CARACTERIZAÇÃO DA ARGILA VERDE CLARO PARA OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFÍLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO DA ARGILA VERDE CLARO PARA OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFÍLICA"

Transcrição

1 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 CARACTERIZAÇÃO DA ARGILA VERDE CLARO PARA OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFÍLICA B.V. Sousa 1, A. C. Gonzaga 2, M. M. A vila Jùnior 2, J.D. Viana 2, G.A. Neves 3, M.G.F. Rodrigues 4, L.N.L. Santana 3. Rua. Deputado Álvaro Gaudêncio, 319, Centro. CEP Campina Grande Paraíba. biancaviana@ig.com.br 1 Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós Graduação em Engenharia Química. Bolsistas do Programa de Recursos Humanos 25 da Agência Nacional do Petróleo (PRH-25/ANP). 2 Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia de Materiais. Bolsista de Graduação do PIBIC/CNPq/UFCG. 3 Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia de Materiais. 4 Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Química, RESUMO As argilas apresentam vários hábitos cristalinos e uma variedade gama de valores das dimensões das partículas além da forma anisométrica (lamelar ou tubularfibrilar) com relação diâmetro/espessura (placas) ou comprimento/diâmetro (fibras). É comum entre quase todas as argilas a facilidade de dispersão em água, ou outros solventes, podendo dar suspensões estáveis ou instáveis com um número grande de propriedades reológicas. Neste trabalho foi realizado a caracterização de uma argila esmectítica verde claro policatiônica (estado natural) e monocatiônica para obtenção de uma argila organofílica. Os ensaios de caracterização foram: a Capacidade de Troca Catiônica (CTC), Área Específica através do azul de metileno, Propriedades Reológicas, Análises Térmicas, Fluorescência de Raios-X, Difração de Raios-X e Infravermelho.

2 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 2 Palavras-chave: argila organofílica, caracterização, troca iônica. INTRODUÇÃO Argilas são matérias-primas cerâmicas constituídas predominantemente por silicatos de alumínio hidratados, denominados de argilominerais, podendo também conter minerais acessórios, como feldspato e quartzo, bem como matéria orgânica e outras impurezas. As argilas esmectíticas podem ser constituídas de um argilomineral ou de argilominerais esmectíticos, os quais influenciam as propriedades físico-químicas e tecnológicas das argilas [1]. O grupo das esmectitas é considerado o mais importante entre os argilominerais. É composto de minerais dioctaédricos ou trioctaédricos, possuindo a capacidade de expansão da estrutura (camadas tipo 2:1), aumentando o espaço interlamelar e conseqüentemente a distância basal (d 001 ), e a expansão ocorre, quando água ou um composto orgânico como o etilenoglicol, penetra no espaço interlamelar, separando as camadas que estão empilhadas uma sobre a outra [2]. As bentonitas, argila contendo um ou mais argilominerais esmectíticos, os quais determinam basicamente as suas propriedades físico-químicas e tecnológicas, contem geralmente argilominerais montmorilonita, os quais tem capacidade de troca de cátions variando, entre 70 e 90meq/100g de argila. Segundo Valenzuela Díaz [3] e Souza Santos [4], para uso industrial há dois tipos de argilas esmectíticas: as que incham em água, pois possuem sódio como cátion interlamelar preponderante; o outro tipo é as que não incham em água, estas são geralmente policatiônicas ou preponderantemente cálcicas, isto é, não contém nenhum cátion interlamelar ou contém cálcio como cátion interlamelar preponderante. As argilas organofílicas são preparadas pela adição de sais quaternários de amônio (com ao menos uma cadeia contendo 12 ou mais átomos de carbono) a dispersões aquosas de argilas esmectíticas sódicas. Nestas dispersões aquosas as partículas da argila devem encontrar-se em elevado grau de delaminação, isto é, as partículas elementares da argila, que são lamelas, devem encontrar-se (em maior ou menor grau) umas separadas das outras (e não empilhadas), facilitando a introdução dos compostos orgânicos, que as irão tornar organofílicas [3]. Nestas dispersões

3 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 3 aquosas de bentonitas sódicas, os cátions orgânicos do sal substituem os cátions de sódio da bentonita sódica, passando de hidrofílica para organofílica [5]. Devido à afinidade que possuem por compostos orgânicos, as argilas organofílicas estão sendo largamente estudadas na adsorção e retenção de resíduos perigosos, industriais e contaminantes sólidos [5, 6]. Podendo ser usadas no tratamento de águas contaminadas, sendo ainda indicadas para revestimentos de reservatórios de disposição de resíduos [7], tratamento de efluentes, derramamento controlado, em tanques de óleos ou gasolina e em revestimentos de aterros. Além de serem úteis como componentes tixotrópicos em fluidos de perfuração de poços de petróleo à base de óleo, nas indústrias de tintas, lubrificantes, adesivos, cosméticos e metalúrgica [8, 9]. O objetivo deste trabalho é caracterizar uma argila bentonita, denominada verde claro, fornecida pela BENTONIT UNIÃO, empresa localizada na cidade de Campina Grande/PB, para obtenção de uma argila organofílica utilizando o sal quaternário Cloreto de Trimetil Metil Amônio. MATERIAIS E MÉTODOS Materiais Argila bentonítica policatiônica denominada por verde-claro (AVC-N) Solução de Azul de Metileno (0,01 N) Solução de Carbonato de sódio (20%) Sal Quaternário de Amônio - Cloreto de Trimetil Metil Amônio A água de preparação e lavagem da argila foi à destilada. Métodos Procedimento de transformação da Argila Bentonítica Policatiônica (AVC-N) para Argila Bentonítica Monocatiônica Sódica (AVC-S) Inicialmente a amostra AVC-N foi passada em peneira ABNT n 200 (0,074 mm). Em seguida, a argila foi tratada com solução concentrada (0,2g/mL) de carbonato de sódio no teor de 100meq/100g. Foi realizada cura por um período de 7d, segundo o processo n o. 18 desenvolvido por Zandonadi (1972) [10].

4 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 4 Preparação da Argila Organofílica Para obtenção das argilas organofílicas, preparou-se dispersões contendo 768g de água destilada para 32g de argila, que corresponde a uma dispersão de 4% em peso de argila. Após a agitação contínua por 20 minutos, adicionou-se 20,4g do sal quaternário de amônio e efetuou-se a agitação mecânica, contínua por mais 20 minutos. A amostra foi filtrada e o material retido foi seco em estufa à temperatura de 60 o C ± 5 o C, por um período de 48 horas, desagregados em almofariz e passados em peneira ABNT n o 200. Capacidade de Troca de Cátions (CTC) e Área Específica (AE) As medidas da CTC e da AE das amostras AVC-N e AVC-S foram realizadas por meio do Método de Adsorção de Azul de Metileno. Propriedades Reológicas A determinação da Viscosidade Aparente (VA) e da Viscosidade Plástica (VP) foi realizada em viscosímetro Fann modelo 35A, segundo a norma da Petrobrás N [11]. Análise térmica diferencial e termogravimétrica As argilas foram submetidas à análise térmica diferencial e gravimétrica, realizada em aparelho BP Engenharia, modelo RB 300 com taxa de aquecimento de 12,5 o C/min, pertencente ao Laboratório de Engenharia de Materiais, na Universidade Federal de Campina Grande. Análise Química e Difração de Raios-X A composição química da argila foi determinada por Fluorescência de Raios-X em equipamento modelo PW 2400, com tubo de 3KW e alvo de ródio. O aparelho utilizado é da marca Philips X PERT MPD com radiação Kα do cobre, tensão de 40KV, corrente de 40mA, tamanho do passo de 0,020 2Θ e tempo por passo de 1,000s, pertencente ao Laboratório de Matérias-Primas Particuladas e Sólidos Não-Metálicos do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LMPSol/PMT/EPUSP).

5 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 5 Espectroscopia na Região do Infravermelho (IV) As amostras foram prensadas em pastilhas de KBr e analisadas em comprimentos de onda na faixa de 4000 a 400cm -1, utilizando um espectrofotômetro de infravermelho (IR) da marca AVATAR TM 360 FT-IR E.S.P., pertencente ao Laboratório de Engenharia de Materiais (LEMa) na Universidade Federal de Campina Grande. RESULTADOS E DISCUSSÃO Na Tabela I estão apresentados os resultados referentes à Capacidade de Troca de Cátions e Área Superficial Específica das amostras AVC-N e AVC-S determinados por meio do método de adsorção de azul de metileno. Tabela I: CTC e AE das amostras AVC-N e AVC-S, determinadas através do método de azul de metileno. Amostra CTC (meq/100g) AE (m 2 /g) AVC-N ,82 AVC-S ,34 De acordo com a Tabela I, pode-se observar que a amostra AVC-S apresentou maior CTC e AE frente à amostra AVC-N. Este comportamento indica provavelmente que a argila sódica apresenta maior capacidade de dispersão facilitando os mecanismos de adsorção das moléculas de azul de metileno com os argilominerais montmoriloníticos. Na Tabela II são apresentados os resultados referentes às propriedades reológicas de Viscosidade Aparente e Viscosidade Plástica das amostras de argilas verde-claro na sua forma natural (policatiônica) e na forma sódica (monocatiônica). Tabela II: Viscosidade Aparente e Plástica das amostras AVC-N e AVC-S. Amostra Viscosidade Aparente Viscosidade Plástica (VA) (cp) (VP) (cp) AVC-N 1,8 1,5 AVC-S 4,8 3,5

6 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 6 Observando a Tabela II, a AVC-S apresenta maiores valores de VA e VP em referência a amostra AVC-N evidenciando que houve a troca parcial dos cátions trocados de sódio. (AVC-N). A Figura 1 e a Figura 2 mostram a análise térmica da argila verde-claro natural Perda de Massa (%) Natural TGA DTA Diferença de Temperatura o C Perda de Massa (%) Sódica TGA DTA Diferença de Temperatura o C Temperatura o C Temperatura o C (1) (2) Figura 1 e 2: Análise Térmica Diferencial e Termogravimétrica Natural e Sódica. Analisando a curva de ATD da Figura 1, verifica-se um pico endotérmico entre 100 e 200 C correspondente à presença de água adsorvida e um ombro aproximadamente 228 C, característico da presença de água coordenada aos cátions cálcio e magnésio, confirmando a natureza policatiônica dessa argila; um outro pico endotérmico entre 550 e 650 C correspondente a presença de hidroxilas das argilas, e um outro pico a 850 C correspondente a destruição do reticulado cristalino. Através da curva termogravimétrica, observam-se as seguintes inflexões: até aproximadamente 435 o C, ocorreu uma perda de massa de 16,8%, corresponde a perda de água livre e coordenada; entre 435 e 635 o C, perda de massa de 1,5% corresponde a perda de hidroxilas. A perda de massa total apresentada pela amostra verde-claro foi de 18,3%. Na Figura 2 verifica-se um pico endotérmico semelhante ao da Figura 1 entre 100 e 200 C correspondente à presença de água adsorvida; a presença do sódio foi confirmada, visto que o ombro que representa a natureza policatiônica dessa argila

7 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 7 desapareceu. A argila verde-claro sódica não apresentou variação de perda de massa na análise termogravimétrica A Tabela III apresenta a análise química da amostra verde-claro natural (policatiônica): Tabela III: Análise química da amostra verde-claro natural. Componentes Argila Verde-Claro Natural (%) SiO 2 73,43 Al 2 O 3 11,26 Fe 2 O 3 4,46 MgO 2,66 TiO 2 0,59 Na 2 O 0,55 CaO 0,42 K 2 O 0,13 P 2 O 5 0,02 MnO 0,02 A partir dos resultados da análise química apresentada na Tabela III, verifica-se que a amostra em estudo apresenta um alto teor de óxido de silício (SiO 2 ) (73,43%) sendo superior aos valores indicados por Souza Santos [1], o que provavelmente está relacionado a presença de sílica livre em maior quantidade nas argilas atuais, prejudicando as propriedades reológicas. A amostra apresentou teores apreciáveis de óxido de ferro III (Fe 2 O 3 ) e Magnésio (MgO) sendo compatíveis com os valores encontrados por Souza Santos (1989). Os outros óxidos com teores abaixo de 1% na composição da argila não provocam mudanças significativas nas propriedades desta argila. A Figura 3 apresenta os difratogramas de raios-x da amostra policatiônica (A.V.C-Natural) e após o pré-tratamento com carbonato de sódio (A.V.C-Sódica).

8 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 8 A.V.C-Natural A.V.C-Sódica θ Figura 3: Difratogramas de Raios-X da amostra natural e sódica. A partir dos difratogramas apresentados na Figura 3 observa-se que tanto a amostra natural como a pré-tratada (sódica) apresentaram o pico característico do argilomineral do grupo da esmectita, que segundo Souza Santos(1989) está localizado em 2θ = 6, d=14,7ǻ. A Figura 4 apresenta os espectros de infravermelho da amostra da argila policatiônica (A.V.C-Natural), após o pré-tratamento com carbonato de sódio (A.V.C- Sódica) e na forma organofílica (A.V.C-Organofílica) A.V.C-Natural A.V.C-Sódica A.V.C-Organofílica Absorbância Com prim ento de Onda (cm -1 ) Figura 4: Espectros de Infravermelho da amostra natural, pré-tratatada e organofílica e sódica.

9 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 9 Comparando os espectros de Infravermelho da argila no seu estado policatiônico(1), monocatiônico(2) e organofílica(3) observa-se que ambas apresentaram bandas a 3629cm -1, 3646cm -1 e 3628cm -1, que indica a presença de vibrações de estiramento do grupo OH; e a água nas argilas (1) e (2) é representada por uma banda larga de 3432 cm -1 e 3473 cm -1, e assim como nas bandas próximas de 1631 cm -1 e 1647 cm -1, respectivamente. As bandas de 1037 cm -1 e 1039 cm -1 estão relacionadas com as vibrações de estiramento dos grupos Si-O, enquanto que as bandas de 468 cm -1 e 463 cm -1 indicam a presença de vibrações dos grupos Al- O-Si e Si-O-Si; banda estreita a 792 cm -1 confirma a presença de impurezas (quartzo) na amostras de argila. A banda de 1398cm -1 representa a presença do cátion de sódio (Na). Na argila organofílica a banda na faixa de 3448cm -1 corresponde a vibrações de estiramento assimétricas do grupo CH 3 ; um par de bandas compreendido nas faixas entre 2846 e 2904cm -1 é correspondente às vibrações de estiramento simétricas e assimétricas do grupo CH 2 e uma banda na faixa de 1473 cm -1 que indica vibração de flexão do grupo CH 2. A presença das bandas de transmissão devido aos grupos NH, CH 3 e CH 2 no espectro de Infravermelho da argila organofílica resultante do tratamento, evidenciam que houve a provável intercalação do cátion quaternário de amônio nos espaços interlamelares das argilas. CONCLUSÕES A partir dos resultados obtidos neste trabalho é possível concluir que: A amostra de argila verde-claro sódica (AVC-S) apresentou maior capacidade de troca de cátions (CTC) e viscosidade quando comparado a argila no estado natural (AVC-N), evidenciando a eficiência do tratamento com o carbonato de sódio. As análises térmicas apresentaram termogramas típicos da argila esmectica. E, a química, apresentou um alto teor de sílica comprometendo as propriedades reológicas da mesma. O difratograma de raios-x da argila verde-claro não sofreu alteração de seus picos com a troca catiônica. Através da Espectroscopia no Infravermelho foi possível verificar a efetiva intercalação do cátion sódio na amostra de argila verde-claro pré-tratada,

10 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 10 além do cátion do sal quaternário de amônio na estrutura da amostra estudada. AGRADECIMENTOS Os autores deste trabalho agradecem a PIBIC/CNPq/UFCG pela concessão da bolsa de iniciação científica e a ANP/PRH-25/UFCG pelo apoio financeiro e a bolsa do mestrado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] P. de Souza Santos. Ciência e Tecnologia de Argilas. Ed. Edgard Blücher Ltda., São Paulo-SP, v. 1, 2ª ed., 408p., [2] L. D. V. de Abreu. Estudo da pilarização, com alumina, de argilas esmectíticas brasileiras. Dissertação (Mestrado), Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 135p., [3] F. R. Valenzuela-Díaz. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Cerâmica (CD- Rom), Florianópolis-SC, p , [4] P. de. Souza Santos. Ciência e Tecnologia de Argilas. Ed. Edgard Blücher Ltda., São Paulo-SP, v. 2, 2ª ed., 408p., [5] C. L. V. José; C. A Pinto; F. R. Valenzuela-Díaz; P. M. Büchler. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Cerâmica (CD-Rom), São Paulo-SP, p , [6] M. M. G. R. Vianna; C. L. V. José; C. A. Pinto; P. M Büchler; F. R. Valenzuela- Díaz. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Cerâmica (CD-Rom), São Paulo- SP, p , [7] G. Y. Sheng; S. A. Boyd. Clays and Clay Minerals, v. 46, p , [8] Z. Z. Zhang; D. L. Sparks; N. C. Scrivner. Environmental Science & Technology, v. 27, n. 8, p , [9] H. V. Bekkun; E. M. Flanigen; J. C. Jansen. Studies in surface science and catalysis, Delmon, B. and &ates, j. t. (eds), v. 58, [10] Petrobrás, Ensaio de Viscosificante para o Fluido de Perfuração Base de Água na Exploração e Produção de Petróleo, Método, N-2605, 1988ª. [11] A. R. Zandonadi. Estudos Tecnológicos de Argilas Montmoriloníticas Brasileiras. Tese de Doutoramento, IQ, USP, São Paulo, Orientador:

11 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 11 Prof. Dr. Pérsio de Souza Santos. CHARACTERIZATION OF CLEAR GREEN CLAY FOR OBTAINING OF ORGANOCLAY ABSTRACT The clays present a lot of cristalines habits and a great number of valors of dimensions of particles beyond anisometric form (lamelar or tubular-fibrilar). It s commum in ever almost types of clays the facility of dispersion in water, or other solvents, can originate stable or instables suspensions with a great number of reologic properties. In this work has been presented the characterization of a policationical clear green smectitic clay (natural state) and after having been transformed in monocationical for obtention of a organoclay. The characterization rehearsals were: capacity of exchange of cations (CTC), specific area through the blue of metileno, its rheological properties, Thermal Analyses, X-Ray Fluorescence, X-Ray Diffraction, Infrared Spectroscopy. Key words: Organoclay, characterization, ionical change.

Estudo do efeito de sais quaternários de amônio no processo de organofilização de argila esmectítica

Estudo do efeito de sais quaternários de amônio no processo de organofilização de argila esmectítica Estudo do efeito de sais quaternários de amônio no processo de organofilização de argila esmectítica Mariaugusta Ferreira Mota 1, Kleberson Ricardo de Oliveira Pereira 1, Meiry Gláucia Freire Rodrigues

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DA ARGILA ORGANOFILICA

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DA ARGILA ORGANOFILICA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DA ARGILA ORGANOFILICA Aline Cadigena L. Patrício¹*, Mariaugusta F. Mota¹, Meiry G. F. Rodrigues¹ ¹UFCG/CCT/UAEQ/LABNOV Av. Aprígio Veloso, 882, Bodocongó, CEP 58.109-970,

Leia mais

Preparação e caracterização das argilas organofílicas Brasgel e Verde Lodo utilizadas na adsorção de solventes orgânicos

Preparação e caracterização das argilas organofílicas Brasgel e Verde Lodo utilizadas na adsorção de solventes orgânicos Preparação e caracterização das argilas organofílicas Brasgel e Verde Lodo utilizadas na adsorção de solventes orgânicos Marcelo Batista Queiroz (1)*, Mariaugusta Ferreira Mota (1), Janaelson Abílio da

Leia mais

EFEITO DA NATUREZA DO ÁCIDO NA ESTRUTURA DA ARGILA DE WYOMING

EFEITO DA NATUREZA DO ÁCIDO NA ESTRUTURA DA ARGILA DE WYOMING 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 EFEITO DA NATUREZA DO ÁCIDO NA ESTRUTURA DA ARGILA DE WYOMING B. V. de Sousa 1, A. Bazante 2, A. C. Gonzaga 3, M. G. F. Rodrigues 4. Rua. Deputado Álvaro

Leia mais

Preparação e Caracterização de argila Verde-Lodo natural com diferentes sais quaternários de amônio.

Preparação e Caracterização de argila Verde-Lodo natural com diferentes sais quaternários de amônio. Preparação e Caracterização de argila Verde-Lodo natural com diferentes sais quaternários de amônio. Janaelson Abílio da Silva 1, Mariaugusta Ferreira Mota 1, Kleberson Ricardo de Oliveira Pereira 1, Meiry

Leia mais

OBTENÇÃO DE ARGILAS ORGANIFÍLICAS ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE SAL QUATERNÁRIO DE AMÔNIO EM ARGILAS BENTONITAS SÓDICAS

OBTENÇÃO DE ARGILAS ORGANIFÍLICAS ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE SAL QUATERNÁRIO DE AMÔNIO EM ARGILAS BENTONITAS SÓDICAS OBTENÇÃO DE ARGILAS ORGANIFÍLICAS ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE SAL QUATERNÁRIO DE AMÔNIO EM ARGILAS BENTONITAS SÓDICAS H.S. Ferreira, K.E.A.Leal, W.A.Freire, L.N.Santana, A.C.F.M.Costa e G.A Neves Universidade

Leia mais

ARGILA VERDE-CLARO, EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTRUTURA: CARACTERIZAÇÃO POR DRX

ARGILA VERDE-CLARO, EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTRUTURA: CARACTERIZAÇÃO POR DRX 1 ARGILA VERDE-CLARO, EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTRUTURA: CARACTERIZAÇÃO POR DRX Silva, M.L.P. da (1*) ; Sousa, B. V. (1**) Rodrigues, M.G.F. (2) Rua Lino Gomes da Silva, 154 Bairro São José Campina Grande

Leia mais

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFILICA UTILIZANDO DOIS SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO (Praepagen e Dodigen)

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFILICA UTILIZANDO DOIS SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO (Praepagen e Dodigen) PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFILICA UTILIZANDO DOIS SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO (Praepagen e Dodigen) Aline Cadigena L. Patrício¹*, Marcílio M. da Silva¹, Mariaugusta F. Mota¹, Wellington S. Lima¹,

Leia mais

COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO EM SOLVENTES ORGÂNICOS ENTRE ARGILAS ESMECTÍTICAS NATURAIS E ARGILAS ESMECTÍTICAS ORGANOFÍLICAS

COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO EM SOLVENTES ORGÂNICOS ENTRE ARGILAS ESMECTÍTICAS NATURAIS E ARGILAS ESMECTÍTICAS ORGANOFÍLICAS COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO EM SOLVENTES ORGÂNICOS ENTRE ARGILAS ESMECTÍTICAS NATURAIS E ARGILAS ESMECTÍTICAS ORGANOFÍLICAS Adriana A. Silva 1* ; Meiry G. F. Rodrigues ; Francisco R. Valenzuela-Diaz

Leia mais

Inchamento de argilas organofílicas em solventes orgânicos

Inchamento de argilas organofílicas em solventes orgânicos Inchamento de argilas organofílicas em solventes orgânicos Amanda C. S. Pereira 1, Maiara S. Ferreira 1, Mariana N. Sartori 1, Esperidiana A. B. Moura 1, Francisco R. Valenzuela Diaz 2 * 1 Instituto de

Leia mais

SÍNTESE DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS EMPREGANDO DIFERENTES SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO

SÍNTESE DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS EMPREGANDO DIFERENTES SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 SÍNTESE DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS EMPREGANDO DIFERENTES SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO S.S. Araújo 1, D.L.A.C.S. Andrade 2, L.H. de Carvalho 1, S.M.L. Silva

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA ARGILA BENTONÍTICA SUBMETIDA A TRATAMENTOS TÉRMICOS E QUÍMICOS POR FRX, DRX e ATD.

CARACTERIZAÇÃO DA ARGILA BENTONÍTICA SUBMETIDA A TRATAMENTOS TÉRMICOS E QUÍMICOS POR FRX, DRX e ATD. 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 CARACTERIZAÇÃO DA ARGILA BENTONÍTICA SUBMETIDA A TRATAMENTOS TÉRMICOS E QUÍMICOS POR FRX, DRX e ATD. Silva, M.L.P. da (1*) ; Sousa, B. V. (1**), Ferreira,

Leia mais

PROCESSOS DE TROCA CATIÔNICA PARA OBTENÇÃO DE Na-BENTONITA A PARTIR DE UMA Mg-BENTONITA NATURAL DO MARANHÃO

PROCESSOS DE TROCA CATIÔNICA PARA OBTENÇÃO DE Na-BENTONITA A PARTIR DE UMA Mg-BENTONITA NATURAL DO MARANHÃO PROCESSOS DE TROCA CATIÔNICA PARA OBTENÇÃO DE Na-BENTONITA A PARTIR DE UMA Mg-BENTONITA NATURAL DO MARANHÃO M. V. C. SILVA 1, J. L. FERREIRA 2, S. P. A. PAZ 3, R. S. ANGÉLICA 4 e R. F. NEVES 1 1 Universidade

Leia mais

TECNOLOGIA DE OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFÍLICA VISANDO SUA UTILIZAÇÃO COMO ADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE ÓLEO

TECNOLOGIA DE OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFÍLICA VISANDO SUA UTILIZAÇÃO COMO ADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE ÓLEO TECNOLOGIA DE OBTENÇÃO DE ARGILA ORGANOFÍLICA VISANDO SUA UTILIZAÇÃO COMO ADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE ÓLEO E. L. SILVA 1, L. A. LIMA 1 e M. G. F. RODRIGUES 1 1 Universidade Federal de Campina Grande - Departamento

Leia mais

Caracterização e beneficiamento das bentonitas dos novos depósitos de

Caracterização e beneficiamento das bentonitas dos novos depósitos de Caracterização e beneficiamento das bentonitas dos novos depósitos de Cubati e Pedra Lavrada-PB Diego Araujo Tonnesen Bolsista de Iniciação Científica, Engenharia Metalúrgica, UFRJ Adão Benvindo da Luz

Leia mais

SINTETIZAÇÃO DE BENTONITAS ORGANOFÍLICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES

SINTETIZAÇÃO DE BENTONITAS ORGANOFÍLICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES SINTETIZAÇÃO DE BENTONITAS ORGANOFÍLICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES Wanderson Barros COSTA (1), Camila Cristina Dias MOURA (1), Edilane LARANJEIRA (1), Rodrigo Laranjeira de BRITO (2), Bruna Paula da

Leia mais

ADSORÇÃO DE GASOLINA E DIESEL POR DIVERSOS ADSORVENTES (ARGILAS ORGANOFÍLICAS E CARVÃO ATIVADO)

ADSORÇÃO DE GASOLINA E DIESEL POR DIVERSOS ADSORVENTES (ARGILAS ORGANOFÍLICAS E CARVÃO ATIVADO) ADSORÇÃO DE GASOLINA E DIESEL POR DIVERSOS ADSORVENTES (ARGILAS ORGANOFÍLICAS E CARVÃO ATIVADO) Anna Karoline Freires de Sousa¹, Guilherme Costa de Oliveira 2, Aline Cadigena Lima Patrício 2, Marcílio

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUAS OLEOSAS POR ARGILAS ORGANOFÍLICAS OBTIDAS PELO MÉTODO ÍON-DIPOLO

TRATAMENTO DE ÁGUAS OLEOSAS POR ARGILAS ORGANOFÍLICAS OBTIDAS PELO MÉTODO ÍON-DIPOLO TRATAMENTO DE ÁGUAS OLEOSAS POR ARGILAS ORGANOFÍLICAS OBTIDAS PELO MÉTODO ÍON-DIPOLO Nathalia Oliveira Araújo 1; José Vinícius Miranda de Figueirêdo 1 ; Adriana Almeida Cutrim 1 ; Kleberson Ricardo de

Leia mais

(Effect of quaternary ammonium salts on the organophilization of national bentonite clay)

(Effect of quaternary ammonium salts on the organophilization of national bentonite clay) Cerâmica 52 (2006) 264-268 264 Efeito de sais quaternários de amônio na organofilização de uma argila bentonita nacional (Effect of quaternary ammonium salts on the organophilization of national bentonite

Leia mais

ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS COM TENSOATIVO NÃO- IÔNICO VISANDO SEU USO EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO

ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS COM TENSOATIVO NÃO- IÔNICO VISANDO SEU USO EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS COM TENSOATIVO NÃO- IÔNICO VISANDO SEU USO EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO I. A. da Silva a1, J. M. R. Costa a, H. S. Ferreira b, G. A. Neves a, H. C. Ferreira

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ESMECTÍTICAS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA

CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ESMECTÍTICAS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA 1 CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ESMECTÍTICAS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA I.F. Leite 1, S.M.L. Silva 2, C. M. O. Raposo 3 Aprígio Veloso, 882, Bodocongó, 58109-900, Campina Grande PB, suedina@dema.edu.ufcg.br

Leia mais

COMPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ESMECTITAS ORGANOFÍLICAS VISANDO UMA MAIOR EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE ÓLEO

COMPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ESMECTITAS ORGANOFÍLICAS VISANDO UMA MAIOR EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE ÓLEO COMPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ESMECTITAS ORGANOFÍLICAS VISANDO UMA MAIOR EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE ÓLEO L. A. Oliveira 1*, T. L. A. Barbosa 1, E. G. Lima 1, M. G. F. Rodrigues 1 1 Universidade

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONITAS ORGANOFÍLICAS

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONITAS ORGANOFÍLICAS PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONITAS ORGANOFÍLICAS C. Bertagnolli 1 ; A. F. Almeida Neto 1 ; M. G. C. Silva 2 Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Av. Albert Einsten, 500 - CEP 13083-852,

Leia mais

ESCOAMENTO MULTIFÁSICO E O PROCESSO DE REMOÇÃO DO ÓLEO DA ÁGUA EM MEIO POROSO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO, UTILIZANDO CFD

ESCOAMENTO MULTIFÁSICO E O PROCESSO DE REMOÇÃO DO ÓLEO DA ÁGUA EM MEIO POROSO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO, UTILIZANDO CFD ESCOAMENTO MULTIFÁSICO E O PROCESSO DE REMOÇÃO DO ÓLEO DA ÁGUA EM MEIO POROSO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO, UTILIZANDO CFD Bianca Thamires Alexandre Silva 1 : José Jefferson da Silva Nascimento 2

Leia mais

SINTETIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS A PARTIR DE DIFERENTES SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO VISANDO SUA UTILIZAÇÃO EM NANOCOMPÓSITOS

SINTETIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS A PARTIR DE DIFERENTES SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO VISANDO SUA UTILIZAÇÃO EM NANOCOMPÓSITOS 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 SINTETIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS A PARTIR DE DIFERENTES SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO VISANDO SUA UTILIZAÇÃO EM NANOCOMPÓSITOS E. M.

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE ARGILAS

ESTUDO COMPARATIVO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE ARGILAS ESTUDO COMPARATIVO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE ARGILAS B. M. A. de BRITO 1, J. M. CARTAXO 1, G. A. NEVES 1, H. C. FERREIRA 1 1 Unidade Acadêmica de Engenharia de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Resumo. Abstract

INTRODUÇÃO. Resumo. Abstract 99 Cerâmica (5) 99-5 http://dx.doi.org/.59/3-935359 Influência da rota alcoólica e razão tensoativo/argila no processo de organofilização de argilas bentoníticas e em suas propriedades reológicas em meios

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ARGILA VERDE ORGANOFÍLICA APLICADA AO PROCESSO DE REMOÇÃO ÓLEO/ÁGUA

DESENVOLVIMENTO DE ARGILA VERDE ORGANOFÍLICA APLICADA AO PROCESSO DE REMOÇÃO ÓLEO/ÁGUA DESENVOLVIMENTO DE ARGILA VERDE ORGANOFÍLICA APLICADA AO PROCESSO DE REMOÇÃO ÓLEO/ÁGUA Luana Araújo de Oliveira 1* e Meiry Glaucia Freire Rodrigues 1 1 Laboratório de Desenvolvimento de Novos Materiais,

Leia mais

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL Thaís Gomes da Silva 1 Raquel Vieira Mambrini 2 PALAVRAS-CHAVE: pó de aciaria; corantes; adsorção; remediação ambiental. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

COMPARATIVO DE ARGILAS NACIONAIS PARA USO EM NANOCOMPÓSITOS

COMPARATIVO DE ARGILAS NACIONAIS PARA USO EM NANOCOMPÓSITOS VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil COMPARATIVO

Leia mais

ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES ÁGUA-ÁLCOOL-FILITO DE ITAPEVA. Furlan, G.H.R.H. ; Miyahara, R.M.; Valenzuela-Díaz, F.R.; Toffoli, S.M.

ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES ÁGUA-ÁLCOOL-FILITO DE ITAPEVA. Furlan, G.H.R.H. ; Miyahara, R.M.; Valenzuela-Díaz, F.R.; Toffoli, S.M. 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 ESTUDOS REOLÓGICOS DE DISPERSÕES ÁGUA-ÁLCOOL-FILITO DE ITAPEVA Furlan, G.H.R.H. ; Miyahara, R.M.; Valenzuela-Díaz, F.R.; Toffoli, S.M. Av. Prof. Mello Moraes,

Leia mais

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESUISA E DESENVOLVIENTO E PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: Efeito do tempo de reação na produção de argilas organofílicas a partir de bentonita sódica e hexadecil trimetil

Leia mais

5 Caracterizações Física, Química e Mineralógica.

5 Caracterizações Física, Química e Mineralógica. 5 Caracterizações Física, Química e Mineralógica. Neste capitulo são apresentados os ensaios realizados nas amostras dos solos descritos no capitulo anterior, necessários para sua caracterização física,

Leia mais

REMOÇÃO DE CORANTE AMARELO BF-3R UTILIZANDO ARGILA VERDE-LODO COMO ADSORVENTE

REMOÇÃO DE CORANTE AMARELO BF-3R UTILIZANDO ARGILA VERDE-LODO COMO ADSORVENTE REMOÇÃO DE CORANTE AMARELO BF-3R UTILIZANDO ARGILA VERDE-LODO COMO ADSORVENTE Francisco Josimar de Queiroz 1 ; Gladson Euler Lima Júnior 1 ; Tellys Lins Araújo Barbosa 1 ; Meiry Gláucia Freire Rodrigues

Leia mais

MODIFICAÇÃO DE ARGILA BENTONITA PARA USO COMO NANOCARGA EM MATRIZES POLIMÉRICAS

MODIFICAÇÃO DE ARGILA BENTONITA PARA USO COMO NANOCARGA EM MATRIZES POLIMÉRICAS MODIFICAÇÃO DE ARGILA BENTONITA PARA USO COMO NANOCARGA EM MATRIZES POLIMÉRICAS Autor 1 Francisco Werley Cipriano Farias Autor 2 Daysianne Kessy Mendes Isidorio Autor 3 José Victor Martins Figueiredo Autor

Leia mais

OBTENÇÃO DE ARGILAS QUIMICAMENTE MODIFICADAS - ORGANOVERMICULITA

OBTENÇÃO DE ARGILAS QUIMICAMENTE MODIFICADAS - ORGANOVERMICULITA OBTENÇÃO DE ARGILAS QUIMICAMENTE MODIFICADAS - ORGANOVERMICULITA Lisiane N. L. S. 1, Andrea L. S. 1, Estefane A. B. 1, Gelmires A. N. 1, Romualdo Rodrigues Menezes 2 (1) Unidade Acadêmica de Engenharia

Leia mais

SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR

SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR J. C. MARINHO 1, P. H. D. FELIX 1, E. G. LIMA, M. W. N. C. CARVALHO e A. A. CUTRIM 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

Estudo Comparativo entre Variedades de Argilas Bentoníticas de Boa Vista, Paraíba

Estudo Comparativo entre Variedades de Argilas Bentoníticas de Boa Vista, Paraíba ISSN 1517-77 Revista Matéria, v. 11, n. 1, pp. 3, 2 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo199 RESUMO Estudo Comparativo entre Variedades de Argilas Bentoníticas de Boa Vista, Paraíba Luciana

Leia mais

ESTUDO REOLÓGICO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO À BASE DE ÁGUA: INFLUÊNCIA DO TEOR DE SÓLIDOS, VELOCIDADE E TEMPO DE AGITAÇÃO

ESTUDO REOLÓGICO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO À BASE DE ÁGUA: INFLUÊNCIA DO TEOR DE SÓLIDOS, VELOCIDADE E TEMPO DE AGITAÇÃO Luciana Viana Amorim, Cynthia Morais Gomes, Flávio Luiz H. da Silva et al. ESTUDO REOLÓGICO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO À BASE DE ÁGUA: INFLUÊNCIA DO TEOR DE SÓLIDOS, VELOCIDADE E TEMPO DE AGITAÇÃO Luciana

Leia mais

UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS: MEMBRANA INORGÂNICA Y E ARGILA CHOCOBOFE PARA AVALIAÇÃO DAS SUAS CAPACIDADES ADSORTIVAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS: MEMBRANA INORGÂNICA Y E ARGILA CHOCOBOFE PARA AVALIAÇÃO DAS SUAS CAPACIDADES ADSORTIVAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS: MEMBRANA INORGÂNICA E ARGILA CHOCOBOFE PARA AVALIAÇÃO DAS SUAS CAPACIDADES ADSORTIVAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Anna Karoline Freire (1); Antonielly dos Santos Barbosa (1); Fernanda

Leia mais

Maurício Alves da Motta Sobrinho. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ, discente do curso de Engenharia Química.

Maurício Alves da Motta Sobrinho. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ, discente do curso de Engenharia Química. PROCESSO CONTÍNUO DE REMOÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS NÃO IÔNICOS DE EFLUENTES LÍQUIDOS GERADOS EM REFINARIAS DE PETRÓLEO POR ADSORÇÃO EM ARGILAS ORGANICAMENTE MODIFICADAS 1 Rodrigo de Lima Amaral, 1 Deborah

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ROTA ALCOÓLICA NO PROCESSO DE ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS PARA O ESTUDO DE PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE FLUIDOS NÃO AQUOSOS

INFLUÊNCIA DA ROTA ALCOÓLICA NO PROCESSO DE ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS PARA O ESTUDO DE PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE FLUIDOS NÃO AQUOSOS INFLUÊNCIA DA ROTA ALCOÓLICA NO PROCESSO DE ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS PARA O ESTUDO DE PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE FLUIDOS NÃO AQUOSOS Suylan Lourdes de Araújo Dantas 1, Kaio Alexandre Marques

Leia mais

BENTONITAS DO BRASIL, CARACTERÍSTICAS E USOS

BENTONITAS DO BRASIL, CARACTERÍSTICAS E USOS BENTONITAS DO BRASIL, CARACTERÍSTICAS E USOS Guillermo Ruperto Martin Cortes, Fábio José Esper; Mauricio Carrara; Janice Maria Zacharias. Centro Universitário Estácio de São Paulo germac@usp.br Resumo:

Leia mais

Composição dos Solos

Composição dos Solos Composição dos Solos Composição do Solo Fragmentos de rocha Minerais primários Minerais secundários: Argilo-minerias Silicatos não cristalinos Óid Óxidos e hidróxidos hidóid de ferro e alumínio íi Carbonatos

Leia mais

Preparo e avaliação de argilas Verde-Lodo organofílicas para uso na remoção de derivados de petróleo

Preparo e avaliação de argilas Verde-Lodo organofílicas para uso na remoção de derivados de petróleo SCIENTIA PLENA VOL. 5, NUM. 7 2009 www.scientiaplena.org.br Preparo e avaliação de argilas Verde-Lodo organofílicas para uso na remoção de derivados de petróleo C. Bertagnolli 1 ; S. J. Kleinübing 1 ;

Leia mais

Adsorção de Rodamina B em Argilas Montmorillonitas Paraibanas beneficiadas por moagem e peneiramento.

Adsorção de Rodamina B em Argilas Montmorillonitas Paraibanas beneficiadas por moagem e peneiramento. Adsorção de Rodamina B em Argilas Montmorillonitas Paraibanas beneficiadas por moagem e peneiramento. P. R. D. S. de Freitas 1*, M. P. Palmieri 1, A. Parodia 2, S.B.C. Pergher 2. 1-DIAREN Instituto Federal

Leia mais

Organofilização de argilas bentoníticas com tensoativos nãoiônicos visando seu uso em fluidos de perfuração base óleo

Organofilização de argilas bentoníticas com tensoativos nãoiônicos visando seu uso em fluidos de perfuração base óleo Cerâmica 58 (212) 317-327 317 Organofilização de argilas bentoníticas com tensoativos nãoiônicos visando seu uso em fluidos de perfuração base óleo (Nonionic surfactants organophilization bentonite clays

Leia mais

MODIFICAÇÃO DE ARGILA BENTONITA E APLICAÇÃO EM NANOCOMPÓSITOS COM MATRIZ DE POLIPROPILENO

MODIFICAÇÃO DE ARGILA BENTONITA E APLICAÇÃO EM NANOCOMPÓSITOS COM MATRIZ DE POLIPROPILENO MODIFICAÇÃO DE ARGILA BENTONITA E APLICAÇÃO EM NANOCOMPÓSITOS COM MATRIZ DE POLIPROPILENO Akidauana D. B. Oliveira 1, André W. B. Rodrigues, 1 Pankaj Agrawal 1, Edcleide M. Araújo 1, Tomás J. A. Mélo 1*

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS DESTINADAS À REMOÇÃO DE ÓLEOS COMBUSTÍVEIS

CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS DESTINADAS À REMOÇÃO DE ÓLEOS COMBUSTÍVEIS CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS DESTINADAS À REMOÇÃO DE ÓLEOS COMBUSTÍVEIS O.A. Andreo dos Santos (1), M.G.C. da Silva (2) Av. Albert Einstein, 500, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas-

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS, FORMADOS A PARTIR DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS E POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS, FORMADOS A PARTIR DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS E POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS, FORMADOS A PARTIR DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS E POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS K. T. Botelho, H. Wiebeck, F. R. Valenzuela-Diaz Laboratório de Matérias

Leia mais

Análise da influência do tratamento de purificação no comportamento de inchamento de argilas organofílicas em meios não aquosos

Análise da influência do tratamento de purificação no comportamento de inchamento de argilas organofílicas em meios não aquosos 77 Cerâmica 54 (2008) 77-85 Análise da influência do tratamento de purificação no comportamento de inchamento de argilas organofílicas em meios não aquosos (Analysis of the influence of the purification

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

Caracterização de matérias-primas cerâmicas

Caracterização de matérias-primas cerâmicas Caracterização de matérias-primas cerâmicas Conjunto de análises cujos resultados servem para caracterizar um material 11/4/2018 Caracterização É muito importante para a determinação das propriedades físicas,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE GRANITO VISANDO UTILIZAÇÃO COMO MATERIAL ALTERNATIVO

CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE GRANITO VISANDO UTILIZAÇÃO COMO MATERIAL ALTERNATIVO CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE GRANITO VISANDO UTILIZAÇÃO COMO MATERIAL ALTERNATIVO Camila Gonçalves Luz Nunes (1)Maria Alinne Matias(1); Maria Luísa Ramalho de Araújo (2); Thamires Dantas Guerra (3); Ana

Leia mais

Caracterizações de argilas bentoníticas e síntese de argilas organofílicas para uso em nanocompósitos poliméricos - Parte II

Caracterizações de argilas bentoníticas e síntese de argilas organofílicas para uso em nanocompósitos poliméricos - Parte II Cerâmica 58 (2012) 363-367 363 Caracterizações de argilas bentoníticas e síntese de argilas organofílicas para uso em nanocompósitos poliméricos - Parte II (Characterization of bentonite clay and synthesis

Leia mais

1. INTRODUÇÃO R. S. S. CUNHA *1 ; J. D. MOTA 1 ; M. G. F. RODRIGUES 1

1. INTRODUÇÃO R. S. S. CUNHA *1 ; J. D. MOTA 1 ; M. G. F. RODRIGUES 1 PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DE ORGANO-MINERAL COMO ADSORVENTE DE ÓLEO/ÁGUA: AVALIANDO O EFEITO DE DIFERENTES MODIFICADORES ORGÂNICOS (CLORETO DE CETIL TRIMETIL AMÔNIO E CLORETO DE ALQUIL DIMETIL BENZIL AMÔNIO)

Leia mais

SÍNTESE DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS E COMPÓSITOS ORGANOCERÂMICOS APLICADOS À ADSORÇÃO DE ORGÂNICOS CONTAMINATES

SÍNTESE DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS E COMPÓSITOS ORGANOCERÂMICOS APLICADOS À ADSORÇÃO DE ORGÂNICOS CONTAMINATES SÍNTESE DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS E COMPÓSITOS ORGANOCERÂMICOS APLICADOS À ADSORÇÃO DE ORGÂNICOS CONTAMINATES Vazzoler, H.; Valenzuela-Díaz, F.R.; Vazzoler, F.D. Departamento de Engenharia Metalúrgica e

Leia mais

Revista de acesso livre no site Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v. 10, n. 1 (2015) ISSN

Revista de acesso livre no site   Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v. 10, n. 1 (2015) ISSN Revista de acesso livre no site www.ufcg.edu.br Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v. 10, n. 1 (2015) 45 49 ISSN 1809-8797 Avaliação da caracterização mineralógica de diversos depósitos de argilas

Leia mais

ICTR 2004 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Costão do Santinho Florianópolis Santa Catarina

ICTR 2004 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Costão do Santinho Florianópolis Santa Catarina ICTR 2004 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Costão do Santinho Florianópolis Santa Catarina ADSORÇÃO DE LACTOSE PELA ARGILA ORGANOFÍLICA Leandro Cardoso

Leia mais

BF-CLAY USUÁRIO/NANOLITE

BF-CLAY USUÁRIO/NANOLITE 1 BF-CLAY USUÁRIO/NANOLITE ORIENTATIVO DE USO DOS NANOCOMPÓSITOS MULTIFUNCIONAIS BF-CLAY - NANOLITE Nanocompósitos são partículas que uma vez dispersas no veículo em questão se apresentam com diâmetro

Leia mais

DESCONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS OLEOSAS UTILIZANDO ARGILA CHOCOBOFE ORGANOFÍLICA E ZEÓLITA NaY

DESCONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS OLEOSAS UTILIZANDO ARGILA CHOCOBOFE ORGANOFÍLICA E ZEÓLITA NaY DESCONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS OLEOSAS UTILIZANDO ARGILA CHOCOBOFE ORGANOFÍLICA E ZEÓLITA NaY A. K. F. Sousa, A. S. Barbosa, M. G. F. Rodrigues 1- Unidade Acadêmica de Engenharia Química Universidade Federal

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

Comportamento de expansão de argilas bentoníticas organofílicas do estado da Paraíba

Comportamento de expansão de argilas bentoníticas organofílicas do estado da Paraíba Cerâmica 54 (2008) 152-159 152 Comportamento de expansão de argilas bentoníticas organofílicas do estado da Paraíba (Expansion behavior of organophilic bentonite clays from the State of Paraíba) R. R.

Leia mais

Compostos poliméricos como aditivos de argilas bentoníticas. (Polymeric compounds as additives for bentonite clays)

Compostos poliméricos como aditivos de argilas bentoníticas. (Polymeric compounds as additives for bentonite clays) Cerâmica 53 (2007) 354-360 354 Compostos poliméricos como aditivos de argilas bentoníticas (Polymeric compounds as additives for bentonite clays) M. I. R. Barbosa 1, L. V. Amorim 2, H. C. Ferreira Unidade

Leia mais

Proceedings of the 48 th Annual Meeting of the Brazilian Ceramic Society 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR

Proceedings of the 48 th Annual Meeting of the Brazilian Ceramic Society 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 ESTUDO POR DIFRAÇÃO DE RAIOS - X DAS FASES CRISTALINAS FORMADAS DURANTE O AQUECIMENTO ATÉ 1250ºC DOS ARGILOMINERAIS COMPONENTES DE TAGUÁS DA REGIÃO DE JARINÚ, JUNDIAÍ, SP. S. Cosin*, A.C. Vieira Coelho

Leia mais

1. Introdução. Mendonça, A. M. G. D. a *, Santana, L. N. L. a, Neves, G. A. a, Chaves, A. C. a, Oliveira, D. N. S. a

1. Introdução. Mendonça, A. M. G. D. a *, Santana, L. N. L. a, Neves, G. A. a, Chaves, A. C. a, Oliveira, D. N. S. a Estudo da Expansão por Umidade Através de Indução pelo Método de Autoclavagem em Blocos Cerâmicos Obtidos a partir de Massas Incorporadas com Resíduos de Caulim e Granito Mendonça, A. M. G. D. a *, Santana,

Leia mais

MATHEUS MUNIZ DE ARAUJO TRATAMENTO ÁCIDO DO ARGILOMINERAL DO TIPO MONTIMORILONITA PARA APLICAÇÃO COMO AGENTE POZOLÂNICO NATAL/RN DEZEMBRO 2017

MATHEUS MUNIZ DE ARAUJO TRATAMENTO ÁCIDO DO ARGILOMINERAL DO TIPO MONTIMORILONITA PARA APLICAÇÃO COMO AGENTE POZOLÂNICO NATAL/RN DEZEMBRO 2017 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CCET NÚCLEO TECNOLÓGICO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO - NTCPP INSTITUTO DE QUÍMICA - IQ MATHEUS MUNIZ DE ARAUJO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIAMIDA 6.6/ARGILA BENTONÍTICA NACIONAL

DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIAMIDA 6.6/ARGILA BENTONÍTICA NACIONAL VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 21 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 21 Campina Grande Paraíba Brazil DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ESTUDO SOBRE BENTONITA PARA PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO

ESTUDO SOBRE BENTONITA PARA PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO ESTUDO SOBRE BENTONITA PARA PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO Hilda Camila Nascimento Nogueira 1 ; Alisson Rufino Araújo de Andrade 2 ; Antônio Augusto Pereira de Sousa 3 ; Marianna Nascimento Galdino 4

Leia mais

BENTONITA CÁLCICA TRATADA QUIMICAMENTE VIA ACIDIFICAÇÃO E IMPREGNADA COM ÓXIDO METÁLICO COMO CATALISADOR NA OBTENÇÃO DE BIODIESEL

BENTONITA CÁLCICA TRATADA QUIMICAMENTE VIA ACIDIFICAÇÃO E IMPREGNADA COM ÓXIDO METÁLICO COMO CATALISADOR NA OBTENÇÃO DE BIODIESEL BENTONITA CÁLCICA TRATADA QUIMICAMENTE VIA ACIDIFICAÇÃO E IMPREGNADA COM ÓXIDO METÁLICO COMO CATALISADOR NA OBTENÇÃO DE BIODIESEL Renan Pires de Araújo 1 ; Yasmin Maria da Silva Menezes 2 ; Erivaldo Genuino

Leia mais

PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS DO MUNICÍPIO DE CUBATI, PB, PARA USOS DIVERSOS. RESUMO

PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS DO MUNICÍPIO DE CUBATI, PB, PARA USOS DIVERSOS. RESUMO PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS DO MUNICÍPIO DE CUBATI, PB, PARA USOS DIVERSOS J. M. R. Costa (1) ; J. P. Araújo (1).; I. A. Silva (1) ; M. A. Cardoso (1) ; C. D. Silva (1) ; G. A. Neves (1) ; H. C.

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS ATRAVÉS DOS PROCESSOS ADSORTIVOS COM ARGILAS SÓDICAS

TRATAMENTO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS ATRAVÉS DOS PROCESSOS ADSORTIVOS COM ARGILAS SÓDICAS TRATAMENTO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS ATRAVÉS DOS PROCESSOS ADSORTIVOS COM ARGILAS SÓDICAS J. V. F. L. CAVALCANTI 1, C. S. ROCHA 1, THIBÉRIO SOUZA 2, M. A. MOTTA SOBRINHO 2, O. S. BARAÚNA

Leia mais

NANOCOMPÓSITOS QUITOSANA/MONTMORILONITA PARA APLICAÇÃO EM SENSORES ELETROQUÍMICOS

NANOCOMPÓSITOS QUITOSANA/MONTMORILONITA PARA APLICAÇÃO EM SENSORES ELETROQUÍMICOS NANOCOMPÓSITOS QUITOSANA/MONTMORILONITA PARA APLICAÇÃO EM SENSORES ELETROQUÍMICOS Carla R. Costa Braga 1, Frank M. Araújo de Melo 1, Gilmara M. Silva Costa 1, Suédina M. Lima Silva 2 1 Programa de Pós-graduação

Leia mais

M. G. F. Rodrigues et al. / Cerâmica 50 (2004) causados ao meio ambiente. Este desenvolvimento deve ser compatível com a preservação dos r

M. G. F. Rodrigues et al. / Cerâmica 50 (2004) causados ao meio ambiente. Este desenvolvimento deve ser compatível com a preservação dos r 190 Cerâmica 50 (2004) 190-196 Caracterização da argila bentonítica para utilização na remoção de chumbo de efluentes sintéticos (Characterization of smectite clays for application in the removal of lead

Leia mais

POLIPROPILENO REFORÇADO COM ARGILA VERDE LODO E FIBRA DA CASTANHA-DO-BRASIL

POLIPROPILENO REFORÇADO COM ARGILA VERDE LODO E FIBRA DA CASTANHA-DO-BRASIL POLIPROPILENO REFORÇADO COM ARGILA VERDE LODO E FIBRA DA CASTANHA-DO-BRASIL L.V. Rocha-Gomes (1,2,3) ; F.J. Mondelo-Garcia (3,4) ; K. Vaccioli (3) ; S.T. Valera (3) M.G. Silva-Valenzuela (3,5) ; F.R. Valenzuela-Diaz

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO DE METACAULIM

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO DE METACAULIM Universidade Federal de Pernambuco - Brasil Centro de Tecnologia e Geociências Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá / Centro de Tecnologia /Maringá, PR. Centro de Tecnologia/Departamento de Engenharia de Alimentos

Universidade Estadual de Maringá / Centro de Tecnologia /Maringá, PR. Centro de Tecnologia/Departamento de Engenharia de Alimentos DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS VERDES PARA IMPREGNAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS EM FILTROS DE CARVÃO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA Lucas Yaegashi Campana (PIC/UEM), Raquel Guttierres Gomes (Orientadora), Carole Silveira

Leia mais

Matérias-primas naturais

Matérias-primas naturais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL naturais Argilas 20/3/2018 Argilas Comparação entre as escalas principais de dimensões de partículas em sólidos Pérsio de Souza Santos

Leia mais

NANOCOMPÓSITOS DE PP E BENTONITA ORGANOFILIZADA COM DIFERENTES TENSOATIVOS

NANOCOMPÓSITOS DE PP E BENTONITA ORGANOFILIZADA COM DIFERENTES TENSOATIVOS NANOCOMPÓSITOS DE PP E BENTONITA ORGANOFILIZADA COM DIFERENTES TENSOATIVOS André W. B. Rodrigues 1, Marcelo M. Ueki 2, Pankaj Agrawal l, Edcleide M. Araújo 1, Tomás J. A. Mélo 1* 1 Universidade Federal

Leia mais

A Influência da Variação da Moagem dos Carbonatos e Tratamento Térmico no Material, nas Características Físicas do Produto Acabado

A Influência da Variação da Moagem dos Carbonatos e Tratamento Térmico no Material, nas Características Físicas do Produto Acabado A Influência da Variação da Moagem dos Carbonatos e Tratamento Térmico no Material, nas Características Físicas do Produto Acabado Eduardo L. Bittencourt 1, José Celso B. Júnior 2 e Mário D. M. Silvestre

Leia mais

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS 2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS EFEITO DE BAIXAS CONCENTRAÇÕES DE ELETRÓLITOS NA REOLOGIA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO À BASE DE ÁGUA E ARGILAS BENTONÍTICAS Luciana Viana Amorim 1, Josiane

Leia mais

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico)

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Jéssica Raquel M. B. da Silva 1 ; Itamara Farias Leite 1 1 Departamento

Leia mais

XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO

XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO LEVANTAMENTO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS ARGILAS BENTONÍTICAS DE CUBATI - PB: DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PRODUTO QUE TRAGA DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA O MUNICÍPIO DE CUBATI, E QUE SEJA SUBSTITUTO PARA AS

Leia mais

FUNCIONALIZAÇÃO DA CELULOSE COM AMINOETANOTIOL

FUNCIONALIZAÇÃO DA CELULOSE COM AMINOETANOTIOL FUNCIONALIZAÇÃO DA CELULOSE COM AMINOETANOTIOL Lucinaldo dos Santos Silva, Luiz de S. Santos Júnior, Maria Rita de M. C. Santos, José Milton E. de Matos, Ana Lúcia N. F. Oliveira, Edson C. da Silva Filho

Leia mais

ESTUDOS PRELIMINARES DO EFEITO DA ADIÇÃO DA CASCA DE OVO EM MASSA DE PORCELANA

ESTUDOS PRELIMINARES DO EFEITO DA ADIÇÃO DA CASCA DE OVO EM MASSA DE PORCELANA 1 ESTUDOS PRELIMINARES DO EFEITO DA ADIÇÃO DA CASCA DE OVO EM MASSA DE PORCELANA S. Novelli*, E. G. da Silva, G. Kaspar e N. H. Saito *Rua Capiberibe, 414 São Paulo SP sinovelli@terra.com.br Serviço Nacional

Leia mais

Estudo do comportamento reológico das argilas bentoníticas de Cubati, Paraíba, Brasil

Estudo do comportamento reológico das argilas bentoníticas de Cubati, Paraíba, Brasil Cerâmica 55 (2009) 349-355 349 Estudo do comportamento reológico das argilas bentoníticas de Cubati, Paraíba, Brasil (Rheological behavior study of bentonite clays from Cubati, Paraíba, Brazil) R. R. Menezes,

Leia mais

FONTE DE PLASTICIDADE E FUNDÊNCIA CONTROLADA PARA PORCELANATO OBTIDO POR MOAGEM VIA ÚMIDA

FONTE DE PLASTICIDADE E FUNDÊNCIA CONTROLADA PARA PORCELANATO OBTIDO POR MOAGEM VIA ÚMIDA FONTE DE PLASTICIDADE E FUNDÊNCIA CONTROLADA PARA PORCELANATO OBTIDO POR MOAGEM VIA ÚMIDA Henrique Cislagui da Silva, Nilson Schwartz da Silva e Rui Acácio Lima Neto SUMÁRIO Introdução Tendência da produção

Leia mais

Cerâmica 51 (2005)

Cerâmica 51 (2005) Cerâmica 51 (2005) 197-204 197 Uso da eletrodiálise na eliminação de Ca 2+ e Mg 2+ e sua influência na reologia de dispersões de argilas bentoníticas da Paraíba (Electrodialysis uses in Paraíba bentonite

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA BENTONITA ( #) PARA REMOÇÃO DE CHUMBO, UTILIZANDO FRX e DRX.

CARACTERIZAÇÃO DA BENTONITA ( #) PARA REMOÇÃO DE CHUMBO, UTILIZANDO FRX e DRX. CARACTERIZAÇÃO DA BENTONITA (65-100 #) PARA REMOÇÃO DE CHUMBO, UTILIZANDO FRX e DRX. M. L. P. Silva 1 ; R. B. Machado 1 ; R. A. S. Costa 1 ; M. G. F. Rodrigues 1 ; J. A. Freire ; 1 Universidade Federal

Leia mais

RESUMO. Palavras chave: aditivos químicos, limite de plasticidade, massas cerâmicas vermelhas.

RESUMO. Palavras chave: aditivos químicos, limite de plasticidade, massas cerâmicas vermelhas. 1 INFLUÊNCIA DE ADITIVOS NA PLASTICIDADE E EXTRUDABILIDADE DE MASSAS PLÁSTICAS PARA USO NA CONFECÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS. PARTE II: CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MINERALÓGICAS J. X. N. Farias 1, K. A. S. Farias

Leia mais

Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6. R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo

Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6. R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo 1695 Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6 R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos CCTM Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS ARGILOMINERAIS DOS ARENITOS DA FORMAÇÃO FURNAS, REGIÃO DE CAMPO NOVO-PR

CARACTERIZAÇÃO DOS ARGILOMINERAIS DOS ARENITOS DA FORMAÇÃO FURNAS, REGIÃO DE CAMPO NOVO-PR CARACTERIZAÇÃO DOS ARGILOMINERAIS DOS ARENITOS DA FORMAÇÃO FURNAS, REGIÃO DE CAMPO NOVO-PR Ricardo Maahs 1 (IC), Norberto Dani 2 (D), Ericks H. Testa 3 (IC), Elisa O. Costa 4 (IC) 1 Universidade Federal

Leia mais

O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo

O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo Maria Lúcia P. ANTUNES, CONCEIÇÃO, F.T., NAVARRO, G.R.B b, FERNANDES, A.M., DURRANT, S.F.

Leia mais

Grande (PB), Brasil

Grande (PB), Brasil ESTUDO DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, TÉRMICAS, QUÍMICAS E GRANULOMÉTRICAS DE ARGILAS COM PERSPECTIVAS EM TRATAMENTOS MEDICINAIS, TERAPÊUTICOS E ESTÉTICOS Bruna M. A. B. Buriti 1, Josué S. Buriti 1, Juliana

Leia mais

A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O. Introdução

A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O. Introdução A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O Preparação de s Organofílicas e Desenvolvimento de Nanocompósitos com Matrizes Poliméricas de Polietileno e Nylon6. Parte 1: Comportamento Mecânico Edcleide

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA E BENEFICIAMENTO DAS BENTONITAS DA REGIÃO DE CUBATI E PEDRA LAVRADA-PB

CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA E BENEFICIAMENTO DAS BENTONITAS DA REGIÃO DE CUBATI E PEDRA LAVRADA-PB CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA E BENEFICIAMENTO DAS BENTONITAS DA REGIÃO DE CUBATI E PEDRA LAVRADA-PB D. A. Tonnesen 1, L. C. Bertolino 1, A. B. Luz 1, F. T. Silva 2 e D. M. O. Timóteo 1 1 CETEM Centro de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA POR DRX E MET DE NANOCOMPÓSITOS DA POLIAMIDA 6 E 66 COM ARGILA BENTONITA REGIONAL

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA POR DRX E MET DE NANOCOMPÓSITOS DA POLIAMIDA 6 E 66 COM ARGILA BENTONITA REGIONAL CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA POR DRX E MET DE NANOCOMPÓSITOS DA POLIAMIDA 6 E 66 COM ARGILA BENTONITA REGIONAL Amanda M. D. Leite 1*, Vanessa da N. Medeiros 1, Larissa F. Maia 1, Edcleide M. Araújo, Hélio

Leia mais

SÍNTESE E ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS PARA APLICAÇÃO EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE BASES ORGÂNICAS

SÍNTESE E ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS PARA APLICAÇÃO EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE BASES ORGÂNICAS SÍNTESE E ORGANOFILIZAÇÃO DE ARGILAS PARA APLICAÇÃO EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE BASES ORGÂNICAS D.V. Lucena 1*, C.R.A. Souto 2 ; I. P. Severo 1, G. S. C. da Silva 1, F. O. Barros 1 1 IFPB, R. Tranqüilino

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS CERÂMICAS ESTRUTURAIS DA REGIÃO DO CARIRI CE

CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS CERÂMICAS ESTRUTURAIS DA REGIÃO DO CARIRI CE Caderno de Cultura e Ciência, Ano VII, v.11, n.2, Dez, 2012 Artigo Científico Universidade Regional do Cariri URCA ISSN 1980-5861 DOI: 10.14295/cad.cult.cienc.v11i2.521 CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DAS

Leia mais