UD IV ASSUNTO 5. A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UD IV ASSUNTO 5. A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL"

Transcrição

1 CRISE DE 1929 UD IV ASSUNTO 5. A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL OBJETIVOS: - Identificar as causas da crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais. - Definir Fascismo e Nazismo. - Identificar os princípios da doutrina fascista. - Justificar a expansão do nazi-fascismo no período de entre - guerras.

2 2ª Parte: -Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. - Relacionar a 2ª Guerra Mundial com a Guerra Fria.

3 A desorganização causada pela destruição dos meios de produção e de boa parte da infraestrutura, além da devastação dos campos, iria desencadear uma profunda crise econômica, uma década após o término da I GM. Nesse mesmo período, fruto do novo desenho dado ao continente europeu, da exacerbação de ódios e revanchismos e da profunda humilhação a que foram submetidos os perdedores da guerra, desenvolveram-se regimes políticos autoritários em vários países, destacando-se o fascismo e o nazismo

4 CRISE DE INTRODUÇÃO: A SUPERPRODUÇÃO - Mamãe estou com fome. Por que não tem pão? - Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava. - Por que mandaram ele embora? - Por causa da crise. - Por que tem crise? - Porque há pão demais! SCHIMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica Moderna e Contemporânea: São Paulo Nova Geração, 1997.

5 1. INTRODUÇÃO: a. A SUPERPRODUÇÃO EM 1929

6 2. ANTECEDENTES: a. EUA pós-i Guerra = maior potência mundial.

7 Até por volta de 1925, quando as nações europeias lutavam com dificuldade para reconstruir o que fora destruído na guerra, os EUA exportavam aos europeus tudo o que eles precisavam: alimentos, máquinas, combustível, armas, etc Devido a essa prosperidade econômica, uma onda de euforia tomou conta da população americana: eram os chamados anos felizes

8 b. "American way of Life"; O estilo de vida norteamericano início dos anos 20, baseado no elevado consumo em decorrência do crescimento industrial e das facilidades de crédito. c. Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). d. Alto volume de exportações (recuperação europeia). e. Agricultura mecanizada.

9

10

11 f. Liberalismo interno (não intervenção do Estado na economia). g. Concentração de renda. h. Exploração de operários. Ausência de leis trabalhistas. i. Investimentos na bolsa de valores. Especulação financeira.

12 3. CAUSAS: a. SUPERPRODUÇÃO. b. Queda das exportações (recuperação europeia). c. Mercado interno insuficiente (concentração de renda). Excedentes. Prejuízos. Demissões (contenção de despesas). Nova retração do mercado interno. Ciclo repete-se anualmente, reduzindo lucros e ações das empresas.

13

14 A redução constante da atividade econômica levou grande número de investidores e acionistas a vender as ações que possuíam, fosse porque precisavam do dinheiro ou porque o valor dessas ações estava em baixa O movimento de venda de ações cresceu rapidamente, até que a 24 de outubro de 1929 dia conhecido como quinta-feira negra ocorreu a queda vertiginosa do valor de milhões de ações na Bolsa de Nova York, que não encontraram compradores Era a quebra do mercado financeiro e o marco principal da crise econômica que afetou o país e o mundo.

15

16 d. 24/10/1929 Quinta-feira negra Quebra da bolsa de Nova York. Milhares de ações disponibilizadas sem compradores. Desvalorização total das ações.

17 e. Inúmeras empresas e bancos faliram, dando início ao período conhecido como Grande Depressão Tal fato abalou grande parte do mundo capitalista, pois nessa época, os EUA já eram a maior potência industrial e financeira do planeta Os EUA reduziram suas importações, o que gerou problemas econômicos para seus parceiros comerciais. Entre eles estavam os países latino-americanos, que se apoiavam na agro-exportação (Brasil café e leite, Argentina trigo, leite e gado, etc.) Foram 4 anos de forte depressão mundo afora, devido à grande dependência para com a economia norte-americana

18

19 4. CONSEQÜÊNCIAS: a. Desemprego em massa (14 milhões somente nos EUA). b. Falências generalizadas (30 mil empresas e 4 mil bancos nos EUA). c. Crise do liberalismo econômico.

20 d. Crise das democracias parlamentares (Europa). e. Ascensão de regimes totalitários (nazi-fascismo). f. BRA crise do café.

21

22

23

24 Sopões urbanos procuravam aliviar a fome. Até criminosos, como Al Capone, incumbia-se de distribuir comida para a imensa horda de marginalizados

25 A SITUAÇÃO COMEÇOU A MUDAR COM A ELEIÇÃO, EM 1933, DO PRESIDENTE EUA FRANKLIN DELANO ROOSEVELT, QUE GOVERNOU ATÉ 1945 E ERA DEFENSOR DE UM PROGRAMA MISTO DE REFORMAS DENOMINADO NEW DEAL (NOVO ACORDO). O NEW DEAL PROCUROU CONCILIAR AS LEIS DE MERCADO E O RESPEITO PELA INICIATIVA PRIVADA COM A INTERVENÇÃO DO ESTADO EM VÁRIAS ÁREAS DA ECONOMIA.

26

27 5. A RECUPERAÇÃO DOS EUA: a. Eleição de F. D. ROOSEVELT (Partido Democrata) em b.1933 NEW DEAL (inspirado nas teorias do inglês J. M. KEYNES). c. Empréstimos agrícolas para endividados do campo. d. Destruição de excedentes agrícolas (recuperação de preços e eliminação da superprodução). e. Leis trabalhistas. f. Seguro desemprego (aumento do mercado interno). g. Obras públicas (melhoria da infraestrutura, redução do desemprego e geração de mercado consumidor). h. Reativação da indústria bélica e a incorporação de milhares de desempregados nas FFAA.

28 5. A RECUPERAÇÃO DOS EUA:

29

30

31 6. O FASCI-NAZISMO a. O FASCI-NAZISMO: 1) DEFINIÇÃO: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras ( ). 2) ONDE? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.

32 b. CAUSAS GERAIS: Crise do pós-1ª Guerra Mundial. Crise de 29 - SUPERPRODUÇÃO Crescimento dos partidos socialistas (medo da burguesia). Revanchismo.

33 C. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Nacionalismo extremado (xenófobo). Totalitarismo. Militarismo. Anticomunismo. Antiliberalismo. Unipartidarismo. Culto ao líder. Propaganda Grande governamental. Educação dirigida. Corporativismo (F). Racismo (N). Exp. territorial (N)

34

35 D. PRINCIPAIS DITADORES FASCISTAS: FRANCO ESPANHA HITLER ALEMANHA MUSSOLINI ITÁLIA SALAZAR PORTUGAL

36 7. O FASCISMO a. CONJUNTURA EXTERNA A situação da Itália no pós - I Guerra: A frustração geral. Embora vitoriosa não teve nenhuma reivindicação aceita pelo Tratado de Versalhes. Lema fascista: Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato, "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado."

37

38 b. CONJUNTURA INTERNA Monarquia parlamentar com vários problemas, entre eles, dívidas, desemprego e inflação. No meio rural se alastravam as rebeliões camponesas e no meio urbano explodiam centenas de greves, acompanhadas de ocupações das fábricas. Avanço das ideias socialistas assombrava a burguesia.

39 Surgimento dos Fascio de Combate (1919): liderados por Benito Mussolini, que afirmava defender a ordem e a grandeza da Itália. Reprimiam movimentos populares sociais com extrema violência. Formavam tropas fardadas de preto, tendo o apelido de Camisas Negras. Eram apoiados e financiados por grupos burgueses. Transformado no início da década de 20 no Partido Nacional Fascista, foi derrotado nas eleições parlamentares de 1921.

40 1922: Marcha sobre Roma: 50 mil camisas negras marcham exigindo a colocação de Mussolini no poder. Mussolini assume o poder e implanta ditadura. É chamado de Duce. 1929: Tratado de Latrão criação do Estado do Vaticano, que dá ao governo de Mussolini o reconhecimento e apoio da Igreja Católica.

41

42 c. PRINCIPAIS MEDIDAS: Perseguição de opositores (especialmente comunistas) fechamento de partidos, controle do ensino e comunicações, ênfase no patriotismo e treinamento físico, criação de obras públicas e incentivo a agricultura.

43 d. CARACTERÍSTICAS DA DITADURA FASCISTA -Forte intervenção estatal na economia; -Forte repressão social; -Criação de tribunais especiais para a defesa do estado (anulação de opositores); -Instituição da Carta de Lavoro (Carta de Trabalho), um eficiente controle sobre a classe operária, combinando concessões aos trabalhadores com medidas repressivas; Deram popularidade ao fascismo: -mobilização da juventude; -transformação das instituições educacionais; -Resolução da disputa entre o Estado e a Igreja;

44 - ampliação dos domínios coloniais;

45 e. Elementos rejeitados pelo FASCISMO: - DEMOCRACIA: incapaz de salvaguardar os interesses da pátria; - INDIVIDUALISMO: o homem só adquire valor enquanto parte integrante de um grupo; - LIBERALISMO: enfraquecimento do princípio maior que é o grupo; - MARXISMO: tem como fundamento a luta de classe, e esta proporciona o enfraquecimento do grupo; - RACIONALISMO: o intelectualismo é visto como nocivo, desagregador;

46 Importante colaborador do Nazismo, MUSSOLINI governou a Itália até 1945, quando foi julgado sumariamente e fuzilado junto com sua amante e alguns Corregenários. Seus corpos foram pendurados de cabeça para baixo em uma praça de Milão.

47

48 8. O NAZISMO Alemão a.conjuntura EXTERNA Alemanha pós 1ª-Guerra Mundial: República de Weimar (parlamentar). O Tratado de Versalhes Dívidas de guerra. Necessidade de reconstrução. Crise econômica. Territórios perdidos à França, Bélgica, Dinamarca e Polônia. Fome, miséria, desemprego, hiperinflação

49 b. CONJUNTURA INTERNA Crescimento dos grupos socialistas nas eleições. 1919: surgimento do PNSTA (NAZI): Grupo semelhante aos fascistas da Itália. Adolf Hitler Combate a manifestações de esquerdistas na Alemanha.

50

51 SA (Seções de Assalto): conhecidos como Camisas Pardas. Perseguições a opositores Apoio de setores da burguesia. Derrotados nas eleições parlamentares. 1923: PUTSCH DE MONIQUE golpe fracassado dos nazistas. Hitler é preso Mein Kampf (Minha Luta)

52 c. PRINCÍPIOS BÁSICOS Não cumprimento do Tratado de Versalhes; Busca por conquistas territoriais ( Espaço Vital ). Anti-semitismo (perseguição aos judeus) Fora judeus

53

54 d. EVOLUÇÃO POLÍTICA 1932: Com a crise de 29, os nazistas se fortalecem, e conquistam 1/3 do parlamento alemão (Reichstag). 1933: Hitler é nomeado 1º ministro.

55 1934: Hitler é nomeado Führer (guia do povo) e proclama o 3º Reich (Império).

56 Reichstag é incendiado pelos nazistas pretexto para seu fechamento bem como o cancelamento de eleições e todos os partidos políticos. Culpa é atribuída aos comunistas que são severamente perseguidos, presos e mortos; Criação das SS (Seções de Segurança polícia política) e GESTAPO (polícia secreta), ambos para perseguir opositores ou ameaças ao regime.

57 1935: Leis de Nuremberg restrição da cidadania e direitos aos judeus. Proibição de casamentos entre judeus e não judeus. 1938: Noite dos cristais estabelecimentos judaicos (entre eles 267 sinagogas) depredados, como num prenúncio do posterior holocausto. Sou uma porca. Dormi com um judeu

58 D. Difusão da ideologia nazista Doutrinação através da educação e propaganda (Goebbels). "Com um livro numa mão e a espada na outra", Criação de obras públicas, investimentos na indústria bélica, criação de leis trabalhistas.

59 e. Expansionismo militar 1938 anexação da ÁUSTRIA (Anchluss) 1939 Anexação da TCHECOSLOVÁQUIA (Sudetos) 01/09/1939 Anexação da POLÔNIA (dando origem a II Guerra Mundial).

60

61 OLIMPÍADAS DE 1936: O MITO DA SUPERIORIDADE CAI AOS PÉS DE JESSE OWENS

62

63 8. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA ( ) Espanha: industrialização tardia (somente no início do século XX); País atrasado em relação ao resto da Europa Ocidental Espanha vira uma República Parlamentarista. Surgimento da FALANGE: partido fascista da Espanha, liderado por Francisco Franco;

64 1936: FRENTE POPULAR (coligação de esquerda reunindo socialistas, comunistas, sociais democratas e simpatizantes em geral) vencem eleições para o parlamento espanhol. Franco dá golpe de Estado, iniciando sangrenta guerra civil: REPUBLICANOS (Frente Popular + Brigadas internacionais de simpatizantes) FASCISTAS * (Falange liderada por Franco + latifundiários + Igreja + classe média);

65 Franco recebe apoio de Hitler e Mussolini Laboratório da II Guerra Mundial; Vitorioso, Franco implanta violenta ditadura e fica no poder até sua morte em Guernica A pintura foi feita sem uso de cores, em preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidadezinha espanhola.

66 VERIFICAÇÃO 1.A crise econômica iniciada em 1929, nos Estados Unidos, e que se propagou por vários outros países, desarticulando a economia internacional no seu conjunto, representou a negação dos princípios do liberalismo econômico que se encontravam fortemente enraizados na sociedade norte-americana. Sobre a depressão econômica de 1929 existe uma alternativa INCORRETA. Assinale esta alternativa: ( ) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se através da elevação acentuada dos preços, gerando um violento surto inflacionário. ( ) Crise de superprodução que resultou em oferta de produtos acima da demanda do mercado consumidor. ( ) Redução drástica do volume do comércio externo, provocando a queda da exportações e desordem no mercado internacional. ( ) Há uma desenfreada ciranda especulativa, superaquecendo as Bolsas de Valores e desviando o capital de seu circuito natural de aplicação.

67 2. Os regimes totalitários, que polarizaram a política europeia no período entre guerras ( ), apresentavam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale os aspectos que caracterizam o Nazismo. (01) Ocorreu na Alemanha. (02) Racismo. (04) Anti-semitismo. (08) Internacionalismo. (16) Antimarxismo. Resposta: = 23.

68 3. "Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. As grandes massas, dizia ele, têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade". Lenharo, Alcir. Nazismo, "o triunfo da vontade". 6ª ed., São Paulo, Ática, 1998, p A respeito do nazismo é correto afirmar: ( ) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez que as escolas conseguiram manter-se a salvo das influências nazistas. ( ) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de uma intensa propaganda.

69 ( ) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana. ( ) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a pluralidade étnica característica da Alemanha. 4. A respeito do período anterior ao início da Segunda Guerra Mundial ( ), é correto afirmar que: ( ) diante da política expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo. ( ) o fracasso do pacto de não agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que invadiu a Polônia, dando início à guerra. ( )a política de apaziguamento, adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de protelar o começo do conflito e aumentar o arsenal bélico daqueles países.

70 ( ) com a intervenção militar da Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações europeias romperam relações diplomáticas com esses países. 5. "Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entre-tanto emitia um Livro Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começa-vam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos rituais judaicos para o abate do gado." SINGER, Isaac Bashevis, A família Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p

71 O trecho do romance de BASHEVIS SINGER oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, é correto afirmar: ( ) A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarização da Alemanha e com a anexação da Áustria, em ( ) O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler. ( ) O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo-os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas, trabalhos forçados e experiências médico-científicas, culminando na chamada "Solução Final", ou seja, no extermínio da população aprisionada.

72 ( ) Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos e opositores, lançando mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias. 6. Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reação nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazifascista tinha em comum, as seguintes características: ( ) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. ( ) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo. ( ) totalitarismo, nacionalismo, militarismo e unipartidarismo. ( ) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.

73 7. Uma das determinações de Mussolini dizia que:... nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder do Estado. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo: ( )militarismo ( ) totalitarismo( ) unipartidarismo ( ) nacionalismo 8. (UFMG 94 adaptada) Observe a tabela que mostra os RESULTADOS ELEITORAIS PARA O REICHSTAG (ALEMANHA, ).

74 Todas as alternativas são confirmadas pelos dados dessa tabela, EXCETO: ( ) Ao longo do período, o Partido Católico de Centro é o que apresenta o eleitorado mais fiel. ( ) Ao longo do período, o PSDA é o único partido que mantém tanto o eleitorado de esquerda quanto o de centro. ( ) Após a crise de 1929, todos os partidos, com exceção do Comunista, perdem votos para o Nazista. ( ) Ao longo do período, o comportamento do eleitorado tende a se deslocar da então conhecida como esquerda (PCA e PSDA) para a também chamada de direita (PPA, PPNA e Nazista). 9. (UNIRIO 99 adaptada) (NOVAIS, Carlos Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES. São Paulo, Ática, 1991)

75 A charge anterior reflete um momento crucial do período entre guerras, onde a burguesia capitalista faz, em al-guns países da Europa, a opção por salvaguardar a sua posição de classe dominante a qualquer custo. Este momento pode ser traduzido por um(a): ( ) tentativa de impedir a deterioração das economias nacionais a deter o avanço de ideologias de cunho liberal-autoritário. ( ) receio com relação ao avanço da classe trabalhadora e uma tentativa de responder ao colapso econômico do sistema capitalista. ( ) receio com relação aos avanços do comunismo e do pensamento liberal de base keynesiana. ( ) receio da intromissão norte-americana nos assuntos nacionais, o que levaria a burguesia desses países a uma subordinação ao capital norte-americano. 10. (UFSM 2007 adaptada) Os cartazes abaixo utilizados durante a Guerra Civil Espanhola ( ) buscaram mobilizar a população a favor da República. A respeito desse conflito, é correto afirmar:

76 ( ) O apoio de Hitler (Alemanha) e Mussolini (Itália) foi decisivo para derrotar a Monarquia e Instalar novamente a República, regime político que se mantém até hoje na Espanha. ( ) As tropas de Franco esbarraram na força da Igreja Católica espanhola, que detinha controle sobre a educação e possuía muitas riquezas, sendo proprietária de grande parcela de terras. ( ) A Igreja Católica e o exército foram as duas instituições que eram sustentação ao movimento republicano e defenderam reformas como a agrária e o estabelecimento de um ensino laico. ( ) O discurso nacionalista e anticomunista, bem como a defesa de um Estado autoritário, correspondem às forças políticas vitoriosas em 1939 sob a liderança de Franco e se inserem no contexto de crise do capitalismo liberal após 1929.

77 11. (UERJ 2000 adaptada) (Ilustração de cartaz eleitoral nazista) ( BRENER, Jayme. Jornal do Século XX. São Paulo: Moderna, 1998.) O cartaz acima traz implícito a idéia de que só o nacional-socialismo, o nazismo, poderia libertar a Alemanha. Dentre as soluções apresentadas pelo partido nazista para a sociedade alemã em crise, podemos citar: ( ) pluripartidarismo, culto ao líder e liberalismo ( ) racismo, aliança com o comunismo e sindicalismo ( ) nacionalismo, expansionismo e militarismo ( ) corporativismo, sociedade de classes e poder legislativo forte

78 12. (UFRN 2003 adaptada) A pintura a seguir, de autoria do artista Pablo Picasso, é a representação subjetiva de um acontecimento histórico específico. Considerando o contexto histórico da época de sua produção, vemos que a tela: ( ) utilizando-se de imagens que contrariam os convencionalismos estéticos da época, representa um protesto indignado contra a burocracia estatal e os aparelhos de repressão presentes nos países comunistas. ( ) apresentando imagens fragmentadas da vida rural e urbana, critica o desrespeito ao mundo rural decorrente do avanço do capitalismo industrial, com seu acelerado processo de industrialização, desde os acordos firmados entre Franco e Hitler. ( ) enfatizando formas geométricas para representar seres que explodem, gritam, choram, constitui-se num protesto contra o bombardeio a uma pequena cidade basca chamada Guernica, o qual, dada a sua selvageria, abalou a reputação internacional do General Franco, líder fascista italiano.

79 13. (Unifesp 2003 adaptada) Morrer pela Pátria, pela Idéia [...] Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante [...] Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem. Esse texto, de , expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia: ( ) comunista. ( ) liberal. ( ) anarquista ( ) fascista. 14. (UFSM 2007 adaptada) A história das sociedades oscila entre a ordem e a desordem, entre a estruturação do mundo sociopolítico e a possibilidade do seu desregramento. As imagens a seguir ilustram essa afirmação e compõem parte dos fenômenos políticos do século vinte.

80 Sobre a realidade histórica retratada pelas imagens, pode-se afirmar: I. O nazismo foi gestado como resposta ao caos social que abateu a Alemanha da década de 1930 e teve amplo apoio popular II. O incremento da indústria bélica fez parte do esforço da Alemanha nazista para reerguimento econômico e combate ao desemprego.

81 III. A guerra - apesar das mortes e destruição - estava inserida no projeto de reerguimento da Alemanha do ponto de vista político e econômico. IV. As campanhas militares nazistas - devido ao custo humano em mortes e mutilações - jamais conquistaram o apoio das massas trabalhadoras. Estão corretas ( ) apenas I e II. ( ) apenas I, II e III. ( ) apenas I, III e IV. ( ) apenas II e IV. 15. (Mackenzie 98) [...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza. Adolf Hitler. No livro "Mein Kampf", Hitler expressava que:

82 ( ) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha. ( ) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus. ( ) o movimento nacional-socialista desaprovava o anti-semitismo e o aperfeiçoamento genético através da eugenia. ( ) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital. 16. (Unb 97) "Criamos o nosso mito. O mito é uma fé, é uma paixão. Não é preciso que seja uma realidade. (...) O nosso mito é a nação, o nosso mito é a grandeza da nação". (Benito Mussolini, ÓPERA OMNIA.) Com referência às ideias e às práticas fascistas, julgue os itens seguintes. ( ) O nacionalismo fascista foi essencialmente conservador e agressivo, o que acabou por justificar sua política de expansão imperialista. ( ) Os regimes fascistas defendiam o primado da ação, assentada na férrea disciplina e na total obediência ao comando do Estado: crer, obedecer, combater.

83 ( ) "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado", lema mussoliniano, traduz uma concepção totalitária da História que se manteve restrita à Itália. ( ) As doutrinas totalitárias influenciaram movimentos como os liderados por Oliveira Salazar (Portugal) e por Francisco Franco (Espanha), além da Ação Integralista Brasileira, que teve em Plínio Salgado seu fundador e figura de maior expressão. Resposta: V V F - V. 17.(UNB 97) Leia o seguinte texto, retirado de uma declaração do prefeito de Guernica, em "Guernica foi ferida, mas não morrerá. Da árvore brotarão novas folhas verdes em toda primavera, seus filhos a ela retornarão, suas casas serão reconstruídas, suas igrejas escutarão novamente seus hinos e preces (...) Guernica, símbolo de nossas liberdades nacionais e símbolo da ferocidade do fascismo internacional, não pode morrer". (Editora Abril, HISTÓRIA DO SÉCULO XX.) Julgue os itens adiante, referentes ao período entre guerras ( ).

84 ( ) A década de 1930, marcada por uma das maiores crises econômicas mundiais - a Grande Depressão - assistiu a uma vigorosa e tensa polarização ideológica entre esquerda (frentes populares) e direita (partidos fascistas). ( ) O caráter periférico da Espanha, especialmente em função de seu atraso econômico, impediu que a Guerra Civil Espanhola ( ) tivesse uma possível vinculação com o quadro político europeu da época. ( ) O impacto da implantação de regimes fascistas em países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Japão acabou por fazer refluir a trajetória socialista da União Soviética, minando seu esforço de consolidação. ( ) Liderada pelos Estados Unidos, a Liga das Nações foi uma experiência vitoriosa de ordenamento das relações internacionais, tendo inclusive impedido que os regimes totalitários praticassem a política expansionista que preconizavam. Resposta: V - F - F - F

85 18. (UFSM 2000) "Fascinante Fascismo" é o título do artigo em que Susan Sontag delineia esse movimento acontecido na Itália, durante a primeira metade deste século. Com relação ao regime fascista, analise as afirmações indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É adotado como posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético. ( ) Suas bases foram preparadas por Mussolini, que recebeu apoio da burguesia industrial e financeira para impor um regime ditatorial. ( ) Pode ser caracterizado pelo repúdio ao comunismo, ao racismo e ao catolicismo. ( ) A partir da década de trinta, ocorreu maior intervenção do Estado na educação, meios de comunicação e economia, o que se associou a um projeto expansionista. Resposta: V - V - F - V.

86 19. (UFSM 2001). A 1 Grande Guerra Mundial promoveu profundas alterações na economia, sociedade e mentalidade dos países diretamente envolvidos no conflito, em especial na Alemanha, o que levaria os nazistas ao poder em Com relação ao regime nazista alemão desse período, analise as afirmações indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) As origens da Alemanha nazista podem ser encontradas na derrota alemã na 1 Grande Guerra Mundial e no sentimento de humilhação nacional proveniente do Tratado de Versalhes. ( ) O estado nazista na Alemanha assumiu um caráter totalitário na medida em que tudo era controlado por esse Estado em um regime unipartidário. ( ) No ideário nazista, estão o racismo e o militarismo. ( ) O nazismo, diferente do fascismo, pregava a aversão aos princípios da ideologia socialista e à igreja católica. Resposta: V - V - V - F.

87 20. (UFG 2001) Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o liberalismo foi definitivamente questionado. Diante da depressão econômica, do clima de revanchismo e da lembrança traumática das trincheiras, os valores liberais dificilmente podiam se sustentar. O entre guerras assistiu à construção de uma nova ordem não identificada com a democracia liberal. Tal panorama, especialmente visível na Itália e na Alemanha, levou esses países ao encontro do fascismo. Sobre a conjuntura política do período, julgue os itens. ( ) Depois da marcha sobre Roma, Mussolini foi chamado pelo rei Vítor Emanuel III, em 1922, para integrar o governo. Por sua vez, em 1933, Hitler foi nomeado pelo presidente Hindenburg para o cargo de chanceler. Ambas as lideranças chegaram ao poder em seus países por meio da legalidade. ( ) O culto à personalidade, uma política externa agressiva e o apelo ao esforço nacional eram características do fascismo alemão, mas não do italiano. Ao contrário de Hitler, Mussolini não se empenhava em cultivar a imagem de grande líder nacional. ( ) Os meios de comunicação, nesses países, desfrutavam de considerável liberdade de imprensa, criticando as opções políticas do regime fascista nos programas de rádio e nos jornais.

88 ( ) As anexações territoriais eram importantes para os regimes fascistas, porque, de um lado, contentavam o orgulho nacional e, de outro, significavam possibilidades econômicas infinitas. Tais fatores, dentre outros, explicam a obsessão de Hitler pelo espaço vital, e o desejo de Mussolini pelo restabelecimento dos domínios do antigo Império Romano. Resposta: V - F - F V. 21. (Ufpe 2004) Os regimes políticos totalitários tiveram presença marcante, em muitos países da Europa, durante o século passado. Na Espanha, o franquismo chegou ao poder em 1939, permanecendo até Sobre o franquismo, analise os enunciados adiante. ( ) Franco conseguiu chegar ao poder, depois de uma guerra civil que teve repercussões na política internacional da época. ( ) A cidade de Barcelona contou com um forte núcleo de apoio ao governo de Franco, comandado por liberais e anarquistas. ( ) O franquismo instaurou-se, sem dificuldades políticas, depois de um governo republicano, que se seguiu à abdicação do rei Afonso. ( ) O anarquismo resistiu bastante às forças franquistas e contou com a ajuda de militantes de outros países. ( ) Franco contou com a ajuda de autoridades da Igreja Católica para chegar ao poder.

89 Resposta: V - F - F - V V. 22.(UFRS 2004). No término da Primeira Guerra Mundial, surgiram movimentos políticos que contestavam a ordem existente e se mostravam ferozes adversários do internacionalismo vermelho. Entre esses, o protótipo foi o "Fascio italiano di combattimento" fundado por Benito Mussolini em 1919, e cujo nome iria embasar o termo genérico de fascismo. Os movimentos ou regimes fascistas que se desenvolveram na Europa do entre guerras apresentavam algumas características comuns. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) O fascismo, considerando-se um poder espiritual, antimaterialista e anticapitalista, condenava os recursos da propaganda política do século XX, como a imprensa, o rádio, o cinema, de que faziam uso as democracias liberais européias. ( ) O fascismo era ultranacionalista e revelou-se contra tudo o que na sua concepção ameaçava a unidade nacional: a democracia, o liberalismo e a luta de classes.

90 ( ) O fascismo pretendeu fazer emergir o novo homem, regenerado, procurando homogeneizar a comunidade. ( ) O fascismo, hostil ao pluralismo, detinha a verdade. Deliberando o que era bom ou mau, feio ou bonito, o fascismo era conduzido por um chefe carismático. ( ) O fascismo, substituindo o conflito social interno pelo corporativismo, era contra todo tipo de violência e de quadros militarizados. Condenando as rivalidades, ele não era xenófobo, nem admitia impulsos imperialistas. Resposta: F - V - V - V - F.

91 23. (UFPE 2008) A Europa sofreu com as experiências totalitárias que marcaram o século XX. De fato, as experiências totalitárias na Europa: ( ) atingiram com sucesso alguns países católicos tradicionais. ( ) utilizaram-se da propaganda política e da violência policial. ( ) ficaram restritas ao nazismo alemão e ao fascismo italiano. ( ) conseguiram apoio de camadas populares significativas. ( ) enfraqueceram os ideais democráticos e provocaram grande pessimismo. Resposta: V - V - F - V V.

92 24. (UNIOESTE 99) Sobre a História Contemporânea, é correto afirmar que: ( ). a Primeira Guerra Mundial ( ) resultou, dentre outros motivos, da concorrência comercial, da disputa por colônias e da luta pela hegemonia dos mares. ( ). a grande vencedora da Primeira Guerra Mundial foi a Alemanha, o que motivou a reação da Itália e do Japão no final dos anos 30, dando inicio à Segunda Guerra Mundial. ( ). o Tratado de Versalhes foi imposto pela Alemanha aos países europeus, com o apoio dos Estados Unidos. ( ). a ideologia nazista enaltecia o nacionalismo e o militarismo, visando conquistar as massas e o exército, e pregava o anticomunismo, visando conquistar a alta burguesia. ( ). apesar das guerras do século XX, a Europa manteve sempre sua hegemonia econômica e política sobre o mundo. Resposta:V - F - F - V - F.

93 25. (FGV 2008) Julgue as afirmativas sobre o período do entre guerras. ( ) Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista tornase rapidamente, na Itália, um forte movimento de massas ao defender o liberalismo político e os direitos individuais. ( )Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por meio de golpe de Estado. ( )No livro "Mein Kampf" (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente civilização liberal e do comunismo. ( )A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados pelas brigadas internacionais. ( )A Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido político que mais se aproximou das ideias totalitárias dos anos 1930 e tinha como lema "Deus, Pátria e Família". Resposta: F - F V V - V.

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo

Leia mais

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa Os regimes totalitaristas Professor Gustavo Pessoa O NAZIFASCISMO tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). ONDE? CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Principalmente ITA,

Leia mais

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20 CRISE DE 1929: Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizavase

Leia mais

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK -Início do século 20 * E.U.A. despontam como potência mundial * 1ª Guerra: EUA = abastece os países da

Leia mais

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários Ciências Humanas História Totalitarismos ou Regimes Autoritários Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

Regimes Totalitários. Nazifascismo

Regimes Totalitários. Nazifascismo Regimes Totalitários Nazifascismo 1918-1939 http://historiaonline.com.br CONTEXTO Humilhação imposta à Alemanha e à Itália 1ª Guerra Mundial (Tratado de Versalhes), Sentimento nacionalista = revanchismo,

Leia mais

CONCEITO DE TOTALITARISMO

CONCEITO DE TOTALITARISMO CONCEITO DE TOTALITARISMO Totalitarismo: tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

UD IV ASSUNTO 5. A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL

UD IV ASSUNTO 5. A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL CRISE DE 1929 UD IV ASSUNTO 5. A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL OBJETIVOS: - Identificar as causas da crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais. - Definir Fascismo e Nazismo. - Identificar os princípios

Leia mais

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( )

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( ) HISTÓRIA aula Período Entreguerras (1918 1939) Após a Primeira Guerra Perdas humanas e econômicas Grande criação da Liga das Nações Tratado de Versalhes (1919) Alemanha (perdas territoriais, indenizações,

Leia mais

05 - PERÍODO ENTREGUERRAS: REGIMES TOTALITÁRIOS

05 - PERÍODO ENTREGUERRAS: REGIMES TOTALITÁRIOS 05 - PERÍODO ENTREGUERRAS: REGIMES TOTALITÁRIOS Consequências da Grande Guerra (1914-1918) Perda de muitas vidas e destruição de famílias Grave crise econômica e diminuição territorial para os derrotados

Leia mais

OS TOTALITARISMOS. Rodrigo Dornelles

OS TOTALITARISMOS. Rodrigo Dornelles OS TOTALITARISMOS Rodrigo Dornelles TOTALITARISMO Apesar de vitoriosas na Primeira Guerra, os países europeus capitalistas não puderam conter a crise generalizada diante dos problemas econômicos, das ameaças

Leia mais

CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA

CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA CAPÍTULO 28 CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA American way of life n Ao final da Primeira Guerra Mundial, a situação econômica dos países da Europa contrastava com a dos Estados Unidos. Situação

Leia mais

O NACIONALISMO NA ITÁLIA

O NACIONALISMO NA ITÁLIA TOTALITARISMO NO REGIME TOTALITÁRIO TEMOS O QUE CHAMAMOS DE ESTADO TOTAL, NO QUAL TODAS AS ATIVIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS, RELIGIOSAS, SOCIAIS E CULTURAIS ESTÃO SOB SUA DIREÇÃO. O ESTADO TOTALITÁRIO

Leia mais

Período entre as guerras ( ): A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários

Período entre as guerras ( ): A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários Período entre as guerras (1919-1939): A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Estende-se do final da Primeira ao início da Segunda

Leia mais

Aula 18 O período entreguerras

Aula 18 O período entreguerras Aula 18 O período entreguerras Os EUA no pós 1ª GM Economia mais poderosa do mundo Quase 50% produção industrial mundial Mecanização e eletrificação do espaço rural Euforia americana: American way of life

Leia mais

Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO

Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO 1 - Introdução: A década de 1930 seria atingida por uma das maiores crises econômicas da história capitalista, a chamada Grande Depressão. A crise favoreceu a polarização

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

Itália - FASCISMO /43

Itália - FASCISMO /43 Itália - FASCISMO - 1922/43 Benito Mussolini, o Duce Símbolo do Partido Nacional Fascista Antecedentes Após a 1ª Guerra Mundial, a Itália passa por uma grave: Crise económica, caracterizada pela desvalorização

Leia mais

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO - Pesada indenização de Guerra aos países vencedores; - Devolução das regiões de Alsácia e Lorena à França; - Desmilitarização

Leia mais

Nazismo. Adolf Hitler

Nazismo. Adolf Hitler 1889: Nasce em Braunau (Áustria). 1914/18: Participa na 1.ª Guerra Mundial. 1919: Filia-se no Partido Alemão dos Trabalhadores (DAP). 1921: Converte o DAP no Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores

Leia mais

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava:

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: 1 Lista de exercícios Nazifacismo 1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: A)As mulheres e os trabalhadores B)Os fascistas e os estrangeiros

Leia mais

A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues)

A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues) A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues) 1889: Nasce em Braunau (Áustria). 1914/18: Participa na 1.ª Guerra Mundial. 1919: Filia-se no Partido Alemão dos

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER Pós Primeira Guerra Mundial: economia alemã enfrenta grave crise econômica. valor do marco em relação a um dólar: 1914 4 1920 84 1922 (janeiro) 186 1922 (julho) 401 1923 (janeiro) 7.260 Indústria alemã

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REGIMES FASCISTAS - NOÇÕES GERAIS: A ORIGEM DA PALAVRA ( FASCIUM ). - O FASCISMO NA ITÁLIA, NA ALEMANHA (NAZISMO), PORTUGAL (SALAZARISMO OU

Leia mais

ASCENÇÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 PROF.º OTTO TERRA

ASCENÇÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 PROF.º OTTO TERRA ASCENÇÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 PASSO DEL BRENNERO ITÁLIA: O SURGIMENTO DO FASCISMO Contexto da Itália pós 1ª Guerra: PASSO DEL TRIESTE PORTO DE FIÚME - A Itália

Leia mais

Exacerbação do nacionalismo italiano. Poucos ganhos territoriais no pós guerra Desejo de conquistas territoriais Situação econômica caótica

Exacerbação do nacionalismo italiano. Poucos ganhos territoriais no pós guerra Desejo de conquistas territoriais Situação econômica caótica Exacerbação do nacionalismo italiano Poucos ganhos territoriais no pós guerra Desejo de conquistas territoriais Situação econômica caótica Inflação e empréstimos Desemprego Greves crescem em 1919 1920

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br A Grande Depressão Primeira Guerra Efeitos desastrosos na Europa Nos Estados Unidos: Seu território não foi atingido; O conflito lhe trouxe riquezas e prosperidade

Leia mais

O PERÍODO ENTREGUERRAS

O PERÍODO ENTREGUERRAS O PERÍODO ENTREGUERRAS Contexto: A Primeira Guerra Mundial havia acabado e muitos fatores básicos, considerados raízes desse conflito, não haviam sido solucionados. Contexto: Alemães, italianos e espanhóis

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO Duração da Prova: 60 minutos HISTÓRIA - 9.º Ano 6 de março de 2017 OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURA COTAÇÕES CRITÉRIOS GERAIS DE CORREÇÃO Interpretar documentos escritos. Analisar mapas e documentos

Leia mais

A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O LIBERALISMO A teoria do LIBERALISMO ECONÔMICO ficou consagrada a partir de Adam Smith (1723-1790), e tem os seguintes pressupostos

Leia mais

OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO NAZISMO. Prof: R O C H A

OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO NAZISMO. Prof: R O C H A OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO NAZISMO Prof: R O C H A OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO O período entre guerras (1919-1939) teve uma marca política: a tendência è radicalização. Regimes totalitários

Leia mais

Regimes ditatoriais na Europa

Regimes ditatoriais na Europa Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA 12º Ano Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz Apresentação nº 1 Regimes ditatoriais na Europa Avanço da extrema-direita na Europa Professor Pedro Bandeira

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Élida Simões Valor da Prova: 40 Pontos Orientações

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 41 II GUERRA MUNDIAL: ANTECEDENTES A POLÍTICA EXPANSIONISTA NAZISTA

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 41 II GUERRA MUNDIAL: ANTECEDENTES A POLÍTICA EXPANSIONISTA NAZISTA HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 41 II GUERRA MUNDIAL: ANTECEDENTES A POLÍTICA EXPANSIONISTA NAZISTA Como pode cair no enem F 1 (ENEM) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

Nazifascismo IDADE CONTEMPORÂNEA

Nazifascismo IDADE CONTEMPORÂNEA IDADE CONTEMPORÂNEA Nazifascismo Antes mesmo da Crise de 1929, surgiram movimentos nacionalistas, antiliberais e antissocialistas, os quais chamamos de Fascismos (ou Nazi-fascismo). Com a crise de 1929,

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

9 - "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)

9 - Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência. (H. Goering) 1 - Um dos acontecimentos mais significativos do século XX foi a Revolução Socialista na Rússia, em 1917, por colocar em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Com respeito ao desencadeamento do processo

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE

GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE HISTÓRIA PROF. LEANDRO 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE 1. O acordo de paz imposto à Alemanha após a Primeira Guerra Mundial foi o tratado de Versalhes, assinado

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

LIBERALISMO. defende o indivíduo

LIBERALISMO. defende o indivíduo 2.1.1. As opções totalitárias - Itália, Alemanha, URSS, Portugal, Espanha - Fascismos [extrema-direita]: fascismo italiano, nazismo alemão - Características: 1. Antiliberal LIBERALISMO defende o indivíduo

Leia mais

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro informação-prova de equivalência à frequência data: 1 2. 0 5. 2 0 16 19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro 1.O B J E T O D E A V A L

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

a) não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.

a) não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus. ATIVIDADES TEST E 2 9º ANO HISTÓRIA 1-O "crack" da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, provocou falências de centenas de indústrias, de bancos, de companhias de comércio e de transportes e um desemprego

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Rafael Av. Mensal 26/05/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

Produção do Espaço Geográfico

Produção do Espaço Geográfico Geografia Produção do Espaço Geográfico Século XX parte 3 Prof. Diego Moreira 1) Introdução A) Aspectos Gerais Crise de 1929 Grande Depressão Keynesianismo New Deal Ascenção Nazi-fascista Era Vargas (1930/1937)

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO

Leia mais

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu.

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Cap. 6 Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de 1929-1930, novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Esses ideais políticos costumeiramente marcavam o autoritarismo

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 1939) Em 1931, a população descontente

Leia mais

Regimes Totalitários

Regimes Totalitários Regimes Totalitários Totalistarismo Concebido através de ideologias nascidas na crise de 1929 Os liberais desencadearam uma grande crise econômica Espaço para o crescimento da esquerda Reação dos empresários:

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES Fixação 1) (UNIFESP) Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Antecedentes da Segunda Guerra Tratado de Versalhes Liga das Nações Ditaduras Internacionais: ü Japão ü Itália ü Alemanha

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. CZAR NICOLAU II 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

2.3. O New Deal CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX

2.3. O New Deal CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 2.3. O New Deal - EUA - (1933) F. D. Roosevelt (Democrata) - New Deal (intervencionismo de estado > regulamentação) - 1ª fase (1933-34) - objetivos: Relançamento da economia Luta contra o desemprego e

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) HISTÓRIA PROFº DIEGO FERNANDES CUSTÓDIO 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria

Leia mais

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial Rev. Liberais do Século XIX e Período 1. (PUC-RJ) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

QUESTÕES. 1 - A charge abaixo aborda uma situação do Brasil logo após a crise de a) O que foi a chamada crise de 1929?

QUESTÕES. 1 - A charge abaixo aborda uma situação do Brasil logo após a crise de a) O que foi a chamada crise de 1929? 9º História Rafael Av. Trimestral 29/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 8 Prof.ª Eulália Ferreira Atuação de Perón na Argentina - Elemento do governo militar pró-fascista

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Leia as sentenças a seguir sobre a década de 1920 e marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) Os Estados Unidos

Leia mais

História. Período Entre Guerras Crise de 1929 e seus desdobramentos Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. Período Entre Guerras Crise de 1929 e seus desdobramentos Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História Período Entre Guerras Crise de 1929 e seus desdobramentos Parte 2 Profª. Eulália Ferreira A economia possuía bases sociais frágeis. Baixos salários Em 1929 1% da população Desemprego Desigualdades

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

Aula4 REGIMES TOTALITÁRIOS. Valéria Maria Santana Oliveira

Aula4 REGIMES TOTALITÁRIOS. Valéria Maria Santana Oliveira Aula4 REGIMES TOTALITÁRIOS META Apresentar as principais características dos regimes totalitários e seus exemplos mais emblemáticos na era contemporânea. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá:

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

2ª Guerra Mundial e Fascismos

2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 1. No cartaz de propaganda nortebraços simbolizam países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo. a) Identifique TRÊS

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

O Brasil e do Mundo. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com. (1918 e 1945) 1ª. Parte

O Brasil e do Mundo. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com. (1918 e 1945) 1ª. Parte O Brasil e do Mundo Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com (1918 e 1945) 1ª. Parte Quando tudo começou... 1918 11 de novembro A Alemanha assina o armistício que põe fim a I Guerra Mundial;

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) Manifesto da AIB Plínio Salgado Fixação 1) (UFV) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 2.3. O New Deal - EUA - (1933) F. D. Roosevelt (Democrata) - New Deal (intervencionismo de estado) - 1ª fase (1933-34) - objetivos: Relançamento da economia Luta contra o desemprego e a miséria - 1ª fase

Leia mais

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II A Guerra Fria e seu Contexto. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.2 Conteúdo II Guerra Mundial - causas.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP Unificação Italiana e Alemã Prof. Leopoldo UP Antecedentes: O Congresso de Viena(1815) Tentativa frustrada de manter o Antigo Regime. A Revolução de 1830. A Revolução Industrial se espalha por várias regiões

Leia mais