UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011"

Transcrição

1 Conceitos e Roteiros UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011

2 O que é o Briefing? É o levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente fornece à agência para orientar o trabalho de planejamento. Ele serve de guia para a produção de uma campanha. Chama-se de briefing o levantamento de informações pertinentes à empresa e ao produto que se pretende divulgar.

3 Briefing Geralmente, as empresas fornecem poucos dados e, nesse caso, é obrigação da agência efetuar um levantamento mais aprofundo de dados e informações. Em resumo, um briefing deve ter conter todas as informações precisas e RELEVANTES ao produto, à empresa, à concorrência e ao mercado.

4 Briefing É pelo briefing que a agência sabe com fundamento o que o cliente deseja. No entanto, o que o cliente deseja????

5 Briefing O que o cliente espera como resultado? Que sua marca seja altamente reconhecida? Quer aumentar as vendas do produto? Quer combater a concorrência? Quer informar os benefícios de um produto? SIM, TUDO, SIM, TUDO...

6 Briefing É preciso, no entanto, priorizar esses objetivos, isto é, saber o que é mais IMPORTANTE para a empresa anunciante em face dos serviços da agência. O papel da agência nesse momento é relevantíssimo. Em uma conversa informal, o atendimento de uma agência poderá detectar essas prioridades.

7 Briefing O método mais indicado é o de QUESTIONAMENTO, também informal. Para que esse método dê resultado, o atendimento precisa ter em mente algumas perguntas-chave. Para isto ele deve preparar-se antes da reunião com o cliente, com um checklistmental. É uma espécie de roteiro, para que todos os tópicos sejam abordados.

8 Briefing Esse roteiro não deve ser entregue às empresas anunciantes. Um amontoado de perguntas pode inibir o anunciante, prejudicando o andamento do projeto. As informações consideradas CONFIDENCIAIS só serão divulgadas após algum tempo, quando o grau de confiança na relação agência-anunciante aumentar.

9 Briefing No entanto, mesmo após esse tempo muitas empresas relutam em fornecer alguns dados que julgam não ser importantes para desenvolver uma campanha de publicidade. Fornecem apenas o objetivo de comunicação. Por exemplo: Objetivos de mercado; A quantidade de produto que pretende vender em um determinado período.

10 Briefing... Uma boa parceria sempre leva a um bom resultado. (LUPETTI, 2000). Quando o anunciante é cliente antigo da agência, esta última já possui uma série de informações sobre a empresa, sobre seus produtos e sobre o mercado de atuação. Resta, então, detectar o que o anunciante pretende com a campanha publicitária.

11 Briefing Em se tratando de um primeiro contato com o cliente, as informações tornam-se instrumentos de trabalho. Caso o anunciante não forneça todas as informações (instrumento de trabalho) que a agência considere interessante, é preciso que a equipe de pesquisa saia em busca delas.

12 A utopia de um briefing clássico completo... Um briefing clássico completo é praticamente uma utopia. Ele não é praticado nem por agências de comunicação nem por empresas de grande porte habituadas a informar todos os detalhes aos parceiros de comunicação (LUPETTI, 2000). É uma ferramenta que deve ser trabalhada quando a agência ganha um cliente novo.

13 A utopia de um briefing clássico completo... Muitos publicitários consideram esse briefing uma coisa acadêmica ou briefing de faculdade. E eles têm razão. O que muitos não sabem é o que deve conter O que muitos não sabem é o que deve conter um briefing completo.

14 A utopia de um briefing clássico completo... Principais tópicos: A empresa e os produtos. A força de venda e a distribuição dos produtos. O mercado O consumidor e o público-alvo Comunicação e pesquisa Objetivo da empresa quanto ao produto Objetivos de comunicação Problemas

15 Um briefing prático Deve apresentar: O fato principal; Os problemas que devem ser resolvidos; O PACOTE; As obrigatoriedades e limitações; e Os compromissos dos clientes.

16 Um briefing prático FATO PRINCIPAL Resume o que a agência deverá trabalhar. Por exemplo: lançamento de produto; aniversário da empresa; campanha institucional; (re)posicionamento de produto; nova embalagem, novos usos, campanha de promoção ou outros fatos.

17 Um briefing prático PROBLEMAS QUE DEVEM SER RESOLVIDOS O cliente deve informar o que espera da agência. Por exemplo: Combater a concorrência com a comunicação e levar o consumidor ao ponto-de-venda para que ele compre os produtos.

18 Um briefing prático PA = Público-alvo C = Concorrência O= Objetivos TE= Tema

19 Um briefing prático PA= O anunciante deverá informar à agência seu PA e seu consumidor. Todos os detalhes que a empresa puder informar sobre seus clientes se somarão às futuras pesquisas da agência.

20 Um briefing prático CONCORRÊNCIA Os concorrentes podem ser diretos ou indiretos.

21 Um briefing prático OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO O que o cliente espera que a comunicação solucione.

22 Um briefing prático TEMA É sabido que toda comunicação possui um tema ou um conceito. Por vezes, os anunciantes solicitam que o tema da Por vezes, os anunciantes solicitam que o tema da campanha anterior seja mantido.

23 Um briefing prático Obrigatoriedades e limitações Anunciante deverá informar os pontos obrigatórios e/ou os limites de seu mercado de atuação. Exemplo: propaganda de cerveja e medicamento. Se beber não dirija. HORÁRIO RESTRITO. Se persistirem os sintomas, consulte um médico.

24 Um briefing prático COMPROMISSOS DO CLIENTE ANUNCIANTE Luminosos e painéis; Permutas com os veículos de comunicação; É recomendável ouvir o cliente sobre indicações É recomendável ouvir o cliente sobre indicações de veículos na programação de mídia.

25 Referências Bibliográficas: CORREA, R. Planejamento de Propaganda. Ed. Global, SãoPaulo,2004.p FERRARI, Flávio. Planejamento e Atendimento a artedoguerreiro.sãopaulo:loyola,2002.p LUPETTI, L. Planejamento de Comunicação. Ed. Futura, SãoPaulo,2000.p SANT ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7 Ed. São Paulo: Pioneira ThomsonLearning, 2002.

Etapas de um Briefing Parte 3. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas:

Etapas de um Briefing Parte 3. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: Etapas de um Briefing Parte 3 UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 24.03.11 Etapas: Comunicação e Pesquisa; Objetivos da empresa quanto ao produto;

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno

Planejamento Multimídia. Prof. Bruno Moreno Planejamento Multimídia Prof. Bruno Moreno Sumário Aula 12 (04/04/2011) Plano de Mídia Avisos Entrega do briefing com correções Motivações Do ponto de vista da empresa cliente: Justificar o investimento;

Leia mais

O Briefing no Planejamento de Comunicação

O Briefing no Planejamento de Comunicação O Briefing no Planejamento de Comunicação O BRIEFING Briefing é o resumo escrito das informações coletadas junto ao cliente. Serve para orientar o desenvolvimento de um planejamento, de forma a proporcionar

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1

Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1 Apresentação do Projeto As empresas vem buscando novas estratégias de criação de novos espaços dentro de um mercado extremamente competitivo (o chamado oceano azul ) e uma separação da concorrência já

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa. Dra. Flávia

Leia mais

FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1

FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1 FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1 Pollyana Rodrigues Fagundes RIBEIRO 2 Ricardo da Silva MAGALHÃES 3 Isabela Leandra Santana de ALMEIDA 4 Faculdade Atual da Amazônia, Boa Vista, RR RESUMO Este

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

Prof.Ms. Paulo Cinti. Aula 28/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti

Prof.Ms. Paulo Cinti. Aula 28/02/2011 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA. Prof.Ms. Paulo Cinti PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II Aula 28/02/2011 VERBA DE PROPAGANDA Propaganda incluindo a parte de produção, veiculação e material para ponto-de-venda; Promoção de vendas considerando não só o custo da campanha

Leia mais

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARILIA PUBLICIDADE E REGULAMENTO PRÉ-PROJETO REGULAMENTO PRÉ-PROJETO 1. O Projeto O pré-projeto experimental é uma atividade interdisciplinar que envolve o 5º e 6º termos do curso

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto

Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, Ciclo de Vida de Produto Planejamento de Campanha 5: Os tipos de Campanha, estratégias e o Ciclo de Vida de Produto UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 01.09.2011 Tipos de

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

O planejamento de campanha publicitária deverá contemplar os seguintes pontos:

O planejamento de campanha publicitária deverá contemplar os seguintes pontos: 1 UNIBAN Unidade Marte Curso Comunicação Social Publicidade e Propaganda Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Turma: CO33A3 ORIENTAÇÕES PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 2 SEMESTRE Objetivo:

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DO VAREJO

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DO VAREJO O que é um posicionamento do varejo? a) É o slogan da loja b) É o endereço onde ela está c) É a descrição da imagem que um negócio pretende ter para sua marca e suas lojas O que é um posicionamento do

Leia mais

Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino

Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino Professora: Maria Collier de Mendonça Data: 08-02-12 Disciplina: Planejamento de Campanhas Publicitárias I Curso: Com. Social (Publicidade)

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

Agência Sapiens Experimental de Publicidade e Propaganda 1 A Agência Junior mais desejada do Brasil

Agência Sapiens Experimental de Publicidade e Propaganda 1 A Agência Junior mais desejada do Brasil 1 Agência Sapiens Experimental de Publicidade e Propaganda 1 A Agência Junior mais desejada do Brasil Michelle Siqueira Figueira de FREITAS 2 Paulo Sérgio Montalvão RIBEIRO 3 Universidade Estácio, Rio

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Abrigo de Ônibus Mídia Alternativa campanha Boca D água Delicatessen 1

Abrigo de Ônibus Mídia Alternativa campanha Boca D água Delicatessen 1 Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Abrigo de Ônibus Mídia Alternativa campanha Boca D água Delicatessen 1 RESUMO Allan CÉSAR 2 Arthur MEDEIROS 3 Emanuelly DINIZ

Leia mais

Porque, na página 13 (item 6.5.6), está escrito na letra f) II. Deve ser desconsiderado o repasse de parte do desconta da agência.

Porque, na página 13 (item 6.5.6), está escrito na letra f) II. Deve ser desconsiderado o repasse de parte do desconta da agência. Recife, 17 de maio de 2019. RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO DA CONCORRÊNCIA CONJUNTA Nº 001/2019. OBJETO: Contratação de agência de publicidade e propaganda para prestação de serviços publicitários,

Leia mais

Eles querem ser amigos do seu paladar, campanha de promoção de vendas para o Baja Califórnia Bar 1

Eles querem ser amigos do seu paladar, campanha de promoção de vendas para o Baja Califórnia Bar 1 Eles querem ser amigos do seu paladar, campanha de promoção de vendas para o Baja Califórnia Bar 1 Ariana EBLE Igor Bachmann de MELLO Gilmar ANTUNES Gustavo de Sousa ZAMPOLI Wiliam Jose KOESTER 2 Adriana

Leia mais

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 Assim se faz Assim não se faz Criatividade com Ética Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 O que é o Projeto? O Projeto Portfólio Campanha Responsável é uma atividade obrigatória

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz Marketing de Eventos Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz O que é Marketing de Eventos Uma modalidade de marketing promocional que objetiva criar ambientes interativos onde o negócio do patrocinador se

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 / 09 / 2015. ETEC TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo tecnológico: Produção Cultural e

Leia mais

Germes na UTI Anúncio Impresso Pinho Assim. Bruno Santos de ANDRADE. Jeniffer Yoko TAKAKI. Juliana Toledo FERRARI. Luiz Carlos Buzetto JÚNIOR

Germes na UTI Anúncio Impresso Pinho Assim. Bruno Santos de ANDRADE. Jeniffer Yoko TAKAKI. Juliana Toledo FERRARI. Luiz Carlos Buzetto JÚNIOR Germes na UTI Anúncio Impresso Pinho Assim Bruno Santos de ANDRADE Jeniffer Yoko TAKAKI Juliana Toledo FERRARI Luiz Carlos Buzetto JÚNIOR Marcelo Rodrigues da SILVA Victor Gracia SALES Profª Dra. Paula

Leia mais

MARKETING DIGITAL. O briefing para campanhas de marketing digital

MARKETING DIGITAL. O briefing para campanhas de marketing digital MARKETING DIGITAL O briefing para campanhas de marketing digital Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade Neil Armstrong, Mar da Tranquilidade, 20 de julho de 1969. O BRIEF

Leia mais

Modelo de Briefing de Criativo Completo

Modelo de Briefing de Criativo Completo Modelo de Briefing de Criativo Completo O Briefing Criativo deve ser o mais referencial possível, portanto o mais direto, objetivo e preciso em relação às informações para os criativos. Não existe um modelo

Leia mais

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias 1. Obrigação de licitar EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias Princípios: Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade,

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Livro Texto MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing:

Leia mais

Guia de Motéis Filme publicitário 1. Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3. Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG

Guia de Motéis Filme publicitário 1. Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3. Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG Guia de Motéis Filme publicitário 1 Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3 Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG RESUMO O Guia de Motéis é um site no qual qualquer pessoa

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

Considerando-se como premissas as adotadas pelo CONAR, segue abaixo a proposta de diretrizes de comunicação para os associados da Anapp.

Considerando-se como premissas as adotadas pelo CONAR, segue abaixo a proposta de diretrizes de comunicação para os associados da Anapp. Considerando-se como premissas as adotadas pelo CONAR, segue abaixo a proposta de diretrizes de comunicação para os associados da Anapp. SEÇÃO 1 Preâmbulo Artigo 1 Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA As modalidades de TCC do curso de Comunicação Social do Instituto Municipal de Ensino Superior De Assis - IMESA compreendem

Leia mais

Resposta: Deixamos a critério de cada agência sugerir a estratégia de mídia, por isso não especificamos esse detalhamento.

Resposta: Deixamos a critério de cada agência sugerir a estratégia de mídia, por isso não especificamos esse detalhamento. CONCORRÊNCIA Nº 800011711542/2017 CIRCULAR Nº 02 A Comissão de Licitação esclarece as questões suscitadas quanto à Concorrência Nº 800011711542/2017 para a contratação de serviços de publicidade para a

Leia mais

PAINEL 1 MÉTRICAS E POLÍTICA COMERCIAL

PAINEL 1 MÉTRICAS E POLÍTICA COMERCIAL 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa PAINEL 1 MÉTRICAS E POLÍTICA COMERCIAL Autor 2 Apêndice: Pesquisa PAINEL 1 MÉTRICAS E POLÍTICA COMERCIAL Para auxiliar a diretoria comercial do Jornal Atual na busca

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

2 Dicas de Diferenciação. (Usadas por Grandes Marcas no Mundo) PARA O SEU NEGÓCIO

2 Dicas de Diferenciação. (Usadas por Grandes Marcas no Mundo) PARA O SEU NEGÓCIO 2 Dicas de Diferenciação (Usadas por Grandes Marcas no Mundo) PARA O SEU NEGÓCIO Já parou para pensar no seu negócio? Responda (pra você mesmo) a essas 3 perguntas: SUA EMPRESA FALA, VESTE OU AGE COMO

Leia mais

Encaminho abaixo a solicitação de esclarecimentos da RC Comunicação referente à Concorrência de número 04/2016.

Encaminho abaixo a solicitação de esclarecimentos da RC Comunicação referente à Concorrência de número 04/2016. CONCORRÊNCIA: 04/2016- PROCESSO INTERNO: 106/16 TIPO DE LICITAÇÃO: TÉCNICA E PREÇO OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE, PREVISTOS NA LEI 12.232/10. ESCLARECIMENTO 01 Questionamento enviado por

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º

Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º Centro Universitário Newton Paiva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Curso Publicidade e Propaganda Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º - 2009 PROFESSORES PARTICIPANTES:

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 001/18 - Publicidade e Propaganda para o SENAR - Administração Central. COMUNICADO Nº 003

CONCORRÊNCIA Nº 001/18 - Publicidade e Propaganda para o SENAR - Administração Central. COMUNICADO Nº 003 CONCORRÊNCIA Nº 001/18 - Publicidade e Propaganda para o SENAR - Administração Central. 01) RETIFICAÇÕES DO EDITAL: ABERTURA: 28/09/17 LEIA-SE: ABERTURA: 08/10/18 COMUNICADO Nº 003 5. PROPOSTA TÉCNICA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus Secretaria Municipal da Fazenda

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus Secretaria Municipal da Fazenda INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ Nº 001/2018 Dispõe sobre os procedimentos para a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e, relativa à prestação de serviço de propaganda e publicidade, na forma que

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 001.000050.17.2 A Comissão Especial de Licitação para Delegação, em virtude dos pedidos de esclarecimentos recebidos, responde os questionamentos,

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO GESTÃO DO PLANO DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 1ª Versão

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano seguinte. Essa avaliação pode ser empírica (confronto com os resultados de venda)

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental; Campanha Publicitária; Comunicação Publicitária.

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental; Campanha Publicitária; Comunicação Publicitária. RESUMO Agência Experimental UNOESC 2012 1 Agnaldo Luiz Karch Pereira 2 Alice Paganini 3 Ana Paula Caciano 4 Arthur Felipe Mascarello Webber 5 Danna Branco Luchetta 6 Elanderson José CORREIA 7 Eliziane

Leia mais

GUIA DE CONCORRÊNCIAS PRIVADAS

GUIA DE CONCORRÊNCIAS PRIVADAS GUIA DE CONCORRÊNCIAS PRIVADAS Guia de orientação da melhor prática para seleção de agências de propaganda e comunicação por parte das empresas anunciantes. O QUE UMA AGÊNCIA DE PROPAGANDA PODE FAZER POR

Leia mais

Três razões indiscutíveis para anunciar online!

Três razões indiscutíveis para anunciar online! Mídia Kit Três razões indiscutíveis para anunciar online! Brasil conectado Mais de 58% dos brasileiros acessam a internet. São mais de 120 milhões de pessoas. Pesquisa = Internet A internet é a primeira

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

Painel 1 INFORMAÇÕES DE AUDIÊNCIA E A VENDA CONSULTIVA

Painel 1 INFORMAÇÕES DE AUDIÊNCIA E A VENDA CONSULTIVA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 1 INFORMAÇÕES DE AUDIÊNCIA E A VENDA Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 1 INFORMAÇÕES DE AUDIÊNCIA E A VENDA Márcio recebeu uma ligação no início da semana de

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA)

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA) EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Apresentar a estrutura do Plano de Negócios; Apresentar a importância de um Plano de Negócios. 2 ROTEIRO Introdução Plano de Negócios (Estrutura) Filme Conclusão

Leia mais

Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1. Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4

Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1. Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4 Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1 Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4 RESUMO A Agência Integrada de Comunicação da Universidade Metodista de

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz

Leia mais

RESPOSTA: Não existe um modelo padrão, somente pede-se que constem todas as informações solicitadas no Edital.

RESPOSTA: Não existe um modelo padrão, somente pede-se que constem todas as informações solicitadas no Edital. Brasília, 10 de Novembro de 2008. Ref: Concorrência nº 001/2008 SEBRAE/DF Senhores Licitantes, Objeto: contratação de empresa especializada para a prestação de serviços técnicos profissionais de publicidade

Leia mais

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A BRIEFING C O N C E I T O

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A BRIEFING C O N C E I T O BRIEFING C O N C E I T O NEM TUDO SÃO FLORES! NEM TODOS OS PRODUTOS ALCANÇAM O SUCESSO DE VENDAS. Os produtos atrativos possuem um diferencial estratégico, que faz toda a diferença frente aos produtos

Leia mais

Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1

Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1 Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1 James Raul WITHOEFT 2 Danielle Aline CORRÊA 3 Mariane Clarice HASCKEL 4 Rafael Jose BONA 5 Roberta DEL-VECHIO 6 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau,

Leia mais

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 André Vitor de Macedo 2 Arlei Servidone Lovitchinovisky 3 Gleick Renan da Silva 4 Leonardo Ferrari Lopes da Silva 5 Paulo Sérgio Tomaziello 6 Centro

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II 28/02/2012 DIAGNÓSTICO Analisados os dados de mercado, o produto e a concorrência, conseguiremos detectar os Pontos Positivos e os Negativos (Fortes e Fracos). Em seguida, localizamos

Leia mais

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas:

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: 13/02/2012 Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: Análises quantitativas: Penetração dos meios: grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

POLÍTICA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES

POLÍTICA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES POLÍTICA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES Este material foi elaborado pela DOMO INVEST Gestora de Ativos Financeiros e Valores Mobiliários Ltda. ( DOMO Invest ou Gestora

Leia mais

Carta CPL nº 114/17 Campo Grande/MS, 5 de dezembro de Ref.: ERRATA CONCORRÊNCIA nº 002/2017 COMPARTILHADA

Carta CPL nº 114/17 Campo Grande/MS, 5 de dezembro de Ref.: ERRATA CONCORRÊNCIA nº 002/2017 COMPARTILHADA Carta CPL nº 114/17 Campo Grande/MS, 5 de dezembro de 2017. Ref.: ERRATA CONCORRÊNCIA nº 002/2017 COMPARTILHADA Senhores licitantes: Tendo em vista a constatação de inconsistências no edital da licitação

Leia mais

Cairu 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha promocional; comunicação; Cairu

Cairu 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha promocional; comunicação; Cairu Cairu 1 Vinícius MONTEIRO 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Rodrigo PIRES 5 Tomaz PENNER 6 Pietro ALVES 7 Carolina VENTURINI 8 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO A campanha promocional

Leia mais

criança e especificamente da obrigação de que os Estados Partes reconheçam a função de zelar para que as crianças tenham acesso a informações e

criança e especificamente da obrigação de que os Estados Partes reconheçam a função de zelar para que as crianças tenham acesso a informações e criança e especificamente da obrigação de que os Estados Partes reconheçam a função de zelar para que as crianças tenham acesso a informações e materiais procedentes de diversas fontes nacionais e internacionais

Leia mais

A política sobre Drogas deve ser entendida sempre como uma política intersetorial.

A política sobre Drogas deve ser entendida sempre como uma política intersetorial. A diversidade do problema trazido pelas drogas exige uma abordagem abrangente e o desenvolvimento de ações articuladas, que perpassam as áreas de saúde, assistência social, segurança pública, educação.

Leia mais

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTRUÇÃO NORMATIVA SECOM-PR N o 2, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2009. Disciplina as ações de publicidade dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo

Leia mais

mídia kit digital 2017

mídia kit digital 2017 Construindo inspiração com você. mídia kit digital 2017 www.revistahabitare.com.br Um portal segmentado A Revista Habitare conta com um portal exclusivo onde traz inspiração e informação para os interessados

Leia mais

Comunicação integrada: do conceito à prática desafios e tendências Aula 1

Comunicação integrada: do conceito à prática desafios e tendências Aula 1 Comunicação integrada: do conceito à prática desafios e tendências Aula 1 Isabela Pimentel Apresentação Como montar o planejamento integrado de comunicação da sua empresa? O que fazer para produzir mensagens

Leia mais

Outdoor: Violência Contra a Mulher 1

Outdoor: Violência Contra a Mulher 1 Outdoor: Violência Contra a Mulher 1 Andréa HECKLER 2 Carla DAGOSTIN 3 Elanderson CORREIA 4 Luan RAMBO 5 Pamela Josiane TOMAZI 6 Paulo Ricardo dos SANTOS 7 Silvia Simi dos SANTOS 8 Universidade do Oeste

Leia mais

Jingle Sol gas 1. PALAVRAS-CHAVE: marca; jingle; Rede Solgás; posto de combustíveis.

Jingle Sol gas 1. PALAVRAS-CHAVE: marca; jingle; Rede Solgás; posto de combustíveis. Jingle Sol gas 1 Jaqueline Oliveira BEZERRA 2 Marcelo Soares de Albuquerque MELLO 3 Vanessa de Moraes RIBEIRO 4 Universidade Veiga de Almeida, Cabo Frio, RJ RESUMO Este trabalho foi realizado no curso

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano de Marketing Professor: Charles Leite Introdução O plano de marketing define a forma como a empresa atuará para levar seus produtos àsmãos do consumidor. Por melhor

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Publicidade e Propaganda Semestre 5º semestre 2017/2 Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados PESQUISA DE MERCADO CONCEITOS ETAPAS Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística CONCEITOS Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é a ferramenta

Leia mais

Aula 5 Diagnóstico (SWOT) Objetivos de marketing e de Comunicação Problema de Comunicação Orientação dos TGs

Aula 5 Diagnóstico (SWOT) Objetivos de marketing e de Comunicação Problema de Comunicação Orientação dos TGs Aula 5 Diagnóstico (SWOT) Objetivos de marketing e de Comunicação Problema de Comunicação Orientação dos TGs Professora: Maria Collier de Mendonça Data: 21-03-12 Disciplina: Planejamento de Campanhas Publicitárias

Leia mais

Quem somos Diogo Francischini Larissa Aguiar

Quem somos Diogo Francischini Larissa Aguiar Apresentação O Guia da Maternidade foi concebido para preencher uma lacuna existente no mercado de produtos e serviços para gestantes e bebês. Não existe um veículo que oriente, de maneira completa, em

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA O MERCADO PQM

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA O MERCADO PQM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA O MERCADO PQM 1. PUBLICO ALVO: Pessoas com idade a partir de 16 anos que buscam ingressar ou reingressar no mercado de trabalho, principalmente, as de baixa renda. 2. OBJETIVO:

Leia mais

3. Qual o salário médio inicial? E depois de um certo tempo de formado?

3. Qual o salário médio inicial? E depois de um certo tempo de formado? PUBLICIDADE E PROPAGANDA Questões Gerais: 1. Como é o curso de graduação, ou seja, quais as principais matérias? Elas são interessantes? O Curso de graduação em Publicidade e Propaganda da USP oferece

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais