Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1"

Transcrição

1

2 Apresentação do Projeto As empresas vem buscando novas estratégias de criação de novos espaços dentro de um mercado extremamente competitivo (o chamado oceano azul ) e uma separação da concorrência já existente (chamado de oceano vermelho ). Uma das estratégias é exatamente trabalhar mudanças programáticas em produtos já existentes, os chamados produtos com Este projeto visa, com o uso de muita criatividade e estudo de mercado aprofundado, a possível navegação neste oceano azul, promovendo a modificação de um produto já existente.

3 Objetivos deste Projeto Fazer com que os alunos percebam a agência como parceira da empresa cliente desde o desenvolvimento do produto até a realização da campanha. Fazer com que os alunos exerçam a sua CRIATIVIDADE, sempre pensando no públicoalvo e na linguagem que este público está acostumado, nas diversas plataformas comunicacionais. Fazer com que os alunos compreendam as funções dos executivos de Marketing que atuam nas empresas e a interface de trabalho conjunto desenvolvido pelos publicitários durante os processos. Proporcionar aos alunos a experiência de desenvolvimento de uma campanha online.

4 Regras Gerais O Projeto Discente é uma atividade obrigatória e necessária para o 4º semestre do curso de graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, da Universidade Nove de Julho. Exige do aluno (regularmente matriculado) o emprego, de maneira prática, dos conhecimentos adquiridos ao longo dos semestres anteriores, bem como a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas em andamento no quarto semestre. Exige também maturidade profissional e criatividade na busca de soluções em estratégias de marketing e de comunicação, cumprimento das atividades solicitadas e dos prazos estipulados e capacidade de trabalho em equipe. Seu regulamento deve ser cumprido rigorosamente. Neste guia, são abordados os procedimentos e prazos obrigatórios para elaboração do Projeto Discente.

5 Constituição das Agências 1. Os alunos devem se organizar em equipes (Agências), de no mínimo 4 e, no máximo, 7 alunos. Não serão aceitas agências com número de integrantes inferior a 4 ou superior a 7. Não há Projeto Discente individual, exceto nos casos relatados no item Realocação de integrantes: A - a mesma equipe deverá realizar o Projeto Discente até o final. Casos em que a Agência/Grupo decidir, por unanimidade, sobre a incompatibilidade de algum integrante, o caso deverá ser relatado aos professores e estes devem registrar na folha oficial da Uninove, sendo assinado por todos os integrantes; B - o desligamento de um aluno da agência só poderá ser feito ao término de cada etapa do trabalho; C - uma vez retirado da agência, seguindo todos os procedimentos relatados acima, o aluno deverá tentar se realocar em outra Agência/grupo da sala. Não é papel dos professores providenciarem esta realocação. Caso o aluno não consiga se realocar, este deverá dar continuidade ao Projeto Discente sozinho, com o mesmo cliente, até o final do semestre; D - os alunos remanescentes nas agências são responsáveis pela conclusão do projeto. 3. Orientações: serão realizadas a critério do professor que deverá decidir a dinâmica de orientação do projeto junto aos grupos. Orientações coletivas poderão ocorrer dependendo das dificuldades comuns das diversas equipes de alunos. A orientação individual poderá ocorrer também durante o período de aulas, antes do intervalo ou após o intervalo durante o semestre.

6 Constituição das Agências 4. cada equipe deverá obrigatoriamente ter um em nome da Agência, em que todos os integrantes tenham livre acesso. Todo e qualquer contato realizado pelos professores será realizado através deste . Este deve ser o único a constar na Ficha Cadastral da agência e deve ser utilizado exclusivamente para assuntos relacionados ao Projeto Discente. Não serão permitidas alterações de durante o semestre. 5. A Ficha Cadastral (disponibilizada em deverá ser preenchida e entregue aos professores das disciplinas envolvidas no Projeto. 6. Responsabilidade: é papel de todos os integrantes da Agência zelar pela entrega das atividades nos prazos estabelecidos em orientação. Além disso, a Agência deve prezar pela boa qualidade dos trabalhos, inclusive, em relação à Língua Portuguesa e normas ABNT. É essencial, no Projeto Discente, a divisão bastante sólida e clara das responsabilidades de cada integrante da Agência, para que haja uma boa dinâmica de trabalho em equipe. 7. Plágio: caso os professores notem qualquer plágio no trabalho, este será anulado e todos os integrantes receberão nota zero. Toda informação deverá mencionar/citar fonte bibliográfica conforme normas ABNT.

7 A escolha do Cliente Os alunos, sob orientação do professor de Comunicação Integrada, deverão: Buscar informações junto à empresa escolhida. O produto escolhido para este projeto deverá ser da linha de biscoitos recheados (doces ou salgados). Deverão conhecer e preencher o BRIEFING através da coleta de informações, e Análises de Micro e Macro Ambientes, Concorrência e público-alvo consistentes e relacionadas ao setor/área de atuação de negócio da empresa. Deverão definir um dos produtos da empresa e efetuar modificações em suas características promovendo assim a extensão da linha. Ex: Chocolate Bis com cobertura extra de chocolate meio amargo e granulado de chocolate. Esta ideia é minha, não poderá ser utilizada neste projeto!

8 Disciplinas que contemplam o Projeto Discente Disciplinas obrigatórias - Escolha da empresa Cliente Etapas -Definição do produto a ser modificado - Aprovação de Cliente e produto a ser trabalhado Comunicação Integrada -Análise da empresa Cliente e da linha do produto escolhido para ser modificado -Análise do público-alvo -Análise da Concorrência -Elaboração de um Plano de Ações Integradas para a divulgação da extensão da linha do produto -Orientar a Coleta de dados secundários contribuindo com o Pesquisa em Publicidade e Propaganda preenchimento do Briefing; -Elaboração de um Projeto de Pesquisa para verificar a aceitação da extensão da linha de produtos; -Aplicação da pesquisa, construção de tabulações e gráficos; -Análise dos dados obtidos; - Recomendações ao Cliente.

9 Disciplinas que contemplam o Projeto Discente Disciplinas obrigatórias Propaganda Digital Etapas Criação de uma nova embalagem para o produto modificado e um mockup (boneco de um produto ou embalagem em qualquer escala, geralmente utilizado para produção fotográfica ¹ ) Elaboração da Campanha (online) de divulgação da extensão da linha do produto escolhido Planificação de Meios Linguagem Radiofônica Planejar a campanha de lançamento do produto modificado; Execução do plano de mídia online e offline Resultados esperados para esta campanha Criação de uma peça publicitária para Rádio (Spot), sobre o novo produto, com duração de 30 Criação de um Jingle para ser veiculado juntamente com a peça online do produto ¹ LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade: a Verdadeira Alma do Negócio. 1ª ed. São Paulo: Thomson, 2003, p. 204.

10 Briefing 1. Nome da Empresa: 2. Ramo de atuação/negócio da Empresa: 3. História da Empresa: 4. Linhas de Negócios da Empresa: 5. Produtos e/ou Serviços: 6. Missão: 7. Visão: 8. Valores e Políticas empresariais: 9. Posicionamento: 10. Concorrentes Diretos: 11. Concorrentes Indiretos:

11 Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /2 Briefing 12. Definir o público alvo: Para fazer a descrição do perfil do público alvo é necessário mencionar informações referentes às Variáveis de Segmentação (Geográfica, Psicográfica, Comportamental e Demográfica), ou seja, informar onde o público-alvo está localizado no âmbito local, regional, nacional, internacional, a classe social, idade, sexo, hábitos e atitudes de consumo, estilo de vida, tendências comportamentais e culturais do público ao qual será direcionada a campanha de divulgação da extensão do produto. 13. Definição dos Objetivos: a) Objetivos de Marketing b) Objetivo de Comunicação Após este levantamento, a agência deverá partir para o Plano de Lançamento do produto modificado, bem como sua embalagem (mockup) e estratégias de lançamento. O Chevrolet Monza trazia a assinatura do já falecido estilista Clodovil Hernandes nos bancos, além de um jogo exclusivo de malas de viagem.

12 Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /2 Etapas de Cada Disciplina Conteúdo a ser solicitado e avaliado pelas disciplinas envolvidas: Comunicação Integrada: Orientar, acompanhar e avaliar as Análises solicitadas, a elaboração/preenchimento do Briefing e a definição de plano de ações integradas. Pesquisa em Publicidade e Propaganda: deverá orientar na Coleta de informações através de pesquisa de informações/dados: primário e secundário contribuindo com o preenchimento do Briefing. Também deverá orientar e acompanhar o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, a construção do questionário, a tabulação, a análise de resultados e o desenvolvimento da Pirâmide Analítica. Propaganda Digital: Orientar o desenvolvimento da campanha online para divulgação da extensão da linha do produto escolhido. Planificação dos Meios: Orientar o desenvolvimento do Plano de Mídia de acordo com o público-alvo definido para o produto, a escolha dos melhores meios e veículos de comunicação para a divulgação. Linguagem Radiofônica: De acordo com os conteúdos ministrados em aula, os alunos deverão criar um spot e um jingle sobre o produto modificado, a serem usados na campanha online e offline.

13 Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /2 Avaliações Aspectos interdisciplinares que serão verificados: 1- Interfaces entre informações de Planejamento Estratégico de Marketing e de Comunicação: funções e atribuições do Marketing e da Agência de Propaganda 2-Reconhecimento e definição de conceitos utilizados nas áreas bem como também apontar problemas e soluções estratégicas de Marketing e criativas em comunicação que correspondam aos objetivos de Marketing da empresa Sistema avaliativo: A execução do Projeto Discente/ Integrador é obrigatório aos alunos como parte de avaliação (AV3) correspondendo, no máximo, a 100% da nota total ou seja 10 pontos.

14 Cronograma Etapas/Atividades Disciplinas Prazos Formação das Agências De 23/2 a 23/3 Escolha da Empresa e do produto a ser modificado De 23/2 a 23/3 Coleta de Informações da empresa, da principal empresa concorrente, do setor de atuação/negócio da empresa, do consumidor e outras informações. Comunicação Integrada De 12/3 a 5/4 Realização de pesquisa de aceitação da extensão da linha do produto Pesquisa em Publicidade e Propaganda De 2/4 a 18/5 Análise de macro e microambiente Comunicação Integrada De 2/4 a 20/4 Elaboração do Plano de Mídia Planificação dos Meios De 23/4 a 25/5 Elaboração de Campanha Online Propaganda Digital De 23/4 a 1/6 Elaboração do spot e do jingle Linguagem Radiofônica De 23/4 a 1/6

15 Atividades Complementares vinculadas ao Projeto A atividade complementar deve ser desenvolvida para as disciplinas especificadas abaixo. A atividade complementar somente será validade se cumpridas as especificações determinadas no campo Atividade. Para que se valide as atividades complementares (individuais ou em equipe) deve ser entregue relatório digitado com os seguintes dados: Nome completo RA CPF Disciplina Descrição da atividade desenvolvida (Anexar ingresso e/ou fotos) Assinatura do aluno ou alunos (se for em equipe). Carga horária a ser validada da atividade complementar (conforme tabela) DISCIPLINA CARGA HORÁRIA ATIVIDADE Comunicação Integrada 6h Visita técnica à Empresa escolhida, entrevistando o Gerente de Marketing/Produto sobre as atribuições deste cargo (entregar a transcrição da entrevista). Propaganda Digital 4h Visita ao Museu da Imagem e do Som, com entrega de relatório ao Professor da disciplina. Planificação dos Meios 6h Entrevistar um Profissional da área de Mídia (Agência de Publicidade e Propaganda ou de Pesquisa de Mídia). Pesquisa em Publicidade e Propaganda 2h Coleta dos dados primários, tabulação e análise dos dados e recomendações ao cliente, entregues na data limite. Linguagem Radiofônica 6h Visitar uma emissora de rádio (setor de promoção) ou uma produtora de áudio e fazer um relatório das atividades desenvolvidas pelos profissionais destas áreas.

Curso de Publicidade e Propaganda

Curso de Publicidade e Propaganda GUIA DO PROJETO EXPERIMENTAL Curso de Publicidade e Propaganda 2017/2 1. INTRODUÇÃO As atividades do Projeto Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda dividem-se em 8 créditos com carga horária

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 Assim se faz Assim não se faz Criatividade com Ética Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 O que é o Projeto? O Projeto Portfólio Campanha Responsável é uma atividade obrigatória

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARILIA PUBLICIDADE E REGULAMENTO PRÉ-PROJETO REGULAMENTO PRÉ-PROJETO 1. O Projeto O pré-projeto experimental é uma atividade interdisciplinar que envolve o 5º e 6º termos do curso

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 4 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 4 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Semestre Publicidade e Propaganda 4º semestre Trabalho Interdisciplinar PP 4 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir de

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Publicidade e Propaganda Semestre 5º semestre 2017/2 Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir

Leia mais

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 Conceitos e Roteiros UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 O que é o Briefing? É o levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017 Edital de Seleção de Bolsistas para o Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM para o período de março de 2017 a dezembro

Leia mais

21º SET Universitário

21º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Regulamento Apresentação O SET universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

22º SET Universitário

22º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 22º SET Universitário Regulamento Apresentação O SET universitário é um evento que estimula a troca

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR EDITAL N 02/2018 PARA SELEC A O DE BOLSISTAS O Projeto Agência Escola de Comunicação Pública e Difusão Científica e Cultural

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno Planejamento Multimídia Prof. Bruno Moreno Sumário Aula 12 (04/04/2011) Plano de Mídia Avisos Entrega do briefing com correções Motivações Do ponto de vista da empresa cliente: Justificar o investimento;

Leia mais

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy O que é o FAPCANNES? Festival de Comunicação O FapCannes - Festival de Comunicação

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Edital da MOSTRA DE PUBLICIDADE UVA 2016 Universidade Veiga de Almeida - Tijuca

Edital da MOSTRA DE PUBLICIDADE UVA 2016 Universidade Veiga de Almeida - Tijuca Edital da MOSTRA DE PUBLICIDADE UVA 2016 Universidade Veiga de Almeida - Tijuca As Coordenações do Curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida, Campi Tijuca e Downtown, convocam seus alunos para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I E II DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Art. 1º Os Estágios Supervisionados I e II representam parte integrante do currículo do Curso de Bacharelado

Leia mais

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE O Concurso O Concurso é estritamente Cultural e Artístico, promovido durante a semana de Engenharias e Arquitetura da

Leia mais

Edital IX MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES 20 de Setembro de 2017

Edital IX MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES 20 de Setembro de 2017 1 Edital 2017 IX MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES 20 de Setembro de 2017 Mogi das Cruzes SP Edital nº 01/2017 CHAMADA DE TRABALHOS A Comissão Organizadora do IX MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO Atualização: 29/01/2019 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 3 2. DEFINIÇÃO 3 3. DIRETRIZES 4 4. PUBLICIDADE E MATERIAL TÉCNICO 5 5. PROCESSOS DE APROVAÇÃO 6 6. SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PUBLICIDADE

Leia mais

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE O Prêmio Job do Ano é uma iniciativa do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da Unoesc Joaçaba em conjunto com o Centro

Leia mais

Regulamento do Concurso Cultural de Produção de Curtas da VII Edição Temática Anual do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Não- Violência. 1.

Regulamento do Concurso Cultural de Produção de Curtas da VII Edição Temática Anual do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Não- Violência. 1. Regulamento do Concurso Cultural de Produção de Curtas da VII Edição Temática Anual do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Não- Violência. 1. O Concurso de produção de Curtas para a VII Edição Temática Anual

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE TRABALHO DE CURSO

REGULAMENTO GERAL DE TRABALHO DE CURSO REGULAMENTO GERAL DE TRABALHO DE CURSO 1 REGULAMENTO GERAL DE TRABALHODE CURSO REDENÇÃO PA JANEIRO/2019 Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida Av. Brasil Nº1435 - Alto Paraná - Redenção PA Fone/fax:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

O Prêmio Blink de Criação Publicitária para Rádio - edição tem como finalidade a

O Prêmio Blink de Criação Publicitária para Rádio - edição tem como finalidade a A. Objetivo O Prêmio Blink de Criação Publicitária para Rádio - edição 2019 - tem como finalidade a promoção do mercado publicitário local, sendo o único evento do Brasil destinado à premiação dos materiais

Leia mais

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO EDITAL Nº. 01/2018 PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2017/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ORIENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM PROL DA MELHORIA DO

Leia mais

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 3

EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 3 EAD CENTRO PAULA SOUZA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL MANUAL DO PROJETO INTERDISCIPLINAR 3 SÃO PAULO 2017 (2º semestre) 2 Sumário 1 Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) I - CONCEITO E OBRIGATORIEDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é obrigatório e consta na matriz curricular dos

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP ANEXO II REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP CAPÍTULO I DA FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º

Leia mais

Edital 01/2018 Seleção de estagiários para a Editora Universitária

Edital 01/2018 Seleção de estagiários para a Editora Universitária Edital 01/2018 Seleção de estagiários para a Editora Universitária A Editora Universitária torna pública a realização de processo de seleção de estagiários, destinado a graduandos dos cursos de Bacharelado

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica para Alunos de Graduação

Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica para Alunos de Graduação Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica para Alunos de Graduação Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional Profª Maria Lage Porque fazer Mobilidade Acadêmica??? Porque fazer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta o Estágio Profissional Supervisionado no Curso de Ciências Sociais Bacharelado, em conformidade

Leia mais

2.1. Exposição de fotografias cientificas dos discentes para as comunidades acadêmica e externa;

2.1. Exposição de fotografias cientificas dos discentes para as comunidades acadêmica e externa; INSCRIÇÃO PARA O I ENCONTRO DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA A Ciência em Foco DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE Campus Acaraú O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE),

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores.

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores. REGULAMENTO O 8º FGP No próximo dia 30 de novembro serão conhecidos os melhores profissionais do mercado publicitário no período 2012/2013. Mantendo o sucesso da premiação do ano anterior, o 8º FGP irá

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2015 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. APRESENTAÇÃO Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre as Atividades Complementares dos Cursos da FAECE (Faculdade

Leia mais

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do estado

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º

Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º Centro Universitário Newton Paiva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Curso Publicidade e Propaganda Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º - 2009 PROFESSORES PARTICIPANTES:

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA As modalidades de TCC do curso de Comunicação Social do Instituto Municipal de Ensino Superior De Assis - IMESA compreendem

Leia mais

Edital para o Programa de Monitoria

Edital para o Programa de Monitoria Edital para o Programa de Monitoria - 2018.1 A Faculdade Estácio de Castanhal torna pública a abertura do processo seletivo para o Programa de Monitoria conforme as disciplinas por área constantes do Anexo

Leia mais

Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação

Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação Profª Me. Taís Vieira taisvp@yahoo.com.br 2013 SUMÁRIO 1 ASPECTOS GERAIS...

Leia mais

Superior de Tecnologia em Marketing

Superior de Tecnologia em Marketing DISCIPLINA PROFESSOR Fundamentos da Administração e Marketing Adriano Alves e Luciane Barbosa Comportamento do Consumidor Gisleine Fregoneze Ética, Política e Sociedade Tiaraju Dal Pozzo Pez Economia Giovani

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia da Computação NORMAS COMPLEMENTARES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO O Colegiado

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA PROGRAMA DE MONITORIA CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 01/2017 O DIRETOR do Curso de Direito da UniEVANGÉLICA, no uso de suas atribuições regimentais e o NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITO DA UniEVANGÉLICA-NPDU,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA DO IFRS CAMPUS ERECHIM MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA DO IFRS CAMPUS ERECHIM Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução Nº 22, de 13 de junho de 2017.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA Edital Nº 05/2015, de 18 de março de 2015. VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

SOLAR GRUPO. ON LiNE TRIBUNA TRIBUNA DEMINAS

SOLAR GRUPO. ON LiNE TRIBUNA TRIBUNA DEMINAS REGULAMENTO Milhões de ideias brotam das mentes criativas a cada instante. Algumas viram realidade. E outras fazem história. São estes momentos especiais, transformados em anúncios, que o Grupo Solar de

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

Modelo de Briefing de Criativo Completo

Modelo de Briefing de Criativo Completo Modelo de Briefing de Criativo Completo O Briefing Criativo deve ser o mais referencial possível, portanto o mais direto, objetivo e preciso em relação às informações para os criativos. Não existe um modelo

Leia mais

A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação, no uso de suas atribuições institucionais, aprova:

A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação, no uso de suas atribuições institucionais, aprova: PORTARIA NORMATIVA Nº 01/12 DE 01 de fevereiro de 2012. A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação, no uso de suas atribuições institucionais, aprova a revisão do regulamento para a elaboração do

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016. A CONEVA JR torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização da seleção para o cargo de trainee.

EDITAL Nº 001/2016. A CONEVA JR torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização da seleção para o cargo de trainee. CNPJ:21.544.212/0001-00 conevajr@gmail.com (48)3721-7190 Rodovia Ulysses Gaboardi, Km 3 Curitibanos SC- CEP:89520000 EDITAL Nº 001/2016 DISPÕE SOBRE A SELEÇÃO DE TRAINEES. A CONEVA JR torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 04/2017 PRE/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS PARA A INCUBADORA SOCIAL DA UFSM A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenação Geral da Incubadora Social da

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091 Município: São Carlos Eixo

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado Este documento regulamenta e normatiza a realização do estágio curricular supervisionado, explicando detalhadamente como funciona

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Anexo II REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Capítulo I Constituição e Objetivos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA SÃO PAULO ABRIL DE 2018 Sumário

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES Orientar o aluno durante o desenvolvimento do Plano de Trabalho, modelo disponível no Sites Docentes:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

POLÍTICA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES

POLÍTICA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES POLÍTICA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES Este material foi elaborado pela DOMO INVEST Gestora de Ativos Financeiros e Valores Mobiliários Ltda. ( DOMO Invest ou Gestora

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon.

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon. Atendimento Segmentação do Mercado Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento SEGMENTAÇÃO DE MERCADO O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de Marketing em

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente

Leia mais

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Variação linguística: usos e adequação da linguagem. Estrutura e funcionamento da língua portuguesa. Aspectos lexicais e gramaticais do Português: morfossintáticos,

Leia mais

XVIII FESTICOM REGULAMENTO

XVIII FESTICOM REGULAMENTO Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Curso de Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Social hab: Publicidade e Propaganda XVIII FESTICOM O Festival de Comunicação

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO TCC I Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014 Dispõe sobre Processo Seletivo de Funcionários para a vaga de Técnico Administrativo III para o Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

Leia mais

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

EDITAL DO PRÊMIO CANDANGO UNIVERSITÁRIO 2017

EDITAL DO PRÊMIO CANDANGO UNIVERSITÁRIO 2017 Brasília - 2017 1 DA NATUREZA DO PRÊMIO 3 1.1 Objetivo e Finalidades 3 1.2 Justificativa 3 1.3 Cenário Atual 4 2 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 5 2.1 Quem pode participar 5 2.2 Inscrição 5 2.3 Requisitos 5 3 DO

Leia mais

EDITAL INTERNO DE INSCRIÇÃOCENTRO PAULA SOUZA FATEC JUNDIAÍ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL 01/2019

EDITAL INTERNO DE INSCRIÇÃOCENTRO PAULA SOUZA FATEC JUNDIAÍ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL 01/2019 Cronograma 2018-2019 A partir de 18 de junho de 2019 - Divulgação do Edital na intranet 18/06/2019 a 07/08/2019: Inscrições de novos projetos Até 10/08/2019 - Respostas aos orientadores e orientandos quanto

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 28 de novembro de 2013.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 28 de novembro de 2013. RESOLUÇÃO CAS Nº 24/2013 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013 ALTERA A RESOLUÇÃO CAS 10/2013 E DISPÕE SOBRE REGULAMENTO DA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PPC 2009 e PPC 2013 DAS FACULDADES

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais