9 ilhas para se apaixonar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9 ilhas para se apaixonar"

Transcrição

1

2 Onde estamos As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são todas de origem vulcânica e encontram-se em pleno Atlântico Norte, dispersas ao longo de uma faixa com cerca de 600 km de extensão de Santa Maria ao Corvo e sensivelmente entre 37 e 40 de latitude norte e 25 e 31 de longitude oeste. Residem pessoas (dados de 2011) neste território insular de km2, que está a uma distância de km do continente europeu e 2454 km do continente norte-americano (Canadá). As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores. Os Açores, juntamente com os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde definem a região biogeográfica da Macaronésia, designação que significa ilhas afortunadas, para quem as habita e quem as visita.

3

4 Um destino de sonho Composta por nove ilhas, unidas num arquipélago, cada ilha açoriana tem uma identidade própria definida pelas suas singulares paisagens, tradições, gastronomia ou arquitectura. O clima dos Açores é caracterizado por temperaturas amenas durante todo o ano. A temperatura do ar apresenta valores médios que variam entre os 13,6ºC, de mínima, e os 22ºC de máximas. A influência moderadora da corrente do Golfo, no entanto, torna a temperatura da água do mar bastante mais constante, apresentando temperaturas médias de 16ºC no Inverno e 20,5ºC no Verão, sendo possível atingir picos de temperaturas máximas a rondar os 24ºC 25ºC.

5 9 ilhas para se apaixonar

6 Grupo Oriental Breve descrição Santa Maria é a ilha mais oriental do arquipélago, conhecida como a Ilha do Sol. É aqui que se encontram as praias raras de areia branca do Arquipélago. É na Ilha de São Miguel que se pode visitar a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo ou a das Furnas. A primeira foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Também nesta ilha que se encontram as únicas plantações de chá em toda a Europa.

7 Grupo Central Breve descrição Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, é Património Mundial desde 1983 e foi a primeira cidade do país a receber esta distinção da UNESCO. Para além da forte componente cultural, a ilha oferece paisagens naturais como a maior mancha da Floresta Laurissilva da Região e o Algar do Carvão, sendo considerado um geossítio de interesse internacional pela sua raridade. A lha Graciosa está integrada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco desde De inspiração Flamenga, com cúpulas vermelhas, existem cerca de 20 Moinhos da Graciosa, testemunhando a abundante produção de cereais ao longo dos tempos. É na ilha de São Jorge que encontramos o tão apreciado Queijo São Jorge. Possivelmente produzido desde os primeiros tempos da ocupação da ilha, no séc. XV, e muito influenciado pela presença de flamengos, é considerado um dos melhores queijos do mundo, tendo sido declarado como DOP (Denominação de Origem Protegida) em Fica na ilha do Pico o ponto mais alto de Portugal: com 2350 metros e classificada como Reserva Natural desde 1982 Montanha do Pico. Desde o século XVIII que a ilha tem contacto com a atividade baleeira. É nesta ilha que se encontra também um dos dois sitios distinguidos pela UNESCO a paisagem protegida da vinha do Pico. Com uma das mais movimentadas e famosas marinas do Mundo, a Marina da Horta na ilha do Faial é porto de ligação para regatas internacionais. No Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos, uma das imagens de marca da ilha, é possível relembrar uma das erupções mais bem documentadas a nível mundial, que teve origem a 1 milha da costa em Setembro de 1957 e aconteceu por treze meses.

8 Grupo Ocidental Breve descrição O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago com 430 habitantes, tem muito para oferecer a quem visita a sua pequena vila. É considerada como o melhor local, em todo o arquipélago, para observação de aves. A Ilha das Flores é o último sítio da Europa onde o sol se põe por ser o ponto mais ocidental do velho continente.

9 EXPERIÊNCIAS PARA TODOS OS GOSTOS Enorme oferta para quem deseja passar férias nos Açores

10 Mergulho As temperaturas médias do mar entre os 22ºC no Verão e 16ºC no Inverno e a boa visibilidade das águas cristalinas fazem dos Açores um destino ideal para a prática de mergulho. A variedade de paisagens submarinas com fundos vulcânicos, a riqueza de ecossistemas e os parques arqueológicos submarinos são outras das principais atracções para os praticantes desta modalidade. (Mais informação em mergulho.visitazores.com)

11

12 Passeios pedestres, passeios de bicicleta e BTT Os Açores oferecem uma rede com cerca de 79 trilhos homologados e sinalizados, entre eles as cinco grandes rotas, totalizando cerca de 800 kilómetros de trilhos. Todos de elevado interesse bio-geológico e histórico-etnográfico, classificados consoante o grau de dificuldade, distância e tipo de trajecto, linear ou circular. Em qualquer época do ano, com guia ou à descoberta, existem múltiplas opções à disposição para os praticantes de BTT ou simplesmente para quem pretenda passear de bicicleta. ( Mais informação em trilhos.visitazores.com biking.visitazores.com )

13

14 Observação de cetáceos A observação de Cetáceos é uma atividade de animação e educação ambiental, devidamente regulamentada nos Açores, que inclui a observação de baleias e golfinhos. Nas águas do arquipélago ocorrem cerca de um terço das 81 espécies de cetáceos existentes no mundo. Para além da atividade proporcionar um passeio no mar e a fruição de momentos inesquecíveis, decorrentes da observação destes enormes mamíferos e dos singulares espetáculos proporcionados pelos cardumes de golfinhos, ao participar nestas atividades está a contribuir para a economia local e para a preservação destas espécies, que são atualmente um dos símbolos do meio marinho.

15

16 Geoturismo A origem vulcânica do arquipélago, a reduzida dimensão das ilhas e a proximidade entre algumas delas permite que, em qualquer altura do ano e em qualquer ilha se possa explorar a geodiversidade da região: visitar caldeiras de colapso e as suas lagoas, caminhar por fajãs, observar cordilheiras vulcânicas e os vestígios de erupções recentes, descer algares e túneis lávicos, conhecer o mundo subterrâneo ou presenciar a terra a borbulhar nos campos de fumarolas. O arquipélago é reconhecido como Geoparque pertencedo à Rede Europeia de Geoparques, nas nove ilhas encontra-se um conjunto de centros interpretativos que contribuem para valorizar o património em questão. ( mais informação em )

17

18 Stand Up Paddle, canoagem, caiaques Nos Açores, o Stand Up Paddle, canoagem e passeios em caiaques podem ser praticados tanto em águas interiores como em mar aberto. Seja a explorar as escarpas que rodeiam as lagoas no fundo de caldeiras vulcânicas ou a remar à volta de pequenos ilhéus para observar aves marinhas e explorar grutas, estas actividades possibilitam uma envolvência física e emocional total com a paisagística açoriana.

19

20 Surf e Bodyboard A diversidade da orla costeira nas diferentes ilhas, por vezes alta e escarpada, de fundos rochosos, outras vezes mais suave e arenosa, permite uma variedade de ondas de qualidade e consistência notáveis. As temperaturas amenas e constantes do ar e da água permitem a prática desta actividade durante todo o ano, com destaque para os meses de Inverno. (Mais informação em

21

22 Saúde e Bem-estar Os Açores possuem recursos hidrotermais referenciados desde o séc. XVI inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas e piscinas de água férrea. Destacam-se as Termas da Ferraria e as piscinas termais nas Furnas, em São Miguel bem como as Termas do Carapacho, na Graciosa.

23

24 Passeios a Cavalo Nos Açores existem diversos centros hípicos, ou empresas de animação turística, especializadas em passeios a cavalo, onde oferecem visitas guiadas, passeios a cavalo ou de charrete. O passeio a cavalo é uma forma interessante de conhecer as ilhas, descobrindo paisagens e recantos, a galope ou em serenos passeios.

25

26 Pesca Desportiva Os Açores são o local ideal para os amantes desta actividade, em especial para a modalidade de Big Game Fishing. Podem encontrar-se espécies pelágicos de grande dimensão a poucas milhas da costa. Algumas delas contam com vários recordes mundiais de captura. A época mais propícia para esta modalidade vai de Abril a Outubro.

27

28 Vela Os Açores atraem velejadores de todo o mundo, principalmente pela sua localização e por todas as ilhas estarem dotadas de portos e ancoradouros para além da passagem de várias regatas internacionais. A proximidade entre marinas, a sua hospitalidade e as suas instalações também favorecem a paragem de veleiros que realizam a travessia atlântica. Nos Açores é igualmente possível recorrer a serviços de apoio a reparação e abastecimento de embarcações. Para quem pretende apenas fazer passeios em veleiro ou alugar uma embarcação por diversos dias, com ou sem skipper, poderá encontrar empresas prontas para disponibilizar experiências fascinantes de navegar em veleiros entre as 9 ilhas que constituem o arquipélago.

29

30 Parapente Estão identificados cerca de 32 spots distribuidos pelas nove ilhas do arquipelago a de onde é possivel deslocar e aterrar em segurança. A sós ou em voo tandem, as condições climáticas amenas permitem desfrutar desta actividade praticamente durante todo o ano, apesar das condições atmosféricas mais propicias serem no verão. Esta atividade é realizada maioritariamente por pessoas experientes e com equipamento próprio.

31

32 Golf Considerados pelo IGTM (International Golf Travel Market) como um dos melhores e menos explorados locais do mundo para a prática do golfe, os Açores combinam paisagem e clima ameno que proporciona a prática desta actividade em qualquer estação do ano. Existem três campos no Açores, dois em São Miguel e um na Terceira.

33

34 Canyoning O Canyoning é uma atividade desportiva e de lazer que consiste na descida de cursos de água encaixados e com fortes declives, recorrendo a rapel, saltos, destrepes ou tobogãs para transpor os obstáculos. Esta atividade de água e de montanha permite descobrir paisagens fascinantes. As grandes verticalidades e as cascatas para o mar, características peculiares de alguns percursos açorianos constituem uns dos principais atrativos enquanto destino de canyoning.

35

36 Observação de Aves Os Açores são conhecidos internacionalmente como destino para a observação de determinados grupos de espécies de aves. Devido à sua posição central no Oceano Atlântico, é possível observar várias espécies migratórias que ocorrem ocasionalmente nos Açores por desvios migratórios provocados principalmente por intempéries. É possível ainda observar aves marinhas que nidificam nos Açores e espécies e subespécies endémicas.

37

38 Meeting Industry A localização geográfica nos Açores no meio do Atlântico torna o Arquipélago num destino muito atraente para conferências e congressos. Com uma distância de cerca de duas horas de voo do continente Europeu e também dos EUA e do Canadá, o arquipélago não só oferece uma fascinante paisagem vulcânica com fontes termais, plantações de chá e ananás, cidades históricas e impressionantes experiências na natureza mas também centros de conferências e congressos. (mais informação em mi.visitazores.com)

39

40 PRÉMIOS E DISTINÇÕES

41 Sustainable Global Top 100 Destinations Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo foi criado pela primeira vez em 2014 para qualificar os destinos mais sustentáveis do mundo. Os Açores obtiveram essa distinção pela terceira vez consecutiva este ano. Este reconhecimento é iniciativa de quatro organizações de Turismo Sustentável, TravelMole.com, VISION on Sustainable Tourism, Totem Tourism, e Green Destinations. Quality Coast Platinum Os Açores têm vindo a ser reconhecidos consecutivamente pelas suas práticas sustentáveis tanto no mar como nas suas zonas costeiras. Em 2017 foram uma vez mais reconhecidos por esta organização, tendo sido renovado o título Platina que destaca o Destino pela excelente pontuação conseguida através do cumprimento dos 96% dos critérios que regem este galardão. Top 10 Regiões a visitar em 2017, pela revista Lonely Planet Os Açores estão em 3º lugar na lista das regiões com referência à "maravilhosa natureza" e a "fantástica Cultura Ibérica". As listas são feitas por um painel de escritores e especialistas em viagens.

42 Os Açores são um dos destinos mais bonitos para observação de cetáceos na Europa pela European Best Destination. A European Best Destination, que promove os melhores Destinos na Europa, nomeou os Açores como um dos Destinos mais bonitos para observação de cetáceos na Europa. A par de outras regiões, os Açores estão no top 8 em conjunto com mais duas regiões portuguesas. Os Açores têm as paisagens mais bonitas da Europa segundo a European Best Destination. Os Açores foram considerados o local mais belo do mundo pela edição holandesa -belga da National Geographic Traveller, numa lista de 20 locais para realizar férias ou viagens de negócios em Os Açores foram destacados pela sua sustentabilidade, que permite que quem visita as ilhas mantenha um contacto de plena harmonia com a Natureza em estado puro. Destino turístico número 1 para o ano de 2016, pela National Geographic Traveler Holanda- Bélgica Os Açores foram considerados o local mais belo do mundo pela edição holandesa -belga da National Geographic Traveller, numa lista de 20 locais para realizar férias ou viagens de negócios em Os Açores foram destacados pela sua sustentabilidade, que permite que quem visita as ilhas mantenha um contacto de plena harmonia com a Natureza em estado puro.

43 EM RESUMO 10 Razões para visitar os Açores

44 1- Nove ilhas de Natureza Exuberante Os Açores são caracterizados por cenários deslumbrantes: lagoas, cascatas naturais e com grande diversidade de flora.

45 2- Um destino de Natureza próximo A apenas a duas horas de avião de Portugal Continental, no meio do Oceano Atlântico.

46 3 Um dos melhores locais para observação de Cetáceos Cerca de 25 espécies residentes e migratórias que podem ser avistadas, incluindo o magnífico cachalote e a baleia azul.

47 4- Nove ilhas para explorar em qualquer altura do ano É o clima ameno durante todo o ano que permite observar baleias, nadar com golfinhos, fazer passeios pedestres, jogar golf, praticar surf, SUP ou winfsurf, descer cascatas, fazer BTT, passear de bicicleta, entre muitas outras experiencias que a Natureza proporciona.

48 5- Saúde e bem-estar Inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas, piscinas de água férrea, termas e spas que são procurados desde sempre, pelos seus benefícios ímpares.

49 6- Produtos regionais de excelência Marisco, peixe fresco, carne, chá, queijo, vinhos e doces.

50 7 - Património Mundial da UNESCO Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira e Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, na ilha do Pico.

51 8- Açores em Festa Nas nove ilhas acontecem festivais de música, festas religiosas e culturais durante todo o ano e com muita animação.

52 9 Hospitalidade e segurança Calorosa receção pelos Açorianos num destino onde a tranquilidade é constante.

53 10. Oferta de alojamento para todos os gostos e preços Todas as ilhas oferecem grande variedade. Desde hotéis, casas rurais, casas particulares e hostels.

54 Turismo dos Açores Azores Promotion Board Avenida Infante D. Henrique, 33-1ºD Ponta Delgada São Miguel T

Dossier de Imprensa. Açores, Certificado pela Natureza!

Dossier de Imprensa. Açores, Certificado pela Natureza! Dossier de Imprensa Açores, Certificado pela Natureza! 01. UM DESTINO DE SONHO Açores Certificado pela Natureza 02. NOVE ILHAS PARA SE APAIXONAR Uma breve descrição 03. EXPERIÊNCIAS PARA TODOS OS GOSTOS

Leia mais

Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo

Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo Visão O desenvolvimento turístico dos Açores deverá passar, obrigatoriamente, por uma oferta ambiental impar, aliada à sustentabilidade energética, numa

Leia mais

VI JORNADAS IBERO-ATLÂNTICAS DE ESTATÍSTICA AZOREN REGIONA A ESTATÍSTICA E A ECONOMIA DO MARAZORES AÇORES PORTUGAL

VI JORNADAS IBERO-ATLÂNTICAS DE ESTATÍSTICA AZOREN REGIONA A ESTATÍSTICA E A ECONOMIA DO MARAZORES AÇORES PORTUGAL VI JORNADAS IBERO-ATLÂNTICAS DE ESTATÍSTICA AZOREN REGIONA A ESTATÍSTICA E A ECONOMIA DO MARAZORES AÇORES PORTUGAL José Toste Coordenador do Produto Turístico 1 Europa Europe 1.570 Km América do Norte

Leia mais

Oportunidades de Investimento nos Açores

Oportunidades de Investimento nos Açores Oportunidades de Investimento nos Açores 1.º Seminário da AEA Nonagon, 17 de fevereiro de 2017 Arnaldo Machado Presidente do Conselho de Administração da SDEA, EPER 1 Está interessado em investir? Há futuro

Leia mais

Os Açores localizam-se a oeste de Portugal e a noroeste da Madeira

Os Açores localizam-se a oeste de Portugal e a noroeste da Madeira Os Açores localizam-se a oeste de Portugal e a noroeste da Madeira Ilha do corvo, no arquipélago dos Açores. A ilha do Corvo integra-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores. O seu nome provém

Leia mais

Neste ponto de ligação entre a Europa e o continente americano, recebe-nos um país com uma longa história e uma cultura milenar.

Neste ponto de ligação entre a Europa e o continente americano, recebe-nos um país com uma longa história e uma cultura milenar. Cruzeiros Portugal SOBRE Foto: Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. Cruzeiros Portugal O mar é uma via de comunicação natural para chegar a Portugal e um bom ponto de partida para

Leia mais

A Associação Geoparque Açores organizou um Workshop Internacional e colaborou na organização das III Jornadas de Geoturismo nos Açores.

A Associação Geoparque Açores organizou um Workshop Internacional e colaborou na organização das III Jornadas de Geoturismo nos Açores. Newsletter 6 Junho 2011 O segundo trimestre do corrente ano foi preenchido por inúmeras actividades e pelo reconhecimento do trabalho realizado nos Açores no domínio da conservação do Património Geológico.

Leia mais

CONHECER A NATUREZA DE SÃO MIGUEL

CONHECER A NATUREZA DE SÃO MIGUEL CONHECER A NATUREZA DE SÃO MIGUEL Costa Comida Natureza Os Trilhos dos Açores Diária Diária Duração 52 75 Km 1200-1700 m 7 s e 6 Noites www.caminhosdanatureza.pt Os Trilhos dos Açores Explore a mais bela

Leia mais

Santa Maria A ilha do Sol por Azores Airlines In https://azoresairlinesblog.com/2017/04/19/santa-maria-a-ilha-do-sol/

Santa Maria A ilha do Sol por Azores Airlines In https://azoresairlinesblog.com/2017/04/19/santa-maria-a-ilha-do-sol/ 1 Santa Maria A ilha do Sol por Azores Airlines In https://azoresairlinesblog.com/2017/04/19/santa-maria-a-ilha-do-sol/ 19Abr 2017 by AzoresAirlines adaptado e aumentado por Chrys Chrystello PRAIA FORMOSA

Leia mais

Assunto: Apresentação do Projecto de Resolução Plano Integrado de Desenvolvimento das Fajãs de São Jorge

Assunto: Apresentação do Projecto de Resolução Plano Integrado de Desenvolvimento das Fajãs de São Jorge N.º: Gp872-X Proc.º: 30.06.06.08 36.02.10 Data: 10.02.2015 Assunto: Apresentação do Projecto de Resolução Plano Integrado de Desenvolvimento das Fajãs de São Jorge Senhor Presidente e Membros do Governo

Leia mais

AÇORES MARAVILHOSO. Desde. Circuito Tudo Incluído. 08 Dias / 07 Noites Partidas às Segundas Feiras Entre Setembro e Outubro

AÇORES MARAVILHOSO. Desde. Circuito Tudo Incluído. 08 Dias / 07 Noites Partidas às Segundas Feiras Entre Setembro e Outubro AÇORES MARAVILHOSO Circuito Tudo Incluído 08 Dias / 07 Noites Partidas às Segundas Feiras Entre Setembro e Outubro O preço inclui: Passagem aérea em voos com a Azores Airlines de Lisboa ou Porto; Circuito

Leia mais

A Sketch Tour Portugal na Madeira

A Sketch Tour Portugal na Madeira A Sketch Tour Portugal na Madeira SOBRE A Sketch Tour Portugal na Madeira Na Madeira, a Sketch Tour dedicou-se a três temas imprescindíveis para quem visita o arquipélago: o património mundial, a natureza

Leia mais

PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO

PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO 1 2 ANAC O ÚLTIMO REFÚGIO DOS DUGONGOS NA COSTA ORIENTAL DE ÁFRICA! Fotografia da capa: Rani Resorts PARQUE NACIONAL

Leia mais

Passeio de Barco. Dia inteiro

Passeio de Barco. Dia inteiro Passeio de Barco Dia inteiro idiomas 8 horas Familia sénior casal para 6 pessoas 500 por barco Passeio, mergulho no mar e refeição a bordo Passeio de barco o dia inteiro com refeição a bordo com produtos

Leia mais

Passeio de Barco. Dia inteiro

Passeio de Barco. Dia inteiro Passeio de Barco Dia inteiro idiomas 8 horas Familia sénior casal para 6 pessoas 500 por barco Passeio, mergulho no mar e refeição a bordo Passeio de barco o dia inteiro com refeição a bordo com produtos

Leia mais

Clima, rios e vegetação da península Ibérica. História e Geografia de Portugal 5.º ano

Clima, rios e vegetação da península Ibérica. História e Geografia de Portugal 5.º ano Clima, rios e vegetação da península Ibérica Quais são as zonas climáticas que definem as diferentes regiões da Terra? O planeta Terra apresenta três grandes zonas climáticas: as zonas frias, mais próximas

Leia mais

2 Noites / 3 Dias de Viagem Desde:

2 Noites / 3 Dias de Viagem Desde: Ilha das Flores Explore as grutas marinhas *185 Passagem Aérea em Voo Sata: Terceira / Flores / Terceira, na classe de reserva H; Taxas de aeroporto Em voos diretos 17,35 (Sujeitas a alterações legais);

Leia mais

Visite-nos no pavilhão 1 stand 1A08

Visite-nos no pavilhão 1 stand 1A08 15 a 19 de março Este suplemento comercial faz parte integrante dos jornais DIÁRIO DE NOTÍCIAS e JORNAL DE NOTÍCIAS de 15 de MARÇO de 2017 e não pode ser vendido separadamente CHRIS HAU Prémios & Distinções

Leia mais

Vila do Conde Estação Náutica

Vila do Conde Estação Náutica Vila do Conde Estação Náutica Definição de Turismo Náutico Desfrutar de uma viagem ativa em contacto com a água, com a possibilidade de realizar todo o tipo de atividades náuticas, em lazer ou em competição.

Leia mais

DESDE: 711 por pessoa

DESDE: 711 por pessoa EXPLORAR TERCEIRA E SÃO MIGUEL 2 Ilhas São Miguel e Terceira 5 Dias de Viagem Regime tudo incluído com bebidas (conforme itinerário) Partida garantidas de Lisboa com lugares garantidos DESDE: 711 por pessoa

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 52 NOVEMBRO DE RIBEIRA GRANDE Centro de Interpretação Ambiental Caldeira Velha

BOLETIM MENSAL Nº 52 NOVEMBRO DE RIBEIRA GRANDE Centro de Interpretação Ambiental Caldeira Velha BOLETIM MENSAL Nº 52 NOVEMBRO DE 2017 RIBEIRA GRANDE Centro de Interpretação Ambiental Caldeira Velha BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas

Leia mais

PARADOR DE LAS CAÑADAS DEL TEIDE

PARADOR DE LAS CAÑADAS DEL TEIDE PARADOR DE LAS CAÑADAS DEL TEIDE Parador de Las Cañadas del Teide Meio Do Parador, tem-se impressionantes vistas para o cume do Teide. Uma piscina e uma esplanada em plena natureza farão com que se sinta

Leia mais

Oportunidades de Investimento nos Açores

Oportunidades de Investimento nos Açores Oportunidades de Investimento nos Açores Pico 09 de abril de 2015 Arnaldo Machado 1 Está interessado em investir? Há futuro nos Açores! SDEA é um interlocutor privilegiado para os seus projectos de investimento

Leia mais

Resultados da Analise de Potencialidades, Problemas e Propostas

Resultados da Analise de Potencialidades, Problemas e Propostas Resultados da Analise de, e Participantes e entidades representadas: GRUPO: INFORMAÇÃO TURÍSTICA E ARTESANATO 1 Nome Cidália Costa Tiago Santos Helena Carvalho Daniela Melo Entidade Posto de Turismo das

Leia mais

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010 Disciplina de Geografia 7ºano Portugal Continental localiza-se no extremo Sudoeste da Europa, a Oeste do continente Asiático a Norte do continente

Leia mais

rio Douro Área da bacia: Fluxo: Nascente: Foz: Pontes: Cidades: Uma viagem pelo rio

rio Douro Área da bacia: Fluxo: Nascente: Foz: Pontes: Cidades: Uma viagem pelo rio PORTUGAL RIO DOURO Quando se visita a região do Porto, realizar um passeio de barco nas águas do Rio Douro é uma experiência obrigatória, uma verdadeira oportunidade de passar algumas das mais deslumbrantes

Leia mais

As zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e

As zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e http://.azores.gov.pt Ilhéus da Formigas Ilha de Santa Maria Ribeiro do Engenho Concelho de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria Lagoa de Santiago Concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel As zonas húmidas

Leia mais

Ciprotur Hotel Group. Antillia Hotel Hotel Ponta Delgada Hotel Colombo Hotel do Mar

Ciprotur Hotel Group. Antillia Hotel Hotel Ponta Delgada Hotel Colombo Hotel do Mar Ciprotur Hotel Group Antillia Hotel Hotel Ponta Delgada Hotel Colombo Hotel do Mar Hotéis Ciprotur em Ponta Delgada { } Hotel Ponta Delgada - Ponta Delgada - São Miguel Hotel Ponta Delgada - Ponta Delgada

Leia mais

A RAA em números. Geografia

A RAA em números. Geografia 09 Foto: Espectro A RAA em números Geografia O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas dispersas no Atlântico Norte ao longo de 600 km, segundo uma orientação noroeste-sudeste e enquadrado

Leia mais

Workshops de Geoturismo destinados a formandos da área de

Workshops de Geoturismo destinados a formandos da área de Newsletter 13 Março 2013 No primeiro trimestre de 2013 desenvolveram-se diversas atividades com a intenção de dar continuidade à valorização e promoção do património geológico e demais património endógeno

Leia mais

CIÊNCIA ELEMENTAR REVISTA DE. Índice de refração Manuel Marques. Sítios geológicos do outro mundo Luís Vítor Duarte

CIÊNCIA ELEMENTAR REVISTA DE. Índice de refração Manuel Marques. Sítios geológicos do outro mundo Luís Vítor Duarte Índice de refração Manuel Marques Sítios geológicos do outro mundo Luís Vítor Duarte Geoparque Açores Geoparque Mundial da Unesco REVISTA DE CIÊNCIA ELEMENTAR Volume 4 Ano 2016 Números 2 e 3 Abril a Outubro

Leia mais

AÇORES GRANDE CIRCUITO 10 DIAS / 6 ILHAS. TERCEIRA * FAIAL * S. MIGUEL * PICO * FLORES * CORVO Incluindo Festas Sanjoaninas

AÇORES GRANDE CIRCUITO 10 DIAS / 6 ILHAS. TERCEIRA * FAIAL * S. MIGUEL * PICO * FLORES * CORVO Incluindo Festas Sanjoaninas AÇORES GRANDE CIRCUITO 10 DIAS / 6 ILHAS TERCEIRA * FAIAL * S. MIGUEL * PICO * FLORES * CORVO Incluindo Festas Sanjoaninas Em pleno Oceano Atlântico, as ilhas dos Açores são uma lufada de vida e cor pela

Leia mais

Açores: São Miguel, Terceira, Faial e Ilha do Pico Em Detalhe

Açores: São Miguel, Terceira, Faial e Ilha do Pico Em Detalhe Circuito de 9 dias Açores: São Miguel, Terceira, Faial e Ilha do Pico Em Detalhe Conheça a imensidão azul do Atlântico onde a Natureza criou uma terra repleta de beleza natural: o Arquipélago dos Açores

Leia mais

Circuito Açoriano. 8 dias

Circuito Açoriano. 8 dias Circuito Açoriano 8 dias Bem no meio do Oceano Atlântico brilha intensamente o arquipélago dos Açores. Num deslumbrante circuito pelas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, terá a oportunidade de

Leia mais

Terreno. ali S I L V E S / A L G A R V E / P O R T U G A L

Terreno. ali S I L V E S / A L G A R V E / P O R T U G A L 1 Terreno ali Armação de Pêra S I L V E S / A L G A R V E / P O R T U G A L 2 ENQUADRAMENTO: O terreno situa-se em Armação de Pêra, freguesia do concelho de Silves no Algarve, estendendo-se por 9,15 km²

Leia mais

PONTA DO OURO RESERVA MARINHA PARCIAL DA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO M O Ç A M B I Q U E

PONTA DO OURO RESERVA MARINHA PARCIAL DA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO M O Ç A M B I Q U E RESERVA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO MARINHA PARCIAL OURO DO M O Ç A M B I Q U E PONTA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO 1 Caine Delacy 2 ANAC RESERVA MARINHA PARCIAL M O Ç A M B I Q

Leia mais

SÃO MIGUEL 9 a 12 de Maio de 2019

SÃO MIGUEL 9 a 12 de Maio de 2019 Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis SÃO MIGUEL 9 a 12 de Maio de 2019 Itinerário 1º Dia 09 de Maio 2019 Comparência no aeroporto 2 horas antes da partida. Partida

Leia mais

Passeio de Barco. Dia inteiro

Passeio de Barco. Dia inteiro Passeio de Barco Dia inteiro idiomas 8 horas Familia sénior casal para 6 pessoas 500 por barco Passeio, mergulho no mar e refeição a bordo Passeio de barco o dia inteiro com aperitivos a bordo com produtos

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM S. MIGUEL E SANTA MARIA (AÇORES)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM S. MIGUEL E SANTA MARIA (AÇORES) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM S. MIGUEL E SANTA MARIA (AÇORES) ANO LETIVO DE 2018/2019 1º DIA: 11 DE JULHO DE 2019 Embarque às 6 h 30 m, em voo SATA (S 4 121), com chegada ao Aeroporto de Ponta Delgada,

Leia mais

Praias. Açores. Angra do Heroísmo. Ilha Terceira. Praínha - Angra do Heroísmo. Zona Balnear das Cinco Ribeiras. Praia da Riviera Praia da Vitória

Praias. Açores. Angra do Heroísmo. Ilha Terceira. Praínha - Angra do Heroísmo. Zona Balnear das Cinco Ribeiras. Praia da Riviera Praia da Vitória Praias Açores Angra do Heroísmo Praínha - Angra do Heroísmo Windsurf; A Prainha é a única zona balnear com areia na baía de Angra do Heroísmo e está situada junto ao centro histórico de Angra do Heroísmo,

Leia mais

Alojamento. Lisboa Região. Cascais. Sintra. Hotel do Guincho. Quinta do Rio Touro

Alojamento. Lisboa Região. Cascais. Sintra. Hotel do Guincho. Quinta do Rio Touro Alojamento Cascais Hotel do Guincho Hotelaria / Hotel / ***** Morada: Estrada do Guincho 2750-642 Cascais Telefone: +351 214 870 491 Fax: +351 214 870 431 E-mail: reservations@guinchotel.pt Website: http://www.guinchotel.pt

Leia mais

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel Joaquim Teodósio www.spea.pt 1 Quem somos? - Somos uma ONG de ambiente, criada em 1993, que trabalha para o estudo e conservação das aves

Leia mais

AZORES: 10 Million Volcano Stories with Taste, Flavour and Emotions.

AZORES: 10 Million Volcano Stories with Taste, Flavour and Emotions. Newsletter 11 Setembro 2012 Ilhéu de Vila Franca - São Miguel O Geoparque Açores desenvolveu diversas actividades durante o terceiro trimestre de 2012, com a intenção de continuar a valorizar o património

Leia mais

Ficha viaje. Resumen del viaje

Ficha viaje. Resumen del viaje Tfno: 914405176 Email: clientes@lusoviagens.com Web: http://www.lusoviagens.com/ Ficha viaje Circuito Açores Mágico 8 Dias 5 Ilhas TUDO INCLUÍDO desde Lisboa Na imensidão azul do Atlântico, erguem-se ilhas

Leia mais

MELIDES ABERTA NOVA PRAIA DA PRAIA DE

MELIDES ABERTA NOVA PRAIA DA PRAIA DE PRAIA DE MELIDES Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas

Leia mais

Apresentam-se, também, os parceiros da Associação Geoparque Açores e algumas actividades realizadas pelos mesmos. Monte da Guia - Faial

Apresentam-se, também, os parceiros da Associação Geoparque Açores e algumas actividades realizadas pelos mesmos. Monte da Guia - Faial Newsletter 7 Setembro 2011 Nesta newsletter destacam-se as actividades realizadas no âmbito do Programa Ciência Viva - Geologia no Verão e a presença da Associação Geoparque Açores na Conferência Europeia

Leia mais

respire PRAIAS, ILHAS, CACHOEIRAS, SOL, TRILHAS NA MATA ATLÂNTICA, CÉU AZUL NA MAIOR PARTE DO ANO... A LISTA DA DIVERSÃO É INFINITA.

respire PRAIAS, ILHAS, CACHOEIRAS, SOL, TRILHAS NA MATA ATLÂNTICA, CÉU AZUL NA MAIOR PARTE DO ANO... A LISTA DA DIVERSÃO É INFINITA. respire PRAIAS, ILHAS, CACHOEIRAS, SOL, TRILHAS NA MATA ATLÂNTICA, CÉU AZUL NA MAIOR PARTE DO ANO... A LISTA DA DIVERSÃO É INFINITA. O LIVYD ANGRA DOS REIS ESTÁ LOCALIZADO NO CENTRO DE UMA DAS REGIÕES

Leia mais

O guia perfeito para descobrir as maravilhas naturais da ilha da Madeira

O guia perfeito para descobrir as maravilhas naturais da ilha da Madeira O guia perfeito para descobrir as maravilhas naturais da ilha da Madeira ÍNDICE Madeira 3 Mapa das Caminhadas 4 WalkMe Aplicação móvel, website e ebook 6 Caminhadas Norte Sul Este Oeste Porto Santo 9 27

Leia mais

Escola E.B 2,3/ S de Oliveira de frades

Escola E.B 2,3/ S de Oliveira de frades Escola E.B 2,3/ S de Oliveira de frades O Que é o turismo? O turismo é uma atividade económica do setor terciario, relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural

Leia mais

Inquérito à Satisfação do Turista Residente na Alemanha que Visita os Açores

Inquérito à Satisfação do Turista Residente na Alemanha que Visita os Açores 1 Inquérito à Satisfação do Turista Residente na Alemanha que Visita os Açores Verão IATA Inverno IATA 2015-2016 Condições de Utilização 2 Este documento é da exclusiva propriedade do Observatório do Turismo

Leia mais

AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL

AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL Manhã: das 9H às 14H Tarde: das 13H às 18H Lazer A combinar Standard Pack: 25 por adulto Comfort Pack: 35 por adulto 25 por criança Transporte para uma das magníficas

Leia mais

Intervenção da Picos de Aventura

Intervenção da Picos de Aventura Intervenção da Picos de Aventura A Picos de Aventura é uma empresa de Animação Turística, criada em 2003, que oferece uma panóplia de atividades ligadas ao mar ou à terra, como: a observação de cetáceos,

Leia mais

O Território Português

O Território Português Atualmente, o país é composto por três unidades territoriais distintas: Portugal continental; Arquipélagos dos Açores e da Madeira (regiões autónomas, dotadas de estatutos político-administrativos próprios).

Leia mais

O Geoparque Açores desenvolveu diversas atividades durante o. ultimo trimestre de 2012, com a intenção de continuar a

O Geoparque Açores desenvolveu diversas atividades durante o. ultimo trimestre de 2012, com a intenção de continuar a Newsletter 12 Dezembro 2012 O Geoparque Açores desenvolveu diversas atividades durante o ultimo trimestre de 2012, com a intenção de continuar a valorizar e promover o património geológico e demais património

Leia mais

Circuito As Ilhas Do Triângulo - Faial, Pico E São Jorge - Circuitos Com Guia Privativo 5 Dias / Ficha viaje

Circuito As Ilhas Do Triângulo - Faial, Pico E São Jorge - Circuitos Com Guia Privativo 5 Dias / Ficha viaje Tfno: + 351 215569347 Email: clientes@lusoviagens.com Web: https://www.lusoviagens.com/ Ficha viaje Circuito As Ilhas Do Triângulo - Faial, Pico E São Jorge - Circuitos Com Guia Privativo 5 Dias Na imensidão

Leia mais

Agroalimentar AGROALIMENTAR

Agroalimentar AGROALIMENTAR Setor Setor SETOR Agroalimentar Agroalimentar AGROALIMENTAR Setor dos Setor Lacticínios dos Lacticínios INTRODUÇÃO O setor agrícola ocupa um lugar de destaque na economia de todo o arquipélago apresentando

Leia mais

Pequenos Tours Lisboa Porto Coimbra

Pequenos Tours Lisboa Porto Coimbra PEQUENOS TOURS Lisboa - 1 dia Visita às principais atrações de Lisboa como a Sé Catedral e o Castelo de São Jorge que tem uma das melhores vistas da cidade. Depois do almoço visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Leia mais

AÇORES 6/12 de Maio de 2018

AÇORES 6/12 de Maio de 2018 Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis AÇORES 6/12 de Maio de 2018 Itinerário 1º Dia 06/Maio/2018 Comparência no aeroporto de Lisboa 120 minutos antes da partida. Entrega

Leia mais

#PlanazosParadores turismo no Vale de Aran

#PlanazosParadores turismo no Vale de Aran #PlanazosParadores turismo no Vale de Aran Terça, 10 Março, 2015 Paradores Parador de Vielha Parador de Artíes Os apreciadores dos desportos de montanha, os amantes da natureza e os admiradores da beleza

Leia mais

CIÊNCIA ELEMENTAR REVISTA DE. Índice de refração Manuel Marques. Sítios geológicos do outro mundo Luís Vítor Duarte

CIÊNCIA ELEMENTAR REVISTA DE. Índice de refração Manuel Marques. Sítios geológicos do outro mundo Luís Vítor Duarte Índice de refração Manuel Marques Sítios geológicos do outro mundo Luís Vítor Duarte Geoparque Açores Geoparque Mundial da Unesco REVISTA DE CIÊNCIA ELEMENTAR Volume 4 Ano 2016 Número 4 Novembro e Dezembro

Leia mais

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO R.A. AÇORES

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO R.A. AÇORES LABORATÓRIO ESTRATÉGICO R.A. AÇORES Ponta Delgada, 4 de janeiro de 2017 Nuno Fazenda O Turismo nos últimos 10 anos ESTRUTURA Gestão e Monitorização Grandes Desafios Referencial Estratégico FOCO EM ATIVOS

Leia mais

AS MELHORES PRAIAS DE PORTUGAL

AS MELHORES PRAIAS DE PORTUGAL AS MELHORES PRAIAS DE PORTUGAL LISBOA SINES 1 N. 39. 17 37º 46 46 N 8º 48 5 São cerca de 55 km de costa, onde existem praias com areais mais ou menos extensos, encaixadas entre as falésias marinhas. E.

Leia mais

Situado na ilha de São Miguel, com acesso

Situado na ilha de São Miguel, com acesso IN & OUT IN Situado na ilha de São Miguel, com acesso directo à Praia de Água d Alto e com vista desafogada para o Oceano Atlântico, pode encontrar aqui o equilíbrio e a paz que necessita para as suas

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 51 OUTUBRO DE LOUSÃ Rede de Aldeias de Xisto

BOLETIM MENSAL Nº 51 OUTUBRO DE LOUSÃ Rede de Aldeias de Xisto BOLETIM MENSAL Nº 51 OUTUBRO DE 2017 LOUSÃ Rede de Aldeias de Xisto BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística.

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística. GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Planeamento e metodologias para as práticas de Animação Turística. Francisco Peça Francisco.peca@eshte.pt Aspectos Fundamentais da Animação

Leia mais

Julho, Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores. Análise Integral Inverno IATA

Julho, Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores. Análise Integral Inverno IATA 1 Julho, 2015 Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores Análise Integral Inverno IATA 2014-2015 Condições de Utilização Este documento é da exclusiva propriedade do Observatório do Turismo

Leia mais

No Lago Azul decorrerá o campeonato do mundo de wakeboard de 16 a 19 de setembro, um evento mundial a não perder. Notícias Turismo

No Lago Azul decorrerá o campeonato do mundo de wakeboard de 16 a 19 de setembro, um evento mundial a não perder. Notícias Turismo Ferreira do Zêzere é um concelho surpreendente, cheio de surpresas inesperadas, serras e vales verdejantes que escondem verdadeiros tesouros naturais no seu interior e inúmeros lugares e lugarejos pouco

Leia mais

Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura

Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura Produto a desenvolver NÁUTICA NÁUTICA DE RECREIO E NÁUTICA DESPORTIVA Outros produtos associados Observação aves Gastronomia, vinhos e azeite Dark Sky Ciclo turismo

Leia mais

Mapeamento do serviço de recreio e turismo dos ecossistemas no PNSACV

Mapeamento do serviço de recreio e turismo dos ecossistemas no PNSACV Mapeamento do serviço de recreio e turismo dos ecossistemas no PNSACV Apoio ao planeamento do território e protecção do capital natural Diogo Ferraz Sessão workshop 11 de Outubro de 2016, Odemira Objectivos

Leia mais

CANOAGEM Portinho da Arrábida Passeio pela Reserva Marinha Professor Luís Saldanha e visita às belas praias da Arrábida, descobrindo todas as

CANOAGEM Portinho da Arrábida Passeio pela Reserva Marinha Professor Luís Saldanha e visita às belas praias da Arrábida, descobrindo todas as APRESENTAÇÃO O YMCA CAMP Alambre é um espaço privilegiado da ACM/YMCA de Setúbal e está situado em pleno Parque Natural da Arrábida, a 7 km do Portinho da Arrábida. Baseado na metodologia do Movimento

Leia mais

XII Encontro Internacional da REDBIOS

XII Encontro Internacional da REDBIOS XII Encontro Internacional da REDBIOS Açores, 22 a 26 de setembro de 2014 Anabela Trindade Interlocutora para o Programa MaB XII Encontro Internacional da REDBIOS Açores, 22 a 26 de setembro de 2014 1.

Leia mais

Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores. Residentes em Portugal Ano 2015

Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores. Residentes em Portugal Ano 2015 1 Residentes em Portugal Ano 2015 Condições de Utilização 2 Este documento é da exclusiva propriedade do Observatório do Turismo dos Açores Região Autónoma dos Açores. Nenhuma parte deste documento pode

Leia mais

COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL

COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL PROGRAMA DA VISITA DE ESTUDO S. MIGUEL, FAIAL E PICO AÇORES Páscoa 2017 ANO LETIVO DE 2016/2017 1º DIA: 5 DE ABRIL DE 2017 Partida de Coimbra às 6 h; Embarque no Aeroporto Humberto

Leia mais

Diversão & Aventura. A diversão é parte daquilo que somos e do que proporcionamos. Nossa prática é divertida por natureza. Para todas as idades.

Diversão & Aventura. A diversão é parte daquilo que somos e do que proporcionamos. Nossa prática é divertida por natureza. Para todas as idades. Pipa Aventura O Pipa Aventura é uma empresa especializada em turismo de aventura com o objetivo de criar experiências na natureza para jovens de espírito de todas as idades. Nosso desafio é tornar o desejo

Leia mais

Volta à Ilha (Mini Bus)

Volta à Ilha (Mini Bus) Volta à Ilha (Mini Bus) Saída dos hotéis com destino Calheta. Paragem neste bonito porto de mar natural localizado a Sudeste da Ilha. Bonita vista do Ilhéu da Cal. Aqui a paisagem deslumbra quem a contempla,

Leia mais

I - O que é uma Reserva da Biosfera?

I - O que é uma Reserva da Biosfera? I - O que é uma Reserva da Biosfera? UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) Programa MAB, Man and Biosphere Objetivo principal: - Utilização sustentada dos recursos;

Leia mais

estação náutica município ílhavo

estação náutica município ílhavo estação náutica município ílhavo O que tem o Município de Ílhavo com interesse para a náutica? O que tem o Município de Ílhavo com interesse para a náutica? ~ 7 km de costa atlântica; ~ O maior porto da

Leia mais

Dia da UNESCO. Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade. Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências

Dia da UNESCO. Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade. Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências Dia da UNESCO Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências 1 A UNESCO tem por finalidade: - Contribuir para a manutenção da paz e

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE VALONGO Parque das Serras do Porto

BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE VALONGO Parque das Serras do Porto BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE 2017 VALONGO Parque das Serras do Porto BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Litoral do Paraná PRAIAS, ILHAS E MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR O QUE FAZER. Categoria O Paraná Publicado em 11/02/2019

Litoral do Paraná PRAIAS, ILHAS E MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR O QUE FAZER. Categoria O Paraná Publicado em 11/02/2019 Litoral do Paraná Categoria O Paraná Publicado em 11/02/2019 PRAIAS, ILHAS E MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR São 125 praias e balneários com areias brancas, águas mornas e limpas. Destinos na temperatura certa

Leia mais

Visita de Trabalho à Região Autónoma dos Açores PROGRAMA. 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2017

Visita de Trabalho à Região Autónoma dos Açores PROGRAMA. 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2017 Visita de Trabalho à Região Autónoma dos Açores PROGRAMA 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2017 1.º Dia 8 de outubro 10H55 voo Lisboa/Ponta Delgada (São Miguel) - TP 1867 12H20 Chegada a Ponta Delgada Viatura

Leia mais

Enotel Golf - Santo da Serra

Enotel Golf - Santo da Serra OCEANO ATLÂNTICO Porto Moniz Porto Santo Ponta do Pargo São Jorge MADEIRA Arieiro Porto da Cruz Santo da Serra Ponta do Sol Monte Funchal Airport Palheiro Camara de Lobos FUNCHAL GOLF SANTO DA SERRA ENOTEL

Leia mais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Created on 2019-01-14 11:24:45 / Página 1 of 6 Referência qmrv721 Finalidade Venda Localização Quinta da Marinha Quartos 7 Casas de Banho 7 Área

Leia mais

* Circuito 04 Ilhas dos Açores

* Circuito 04 Ilhas dos Açores * Circuito 04 Ilhas dos Açores 08 dias 07 noites Roteiro: 1 Dia Lisboa / São Miguel (início do tour) Sete Cidades e Costa Sudoeste Ida para o aeroporto 02h00 antes da partida para formalidades de embarque

Leia mais

Sengés O PARAÍSO ESPERA POR VOCÊ! Categoria Cidades Publicado em 23/04/2019. Cachoeira do Corisco - Foto: Fran Camargo / Prefeitura de Sengés

Sengés O PARAÍSO ESPERA POR VOCÊ! Categoria Cidades Publicado em 23/04/2019. Cachoeira do Corisco - Foto: Fran Camargo / Prefeitura de Sengés Sengés Categoria Cidades Publicado em 23/04/2019 Cachoeira do Corisco - Foto: Fran Camargo / Prefeitura de Sengés O PARAÍSO ESPERA POR VOCÊ! Uma das mais deslumbrantes belezas naturais do Paraná está em

Leia mais

Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de

Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de Mergulho II Bienal Turismo Subaquático Graciosa, Açores 2009 Direcção Regional do Ambiente Vanessa Santos Nesta apresentação Áreas Marinhas Protegidas

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas

BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOLETIM MENSAL Nº 63 NOVEMBRO DE 2018 VIANA DO CASTELO Náutica nas Escolas BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Created on 2018-08-22 03:58:33 / Página 1 of 9 Referência qmrv721 Finalidade Venda Localização Quinta da Marinha Quartos 7 Casas de Banho 7 Área

Leia mais

Açores é destaque na maior feira de observadores de aves da Europa

Açores é destaque na maior feira de observadores de aves da Europa Açores é destaque na maior feira de observadores de aves da Europa A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em colaboração com o Turismo dos Açores, vai estar presente mais uma vez em Inglaterra

Leia mais

A promoção de um destino náutico regional Algarve

A promoção de um destino náutico regional Algarve A promoção de um destino náutico regional Algarve António Almeida Pires Workshop Nauticampo Lisboa, 2 de Fevereiro de 2011 CONTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS POR REGIÃO PENT Plano Estratégico Nacional do Turismo

Leia mais

ENOGASTRONOMIA Turismo de vinhos

ENOGASTRONOMIA Turismo de vinhos As Rotas de Vinho como Destino Turístico ENOGASTRONOMIA Turismo de vinhos Ponferrada, 6 de novembro de 2015 AGOSTINHO PEIXOTO Bem vindos ao paraíso Historia Paisagem Cultura Rios e Vales Montanhas Natureza

Leia mais

Geoturismo: potencialidades para mergulho

Geoturismo: potencialidades para mergulho Geoturismo: potencialidades para mergulho Eva A.Lima & João C.Nunes Universidade dos Açores evalima@uac.pt; jcnunes@uac.pt Arquipélago dos Açores Geopaisagens dos Açores Geopaisagens dos Açores Geopaisagens

Leia mais

Estação Náutica do Baixo Guadiana

Estação Náutica do Baixo Guadiana Estação Náutica do Baixo Guadiana Vila Real de Santo António*Castro Marim*Alcoutim*Mértola*Ayamonte Lisboa, 15 de março de 2019 As Estações Náuticas de Portugal São uma rede de oferta turística náutica

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Caminho Velho, Nº 31, 9700-368 Porto Judeu Angra do Heroísmo (Portugal) Telefone(s)

Leia mais

Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores: Análise do Verão IATA 2014

Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores: Análise do Verão IATA 2014 Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores: Análise do Verão IATA 2014 1 Este documento é da exclusiva propriedade do Observatório do Turismo dos Açores Região Autónoma dos Açores. Nenhuma

Leia mais

Ficha viaje. Partidas Garantidas. Resumen del viaje

Ficha viaje. Partidas Garantidas. Resumen del viaje Tfno: 914405176 Email: clientes@lusoviagens.com Web: http://www.lusoviagens.com/ Ficha viaje Circuito Açoriano Misterioso Açores Partidas desde Lisboa em Regime de TUDO INCLUIDO Na imensidão azul do Atlântico,

Leia mais

PEQUENOS TOURS E TRANSFERS

PEQUENOS TOURS E TRANSFERS PEQUENOS TOURS E TRANSFERS Lisboa - 1 dia Visita às principais atrações de Lisboa como a Sé Catedral e o Castelo de São Jorge que tem uma das melhores vistas da cidade. Depois do almoço visita ao Mosteiro

Leia mais

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores 13/12/2005 O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, ao se aproximar o final do ano e o verão, gostaria de trazer a este plenário uma

Leia mais