãe eram de contar histórias? R É porque na realidade a história da roça é uma só. É um serviço repetitivo. P/1 Mas eles eram de contar história? R Eles contavam bastante história, mas eu não lembro muito bem não. P/1 Tem alguma história que você lembra, que eles contavam, seu pai ou sua mãe? R Relacionado à roça mesmo... P/1 Não, a qualquer coisa assim, eram de contar história? R É, pai contava história. Pai tinha medo de cachorro doido, que na realidade lá eles chamam de cachorro doido, mas é cachorro quando está com raiva. Aí ele disse que uma vez que lá eles sempre tiveram criação de gado. Aí ele estava no curral, onde ia prender o gado. Aí o menino disse que, ele disse que um homem gritou assim: Cuidado que tem um cachorro doido, e ele subiu na porteira que era por onde o gado ia passar, aí ele se cagou todinho (risos), de medo. Aí ele sempre contava essa história. Ele tinha muito medo de cachorro, quando cachorro estava com raiva. Ele chamava lá cachorro doido. Ele tinha medo de ser mordido e morrer. Essa história é uma das histórias que eu lembro dele. P/1 Aí você fez o ginásio nessa escola da cidade do interior? R É, eu fiz até a oitava, aí não tinha mais como estudar, eu vim para Bacabal, entendeu? P/1 Quem que morava em Bacabal?

8 R O tio Alexandre, irmão do meu pai. P/1 Aí eu comecei lecionar o segundo grau lá, comecei estudar o segundo grau. P/1 Seus irmãos também foram para lá? R1 Não. P/1 Por que é que você foi, os seus irmãos não? R Porque eles ainda não tinham atingido a idade de fazer o segundo grau. Estavam estudando onde eu deixei, fiquei lá... P/1 O tio Alexandre é irmão de quem? R Do meu pai. P/1 E como que foi mudar para casa dele? R Ah, foi muito ruim. Foi ruim e foi bom ao mesmo tempo. Foi ruim porque morar na casa dos outros era constrangedor. Eu dormia no corredor. Todo mundo que passava me sacudia, porque eu dormia numa rede, eu batia do lado da parede, mas eu fiquei lá até... Fiquei três anos. Aí logo logo eu comecei logo a trabalhar também para ajudar lá nas despesas dele e mandar dinheiro para mãe. P/1 Mas eles tratavam você bem? R Tratavam bem, muito bem. Era constrangedor por isso porque não é na casa do pai da gente, é diferente. Sei que eu consegui terminar o segundo grau, mesmo aos trancos barrancos lá... P/1 Mas você trabalhava lá? R Trabalhava. P/1 Desde o primeiro colegial? R Não, só no segundo e no terceiro ano. P/1 Você estudava à noite? À tarde? R Isso, eu comecei estudar de manhã, aí eu no ano seguinte eu transferi para noite para trabalhar de dia. P/1 Você começou a trabalhar em quê? R Em depósito de material de construção. P/1 O que é que você fazia? R Entregava telha, tijolo, areia, pedra brita, essas coisas. Cimento. Era um depósito, eles vendiam e a gente entregava no carro. Eu era ajudante deles lá. Eu trabalhei dois anos lá. Aí foi que eu terminei o

9 segundo. P/1 E você tinha alguma coisa assim, alguma profissão? Alguma coisa que você queria seguir? R Não. Eu tinha vontade de dirigir, de aprender dirigir, mas lá não consegui. Não tive oportunidade. Aí eu concluí o segundo grau e me deu a ideia de sair de lá. Lá da cidade, por falta de... P/1 Como que era Bacabal? R É uma cidade que tem vários fazendeiros. Tem riqueza, mas é mal distribuída, mas são poucas pessoas que têm riqueza. O pessoal trabalha bastante, mas eu como era novo assim, não tinha experiência, não conseguia arrumar um emprego logo que, de ganhar um salário mínimo. Ganhava acho que a metade do salário nessa época. Aí foi que aconteceu a oportunidade de eu vir para cá. P/1 Que oportunidade? R Que eu tenho um primo que ele veio para cá primeiro. P/1 Para cá para onde? R Para cá, para o Jari. P/1 Laranjal do Jari? R Ele veio para Monte Dourado. Aí a gente tinha combinado de ir para Manaus, que ele é formado em administração e quando ele fichasse, arrumasse um emprego, aí ele ia me chamar para alugar um quarto. P/1 Vocês eram bem amigos? R Isso. Que era para gente morar junto e eu ver se eu conseguia arrumar um emprego. Por um acaso ele veio para cá. Veio em Outubro de 98, ele veio em Agosto de 98. Em Outubro ele conseguiu fichar aí na Cadan que é uma empresa que faz caulim. Aí em Fevereiro de 99 ele me chamou para cá. Aí eu vim, fiquei com ele aí, aí consegui. Já trabalhei em várias empresas aqui. P/1 Onde você trabalhou? Qual foi a primeira empresa que você trabalhou? R Trabalhei no Supermercado Pague Pouco. P/1 Pague Pouco? R Pague Pouco o nome do supermercado. P/1 O que é que você fazia? R Eu era repositor. Pegava mercadoria lá no depósito e colocava nas prateleiras. Depois eu passei para dirigir, motorista, depois eu passei para fiscal de caixa. Ficava fiscalizando os caixas de atendimento. Aí com o tempo eu saí, fichei em outra empresa. P/1 Deixa eu voltar um pouquinho. Lá em Bacabal, além de trabalhar e estudar, qual que era o seu

10 divertimento? Você passeava? O que é que você fazia? R Ah, eu jogava. Lá o esporte, lazer mesmo, só era jogar bola. P/1 Você não ia para festa, baile? Tinha amigo? R Ah, ia sim. A gente ia para as festas das igrejas, sempre tinha... Lá, o ano quase todo é festejo de igreja. Santa Terezinha, Santo Antônio, são vários santos. Aí cada igreja faz o festejo durante uma semana, a gente ia. Participava bastante eu com os primos. P/1 Você tinha namorada? Paquerava? R Lá eu tinha uma namorada, mas não era lá. Era lá em outra cidade. Lá mesmo não tinha namorada não. P/1 Onde que é. R É em Pio XII, a 60 quilômetros de lá. P/1 Você namorou muito tempo com ela? R Namorei seis anos. P/1 É? Como que vocês se conheceram? R A gente é primo. Nós somos primos. Aí desde a criação mesmo. Nós nos criamos juntos. Aí a gente começou a namorar um namorinho de adolescente e foi envelhecendo o namoro. Namoramos por uns seis anos, aí. Eu deixei ela quando eu vim para cá. P/1 Por que você deixou? R É a distância. Arrumei outra namorada aqui, aí eu tive que deixar ela. Ela ficou muito magoada com isso porque ela gostava muito de mim e eu dela também, mas só que a distância, não tinha como a gente ficar junto. Porque eu a convidei para vir para cá, ela não quis vir. Aí eu fiquei com essa outra que ainda hoje é minha esposa. P/1 E como que era essa região naquele momento? R Aqui? Aqui era bem movimentado, muito movimento. P/1 Mas você morava aqui em Laranjal. R Monte Dourado. Morei primeiro em Monte Dourado. Eu trabalhava no supermercado eu morava em Monte Dourado. Aí eu trabalhei quase três anos no Supermercado, morando lá em Monte Dourado. P/1 Você vinha sempre para cá, para Laranjal? R Vinha tomar cerveja, brincar para cá. Aqui era bem mais movimentado. Tinha muita mão de obra. E aí passei quase três anos no supermercado, eu fichei numa empresa que trabalha para Jari. Ela é quem

11 fazia a limpeza dos eucaliptos. Para corte, para manutenção para ele crescer no limpo. P/1 Como foi essa parte do Jari? Desculpa. R Eu quando eu saí do supermercado, eu saí porque o salário estava pouco, eu achei pouco já, porque eu estava trabalhando, eu achava que a minha função já era para ganhar um pouco mais. Aí eu falei com o dono do mercado, ele disse que não podia aumentar, aí eu pedi para ele mandar embora que eu arrumava outro serviço. Aí eu arrumei na NDR, eu era chefe de turma. Tomava conta de 50 peões. Aí era 25 peões. Era 50 no ônibus, tinha dois encarregados. Eu era encarregado de turma. Aí eu senti muita dificuldade nesse emprego. Porque os peões bebiam cachaça, vamos supor, no domingo aí iam ressacado na segunda trabalhar e não queriam trabalhar, um problemão. Aí eu trabalhei oito meses só lá. Aí eu saí porque acordava muito cedo. Acordava quatro horas da manhã, chega só 18 horas em casa, 18, 19. Era muito puxado. Aí eu saí de lá, fui trabalhar na Canto Engenharia, que mexe com construção civil, lá no Munguba, lá prestando serviço para Cadan. Trabalhei de motorista lá, quase três anos também. Morava no Planalto já essa época, que é onde tem o aeroporto aqui. Depois senti muita dificuldade no deslocamento na ida e na vinda. Aí eu mudei lá para Vitória do Jari. Nessa mudança, eu trabalhando na Canto, aí me chamaram para trabalhar em outra empresa, que mexe com a extração do caulim. Aí eu pedi para sair dessa Canto e ia trabalhar nessa outra empresa, mas aí o pessoal da prefeitura me chamaram, lá de Vitória do Jari, para trabalhar com eles lá no Fórum, prestando serviço no Tribunal de Justiça do Amapá. Aí eu fui trabalhar para lá. Aí a prefeitura começou a atrasar o pagamento depois de dois anos e pouco, aí eu saí. Aí eu fiz o concurso dos Correios. P/1 Mas você foi trocando de empresa, mas você tinha algum objetivo assim: Quero trabalhar em tal lugar? Você pensava: Quero fazer tal coisa? R É, o meu pensamento era trabalhar numa empresa que no dia do meu pagamento o dinheiro tivesse na conta. Que não fosse uma coisa duvidosa. Igual aos Correios, por exemplo. P/1 Mas você pensava em prestar concurso? R Pensava. P/1 Para onde? R É, eu pensava em prestar concurso, vários concursos. Os que fossem aparecendo. Aí um dia eu fui nos Correios deixar correspondência lá em Vitória, o rapaz lá me disse: Olha, saiu o edital do concurso dos Correios. Aí eu fiz e passei. P/1 Para que é que você prestou o concurso? R É, agente dos Correios. P/1 Mas você já sabia o que você ia fazer nos Correios? Você tinha ideia? R Já, tinha ideia já. P/1 Por quê? Como você sabia? R Porque eu ia sempre lá, conversava com o atendente. Aí eu já tinha uma ideia o que que era. Aí eu

12 prestei o concurso, aí me chamaram para trabalhar, aí eu fui trabalhar lá em Vitória mesmo. Trabalhei. P/1 Como que foi o concurso? Você lembra? R Como que foi? P/1 Como que foi o concurso? R Quando? P/1 Como? R Foi um... P/1 O que é que caiu? Como era a prova? R Ah, caiu muita regra de três, equação de segundo grau. Eu lembro. Eu percebi que eu ia passar porque era aquilo que eu tinha revisado. Caiu aquilo que eu tinha revisado. Tinha coisa parecia que eu tinha visto já na prova. Aí fui o primeiro colocado no concurso. P/1 Que ano que foi isso? R Foi em P/1 Primeiro colocado? R Foi. P/1 De qual agência? R Da região de Laranjal e Vitória do Jari. P/1 Mas era para trabalhar em qual agência? R Aqui ou em Vitória. P/1 Aí você escolheu aonde? R Não, eu escolhi lá porque já tinha vaga para lá e eu morava para lá. Aí escolhi lá. P/1 Você ficou quanto tempo lá? R Quatro anos e dez meses. P/1 Você lembra do seu primeiro dia de trabalho? R Não.

13 P/1 O que é que você fazia lá? O que fazia agente dos Correios? R Quando eu cheguei lá eu comecei trabalhar de carteiro também, porque tinha dois... tinha um gerente. O gerente gerenciava e atendia. Era unipessoal a agência. Não tinha carteiro. Aí eu ia para rua entregar. Passei três meses entregando. P/1 E como que era? R Ah, era... Eu gostava de ser carteiro. Porque não é um serviço repetitivo, está sempre interagindo com as pessoas. As pessoas te procurando e assim, você está sempre vendo novidade e aí está acompanhando o movimento da cidade também. P/1 Você lembra de algum causo que aconteceu quando você era carteiro? Alguma coisa que te marcou? R Eu fiquei uma vez chateado porque a bicicleta caiu dentro da água, com as cartas, com tudo também. P/1 Como que foi? Conta. R É porque a gente sempre vai deixar a carta, a gente põe o tripé da bicicleta. Aí toda a vez a gente vai colocar o tripé. Aí eu fui colocar o tripé ela escorregou numa brecha da ponte e virou e caiu dentro da água. Aí uma criança pulou na água e apanhou para mim. Eu estava todo de sapato, não tinha como eu pular na água. Aí eu voltei chateado. P/1 E aí? Mas o que você fez com as cartas? R Eu coloquei para secar e entreguei depois. Levei lá para agência e coloquei para secar. P/1 Mas ficou direitinho? R Ficou, não rasurou não, porque só molhou, não deixei esfregar uma na outra. E tinha bem pouco, já estava no final do distrito. P/1 Que ponte que era? R Na José Simeão de Souza. P/1 Como? R José Simeão de Souza, o nome da ponte. Lá perto do número cinco mil, mais ou menos. P/1 Da onde? R Lá da Santa clara, na ponte. No final da ponte. P/1 Mas aonde? R Lá em Vitória.

14 P/1 Vitória do Jari? R Isso. Aí eu trabalhei três meses de carteiro, aí eu passei. Fui efetivado, o rapaz me entregou a agência para eu gerenciar. P/1 Você, de três meses, já foi gerenciar? R Já. P/1 Por que você? R Porque eu já tinha feito para atendente, aí ele me passou as instruções lá e eu passei logo para gerenciar, porque ele foi embora. P/1 Como era gerenciar a agência? R Ah, atender e gerenciar ao mesmo tempo. Ah, era muito puxado. P/1 Fazia o que? R Tudo. P/1 Fala, descreve. R Eu atendia ao público, depois ficava fazendo serviço interno. Às vezes eu ia para rua entregar Sedex. Era muito puxado. Eu só saía de lá 20 horas, 21 da noite. Era muito puxado. P/1 Tinha algum causo? Quem eram as pessoas que procuravam? Conta alguma história que tenha acontecido lá nesse período. R É, existe muito cliente que vai reclamar e não sabe o que está reclamando na realidade. Tipo dizer que a gente não entrega a carta e na hora não sabe nem o endereço dele, existe muito. O número da casa, muito pior. Acontecia isso de o cliente chegar e dizer: Eu esqueci o número da minha casa, eu digo: Não, é na rua tal e o número é esse. No atendimento. As outras pessoas ficavam me olhando: Mas como é que tu sabe o número da casa dele?, ficava jogando chaveco. Mas não, lá eu conhecia praticamente 85 por cento da população, conhecia quase todo mundo. P/1 Quantos habitantes tinham lá? R Lá tem uns 15 mil habitantes. P/1 Que tipo de carta que chegava? Encomenda? Como é que era? R Olha, encomenda o pessoal compra pela internet, que vinha muito, e Sedex para os órgãos, o Fórum, Prefeitura e o Ministério público e fatura, muita fatura de banco. As cartas em si diminuiu bastante. Carta escrita para alguém era bem pouca. Mas tinha também, era pouco, bem pouco mesmo. P/1 Tem alguma coisa que tenha te marcado nesse período?

15 R Lá? Não, eu assim... de ruim ou de bom? P/1 Tanto faz. R Não, que me marcou é assim que eu gosto de atender as pessoas. Eu gosto de fazer o cliente sair sorrindo, na realidade. Eu acho que eu nunca fiz recursos humanos, essas coisas para atendimento pessoal, mas eu sempre me saí bem assim. Gosto de atender porque eu vejo que o cliente, a gente tem que tratar ele bem. Porque se ele vai lá ele tem algum motivo para ir ao teu encontro. Se ele for com problema, se você tiver com um, for responder ele fica pior. Eu gosto assim, que o pessoal lá me marcou assim que eu sou muito conhecido lá. Todo mundo me conhece, na realidade. Aí isso é gratificante. Muitas pessoas às vezes eu recebia presente, ganhei um relógio, cliente de uma loja me deu um relógio. P/1 Por que é que ele te deu o relógio? R Ah, eu não sei. Ele gostava do atendimento que eu fazia para ele. Aí ele me chamou lá na loja dele, abriu a vitrine assim, disse que era para mim escolher um relógio. Outro me deu celular. É assim, de vez em quando ganhava presente. Toalha de banho. Ganhava muito presente. P/1 Mas eu não entendi. Por quê? R É porque os clientes gostavam da maneira como eu atendia eles. Aí eles terminavam presenteando. P/1 Por quê? Eles iam direto na agência? R Iam, iam direto na agência. P/1 Para buscar? Por quê? Você não entregava, eles vinham buscar? R Não, aí já era na parte de atendimento mesmo. Já tinha carteiro já nessa época. Já foi contratado um carteiro. Na época que eu ganhei os presentes já não era mais na época de carteiro, era atendimento mesmo. P/1 Mas o que você fazia como atendente? R Ah, é porque o pessoal gostava que eu tratava o rico e o pobre, igual. P/1 Entendi, mas o que fazia? Descreve a sua atividade como atendente. R Ah eu, era porque eu explicava bem, explicava não explico bem. P/1 Mas o que é que as pessoas iam fazer que precisavam do seu atendimento? R Era abertura de conta, é tirar um CPF, esse tipo de coisa. Pagar fatura de concessionária, de título, esse tipo de coisa. Era esse tipo de atendimento que a gente tinha, tem. Vender Telesena, que a gente vende também e oferecer outros produtos. Tem essas caixas, esses envelopes e tirar dúvida das pessoas. Que a pessoa tem dúvida. Às vezes não faz um serviço porque não sabe e acho que da maneira que a gente explicava os clientes ficava satisfeitos, e com isso não sei, acho que foi por isso que eu consegui ganhar esses brindes. Consegui ganhar também uma viagem para Gramado, no Rio Grande do Sul.

16 P/1 É mesmo? Como foi? R É que a Hermes tem uma parceria com os Correios. Quase quarenta, um bom tempo aí. P/1 Hermes, o que é que é? R É empresa que vende catálogo. Aí eu consegui atingir minha meta para conseguir ganhar a viagem. Eu ganhei a viagem. P/1 O que é que é? A Hermes faz o quê? R Ela tem uma parceria com os Correios. Ela vende catálogo. Tudo encontra: roupa, sapato. Aí os clientes faz o pedido na agência, a gente manda para Hermes, a Hermes manda dentro de uma caixa, a gente cobra o valor aqui. Quando a gente cobra aqui vai o dinheiro lá para Hermes. É parceria que ela tem com os Correios. Nisso eu atingi a meta de uma quantidade de pedido naquele período da campanha, teve uma campanha. P/1 Que ano que foi isso? R P/1 E aí? R Aí eu fui para lá para Gramado. Foi muito bom. Os Correios me liberou e é tudo pago por conta da Hermes. P/1 Você foi com quem? R Fui eu... Eu fui sozinho. Fui eu e mais três colegas do Amapá. Aí a gente foi. Mas muito bom, muito bom mesmo. A gente ficava só tomando chope lá. Foi muito bom. Tudo pago, a gente só pagava o chope. Alimentação, a gente visitou várias... Museu do Automóvel, fábrica de chocolate, andou de teleférico, ah, foi muito gratificante a viagem. Três dias de viagem. E foi isso. P/1 E depois desse período? R Aí depois desse período aí eu retornei para Vitória e foi que eu vim com gás mesmo para trabalhar. Aí eu trabalhei lá até ser transferido para cá. P/1 Quando que você foi transferido? R Foi no dia 24 de... Tem quatro meses, dia 24, quatro meses. P/1 Agora tem quatro meses? R Sim, tem quatro meses. P/1 E como que foi chegar nessa agência? Você já conhecia as pessoas?

17 R Eu conhecia, eu vinha sempre aqui. P/1 Como é que você conhecia? R Eu vinha sempre aqui. Quando era feriado lá sempre eu dava um pulo aqui, eu passava aqui com eles. Às vezes a gente jogava bola junto aqui. Também eu vinha para cá eles tinham essa interação. P/1 Tem um time dos Correios? Como é que é aqui na região? R Não, agora que a gente está colocando. Nós já efetuamos já um jogo contra o Banco do Brasil. É para interagir porque é nosso parceiro, o Banco do Brasil agora, desde o ano passado. A gente tem um relacionamento muito bom com o pessoal lá. P/1 Aqui ou nos Correios inteiro? O Banco do Brasil? R Não, é no Brasil todo parceria. Mas o relacionamento nosso é com essa agência aí, o nosso relacionamento é essa agência. Fica logo próximo aqui. De frente o Ideal, lá onde vocês vão. E foi isso. P/1 E como você foi recebido aqui? R Ah, fui bem recebido. O moleque, eles queriam que eu pagasse uma pizza, que eles disse que era regra aí quando chegasse novo ou fosse embora, tinha que pagar uma pizza. Mas eu não paguei não que eu não tinha dinheiro. Aí depois eu vou pagar essa pizza para eles. P/1 E como é o salário? R O salário é razoavelmente bem. A gente quer ganhar mais, mas às vezes não dá, não tem como. Salário dá para viver na realidade. P/1 Você casou nesse período? R Eu casei, eu tenho dez anos de casado já. Quando eu entrei nos Correios eu já tinha esposa e três filhos. P/1 É mesmo? R Já. P/1 E a sua esposa, aonde você conheceu? Aqui? R Conheci lá em Monte Dourado. Na época eu trabalhava no mercado Pague Pouco. P/1 Como é que foi? R Ah, eu fui numa festa de confraternização do mercado lá na casa do dono do mercado e ela trabalhava lá na casa. Aí começamos conversando desde lá, aí passamos um mês namorando, aí a gente já foi morar junto. Aí foi aí que eu larguei a do Maranhão.

18 P/1 Você tem três filhos? E quais são as suas perspectivas aqui no trabalho? R Eu penso, no trabalho eu penso de sair daqui e ir para uma cidade maior, para mim estudar. Fazer faculdade que aqui é mais difícil. P/1 Que cidade? R É Macapá, por exemplo, ou então voltar para minha terra, transferido, ir lá para Bacabal. P/1 E você acha que é possível? R Sim, é possível, muito possível. Eu vou me cadastrar. Tem um sistema, a gente tem um sistema nacional de transferência aqui, a gente se cadastra aí na hora há oportunidade eles mandam chamar a gente. O colega que saiu daqui, ele saiu transferido para o Pará, o Wagner. P/1 Mas você quer continuar trabalhando nos Correios? R Não, transferido, mas pelos Correios. Ir pelos Correios. P/1 E tem jeito de você se aumentar na carreira aqui? R Tem. P/1 Perspectiva? R Tem. Desenvolver um bom trabalho, a gente abre a oportunidade de crescer. Passar para técnico. Eles dão aí uns cargos maior, a gratificação é maior. P/1 Tem alguma história marcante que você queira deixar registrada que aconteceu nesse período do Correios? Além da viagem, do prêmio? R É, essa viagem para mim foi muito gratificante. Para mim eu achei assim, eu nunca ia ter como fazer uma viagem daquela, a não ser por um patrocínio, por causa do custo que é muito alto. Eu achei que foi muito gratificante, na verdade eu nunca esqueci. Perdi as fotos, mas na memória nunca saiu. P/1 Você perdeu as fotos? R Perdi. O meu pen drive deu bug, aí eu terminei perdendo as fotos da viagem, que tinha bastante foto, que eu fiz. P/1 Quais são os seus sonhos? R Ah, meus sonhos é terminar de criar meus filhos, viver em paz, ir sempre à igreja, ter paz no trabalho também. Amizade com os colegas, um bom relacionamento e, se possível, passar num concurso que ganhe mais também. Porque a gente almeja melhoria para gente e para família também. Ou então seguir carreira nos Correios mesmo, que é uma empresa que não atrasa, tem um plano de saúde muito bom e é assim.

19 P/1 Agradeço seu depoimento, muito obrigada. FINAL DA ENTREVISTA Rua Natingui, São Paulo - CEP tel fax portal@museudapessoa.net Image not found

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 TESOUREIRO 41 ANOS DE TRABALHO Empresa Horizonte Nascido em Itapipoca, Ceará Idade: 76 anos Esposa: Maria Pinto de Oliveira Praciano Filhos: Lucineide Eu entrei na Empresa

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com BASIC QUESTIONS 200 Opportunities to Discover PORTUGUESE Basic Questions - Portuguese TABLE OF CONTENTS 1. SABE?...3 2. COMO?...4 3. QUANTO TEMPO?...5 4. QUANTOS?...6 5. QUANTO?...7 6. COM QUE FREQUÊNCIA?...8

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 Humberto Cordeiro Carvalho admitido pela companhia em 1 de julho de 1981. Eu nasci em 25 de maio de 55 em Campos do Goytacazes. FORMAÇÃO Segundo grau Escola

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA Entrevista realizada em: 5.6.2013 Hora: 16h30min. Local: Sala do prof. Almir Bueno CERES Caicó/RN

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

Narrador Era uma vez um livro de contos de fadas que vivia na biblioteca de uma escola. Chamava-se Sésamo e o e o seu maior desejo era conseguir contar todas as suas histórias até ao fim, porque já ninguém

Leia mais

A Sociedade dos Espiões Invisíveis

A Sociedade dos Espiões Invisíveis A Sociedade dos Espiões Invisíveis Tem dias em que tudo o que mais quero é embarcar na minha rede mágica e viajar para bem longe! Talvez, em algum outro lugar, não me sinta tão, tão... diferente! Eu sei

Leia mais

1. Ouça o depoimento de Diana, sem acompanhar a transcrição, e complete as lacunas.

1. Ouça o depoimento de Diana, sem acompanhar a transcrição, e complete as lacunas. Todos os dias Gramática: atividades RESPOSTAS De olho no mercado 1. Ouça o depoimento de Diana, sem acompanhar a transcrição, e complete as lacunas. Diana: E o meu trabalho, eu trabalho numa empresa chamada

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Trabalhar em Casa Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Como Começar? Primeiro você deve escolher o tipo de trabalho que

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento.

P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. museudapessoa.net P/1 Então por favor, começa com o seu nome completo, local e a data de nascimento. R Meu nome é Kizzes Daiane de Jesus Santos, 21 de julho de 1988, eu nasci em Aracaju, no estado do Sergipe.

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar

Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar Segmentos da Entrevista do Protocolo 5: Alunos do Pré-Escolar CATEGORIAS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS S. C. Sim, porque vou para a beira de um amigo, o Y. P5/E1/UR1 Vou jogar à bola, vou aprender coisas. E,

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai Emirado permite ter padrão de vida semelhante ao da classe alta do Brasil. Estrangeiros vão a festas 'ocidentalizadas' e pouco interagem com locais.

Leia mais

TEXTO: Texto Warley di Brito A TURMA DA ZICA. (Esta é uma versão adaptada, da turma do zico)

TEXTO: Texto Warley di Brito A TURMA DA ZICA. (Esta é uma versão adaptada, da turma do zico) TEXTO: Texto Warley di Brito A TURMA DA ZICA (Esta é uma versão adaptada, da turma do zico) Januária setembro/2011 CENÁRIO: Livre, aberto, porém, deve se haver por opção uma cadeira, uma toalha e uma escova

Leia mais

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio Elenco: Olga Barroso Renato Beserra dos Reis Zilânia Filgueiras Sérgio Francatti Dodi Reis Preparação de Atores e Direção: Dodi Reis Coordenação

Leia mais

Como Plantar Pensando na Renda

Como Plantar Pensando na Renda Como Plantar Pensando na Renda A PERSPECTIVA DE RENDA É UM BOM MOTIVO PARA O AGRICULTOR PRODUZIR É a renda que motiva o agricultor Com que motivação, você agricultor, trabalha a terra? É claro, você também

Leia mais

Não acredito! Está quase chegando! Só faltam

Não acredito! Está quase chegando! Só faltam Domingo Não acredito! Está quase chegando! Só faltam algumas semanas para as férias! Sabe o que isso significa? Chega de Escola Monstro! Chega de professores e livros! Chega de ter que sair para assustar

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI MEMÓRIAS DO PAPAI 1 2 PREFÁCIO 1 - O PESADELO 2 - A MAMADEIRA 3 - O SHORTS 4 - O IMPROVISO 5 - SOLITÁRIO 6 - A TURMA A 7 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES 8 - A TABUADA 9 - O MAU JOGADOR 10 - ARREMESSO DE DANONE

Leia mais

O DIA EM QUE O KLETO ACHOU DINHEIRO

O DIA EM QUE O KLETO ACHOU DINHEIRO 1 2 O DIA EM QUE O KLETO ACHOU DINHEIRO Rubens Balestro O achado O Kleto era um menino que morava no interior, numa casa de material que ficava na beira de uma estrada. Ele não era rico, mas não era pobre

Leia mais