Exercícios no estilo da prova do dia 08 de Dezembro!!! Wednesday, November 29, 17

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios no estilo da prova do dia 08 de Dezembro!!! Wednesday, November 29, 17"

Transcrição

1 Exercícios no estilo da prova do dia 08 de Dezembro!!!

2 Defina

3 Defina Extinção em massa

4 Defina Extinção em massa Taxas muito elevadas, acima das taxas de fundo (background), com uma grande magnitude, mais de 75% das espécies extintas. Organismos extintos pertencem a uma grande gama de ecologias, grupos taxonômicos e ambientes (terrestres e aquáticos). Extinção global que ocorre em pouco tempo e portanto está relacionada a uma única causa, ou um pequeno grupo de causas relacionadas.

5 Taxa de Extinção (Famílias por Myr) Extinção Tempo (Milhões de Anos)

6 Extinção em Massa: taxa e magnitude Taxa de Extinção (E/MSY) E/MSY 1,000, ,000 10,000 1, Already extinct Critically endangered TH, CR Devonian Threatened Cretaceous Permian Triassic Ordovician Magnitude Extinction da magnitude Extinção (percentage (% of de species) espécies)

7

8 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6.

9 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6.

10 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x:

11 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: Número de espécies

12 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: eixo y: Número de espécies

13 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: Número de espécies eixo y: Taxas (imigração, extinção e de turn-over)

14 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: Número de espécies eixo y: Taxas (imigração, extinção e de turn-over) ponto 1 (referente à reta sólida):

15 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: Número de espécies eixo y: Taxas (imigração, extinção e de turn-over) ponto 1 (referente à reta sólida): Valor Máximo na Taxa de Imigração

16 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: Número de espécies eixo y: Taxas (imigração, extinção e de turn-over) ponto 1 (referente à reta sólida): Valor Máximo na Taxa de Imigração ponto 2 (referente à reta sólida):

17 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: eixo y: Número de espécies Taxas (imigração, extinção e de turn-over) ponto 1 (referente à reta sólida): Valor Máximo na Taxa de Imigração ponto 2 (referente à reta sólida): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de Imigração ou P = o número total de espécies do pool de possíveis imigrantes na fonte

18 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: eixo y: Número de espécies Taxas (imigração, extinção e de turn-over) ponto 1 (referente à reta sólida): Valor Máximo na Taxa de Imigração ponto 2 (referente à reta sólida): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de Imigração ou P = o número total de espécies do pool de possíveis imigrantes na fonte reta sólida:

19 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. eixo x: eixo y: Número de espécies Taxas (imigração, extinção e de turn-over) ponto 1 (referente à reta sólida): Valor Máximo na Taxa de Imigração ponto 2 (referente à reta sólida): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de Imigração ou P = o número total de espécies do pool de possíveis imigrantes na fonte reta sólida: Reta que descreve a variação da Taxa de Imigração de acordo com a riqueza da ilha

20 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6.

21 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada):

22 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha

23 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada):

24 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha

25 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha reta tracejada:

26 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha reta tracejada: Reta que descreve a variação da Taxa de Extinção de acordo com a riqueza da ilha

27 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha reta tracejada: Reta que descreve a variação da Taxa de Extinção de acordo com a riqueza da ilha ponto 5:

28 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha reta tracejada: Reta que descreve a variação da Taxa de Extinção de acordo com a riqueza da ilha ponto 5: Número de espécies encontrado na ilha. Representa um equilíbrio dinâmico

29 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha reta tracejada: Reta que descreve a variação da Taxa de Extinção de acordo com a riqueza da ilha ponto 5: Número de espécies encontrado na ilha. Representa um equilíbrio dinâmico ponto 6:

30 A seguir temos uma representação gráfica da teoria de biogeografia de ilhas. Indique o significado de cada ponto (pontos 1 a 6), dos dois eixos e das duas retas (sólida e tracejada) nesse gráfico. Não indicar o significado das retas pontilhadas, estas retas simplesmente existem para auxiliar a localizar os pontos 5 e 6. ponto 3 (referente à reta tracejada): Valor Máximo na Taxa de Extinção, referente ao ponto onde todas as espécies possíveis estariam na ilha ponto 4 (referente à reta tracejada): Valor mínimo (ZERO) na Taxa de extinção, equivalente ao momento onde não existe nenhuma espécie na ilha reta tracejada: Reta que descreve a variação da Taxa de Extinção de acordo com a riqueza da ilha ponto 5: Número de espécies encontrado na ilha. Representa um equilíbrio dinâmico ponto 6: Taxa de Turn-over quando a ilha atinge o equilíbrio de riqueza

31

32 De acordo com a teoria de biogegrafia de ilhas, discuta como o efeito da área deve afetar a riqueza de espécies

33 Taxas (is & es) Efeito da Área I E pequena E grande Sˆ pq Sˆ g P Número de espécies em uma ilha (S)

34 Efeito do alvo: o tamanho da área pode afetar também a taxa de imigração. Número de espécies de propágulos Comprimento da praia (m) Ilhas maiores são um alvo mais fácil, e portanto poderiam ter taxas de imigração mais elevadas.

35 Taxas (is & es) Taxas (is & es) Efeito do alvo: o tamanho da área pode afetar também a taxa de imigração. I E pequena I grande E pequena Tˆ pq Tˆ gr E grande Tˆ gr Tˆ pq E grande Número de espécies (S) Número de espécies (S) Ilhas maiores são um alvo mais fácil, e portanto poderiam ter taxas de imigração mais elevadas.

36 Os gráficos abaixo apresentam os resultados de um estudo a respeito da riqueza de espécies de um grupo de animais (grupo fictício). Cada ponto representa uma comunidade distinta. De acordo com os resultados, e o que você aprendeu em aula, responda: a. Os resultados apresentados na figura A estão de acordo com o padrão global de riqueza de espécies encontrado na maioria das espécies, conhecido como Gradiente Latitudinal de Diversidade? ( ) SIM ( ) NÃO. Tempo de colonização de uma dada comunidade

37 Os gráficos abaixo apresentam os resultados de um estudo a respeito da riqueza de espécies de um grupo de animais (grupo fictício). Cada ponto representa uma comunidade distinta. De acordo com os resultados, e o que você aprendeu em aula, responda: a. Os resultados apresentados na figura A estão de acordo com o padrão global de riqueza de espécies encontrado na maioria das espécies, conhecido como Gradiente Latitudinal de Diversidade? (X) SIM ( ) NÃO. Tempo de colonização de uma dada comunidade

38 Os gráficos abaixo apresentam os resultados de um estudo a respeito da riqueza de espécies de um grupo de animais (grupo fictício). Cada ponto representa uma comunidade distinta. De acordo com os resultados, e o que você aprendeu em aula, responda: De acordo com os dados apresentados nas figuras B e C, como você explicaria o padrão de diversidade encontrado na figura A? Note que no gráfico C cada ponto se refere a uma comunidade distinta e portanto esse gráfico não informa como a diversidade poderia se alterar no tempo dentro de uma única comunidade, mas sim mostra a relação entre o tempo de colonização de uma dada localidade e a riqueza de espécies em uma dada localidade Tempo de colonização de uma dada comunidade

39 Gradiente Latitudinal de Diversidade Existem 3 classes de hipóteses:

40 Gradiente Latitudinal de Diversidade Existem 3 classes de hipóteses: 1- Hipóteses ecológicas: explicam gradiente a partir de mecanismos que permitem a coexistência de espécies e manutenção da riqueza de espécies.

41 Gradiente Latitudinal de Diversidade Existem 3 classes de hipóteses: 1- Hipóteses ecológicas: explicam gradiente a partir de mecanismos que permitem a coexistência de espécies e manutenção da riqueza de espécies. 2- Hipóteses históricas: se baseiam na idade dos trópicos.

42 Gradiente Latitudinal de Diversidade Existem 3 classes de hipóteses: 1- Hipóteses ecológicas: explicam gradiente a partir de mecanismos que permitem a coexistência de espécies e manutenção da riqueza de espécies. 2- Hipóteses históricas: se baseiam na idade dos trópicos. 3- Hipóteses evolutivas: taxas de diversificação.

43 Gradiente Latitudinal de Diversidade 3 classes de hipóteses: Ecológica Histórica Evolutiva

44 Os gráficos abaixo apresentam os resultados de um estudo a respeito da riqueza de espécies de um grupo de animais (grupo fictício). Cada ponto representa uma comunidade distinta. De acordo com os resultados, e o que você aprendeu em aula, responda: De acordo com os dados apresentados nas figuras B e C, como você explicaria o padrão de diversidade encontrado na figura A? Note que no gráfico C cada ponto se refere a uma comunidade distinta e portanto esse gráfico não informa como a diversidade poderia se alterar no tempo dentro de uma única comunidade, mas sim mostra a relação entre o tempo de colonização de uma dada localidade e a riqueza de espécies em uma dada localidade Tempo de colonização de uma dada comunidade

45 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação.

46 Deslocamento de caracteres Em ilhas distintas Na mesma ilha

47

48 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação.

49 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação. definição (do padrão): padrão no qual duas espécies são mais distintas entre si quando ocorrem na mesma localidade do que quando ocorrem separadamente.

50 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação. definição (do padrão): padrão no qual duas espécies são mais distintas entre si quando ocorrem na mesma localidade do que quando ocorrem separadamente. definição (do processo): processo evolutivo que acentua as diferenças entre populações simpátricas de duas espécies distintas que é resultado de interações (em geral competição) entre as espécies.

51 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação. definição (do padrão): padrão no qual duas espécies são mais distintas entre si quando ocorrem na mesma localidade do que quando ocorrem separadamente. definição (do processo): processo evolutivo que acentua as diferenças entre populações simpátricas de duas espécies distintas que é resultado de interações (em geral competição) entre as espécies. Em sua resposta você deve falar que competição por um mesmo recurso leva à mudanças no nicho, em geral observadas através de mudanças morfológicas relacionadas a aquisição de recursos (competição interespecífica), que resultam em uma menor sobreposição do nicho quando as espécies coexistem.

52 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação. definição (do padrão): padrão no qual duas espécies são mais distintas entre si quando ocorrem na mesma localidade do que quando ocorrem separadamente. definição (do processo): processo evolutivo que acentua as diferenças entre populações simpátricas de duas espécies distintas que é resultado de interações (em geral competição) entre as espécies. Em sua resposta você deve falar que competição por um mesmo recurso leva à mudanças no nicho, em geral observadas através de mudanças morfológicas relacionadas a aquisição de recursos (competição interespecífica), que resultam em uma menor sobreposição do nicho quando as espécies coexistem.

53 Explique o processo de deslocamento de caracteres. Inclua na sua discussão os seguintes pontos: a interação interespecífica que comumente está relacionada a esse fenômeno e o efeito dessa interação interespecífica no fenótipo relacionado com a interação. definição (do padrão): padrão no qual duas espécies são mais distintas entre si quando ocorrem na mesma localidade do que quando ocorrem separadamente. definição (do processo): processo evolutivo que acentua as diferenças entre populações simpátricas de duas espécies distintas que é resultado de interações (em geral competição) entre as espécies. Em sua resposta você deve falar que competição por um mesmo recurso leva à mudanças no nicho, em geral observadas através de mudanças morfológicas relacionadas a aquisição de recursos (competição interespecífica), que resultam em uma menor sobreposição do nicho quando as espécies coexistem.

BLABLABLABLABLABLA. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. ERN.702 UFSCar - Marco A.R. Mello

BLABLABLABLABLABLA. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. ERN.702 UFSCar - Marco A.R. Mello BLABLABLABLABLABLA Blablabla Blablabla Blablabla Blablabla Blablabla ERN.702 UFSCar - Marco A.R. Mello Introdução 1. Os níveis de organização 2. Indivíduos e populações 3. Diversidade: comunidades e ecossistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA Rua do Matão - Travessa 14 nº 321 - CEP 558-9 Cidade Universitária - São Paulo - Brasil http://www.ib.usp.br Instruções Gerais: 1) Responda às questões

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO!

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Instruções para realização da prova a) Deixe todos os seus

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Biogeografia O que é Ecologia? O que é Biogeografia Estudo de padrões de distribuição e abundância de

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2015 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: BOA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Processo seletivo PPGECB - 2013 Prova de conhecimentos em Ecologia e Evolução CPF do candidato: MS ( ) DR ( ) Instruções para a prova: 1) Não coloque NOME nas folhas de prova em hipótese alguma. Sua única

Leia mais

Climate, energyanddiversitydiversity

Climate, energyanddiversitydiversity Gabriel Kayano e Victor Chaves Climate, energyanddiversitydiversity Andrew Clarke and Kevin J. Gaston 2006 The Royal Society Padrões de distribuição das espécies Gradiente latitudinal de diversidade Quais

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Prova escrita de mestrado 15/10/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Prova escrita de mestrado 15/10/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prova escrita de mestrado 15/10/2015 Instruções gerais: 1) Responda as questões de maneira clara, lógica e fundamentada

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1) A ciclomorfose é um fenômeno natural em que indivíduos de uma mesma população apresentam mudanças morfológicas temporalmente cíclicas. Tal fenômeno aparenta ser mais frequente em organismos aquáticos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE ProcessoseletivoPPGECB 2015.2 Provadeconhecimentosemecologia,evoluçãoefundamentosdeestatística CPFdocandidato: Instruçõesparaaprova: 1) NãocoloqueNOMEnasfolhasdeprovaemhipótesealguma.Suaúnicaidentificação

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: Questão

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2016 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: BOA

Leia mais

BIOGEOGRAFIA DE ILHAS

BIOGEOGRAFIA DE ILHAS BIOGEOGRAFIA DE ILHAS 1. Tipos de ilhas - Continentais - Oceânicas 1. Tipos de ilhas Ilhas continentais: - sobre plataforma continental - origens diversas 1. Tipos de ilhas Ilhas continentais: - sobre

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2017 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: 1)As

Leia mais

estuda a distribuição dos organismos sobre a superfície da Terra.

estuda a distribuição dos organismos sobre a superfície da Terra. BIOGEOGRAFIA BIOGEOGRAFIA estuda a distribuição dos organismos sobre a superfície da Terra. tenta explicar os padrões e a variação entre os indivíduos, as populações, as espécies e as comunidades por toda

Leia mais

Are communities saturated? On the relationship between α, β and γ diversity

Are communities saturated? On the relationship between α, β and γ diversity Are communities saturated? On the relationship between α, β and γ diversity Ana Clara Corsi, Mariana Citta Aguiar, Sirlene Rodrigues e Tatiana Orli Milkewitz Sandberg Michel Loreau Ecol. Lett., 3, 73 76.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA PPGE/UFRJ. Seleção de Ingressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado 2011/1. Prova de Ecologia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA PPGE/UFRJ. Seleção de Ingressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado 2011/1. Prova de Ecologia PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA PPGE/UFRJ Seleção de Ingressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado 2011/1 Prova de Ecologia Instruções Gerais: 1) Assinale a lista de presença; 2) Identifique TODAS

Leia mais

ECOLOGIA IBB-057. Objetivos da Disciplina ECOLOGIA IBB-057 ECOLOGIA IBB-057 ECOLOGIA IBB-057 ECOLOGIA IBB-057. Atividades e Avaliação

ECOLOGIA IBB-057. Objetivos da Disciplina ECOLOGIA IBB-057 ECOLOGIA IBB-057 ECOLOGIA IBB-057 ECOLOGIA IBB-057. Atividades e Avaliação Prof. Dra. Cintia Cornelius Laboratório de Ecologia - Dep. Biologia - ICB - UFAM Ecologia de Populacões e Biologia da Conservação de Aves ccornelius.ufam@gmail.com Sala: Projeto Sauim - Segundo andar Atendimento

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO!

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Instruções para realização da prova a) Deixe todos os seus

Leia mais

Competição e a estrutura de comunidades

Competição e a estrutura de comunidades 1 Competição e a estrutura de comunidades 1. Interações ecológicas e comunidades 2. Competição: definição, pressupostos e previsões 3. Evidências 4. Quebrando os pressupostos 5. Resumo 6. Para saber mais

Leia mais

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ 0303

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ 0303 Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul como exemplo, a disciplina visa propiciar uma visão

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. O que é biodiversidade. Biodiversidade. Natureza 1. Ponto crítico

ENCCEJA RESUMO. O que é biodiversidade. Biodiversidade. Natureza 1. Ponto crítico O que é biodiversidade RESUMO Biodiversidade A biodiversidade é a variedade de seres no planeta terra. Sua importância está na variedade de relações ecológicas que podem ser criadas, na disponibilidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS / USP PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS / USP PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS INSTRUÇÕES LEIA COM ATENÇÃO - Use apenas seu código numérico para se identificar na prova, escrevendo-o em todas as folhas de respostas. Não use seu nome ou qualquer outra forma de identificação nas provas,

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA IF SUDESTE MG REITORIA Av. Francisco Bernardino, 165 4º andar Centro 36.013-100 Juiz de Fora MG Telefax: (32) 3257-4100 ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA O sorteio do tema da prova discursiva ocorrerá

Leia mais

Os quatro processos fundamentais: 1. Seleção 2. Deriva ecológica 3. Dispersão 4. Especiação

Os quatro processos fundamentais: 1. Seleção 2. Deriva ecológica 3. Dispersão 4. Especiação Os quatro processos fundamentais: 1. Seleção 2. Deriva ecológica 3. Dispersão 4. Especiação Metacomunidades Paulo R. Guimarães Jr (Miúdo) www.guimaraes.bio.br Metacomunidades 1. Metacomunidades: duas

Leia mais

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados:

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: A U A UL LA Acelera Brasil! Suponhamos que tenha sido realizado um estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: VEÍCULO Velocidade máxima

Leia mais

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS 1. O ECLIPSE DA HISTÓRIA E A BAGUNÇA EM ECOLOGIA DE COMUNIDADES Contingências históricas Lawton 1999, Simberloff 2004 2. O POOL

Leia mais

O número de componentes de uma determinada população natural normalmente mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo.

O número de componentes de uma determinada população natural normalmente mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo. ECOLOGIA DA POPULAÇÃO O número de componentes de uma determinada população natural normalmente mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo. FATORES QUE CARACTERIZAM UMA POPULAÇÃO - Densidade: D

Leia mais

Diversidade Biológica e Energia. Anna Kobayashi, Denise Ferreira, José Augusto R. Manhani, Lucas Arantes

Diversidade Biológica e Energia. Anna Kobayashi, Denise Ferreira, José Augusto R. Manhani, Lucas Arantes Diversidade Biológica e Energia Anna Kobayashi, Denise Ferreira, José Augusto R. Manhani, Lucas Arantes Andrew Clarke Kevin J. Gaston Revisão dos estudos que tentam explicar o gradiente latitudinal de

Leia mais

Processos macroevolutivos. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP

Processos macroevolutivos. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Processos macroevolutivos Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Macroevolução Simplesmente a microevolução em escala maior Idéia dominante entre

Leia mais

Populações e comunidades

Populações e comunidades Texto Base: Aula 26 Populações e comunidades Autor: Ana Lúcia Brandimarte População Uma população é definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área geográfica,

Leia mais

Avaliação dos critérios da IUCN para a

Avaliação dos critérios da IUCN para a Renata Pardini Avaliação dos critérios da IUCN para a elaboração de Listas Vermelhas: embasamento científico e viabilidade prática USP renatapardini@uol.com.br Pequenos mamíferos maior diversidade Paglia

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Aula BIOGEOGRAFIA DE ILHAS. META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de biogeografi a de ilhas

Aula BIOGEOGRAFIA DE ILHAS. META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de biogeografi a de ilhas BIOGEOGRAFIA DE ILHAS META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de biogeografi a de ilhas OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Conceituar biogeografi a de ilhas; Identificar formas

Leia mais

Climate, energy and Diversity

Climate, energy and Diversity Climate, energy and Diversity Andrew Clarke and Kevin J Gaston Proceedings Of The Royal Society André Kanasiro, Elisa Ventura, Lucas Meloni e Wilson Soares BIZ0303 - IB/USP Três categorias de explicação

Leia mais

Ecossitemas e saúde Ambiental:: Prof MSc. Dulce Amélia Santos

Ecossitemas e saúde Ambiental:: Prof MSc. Dulce Amélia Santos SUCESSÃO ECOLÓGICA É a substituição sequencial de espécies em uma comunidade. Compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax. Engenharia Civil Disciplina Ecossistemas

Leia mais

Ecologia de comunidades. Padrões e processos. Alexandre Palma

Ecologia de comunidades. Padrões e processos. Alexandre Palma Ecologia de comunidades Padrões e processos Alexandre Palma Comunidades Definição Conjunto de organismos de diferentes espécies vivendo em um dado local e tempo. Ecologia de comunidades Estudo dos padrões

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - IB- USP

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - IB- USP PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - IB- USP Prova escrita de Mestrado 2014 (13/10/2014) 1 Instruções Gerais: 1) Responda às questões de maneira clara, lógica e fundamentada na teoria ecológica. 2)

Leia mais

PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014

PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014 PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014 Questão 1 A figura abaixo mostra uma árvore filogenética que reflete as relações de parentesco entre alguns animais da ordem Perissodactyla,

Leia mais

Dispersão. Biogeografia. Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade

Dispersão. Biogeografia. Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Biogeografia Dispersão Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 29/03/2012 O que é dispersão? Movimento de um organismo

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia.

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia. Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Biodiversidade P r o fe s s or D r. O r i e l H e r re ra B o n i l l a M o n i to

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Leitura do texto: Mudanças

Leia mais

Interações evolutivas. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP

Interações evolutivas. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Interações evolutivas Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva Instituto de Biociências - USP Ecologia Oikos (gr., = casa) + logos (gr. = Estudo) Estudo da interação entre organismos

Leia mais

BIODIVERSIDADE = DIVERSIDADE BIOLÓGICA

BIODIVERSIDADE = DIVERSIDADE BIOLÓGICA BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO IBB021 AULA 2: BIODIVERSIDADE NIVEIS DE BIODIVERSIDADE - Genética - Organismo - Ecológica PADRÕES DE BIODIVERSIDADE - mudanças temporais da diversidade - distribuição da diversidade

Leia mais

Bio. Semana 3. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 3. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 3 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades I

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades I BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Comunidades I Programa Introdução Módulo I: Organismos Módulo II: Populações Módulo III: Comunidades - Padrões espaciais - Padrões temporais

Leia mais

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS 1. O ECLIPSE DA HISTÓRIA E A BAGUNÇA EM ECOLOGIA DE COMUNIDADES Contingências históricas Lawton 1999, Simberloff 2004 2. O POOL

Leia mais

Conservação da vegetação

Conservação da vegetação Conservação da vegetação Prof. Pedro Eisenlohr pedrov.eisenlohr@gmail.com A Biologia da Conservação tem como objeto de estudo a BIODIVERSIDADE. O que é biodiversidade? Biodiversidade (diversidade biológica)

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Introdução a ecologia e níveis de organização da vida: I Introdução aos fundamentos de Ecologia II Níveis de organização

Leia mais

Diversidade e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ 0303

Diversidade e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ 0303 Diversidade e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul como exemplo, a disciplina visa propiciar uma visão crítica sobre o

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2014

SELEÇÃO DE MESTRADO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2014 A PROVA POSSUI ONZE QUESTÕES. CADA UMA

Leia mais

Sobre diversidade, escalas e padrões geográficos

Sobre diversidade, escalas e padrões geográficos Sobre diversidade, escalas e padrões geográficos Fabricio Villalobos Laboratorio de Ecologia Teórica e Síntese, ICB, UFG fabricio.villalobos@gmail.com Diversidade biológica cómo estudar-la? Nível de organização

Leia mais

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história Aula 1 Evolução Biologia Evolutiva x Evolução Biológica O termo Evolução biológica refere-se ao processo de modificação e surgimento das espécies na Terra Biologia Evolutiva refere-se à disciplina que

Leia mais

QUESTÃO 1 - Com base nos parâmetros que regem as comunidades, analise as duas comunidades hipotéticas de cogumelos abaixo (comunidades a e b),

QUESTÃO 1 - Com base nos parâmetros que regem as comunidades, analise as duas comunidades hipotéticas de cogumelos abaixo (comunidades a e b), QUESTÃO 1 - Com base nos parâmetros que regem as comunidades, analise as duas comunidades hipotéticas de cogumelos abaixo (comunidades a e b), avaliando que conclusões você pode extrair comparando os diferentes

Leia mais

Ecologia de comunidades Novas perspectivas: Meta-comunidades. Alexandre Palma

Ecologia de comunidades Novas perspectivas: Meta-comunidades. Alexandre Palma Ecologia de comunidades Novas perspectivas: Meta-comunidades Alexandre Palma Pontos de vista 4 diferentes visões em ecologia de comunidades: Determinística comunidades como resultado de interações locais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA EXAME DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA DOUTORADO ECOLOGIA TERRESTRE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA EXAME DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA DOUTORADO ECOLOGIA TERRESTRE Instruções 1. Responda às questões de maneira clara, lógica e fundamentada na teoria ecológica. 2. Responda às questões a caneta, nas folhas de resposta fornecidas. 3. A prova está dividida em três partes.

Leia mais

Redução de área Isolamento Efeito de borda. Fragmentação de Habitats. Fragmentação de Habitats. Biogeografia de ilhas (MacArthur & Wilson, 1963, 1967)

Redução de área Isolamento Efeito de borda. Fragmentação de Habitats. Fragmentação de Habitats. Biogeografia de ilhas (MacArthur & Wilson, 1963, 1967) Fragmentação de Habitats Fragmentação de Habitats Ampla porção contínua de habitat, reduzida em área e dividida em pedaços; Matriz e fragmentos Conseqüências da fragmentação Redução de área Isolamento

Leia mais

Prof. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David

Prof. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA Prof. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David Fortaleza - CE Versão 2010 Ecossistemas Duas fontes

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente e Saúde Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Meio Ambiente FORMA/GRAU:( )integrado ( X )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012.2 Instruções: Leia atentamente cada questão antes de respondê-las

Leia mais

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada?

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada? Biodiversidade 2 Como a Biodiversidade é gerada? (Material Complementar) Biodiversidade no passado O número de espécies existentes na Terra não foi constante ao longo do tempo. Desde que a vida surgiu

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Processo de Seleção de Mestrado 2015 Questões Gerais de Ecologia

Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Processo de Seleção de Mestrado 2015 Questões Gerais de Ecologia Questões Gerais de Ecologia a. Leia atentamente as questões e responda apenas 3 (três) delas. identidade (RG) e o número da questão. 1. Como a teoria de nicho pode ser aplicada à Biologia da Conservação?

Leia mais

05/10/ Conceito de Nicho ecológico. Conceito de nicho segundo Joseph Grinnell (1924) Nicho ecológico inclui: Espaço Físico + Organismos

05/10/ Conceito de Nicho ecológico. Conceito de nicho segundo Joseph Grinnell (1924) Nicho ecológico inclui: Espaço Físico + Organismos Unidade 3 - Nicho ecológico e competição; Unidade 3 - Nicho ecológico e competição 3.1 Introdução; 3.2 Conceitos de Nicho ecológico; 3.3 Tipos de nicho ecológico; 3.4 Sobreposição de nichos; 3.5 Nicho

Leia mais

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2015

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2015 Funções e valores da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade 2015 Sistemas complexos: partes (subsistemas) + relações = propriedades emergentes s escalas não lineares não são conseqüência das partes

Leia mais

Exercícios de Especiação

Exercícios de Especiação Exercícios de Especiação 1. (UEPB) Vários conceitos são utilizados para definir uma espécie. De maneira geral podemos dizer que uma espécie representa um conjunto de indivíduos com potencial, em condições

Leia mais

Aula CONCEITO DE NICHO. META Nessa aula é importante aprender os conceitos básicos sobre nicho ecológico e observar alguns exemplos.

Aula CONCEITO DE NICHO. META Nessa aula é importante aprender os conceitos básicos sobre nicho ecológico e observar alguns exemplos. CONCEITO DE NICHO META Nessa aula é importante aprender os conceitos básicos sobre nicho ecológico e observar alguns exemplos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir os conceitos de nicho;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO

PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO Prova Conhecimentos Específicos

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 4º Bimestre Prova dia 21/10 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia

Leia mais

Comunidade: definição

Comunidade: definição 1 Comunidade: definição 1. Definições e a importância dos padrões 2. Riqueza, diversidade e padrões de abundância 3. Padrões espaciais em comunidades 4. Resumo 5. Para saber mais... Ao final da aula, nós

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE

CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE 1º. O que podemos entender por sucessão ecológica e quais seus tipos? PROCESSO GRADUAL

Leia mais

Conceitos de espécie e especiação. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva IB- USP

Conceitos de espécie e especiação. Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva IB- USP Conceitos de espécie e especiação Sergio Russo Matioli Departamento de Genética e Biologia evolutiva IB- USP Espécie A espécie tem uma existência real ou ela apenas é um agrupamento como outro qualquer?

Leia mais

MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável)

MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável) MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável) Disciplina: Ecologia Aplicada Código: TT019 Natureza: ( X ) obrigatória ( ) optativa Semestral ( X ) Anual ( ) Modular ( ) Pré-requisito: Não há Co-requisito:

Leia mais

LOMOLINO, Mark V., RIDDLE, Brett R., WHITTAKER, Robert J.; BROWN, James H. Biogeography. 4.ed. Sunderland: Sinauer Associates Inc., p.

LOMOLINO, Mark V., RIDDLE, Brett R., WHITTAKER, Robert J.; BROWN, James H. Biogeography. 4.ed. Sunderland: Sinauer Associates Inc., p. LOMOLINO, Mark V., RIDDLE, Brett R., WHITTAKER, Robert J.; BROWN, James H. Biogeography. 4.ed. Sunderland: Sinauer Associates Inc., 2011. 878p. BIOGEOGRAPHY Mark V. Lomolino Brett R. Riddle Robert J. Whittaker

Leia mais

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOSSISTEMA Prof.: Dr. ORIEL HERRERA Monitores: John David & Giuliane Sampaio Fortaleza/CE Versão 2010 ECOSSISTEMA

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURAS EM ECONOMIA E GESTÃO MICROECONOMIA Ano Letivo 2015/16 1.º Semestre 2.º TESTE 7/11/15 Duração: 1h00 + 15 min. (tolerância) 1)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BIO131 Ecologia Básica

Programa Analítico de Disciplina BIO131 Ecologia Básica 0 Programa Analítico de Disciplina BIO11 Ecologia Básica Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2)

Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Biologia 1. (UFSC) A fim de melhor compreender aspectos da fisiologia vegetal, um biólogo resolveu

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: BIOLOGIA (Cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: 2 1 a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes

Leia mais

Imagine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F2

Imagine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F2 magine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F Agora, encontre as seguintes localidades e assinale o ponto

Leia mais

Geologia Histórica e Recursos Minerais

Geologia Histórica e Recursos Minerais Geologia Histórica e Recursos Minerais Datas Geologia Geral A disciplina O Tempo Geológico Magnitude do tempo geológico Eventos que marcaram a história da Terra Evolução das espécies O Tempo Geológico

Leia mais

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE BIOLOGIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO!

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE BIOLOGIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE BIOLOGIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! Duração total das Provas Discursivas + REDAÇÃO: 5 horas 1 1ª Questão (Emerson) Com base nas figuras

Leia mais

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE DIEGO DANTAS AMORIM Contado: diego.dantas@ifmg.edu.br Engenheiro Agrônomo Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE Msc. em Agricultura Tropical Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

SUGESTÕES DE PONTOS DA QUALIFICAÇÃO DO DOUTORADO DE ACORDO COM O MODELO 2 DO REGIMENTO INTERNO DO PPGECO

SUGESTÕES DE PONTOS DA QUALIFICAÇÃO DO DOUTORADO DE ACORDO COM O MODELO 2 DO REGIMENTO INTERNO DO PPGECO SUGESTÕES DE PONTOS DA QUALIFICAÇÃO DO DOUTORADO DE ACORDO COM O MODELO 2 DO REGIMENTO INTERNO DO PPGECO Somente os 5 pontos abaixo podem ser sorteados. A aula, com nível de graduação, deve introduzir

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Tarefa 6

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Tarefa 6 Escola Secundária com º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Tarefa 6 1. Numa escola, em 004, um grupo de alunos sensibilizados para os problemas ambientais aproveitou

Leia mais

Metapopulação. Evolução. Espécie chave por Robert Paine (1966) Interações complexas, cascatas tróficas 05/12/2013

Metapopulação. Evolução. Espécie chave por Robert Paine (1966) Interações complexas, cascatas tróficas 05/12/2013 Revisão Geral de Conceitos Ecologia de Populações e Comunidades Metapopulação Interações complexas, cascatas tróficas Conjunto de sub - populações Espécie chave por Robert Paine (1966) É uma espécie que

Leia mais

Biodiversidade: Conceitos gerais e estudos sobre a coexistência

Biodiversidade: Conceitos gerais e estudos sobre a coexistência Biodiversidade: Conceitos gerais e estudos sobre a coexistência Por que a diversidade biológica é tão alta em florestas tropicais? Uma visão pessoal e uma experiência pessoal Biodiversidade alta significa

Leia mais

COMPLEXIBILIDADE E ESTABILIDADE DE COMUNIDADES. META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de complexidade e estabilidade de comunidades

COMPLEXIBILIDADE E ESTABILIDADE DE COMUNIDADES. META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de complexidade e estabilidade de comunidades COMPLEXIBILIDADE E ESTABILIDADE DE COMUNIDADES Aula 8 META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de complexidade e estabilidade de comunidades OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

3-0-4 Carga horária: 36 horas Aula prática: N Campus: SA e SBC. Turma: BC&T Turno: Diurno e Quadrimestre: 3º Ano: 2018

3-0-4 Carga horária: 36 horas Aula prática: N Campus: SA e SBC. Turma: BC&T Turno: Diurno e Quadrimestre: 3º Ano: 2018 Código da disciplina: Créditos (T-P-I): Código da turma: Docente(s) responsável(is): Caracterização da disciplina BCL0306-15 Nome da Biodiversidade: Interações entre Organismos e Ambiente disciplina: 3-0-4

Leia mais

Biologia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: QUESTÕES 01 e 02

Biologia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: QUESTÕES 01 e 02 Biologia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 MESTRADO

PROCESSO SELETIVO 2015 MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL PROCESSO SELETIVO 2015 MESTRADO Prova Conhecimentos Específicos

Leia mais

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades II

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades II BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Comunidades II Programa Introdução Módulo I: Organismos Módulo II: Populações Módulo III: Comunidades - Padrões espaciais - Padrões temporais

Leia mais

Aula 7 PRODUTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS

Aula 7 PRODUTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS PRODUTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS Aula 7 META Apresentar produtividade primária nos ecossistemas terrestres, os fatores limitantes da produtividade e os padrões de produção primária nos ecossistemas aquáticos.

Leia mais

Introdução - Ecologia II

Introdução - Ecologia II Introdução - Ecologia II Paulo R. Guimarães Jr (Miúdo) www.guimaraes.bio.br Avisos Avisos 1. Horário, presença e etiqueta Avisos 1. Horário, presença e etiqueta 2. Estrutura do curso : dois blocos (tempo

Leia mais

PADRÕES DE DIVERSIDADE META

PADRÕES DE DIVERSIDADE META PADRÕES DE DIVERSIDADE Aula 9 META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de diversidade e seus diversos tipos OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Estimular os alunos a pesquisar

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 3º EM Biologia B Pedro Verdan Av. Dissertativa 25/05/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais