PRÉMIO LUX Programa 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÉMIO LUX Programa 2015"

Transcrição

1 Directorate-General for Communication PRÉMIO LUX Programa ) Introdução O Prémio LUX patenteia o empenho do Parlamento Europeu na cultura e promove a diversidade cultural em estreita relação com outras políticas europeias. Com os poderes legislativos acrescidos que lhe foram conferidos pelo Tratado de Lisboa, o Parlamento Europeu está também habilitado a adotar iniciativas com um forte significado simbólico. Uma dessas iniciativas foi a criação do Prémio do Parlamento Europeu para o Cinema, atribuído pela primeira vez em 2007 ano do 50.º aniversário do Tratado de Roma. O Prémio LUX coloca anualmente sob os holofotes filmes que estejam no cerne do debate público europeu. O cinema, enquanto meio de comunicação social, pode ser um veículo ideal para o debate e a reflexão em torno da Europa e do seu futuro. Para além das histórias que contam, os filmes selecionados para o Prémio LUX ou que a este concorrem exploram e põem em questão os valores comuns da Europa e abordam preocupações transfronteiriças, tais como a crise económica e social, a imigração, a justiça, a solidariedade, as liberdades cívicas e os direitos fundamentais. Cada filme deixa vislumbrar a vida dos europeus, as convicções, as dúvidas e a sua procura da identidade. Os filmes ajudam a divulgar várias opiniões sobre algumas das principais questões sociais e políticas da atualidade e, como tal, contribuem para um debate mais amplo no que toca à identidade e à diversidade europeias. Ao apoiarem o cinema europeu, o Parlamento Europeu e o Prémio LUX procuram enfrentar o desafio de encontrar novas formas de comunicação com os cidadãos da UE, tornando o cinema europeu num dos mais potentes reflexos do debate entre os milhares de rostos de uma Europa pluralista. Deparando-se embora com a atual crise económica, política e social, que também ameaça as artes, a cultura e o cinema, o Prémio LUX visa apoiar a criatividade e a diversidade europeias. Reforçar e apoiar o cinema europeu constituem soluções para atravessar as fronteiras cada vez mais pronunciadas tanto físicas como psicológicas que dividem a Europa. O cinema é uma das expressões culturais mais ricas e fortes e tem o potencial de derrubar as muralhas de medo e insegurança que cercam as nossas vidas. O cinema é um espelho no qual podemos reconhecer quanto temos em comum ou quão curiosa e interessante é a nossa diversidade.

2 2) Princípios subjacentes O Parlamento Europeu promove a diversidade cultural A cultura e, designadamente, a sua forma cinematográfica continuam a ser áreas efetivas nas quais o Parlamento pode e deve prosseguir a comunicação com os cidadãos da União Europeia, de molde a que os mesmos o conheçam e compreendam ainda mais. O Prémio LUX, manifestação palpável de uma iniciativa original e exclusiva do Parlamento, constitui um meio para cumprir esse objetivo. O Parlamento Europeu zela pela cultura Se bem que a União Europeia tenha apenas poderes de apoio e coordenação neste domínio, o Parlamento Europeu tem tradicionalmente colocado a cultura no âmago da legislação da União. A audição pública realizada em 27 de outubro de 2010 por iniciativa da Comissão da Cultura e da Educação sobre o tema «Cinema e identidades europeias» constitui mais uma prova nesse sentido, tal como a participação de deputados da mesma comissão nas Jornadas de Cinema LUX e nos debates sobre a exceção cultural nos mais importantes festivais internacionais de cinema. O cinema está no cerne do modelo cultural europeu Ao cristalizar as interpretações da diversidade cultural, o cinema prova o seu valor cultural e industrial perante qualquer sociedade que pretenda exercer influência dentro e fora das suas fronteiras. O filme é uma das formas culturais mais suscetíveis de criar um sentimento de pertença a um espaço partilhado e, neste caso, de criar um espírito europeu. A cultura é uma construção humana e política e o cinema está no seu cerne. O Prémio LUX inscreve-se na estratégia de comunicação do Parlamento Europeu O Prémio LUX é um instrumento que contribui para a política de comunicação do Parlamento Europeu. O processo oficial de seleção e o concurso são confiados a um painel de profissionais que conferem legitimidade artística e cinematográfica ao Prémio LUX. 3) Objetivos - Ilustrar o debate público sobre a União Europeia e as respetivas políticas - Apoiar a circulação das (co)produções europeias na União. A paisagem cultural europeia está profundamente fragmentada. Poucos artistas e poucas obras conseguem atravessar as fronteiras e alcançar públicos fora do seu país de origem. O cinema não é uma exceção. Na realidade, a língua original em que é filmada a produção constitui um obstáculo à sua difusão num mercado multilingue.

3 4) Processo de seleção Seleção dos filmes Júri O Júri um painel composto por 16 pessoas provenientes do mundo do cinema seleciona os filmes para a Seleção Oficial e o Concurso do Prémio LUX. O júri conta com produtores, distribuidores, operadores de cinema, diretores de festivais e críticos de cinema. A Comissão Europeia (CREATIVE EUROPE) e o Fundo Eurimages do Conselho da Europa participam enquanto observadores. A Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu aprova os membros do júri e procede todos os anos à substituição de um terço desses membros. Um representante do filme galardoado na edição anterior do Prémio LUX é membro ex officio do júri. Os filmes da Seleção Oficial /do Concurso do Prémio LUX são propostos pelo Júri. Podem também ser propostos pelos deputados ao Parlamento Europeu ou, por via de candidatura espontânea, pelos profissionais do cinema. Os membros do Júri visionam e escolhem os 10 filmes que fazem parte da Seleção Oficial, e, em seguida, os 3 filmes do Concurso. O Júri toma as decisões por maioria absoluta ou, na sua falta, por maioria relativa. Os membros podem propor até 5 filmes, dos quais no máximo 2 correspondentes à sua nacionalidade. Os membros do Júri que tenham participado na produção ou na exploração comercial de um filme por eles inscrito no Concurso são convidados a abster-se na votação final, porquanto têm um interesse comercial direto. Os membros do Júri têm a obrigação de sigilo até ao anúncio oficial da Seleção e do Concurso. 5) Processo de votação e atribuição do Prémio LUX em Estrasburgo O vencedor é escolhido pelos deputados ao Parlamento Europeu em novembro ou dezembro. O processo de votação permite a cada deputado votar num só filme e tem a duração de um mês. Os deputados podem visionar os filmes de quatro formas:

4 - no cinematógrafo LUX instalado no Parlamento Europeu durante duas semanas (2 projeções por dia); está em curso a procura de um novo espaço para a projeção dos filmes; - nos respetivos Estados-Membros, de acordo com os eventos cinematográficos relativos ao prémio, organizados pelos gabinetes de informação do PE; - numa plataforma de vídeos a pedido (acessível aos deputados mediante a introdução de uma palavra-passe); - em DVD (em número muito limitado e destinados principalmente aos membros da Comissão da Cultura e aos Vice-Presidentes). O processo de votação encerra na véspera da cerimónia de entrega dos prémios, às 23h00. Por conseguinte, o resultado da votação não é conhecido antes da Cerimónia. A cerimónia de entrega do Prémio LUX é precedida por um seminário para os jornalistas em que deputados, peritos e realizadores debatem sobre o cinema e a Europa. A cerimónia de entrega do Prémio LUX é realizada à margem da sessão em Estrasburgo, até 2012 na sessão de novembro e atualmente na de dezembro, geralmente após o fim do debate e antes da votação. As equipas de filmagem dos três filmes concorrentes são convidadas para a cerimónia de entrega, no Hemiciclo. O vencedor é anunciado pelo Presidente do Parlamento Europeu, que não conhece o título do filme vencedor antes de abrir o envelope fechado. Um representante do filme vencedor é convidado a dirigir ao plenário uma breve alocução. O seminário para os jornalistas é organizado desde 2011, tal como acima indicado, na manhã da cerimónia de entrega e nele participam pelo menos dois jornalistas de cada Estado- Membro. Em 2012, com o lançamento das Jornadas de Cinema LUX, foi também criada uma Menção Honrosa do Público, a qual será anunciada no próximo Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, aquando da revelação da Seleção Oficial de ) Critérios de elegibilidade dos filmes A fim de ser elegível para o Prémio LUX, um filme deve cumprir os seguintes critérios: 1. Ser um filme de ficção ou documentário criativo (pode ser um filme de animação). 2. Ter uma duração mínima de 60 minutos. 3. Ser resultado de uma produção ou coprodução elegível para o Programa Europa Criativa (MEDIA), produzida ou coproduzida num país da União Europeia ou na Islândia, no Listenstaine ou na Noruega.

5 4. Contribuir para o alcance universal dos valores europeus, ilustrar a diversidade das tradições europeias, revelar o processo de integração europeia ou oferecer uma perspetiva sobre a construção da Europa. 5. Ter estreado num festival ou nos cinemas entre 1 de junho e 31 de maio. 6. Não fazer parte dos filmes galardoados com o primeiro prémio nos grandes festivais (Veneza, San Sebastian, Berlim, Cannes, Karlovy Vary e Locarno). 7) Fundamentos do Prémio LUX e atividades conexas Em julho de 2010, o Parlamento iniciou um processo de reflexão acerca dos fundamentos do Prémio LUX no futuro. O objetivo desta reflexão de amplo alcance foi consolidar a visibilidade do Prémio LUX no palco cultural europeu e tomar medidas para tirar o maior proveito da sua capacidade enquanto instrumento de comunicação do Parlamento, tal como afirmado na estratégia de comunicação da instituição, aprovada pelo Parlamento a 5 de julho de 2010, a fim de promover os debates políticos originados pelos temas abordados nos filmes concorrentes ao prémio. Para consolidar a visibilidade do Prémio LUX no palco cultural europeu, cumpre alterar as modalidades de aplicação por duas vias essenciais: Abrir o Prémio LUX ao público, sem prescindir da participação dos deputados; Alargar o ciclo de projeção dos três filmes do concurso aos 28 Estados-Membros, sob a forma de evento público (Jornadas de Cinema LUX).. Estariam, assim, reunidas as condições para criar um espaço público europeu, oferecendo aos cidadãos europeus a oportunidade de discutir sobre o mesmo assunto (os filmes do concurso), no mesmo lugar (uma cidade em cada Estado-Membro), durante o mesmo período de tempo, através de debates políticos presenciais ou em linha, inclusivamente nos meios de comunicação social. Além disso, tal como afirmado na decisão da Mesa de 17 de junho e confirmado em 5 de julho de 2010, deverão igualmente ser aproveitadas todas as oportunidades nos principais festivais de cinema para estabelecer ligações com os cidadãos e os profissionais. As atividades no âmbito do Prémio LUX (Jornadas de Cinema LUX) têm enorme potencial no que se refere à comunicação direta com os cidadãos nos Estados-Membros. Por conseguinte, foram aprovados os seguintes princípios em matéria de atividades destinadas a promover o Prémio LUX e o interesse do Parlamento Europeu na diversidade cultural, nomeadamente no quadro da estratégia de comunicação da instituição: reorientação das atividades relativas ao Prémio LUX para o público espetador; organização descentralizada de projeções e debates, a fim de envolver os cidadãos em toda a União Europeia; contribuição para a criação de redes sólidas, nomeadamente no domínio da cultura.

6 8) O que oferece o Prémio LUX? No âmbito das Jornadas de Cinema LUX, os 3 filmes do Concurso são legendados nas línguas oficiais da UE e produzidos em formato digital (DCP) para todos os Estados- Membros. O Prémio LUX também implica a adaptação da versão na língua original para as pessoas com dificuldades auditivas ou visuais em várias versões para além da original e a melhoria da sua promoção nos Estados-Membros. O Prémio LUX está a tornar-se um importante nome no apoio às produções cinematográficas europeias. Tem ajudado os filmes a encontrar o seu lugar no mercado e a alcançar grandes audiências, oportunidade esta que não se teria apresentado noutras condições. 9) Calendário do Concurso «Prémio LUX 2015» Janeiro 21/1-1/2: IFFR Festival Internacional de Cinema de Roterdão Fevereiro 5-7/2: Berlinale /2: Nomeação para os Oscars («Ida» ganha o prémio de Melhor Filme Estrangeiro) 28/2: Encerramento da Menção Honrosa do Público 2014 Março Abril Maio Junho 8/3: Dia Internacional da Mulher evento coorganizado com a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros (sujeito a confirmação) 23/3: Aprovação do Júri pela Comissão da Cultura e da Educação 26/3: Primeira reunião do Júri (em função da disponibilidade da maioria dos membros do Júri) 20-28/3: Festival internacional do Milénio para os documentários (informativo) de abril: Festival europeu de cinema de Lecce. Exibição dos três FILMES LUX, com destaque para Fatih Akin, simpósio sobre literacia cinematográfica com S. Costa 28 de abril (ou 4/5) Segunda reunião do Júri (datas a confirmar) 2 de maio: Jornada de Portas Abertas em Estrasburgo 9 de maio: Dia da Europa, Jornada de Portas Abertas em Bruxelas de maio: Festival Internacional de Cinema de Cannes. Cooperação com o Programa Europa Criativa da Comissão Europeia sobre o Dia dos Meios de Comunicação Social e eventos relacionados. Cannes 5 de junho: Terceira reunião do Júri (datas a confirmar)

7 5-12 de junho: Festival de cinema de Bruxelas (exibição informativa ou para pessoas com dificuldades visuais) Julho 3-11 de julho: Festival internacional de cinema de Karlovy Vary (CZ) Anúncio oficial dos 10 filmes da Seleção Oficial do Prémio LUX para o Cinema; seminário, debate; Revelação do vencedor da Menção Honrosa do Público 2014 Final de julho: Conferência de imprensa em Roma para anunciar os três finalistas do Prémio LUX para o Cinema 2015 e sexta edição do projeto «28 Times Cinema» em Veneza. Setembro Outubro Novembro Dezembro 2-12 de setembro: Festival Internacional de Cinema de Veneza e «Giornate degli Autori Venice Days», projeção e promoção dos três filmes do Concurso do Prémio LUX 2015 e sexta edição do projeto «28 Times Cinema»; Debate, delegação do PE, apresentação das Jornadas de Cinema LUX no mercado da Bienal. Preparativos das Jornadas de Cinema LUX Final de outubro: Os três filmes do Concurso do Prémio LUX 2015 são disponibilizados aos deputados em DVD (em número limitado, mediante pedido) e em formato VOD (para todos); abertura do processo de votação interna; Abertura das «Jornadas de Cinema LUX» nos 28 Estados-Membros em parceria com a Europa Cinema, festivais de cinema e institutos de cinema, meios de comunicação social, «Media Desk», Comissão Europeia, Academia Europeia de Cinema (a confirmar) Início da votação para a Menção Honrosa do Público Bruxelas: Jornadas de Cinema LUX em Bozar 10 de dezembro: Encerramento da Menção Honrosa do Público e do processo de votação dos deputados ao Parlamento Europeu 12 de dezembro: Cerimónia de entrega do prémio da Academia Europeia de Cinema (Berlim) 16 de dezembro: Cerimónia de entrega do Prémio LUX no plenário de Estrasburgo, precedido de um seminário para jornalistas Dezembro: Encerramento das Jornadas de Cinema LUX 2015

PRÉMIO LUX Programa 2017

PRÉMIO LUX Programa 2017 Parlamento Europeu Direção-Geral da Comunicação PRÉMIO LUX Programa 2017 1) Introdução O PRÉMIO LUX patenteia o empenho do Parlamento Europeu na cultura e promove a diversidade cultural em estreita relação

Leia mais

Regulamento. Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015

Regulamento. Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015 Regulamento Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015 Considerando que: A. A Fundação EDP é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por fins gerais a promoção, o desenvolvimento

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO GABINETE DO ORDENADOR NACIONAL PARA A COOPERAÇÃO MOÇAMBIQUE / UE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO GABINETE DO ORDENADOR NACIONAL PARA A COOPERAÇÃO MOÇAMBIQUE / UE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO GABINETE DO ORDENADOR NACIONAL PARA A COOPERAÇÃO MOÇAMBIQUE / UE ANÚNCIO DE CONCURSO O Gabinete do Ordenador Nacional para a Cooperação

Leia mais

Regulamento do Global Management Challenge 2015

Regulamento do Global Management Challenge 2015 Regulamento do Global Management Challenge 2015 1. O Global Management Challenge é uma Competição de Estratégia e Gestão organizada em Portugal pela SDG Simuladores e Modelos de Gestão, S.A. em parceria

Leia mais

II Edição 2014/2015 - REGULAMENTO -

II Edição 2014/2015 - REGULAMENTO - II Edição 2014/2015 - REGULAMENTO - Iniciativa de: Com o apoio de: 1. Apresentação O voluntariado é considerado como uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária

Leia mais

Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados

Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados Concurso para criação de um novo logotipo para o CCD 447 Oeiras REGULAMENTO

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)462 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo a fundos europeus de investimento a longo prazo 1 PARTE I - NOTA INTRODUTÓRIA Nos termos do artigo 7.º da Lei n.º

Leia mais

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT:

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT: REGULAMENTO O Concurso SITESTAR.PT desafia os jovens portugueses, empreendedores e criativos a desenvolver websites e blogs originais com conteúdos em português e sob o domínio.pt. Os espaços digitais

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

(2006/C 297/02) considerando o seguinte: constatando que:

(2006/C 297/02) considerando o seguinte: constatando que: C 297/6 Resolução do Conselho e dos Representantes Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, relativa à realização dos objectivos comuns em matéria de participação e informação dos jovens para

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA + Voluntária

PROGRAMA ESCOLA + Voluntária PROGRAMA ESCOLA + Voluntária 1. Apresentação O voluntariado é considerado como uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO DA ÁGUAS DO ALGARVE, S.A.

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO DA ÁGUAS DO ALGARVE, S.A. REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO DA ÁGUAS DO ALGARVE, S.A. A ÁGUA PELOS MEUS OLHOS Mil Imagens, uma Região, um Futuro Cláusula 1 - Organização O Concurso de Fotografia e Vídeo A Água pelos

Leia mais

O que é o concurso EUemPT?

O que é o concurso EUemPT? O que é o concurso EUemPT? O concurso EUemPT, uma atividade educativa sobre a UE, é uma iniciativa da Comissão Europeia, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, concebida e implementada

Leia mais

CONCURSO FOTOFEBASE 2015

CONCURSO FOTOFEBASE 2015 CONCURSO FOTOFEBASE 2015 Mais um ano, mais uma nova edição do concurso FOTO FEBASE e mais uma oportunidade para fotografar aqueles momentos tão especiais e únicos. Em 2015 a FEBASE lança mais um desafio

Leia mais

Instituições europeias

Instituições europeias Envelhecer com Prazer Rua Mariana Coelho, nº 7, 1º E 2900-486 Setúbal Portugal Tel: +351 265 548 128 Tlm: 96 938 3068 E-mail: envelhecimentos@gmail.com www.envelhecer.org Instituições europeias Inês Luz

Leia mais

DIA DA EUROPA 2013 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA RAA PARTE I INFORMAÇÕES GERAIS

DIA DA EUROPA 2013 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA RAA PARTE I INFORMAÇÕES GERAIS DIA DA EUROPA 2013 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA RAA PARTE I INFORMAÇÕES GERAIS A celebração do Dia da Europa (9 de Maio) na Região Autónoma dos Açores (RAA) organizar-se-á

Leia mais

iup25k Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto

iup25k Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto iup25k Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto REGULAMENTO Preâmbulo A Universidade do Porto tem vindo a desenvolver esforços para fomentar o empreendedorismo, criando para tal estruturas

Leia mais

Olhos sobre o Mar 2015

Olhos sobre o Mar 2015 XII Concurso de Fotografia de Temática Marítima da Câmara Municipal de Ílhavo Olhos sobre o Mar 2015 Normas de Participação 1. O XII Concurso de Fotografia de Temática Marítima Olhos sobre o Mar, organizado

Leia mais

Regulamento de Atribuição do Título de Especialista Escola Superior de Educação João de Deus. na ESE João de Deus

Regulamento de Atribuição do Título de Especialista Escola Superior de Educação João de Deus. na ESE João de Deus Escola Superior de Educação João de Deus de Atribuição do Título de Especialista Escola Superior de Educação João de Deus na ESE João de Deus O Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado

Leia mais

PRÉMIO CONTO INFANTIL ILUSTRADO CORRENTES D ESCRITAS / PORTO EDITORA 2011

PRÉMIO CONTO INFANTIL ILUSTRADO CORRENTES D ESCRITAS / PORTO EDITORA 2011 PRÉMIO CONTO INFANTIL ILUSTRADO CORRENTES D ESCRITAS / PORTO EDITORA regulamento 1 O PRÉMIO CONTO INFANTIL ILUSTRADO CORRENTES D ESCRITAS / PORTO EDITORA, instituído no dia 01 de Setembro de 2008, destina-se

Leia mais

REGULAMENTO 2015. A 7ª edição do Festival será realizada em São Paulo, de 01/05/2015 a 10/05/2015.

REGULAMENTO 2015. A 7ª edição do Festival será realizada em São Paulo, de 01/05/2015 a 10/05/2015. I - SOBRE O FESTIVAL DESCRIÇÃO E OBJETIVOS O IN- EDIT~BRASIL - Festival Internacional do Documentário Musical - é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes

Leia mais

Concurso de Fotografia Revela o teu.pt

Concurso de Fotografia Revela o teu.pt Concurso de Fotografia Revela o teu.pt Desafio O DNS.pt, entidade responsável pelo domínio de topo de Portugal, o.pt, realiza um concurso de fotografia subordinado ao tema Revela o teu.pt. O objetivo é

Leia mais

Conclusões do Conselho sobre o critério de referência da mobilidade para a aprendizagem (2011/C 372/08)

Conclusões do Conselho sobre o critério de referência da mobilidade para a aprendizagem (2011/C 372/08) 20.12.2011 Jornal Oficial da União Europeia C 372/31 Conclusões do Conselho sobre o critério de referência da mobilidade para a aprendizagem (2011/C 372/08) O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA, TENDO EM CONTA

Leia mais

Os prêmios da Televisão Pública e Cultural da América Latina REGULAMENTO TERCEIRA EDIÇÃO (2015)

Os prêmios da Televisão Pública e Cultural da América Latina REGULAMENTO TERCEIRA EDIÇÃO (2015) PRÊMIOS TAL Os prêmios da Televisão Pública e Cultural da América Latina 1. Objetivo REGULAMENTO TERCEIRA EDIÇÃO (2015) Os Prêmios TAL buscam a premiação e o reconhecimento do conteúdo de qualidade produzido

Leia mais

REGULAMENTO. 2.4. Cada participante ou equipa de participantes poderá submeter um número ilimitado de curtas- metragens.

REGULAMENTO. 2.4. Cada participante ou equipa de participantes poderá submeter um número ilimitado de curtas- metragens. REGULAMENTO YMOTION 1º Concurso e Mostra de Cinema Jovem de Famalicão 1. Enquadramento 1.1. O YMOTION 1º Concurso e Mostra de Cinema Jovem de Famalicão é organizado pelo Pelouro da Juventude do Município

Leia mais

Regulamento do Concurso de Fotografia Comemoração 85º Aniversário Cooperativa Eléctrica do Vale D Este, CRL

Regulamento do Concurso de Fotografia Comemoração 85º Aniversário Cooperativa Eléctrica do Vale D Este, CRL Regulamento do Concurso de Fotografia Comemoração 85º Aniversário Cooperativa Eléctrica do Vale D Este, CRL 1. Enquadramento do Concurso A CEVE Cooperativa Eléctrica do Vale D Este CRL, reconhecendo o

Leia mais

Regulamento do Concurso de Ideias

Regulamento do Concurso de Ideias Regulamento do Concurso de Ideias 1. Apresentação O Concurso de Ideias e a Conferência Internacional sobre Prevenção e Controlo do Tabagismo, que vai ter lugar em Lisboa, de 14 a 15 de novembro de 2013,

Leia mais

Regulamento 2015. Objetivos

Regulamento 2015. Objetivos Regulamento 2015 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 20ª edição do festival

Leia mais

Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal

Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal Capítulo I Núcleos Artigo 1.º Definição 1 Os Núcleos da (AAIPS) são grupos de estudantes com um interesse comum

Leia mais

Regulamento 2014. Objetivos

Regulamento 2014. Objetivos Regulamento 2014 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 19ª edição do festival

Leia mais

Prémio Redes para o Desenvolvimento

Prémio Redes para o Desenvolvimento Prémio Redes para o Desenvolvimento Regulamento 6 de outubro de 2015 www.redesparaodesenvolvimento.org Este Prémio é lançado no âmbito do Projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma

Leia mais

REGULAMENTO GIESEL. Preâmbulo. Artigo 1º. Artigo 2º. Artigo 3º

REGULAMENTO GIESEL. Preâmbulo. Artigo 1º. Artigo 2º. Artigo 3º REGULAMENTO GIESEL Preâmbulo O Grupo de Imagem da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, adiante designado por GIESEL, pretende dar consecução ao preconizado na circular informativa n.º5/2008/cd, de

Leia mais

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento Prémio EDP Novos Artistas Regulamento DO PRÉMIO 1. O Prémio EDP Novos Artistas, criado em 2000, é uma iniciativa da Fundação EDP. Com a atribuição deste prémio, a Fundação EDP confirma a sua responsabilidade

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 O ano de 2008 é marcado, em termos internacionais, pela comemoração dos vinte anos do Movimento Internacional de Cidades Saudáveis. Esta efeméride terá lugar em Zagreb,

Leia mais

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL MANUAL OPERACIONAL

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL MANUAL OPERACIONAL 2015 PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL 2015 MANUAL OPERACIONAL Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015 2/13 ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO E JUSTIFICAÇÃO... 3 1.1. Um prémio que reconhece a excelência

Leia mais

(Comunicações) PARLAMENTO EUROPEU

(Comunicações) PARLAMENTO EUROPEU 4.8.2011 Jornal Oficial da União Europeia C 229/1 II (Comunicações) COMUNICAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU Regulamento da Conferência dos Órgãos Especializados

Leia mais

Regulamento do XV Congresso Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular

Regulamento do XV Congresso Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular Regulamento do XV Congresso Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular Artigo 1º Definição e fins 1- O XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) é a reunião

Leia mais

REGULAMENTO DA INICIATIVA PONTES PARA O FUTURO 2015 PREÂMBULO

REGULAMENTO DA INICIATIVA PONTES PARA O FUTURO 2015 PREÂMBULO REGULAMENTO DA INICIATIVA PONTES PARA O FUTURO 2015 PREÂMBULO No âmbito da sua atividade de promoção do empreendedorismo e da inovação social, e na sequência da Iniciativa Pontes Para o Futuro realizada

Leia mais

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL I. DAS FINALIDADES O é um espaço de difusão dos elementos culturais locais. Está em sintonia com o desenvolvimento econômico e acadêmico de Caruaru e região nas últimas décadas

Leia mais

15071/15 ip/arg 1 DG B 3A

15071/15 ip/arg 1 DG B 3A Conselho da União Europeia Bruxelas, 7 de dezembro de 2015 15071/15 SOC 711 EMPL 464 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado Geral do Conselho data: 7 de dezembro de 2015 para: Delegações n.º doc. ant.:

Leia mais

FINISTERRA ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL

FINISTERRA ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL FINISTERRA ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL REGULAMENTO Artigo 1 Organização 1. O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, adiante identificado por Festival, é um evento anual promovido por

Leia mais

REGULAMENTO Faz-te ao Vídeo!

REGULAMENTO Faz-te ao Vídeo! O presente Regulamento define as regras de funcionamento do Concurso, cuja organização pertence à Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP). 1. Tema do Concurso: Eu visto a camisola

Leia mais

ANEXO I REGRAS CONCURSAIS DO PRÉMIO MUNICIPAL DE VOLUNTARIADO DA CIDADE DE LISBOA

ANEXO I REGRAS CONCURSAIS DO PRÉMIO MUNICIPAL DE VOLUNTARIADO DA CIDADE DE LISBOA ANEXO I REGRAS CONCURSAIS DO PRÉMIO MUNICIPAL DE VOLUNTARIADO DA CIDADE DE LISBOA Nota Introdutória A progressiva implementação de boas práticas e o reconhecimento do impacto do voluntariado na sociedade

Leia mais

REGULAMENTO DO PREÂMBULO

REGULAMENTO DO PREÂMBULO REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA PÓVOA DE VARZIM PREÂMBULO Considerando que, no âmbito do desenvolvimento económico, social e cultural, as políticas a adotar devem ser adequadas às necessidades

Leia mais

MANUAL DO JOVEM DEPUTADO

MANUAL DO JOVEM DEPUTADO MANUAL DO JOVEM DEPUTADO Edição 2014-2015 Este manual procura expor, de forma simplificada, as regras do programa Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se tiveres dúvidas ou quiseres

Leia mais

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA E OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, I. INTRODUÇÃO

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA E OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, I. INTRODUÇÃO 14.6.2014 PT Jornal Oficial da União Europeia C 183/5 Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados Membros, reunidos no Conselho, de 20 de maio de 2014, sobre um Plano de Trabalho

Leia mais

Objetivos do Seminário:

Objetivos do Seminário: O Ano Internacional da Estatística -"Statistics2013"- é uma iniciativa à escala mundial que visa o reconhecimento da importância da Estatística nas sociedades. Com este objetivo o Conselho Superior de

Leia mais

Cidadania e Desenvolvimento Social. Universidade Federal do Paraná Curitiba Paraná Brasil 03, 04 e 05 de outubro de 2012

Cidadania e Desenvolvimento Social. Universidade Federal do Paraná Curitiba Paraná Brasil 03, 04 e 05 de outubro de 2012 XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) Cidadania e Desenvolvimento Social Universidade Federal do Paraná Curitiba Paraná Brasil 03, 04 e 05 de outubro

Leia mais

Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos

Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos Considerando que: I - O Festival FAVENI de Vídeos é um festival de vídeos de até 60 (sessenta) segundos, cuja a intenção é disseminar a cultura e a arte

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIO DE 2014 1 POR QUE RAZÃO O BCE COBRA UMA TAXA DE SUPERVISÃO? Ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 1024/2013,

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO IDEIAS

REGULAMENTO DO CONCURSO IDEIAS REGULAMENTO DO CONCURSO IDEIAS IMAGEM CORPORATIVA DA ACIR 1. ENTIDADE PROMOTORA 2. GENERALIDADE 3. PARTICIPANTES 4. DOCUMENTOS DAS PROPOSTAS 5. IDENTIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS 6. ENVIO DAS PROPOSTAS 7. AVALIAÇÃO

Leia mais

AICEP Portugal Global

AICEP Portugal Global AICEP Portugal Global Sessão de Esclarecimento / Seminário PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO EXTERNA DA UNIÃO EUROPEIA Oportunidades de negócios para as empresas portuguesas A importância das Delegações da União

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito e Aplicabilidade) 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

Decreto n.º 87/81 Acordo de Cooperação Cultural, Científica e Técnica entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Árabe do Egipto

Decreto n.º 87/81 Acordo de Cooperação Cultural, Científica e Técnica entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Árabe do Egipto Decreto n.º 87/81 Acordo de Cooperação Cultural, Científica e Técnica entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Árabe do Egipto O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

PRÉMIO DE CINEMA LUX Programa de 2019

PRÉMIO DE CINEMA LUX Programa de 2019 Direção-Geral da Comunicação PRÉMIO DE CINEMA LUX Programa de 2019 1) Introdução O PRÉMIO DE CINEMA LUX patenteia o empenho do Parlamento Europeu na cultura e promove a diversidade cultural em estreita

Leia mais

'(&,6 (6$3529$'$6325352&(',0(172(6&5,72

'(&,6 (6$3529$'$6325352&(',0(172(6&5,72 & Bruxelas, 26 de Março de 2001 7362/01 (Presse 120) (OR. en) '(&,6 (6$3529$'$6325352&(',0(172(6&5,72 O Conselho aprovou em 23 de Março de 2001, por procedimento escrito, as suas posições comuns tendo

Leia mais

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento DO PRÉMIO

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento DO PRÉMIO Prémio EDP Novos Artistas Regulamento DO PRÉMIO 1. O Prémio EDP Novos Artistas, criado em 2000, é uma iniciativa da Fundação EDP. Com a atribuição deste prémio, a Fundação EDP confirma a sua responsabilidade

Leia mais

1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural;

1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural; Regulamento 1. Introdução 1.1. O FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema é uma organização da FEST Associação Cultural; 1.2. O FEST terá lugar na cidade de Espinho, Portugal, de 20 a 27 de Junho de

Leia mais

Regulamento. Foremor

Regulamento. Foremor Regulamento Foremor Preâmbulo O presente projeto decorre de uma candidatura realizada pela MARCA ADL ao programa ERASMUS+, no âmbito da KA1 Learning Mobility for Individuals e está integrada numa iniciativa

Leia mais

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens O CINANIMA JÚNIOR é uma iniciativa que decorre anualmente na sequência do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 127/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 127/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 127/XII Exposição de Motivos A Lei n.º 63-A/2008, de 24 de novembro, que estabelece medidas de reforço da solidez financeira das instituições de crédito no âmbito da iniciativa para

Leia mais

POSIÇÃO DA UGT Audição sobre o Futuro da Europa

POSIÇÃO DA UGT Audição sobre o Futuro da Europa POSIÇÃO DA UGT Audição sobre o Futuro da Europa A UGT saúda o debate em curso na Comissão dos Assuntos Europeus sobre o Futuro da Europa e, particularmente, sobre o futuro do Tratado Constitucional. O

Leia mais

Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo. II Cimeira de Presidentes de Parlamentos. Lisboa, 11 de maio de 2015

Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo. II Cimeira de Presidentes de Parlamentos. Lisboa, 11 de maio de 2015 Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo II Cimeira de Presidentes de Parlamentos Lisboa, 11 de maio de 2015 Senhora Presidente da Assembleia da República, Senhores Presidentes, Senhores Embaixadores,

Leia mais

C 213/20 Jornal Oficial da União Europeia 6.8.2010

C 213/20 Jornal Oficial da União Europeia 6.8.2010 C 213/20 Jornal Oficial da União Europeia 6.8.2010 COMISSÃO ADMINISTRATIVA PARA A COORDENAÇÃO DOS SISTEMAS DE SEGURANÇA SOCIAL Estatutos da Comissão Administrativa para a Coordenação dos Sistemas de Segurança

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO RURAL CONTINENTE 2014-2020. DESCRIÇÃO DA AÇÃO Versão: 1 Data: 28-10-2013

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO RURAL CONTINENTE 2014-2020. DESCRIÇÃO DA AÇÃO Versão: 1 Data: 28-10-2013 PROGRAMA DESENVOLVIMENTO RURAL CONTINENTE 2014-2020 DESCRIÇÃO DA AÇÃO Versão: 1 Data: 28-10-2013 M3. VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA AÇÃO 3.1 JOVENS AGRICULTORES NOTA INTRODUTÓRIA O desenvolvimento das

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução REGULAMENTO PROJETO 80 Introdução A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto Português do Desporto e

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA Nº. 46 Data: 2011/11/04 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e não docente ASSUNTO: Regulamento para Atribuição de Bolsa de Doutoramento ESTeSL/IPL Caixa Geral de Depósitos

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL 7º EIN Simpósio Internacional Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede Lisboa, Academia Militar,

Leia mais

ReciclOhArte III Para tornar o Mundo melhor!

ReciclOhArte III Para tornar o Mundo melhor! ReciclOhArte III Para tornar o Mundo melhor! Tema das peças: Tradições da Minha Terra Para tornar o Mundo melhor! PIEF de 2.º e 3.º Ciclo Agrupamento de Escolas de Mourão 2013 / 2014 Concurso a Nível Nacional

Leia mais

Condições. A nova edição de Macau - O Poder da Imagem arranca agora! Uma aventura para os sentidos!

Condições. A nova edição de Macau - O Poder da Imagem arranca agora! Uma aventura para os sentidos! A nova edição de Macau - O Poder da Imagem arranca agora! Uma aventura para os sentidos! Macau - O Poder da Imagem está de volta para continuar a estimular o cinema local, incentivando os nossos artistas

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Denominação A Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

regulamento www.premionoiterio.com.br

regulamento www.premionoiterio.com.br regulamento www.premionoiterio.com.br 1. O PRÊMIO: 1.1. O Prêmio Noite Rio Edição 2013 é promovido pelas empresas Multimeios e EPA!, empresas sediadas na capital do estado do Rio de Janeiro. Possui caráter

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom

Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom Anexo Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom Preâmbulo Os Estatutos da Sopcom são omissos relativamente à criação e funcionamento de Grupos de Trabalho, doravante designados

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA. o reforço de capacidades das organizações de acolhimento e a assistência técnica às organizações de envio,

COMISSÃO EUROPEIA. o reforço de capacidades das organizações de acolhimento e a assistência técnica às organizações de envio, C 249/8 PT Jornal Oficial da União Europeia 30.7.2015 COMISSÃO EUROPEIA CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA 25/15 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE: Destacamento de Voluntários para a Ajuda

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:117238-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:117238-2015:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:117238-2015:text:pt:html Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de publicidade relacionados com recrutamento

Leia mais

Concurso. Regulamento

Concurso. Regulamento Concurso Regulamento Depois do sucesso da 1ª edição, o Concurso SITESTAR.PT está de regresso para lançar um novo desafio. A DECO e a DNS juntam-se para distinguir os jovens que desenvolvam websites originais

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 Cidadania Europeia Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 O que é a cidadania? Vínculo jurídico entre o indivíduo e o respectivo Estado, traduz-se num conjunto de direitos e deveres O relacionamento

Leia mais

10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO

10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO 10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 10º SMVC FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 05 a 10 de dezembro de 2011 REGULAMENTO Inscrições para as Mostras Competitivas: 08 de setembro

Leia mais

CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE SANTARÉM

CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE SANTARÉM CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE SANTARÉM Assembleia de Parceiros 17 de Janeiro 2014 Prioridades de Comunicação 2014 Eleições para o Parlamento Europeu 2014 Recuperação económica e financeira - Estratégia

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'12

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'12 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'12 Artigo 1.º (Objecto) 1. O Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'12 é uma iniciativa da EGEAC Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO NACIONAL PARA A ECONOMIA SOCIAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO NACIONAL PARA A ECONOMIA SOCIAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO NACIONAL PARA A ECONOMIA SOCIAL CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1. (Natureza) O Conselho Nacional para a Economia Social, adiante também identificado como CNES,

Leia mais

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS Ano letivo 2012/2013 TEMA VAMOS ADOTAR UMA RIBEIRA. ÂMBITO Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 e a Década da Biodiversidade

Leia mais

Concurso Todos Contam

Concurso Todos Contam PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA Concurso Todos Contam Regulamento do Concurso O Concurso Todos Contam é uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entidade composta

Leia mais

PROJETO de Documento síntese

PROJETO de Documento síntese O Provedor de Justiça INSERIR LOGOS DE OUTRAS ORGANIZAÇÔES Alto Comissariado Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) Provedor de Justiça de Portugal Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Leia mais

PRÊMIO DE JORNALISMO FAEPA/SENAR-PB 2012 REGULAMENTO

PRÊMIO DE JORNALISMO FAEPA/SENAR-PB 2012 REGULAMENTO PRÊMIO DE JORNALISMO FAEPA/SENAR-PB 2012 REGULAMENTO Calendário ATIVIDADES Lançamento e Abertura das Inscrições Encerramento das Inscrições Anúncio Oficial dos Finalistas Cerimônia de Premiação dos Vencedores

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução REGULAMENTO PROJETO 80 Introdução A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Direção Geral de Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Quercus, e o Green Project Awards (GPA),

Leia mais