Democratizar e massificar a prática do voleibol Oferecer um treinamento de qualidade Atender às comunidades menos favorecidas Educar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Democratizar e massificar a prática do voleibol Oferecer um treinamento de qualidade Atender às comunidades menos favorecidas Educar"

Transcrição

1

2 Apresentação O Projeto Voleibol, Treinamento e Humanização é um programa que, dentre outros, tem o objetivo de educar e socializar meninos e meninas de 8 a 17 anos através do esporte. Iniciado em 2008 pela Associação Montecristo Voleibol que, por seu turno, já conta com mais de vinte anos de atividades voltadas ao voleibol, 0 Projeto Voleibol, Treinamento e Humanização tem a chancela institucional do Governo Federal, pela Lei de Incentivo ao Esporte, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do programa Rio Solidário, além do apoio atletas campeões olímpicos, como o caso de Dante da Seleção Brasileira de Voleibol. Os professores do Projeto são treinados com base em uma filosofia voltada para a cultura de paz, na inclusão do outro, na cooperação, na socialização, no diálogo, no respeito e na criação de um espaço saudável de interação social.

3 Justificativa As ações relacionadas ao esporte são aquelas que têm apresentado maior resultado nos aspectos ligados à socialização, em especial no que se refere à criação de novos modelos para a prevenção e tratamento dos danos às crianças e adolescentes causados pelos problemas sócio-econômicos. Assim, a escolha da modalidade esportiva deve considerar, primordialmente, sua aceitação pela comunidade a ser assistida, e o voleibol, segundo pesquisa do Datafolha, é o segundo esporte de maior aceitação entre os jovens no Brasil, tendo o crescimento de sua preferência superado o do futebol no período de 1998 a A mesma pesquisa evidencia, ainda, que os mais jovens são o que mais gostam do voleibol, especialmente os compreendidos na faixa etária de 12 a 18 anos, chegando a ser praticado por 15% da população pesquisada. O voleibol é hoje um dos esportes mais divulgados pela mídia e oferece uma alternativa para a questão social das crianças carentes,tornando as escolas mais atrativas, reduzindo a evasão escolar e a permanência das crianças nas ruas e contribuindo para a sua reintegração social.

4 Objetivos Democratizar e massificar a prática do voleibol Oferecer um treinamento de qualidade Atender às comunidades menos favorecidas Educar e socializar as crianças através do esporte Reduzir a evasão escolar Prevenir à violência Afastar as crianças da criminalidade e das drogas Elevar a auto estima dos participantes do projeto Edificar uma equipe de referência para todas essas ações Aprimorar a criança em todas suas dimensões, notadamente nos aspectos físicos, sociais, intelectuais e emocionais Desenvolver o espírito de cooperação Criar espaços de entretenimento e diversão para a todos Descobrir talentos esportivos

5 Da Estrutura Organizacional O projeto atualmente conta com uma sede administrativa situada na Rua 06 Qd 10 Lt 26 Conjunto Riviera, Goiânia-GO e pretendemos implementá-lo e executá-lo no Estado de Goiás, mais especificamente no GINÁSIO DE ESPORTES DA CIDADE JARDIM e terá também as suas ações realizadas no SESI CAT Campinas através de um convênio firmado recentemente. Os profissionais serão escolhidos por meio de processo de seleção, após a celebração do convênio, comprometendo-se desde já a apresentar os currículos e comprovação de registros nos órgãos competentes, quando da prestação de contas. Para atuarem de maneira eficaz e eficiente no Projeto Voleibol, Treinamento e Humanização, o grupo de colaboradores deverá obrigatoriamente a cada semestre passar por um processo de formação continuada a fim de instrumentalizá-los para a filosofia do programa, seu desenvolvimento e sistematização.

6 Da Estrutura Organizacional A formação continuada e os estudos do meio têm como proposta qualificar os profissionais sistematicamente para atender as exigências com foco nas habilidades específicas, pois estas habilidades melhoradas trarão um efeito imediato em outras áreas no programa. Considerando as questões metodológicas a serem desenvolvidas, a carga horária de capacitação mínima será de 36h semestrais, abordando conteúdos específicos de acordo com as diretrizes dos vetores contemplados. A Associação Montecristo Voleibol se responsabilizará por este processo articulando parcerias com diversas instituições, que tenham interesse em replicar conhecimento e disseminar novas tecnologias sociais. A formação continuada será implementada, logo após o início a celebração do convênio. Serão elaborados instrumentos que possam acompanhar e monitorar o processo de formação continuada e estudos do meio para verificar o impacto dos resultados da capacitação para os colaboradores e na utilização dos conhecimentos adquiridos no cotidiano do programa.

7 Da Equipe de Referência O presente projeto também visa a formação de uma equipe de referência para as crianças e adolescentes envolvidos nas ações. Tal medida é de fundamental importância para a continuidade do projeto como um todo, tendo em vista que os atletas da equipe já estão direcionados ao mercado de trabalho através de parcerias com universidades, possibilitando assim uma expectativa de verdadeira cidadania às crianças e adolescentes do projeto. O objetivo dessa ação é formar o cidadão, desde a infância até a fase adulta, através das oportunidades que o esporte proporciona, sobretudo a ampliação do seu ciclo de relacionamento com qualidade.

8 Da Matriz de Responsabilidades PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA ATRIBUIÇÕES SUPERVISOR Técnicos Staff Quadra 30h/semana 30h/semana 20h/semana Coordenar e supervisionar as atividades da equipe do projeto; Elaborar relatórios mensais de acompanhamento do projeto; Acompanhar o fluxo dos estoques de material; Ser o mediador do clube entre atletas, CT e diretoria; Realizar reuniões de equipe mensalmente; Organizar viagens e programação da equipe; Manter o bom relacionamento entre CBV, clubes e parceiros; Acompanhar e coordenar assessoria de imprensa e imprensa; Providenciar o cumprimento do check list do regulamento para a realização de jogos em casa (com e sem TV); Supervisionar e enviar as entregas aos patrocinadores (cobrar) Realizar captação de recursos e busca de parcerias estruturais para o projeto; Planejar, Treinar e orientar os treinamentos do projeto; Manter o local de trabalho limpo e organizado; Fazer conferência de materiais antes e após os treinos/aulas; Preservar e cuidar da imagem do clube; Limpar a quadra, encher galões de água e/ou carboidrato; Colocar gelo nas bolsas do atletas após os treinos; Realizar a manutenção e limpeza de equipamentos e materiais; Fornecer os materiais esportivos aos professores no momento das aulas. Organizar os eventos do clube; Apoio 20h/semana Realizar a limpeza do ginásio (arquibancadas, banheiros e vestiários; Preservar e fazer o levantamento do material de limpeza

9 Da Matriz de Responsabilidades PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA ATRIBUIÇÕES Professores 20h/semana Orientar, dirigir e ministrar suas aulas nas modalidades pré-definidas, com responsabilidade e técnica; Cumprir integralmente o programa e a carga horária; Participar de eventos, palestras, reuniões e capacitações; Controlar e preencher a ficha de chamada e cadastro dos alunos; Elaborar o plano de aula; Manter junto ao Conselho Regional de Educação Física, sua habilitação e anuidade atualizadas. Coordenador de Esportes 30h/semana Organizar o quadro de horário das aulas; Cuidar da agenda do ginásio; Supervisionar o trabalho e auxiliar os professores; (uniforme, horário, postura, assiduidade, sustentabilidade) Fazer chamadas dos alunos e relatórios financeiros; Organizar as substituições de professores; Elaborar relatórios técnicos mensalmente; Fazer levantamento de materiais esportivos; Cuidar do cumprimento das atribuições dos professores e demais cooperadores.

10 Da Matriz de Responsabilidades PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA ATRIBUIÇÕES Coordenador de Eventos 8h/semana Planejar e organizar campeonatos, mostras e torneios; Estabelecer parcerias locais para captação de recursos que facilitem a realização dos eventos; Participar dos campeonatos organizados zelando pelo bom andamento dos mesmos; Elaborar relatório com fotos de cada evento executado. Solicitar e delegar auxílio aos cooperadores do clube; Administrativo 30h/semana Construir e executar um plano de negócios para o MonteCristo; Elaborar folha de pagamento de RH, juntamente com as guias de impostos; Fazer conciliação bancária e prestação de conta; Realizar auditoria; Manter a documentação jurídico, fiscal e econômica devidamente atualizada Secretaria Administrativa 20h/semana Realizar as inscrições e matrículas; Contabilizar fluxo de caixa; Auxiliar o administrativo, supervisor e coordenadores. Auxiliar o coordenador geral nas suas funções; Preparar atas de reunião; Fazer contato com os alunos, quando necessário; Atender aos usuários, quando necessário;

11 Do Lançamento do Projeto Social O evento será realizado em 13/02/2016, no Ginásio de Esportes da Cidade Jardim, com um público em torno de mil pessoas, entre crianças e adolescentes, além de seus familiares, residentes no Setor e região, além de alunos e atletas de voleibol do município de Goiânia e cidades do entorno e regiões circunvizinhas. Nesse dia, as atividades terão início às 8h e término às 12h. As inscrições serão feitas à partir do dia 11/01/2016, no local do evento, de 8h às 12h e de 14h às 17h, sendo que no ato da inscrição, o aluno apenas preencherão um cadastro de matrícula no evento, colocando seu nome, idade, sexo e contatos. Na semana seguinte, daremos início aos treinamentos. Serão selecionados 120 atletas entre crianças e adolescentes. O Projeto Voleibol, Treinamento e Humanização é de iniciativa privada e totalmente gratuito, sendo assim o aluno está isento de qualquer valor.

12 Do Início da Atividades As aulas terão início no dia 15 de fevereiro de 2016 com a Peneira, e, no decorrer do ano, além das atividades esportivas serão realizados os seguintes eventos educativos: Janeiro/fevereiro Peneira Seleção e divulgação do Projeto junto à comunidade, escolas da rede de ensino municipal de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e regiões circunvizinhas. Março Prevenção de doenças mais comuns (diabetes, pressão alta, etc.) Abril Qual a melhor forma de educar os filhos? Maio/Junho Como posso contribuir para um mundo melhor? Julho 2016 Avaliação do 1º semestre e Planejamento do 2 semestre. Novembro/Dezembro Orientações sobre o pentatlo da qualidade de vida: relacionamentos saudáveis, alimentação saudável, atividade física, controle de stress e lazer em família.

13 Quadro de horário das atividades Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 14h as 15h Mirim A misto 24 alunos 10 e 11 anos Mirim B misto 24 alunos 10 e 11 anos Mirim A misto 24 alunos 10 e 11 anos Mirim B misto 24 alunos 10 e 11 anos 15h as 16h Infantil Masc. 24 alunos 12 e 13 anos Infantil Fem. 24 alunos 12 e 13 anos Infantil Masc. 24 alunos 12 e 13 anos Infantil Fem. 24 alunos 12 e 13 anos 16h as 17h15 Infanto Masc. Infanto Fem. Infanto Masc. Infanto Fem.

14 Da Contrapartida Parceria com o Governo Estadual e SESI, com a cessão do espaço para realização do projeto; Capacitação dos profissionais envolvidos; Cessão de profissionais da entidade: auxiliar de serviços gerais, coordenador de capacitação e contador; Divulgação do projeto, por meio de mídia espontânea; Evento de lançamento do projeto; Eventos educativos; Assessoria de Imprensa exclusiva do MonteCristo; Agência de Marketing Digital trabalho forte nas redes sociais;

15 INVESTIMENTO PARA UMA TURMA DE 20 ALUNOS R$ ,00 dividido em 10 parcelas. A empresa parceira pode entrar com o valor total ou parcial anual ou mensal. R$ 1.800,00/mês Contempla: Material esportivo (bolas, uniformes) 01 Professor 01 Estagiário 02 Torneios

16 Dos Objetivos da Equipe Servir de referência ao projeto social. Participar dos seguintes campeonatos: Superliga série B 2016; Liga Goiana de Voleibol; JAB S Jogos Abertos Brasileiros Olimpíadas Universitárias de Goiás JUGs; Olimpíadas Universitárias Nacional JUBs; Campeonato Goiano; Liga Nacional de Clubes Fase Regional e Nacional; Liga Nacional Universitária Fase Regional e Nacional; Jogos Abertos de Goiás; Copa Centro Oeste;

17 Contatos Paulo Martins:

O MonteCristo é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar e massificar o voleibol no estado de Goiás.

O MonteCristo é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar e massificar o voleibol no estado de Goiás. O MonteCristo é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar e massificar o voleibol no estado de Goiás. Educação Valores Esporte Violência Drogas Vulnerabilidade Desde 2008 nosso

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

Presidente. Conselho Diretor. Diretor Geral. Jurídico. Comunicação. Fla-Gávea Meio/Corporativo. Esportes Olímpicos Futebol.

Presidente. Conselho Diretor. Diretor Geral. Jurídico. Comunicação. Fla-Gávea Meio/Corporativo. Esportes Olímpicos Futebol. Presidente Conselho Diretor Jurídico Diretor Geral Comunicação Fla-Gávea Meio/Corporativo Marketing Esportes Olímpicos Futebol Diretor Geral Fred Luz Conduzir a elaboração e execução dos planos estratégicos

Leia mais

Manual Organizacional

Manual Organizacional Manual Organizacional Sumário APRESENTAÇÃO... 6 OBJETIVO DO MANUAL... 6 ACESSO AO MANUAL ORGANIZACIONAL... 6 DADOS E INFORMAÇÕES... 6 HISTÓRICO DA CBVELA... 7 VISÃO... 7 Ser referência nacional de organização

Leia mais

Passe Rápido. Projeto Multiesportivo Educacional. Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR)

Passe Rápido. Projeto Multiesportivo Educacional. Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR) Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR) Passe Rápido Projeto Multiesportivo Educacional Nº SLIE 1408014-13 - Aprovado com nº do processo 58701.001725/2014-10 Campinas, 18

Leia mais

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES E AGENTES SOCIAIS PARA O PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE-PELC Três Rios - Processo: UFF/Ministério

Leia mais

ANHEMBI TÊNIS CLUBE VOLEIBOL

ANHEMBI TÊNIS CLUBE VOLEIBOL REGULAMENTO INTERNO DO DA FINALIDADE Art. 1 - O presente regulamento disciplina todas as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Vôlei do Anhembi Tênis Clube. DAS DEFINIÇÕES Art. 2 - Para os efeitos

Leia mais

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral 1. INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de São João Batista, consciente de sua responsabilidade social e em concórdia com a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Guaíra, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16.

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16. - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Esportes e Lazer Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº 12.660/06, nº 12.979/06 e nº 16.385/15 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário Municipal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA I INTRODUÇÃO 1) DESCRIÇÃO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPETINGA PLANO DE CARGOS,CARREIRAS E REMUNERAÇÃO TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO ANEXO IV ART.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPETINGA PLANO DE CARGOS,CARREIRAS E REMUNERAÇÃO TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO ANEXO IV ART. 1 Carreira de Professor de Educação Básica 1.1 Exercer a docência na educação básica, em unidade escolar, responsabilizando-se pela regência de turmas, pela orientação de aprendizagem na educação de jovens

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 52/2018 ANEXO I PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. PORTARIA Nº 2.164, 30 de Setembro de 2011 Aprova o Regimento Interno da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

Edson Luciano Ribeiro

Edson Luciano Ribeiro Edson Luciano Ribeiro Paranaense de Bandeirantes, filho de Oswaldo Ramiro Ribeiro e Sebastiana Alves Ribeiro, nasceu em 8 de dezembro de 1972. Trabalhou como lavador de carros, mecânico, marceneiro e frentista

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA Projeto: Festival de Iniciação Esportiva Publicação no D.O.U 28/12/2015 Seção 1 Pág 125 Beneficiários Diretos: 300 crianças/adolescentes Valor Total aprovado: R$ 302.681,74

Leia mais

PROGRAMAS DE ESPORTE EDUCACIONAL CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2018 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ME/CGEE/SNELIS Universidade Federal do Rio Grande

PROGRAMAS DE ESPORTE EDUCACIONAL CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2018 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ME/CGEE/SNELIS Universidade Federal do Rio Grande PROGRAMAS DE ESPORTE EDUCACIONAL CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2018 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ME/CGEE/SNELIS Universidade Federal do Rio Grande do Sul EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPES COLABORADORAS CAPACITAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO PROGRAMA SEGDO TEMPO Ministério do Esporte DIRETRIZES DO PROGRAMA SEGDO TEMPO Para quem? Grupo de 200 beneficiados Com quem? Recursos Humanos Onde? Espaço físico disponível Como? Atividades esportivas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2012 O Instituto Aliança com o Adolescente, associação civil sem fins lucrativos e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP, MJ nº 08015.013735/2002-16,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA MARÇO 2016 REGULAMENTO

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS 01/RH/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS 01/RH/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS 01/RH/2018 A Confederação Brasileira do Desporto Escolar CBDE, divulga o presente edital para a seleção de profissionais para execução do projeto CAMPEONATOS BRASILEIROS

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO 1. APRESENTAÇÃO Este manual traz as orientações necessárias ao cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado de

Leia mais

EDITAL Nº01/ DO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES.

EDITAL Nº01/ DO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES. EDITAL Nº01/20018 SELEÇÃO PÚBLICA PARA COMPOSIÇÃO DE BANCO DE MEDIADORES E FACILITADORES DE APRENDIZAGEM DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE IVAÍ - PR. A Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - DAS BASES CONCEITUAIS Art. 1.º O Estágio Curricular constitui-se numa atividade de investigação, explicitação, interpretação e intervenção na realidade

Leia mais

Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016.

Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016. Regulamenta no âmbito do Conselho da Faculdade de Engenharia de Materiais a realização do Estágio Supervisionado como procedimento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do Projeto: Agatha Esportes de Areia Proponente: Associação Agatha Vôlei de Praia AAVP Lei Federal

Leia mais

ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS

ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS ANEXO II DETALHAMENTO DOS CARGOS CARGO EFETIVO NÍVEL MÉDIO CARGO: TÉCNICO Missão do cargo: Apoiar na execução das atividades da Unidade Estadual, com o objetivo de facilitar o atingimento de resultados

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO A Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), por meio do Núcleo de Práticas em Gestão,

Leia mais

FUNDAÇÃO GUIMARÃES DUQUE EDITAL Nº 13/2018. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO NO PROJETO: ROBOT em Ação

FUNDAÇÃO GUIMARÃES DUQUE EDITAL Nº 13/2018. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO NO PROJETO: ROBOT em Ação FUNDAÇÃO GUIMARÃES DUQUE EDITAL Nº 13/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO NO PROJETO: ROBOT em Ação 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A seleção regida por esse edital será realizada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 57 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece diretrizes sobre os objetivos,

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. SÍNTESE Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 Estabelece as normas do Processo de Seleção de Tutores Presenciais e Tutores a Distância

Leia mais

Prof. Jefferson Monteiro

Prof. Jefferson Monteiro Prof. Jefferson Monteiro Histórico O Programa Segundo Tempo é uma política pública de esporte educacional idealizado e criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014. Anexo 2 Atribuições dos Cargos

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014. Anexo 2 Atribuições dos Cargos SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014 Anexo 2 Atribuições dos Cargos AGENTE DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Acompanhar, auxiliar e orientar os alunos nas Atividades de Vida

Leia mais

NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS A AESGA no uso de suas atribuições regimentais vem regulamentar o funcionamento do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas. TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº 01/2013

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº 01/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº 01/2013 O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS) torna público o processo de seleção para compor

Leia mais

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017.

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E II DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DA NATUREZA

Leia mais

Relatório da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo RNTA Set-Nov 2016

Relatório da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo RNTA Set-Nov 2016 Relatório da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo RNTA Set-Nov 2016 1. Apresentação Geral 2. Plano de Trabalho 3. Atividades Desenvolvidas 1. Apresentação Geral O Atletismo brasileiro na busca pela

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/ Prorrogação

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/ Prorrogação EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/2015 - Prorrogação A Guarda Mirim de Londrina, visando garantir os princípios de legalidade, objetivando suprir necessidades de pessoal, TORNA PÚBLICA A PRORROGAÇÃO DO EDITAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC- MEC/EMUFRN EDITAL Nº 01/2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

PRÊMIO SESI PEÇA POR PEÇA 2019 MELHORES INICIATIVAS E TROFÉU SESI PEÇA POR PEÇA REGULAMENTO

PRÊMIO SESI PEÇA POR PEÇA 2019 MELHORES INICIATIVAS E TROFÉU SESI PEÇA POR PEÇA REGULAMENTO PRÊMIO SESI PEÇA POR PEÇA 2019 MELHORES INICIATIVAS E TROFÉU SESI PEÇA POR PEÇA REGULAMENTO O Serviço Social da Indústria, Sesi no Paraná, visando reconhecer boas práticas para o alcance do Objetivo de

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO BACHARELADO

CURSO DE NUTRIÇÃO BACHARELADO CURSO DE BACHARELADO ATIVIDADES DO CURSO As Atividades Complementares visam complementar a formação realizada através das atividades realizadas em sala de aula, devendo se pautar, na sua oferta: Pela finalidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS - MEI.

EDITAL DE SELEÇÃO DE MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS - MEI. EDITAL DE SELEÇÃO DE MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS - MEI. PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇO MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MEI O INSTITUTO GIRASSOL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Leia mais

EDITAL Nº 007/CPADC/ICED SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) 2015

EDITAL Nº 007/CPADC/ICED SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ICED CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO - CPADC EDITAL Nº 007/CPADC/ICED SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Janeiro:

Atividades executadas durante o mês de Janeiro: INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2016 Atividades executadas durante o mês de Janeiro: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Atendimento a pais (novas

Leia mais

EDITAL Nº 024/2017 PATRONATO

EDITAL Nº 024/2017 PATRONATO EDITAL Nº 024/2017 PATRONATO O Coordenador do Projeto PATRONATO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ na Cidade de Maringá-PR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES e considerando a Lei Estadual nº 16643/2010 e o Edital

Leia mais

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967.

JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI MARTINHO Lei Municipal Nº 41/1967, de 22 de julho de 1967. ATOS DO GABINETE DO PREFEITO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

PRÓ ESPORTE FUTSAL SOCIAL (ANOIII) Projeto aprovado para captação através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI Nº /06).

PRÓ ESPORTE FUTSAL SOCIAL (ANOIII) Projeto aprovado para captação através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI Nº /06). PRÓ ESPORTE FUTSAL SOCIAL (ANOIII) Projeto aprovado para captação através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI Nº 11.438/06). AESPE A Associação Esportiva e Cultural Pró Esporte também designada pela sigla

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD REGULAMENTO DO 1 DEFINIÇÃO/OBJETIVO O Projeto de Extensão Centro de Formação da UFGD está sob a coordenação da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e objetiva oferecer à comunidade cursos de extensão de

Leia mais

NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DA FINALIDADE DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NÚCLEO INTEGRADO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - REGULAMENTO INTERNO A AESGA no uso de suas atribuições regimentais vem regulamentar o funcionamento do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas. TÍTULO

Leia mais

CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2019 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPES COLABORADORAS

CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2019 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPES COLABORADORAS CAPACITAÇÃO GERENCIAL 2019 CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPES COLABORADORAS CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO A Proposta Pedagógica visão geral Etapas a cumprir para

Leia mais

Resolução da COMGRAD-NUT Nº 03a /2016 Regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação em Nutrição

Resolução da COMGRAD-NUT Nº 03a /2016 Regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação em Nutrição Resolução da COMGRAD-NUT Nº 03a /2016 Regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação em Nutrição A Comissão de Graduação do Curso em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS MODALIDADES EXTRACURRICULARES

INFORMAÇÕES GERAIS MODALIDADES EXTRACURRICULARES INFORMAÇÕES GERAIS O início das atividades será no dia 02/02/2015. A ficha de inscrição e o pagamento deverão ser entregues diretamente no departamento de esportes, até o dia 27/02/2015. A taxa de inscrição

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE EDUCAÇÃO - ANO LETIVO 2017- A Secretária de Educação Básica Professora Shirlene Maria Leitão Botelho no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas às inscrições para a seleção de

Leia mais

DO PROGRAMA REDE CEDES

DO PROGRAMA REDE CEDES UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM POLÍTICAS DE ESPORTE E LAZER DA REDE CEDES NO ESTADO DA PARAÍBA CDPPEL/PB EDITAL 02/2018 Processo Seletivo de Estudantes

Leia mais

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ATRIBUIÇÕES COORDENADOR DO CENTRO POP Coordenar as rotinas administrativas, os processos de trabalho e os recursos humanos da Unidade; Participar da elaboração, do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Projeto vinculado a Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Projeto vinculado a Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Projeto vinculado a Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Dados informativos: Local: Piracicaba SP. Modalidade: Canoagem Objetivo: Oportunizar a prática da modalidade olímpica Canoagem.

Leia mais

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os estágios curriculares no curso de História-Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO INTERNO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I. DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia da Produção

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 57/2001, DE 12 DE SETEMBRO DE 2001

RESOLUÇÃO Nº 57/2001, DE 12 DE SETEMBRO DE 2001 RESOLUÇÃO Nº 57/2001, DE 12 DE SETEMBRO DE 2001 Altera o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Turismo e Lazer, na forma do Anexo, e dá outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 001 /2015 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA NEACO DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/DIESU N 37/2015 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I E II DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Art. 1º Os Estágios Supervisionados I e II representam parte integrante do currículo do Curso de Bacharelado

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO -

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - CAPÍTULO I Da Natureza, das Finalidades e dos Objetivos Art.

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LIBRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS LIBRAS REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL Cargo: Coordenador Geral do Projeto Centro da Juventude O Instituto

Leia mais

1º RELATÓRIO TRIMESTRAL

1º RELATÓRIO TRIMESTRAL 1º RELATÓRIO TRIMESTRAL OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2014 PATROCINADORES Patrocinador Oficial do Instituto TRILHAR PARCEIROS OFICIAIS APOIO REALIZAÇÃO ASSESSORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROJETO BASE CAMPEÃ PATROCÍNIO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM INSTITUIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1º - O programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia SENAC em Minas foi criado para

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia RESOLUÇÃO - FACE Nº 23R/2016 Aprova o Regulamento de Estágios do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Administração,

Leia mais

Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária

Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária A Editora Universitária torna pública a realização de processo de seleção de estagiários, destinado a graduandos dos cursos de Bacharelado

Leia mais

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

Lei de Incentivo ao Esporte

Lei de Incentivo ao Esporte Lei de Incentivo ao Esporte Ministério do Esporte Nome projeto aprovado: Federação Cerrado de Rugby 2018 1 Apresentação da Federação A Federação Cerrado de Rugby (FCRu) foi fundada em 10 de fevereiro de

Leia mais

Apoiar a iniciativa da comunidade escolar, diante de atividades sócio educativas

Apoiar a iniciativa da comunidade escolar, diante de atividades sócio educativas O Projeto Escolas é uma iniciativa da Fundação Marcopolo que busca o desenvolvimento do ambiente educacional, das relações da comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de enfrentar

Leia mais

Cursos com os menores preços de mercado!

Cursos com os menores preços de mercado! Jan/Jun Agenda 2017 Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Aparecida de Goiânia - Bela Vista de Goiás Hidrolândia - Senador Canedo Classificação dospequenosnegócios

Leia mais

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ 579.609,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 POR ETAPA Modalidades Trabalhadas: Basquete, Voleibol,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado desenvolver-se-á de acordo com as normas

Leia mais