Professora de Espanhol defende dissertação de Mestrado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora de Espanhol defende dissertação de Mestrado"

Transcrição

1 Informativo nº 65/Março de 2015 Professora de Espanhol defende dissertação de Mestrado No final do ano passado a professora de Espanhol do IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, Verônica Wegner, defendeu pelo programa de Programa de Pós- Graduação em Letras da UPF, na área de concentração Leitura e formação do leitor, a dissertação de Mestrado Gênero Notícia Digital nas aulas de Espanhol: Uma proposta de integração entre disciplinas básicas e técnicas de currículos integrados. A banca de avaliação foi composta pela professora orientadora Drª Telisa Furlanetto Graeff e pelas professoras Drª Luciana Maria Crestani (UPF) e Drª Susana Cristina dos Reis (UFSM). Analista de TI do Câmpus Santo Augusto visita IFSE No início de fevereiro o Analista de Tecnologia da Informação do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto, Giovani Felipe Jahn, visitou na cidade de Aracaju-SE o Instituto Federal de Sergipe IFSE e também a Companhia Estatal de Gás Sergipe. A visita teve como objetivo conhecer e interagir com as tecnologias utilizadas em TI nos estabelecimentos e agregar para uso no IF Farroupilha, situações já implantadas naqueles ambientes. Durante a visita Giovani pode conhecer o Gerenciamento Wifi e com redes em Mesh, usando o controlador WLAN inteligente Zone Director, uma plataforma de software com base no LINUX que usa os protocolos padrão do setor para executar a configuração em massa, detecção de falha, monitoramento e vários recursos para a solução de problemas em uma conexão de área com e sem fios (com firewall SonicWall). Também conheceu os Servidores Blade, que simplificam as operações de data centers com eficiência e sem paralisações e a Virtualização usando Win Server Hiper-V e também EMC, o qual Agrega serviços de melhorias em virtualização,

2 gerenciamento, armazenamento, rede, infraestrutura de área de trabalho virtual, acesso e proteção das informações, num ambiente de Cloud Computing. Segundo Giovani, as instituições visitadas possibilitaram um amplo agregado de conhecimentos, sequer imaginado em adquirir em algum curso qualquer da área. In loco pode-se testar tecnologias em ação, simular falhas ou ainda atender a exigências e demandas reais e em tempo real, cercado de profissionais experientes, certificados e de alto gabarito. Uma experiência ímpar! Greve dos Caminhoneiros vira tema de aula no Câmpus Santo Augusto O IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto promoveu no dia 03, nos dois últimos períodos da manhã e nos dois primeiros da tarde, no auditório da Instituição, uma Aula Integrada para os alunos dos Cursos Técnicos de nível médio. Na oportunidade, os professores Maurício Azevedo (Filosofia), Osmar Lottermann (História e Geografia), Ricardo Correa (Sociologia) e Tarcísio Samborski (Agropecuária), discutiram com os alunos sobre a Greve dos Caminhoneiros que há mais de duas semanas vem ocorrendo em vários Estados do Brasil, dentre eles o Rio Grande do Sul. A aula foi iniciada pelo professor Tarcísio, que falou da legitimidade da manifestação dos Caminhoneiros, categoria esta que é responsável pelo abastecimento do país e que enfrentam jornadas exaustivas de trabalho, violência, estradas mal sinalizadas, desniveladas e esburacadas. Além das melhorias nas condições de trabalho, os motoristas reivindicam o aumento no valor do frete e a redução no valor do diesel, é uma reivindicação muito justa da categoria, pois o Brasil tem um dos valores de frete mais baixos do Mundo, e as condições de trabalho são muito precárias. O professor Osmar abordou os aspectos econômicos e históricos do Brasil, que passou por vários regimes diferentes até chegar à democracia dos dias atuais. De todos os Regimes existentes, a Democracia é tão superior, que permite até quem é contra de se manifestar. É um direito de todo cidadão dentro da Democracia, a liberdade de manifestação, e os Caminhoneiros estão exercendo esse direito. Desde o início do ano, após o aumento da energia e dos combustíveis está instalada uma sensação de insatisfação geral, o que não é verdade, pois nem tudo está ruim. Na verdade o Brasil evoluiu muito nessa última década, tanto que agora, com o surgimento de uma crise interna, que obrigou o Governo a fazer corte de gastos e aumentar os juros, houve uma desaceleração da economia, e a população que estava acostumada ao crescimento, parece apavorada com a situação atual.

3 A discussão foi contextualizada pelo professor Ricardo, usando como exemplo a rede social mais utilizada no mundo. O Facebook não é apenas uma rede social, mas também é um meio de comunicação e de manifestação pública, onde as pessoas podem postar o que bem entendem e se manifestar contra ou a favor de qualquer assunto, sendo muito importante ter consciência na hora de postar algo, pois será visto por todos os usuários. O professor Maurício explorou o tema geral da aula abordando a questão das opiniões, suas relações com as crenças e os argumentos. Apesar de não parecer possuir uma relação íntima com o tema relacionado, mas assumir de modo muito fácil opiniões que circulam com grande intensidade nas redes sociais e nos meios de comunicação social de massa, pode constituir-se numa armadilha, numa ilusão, pois quando assumimos exclusivamente esta atitude, podemos pensar que estamos informados sobre os acontecimentos e que participamos ativamente de um processo, quando, na verdade, estamos apenas endossando posições sobre as quais não temos muita clareza. Essa situação, intimamente ligada ao tipo de jornalismo praticado atualmente pelos grandes veículos de comunicação no Brasil, parece retirar dos indivíduos a necessidade de conhecer mais detidamente o que acontece, podendo assim interpretar melhor a realidade, obtendo desse modo critérios mais consistentes e exigentes para seu posicionamento e ação, criando a ilusão de um mundo acabado e imutável no qual a ação individual e coletiva são nulas, porque as coisas parecem ser assim mesmo e não importa o que se faça, não se alterarão. Esse é o sentimento de impotência que tira das novas gerações a percepção da importância de coisas como a política, o que abre as portas para que os maus políticos, independente de sua opção ideológica, tenham acesso ao poder. A aluna do 3º ano do Curso Técnico em Administração, Gabriela Dornelles, aprovou a aula diferente e gostaria de ter mais aulas deste tipo. É de extrema importância esse espaço oportunizado pelo Instituto para que nós alunos tenhamos a possibilidade de conversar sobre política, economia e sociedade, com esses grandes mestres. Segundo a Diretora de Ensino, Clarinês Hames, a ideia de se fazer uma aula diferente discutindo com os alunos aspectos políticos, econômicos e sociais da Greve dos Caminhoneiros, partiu da professora Márcia Fink, e o Setor de Apoio Pedagógico com o aval da Direção Geral, adotou a ideia e se organizou para realizá-la. Os professores abraçaram a ideia e os alunos foram muito receptivos durante toda a conversa com os professores. É função da escola, oportunizar para os alunos esse espaço de discussão de assuntos que permeiam nossa realidade, e o Câmpus Santo Augusto, bem como todo o Instituto tem por objetivo preparar os alunos não apenas para o trabalho, mas também para a vida.

4 Alunos do Câmpus Santo Augusto recebem menção Honrosa pela participação na OBMEP 2014 O IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto desde o seu primeiro ano de funcionamento, em 2008, inscreve alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e a cada ano, os alunos vêm obtendo melhores resultados. No ano passado três alunos da Instituição receberam o Certificado de Menção Honrosa pela participação: Daniel Matheus Doebber, aluno do 3º ano do Curso Técnico em Informática em 2014, atualmente cursando Ciências da Computação na UFSM; Gabriele Steffler Werner, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Informática, atualmente no 3º ano; Aline Werner, aluna do 1º ano do Curso Técnico em Informática em 2014, atualmente no 2º ano (ganhou medalha de ouro na OBMEP 2013 quando ainda estava no Ensino Fundamental). Segundo a professora de Matemática do Câmpus Santo Augusto, Janice Boeira, todos os anos a Instituição se inscreve na OBMEP e convida os alunos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio para participar da 1ª fase. Já na 2ª fase participam apenas os alunos com as melhores pontuações. Podem participar da OBMEP todos os alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. Os participantes são divididos em três níveis: Nível 1 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Nível 3 estudantes do Ensino Médio. A OBMEP é dividida em duas fases. A 1ª Fase consiste na aplicação da prova objetiva, de 20 questões, em cada escola inscrita e a correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. A 2ª Fase consiste na prova discursiva contendo entre seis e oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP, com a participação de apenas 5% dos alunos de cada Nível que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase. Com o objetivo de estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes e revelar talentos no Brasil, a OBMEP está em sua 11º edição, e com mais de 19,5 milhões de participantes é a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

5 Na 10ª da olimpíada em 2014, foram distribuídas 6500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, medalhistas de prata e medalhistas de bronze) e cerca de menções honrosas. As inscrições para a OBMEP 2015 estão abertas até o final deste mês, as provas da 1ª fase irão ocorrer no dia 02 de junho. Mais informações no site Grêmio Estudantil realiza II Gincana dos Calouros Os integrantes do Grêmio Estudantil Honestino Guimarães, do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto, promoveram na tarde de 03 de março a "II Gincana dos Calouros", com os alunos das turmas dos primeiros anos dos cursos técnicos. Segundo a vice-presidente do Grêmio, Bruna da Rosa, a organização da Gincana já começou no primeiro dia de aula. "Entramos em contato com a Direção de Ensino do câmpus que nos orientou a não fazermos trote, usando tinta, farinha, água e outros materiais, sendo assim, o Grêmio criou uma lista de atividades de competição para integrar os calouros, os quais foram divididos em 06 equipes". A Gincana só teve metade da tarde para ser realizada, e devido ao pouco tempo não foi possível a realização de todas as tarefas previstas, mas mesmo assim o evento foi um sucesso, pois o intuito de fazer com que os alunos dos diferentes cursos interagissem uns com os outros foi alcançado. Alunos do Câmpus Santo Augusto ouvem transmissão ao vivo da entrevista dos prefeitos no dia de paralisação da AMUCELEIRO O Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo Augusto não cancelou as atividades no dia 05 de março, durante o dia de paralisação da Associação dos Municípios da Região Celeiro - AMUCELEIRO. Os alunos durante a manhã foram reunidos no auditório e no refeitório da instituição, para ouvir a transmissão ao vivo da Rádio Ciranda do debate entre os prefeitos, Osmar Kuhn de Chiapetta, Cledi Savariz de Inhacorá, Araci Irber de São Martinho, Jairo Fernandes do Espirito Santo de São Valério do Sul e José Luiz Andriguetto de Santo Augusto. Não é a primeira vez que o Câmpus Santo Augusto promove atividades deste tipo com os

6 alunos, buscando inteirá-los sobre o atual momento político do País e dos acontecimentos que envolvem a nação. No dia 03 de março, a Instituição já havia promovido um Aulão Integrado para discutir sobre a Greve dos Caminhoneiros. O dia de paralisação promovido pela AMUCELEIRO nos 21 municípios da Região Celeiro cancelou as aulas em toda a Rede Municipal e também o atendimento nos postos de saúde. A paralisação de um dia foi motivada, principalmente, pela crise financeira dos municípios e falta de repasse dos governos estadual e federal. Câmpus Santo Augusto Homenageia as Mulheres O Dia Internacional da Mulher não passou "em branco" no Câmpus Santo Augusto. Algumas atividades desenvolvidas durante a semana pela equipe diretiva em conjunto com a produtora cultural, Stela Paris, marcaram a data, comemorada em 08 de março. No hall de entrada, um mural com telas da artista plástica santoaugustense Janete Andrighetto foi muito apreciado, não só pelas mulheres; por todo o Câmpus, cartazes com gravuras femininas, do gênio Salvador Dalí, mensagens e letras de música sobre o tema, fizeram muita gente dar uma paradinha para curtir; na tv corporativa, imagens de servidoras, funcionárias e alunas da Instituição, desfilaram seu charme ao som de "Mulher Brasileira", de Benito di Paula; e na antevéspera, dia 06, todas as mulheres que trabalham no Câmpus receberam, da direção, uma lembrancinha em forma de bombom e cartão, com votos e sabor de felicidade! Tudo para homenagear as mulheres que, com muita coragem, morreram lutando por melhores condições de trabalho para a classe, dando origem à esta comemoração, e todas as mulheres guerreiras, que encaram novos desafios diariamente, e que continuam escrevendo belas páginas na história da humanidade. Texto e fotos: Stela Paris Técnica de Laboratório do Câmpus Santo Augusto conclui Mestrado e ingressa no Doutorado No dia 09 de março a Técnica de Alimentos e Laticínios do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto, Alice de Souza Ribeiro, defendeu pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria a dissertação de Mestrado "Caracterização de micro-organismos com potencial probiótico isolados a partir de kefir produzidos na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul".

7 A banca de avaliação foi composta pela professora orientadora, Drª Neila Sílvia Pereira dos Santos Richards, pela Co-orientadora Professora Drª Leidi Daiana Preichardt e pelas professoras avaliadoras Drª Gislaine Hermanns e Drª Leadir Lucy Martins Fries. Alice, que esta começando o Doutorado na mesma linha de pesquisa, "Leites especiais e funcionais", porém o projeto ainda está sendo discutido, está muito feliz com essa conquista. Agradeço em especial minha à colega, amiga e co-orientadora Leidi Preichardt, pelos vários momentos de orientações e ajuda, assim como da colega Gislaine Hermanns, que sempre pacientemente estava disposta a ajudar e pelo companheirismo e amizade da colega Cíntia Guarienti, bem como de todos os colegas do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia e direção do Câmpus Santo Augusto pela parceria com a UFSM o que tornou possível a realização dessa pesquisa. Retomadas as atividades da Formação Continuada Foram retomadas na tarde de 11 de março no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto as atividades da Formação Continuada, promovida pela Direção de Ensino juntamente com o Setor de Apoio Pedagógico desde o ano passado. Na oportunidade, os servidores participaram de uma palestra com o servidor da Reitoria, Paulo Ricardo de Jesus Costa, sobre "Direito Administrativo", o qual falou sobre a Lei 8.112, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União, das autarquias e das fundações públicas federais, também destacou os procedimentos corretos a serem adotados pelos servidores e as possíveis punições que podem ocorrer. Paulo, que é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração e Gestão Pública e em Controladoria Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria, atua na Reitoria do Instituto Federal Farroupilha na Comissão Permanente de Sindicâncias e Inquéritos Administrativos (COPSIA). Segundo a Diretora de Ensino, Clarinês Hames, a intenção de propor momentos de formação continuada é ampliar as discussões sobre assuntos/temas importantes no cenário educacional, no sentido de que auxiliem a pensar o processo de ensinar e aprender. "Em 2014 tivemos a participação significativa de servidores de todos os setores do Câmpus nas formações, e esperamos para 2015 manter e aumentar essa participação. Lembramos também que estamos aceitando sugestões de temas e palestrantes para as atividades desse ano".

8 Alunos do Eixo de Recursos Naturais visitam a Expodireto No dia 11 de março, um grupo formado por alunos Eixo de Recursos Naturais (2º e 3ºs anos do Curso Técnico em Agropecuária e do 3º, 5º e 7º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto, esteve visitando em Não-Me-Toque-RS, a 16ª edição da Expodireto Cotrijal. O grupo, com cerca de 100 alunos, foi acompanhado pelos professores Cristiano Nunes dos Santos, Hamilton Rosa, Tarcísio Samborski e Luiz Felipe Schuch. A visita contemplou disciplinas ministradas tanto no Técnico em Agropecuária quanto no Tecnólogo em Agronegócio, abrangendo as áreas de Máquinas e Mecanização Agrícola, Culturas Anuais, Topografia, Construções Rurais, Irrigação e Drenagem, proporcionando também aos alunos a possibilidade de conhecer novas tecnologias, serviços e produtos disponíveis para o agronegócio gaúcho. Calouros de Tecnologia em Agronegócio arrecadam quase 300 kg de alimentos no Trote Solidário A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto realizou no dia 13 de março, no Restaurante Liza Bistro em Santo Augusto, o 4º Jantar de Confraternização e recepção dos calouros. O evento contou com a participação de alunos de todos os semestres do curso, da Coordenadora do Curso, Lidiane Walter, dos professores Cristiano Nunes dos Santos, Hamilton Telles Rosa, bem como da Diretora e da Presidente da Escola de Educação Especial Bem-mequer - APAE de Santo Augusto, Loedi Krüguer Kloch e

9 Araci Inês Machado. Na oportunidade, os calouros entregaram para a APAE os 296 kg quilos de alimentos arrecadados no Trote Solidário Há quatro anos o Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio realiza o Trote Solidário em benefício da APAE de Santo Augusto, e a quantidade doada foi aumentando a cada nova turma de calouros, sendo que em 2012 foram arrecadados 150 kg, em 2013, 194 kg, em 2014, 266 kg e agora 296 kg. A presidente da APAE, Araci Machado, ficou muito feliz com a doação, e agradeceu aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, por mais uma vez, lembrarem-se da APAE no Trote Solidário. Servidor do Câmpus Santo Augusto conclui Mestrado em Administração O Assistente em Administração do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto, Francisco Sperotto Flores, defendeu no dia 13 de março, pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, a dissertação de Mestrado, Avaliação do Relacionamento Entre Sustentabilidade e Desempenho Exportador nas Exportações de Carne Bovina. A Banca de Avaliação foi composta pelo professor Orientador, Dr. Iuri Gavronski, e pelos professores, Dr. Guilherme Cunha Malafaia (UCS), Dr. Luciana Marques Vieira (UNISINOS) e Dr. Marcos Tadeu Lélis (UNISINOS). A dissertação teve como objetivo, avaliar o relacionamento entre a sustentabilidade e o desempenho exportador dos frigoríficos exportadores de carne bovina. Para isso, foi utilizada análise de dados em painel a partir da coleta de dados secundários das exportações de carne bovina in natura fresca ou resfriada, oriundas de diversos países, para os mercados italiano, norte-americano, holandês, francês, mexicano, japonês, alemão e para o Reino Unido, entre os anos de 2002 e Grêmio Estudantil promove atividade interativa No dia 19 de março o Grêmio Estudantil Honestino Guimarães promoveu uma atividade interativa para os alunos dos Cursos Técnicos de nível médio. Na oportunidade, das 11h10 às 13h30 os alunos receberam a visita do músico Daniel Benites, que cantou e tocou no violão, um vasto repertório musical. Daniel é filho do ex-professor substituto da instituição, José Siqueira Benites, o qual atualmente é servidor do Câmpus Alegrete.

10 Segundo a vice-presidente do Grêmio, Bruna da Rosa, trazer atividades interativas foi uma das promessas no período da eleição. Ouvimos muitos elogios dos professores quando passamos divulgar e alguns alunos nos disseram que sempre que pudermos é para trazermos algumas atividades assim, pois deixa o clima do Câmpus mais leve, e também ameniza a rotina de estudante. Bruna ressalta ainda que durante o ano, o Grêmio promoverá outras ações como esta. Professora do Câmpus Santo Augusto participa como convidada em evento na Bahia Nos dias 19 e 20 de março a professora do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo Augusto, Paola Cavalheiro Ponciano Braga, participou do II Seminário de Licenciatura em Computação SELIC. O evento realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Câmpus Santo Amaro teve como tema Um diálogo entre tecnologia e educação. Paola, que é egressa da Licenciatura em Computação do Câmpus Santo Augusto, foi convidada para participar da mesa redonda do evento, realizada no dia 20, com o tema O egresso da Licenciatura em Computação e os Campos de Atuação. Para Paola, foi muito positivo poder parar para conversar e compartilhar experiências sobre as inquietações, a realidade atual e os campos de atuação do Licenciado em Computação. Pude perceber que a identidade docente deste profissional encontra-se ainda em estruturação e que temos ainda um longo caminho pela frente, no entanto o fato de estarmos realizando momentos como este com provocações e diálogos acerca de nossas dúvidas e certezas sinaliza que estamos no caminho certo. Eu não trouxe receitas prontas e esta não era a intenção, termino este pensamento com perguntas que me foram feitas, provocações que me farão pensar todos os dias sobre a minha prática como docente e Licenciada em Computação: Quem é o Licenciado em Computação? Como fazemos a relação do conhecimento técnico com o conhecimento pedagógico? Que educação queremos?". Além de Licenciada em Computação, Paola também é Especialista em Informática Aplicada na Educação com Ênfase em Software Livre pelo IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, Especialista em Gestão Educacional pela UFSM e Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede também pela UFSM. Desde fevereiro de 2014 atua como Professora Substituta de Informática no Câmpus Santo Augusto, atuando no Curso Técnico em Informática e na Licenciatura em Computação.

11 Eixo de Informação e Comunicação desenvolve Projeto de Extensão Pé na Estrada Com o objetivo de oportunizar integração com a comunidade externa aos alunos do Curso Técnico em Informática, da Licenciatura em Computação e da Pós-Graduação em Informática Aplicada na Educação com ênfase em Software Livre, os professores do o Eixo de Informação e Comunicação estão desenvolvendo o Projeto de Extensão Pé na Estrada: Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto e comunidade externa: um espaço de encontro, interlocução, relato de experiências e troca de saberes. O projeto compreende uma série de ações em Escolas da Região, tais como: formação de professores, pais e servidores; revitalização e manutenção de Hardware e Software nos laboratórios de informática; oficinas para alunos, professores e servidores; visita da comunidade externa aos espaços do Instituto; atividades de interação dos alunos do Instituto com os alunos das escolas participantes; Seminário de integração e socialização das atividades; Seminário de integração, socialização e avaliação do projeto no Instituto com delegações de representantes de cada entidade participante. O público envolvido são professores, servidores, pais e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio politécnico de todas as escolas municipais de Santo Augusto; da Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles de Coronel Bicaco; da Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Jorge Alberto de Redentora; do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela e da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz de Miraguaí e da Escola Municipal Airton Senna de Tenente Portela. O projeto é Coordenado pela professora Márcia Fink e conta com a colaboração dos professores, Adão Caron Cambraia, Cleitom José Richter, Eduardo Dalcin, Juliani Natália dos Santos, Mariléia Gollo de Moraes, Marcia Adriana Rosmann, Paola Cavalheiro Ponciano Braga e Renira Carla Soares, do Técnico de TI, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti e dos alunos do Eixo de Informação e Comunicação. Segundo a Coordenadora Márcia Fink, já foram visitados todos os municípios integrantes do projeto. No final do ano passado nos propomos a estabelecer um primeiro contato com as Escolas e SMECs, para ver do interesse de efetivarmos a submissão do projeto. Na sequência retornamos esse

12 ano com uma proposta de oficinas, de acordo com as demandas trazidas pelas escolas já no ano passado. Dentre as ações temos a revitalização de Laboratórios de Informática, através de reparos na infraestrutura de Hardware e Software, com a participação dos alunos do Técnico em Informática para praticarem as teorias do curso, sendo que, primeiramente, decidimos atender Redentora e Coronel Bicaco, como outra ação do mesmo. Dentre as atividades previstas no projeto, nas próximas semanas serão realizadas nos cinco municípios participantes, palestras que servirão como aula inaugural, e de abril a novembro, serão desenvolvidas oficinas junto às escolas. Também serão realizadas oficinas específicas do curso Técnico em Informática nos laboratórios do Câmpus Santo Augusto. No final do ano, cada escola participante indicará uma delegação para culminância do projeto com um grande seminário de encerramento. Projeto de Extensão busca construir itinerários mediatizados pelas ideias de Paulo Freire Iniciaram no dia 31 de março as atividades do projeto de extensão Construindo itinerários mediatizados pelas ideias de Paulo Freire: EEEF 29 de Outubro e IF Farroupilha. O projeto coordenado pelo técnico de TI do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto e aluno da Licenciatura em Computação, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, objetiva oportunizar aos educandos do Curso de Licenciatura em Computação do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto a aproximação com a realidade sóciohistórica da Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro da cidade de Pontão - RS, afim de ressignificar os saberes desenvolvidos no curso, bem como estabelecer um espaço de interação entre os membros, mediatizada através do estudo individual e coletivo de obras de Paulo Freire. O projeto é inspirado nos projetos de extensão de longa duração Interlocuções com Paulo Freire, realizados no Câmpus Santo Augusto nos anos de 2013 e 2014, que consistiu no estudo crítico de obras de Paulo Freire, com diálogos, produções e socializações dos conhecimentos desenvolvidos pelos membros do projeto. Segundo o coordenador, Leonardo, a parceria com a Escola 29 de Outubro iniciou no final do projeto Interlocuções com Paulo Freire em 2014, quando membros do referido participaram de um encontro com servidores nesta escola, situada na região rural da cidade de Pontão-RS, especificamente no assentamento 16 de Março, território conquistado pelo movimento dos trabalhadores sem-terra. A Escola 29 de Outubro tem sido objeto de estudos pela forma que a educação tem se dado ao longo de sua história, apontando para um projeto que integra o

13 conhecimento escolar aos saberes/fazeres da vida em comunidade, pautado pelo trabalho como princípio educativo. A Escola também foi representante da Região Sul no evento Rio +20, que aconteceu em 2012, por ter uma proposta pedagógica de estímulo à sustentabilidade". Com a experiência dos servidores da escola, somada à experiência dos participantes do IF Farroupilha Câmpus Santo Augusto, o projeto pretende ressignificar e estudar por um novo e concreto ângulo as obras de educadores progressistas, onde o nome de Paulo Freire desponta como constante. Para Leonardo, a história de luta popular do espaço onde está presente a Escola 29 de Outubro será uma chave de leitura primordial para a leitura de mundo que esperamos fomentar nos sujeitos do projeto, que poderão se perceber como pensadores críticos da educação pública contemporânea, sujeitos da práxis. IF Farroupilha abre inscrições para Processo Seletivo EAD 2015 O Instituto Federal Farroupilha está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade de Educação a Distância. O período de inscrições ocorre de 01 a 30 de abril, através do site Estão sendo ofertadas vagas em Cursos Técnicos Subsequentes em 30 cidades do Rio Grande do Sul. O Câmpus Santo Augusto ofertará o Curso Técnico em Informática EAD nos polos de Cruz Alta, Ijuí, Jacuizinho, Santa Maria e Três Passos, sendo 40 vagas por turma. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. Os candidatos não irão realizar prova de conhecimento para ingresso. A seleção ocorre por meio do formulário de inscrição online no site. Mais informações através do etec@iffarroupilha.edu.br ou pelo site Uma Páscoa alegre e romântica no Câmpus Santo Augusto Ovos artesanais, coelhos, borboletas, pássaros, e até gaiolas... Mesclando esses objetos sobre texturas diferentes, como partituras, páginas antigas e uma parede branca, de madeira, a produtora cultural do Câmpus Santo Augusto, Stela Paris, procurou criar uma decoração romântica para marcar e alegrar esta Páscoa na Instituição. Cada detalhe foi cuidadosamente elaborado pela servidora: os ovos modernos, que também servem de luminárias, as topiarias e até as gaiolinhas decorativas, que só prendem mesmo a atenção, pela graciosidade. Em seu interior, descansam ovinhos de chocolate sobre um ninho, e na parte externa, borboletas... As mensagens também foram selecionadas, procurando contemplar os

14 símbolos e a essência da Páscoa, que é a vida nova, a ressurreição de Jesus. A instalação dos objetos foi do auxiliar de Serviços Gerais João Mateus Rosmann. Simone Calgaro também auxiliou no processo. E para completar as comemorações alusivas à data, alunos e servidores receberam, na quarta-feira desta semana, da Diretora Geral e da Diretora de Ensino, Verlaine Gerlach e Clarinês Hames, uma doce lembrança pela Páscoa. A produtora cultural produziu ainda um vídeo com vários servidores, recheado de mensagens pascais. A direção geral e o setor de comunicação e cultura do Câmpus Santo Augusto agradecem a todos que colaboraram para as celebrações da Páscoa na instituição. (Texto: Stela Paris - Fotos: Stela Paris e Carla Maron). Edital para Concessão Administrativa de uso de Espaço Físico para Instalação de Uma Central de Cópias no IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto O Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo Augusto, realizará no dia 06 de Abril de 2015, às 9h, uma sessão pública de licitação, para Concessão Administrativa de uso de Espaço Físico para Instalação de Uma Central de Cópias na Instituição, na modalidade CONCORRÊNCIA TIPO MENOR PREÇO POR ITEM. Após o horário referido acima, a Comissão Permanente de Licitação não receberá nenhum outro documento de novas licitantes participantes, nem serão permitidos quaisquer adendos, acréscimos ou esclarecimentos referentes à documentação ou a propostas já entregues, salvo quando julgados necessários pela Comissão Permanente de Licitação. Mais informações pelo fone ou junto ao setor de Compras do Câmpus Santo Augusto, na Rua Fábio João Andolhe, 1100, Bairro Floresta, na cidade de Santo Augusto/RS, CEP O Edital de Concorrência está disponível no endereço eletrônico

15 CALENDÁRIO DE EVENTOS CÂMPUS SANTO AUGUSTO MÊS DATA PREVISTA EVENTO JANEIRO FEVEREIRO 19/02 RECEPÇÃO DOS SERVIDORES 23/02 RECEPÇÃO DOS ALUNOS MARÇO 06/03 DIA DA MULHER ABRIL 01/04 PÁSCOA MAIO 08/05 DIA DAS MÃES JUNHO 08 à 12/06 a DEFINIR SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA 23/06 FESTA JUNINA JULHO 08/07 DIA DO PESQUISADOR 20 e 21/07 FORUM DO MEIO AMBIENTE AGOSTO 08/08 DIA DOS PAIS 11/08 GINCANA DO DIA DO ESTUDANTE 26/08 MOSTRA TÉCNICA SETEMBRO 15 A 18/09 I FESTIVAL DE CINEMA NO CÂMPUS 14 A 18/09 SEMANA FARROUPILHA 25/09 FORMATURA DO CURSO TECNICO EM AGROPECUÁRIA OUTUBRO 15/10 DIA DO PROFESSOR 28/10 DIA DO SERVIDOR NOVEMBRO Durante período de inscrição Processo Seletivo (DATA A DEFINIR) VII COMUNIDADE NO CÂMPUS DEZEMBRO 11/12 ANIVERSÁRIO DO CÂMPUS A DEFINIR NOITE CULTURAL (CLARINES/TEOURA/STELA) DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL CONTÍNUA OBS: Qualquer evento que não esteja previsto no Calendário deverá der comunicado ao Setor de Comunicação e Cultura com 30 dias de antecedência.

16 Aniversariantes de Março JULIANI NATALIA DOS SANTOS 01/03 ALINE MARIA REICHERT DE OLIVEIRA 12/03 DEYSE LILY KUHN CLAAS 14/03 FERNANDA MARTINI DE ANDRADE 18/03 LIDIANE CRISTIANE WALTER 24/03 DANILO GARCIA WEICH 25/03 Aniversariantes de Abril: DAMARIS WEHRMANN ROBAERT 08/04 EDUARDO DALCIN 14/04 FRANCISCO SPEROTTO FLORES 17/04 TARCÍSIO SAMBORSKI 17/04 JOSUÉ NEROTI RIGUE 22/04 ELIAS DA SILVA ROBALLO 24/04 LUIZ FELIPE SCHUCH 27/04 JEFERSON ESTEVÃO FERNANDES 28/04 Acesse as notícias e fotos no site Carla Maron Jornalista do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto MTB

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 001/2014. São João do Piauí, 11 de março de 2014

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 001/2014. São João do Piauí, 11 de março de 2014 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 001/2014 São João do Piauí, 11 de março de 2014 A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, através da Coordenação de Extensão em parceria com a Secretaria Municipal

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 A Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade São Salvador, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Associação de Ensino e Pesquisa Graccho Cardoso S/C LTDA FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe REGULAMENTO FÁBRICA DE SOFTWARE Lucas Pereira da Silva Renata Azevedo Santos Carvalho Ricardo

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA.

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA. EDITAL Nº05/2015 INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA. A do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Paracambi torna público o presente documento,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Programa de Educação Tutorial - PET Edital de seleção de bolsistas de graduação Edital n 013 PROGRAD/2015

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

Edital n 49/2011 PROEN

Edital n 49/2011 PROEN Edital n 49/2011 PROEN Seleção Simplificada para Tutor a Distância O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, em exercício e o Núcleo de Educação à Distância, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05 / 2015 ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que até 16 de junho de 2015 receberá inscrições

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1. Manual do Enem 2015

M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1. Manual do Enem 2015 M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1 Manual do Enem 2015 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Terceira Edição do

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011 Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE EM. avançado. Edital de seleção

CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE EM. avançado. Edital de seleção CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE EM Programação Avançada na Plataforma VB.NET básico e avançado Edital de seleção Nome do curso: Programação Avançada na Plataforma VB.NET básico e avançado Coordenador Geral:

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional.

Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional. O que é o GESAC? Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional. Plataforma com diversas facilidades que possibilitam apoiar outras iniciativas no

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA APRESENTAÇÃO: A Escola Estadual Getúlio Vargas Ensino Fundamental, do Município de Engenheiro Beltrão, Estado do Paraná, preocupada

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental

Leia mais

INC.EM.T.IVA Católica

INC.EM.T.IVA Católica INC.EM.T.IVA Católica Incubadora de Empresas Tocantinenses Inovadoras da Católica do Tocantins Processo de Seleção de Novos Empreendimentos CHAMADA PÚBLICA 001/2015 Palmas, Setembro de 2015. A Faculdade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO SANITÁRIO ANO 2010 PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INCRIÇÕES

PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO SANITÁRIO ANO 2010 PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO SANITÁRIO ANO 2010 PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INCRIÇÕES A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, por meio da Escola de Saúde Pública, em parceira

Leia mais

As Formas de Ingresso em Universidades Públicas e Privadas através do ENEM

As Formas de Ingresso em Universidades Públicas e Privadas através do ENEM As Formas de Ingresso em Universidades Públicas e Privadas através do ENEM Prof. Ph. D. João Benedito dos Santos Jr. Prof. M. Sc. Will Ricardo dos Santos Machado Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Leia mais

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX-Vitória,

Leia mais

Você está em busca de OPORTUNIDADES para iniciar sua carreira?

Você está em busca de OPORTUNIDADES para iniciar sua carreira? Você está em busca de OPORTUNIDADES para iniciar sua carreira? Então chegou o momento de mostrar do que você é capaz! Através do Programa Mega Talentos a Mega Sistemas Corporativos proporciona à jovens

Leia mais

I. Da Instituição e Objetivos:

I. Da Instituição e Objetivos: Regulamento I. Da Instituição e Objetivos: 1.1. O, abreviadamente CEME, é órgão integrante da FACIAP FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO PARANÁ, subordinando-se ao seu estatuto e às

Leia mais

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 11/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016

EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015 PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (MEC-UFCG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (MEC-UFCG) UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (MEC-UFCG) EDITAL Nº 01/2014 A UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO do

Leia mais

Educação e inclusão digital

Educação e inclusão digital Educação e inclusão digital Na Escola Municipal da Palmeia, em Muzambinho (MG), educação e inclusão caminham juntos. Para ajudar na alfabetização das crianças e ao mesmo tempo estimular e melhorar a leitura,

Leia mais

Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR SOLIDÁRIO 2015.1 - EaD

Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR SOLIDÁRIO 2015.1 - EaD Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR SOLIDÁRIO 2015.1 - EaD Aditamento nº 1 ao Edital de Vestibular de 2015 Educação a Distância, que rege o Vestibular Solidário 2015.1 EaD online a

Leia mais

professora ou professor ou integrante do corpo técnico-pedagógico) das escolas públicas do Estado de Santa Catarina que se proponham a realizar as

professora ou professor ou integrante do corpo técnico-pedagógico) das escolas públicas do Estado de Santa Catarina que se proponham a realizar as Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Laboratório de Antropologia Social Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades Edital do Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobia

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com)

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com) ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA BRITO, Jéssika Pereira (jessikagba@hotmail.com)

Leia mais

EDITAL. Quadro I Cursos, turnos e vagas oferecidos. Total de vagas anuais. Manhã 120 60 60. Noite 120 60 60. Gestão Comercial ** EAD 400 200 200

EDITAL. Quadro I Cursos, turnos e vagas oferecidos. Total de vagas anuais. Manhã 120 60 60. Noite 120 60 60. Gestão Comercial ** EAD 400 200 200 EDITAL A Universidade FUMEC faz saber aos interessados, por meio do presente Edital, as normas de realização do Processo Seletivo 2014, primeiro semestre, para preenchimento das vagas de seus Cursos Superiores

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010 EDITAL Nº 001/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NO O Projeto Jovem Cultura em Ação, promovido pela Fundação Senhora Santana de Itapeva em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura de São

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Chamada para seleção de Projetos para o Edital de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Capixaba de Nova Venécia. A Professora

Leia mais

Edital de Monitoria do Curso de Nutrição

Edital de Monitoria do Curso de Nutrição Edital de Monitoria do Curso de Nutrição 2014.1 REGULAMENTO DA MONITORIA A prática de monitoria consiste na atuação docente de alunos que auxiliam outros alunos no processo de ensino-aprendizagem. O Curso

Leia mais

REVELE SUA IDENTIDADE CRIATIVA MANUAL DO CANDIDATO

REVELE SUA IDENTIDADE CRIATIVA MANUAL DO CANDIDATO REVELE SUA IDENTIDADE CRIATIVA MANUAL DO CANDIDATO Prezado Candidato, O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2015/1. Aqui você vai encontrar

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS INTERESSADOS NO PIBID/UFU

SELEÇÃO DE ALUNOS INTERESSADOS NO PIBID/UFU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PróReitoria de Graduação Diretoria de Ensino Divisão de Licenciaturas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 033, DE 15 DE MAIO DE 2015.

Leia mais

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática começam segunda, 23

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática começam segunda, 23 Veículo: Aqui Acontece Data: 20/02/2015 Coluna/Editoria: EDUCAÇÃO Página: aquiacontece.com.br Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática começam segunda, 23 No ano passado, Alagoas teve 412 alunos

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão de Empresas Familiares As empresas familiares representam a maioria das pequenas e médias

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 36/2013-UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 36/2013-UEPA EXTRATO DO EDITAL Nº 36/2013-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE IDIOMAS À DISTÂNCIA INGLÊS E ESPANHOL PARA DOCENTES, DISCENTES E SERVIDORES DA A Universidade do Estado do Pará, em parceria com o Banco

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

1.2. Descrição das Atividades: Tutoria em cursos acadêmicos de nível superior à distância.

1.2. Descrição das Atividades: Tutoria em cursos acadêmicos de nível superior à distância. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA / PROLIC SELEÇÃO DE TUTORES À DISTÂNCIA EDITAL EAD/UFSM 0/2008 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

EDITAL 01/2015 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

EDITAL 01/2015 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2015 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) Câmpus Rio Pomba, setor da Direção-Geral,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS/DISTÂNCIA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. A Universidade

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO PROJETO MISTURADA 2015/1

CHAMADA DE SELEÇÃO PROJETO MISTURADA 2015/1 CHAMADA DE SELEÇÃO PROJETO MISTURADA 2015/1 APRESENTAÇÃO O projeto Misturada é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Comunidade (ProEx) e está vinculado ao Programa UDESC Musical. Foi criado

Leia mais

Programa de Mobilidade Internacional para Graduação GCUB/UC Edital GCUB nº. 003/2011

Programa de Mobilidade Internacional para Graduação GCUB/UC Edital GCUB nº. 003/2011 1 Programa de Mobilidade Internacional para Graduação GCUB/UC Edital GCUB nº. 003/2011 A Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras (GCUB), formalmente constituída em 27 de Novembro

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR DE INTERNET / MULTIMÍDIA ETAPA 2 ANÁLISE DE RELATÓRIO TÉCNICO

PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR DE INTERNET / MULTIMÍDIA ETAPA 2 ANÁLISE DE RELATÓRIO TÉCNICO PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR DE INTERNET / MULTIMÍDIA Informamos que todos os candidatos inscritos no Processo de Recrutamento e Seleção para Instrutor de Internet / Multimídia do SESC SP que escolheram

Leia mais

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Num mundo midiático e acelerado,

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD SEMIPRESENCIAIS

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD SEMIPRESENCIAIS Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD SEMIPRESENCIAIS Aditivo nº 7 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular TOP dezembro

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

No dia 18 de maio participamos de diversas atividades em comemoração ao dia de luta antimanicomial na cidade de Pelotas e Rio Grande.

No dia 18 de maio participamos de diversas atividades em comemoração ao dia de luta antimanicomial na cidade de Pelotas e Rio Grande. Apresentamos no dia 9 de março na semana de abertura dos cursos de Mestrado e Doutorado, na Faculdade de Enfermagem, da UFPEL Universidade Federal de Pelotas, a experiência de estagio em Trieste. Neste

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO DE LONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto:

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Regulamento Selo 2015

Regulamento Selo 2015 Regulamento Selo 2015 INTRODUÇÃO O Selo Escola Protetora do Meio Ambiente é uma atividade do Programa Carahá de Cara Nova. O Programa originou-se da campanha Carahá de Cara Nova do Correio Lageano, que

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais