UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGFIL) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de ingresso em Mestrado e em Doutorado (ano 2014), no período de 02 setembro de 2013 a 14 de outubro de 2013, observados os procedimentos e critérios abaixo. 1 INSCRIÇÃO 1.1 MODALIDADE E PERÍODO As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por via eletrônica através do de 02/09/2013 até as 18 horas do dia 14/10/ TAXA DE INSCRIÇÃO A taxa de inscrição para a seleção de Mestrado é de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) e para a seleção de Doutorado é de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), salvo em casos de concessão de isenção (formulário de solicitação disponível no site: item secretaria/formulários/formulários externos). A solicitação de isenção deverá ser encaminhada até o dia 20/09/2013, por via eletrônica, através do e- mail: A Comissão de Pós-Graduação julgará os pedidos de isenção e divulgará a decisão no site do PPGFIL no dia 30/09/2013. Dessa decisão não caberá recurso. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito via Guia de Recolhimento da União, disponível no site da UFRGS: (Vide Modelo de preenchimento no final deste edital.) 1.3 DOCUMENTAÇÃO Para inscrição nos processos seletivos de mestrado e doutorado, devem ser apresentados os seguintes documentos em formato PDF e exclusivamente por via eletrônica: Projeto provisório de dissertação (para candidatos ao mestrado) ou projeto provisório de tese (para candidatos ao doutorado); Cópias dos documentos de identidade e CPF; Formulário de Inscrição devidamente preenchido, disponível para download na seção Formulários do site do PPGFIL: Comprovante de pagamento de taxa de inscrição. O candidato deve ainda possuir curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq (

2 Quando de sua primeira matrícula no curso e como condição para realização da mesma, os candidatos aprovados no processo seletivo deverão apresentar a seguinte documentação complementar: Histórico escolar do curso de graduação (cópia); Diploma universitário (cópia); Histórico escolar do curso de mestrado (cópia) (unicamente para candidatos aprovados para o doutorado); Diploma de mestrado (cópia) (unicamente para candidatos aprovados para o doutorado); 01 foto 3 4; Formulário de matrícula devidamente preenchido disponível para download na seção Formulários do site do PPGFIL: HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES A lista de candidatos homologados será publicada no site do PPG no dia 22/10/2013. Eventuais recursos à homologação deverão ser interpostos até as 18h do dia 24/10/2013 e unicamente por via eletrônica através do O resultado do julgamento desses recursos será publicado no site do PPG no dia 28/10/ VAGAS O número de vagas para os cursos de mestrado e doutorado é o seguinte: Mestrado: 15 (quinze vagas) Doutorado: 15 (quinze vagas) O processo seletivo não implica o preenchimento total das vagas. 3 SELEÇÃO 3.1 PARA O MESTRADO O processo seletivo de mestrado contará com as seguintes etapas: ETAPA 1 - ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO DE DISSERTAÇÃO O pré-projeto de dissertação, com até 06 (seis) páginas, deverá possuir os seguintes itens: a) Identificação do candidato APENAS PELO NÚMERO DE SEU CPF; b) Título; c) Qualificação do principal problema a ser tratado; d) Objetivos; e) Bibliografia básica; f) Cronograma.

3 A análise do pré-projeto de dissertação é etapa eliminatória do processo de seleção, sendo sua aprovação condição para a realização das demais provas e da entrevista. A análise do pré-projeto levará em conta a clareza na enunciação do problema a ser tratado, a propriedade da exposição e justificação teórica do mesmo, bem como adequação da bibliografia básica e do cronograma de atividades. A divulgação do resultado da análise do pré-projeto de dissertação ocorrerá em 11/11/2013, no site do PPGFIL. Eventuais recursos ao resultado da Etapa 1 deverão ser apresentados à Comissão de Seleção até às 18 horas do dia 13/11/2013, por via eletrônica, pelo endereço: Os recursos serão analisados pela mesma Comissão a qual publicará sua decisão no site do PPGFIL até o dia 18/11/2013. ETAPA 2 A Etapa 2 será dividida em três partes: - PROVA DISSERTATIVA A prova dissertativa versará sobre ponto a ser determinado pela banca acerca do pré-projeto de dissertação entregue pelo candidato no momento da inscrição. Durante a prova dissertativa, será permitida consulta apenas ao pré-projeto. Data da prova: 09/12/2013, às 09 horas Local: sala 203 (CEMU) do prédio 43322, IFCH, Campus do Vale da UFRGS Duração: 3 horas - PROVA DE ANÁLISE DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA A prova consistirá na análise de um texto de cunho filosófico em língua inglesa visando estabelecer as principais teses e estruturas argumentativas constantes no mesmo. A análise deverá ser feita pelo candidato em língua portuguesa e será permitida consulta apenas ao dicionário da língua inglesa. Esta prova faz parte integrante do processo seletivo para o mestrado, sendo independente da exigência de proficiência em língua estrangeira a ser comprovada durante a realização do mestrado. Data da prova: 10/12/2013, às 09 horas. Local: sala 203 (CEMU) do prédio 43322, IFCH, Campus do Vale da UFRGS Duração: 3 horas - ENTREVISTA Na entrevista, serão considerados o pré-projeto, bem como a clareza de exposição e a capacidade argumentativa do candidato acerca da formação e dos interesses filosóficos apresentados. Data: de 11 a 14 de dezembro de 2013 em hora e local a serem divulgados no dia 10 de dezembro, na Secretaria do PPG Filosofia.

4 3.2 PARA O DOUTORADO O processo seletivo de doutorado contará com as seguintes etapas: ETAPA 1 - ANÁLISE DO PROJETO DE TESE O pré-projeto de tese, com até 15 (quinze) páginas deverá possuir os seguintes itens: a) Identificação do candidato APENAS PELO NÚMERO DE SEU CPF; b) Título; c) Qualificação do principal problema a ser tratado; d) Objetivos; e) Bibliografia básica; f) Cronograma. A análise do projeto de tese é etapa eliminatória do processo de seleção, sendo sua aprovação condição para a realização das demais provas e da entrevista. A análise do pré-projeto levará em conta a clareza na enunciação do problema a ser tratado e a propriedade da exposição e justificação teórica do mesmo, bem como adequação da bibliografia básica e do cronograma de atividades. A divulgação do resultado da análise do pré-projeto de dissertação ocorrerá 11/11/2013, no site do PPGFIL. Eventuais recursos ao resultado da Etapa 1 deverão ser apresentados à Comissão de Seleção até às 18 horas do dia 13/11/2013, por via eletrônica, pelo endereço: Os recursos serão analisados pela mesma Comissão a qual publicará sua decisão no site do PPGFIL até o dia 18/11/2013. ETAPA 2 A Etapa 2 será dividida em três partes: - PROVA DISSERTATIVA A Prova dissertativa versará sobre ponto a ser determinado pela banca acerca do projeto de tese entregue pelo candidato no momento da inscrição. Na prova dissertativa, é permitida consulta apenas ao projeto. Data da prova: 09/12/2013, às 09 horas Local: sala 203 (CEMU) do prédio 43322, IFCH, Campus do Vale da UFRGS Duração: 3 horas. - PROVA DE ANÁLISE DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA A prova consistirá na análise de um texto de cunho filosófico em língua inglesa visando estabelecer as principais teses e estruturas argumentativas constantes no mesmo. A análise deverá ser feita pelo candidato em língua portuguesa e será permitida consulta apenas ao dicionário da língua inglesa. Esta prova faz parte integrante do processo seletivo para o doutorado, sendo independente da exigência de proficiência em duas línguas estrangeiras a ser comprovada durante a realização do doutorado.

5 Data da prova: 10/12/2013, às 09 horas. Local: sala 203 (CEMU) do prédio 43322, IFCH, Campus do Vale da UFRGS Duração: 3 horas. - ENTREVISTA Na entrevista, serão considerados o projeto, bem como a clareza de exposição e a capacidade argumentativa do candidato acerca da formação e dos interesses filosóficos apresentados. Data: de 11 a 14 de dezembro de 2013, em hora e local a serem divulgados no dia 10 de dezembro, na Secretaria do PPG Filosofia. 3.3 CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO Será considerado qualificado para aprovação o candidato que, tendo obtido menção aprovado na análise do pré-projeto de dissertação ou do projeto de tese, alcançar média aritmética superior ou igual a 6,0 (seis), consideradas as notas das provas dissertativa e de análise de texto em língua estrangeira e obtiver menção aprovado na entrevista. Dentre os candidatos qualificados, serão aprovados, até o limite de vagas disponíveis para cada modalidade, os primeiros colocados segundo a ordem decrescente das médias finais. 3.4 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS O resultado do processo de seleção será divulgado até o dia 17/12/2013, no site do Programa de Pós-Graduação em Filosofia ( 4 DISPOSIÇÕES GERAIS 4.1 Não haverá devolução da taxa de inscrição. 4.2 Eventuais recursos quanto ao Processo Seletivo poderão ser encaminhados pelos candidatos, por escrito, diretamente à Comissão de Seleção do PPG Filosofia, até as 18 horas do dia 19/12/2013 e serão julgados até o dia 23/12/ Os resultados do presente Processo Seletivo são válidos exclusivamente para ingresso no primeiro período letivo de 2014, não sendo, portanto, necessária a guarda da documentação dos candidatos por prazo superior ao término do referido período letivo Os resultados do processo seletivo serão válidos somente até o final do período de primeira matrícula dos alunos selecionados, conforme calendário divulgado pelo Programa Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção. 5 INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS O PPG não pode assegurar a concessão de bolsas aos candidatos selecionados.

6 6 PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO O Planejamento e a execução do Processo Seletivo 2014/1 PPGFIL/UFRGS estão sob a responsabilidade da Comissão de Seleção do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul constituída pelos membros docentes permanentes do Programa, sob a presidência do Coordenador do programa, Prof. Dr. Alfredo Storck. Porto Alegre, 31 de julho de 2013

7 A N E X O S Principais datas do Processo Seletivo 2014/1 Divulgação do Edital: 31/07/2013 Período de inscrições no processo seletivo: 02/09/2013 a 14/10/2013 Homologação das Inscrições: 22/10/2013 Recursos à homologação: até as 18 horas do dia 24/10/2013 Resultado dos recursos à homologação: 28/10/2013 Divulgação dos aprovados na Etapa 01 (análise dos pré- projetos de dissertação e tese): 11/11/2013 Recursos ao resultado da Etapa 01: até as 18 horas do dia 13/11/2013 Resultado dos recursos ao resultado da Etapa 01: 18/11/2013 Prova dissertativa: 09/12/2013, às 09h Prova de análise de texto em língua inglesa: 09/12/2013, às 09h Entrevistas: de 11 a 14 de dezembro de 2013 Resultados do Processo Seletivo: 17/12/2013 Recursos ao resultado do processo seletivo: até as 18 horas do dia 19/12/2013 Resultado dos recursos: até o dia 23/12/2013

8 Modelo de Guia de Recolhimento de taxa de inscrição para mestrado Modelo de Guia de Recolhimento de taxa de inscrição para doutorado

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER)

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Ramiro Barcelos, 2400 2º andar CEP 90035-003 Porto Alegre-RS Tel.+55 (51) 3308.5620 Fax +55 (51) 3308.5621 E-mail ppgepid@ufrgs.br EDITAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017)

EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017) EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO 2013 Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós- Graduação em Direito da URI MESTRADO Recomendado

Leia mais

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA. Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das. Partículas Elementares e Campos

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA. Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das. Partículas Elementares e Campos CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 770/2010 de 30/06/2010) EDITAL

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO NORMAS COMPLEMENTARES DO PROCESSO SELETIVO MESTRADO ANO LETIVO 2017 A Coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

EDITAL 003/MPFMC/2016

EDITAL 003/MPFMC/2016 1 EDITAL 003/MPFMC/2016 A Coordenação do Mestrado Profissional em Farmacologia (MPFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 12 de dezembro

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE Processo Seletivo - Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO CAMPUS BELO HORIZONTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 189/2016 Processo

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Edital Doutorado Turma 2015

Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Edital Doutorado Turma 2015 Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política Edital Doutorado Turma 2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) torna

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF)

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 342/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2012 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2012 O da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para a seleção ao Programa de

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 E PRIMEIRO DE 2011 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015. EDITAL 16/2015. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL 002/PPGFMC/2016

EDITAL 002/PPGFMC/2016 EDITAL 002/PPGFMC/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 04

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química EDITAL 2016/03: PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES DE MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA ABRIL A JUNHO 2016 A Comissão Coordenadora do da Escola Politécnica

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA PÓS GRADUAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA PÓS GRADUAÇÃO U F R J O B S E R V A T Ó R I O D O V A L O N G O EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA PÓS GRADUAÇÃO 1 SEMESTRE LETIVO DE 2016 L a d e i r a P e d r o A n t ô n i o, 4 3 S a ú d e C E P 2 0 0 8 0 0 9 0 R

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 141, de 02 de outubro de 2015

EDITAL DPPG Nº 141, de 02 de outubro de 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado POSLING, em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA O Coordenador do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA/HCTE CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2017 Mestrado

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2017 Mestrado Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2017 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Faculdade de Economia, torna

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

Modalidade de Ingresso para Portador de Diploma de Curso Superior, Vestibular agendado e classificado no ENEM com vistas ao semestre 2017.

Modalidade de Ingresso para Portador de Diploma de Curso Superior, Vestibular agendado e classificado no ENEM com vistas ao semestre 2017. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR Modalidade de Ingresso para Portador de Diploma de Curso Superior, Vestibular agendado e classificado no ENEM com vistas ao semestre 2017.1

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL Nº 016/2017 Referente ao Aviso nº 024/2017, publicado no DOE de 04/02/2017.

EDITAL Nº 016/2017 Referente ao Aviso nº 024/2017, publicado no DOE de 04/02/2017. EDITAL Nº 016/2017 Referente ao Aviso nº 024/2017, publicado no DOE de 04/02/2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE tornar público,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Ciências Exatas e da Natureza CCEN Mestrado em Matemática Programa de Pós Graduação em Matemática Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período 2016.2 Edital

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA - TURMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2016-III

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2016-III UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2016-III O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO INÍCIO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

Leia mais

REALIZANDO QUALIDADE PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO CPG

REALIZANDO QUALIDADE PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO CPG REALIZANDO QUALIDADE PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO CPG Prorrogação do Período de seleção do Mestrado em Ciência Animal. EDITAL Nº. 28/2013 PPG/CPG/UEMA MESTRADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo Campina Grande EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA PÓS GRADUAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA PÓS GRADUAÇÃO U F R J O B S E R V A T Ó R I O D O V A L O N G O EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA PÓS GRADUAÇÃO 2 SEMESTRE LETIVO DE 2016 L a d e i r a P e d r o A n t ô n i o, 4 3 S a ú d e C E P 2 0 0 8 0 0 9 0 R

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

EDITAL N 001/2017 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL N 001/2017 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL N 001/2017 DO DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, projeto de extensão da Unidade Acadêmica Especial de Letras

Leia mais

EDITAL 02/16 SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL

EDITAL 02/16 SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Contabilidade Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis EDITAL 02/16 SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2012/2 A Coordenação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM EDITAL N º 02/2013 PPGEM O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 25 de abril a 8 de maio de 2017, as inscrições para o Exame de

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA FÍSICA

EDITAL DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA FÍSICA EDITAL DE INSCRIÇÃO - 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA FÍSICA Estarão abertas no período de 18 a 22 de março de 2013, as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado junto

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Curso de Licenciatura em Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 23 UECE] EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL-MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção] do

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- MESTRADO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 34/2009

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- MESTRADO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 34/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL *

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * A Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MEDIAÇÃO EM ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO faz saber que estarão abertas as inscrições para admissão no curso. I Inscrição: As

Leia mais

EDITAL Nº071/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

EDITAL Nº071/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO EDITAL Nº071/2013 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPACIAL, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO DOUTORADO - 2017 1. ABERTURA 1.1 A

Leia mais

E D I T A L Nº 269 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ

E D I T A L Nº 269 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ E D I T A L Nº 269 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ De ordem do Sr. Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 31 de agosto a 5 de outubro de 2016, as inscrições para o Exame

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA

EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) 1. SITE OFICIAL DO PROGRAMA:

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 01 à 09/09/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física - DF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL DE ABERTURA CPD Nº 075 CONCURSO PÚBLICO, DE 30 DE AGOSTO DE 2016. A Fundação Universidade Federal de São João

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL- PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL- PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL- PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES Por determinação do Diretor Geral da FEAD, a Coordenação Pedagógica torna público aos interessados que encontram-se abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 104/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

EDITAL Nº 104/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO EDITAL Nº 104/2011 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPACIAL, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 68/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO A SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO - TURMA 2016

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO A SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO - TURMA 2016 ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO ICH - Campus Universitário, bairro Martelos, Juiz de Fora (MG) CEP: 36.036-900 - Telefone (0xx32) 2102-3116 Internet: www.ufjf.br/especre - pos.especre@ufjf.edu.br

Leia mais

SELEÇÃO 2016 MESTRADO / DOUTORADO

SELEÇÃO 2016 MESTRADO / DOUTORADO SELEÇÃO 2016 MESTRADO / DOUTORADO Edital 01/2015 O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, torna público Edital de Seleção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Natureza:

Leia mais

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2015/01 - A O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA TURMA 2016 A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Gestão de

Leia mais

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão Avaliadora constituída por membros docentes do mestrado em Engenharia Ambiental.

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão Avaliadora constituída por membros docentes do mestrado em Engenharia Ambiental. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008 I - FINALIDADE O presente edital tem por

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - TURMA 2015 MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL DE SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - TURMA 2015 MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES, DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, 2014.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES, DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, 2014. EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES, DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, 2014. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Março 2014

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Março 2014 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS NÍVEIS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Edital nº 01/2016 CHAMADA DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA E SELEÇÃO PARA O ESTÁGIO PROBATÓRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho,

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INPA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZONIA MP-GAP

EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INPA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZONIA MP-GAP EDITAL INPA/COCP Nº 002/2016 EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INPA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZONIA MP-GAP A Coordenação de Capacitação COCP do Instituto

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016 Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO 35 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA Área de Concentração

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 TURMA 2011 DOUTORADO O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais