O envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial através das páginas da revista Cultura Política

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial através das páginas da revista Cultura Política"

Transcrição

1 1000 IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS O envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial através das páginas da revista Cultura Política Fernanda dos Santos Bonet, Luciano Aronne de Abreu (orientador) Programa de Pós Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, PUCRS, Resumo O Estado Novo, através do Departamento de Imprensa e Propaganda, desenvolveu inúmeros instrumentos de comunicação visando propagar os valores e os ideais do regime. A revista Cultura Política foi uma dessas ferramentas, sendo seu objetivo a produção do discurso, servindo como ponto de referência para intelectuais incumbidos de divulgar o regime e para o corpo burocrático do Governo, pois nela encontrava-se as justificativas dos planos e das ações do Estado nos diversos setores. Este periódico foi publicado entre os anos de 1941 e 1945, período que corresponde ao envolvimento gradual do Brasil na II Guerra Mundial. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso oficial, presente nesta revista, sobre o envolvimento do Brasil no conflito mundial. Introdução A pesquisa terá como foco o estudo da história política brasileira entre os anos de 1941 e 1945 visando verificar como a participação do Brasil na II Guerra Mundial foi documentada nas páginas da revista Cultura Política. O período conhecido na história nacional como Estado Novo teve seu início no dia 10 de novembro de 1937, quando o Congresso Nacional foi fechado e uma nova Constituição foi promulgada. Sob o comando de Getúlio Vargas, essa nova forma de governo foi imposta e justificada como a mais adequada para a realidade e para as necessidades do país (Vianna, 1939), além de proteger a unidade e a segurança nacional do perigo representado pela liberdade política (FARIAS; BARROS, 2001). A nova Constituição centralizava o poder nas mãos do presidente, fortalecia a intervenção estatal na economia e estimulava a organização sindical em moldes corporativistas.

2 1001 Dois anos depois os conflitos e tensões que ocorriam na Europa durante toda a década de 1930 se intensificam e, no dia 1 de setembro de 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha, tem início oficialmente a II Guerra Mundial. Esse conflito teve um papel importante nessa fase da história do Brasil, tanto por questões econômicas, quanto por questões políticas e culturais. Estados Unidos e Alemanha lutavam por um posicionamento do Brasil. Enquanto isso, Vargas negociava vantagens comerciais com os dois países. A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), em 1939, demonstra a preocupação do governo em se comunicar com a população, transmitindo as idéias e os valores do regime (OLIVEIRA, 1982). O Departamento era dividido em diversos setores e seus objetivos visavam difundir a imagem do Estado Novo e combater a veiculação de todas as mensagens contrárias ao novo regime. [...]o órgão deveria ser um grande mecanismo de promoção da figura do chefe do Estado, das autoridades que o cercavam e das iniciativas políticas então implementadas, produzindo e divulgando o noticiário oficial e supervisionado todos os instrumentos de comunicação de massa (GOMES, 1999, p. 126). O DIP, assim, coordena a comunicação social do Governo, propagando os valores do novo regime, censurando e eliminando as idéias indesejáveis, buscando realizar a uniformidade da mensagem. Realiza, ainda, a promoção do sentimento nacionalista, a transformação da imagem do brasileiro malandro em homem trabalhador e valoriza a imagem de Getúlio Vargas. Eram responsabilidades do DIP, também, algumas publicações oficiais, dentre elas a revista Cultura Política - fonte para a realização da presente pesquisa. Este periódico foi editado na seção Imprensa, de acordo com a proposta desse departamento de editar materiais que transmitissem as idéias e os valores do Estado Novo. Conforme coloca Gomes (1999, p.127), a revista nascia como a voz oficial da proposta estado-novista. Publicada mensalmente, entre os anos de 1941 e 1945, era vendida nas bancas de revistas do Rio de Janeiro e de São Paulo (VELLOSO, 1982), estando disponível também para assinatura, conforme informação contida na folha de rosto da revista. Durante todo seu período de existência, Almir de Andrade foi quem a dirigiu, tendo sido escolhido diretamente pelo presidente para essa atribuição. A publicação trazia estudos de diversos intelectuais, tendo como objetivo explicar as mudanças que estavam ocorrendo no país, além de acompanhar os feitos governamentais.

3 1002 A revista Cultura Política, portanto, foi a de maior fôlego, reunindo em número significativo a nata da intelectualidade oficial (GOULART, 1990 p.89), voltada diretamente para a produção do discurso, visava informar a elite intelectualizada, que a estudava sistematicamente. Pretendo, portanto, com a presente pesquisa, analisar o discurso oficial sobre o envolvimento do Brasil nesta guerra publicados em Cultura Política, tendo como hipótese que a II Guerra foi utilizada pelo governo para sustentar sua relação de dominação. Assim, entendo que há na revista a tentativa de explicar, a partir dos textos sobre o envolvimento do Brasil na Guerra, a relevância do Estado Novo e de seus princípios fundamentais (centralização, autoritarismo e nacionalismo) bem como a justificativa sobre sua política externa de apoio aos países democráticos no conflito, principalmente aos EUA. Metodologia O primeiro passo da pesquisa foi selecionar de forma ampla, através do sumários das revistas, os textos que apresentavam, em seu titulo, alguma relação com questões do envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial, como política externa, crise moderna, defesa nacional, mobilização, forças armadas, imigração, economia, industrialização brasileira, e sobre a guerra propriamente dita; além dos discursos de Vargas publicados como editorial. Após essa seleção, realizei o que em análise de conteúdo se denomina leitura flutuante do material de forma a identificar os principais temas abordados. Considerando a hipótese de trabalho que o discurso oficial sobre o envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial foi utilizado para sustentar o regime político vigente o Estado Novo, selecionei os textos que apresentavam um discurso político, ou seja, artigos que, fazendo relação com o envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial: definissem, explicassem ou justificassem a política externa e interna do Estado Novo, os princípios e os pressupostos que fundamentam as ações políticas do regime; definissem e explicassem o que o governo esperava da sociedade; mostrassem o que estava sendo feito ou como deveria ser a organização militar e social. Em seguida esses textos forma agrupados em categorias e estão sendo analisados de acordo com o método da analise de conteúdo. Resultados (ou Resultados e Discussão)

4 1003 A partir da seleção geral dos artigos da revista obtive 263 artigos. Através da leitura flutuante desse material verifiquei que 04 textos haviam sido publicados duas vezes e que 42 não faziam relação direta com o envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial. Os 217 artigos restantes abordavam assuntos referentes a questões políticas (sobre a política interna e externa do governo); questões militares (sobre estratégia, equipamento, função e organização das Forças Armadas, defesa nacional); questões sócio-econômicas (explicavam a economia do Brasil na guerra; diziam como a sociedade deveria se organizar ou qual seu papel no conflito); questões sobre a guerra propriamente dita (narravam ou analisavam o conflito mundial). De acordo com meus objetivos e hipóteses selecionei 126 textos que apresentavam um discurso político. Dessa forma, não me interessaram, para o presente trabalho, 91 artigos que abordavam assuntos técnicos militares (sobre equipamentos, estratégia e conceitos de guerra); sobre historia, literatura e bibliografia militar; sobre a Guerra propriamente dita; sobre a guerra e o papel do cinema, ou sobre como proteger as obras de arte durante o conflito; artigos que apresentavam as obras de assistência social (L.B.A.; Cruz Vermelha e Banco de Sangue) e o papel da mulher; que abordavam tecnicamente questões sobre a economia brasileira; que reproduziam leis e resoluções; ou que abordavam assuntos de nutrição e saneamento. Os 126 artigos selecionados, que continham um discurso político, foram divididos nas seguintes categorias: Política interna: abrangendo 46 textos que definem e explicam as ações internas do governo; a entrada do Brasil na Guerra; e o que o governo quer da sociedade; Política externa: reúne 26 artigos sobre as relações externas do Brasil; Política militar: contém 20 textos sobre a função e a organização das Forças Armadas; Esforço de guerra: reúne 34 artigos que mostram as ações do governo e da sociedade para o período da guerra ou que explicam como a sociedade deveria se organizar e qual seria seu papel neste momento de conflito. Conclusão Na atual etapa da pesquisa estou realizando a análise deste material selecionado de acordo com o método de análise de conteúdo, conforme dito anteriormente. Referências

5 1004 FARIA Antonio A. da Costa; BARROS, Luiz Edgarg. Getúlio Vargas e sua época. 9 ed. São Paulo: Global, GOMES, A. M. C.. História e historiadores: a política cultural do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, GOULART, Silvana. Sob a Verdade Oficial: Ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo: Marco Zero, p. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Apresentação e Introdução. In OLIVEIRA, Lúcia Lippi (org.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, p.7-31,1982 VELLOSO, Mônica Pimenta. Cultura e poder político. In OLIVEIRA, Lúcia Lippi (org.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, p ,1982. VIANNA, Oliveira. O idealismo da constituição. 2 ed. Companhia Editora Nacional, 1939.

Mots-cle : «Estado Novo» ; Deuxième Guerre Mondiale ; «Cultura Política»

Mots-cle : «Estado Novo» ; Deuxième Guerre Mondiale ; «Cultura Política» A EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DA REVISTA CULTURA POLÍTICA : Breves considerações sobre o discurso oficial do primeiro ano da participação do Brasil na II Guerra Mundial Fernanda Bonet 1 Resumo: O Estado Novo,

Leia mais

A AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA NO PERÍODO DE : Um artigo na Revista Cultura Política

A AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA NO PERÍODO DE : Um artigo na Revista Cultura Política A AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1930 1940: Um artigo na Revista Cultura Política BRAZILIAN CIVIL AVIATION IN THE PERIOD AMONG 1930-1940: An article in the Political Culture Journal João dos Santos

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- "Foi em 1930 que à frente da Revolução

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 14 A Era Vargas III - O ESTADO NOVO

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 14 A Era Vargas III - O ESTADO NOVO HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 14 A Era Vargas III - O ESTADO NOVO O foi um período autoritário da nossa história, que durou de. Foi instaurado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

Ciência da Computação

Ciência da Computação Ciência da Computação Trabalhos de Conclusão de Curso I - TCC I Prof. Ricardo Villarroel Dávalos ricardo.davalos@unisul.br e rvdavalos@gmail.com Página - http://www.inf.unisul.br/~davalos Palhoça, Julho

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

O PAPEL POLÍTICO DO INTELECTUAL NO ESTADO NOVO Doi: /8cih.pphuem.3521

O PAPEL POLÍTICO DO INTELECTUAL NO ESTADO NOVO Doi: /8cih.pphuem.3521 O PAPEL POLÍTICO DO INTELECTUAL NO ESTADO NOVO 1941 1943 Doi: 10.4025/8cih.pphuem.3521 Marcos Vinicius Belini, UEM Resumo Palavras Chave: Intelectuais; Política; Getúlio Vargas; Ideologia. Com a chegada

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

História 5 o ano Unidade 7

História 5 o ano Unidade 7 História 5 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. A Revolução de 1930 ocorreu: ( ) durante a construção de Brasília. ( ) durante as eleições para a presidência do Brasil naquele ano. ( ) logo após a

Leia mais

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Getúlio Vargas promoveu o capitalismo nacional com dois suportes: Forças

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

Cite e explique DUAS políticas da Era Vargas que se relacionam com a queda do liberalismo.

Cite e explique DUAS políticas da Era Vargas que se relacionam com a queda do liberalismo. Questão 1: Leia os textos abaixo e, em seguida, responda às questões: (...) os 23 anos entre a chamada Marcha sobre Roma de Mussolini e o auge do sucesso do Eixo na Segunda Guerra Mundial viram uma retirada

Leia mais

A ERA VARGAS (1930/1945)

A ERA VARGAS (1930/1945) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE VARGAS(1930-1945) 1945) Nacionalista. Favor das empresas nacionais. Política econômica Intervencionista. Ditador de características fascista. Populista. Centralizador. PRINCIPAIS

Leia mais

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários Ciências Humanas História Totalitarismos ou Regimes Autoritários Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2018.1 SOC 1109 PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO Turma 2 NA Ter-Qui 11:00-13:00 Sala F308 CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 HORAS CRÉDITOS: 4 PROF. ROBERT

Leia mais

NOVA HISTORIA DE PORTUGAL. Direcção de joel SERRÃO e A.H. de OLIVEIRA MARQUES PORTUGAL E. o ESTADO NOVO ( )

NOVA HISTORIA DE PORTUGAL. Direcção de joel SERRÃO e A.H. de OLIVEIRA MARQUES PORTUGAL E. o ESTADO NOVO ( ) ~ NOVA HISTORIA DE PORTUGAL Direcção de joel SERRÃO e A.H. de OLIVEIRA MARQUES PORTUGAL E o ESTADO NOVO (1930-1960) ÍNDICE GERAL PREFÁCIO o INTRODUÇÃO o o o o o o o o o o 0.0 o o o o o. o o o o o o o o

Leia mais

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu.

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Cap. 6 Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de 1929-1930, novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Esses ideais políticos costumeiramente marcavam o autoritarismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Seleção para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira 2013. Questão 42 A catequese tinha por objetivo incutir nas populações indígenas alguns dos elementos da cultura europeia, tais como a religião, hábitos morais e valores ocidentais. Entre estes, inclui-se a

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS. Data:25/08/2017

AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS. Data:25/08/2017 AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS NATURAIS E Nome: NAOMI MARUFUGI HUMANAS. Série: 9º ANO Instruções: Data:25/08/2017 3º Bimestre Duração: 1.A avaliação deverá ser feita a caneta azul ou preta. 2.Apenas entrar

Leia mais

colabdores da revista Diretrizes, ao longo do seu período de circulação ( ).

colabdores da revista Diretrizes, ao longo do seu período de circulação ( ). O projeto visa analisar e estabelecer uma comparação entre os intelectuais e colabdores da revista Diretrizes, ao longo do seu período de circulação (1938-1944). Nessa primeira etapa da pesquisa pretende-se

Leia mais

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima 1930-1945 A era Vargas: 1930-1945 1930 2 de janeiro: publicação da plataforma da Aliança Liberal. 1 de março: vitória de Julio Preste

Leia mais

UNIJUÍ: Universidade Regional do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul

UNIJUÍ: Universidade Regional do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ: Universidade Regional do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul COMPONENTE CURRICULAR Teoria Política PROFESSOR Dr. Djalma Cremonense ALUNA: Márcia Regina Conceição de Jesus CONCEITO Segurança

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: História Ano: 9 Professor (a): Rodrigo Turma:9.1/9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná.

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná. Comparativos curriculares SM História Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA ELEIÇÕES üeduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico üdutra (General) PSD não entusiasmava ninguém üiedo Fiuza PCB VITORIA DE DUTRA ÒDUTRA ü Apoio

Leia mais

Bragança Paulista SP 2017

Bragança Paulista SP 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Bragança Paulista SP 2017 Controle de Versão do Documento Versão Elaborador

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) HISTÓRIA PROFº DIEGO FERNANDES CUSTÓDIO 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)

EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) Daviana Granjeiro da Silva 1 Universidade Federal da Paraíba (UFPB) E-mail:

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

Trajetória e História de Vida de Antonio Coelho Rodrigues nos Jornais piauienses O Piauhy e o Conservador.

Trajetória e História de Vida de Antonio Coelho Rodrigues nos Jornais piauienses O Piauhy e o Conservador. Trajetória e História de Vida de Antonio Coelho Rodrigues nos Jornais piauienses O Piauhy e o Conservador. RESUMO Este trabalho tem como principal objetivo analisar a atuação política do sujeito Antonio

Leia mais

CONHECE OU SABE O QUE É A NATO?

CONHECE OU SABE O QUE É A NATO? Os portugueses e a defesa da Europa Mário Bacalhau Não existe, em Portugal, a preocupação sistemática em conhecer a opinião dos portugueses sobre os problemas de segurança. Esta atitude está de acordo

Leia mais

PRODUÇÃO EDITORIAL E ENSINO DE HISTÓRIA ( )

PRODUÇÃO EDITORIAL E ENSINO DE HISTÓRIA ( ) PRODUÇÃO EDITORIAL E ENSINO DE HISTÓRIA (1982-2016) Vitória Azevedo da Fonseca Neste trabalho, apresentamos um mapeamento da produção editorial relacionada ao ensino de História, no período de 1982 a 2016.

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NORMAS DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NORMAS DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NORMAS DE ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO

Leia mais

A ascensão política dos militares foi fundamental para a Proclamação da República, embora não fosse a única causa da queda da monarquia.

A ascensão política dos militares foi fundamental para a Proclamação da República, embora não fosse a única causa da queda da monarquia. O Papel dos Militares na Política Mesmo não formando um grupo homogêneo e alinhado, a consolidação do exército, resultado da Guerra do Paraguai, foi um dos principais fatores desestabilizantes da Monarquia.

Leia mais

UNIDADE 2 CULTURA BRASILEIRA: DIVERSIDADE E CONFLITOS

UNIDADE 2 CULTURA BRASILEIRA: DIVERSIDADE E CONFLITOS UNIDADE 2 CULTURA BRASILEIRA: DIVERSIDADE E CONFLITOS A QUESTÃO DOS IMIGRANTES NO BRASIL (1819 1940) O Brasil recebeu perto de cinco milhões de imigrantes entre 1819 e 1940. A legislação estabelecida pela

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO 01/06/2018 SUMÁRIO 1 CONCEITOS... 3 2 OBJETIVO... 4 3 ABRANGÊNCIA... 4 4 REFERÊNCIAS... 4 5 DIRETRIZES... 5 6 RESPONSABILIDADES... 6 7 INFORMAÇÕES DE CONTROLE... 7 1 CONCEITOS A B3 reconhece a comunicação

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Palavras-chave: Política da Boa Vizinhança; representações políticas; influência cultural norte-americana.

Palavras-chave: Política da Boa Vizinhança; representações políticas; influência cultural norte-americana. Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1411 A REVISTA CULTURA POLÍTICA E SUA RELAÇÃO COM A AMERICANIZAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA NO ANO DE 1942. Felipe Adriano Alves de Oliveira (Faculdades Integradas de Itararé) Resumo

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 14 de dezembro de 2017, Processo 046/2017 e Parecer 044/2017.

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

Controle Social e Construção da Ordem: O Aparelho Policial e a Disciplinarização da População Imigrante um Estudo de Caso (Piracicaba)

Controle Social e Construção da Ordem: O Aparelho Policial e a Disciplinarização da População Imigrante um Estudo de Caso (Piracicaba) Controle Social e Construção da Ordem: O Aparelho Policial e a Disciplinarização da População Imigrante um Estudo de Caso (Piracicaba) Autores Luiz Rafael Gomes Orientador Maria Beatriz Bianchini Bilac

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

Porque pensar a relação Estado-Cinema no Brasil?

Porque pensar a relação Estado-Cinema no Brasil? Vol. 17, nº 3, setembro-dezembro 2015 ISSN 1518-2487 Vol. 19,nº1, jan-abr 2017 ISSN 1518-2487 Porque pensar a relação Estado-Cinema no Brasil? Obra resenhada: SIMIS, Anita. Estado e Cinema no Brasil. São

Leia mais

Coordenação: Deborah Moraes Zouain e Sonia Fleury Pesquisadora: Renata Arruda de Bloch

Coordenação: Deborah Moraes Zouain e Sonia Fleury Pesquisadora: Renata Arruda de Bloch Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Fundação Getulio Vargas PESQUISA INSTITUCIONAL SOBRE A EBAPE PROJETO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré

PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Disciplina: História da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 1º Semestre Professoras: Período: 1º semestre de 2015 Dados de acordo com o Projeto do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO 01/ FEE - de 06 de maio de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA RESOLUÇÃO 01/ 2011 - FEE - de 06 de maio de 2011 Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA TENENTISMO (1922-1926) TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL NA VIRADA DE 1920 Industrialização substitutiva de exportações Crescimento dos centros urbanos (São Paulo / Rio de Janeiro) Mudanças no cenário Nacional

Leia mais

Unidade: Marketing Político: a visibilidade do poder. Unidade I:

Unidade: Marketing Político: a visibilidade do poder. Unidade I: Unidade: Marketing Político: a visibilidade do poder Unidade I: 0 Unidade: Marketing Político: a visibilidade do poder Nesta unidade, quero indicar a leitura do artigo Comportamento do eleitor: uma comparação

Leia mais

Antonio Reis Ribeiro de Azevedo filho. Graduando de História. Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Antonio Reis Ribeiro de Azevedo filho. Graduando de História. Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. Historicizando e analisando a visão do agente social aluno sobre o Sindicato dos trabalhadores da Educação no município de Abaetetuba. 1 Antonio Reis Ribeiro de Azevedo filho Graduando de História Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Introdução O presente regulamento constitui um documento interno do curso de Ciências Contábeis e tem por objetivo reger as atividades relativas ao Estágio Supervisionado.

Leia mais

Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre

Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre 1945-1964 Rodrigo Candido da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM) A importância histórica da participação política

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO ATHA BUGHAI

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO ATHA BUGHAI FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO ATHA BUGHAI A ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA NO DIREITO DO TRABALHO BRASILEIRO: HISTÓRICO, ANÁLISE CRÍTICA

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

SEMINÁRIO AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO E COMBATE À CRISE

SEMINÁRIO AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO E COMBATE À CRISE SEMINÁRIO AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO E COMBATE À CRISE 16 de junho de 2016 - Auditório do Prédio 40 da PUCRS Porto Alegre-RS O PAPEL DO ENGENHEIRO E DA SUA ENTIDADE Vocacionado historicamente para a

Leia mais

Administração. (parte 2)

Administração. (parte 2) Administração Pública Administração Pública (parte 2) Max Weber (1964 1920) Inventou os conceitos de: Estado Poder Dominação Legitimidade Patrimonialismo Burocracia Weber: três formas de dominação legítima

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval

RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes do Curso de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará. Art.

Leia mais

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas

Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em História Componente Curricular: Disciplina: História do Brasil IV Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 5º Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO E LICENCIATURA

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO E LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL PROGEPE Nº 52, DE 21 DE OUTUBRO DE 2013 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, conforme competências delegadas por meio da Portaria UNILA

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 ISSN 2359-1277 DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 Ana Leticia Soares Soares2329@hotmail.com Andresa Nascimento Andresanascimento1@hotmail.com Denise Santos Borges Shintani

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conhecimentos Sobre o Brasil Parte 3. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conhecimentos Sobre o Brasil Parte 3. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Parte 3 Prof. Marcelo Saraiva Brasil - Era Vargas 1930/54 Projeto de Industrialização liderado pelo Estado, baseado na indústria de base, com perfil autônomo e nacionalista.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Módulos 1 / 2/ 3 12º ano ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Ano Letivo 2015 / 2016 EXAME DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL Ensino Secundário Recorrente Módulos Capitalizáveis Matriz da Prova Escrita de Geografia

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 9º Ano PROFESSORA: Gabriella Sangiorgi DISCIPLINA: História TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Regimes Totalitários. Nazifascismo

Regimes Totalitários. Nazifascismo Regimes Totalitários Nazifascismo 1918-1939 http://historiaonline.com.br CONTEXTO Humilhação imposta à Alemanha e à Itália 1ª Guerra Mundial (Tratado de Versalhes), Sentimento nacionalista = revanchismo,

Leia mais

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DASP Departamento Administrativo do Serviço Público. a. DÉCADA DE 30 SÉCULO XX: Sistema democrático excludente; Falta de partidos políticos organizados para facilitar a comunicação

Leia mais

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo:

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo: DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCIPLINA: Legislação brasileira anti-preconceito e anti-racismo: contextualização histórica PROFESSOR(ES): Alvaro

Leia mais

HISTÓRIA. Crise dos anos 70 e Desmonte do Welfare State Parte 1. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Crise dos anos 70 e Desmonte do Welfare State Parte 1. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Crise dos anos 70 e Desmonte do Welfare State Parte 1 Profª. Eulália Ferreira O que é o Welfare State Estado Providência Estado do Bem Estar Social Estado Social Estado assistencial que garante

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL. Disciplina Código Denominação Carga horária

PLANO DE ENSINO. Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL. Disciplina Código Denominação Carga horária PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2009 ANO DO CURSO: 4 Ano Curso: CIÊNCIAS ECONÔMICAS Modalidade: BACHARELADO Turno: Noturno Centro: CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus: CASCAVEL Disciplina

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural);

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural); do 3 e 4 períodos 6º ano História 3 período O mundo grego As origens da sociedade grega Esparta e Atenas A cultura grega O período helenístico Roma: Formação e expansão A formação de Roma A República romana

Leia mais

6. Referências bibliográficas

6. Referências bibliográficas 6. Referências bibliográficas Artigos de Cultura Política A imprensa e a propaganda no quinqüênio 1937-1942. Reportagem especial de Cultura Política. Cultura Política. Ano II, nº. 21, 10 de novembro de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO Aluno: Gabriela de Souza Severo Orientador: Claudio Ferraz Introdução Existe um consenso geral de que para que possa haver desenvolvimento econômico

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2017/2018

Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Informação HISTÓRIA A Ano de escolaridade 12.º ano Data 23/04/2018 Duração 120 + 30 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa de História A

Leia mais

Daniel Cabral Borges. Imagem e comunicação visual no discurso político da Era Vargas. Programa de Pós-Graduação em Design DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Daniel Cabral Borges. Imagem e comunicação visual no discurso político da Era Vargas. Programa de Pós-Graduação em Design DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Daniel Cabral Borges Imagem e comunicação visual no discurso político da Era Vargas DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE ARTES & DESIGN Programa de Pós-Graduação em Design Rio de Janeiro Janeiro de

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Pensando Bem: Vivendo Melhor

Pensando Bem: Vivendo Melhor Abril Março Pensando Bem: Vivendo Melhor Introdução ao Filosofar EQUIPE PEDAGÓGICA: Professor / Coordenador: Juarez Gomes Sofiste. Bolsistas: Carolina Andrade e Juber Pacífico. CRONOGRAMA: Módulo I: O

Leia mais

EDITAL 153/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS. Só abra quando autorizado. A PROVA DEVERÁ SER RESOLVIDA À TINTA AZUL OU PRETA

EDITAL 153/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS. Só abra quando autorizado. A PROVA DEVERÁ SER RESOLVIDA À TINTA AZUL OU PRETA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO, PONTE NOVA E CONSELHEIRO LAFAIETE EDITAL 153/2014

Leia mais

EDITAL JOR 001/2017 SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA O II SIMPÓSIO DE JORNALISMO E CIÊNCIA POLÍTICA DA ASCES-UNITA

EDITAL JOR 001/2017 SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA O II SIMPÓSIO DE JORNALISMO E CIÊNCIA POLÍTICA DA ASCES-UNITA EDITAL JOR 001/2017 SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA O II SIMPÓSIO DE JORNALISMO E CIÊNCIA POLÍTICA DA ASCES-UNITA O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) comunica a abertura de chamada para trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FLP0204 Política IV Instituições Políticas Brasileiras 2º semestre de 2011. Noturno: 3as feiras Vespertino: 4as feiras

Leia mais

Brasil: de Vargas a JK

Brasil: de Vargas a JK Brasil: de Vargas a JK Brasil: de Vargas a JK 1. As leis que compõem a legislação trabalhista, no Brasil, foram implementadas ao longo do século XX, em contextos políticos específicos: instituição da Jornada

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. Código: CH Teórica: 160h Prática: 0h CH Total: 160h Créditos: 08 Pré-requisito(s): Período: VIII Ano: 2019.

PLANO DE APRENDIZAGEM. Código: CH Teórica: 160h Prática: 0h CH Total: 160h Créditos: 08 Pré-requisito(s): Período: VIII Ano: 2019. PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Bacharelado em Administração Disciplina: Estágio Supervisionado II Código: Professor: Renivaldo Rodrigo Ferraz e-mail: renivaldo.ferraz@fasete.edu.br

Leia mais