EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018

Save this PDF as:
Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018"

Transcrição

1 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018 O (PPG-PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o (ITA) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para o Processo Seletivo de ingresso no curso de Mestrado e Doutorado em Pesquisa Operacional oferecido no campus São José dos Campos da UNIFESP e do ITA, com início no 2 o semestre de O Processo Seletivo será conduzido de acordo com procedimentos aprovados pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (CEPG-PO), respeitadas as normas gerais vigentes constantes no Regimento Interno de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP e do ITA. CRONOGRAMA: 26/03/18 a 23/05/18 Período de inscrição no Processo Seletivo. 28/05/18 30/05/18 01/06/18 Primeira Fase: Prova de matemática e raciocínio lógico, baseada nas provas do GMAT. Segunda Fase: Análise do histórico escolar, currículo Lattes, cartas de recomendação e entrevista para os candidatos selecionados na Primeira Fase. Divulgação da lista dos candidatos aceitos no Mestrado e Doutorado. 04/06/18 a 05/06/18 Período para apresentação de recursos. 02 e 03 /07/2018 Matrícula dos candidatos aceitos no Mestrado e Doutorado. 30/07/2018 Início das aulas.

2 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O (PPG-PO) é um programa de ensino de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, em que se destacam tanto a pesquisa teórica quanto aplicada O PPG-PO destina-se aos portadores de diploma de graduação, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC No caso da Instituição de Ensino Superior (IES) não ter expedido o diploma de graduação a que faz jus o candidato, por ocasião da matrícula inicial aceitar-se-á a declaração da IES indicando a data da conclusão do curso e da colação de grau do candidato Os cursos de Mestrado e Doutorado funcionam em período integral, sendo, portanto, necessária a dedicação exclusiva dos alunos ao PPG-PO para o cumprimento dos devidos créditos Candidatos que objetivam regime parcial poderão participar do Processo Seletivo do presente edital, caso tenham cumprido os requisitos de créditos em disciplinas de 5 créditos, em regime de matéria isolada, com CR maior que 1, O Processo Seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do (PPG-PO). 2 - VAGAS 2.1. Serão oferecidas 9 vagas em nível de mestrado e 8 vagas em nível de doutorado, não sendo obrigatório o preenchimento de todas elas. 3 INSCRIÇÕES 3.1. Devem ser feitas de 0:01h do dia 26/03/2018 até as 23:59h do dia 23/05/ As inscrições serão feitas pela internet através de formulário disponível, durante o período de inscrição, nos endereços abaixo:

3 3.3. Documentos necessários para inscrição: Ficha de inscrição devidamente preenchida e enviada, acompanhada de cópias, em formato PDF, dos seguintes documentos: a) Documentos pessoais: RG ou Passaporte/RNE para candidatos estrangeiros (ou protocolo); b) Histórico escolar analítico (com reprovações) da graduação; c) Currículo Lattes ( atualizado; d) Histórico escolar de mestrado para os candidatos à vaga de doutorado (casos excepcionais serão analisados para ingressarem como doutorado direto); e) Carta de apresentação do candidato; f) Projeto de pesquisa para os candidatos à vaga de doutorado (máximo duas páginas) Duas cartas de recomendação de professores de conhecimento do candidato, preferencialmente da área de Pesquisa Operacional e afins. Modelo disponível em: 3.4. As cartas de recomendação referidas no Item devem ser preenchidas e encaminhadas diretamente pelos professores pelos seus s institucionais para o até as 23:59h do dia 23/05/ Os candidatos à vaga de doutorado deverão apresentar, no ato da matrícula ou até o fim do primeiro semestre que esteja matriculado, certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS ou FCE), conforme os requisitos mínimos exigidos para aproveitamento de exames de língua inglesa definidos no PPG-PO Não será cobrada taxa de inscrição dos candidatos. 4 PROCESSO SELETIVO 4.1. O Processo Seletivo será composto por duas fases A Primeira Fase do Processo Seletivo, de caráter eliminatório, consistirá na avaliação dos conhecimentos específicos na área de Matemática e Raciocínio Lógico, mediante aplicação de prova escrita,

4 constituída de 16 questões (8 em português e 8 em inglês) padrão GMAT (Graduate Management Admission Test) Para os candidatos às vagas de mestrado será também realizada uma prova de inglês consistindo de tradução de um texto da área A prova escrita será realizada no dia 28/05/18, com início às 14:00 horas e término às 15:30 horas (horários de Brasília), no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp (Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201, Eugênio de Melo, São José dos Campos SP), na sala 306 (terceiro andar) A prova de inglês será realizadas no dia 28/05/18, as 15:30h e terá duração de 1 (uma) hora. Não será permitida a consulta de nenhum tipo de material durante a realização da prova de inglês Todos os candidatos que farão a prova escrita deverão comparecer ao local dos exames com antecedência mínima de 30 minutos, munidos de documento de identidade com foto, lápis, borracha, régua e caneta Não será permitida consulta a qualquer material bibliográfico e nem o uso de qualquer equipamento eletrônico durante a prova O descumprimento do que dispõe o Item 4.5 resultará na eliminação do candidato A Segunda Fase do Processo Seletivo será destinada aos candidatos classificados na Primeira Fase A Segunda Fase do Processo Seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na avaliação do histórico escolar completo (incluindo reprovações), do Currículo Lattes ou Vitae, das duas cartas de recomendação, da carta de apresentação, do projeto de pesquisa, e de entrevistas com os candidatos A Segunda Fase será conduzida pela Comissão de Seleção que agendará as entrevistas com os candidatos (presencial ou via videoconferência) A Comissão de Seleção poderá solicitar a entrega pelo candidato da comprovação de itens do currículo, sendo desclassificado do Processo Seletivo aquele que não apresentar o(s) comprovante(s) solicitado (s).

5 4.11. O resultado final será divulgado no dia 01/06/18 nos endereços: e na Secretaria de Pós-Graduação do ICT/UNIFESP Ao final da Segunda Fase, o resultado será uma das seguintes opções: (a) Classificado; (b)eliminado do Processo Seletivo; 5 - JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO FINAL 5.1. Na Primeira Fase, será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação até a primeira casa decimal Os candidatos aceitos serão classificados em ordem decrescente com base na nota final da prova aplicada na Primeira Fase do Processo Seletivo O candidato melhor colocado dentre aqueles com mesma nota será aquele que tiver maior valor no primeiro dos seguintes critérios: número de disciplinas obrigatórias cursadas no PPG-PO Unifesp/ITA com conceito 'A'; número de disciplinas eletivas cursadas no PPG-PO Unifesp/ITA com conceito 'A'; número de disciplinas obrigatórias cursadas no PPG-PO Unifesp/ITA com conceito 'B'; número de disciplinas eletivas cursadas no PPG-PO Unifesp/ITA com conceito 'B'; I-restrito do candidato calculado segundo documento da Área da Engenharias III do Qualis CAPES; e I-geral do candidato calculado segundo documento da Área da Engenharias III do Qualis CAPES Se persistir empate de candidatos, o melhor colocado dentre aqueles com mesma nota será aquele que submeteu inscrição válida primeiro Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) na Primeira Fase Os resultados finais deste Processo Seletivo são válidos apenas para matrícula no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional no 2º semestre de 2018.

6 5.6. A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 01/06/2018, mediante publicação no site: e no quadro de avisos localizado junto à Secretaria de Pós-Graduação do ICT-UNIFESP Será desclassificado e automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que: Prestar declaração ou apresentar documentos falsos, em qualquer fase do Processo Seletivo Não estiver presente para a realização da prova escrita, na data, horário e local especificados. 6 - DOS RECURSOS 6.1. Os recursos deverão ser realizados por escrito à Comissão de Seleção do PPG-PO e entregue presencialmente na Secretaria de Pós- Graduação do ICT-Unifesp, no período de 04 a 05 /06/ Caberá à Comissão de Seleção julgar os eventuais recursos apresentados. 7 - DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO 7.1. O Processo Seletivo de que dispõe este Edital terá validade até a data de publicação do próximo edital para a seleção de alunos regulares junto ao PPG-PO. 8 - DA MATRÍCULA 8.1. Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão fazer sua matrícula na Secretaria de Pós-Graduação do ICT-Unifesp e na Secretaria de Pós-Graduação do ITA. Unifesp Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes,1201, Eugênio de Melo, São José dos Campos - SP. Tel.: (12) (ramal 9531)

7 ITA Andar térreo do prédio da Engenharia Civil Tel.: (12) A matrícula deverá ser realizada no período de 02 e 03 /07/2018 das 9:00 às 11:00 ou das 14:00 às 16:00 horas A não realização da matrícula no período indicado no Item 8.2 configurará desistência da vaga para a qual o candidato foi aceito. 9 - DAS BOLSAS DE ESTUDOS 9.1. A aprovação neste processo seletivo não implica na garantia de bolsas de estudos aos alunos selecionados DISPOSIÇÕES FINAIS Os casos omissos e não previstos por este Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção Ao se inscreverem, implica que os candidatos estão cientes e de acordo com o conteúdo deste Edital, bem como do Regimento do PPG- PO e das normas estabelecidas no regimento de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (disponíveis em É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os comunicados referentes a este processo seletivo publicado na página do PPG-PO ( São José dos Campos, 23 de abril de

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

EDITAL 07/2018. Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019

EDITAL 07/2018. Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019 EDITAL 07/2018 Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019 O (PPG-PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o (ITA) torna

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPG-EngBio)

Leia mais

DATAS IMPORTANTES 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

DATAS IMPORTANTES 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Edital de seleção para ingresso no PPG-ECM 1 Semestre Letivo de 2017 O Programa de Pós-Graduação em (PPG-ECM) torna pública a abertura de inscrições nos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2011/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2011/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2012/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2012/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2014/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2014/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 Abertura de inscrições para ingresso

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2008/2 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2008/2 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 002/2017 Normas do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, referente ao ingresso no segundo semestre do ano de 2017. O, da Universidade Federal de São Paulo -

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/2013 - CMAAd O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, Prof. Dr. Hidelbrando dos Santos Soares, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Programa de Pós-graduação Interunidades em Engenharia e Ciência de Materiais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Programa de Pós-graduação Interunidades em Engenharia e Ciência de Materiais Edital de seleção para ingresso no PPG-ECM 1 Semestre Letivo de 2019 O Programa de Pós-Graduação em (PPG-ECM) torna pública a abertura de inscrições nos cursos de mestrado e doutorado em, oferecidos pela

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Doutorado para Edital No.300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição Pós-Graduação em Neurociência e Cognição EDITAL Nº 003/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2012.3 (ano e quadrimestre) O curso de Pós-graduação em Neurociência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS (Energia Nuclear na Agricultura)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS (Energia Nuclear na Agricultura) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS (Energia Nuclear na Agricultura) PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é:

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: EDITAL SUPLEMENTAR N.º 700/2017 AO EDITAL N.º 135/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL 05/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2019 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 05/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2019 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 05/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2019 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Mestrado para Edital No. 301 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico (MA) e Mestrado Profissional (MP) do Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 27/03/2017 a 15/05/ /06/2017 a 25/07/2017

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 27/03/2017 a 15/05/ /06/2017 a 25/07/2017 EDITAL N.º 135/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE

Leia mais

EDITAL PPG/Psicobiologia/Nº001/2018

EDITAL PPG/Psicobiologia/Nº001/2018 EDITAL PPG/Psicobiologia/Nº001/2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CURSOS DE MESTRADO E

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MNPEF (POLO 01 UnB)

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MNPEF (POLO 01 UnB) Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo 01 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2019 PROCESSO

Leia mais

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGUÁ RUA PEDRO JOÃO PEREIRA MATO ALTO CEP 88905-120 ARARANGUA/SC TELEFONE +55 (48) 3721-6448 FAX +55 (48) 3522-2408 http://ararangua.ufsc.br/

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará UECE Chamada Pública de Seleção Nº XXX/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016 EDITAL N.º 77/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é:

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: EDITAL SUPLEMENTAR N.º 704/2018 DE 03/08/2018 AO EDITAL N.º 178/2018 PUBLICADO NO BUFRJ Nº 18 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 01/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 01/2018 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - USP. Seleção em 2017 início dos cursos em 2018

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - USP. Seleção em 2017 início dos cursos em 2018 Publicado no Diário Oficial do Estado em 10.05.2017. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - USP Edital IRI/USP/06/2017, de 09.05.2017 Seleção em 2017 início dos cursos em 2018 Estarão abertas,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2013 Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia / Química Quadrimestre

EDITAL Nº 01/2013 Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia / Química Quadrimestre 1 EDITAL Nº 01/2013 Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia / Química Quadrimestre 2013.3 O curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL 06/2016 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO

EDITAL 06/2016 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO EDITAL 06/2016 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO O Coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Ciências Contábeis e Administração,

Leia mais

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO a MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Rodovia José Aurélio Vilela, 11.999,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 2 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 39 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2014/2 CURSO DE DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2014/2 CURSO DE DOUTORADO EDITAL TURMA 2014/2 A Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, faz saber aos interessados que, no período de 19 de setembro a 20 de outubro de 2014, estarão abertas as

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA EM ENGENHARIA ELÉTRICA. EDITAL PPGEE N.º 03/2018 A Comissão Coordenadora de Programa (CCP)

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO COM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO EXTERIOR ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018 EDITAL CPG/FEA Nº 003/2017 Edital aprovado pela Comissão de

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIFESSPA NO 02/2017 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição Pós-Graduação em Neurociência e Cognição EDITAL Nº 001/2012 Processo Seletivo para Doutorado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2012.2 (ano e quadrimestre) O Programa de Pós-graduação em Neurociência

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA - TURMA

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 PPGEAL/UFSC

EDITAL Nº 04/2017 PPGEAL/UFSC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2011 SEGUNDO SEMESTRE

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2011 SEGUNDO SEMESTRE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS, FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE

Leia mais

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP Programa de Pós-Graduação em Economia Área: Economia Aplicada PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO Turma

Leia mais

SELEÇÃO PARA (PUBLICADO em 18 /09 /2018)

SELEÇÃO PARA (PUBLICADO em 18 /09 /2018) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFMT BARRA DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS PROF a CINOBELINA ELVAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 01 -UnB

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 01 -UnB Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 01-UnB EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) Edital 001/2019-PPGN

Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) Edital 001/2019-PPGN Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) Edital 001/2019-PPGN Torna Público o Processo de Seleção para os candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Instituto

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UFMA N O 01/ PREÂMBULO

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UFMA N O 01/ PREÂMBULO Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 47 UFMA EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 34/2017 25 de abril de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO 2017

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 81/17,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO 25-UFMT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

Leia mais

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado.

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado. Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara Comunicado Estarão abertas no período de 13/10 a 21/11/2014 na Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 02/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 02/2017 Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 01-UnB EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UnB N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO UFC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE TURMA 2014 MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE TURMA 2014 MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE CURSO DE MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 139/2017 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2019

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO 25- UFMT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2019

Leia mais

- a matrícula em disciplina isolada não constitui vínculo com o Programa de Pós- Graduação.

- a matrícula em disciplina isolada não constitui vínculo com o Programa de Pós- Graduação. EDITAL DE SELEÇÃO E MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA PARA ALUNOS REGULARES DE OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E ALUNOS NÃO VINCULADOS À UFPE 1 semestre de 2019 1. CONDIÇÕES: Conforme Art. 26 do Regimento

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

2. ESPECIFICAÇÃO, LOCAL, VALIDADE, REGIME E VAGAS DO CURSO

2. ESPECIFICAÇÃO, LOCAL, VALIDADE, REGIME E VAGAS DO CURSO Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Programa de Pós-Graduação em Ciências - Física de Materiais Campus Universitário Morro do Cruzeiro ICEB / DEFIS CEP 35.400-000 Fone: (031) 3559-1669

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós- Graduação Stricto

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2020 EDITAL PIEC 01/2019

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2020 EDITAL PIEC 01/2019 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 TURMA 2011 DOUTORADO O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais