ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS"

Transcrição

1 ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS

2 CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (que não sejam comento, água ou agregados) em quantidades inferiores a 5% da massa de cimento.

3 CONCEITUAÇÃO Definição: Função dos Aditivos Modificar ou melhorar a trabalhabilidade, a pega e o endurecimento, resistência às ações físicas, químicas ou mecânicas, etc. Obter regularidade na fabricação do concreto Ampliar o campo de aplicação do concreto Diminuir custos

4 CONCEITUAÇÃO Definição: AÇÃO FÍSICA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA CLASSIFICAÇÃO REDUTORES DE ÁGUA EXPANSORES EFEITO INCORPORADORES DE AR ETC...

5 CONCEITUAÇÃO Principais Tipos: Redutores de água. Incorporadores de ar. Retardadores de pega. Aceleradores de pega.

6 REDUTORES DE ÁGUA Definição: São produtos cuja função principal é produzir concretos com uma dada trabalhabilidade com menor relação água/cimento que outro concreto sem o aditivo. Caso seja mantida a relação água/cimento, haverá um aumento no abatimento.

7 REDUTORES DE ÁGUA Definição:

8 REDUTORES DE ÁGUA Definição: O uso destes aditivos pode produzir os seguintes efeitos: 1 Manter a trabalhabilidade, reduzindo a relação água/cimento com consequente aumento da resistência. 2 Aumentar a trabalhabilidade, sem reduzir a quantidade de água e mantendo a mesma resistência. 3 Reduzir a quantidade de cimento mantendo a trabalhabilidade e resistência.

9 REDUTORES DE ÁGUA Definição: Resistência > A Trabalhabilidade = B + cimento + cimento + água Resistência = A Trabalhabilidade >= B Referência Resistência = A Trabalhabilidade = B + aditivo - água Resistência >= A Trabalhabilidade = B Resistência = A - cimento - água Trabalhabilidade = B + aditivo + aditivo Resistência = A Trabalhabilidade >= B

10 REDUTORES DE ÁGUA Definição: Alguns destes aditivos possuem mais de uma função: 1 Redutores de água e aceleradores de pega. 2 Redutores de água e retardadores de pega. 3 Redutores de água com incorporadores de ar.

11 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Os Plastificantes são elaborados a partir de lignosulfonatos, ácidos hidro-carboxílicos ou polímeros hidroxilados. Melhoram a deformabilidade sob a influência de compactação, eliminando os flóculos formados pelas forças de atração de Van der Waals.

12 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: São produtos tensoativos que possuem uma extremidade hidrófoba e outra hidrófila. A parte hidrófila faz com que os grãos finos se afastem, pois as cargas são iguais, produzindo dispersão.

13 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Considera-se que os aditivos redutores de água operam por adsorção sobre os produtos de hidratação do C 3 A e C 3 S formando uma película de aditivo na interface água/cimento.

14 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Atuam nas seguintes propriedades: - maior resistência mecânica; - maior impermeabilidade e durabilidade; - minimização da retração, fissuramento e exsudação; - fácil adensamento e bombeamento.

15 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Aditivos em dosagens normais Média da redução de água (%) (a/c = 0,3 a 0,5) Lignosulfonato de sódio 10 Gluconato de sódio 16 Naftaleno sulfonado de sódio Polímero formaldeído Abatimento desejado (mm) 26 Redução na relação água/cimento (%)

16 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Método de colocação (0,225% lignosulfonato de cálcio) Relação água/cimento Abatimento (mm) Redução de água (%) Sem adição 0, Inicial (junto com a água) 0, ,8 Após 2 min de mistura 0, ,8 Após 2 min de mistura 0, ,6

17 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes:

18 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes:

19 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: São uma categoria especial de agentes redutores de água formulado a partir de materiais que permitem maiores reduções de água sem os efeitos colaterais de incorporação de ar ou retardo da pega.

20 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: Os Superplastificantes podem ser de dois tipos: - Tipo I produzidos a partir de naftalenos sulfonados, melamina formaldeídeos e resinas sintéticas; - Tipo II produzidos a partir de policarboxilatos.

21 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: Possuem as mesmas características dos plastificantes, porém de modo extremamente realçado. É possível produzir concretos auto-adensáveis. O aumento da resistência pode chegar a 40%.

22 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: Os superplastificantes diminuem a tensão de cisalhamento e a viscosidade plástica das pastas. Em altas dosagens, o sistema se aproxima de um fluido Newtoniano.

23 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: O tempo de atuação depende de diversos fatores, tais como tipo de superplastificante, cimento, finos, dosagem e forma de uso. Nos cimentos ricos em C 3 A a perda do slump é mais rápida.

24 Spread (cm) REDUTORES DE ÁGUA CP-II F A 3% CP-II F B 1% CP-IV A 3% CP-IV B 2% CP-V A 2,5% CP-V B 1% Time (min)

25 INCORPORADORES DE AR Definição: Os aditivos incorporadores de ar são materiais orgânicos, adicionados na água de amassamento do concreto, que promovem a entrada de uma quantidade controlada de ar, na forma de microbolhas, uniformemente dispersas na massa de concreto.

26 INCORPORADORES DE AR Definição: Produzem micro bolhas de ar, de 100 a 300mm, estáveis e elasticamente deformáveis. Estas bolhas possuem uma curva granulométrica contínua, permitem maior coesão entre os agregados e o cimento, evitam a segregação e a exsudação.

27 INCORPORADORES DE AR Tipos: A literatura descreve diversos tipos de surfactantes para compor as formulações dos aditivos incorporadores de ar. Os mais utilizados são: - Resinas de madeiras neutralizadas; - Ácidos gordurosos; - Alquil-aril sulfonato; - Alquil sulfonato; - Etoxilatos fenólicos.

28 INCORPORADORES DE AR Função: Fluidifica e plastifica o concreto devido à formação de bolhas de ar que se repelem por possuírem a mesma carga elétrica. Pode ser utilizado em concretos com baixo consumo de cimento. Tem a função principal de suprir a deficiência de finos.

29 INCORPORADORES DE AR Função: Os incorporadores de ar podem reduzir a relação água/cimento, que pode compensar a diminuição da resistência devido a maior quantidade de ar. É necessário controlar a quantidade de ar incorporado porque o excesso pode levar quedas de resistência expressivas.

30 INCORPORADORES DE AR Função: O volume de ar incorporado é influenciado por: - Quantidade de finos no traço acima de 300kg/m 3 a incorporação de ar é restrita por haver pouco espaço livre para a geração de bolhas. - proporção de água na mistura quanto mais seca for a mistura menor será a incorporação de ar.

31 RETARDADORES DE PEGA Definição: São produtos que retardam a osmose da água nos grãos de cimento, agindo por defloculação e adsorção. Têm a função de retardar a hidratação inicial dos grãos de cimento, em particular dos aluminatos, permitindo maior tempo de manuseio do concreto.

32 RETARDADORES DE PEGA Definição: Podem ser constituídos de carbohidratos (monossacarídeos, polissacarídeos, ácidos hidrocarboxílicos) e produtos inorgânicos (sais de chumbo, fosfoatos, boratos).

33 RETARDADORES DE PEGA Uso: Desenvolvem maior calor total de hidratação, porém dissipado de forma lenta, gradual e menos intensa. Exige melhor cura para evitar a secagem da mistura ainda não endurecida. O efeito da retardação cresce geometricamente com o aumento da dosagem.

34 RETARDADORES DE PEGA Uso: Superdosagens (1%) podem levar a uma retardação de pega de até alguns dias. O CP III e o CP IV necessitam menor proporção de aditivo para produzir o mesmo efeito no CP I, CP II e CP V, por possuirem menor quantidade de C 3 A.

35 ACELERADORES DE PEGA Definição: São produtos que aceleram os tempos de pega (início e fim) e o desenvolvimento de altas resistências à compressão nas idades iniciais. As matérias-primas mais utilizadas são o silicato, o carbonato e o aluminato de cálcio.

36 ACELERADORES DE PEGA Uso: Quanto maior for o consumo de cimento, maior será a eficiência do aditivo. Os cimentos CP II e CP V apresentam melhor desempenho quando utilizado aditivos à base de cloreto de cálcio, porém exigem cura cuidadosa porque desenvolvem grande calor de hidratação. Lembrando que é proibido o uso de aditivos à base de cloretos em estruturas de concreto armado ou protendido.

37 IMPERMEABILIZANTES Definição: São utilizados para evitar os danos causados pela penetração de águas de chuva, umidade do solo, infiltração e água sob pressão.

38 IMPERMEABILIZANTES Tipos: Existem três tipos: 1) Sais orgânicos que reagem com a cal livre do cimento formando sais de cálcio insolúveis. 2) Materiais hidrófugos que já se apresentam em sua forma final, não ocorrendo reações químicas. 3) Géis orgânicos ou inorgânicos à base de emulsão que aglutinam-se na presença de água reduzindo o tamanho dos poros capilares.

39 ADITIVOS

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Histórico Aditivos para argamassas e concretos Romanos e incas: albumina (sangue e clara de ovos); álcalis (cal); Brasil: óleo de baleia; gesso cru e cloreto de cálcio; Alemanha e França: graxa de cal.

Leia mais

TECNOLOGIA AVANÇADA DO CONCRETO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Aditivos. Prof. Wellington Mazer 01/01

TECNOLOGIA AVANÇADA DO CONCRETO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Aditivos. Prof. Wellington Mazer 01/01 Aditivos Conceituação São materiais adicionados ao concreto (que não sejam cimento, água ou agregados) em quantidades inferiores a 5% da massa de cimento. Conceituação Função dos Aditivos Modificar ou

Leia mais

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Materiais constituintes do Concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Aditivos para concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Rubens Curti, ABCP www.basf-cc.com.br www.sika.com.br Cement Concrete& Aggregates

Leia mais

ADITIVOS PARA CONCRETO

ADITIVOS PARA CONCRETO Materiais de Construção Civil II ADITIVOS PARA CONCRETO Professor: Yuri Cardoso Mendes 1 Introdução ADITIVO pode ser definido como um produto que não é indispensável na confecção do concreto, mas quando

Leia mais

Bibliografia recomendada

Bibliografia recomendada Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I CapituloS 4 E8 Bibliografia recomendada NEVILLE, A. M. Tecnologia do

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I

Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I ADITIVOS E ADIÇÕES F e i r a d e S a n t a n a, 2 0

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 02 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8 Sumário 1 Concreto como um Material Estrutural 1 O que é o concreto? 2 O bom concreto 3 Materiais compósitos 4 Papel das interfaces 5 Forma de abordagem do estudo do concreto 6 2 Cimento 8 Produção do

Leia mais

O que é Aditivo para Concreto

O que é Aditivo para Concreto O que é Aditivo para Concreto www.mvalin.com.br 1 DEFINIÇÃO: A NBR 11768 de Cimento Portland define os aditivos como produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam

Leia mais

Aditivos. Disciplina: Materiais de Construção Civil: Concreto. Curso: Engenharia Civil Período: Noturno Prof. Thiago Dias do Espírito Santo

Aditivos. Disciplina: Materiais de Construção Civil: Concreto. Curso: Engenharia Civil Período: Noturno Prof. Thiago Dias do Espírito Santo Unida Ensino 3: Aditivos Disciplina: Materiais Construção Civil: Concreto Curso: Engenharia Civil Período: Noturno 2016.2 Prof. Thiago Dias do Espírito Santo Definição e uso Produtos adicionados em pequenas

Leia mais

O que é Aditivo para Concreto

O que é Aditivo para Concreto 17/05/2015 O que é Aditivo para Concreto www.mvalin.com.br 1 17/05/2015 DEFINIÇÃO: A NBR 11768 de Cimento Portland define os aditivos como produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de

Leia mais

Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto

Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto 1 Universidade Federal do Paraná Integrantes: 1. Gustavo Batista Mohacsi; 2. Kauane Tavares; 3. Roberto Araújo

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER INSTRUÇÕES INICIAIS FORMA DE AVALIAÇÃO 2 Provas teoricas Dia 17/12/2013 Dia 18/03/2014 Praticas de Laboratório Nota

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,

Leia mais

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DIREÇÃO ASSISTENTE DE ENSINO - DAE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DIREÇÃO ASSISTENTE DE ENSINO - DAE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES-AULAS TEÓRICAS: CARGA HOR. CONTEÚDOS (25/07) (01/08) (08/08) (15/08) CONTEÚDOS PROGRAMATICOS 1. Preparo, recebimento, transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto. 1.1.

Leia mais

PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO

PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil Professora Moema Castro, MSc. CONCRETO FRESCO CONCRETO ENDURECIDO TECNOLOGIA

Leia mais

Poder de retenção de água / Exsudação

Poder de retenção de água / Exsudação Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa

Leia mais

ADVA. Folha de dados do produto. Descrição. Usos. Benefícios. Modo de utilização. Compatibilidade. Aditivo superplastificante (SP II) para concreto

ADVA. Folha de dados do produto. Descrição. Usos. Benefícios. Modo de utilização. Compatibilidade. Aditivo superplastificante (SP II) para concreto Aditivo superplastificante (SP II) para concreto Descrição é um aditivo superplastificante base policarboxilatos para concreto com alto poder de redução de água desenvolvido para fornecer excelente abatimento

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Definições Macroestrutura: Estruturas visíveis à vista humana; Olho humano 1/5 de milésimo (200µm).

Leia mais

MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional.

MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional. MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional. DESCRIÇÃO DO PRODUTO MASTERMIX 397 N é um aditivo para concreto, líquido, pronto para o uso e livre de cloretos. MASTERMIX 397 N possui, em sua composição,

Leia mais

Aditivos para concreto em Pisos industriais. Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2

Aditivos para concreto em Pisos industriais. Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2 Aditivos para concreto em Pisos industriais Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2 Rafael Bitencourt Arquiteto e Urbanista, Esp. Coordenador Técnico Regional Sika Brasil Especialista em Patologia nas

Leia mais

Mercado. Concreteiras. Pré-moldados. Infraestrutura

Mercado. Concreteiras. Pré-moldados. Infraestrutura Mercado Concreteiras O concreto dosado em central executado pelas empresas prestadoras de serviços de concretagem, concreteiras, se caracteriza pela sua segurança, praticidade, versatilidade e economia;

Leia mais

Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO

Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO BLOK. PARA QUALQUER DESAFIO. Solidez é palavra-chave em qualquer construção. Na construção civil ou na construção de um relacionamento,

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO. DOSAGEM é o proporcionamento adequado. e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos

DOSAGEM DE CONCRETO. DOSAGEM é o proporcionamento adequado. e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos DOSAGEM DE CONCRETO DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos 2 1 DOSAGEM Ingredientes Execução 3 MATERIAIS CONSTITUINTES ou a receita

Leia mais

Apresentação. Estrutura

Apresentação. Estrutura Apresentação A MATCHEM é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de soluções inteligentes e produtos de qualidade para a indústria do concreto. Atuando no mercado de aditivos para concreto desde

Leia mais

Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Concreto nas primeiras idades Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Propriedades do concreto fresco Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Mehta e Monteiro, 2010 Degussa, 2000 3/38 Importância As primeiras 48h são

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 01 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 04 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

DOSAGEM DEFINIÇÃO. DOSAGEM é o proporcionamento. adequado e mais econômico de. materiais: cimento, água, agregados, adições e.

DOSAGEM DEFINIÇÃO. DOSAGEM é o proporcionamento. adequado e mais econômico de. materiais: cimento, água, agregados, adições e. DOSAGEM DO CONCRETO DOSAGEM DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos DOSAGEM Ingredientes Execução DOSAGEM REQUISITOS

Leia mais

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO O concreto, de emprego usual nas estruturas, são constituídos de quatro materiais: 1. Cimento Portland 2. Água 3. Agregado fino 4. Agregado graúdo O cimento e a água

Leia mais

Bibliografia recomendada

Bibliografia recomendada Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Anápolis, 2017/1. Capitulo 5 Bibliografia

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

CASE: Concreto com Sílica Ativa e Aditiva Polifuncional Estação de Tratamento de Esgoto, Palmas-TO.

CASE: Concreto com Sílica Ativa e Aditiva Polifuncional Estação de Tratamento de Esgoto, Palmas-TO. Obra: ETE Estação de Tratamento de Esgoto de Palmas-TO Data: Março /2011. Localização: Vila União Palmas-TO. Especificação Técnica: Impercia Palmas Atacadista Fiscalização: SANEATINS Companhia de Saneamento

Leia mais

Concreto endurecido. Concreto fresco. Como se decide qual é o concreto necessário para uma utilização especifica?

Concreto endurecido. Concreto fresco. Como se decide qual é o concreto necessário para uma utilização especifica? MATERIAL DE APOIO PONTO 06 DOSAGEM DE ESTRUTURAL NEVILLE, A. M. TECNOLOGIA DO / A. M. NEVILLE, J. J. BROOKS; TRADUÇÃO: RUY ALBERTO CREMONINI. 2ª ED. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2013. TARTUCI, R. PRINCÍPIOS

Leia mais

CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA

CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA Aditivo impermeabilizante, multifuncional, em pó de nova geração para concreto de alta durabilidade. UN SUCESSO RECENTE Aditivo impermeabilizante de nova geração. FUNCIONALIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER Concretos Auto-Adensável Definição É o concreto capaz de fuir dentro das fôrmas, passando pelas armaduras sem que

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP Definição: DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos. Definição: Segundo a NBR 12.655 existem

Leia mais

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Obtido pela mistura de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Em algumas situações podem ser adicionados aditivos para o

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.   website: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,

Leia mais

TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO CEULP/ULBRA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO Prof. Fábio Henrique de Melo Ribeiro, MSc. Eng. Civil e Eng. Seg. Trab. CAR X CAD CONCEITOS CAD - concreto de alto

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência

Leia mais

A ÁGUA NO CONCRETO. Beatriz Michels Danúbia Carol Jennifer Witt Juliana Gregatti Mariane Da Rosa

A ÁGUA NO CONCRETO. Beatriz Michels Danúbia Carol Jennifer Witt Juliana Gregatti Mariane Da Rosa A ÁGUA NO CONCRETO Beatriz Michels Danúbia Carol Jennifer Witt Juliana Gregatti Mariane Da Rosa QUALIDADE DA ÁGUA NO CONCRETO O consumo de água em edificações se situa entre 0,4 e 0,7m³/m²; Para confecção

Leia mais

Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes retardadores

Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes retardadores 1 Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes Rodrigo Jaber rodrigojaber@hotmail.com Curso de Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção Instituto

Leia mais

USO DO LINEAR ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO COMO ADITIVO INCORPORADOR DE AR

USO DO LINEAR ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO COMO ADITIVO INCORPORADOR DE AR 533 USO DO LINEAR ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO COMO ADITIVO INCORPORADOR DE AR Letícia Matias Martins 2, Júlia Castro Mendes 3, Rômulo Ulysses Vieira Rodrigues 4 Resumo: Os aditivos que antes não

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO Profª. Dr a. Marienne R. M. M. da Costa Departamento de Construção Civil - UFPR/BRASIL Alécio Júnior

Leia mais

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas Concreto Obtido pela mistura de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Em algumas situações podem ser adicionados aditivos para

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Materiais adotados nas camadas do pavimento anaelza00@hotmail.com Aula Passada Histórico Definições Esforços no Pavimento Seção Tipo 2

Leia mais

5. ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS / AGREGADOS

5. ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS / AGREGADOS 5. ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS / AGREGADOS 5.1 INTRODUÇÃO 5.1.1 ESTABILIZAÇÃO - Utilização de qualquer processo de natureza física, físico-química, química ou mecânica (natural ou artificial). - Alterar propriedades

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DIREÇÃO ASSISTENTE DE ENSINO - DAE

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DIREÇÃO ASSISTENTE DE ENSINO - DAE DEPARTAMENTO: Engenharia Civil PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Materiais de Construção 2001 SIGLA: MCC2001 CARGA HORÁRIA TOTAL: 54 TEORIA: 36 PRÁTICA: 18 CURSO(S): Engenharia Civil SEMESTRE/ANO: 2014/1 PRÉ-REQUISITOS:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITARIO DE SINOP MT FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITARIO DE SINOP MT FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITARIO DE SINOP MT FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DOGLAS HENRIQUE FANK HUGO MANFRINATO FILHO JULIANE SOARES ANCEL

Leia mais

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana ARGAMASSAS Prof. Amison de Santana Argamassas - conceito - São materiais de construção constituídos por uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água; - São utilizadas no assentamento

Leia mais

Estabilização de Solos. Americas South Paving Products

Estabilização de Solos. Americas South Paving Products Estabilização de Solos Agenda: 1. Discutir e explicar conceitos básicos de reciclagem de solos 2. Discutir e explicar conceitos básicos de estabilização de solos 3. Discutir e explicar os procedimentos

Leia mais

24/11/2016 RESISTÊNCIA DOS CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO INTRODUÇÃO

24/11/2016 RESISTÊNCIA DOS CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO INTRODUÇÃO RESISTÊNCIA DOS CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO INTRODUÇÃO Engenheiros sempre buscaram tornar suas estruturas mais eficientes, deixando-as mais leves, resistentes e duráveis. Um produto que está trazendo

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA REDUÇÃO DA PERMEABILIDADE DO CONCRETO ATRAVÉS DA ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE TRAÇOS

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA REDUÇÃO DA PERMEABILIDADE DO CONCRETO ATRAVÉS DA ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE TRAÇOS TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA REDUÇÃO DA PERMEABILIDADE DO CONCRETO ATRAVÉS DA ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE TRAÇOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

BETÃO DE RETRACÇÃO COMPENSADA

BETÃO DE RETRACÇÃO COMPENSADA BETÃO DE RETRACÇÃO COMPENSADA 1. Introdução O betão de retracção compensada é usado para minimizar a fissuração devida à retracção do betão excluindo-se a retracção plástica havida antes do início de presa.

Leia mais

Diretrizes Tecnológicas dos Concretos

Diretrizes Tecnológicas dos Concretos 5 Diretrizes Tecnológicas dos Concretos Índice 5.1 Principais evidências de possíveis patologias do concreto na execução da estaca 5.1.1 No estado fresco do concreto 5.1.2 No estado endurecido do concreto

Leia mais

ADIMENT SUPER. Como plastificante, realizar primeiramente uma pré-mistura do cimento e dos

ADIMENT SUPER. Como plastificante, realizar primeiramente uma pré-mistura do cimento e dos Produto ADIMENT SUPER proporciona uma alta dispersão entre agregados e cimento, permitindo grande redução da água de amassamento. Proporciona concreto com ótimas características, como alta resistência

Leia mais

CHIMICA EDILE DO BRASIL. apresenta: DRY D1 NG. Aditivo/adição para a embalagem de concretos com maior durabilidade

CHIMICA EDILE DO BRASIL. apresenta: DRY D1 NG. Aditivo/adição para a embalagem de concretos com maior durabilidade & CHIMICA EDILE DO BRASIL apresenta: DRY D1 NG Aditivo/adição para a embalagem de concretos com maior durabilidade Concreto com ação "compactante" para maior durabilidade dos mesmos de acordo com normas

Leia mais

Argamassa TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016

Argamassa TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 Definições Pastas Resulta das reações químicas do cimento com a água. Quando há água em excesso, denomina-se nata. Argamassa São misturas

Leia mais

Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Argamassas no estado seco e fresco Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.1 Conceitos Básicos: Argamassa é um material composto,

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT Definição: O concreto no estado fresco é caracterizado como o material recém-misturado, sendo que o mesmo apresenta-se no estado plástico, ou seja, ainda com a capacidade

Leia mais

MÓDULO 2 PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO

MÓDULO 2 PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO MÓDULO 2 PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO Eng Rubens Curti COMPORTAMENTO FÍSICO!No estado fresco inicial! Suspensão de partículas diversas pasta de cimento agregados aditivos ou adições! Endurecimento

Leia mais

Hidratação do Cimento

Hidratação do Cimento Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Hidratação do Cimento Prof. Mayara Moraes Custódio Pega x Endurecimento Pega: período de fenômenos químicos em que ocorrem desprendimento de calor

Leia mais

NBR (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland

NBR (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland NBR 11768 (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis dos materiais a serem utilizados como aditivos para concreto de cimento Portland, de acordo com

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ADITIVOS PARA O CONCRETO 1) Definição : NBR 11768 (EB-1763/92) - Aditivos para concreto de Cimento Portland. Produtos que adicionados em pequena quantidade a concreto de Cimento Portland modificam algumas

Leia mais

PATOLOGIAS DO CONCRETO

PATOLOGIAS DO CONCRETO Tecnologia da Construção I PATOLOGIAS DO CONCRETO Docente: Thalita Lima Email:thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Maio - 2017 Corrosão de Armaduras Corrosão de Armaduras É o processo de enfraquecimento

Leia mais

Desempenho comparativo de aditivos redutores de água plastificantes e superplastificantes na produção de concreto

Desempenho comparativo de aditivos redutores de água plastificantes e superplastificantes na produção de concreto 1 Desempenho comparativo de aditivos redutores de água plastificantes e superplastificantes na produção de concreto RESUMO Os aditivos redutores de água para concreto são dispersantes de alta eficiência

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção Vigência: a partir de 2017/1 Período letivo: 1º ano Carga horária total: 90 h Código: PF.EC.004 Ementa: Estudo das propriedades físicas dos materiais de

Leia mais

DECIV EM - UFOP Aula 07 Concreto Tipos de concretos. Propriedades e Aplicações

DECIV EM - UFOP Aula 07 Concreto Tipos de concretos. Propriedades e Aplicações MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DECIV EM - UFOP Aula 07 Concreto Tipos de concretos. Propriedades e Aplicações PROPRIEDADES CONCRETO FRESCO Trabalhabilidade} Fluidez e Coesão Exsudação CONCRETO ENDURECIDO Massa

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS

TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS Renato Vitti Coordenador Técnico DTM.. Somos parte do Grupo Votorantim Um dos maiores grupos de negócios do Brasil VID - Votorantim Industrial VF - Votorantim Finanças

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto FAZGRAUTH VEDACIT é um plastificante com alto poder de redução de água, especialmente formulado para execução de concreto e graute em obra. Permite grande plasticidade e baixa relação água-cimento,

Leia mais

HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura

HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS HIDRATAÇÃO Hidratação e microestrutura Cimento endurecimento lento Principalmente por causa da belite Por isso, NUNCA se considera que as reacções se completaram, mas sim que

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo.

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. 1 ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4.

Leia mais

Aditivos para concreto

Aditivos para concreto ARTIGO ORIGINAL DUQUE, Elisandro Pinheiro [1] Aditivos para concreto DUQUE, Elisandro Pinheiro. Aditivos para concreto. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol.

Leia mais

Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005

Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005 Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda Lisboa, 24 de Novembro 25 1.Introdução (Objectivos) Influência da adição de vermiculite expandida e perlite nas propriedades

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV361 Materiais de Construção Civil II

Programa Analítico de Disciplina CIV361 Materiais de Construção Civil II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer

Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Sílica Ativa e Cinza Volante Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Materiais Pozolânicos Material Pozolânico: São materiais silicosos ou silico-aluminosos, finamente divididos que, na presença de água,

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto ADIMENT PREMIUM proporciona ao concreto uma altíssima dispersão entre agregados e cimento, permitindo uma enorme redução da água de amassamento. Proporciona ótimas características, como altíssima

Leia mais

Novo Aditivo Incorporador de Ar Biodegradável de Alta Performance Concepção e Objetivos

Novo Aditivo Incorporador de Ar Biodegradável de Alta Performance Concepção e Objetivos 1 Novo Aditivo Incorporador de Ar Biodegradável de Alta Performance Concepção e Objetivos Aditivo é qualquer material (excetuando-se água, agregados, cimento ou fibras) adicionado à matriz cimentícia antes

Leia mais

24/11/2016. Principais Tipos de Retração no Concreto: Propriedades e medidas para evitar o desenvolvimento O QUE É RETRAÇÃO?

24/11/2016. Principais Tipos de Retração no Concreto: Propriedades e medidas para evitar o desenvolvimento O QUE É RETRAÇÃO? Principais Tipos de Retração no Concreto: Propriedades e medidas para evitar o desenvolvimento Ricardo Pessoa Kotzias - GRR20156345 Henrique Vieira De Col - GRR20159588 Hélio Sabino Deitos Filho - GRR20158845

Leia mais

4 Desenvolvimento Experimental

4 Desenvolvimento Experimental 4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).

Leia mais

matriais Os aditivos são usados para aumentar a coesão da mistura ainda fresca. 6) Aço: de acordo com as especificações brasileiras.

matriais Os aditivos são usados para aumentar a coesão da mistura ainda fresca. 6) Aço: de acordo com as especificações brasileiras. matriais 5) Aditivos: de acordo com as especificações brasileiras. Nas argamassas industrializadas a cal é substituída por aditivos, plastificantes ou incorporadores de ar. Os aditivos são usados para

Leia mais

ANÁLISE DO AÇÚCAR COMO RETARDADOR DE PEGA QUANDO ADICIONADO NA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO RESUMO

ANÁLISE DO AÇÚCAR COMO RETARDADOR DE PEGA QUANDO ADICIONADO NA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO RESUMO 95 ANÁLISE DO AÇÚCAR COMO RETARDADOR DE PEGA QUANDO ADICIONADO NA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO RESUMO Elizandra Rodrigues De Souza 1 Poliana Bellei 2 Este trabalho tem como objetivo principal analisar o potencial

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais ASTM C125 Aditivos/adições (Admixtures): Qualquer

Leia mais

INFUÊNCIA DOS ENDURECEDORES DE SUPERFÍCIE SOBRE A RESISTÊNCIA AO DESGASTE POR ABRASÃO

INFUÊNCIA DOS ENDURECEDORES DE SUPERFÍCIE SOBRE A RESISTÊNCIA AO DESGASTE POR ABRASÃO INFUÊNCIA DOS ENDURECEDORES DE SUPERFÍCIE SOBRE A RESISTÊNCIA AO DESGASTE POR ABRASÃO AUTORES : Eng. Roberto J. Falcão Bauer (1) (Diretor Técnico) Eng. Vladimir Antonio Paulon (2) (Prof. Titular) Engº

Leia mais

LIGANTES E CALDAS BETÃO

LIGANTES E CALDAS BETÃO LIGANTES E CALDAS BETÃO Mistura fabricada in situ constituída por: ligante hidráulico (cimento) agregados grosso (brita ou godo) fino (areia) água [adjuvantes] [adições] Controlo de qualidade na obra Qualidade

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DEFINIÇÃO A Resistência à Compressão Uniaxial é a principal característica do concreto especificada em projeto, por ser simples de se efetuar o ensaio e

Leia mais

DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland

DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland MATERIAIS DE CONSTRUÇAO DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland Cimento Portland Cimento Portland 3 Cimento Portland Aglomerante hidráulico produzido a partir da moagem do clínquer constituído por

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal Materiais de Construção Civil Aula 06 Aglomerantes e Cal Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união

Leia mais

DISCUSSÃO ATUAL NÃO CONFORMIDADE DO CONCRETO

DISCUSSÃO ATUAL NÃO CONFORMIDADE DO CONCRETO DISCUSSÃO ATUAL NÃO CONFORMIDADE DO CONCRETO Concretos fornecidos podem não estar atingindo a resistência à compressão pedida nos projetos estruturais. Polêmica envolve construtores, concreteiras, projetistas

Leia mais

ANÁLISE DE CARBONATAÇÃO E CORROSÃO DE AÇO EM CONCRETO AUTOADENSÁVEL

ANÁLISE DE CARBONATAÇÃO E CORROSÃO DE AÇO EM CONCRETO AUTOADENSÁVEL ANÁLISE DE CARBONATAÇÃO E CORROSÃO DE AÇO EM CONCRETO AUTOADENSÁVEL CARBONATION AND STEEL CORROSION ANALYSIS IN SELF- COMPACTING CONCRETE BARROS, Pedro G. dos S.; GOMES, Paulo C. C.; UCHOA, Silvia B. B.

Leia mais

Propriedades da água

Propriedades da água Disciplina: TC 030 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Propriedades da água NAYARA S. KLEIN nayaraklein@gmail.com Curitiba PR, 08 de agosto de 2016. Introdução Água: Fluido transparente que forma o mundo: lagos,

Leia mais