Informática - Microsoft Word -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática - Microsoft Word -"

Transcrição

1 - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1

2 Tópicos da Aula I. Menus e Ferramentas; II. Normas ABNT III. Paginação no Word; IV. Inserindo Estilos; V. Criando Sumários automáticos;

3 I. Menus e Ferramentas do Word

4 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em informática. mais Isto se justifica por serem utilizados desde a confecção de textos, trabalhos escolares, geração de relatórios científicos, empresariais, entre outros.

5 BrOffice Writer Principais Tipos O Writer é um programa que possibilita a edição de textos e criação de páginas web. É um Software Livre. Não vamos utilizar este software. Microsoft Word Trata-se de um aplicativo bastante difundido e utilizado, porém é pago; Possibilita a edição e criação de textos. Vamos utilizar a versão Já está disponível a versão 2010.

6 Principais Funções

7 Menus Cada menu possui várias Ferramentas

8 Criando um Documento Ao iniciar o Word abre-se automaticamente um documento em branco para que você inicie sua digitação. Este documento recebe o nome de Documento1. Enquanto permanecer com este nome ele não é gravado em disco, está somente na memória (como ela é volátil, queda de energia ou outros danos causará a perda do conteúdo). Você pode iniciar um novo documento a qualquer momento.basta clicar no Botão Office (localizado no canto superior esquerda da tela). Escolha Novo e após Documento em Branco.

9 Salvando um Documento Mais usadas

10 Visualizando um arquivo PDF É preciso ter um aplicativo instalado no seu computador: Foxit - para visualizar Acrobat reader para visualizar Acrobat Writer - para visualizar e editar (é pago)

11 Abrindo um arquivo Ao clicar em Abrir, teremos que procurar o arquivo no computador

12 Visualizando a impressão Você pode imprimir seu documento a qualquer momento e durante qualquer estágio do documento. Ao término da edição, poderá acompanhar como o documento será impresso através da opção Vizualizar Impressão, localizada no Botão do Office, imprimir.

13 Imprimindo um arquivo Botão do Office -> Imprimir -> configurações de impressão...

14 Menu - Início A formatação de textos encontra-se, sobretudo em Fonte e em Parágrafos, no menu Início na Barra de ferramentas. Lembre-se que para aplicar qualquer formatação o texto precisa estar selecionado. Após, basta clicar sobre o botão desejado que, imediatamente, o efeito será aplicado sobre o texto.

15 Menu - Início Alguns botões de formatação (esquerda, direita, centro e justificado, por exemplo) são de caráter excludente, ou seja, ao clicar sobre um botão o outro será desativado. Já os botões (negrito, itálico, sublinhado, por exemplo) assumem formatação cumulativa, ou seja, você poderá clicar sobre vários sem desativar o anterior. Sempre que precisar desativar um botão, basta clicar sobre o mesmo (ativa/desativa). Um clique para ativar um botão e outro clique para desativar.

16 Menu -> Início -> Formatação Fonte Obtém-se clicando-se sobre o botão situado na parte inferior do item Fonte.

17 Menu -> Início -> Formatação Parágrafo Seleciona-se o texto e/ou parágrafo e clicase no menu Início Parágrafo.

18 Menu -> Layout -> Formatando Página Seleciona-se o menu (aba) Layout da Página, opção Margens.

19 Menu -> Layout -> Formatando Página Caso necessite realizar a configuração referente às Margens, Orientação, Páginas e Visualização do documento, pode utilizar Configurar Página.

20 Menu -> Inserir -> Imagens Clique na guia Inserir -> Ilustrações, opção Imagem Escolha a figura ou imagem que deseja inserir e clique em abrir Ao inserir uma figura aparece a barra de ferramentas (conforme figura abaixo) para fazer formatações na figura.

21 Menu -> Inserir -> Tabelas Clique na guia Inserir -> Tabela, clique na opção Selecione a opção Inserir Tabela.

22 Barra de Layout Menu -> Inserir -> Tabelas Barra de Design (Formatação)

23 Menu -> Inserir -> Formas Seleciona-se a forma a ser usada e clica-se no local da página.

24 Menu -> Inserir -> Links Hiperlink: insere links a páginas da web ou a outro documento. Indicador e Referência Cruzada: insere links para palavras do mesmo texto.

25 Outras opções Marcadores Para alterar o formato dos marcadores clique na guia Início -> parágrafo ícone marcadores e numeração. Contagem de palavras e caracteres Para contar quantas palavras ou caracteres um texto possui basta selecionar o texto e na barra de status clicar na opção Palavras Verificação ortográfica Clique na guia revisão -> revisão de texto, ícone ortografia e gramática.

26 II) Normas ABNT e Resumo das Normas

27 Normas ABNT Site oficial: Site com fácil acesso às Normas:

28 Resumo das Normas A seguir veremos um resumo dos itens mais importantes dos trabalhos acadêmicos; Estes itens se referem a trabalhos do tipo: TCC, Monografia, Dissertação e Tese; Artigos podem ter formatação diferenciada conforme as regras de cada revista, editora ou evento, na qual iremos publicar o artigo.

29 Estrutura do Trabalho Científico

30 Estrutura

31 Capa Estrutura a) Nome da Instituição (opcional); b) Nome do autor; c) Título; d) Subtítulo (se houver); e) Número de volume (se houver mais de um, constando em cada capa o respectivo volume); f) Local (cidade) da Instituição onde será apresentado o trabalho; g) Ano de depósito (entrega do material).

32 Capa

33 Folha de Rosto (obrigatório) a) Anverso da folha Nome do autor; Título do trabalho; Subtítulo, se houver (precedido de dois pontos, evidenciando sua subordinação ao título principal); Número de volume (se houver mais de um, constando em cada folha de rosto o respectivo volume); Natureza do trabalho (tese, dissertação, monografia, TCC...), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da Instituição; área de concentração; Nome do orientador e co-orientador, se houver; Local (cidade) da instituição onde será apresentado o trabalho; Ano de depósito (entrega). b) Verso da folha: parte posterior da página deve conter a ficha catalográfica, de acordo com o CCAA2 Código de Catalogação Anglo Americano 2.

34 Folha de Rosto (obrigatório)

35 Errata (opcional)

36 Folha de Aprovação (obrigatória) autor, título por extenso e subtítulo, se houver, natureza, objetivo, nome da instituição, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura e instituição dos membros componentes da banca examinadora. Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

37 Resumo em português (obrigatório) Apresentação concisa do conteúdo do trabalho, não devendo ultrapassar 500 palavras, seguido das palavras-chave e ou descritores. Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Tradução do resumo, seguido das palavras-chave e/ ou descritores

38

39 Lista de Ilustrações (opcional) Elaborada com a ordem apresentada no texto, cada item designado por seu nome específico, travessão, título e respectivo número de página. Quando necessário pode-se criar uma lista própria para cada tipo de ilustração. O que faz parte da ilustração: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas,organogramas, plantas, quadros, retratos e outras. Lista de tabelas (opcional) Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado com seu nome específico e o respectivo número da página.

40 Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Relação alfabética das abreviaturas ou siglas utilizadas no texto, seguida das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

41 Lista de símbolos(opcional) Relação alfabética dos símbolos encontrados no texto, com o devido significado.

42 Sumário (obrigatório)

43 Introdução (obrigatório) tem a função de situar o leitor no contexto do tema pesquisado; A redação do texto, na introdução, deve conter quatro ideias básicas (respostas às perguntas): Que fazer? O que será tematizado? Por que fazer? Por que foi escolhido o tema? Quais são as contribuições esperadas? Como fazer? Qual será a trajetória desenvolvida para a construção do trabalho empreendido?

44 Desenvolvimento (obrigatório) É a parte principal do texto, dividido em capítulo, seções ou subseções. Contém a descrição pormenorizada do assunto, fundamentação teórica, a metodologia (material e método), os resultados e respectivas discussões, relacionando-os aos trabalhos analisados na revisão de literatura. Faz-se as citações e as notas bibliográficas e/ou explicativas, no texto ou em notas de rodapé.

45 Conclusão (obrigatório) Sua função é destacar essas deduções de modo que respondam às questões apresentadas na introdução. É a recapitulação sintética dos resultados obtidos. Podendo incluir recomendações e/ou sugestões para trabalhos futuros. (opcional).

46 Referências (obrigatório) Constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. Não deve ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico não citado, deve-se fazer uma lista própria após a lista de referencias, sob o título Bibliografia recomendada.

47 Referências (obrigatório)

48 Glossário (opcional) consiste de uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas usadas no texto, acompanhada das respectivas definições. Apêndices (opcional) Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.

49 Anexos (opcional) Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. Índice (opcional) Contém índice remissivo de particularidades constantes no texto.

50 Formatação Textos devem ser digitados na cor preta; Cores somente em ilustrações; Folha na configuração da página, papel no formato A4 (21 x 29,7 cm); Tipo de fonte: ABNT não determina; Tamanho da fonte: é 12 pt para todo o texto, incluindo títulos de seções e subseções; as exceções são as citações diretas longas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas, que devem ser digitadas em fonte menor (10 pt);

51 Margens

52 Espaçamento entrelinhas deve ser de 1,5, com exceção das citações diretas longas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica e a natureza do trabalho, que devem ser apresentadas em espaço simples; Parágrafos: sugere-se que se mantenham as medidaspadrão do editor de textos que você utiliza, em geral de 1,25 cm;

53 Títulos e subtítulos Espaçamento de títulos e subtítulos: são separados por um espaço de 1,5 entrelinhas antes e depois de texto. Os títulos dos elementos pré-textuais e pós-textuais não são numerados e têm alinhamento centralizado; Os títulos dos elementos textuais são numerados progressivamente e devem ser alinhados à margem esquerda, com o numeral separado por um único espaço. Observe a numeração e formatação dos títulos e subtítulos indicados no exemplo.

54 Títulos e subtítulos

55 Paginação As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas; Em caso de volume, deve ser mantida uma sequência única de numeração; Os números devem ser em algarismos arábicos (1, 2, 3, 4...), no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda.

56 Ilustrações É necessário ter identificação abaixo da ilustração. Mapa 1: Dinâmica da vegetação da Bacia do Sul da América Fonte: Embrapa (2006)

57 Tabelas Identificação Fonte

58 Citação Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte As fontes podem ser: Artigos Monografias, Dissertações e Teses Revistas Livros Jornais Internet

59 Tipos Citação Direta: Transcrevem trechos exatamente com as palavras do autor, conservando a grafia, a pontuação, o uso de maiúscula e o idioma original. Deve-se referenciar com autor, ano e página Curta (até 3 linhas, usa-se aspas) Longa (mais de 3 linhas, usa-se recuo) Indireta: é o texto baseado na obra do autor consultado. Deve-se referenciar com autor e ano.

60 Exemplo Citação Direta Curta Referência no final. ou

61 Exemplo Citação Direta Curta Referência no início

62 Observação quanto a referência da citação: Quando a referência ao autor é no inicio, o nome do autor: Fica fora dos parênteses; Primeira letra maiúscula e o resto minúscula; Piaget (1980, p.102) Quando a referência ao autor é no final, o nome fica: Dentro dos parênteses; Todas as letras em maiúscula; (PIAGET, 1980, p.102)

63 Exemplo de Citação Direta Longa Usar recuo de 4cm. Referência no final.

64 Exemplo de Citação Direta Longa Referência no inicio

65 Exemplo de Citação de Citação Quando se quer citar trecho de um texto que já é uma citação que o autor fez de outro autor, e não se tem acesso direto à obra citada; Citação no final ou início;

66 Exemplo de Citação de Citação Referência no final

67 Exemplo de Citação Indireta Referência no inicio

68 Características da Citação Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo: a) Supressões: [...] b) Interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) Ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.

69 Tradução de texto Características da Citação

70 Características da Citação Se tem mais de uma obra do mesmo autor, diferencia-se pelo ano. Se o ano é o mesmo, colocase letra a, b, c,... Ex. Piaget (1980a) e Piaget(1980b) Se tiver coincidências de sobrenome, colocar o primeiro nome abreviado ou não. É errado colocar: (OLIVEIRA, 2003) e (OLIVEIRA, 2003) É correto colocar: (OLIVEIRA, S., 2003) e (OLIVEIRA, A., 2003) É errado colocar: (OLIVEIRA, A., 2003) e (OLIVEIRA, A., 2003) Ou É correto colocar: (OLIVEIRA, André, 2003) e (OLIVEIRA, Antônio, 2003)

71 Características da Citação Dados obtidos de informação verbal:

72 Características da Citação Vários autores diferentes, em obras diferentes: Sem autor

73 Características da Citação Mais de três autores de uma mesma obra ou

74 Características da Citação Sem indicação de data [ 1981 ou 1982] um ano ou outro [1995?] data provável [1995] data certa não indicada na obra [ entre 1990 e 1998] use intervalos menores de 20 anos [ca.1978] data aproximada [199-] década certa [199?] década provável [19--] para século certo [19--?] para século provável

75 O que é Referência? Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. (ABNT, 2002, p. 2)

76 Referências Informar a origem das idéias de autores citados no decorrer do trabalho Constituídas (NBR 6023) elementos essenciais informações indispensáveis na identificação da obra. Segundo a ABNT, os elementos essenciais são: autoria intelectual, título e subtítulo, edição e imprensa (local, editora e ano da publicação). elementos essenciais em documentos por meio eletrônico livros, jornais, revistas, etc... Acrescenta-se <>, precedidas da expressão Disponível em: e, sucedida da expressão Acesso em: elementos complementares vêm a complementar os essenciais; são colocados de forma a caracterizar os documentos. São eles: número total de páginas, ISBN, tipo de obra.

77 Regras de Apresentação As referências devem ser alinhadas somente à margem esquerda do texto, de forma que cada documento seja identificado individualmente, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecem em notas de rodapé, devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas. O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências do documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título

78 Localização das Referências A referência pode aparecer: a) no rodapé; b) no fim de texto ou de capítulo; c) em lista de referências;

79 Referências Monografia no todo (livros, dissertações, teses etc...) Dados essenciais: Autor; Título e subtítulo; Edição (número); Imprensa (local: editora e data). Dados complementares: Descrição física (número de páginas ou volumes), ilustração, dimensão; Série ou coleção; Notas especiais; ISBN.

80 Referências Partes de monografias (trabalho apresentado em congressos, capítulo de livro, etc...) Dados essenciais: Autor da parte referenciada; Título e subtítulo da parte referenciada, seguidos da expressão "In:" ; Referência da publicação no todo (com os dados essenciais); Localização da parte referenciada (páginas inicial e final). Dados complementares: Descrição física (número de páginas ou volumes), ilustração, dimensão; Série ou coleção; Notas especiais; ISBN.

81 Referências Publicações Periódicas ( revistas, boletins etc...) coleção. Dados essenciais: Título do periódico, revista, boletim; Local de publicação, editora, data de inicio da coleção e data de encerramento da publicação, se houver. Dados complementares: Periodicidade; Notas especiais (mudanças de título ou incorporações de outros títulos, indicação de índices); ISSN.

82 Referências Fascículos, suplementos, números especiais com título próprio Dados essenciais: Título da publicação; Título do fascículo, suplemento, número especial; Local de publicação, editora; Indicação do volume, número, mês e ano e total de páginas. Dados complementares: Nota indicativa do tipo do fascículo, quando houver (p. ex.: ed. especial); Notas especiais.

83 Referências Partes de publicações periódicas (Artigos) Dados essenciais: Autor do artigo; Título do artigo, subtítulo (se houver); Título do periódico, revista ou boletim; Título do fascículo, suplemento, número especial (quando houver); Local de publicação; Indicação do volume, número, mês e ano e páginas inicial e final; Período e ano de publicação. Dados complementares: Nota indicativa do tipo de fascículo quando houver (p. ex.: ed. especial); Notas especiais.

84 Referências Artigos em Jornais Dados essenciais: Autor do artigo; Título do artigo, subtítulo (se houver); Título do jornal; Local de publicação; Data com dia. mês e ano; Nome do caderno ou suplemento, quando houver; Página ou páginas do artigo referenciado. Dados complementares: Seção; Caderno ou suplemento.

85 Aspectos Gráficos Pontuação: Usa-se ponto após o nome do autor/autores, após o título, edição e no final da referência; Os dois pontos são usados antes do subtítulo, antes da editora e depois do termo In:; A virgula é usada após o sobrenome dos autores, após a editora, entre o volume e o número, páginas da revista e após o título da revista; O ponto e vírgula seguido de espaço é usado para separar os autores; O hífen é utilizado entre páginas (ex: 10-15) e, entre datas de fascículos seqüenciais (ex: );

86 Aspectos Gráficos Pontuação: A barra transversal é usada entre números e datas de fascículos não seqüenciais (ex: 7/9, 1979/1981); O colchetes é usado para indicar os elementos de referência, que não aparecem na obra referenciada, porém são conhecidos (ex: [1991]); O parêntese é usado para indicar série, grau (nas monografias de conclusão de curso e especialização, teses e dissertações) e para o título que caracteriza a função e/ou responsabilidade, de forma abreviada. (Coord., Org., Comp.). Ex: BOSI, Alfredo (Org.) As reticências são usadas para indicar supressão de títulos. Ex: Anais...

87 Aspectos Gráficos Maiúsculas: usa-se maiúsculas ou caixa alta para: Sobrenome do autor; Primeira palavra do título quando esta inicia a referência ( ex.: O MARUJO); Entidades coletivas (na entrada direta); Nomes geográficos (quando anteceder um órgão governamental da administração: Ex: BRASIL. Ministério da Educação); Títulos de eventos (congressos, seminários etc.)...

88 Aspectos Gráficos Grifo: usa-se grifo, itálico ou negrito para: Título das obras que não iniciam a referência; Título dos periódicos; Nomes científicos, conforme norma própria. Quando o Local e a Editora não são conhecidos indicar entre colchetes [S. l. : s. n.]

89 Autoria Um autor SCHÜTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducação de hábitos e programação de metas. Florianópolis: Insular, p. Dois até três autores SÓDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London: MacMillan, p. Mais de três Autores BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, p.

90 Autoria Autor Desconhecido PROCURA-SE um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerência da vida: reflexões filosóficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, p Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc. BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Cultrix, p. Autor Entidade Coletiva (Associações, Empresas, Instituições). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto Astronômico e Geográfico. Anuário astronômico. São Paulo, p.

91 Modelos de Referência Monografias consideradas no todo AUTOR DA OBRA. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série). Notas. Aplicação: Livros, Dicionários, Atlas, Bibliografias, Enciclopédias. Bíblias BÍBLIA. Língua. Título da obra. Tradução ou versão. Local: Editora, Data de publicação. Total de páginas. Notas (se houver).

92 Modelos de Referência Monografias consideradas no todo Normas Técnicas ORGÃO NORMALIZADOR. Título: subtítulo, número da Norma. Local, ano. volume ou página (s). Dissertações e Teses AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) - Instituição, local. Congressos, Conferências, Simpósios, Workshops, Jornadas e outros Eventos Científicos NOME DO CONGRESSO. número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume.

93 Modelos de Referência Monografias consideradas no todo Referências Legislativas PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Constituição (data de promulgação). Título. Local: Editor, Ano de publicação. Número de páginas ou volumes. Notas. Trabalhos apresentados em Congressos, Conferências, Simpósios, Workshops, Jornadas, Encontros e outros Eventos Científicos. AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título (Anais ou Proceedings ou Resumos ). Local de publicação:editora, data de publicação. Volume, se houver. Páginas inicial e final do trabalho.

94 Publicações Periódicas Artigo de Revista Modelos de Referência AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano. Artigo de Jornal AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do Jornal, Local de Publicação, dia, mês e ano. Número ou Título do Caderno, seção ou suplemento e, páginas inicial e final do artigo.

95 Modelos de Referência Documentos Eletrônicos - Internet dados da referência, seguindo normas conforme o tipo de documento (artigo de periódico ou jornal, documento jurídico, trabalho acadêmico ou outros tipos de publicações), ponto; endereço eletrônico (URL) completo entre os sinais <>, precedido da expressão Disponível em:, ponto; data de acesso (dia mês e ano) precedida da expressão Acesso em:, ponto.

96 Modelos de Referência Documentos Eletrônicos Internet Com autoria Sem autoria

97 Mensagens de Internet Modelos de Referência autor, título da mensagem (quando houver), ou título atribuído [tipo de mensagem]. Mensagem recebida por <endereço eletrônico> em data (dia, mês, ano).

98 REFERÊNCIAS GUEDES; Anibal Lopes; Aula de Word. Notas de Aula.

99 REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Citações em Documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ALVES, M. B.; ARRUDA, S. M. de. COMO FAZER REFERÊNCIAS: bibliográficas,eletrônicas e demais formas de documentos Disponível em: < Acesso em: 18 maio ROVER, A. et. al. Metodologia Científica. Joaçaba: Unoesc, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: estrutura do trabalho acadêmico. Disponível em: < >. Acesso em: 18 maio 2011.

100 III) Paginação no Word

101 Inserindo Números de Página Menu Inserir -> Cabeçalho e Rodapé -> Número de páginas

102 Escolher a posição do número; O indicado é a formatação 3

103 Não numerar a primeira página Quando inserimos número de páginas, no documento aparece os espaços de cabeçalho e rodapé; Também abre uma nova aba de ferramentas de Design, para editar o número de páginas; Clicar em opções -> primeira página diferente;

104 Clicando aqui, a primeira página não será numerada.

105 Paginação de TCC, Monografia, Dissertação e Tese As folhas são contadas a partir da folha de rosto; Mas só é impresso o número a partir da introdução.

106 Paginação de TCC, Monografia, Dissertação e Tese É preciso fazer quebra de seção; Para fazer a quebra, posicionar o cursor no final da última página da seção; Ir no Menu -> Layout de Página -> quebras -> quebra de seção -> próxima página Fazer quebras de seções em todas as páginas até a introdução; A introdução deve estar contida na última seção.

107

108 Paginação de TCC, Monografia, Dissertação e Tese Depois de feitas as seções, ir em cada página, clicar duas vezes sobre o número de página para aparecer as ferramentas e clicar em Primeira página diferente Assim, os números não aparecerão. Depois, clicar na página da Introdução para editar o número de página que aparece

109 Paginação de TCC, Monografia, Dissertação e Tese Contar as páginas a partir da folha de rosto até a introdução e numerar a seção da introdução iniciando neste número encontrado inserir -> número de páginas -> formatar número de páginas

110 IV) Inserindo e Criando Estilos

111 Estilos Há estilos prontos no Software. Para inserir estilos prontos no seu trabalho, selecionar a palavra, ir em Início e escolher o estilo.

112 Criando Estilos Para trabalho acadêmicos é interessante criar um estilo conforme a fonte que você escolheu para seu trabalho. As palavras que você deve inserir estilos são aquelas que aparecerão no Sumário: Introdução, os capítulos e subcapítulos, conclusão, referências, apêndices e anexos.

113 Criando Estilos Editar Títulos já existentes na lista de estilos rápidos: Escolha um Título 1; Clique com botão direito do mouse sobre ele. Aparecerá uma janela, clique em modificar; Vá em Formatar, clique em Fonte (bem embaixo na janela) Escolha a sua formatação, Ex: Calibri, 12, negrito, todas em maiúsculas. Clique Ok Faça o mesmo para os Títulos 2, 3,...

114 V) Sumário Automático

115 Inserindo Sumários Automáticos Primeiro você deve ter inserido estilos aos seus títulos do trabalho, pois, o sumário é criado automaticamente buscando o que você chamou de Título 1, 2 e 3; Depois vá na página onde deseja inseri-lo; o Clique na guia Referências -> Sumário -> inserir sumário; o Selecione o Formato; o Clique no botão Opções para adicionar seus estilos criados.

116 Inserindo Sumários Automáticos

117 Listas de Figuras, Ilustrações, Tabelas... Antes de Inserir a lista da Figuras, Ilustrações e Tabelas, é preciso inserir Legenda: 1º) Insira o objeto (figura, tabela...) 2º) Com o cursor posicionado abaixo da figura ou acima da tabela, vá no menu Referência -> Legenda -> Inserir Legenda 3º) Dar um nome para sua figura no trabalho e formatar a palavra Figura 1 mmmm para ficar com fonte 10, preto e sem negrito. 4º) Fazer isso com todas das figuras ou tabelas do trabalho. O Word faz a numeração automaticamente.

118 Inserir a Lista 1º) Vá na página onde deseja inserir a Lista das Figuras ou Tabelas; 2º) Clique na guia Referências -> Legendas -> Inserir Índice de Ilustrações; 3º) Escolher o nome da legenda (Figura, Tabela ou outra)

119 Inserindo Entrada Bibliográfica Dirija-se até a guia referências ->citações e bibliográficas; Clica-se no ícone inserir citação; Adiciona-se nova fonte bibliográfica: Livro, Revista, Jornal, Trabalho Acadêmico...; Deve-se preencher com as informações apresentadas.

120 Inserindo Entrada Bibliográfica

121 Incluindo citação no texto Colocar uma citação no texto significa que você usou a ideia de algum outro autor e precisa citá-lo no seu texto. o Dirija-se até a guia referências ->citações e bibliográficas; o Clica-se no ícone inserir citação; o Seleciona-se a citação criada.

122 Criando lista de Referências Dirija-se até a guia referências ->citações e bibliográficas; Clica-se no ícone Bibliografia; Escolha inserir bibliografia.

123 TRABALHO 1 Utilizar um trabalho que você já tenha realizado (que contenha sumário, capítulos, referências, capa,...) para outra disciplina e formatá-lo nas normas da ABNT. Ferramentas do Word a serem utilizadas: Estilos; Sumário automático; Notas de Rodapé; Lista de tabelas, figuras, (se existir no documento) Paginação;

124 Data de Entrega: 25 de setembro de 2012 Forma de Entrega: para:

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de teses e dissertações, visando apresentação

Leia mais

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297

Leia mais

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809

FKB Biblioteca Padre Lambert Prins Tutorial de formatação MS-Word Agary Veiga Graf CRB/8-3809 1 2 INTRODUÇÃO Tutorial é um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como um aplicativo funciona. Regra geral, a maioria dos educandos já conhece o Microsoft

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL Treinamento Sobre Uso da NBR 14724 da ABNT : apresentação de trabalhos acadêmicos Maria Amazilia Penna de Moraes Ferlini Bibliotecária-Documentalista

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402, Ituiutaba / MG Em acordo com a ABNT NBR 14724:2011

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS NORMAS DA ABNT

CONSIDERAÇÕES GERAIS NORMAS DA ABNT CONSIDERAÇÕES GERAIS NORMAS DA ABNT Aglaé de Lima Fierli Biblioteca Profª. Marcia Cristina dos Reis Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Produção Acadêmica 2. ed. CONTEÚDO DESTE MATERIAL CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS PAULO HENRIQUE MARQUES TUTORIAL: FORMATANDO UM TRABALHO CIENTÍFICO NO WORD CONFORME A ABNT NBR 14724:2011 GOVERNADOR VALADARES 2017 SUMÁRIO

Leia mais

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação

Leia mais

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO GARÇA 2015 Sumário 1 ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARIO DE SOUZA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: MODELO TRABALHO COMPLETO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARIO DE SOUZA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: MODELO TRABALHO COMPLETO - capa A capa é a proteção externa do trabalho, padronizada. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV Nome do curso TODO O TRABALHO: Os textos devem ser apresentados em papel branco (sem marca

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo Nome do autor(a) 1 Nome do(a) professor(a) orientador(a) 2 RESUMO Este modelo permite a visualização da estrutura geral de um artigo científico e apresenta orientações

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA

Leia mais

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio)

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Formatação Aspectos fundamentais (ABNT): Margens (Superior e Esquerda: 3cm/ Inferior e Direita: 2cm) Fonte

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO AGRONOMIA ESAGRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO AGRONOMIA ESAGRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO AGRONOMIA ESAGRO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais Os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação (especialização) conhecidos como (TCC) constituem uma etapa fundamental para a formação do estudante. O aluno apresenta um trabalho abordando

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ORIENTAÇÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Guaratinguetá Biblioteca Prof. Carlos Alberto de Buarque Borges" ORIENTAÇÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Guaratinguetá 2016 centralizado

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5801 - Planejamento de Estágio

Leia mais

Modelo SIMPLIFICADO, BÁSICO, ARTIGO, RESENHA, RESUMO 2008

Modelo SIMPLIFICADO, BÁSICO, ARTIGO, RESENHA, RESUMO 2008 Modelo SIMPLIFICADO, BÁSICO, ARTIGO, RESENHA, RESUMO 2008 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF. JOÃO DA SILVA 11 ABR. Disciplina Data da entrega: Abrevia-se o mês com as três primeiras

Leia mais

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV Fulano da Silva Sousa Campos Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

REVISTA DOS CURSOS DE NUTIÇÃO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM

REVISTA DOS CURSOS DE NUTIÇÃO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM REVISTA DOS CURSOS DE NUTIÇÃO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico para

Leia mais

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico Orientações para elaboração de relatório técnico-científico SENAI, 2013. Trabalho elaborado pelo CFP 5.12 para a unidade curricular Projetos do Curso Técnico em Eletromecânica. Elaboração Renata de Fátima

Leia mais

NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL

NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL 1. INTRODUÇÃO Este documento apresenta os requisitos obrigatórios para a apresentação

Leia mais

Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Como formatar o tipo e o tamanho da fonte

Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Como formatar o tipo e o tamanho da fonte Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Chegou a hora de desenvolver sua monografia de conclusão de curso e você ainda não tem ideia nem de como formatar seu trabalho (nos moldes das normas

Leia mais

Manual para elaboração de artigos

Manual para elaboração de artigos 1 Manual para elaboração de artigos ESTRELA 2016 2 APRESENTAÇÃO Este documento visa auxiliar os estudantes da Faculdade La Salle Estrela na elaboração de artigos, apresentando as regras dispostas nas normas

Leia mais

Orientações aos concluintes. referencia@ufersa.edu.br

Orientações aos concluintes. referencia@ufersa.edu.br Orientações aos concluintes referencia@ufersa.edu.br TRABALHO ACADÊMICO (NBR 14724/2011) Especificar os princípios gerais para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos ABNT-NBR 14724:2002. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Trabalhos Acadêmicos ABNT-NBR 14724:2002. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Trabalhos Acadêmicos ABNT-NBR 14724:2002 Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Normalização Documentária Referências. Citações em documentos. Trabalhos Acadêmicos. Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

NBR 14724:2002 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NBR 14724:2002 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NBR 14724:2002 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1 OBJETIVO Esta Norma estabelece os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação

Leia mais

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO 1. Somente deverão ser apresentados trabalhos cujos dados sejam oriundos de investigação científica, tecnológica, inovação e de extensão. NÃO SERÃO

Leia mais

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT Dicas Acadêmicas Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT ABNT Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO (FORMATO

Leia mais

Bibliográfica: Levantamento de informações impressas e eletrônicas de obras publicadas sobre um tema; De campo: A partir da coleta de dados in

Bibliográfica: Levantamento de informações impressas e eletrônicas de obras publicadas sobre um tema; De campo: A partir da coleta de dados in A pesquisa científica faz parte da vida acadêmica do aluno exigindo que o pesquisador, através de seu trabalho, proponha formas de superar o conhecimento existente até o momento sobre determinado assunto.

Leia mais

Templates (Modelos) Estilos de Página INFORMÁTICA BÁSICA. Passo-a-Passo. BrOffice Writer Criando Documentos Extensos

Templates (Modelos) Estilos de Página INFORMÁTICA BÁSICA. Passo-a-Passo. BrOffice Writer Criando Documentos Extensos Passo-a-Passo BrOffice Writer Criando Documentos Extensos Documento baseado em Creating Large Documents with OpenOffice.org Writer, sob licença PDL 1.0 (Public Documentation License), elaborado por G.

Leia mais

MANUAL PARA NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DAS SEÇÕES DE UM DOCUMENTO

MANUAL PARA NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DAS SEÇÕES DE UM DOCUMENTO MANUAL PARA NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DAS SEÇÕES DE UM DOCUMENTO Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 6024:2012 Informação e documentação Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação Jaguariúna

Leia mais

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ELEMENTOS PRELIMINARES: CAPA: É a proteção externa do documento, portanto o material usado deve ser resistente ao manuseio. Permitem-se cores, fotos e

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do

Leia mais

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS AMERICANA 2016 INSTITUTO METROPOLITAN CURSO CABEÇALHO: Tamanho: 14 Negrito Alinhamento: Centralizado TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares nas Normas da ABNT Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares e acadêmicos nas Normas da ABNT Um trabalho nas Normas da ABNT

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PROGRAMA DE MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PROGRAMA DE MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO Esta Circular apresenta os requisitos estabelecidos pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Mestrado Acadêmico, de uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL NOME DO ALUNO CAPA (ELEMENTO OBRIGATÓRIO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL NOME DO ALUNO CAPA (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL NOME DO ALUNO CAPA (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) TÍTULO: SUBTÍTULO RECIFE 2012 NOME DO ALUNO FOLHA DE

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

Normas técnicas de redação de dissertação e tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Maranhão

Normas técnicas de redação de dissertação e tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Maranhão Normas técnicas de redação de dissertação e tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Maranhão A Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado deverá ser obrigatoriamente,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS Versão 2

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS Versão 2 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS Versão 2 Ivoti 2008 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 02 1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS...02 1.1.1 Capa...02 1.1.2 Lombada...03 1.1.3 Folha de rosto...03 1.1.4

Leia mais

Apêndice C - Normas para a Dissertação do Curso de Mestrado Profissional

Apêndice C - Normas para a Dissertação do Curso de Mestrado Profissional FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ DEFIJI Normas para a Dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão SENAI Plínio Gilberto Kröeff

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão SENAI Plínio Gilberto Kröeff SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão SENAI Plínio Gilberto Kröeff ROTEIRO PARA NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE PROJETO IV MÓDULO TÉCNICO MECÂNICA DE PRECISÃO

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS A Educação Matemática em Revista EMR tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS GUIA DO MODELO DE MONOGRAFIA - EFLCH/UNIFESP: PARA LIBREOFFICE WRITER VERSÃO 2.1 GUARULHOS 2014 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 1.1

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. O relatório segue padrão ABNT (NBR 14724:2011), como descrito nos próximos itens:

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. O relatório segue padrão ABNT (NBR 14724:2011), como descrito nos próximos itens: NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Os professores e alunos participantes do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica deverão apresentar Relatório Final referente às suas atividades,

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO

NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DISSERTAÇÃO Anápolis-GO 2015 1. INTRODUÇÃO Segundo o regimento do programa, será considerado

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PROGRAMA STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PROGRAMA STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA NORMAS PARA MESTRADO - VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO Esta Circular apresenta os requisitos estabelecidos pela coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MÁRIO DE SOUZA PROJETO DE PESQUISA: TÍTULO DO PROJETO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MÁRIO DE SOUZA PROJETO DE PESQUISA: TÍTULO DO PROJETO A capa é a proteção externa do trabalho, padronizada. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV Nome do curso TODO O TRABALHO: Os textos devem ser apresentados em papel branco (sem marca d água),

Leia mais

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO MARINGÁ 2016 ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO Elaborado por: Carmen Torresan * MARINGÁ 2016 Bibliotecária / CRB9

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA EDITORES DE TEXTO Rio Claro- SP 2010 Inserindo Nova Seção e Número de página Oficina de Editor de Texto: Microsoft Word 2003/ Biblioteca- Straud

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser elaborados conforme os itens 2.1 a 2.9.

Os trabalhos acadêmicos devem ser elaborados conforme os itens 2.1 a 2.9. 2 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO (NBR-14724) Os trabalhos acadêmicos devem ser elaborados conforme os itens 2.1 a 2.9. 2.1 Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, digitados

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA MANUAL DE FORMATAÇÃO DO PIM SÃO PAULO 2011 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo, oferecer

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO O relatório deverá ser entregue em formato pdf, sendo dispensada a forma impressa. Para a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado

Leia mais

I. NORMAS DA ABNT ESTRUTURA CONFIGURANDO O DOCUMENTO NO MICROSOFT WORD

I. NORMAS DA ABNT ESTRUTURA CONFIGURANDO O DOCUMENTO NO MICROSOFT WORD I. NORMAS DA ABNT Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico

Leia mais

Cada autor traz em suas obras uma indicação para tal. Algumas pequenas alterações podem ser percebidas e não fazem diferença no corpo do texto.

Cada autor traz em suas obras uma indicação para tal. Algumas pequenas alterações podem ser percebidas e não fazem diferença no corpo do texto. 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 5: Formatação de trabalhos acadêmicos Para uma melhor visualização, interpretação, estética e organização, todo trabalho acadêmico precisa ser organizado de forma

Leia mais

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA 1. APRESENTAÇÃO: Entende-se como trabalho técnico aquele apresentado durante as sessões técnicas do 3º Congresso Internacional de Bioenergia. A coordenação do evento receberá trabalhos técnicos que serão

Leia mais

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS ITUIUTABA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM ----------------------------

Leia mais

COLÉGIO INTEGRADO DE GUARULHOS CURSO DE ARTE Ensino Fundamental/Médio APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS (TÍTULO DA PESQUISA)

COLÉGIO INTEGRADO DE GUARULHOS CURSO DE ARTE Ensino Fundamental/Médio APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS (TÍTULO DA PESQUISA) 1 DIRETRIZES PARA ELEBORAÇÃO DE TRABALHOS - ABNT Modelo de estrutura de um trabalho simples e completo. 1. capa 2. página de rosto 3. agradecimentos (*) 4. índice 5. introdução 6. desenvolvimento 7. conclusão

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TURISMO E DE PÓS-GRADUAÇÃO Maria Paulina Gomes DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Faculdades Integradas Hélio Alonso Cursos de Comunicação Social, Turismo e de Pós-Graduação

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos IT 226 Estágio Supervisionado NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA

NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA Os trabalhos acadêmicos serão Capa; Folha de rosto; Introdução; Desenvolvimento Conclusão; Bibliografia. constituídos de: Capa Considerada proteção externa, a capa, deve

Leia mais

(Publicações da Biblioteca; 2) ORGANIZAÇÃO. Maria Consuelene Marques Maurinete dos Santos Weber Vasconcellos Gomes

(Publicações da Biblioteca; 2) ORGANIZAÇÃO. Maria Consuelene Marques Maurinete dos Santos Weber Vasconcellos Gomes 1 (Publicações da Biblioteca; 2) ORGANIZAÇÃO Maria Consuelene Marques Maurinete dos Santos Weber Vasconcellos Gomes 4ª edição Revisto e atualizado de acordo com a NBR 14724/2011 Brasília 2011 2 APRESENTAÇÃO

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Curso de Medicina Veterinária NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURITIBA 2008 1 SUMÁRIO CURITIBA... 0 SUMÁRIO... 1 1. FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

I. FORMATAÇÕES PRELIMINARES

I. FORMATAÇÕES PRELIMINARES INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS INFORMÁTICA BÁSICA PROF. NELSON F BORBOREMA - NORMAS DA ABNT O WORD 2007/2010 apresenta um novo conceito: agrupamento dos recursos. Diferente das versões anteriores onde tínhamos

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

TÍTULO EM CAIXA ALTA CENTRALIZADO NEGRITO (12 ARIAL)

TÍTULO EM CAIXA ALTA CENTRALIZADO NEGRITO (12 ARIAL) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GO PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL MESTRADO PROFISSIONAL SEMINÁRIOS APLICADOS TÍTULO EM CAIXA ALTA CENTRALIZADO NEGRITO

Leia mais

TFG I E II FORMATAÇÃO

TFG I E II FORMATAÇÃO TFG I E II FORMATAÇÃO Segundo Pedro Augusto Furasté NOVA ABNT TAMANHO DAS FOLHAS Folhas formato A4, ou seja, com 297mm x 210 mm (29,7 cm x 21 cm) formato A4, ou seja, com 297mm x 210 mm (29,7 cm x 21 cm)

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2007 - cód. 2907-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Word 2007 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Word 2007 Capítulo 2 - Conhecendo o

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE Canoas, 2015 APRESENTAÇÃO A dissertação ou tese representa o trabalho final para a conclusão do curso de mestrado ou do doutorado. Ela encerra o planejamento,

Leia mais

Word Ambiente

Word Ambiente Word 2010 - Ambiente Word 2010 Barra de Status Word 2007 - Diferenças Editor de Textos - extensão.docx.doc.rtf Seleção Mouse Ação Aplicar duplo clique sobre qualquer palavra do texto. Aplicar triplo clique

Leia mais

EDITORES DE TEXTO: Microsoft Word 2003

EDITORES DE TEXTO: Microsoft Word 2003 Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro Biblioteca EDITORES DE TEXTO: Microsoft Word 2003 Rio Claro 2012 MICROSOFT WORD 2003 Inserindo Nova Seção e Número de página No menu Inserir, selecionar

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais