UNIVERSIDADE CATÓLICA: Missão e desafios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CATÓLICA: Missão e desafios"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA: Missão e desafios

2 UNIVERSIDADE CATÓLICA Missão e Desafios

3 Esquema Geral LEMBRANÇAS HISTÓRICAS DESAFIOS DA IDENTIDADE PERSPECTIVAS PARA MISSÃO

4 Universidade católica por quê? TRADIÇÃO JUDAICA CRISTIANISMO CRER INTEGRALMENTE CRER INTELIGENTEMENTE

5 Caminho para a universidade católica CRER INTELIGENTEMENTE ESCOLAS MONÁSTICAS ESCOLAS CATEDRALÍCIAS UNIVERSITAS

6 Séc. XI a XV = Universidade Humanista 1167 Oxford 1425 Leuven 1125 Paris 1218 Salamanca 1088 Bolonha 1224 Nápoles

7 História 1834: NOVA FASE COM LEUVEN Fechada em 1797 Reaberta em 1834 > Critérios e cursos Filosofia Teologia Pensamento social

8 Outros nomes na Europa Alemanha: Von Ketteler, 1848 Irlanda: J. H. Newman, 1854 Paris Lille Lyon: Univ. Católica, 1875 =>1880, Instituto Católico => Hoje = Universidades Friburgo, Suíça, 1889

9 As UCs no Mundo 1888, inícios da PUC de Santiago, Chile 1889, Univ. Cat. da América, EUA 1913, Aurora, de Xangai 1920, Lublin, Polônia 1921, Sacro Cuore, de Milão 1923, Nimega, Holanda 1924, inícios da FIUC

10 Expansão no Brasil 1941, faculdades iniciais da PUC-Rio 1946, PUC-RIO 1946, PUC-SP 1948, UCRS, PUCRS, , UNICAP 1955, PUC-Campinas 1958, PUC-Minas : PUCPR, UCPEL, UNISINOS

11 Expansão no Brasil 1975, Santa Úrsula Posteriormente: expansão generalizada ABESC: 35 universidades e centros universitários, além das instituições isoladas ANEC: Associação Nacional de Educação Católica do Brasil

12 Momentos da PUCRS 1931 Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas 1940 Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras 1945 Escola de Serviço Social 1947 Faculdade de Direito 9 de novembro de 1948 UCRS 1º de novembro de 1950 Pontifícia UCRS

13 Memória PUCRS Armando Câmara Alberto Etges Ir. José Otão Irmão Liberato

14 UNIVERSIDADES? CATÓLICAS?

15 Ser universidade, o primeiro ideal da Universidade Católica

16 CONVERTER A IGREJA À CIÊNCIA!

17 2 PERGUNTAS SOBRE IDENTIDADE

18 TENSÃO Universidade Católica Sentido Gueto

19 2.1 Ser universidade Tipos Históricos Medieval Universitas magistrorum et scholarium

20 2.1 Ser universidade Tipos Históricos Modernos séc. XIX e XX (Drèze e Debelle) Napoleônica Alemã Inglesa Americana (Soviética) (A. Pérez Lindo) Latino-americanas Chinesas

21 2.1 Ser universidade Características Comuns Universalidade Comunidade Imunidade Liberdade acadêmica de pesquisa

22 2.2 Identidade Católica Concílio Vaticano II ( ): diálogo fé e ciência, formação qualificada e testemunho cristão em meio ao mundo; compreensão das relações Igreja-mundo, abertura ecumênica e espírito de diálogo. Medellín (1968): sem «catolicizar» a ciência, liberdade e respeito à pessoa, compromisso com o momento histórico e carências dos próprios países.

23 2.2 Identidade Católica Puebla (1979): harmonizar, da melhor maneira o nacional, o humano e o cristão. Ex corde ecclesiae. Constituição apostólica sobre as universidades católicas (1990). Santo Domingo (1992): diálogo entre o Evangelho e as culturas e a promoção humana. Aparecida (2007): Evangelho Pessoa humana Diálogo Doutrina Social e Moral Bioética.

24 2.2 Identidade Católica 1 Juridicamente: Instituição ou aprovação da Santa Sé, de uma Conferência Episcopal ou um bispo diocesano; A criação por iniciativa de institutos religiosos ou outras pessoas eclesiásticas ou leigas; Corpo docente qualificado, respeito à doutrina católica e pastoral universitária.

25 2.2 Identidade Católica 2 Teologicamente: Comunidade interna (universitas), amor ao saber e a alegria pela verdade, unindo a pesquisa e a fonte da verdade, Deus; Dedicação ao ser humano e à ecologia sob a luz da Revelação; Para a CNBB: 1) a inspiração em Jesus Cristo e fidelidade à Igreja; 2) ensino, pesquisa e extensão; 3) evangelização e formação integral dos membros; 4) e o serviço qualificado ao povo.

26 2.3 Autocompreensão LEUVEN Fundada em 1425, a Universidade Católica de Louvain é flamenga, católica e internacional. Na aquisição do conhecimento é guiada unicamente pelas exigências da metodologia de pesquisa e da deontologia. Aspira um lugar de excelência na Europa e no mundo. A transferência de conhecimento se dá por um ensino interdisciplinar de alta qualidade.

27 2.3 Autocompreensão Centro crítico de pensamento na comunidade católica Diálogo fé ciência e Igreja mundo Visão do ser humano e da sociedade axiologia, ética e religião desenvolvimentos científicos e tecnológicos mudanças sociais e culturais Atenção à dignidade pessoal Proteção dos fracos Justiça e à paz Clima de desenvolvimento religioso e humano

28 Sacro Cuore Milano «Comunidade acadêmica que contribui ao desenvolvimento dos estudos, da pesquisa científica e à preparação dos jovens à pesquisa, ao ensino e à profissões públicas, particulares e liberais [...] através da instrução superior adequada e uma educação informada pelos princípios do cristianismo, respeito à autonomia [...] do saber, e segundo uma concepção da ciência a serviço da pessoa humana e da convivência civil, em conformidade com os princípios da doutrina católica e em coerência com a natureza universal do catolicismo e com suas exigências específicas de liberdade» (Artigo 1 do estatuto).

29 2.3 Autocompreensão CATHOLIC UNIVERSITY OF AMERICA Comunidade de pesquisadores, para descobrir, preservar e compartilhar a verdade em todas as suas formas, com atenção particular às necessidades e oportunidades da nação. Como universidade, é essencialmente um centro livre e autônomo de estudo e uma agência para servir às necessidades da sociedade humana. Recebe a colaboração de todos os pesquisadores de boa vontade que, pelo estudo, querem contribuir para essas finalidades numa atmosfera competência acadêmica onde a liberdade é estimulada e onde a disciplina para a verdade é a verdade mesma.

30 2.3 Autocompreensão PUC-CHILE Missão: é uma comunidade que cultiva e compartilha com a sociedade um saber iluminado pela fé, para colocá-lo a serviço das pessoas e contribuir para a evangelização da cultura. Visão: quer colocar-se a serviço do progresso espiritual e material do país, educando seus estudantes para que sejam exemplos de vida intelectual e cristã, empreendedores, íntegros e solidários; gerando conhecimentos que permitam ao país prosperar num mundo onde o saber é a principal fonte de riqueza; e apresentando soluções para os problemas que afligem à sociedade chilena.

31 2.3 Autocompreensão Inaugurada em 1995 CORÉIA DO SUL Verdade, Amor e Serviço fundados no espírito católico Objetivos educacionais Formar profissionais competentes que respeitam as pessoas humanas; Formar pessoas qualificadas para a sociedade que vão contribuir para o progresso da cultura nacional; Formar pessoas de mentalidade aberta para a sociedade global que vão contribuir para o desenvolvimento pacífico da humanidade.

32 2.3 Autocompreensão OBJECTIVOS EDUCACIONAIS A busca da verdade universal A educação para o respeito pela vida humana A promoção do diálogo e encontro interdisciplinar O desenvolvimento da capacidade para integrar razão, fé e realidade A promoção de uma dedicação autônoma ao bem comum A formação de uma visão positiva da história com a qual seja possível encaminhar o futuro A habilidade para um sentido crítico construtivo e uma assimilação com discernimento das diversas culturas A promoção ao serviço dedicado à justiça e paz A educação para a preservação da natureza e do ambiente.

33 2.3 Autocompreensão CONGO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BUKAVU CRIADA EM 1989 Instituição da Igreja do Congo canonicamente estabelecida Objetivos da U.C.B: Organizar o ensino superior da ciência e da tecnologia, sob todas as suas formas Promover a intelligentia do Congo e o desenvolvimento sócio-econômico do país.

34 2.3 Autocompreensão Realizar a pesquisa científica e a publicação de estudos científicos em todos os assuntos. Instaurar a cooperação científica nacional e internacional visando assegurar o desenvolvimento científico adequado às necessidades e à cultura do povo congolês.

35 2.3 Autocompreensão De Paul University Guided by the university's 2018 strategic plan and its mission statement, the Office of Mission and Values collaborates with university departments and constituencies in ways that measurably enhance their understanding and support of DePaul University's distinctive Catholic, Vincentian, and urban identity. Together we provide the leadership that enables the university to achieve excellence in its educational mission, serve its diverse student body, and maximize its strategic capacities. As the premier international resource for Vincentian studies, the Office also serves a wide range of external constituencies who seek to deepen their engagement with Vincentian history, spirituality, and service.

36 É uma instituição de ensino superior, de pesquisa e de extensão, constituída por um conjunto de unidades (faculdades, institutos, etc.), que promove a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, a real CATÓLICA 2.3 Autocompreensão PUCRS MISSÃO A PUCRS, fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do cristianismo e na tradição educativa marista, tem por Missão produzir e difundir conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, visando ao desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna. O substantivo Universidade é acompanhado do adjetivo Católica, pelo qual a PUCRS assume o compromisso com a integração das diferentes áreas do conhecimento, o diálogo entre a fé e a razão, a preocupação ética e uma perspectiva teológica, numa relação estreita com a comunidade cristã e a Igreja Católica.

37 3 DESAFIOS ATUAIS

38 3.1 Recentes Assembléias da FIUC Universidade Católica frente aos desafios do século XXI Pedagogia universitária e formação integral Novas tecnologias e progresso da humanidade: compromisso e responsabilidade das UCs (2003)

39 3.2 Globalização ou mundialização: conferência de 2002 Fenômeno complexo Exige formação humana integral Espaço de intercâmbio Análise dos fenômenos em curso Exercício prático da gratuidade. Tema recorrente: UC e justiça social (2006)

40 3.2 Novas tecnologias e progresso da humanidade: compromisso e responsabilidade das Ucs 21ª Ass. Geral FIUC Novas Tecnologias: Da informação Da comunicação Da vida.

41 3.3 A Questão do Sentido Pós-modernidade Subjetividade Desconstrução Tentações: integrismo, fundamentalismo, fideísmo Missão: participar da busca

42 3.4 O Conhecimento do ser humano para o ser humano Não existe senão uma cultura: a do ser humano, que provém do ser humano e é para o ser humano (Ex corde ecclesiae); Atmosfera de respeito, confiança e amor, em que o e a estudante sejam o centro; Solidariedade com todos os oprimidos e os fracos.

43 3.4.1 Preparar para Lidar com seres humanos; Culturas distintas; Dar conta de situações limite (doença e morte inclusive); Sensibilidade ética; Competência na informação e MCS; Adaptabilidade; Formação permanente

44 3.4.2 O Pensamento Complexo A ciência em revolução Concomitância de culturas Realidade econômica Crise das lógicas e utopias Emergência de múltiplos sujeitos

45 Novo Paradigma Experiência de valores Aprendizagem da gratuidade Princípio da vida Preservação do humano Construção da paz Consciência e teconologia ecológica Abertura à transcendência

46 A Universidade Católica pode ter como seu grande objetivo hoje ser e formar lideranças abertas ao universal, isto é, ao novo que vem da outra pessoa, sobretudo, quando se trata de alguém em necessidade; isto implica também aceitar Jesus de Nazaré como expressão de humanidade verdadeira e princípio inspirador de vida; significa, em terceiro lugar, participar na busca de formas comunitárias de vida e convivência solidária, alegre, saudável, democrática, científica, livre, responsável, justa e pacífica.

47 Georgetown

48

49

50

51

52

UNIVERSIDADE CATÓLICA. Missão e Desafios

UNIVERSIDADE CATÓLICA. Missão e Desafios UNIVERSIDADE CATÓLICA Missão e Desafios Esquema Geral LEMBRANÇAS HISTÓRICAS DESAFIOS DA IDENTIDADE PERSPECTIVAS PARA MISSÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA Missão e Desafios Catholic University of Zambia Education,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.035, DE 19 DE AGOSTO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

Resenhas. Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXVI n. 1 jan-abr 2018 p

Resenhas. Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXVI n. 1 jan-abr 2018 p 199 200 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional 201 ISSN 0104-0073 eissn 2447-7443 DOI 10.25188/FLT-VoxScript(eISSN2447-7443)vXXVI.n1.p201-204.MAB Licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição

Leia mais

Saúde da Mulher. Fernanda Barboza

Saúde da Mulher. Fernanda Barboza Saúde da Mulher Fernanda Barboza Caderno de Atenção Básica n 26 Saúde Sexual e Reprodutiva Introdução e conceitos CAB 26 CAB 26 Direitos, saúde sexual e saúde reprodutiva: marcos legais e políticos; O

Leia mais

ESCLARECIMENTO E TRADIÇÃO: ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS

ESCLARECIMENTO E TRADIÇÃO: ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESCLARECIMENTO E TRADIÇÃO: ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS Cosmo Rafael Gonzatto 1 Resumo: Palavras chaves: Abstract: Keywords: Considerações iniciais Desde o seu surgimento, a

Leia mais

Iam Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi Formulário de inscrição

Iam Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi Formulário de inscrição Iam Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi Formulário de inscrição Preencha todas as informações solicitadas. Você poderá salvar as etapas do processo de inscrição a qualquer momento. Quando concluir o preenchimento

Leia mais

APROVADOS APRESENTAÇÃO ORAL

APROVADOS APRESENTAÇÃO ORAL APROVADOS APRESENTAÇÃO ORAL A AVALIAÇÃO DE INTERESSES PROFISSIONAIS (AIP) NO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A ESCOLHA DA CARREIRA NA ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Leia mais

ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013

ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 ASSOCIACAO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIAO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 GERAL DE ALUNOS 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO FREIRE RELATÓRIO GERAL

BIBLIOTECA PAULO FREIRE RELATÓRIO GERAL Feduc - Faculdade do Educador BIBLIOTECA PAULO FREIRE RELATÓRIO GERAL São Paulo Setembro 2017 Este documento descreve a Biblioteca Paulo Freire, referente ao espaço físico, acervo, recursos tecnológicos

Leia mais

EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: ANÁLISE DOS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTRODUÇÃO

EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: ANÁLISE DOS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTRODUÇÃO EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: ANÁLISE DOS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Adonias Soares da Silva Junior Universidade Federal de Rondônia- UNIR Anabela Aparecida Silva Barbosa

Leia mais

Missão. Objetivos Específicos

Missão. Objetivos Específicos CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária Missão O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnico científica nas áreas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ANA CAROLINA SANTOS DE LIMA O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA COMPREENSÃO DA PRÁTICA

Leia mais

Guia de Curso. Administração e Gestão Educacional. Mestrado em. Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância

Guia de Curso. Administração e Gestão Educacional. Mestrado em. Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta Sede R. da Escola Politécnica, 147 1269-001 Lisboa Coordenadora: Lídia Grave-Resendes Guia de Curso Vice-Coordenadora: Cláudia Neves Secretariado do Curso 7 Liberdade Almeida E-mail:

Leia mais

IV Simpósio de Pesquisa e Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS

IV Simpósio de Pesquisa e Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I, II, III e IV Mariana Figueiredo de Castro Pereira Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro Dados

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM (Nome do curso) Nome completo do estagiário (Iniciais maiúsculas)

CURSO TÉCNICO EM (Nome do curso) Nome completo do estagiário (Iniciais maiúsculas) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO IFMT PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI 1 Introdução/ Desenvolvimento Andrea Ruth Machado Silva 1 Ana Karolyne Nogueira de Sousa 2 Agenor Leandro de Sousa Filho 3 Maria Danyelly

Leia mais

Conferência internacional

Conferência internacional Conferência internacional Gestão da Informação dos Parlamentos em África: Desafios e oportunidades das TIC para consolidar a democracia e a governação parlamentar Nairobi 9-11 de Fevereiro de 2005 Senhor

Leia mais

BACHARELADO EM MODA HABILITAÇÃO EM DESIGN DE MODA

BACHARELADO EM MODA HABILITAÇÃO EM DESIGN DE MODA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE MODA BACHARELADO EM MODA HABILITAÇÃO EM DESIGN DE MODA Autores: Elen Makara Cristina Hammes Orientador: Professora Especialista Balbinette

Leia mais

CIRCUNFERÊNCIA: UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA

CIRCUNFERÊNCIA: UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CIRCUNFERÊNCIA: UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA Talita Ferreira da Silva Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP talitaferreira@outlook.com

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS GRANDES TEMAS DA ATUALIDADE. Aldino Graef

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS GRANDES TEMAS DA ATUALIDADE. Aldino Graef ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS GRANDES TEMAS DA ATUALIDADE Aldino Graef Painel 33/119 Taxonomia da Administração Pública Federal e o Anteprojeto de Lei de Organização Administrativa ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: OS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Engenharia de Produção currículo 1- Porto Alegre. O Diretor da, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS Dispõe sobre as ações que regulamenta a disciplina de Seminários Técnicos Científicos

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE Cooperação nacional e internacional no âmbito do ICICT: mapeamento visando institucionalização por CLAUDENICE CARVALHO GIRÃO GOMES

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas abril/2019

A participação da PUC-Rio em avaliações externas abril/2019 A participação da PUC-Rio em avaliações externas abril/2019 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

Regulamento Direção de Gestão em Educação e Intervenção Social (DGES) PREÂMBULO

Regulamento Direção de Gestão em Educação e Intervenção Social (DGES) PREÂMBULO Regulamento Direção de Gestão em Educação e Intervenção Social (DGES) PREÂMBULO Considerando-se as necessidades: (1) De concentrar tarefas que estão dispersas em vários setores da ESE Almeida Garrett no

Leia mais

2.ª EDIÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE DIRIGENTES

2.ª EDIÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE DIRIGENTES 2.ª EDIÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE DIRIGENTES DEFINIÇÃO DO CURSO A Portuguese Football School (PFS) faz parte da Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol onde fica

Leia mais

ESTATUTO. Título I - Dos Objetivos e Valores

ESTATUTO. Título I - Dos Objetivos e Valores ESTATUTO Título I - Dos Objetivos e Valores Art. 1º O Grupo de Debates e Oratória é uma Sociedade de Debates, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e rege-se pelo presente

Leia mais

Curso de Formação. Gestão do Tempo e do Stress (Data de início: 19/09/ Data de fim: 24/10/2014)

Curso de Formação. Gestão do Tempo e do Stress (Data de início: 19/09/ Data de fim: 24/10/2014) Curso de Formação Gestão do Tempo e do Stress (Data de início: 19/09/2014 - Data de fim: 24/10/2014) I - Autoavaliação (formandos) A- Motivação para a Frequência da Ação 1- Identifique, de 1 (mais importante)

Leia mais

SERÁ O FIM DA EJA EM CASTRO

SERÁ O FIM DA EJA EM CASTRO 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA SERÁ O FIM

Leia mais

Caritas Africa. Encontro de Bispos Presidente das Conferências Episcopais e da Caritas em África A NOVA LEGISLAÇÃO DA CARITAS INTERNATIONALIS

Caritas Africa. Encontro de Bispos Presidente das Conferências Episcopais e da Caritas em África A NOVA LEGISLAÇÃO DA CARITAS INTERNATIONALIS Caritas Africa Encontro de Bispos Presidente das Conferências Episcopais e da Caritas em África Kinshasa, República Democrática do Congo - 20-22 Novembro de 2012 A NOVA LEGISLAÇÃO DA CARITAS INTERNATIONALIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR 1. ESTADO CIVIL Nº % Nº % Classif. Índice 31687 96.59 4224 96.2 1572 23 13.33 1 Solteiro 563 1.72 88 2. 39 2 15.63 2 Casado 15.5 1.2 1 6.67 3 Viúvo 1.3 2.5 1 1 2. 4 Desquitado 12.37 18.41 3 1 15. 5 Divorciado

Leia mais

Ensaio aberto à comunidade e à comunicação social no dia 23 de março, pelas 15h00, no Auditório de Fontarcada

Ensaio aberto à comunidade e à comunicação social no dia 23 de março, pelas 15h00, no Auditório de Fontarcada (Família Gracindo) Ver aqui o vídeo promocional de "Canastrões" na Póvoa de Lanhoso Ver aqui o vídeo promocional de "Canastrões" Ensaio aberto à comunidade e à comunicação social no dia 23 de março, pelas

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DRE n 018/19

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DRE n 018/19 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DRE n 018/19 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSUDESTEMG

ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSUDESTEMG ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSUDESTEMG Frase Lei 11.788/2008 a Lei do Estágio Conceito: conforme art. 1º, Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.706, DE 7 DE ABRIL DE 2016 Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Conselho Federal Suíço

Leia mais

Um Credo Social para o século 21: a mais recente versão do Credo Social estadunidense como inspiração para a atualização do Credo Social brasileiro

Um Credo Social para o século 21: a mais recente versão do Credo Social estadunidense como inspiração para a atualização do Credo Social brasileiro Um Credo Social para o século 21: a mais recente versão do Credo Social estadunidense como inspiração para a atualização do Credo Social brasileiro A Social Creed for the XXI Century: the most recent version

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU EDITAL DRE n 059/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU EDITAL DRE n 059/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU EDITAL n 059/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

ATELI : MODIFICANDO CONCEITOS COMPORTAMENTAIS EM UMA AULA SOBRE A PROFISS O POLICIAL

ATELI : MODIFICANDO CONCEITOS COMPORTAMENTAIS EM UMA AULA SOBRE A PROFISS O POLICIAL ATELI : MODIFICANDO CONCEITOS COMPORTAMENTAIS EM UMA AULA SOBRE A PROFISS O POLICIAL Autora: Denise Machado Moraes Co-autora: Helena Ten Caten dos Santos Co-autora: Rosa Maria Bortolotti de Camargo Orientadora:

Leia mais

ELEMENTOS PARA UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL DA IGREJA CATÓLICA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS.

ELEMENTOS PARA UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL DA IGREJA CATÓLICA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. ELEMENTOS PARA UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL DA IGREJA CATÓLICA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. RIBEIRO, Valéria Pedrochi (PPH/LERR/UEM) ANDRADE, Solange Ramos de (DHI/UEM) Por meio desta comunicação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA E TUTORIA

EDITAL Nº 01/2019 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA E TUTORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS CONGONHAS DIRETORIA DE ENSINO Avenida Michael Pereira

Leia mais

Ano Letivo de 2013/2014

Ano Letivo de 2013/2014 Ano Letivo de 01/01 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina de MATEMÁTICA - 10º Ano Curso Profissional de Técnico de Comércio Turma K Lurdes Marques OBJECTIVOS GERAIS São finalidades da disciplina no ensino secundário:

Leia mais

A Tecnologia Mineral e os Mitos Tecnológicos

A Tecnologia Mineral e os Mitos Tecnológicos A Tecnologia Mineral e os Mitos Tecnológicos Artigo publicado no Site da Revista Minérios: (http://www.minerios.com.br) em 29.03.2005 A tecnologia mineral e os mitos tecnológicos Como explicar a baixa

Leia mais

JOVENS. E O MUNDO PROFISSIONAL Fevereiro 2017 // Preparado para ACEGE. Com o apoio:

JOVENS. E O MUNDO PROFISSIONAL Fevereiro 2017 // Preparado para ACEGE. Com o apoio: JOVENS E O MUNDO PROFISSIONAL Fevereiro 2017 // Preparado para ACEGE Com o apoio: Netsonda Full service. Full research. // Documento confidencial, não pode ser difundido sem autorização escrita. Slide

Leia mais

Projeto de Extensão Bulicomtu - Educação Popular e Promoção da Saúde

Projeto de Extensão Bulicomtu - Educação Popular e Promoção da Saúde Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Projeto de Extensão Bulicomtu - Educação Popular e Promoção da Saúde Área Temática de Desenvolvimento

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO N O 17/2006 A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande,

Leia mais

ESTATUTO. Título I - Dos Objetivos e Valores

ESTATUTO. Título I - Dos Objetivos e Valores ESTATUTO Título I - Dos Objetivos e Valores Art. 1º O Grupo de Debates e Oratória é uma Sociedade de Debates, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e rege-se pelo presente

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. ATIVIDADES 3. a. Atividades Informativas 3. b. Atividades Associativas 3. c. Atividades Internas da APEEAESEQ 3

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. ATIVIDADES 3. a. Atividades Informativas 3. b. Atividades Associativas 3. c. Atividades Internas da APEEAESEQ 3 ÍNDICE Pág. 1. INTRODUÇÃO 2 2. ATIVIDADES 3 a. Atividades Informativas 3 b. Atividades Associativas 3 c. Atividades Internas da 3 d. Atividades Financeiras 3 e. Atividades Cooperativas 4 f. Atividades

Leia mais

Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares. Paula Louzano Universidade de São Paulo

Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares. Paula Louzano Universidade de São Paulo Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares Paula Louzano Universidade de São Paulo CONSED, Florianópolis, 19/03/2015 Pesquisa Como diferentes países tratam a questão do currículo como política

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CARREIRA E CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE (PRODOC)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CARREIRA E CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE (PRODOC) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CARREIRA E CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE () DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento refere-se ao processo de formação e capacitação docente regulamentando a promoção

Leia mais

Introdução a Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Introdução a Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução a Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Desde os primórdios a comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana. Introdução As redes surgiram devido uma necessidade

Leia mais

SALA DE AULA E TECNOLOGIAS

SALA DE AULA E TECNOLOGIAS Apresentação As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas e universidades, fazendo com que professores e alunos ingressem no

Leia mais

PACTO GLOBAL. Relatório de Progresso 2008 LISTAS TELEFÓNICAS DE MOÇAMBIQUE,LDA

PACTO GLOBAL. Relatório de Progresso 2008 LISTAS TELEFÓNICAS DE MOÇAMBIQUE,LDA PACTO GLOBAL Relatório de Progresso 2008 LISTAS TELEFÓNICAS DE MOÇAMBIQUE,LDA Dezembro, 2008 STATEMENT Partilhar e recolher experiências, que nos permita utilizar as melhores praticas de Responsabilidade

Leia mais

Vivência de situação pedagógica em hospital escola: uma reflexão crítica

Vivência de situação pedagógica em hospital escola: uma reflexão crítica Vivência de situação pedagógica em hospital escola: uma reflexão crítica FABRICIA ADRIANA MAZZO NEVES 1 RESUMO Relatar a vivência de uma ação pedagógica voltada ao processo de sensibilização de servidores

Leia mais

Curso: Vínculos na aprendizagem Professor: Claudio Marques da Silva Neto. Maria da Graça Nicoletti Mizukami ENSINO: As abordagens do processo

Curso: Vínculos na aprendizagem Professor: Claudio Marques da Silva Neto. Maria da Graça Nicoletti Mizukami ENSINO: As abordagens do processo Curso: Vínculos na aprendizagem Professor: Claudio Marques da Silva Neto Maria da Graça Nicoletti Mizukami ENSINO: As abordagens do processo INTRODUÇÃO O Conhecimento humano, dependendo dos diferentes

Leia mais

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL N. 003/2011 PROJETO DE PESQUISA PIBIC/CNPQ/UNISALESIANO 2011/2012 A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA SAÚDE NA ESCOLA 1

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA SAÚDE NA ESCOLA 1 CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA SAÚDE NA ESCOLA 1 Tatiane Cristina Possel Greter 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências 2 Mestranda

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação O Programa Santander Universidades oferece 15 (quinze) bolsas de estudos para alunos de graduação da UFRGS estudarem durante

Leia mais

PROTESTANTES E CATÓLICOS NO BRASIL: ASPECTOS DE UM CONFLITO ( ) Elias Oliveira Pinheiro 1,3 ; André Luiz Caes 1,2. 1 Bolsista PBIC/UEG 2

PROTESTANTES E CATÓLICOS NO BRASIL: ASPECTOS DE UM CONFLITO ( ) Elias Oliveira Pinheiro 1,3 ; André Luiz Caes 1,2. 1 Bolsista PBIC/UEG 2 PROTESTANTES E CATÓLICOS NO BRASIL: ASPECTOS DE UM CONFLITO (1850-1900) Elias Oliveira Pinheiro 1,3 ; André Luiz Caes 1,2. 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisador - Orientador 3 Curso de História, Unidade Universitária

Leia mais

Em nome da FNE - organização que integra 10 sindicatos representativos de mais de trabalhadores da Educação neles filiados, de todos os

Em nome da FNE - organização que integra 10 sindicatos representativos de mais de trabalhadores da Educação neles filiados, de todos os Em nome da FNE - organização que integra 10 sindicatos representativos de mais de 30 000 trabalhadores da Educação neles filiados, de todos os setores e níveis de ensino, em todo o território nacional

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2017

CHAMADA PÚBLICA 2017 CHAMADA PÚBLICA 2017 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MONITORIA DE ENSAIOS CLÍNICOS Coordenação: Maria Hermoso Cristóbal Vice-coordenação: Karla Regina Gram dos Santos O Instituto Nacional de Infectologia Evandro

Leia mais

EDITAL Nº 05/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior

EDITAL Nº 05/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 05/2019 Seleção para bolsas

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DESTINADA À COMISSÃO CULT AS LÍNGUAS MINORITÁRIAS E A EDUCAÇÃO: MELHORES PRÁTICAS E DIFICULDADES

INVESTIGAÇÃO DESTINADA À COMISSÃO CULT AS LÍNGUAS MINORITÁRIAS E A EDUCAÇÃO: MELHORES PRÁTICAS E DIFICULDADES DIREÇÃO-GERAL DAS POLÍTICAS INTERNAS DEPARTAMENTO TEMÁTICO B: POLÍTICAS ESTRUTURAIS E DE COESÃO CULTURA E EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO DESTINADA À COMISSÃO CULT AS LÍNGUAS MINORITÁRIAS E A EDUCAÇÃO: MELHORES

Leia mais

CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES CHAPECOENSES RECUA 8,3 PONTOS EM MARÇO

CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES CHAPECOENSES RECUA 8,3 PONTOS EM MARÇO CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES CHAPECOENSES RECUA 8,3 PONTOS EM MARÇO O Confiança do Consumidor (ICC) calculado para o município de Chapecó-SC apresentou uma redução de 8,3 pontos para o mês de março. Neste

Leia mais

b) As finalidades e as linhas de orientação estratégica que conferem sentido e coerência a cada um dos cursos;

b) As finalidades e as linhas de orientação estratégica que conferem sentido e coerência a cada um dos cursos; AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE PORTALEGRE Conselho Pedagógico (sujeito a ratificação) 02 08 2016 3 Preâmbulo Tendo por base a Lei n.º 62/2007 de 10 de setembro

Leia mais

ALUNOS DO 6º ANO A CPC: CHEGOU A HORA DE ESTUDAR PARA OS TESTES! CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DA I UNIDADE

ALUNOS DO 6º ANO A CPC: CHEGOU A HORA DE ESTUDAR PARA OS TESTES! CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A 1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DA I UNIDADE ALUNOS DO 6º ANO A CPC: Nos dias 10 a (seg. a sex.) será a semana da nossa I VA da I unidade. Comunicamos que haverá aula normal após o intervalo. Contamos com os pais para o acompanhamento. Observem o

Leia mais

XXIV EXAME DE ORDEM. Direito Constitucional. Prof. ª Bruna Vieira

XXIV EXAME DE ORDEM. Direito Constitucional. Prof. ª Bruna Vieira XXIV EXAME DE ORDEM Direito Constitucional Prof. ª Bruna Vieira 1. Constituição: é a norma suprema de organização do Estado. 2. Supremacia constitucional 3. Relação de compatibilidade vertical 4. Estrutura

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PROJETOS E BOLSAS DE EXTENSÃO PIpBEX. Edital PROEXT Nº 47/ de Julho de 2017

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PROJETOS E BOLSAS DE EXTENSÃO PIpBEX. Edital PROEXT Nº 47/ de Julho de 2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PROJETOS E BOLSAS DE EXTENSÃO PIpBEX Edital PROEXT Nº 47/2017 26 de Julho de 2017 1. O Programa O Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (PIpBEX) fomenta o desenvolvimento

Leia mais

DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cintia Cavalcante Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas UEA: cintiafmf@hotmail.com Patrícia Lisboa de Aguiar Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADE

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADE REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADE Art. 1. O presente Regulamento estabelece as atribuições e orienta o funcionamento do Colegiado dos cursos

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL Nº 04/ SEMECT

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL Nº 04/ SEMECT SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL Nº 04/2016 - SEMECT SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA III FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NITERÓI 1.

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AGREGANDO SABARES E PRÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AGREGANDO SABARES E PRÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AGREGANDO SABARES E PRÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Darling Lira Pereira * - UFPB 1. INTRODUÇÃO Os problemas ambientais

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 238/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 238/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 238/2016 Fixa o Calendário Escolar dos cursos de Educação Básica e da Educação Profissional da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi da Universidade de Taubaté, para o ano letivo

Leia mais

EDITAL Nº 001 DE 02 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº 001 DE 02 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL Nº 001 DE 02 DE JANEIRO DE 2017 Dispõe sobre as inscrições para oferta de atividades culturais e científicas na II Semana de Extensão do IFMG Campus Sabará. A DIRETORA-GERAL PRO-TEMPORE SUBSTITUTA

Leia mais

EDITAL CAMPUS PORTO ALEGRE Nº 02, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA

EDITAL CAMPUS PORTO ALEGRE Nº 02, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA EDITAL CAMPUS PORTO ALEGRE Nº 02, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE

MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE TEMA: Partindo da minha realidade... Assessora: Irmã Carmen de Jesus Telles Missionária Claretiana ENTENDENDO MINHA HISTÓRIA... Quem não toma consciência de sua própria história,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Edital EE nº 10/2017 Abertura do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde) - Área de

Leia mais

CADASTRO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO E SEUS CURSOS

CADASTRO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO E SEUS CURSOS CARTA DE SERVIÇOS CADASTRO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO E SEUS CURSOS As instituições de ensino que ministram cursos regulares das áreas de agronomia, engenharia, geografia, geologia e meteorologia devem efetuar

Leia mais

Clipping IFRJ Março de 2011

Clipping IFRJ Março de 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Assessoria de Comunicação Clipping IFRJ Março de 2011 01/03

Leia mais

EDITAL Nº 18/2017 CURSOS FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) ANO 2017

EDITAL Nº 18/2017 CURSOS FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) ANO 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS IFNMG CAMPUS AVANÇADO JANAÚBA Avenida Brasil, nº 334

Leia mais

CAUSA DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS

CAUSA DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com CAUSA DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS São diversos fatores que fazem com que uma pessoa venha a fazer uso de drogas, Conheça abaixo alguns aspectos

Leia mais

REALIDADE AUMENTADA E CRIANÇAS: ESTUDO DE VIABILIDADE PARA O USO NO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG MUSEU VIRTUAL

REALIDADE AUMENTADA E CRIANÇAS: ESTUDO DE VIABILIDADE PARA O USO NO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG MUSEU VIRTUAL 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina Análise Aplicada do Comportamento Núcleo temático: Fundamentos Teóricos Código da Disciplina 0832416-6

Leia mais

EDITAL No. 07/2019 PROPG Programa de publicações Coleção PROPG Digital Selo Cultura Acadêmica

EDITAL No. 07/2019 PROPG Programa de publicações Coleção PROPG Digital Selo Cultura Acadêmica EDITAL No. 07/2019 PROPG Programa de publicações Coleção PROPG Digital Selo Cultura Acadêmica A. DO OBJETIVO A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) faz saber que, financiará de forma integral ou parcial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS EDITAL 2016/02 O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO O QUE

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS IESGF

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS IESGF INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS IESGF PROJETO PEDAGÓGICODO CURSO DE NUTRIÇÃO Modalidade Bacharelado 2017 1 ÍNDICE I. APRESENTAÇÃO... 4 1. Dados Institucionais... 4 1.1. Mantenedora...

Leia mais

UM NOVO CONCEITO DE ENSINO RELIGIOSO: para uma formação integral do educando Bruno Luciano de Paiva Silva 1

UM NOVO CONCEITO DE ENSINO RELIGIOSO: para uma formação integral do educando Bruno Luciano de Paiva Silva 1 UM NOVO CONCEITO DE ENSINO RELIGIOSO: para uma formação integral do educando Bruno Luciano de Paiva Silva 1 Resumo: O artigo propõe a superação da concepção tradicional do Ensino Religioso por uma nova

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO E PROPOSTA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET

FUNDAMENTAÇÃO E PROPOSTA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET FUNDAMENTAÇÃO E PROPOSTA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET Área temática: Educação Nome dos autores: Andreia de Jesus¹; Luiz A. P. Neves¹; Alexander R. Kutzke¹;

Leia mais

DIÁLOGO EURO- LA TINOAMERICANO SOBRE COHESIÓN SOCIAL Y POLÍTICAS PÚBLICAS LOCALES BOGOTÁ AGENDA 2012

DIÁLOGO EURO- LA TINOAMERICANO SOBRE COHESIÓN SOCIAL Y POLÍTICAS PÚBLICAS LOCALES BOGOTÁ AGENDA 2012 DIÁLOGO EURO- LA TINOAMERICANO SOBRE COHESIÓN SOCIAL Y POLÍTICAS PÚBLICAS LOCALES BOGOTÁ AGENDA 2012 AGENDA URBsociAL Bogotá 2012 URBsociAL, Diálogo Euro-Latino-Americano sobre Coesão Social e Políticas

Leia mais

REQUISITOS DO SUPERVISOR REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

REQUISITOS DO SUPERVISOR REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES VINCULADO AO PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS PIPGCF ASSOCIAÇÃO AMPLA UFSCar/UNESP O Programa Interinstitucional

Leia mais

UNESP - VESTIBULAR 2018

UNESP - VESTIBULAR 2018 UNESP - VESTIBULAR 18 Número de para convocação para segunda fase 0 Ciências Biológicas - Bacharelado - Vespertino/Noturno e Licenciatura - noturno 0 Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura -

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA 20ª TURMA

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA 20ª TURMA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S E L E Ç Ã O 2 0 1 8 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO

Leia mais

As diferentes fontes de evidência na produção científica em psicoterapia

As diferentes fontes de evidência na produção científica em psicoterapia As diferentes fontes de evidência na produção científica em psicoterapia Sonia Beatriz Meyer IPUSP PSC WORKSHOP - USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 6 de abril de 2011 sbmeyer@usp.br 1 O Workshop - USO DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016. Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior

CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016. Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016 Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior Objetivo Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento

Leia mais

ESTADO DO CONHECIMENTO DAS MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS: PERSPECTIVAS DA EJA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ESTADO DO CONHECIMENTO DAS MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS: PERSPECTIVAS DA EJA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 ESTADO DO CONHECIMENTO DAS MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS: PERSPECTIVAS DA EJA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Arlam Dielcio Pontes da Silva Universidade Federal

Leia mais

Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia de Carvalho. O diálogo intergeracional entre idosos e crianças: projeto Era uma vez... atividades intergeracionais

Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia de Carvalho. O diálogo intergeracional entre idosos e crianças: projeto Era uma vez... atividades intergeracionais Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia de Carvalho O diálogo intergeracional entre idosos e crianças: projeto Era uma vez... atividades intergeracionais Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa

Leia mais

Panorama da Participação Feminina em Competições de Programação Promovida por Instituição de Ensino Superior da Região Norte

Panorama da Participação Feminina em Competições de Programação Promovida por Instituição de Ensino Superior da Região Norte Panorama da Participação Feminina em Competições de Programação Promovida por Instituição de Ensino Superior da Região Norte Marcela Sávia Picanço Pessoa 1,2, Sérgio Cleger Tamayo 2, Eder Martins Franco

Leia mais

15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% Cumprimento dos conteúdos programáticos 15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% Opções de reportório 10% 10% 10%

15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% Cumprimento dos conteúdos programáticos 15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% 15% Opções de reportório 10% 10% 10% Escola de Música do Conservatório Nacional - Classes de Instrumento e Canto - Critérios de Avaliação Avaliação contínua PG PG PG Parâmetros a avaliar 1º g 2º g 3º g 4º g 5º g 6º g 7º g 8º g 2º (30%) 5º

Leia mais