Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1

2

3

4

5 O FATO

6 MEC autoriza abertura de 37 novos cursos de Medicina no País Serão novas vagas para a graduação na iniciativa privada - ampliação prevista dentro do programa Mais Médicos O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 27, a lista de mantenedoras de ensino superior autorizadas a abrir novos cursos de Medicina em todo o País. No total, foram selecionadas propostas de 37 municípios, distribuídos em 10 Estados. Com isso, abrem-se novas vagas para Medicina na iniciativa privada - ampliação prevista dentro do programa Mais Médicos. A portaria é assinada no Diário Oficial da União (DOU) pelo titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Maurício Costa Romão. São Paulo é o Estado com mais cidades contempladas, seguido por Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (veja lista abaixo). As mantenedoras terão um ano e meio para abrir os novos cursos. As empresas deverão entregar à Seres a Garantia de Execução, documento que assegura a viabilidade da implementação das novas faculdades. Depois, assinam os contratos, o que deve ocorrer até 18 de outubro, segundo o ministro, Mendonça Filho. Caso alguma não cumpra esses trâmites, será chamada a próxima empresa classificada dentro do mesmo município.

7 Na mesma edição do DOU, o MEC publica outras 13 portarias que aumentam em 583 o número de vagas em faculdades de Medicina já existentes em 12 cidades brasileiras, incluindo capitais como Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Segundo o MEC, 216 cidades se inscreveram no edital - que data de para conseguir autorização para abrir as faculdades. No ano passado, 39 foram classificadas, mas duas acabaram eliminadas do processo, resultando em 37 na listagem final. As candidatas deveriam apresentar alguns requisitos, como bons indicadores de qualidade, condições financeiras e sólido projeto pedagógico para a formação médica. O município também deveria ter mais de 70 mil habitantes e não ter outra faculdade de Medicina. Repercussão. Em nota o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) manifestou "preocupação" com a autorização para novos cursos no Brasil. "As cidades escolhidas no Estado de São Paulo são próximas de localidades onde já existem escolas médicas. Além disso, fiscalizações realizadas por esta Casa, em 2015, demonstraram que algumas delas não possuem estrutura mínima necessária para promover o ensino médico adequado, como a falta de hospitais-escolas para a prática médica e de corpo docente qualificado e em número adequado", defendeu o Cremesp. Segundo o conselho, "a qualidade do ensino é essencial na formação médica e não deve ser substituída pela quantidade de formandos". O Cremesp informou, ainda, que avalia conhecimentos básicos dos médicos e que os resultados, ao longo dos anos, "são alarmantes".

8 Novas faculdades: BAHIA Alagoinhas - Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda. (65 vagas) Eunápolis - Pitágoras - Sistema de Educação Superior Sociedade Ltda. (55 vagas) Guanambi - Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda. (60 vagas) Itabuna - Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda. (85 vagas) Jacobina - Ages Empreendimentos Educacionais Ltda. (55 vagas) Juazeiro - Irep Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental Ltda. (55 vagas) ESPÍRITO SANTO Cachoeiro do Itapemirim - Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A. Embrae (100 vagas) MINAS GERAIS Contagem - Sociedade Mineira de Cultura (50 vagas) Passos - Centro Educacional Hyarte ML Ltda. (50 vagas) Poços de Caldas - Sociedade Mineira de Cultura (50 vagas) Sete Lagoas - Centro Educacional Hyarte ML Ltda. (50 vagas) PERNAMBUCO Jaboatão dos Guararapes - Sociedade de Educação Tiradentes S/S Ltda. (100 vagas) PARANÁ Campo Mourão - CEI Centro Educacional Integrado (50 vagas) Guarapuava - Campo Real Educacional S.A (55 vagas) Pato Branco - Associação Patobranquense de Ensino Superior S.C. Ltda (50 vagas) Umuarama - Associação Paranaense de Ensino e Cultura (60 vagas)

9 RIO DE JANEIRO Angra dos Reis - Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda (55 vagas) Três Rios - Sociedade Universitária Para o Ensino Médico Assistencial Ltda (50 vagas) RONDÔNIA Vilhena - Associação Educacional de Rondônia (50 vagas) RIO GRANDE DO SUL Erechim - Fundação Regional Integrada (55 vagas) Ijuí - Uniseb União dos Cursos Superiores SEB Ltda (50 vagas) Novo Hamburgo - Associação Pro Ensino Superior em Novo Hamburgo (60 vagas) São Leopoldo - Associação Antonio Vieira (65 vagas) SANTA CATARINA Jaraguá do Sul - Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda (50 vagas) SÃO PAULO Araçatuba - Missão Salesiana de Mato Grosso (65 vagas) Araras - Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (55 vagas) Bauru - Associação Educacional Nove de Julho (100 vagas) Cubatão - AMC - Serviços Educacionais Ltda (50 vagas) Guarujá - Associação Prudentina de Educação e Cultura Apec (55 vagas) Guarulhos - Associação Educacional Nove de Julho (100 vagas) Jaú - Associação Prudentina de Educação e Cultura Apec (55 vagas) Mauá - Associação Educacional Nove de Julho (50 vagas) Osasco - Associação Educacional Nove de Julho (70 vagas) Piracicaba - ISCP Sociedade Educacional S.A. (75 vagas)

10 Rio Claro - ISCP Sociedade Educacional S.A. (55 vagas) São Bernardo do Campo - Associação Educacional Nove de Julho (100 vagas) São José dos Campos - ISCP Sociedade Educacional S.A. (100 vagas) Ampliação de vagas: BAHIA Salvador - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (+ 100 vagas) CEARÁ Fortaleza - Universidade de Fortaleza (+ 60 vagas) ESPÍRITO SANTO Vitória - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (+ 40 vagas) MINAS GERAIS Barbacena - Faculdade de Medicina de Barbacena (+ 20 vagas) Manhuaçu - Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (+ 6 vagas) PARANÁ Cascavel - Centro Universitário Assis Gurgacz (+ 42 vagas) Maringá - Centro Universitário de Maringá (+ 50 vagas) PERNAMBUCO Recife - Universidade Católica de Pernambuco (+ 20 vagas) Recife - Faculdade Pernambucana de Saúde (+ 55 vagas) SÃO PAULO Campinas - Faculdade São Leopoldo Mandic (+ 80 vagas) Catanduva - Faculdades Integradas Padre Albino (+ 36 vagas) Ribeirão Preto - Centro Universitário Barão de Mauá (+ 34 vagas) Santo André - Faculdade de Medicina do ABC (+ 50 vagas)

11 A REAÇÃO

12 Governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina, diz MEC Entretanto, editais lançados na gestão anterior para criação de novas vagas que estão em andamento serão implementados. O governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina pelos próximos cinco anos, por meio de uma moratória, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). O decreto já foi elaborado pelo MEC, mas ainda precisa ser assinado pelo presidente Michel Temer para entrar em vigor. Os dois editais em andamentos, lançados ainda na gestão anterior, para a criação de novos cursos terão continuidade. Um deles previa a criação de 36 cursos com vagas em municípios do Sul e Sudeste. Destes, 11 cursos com 710 vagas foram implementados até agosto do ano passado. Os 25 cursos restantes ainda terão as vagas abertas. A medida seria um reivindicação da classe médica que está preocupada com a qualidade de ensino nas faculdades de medicina. A medida vai na direção contrária a de gestões anteriores do MEC, que investiram na expansão dos cursos para suprir déficits na distribuição dos profissionais pelo país: o número de habitantes por médico no Norte é quase três vezes o do Sudeste.

13 Em nota, o MEC disse que tomou dados para a decisão. "O MEC levou em conta os dados da Organização Mundial de Sáude (OMS), que apontam que o Brasil já atingiu as metas de alunos/vagas estabelecidas, de cerca de por ano", informa o ministério. A pasta diz que a medida foi uma proposta do ministro Mendonça Filho ao presidente Michel Temer. "A medida visa a sustentabilidade da política de formação médica no Brasil, preservando a qualidade do ensino, já que o Brasil é referência na formação médica." Em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) disse que a medida é um retrocesso. Estancar a criação de novas graduações na área não tem qualquer relação com a garantia da qualidade dos serviços prestados e nem dos profissionais que são disponibilizados no mercado de trabalho. As instituições de ensino passam anualmente por avaliações feitas pelo próprio Ministério, cujo processo inclusive está sendo reformulado, diz Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES. Do outro lado, a Associação Médica Brasileira (AMB) manifestou "total apoio à moratória" e cobra até mesmo o cancelamento de editais anteriores, pleito negado pelo MEC. "Médicos mal formados são mais inseguros, solicitam exames desnecessários, não utilizam os tratamentos apropriados, não seguem os protocolos corretos, aumentando o tempo de internação dos pacientes e de intervenção médica sem real necessidade, diz o presidente da AMB, Lincoln Ferreira. Mais médicos: expansão A expansão dos cursos de medicina estava prevista desde 2014 e fazia parte do programa Mais Médicos. À época, os dados oficiais apontavam que o país tinha vagas de medicina. Sob a gestão do ministro da Educação, Henrique Paim, o governo federal estabeleceu como meta de criar 11,5 mil novas vagas em cursos de medicina. Em uma primeira etapa da expansão, 36 cidades atenderam aos critérios do MEC e foram contempladas com a autorização para abrir os cursos. As cidades escolhidas tinham 70 mil habitantes ou mais e não ofereciam a formação médica.

14

15 Edital questionado pelo TCU Publicado em dezembro de 2014, o edital que previa a seleção das instituições para criação das novas vagas de medicina, foi suspenso em outubro de 2015 pelo Tribunal de Contas da União. Na ocasião, a ministra Ana Arraes destacou em seu despacho que no edital do MEC não havia "delimitação clara dos critérios de habilitação, principalmente quanto à capacidade econômico-financeira" das mantenedoras. Somente em julho do ano passado, o TCU determinou a liberação do edital. Em setembro do ano passado, o secretário de regulação e supervisor da educação superior do MEC, Maurício Costa Romão, disse, em entrevista ao G1, que para ter a proposta contemplada, a instituição tinha de cumprir três requisitos: ter bons indicadores de qualidade, robutez financeira e projeto pedagógico para a formação médica. "As propostas que não foram habilitadas não cumpriram um ou mais critérios", afirmou. Novos cursos com bolsas O projeto de expansão prevê que dez por cento das vagas devem ser concedidas com bolsas voltadas para estudantes de baixa renda. O objetivo da abertura de novos cursos é garantir atendimento a municípios considerados prioritários pelo governo. Todas as cidades têm pelo menos 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica, segundo o governo.

16

17 A ANÁLISE

18 Médicos são liberados para a vida profissional sem controle de qualidade Somos vice-campeões mundiais em número de faculdades de medicina. Temos 305. A Índia é a primeira colocada com cerca de 400 faculdades, para uma população seis vezes maior do que a nossa. Na China há 150 faculdades para 1,3 bilhão de habitantes; nos Estados Unidos, 131 para 300 milhões. Em 1997, tínhamos 85 escolas médicas. Em 20 anos mais do que triplicamos esse número, graças à explosão das escolas particulares que hoje correspondem a mais de 60% do total, a um custo mensal que varia de R$ a R$ 16 mil, por aluno. Há 13 anos, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realiza exame teórico, facultativo, para os doutorandos do Estado. Apesar de a prova abranger temas gerais de grau intermediário de dificuldade, são reprovados mais da metade dos alunos. Não é difícil explicar: 1) No país, não existem professores com formação acadêmica em número suficiente. 2) As instalações e os laboratórios de boa parte das faculdades são inadequados para o ensino das cadeiras básicas.

19 3) A maior parte das faculdades autorizadas pelo MEC não conta com hospitais-escolas dignos desse nome. 4) A expansão agravou a falta de vagas para a residência médica, que hoje mal atendem metade dos recém-formados. Alunos com preparo deficiente são reprovados nos concursos para residência, fase essencial para o aprendizado clínico. Vivemos um paradoxo: enquanto os melhores alunos investem mais cinco anos na formação, uma legião de despreparados vai atender gente doente. A OAB enfrenta o problema com o exame da Ordem, sem o qual o advogado não exerce a profissão. Se a OAB considera esse procedimento essencial, com muito mais razão deveria existir uma lei semelhante para os médicos. O mercado tem mecanismos para se livrar do advogado incompetente, enquanto os médicos são liberados para a vida profissional sem o menor controle de qualidade. Por acaso, quem vai ao SUS ou sofre um acidente na estrada pode selecionar o médico que vai atendê-lo? O argumento de que temos profissionais em número insuficiente e que o aumento de vagas servirá para compensar essa falta é infantil: nossos médicos estão mal distribuídos. Senão, vejamos: 1) A julgar pela média do país, não estamos tão mal: 2,1 médicos para cada mil habitantes, contra 2,5 nos Estados Unidos, 2,4 no Canadá e 2,2 no Japão; 2) O problema é que 55% deles trabalham no Sudeste, o triplo da região norte. No Maranhão há apenas 1,3%; 3) Nas 27 capitais estão concentrados 55% dos profissionais. Os demais ficam responsáveis por municípios. A formação médica completa exige seis anos de curso em período integral e mais cinco anos de residência. Depois de investir tanto tempo e recursos financeiros, quantos se interessarão em mudar para cidades pequenas, sem dispor de uma carreira organizada no serviço público (como a dos juízes, por exemplo), recursos técnicos e instalações mínimas para a prática da profissão? De que cartola tiraram a ideia de que filhos de famílias em condições de pagar em média R$ a R$ por mês estarão dispostos a abandonar as comodidades da vida urbana, para atender ribeirinhos na Amazônia, lavradores no interior

20 do Maranhão ou conviver com a violência das comunidades periféricas das cidades brasileiras? O Cremesp propõe que os alunos de medicina sejam submetidos a avaliações a cada dois anos, para que as falhas na formação sejam corrigidas a tempo. Os diplomados fariam um exame nacional obrigatório, por lei. Os reprovados voltariam para cursos de reforço nas faculdades em que estudaram. Em pouco tempo, escolas com índices altos de reprovação seriam fechadas pelo MEC. Não conheço um médico que não esteja preocupado com a qualidade dos profissionais que essas escolas medíocres despejam no mercado. Não conheço um que não seja a favor da avaliação obrigatória. Duvido que você, leitor, seja contrário. Se todos concordam que um exame de suficiência semelhante ao que o Cremesp realiza ajudaria a proteger a sociedade da incompetência de médicos mal formados, quais interesses políticos e financeiros impedem que uma lei com essa exigência seja aprovada? Drauzio Varella Médico cancerologista, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer. Um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil e do trabalho em prisões.

21

EDITAL Nº 06, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014

EDITAL Nº 06, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SURVISÃO DA EDUCAÇÃO SURIOR EDITAL Nº 06, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS DE ACORDO COM A ANÁLISE DA EXRIÊNCIA REGULATÓRIA DA MANTENEDORA E

Leia mais

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 6, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 6, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SURVISÃO DA EDUCAÇÃO SURIOR EDITAL Nº 6, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DAS OPOSTAS A SECRETÁRIA DE REGULAÇÃO E SURVISÃO DA EDUCAÇÃO SURIOR, tendo em vista

Leia mais

Vagas para Medicina ofertadas no Fies CAMPUS - RIO BRANCO - JARDIM EUROPA II Conceito Mensalidade Vagas

Vagas para Medicina ofertadas no Fies CAMPUS - RIO BRANCO - JARDIM EUROPA II Conceito Mensalidade Vagas Acre Rio Branco FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO CAMPUS - RIO BRANCO - JARDIM EUROPA II Conceito Mensalidade Vagas MEDICINA (1193275) 4 (CC) R$ 8.129,45 32 Alagoas Maceió CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES CAMPUS

Leia mais

PORTARIA Nº 7, DE 12 DE JANEIRO DE 2017

PORTARIA Nº 7, DE 12 DE JANEIRO DE 2017 PORTARIA Nº 7, DE 12 DE JANEIRO DE 2017 Divulga lista dos Programas de Residência Médica que farão jus ao recebimento de bolsa nos termos do Edital de Convocação Nº16/SGTES/MS, de 6 de Outubro de 2016.

Leia mais

POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ 25/06/2012 Classif Último Candidato Convocado procedimentos préadmissionais

POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ 25/06/2012 Classif Último Candidato Convocado procedimentos préadmissionais CONCURSO PÚBLICO 2010 TBN RJ e SP de de RJ Campos dos Goytacazes Técnico Bancário 106 2 105 2 RJ Centro Técnico Bancário 592 4 592 4 RJ Niteroi Técnico Bancário 130 3 130 3 RJ Nova Iguaçu Técnico Bancário

Leia mais

PORTARIA Nº 124, DE 10 DE MARÇO DE 2016

PORTARIA Nº 124, DE 10 DE MARÇO DE 2016 PORTARIA Nº 124, DE 10 DE MARÇO DE 2016 Divulga lista dos Programas de Residência Médica que farão jus ao recebimento de bolsa nos termos do Edital GM/MS nº 1, de 4 de agosto de 2015, e retifica a Portaria

Leia mais

O Desempenho do IPTU em 2010

O Desempenho do IPTU em 2010 O Desempenho do IPTU em 2010 A receita global de IPTU no exercício de 2010 teve um aumento real de 17,2% em relação ao ano de 2009, conforme se verifica abaixo: Exercício Receita Total (R$ Mil) Crescimento

Leia mais

Seleção de municípios para implantação de cursos de Medicina

Seleção de municípios para implantação de cursos de Medicina Seleção de municípios para implantação de cursos de Medicina Brasília, 4 de setembro de 2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior Ministério da Educação Graduação em medicina: situação

Leia mais

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de 05 Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Informações Gerais Número de Grupos: 84 Número de IES: Categoria Administrativa

Leia mais

ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL - JULHO DE Hospital de Ensino. Aluno por ESF

ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL - JULHO DE Hospital de Ensino. Aluno por ESF ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL - JULHO DE 2015 UF () s AC Rio Branco 161 894 5,55 59 2,73 0 Baixo Acre e Purus 831 5,2 146 1,1 0 AL Arapiraca 80 733 9,16 58 1,38 0 7ª 753 9,4 204 0,4 0 AL Maceió 330 2763 8,37

Leia mais

PORTARIA No- 379, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2015

PORTARIA No- 379, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2015 PORTARIA No- 379, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2015 Homologa o resultado do processo de seleção dos projetos que se candidataram ao Programa Nacional de Bolsas para Residências em Área Profissional da Saúde nos

Leia mais

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Audiência pública Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

Reunião Ordinária de abril de Previsão de relato de pareceres CONSELHO PLENO. N Processo Interessado Assunto Relator

Reunião Ordinária de abril de Previsão de relato de pareceres CONSELHO PLENO. N Processo Interessado Assunto Relator MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Reunião Ordinária de abril de 2014 Previsão de relato de pareceres CONSELHO PLENO 1. 23001.000181/2004-00 23001.000047/2007-43 2. e-mec 200913505 3.

Leia mais

DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO S S TOTAL - FISCAL 0 TOTAL - SEGURIDADE

DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO S S TOTAL - FISCAL 0 TOTAL - SEGURIDADE ORGAO : 36000 - MINISTERIO DA SAUDE UNIDADE : 36901 - FUNDO NACIONAL DE SAUDE ANEXO I CREDITO SUPLEMENTAR PROGRAMA DE TRABALHO (SUPLEMENTACAO) RECURSOS DE TODAS AS FONTES - R$ 1, 00 E G R M I F FUNC PROGRAMATICA

Leia mais

PORTARIA Nº 1.830, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016

PORTARIA Nº 1.830, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 PORTARIA Nº 1.830, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 Estabelece recurso anual do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Componente Fundo de Ações Estratégicas e Compensação -

Leia mais

Estimativas e Análises do PIB Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012.

Estimativas e Análises do PIB Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012. O Atual Potencial Econômico do Brasil Estimativas e Análises do PIB 2011 - Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012 Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: IREP Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental UF: SP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: IREP Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental UF: SP PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 1/12/201, Seção 1, Pág. 86. Portaria n 108, publicada no D.O.U. de 1/12/201, Seção 1, Pág. 85. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

REDAÇÃO O problema do esgoto no Brasil

REDAÇÃO O problema do esgoto no Brasil REDAÇÃO O problema do esgoto no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

[RANKING] MTE divulga as 100 cidades que mais geram empregos no País

[RANKING] MTE divulga as 100 cidades que mais geram empregos no País Curitiba passa a frente de Brasília a assume a quarta posição nos '100 Mais'. Campinas (SP) é a não-capital mais bem colocada No ranking dos 100 municípios que mais geraram vagas formais entre janeiro

Leia mais

PROJETO DE DRAGAGEM DOS PORTOS BRASILEIROS METAS E REALIZAÇÕES

PROJETO DE DRAGAGEM DOS PORTOS BRASILEIROS METAS E REALIZAÇÕES Presidência da República Secretaria Especial de Portos I CONFERÊNCIA HEMISFÉRICA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROJETO DE DRAGAGEM DOS PORTOS BRASILEIROS METAS E REALIZAÇÕES Eng MARCOS PAGNONCELLI Coordenador-Geral

Leia mais

UF MUNICÍPIO TIPO TELEFONE 1 TELEFONE 2 E-MAIL INSTITUCIONAL 1

UF MUNICÍPIO TIPO TELEFONE 1 TELEFONE 2 E-MAIL INSTITUCIONAL 1 AC Rio Branco Cerest Estadual (68) 3223-4266 cerest.saude@ac.gov.br AL Maceió Cerest Estadual (82) 3315-2759 (82) 3315-3920 cerest@saude.al.gov.br AL Maceió Cerest Regional (82) 3315-5260 cerest@sms.maceio.al.gov.br

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 10 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: "BDE online" Enviada em: terça-feira, 14 de fevereiro de 6 22:38 Assunto: BDE on-line - Nº

Leia mais

PORTARIA Nº 1.165, DE 16 DE JUNHO DE 2016

PORTARIA Nº 1.165, DE 16 DE JUNHO DE 2016 PORTARIA Nº 1.165, DE 16 DE JUNHO DE 2016 Atualiza os registros no Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), das Centrais de Regulação das Urgências (CRU) do Serviço de Atendimento

Leia mais

FÍSICO MÉDICO EM RADIOTERAPIA: MERCADO DE TRABALHO

FÍSICO MÉDICO EM RADIOTERAPIA: MERCADO DE TRABALHO FÍSICO MÉDICO EM RADIOTERAPIA: MERCADO DE TRABALHO Dr. Edmario Costa Físico Especialista em Física da Radioterapia Coord. do Serviço de Física Médica do Grupo Delfin Presidente da Associação Brasileira

Leia mais

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 6 SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 439, DE 19 DE MAIO DE 2017 O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

ACRE. Cruzeiro do Sul TÉCNICO EM MANUTENÇÃO TÉCNICO EM MECÂNICA TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO RIO BRANCO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO TÉCNICO EM MECÂNICA

ACRE. Cruzeiro do Sul TÉCNICO EM MANUTENÇÃO TÉCNICO EM MECÂNICA TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO RIO BRANCO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO TÉCNICO EM MECÂNICA ACRE Cruzeiro do Sul RIO BRANCO ALAGOAS Maceió TÉCNICO EM SECRETARIADO AMAPÁ Macapá AMAZONAS Manaus TÉCNICO EM CONTABILIDADE TÉCNICO EM GESTÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA ENGENHARIA MECÂNICA ENGENHARIA MECATRÔNICA

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1. Diretoria

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA NO SUS EDITAL 2015

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA NO SUS EDITAL 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EECIALIZAÇÃO EM ECEPTORIA RA RESIDÊNCIA MÉDICA NO SUS EDITAL 2015 O Superintendente de Ensino do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições,

Leia mais

O problema do ingresso irresponsável de médicos estrangeiros no Brasil

O problema do ingresso irresponsável de médicos estrangeiros no Brasil O problema do ingresso irresponsável de médicos estrangeiros no Brasil A exigência de critérios para a revalidação do diploma de medicina obtido no exterior deve ser entendida como defesa da qualidade

Leia mais

Edital nº 30, de 04 de maio de Seleção de Bolsistas de Ensino 2016

Edital nº 30, de 04 de maio de Seleção de Bolsistas de Ensino 2016 Edital nº 30, de 04 de maio de 2016 Seleção de Bolsistas de Ensino 2016 A Diretora Geral Pro Tempore do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, no uso de suas

Leia mais

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística NTC Sede: Rua da Gávea, 1390 Vila Maria CEP São Paulo/SP T.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística NTC Sede: Rua da Gávea, 1390 Vila Maria CEP São Paulo/SP T. NORTE Manaus AM Sim Decreto Municipal nº 2.100 de 10 de janeiro de 2013. Em vigor após 60 dias da publicação Ji Paraná RO Sim Lei Municipal Nº 2.627 de 18 de Março de 2014. Ananindeua PA Sim Decreto Nº

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC MOBILIDADE URBANA Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC O QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ FEZ Sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) Desoneração das tarifas do transporte

Leia mais

Instituto Trata Brasil - por um Brasil com saneamento básico Cenário do saneamento básico no país, desafios e oportunidades

Instituto Trata Brasil - por um Brasil com saneamento básico Cenário do saneamento básico no país, desafios e oportunidades Instituto Trata Brasil - por um Brasil com saneamento básico Cenário do saneamento básico no país, desafios e oportunidades SANEAMENTO E TRATAMENTO DA ÁGUA nos Processos de Abastecimento Público e Produtivos

Leia mais

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 A divulgação anual das estimativas da população residente

Leia mais

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES A Pró-Reitoria de Ensino

Leia mais

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 1º LIRAa 2015 - Situação dos municípios brasileiros Participação voluntária de 1.844 municípios Pesquisa realizada entre janeiro/fevereiro de 2015; Identifica focos

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP EDITAL DE SELEÇÃO Nº 011/PROPP/2011 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO- VETERINÁRIA - PRMV R1 / TURMA 2012 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhanguera

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA COMUNICADO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA COMUNICADO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA COMUNICADO O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Coordenação Geral de Saúde Mental Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - DAPE Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Reunião da Tripartite 17/03/2005 Situação

Leia mais

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS. Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS Claudia Meucci Andreatini UNIP Universidade Paulista Seminário ABMES 05 de julho de 2016 Distribuição de vagas do FIES 2010 a 1º/2016 2010 até 2015/1

Leia mais

Pronatec. Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico

Pronatec. Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco Antonio de Oliveira marco.antonio@mec.gov.br Brasília, 19 de março

Leia mais

Inovação e Criatividade na Educação Básica

Inovação e Criatividade na Educação Básica MEC Inovação e Criatividade na Educação Básica 2015 Objetivo Criar as bases para uma política pública de fomento a inovação e criatividade na educação básica Desafios da Educação Básica no Brasil hoje

Leia mais

TIAGO THALES CORREA MACIEL Diretor de Benefícios-Substituto

TIAGO THALES CORREA MACIEL Diretor de Benefícios-Substituto INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Memorando-Circular Conjunto nº 19 /DIRAT/DIRSAT/DIRBEN/INSS Em 22 de setembro de 2016. Aos Superintendentes-Regionais, Gerentes-Executivos, Gerentes de Agências da Previdência

Leia mais

O saneamento básico no Brasil não condiz com o país que é a 7ª. economia do mundo

O saneamento básico no Brasil não condiz com o país que é a 7ª. economia do mundo O saneamento básico no Brasil não condiz com o país que é a 7ª. economia do mundo da população não possui coleta de esgoto (SNIS 2013) dos esgotos são tratados (SNIS 2013) Milhões sem banheiros (Organização

Leia mais

APÊNDICE A QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE ESTUDO DO TEMA ACESSIBILIDADE, EM MEIOS ACADÊMICOS CURSO DE TURISMO - PÁGINA 1 DE 6

APÊNDICE A QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE ESTUDO DO TEMA ACESSIBILIDADE, EM MEIOS ACADÊMICOS CURSO DE TURISMO - PÁGINA 1 DE 6 APÊNDICE A QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE ESTUDO DO TEMA ACESSIBILIDADE, EM MEIOS ACADÊMICOS CURSO DE TURISMO - PÁGINA 1 DE 6 - PÁGINA 2 DE 6 - PÁGINA 3 DE 6 - PÁGINA 4 DE 6 - PÁGINA 5 DE 6 - PÁGINA

Leia mais

Tabela 1 Quantidade de ônibus incendiados por ano ( ) (Data de atualização: 18/07/2016)

Tabela 1 Quantidade de ônibus incendiados por ano ( ) (Data de atualização: 18/07/2016) Tabela 1 Quantidade de ônibus incendiados por ano (2004 2016) (continua) Percentual Nº Cidades UF 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 1 Altamira PA - - - - - - - - - - 1 7-8

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1.Diretoria Regional Brasília e Administração Central

Leia mais

Reunião Ordinária de maio de 2016 Pareceres relatados CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. N Processo Interessado Assunto Relator Parecer Decisão

Reunião Ordinária de maio de 2016 Pareceres relatados CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. N Processo Interessado Assunto Relator Parecer Decisão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Reunião Ordinária de maio de 2016 Pareceres relatados Observação: os pareceres relatados encontram-se em fase de revisão técnica, antes da publicação

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 7 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: Enviada em: sábado, 16 de abril de 2005 00:08 Assunto: BDE on-line - Nº 688-15.04.2005 Nº 688

Leia mais

TV Câmara / TV Assembleia / TV Senado / TV Câmara Municipal

TV Câmara / TV Assembleia / TV Senado / TV Câmara Municipal TV Câmara / TV Assembleia / TV Senado / TV Câmara Municipal Acordo Câmara / Senado Capitais Em funcionamento: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá, Goiânia, Florianópolis,

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017 Thales Reis Hannas, Diretor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, no uso de

Leia mais

Quadro 2 Participantes, aprovados e reprovados no Exame do Cremesp 2015 e 2016, segundo natureza das escolas médicas paulistas:

Quadro 2 Participantes, aprovados e reprovados no Exame do Cremesp 2015 e 2016, segundo natureza das escolas médicas paulistas: Escolas públicas tiveram piora de desempenho Como em anos anteriores, as escolas médicas paulistas privadas tiveram maior percentual de reprovação que os cursos públicos. No entanto, houve aumento importante

Leia mais

Relação de Programas por Instituição

Relação de Programas por Instituição Relação de Programas por Instituição Filtros Informados na Pesquisa: Programa: PSIQUIATRIA UF: Nenhum valor foi informado para este ítem Situação: Nenhum valor foi informado para este ítem Entidade: Nenhum

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 1 de 5 11/04/2012 11:16 Presidência da República Nº 1284 - Terça feira, 18 de janeiro de 2011 Casa Civil - Portarias de 17 de janeiro de 2011 - Secretaria de Educação Superior - Portarias de nºs 158 a

Leia mais

Comunicado ao Mercado

Comunicado ao Mercado MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.343.492/0001-20 NIRE 31.300.023.907 Comunicado ao Mercado No 4T15 a Companhia alcançou R$ 1,4 bilhão em vendas contratadas, e no ano de 2015 atingimos

Leia mais

EDITAL PRG/Santander Universidades/3: Bolsas Educação

EDITAL PRG/Santander Universidades/3: Bolsas Educação EDITAL PRG/Santander Universidades/3: Bolsas Educação Edição 2015/2016 DISPÕE SOBRE O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES-USP, EDIÇÃO 2015/2016, SOB A GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DA PRÓ- REITORIA DE

Leia mais

Sindifisco Nacional Comissão Eleitoral Nacional Eleições Biênio 2.009/2.011

Sindifisco Nacional Comissão Eleitoral Nacional Eleições Biênio 2.009/2.011 Aeroporto de Cumbica - SP 49 80% 9 15% 2 3% 1 2% 0 61 100% Alagoas 44 68% 16 25% 3 5% 2 3% 0 65 100% Aracaju - SE 29 51% 21 37% 5 9% 2 4% 1 57 100% Araçatuba - SP 29 58% 16 32% 5 10% 0 0% 0 50 100% Araraquara

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO CABESP

TERMO DE COMPROMISSO CABESP TERMO DE COMPROMISSO CABESP Pelo presente instrumento, as partes signatárias assumem entre si o seguinte compromisso: 1. As partes se comprometem com a manutenção da CABESP além do termo limite assegurado

Leia mais

Avaliação IES Nome da IES Nome do Curso Processo Faculdade Campo Limpo Paulista GESTÃO AMBIENTAL (Presencial - Tecnológico)

Avaliação IES Nome da IES Nome do Curso Processo Faculdade Campo Limpo Paulista GESTÃO AMBIENTAL (Presencial - Tecnológico) INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DAES - Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação Geral de Avaliação Instituiconal e dos Cursos de Graduação Avaliação

Leia mais

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria 1.169/GM, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Nacional de Atenção

Leia mais

INAUGURAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE LOJAS PARTE I 23 DE AGOSTO A 26 DE NOVEMBRO 2007

INAUGURAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE LOJAS PARTE I 23 DE AGOSTO A 26 DE NOVEMBRO 2007 INAUGURAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE LOJAS PARTE I 23 DE AGOSTO A 26 DE NOVEMBRO 2007 Em 23 de Agosto de 2007, inauguramos uma Loja Marisa na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro A Cidade do Rio

Leia mais

Cremesp divulga resultado de exame dirigido a estudantes de Medicina e recém-formados Qui, 10 de Novembro de :00

Cremesp divulga resultado de exame dirigido a estudantes de Medicina e recém-formados Qui, 10 de Novembro de :00 Em 2011, 46% dos participantes foram reprovados O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoveu em outubro de 2011, pelo sétimo ano consecutivo, o Exame do Cremesp, que avalia

Leia mais

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 5 SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 809, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014 A SECRETÁRIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 (POR PAÍS) PAÍSES ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 269.719,83 387.213,30 406.882,12 310.956,48 318.530,07 375.612,10 2.068.913,89 Valor Fob ( Us$/Mil ) 72.142,83 99.905,76 104.619,97

Leia mais

UFPR DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT 046 MALHA FERROVIÁRIA. Aula 06

UFPR DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT 046 MALHA FERROVIÁRIA. Aula 06 UFPR DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT 046 MALHA FERROVIÁRIA Prof. Djalma Pereira Prof. Eduardo Ratton Profa. Gilza Fernandes Blasi Profa. Márcia de Andrade Pereira Aula 06 MALHA FERROVIÁRIA

Leia mais

As 120 instituições que usam o Enem de forma mista (fase única e parte da nota; ou fase única e primeira fase)

As 120 instituições que usam o Enem de forma mista (fase única e parte da nota; ou fase única e primeira fase) As 120 instituições que usam o Enem de forma mista (fase única e parte da nota; ou fase única e primeira fase) Sigla Nome da instituição Estado Cidade Maceió Faculdade Pitágoras de Maceió AL Maceió Fama-AP

Leia mais

EDITAL N 001/2017 PROF-FILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ALUNOS - TURMA

EDITAL N 001/2017 PROF-FILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ALUNOS - TURMA EDITAL N 001/2017 PROF-FILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ALUNOS - TURMA 2017-2019 O Colegiado Geral do Mestrado Profissional em Filosofia torna público o Edital que rege

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2017 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2017 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2017 (POR PAÍS) PAÍSES JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 399.473,26 422.403,60 501.033,08 371.050,32 437.918,87 2.131.879,13 Valor

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Apoio à Gestão do Projeto Fiotec seleciona avaliadores para atuarem no Projeto Avaliação das boas práticas na atenção ao parto e nascimento em maternidades do SUS, em

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

O Programa Luz para Todos e a Universalização do Atendimento de Energia Elétrica no Nordeste

O Programa Luz para Todos e a Universalização do Atendimento de Energia Elétrica no Nordeste O Programa Luz para Todos e a Universalização do Atendimento de Energia Elétrica no Nordeste Cláudio Pitta crpitta@chesf.gov.br Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB PRIMEIROS RESULTADOS:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB PRIMEIROS RESULTADOS: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SAEB - PRIMEIROS RESULTADOS: Médias de desempenho do SAEB/ em perspectiva comparada Fevereiro de 2007 Presidente

Leia mais

Egressos Doutorado em Direito PUC Minas

Egressos Doutorado em Direito PUC Minas Egressos Doutorado em Direito PUC Minas ELABORAÇÃO: ÍCARO MOREIRA URSINE REPRESENTANTE DOS DISCENTES 2017 APOIO: COLEGIADO DO PPGD PUC MINAS COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA PUC MINAS

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Page 1 of 5 Ministério da Educação Nº 1087 - Terça feira, 6 de janeiro de 2009 Gabinete do Ministro - Portaria nº 1, de 5 de janeiro de 2009 Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação para reconhecimento

Leia mais

Municípios sorteados:

Municípios sorteados: Municípios sorteados: Região Nome_da_UF Nome_do_municipio Centro- Oeste Distrito Federal BRASÍLIA Centro- Oeste Goiás APARECIDA DE GOIÂNIA Centro- Oeste Goiás FORMOSA Centro- Oeste Goiás FORMOSO Centro-

Leia mais

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos estabelecidos na DN 105/2006,

Leia mais

Estudo mostra que avanços em saneamento básico das Capitais nos últimos 5 anos foi insuficiente para tirar o Brasil do atraso histórico

Estudo mostra que avanços em saneamento básico das Capitais nos últimos 5 anos foi insuficiente para tirar o Brasil do atraso histórico Estudo mostra que avanços em saneamento básico das Capitais nos últimos 5 anos foi insuficiente para tirar o Brasil do atraso histórico Com números do Ministério das Cidades ano base 2015 levantamento

Leia mais

PROC. Nº 1045/12 PLL Nº 079/12 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1045/12 PLL Nº 079/12 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Waldomiro Carlos Manfroi, filho de Guido Manfroi e Narcisa Ana Tiecher Manfroi, nasceu em 6 de janeiro de 1937, em Nova Bréscia, Rio Grande do Sul. Frequentou e terminou o curso primário

Leia mais

METODOLOGIA DE CÁLCULO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL

METODOLOGIA DE CÁLCULO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL GT Mortalidade Infantil METODOLOGIA DE CÁLCULO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde A taxa de mortalidade infantil é um indicador utilizado para medir

Leia mais

EDITAL Nº007/2016 SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA A BOLSA DE PESQUISA 2016 MODALIDADE PROJETO DE PESQUISA

EDITAL Nº007/2016 SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA A BOLSA DE PESQUISA 2016 MODALIDADE PROJETO DE PESQUISA EDITAL Nº007/2016 SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA A BOLSA DE PESQUISA 2016 MODALIDADE PROJETO DE PESQUISA A Coordenação do Projeto Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher -

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016 ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO O Núcleo de Iniciação

Leia mais

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

INTELIGÊNCIA DE MERCADO INTELIGÊNCIA DE MERCADO INTELIGÊNCIA DE MERCADO ABF BANCO DE DADOS ABF / SISTEMA DE BI (BUSINESS INTELLIGENCE) Possibilita a extração em tempo real de dados específicos da marca, do segmento e do setor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

Bolsão Curso Clio (2012.2) Edital nº 01 1º de agosto de 2012

Bolsão Curso Clio (2012.2) Edital nº 01 1º de agosto de 2012 Bolsão Curso Clio (2012.2) Edital nº 01 1º de agosto de 2012 1. Das disposições preliminares 1.1 O Concurso de Bolsas do Curso Clio será organizado por esta mesma instituição, e o presente edital estará

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Nº 582 - Quarta feira, 12 de maio de 2004 O BDE on-line é um suplemento da Enciclopédia de Legislação e Jurisprudência da Educação Brasileira Ministério da Educação Gabinete do Ministro - Portaria nº 1.195

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

BREVE RELATÓRIO DO ANDAMENTO DA CAMPANHA

BREVE RELATÓRIO DO ANDAMENTO DA CAMPANHA BREVE RELATÓRIO DO ANDAMENTO DA CAMPANHA Este relatório tem como objetivo traçar uma análise dos dados produzidos pelo sistema SOS Tortura. Para tanto pretende mostrar o número de alegações recebidas do

Leia mais

Programa de Certificação de Qualidade do CBR - Especialidade MAMOGRAFIA

Programa de Certificação de Qualidade do CBR - Especialidade MAMOGRAFIA Alagoas 31284 Diagnose Centro de Diagnóstico por Imagem Ltda. - Unidade Harmony MACEIÓ 23105 Diagnose Centro de Diagnóstico por Imagem Ltda. - Unidade Ponta Verde MACEIÓ Bahia 32831 Centro de Diagnóstico

Leia mais

as aparências enganam

as aparências enganam promoção peças de motores as aparências enganam Proteja-se com peças genuínas Volvo. Peças de motores para Caminhão LINHAS F / N cilindro Venha ATÉ UMA CONCESSIONÁRIA VOLVO E GARANTA A MÁXIMA PERFORMANCE

Leia mais

Os dados deste relatório são divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e

Os dados deste relatório são divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Preços ao consumidor do etanol hidratado e Relatório da gasolina, semanal por semana, de preços praticados ao consumidor no Brasil Semana de 22/11/2015 a 28/11/2015 Semana de 02/07/2017 a 08/07/2017 Os

Leia mais

Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 03/02/2011

Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 03/02/2011 Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 03/02/2011 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE RETIFICAÇÃO O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA

Leia mais

EDITAL Nº 01/PIBID-Diversidade/UFSC/2012 DE 09 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL Nº 01/PIBID-Diversidade/UFSC/2012 DE 09 DE OUTUBRO DE 2012 EDITAL Nº 01/PIBID-Diversidade/UFSC/2012 DE 09 DE OUTUBRO DE 2012 O Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Diversidade) da Universidade Federal de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU EDITAL Nº 01/2016 SELEÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPE PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

Otávio Leite propõe a união entre a rede pública de saúde e as entidades de ensino médico para suprir o deficit de profissionais

Otávio Leite propõe a união entre a rede pública de saúde e as entidades de ensino médico para suprir o deficit de profissionais Otávio Leite propõe a união entre a rede pública de saúde e as entidades de ensino médico para suprir o deficit de profissionais O deputado federal Otávio Leite (PSDB) foi o segundo candidato a prefeito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 01/2015/PROEN-PROEX/UFCA PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO E EXTENSÃO PEEX As Pró Reitorias de Ensino e Extensão da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reunião Ordinária de dezembro de Previsão de relato de pareceres

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reunião Ordinária de dezembro de Previsão de relato de pareceres MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Reunião Ordinária de dezembro de 2015 Previsão de relato de pareceres CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR 1. 23000.025829/2007-03 2. 23000.007660/2013-40 Faculdade

Leia mais