TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO
|
|
- Adriano Balsemão Gentil
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO
2 Seja bem vindo ao treinamento anticorrupção. Este curso foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a seguir a Política Anticorrupção da AX4B, bem como as leis anticorrupção que orientam os negócios no mundo inteiro.
3 Introdução: padrões éticos da AX4B A AX4B está comprometida com práticas comerciais éticas e esperamos que nossos colaboradores e nossos parceiros realizem negócios orientados por altos padrões éticos e em conformidade com a lei, visando a clareza e honestidade. AX4b proíbe o suborno e corrupção, incentivamos e damos total autonomia a quem fizer denuncias de suborno e de boa fé, sendo anonimato. No caso de não cumprimento das normas estabelecidas pela AX4B o colaborador será penalizado, advertido ou desligado da empresa. Em caso de dúvidas, procure nossa área de Compliance!
4 O que é suborno? Suborno é oferecer, prometer, autorizar ou dar algo de valor a alguém, direta ou indiretamente, para obter um benefício impróprio, como obter ou manter negócios com a Microsoft ou seus parceiros.
5 O que é suborno? Para qualquer tipo de destinatário A maioria das leis anticorrupção enfatiza o suborno de funcionários públicos, embora alguns países também proíbam o suborno no setor privado. A política da AX4B proíbe todo tipo de suborno, independentemente de o destinatário ser do setor público ou privado. Direto ou indireto Mesmo que não seja você a fazer o pagamento ilícito, você poderá ser responsabilizado se autorizar outra pessoa a fazê-lo ou ignorar que isso está sendo feito. Para obter um benefício É proibida toda tentativa de influênciar ou afetar indevidamente a tomada de decisão de alguém. Estão incluídas as tentativas de influenciar para obter ou reter um contrato, reduzir impostos ou tarifas, garantir entregas mais ágeis, agilizar um processo de aprovação ou permissão ou afetar o resultado de uma decisão governamental.
6 O que é suborno? Oferecer, prometer, autorizar ou dar Algo de valor pagamentos ilícitos O suborno pode assumir várias formas. "Algo É proibido oferecer ou prometer um pagamento ilícito, mesmo que o pagamento não seja efetuado ou seja recusado. Não é preciso que o suborno seja aceito para ser considerado ilegal. Mesmo que o funcionário público/privado não faça algo em retorno, se você pagar ou prometer algo de valor a um de valor" inclui dinheiro, presentes, viagem, hospedagem, empréstimos, doações à caridade, favores ou oportunidades de emprego. Não existe um valor mínimo para algo ser considerado suborno. Brindes podem ser recebidos ou entregues desde que atendam as normas do manual anticorrupção. funcionário público/privado, isso será considerado suborno.
7 É proibido subornar A AX4B proíbe a corrupção de funcionários públicos/privado e o pagamento de subornos ou propinas de qualquer tipo, seja em negociações com funcionários públicos ou pessoas do setor privado. Nossos colaboradores e parceiros nunca, em circunstância alguma, devem pagar ou aceitar pagar um suborno. Cada colaborador concorda em seu contrato com a AX4B em não pagar e receber suborno A empresa observará todas as leis aplicáveis relacionadas a suborno, corrupção e registros incorretos, controles internos inadequados e lavagem de dinheiro.
8 Requisitos anticorrupção Conformidade com as leis anticorrupção São proibidos os pagamentos facilitadores Os colaboradores devem se comportar seguindo altos padrões éticos e observar todas as leis anticorrupção aplicáveis. Nenhum colaborador deverá, direta ou indiretamente, prometer, autorizar, oferecer ou pagar algo de valor a A AX4B proíbe todo tipo de suborno e corrupção, inclusive os pagamentos facilitadores. Pagamento facilitador é um pagamento efetuado com o fim de assegurar ou agilizar uma ação rotineira exercida por um funcionário público. qualquer funcionário público para influenciar ilicitamente qualquer ato ou decisão com o intuito de promover os interesses comerciais da Microsoft.
9 Requisitos anticorrupção Sem pagamento de despesas de Sem capital pessoal viagem, presentes ou hospedagem Não use capital pessoal para realizar ações Os colaboradores estão proibidos de oferecer e receber despesas de viagem, alojamento, proibidas pela AX4B nem burlar políticas e procedimentos da Microsoft. presentes ou hospedagem em nome da AX4B. Os colaboradores também estão proibidos de usar fundos fornecidos pela Microsoft ou rendimentos resultantes de qualquer negócio da AX4B para pagar despesas de viagem, alojamento, presentes ou hospedagem para funcionários públicos/privados. Brindes podem ser recebidos ou entregues desde que atendam as normas do manual anticorrupção.
10 Requisitos anticorrupção Sem retaliação Imposição Relatando suspeitas A AX4B proíbe a retaliação contra qualquer colaborador que, de boa fé, tenha relatado um sinalizador vermelho ou uma possível violação da lei ou da Política Anticorrupção da AX4B. Nenhum colaborador sofrerá consequências adversas por se recusar a pagar ou aceitar um suborno, mesmo que isso resulte na perda de negócios para a AX4B. Os clientes estão sujeitos a sanções criminais e civis das autoridades governamentais por violarem as leis anticorrupção. A AX4B também pode apontar qualquer cliente que viole sua política anticorrupção às autoridades governamentais para processo criminal ou outra ação de aplicação legal ou processo por danos. Os clientes devem relatar sinalizadores vermelhos e possíveis violações ou suspeitas de violação da lei à AX4B usando os recursos descritos no site: mportals.com/complianceax4b/
11 Evitar a corrupção Agora que você já sabe os requisitos básicos da Política Anticorrupção da AX4B, vejamos como evitar pagamentos suspeitos ou ilícitos.
12 Sem viagem, presentes ou hospedagem A AX4B proíbe o patrocínio, doação de qualquer presente ou pagamento de despesas (viagem, alojamento, refeições, lazer, etc) à funcionários públicos/privados e partidos políticos que estejam associados a negócios da Microsoft. Brindes podem ser recebidos ou entregues desde que atendam as normas anticorrupção.
13 Contratação Os colaboradores não podem usar oportunidades de emprego para influenciar, de forma imprópria, a tomada de decisão de funcionários públicos. Oferecer emprego a um funcionário público/privado ou empregar amigos ou parentes deles podem ser consideradas ofertas de "algo de valor" e constituir evidência de suborno se houver alguma finalidade ilícita.
14 Doações à caridade Você sabia? Muitas empresas, inclusive a Microsoft, participam de ações de caridade por meio de doações a suas comunidades. Entretanto, os parceiros não podem utilizar as doações para subornar as autoridades. Quanto aos negócios da Microsoft, os parceiros não devem fazer doações à caridade que possam consistir em um benefício pessoal para algum funcionário público ou que represente uma troca de favores com um funcionário público. Se um funcionário público faz uma promessa ou uma ameaça relacionada a uma solicitação de doação, a solicitação deve ser recusada e informada à Microsoft. Empresas já foram multadas por conta de doações feitas a instituições de caridade favorecidas por funcionários públicos a fim de induzir esses funcionários a direcionar negócios para a empresa. Ainda que as instituições de caridades fossem organizações legítimas, os pagamentos das empresas tinham o objetivo de influenciar ilicitamente os funcionários públicos, violando assim as leis anticorrupção.
15 O que são sinalizadores vermelhos? Ao lidar com clientes, fornecedores e representantes, observe os sinais de alerta do risco de algum comportamento inadequado ou corrupto ("sinalizadores vermelhos"). Sinalizador vermelho é tudo aquilo que desperta a suspeita de comportamento inadequado ou corrupto. Estes são alguns exemplos de sinalizadores vermelhos: Comissões e Descontos excessivas; Contratos que não refletem corretamente a real situação econômica da negociação; Condições incomuns ou condições e práticas de cobrança complexas demais; Documentação insuficiente ou não transparente; "Contratos de consultoria" que incluem apenas serviços descritos vagamente; Todo sinalizador vermelho deve ser relatado à AX4B. As informações podem ser passadas de várias formas, como as descritas em nosso site, área de Compliance.
16 Relatando suspeitas Se você tiver alguma suspeita ou precisar de mais orientações sobre os tópicos deste curso, contate a área de Compliance AX4B. Se você estiver ciente de alguma violação da legislação ou da política da AX4B ou de algum sinalizador vermelho que indique uma possível suspeita, informe que nos, através dos canais de comunicação abaixo: Tel: (11) , R. 763 A AX4B proíbe a retaliação contra qualquer colaborador que, de boa fé, tenha relatado um sinalizador vermelho ou uma possível violação da lei ou da Política Anticorrupção. Nenhum colaborador sofrerá consequências adversas por se recusar a pagar ou aceitar um suborno, mesmo que isso resulte na perda de negócios para a AX4B.
17 Obrigado por dedicar um tempo a aprender sobre estas importantes obrigações.
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA IBRAV 1. OBJETIVO E HISTÓRICO Esta Política Anticorrupção estabelece os padrões básicos e uma estrutura para a prevenção e detecção de suborno e corrupção
POLÍTICA DE PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E FAVORECIMENTOS
POLÍTICA DE PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E FAVORECIMENTOS 1. Introdução Esta política visa orientar as melhores práticas, por parte de quaisquer colaboradores, representantes, parceiros e fornecedores da
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ARCONIC INC.
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ARCONIC INC. JUSTIFICATIVA: A Arconic Inc. ( Arconic ) e sua administração têm o compromisso de conduzir todas as suas operações em todo o mundo com ética e em conformidade com
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. Objetivo A presente Política Anticorrupção tem por objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na condução dos trabalhos desenvolvidos pela TERRA NOVA, bem como por
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Objetivo. Abrangência
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Objetivo Definir procedimentos para assegurar que todos os colaboradores, funcionários, sócios e demais prestadores de serviços entendam os requisitos gerais das leis anticorrupção
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
ÍNDICE 1. OBJETIVO...1 2. ABRANGÊNCIA...1 3. REGULAMENTAÇÃO...1 4. CONSIDERAÇÕES...1 4.1. Premissas Básicas...1 APENDICE...3 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas para atendimento
Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior
Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior A Crawford & Company e todas as suas subsidiárias espalhadas pelo mundo estão sujeitas a seguir determinadas
Lei Anticorrupção
Lei 12.846 Anticorrupção Comentar a abrangência e alguns tópicos da Lei que prevê punições para as empresas que cometerem atos de corrupção contra a Administração Pública. O que é Corrupção? Ato de corromper
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Em conformidade com as leis anticorrupção locais¹, assim como certas normas internacionais, como a Lei das Práticas Corruptas Estrangeiras ou FCPA e as obrigações estabelecidas
VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA
Página 1 de 6 VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA Ao lado do Código de Conduta Global da PepsiCo, esta política enfatiza a obrigação da PepsiCo de agir de forma ética e responsável em todas as nossas relações
Boletim 1: Política Anticorrupção
SUMÁRIO EXECUTIVO Objetivo: Estabelecer um protocolo que assegure o cumprimento das leis e regulamentos Anticorrupção Aplicável: Substitui: A todos os Funcionários da Fitch Boletim 1 do Grupo Fitch 1.
POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 0. INTRODUÇÃO ÂMBITO E RESPONSABILIDADES POLÍTICA DEFINIÇÕES PRÁTICAS PROIBIDAS...
Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 28/03/2014 Versão inicial para comentários André Nascimento B 30/04/2014 Feitas correções de código de documentos André Nascimento 0 20/08/2014
Política anticorrupção
Política anticorrupção Política nº Função Autores Responsável pela política ETC.02 Ética e conformidade Mark Snyderman Mark Snyderman Data de aprovação Data de vigência Ciclo de revisão recomendado 01/03/2017
VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA
Página 1 de 6 VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA Em conjunto com o Código de Conduta Global da PepsiCo, esta política enfatiza a obrigação da PepsiCo de agir de forma ética e responsável em todas as nossas relações
POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO
INTRODUÇÃO Na Capital Safety, nos comportamos com integridade, sempre. Faremos negócios legais e com ética em todas as nossas operações e em todo o mundo, sem exceção. Nossos Comportamentos vencedores
Programa de Compliance Presentes, Entretenimentos e Favorecimentos
Programa de Compliance Presentes, Entretenimentos e Favorecimentos Prezados Colegas, Agir em sintonia com as regras, diretrizes e leis vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios, os recentes
ANTICORRUPÇÃO COMPLIANCE FAÇA E NÃO FAÇA
Pense COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO COMPLIANCE E NÃO Em relação a sua conduta Quando interagir com órgãos públicos Quando interagir com terceiros Com relação a presentes e hospitalidade Em conexão com contabilidade
CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS
CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS Magna International Inc. Policy on Gifts & Entertainment 1 POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS Magna proíbe suborno
Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA
Política Anticorrupção Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso
Faculdade Capivari - FUCAP
Faculdade Capivari - FUCAP POLÍTICA DE CONDUTA COMUNICADO FUCAP A TODOS OS COLABORADORES E PARCEIROS SOBRE A POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO (ABC POLICY) Prezado Cliente, A FUCAP - Faculdade Capivari
POLÍTICA DE OFERTA E RECEBIMENTO DE BRINDES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO
ÍNDICE 1. OBJETIVO...1 2. ABRANGÊNCIA...1 3. CONSIDERAÇÕES...1 3.1. Premissas Básicas...1 3.2. Alçada de Formalização...2 3.3. Presente entre Colegas de Trabalho...3 4. HISTÓRICO DE APROVAÇÃO E REVISÕES:...3
ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO
ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO 1. OBJETIVO: Determinar as regras para o processo de relacionamento com fornecedores e prestadores
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
$ POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1 2 1 Sobre essa Política 1.1 1.2 1.3 1.4 A presente Política estabelece as diretrizes a serem seguidas pelos Colaboradores e Terceiros da Softline como forma de assegurar e reforçar
SUMÁRIO. Código de Conduta de Parceiros de Negócio 3. Cumprimento de Leis 3. Segurança e Qualidade do Produto 3. Meio Ambiente 3. Bem-estar Animal 3
SUMÁRIO 3 Cumprimento de Leis 3 Segurança e Qualidade do Produto 3 Meio Ambiente 3 Bem-estar Animal 3 Práticas Anticorrupção 3 Presentes e Brindes 3 Conflito de Interesses 3 Contribuições Políticas 4 Práticas
Política Anticorrupção e Suborno
Política Anticorrupção e Suborno Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política especifica a abordagem da TAESA para a prevenção de atos de corrupção e explicita os mecanismos pelos quais a empresa
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Versão 03/2017 Compliance Grupo Alubar 2 1. OBJETIVO A Política Anticorrupção tem por objetivo afirmar que o Grupo Alubar não é conivente com atos de corrupção e definir regras e
Política Anti-Corrupção do Grupo Teleperformance
do Grupo Teleperformance Versão 2.0 Controlo do documento Autor do Documento Nome Assinatura Função Data Paulo César Salles Vasques CEO Grupo Teleperformance Dez. 2012 Aprovação do Documento Nome Assinatura
Política de Prevenção à. Corrupção
Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar
Treinamento de Distribuidores e Terceiros
1 Treinamento de Distribuidores e Terceiros Tópicos de Treinamento Por que o Compliance com as leis Anticorrupção é importante O que é Corrupção Riscos para Empresas de Equipamentos Médicos e Distribuidores
ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO: O objetivo principal é disseminar, no âmbito da ENGECOM, as diretrizes da Lei Anticorrupção brasileira, de modo a afastar e combater
Política anticorrupção mundial ÍNDICE
Este documento contém informações confidenciais e exclusivas da Varex Imaging Corporation. Elas não podem ser copiadas ou reproduzidas sem a permissão prévia escrita da Varex Imaging Corporation. ÍNDICE
A Diretriz FIDI CONTRA CORRUPÇÃO E CONTRA SUBORNO
A Diretriz FIDI CONTRA CORRUPÇÃO E CONTRA SUBORNO (ANTI-BRIBERY & ANTI-CORRUPTION CHARTER) v. 1.2 JULHO DE 2015 Conduzindo a luta contra a corrupção A FIDI está determinada a liderar o setor de transferências
Manual de Regras Anticorrupção e Procedimentos Éticos
Manual de Regras Anticorrupção e Procedimentos Éticos 1. Introdução Este Manual de Regras Anticorrupção tem por objetivo assegurar que os funcionários e prestadores de serviço da Vertical Projetos e Representações
POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO
POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se
POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA PPG
Introdução POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA PPG Como uma empresa global que opera em mais de sessenta países, a PPG tem a obrigação de cumprir com uma série de leis e regulamentos para conduzir seus negócios
VISÃO GERAL ANTICORRUPÇÃO. Um guia de formação para terceiros que fazem negócios com a Brunswick 2018
VISÃO GERAL ANTICORRUPÇÃO Um guia de formação para terceiros que fazem negócios com a Brunswick 2018 Finalidade A Brunswick Corporation está fortemente empenhada em fazer negócios com integridade. A Brunswick
Sonae Sierra Brasil Código de Conduta
Sonae Sierra Brasil Código de Conduta INTRODUÇÃO O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da nossa Companhia,
Visão, Missão e Valores
Visão, Missão e Valores Visão- Ser referência no mercado de abraçadeiras metálicas e reconhecido pela excelência na fabricação de peças e conjuntos metálicos de alta complexidade; Missão- Oferecer ao mercado
POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO
POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO INTRODUÇÃO A SEATEK e seus colaboradores estão comprometidos a conduzir os negócios de maneira legal, ética, transparente e profissional. Portanto, essa é a conduta
Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde
Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde FUNÇÃO/UNIDADE Responsável Data da primeira versão Revisão Número do Documento 1. Introdução
NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO. Julho de 2016
NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO Julho de 2016 1. INTRODUÇÃO Além dos compromissos específicos relacionados à integridade estabelecidos no PGN, as Normas Específicas de Combate à Corrupção da
ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1
ÍNDICE Código de Integridade para BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 3 4 5 8 9 A QUEM SE APLICA... A PRÁTICA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS... O QUE DEVE SER FEITO... O QUE NUNCA
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1.0 OBJETIVO A Sterycicle, Inc. está comprometida com os mais altos padrões de integridade em nossas práticas comerciais, como definido no Código de Conduta e Ética Comercial. Isso
CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS
CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS Magna proíbe suborno e pagamentos indevidos em todas as suas negociações comerciais
Política global. Responsável: Diretor de conformidade global e de programas de ética. Conflito de interesses. Título: Data de emissão:
Página 1 de I. OBJETIVO Como funcionários e membros do Conselho administrativo da Modine, temos o dever ético e legal com a Modine Manufacturing Company e suas subsidiárias (coletiva e individualmente
Política Antissuborno e Anticorrupção
Política Antissuborno e Anticorrupção Sumário 1. Objetivo... 1 2. Âmbito de Aplicação... 1 3. Considerações Gerais... 1 4. Suborno e Pagamento de Propina... 2 5. Brindes, Presentes, Viagens e Entretenimentos...
Política Corporativa Antissuborno e Anticorrupção 1. OBJETIVO
Política Corporativa Antissuborno e Anticorrupção 1. OBJETIVO Esta política corporativa ( Política ) tem por objetivo fornecer diretrizes à BRF S.A. ("BRF" ou "Companhia") e suas subsidiárias, assim como
Dúvidas frequentes. P: Nosso Código de Conduta e Ética já proíbe o suborno e a corrupção. Por que temos uma Política Anticorrupção separada?
Dúvidas frequentes Política anticorrupção da Laureate P: Nosso Código de Conduta e Ética já proíbe o suborno e a corrupção. Por que temos uma Política Anticorrupção separada? R: Nosso Código de Conduta
MANUAL ANTICORRUPÇÃO
MQ.03 rev.00 Pagina 1 MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1.Introdução... 3 2.Da abrangência... 3 3. Das condutas a serem observadas... 3 3.1 Vantagem indevida:... 3 3.2 Participação em
POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS
Título: Data: Contrato/Unidade/Seção: CORPORATIVO 1 de 9 INDICE DE REVISÕES REVISÃO DESCRIÇÃO DAS ALTERAÇÕES E/OU PÁGINAS ALTERADAS 0 Primeira edição do procedimento. Revisão REV. 0 REV. 1 REV. 2 REV.
Política Anticorrupção
Política Anticorrupção SUMÁRIO A presente Política estabelece as normas e procedimentos a serem seguidos pelos colaboradores e parceiros de negócios da CONESTOGA-ROVERS ENGENHARIA LTDA para inibir a corrupção
ENGECOM ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA. ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO
ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO Sumário: 1. OBJETIVO:... 2 2. EMBASAMENTO LEGAL:... 2 3. DEFINIÇÕES:... 2 4. COMITÊ DE COMPLIANCE:... 3 5.
Política de garantia de vagas de práticas clínicas e outros estágios de alunos
Política de garantia de vagas de práticas clínicas e outros estágios de alunos Política nº Função Autores Responsável pela política ETC.06 Ética e conformidade Mark Snyderman Mark Snyderman Data de aprovação
NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO. Dezembro 2015
NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO Dezembro 2015 1. INTRODUÇÃO Além dos compromissos específicos relacionados à integridade estabelecidos no PGN, as Normas Específicas de Combate à Corrupção da
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1 Sumário 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 2 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL... 2 3. DEFINIÇÕES... 3 4. VEDAÇÕES... 4 4.1 Sinais de alerta que merecem especial atenção, cautela e investigação...
POLÍTICA ANTI-CORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTI-CORRUPÇÃO SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÓVEL DE BRASÍLIA LTDA. CNPJ/MF 37.142.932/0001-89 NIRE 53.2.0060498-1 POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DE VIDA EMERGÊNCIAS MÉDICAS 1. Finalidade A presente Política
Treinamento Sobre Recursos Não Declarados
Treinamento Sobre Recursos Não Declarados Conteúdo Definição de "recurso não declarado" Exemplos Perguntas frequentes Resumo Contatos Definição de recurso não declarado Por que estamos pedindo para que
AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA
COMISSARIA de Despachos Ltda. CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. INTRODUÇÃO Aguiar COMISSÁRIA de Despachos Ltda., presta serviços de despachos aduaneiros junto a alfândega brasileira desde
Política Antissuborno e Anticorrupção
Política Antissuborno e Anticorrupção Agosto 2017 Sumário 1. Objetivo... 1 2. Âmbito de Aplicação... 1 3. Considerações Gerais... 1 4. Suborno e Pagamento de Propina... 2 5. Brindes, Presentes, Viagens
Política Antissuborno e anticorrupção
Política Antissuborno e anticorrupção Data de entrada em vigor: 1 de janeiro de 2016 Para uso interno e externo. Índice Introdução... 2 Qual é a finalidade da Política ABC da Pearson?... 2 A quem se aplica
Política Anticorrupção Empresas do Grupo Quality Ambiental Qualy Lab Análises Ambientais C&M Soluções Ambientais Fênix Emergências Ambientais
Política Anticorrupção Empresas do Grupo Quality Ambiental Qualy Lab Análises Ambientais C&M Soluções Ambientais Fênix Emergências Ambientais Índice 1. CONTEXTO...3 2. INTRODUÇÃO...3 3. OBJETIVO...4 4.
Política de Compliance
Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias
POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO. TÍTULO: Anticorrupção
Página: 1 / 8 1. OBJETIVO A GREEN4T SOLUÇÕES TI LTDA. suas coligadas, controladas e subsidiárias - GREEN4T devem se comprometer a conduzir seus negócios de maneira lícita, ética, transparente e profissional.
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 07/03/2017 1 1. OBJETIVO As Empresas Randon conduzem seus negócios de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, não tolerando qualquer forma
Política Corporativa Anticorrupção
Política Corporativa Anticorrupção I. Introdução Rede D Or São Luiz, incluindo suas subsidiárias (em conjunto, Rede D Or São Luiz ou a Companhia ), compromete-se a conduzir todos os aspectos dos seus negócios
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO 3. ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA 4. PROGRAMA DE COMPLIANCE 5. COMITÊ DE COMPLIANCE 6. DEFINIÇÕES a. CORRUPÇÃO b. SUBORNO c. AUTORIDADE PÚBLICA d. QUALQUER
CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO
CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO Oferecer ou receber presentes comerciais e entretenimento é frequentemente uma forma apropriada
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
07/03/2017 1 1. OBJETIVO As Empresas Randon conduzem seus negócios de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, e não toleram qualquer forma de corrupção e suborno.
Política Antissuborno da Goodyear 1 de julho de 2011
Política Antissuborno da Goodyear 1 de julho de 2011 Política Antissuborno A Goodyear não pretende obter vantagens comerciais por oferecer ou receber pagamentos indevidos ou qualquer coisa de valor, mesmo
SONAE SIERRA BRASIL S.A. - CÓDIGO DE CONDUTA
SONAE SIERRA BRASIL S.A. - CÓDIGO DE CONDUTA Introdução O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da
POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES
POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 3 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Formas aceitáveis de brindes,
Data da edição/ última revisão:
edição/ última Outubro de 2018 Página 1 de 7 I. OBJETIVO O objetivo desta política é estabelecer expectativas e requisitos claros referentes a Presentes e Entretenimento (que podem incluir refeições e
O que é Compliance? Compliance é estar em conformidade com leis, políticas, regras/normas de um país, cidade, empresa, etc.
O que é Compliance? Compliance é estar em conformidade com leis, políticas, regras/normas de um país, cidade, empresa, etc. Importância: Boa reputação da empresa; valorização da marca; contribuir para
POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS
POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,
POLÍTICA ANTI CORRUPÇÃO
1. OBJETIVO O objetivo da Política Anticorrupção é reforçar o compromisso da MEI de manter os mais elevados padrões de integridade e ética na condução de seus negócios ao estabelecer diretrizes de combate
Políticas de Conformidade: Introdução, Âmbito de aplicação e Glossário. Todos os termos a negrito/itálico estão descritos no Glossário.
TÍTULO: Política Anti-Corrupção Departmento: Equipa Internacional de Conformidade (Team Quest) Os Colaboradores devem reportar de imediato qualquer potencial violação do Código de Conduta da DaVita, políticas
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução
1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos
POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO
POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Esta Política é parte integrante do Código de Alinhamento de Conduta aprovado em 30/01/2015 pelo Conselho de Administração da Positivo Tecnologia S.A.. 1.
Política Anticorrupção
Política Anticorrupção www.advys.com.br SUMÁRIO Introdução... 3 1. Objetivo... 4 2. Ambiente Normativo, Regulatório e Auto Regulatório... 5 3. As Pessoas Sujeitas a esta Política... 5 4. Proibições Gerais...
POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES
POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de interesses na indicação e contratação
POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS
POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS R ÍNDICE 1-OBJETIVO...03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS, DIRETORES E FUNCIONÁRIOS....
CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES E PARCEIROS COMERCIAIS
CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES E PARCEIROS COMERCIAIS ÍNDICE 05 06 09 10 Condições de trabalho e direitos humanos Conduta e Integridade Canal de Denúncia Termo de Adesão e Compromisso 4 COMPROMISSOS
Código de Conduta de Terceiros
Código de Conduta de Terceiros ÍNDICE APRESENTAÇÃO...4 COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE...5 CONFORMIDADE COM LEIS E NORMAS APLICÁVEIS...6 INTOLERÂNCIA ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO...6 RESPEITO AOS
MC2 Código de conduta
MC2 Código de conduta MENSAGEM DO PRESIDENTE Em 1991 a MC2 foi fundada imaginando-se construir uma agência que oferecesse experiências inovadoras, eficiência, qualidade e compromisso com nossas ideias.
The Manitowoc Company, Inc. Política da Empresa
The Manitowoc Company, Inc. Política da Empresa Negócios Internacionais Práticas de corrupção e negócios com pessoas que não sejam dos EUA N.º: 114 Edição: 2 de dezembro de 2002 Substitui: 22 de setembro
INNOSPEC INC. POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE, CONTRIBUIÇÕES BENEFICENTES E PATROCÍNIOS
INNOSPEC INC. POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE, CONTRIBUIÇÕES BENEFICENTES E PATROCÍNIOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ESCOPO... 1 3. REGRA GERAL... 1 4. DEFINIÇÕES... 2 5. PRESENTES... 3 5.1 PRESENTES
POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE
POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE 1. Introdução Esta Política visa ajudar os nossos colaboradores, representantes e parceiros a identificar e lidar em situações que possam dar origem a potenciais conflitos
MANUAL ANTICORRUPÇÃO
MANUAL ANTICORRUPÇÃO Introdução Com o objetivo de fortalecer ainda mais os conceitos estabelecidos no Manual de Regulamento Interno e reafirmar o compromisso com as boas práticas comerciais, a INFERTEQ
Política Anticorrupção
FUNDAÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Pág. Section 1. Introdução... 2 Section 2. Definições... 3 Section 3. Proibições Gerais... 4 Section 4. Brindes, Viagens, Refeições e Hospedagem... 5 Section 5. Relacionamento
Sumário. Manual Anticorrupção. 1 Introdução Histórico e Código de Ética e Conduta Vigente na LINX... 3
Sumário 1 Introdução... 2 2 Histórico e Código de Ética e Conduta Vigente na LINX... 3 3 Disponibilidade e Alteração do Manual Anticorrupção... 4 4 Conformidade Obrigatória com este Manual... 5 5 Definições...
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA Escopo Conscientizar funcionários, fornecedores e terceiros sobre a Política Corporativa da Fundimig e estimular a integridade de toda equipe, de maneira a atuar
MANUAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO
MANUAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É CORRUPÇÃO... 3 2. DO COMPROMISSO COM A PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO... 3 3. DAS LEIS ANTICORRUPÇÃO... 4 4. DO CÓDIGO DE ÉTICA... 4 5. A POLÍTICA