EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2"

Transcrição

1 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGBCM) - UFRGS, de acordo com o regimento interno e por deliberação da Comissão de Pós-Graduação, comunica a abertura do processo classificatório para ingresso no Mestrado, a partir de março de 2018, que será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção. CAPÍTULO I DO CONCURSO E DOS CANDIDATOS Art. 1º - O ingresso, em nível de Mestrado, far-se-á mediante processo classificatório que constará de avaliação escrita, entrevista e da análise do curriculum vitae. Neste processo poderão inscrever-se candidatos que tenham curso de graduação. CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas unicamente pelo envio da documentação digitalizada, com tamanho inferior a 12 MB para ambos s ppgbcm@ufrgs.br até o dia 04 de janeiro de Caso não receber resposta confirmando o recebimento dos documentos em até 48 horas, entrar em contato pelo mesmo informando da não confirmação e solicitando providências. Parágrafo 1º - Documentos exigidos para a inscrição: Ficha de inscrição (Anexo I); Memorial descritivo; Cópia do histórico escolar de graduação; Cópia da carteira de identidade e CPF ou passaporte; Comprovante de conclusão do curso de graduação; Curriculum vitae, que deverá ser elaborado conforme o Anexo II (instruções de preenchimento Anexo III). Todas as informações prestadas deverão estar devidamente documentadas (documentos comprobatórios obrigatoriamente em formato pdf). Parágrafo 2º - A divulgação das inscrições homologadas ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2018 pelo site do PPGBCM ( Parágrafo 3º - Prazo para recurso: até 24 horas após a divulgação dos resultados.

2 CAPÍTULO III DA SELEÇÃO Art. 4º - O Processo Classificatório será realizado por Comissão de Seleção constituída de professores orientadores do PPGBCM. Art. 5º - O Processo Classificatório constará de três etapas: Primeira etapa: 15 de janeiro de 2018, às 8h30, no Anfiteatro do Centro de Biotecnologia (Prédio 43421, Térreo, Sala 101, Campus do Vale da UFRGS) A primeira etapa do Processo Classificatório, denominada Avaliação Escrita, será constituída de um conjunto de doze (12) questões versando sobre a análise de resultados experimentais presentes em artigos científicos nas áreas de Biologia Molecular, Biologia Celular, Bioquímica e Bioinformática, inseridos no amplo escopo das linhas de pesquisa do Programa. Os candidatos deverão responder a questões por escrito, com canetas de tinta azul ou preta, em apenas uma língua, seja portuguesa, espanhola ou inglesa. Provas respondidas em outro idioma que não seja português, espanhol ou inglês serão automaticamente eliminadas e atribuídas a nota zero 0. A Avaliação Escrita, contendo as doze (12) questões, será entregue no momento da prova. O tema de abrangência do PPGBCM será previamente selecionado pela Comissão de Seleção em um universo de dados associados a artigos da área de Ciências Biológicas I da CAPES. Neste quesito, os candidatos serão avaliados considerando-se o domínio do conteúdo e a adequação das respostas às questões propostas. Os candidatos deverão escolher somente cinco (5) dentre as doze (12) questões elaboradas. Caberá ao candidato a escolha das cinco (5) questões entre aquelas das áreas de Biologia Molecular [três (3) questões], Biologia Celular [três (3) questões], Bioquímica [três (3) questões] e Bioinformática [três (3) questões]. Todas as questões terão o mesmo peso. Os candidatos que responderem a mais de cinco (5) questões serão automaticamente desclassificados, independentemente da exatidão, adequação ou pertinência das respostas. Na primeira etapa, será permitida a utilização de dicionário e livros-texto. O candidato terá um prazo máximo de quatro (4) horas para a realização desta etapa. Parágrafo 1º - Alunos poderão realizar a prova em outra instituição localizada em outra instituição do Brasil ou no exterior, desde que sob supervisão de pesquisador previamente aprovado e credenciado pelo PPGBCM. Nestes casos, as questões da avaliação serão enviadas ao docente credenciado que deverá retornar a avaliação digitalizada ao final das 4 horas. Parágrafo 2º - A Avaliação Escrita será pontuada na escala de zero (0) a dez (10) e terá caráter eliminatório, sendo a nota mínima para aprovação igual a seis (6). Parágrafo 3º - Todas as questões serão formuladas em língua portuguesa e inglesa (escolha do idioma sob solicitação a ser feita no momento da inscrição). Os candidatos terão a opção de responder às questões em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

3 Parágrafo 4º - O prazo para a divulgação dos resultados será o dia 19 de janeiro de Parágrafo 5º - O prazo para encaminhamento de recursos será de até vinte e quatro (24) horas após a divulgação dos resultados, através de envio de mensagem eletrônica para ppgbcm@ufrgs.br com o título Solicitação de Revisão da Avaliação Escrita. Segunda etapa: 25 de janeiro de 2018, com início às 9 h, no Anfiteatro do Centro de Biotecnologia (Prédio 43421, Campus do Vale da UFRGS) A segunda etapa de avaliação do processo classificatório será feita por entrevista com pelo menos 3 membros da Comissão de Pós-Graduação. O candidato será arguido sobre a sua experiência prévia em pesquisa e as suas pretensões para o desenvolvimento do projeto de pesquisa no escopo das linhas de pesquisa do Programa. Cada candidato terá um período de até 15 minutos para responder às questões da banca. Parágrafo 1º - O item do Processo Classificatório entrevista será avaliado na escala de 0 (zero) a 10 (dez), resultante da média aritmética das notas dos três avaliadores e terá caráter eliminatório, sendo a nota mínima para aprovação igual a 6,0 (seis). Parágrafo 2º - No caso de haver candidato realizando a seleção fora da sede do programa, seja no Brazil ou no Exterior, esta etapa será realizada no periodo da tarde do dia 25 de janeiro, através de transmissão em tempo real, com tempos de apresentação e perguntas iguais às descritas anteriormente. As apresentações terão inicio as 16 horas (Horário de Brasília) Terceira etapa: 26 de janeiro de 2018 A terceira etapa do Processo Classificatório denomina-se Análise do Curriculum Vitae e consistirá na avaliação e pontuação dos curricula vitae acompanhados dos comprovantes. A avaliação terá por base os itens presentes no ANEXO II. Parágrafo 1º - O item do Processo Classificatório Análise do Curriculum Vitae será avaliado de forma comparativa e terá caráter classificatório. Parágrafo 2º - O item do Processo Classificatório Análise do Curriculum Vitae será avaliado na escala de zero (0) a dez (10). CAPÍTULO IV DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO Art. 6º - A nota final atribuída à avaliação escrita será a média aritmética simples dos graus atribuídos por 3 examinadores, membros da Comissão de Pós-graduação do Programa, calculada até a segunda decimal, sem arredondamentos: Parágrafo 1º - A média final será calculada pela média ponderada das notas finais, calculada até a segunda decimal, sem arredondamentos, atribuindo-se peso 6,0 ao item a, 2,0 ao item b e peso 2,0 ao item c

4 . a) Nota atribuída à avaliação escrita; b) Nota atribuída à entrevista; c) Nota atribuída à análise de currículo, conforme cálculo de pontuações constante no Anexo II; Parágrafo 2º - A classificação dos candidatos será realizada em função da média final. Em caso de empate, a nota atribuída a avaliação escrita será utilizada como critério de desempate, seguida da nota do currículo. Art. 7º - Considerar-se-ão classificados os candidatos que na média final alcançarem média final igual ou superior a 6,00 (seis), na escala de 0 (zero) a 10 (dez). Parágrafo 1º - Serão considerados classificados apenas os até 20 candidatos que obtiverem as pontuações mais altas. Parágrafo 2º - Os resultados finais serão divulgados até 30 de janeiro de Parágrafo 3º - Poderão ser interpostos recursos até 02 (dois) dias úteis a contar da data de divulgação dos resultados finais, através de abertura de Processo Administrativo no setor de Protocolo Geral da UFRGS, endereçado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Parágrafo 4º - Os resultados somente estarão disponíveis no site do PPGBCM. Não serão fornecidos resultados por telefone ou . Art. 8 - Este Processo Seletivo terá validade até 20 de março de CAPÍTULO V DAS VAGAS Art. 9 - O número de vagas previstas é de no máximo 12 (doze) e o seu preenchimento dar-se-á em função da disponibilidade, obedecendo-se à ordem de classificação dos candidatos habilitados. Portanto, a aprovação no processo seletivo não é garantia de bolsa.

5 CAPÍTULO VI DA DEFINIÇÃO DO ORIENTADOR Art. 10 Os candidatos aprovados deverão entrar em contato com um dentre os professores da lista dos docentes habilitados para orientação. Esta lista estará disponível na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e seguirá critérios atualizados e definidos pela comissão de pós-graduação. Parágrafo 1º - Para que o aluno possa ter sua bolsa implementada ele terá que ter definido o seu orientador, seja no núcleo permanente ou colaborador. Parágrafo 2º - A escolha do orientador é um direito do candidato aprovado, mas os membros do corpo docente têm a prerrogativa de não aceitarem alunos para orientação em função de suas disponibilidades de tempo, espaço físico ou recursos financeiros. Parágrafo 3º - Em casos excepcionais, nos quais o aluno não encontre orientador no prazo de 15 dias, caberá a comissão de pós-graduação do PPGBCM elencar uma lista de pelo menos três orientadores, dentre os quais o aluno deverá escolher. CAPÍTULO VII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, no uso de suas atribuições, adotará todas as providências à fiel execução destas normas. Art Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação. Porto Alegre, 11 de dezembro de Prof. Rogério Margis Coordenador

6 CALENDÁRIO Inscrições seleção de Mestrado Início e término 11 de dezembro a 4 de janeiro de 2018 Homologação da inscrição 5 de janeiro de 2018 Prazo para recursos até 10 de janeiro de 2018 Processo seletivo Primeira Etapa Prova escrita: questões de artigos 15 de janeiro de 2018 Divulgação de resultados da 1ª Etapa 18 de janeiro de 2018 Prazo para recursos Até 19 de janeiro de 2018 Segunda etapa Divulgação de horário e local 19 de janeiro de 2018 Entrevistas 24 de janeiro de 2018 Terceira etapa Análises de Curriculum vitae 26 de janeiro de 2018 Resultados Divulgação de resultados Até 29 de janeiro de 2018 Prazo para recursos Até 30 de janeiro de 2018 Divulgação de resultados Finais 30 de janeiro de 2018 Ingresso de alunos aprovados março de 2018 Validade do processo seletivo Até 20 de março de 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS. Edital Nº 03/2016

DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS. Edital Nº 03/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular

Leia mais

Edital Nº 02/2018 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS

Edital Nº 02/2018 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PPGBM/UFRGS) Edital Nº 02/2018

Leia mais

Edital Nº 04/2017 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS

Edital Nº 04/2017 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PPGBM/UFRGS) Edital Nº 04/2017

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS, NO

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS, NO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO PROGRAMA DE BOLSA ESPECIAL PARA DOUTORADO EM PESQUISA MÉDICA - PBE-DPM II - CAPES Julho/Agosto de 2015 Nome

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS 2015/2016

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS 2015/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS 2015/2016

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOL OGIA MOLECULAR DA UFRGS EDITAL Nº 0 1/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO DA UFRGS EDITAL 01/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGBM/UFRGS), de acordo com o regimento interno e por deliberação da Comissão de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO /2016 MESTRADO RESULTADOS FINAIS

PROCESSO SELETIVO /2016 MESTRADO RESULTADOS FINAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR PROCESSO SELETIVO - 2015/2016 MESTRADO RESULTADOS FINAIS Candidatos 1ª Etapa (Prova Escrita) Peso: 6 2ª Etapa (CV + Hist. Escolar) Peso: 4 Nota

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

EDITAIS MESTRADO E DOUTORADO. Edital 03/ Seleção para ingresso no Mestrado... páginas 2 a 8

EDITAIS MESTRADO E DOUTORADO. Edital 03/ Seleção para ingresso no Mestrado... páginas 2 a 8 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAIS MESTRADO E DOUTORADO Edital 03/2016 - Seleção para ingresso no Mestrado... páginas 2 a 8 Edital 06/2016 - Seleção para ingresso no Doutorado...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL N 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO A COORDENAÇÃO

Leia mais

EDITAL N. 004/POSECM/2017

EDITAL N. 004/POSECM/2017 EDITAL N. 004/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no uso de suas atribuições, faz saber que de acordo com o Regulamento do Programa e por decisão da Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL Edital PPGPSI nº 01/2017 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2017

EDITAL 005/PPGECT/2017 EDITAL 005/PPGECT/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO

EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 2 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA www.aquicultura.furg.br EDITAL DE SELEÇÃO número 02/2019 O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL N. 001/POSECM/2017

EDITAL N. 001/POSECM/2017 EDITAL N. 001/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018 O (PPG-PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o (ITA) torna pública

Leia mais

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 073/2017 CPG Abertura de processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

Leia mais

EDITAL 005 / Preenchimento de 2 (duas) vagas para bolsista e 6 (seis) para não bolsista do programa.

EDITAL 005 / Preenchimento de 2 (duas) vagas para bolsista e 6 (seis) para não bolsista do programa. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 EDITAL 005 / 2016 A PRÓ-REITORIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO COM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO EXTERIOR ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO

Leia mais

EDITAL N 004/ O processo de seleção será composto pelas etapas abaixo descritas:

EDITAL N 004/ O processo de seleção será composto pelas etapas abaixo descritas: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 EDITAL N 004/2016 A PRÓ-REITORIA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto sensu TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS

MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto sensu TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto sensu TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS CHAMADA PÚBLICA PARA PROVA DE SELEÇÃO_TURMA MPTI2019 A Coordenação do Programa

Leia mais

Edital no. 12 / a) O período de inscrições para a seleção será de 09/01 a 09/02 de 2018.

Edital no. 12 / a) O período de inscrições para a seleção será de 09/01 a 09/02 de 2018. Edital no. 12 / 2018 O Prof. Amilcar Tanuri, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGGEN-UFRJ), faz dispor do regulamento

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPG-EngBio)

Leia mais

Edital no a) O período de inscrições para a seleção será de 24/11 a 01/12 de 2017.

Edital no a) O período de inscrições para a seleção será de 24/11 a 01/12 de 2017. Edital no. 718 O Prof. Amilcar Tanuri, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGGEN-UFRJ), faz dispor do regulamento do Processo

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA 1 EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2012

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2012 PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 EDITAL 023/2017 A PRÓ-REITORIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (PPGQPN-IPPN) da Universidade

Leia mais

EDITAL 01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO (INGRESSO 2019)

EDITAL 01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO (INGRESSO 2019) EDITAL 01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO (INGRESSO 2019) 1 ABERTURA O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ (CONCEITO 6 NA ÚLTIMA AVALIAÇÃO DA CAPES) da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA www.aquicultura.furg.br EDITAL DE SELEÇÃO número 02/2018 O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EDITAL N 017/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO ENSINO MÉDIO NA BIBLIOTECA DO CAMPUS DE CAPANEMA/UFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA),

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos EDITAL N o. 004/PGFAR/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail:

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MNPEF (POLO 01 UnB)

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MNPEF (POLO 01 UnB) Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo 01 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2019 PROCESSO

Leia mais

EDITAL 6/2018/PPGECT

EDITAL 6/2018/PPGECT EDITAL 6/2018/PPGECT A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de MESTRADO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL No. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL No. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL No. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR DA CAPES (PDSE) PARA O PRIMEIRO

Leia mais

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA INDICE 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita

Leia mais

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 13/2018 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 13/2018 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 13/2018 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA www.aquicultura.furg.br EDITAL DE SELEÇÃO número 5 de 2019 O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2012- PRÓ-PPG/CPII PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA O PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO COLÉGIO PEDRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA EDITAL N o 03/PPGECO-UFSC/SETEMBRO/2014 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina faz saber que, no período de 13 de outubro a 03 de novembro de 2014,

Leia mais

E D I T A L D G / F A E D N o 4 2 /

E D I T A L D G / F A E D N o 4 2 / Direção Geral E D I T A L D G / F A E D N o 4 2 / 2 0 1 8 A Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, no uso de suas atribuições

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho Coordenação de Pós-Graduação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho Coordenação de Pós-Graduação Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho Coordenação de Pós-Graduação EDITAL Nº 222, DE 20 DE MAIO DE 2019 SELEÇÃO DE INGRESSO AO MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2017 A Coordenação

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EDITAL PROEX N 138/2018 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO ENSINO MÉDIO NA BIBLIOTECA/UFRA. A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO E DOUTORADO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO E DOUTORADO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/-PPG/CPG/UEMA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2015/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia Química (SE/5) Programa de Pós-Graduação em Química. Edital PPGQ - PNPD 01/2019

Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia Química (SE/5) Programa de Pós-Graduação em Química. Edital PPGQ - PNPD 01/2019 Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia Química (SE/5) Programa de Pós-Graduação em Química Edital PPGQ - PNPD 01/2019 Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES A Coordenação

Leia mais

Edital nº 01/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS

Edital nº 01/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS Edital nº 01/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS 1. PREÂMBULO 1.1 A Comissão Coordenadora do (PPGBio), no uso de suas atribuições

Leia mais

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna público as Normas Complementares do Processo Seletivo Ano Letivo 2013, aos candidatos a discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 UCS

EDITAL N.º 01/2016 UCS EDITAL N.º 01/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de docente na área de Filosofia para atuação em ensino, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 08 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós- Graduação em Conservação da Fauna Via Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676 CEP 13.565-905 - São Carlos

Leia mais

Edital de Seleção de Aluno Especial Fluxo contínuo - PPGCF/FACFAR/UFRGS

Edital de Seleção de Aluno Especial Fluxo contínuo - PPGCF/FACFAR/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FARMÁCIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 02/2017

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 02/2017 EDITAL Nº 02/2017 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas de Mídia

Leia mais

EDITAL. a) Requerimento de inscrição preenchido e assinado pelo candidato (disponível na página do PPGBOT: Formulário de inscrição);

EDITAL. a) Requerimento de inscrição preenchido e assinado pelo candidato (disponível na página do PPGBOT: Formulário de inscrição); EDITAL O Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBOT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de acordo com a legislação e regimento em vigor, torna público para o conhecimento dos interessados,

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA NA ÁREA DE RADIOLOGIA

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA NA ÁREA DE RADIOLOGIA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA NA ÁREA DE RADIOLOGIA 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita 2. 2 Curriculum Vitae 2. 3 Do Resultado INDICE 3. Dos Programas

Leia mais

1.2. Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para o Curso de Doutorado: Cópia autenticada do diploma de graduação;

1.2. Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para o Curso de Doutorado: Cópia autenticada do diploma de graduação; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MUSEU NACIONAL QUINTA DA BOA VISTA, S/N, SÃO CRISTÓVÃO 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL 2562-6061 Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br ppgcc@contato.ufsc.br (48) 3721-9738

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 39 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA EDITAL N 83/2018 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA DIVISÃO DE APOIO PEDAGÓGICO PROEN/UFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 002/2017 Normas do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, referente ao ingresso no segundo semestre do ano de 2017. O, da Universidade Federal de São Paulo -

Leia mais

EDITAL STPG Nº 05/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA "EDUCAÇÃO" CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/2020

EDITAL STPG Nº 05/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA EDUCAÇÃO CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/2020 EDITAL STPG Nº 05/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA "EDUCAÇÃO" CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/2020 No período de 24/06 a 19/07/2019 o Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO DOUTORADO

EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO DOUTORADO QUINTA DA BOA VISTA, SÃO CRISTOVÃO 20940-040 - RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL TEL/FAX: (21) 3938-1152 pgbotufrj@gmail.com UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 124 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2018.2 DOUTORADO

Leia mais

EDITAL 07/2018. Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019

EDITAL 07/2018. Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019 EDITAL 07/2018 Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019 O (PPG-PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o (ITA) torna

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail: ppgfar@contato.ufsc.br Tel.:

Leia mais