ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, CIVIS E MILITARES ( ): APONTAMENTOS DE PESQUISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, CIVIS E MILITARES ( ): APONTAMENTOS DE PESQUISA"

Transcrição

1 ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, CIVIS E MILITARES ( ): APONTAMENTOS DE PESQUISA RAFAEL PATRICK FLORES * O golpe de Estado em 1964 foi marcado por diversos elementos que antecederam este episódio. Entendemos que existiram ações que levaram os militares ao poder, uma campanha com interessescomponentes de um processo que culminou na ruptura democrática. Pensamos, como pressuposto principal, o estreitamento político entre camadas de civis e militares que ideologicamente desestabilizaram o governo de João Goulart (Jango). O presente texto parte dos dados preliminares de uma investigação de monografia para pensar o golpe de Estado que derrubou o presidente Goulart em 1964, partindo dos dados obtidos da bibliografia especializada, consecutivamente, investigaremos o material sobre a Escola Superior de Guerra (ESG) publicado na Folha de S. Paulo de 1961 a A ESG foi criada oficialmente em 1949 aos moldes das academias militares estadunidenses. Este período foi tomado pela ideologia da Guerra Fria entre o bloco de países que defendiam o capitalismo, liderados pelos Estados Unidos e o bloco de países adeptos ao sistema socialista, liderados pela União Soviética. A Escola brasileira foi responsável pela elaboração da Doutrina de Segurança Nacional (DSN), ideologia em consonância do bloco capitalista que defendeu o país das forças subversivas provindas do comunismo da Guerra Fria. (FERRAZ apud SILVA, 2016, p. 17) Para compreender esta ideologia disseminada pela ESG e perceber a relação que teve com o golpe de 1964, o caminho da pesquisa, inicialmente, realizamos algumas leituras com autores que tratam este período da história do Brasil. É ponto comum na bibliografia consultada que a ideologia principal que uniu a oposição na derrubada de Jango foi a DSN, criada na ESG. Assim, houve um estreitamento intenso entre civis - compreendidos pela camada da classe média da sociedade, o empresariado nacional e a imprensa - com militares. Entender esta situaçãoé remontar a histórica relação entre civis e militares no Brasil. Este pressuposto é ponto de análise da pesquisa de Alfred Stepan, na obra Os Militares na Política: As Mudanças de Padrões na Vida Brasileira, em que destaca o papel dos militares como fundamental, pois cumpriam com a função histórica de moderadores em momentos de crise no país. Conforme Stepan: a * Graduando em História pela UFMS/CPAQ.

2 2 tendência usual do militar ver em si mesmo uma organização com a missão de defendero país. Este fato contribui para que julguem legítimoo seu arbitramento de eventos políticos em momentos de crise. (STEPAN, 1975, p.35) Neste sentido, será discutido a nova doutrina elaborada pela Escola Superior de Guerra que estreitou as relações entre civis e militares, pois partilhavam o anseio de modificar a esfera política e econômica no início da década de Assim, a Doutrina de Segurança Nacional, entendemos que foi uma nova conduta dentro das Forças Armadas, que esteve consonante dos interesses capitalistas, aproximando militares e empresários. A relação entre estas duas camadas da sociedade foi hipótese central na obra de René Armand Dreifuss, pelo qual contribuiu às pesquisas das atividadesque levaram ao golpe de (DREIFUSS, 1981) Ainda o autor destacou que da ação conjunta entre militares e civis culminou nas atividades de perseguição ideológica. Formando, assim, o bloco histórico de poder conforme analisou o autor: Discutiu-se e tentou-se mostrar nos capítulos anteriores, bem como neste capítulo, o que o próprio General Cordeiro de Farias reconheceu, que o movimento vitorioso de 1964 foi altamente político e civil em sua formação e execução. A elite orgânica, durante a presidência de João Goulart, havia ajudado a conduzir o Estado brasileiro para uma situação em que uma intervenção bonapartista pelas Forças Armadas poderia ser encarada por um grande número de militares como uma solução adequadapara as contradições da sociedade e do governo brasileiros. O complexo IPES/IBAD e os oficiais da ESG organizaram a tomada do aparelho do Estado e estabeleceram uma nova relação de forças políticas no poder. (DREIFUSS, 1981, p. 397) A Escola Superior de Guerra também passa pela análise da historiadora Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira (2011) em seu livro Nossos comerciais, por favor! : a televisão brasileira e a Escola Superior de Guerra: o caso Flávio Cavalcanti. A autora analisa como Flávio Cavalcanti, pelos seus discursos por meio de seu programa de televisão ao longo da década de 1970, comungava das mesmas ideias de Doutrina elaborada pela ESG, mesmo sem ser ligada à instituição militar. À partir de tais apontamentos, percebemos a influência da Doutrina de Segurança Nacional que transformou a esfera política e social no Brasil nas décadas iniciais da segunda metade do século XX, projeto encabeçado pela Escola Superior de Guerra.

3 3 Desta maneira, nosso objetivo inicial é ter contato com alguns estudos, pelo qual pretendemos refletir a relação da Escola Superior de Guerra e os sujeitos que tiveram papel ativo no envolvimento das forças que culminaram no golpe de 1964, pelo qual percebemos que a mídia foi um dos veículos que contribuiu para a derrubada de João Goulart. (MOTTA, 2006, p.179) O trabalho se inscreve, assim, na interconexão entre Escola Superior de Guerra e a mídia, por meio da qual procuraremos pensar a seguinte questão: como a Escola Superior de Guerra foi representada nas páginas do jornal Folha de São Paulo? Permitindo melhor entender como um veículo de comunicação de massas, que cumpre função em disseminar informações, se posicionou sobre a ESG neste período do início da década de 1960, momento que antecedeu o golpe de Assim como mostrou Motta: Os impressos são veículo fundamental na divulgação e disseminação dos valores das diferentes culturas políticas, e são usados propositadamente com tal fim. Nos textos dos livros e jornais, e também nas suas imagens visuais, desfilam heróis (e, tão importantes quanto esses, os desprezíveis inimigos), mitos, símbolos e os valores morais do grupo, e nessas publicações muitas pessoas encontraram motivação para identificar-se e aderir. (MOTTA, 2009, p.11) Baseados nas referências teóricas de Zicman (1985), a autora aponta algumas vantagens em pesquisar a História por meio da imprensa, ora como arquivos do cotidiano, ora como um documento que se pode ampliar os fatos dentro de um contexto. (ZICMAN, 1985, p.90) O trabalho com jornais permite refletir sobre as manifestações políticas do contexto que antecedeu ao golpe, pois: [...] a Imprensa é rica em dados e elementos, e para alguns períodos é a única fonte de reconstituição histórica, permitindo um melhor conhecimento das sociedades ao nível de suas condições de vida, manifestações culturais e políticas, etc. (Ibid, p.89). Portanto, sob a concepção teórica de Zicman, a contribuição principal de analisar a Escola Superior de Guerra nos jornais, entender como a imprensa veiculou esta instituição no período que antecedeu ao golpe de 1964 e perceber qual foi o posicionamento do jornal frente a esta instituição acadêmica militar, que conforme já mencionada foi a propulsora da ideologia que proporcionou a manutenção das frentes de pensamentos capitalistas na esfera política e social do país.

4 Consecutivamente do contato da bibliografia especializada, o levantamento das fontes deve seguir a metodologia sugestiva de Zicman (1985): 4 Para cada artigo pode-se elaborar uma ficha-de-caracterização condensando as principais informações necessárias à análise: nome do jornal, data, coluna ou seção, nº da página, título e tipo de matéria, jornalista/redator, distribuição especial da matéria (superfície do artigo, nº de colunas, presença/ausência na 1ª página do jornal, aspectos tipográficos, fotos ou ilustrações). (ZICMAN, 1985, p.98) A significativa contribuição deste método será da possibilidade de sistematizar as matérias jornalísticas, evidenciando melhor os elementos de análise, da mesma forma, possam ser apresentados os dados de forma organizada. Para que ao final deste trabalho, esta metodologia responda o problema de pesquisa. Apesar da importância dos três estudos citados, ainda parece possível refletir um pouco mais sobre a Escola Superior de Guerra, o golpe civil-militar de 1964 e a Doutrina de Segurança Nacional, sobremodo entender como o jornal Folha de São Pauloveiculou material sobre esta instituição acadêmica militar relacionando a Doutrina de Segurança Nacional em suas páginas. Neste sentido, esta pesquisa objetiva, sobremaneira, contribuir com os estudos acerca das ações que levaram ao golpe civil-militar de Para isto, almejamos apontaremos uma discussão historiográfica entre os autores que mostram dados construtivos dos sujeitos que foram elementares na campanha conspiratória contra o presidente João Goulart, como também destacaremos algumas referências que foram centrais para a formulação e, sobremaneira, o desenvolvimento desta pesquisa. Pode-se dizer que existem alguns estudos interpretativos acerca das ações que culminou na tomada do poder pelos militares em 1964, que marcou o episódico momento de ruptura democrática. Deste modo, pretendemos explanar um debate historiográfico, dentre a vasta bibliografia especializada, sejam eles: Bandeira (1978), Motta (2000) 1 e Dreifuss (1981). 1 Além da tese de Motta, outras referências das contribuições de pesquisas deste autor que podemos elencar nesta proposta de discussão historiográfica são: MOTTA, R. P. S. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006;. Desafios e possibilidades na apropriação de cultura política pela historiografia. In ; Culturas Políticas na História: novos estudos. Argumentum, Disponível em < a_1._desafios_e_posibilidade s_na_apropriac ao_de_cultura_poli tica_pela_historiografi a.pdf> Acesso em 21/05/2016. ;. O

5 5 Neste sentido, almejamos fomentar as investigações sobre a temática que ainda perdura discussões sobre os desdobramentos históricos do início da década de Para isto, parece ser fundamental a reflexão sobre as análises de alguns autores já consolidados no assunto. Evidentemente, por conta das limitações de um trabalho de monografia, não aprofundaremos o debate historiográfico por meio da pesquisa, mas sim apontaremos um panorama geral sobre o golpe de 1964 por três eixos dialogáveis: o golpe de classe precedida por manobras políticas, a influência estadunidense na campanha contra João Goulart e as ações anticomunistas que justificou a tomada do poder pelos militares. Os resultados das pesquisas de Rodrigo Patto Sá Motta sobre as ações anticomunistas durante o início da década de 1960 no Brasil contribuíram significativamente como um viés interpretativo aos estudos sobre o golpe de Desta forma, as suposições comunistas durante o governo do presidente João Goulart resultaram na tensão do cenário político, desencadeando uma engajada campanha ideológica planejada pelas camadas conservadoras receosas de uma possível tomada comunista no Brasil. (MOTTA, 2000, p ) O autor é claro em sua tese ao mostrar que o anticomunismo foi um fenômeno marcante na história brasileira durante a maior parte do século XX (Ibid, p.342), que por embates ideológicos foram decisivos em direcionar os rumos políticos do Brasil. Motta entende que o recorte temporal entre 1961 e 1964, compreende como o momento do segundo grande surto anticomunista. (Ibid, p. 286 e 288) As contribuições da pesquisa da tese do cientista político uruguaio René Armand Dreifuss que resultou na obra 1964: A conquista do Estado Ação política, poder e golpe de classe, foram significativos para mostrar o golpe que levou os militares ao poder em 1964 que foi por meio da ação conspiradora de uma significativa parcela civil da sociedade, sobremaneira, na hipótese central do autor, suas investigações trataram analisar as atividades de uma elite orgânica na organização de seus interesses e constituição de sua força durante o período da década de O domínio dos EUA sobre os países da América Latina não se limitou por meio da Doutrina de Segurança Nacional, no contexto de Guerra Fria. No caso brasileiro, sua golpe de 1964 e a ditadura nas pesquisas de opinião. Revista Tempo. Minas Gerais. V.20. p p.11. Disponível em < &tlng=pt >. Acesso em 16/02/16.

6 6 influência pode ser claramente percebida nas investigações de Moniz Bandeira, que por meio de sua obra O governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil: ( ), permite-nos entender a presença de infiltrações estadunidenses que contribuíram aos estudos sobre o processo de conspiração da derrubada do governo populista de João Goulart. As atividades dos Estados Unidos e empresas estrangeiras, neste episódio de 1964 na derrocada do regime democrático no Brasil, podem ser apontadas por influências de sujeitos norte-americanos aos corifeus brasileiros da reação do golpe de Estado e o bloqueio financeiro daquele país contra o Governo reformista de Jango. Referências bibliográficas BANDEIRA, Moniz. O governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil, ( ). 5. ed. São Paulo, SP: Civilização Brasileira, DREIFUSS, René Armand. 1964: A Conquista Do Estado Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelho: O anticomunismo no Brasil ( ) f. Tese (Doutorado em História Econômica) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em :< O_O_ANTICOMUNISMO_NO_BRASIL_ > Acesso em 18/08/ Desafios e possibilidades na apropriação de cultura política pela historiografia. In ;Culturas Políticas na História: novos estudos. Argumentum, Disponível em < a_1._desa fios_e_posibilidades_na_apropriac ao_de_cultura_poli tica_pela_historiografi a.pdf>ac esso em 21/05/2016

7 7. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de Nossos comerciais, por favor! : a televisão brasileira e a escola superior de guerra: o caso Flávio Cavalcanti. São Paulo: Beca Produções Culturais, SILVA, Êça Pereira da.o Centro de Altos Estudos Militares (Peru) e a Escola Superior de Guerra (Brasil) f. Tese(Doutorado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em < > Acesso em 21/05/16. STEPAN, Alfred. Os Militares na Política: As Mudanças de Padrões na Vida Brasileira. Rio de Janeiro: Artenova S.A., ZICMAN, Reneé Barata. História Através Da Imprensa - Algumas Considerações Metodológicas. Projeto História. São Paulo, pp disponível em < Acesso em 11/03/2016

Professores indicam dez livros para entender o golpe de 1964 e a ditadura

Professores indicam dez livros para entender o golpe de 1964 e a ditadura G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 30/03/2014-13:02 Professores indicam dez livros para entender o golpe de 1964 e a ditadura A pedido do G1, pesquisadores listaram obras essenciais sobre o período.

Leia mais

Ministros das Comunicações: representações jornalísticas veiculadas na Folha de São Paulo ( )

Ministros das Comunicações: representações jornalísticas veiculadas na Folha de São Paulo ( ) Ministros das Comunicações: representações jornalísticas veiculadas na Folha de São Paulo (1967-1974) RAFAEL PATRICK FLORES * ; EDVALDO CORREA SOTANA ** O presente trabalho foi o resultado de pesquisa

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

Lançado em 2012, o livro A política nos quartéis: revoltas e protestos

Lançado em 2012, o livro A política nos quartéis: revoltas e protestos RESENHA DA OBRA CHIRIO, Maud. A política nos quartéis: revoltas e protestos de oficiais na ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012, 264p. Camila Monção Miranda 1 Lançado em 2012,

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

O JORNAL A TARDE E A ASSOCIATED PRESSNO COMBATE AO COMUNISMO NA BAHIA ( ) 1

O JORNAL A TARDE E A ASSOCIATED PRESSNO COMBATE AO COMUNISMO NA BAHIA ( ) 1 O JORNAL A TARDE E A ASSOCIATED PRESSNO COMBATE AO COMUNISMO NA BAHIA (1945-1947) 1 Roberta Lisana Rocha Santos 2 INTRODUÇÃO O presente texto tem o objetivo de discorrer sobre as perseguições contra os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Tópicos Especiais em História Política: Cultura Política e Política no Brasil Republicano.

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: História Ano: 9 Professor (a): Rodrigo Turma:9.1/9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: História III Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 3º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67

Leia mais

Propaganda capitalista durante a Guerra Fria

Propaganda capitalista durante a Guerra Fria Propaganda capitalista durante a Guerra Fria A propaganda ideológica já vinha ocorrendo desde os anos de 1920, intensificou-se na década seguinte e, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ganhou uma

Leia mais

Identifique e analise dois desses movimentos (um urbano e um rural), enfatizando suas motivações e reivindicações.

Identifique e analise dois desses movimentos (um urbano e um rural), enfatizando suas motivações e reivindicações. Questão 1 Charge capa da revista "O Malho", de 1904. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_lose7cxjx6q/sx- r7i2vu5i/aaaaaaaaamw/-sxb_9jwa2q/s400/rep+velha+- +Revolta+da+Vacina,+no+centro+Oswaldo+Cruz,+1904.+Revista+O

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia ATIVIDADES 9º ANO 1) (FUVEST-2008) Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

Os diferentes modelos de Estados (principais características)

Os diferentes modelos de Estados (principais características) Capítulo 6 Poder, política e Estado 7 Os diferentes modelos de Estados (principais características) Absolutista: - Unidade territorial. - Concentração do poder na figura do rei, que controla economia,

Leia mais

O IMPACTO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (13.146/2015) E O. Sarah Santos. Edson Silva

O IMPACTO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (13.146/2015) E O. Sarah Santos. Edson Silva O IMPACTO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (13.146/2015) E O DESAFIO DE UMA COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL 1 Sarah Santos 2 Edson Silva RESUMO: O presente trabalho busca discutir e refletir

Leia mais

MODERNIZAÇÃO E CULTURA POLÍTICA NOS CICLOS DE ESTUDOS DA ADESG EM SANTA CATARINA (1970-75) Michel Goulart da Silva 1

MODERNIZAÇÃO E CULTURA POLÍTICA NOS CICLOS DE ESTUDOS DA ADESG EM SANTA CATARINA (1970-75) Michel Goulart da Silva 1 MODERNIZAÇÃO E CULTURA POLÍTICA NOS CICLOS DE ESTUDOS DA ADESG EM SANTA CATARINA (1970-75) Michel Goulart da Silva 1 INTRODUÇÃO Este projeto tem como problema de pesquisa a relação entre os ciclos de estudos

Leia mais

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 5º Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

Seminário "Ética e Política" discute ideologias e corrupção (+ Repercussão e Fotos)

Seminário Ética e Política discute ideologias e corrupção (+ Repercussão e Fotos) Seminário "Ética e Política" discute ideologias e corrupção (+ Repercussão e Fotos) Da esquerda para a direita: Dr Luis Carlos Sotero, Marcelo Consentino, André Fernandes, Dr Bolívar Lamounier e Dr Agostinho

Leia mais

Financiamento: Programa de Iniciação Científica FURB PIPe/Artigo 170.

Financiamento: Programa de Iniciação Científica FURB PIPe/Artigo 170. RENÉ DREIFUSS E O LIVRO 1964: A CONQUISTA DO ESTADO : ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE Cristina Ferreira Leandro Lopes Costa (Universidade Regional de Blumenau - FURB) Resumo. A obra 1964:

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini A Era Vargas M Ó D U L O 1 0 Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Governo Provisório (1930 1934) Formado de um agrupamento de membros da Aliança Liberal, tenentes e outros. É a fase de

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

O envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial através das páginas da revista Cultura Política

O envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial através das páginas da revista Cultura Política 1000 IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS O envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial através das páginas da revista Cultura Política Fernanda dos Santos Bonet, Luciano Aronne de Abreu (orientador)

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( )

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( ) A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1945--1964) CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ENTRE 1945-1964 -Principais partidos políticos: *PSD:Partido Social Democrático.(JK) *UDN:União Democrática Nacional;(Jânio) *PTB:Partido

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Agradecimentos Nota prévia...

ÍNDICE GERAL. Agradecimentos Nota prévia... ÍNDICE GERAL Agradecimentos Nota prévia......................................... 7 9 PRIMEIRA PARTE - O estudo da instituição militar 1 - Marxismo e temas militares.......................................

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

Antonio Reis Ribeiro de Azevedo filho. Graduando de História. Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Antonio Reis Ribeiro de Azevedo filho. Graduando de História. Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. Historicizando e analisando a visão do agente social aluno sobre o Sindicato dos trabalhadores da Educação no município de Abaetetuba. 1 Antonio Reis Ribeiro de Azevedo filho Graduando de História Faculdade

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

HISTORIOGRAFIA DO GOLPE DE 1964 A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE O INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIAIS (IPÊS) Doi: /8cih.pphuem.

HISTORIOGRAFIA DO GOLPE DE 1964 A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE O INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIAIS (IPÊS) Doi: /8cih.pphuem. HISTORIOGRAFIA DO GOLPE DE 1964 A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE O INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIAIS (IPÊS) Doi: 10.4025/8cih.pphuem.3603 Luana Carolina dos Santos, UEM Resumo Palavras Chave: Golpe de

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE Línguas e Humanidades DISCIPLINA: História ANO: 12ºA Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: _1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas *Compreender

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

9ºAno Planificação Anual História MATRIZ DE METAS CURRICULARES E DE PROCEDIMENTOS

9ºAno Planificação Anual História MATRIZ DE METAS CURRICULARES E DE PROCEDIMENTOS 9ºAno Planificação Anual 2016-2017 História MATRIZ DE CURRICULARES E DE G - O arranque da Revolução Industrial e o triunfo dos regimes liberais conservadores G.2 - Revoluções e Estados liberais conservadores

Leia mais

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Carlos Alberto Bertaiolli UNIPLAC Agência Financiadora: FAPESC No contexto do processo de redemocratização do Estado brasileiro

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

No final de março de 1964, civis e militares se uniram para

No final de março de 1964, civis e militares se uniram para Apresentação No final de março de 1964, civis e militares se uniram para derrubar o presidente João Goulart, dando um golpe de Estado tramado dentro e fora do país. Na verdade, esta aliança golpista vinha

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS AUTOR(ES): SAMANTHA

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

GT2: CIDADANIA E CULTURA JOVENS E A HISTÓRIA: A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA

GT2: CIDADANIA E CULTURA JOVENS E A HISTÓRIA: A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA GT2: CIDADANIA E CULTURA JOVENS E A HISTÓRIA: A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA Matheus Mendanha Cruz (UEPG); Email: matheusmcruz@live.com TEMÁTICA: CULTURA POLÍTICA E JUVENTUDE RESUMO: O presente trabalho

Leia mais

Forças Armadas e Política: a importância da origem social e do processo de

Forças Armadas e Política: a importância da origem social e do processo de Forças Armadas e Política: a importância da origem social e do processo de socialização militar na tomada de decisões políticas 1 Denise Felipe Ribeiro Fazendo a leitura de autobiografias e livros de memórias

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Prova de: HISTÓRIA Conteúdos: Programa do 10º Ano Módulo 2 DINAMISMO CIVILIZACIONAL DA EUROPA OCIDENTAL NOS SÉCULOS XIII A XIV

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: AS AÇÕES DOS GOVERNOS MILITARES NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1967/1990

DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: AS AÇÕES DOS GOVERNOS MILITARES NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1967/1990 DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: AS AÇÕES DOS GOVERNOS MILITARES NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1967/1990 Marco Aurélio Correa de Araújo 1 ; Dulce Portilho Maciel 2 1 Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA CAPÍTULO 33 GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA Populismo e política de massas n Populismo: termo utilizado para designar as políticas, implantadas a partir da década de 1930, de aproximação dos governantes

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

O orgulho de ser reacionário: anticomunismo e golpe de Estado no Brasil a partir da Doutrina de Guerra Revolucionária francesa ( )

O orgulho de ser reacionário: anticomunismo e golpe de Estado no Brasil a partir da Doutrina de Guerra Revolucionária francesa ( ) O orgulho de ser reacionário: anticomunismo e golpe de Estado no Brasil a partir da Doutrina de Guerra Revolucionária francesa (1959-1969) MARTINA SPOHR Pretendemos com este trabalho lançar questões para

Leia mais

A democracia brasileira marquetizada

A democracia brasileira marquetizada A democracia brasileira marquetizada QUEIROZ, Adolpho (coord.). Marketing político brasileiro: ensino, pesquisa e mídia. Piracicaba (SP): Edição do coordenador, 2005. 180 p. O Brasil completou, em 2005,

Leia mais

HISTÓRIA. História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA História da América Latina Parte 2 Profª. Eulália Ferreira CHILE 1973-1990 Antecedentes: - Domínio Oligárquico até por voltar da Primeira Grande Guerra - Industrialização nova tipologia social

Leia mais

A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO. Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge

A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO. Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge MEDIA ALTERNATIVOS Conceitos: Desafiam formas capitalistas dominantes

Leia mais

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia Lutas e processo de independência Patrícia Albano Maia Crises na Europa Crise do Antigo Regime Absolutismo Mercantilismo Sociedade Estamental Crise do antigo sistema Colonial Metalismo Monopólio Balança

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 8 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

O imaginário anticomunista católico no Rio Grande do Sul

O imaginário anticomunista católico no Rio Grande do Sul O imaginário anticomunista católico no Rio Grande do Sul The role of classic law, the positivist law and factors outside criminal prosecution in the results of libel and slander trials in Juiz de Fora

Leia mais

De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio

De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio O que vamos ver no capítulo O Governo de JK - o nacional-desenvolvimentismo - o plano de metas (pontos positivos e negativos) O Governo de Jânio Quadros - Política

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- "Foi em 1930 que à frente da Revolução

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Rafael Av. Mensal 01/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES Fixação 1) (UNIFESP) Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

O GOLPE E A DITADURA MILITAR: QUARENTA ANOS DEPOIS ( )

O GOLPE E A DITADURA MILITAR: QUARENTA ANOS DEPOIS ( ) 1 O GOLPE E A DITADURA MILITAR: QUARENTA ANOS DEPOIS (1964-2004) Autora: Carla Michele Ramos 1 Em 2004 muitos foram os pesquisadores que se reuniram em seminários, palestras e eventos tendo como objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ORIENTADOR: Professora Doutora Sônia Salzstein Goldberg ORIENTANDO: Felipe Romero Polillo (nº USP 7165341) DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS ECA INTRODUÇÃO 1. Este projeto de renovação

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO

Leia mais

Porque não a verdade?

Porque não a verdade? 1964 - Porque não a verdade? Sérgio Pinto Monteiro 12 de março de 2017 O primeiro dever de um historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores. Cicero,

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

As Marchas da Família com Deus pela Liberdade: ideologias e práticas católicas no golpe militar de 1964

As Marchas da Família com Deus pela Liberdade: ideologias e práticas católicas no golpe militar de 1964 As Marchas da Família com Deus pela Liberdade: ideologias e práticas católicas no golpe militar de 1964 Anderson José Guisolphi* A presente pesquisa ocupa-se em investigar a manifestação católica conhecida

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 ISSN 2359-1277 DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 Ana Leticia Soares Soares2329@hotmail.com Andresa Nascimento Andresanascimento1@hotmail.com Denise Santos Borges Shintani

Leia mais

HISTÓRIA. História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 4. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 4. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA História da América Latina Parte 4 Profª. Eulália Ferreira ARGENTINA 1966-1973 1976-1983 Ditadura na Argentina golpe militar em 28 de junho de 1966 - Deposição do presidente eleito Arturo Illia

Leia mais

GOLPE DE ESTADO VER TAMBÉM SUGESTÕES DE LEITURA

GOLPE DE ESTADO VER TAMBÉM SUGESTÕES DE LEITURA acesso à internet e à cultura globalizada, crianças e adolescentes de baixa renda estão excluídos desse meio. Por outro lado, o acesso cotidiano que os jovens de classe média e alta têm à cultura mundial

Leia mais

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 2 Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO Uma empresa pode operar simultaneamente em vários países, cada um dentro de um regime econômico diferente. 1 A ética não parece ocupar o papel principal nos sistemas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Disciplina: Estado e capitalismo no Brasil: interpretações e processos. Prof. Dr.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Disciplina: Estado e capitalismo no Brasil: interpretações e processos. Prof. Dr. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Disciplina: Estado e capitalismo no Brasil: interpretações e processos. Prof. Dr. David Maciel EMENTA: O curso se propõe analisar o Estado brasileiro e sua relação

Leia mais

DICIONÁRIO BRASILEIRO DA GUERRA DO PARAGUAI

DICIONÁRIO BRASILEIRO DA GUERRA DO PARAGUAI DICIONÁRIO BRASILEIRO DA GUERRA DO PARAGUAI NUNES, Eliane Gomes; RODRIGUES, Prof. Dr. Marcelo Santos (Orientador) Aluno do Curso de Historia; Campus de Porto Nacional;elliane.15@hotmail.com: PIBIC/CNPq

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social

Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social À esquerda, Daniela Neves, Iara Moura e Rodrigo Murtinho falaram

Leia mais

Caderno de Atividades para o fim do Semestre

Caderno de Atividades para o fim do Semestre Colégio Estadual Guatupê Ensino Fundamental e Médio Av. Thomaz Carmeliano de Miranda, 127 Guatupê CEP: 83 060 000 São José dos Pinhais PR Fone: (41) 3382-4755 / 3382-0564 e-mail: colegioguatupe@yahoo.com.br

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISCIPLINAR: 400 DISCIPLINA: HISTÓRIA. ANO: 9º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISCIPLINAR: 400 DISCIPLINA: HISTÓRIA. ANO: 9º ANO LECTIVO: 2008/2009 p. ANO: 9º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/7 OBJECTIVOS GERAIS 1. Compreensão da dinâmica evolutiva das sociedades 2. Compreensão da complexidade do campo histórico, pela distinção dos diversos planos estruturais

Leia mais

O anticomunismo e a esquerda militar no Brasil: uma análise historiográfica.

O anticomunismo e a esquerda militar no Brasil: uma análise historiográfica. O anticomunismo e a esquerda militar no Brasil: uma análise historiográfica. CARLOS HENRIQUE LOPES PIMENTEL * Introdução Procurando historicizar e analisar não somente como o anticomunismo se incorporou

Leia mais