Manual MANUAL DE SAÚDE ESCOLAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual MANUAL DE SAÚDE ESCOLAR"

Transcrição

1 Manual MANUAL DE SAÚDE ESCOLAR

2

3

4 Sumário Saúde Escolar Da Escola Sesc De Ensino Médio Carta de Otawwa (1988) Serviço Médico Termo de Estado de Saúde Carteira de Vacinas Calendário De Vacinação Do Adolescente Exame Oftalmológico Cirurgias Medicamentos Serviço De Enfermagem Serviço De Odontologia Serviço De Nutrição Avaliação Funcional Serviço De Educação Física

5

6 6 SAÚDE ESCOLAR DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO A saúde é construída e vivida pelas pessoas dentro daquilo que fazem no seu dia a dia: onde elas aprendem, trabalham, divertemse e amam. A saúde é construída pelo cuidado de cada um consigo mesmo e com os outros, pela capacidade de tomar decisões e de ter controle sobre as circunstâncias da própria vida, e pela luta para que a sociedade ofereça condições que permitam a obtenção da saúde por todos os seus membros. A saúde se cria e se vive no marco da vida cotidiana, nos centros de aprendizagem, de trabalho e de recreação. Carta de Otawwa (1988) A Saúde Escolar da Escola SESC de Ensino Médio foi estruturada com o objetivo principal de oferecer aos alunos um serviço de qualidade, baseado na assistência médica e odontológica, atividades de promoção de saúde e prevenção dos agravos, através de ações interdisciplinares. Para isso, conta com uma equipe coordenada pelo Dr. Alexandre de Marca, chefe do Núcleo SERBEM, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de consultório dentário e assistente social, que em conjunto com a nutricionista, a equipe de educação física e a psicopedagoga desenvolvem ações intersetoriais, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para a comunidade escolar.

7 7 SERVIÇO MÉDICO O serviço médico abrange, além das atividades de promoção de saúde que estimulam o adolescente a desenvolver opções por hábitos mais saudáveis e ao controle de sua saúde e qualidade de vida, os atendimentos de rotina e os atendimentos a urgências e emergências. Todos os alunos são contemplados com o plano de saúde suplementar da AMIL, que poderá ser utilizado em casos de necessidade de exames complementares, encaminhamentos a hospitais ou a serviços médicos especializados, que não possam aguardar o retorno do estudante para sua casa para serem realizados. Ressaltamos que o plano de saúde suplementar Amil contempla cobertura médica e hospitalar ao aluno exclusivamente no âmbito regional Rio de Janeiro, conforme contrato estabelecido entre contratado e contratante, para atendimentos e procedimentos de urgência e emergência. Há também um serviço de assistência 24 horas de ambulância, para situações emergenciais nas quais o aluno tenha que ser removido para unidade hospitalar. Os alunos contam com assistência médica diária, de segunda a sexta-feira de 8h às 21h, sendo que no período de 17h às 21h, a assistência é realizada por uma médica especialista em Medicina de Adolescentes. Os atendimentos médicos de rotina visam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos adolescentes, abrangendo além dos aspectos orgânicos, os aspectos emocionais, sociais e psicológicos, bem como a identificação e acompanhamento de possíveis doenças vigentes. Todos os alunos passam por consultas anuais de rotina.

8 8 Durante as consultas, também são abordados temas de promoção de saúde, como nutrição, atividades físicas, higiene pessoal, sexualidade, orientações posturais, lazer e também temas relacionados com a prevenção dos agravos como doenças cardiovasculares, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, comportamentos de risco, doenças sexualmente transmissíveis, estimulando sempre a escolha por hábitos de vida saudáveis. Os atendimentos médicos de urgência são inicialmente realizados na escola, sendo que se houver necessidade, o aluno poderá ser encaminhado para um hospital de referência mais próximo. Em casos de procedimentos invasivos de urgência, como nos casos de cirurgia (Ex. Apendicite Aguda) a escola se responsabilizará por tal intervenção e comunicará os pais do caso, o mais rapidamente possível. O acompanhamento periódico da saúde do estudante com especialistas e as cirurgias eletivas (não urgentes) deverão ser realizadas nas férias escolares, na cidade onde reside o aluno, junto com os responsáveis. Termo de Estado de Saúde SERVIÇO MÉDICO Visando conhecer a população de alunos, oriundos das diversas partes do Brasil, antes de sua chegada à escola, foi criado o Termo de Estado de Saúde. Através deste documento é feita uma abordagem geral acerca da saúde do estudante, levantando informações relevantes sobre seu desenvolvimento, história de doenças prévias e atuais, alergias, uso de medicações regulares, vacinação e, por fim, uma avaliação médica. O documento deve ser preenchido pelos pais e pelo médico assistente e entregue no ato da matrícula, para que a equipe de saúde da Escola tenha o máximo de informações do estudante que está por chegar. O preenchimento adequado do termo de saúde é de fundamental importância, pois ele fornecerá dados de extrema relevância para o acompanhamento clínico dos alunos por toda a equipe de saúde ao longo do ano letivo.

9 9 Carteira de Vacinas SERVIÇO MÉDICO Além do Termo de Estado de Saúde, também deve ser enviada à escola a cópia da carteira de vacinação, com as vacinas em dia. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, o adolescente deve ter as seguintes vacinas: CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE IDADE E INTERVALO ENTRE AS DOSES De 11 a 19 anos (na primeira visita ao serviço de saúde) VACINA DOSE DOENÇAS EVITADAS Contra Hepatite B 1ª dose Hepatite B DT (Dupla tipo adulto)(2) 1ª dose Difteria e Tétano Contra Febre Amarela (3) Reforço Febre Amarela SCR (Tríplice Viral) (4) Dose única Sarampo, Caxumba e Rubéola 1 mês após a 1ª dose contra Hepatite 6 meses após a 1ª dose contra Hepatite 2 meses após a 1ª dose contra Difteria e Tétano 4 meses após a 1ª dose contra Difteria Contra Hepatite B 2ª dose Hepatite B Contra Hepatite B 3ª dose Hepatite B DT (Dupla tipo adulto) 2ª dose Difteria e Tétano DT (Dupla tipo adulto) 3ª dose Difteria e Tétano A cada 10 anos por toda vida DT (Dupla adulto) (5) Reforço Difteria e Tétano Contra Febre Amarela Reforço Febre Amarela Exame Oftalmológico Conforme documentação de matrícula, o exame oftalmológico deve ser realizado antes do ingresso do estudante na Escola Sesc e refeito anualmente por ocasião da renovação de matrícula, para a exclusão de qualquer erro de refração ou outras doenças oftalmológicas que poderão interferir no desempenho escolar.

10 10 Cirurgias SERVIÇO MÉDICO Durante o período letivo, somente os casos de cirurgia de urgência/ emergência, poderão ser realizados, ficando excluídos quaisquer outros procedimentos eletivos (que não apresentam emergência), que deverão ser realizados no período de férias escolares, junto com a família. Medicamentos Para a segurança do estudante e dos demais colegas de quarto, não é permitido guardar qualquer medicação nos dormitórios, com exceção dos alunos que fazem tratamento contínuo com alguma medicação (Ex. bombinha para a Asma), que receberão a devida orientação da equipe médica. O serviço de saúde fornecerá as medicações iniciais para as urgências (analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios), sendo que as medicações prescritas para a manutenção do tratamento são de responsabilidade do estudante. (Ex.antibióticos, anti-histamínicos, entre outros). Em caso de uso de medicação controlada, os responsáveis deverão informar à Escola, através do tutor. O medicamento deverá ser entregue à equipe de Saúde Escolar e o estudante deverá ir ao local indicador diariamente tomar a medicação.

11 11 SERVIÇO DE ENFERMAGEM A equipe de enfermagem é composta por três enfermeiros, que se revezam em plantões noturnos durante a semana e em plantões de 24horas nos finais de semana e feriados, proporcionando uma cobertura integral à saúde dos alunos. SERVIÇO DE ODONTOLOGIA A equipe de odontologia é formada por duas dentistas e duas auxiliares de gabinete odontológico, que prestam atendimento de segunda à sexta-feira. das 17h às 21h. A proposta referente à saúde bucal dos alunos é que os profissionais atuem como promotores de saúde através de ações de controle e prevenção das principais doenças que acometem a cavidade bucal (doença cárie e doença periodontal). Essas ações ocorrerão através de consultas de manutenção preventiva periódicas durante a estada do aluno na escola, nas quais, além do exame intra-oral para diagnóstico, serão abordados aspectos relevantes no controle dessas doenças como, principais métodos de higiene bucal, a importância dos auto-cuidados, o controle da dieta e o papel do flúor nesse contexto.

12 12 Outro enfoque importante relacionado ao tratamento odontológico dos alunos refere-se ao tratamento ortodôntico. O Serviço de Odontologia se propõe a realizar a manutenção dos aparelhos ortodônticos exclusivamente dos alunos que ao ingressarem no 1º ano do ensino médio na escola já estiverem com tratamento em andamento e que a técnica empregada nesse tratamento seja de domínio da ortodontista do SERBEM. Ressaltamos a importância da entrega da documentação ortodôntica no momento da realização da 1ª consulta. Dessa forma, o serviço de saúde da Escola Sesc propõe uma ação integrada, multidisciplinar, com a finalidade de propiciar, não somente uma permanência saudável do aluno, durante os três anos do Ensino Médio, mas principalmente estimulando a aquisição de estilos de vida saudáveis que perdurarão por toda a vida. SERVIÇO DE NUTRIÇÃO O Serviço de Nutrição da Escola Sesc de Ensino Médio promove o bem-estar dos estudantes através do fornecimento de uma alimentação saudável. Os alimentos são adequados de acordo com a fase de crescimento dos alunos. O padrão alimentar é apropriado às necessidades biológicas, respeitando o princípio da variedade, da moderação e do equilíbrio nutricional, promovendo, desta forma, nutrição e qualidade de vida. São cinco refeições diárias: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e frutas noturnas. São refeições saudáveis e sem exageros, bem balanceadas com vários grupos de nutrientes, cujo objetivo é o de promover educação alimentar para os estudantes.

13 13 O Serviço de Nutrição busca iniciativas que visem ressaltar a importância de uma alimentação saudável para o crescimento e bem-estar do adolescente, promovendo atendimento e orientação nutricional individualizada, implantação de trabalhos educacionais através de campanha, informativos e introdução de alimentos recomendados aos adolescentes. Tais iniciativas visam a construção de hábitos alimentares saudáveis, evitando distúrbios tão comuns nessa faixa etária, como a obesidade, as anorexias e as bulimias. SERVIÇO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação Funcional Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento físico dos estudantes, a equipe de educação física realiza uma avaliação individual, utilizando protocolos específicos para adolescentes a fim de obter o percentual de gordura através da mensuração de dobras cutâneas de tríceps e subescapular. Após a avaliação, os resultados são encaminhados, de acordo com a necessidade de cada aluno, para intervenção e acompanhamento em conjunto, da equipe médica, de educação física e de nutrição. Durante a avaliação, são tomadas também as medidas de peso e altura. Os dados coletados são avaliados com o objetivo de acompanhar o estado nutricional e físico dos estudantes ao longo dos 3 anos de ensino médio, auxiliando as estratégias de promoção de hábitos alimentares saudáveis e a formação para o bem-estar e a qualidade de vida.

14 14 Equipe de Saúde da Escola Sesc de Ensino Médio

15 15

16 Escola Sesc de Ensino Médio Av. Ayrton Senna nº 5.677, Jacarepaguá Rio de Janeiro/RJ

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Relatório de Fiscalização CASE CARUARU Rua Presidente Castelo Branco, s/nº - Cidade Alta Caruaru Diretor técnico: não tem Telefone: (81) 3719 9433 Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva DEVOLUTIVA DAS CARTEIRAS DE VACINAÇÃO AOS ESTUDANTES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva DEVOLUTIVA DAS CARTEIRAS DE VACINAÇÃO AOS ESTUDANTES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva ENS 0701205 - ENFERMAGEM E BIOSSEGURANÇA 2017 DEVOLUTIVA DAS CARTEIRAS DE VACINAÇÃO AOS ESTUDANTES Prezados alunos,

Leia mais

Escolas terão vacinação e ações contra obesidade

Escolas terão vacinação e ações contra obesidade NOVO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Escolas terão vacinação e ações contra obesidade Ministério da Saúde e da Educação convocam municípios à aderir MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI DESTINAR R$ 89 MILHÕES PARA AÇÕES COM

Leia mais

Introdução da segunda dose da vacina contra o sarampo aos 15 meses de idade.

Introdução da segunda dose da vacina contra o sarampo aos 15 meses de idade. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO Coordenadoria de Controle de Doenças Centro de Vigilância Epidemiológica Divisão de Imunização Calendário de Vacinação no Estado de São Paulo Parte da história

Leia mais

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP Programa Mais Saúde Razão Social: Alphatec S/A Ano de fundação: 1993 Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP 27966-530 Número de empregados: 719 Responsável pela inscrição: Bianka Indio do

Leia mais

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO - 2016 IDADE VACINAS A PARTIR DO NASCIMENTO BCG 1 2 3 2 MESES ROTAVÍRUS 4 3 MESES MENINGOCÓCICA C 3 4 MESES ROTAVÍRUS 5 5 MESES MENINGOCÓCICA C 6 MESES

Leia mais

CARTILHA DE VACINAÇÃO. Prevenção não tem idade. Vacine-se!

CARTILHA DE VACINAÇÃO. Prevenção não tem idade. Vacine-se! CARTILHA DE VACINAÇÃO Prevenção não tem idade. Vacine-se! A saúde é o nosso bem mais precioso, e a vacinação é um meio acessível, seguro e efetivo de protegê-la! A vacinação protege não apenas aqueles

Leia mais

Calendário de vacinação para o estado de São Paulo 2016

Calendário de vacinação para o estado de São Paulo 2016 Calendário de vacinação para o estado de São Paulo Idade A partir do nascimento BCG 1, Hepatite B 2 Vacina 2 meses VIP 3, Pentavalente (DTP+Hib+HB), Rotavírus 4, Pneumocócica 10 valente 3 meses Meningocócica

Leia mais

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ODONTOCLÍNICA UNIDADES Caxias- Av. Rio Branco, 209 Caxias- Pinheiro Machado, 2569 S 21-22 Garibaldi- Rua Borges de Medeiros, 129 Farroupilha - Rua Marechal Floriano Peixoto,

Leia mais

Programas. & Ações. Medicina Preventiva

Programas. & Ações. Medicina Preventiva Programas & Ações Medicina Preventiva Medicina Preventiva Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de

Leia mais

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos Quadro 1 Definição operacional dos atributos da Atenção Primária à Saúde. Atributo ACESSO: compreende a localização da unidade de saúde próxima à população, os horários e dias de funcionamento, a abertura

Leia mais

VA P CINAS ARA CRIANÇAS Dourados

VA P CINAS ARA CRIANÇAS Dourados Dourados VACINAS PARA CRIANÇAS O ato de vacinar é a forma mais fácil de proteger o organismo contra doenças infecciosas potencialmente graves e de prevenir que essas doenças sejam transmitidas a outras

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Criança

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Criança Criança Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão da criança. O ideal é que toda dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o

Leia mais

Seja muito bem-vindo a Odontoclínica!

Seja muito bem-vindo a Odontoclínica! Seja muito bem-vindo a Odontoclínica! Institucional Desde 1992, a Clínica atua em assistência odontológica na Serra Gaúcha, promovendo bem estar e saúde bucal à sociedade em geral. Sua trajetória é baseada

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE. Cartilha 02 quarta-feira, 18 de janeiro de :29:17

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE. Cartilha 02 quarta-feira, 18 de janeiro de :29:17 CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 9 7 2 quarta-feira, 18 de janeiro de 217 1:29:17 1 9 7 2 quarta-feira, 18 de janeiro de 217 1:29:17 PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando

Leia mais

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS)

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Resultados da Consulta aos Pesquisadores e aos Representantes das Áreas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) No processo de consulta, foram obtidas 81

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

Vigilância das Doenças Preveníveis por Imunização Vacinação do Profissional de Saúde

Vigilância das Doenças Preveníveis por Imunização Vacinação do Profissional de Saúde Vigilância das Doenças Preveníveis por Imunização Vacinação do Profissional de Saúde Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia e Bioestatística Epidemiologia

Leia mais

Calendário de vacinação para o estado de São Paulo 2017

Calendário de vacinação para o estado de São Paulo 2017 Idade A partir do nascimento BCG 1, Hepatite B 2 Vacina 2 meses VIP 3, Pentavalente (DTP+Hib+HB), Rotavírus 4, Pneumocócica 10 valente 3 meses Meningocócica C 4 meses VIP 3, Pentavalente (DTP+Hib+HB),

Leia mais

Imunização. Prof. Hygor Elias. Calendário Vacinal da Criança

Imunização. Prof. Hygor Elias. Calendário Vacinal da Criança Imunização Prof. Hygor Elias Calendário Vacinal da Criança 1 Vacinação do Adolescente Vacinação do Adulto 2 Vacinação da Gestante Vacinação do Idoso 3 Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Órgão: TRE-RJ Prova: Técnico

Leia mais

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas Julho 2016 Amil 400 Amil 400 Amil 500 Amil 700 Faixa Etária Enfermaria Apartamento Apartamento Apartamento 00 a 18 anos 202,75 230,51 254,40 314,64

Leia mais

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada PROJETO DE EXTENSÃO SEGURANÇA DO PACIENTE. Processo Seletivo

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada PROJETO DE EXTENSÃO SEGURANÇA DO PACIENTE. Processo Seletivo Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada PROJETO DE EXTENSÃO SEGURANÇA DO PACIENTE Processo Seletivo 2018.1 EDITAL DE SELEÇÃO O Curso de Segurança do Paciente do Centro Universitário de João

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta Setembro 2016 1 Equipa de Saúde Escolar: Matilde Chiote (Professora/Coordenadora)

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando na saúde e bem-estar do seu cliente, disponibiliza diversos Programas de. Contamos com uma equipe

Leia mais

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

Calendário. ideal para Adolecentes

Calendário. ideal para Adolecentes Calendário SBP - So c i e d a d e Br a s i l e i r a d e Pediatria ideal para Adolecentes D e p a r t a m e n t o d e In f e c t o l o g i a d a SBP Calendário de Vacinação para Crianças - 2008 Idade Vacina

Leia mais

Regulamento do Programa Jovem Aprendiz

Regulamento do Programa Jovem Aprendiz Objetivo Oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional ao jovem, bem como prepará-lo e incluí-lo ao mercado de trabalho, capacitando-o como futuro profissional, por meio de atividades teóricas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Registro de ações de imunização referente a projetos de extensão da UEPB: cobertura vacinal e fatores associados

Registro de ações de imunização referente a projetos de extensão da UEPB: cobertura vacinal e fatores associados Registro de ações de imunização referente a projetos de extensão da UEPB: cobertura vacinal e fatores associados Ygor Alexandre Beserra de Sousa (1); Ítalo de Lima Farias (1); Janaína Benício Marques (2);

Leia mais

REVISÃO VACINAS 15/02/2013

REVISÃO VACINAS 15/02/2013 1. De acordo com o calendário básico de vacinação, assinale a alternativa que apresenta a(s) vacina(s) que deve(m) ser administrada(s) em um recém nascido. REVISÃO VACINAS a) Somente a BCG. b) BCG e vacina

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando na saúde e bem-estar do seu cliente, disponibiliza diversos Programas de Atenção Integral à Saúde.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 015/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 015/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 015/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 2017 Seis vacinas terão seu público-alvo ampliado em 2017 Hepatite A: crianças Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela): crianças Meningocócica C: crianças

Leia mais

EDITAL Nº 007/2018- COREMU

EDITAL Nº 007/2018- COREMU UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE: ODONTOLOGIA NA ESPECIALIDADE EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO FACIAL. EDITAL Nº 007/2018-

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Nayanne Barros Queiroz¹, Natiane do Nascimento Colares¹, Cosmo Helder Ferreira da Silva² ¹Discente do curso de

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos 0 Junia Cláudia de Lima Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos Monografia apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas

Leia mais

ANEXO II TERMO DE DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE

ANEXO II TERMO DE DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE ANEXO II TERMO DE DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE DECLARO, sob as penas do art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 07/12/1940 - Código Penal Brasileiro, neste ato, para absoluta validade do aqui disposto,

Leia mais

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CRIANÇA ATÉ 6 ANOS DE IDADE 2013 IDADE VACINA A PARTIR DO NASCIMENTO 2 MESES BCG 1 HEPATITE B 2 VACINA VIP 3 PENTAVALENTE 7 ROTAVÍRUS

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

Saiba como cuidar da saúde dos colaboradores da sua empresa!

Saiba como cuidar da saúde dos colaboradores da sua empresa! Saiba como cuidar da saúde dos colaboradores da sua empresa! Introdução...2 A importância da Vacinação Ocupacional...3 NR32...4 Vacinação por grupos...5 Exemplos de orientações por atividade...6 Conclusão...7

Leia mais

SAÚDE DA MULHER TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE E BEM-ESTAR

SAÚDE DA MULHER TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE E BEM-ESTAR SAÚDE DA MULHER TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE E BEM-ESTAR a média da expectativa de vida da mulher brasileira é de PARA TE AJUDAR, SEPARAMOS ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Leia mais

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA!

ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! ADULTO TAMBÉM TOMA VACINA! Não é só na infância que precisamos delas. Entenda por que a imunização nessa fase é fundamental e conheças as 6 vacinas que todos os adultos devem tomar. 1 TRÍPLICE BACTERIANA:

Leia mais

EDITAL Nº 07/DIRGRAD/2013

EDITAL Nº 07/DIRGRAD/2013 EDITAL Nº 07/DIRGRAD/2013 Define período e procedimentos para matrícula dos candidatos classificados no Concurso Vestibular da Acafe e para renovação de matrícula nos cursos de graduação da Unoesc, campus

Leia mais

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas 02 a 29 vidas Amil Saúde 400, 500, 700 para 02 a 29 vidas AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS QUEM PODE SER DEPENDENTE = DEPENDENTES LEGAIS ATÉ O TERCEIRO GRAU DE PARENTESCO LIMITADOS

Leia mais

Ano V Nov./2018. Prof. Dr. André Lucirton Costa, Prof. Dr. Amaury L. Dal Fabbro, Adrieli L. Dias dos Santos e Paulo Henrique dos S.

Ano V Nov./2018. Prof. Dr. André Lucirton Costa, Prof. Dr. Amaury L. Dal Fabbro, Adrieli L. Dias dos Santos e Paulo Henrique dos S. O Boletim de Setembro/2018 apresentou dados referentes ao capítulo I do CID 10 (Algumas doenças infecciosas e parasitárias), no que diz respeito às doenças que podem ser evitadas por vacinas que estão

Leia mais

http://www.egasmoniz.com.pt/ Missão Dedicada ao avanço do conhecimento, à aprendizagem e à educação dos seus estudantes, ao serviço da melhoria das condições de saúde da sociedade global, no século XXI.

Leia mais

Núcleo de Saúde PROGRAMA

Núcleo de Saúde PROGRAMA Núcleo de Saúde PROGRAMA Sênior O NÚCLEO DE SAÚDE Viver Bem A Unimed Vale do Sepotuba, através do setor NÚCLEO DE SAÚDE, apresenta aos seus beneficiários o PROGRAMA SÊNIOR, voltado aos clientes com idade

Leia mais

APRESENTAÇÃO INTERODONTO JANEIRO/2019

APRESENTAÇÃO INTERODONTO JANEIRO/2019 APRESENTAÇÃO INTERODONTO JANEIRO/2019 GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA QUEM SOMOS Fundado em 1968 e sediado em São Paulo (SP), o Grupo NotreDame Intermédica é composto pela NotreDame Intermédica (Saúde) e Interodonto

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS DR. RUBENS ALDO SARGAÇO MEMBRO DO GRUPO DE DIABETES HOSPITALAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FINALIDADE DO GRUPO

Leia mais

Vigilância e vacinas 2018

Vigilância e vacinas 2018 Vigilância e vacinas 2018 World Immunization Week, 24-30 April 2018 Ao final da aula, o aluno deverá: Conhecer as principais doenças e agravos passíveis de Imunização; Conhecer os diversos calendários

Leia mais

NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL

NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO NUTRILINE NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL O Nutriline disponibiliza aos seus usuários informações sobre alimentação

Leia mais

Dra. Tatiana C. Lawrence PEDIATRIA, ALERGIA E IMUNOLOGIA

Dra. Tatiana C. Lawrence PEDIATRIA, ALERGIA E IMUNOLOGIA Vacinação As vacinas são as ferramentas mais poderosas e inofensivas que temos para combater as doenças. Protegem milhões de crianças e adultos das doenças que ameaçam nossas vidas, como poliomielite (paralisia

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES 40.03.002 1/08 1. FINALIDADE Disciplinar o fornecimento de dietas para os clientes e seus respectivos acompanhantes e processar o controle do número de refeições. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Clientes e acompanhantes

Leia mais

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará ANEXO I APROVADO NA ATA DE ASSEMBLÉIA DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 TABELA DE HORONÁRIOS PARA O ANO DE 2015/2016 DEFINIDA E APROVADA EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 28/10/2014. Unidade de Serviço em Nutrição (USN)

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

SBP - Calendário ideal para a Criança SBP lança Calendário de Vacinação 2008

SBP - Calendário ideal para a Criança SBP lança Calendário de Vacinação 2008 SBP - Calendário ideal para a Criança 2008 SBP lança Calendário de Vacinação 2008 Nota s: 1. A vacina contra hepatite B deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida. A segunda dose pode ser feita com

Leia mais

Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP

Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP Processo de Seleção Para Ingresso na Capacitação de Enfermagem em Unidade de Emergência: - Adulto - Pediátrica Público-alvo:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Faculdade de Medicina. Acadêmicas do 2º ano Priscilla Maquinêz Veloso Renata Maia de Souza

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Faculdade de Medicina. Acadêmicas do 2º ano Priscilla Maquinêz Veloso Renata Maia de Souza UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Faculdade de Medicina Acadêmicas do 2º ano Priscilla Maquinêz Veloso Renata Maia de Souza Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica, 2011 1. BCG: Caso a vacina BCG não tenha

Leia mais

Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes

Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes Vacinação em prematuros, crianças e adolescentes O Centro de Inovação Unimed-BH publica as orientações sobre o Programa de Imunização para Prematuros, Crianças e Adolescentes, atualizado com as últimas

Leia mais

TRATAMENTO CLÍNICO AMBULATORIAL EM PEDIATRIA - TCAP

TRATAMENTO CLÍNICO AMBULATORIAL EM PEDIATRIA - TCAP PROTOCOLO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE TRATAMENTO CLÍNICO AMBULATORIAL EM PEDIATRIA (TCAP) PELAS FILIADAS DA SBP O objetivo deste documento é auxiliar às filiadas da SBP, na implantação e padronização

Leia mais

Conduta na gestação. Uma dose de dtpa (a partir da 20ª semana de gestação).

Conduta na gestação. Uma dose de dtpa (a partir da 20ª semana de gestação). Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) 2016/2017 Vacinas Esquemas e recomendações Comentários RECOMENDADAS Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche)

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 077/2018

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 077/2018 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 077/2018 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Unimed Pleno. O nosso plano é cuidar de você

Unimed Pleno. O nosso plano é cuidar de você Unimed Pleno O nosso plano é cuidar de você Essência Unimed-BH. A Unimed-BH é uma empresa cooperativa, feita por pessoas para cuidar de pessoas. Nós acreditamos que pessoas talentosas, com entusiasmo e

Leia mais

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca)

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) I Encontro dos Pontos Focais do PRAISSAN e XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) Angela Cristina Lucas de Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI LEI Nº. 871 DE 16 MARÇO DE 2018. Altera o Anexo II, do Art. 11, da Lei 05/1.995, que dispõe sobre o Plano de Carreira e vencimentos dos Servidores Públicos Municipais de Guarani, criando cargos efetivos

Leia mais

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Panorama regional dos serviços de saúde do adolescente INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Carla Magda Allan Santos Domingues Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações X a X de XXXXXX de 2018 Brasília/DF

Leia mais

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros 2004 Política Nacional de Saúde Bucal Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros AS POLITICAS PÚBLICAS condicionam Os determinantes sociais da saúde Inclusão

Leia mais

Promovemos comunidades de saúde sustentáveis

Promovemos comunidades de saúde sustentáveis Promovemos comunidades de saúde sustentáveis Orientação para os melhores resultados no sistema Most Admired Companies in Insured and Managed Care 14ª empresa $157,1 bilhões 2 Somos uma empresa global especializada

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Em uma década: DOENÇAS CRÔNICAS AVANÇAM Aumento de 61,8%

Leia mais

EDITAL Nº 15/DIRGRAD/2014

EDITAL Nº 15/DIRGRAD/2014 EDITAL Nº 15/DIRGRAD/2014 Define período e procedimentos para matrícula dos candidatos classificados no Concurso Vestibular da Acafe e para renovação de matrícula nos cursos de graduação da Unoesc, campus

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA

GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA Internamento HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PISO 8 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA Praceta Prof. Mota Pinto,3000-075 Coimbra; Telefone: 239 400

Leia mais

Regulamento. Berçário

Regulamento. Berçário Regulamento Berçário 2016 1 O BERÇÁRIO UIRAPURU destina-se ao atendimento de crianças até os dois anos de idade. O atendimento envolve ações de cuidados e de estimulação intencional para o desenvolvimento

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018 1. Educação 1.1. Educação Infantil 184.324,00 229.076,10 1.1.0.1.

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1. UF:

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 610.349,60 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 217.056 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 1.650.956,16 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

Avaliação e Classificação do Estado Nutricional

Avaliação e Classificação do Estado Nutricional Avaliação e Classificação do Estado Nutricional Disciplina: Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição. Curso de Nutrição e Metabolismo FMRP/USP Luciana Cisoto Ribeiro O que é estado nutricional? É o

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE: os desafios do Programa Saúde na Escola Adriana Tarlá Lorenzi * Aroldo Vieira de Moraes Filho * Andrielle de Castilho Fernandes * Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro *

Leia mais

Endereço: Pça Dr. França nº: Telefone: (34) s:

Endereço: Pça Dr. França nº: Telefone: (34) s: Endereço: Pça Dr. França nº: Telefone: (34) 3423 2686 Emails: Vigilância epidemiológica - vigepidemiologiafrutal@frutal.mg.gov.br Vigilância sanitária - vigilanciasanitaria@frutal.mg.gov.br Zoonoses -

Leia mais

Coberturas vacinais e homogeneidade, crianças menores de 1 ano e com 1 ano de idade, Estado de São Paulo,

Coberturas vacinais e homogeneidade, crianças menores de 1 ano e com 1 ano de idade, Estado de São Paulo, CCD COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Prof. Alexandre Vranjac GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INFORME TÉCNICO PARA ATUALIZAÇÃO DO ESQUEMA VACINAL DE CRIANÇAS MENORES

Leia mais

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios Andreia Jorge Silva Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde 1 PNS/ELS - Obesidade Saúde dos Adolescentes PNS/Saúde dos

Leia mais

NOVO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA 2016

NOVO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA 2016 Algumas doenças são chamadas de infecciosas: aquelas causadas por micro-organismos. Para evitar a ocorrência de muitas delas, são usadas as vacinas, que protegem nosso organismo contra esses seres vivos.

Leia mais

Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis DIGAE Grupo de Trabalho e Estudo dos Setores de Saúde - GTESS TUTORIAL MÓDULO SAÚDE - SUAP

Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis DIGAE Grupo de Trabalho e Estudo dos Setores de Saúde - GTESS TUTORIAL MÓDULO SAÚDE - SUAP Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis DIGAE Grupo de Trabalho e Estudo dos Setores de Saúde - GTESS TUTORIAL MÓDULO SAÚDE - SUAP IFRN/2016 TUTORIAL MÓDULO SAÚDE - SUAP O módulo Saúde - SUAP é uma

Leia mais

COORDENAÇÃO DE SAÚDE

COORDENAÇÃO DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS: Enfermeiras: Cecília Hobold(Coordenadora) Elfy Margrit Göhring Weiss (afastada para doutorado) Técnica de Enfermagem: Maristela Castro Nutricionista: Caroline Franz

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 754.637,15 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 267.532 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 2.173.991,61 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

CONSULTORIA ESPORTIVA

CONSULTORIA ESPORTIVA CONSULTORIA ESPORTIVA O que é a 4FitClub Consultoria Esportiva Trata-se de um programa de exercícios físicos, reeducação alimentar e orientação psicológica destinado a homens e mulheres que buscam um estilo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO (AHMV) comunica as orientações sobre a inscrição de candidatos para participação no processo

Leia mais

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Sabrina Alves Ribeiro Barra, Bruna Carneiro Silva, Roberta Lopes Kalrburger,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 Aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012. ETEC Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

One Care. Estamos PRONTOS para incentivar e OFERECER UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM O ESTILO DE VIDA E COM A SAÚDE dos nossos clientes.

One Care. Estamos PRONTOS para incentivar e OFERECER UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM O ESTILO DE VIDA E COM A SAÚDE dos nossos clientes. One Care A ONE HEALTH sempre inovando para atender aos seus clientes, lança o programa One Care. O único programa no mercado de saúde que se adequará ao cliente de acordo com as suas necessidades. Um programa

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PROGRAMA: ANIMAL SELVAGEM Ciclo de Palestras do GEAS - UVV PROGRAMA: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL. Curso de Defesa Sanitária Animal X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Leia mais

Cuidado certo pra você viver o seu melhor.

Cuidado certo pra você viver o seu melhor. Cuidado certo pra você viver o seu melhor. Sobre nós Trabalhamos para proporcionar o cuidado certo, na hora certa, no lugar certo para nossos clientes. Por isso, estamos criando um novo modelo, baseado

Leia mais

Módulo I. Análise de Perfil

Módulo I. Análise de Perfil Módulo I Análise de Perfil Módulo I Pesquisa e análise dos indicadores de saúde dos seus colaboradores para definição de ações preventivas a serem realizadas de acordo com o perfil identificado. Frentes

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA AUDIÊNCIA PÚBLICA

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA AUDIÊNCIA PÚBLICA Discutir a situação da pediatria no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS e na Saúde Suplementar. Brasília, DF, 27 de maio

Leia mais