CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 1 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 1 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA"

Transcrição

1 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 1 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

2 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2 Hoje todo mundo fala em ética, seja na política, seja nos negócios e também em nossas atividades rotineiras. Afinal, para a evolução da sociedade, das empresas e das pessoas, é fundamental termos comportamentos transparentes, responsáveis e honestos em todas as nossas relações. Olá, colaboradores Pernambucanas Isso é algo que a gente aprende desde cedo, por meio dos nossos valores familiares. E em nosso Código de Conduta Ética, mais que políticas ou regras, vocês vão encontrar orientações e dicas bem simples, mas muito importantes, para seguirmos em nosso dia a dia no trabalho, ao interagir com os colegas, clientes e fornecedores. É assim que a gente constrói um ambiente de trabalho justo e agradável para todos. Nosso objetivo não é limitar sua atuação, mas o inspirar e orientar a agir de forma ética, dentro dos valores em que você, a Pernambucanas e eu acreditamos, pois eles são a base para crescermos juntos.

3 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 3 Guiar Instruir Inspirar Dar uma linha de comportamento este código Pretende

4 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA Com este código, você será capaz de agir com autonomia, dentro de padrões éticos que acredita e que a Instituição onde você trabalha espera. 4

5 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA Com este código, você será capaz de agir com autonomia, dentro de padrões éticos que acredita e que a Instituição onde você trabalha espera. Vai orientar e inspirar você a agir em todas as relações, seja com clientes, parceiros, acionistas, colegas de trabalho, através das redes sociais, instituições, formadores de opiniões e o mercado como um todo. 5

6 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 6 QUEM É A PERNAMBUCANAS?

7 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 7 SOBRE A PERNAMBUCANAS Há mais de 100 anos, a Pernambucanas faz parte da família brasileira. Com um conceito de loja completa e um atendimento que é o nosso grande diferencial, encantamos milhares de clientes a cada dia. Estamos presente em sete estados brasileiros e contamos com cerca de 10 mil colaboradores. Pessoas que, como você, levam adiante nossa evolução. Conheça abaixo nossas 3 unidades de negócio: VAREJO Oferecemos uma ampla variedade de produtos para atender às necessidades de nossos clientes e suas famílias em Vestuário, Lar, Eletroportáteis e Telefonia. Financeira Nossa entrega para os clientes é completa. Por meio dos Serviços e Produtos Financeiros, eles têm crédito fácil para comprar em nossas Lojas e diversas facilidades para garantir mais segurança ao seu dia a dia. Imobiliária A ALINC faz a gestão dos ativos da Pernambucanas, trazendo mais uma forma de rentabilidade para o nosso negócio.

8 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 8 Você conhece as responsabilidades da Diretoria? Fique por dentro: Os Comitês de Governança e de Gestão foram estruturados para tomada de decisões: REUNIÕES DO CONSELHO Reunião de Conselho Conselho Consultivo Pernambucanas Reunião de Conselho ALINC Reunião Comitê Auditoria Reunião de Conselho Jatiúca Executar os planos de ação; Seguir as metas; Monitorar os resultados; Comunicações; Dia a dia da Companhia. COMITÊS DE GESTÃO RD (Reunião de Diretores) CTC (Comitê Tático Comercial) Comitê Segurança da Informação Comitê de Ética Comitê de Conformidade Comitê Estratégico Profit Sharing Comitê de Risco de Crédito Comitê de RH e Remuneração Comitê Digital Reuniões Diretores Executivos e Diretos

9 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 9 O que ética quer dizer? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Afinal, a integridade e o respeito devem acontecer não apenas com o colega que senta ao seu lado ou com sua equipe, mas com cada cliente, fornecedor e instituição que você tiver contato.

10 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 10 A quem nosso Código se aplica? Para saber como agir em determinadas situações, confira a seguir quais condutas estão (ou não) dentro do nosso Código, conforme temas específicos. Colaboradores Fornecedores Prestadores de Serviços Comunidade Órgãos Governamentais Clientes ONG s Acionistas

11 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 11 Compromisso com a integridade

12 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 12 Compromisso com a integridade CONDUTAS ESPERADAS Agir com honestidade, seguindo as políticas da empresa. Respeitar a diversidade, que só estimula o seu crescimento e o da Pernambucanas também. Saber dar e receber feedbacks, com clareza e disposição, a qualquer momento. Comunicar-se com sua equipe e outras áreas, trocando aprendizados e informações. CONDUTAS não ACEITAS Trabalhar com condições inadequadas e utilizar mão de obra escrava ou infantil. Discriminar pessoas por raça, religião, idade, orientação sexual ou por qualquer outra razão. Praticar assédio moral ou sexual por meio de atitudes, gestos ou palavras. Agir fora dos princípios da legislação específica e das convenções internacionais, como as Convenções OIT 29 e 105 (Trabalho Forçado e Trabalho Escravo), Convenções OIT 1 e 2 (As Piores Formas de Trabalho Infantil) e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança).

13 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 13 Compromisso com a integridade CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Trabalhar em equipe, com todas as áreas da empresa. Realizar avaliação de sua equipe de forma objetiva e transparente, com imparcialidade. Validar com a liderança a participação em associações, entidades de classe e afins. Fazer sempre o melhor para os nossos clientes. Intimidar, ameaçar e abusar física ou moralmente qualquer pessoa. Usar o nome da empresa, seu cargo ou outro recurso para solicitar contribuições pessoais. Oferecer ou aceitar propina, praticar suborno, extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de influências. Consumir bebidas alcóolicas ou estar sob efeito de drogas ilícitas durante suas atividades.

14 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 14 Compromisso com a integridade CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Respeitar as opções de compra dos clientes, protegendo sua privacidade e suas informações. Selecionar fornecedores de forma imparcial, avaliando qualidade, preço e credibilidade. Representar a Pernambucanas em eventos, desde que com aprovação do seu gestor. Participar de programas de voluntariado, liderados ou patrocinados pela empresa. Portar armas e drogas ilícitas em seu local de trabalho. Fazer doações para entidades ou partidos políticos em nome da Pernambucanas. Aceitar atos de corrupção. Utilizar práticas de negócios desleais ou contra a legislação para prejudicar concorrentes.

15 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 15 Compromisso com a integridade CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Ser comprometido com ações anticorrupção, conforme a legislação. Adotar um comportamento ético e transparente em todas as relações. Seguir as leis e regulações aplicáveis ao nosso negócio. Respeitar a liberdade de expressão de cada pessoa. Relatar ao nosso Canal de Ética ações ilegais ou inadequadas a este Código Autorizar acordos com concorrentes para obter vantagens comerciais abusivas. A participação de colaborador em evento patrocinado por empresas ou entidades que possuam vínculo comercial com a Instituição, favorecendo o patrocinador do evento em negociações. Falar em nome da Pernambucanas sem estar autorizado.* *Se for contatado por algum repórter, informe nossa área de Comunicação Interna e repasse, para o jornalista, o contato da nossa Assessoria de Imprensa: A4&Holofote - (11)

16 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 16 PRESENTES E ENTRETENIMENTO

17 presentes e ENTRETENIMENTO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 17 CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Encaminhar convites recebidos - para shows, jogos ou quaisquer eventos - ao seu líder, que em conjunto com a área de Compliance decidirá sobre a participação. Aceitar produtos perecíveis ou brindes de escritório com a logomarca da empresa doadora. Aceitar viagens, empréstimo de carros, dinheiro ou favores pessoais de fornecedores ou empresas. Oferecer a entidades presentes ou benefícios que possam gerar expectativa de retribuição. Encaminhar para o RH brindes diferentes dos descritos acima, recebidos de pessoas, empresas interessadas em fazer negócios com a Pernambucanas.

18 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 18 CONFLITOS DE INTERESSE

19 CONFLITOS DE INTERESSE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 19 CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Informar o gestor sobre seus parentes que trabalhem em concorrentes ou fornecedores. Se for gestor, comunicar ao Canal de Ética. Aceitar a participação de familiares de colaboradores nos processos seletivos desde que: Cumpram todas as etapas do processo, sem qualquer privilégio; Não tenham relação de subordinação ou liderança direta ou indireta; Contratar ou indicar fornecedores com vínculo familiar sem informar à empresa. Influenciar na contratação de fornecedores ligados a familiares. Utilizar seu cargo ou o nome da empresa para obter benefícios. Aceitar, direta ou indiretamente, dinheiro ou objetos de valor de outras empresas.

20 CONFLITOS DE INTERESSE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 20 CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Não estejam submetidos à mesma liderança do parente; No caso de fornecedores, o gestor do contrato não seja parente; O colaborador com vínculo familiar não participe da decisão da contratação. Fazer acordos financeiros irregulares com fornecedores ou entidades parceiras. Envolver-se em atividades conflitantes com qualquer unidade de negócio da Pernambucanas (Varejo, Imobiliário e Financeiro). Realizar atividades paralelas* durante sua jornada de trabalho. Por exemplo: vender outros produtos na empresa. *A comunicação de tais atividades deve ser feita ao Compliance por meio do formulário "TERMO DE ESCLARECIMENTO E VALIDAÇÃO", que é controlado pelo RH. Em caso de dúvidas, consulte as políticas relacionadas e contate o Compliance.

21 CONFLITOS DE INTERESSE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 21 CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Relações afetivo-amorosas entre colaboradores são permitidas desde que: Não tenha relação de subordinação/ liderança direta ou indireta; Não atuem em áreas e funções que possam gerar relações de conluio. Relacionamento entre colaboradores com níveis hierárquicos de liderança e subordinação, o qual se aplica a todas empresas do grupo Pernambucanas (inclusive Pefisa e ALINC) e prestadores de serviços (Resolv, Sonda etc.). Em caso de dúvidas, entre em contato com o Canal de Ética. Fique atento: é dever dos colaboradores que tenham algum tipo de relação nas situações listadas submeter o assunto à liderança, para obter orientação. Em caso de dúvidas, consulte o Canal de Ética.

22 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 22 Ativos da empresa e integridade financeira

23 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 23 ativos da empresa e integridade financeira CONDUTAS ESPERADAS CONDUTAS não ACEITAS Cuidar dos recursos da empresa em suas atividades. Preservar o sigilo das informações confidenciais. Comunicar qualquer incidente de segurança da informação. Utilizar ou divulgar informações falsas em análises e relatórios. Compartilhar informações confidenciais da empresa em quaisquer meios. Ocultar situações que possam ser consideradas suspeitas de atos ilícitos. Armazenar ou trocar conteúdo obsceno, violento, racista ou difamatório. Compartilhar suas credenciais (senhas e crachás). Divulgar informações internas nas redes sociais sem autorização.

24 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 24 Para saber mais, acesse o Portal e consulte as políticas.

25 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 25 COMITÊ DE ÉTICA

26 COMITÊ DE ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 26 CONDUTAS ESPERADAS Debater e decidir casos recebidos pelo Canal de Ética. CONDUTAS não ACEITAS Omitir informações relevantes recebidas nos canais.

27 Está indeciso sobre alguma atitude? CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 27

28 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 28 Está indeciso sobre alguma atitude? Reflita e siga o roteiro a seguir.

29 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 29 Se a resposta for SIM, siga para a próxima pergunta

30 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 30 Se a resposta for SIM, siga para a próxima pergunta Se a resposta for não, pare e siga as instruções

31 em conformidade com este Código? CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 31

32 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 32 em conformidade com este Código? Ainda está com dúvidas ou inseguro sobre sua decisão? Acesse o Portal e consulte as políticas específicas ou contate o Canal de Ética.

33 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 33 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código?

34 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 34 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? Ainda está com dúvidas ou inseguro sobre sua decisão? Acesse o Portal e consulte as políticas específicas ou contate o Canal de Ética.

35 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 35 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? dentro da lei?

36 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 36 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? Ainda está com dúvidas ou inseguro sobre sua decisão? Acesse o Portal e consulte as políticas específicas ou contate o Canal de Ética. dentro da lei?

37 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 37 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita?

38 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 38 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? Ainda está com dúvidas ou inseguro sobre sua decisão? Acesse o Portal e consulte as políticas específicas ou contate o Canal de Ética. dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita?

39 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 39 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita? Se a empresa fosse minha, eu gostaria que meu colaborador tivesse esta atitude?

40 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 40 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? Ainda está com dúvidas ou inseguro sobre sua decisão? Acesse o Portal e consulte as políticas específicas ou contate o Canal de Ética. dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita? Se a empresa fosse minha, eu gostaria que meu colaborador tivesse esta atitude?

41 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 41 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita? Se a empresa fosse minha, eu gostaria que meu colaborador tivesse esta atitude? Ao me omitir, estou protegendo alguém que fez algo errado?

42 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 42 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? Ainda está com dúvidas ou inseguro sobre sua decisão? Acesse o Portal e consulte as políticas específicas ou contate o Canal de Ética. dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita? Se a empresa fosse minha, eu gostaria que meu colaborador tivesse esta atitude? Ao me omitir, estou protegendo alguém que fez algo errado?

43 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 43 alinhada com minha ética e meus valores? em conformidade com este Código? dentro da lei? Se minha decisão fosse compartilhada com minha família e meus amigos, seria bem aceita? Siga em frente. A sua atitude é ética! Se a empresa fosse minha, eu gostaria que meu colaborador tivesse esta atitude? NÃO ESTOU ME OMITINDO PARA PROTEGER ALGUÉM QUE FEZ ALGO ERRADO?

44 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 44 CANAL DE ÉTICA Quer relatar casos e esclarecer dúvidas? Entre em contato: Atendimento com analista: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30 Atendimento 24h via secretária eletrônica ou via site: VOCÊ SABIA? O canal é operado por empresa terceira especializada, e seu relato pode ser identificado ou anônimo. Todos os relatos são apurados e, se necessário, direcionados à área responsável, preservando a confidencialidade dos envolvidos. FIQUE ATENTO! Qualquer violação resultará em medidas disciplinares apropriadas. Todos temos o dever de relatar ao Canal de Ética qualquer violação ao Código. Este Código será revisado anualmente.

45 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 45 Agora é com você! Contamos com você para preservar uma conduta ética com seus colegas, nossos clientes e todos os públicos com os quais nos relacionamos, tanto pessoalmente, quanto nos diversos meio de comunicação.

46 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 46

CÓDIGO DE CONDUTA. Nosso jeito de ser e fazer

CÓDIGO DE CONDUTA. Nosso jeito de ser e fazer CÓDIGO DE CONDUTA Nosso jeito de ser e fazer 1 ÉTICA. Nosso jeito de pensar e agir nos define Inspirado em nosso dia a dia, nosso Código de Conduta, mostra as atitudes e ações que nos definem como Companhia

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de interesses na indicação e contratação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução 1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos

Leia mais

Código de É*ca e Conduta. José Guimarães

Código de É*ca e Conduta. José Guimarães Código de É*ca e Conduta José Guimarães É o principal documento do programa de Compliance, é Documento que reúne e apresenta as diretrizes e princípios adotados pela EMPRESA ou GRUPO EMPRESARIAL para

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA. Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa

CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA. Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa sumário Apresentação Princípios fundamentais Integridade Transparência Comportamento esperado Relacionamento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos CÓDIGO DE CONDUTA Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos os que integram ou venham a interagir com o Moinho do Nordeste. Padrões de conduta profissional

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

ÍNDICE. 1 - SOBRE O CÓDIGO DE CONDUTA: 2- O QUE PROPOMOS: 3- EM RELAÇÃO AOS COLABORADORES Não admitimos violações à dignidade humana

ÍNDICE. 1 - SOBRE O CÓDIGO DE CONDUTA: 2- O QUE PROPOMOS: 3- EM RELAÇÃO AOS COLABORADORES Não admitimos violações à dignidade humana CÓDIGO DE CONDUTA 1 ANOTAÇÕES: 2 ÍNDICE 1 - SOBRE O CÓDIGO DE CONDUTA: 2- O QUE PROPOMOS: 3- EM RELAÇÃO AOS COLABORADORES 3.1 - Não admitimos violações à dignidade humana 3.2 - Cultivamos um ambiente de

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 Códigode Conduta EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 2 Manual de conduta lamil Códigode Conduta Manual de conduta lamil 3 APRESENTAÇÃO O presente manual deve servir como orientação aos colaboradores da Lamil quanto

Leia mais

Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP

Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP 1 Código MSMP de Ética & Conduta MSM POWERTRAIN LTDA. Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa 09852-040 São Bernardo do Campo SP www.msmp.com.br msmp@msmp.com.br MSMP 2 Prezado leitor. A conduta

Leia mais

Código de Conduta de Terceiros

Código de Conduta de Terceiros Código de Conduta de Terceiros ÍNDICE APRESENTAÇÃO...4 COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE...5 CONFORMIDADE COM LEIS E NORMAS APLICÁVEIS...6 INTOLERÂNCIA ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO...6 RESPEITO AOS

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Código de Ética e Regras de Conduta

Código de Ética e Regras de Conduta Código de Ética e Regras de Conduta QUORUM PARTICIPAÇÕES Sumário 1. Introdução... 2 2. Abrangência... 2 3. Regras de Conduta e Responsabilidade... 2 4. Conduta nos Relacionamentos... 3 5. Política de recebimento

Leia mais

Página #1 Clientes, Fornecedores e Prestadores de Serviços #2 Colaboradores #3 Sociedade #4 Governos e Política...

Página #1 Clientes, Fornecedores e Prestadores de Serviços #2 Colaboradores #3 Sociedade #4 Governos e Política... código de conduta Introdução Este Código de Conduta é um guia de orientações comportamentais adotados por nossa empresa na condução dos negócios, e devem ser assumidos por todos os colaboradores no relacionamento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo permitir a compreensão sobre as condutas éticas que

Leia mais

Espera-se do colaborador comportamento coerente com as condutas descritas neste código.

Espera-se do colaborador comportamento coerente com as condutas descritas neste código. 1 2? Você está recebendo o Código de Conduta Empresarial da Jalles Machado que reúne os princípios que devem ser observados no relacionamento de seus empregados com clientes, terceiros, fornecedores, distribuidores,

Leia mais

Código de Conduta. Versão 02 01/2015

Código de Conduta. Versão 02 01/2015 Código de Conduta Versão 02 01/2015 Versão: 02 Folha: 2 de 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. RELAÇÕES COM CLIENTES... 4 3. CONDUTAS PESSOAIS... 5 4. UTILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS BENS DA EMPRESA... 6 5.

Leia mais

Política Anticorrupção e Suborno

Política Anticorrupção e Suborno Política Anticorrupção e Suborno Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política especifica a abordagem da TAESA para a prevenção de atos de corrupção e explicita os mecanismos pelos quais a empresa

Leia mais

Excelência nos serviços prestados com preço justo NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA!

Excelência nos serviços prestados com preço justo NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA! Excelência nos serviços prestados com preço justo NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA! SUMÁRIO Carta do Diretor / Conselho de Administração...03 Diretrizes... 04 Introdução... 05 Missão e Visão... 06 Valores...

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES E PARCEIROS COMERCIAIS

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES E PARCEIROS COMERCIAIS CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES E PARCEIROS COMERCIAIS ÍNDICE 05 06 09 10 Condições de trabalho e direitos humanos Conduta e Integridade Canal de Denúncia Termo de Adesão e Compromisso 4 COMPROMISSOS

Leia mais

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR ÍNDICE PÁGINA A INTRODUÇÃO 02 B ABRANGÊNCIA 02 C OBJETIVO 02 D RESPONSABILIDADE 02 E POLÍTICA CONHEÇA SEU 03 F MONITORAMENTO DE ENDIVIDAMENTO 03 G VIOLAÇÃO OU DESCUMPRIMENTO 04 H VIGÊNCIA 05 I BASE NORMATIVA

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 3 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Formas aceitáveis de brindes,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS 1 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS ÍNDICE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS 2016/2017 1. OBJETIVO 03 2. COMPROMISSO COM A GOVERNANÇA 03 3. COMPROMISSOS COM COLABORADORES 03 4. COMPROMISSOS DOS COLABORADORES

Leia mais

Valores Éticos 1ª Edição em 04 de janeiro de 2003 Revisão 05 em 05 de janeiro de 2016 Valores Éticos Guia de Conduta e Prevenção a Corrupção

Valores Éticos 1ª Edição em 04 de janeiro de 2003 Revisão 05 em 05 de janeiro de 2016 Valores Éticos Guia de Conduta e Prevenção a Corrupção Valores Éticos 1ª Edição em 04 de janeiro de 2003 Revisão 05 em 05 de janeiro de 2016 O papel da Pelir Engenharia Ltda, no desenvolvimento da sua atividade, é, primordialmente, de construir com segurança,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016)

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016) 1. OBJETIVOS O objetivo deste Código é orientar a conduta ética nas relações internas e externas e nas ações empreendidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores e

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Em conformidade com as leis anticorrupção locais¹, assim como certas normas internacionais, como a Lei das Práticas Corruptas Estrangeiras ou FCPA e as obrigações estabelecidas

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5 Código de Ética Sumário 1. Introdução.... 2 2. Postura pessoal e profissional...3 3. Relacionamento com público interno....5 4. Relacionamento com público externo...6 5. Relacionamento com órgãos governamentais

Leia mais

Código de Ética Código de Conduta de Negócios. First in Service. Impressions that last. SM

Código de Ética Código de Conduta de Negócios. First in Service. Impressions that last. SM Código de Ética Código de Conduta de Negócios Código de Ética IIMAK da AMAZÔNIA Introduçăo A IIMAK da AMAZÔNIA é uma empresa que atua em diversos estados e para nos manter unidos, nossos funcionários devem

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Sumário Introdução Regras de Conduta da MIP Gestão do Código de Ética e Conduta da MIP Glossário Termo de Compromisso 03 05 10 12 15 3 Introdução O propósito da MIP Engenharia

Leia mais

Abril Código de Conduta de Fornecedores

Abril Código de Conduta de Fornecedores Abril 2011 Código de Conduta de Fornecedores INTRODUÇÃO Para a Sodexo, um dos principais valores é a ética nos negócios. Por isso, foi formalizado esse Código de Conduta de Fornecedores para externalizar

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA... 2 1. Considerações Gerais... 3 2. MISSÃO, VISÃO, VALORES... 3 Missão da GPS... 3 Visão da GPS... 3 Valores da GPS... 3 3. Padrão Geral de Conduta

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. Objetivo A presente Política Anticorrupção tem por objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na condução dos trabalhos desenvolvidos pela TERRA NOVA, bem como por

Leia mais

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta Sonae Sierra Brasil Código de Conduta INTRODUÇÃO O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da nossa Companhia,

Leia mais

1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 4. PROCEDIMENTO CÓDIGO DE ÉTICA

1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 4. PROCEDIMENTO CÓDIGO DE ÉTICA PROCEDIMENTO: BL 00025/2017 REVISÃO: 0 DATA: 22/05/2017 PÁGINA: 1 DE 6 1. OBJETIVO Descrever valores, princípios e atitudes com os quais a BL Informática se compromete na sua gestão empresarial e auxiliar

Leia mais

Termo de Compromisso - Compliance

Termo de Compromisso - Compliance Termo de Compromisso - Compliance Código de Conduta A seguir estão registradas as Condutas Adequadas e Inadequadas definidas e recomendadas pela Reta Engenharia a todos os seus stakeholders. Este Código

Leia mais

Principais pontos do Código de Conduta da Ourofino Agrociência

Principais pontos do Código de Conduta da Ourofino Agrociência Código de conduta Principais pontos do Código de Conduta da Ourofino Agrociência 1. Objetivo O Código de Conduta da Ourofino Agrociência tem por objetivo orientar os colaboradores das diversas empresas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA MANDATO VEREADOR RICARDO YOUNG

CÓDIGO DE CONDUTA MANDATO VEREADOR RICARDO YOUNG CÓDIGO DE CONDUTA MANDATO VEREADOR RICARDO YOUNG SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. Objetivos...3 3. Abrangência...3 4. Valores...3 5. Princípios orientadores...4 6. Compromissos de conduta...5 7. Dúvidas,

Leia mais

13/06/2017. Código de Ética e Conduta Rev Belver Instrumentos Eletrônicos Ltda.

13/06/2017. Código de Ética e Conduta Rev Belver Instrumentos Eletrônicos Ltda. 13/06/2017 Código de Ética e Conduta Rev. 1 2017 Belver Instrumentos Eletrônicos Ltda. Código de Ética e Conduta Rev. 1 2017 Belver Instrumentos Eletrônicos Ltda. Princípios O Código de Ética e Conduta

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Grupo Avis Budget em promover relações sustentáveis com nossos parceiros de negócios, agentes,

Leia mais

Política de Brindes, Presentes, Hospitalidades e Entretenimentos

Política de Brindes, Presentes, Hospitalidades e Entretenimentos Política de Brindes, Presentes, Hospitalidades e s Maio/2018 1. Apresentação da Política Para evitar a impressão de relações impróprias com qualquer pessoa (Agente Público ou não), a TAESA estabelece nesta

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo

Leia mais

Código de Ética e Conduta Profissional

Código de Ética e Conduta Profissional Código de Ética e Conduta Profissional Código de Ética e Conduta Profissional - Versão 2019 Objetivo Formalizar as diretrizes de ética e conduta profissional praticadas na GESTORA. A quem se aplica? Sócios,

Leia mais

MANUAL ANTICORRUPÇÃO

MANUAL ANTICORRUPÇÃO MANUAL ANTICORRUPÇÃO Introdução Com o objetivo de fortalecer ainda mais os conceitos estabelecidos no Manual de Regulamento Interno e reafirmar o compromisso com as boas práticas comerciais, a INFERTEQ

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1 SUMÁRIO 1. MENSAGEM DA DIRETORIA... 4 2. QUEM SOMOS... 4 3. OBJETIVO DO CÓDIGO... 5 4. VIGÊNCIA... 5 5. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS... 6 6. RELAÇÃO COM COLABORADORES... 6 7. RELAÇÃO

Leia mais

As seguintes práticas são consideradas rigorosamente contrárias aos princípios do código de ética:

As seguintes práticas são consideradas rigorosamente contrárias aos princípios do código de ética: CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA I. RAZÕES A gestão adequada de uma instituição esportiva como o Esporte Clube Vitória requer o estabelecimento de mecanismos para assegurar que os objetivos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 2 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS

POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS Título: Data: Contrato/Unidade/Seção: CORPORATIVO 1 de 9 INDICE DE REVISÕES REVISÃO DESCRIÇÃO DAS ALTERAÇÕES E/OU PÁGINAS ALTERADAS 0 Primeira edição do procedimento. Revisão REV. 0 REV. 1 REV. 2 REV.

Leia mais

Código de. Conduta Ética

Código de. Conduta Ética Código de Conduta Ética Palavra da Diretoria Colaborador, É com muita satisfação que apresentamos a todos o nosso Código de Conduta Ética. Trata-se de um marco importante em nossa política organizacional.

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO

ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO 1. OBJETIVO: Determinar as regras para o processo de relacionamento com fornecedores e prestadores

Leia mais

POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS

POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 2 4.1. Doações com fins de Responsabilidade Social... 3 4.1.1. Vedações as doações...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta. 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo oferecer

Leia mais

TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO

TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO Seja bem vindo ao treinamento anticorrupção. Este curso foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a seguir a Política Anticorrupção da AX4B, bem como as leis anticorrupção

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. COMPROMISSOS DA POSTES NORDESTE 2.1. Ética e Integridade 2.1.1. Conformidade com a Legislação e normas aplicáveis 2.1.2. Repúdio

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Aqui, você encontrará as orientações para escolher, sempre, o melhor caminho.

CÓDIGO DE CONDUTA. Aqui, você encontrará as orientações para escolher, sempre, o melhor caminho. CÓDIGO DE CONDUTA Aqui, você encontrará as orientações para escolher, sempre, o melhor caminho. ÍNDICE Mensagem dos Presidentes... 3 Introdução... 4 Essência Algar... 5 Servir... 6 Respeito... 8 Integridade...

Leia mais

Programa de Integridade. Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel

Programa de Integridade. Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel Programa de Integridade Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel Versão 1.0-2018 1. Apresentação Este Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel ( Código

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART INDICE Mensagem da Direção 1. Âmbito de Aplicação 2. Politica de Responsabilidade Social 3. Princípios de Ética e Conduta Empresariais 4. Divulgação do

Leia mais

Código de Ética e Conduta Profissional GOW CAPITAL

Código de Ética e Conduta Profissional GOW CAPITAL Código de Ética e Conduta Profissional GOW CAPITAL Objetivo Formalizar as diretrizes de ética e conduta profissional praticadas na GOW CAPITAL. A quem se aplica? A todos os sócios, diretores, funcionários,

Leia mais

Manual de Conduta Ética SG-015 Rev A

Manual de Conduta Ética SG-015 Rev A Pag 1/8 SG-015 MANUAL DE CONDUTA ÉTICA 1. OBJETIVO Este documento tem por objetivo apresentar as diretrizes de práticas de negócio da Strack e conduta pessoal de colaboradores e demais partes interessadas,

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES 1. PROPÓSITO O propósito desta política é estabelecer orientações mínimas aos colaboradores da Companhia e Partes Interessadas sobre as diretrizes relacionadas às situações de conflito de interesse. 2.

Leia mais

A implantação deste Código de Conduta visa contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional e o crescimento sustentável da empresa.

A implantação deste Código de Conduta visa contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional e o crescimento sustentável da empresa. PRINCÍPIOS ÉTICOS Alinhada aos valores organizacionais da VIX Logística, a ética norteia as ações e decisões por meio da capacidade de agir com integridade e transparência, priorizando a honestidade nas

Leia mais

Objetivo. A quem se aplica? Responsabilidades

Objetivo. A quem se aplica? Responsabilidades Código de Ética e Conduta Profissional IBBRA CONSULTORIA FINANCEIRA Objetivo Formalizar as diretrizes de ética e conduta profissional praticadas na IBBRA CONSULTORIA FINANCEIRA. A quem se aplica? A todos

Leia mais

ÍNDICE CÓDIGO DE ÉTICA DOS NOSSOS COLABORADORES CONFLITO DE INTERESSES TRATAMENTO E CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES NEGÓCIOS CLIENTES FORNECEDORES

ÍNDICE CÓDIGO DE ÉTICA DOS NOSSOS COLABORADORES CONFLITO DE INTERESSES TRATAMENTO E CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES NEGÓCIOS CLIENTES FORNECEDORES CÓDIGO DE ÉTICA ÍNDICE 0 CÓDIGO DE ÉTICA DOS NOSSOS COLABORADORES 0 CONFLITO DE INTERESSES 08 TRATAMENTO E CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES 09 NEGÓCIOS 0 CLIENTES FORNECEDORES EMPRESA DE VENDAS COMUNIDADE

Leia mais

Política de Prevenção à. Corrupção

Política de Prevenção à. Corrupção Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar

Leia mais

Código de Ética 1. ABRANGÊNCIA E OBJETIVO

Código de Ética 1. ABRANGÊNCIA E OBJETIVO A trajetória da Saraiva, desde a sua fundação, tem sido pautada por princípios éticos na condução de seus negócios e na maneira como se relaciona seja com seus colaboradores, seja com o mercado, fornecedores

Leia mais

Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços

Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços 1 Publicado por: Grupo São Francisco Departamento Responsável: Compliance Público-alvo: Fornecedores e prestadores de serviços Aprovado: Diretoria

Leia mais

ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO: O objetivo principal é disseminar, no âmbito da ENGECOM, as diretrizes da Lei Anticorrupção brasileira, de modo a afastar e combater

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM OUT/2017 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÁREAS ENVOLVIDAS/RESPONSABILIDADES... 3 3. CÓDIGO DE ÉTICA... 3 3.1 MISSÃO... 4 3.2 VISÃO... 4 3.3 VALORES...

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1 Sumário 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 2 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL... 2 3. DEFINIÇÕES... 3 4. VEDAÇÕES... 4 4.1 Sinais de alerta que merecem especial atenção, cautela e investigação...

Leia mais

O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE,

O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE, CODIGO DE CONDUTA O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE, envolvidas nos negócios empresariais de

Leia mais

Código de Ética e Conduta Profissional

Código de Ética e Conduta Profissional Versão: IV Data da Publicação: 09/03/2016 Data da Vigência: 01/06/2018 Última Revisão: Maio 2018 1. Objetivo: O Código formaliza as diretrizes de ética e conduta profissional. 2. A quem se aplica o Código:

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT

CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT www.statkraft.com Conteúdo P á g i n a 2 Mensagem a nossos Fornecedores... 3 Parte I: Compreensão e aplicação do Código do Fornecedor... 4 1. Compromisso

Leia mais

Voltar para o menu. Código de Ética e Conduta

Voltar para o menu. Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Estrutura do Código de Ética e Conduta 1. Introdução 2. Mensagem da Diretoria 3. Relações no Ambiente de Trabalho 4. Relacionamento Externo 5. Relacionamento com Agentes Públicos

Leia mais

Contratos e normas ASTER

Contratos e normas ASTER Contratos e normas ASTER O fornecedor deverá cumprir as obrigações contratuais estabelecidas entre as partes, e respeitar este Código de Conduta durante todo o período contratual. Qualquer alteração contratual,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros de Negócios Elaboramos esse Código de Conduta para nossos fornecedores e parceiros de negócios

Leia mais

1. CARTA DA DIRETORIA

1. CARTA DA DIRETORIA 1. CARTA DA DIRETORIA A ADVANCE EMBALAGENS adota o presente Código de Conduta Empresarial com o objetivo de conduzir seus negócios embasando-se na obediência a princípios éticos e legais no relacionamento

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Aprovado pela Resolução de Diretoria nº , em 28/12/2016 e homologado pelo CONAD em, 14/12/2016.

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Aprovado pela Resolução de Diretoria nº , em 28/12/2016 e homologado pelo CONAD em, 14/12/2016. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Unidades Gestoras: Diretoria de Gestão Estratégica e Controladoria - DIGEC Superintendência de Controladoria - SUCON Área de Controles Internos e Compliance - ARCIC Aprovado pela

Leia mais

código de conduta ética

código de conduta ética código de conduta ética ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 RELACIONAMENTO INTERNO...4 SEGURANÇA NO TRABALHO...6 PATRIMÔNIO...7 USO DE INFORMAÇÃO...8 RELACIONAMENTO COMERCIAL...9 CANAIS DE COMUNICAÇÃO...11 ANEXO I...12

Leia mais

Código de Ética American Oil

Código de Ética American Oil CÓDIGO DE ÉTICA Ética: modelo de conduta humana que seja capaz de guiar o indivíduo, concomitantemente, ao bem pessoal e ao bem público, no sentido de coletivo, do que é bom para a sociedade. Data de aprovação:

Leia mais