Um Banco de Dados Oracle não funciona sem o arquivo de controle. O arquivo de controle é binário e dentro dele são armazenadas informações como:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um Banco de Dados Oracle não funciona sem o arquivo de controle. O arquivo de controle é binário e dentro dele são armazenadas informações como:"

Transcrição

1 Backup no Oracle Planejamento básico Multiplexando o Control File Verificando o Control file Multiplexando os arquivos de Redo Log Realizando Backup num BD Oracle Backup de Sistema Operacional Cold Backup (Offline) Hot Backup (On-Line) Planejamento Básico Manter espelhamento dos datafiles, quer seja através de hardware, quer seja através de software. Podemos tentar a implementação de mecanismos Raid5 que trazem segurança e performance razoável; Manter o control file multiplexado ou espelhado, em discos diferentes é claro, ou através do raid; Manter ao menos três grupos de redo log file com multiplexação de membros, em discos diferentes, ou também através de raid; Manter o banco de dados rodando em archive log mode, preferencialmente com múltiplos destinos de archiving; Manter um banco de dados em standby automático; Fazer o backup das imagens dos executáveis Oracle; Diariamente realizar backup (Hot ou Cold) completo, podendo em casos de pouca freqüência de atualização, chegarmos a uma vez por semana; Realizar Exports parciais e totais (full), podendo ser uma vez por semana e para casos de atividade intensa, até mesmo uma vez por dia. Multiplexando o Control File Um Banco de Dados Oracle não funciona sem o arquivo de controle. O arquivo de controle é binário e dentro dele são armazenadas informações como: O nome do banco de dados; O timestamp de criação do banco de dados; Nomes e endereços lógicos dos datafiles; Nome e endereços lógicos dos arquivos de redo log online e offline; Número seqüencial lógico dos arquivos de redo log; O checkpoint, indicando o ponto exato no arquivo de redo log, ao qual todas as informações registradas anteriormente a este ponto foram salvas nos datafiles; O SNC (System Change Number) de sincronismo dos datafiles; Informações de backup quando utilizando RMAN. Estas informações são constantemente atualizadas e sua integridade é fundamental para o funcionamento do banco de dados. Para multiplexar o control file devemos proceder da seguinte forma:

2 No Server Manager, conectado como SYSDBA (Internal), verificamos o control file existente e sua localização através da view v$controlfile: Fazer um shutdown no banco de dados; No sistema operacional, copiar o control file original para um segundo local já criado, preferencialmente em outro dispositivo, dando um nome alternativo ao segundo arquivo; Definir a localização e o nome da cópia do control file no parâmetro control_files no Initorcl.ora: Reiniciar o banco de dados.

3 Verificando o Control File A multiplexação é uma alternativa barata para quem não tem recursos de espelhamento de discos. Multiplexando os Arquivos de Redo Log A perda de um grupo de redo log afeta esta seqüência e conseqüentemente a integridade do banco de dados, pois, certamente, modificações pertencentes às transações confirmadas não seriam atualizadas no datafiles. Daí a importância de mantermos cópias redundantes dos arquivos de redo log. Para Multiplexar os grupos de redo log devemos proceder da seguinte forma: No Server Maneger, conectado como SYSDBA (Internal), verificamos os grupos de redo log, seus membros e localização através das views v$log e v$logfile:

4 Execute o seguinte comando para gerar os novos membros: Verifique novamente a v$logfile:

5 Para que os novos membros sejam utilizados imediatamente, devemos forçar uma troca de grupo de redo com o comando abaixo: Realizando Backup num BD Oracle O processo de backup pode ser classificado em duas categorias: Backups físicos, onde os arquivos físicos do banco de dados são copiados para uma mídia qualquer que não a original. Desta forma um backup físico pode ser executado da seguinte forma:

6 o Os backups de sistema operacional que podem incluir utilitários de terceiros; o Os cold backups que constituem cópias físicas dos arquivos importantes do banco de dados com este fora do ar; o Os hot backups que constituem cópias físicas importantes do banco de dados com este rodando; Backups lógicos, os quais utilizam o utilitário Export, gerando um arquivo binário do sistema operacional. Esses dados podem ser recolocados em um banco de dados qualquer, utilizando-se para isso um utilitário de importação. Backup de Sistema Operacional Esta forma de backup é das mais simples de se implementar, entretanto também é a que mais tempo consome e requer que coloquemos o sistema indisponível. Devemos colocar o banco de dados em modo single-user, de modo que somente o administrador tenha acesso ao banco de dados. Já em modo single-user, devemos utilizar o software específico do sistema operacional em uso. No ambiente AIX temos o Smit; No ambiente HP-UX temos Sam; No ambiente NT temos o backup manager para fazer uma cópia de todo o disco. Backup no Oracle - Parte 2 Daremos continuidade a tipos de backup no Oracle, descrevendo : Cold Backup (Offline) Hot Backup (On-Line) A execução e estratégia do Hot Backup Cold Backup (Offline) Da mesma forma que em um backup de sistema operacional, neste tipo de backup também faremos uma cópia física, porém não copiaremos todo o disco. Nesse caso faremos a cópia apenas dos arquivos importantes do banco de dados. Podemos fazer a cópia destes arquivos utilizando um dos utilitários a seguir. Sistema Operacional UNIX Windows NT Utilitário Cpio, tar, dd, cp Copy

7 Novel VMS Ncopy Backup, copy Os arquivos necessários para fazermos backup são: Database files e control files. Se estivermos trabalhando no modo NOARCHIVELOG, devemos copiar também os arquivos de redo log. É conveniente também mantermos copias seguras dos arquivos de parâmetros (init.ora), tnsnames.ora. Para fazermos tais copias será necessário definirmos o nome e a localização destes arquivos. Verificando a localização e o nome dos Database Files Verificando a localização e o nome dos Control Files

8 Para executar um cold backup dos arquivos recuperados nas queries acima, o banco de dados deverá ser fechado e desmontado, seguido da cópia dos datafiles e control file, e da reinicialização do banco de dados. Devemos automatizar este processo de forma a reduzir ao mínimo a interferência humana e conseqüentemente às chances de falhas. Hot Backup (On-Line) Assim como os demais backups físicos, esse tipo de backup também é feito a partir da cópia dos arquivos físicos para uma mídia diferente daquela onde estão os arquivos originais. Da mesma maneira em que o Cold backup, esse mecanismo também requer cópias de arquivos específicos, mas com uma diferença, dessa vez com o banco no ar. Assim devemos tomar algumas medidas importantes para garantir que o mesmo mantenha um ponto de integridade no momento que iniciarmos o backup. Para fazermos um hot backup certifique-se de que o banco de dados esteja operando em ARCHIVELOG mode, a seguir determine quais os conjuntos de tablespaces serão copiadas. Crie scripts para automatizar o processo evitando assim a possibilidade de erros operacionais. Nunca copie os arquivos de dados (datafiles) e control files do Oracle com o banco de dados no ar, exceto através do processo de hot backup, caso contrário você irá gerar uma cópia corrompida do seu banco de dados. Executado um Hot Backup Para executar um backup on-line (hot), temos ter o privilégio de Alter TableSpace e, a partir do Server Manager ou SQL Plus, emitirmos a seguinte seqüência de comandos: alter tablespace begin backup; /* Proceda a cópia dos datafiles correspondentes à tablespace em backup alter tablespace end backup; Onde: Begin backup Significa que o backup on-line está pronto para ser iniciado. End backup - Marca o termino do backup on-line. Estratégia Básica para Hot Backup Para manter um backup do banco de dados sempre atualizado, devemos manter um sincronismo das cópias de datafiles, juntamente com os redo logs.

9 Diferentemente da estratégia utilizada no backup offline, deve-se ter uma estratégia de backup a ser utilizada. O processo de sincronismo entre os datafiles copiados com os redo arquivados deve seguir o seguinte esquema: t0 Geração de base de dados (carga inicial dos dados) _ arch1, arch2, archn t1 Inicio do 1º backup on-line (inconsistente) na TBS1 fazer backup dos archives anteriores e associá-los a carga inicial do banco de dados. _ archn+1, archn+2, archn+n t2 Fim do 1º backup on-line (inconsistente) na TBS1 fazer backup dos archives entre o inicio e o fim do backup on-line e associá-los a este conjunto copiado. Estratégia simplificada de um hot Backup: Executar o comando archive log list para identificar o número do arquivo de redo log corrente, antes do inicio do hot backup; Disparar o inicio do backup nas tablespaces; Fazer as cópias dos datafiles específicos; Finalizar o processo de backup nas tablespace; Executar o comando archive log list para identificar o número do arquivo de redo log corrente, após o término do hot backup; Forçar o arquivamento do último arquivo de redo log com o comando alter system switch logfile ; Fazer a cópia de todos os redos arquivados identificados, do primeiro ao último; Fazer o backup do control file com o comando alter database backup control file to. No artigo seguinte falaremos nos demais tipos de backup, que são: Backup do Control File; Backup Lógico; Backup físico ; Backup manager do Oracle. Backup no Oracle - Parte 3 Para terminarmos os nossos artigos sobre Backup apresentaremos os seguintes tipos de backup : Backup do Control File Backup Lógico,

10 Backup físico Backup manager do Oracle. Backup do Control File Os arquivos de controle são muito importantes para um bom funcionamento de um banco de dados, agora será apresentado como deve-se proceder para manter cópias de backup dos arquivos de controle. Trabalhando com o banco de dados em modo NOARCHIVELOG Nesse modo de operação, só faz sentido fazer backup dos arquivos de controle com o banco de dados em offline, juntamente com todo os procedimentos de Cold Backup Full. Trabalhando com o banco de dados em modo ARCHIVELOG Fazendo o backup de controle no modo ARCHIVELOG, deve-se fazer backup do arquivo de controle com o banco de dados online. Para esse tipo de procedimento, existem duas alternativas de backup que são : lógico e físico. Backup Lógico O backup lógico implica na geração de um script que recria o arquivo de controle. Este script é gerado a partir do comando abaixo e reside no diretório apontado pelo parâmetro SER_DUMP_DEST. O script gerado é um arquivo de nome tipo ORA.trc onde DIP é o número do processo do SO que gerou o arquivo. Deve-se renomear esse arquivo para algo semelhante a.sql e editá-lo de forma a eliminar o header até encontrar o comando STARTUP NOMOUNT.... Arquivo Gerado

11 Dump file C:\ORAWIN95\RDBMS80\trace\ORA10039.TRC Tue Jul 22 20:07: ORACLE V Production vsnsta=0 vsnsql=c vsnxtr=3 Windows 95 V4.10, OS V192.0, CPU type 586 Personal Oracle8 Release Production With the Partitioning option PL/SQL Release Production Windows 95 V4.10, OS V192.0, CPU type 586 Instance name: orcl Redo thread mounted by this instance: 1 Oracle process number: 13 pid: fff72737 Tue Jul 22 20:07: Tue Jul 22 20:07: *** SESSION ID:(10.14) # The following commands will create a new control file and use it # to open the database. # Data used by the recovery manager will be lost. Additional logs may # be required for media recovery of offline data files. Use this # only if the current version of all online logs are available. STARTUP NOMOUNT CREATE CONTROLFILE REUSE DATABASE "ORACLE" NORESETLOGS NOARCHIVELOG MAXLOGFILES 32 MAXLOGMEMBERS 2 MAXDATAFILES 32 MAXINSTANCES 16 MAXLOGHISTORY 1630 LOGFILE GROUP 1 ( 'C:\ORAWIN95\DATABASE\LOG2ORCL.ORA', 'D:\ORAWIN95\DATABASE\LOG20RCL.ORA' ) SIZE 200K, GROUP 2 ( 'C:\ORAWIN95\DATABASE\LOG1ORCL.ORA', 'D:\ORAWIN95\DATABASE\LOG10RLC.ORA' ) SIZE 200K DATAFILE 'C:\ORAWIN95\DATABASE\SYS1ORCL.ORA', 'C:\ORAWIN95\DATABASE\USR1ORCL.ORA', 'C:\ORAWIN95\DATABASE\RBS1ORCL.ORA', 'C:\ORAWIN95\DATABASE\TMP1ORCL.ORA'; # Recovery is required if any of the datafiles are restored backups, # or if the last shutdown was not normal or immediate. RECOVER DATABASE # Database can now be opened normally. ALTER DATABASE OPEN;

12 Backup Físico Consiste em aplicar um comando que gera o arquivo de controle de réplica. Binário e com nome e diretório por nós especificado. Este último modo nem sempre é o mais adequado, pois o procedimento de recuperação pode nos induzir a erros, porém é uma boa alternativa manter os dois tipos de backup para eventuais perdas. Utilizando o Utilitário The Backup Manager do Oracle Pode-se utilizar diversos tipos de utilitários para se fazer backup no Oracle, abaixo é apresentado o funcionamento do utilitário padrão do Oracle. Backup Manager (NOARCHIVELOG mode) caixa de diálogo Use o Backup Manager para fazer backup do seu banco de dados Oracle8. O Backup Manager tem três modos, dependendo do estado do banco de dados. Database Status - Indica o estado do banco de dados. Backup Type - Indica que o tipo de Backup possível é offline e de banco de dados cheio.

13 Tape Indica que será utilizado fitas como mecanismo de backup. (Windows NT, suporta fita de 4mm. O Windows 95, não suporta backup de fita). Device - Indica o dispositivo de fita que armazenará o auxilio. Disk, Directory, and Browse Backup - O arquivo é armazenado no diretório especificado no campo de Diretório. O Oracle recomenda que se especifique o caminho completo. Utilize o botão Browse para selecionar onde deve-se armazenar o arquivo de backup, ou para aceitar o diretório default do Oracle. O botão Backup inicia o procedimento de backup.

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 15 Prof. Marcos Alexandruk Aula 15 Backup físico off line Backup físico on line Backup físico off line Backups físicos off line Os backups físicos podem ser realizados

Leia mais

Em nosso exemplo, o banco de dados XE está trabalhando no modo NOARCHIVELOG, e para verificar isso, basta executar as seguintes tarefas:

Em nosso exemplo, o banco de dados XE está trabalhando no modo NOARCHIVELOG, e para verificar isso, basta executar as seguintes tarefas: RMAN: Backup em NOARCHIVELOG Quando um banco de dados Oracle está no modo NOARCHIVELOG, resumidamente, não há geração de archives, e conseqüentemente todas as alterações realizadas pelas transações não

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Backup e Recuperação de dados no ambiente Oracle Backup e Recuperação de Dados Backup

Leia mais

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 2 Prof. Marcos Alexandruk Aula 2 Estruturas Físicas do Oracle: Arquivos Arquivos de dados Arquivos de redo log Arquivos de controle Arquivos de log arquivados Arquivos

Leia mais

ORACLE ARQUITETURA FÍSICA

ORACLE ARQUITETURA FÍSICA ORACLE ARQUITETURA FÍSICA Prof. Marcos Alexandruk alexandruk@uninove.br www.unilivros.com.br ARQUITETURA FÍSICA INSTÂNCIA BANCO DE DADOS MEMÓRIA ARQUIVOS PROCESSOS O servidor Oracle consiste em: uma INSTÂNCIA

Leia mais

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 17 Prof. Marcos Alexandruk Aula 17 Gerenciamento de Instância Instância Uma instância é a combinação dos processos de segundo plano e das estruturas de memória (SGA).

Leia mais

Administração de Banco de Dados. Arquitetura Física do Banco de Dados. Arquitetura. Arquitetura. Instância. Base de Dados. Processos User e Server

Administração de Banco de Dados. Arquitetura Física do Banco de Dados. Arquitetura. Arquitetura. Instância. Base de Dados. Processos User e Server Administração de Banco de Dados Arquitetura Física do Banco de Dados 5/27/09 Estruturas de Armazenamento 1 5/27/09 Estruturas de Armazenamento 2 Processos User e Server Arquitetura Instância Processos

Leia mais

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server.

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server. Recover no Oracle O backup e recuperação de dados em um SGBD é de grande importância para a manutenção dos dados. Dando continuidade a nossos artigos, apresentamos abaixo formas diferentes de se fazer

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Sistemas de Armazenamento Agenda I. Introdução ao Armazenamento e Gerenciamento

Leia mais

Procedimento para resolver a replicação de base de dados ou a questão de sincronização na rede principal

Procedimento para resolver a replicação de base de dados ou a questão de sincronização na rede principal Procedimento para resolver a replicação de base de dados ou a questão de sincronização na rede principal Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Problema

Leia mais

AULA 10 DISASTER RECOVERY

AULA 10 DISASTER RECOVERY AULA 10 MÓDULO DBA PLENO DISASTER RECOVERY Aprendemos mais sobre backup e algumas formas de automatizá-lo. Na aula anterior... Aprendemos dicas importantes e valiosas sobre RMAN, CRONTAB e agendamentos.

Leia mais

Backup. José Antônio da Cunha CEFET-RN

Backup. José Antônio da Cunha CEFET-RN José Antônio da Cunha CEFET-RN Introdução Sendo as informações o bem mais valioso da empresa e estando estas informações armazenadas nos bancos de dados da empresa, é de fundamental importância que tenhamos

Leia mais

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides originalmente disponibilizados pelo professor João Carlos Pinheiro, para disciplina

Leia mais

Guia de procedimentos de backups

Guia de procedimentos de backups Guia de procedimentos de backups Sumário Sobre o guia 3... 4 Procedimentos de backup do banco de dados Oracle... 5 Backup lógico... 6 Backup físico... 7 Envio de backup... para fita 9 2 3 Sobre o guia

Leia mais

BACKUP AS COPY WITH RMAN. Anthony Baldavia

BACKUP AS COPY WITH RMAN. Anthony Baldavia 1 BACKUP AS COPY WITH RMAN Anthony Baldavia anthony.baldavia@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Neste artigo falaremos sobre uma feature do RMAN que existe no Oracle database desde a versão 10G e é usada para

Leia mais

BANCO DE DADOS 2 TRANSAÇÃO

BANCO DE DADOS 2 TRANSAÇÃO BANCO DE DADOS 2 TRANSAÇÃO Prof. Edson Thizon Reconstrução ( recovery ) Idéia básica Em algum momento no tempo, todo sistema computacional apresentará uma falha. O SGBD deve incorporar mecanismos de proteção

Leia mais

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Dispositivos de backup Backup do base de dados de

Leia mais

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Dispositivos de backup Backup do banco de dados de ICM Crie um dispositivo de dump de disco novo Crie um backup

Leia mais

INSTALAÇÃO DO LOGIX COM BANCO ORACLE

INSTALAÇÃO DO LOGIX COM BANCO ORACLE INSTALAÇÃO DO LOGIX COM BANCO ORACLE Passo 1) Baixar instalador do TotvsTec (para instalação em ambiente Linux, necessário baixar os dois instaladores para poder rodar o smartcliente no Windows) Passo

Leia mais

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Dispositivos de backup Backup do base de dados de

Leia mais

A instância Oracle é composta de :

A instância Oracle é composta de : Conceitos básicos da arquitetura do Oracle Uma instância Oracle consiste na System Global Area (SGA) e um conjunto de processos de segundo plano (background processes). Quando uma instância é iniciada,

Leia mais

Procedimento para reconstruir o Active ou a base de dados em standby na central principal devido fora da sincronização

Procedimento para reconstruir o Active ou a base de dados em standby na central principal devido fora da sincronização Procedimento para reconstruir o Active ou a base de dados em standby na central principal devido fora da sincronização Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de

Leia mais

Recomendações do backup de servidor do gerenciador de segurança 4.3

Recomendações do backup de servidor do gerenciador de segurança 4.3 Recomendações do backup de servidor do gerenciador de segurança 4.3 Índice Introdução Informações de Apoio A terra comum presta serviços de manutenção ao GUI CLI no server CS Restaure um backup Problema:

Leia mais

Recomendações do backup de servidor do gerenciador de segurança 4.3

Recomendações do backup de servidor do gerenciador de segurança 4.3 Recomendações do backup de servidor do gerenciador de segurança 4.3 Índice Introdução Informações de Apoio A terra comum presta serviços de manutenção ao GUI CLI no server CS Restaure um backup Problema:

Leia mais

CA ARCserve Backup para Windows

CA ARCserve Backup para Windows CA ARCserve Backup para Windows Guia do Agente para Oracle r15 Esta documentação e qualquer programa de computador relacionado (mencionados como parte que se segue como a "Documentação") destinam-se apenas

Leia mais

Conversão de ambientes

Conversão de ambientes Conversão de ambientes Single File System RAC ASM Backup + Restore + Conversão + Recovery ORIGEM DESTINO : BANCO DE DADOS ORACLE SINGLE EM FILESYSTEM NATIVO : BANCO DE DADOS ORACLE ORACLE RAC EM ASM Na

Leia mais

Pedro F. Carvalho Analista de Sistemas contato@pedrofcarvalho.com.br. RMAN: Ambiente de backup

Pedro F. Carvalho Analista de Sistemas contato@pedrofcarvalho.com.br. RMAN: Ambiente de backup RMAN: Ambiente de backup Olá amigos! Após algumas séries de colunas explicando os conceitos e modos que o RMAN pode trabalhar, iremos aprender a utilizar essa ferramenta para auxiliar os serviços administrativos

Leia mais

Faremos o backup do banco de dados de exemplo Northwind, após isso apagaremos o banco e depois vamos restaurá-lo.

Faremos o backup do banco de dados de exemplo Northwind, após isso apagaremos o banco e depois vamos restaurá-lo. Backup e Restauração de um Banco de Dados no SQL Server 2000 O objetivo deste tutorial é mostrar passo-a-passo como criar e restaurar um backup de banco de dados utilizando as ferramentas visuais do MS

Leia mais

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue Spectrum Miner Versão 8.0 Conteúdo 1 - Introdução Objetivo 4 Quem deve ler este manual 4 Documentação relacionada 4 2 - Visão geral da integração do Miner Visão geral da integração do Miner 6 3 - Instalação

Leia mais

Administração de BD. José Antônio da Cunha CEFET-RN

Administração de BD. José Antônio da Cunha CEFET-RN Administração de BD José Antônio da Cunha CEFET-RN Várias opções de bancos de dados podem ser definidas para cada banco de dados. Apenas o Administrador de Sistema (SA) ou o proprietário do banco de dados

Leia mais

Guia de função do exame médico completo do base de dados UCSM DME

Guia de função do exame médico completo do base de dados UCSM DME Guia de função do exame médico completo do base de dados UCSM DME Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Características do exame médico completo do base

Leia mais

Backup da fineza e configuração da elevação com SFTP

Backup da fineza e configuração da elevação com SFTP Backup da fineza e configuração da elevação com SFTP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Estabelecer o servidor SFTP Apoio Atualização Verificar Troubleshooting

Leia mais

Configurar a plataforma NFS para o backup ACS 5.x em Windows e em Linux

Configurar a plataforma NFS para o backup ACS 5.x em Windows e em Linux Configurar a plataforma NFS para o backup ACS 5.x em Windows e em Linux Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Opção 1: Use Windows Server como um dispositivo da

Leia mais

--========================================== MIRROR COM CERTIFICADO ===============================================

--========================================== MIRROR COM CERTIFICADO =============================================== -- ========================================================================================================== == --========================================== MIRROR COM CERTIFICADO ===============================================

Leia mais

Escrivão e Agente de Polícia

Escrivão e Agente de Polícia Escrivão e Agente de Polícia Questões Aula 10 Informática Prof. Renato da Costa Informática 1. (TRF FCC 2014) Considere os tipos de backup abaixo. Se um programa de backup souber quando o último backup

Leia mais

Backup do Samba 4. Introdução. Backup do samba4

Backup do Samba 4. Introdução. Backup do samba4 Backup do Samba 4 Introdução Este documento visa a orientação para a configuração de backup dos dados de configurações do Samba4. Porém, não é uma solução para backup dos arquivos dos usuários, servidor

Leia mais

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Opção 1: Use Windows Server como um dispositivo da plataforma NFS Opção 2: Use o servidor Linux como um dispositivo da plataforma

Leia mais

Número do documento: 214 Classificação: Não avaliado Última atualização: Tue, May 9, :44 AM

Número do documento: 214 Classificação: Não avaliado Última atualização: Tue, May 9, :44 AM Como instalar o PostgreSQL? Número do documento: 214 Classificação: Não avaliado Última atualização: Tue, May 9, 2017 7:44 AM O que é? O PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

Oracle 12c: Multitenant Architecture

Oracle 12c: Multitenant Architecture Oracle 12c: Multitenant Architecture Ricardo Portilho Proni ricardo@nervinformatica.com.br Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil. Para ver uma cópia

Leia mais

Faculdades Santa Cruz

Faculdades Santa Cruz Faculdades Santa Cruz Evandro Batista Liewerton Fernandes Backup e Bacula Trabalho apresentado pelos alunos do curso de Bacharel em Sistema de Informação, 8 semestre. Curitiba, 2016 Sumário 1.Backup...

Leia mais

Gerente de rede do centro de dados (DCNM) com backup da configuração de switch SFTP

Gerente de rede do centro de dados (DCNM) com backup da configuração de switch SFTP Gerente de rede do centro de dados (DCNM) com backup da configuração de switch SFTP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Procedimento Backup manual Backup (programado)

Leia mais

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configuração do backup/restauração Configurar o backup remoto alternativo local Programando o backup Crie o perfil

Leia mais

Cada instância exibe uma instalação separada, por exemplo, produção rodando sql server 2008 e testes rodando sql server 2012.

Cada instância exibe uma instalação separada, por exemplo, produção rodando sql server 2008 e testes rodando sql server 2012. Um banco de dados no SQL Server é composto de uma coleção de tabelas que armazena um conjunto específico de dados estruturados. Uma tabela contém uma coleção de linhas, também chamada de registros ou tuplas,

Leia mais

Configurar a restauração alternativa da configuração no módulo de FirePOWER com ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa)

Configurar a restauração alternativa da configuração no módulo de FirePOWER com ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa) Configurar a restauração alternativa da configuração no módulo de FirePOWER com ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio

Leia mais

TOP 20 ROTINAS QUE VOCÊ PODE AUTOMATIZAR HOJE!

TOP 20 ROTINAS QUE VOCÊ PODE AUTOMATIZAR HOJE! TOP 20 ROTINAS QUE VOCÊ PODE AUTOMATIZAR HOJE! Erro Zero; Mais barato que um administrador de redes; Faz qualquer tarefa repetitiva e manual; Flexibilidade para mudar processos automatizados dentro do

Leia mais

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de sub-rede

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de sub-rede Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de sub-rede Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Verifique

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0

Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0 Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instalação do SQL Server 2000 Informações Relacionadas

Leia mais

LogMiner Além do FlashBack Query

LogMiner Além do FlashBack Query LogMiner Além do FlashBack Query O Oracle LogMiner é uma ferramenta que permite consultas a arquivos de redo log s online e archives através de SQL. Os arquivos de redo contém o histórico da atividades

Leia mais

EXADATA NO AR, COMO FAÇO BACKUP? Andreia Rizzatto de Gouveia

EXADATA NO AR, COMO FAÇO BACKUP? Andreia Rizzatto de Gouveia 1 EXADATA NO AR, COMO FAÇO BACKUP? Andreia Rizzatto de Gouveia andreia.gouveia@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Esse artigo tem como objetivo principal expor possíveis cenários de implementação de políticas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO POSEAD. Curso Banco de Dados. Resenha Crítica: Backup e Recovery Aluno: Wilker Dias Maia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO POSEAD. Curso Banco de Dados. Resenha Crítica: Backup e Recovery Aluno: Wilker Dias Maia PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO POSEAD Curso Banco de Dados Resenha Crítica: Backup e Recovery Aluno: Wilker Dias Maia Brasília 2012 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- DESCRIÇÃO DO ASSUNTO... 4 2.1- Estrutura fisica

Leia mais

Oracle Database 12c: Workshop de Administração

Oracle Database 12c: Workshop de Administração Oracle University Contact Us: 0800 891 6502 Oracle Database 12c: Workshop de Administração Duration: 5 Days What you will learn O curso Oracle Database 12c: Workshop de Administração ensinará você sobre

Leia mais

Pontas para uma upgrade bem sucedido ao CallManager da Cisco 3.3

Pontas para uma upgrade bem sucedido ao CallManager da Cisco 3.3 Pontas para uma upgrade bem sucedido ao CallManager da Cisco 3.3 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Dicas para atualização Pesquise defeitos a instalação Registro

Leia mais

Técnica UNDO/REDO. Checkpoint

Técnica UNDO/REDO. Checkpoint Técnica UNDO/REDO Quando se percorre o Log forward para fazer REDO, é possível que um dado X tenha sido atualizado por mais de uma transação committed Variante da técnica UNDO/REDO detectar que X é atualizado

Leia mais

Padrão ix. Manual de Instalação do Q-Ware Server Versão

Padrão ix. Manual de Instalação do Q-Ware Server Versão Padrão ix Manual de Instalação do Q-Ware Server Versão 3.2.1.2 Copyright 2000-2016 Padrão ix Informática Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas

Leia mais

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida Backup Exec 2012 Guia de Instalação Rápida Instalação Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Instalação típica do Backup

Leia mais

Checkpoint. Checkpoint

Checkpoint. Checkpoint Checkpoint SGBD com alta demanda de transações Log de tamanho grande recovery demorado Checkpoint momento em que o SGBD grava no BD todas as atualizações feitas por transações disparo manual ou automático

Leia mais

Veeam Endpoint Backup FREE

Veeam Endpoint Backup FREE CONSULTORIA INFORMÁTICA DOWNLOAD GRATUITO Veeam Endpoint Backup FREE Visão Global do Produto Veeam Endpoint Backup FREE 1 Veeam Endpoint Backup está preparado para proteger a sua empresa. O Veeam Endpoint

Leia mais

Recuperação de uma senha de conta SQLSvc

Recuperação de uma senha de conta SQLSvc Recuperação de uma senha de conta SQLSvc Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problema Solução para o 3.0 das versões do CallManager, 3.1and 3.2 Solução para o

Leia mais

Real Application Cluster (RAC)

Real Application Cluster (RAC) Real Application Cluster (RAC) Anderson Haertel Rodrigues OCE RAC 10g anderson.rodrigues@advancedit.com.br AdvancedIT S/A RAC? Oracle RAC é um banco de dados em cluster. Como assim? São vários servidores

Leia mais

Servidor de monitoramento de LDAP que não falha sobre

Servidor de monitoramento de LDAP que não falha sobre Servidor de monitoramento de LDAP que não falha sobre Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Descrição Resolução Erros do monitor UCCX LDAP no visualizador

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Índice IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação.............. 1 IBM SPSS Modeler Entity Analytics (Lado do Cliente) 1 Requisitos de sistema..........

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

SGBD. Funções Básicas de um SGBD

SGBD. Funções Básicas de um SGBD SG Definição Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco dados. Funções básicas Métodos acesso Integrida Semântica Segurança Concorrência

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

Precisamos então realizar um backup full do banco no servidor principal e fazer a recuperação do backup no servidor espelho para então dar inicio ao

Precisamos então realizar um backup full do banco no servidor principal e fazer a recuperação do backup no servidor espelho para então dar inicio ao MIRROR SQL 2005 O SQL Server 2005 trouxe um novo recurso para garantir a alta disponibilidade das bases de dados, o recurso de espelhamento de bases de dados. O espelhamento de uma base de dados se assemelha

Leia mais

RADIUS avançado para clientes PPP de discagem

RADIUS avançado para clientes PPP de discagem RADIUS avançado para clientes PPP de discagem Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Notas de configuração Configurações Verificar Troubleshooting

Leia mais

Configurando a Autenticação de Requisições HTTP com o CE Executando o ACNS e o Microsoft Active Directory

Configurando a Autenticação de Requisições HTTP com o CE Executando o ACNS e o Microsoft Active Directory Configurando a Autenticação de Requisições HTTP com o CE Executando o ACNS 5.0.1 e o Microsoft Active Directory Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud Índice Analítico Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud... 2 Ativar o produto... 2 Fazer o download e a instalação do produto... 2 Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud...

Leia mais

UNINOVE Tec. Adm. e Des. de Sistemas. Administracão de Banco de Dados. ORACLE Backup / Recovery AULA 11

UNINOVE Tec. Adm. e Des. de Sistemas. Administracão de Banco de Dados. ORACLE Backup / Recovery AULA 11 UNINOVE Tec. Adm. e Des. de Sistemas Administracão de Banco de Dados ORACLE Backup / Recovery AULA 11 Prof. MsC. Eng. Marcelo Bianchi AULA 09 A ARQUITETURA DO ORACLE O conhecimento da arquitetura Oracle

Leia mais

PIX/ASA: Exemplo de configuração da característica da atualização automática do cliente do IPSec VPN

PIX/ASA: Exemplo de configuração da característica da atualização automática do cliente do IPSec VPN PIX/ASA: Exemplo de configuração da característica da atualização automática do cliente do IPSec VPN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como configurar a atualização

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL

Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL Oracle University Contact Us: 0-800-167225 Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL Duration: 5 Dias O que é que gostaria de aprender Conheça os fundamentos de SQL e PL/SQL usando o SQL Developer

Leia mais

SGBD. Definição. Funções básicas

SGBD. Definição. Funções básicas Definição Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco dados. Funções básicas Métodos acesso Integrida Semântica Segurança Concorrência

Leia mais

Administradores de Guardium

Administradores de Guardium Administradores de Guardium Perallis IT Innovation Soluções em Armazenamento de dados www.perallis.com contato@perallis.com +55 19 3203-1002 Conteúdo SOBRE ESTE CURSO...6 PÚBLICO-ALVO...6 OBJETIVO...6

Leia mais

--Depois que o backup for concluído, restaurá-lo no servidor Mirror usando a opção WITH NORECOVERY.

--Depois que o backup for concluído, restaurá-lo no servidor Mirror usando a opção WITH NORECOVERY. --Depois que o backup for concluído, restaurá-lo no servidor Mirror usando a opção WITH NORECOVERY. --Executar no SERVER-02/Mirror server RESTORE DATABASE CanalUseSQL FROM DISK = N'D:\DBBackup\CanalUseSQL.bak'

Leia mais

Política de Backup e Restore

Política de Backup e Restore Gestão de TI D.DIAT.01 1/10 No sentido de assegurar o acesso e a proteção das informações eletrônicas deste Tribunal, por meio de uma política de backup e restore que observe criteriosamente o modo e a

Leia mais

Lista - RAID. c) Redundância d) Capacidade

Lista - RAID. c) Redundância d) Capacidade Lista - RAID 1. O principal objetivo do RAID é a a) Autenticidade b) Compactação c) Redundância d) Capacidade e) Qualidade 2. As soluções de RAID 1 necessitam de, no mínimo, dois discos, possuem bom desempenho

Leia mais

Backups no Oracle. Comparação de três módulos para backup online de bancos de dados Oracle. Máquina de clonar

Backups no Oracle. Comparação de três módulos para backup online de bancos de dados Oracle. Máquina de clonar Comparação de três módulos para backup online de bancos de dados Oracle Máquina de clonar Soluções centralizadas para cópias de segurança poupam tempo, dinheiro e espaço. Bancos de dados também podem ser

Leia mais

Oracle Zero Downtime Migration (com Golden Gate)

Oracle Zero Downtime Migration (com Golden Gate) Oracle Zero Downtime Migration (com Golden Gate) Ricardo Portilho Proni ricardo@nervinformatica.com.br Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil. Para

Leia mais

Anais do 13º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 13º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE SCRIPT S PARA BACKUP E RESTORE EM BANCO DE DADOS ORACLE NO HOSPITAL SÃO LUCAS DE CASCAVEL RESUMO CAMPOS, Allison de Oliveira. 1 MAGNAGNAGNO, Odirlei Antonio. 2 O

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO CST e CSOSN Sumário Introdução... 3 Gerando backup... 3 Backup interno utilizando pendrive... 3 Como verificar se o arquivo de backup foi gerado... 5 Backup utilizando

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

Configurando o AutoAttendant com 3.0 CRA e CCM 3.2

Configurando o AutoAttendant com 3.0 CRA e CCM 3.2 Configurando o AutoAttendant com 3.0 CRA e CCM 3.2 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar o AutoAttendant de Cisco Tarefa 1: Adicionar pontos de rota CTI

Leia mais

Restauração da fábrica do ESM em CGR 2010

Restauração da fábrica do ESM em CGR 2010 Restauração da fábrica do ESM em CGR 2010 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Problema Solução Restauração da fábrica Recupere um ESM com uma imagem do software corrompida

Leia mais

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Configurar o servidor DNS Configurar o server CUCM Configurar o IM & o server da presença Trajeto do sinal Verificar Troubleshooting

Leia mais

Sumário. Recuperação de Falhas

Sumário. Recuperação de Falhas Sumário 1 Introdução ao Processamento de Consultas 2 Otimização de Consultas 3 Plano de Execução de Consultas 4 Introdução a Transações 5 Recuperação de Falhas 6 Controle de Concorrência 7 Fundamentos

Leia mais

Configurar as conferências do Cisco Meeting Server e CUCM Ad hoc

Configurar as conferências do Cisco Meeting Server e CUCM Ad hoc Configurar as conferências do Cisco Meeting Server e CUCM Ad hoc Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Configurar o CMS Configurar o CUCM Verificar Troubleshooting

Leia mais

O módulo ASA FirePOWER (SFR) pesquisa defeitos procedimentos de geração do arquivo usando ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa)

O módulo ASA FirePOWER (SFR) pesquisa defeitos procedimentos de geração do arquivo usando ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa) O módulo ASA FirePOWER (SFR) pesquisa defeitos procedimentos de geração do arquivo usando ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações

Leia mais

01 - Visão Geral do Ajuste de Desempenho do Banco de Dados 02 - Arquivos de Alert e Trace do Oracle

01 - Visão Geral do Ajuste de Desempenho do Banco de Dados 02 - Arquivos de Alert e Trace do Oracle Planejamento Parte 1 01 - Visão Geral do Ajuste de Desempenho do Banco de Dados 02 - Arquivos de Alert e Trace do Oracle 03 - Utilitários e Visões Dinâmicas de Performance 04 - Otimizando a Shared Pool

Leia mais

Exemplo de configuração do módulo do shell CLI do Cisco IOS

Exemplo de configuração do módulo do shell CLI do Cisco IOS Exemplo de configuração do módulo do shell CLI do Cisco IOS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Tubulações e reorientação Applet encaixados

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais