Crackeando (na marra) o Intranet Sleuthhound Pro 1.4 (rev 1.1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Crackeando (na marra) o Intranet Sleuthhound Pro 1.4 (rev 1.1)"

Transcrição

1 Crackeando (na marra) o Intranet Sleuthhound Pro 1.4 (rev 1.1) por n2u, em 21/9/2007 Olá! Primeiramente, para quem não conhece o software que dá nome ao título, o mesmo serve para criar zonas de busca em seu computador, que poderão ser acessadas via interface web. Tipo um mini google em sua rede, para localizar texto no conteúdo ou no nome dos arquivos compartilhados. Softwares deste tipo geralmente são instalados em servidores de arquivos. Esse tutorial é na marra porque tal software mantém um menu para registro desabilitado. Eu até tentei por lá, habilitei, gerei serial com a ajuda do Dark Link (obrigado brother) mas o software não registrava. Parece que a rotina de registro efetivo foi realmente removida. Então, vamos na mão e no soco! Informações sobre a vítima Nome: Instranet Sleuthhound Pro. Versão: (trial). Desenvolvedor: isleuthhound Technologies ( Plataforma: Windows 2000/XP/2003. Proteção: tem limitações de uso: somente podem ser criadas até 2 zonas de pesquisa sendo cada uma delas com no máximo 5000 arquivos e o número de licenças de clientes para usar a aplicação simultâneamente é fixado em 10. Além disso, só pode ser usado por 30 dias. Packer: UPX. Ferramentas utilizadas todas disponíveis em UPX 1.24 RDG Packer Detector 0.65 OllyDbg ExeCryptor Edition IDA Pro 5.0 Vamos começar! Ao instalar o programa e rodar, vamos no menu Help > About e vemos que o software nos diz as limitações: Na minha máquina mostra que vai expirar em 3 dias porque eu já tinha instalado o software a algum tempo mas na primeira vez, ele exibe 30 dias. Essa é a primeira limitação que teremos que quebrar. Mas antes vamos analisar o executável (não feche o software, só minimize o).

2 1. Identificando o packer e o compilador utilizado na vítima 1.1 Abra o arquivo ISleuth.exe no RDG Packer Detector e clique em Detectar. Como podemos ver, está packeado com o UPX. 1.2 Ainda no RDG, clique no botão número 5 e escolha Compiler detector. Agora localize o processo isleuth.exe e clique em Detectar. Vemos que foi detecado Visual C mas não confie de cara, porque o arquivo está unpackado e depois do unpacking outro compilador pode ser detectado. Está claro que devemos unpackar primeiro (retirar o UPX). Neste caso, está sendo utilizada a versão original do UPX, sem alterações, então podemos unpackar com o próprio UPX. Segue abaixo.

3 2. Removendo o UPX (unpackando) Antes de tudo, faça um backup do arquivo ISleuth.exe. Depois disso, copie o executável do UPX (upx.exe) para o diretório onde o Intranet Isleuthhound foi instalado, abra tal diretório no console do DOS e comande upx d isleuth.exe, como sugere a imagem abaixo. Se der tudo certo, a mensagem Unpacked 1 file aparecerá. Agora o arquivo Isleuth.exe está unpackado. Você pode conferir abrindo o no RDG novamente: Como disse no passo 1.2, o compilador mudou. Agora acusa Borland C++. De qualquer forma, sabemos que foi escrito em C++. Mas veja que não há mais assinatura do packer UPX. Podemos seguir com o cracking.

4 3. Removendo o limite de 30 dias Para vermos o que acontece quando passam se 30 dias, adiante a data do Windows para um mês à frente antes de continuar. 3.1 Abra o arquivo ISleuth.exe no Olly e mande rodar (F9). Recebemos a mensagem de que o período de teste do programa acabou e precisamos obter a cópia completa. A partir daí, tudo o que tentarmos fazer dentro do software resultará nesta mesma mensagem, ou seja, o software praticamente pára de funcionar. 3.2 Vamos procurar pela mensagem apresentada. Volte ao Olly, clique com o botão direito no disasm e escolhar Search for > All referenced text strings. Na janela de strings que abrir, clique com o botão direito e escolha Search for. Agora digite trial, desmarcamos a caixa Case sensitive e marcamos Entire scope e damos OK. Caíremos numa mensagem bem suspeita: 3.3 Dê dois cliques na linha marcada em amarela e caíremos aqui:

5 3.4 Se analisarmos bem os saltos, vemos que lá em cima (role pra cima) tem um salto incondicional que sairia de toda essa rotina de geração da mensagem. Este salto é o JMP em A, que leva ao RETN, que é a saída da CALL. Mas para que ele seja executado, precisamos alterar o salto acima dele, no endereço C. Pois este último, se saltado, pula nosso querido JMP e continua a rotina que nos vai gerar a mensagem. Pois bem, vamos alterá lo para NOP (No Operation): clique com o botão direito do mouse em cima da linha C e escolha Binary > Fill with nops. Isto fará com que o salto em A seja executado e a execução do programa pule para que chega ao fim da CALL. Agora reinicie o programa (CTRL+F2), depois aperte CTRL+P e depois a barra de espaços (isso é para reativar nossa alteração de JE pra NOP) e rode o programa. Pronto. A mensagem de fim de período de utilização já era!

6 4. Removendo o limite máximo de 2 zonas de pesquisa Se tentarmos criar a terceira zona de pesquisa (não vou explicar como se cria as zonas no programa isso faz parte do software, além de ser muito intuitivo), receberemos a mensagem: APIs. Não adianta procurar pelo texto desta mensagem pois não vamos achar. Então vamos partir para as 4.1 Dê OK nesta tela, volte ao Olly e coloque um BP na API ShowWindow (basta digitar na command bar: BP ShowWindow) e rode. Agora aperte ALT+F9 para executar até sair da chamada da API. Bom, temos um problema porque são muitas, mas muitas CALLs que estamos dentro. Então, é interessante tentarmos localizar o endereço de onde começa o evento click do botão Next que apertamos e a bad_message apareceu. Existem várias maneiras. Eu usei o IDA.

7 4.2 Abra o executável no IDA e espere a análise terminar (marque a caixa Analysys e siga clicando Next ). Navegando pela janela Names eu achei uma string TFWSelectbbNextClick. Esse pode ser nosso evento do botão Next da janela de criação de zonas. Se dermos dois cliques nessa string, veremos o código diassemblado: O procedimento começa em 00455E34. Então voltemos ao Olly e coloquemos um BP neste endereço pra ver se é realmente ali que vai parar quando clicarmos no botão Next. Na mosca! Este é o início do procedimento do botão Next! Fora de todas aquelas CALLs fica bem mais fácil. Não feche o IDA, vamos usá lo novamente no item 6.

8 4.3 Agora voltemos ao Olly e vamos debugando com F8. Percebemos que quando passa da CALL em 00455F68, a janela de erro se cria (ainda vazia sem texto). Chegamos então à conclusão de que é lá que é feita a verificação para ver se já existem duas zonas. 4.4 Temos algumas opções, uma delas é entrar na CALL e ver onde está a comparação e a outra é simplesmente NOPar toda a CALL. Vamos na segunda opção! Faça o processo descrito no item 3.4 em cima da CALL, no endereço 00455F Agora rode o programa (F9). A mensagem ainda aparecerá porque nós NOPamos a CALL depois que ela já foi executada. Não tem problema, dê OK na janela de erro e depois clique em Next novamente. Pronto, o limite de 2 zonas foi quebrado! ;o)

9 5. Removendo o limite máximo de 5000 arquivos por zona de pesquisa Antes tudo, vamos ver o que acontece quando tentamos criar uma zona com mais de 5000 arquivos. Aqui eu gerei 5000 arquivos.txt com um.bat simples. Seguinte: Criei uma pasta com um arquivo chamado texto.txt. Criei um.bat com o código: :loop copy texto.txt %RANDOM%.txt goto loop Executei o.bat e fiquei observando a pasta que foi enchendo de arquivos.txt. Quando passou de 5000 arquivos, parei a execução do.bat usando CTRL+C. Você pode fazer do jeito que melhor lhe convir. Ao tentar criar uma zona com todos esses arquivos, surge a mensagem: Ao clicar em OK, encerra se a adição dos arquivos e a zona é criada com apenas 5000, mesmo que tenhanmos adicionado muito mais que isso. Veja novamente o item 3.2 e preste atenção na imagem que coloquei. No endereço C1 tem uma string MSG_BASE_LIMIT. Devemos sempre estar atentos e lembrar do que vimos. Parece suspeito. Então, repita os passos do item 3.2 neste momento e dê um duplo clique no endereço em questão.

10 Cairemos aqui: Repare na linha que marquei em vermelho, uma comparação do valor em EAX com 1001h (4097 em decimal). É um valor muito próximo de 5000 em decimal. Ao trabalho! 5.1 Coloque um BP nesta linha, volte ao software, apague a zona limitada criada com 5000 arquivos e tente criá la novamente com mais de 5000 arquivos. Não parou e a bad_message apareceu novamente. Bom, ainda é suspeito o valor Volte ao Olly e, na linha da comparação de EAX com 1001, clique com o botão direito do mouse e escolha Find references to > Immediate constant. Analise o que aparece: Há duas comparações de EAX com 1001h. Se não funcionou na comparação, vamos tentar aquela linha 004A176E, onde o valor 1001h é movido para uma posição na pilha. Dê dois cliques nela.

11 Cairemos aqui: Repare que ECX é comparado com EDX, e depois vem um JB (Jump If Below Salte se abaixo) que vai saltar para a linha 4A177D. Lembre se que ECX é um registrado usado como contador. Estamos diante do loop de contagem dos arquivos. Ou seja, a contagem irá seguir enquanto o valor em ECX estiver abaixo do valor de EDX. Vamos ver que valor está em EDX neste ponto. 5.3 Coloque um breakpoint na comparação (linha 004A176A), vá ao software e tente novamente criar uma zona com mais de 5000 arquivos. O Olly vai parar na comparação: EDX vale 1388h que é 5000 em decimal e ECX vale zero porque a contagem dos arquivos ainda está começando. Se você for executando passo a passo, vai voltar com ECX valendo 1, 2, 3, e assim sucessivamente até o número da quantidade de arquivos que você adicionou. O problema é que quando ECX for igual a EDX, a linha 004A176E será executada e o valor 1001h será colocado na pilha e depois o JMP da linha 004A1778 também será executado desviará o fluxo para o fim da contagem. Ou seja, a contagem pára. A solução mais prática é alterar o JB para JMP, que é o salto incondicional. Assim, sempre pulará para o endereço 004A177D e a contagem continua, independente do resultado da comparação de ECX com EDX.

12 5.4 Clique na linha do JB, aperte a barra de espaços e mude somente o JB, para JMP. Depois clique em Assemble. Ficará assim: 5.6 Agora remove o breakpoint da linha do CMP (porque isso é um loop e vai parar toda hora caso não seja removido) e rode o programa. Pare o processo de criação de nova zona (botão Stop ) e reinicie, ou seja, recrie a. Pronto! Limite de 5000 arquivos por zona removido. ;o) 5. Alterando o número máximo de licenças que está fixado em 10 O método utilizado para tal resenha foi proposto pelo amigo Dark Link, que fez, obteve sucesso e me passou. Só fiz algumas adaptações. Se tentarmos alterar o número de licenças para mais que 10 na janela abaixo, ao clicar em Apply, o programa volta com o valor 10 no campo que tentamos alterar Então, precisamos começar procurando pelo que acontece ao clicarmos neste botão. E para isso precisamos do endereço onde começa o evento click dele. Novamente, podemos usar o IDA pata achar tal endereço.

13 6.1 Volte ao IDA e busque novamente por uma string na janela Names. Clique na janela Names e pressione ALT+T para usar a busca. Vamos procurar pela string de texto apply e torcer para que o programador tenha dado nomes aos botões. Vá seguindo com o Search Next (CTRL+T) e analisando cada resultado. Um deles é o mais suspeito de todos: TFMain_bbApplyClick. Tá na cara. Agora dê dois cliques neste resultado e o disasm do IDA nos mostra: O endereço do início do procedimento do evento click do botão Apply é 4048C0.

14 6.2 Voltemos ao Olly e vamos para o endereço que achamos: aperte CTRL+G, coloque o endereço 4048C0 e dê OK. Aproveite e coloque um breakpoint nele (F2), rode o programa e tente alterar o número de licenças 30 (que é 1E em decimal). O Olly vai parar aqui: Vamos descendo com F8 e analisando o estado dos registradores na janela Registers do lado direito. Você verá que passará pelos registradores os valores 1010, que é a porta onde o programa escutará (a opção de mudar essa porta é aplicada pelo mesmo botão Apply ) e continuando com F8 e prestando atenção nos registradores e na janela abaixo do disasm, na linha 4080C1, chegaremos em numa comparação do registrador EAX com um valor na memória, atente para o que ela compara: O valor de EAX, que é 1Eh (nosso 30 em decimal que colocamos no campo de licenças do programa) é comparado com o valor 0Ah (10 em decimal) na memória. Nas linhas seguintes o 10 será setado no campo, forçando o a ficar imutável.

15 Precisamos então, achar onde este 10 é escrito na memória e assim alterar para que seja escrito outro valor que desejemos. Ao trabalho! 6.3 Clicamos com o botão direito do mouse na linha que nos mostra o valor na posição de memória e escolhemos Follow address in Dump : A a janela do dump mostrará o conteúdo que escolhemos na memória. Vamos atentar ao endereço de memória onde está o 10 (0Ah), que no meu caso, é o B990A Clicamos com o botão direito do mouse no byte 0A, presente neste endereço e vamos colocar um hardware breakpoint on write para que o programa pare assim que escrever neste byte, ou seja, quando colocar um valor neste byte do endereço de memória em questão: Agora precisamos reiniciar o programa no Olly (CTRL+F2) para que o breakpoint que colocamos nos dê algum resultado. Faça isso e rode o programa. O Olly vai parar.

16 6.3 Agora temos que observar o que é escrito no byte onde colocamos o breakpoint, então vá em Debug > Hardware breakpoints. Aparecerá uma janela com o endereço onde colocamos nosso BP. Cliquem em Follow 1 e o dump nos mostrará o valor atual do byte no endereço: Dê OK e agora vem a parte chata: temos que ir apertando F9 pra rodar e ir observando o byte até que ele contenha o valor 0A. Para adiantar, segure o F9 até o programa rodar pois o valor 0A é o último a ser escrito neste byte antes da tela do programa abrir (pra descobrir isso eu apertei F9 mais de trezentas vezes e a cada teclada fiquei olhando o byte pra ver se mudava pra 0A). Pararemos aqui: Perceba na linha que marquei em vermelho que a constante 0A é copiada para o endereço de memória em questão. Então basta alterar essa constante. Como é um byte, não podemos alterar para mais que Ffh (255 em decimal). É o máximo que dá pra fazer com este método. Então mãos à obra!

17 6.4 Edite esta linha (clique nela e aperta a barra de espaços) e mude o byte 0A para 0FF (o zero é necessário porque o Olly precisa dele na frente de valores hexa que começam com letras). Depois clique em Assemble. E agora, reinicie o programa no Olly, remova o hardware breakpoint (Debug > Hardware breakpontis > Delete 1), aplique todos os patches na janela Patches (CTRL+P para exibi la) e rode o programa. Como pode se ver, o campo Maximum clients está em 255 agora. Basta salvar as alterações clicando com o botão direito no disasm e escolhendo Copy to executable > All modifications > Copy All, depois clique novamente com o botão direito e escolha Save file, dê um nome, salve e pronto, você terá seu executável crackeado. Pode até usar o UPX emcima de novo se quiser mas não precisa. Como disse anteriormente, essa é a forma que eu encontrei de crackear este software. Existem outras, faça a sua. =) E uma última coisa. Ao clicar em Help > About ainda ficam as informações de trial e blá blá blá, mas isso é facilmente contornado editando o arquivo \Languages\English.lng que está no diretório onde o software foi instalado. Aí você pode personalizar:

18 7. Agradecimentos Esse tutorial foi dedicado ao felixcatx, meu eterno mentor! Como sempre, um agradecimento especial aos amigos da BRCrackers que tanto me ensinam! E pro grande Dark Link, responsável pelo byte patching no item 6. ;o) n2u@37.com

Keygennando o Ardamax Keylogger 2.8

Keygennando o Ardamax Keylogger 2.8 Keygennando o Ardamax Keylogger 2.8 por n2u, em 27/10/2007 Informações sobre a vítima Nome: Ardamax Keylogger. Versão: 2.8 Desenvolvedor: Ardamax (http://www.ardamax.com). Plataforma: Windows 98/ME/NT4/2000/XP/2003/Vista.

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná 1 Criando um projeto Com o Code::Blocks aberto, vá em File New Project... Selecione a opção Console Application, clique em Go e depois Next >. Selecione a linguagem C++ e clique em Next >. A seguir será

Leia mais

SPYDER. um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE*) para Python. Prof. Carlos Hitoshi Morimoto DCC IME USP Março, 2016

SPYDER. um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE*) para Python. Prof. Carlos Hitoshi Morimoto DCC IME USP Março, 2016 SPYDER um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE*) para Python Prof. Carlos Hitoshi Morimoto DCC IME USP Março, 2016 * IDE = Integrated Development Environment Esta obra está licenciada com uma licença

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado.

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado. Primeiro, abra o editor neste caso estou usando a versão 2.4.1; Agora, vá na parte de cima, perto do topo da janela onde ficam os menus e um pouco à esquerda, clique no menu Título. Nesta menu que abriu,

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG Aprenda Alcohol 52% Introdução O Alcohol 52% é um programa que emula imagens de CD e DVD, vou ser mais claro, é um programa que você pode passar todo conteúdo de um CD ou DVD para o computador, de forma

Leia mais

Módulo II Tecnologia Assistiva

Módulo II Tecnologia Assistiva TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MECDAISY MARCOS LEONEL DE SOUZA LILIANE SANTOS MACHADO 1 MECDAISY Esse tutorial irá orientá-lo quanto à utilização do software MecDaisy. 1. CRIANDO PASTA NO COMPUTADOR

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Instalando o OpenWatcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Tutorial Proteus 02. Como simular o Arduino no Proteus ISIS utilizando a biblioteca "Emulater" por João Vitor

Tutorial Proteus 02. Como simular o Arduino no Proteus ISIS utilizando a biblioteca Emulater por João Vitor Tutorial Proteus 02 Como simular o Arduino no Proteus ISIS utilizando a biblioteca "Emulater" por João Vitor http://arduinolegal.blogspot.com 1 Bom pessoal, como já foi visto em outro tutorial (Acesse

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL em sistemas Windows.

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Tutorial de Wordpress

Tutorial de Wordpress Tutorial de Wordpress Sobre o Wordpress O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus semelhantes (como o blogger.com), é o tipo de licença:

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Instruções para instalação do Palm

Instruções para instalação do Palm Instruções para instalação do Palm Iniciando o Palm 1. Ao ligar o Palm aparecerá a tela do Setup. Clicar no ícone da Casinha. 2. Aparecerá na tela um trevo de quatro folhas. Clicar com a caneta do Palm

Leia mais

Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO

Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO Para verificar se o Servidor e/ou o Cliente acessa o SisMÉDICO 1) No Servidor: Os serviços abaixo estão no automático e Iniciados: a. - SQL Server b. - SQL Server Browser 2) No Servidor: Protocolo para

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. TradeZone

MANUAL DE INSTRUÇÕES. TradeZone MANUAL DE INSTRUÇÕES TradeZone ÍNDICE Início FAQ 01. Como contratar 19. Não estou recebendo a senha por e-mail 03. Como instalar 19. Solicitando o reenvio da senha 05. Como fazer login 07. Ativação e bloqueio

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR Muitas vezes é necessário conviver com duas versões do Firebird no mesmo computador. E mesmo sabendo que a engine do Firebird 2.1 ou 2.5 pode se comportar

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais

Organizar. Colaborar. Descobrir. GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers

Organizar. Colaborar. Descobrir.  GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Organizar. Colaborar. Descobrir. www.mendeley.com GUIA DE MIGRAÇÃO RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Como migrar do RefWorks para o Mendeley Na migração do RefWorks para o Mendeley, as etapas são diferentes

Leia mais

MANUAL PARA CONFIGURAR E UTILIZAR CELULAR PARA PESQUISA

MANUAL PARA CONFIGURAR E UTILIZAR CELULAR PARA PESQUISA MANUAL PARA CONFIGURAR E UTILIZAR CELULAR PARA PESQUISA *Coloque no aparelho celular um Chip com acesso a internet: EX: TIM INFINIT OBS: Cada aparelho celular o chip tem uma forma de conexão; preste muita

Leia mais

Chave complementar em branco

Chave complementar em branco Chave complementar em branco Registrando o software rêmora São José, 16 de Abril de 2018 Após instalar o software rêmora, ao tentar registrar o produto o campo da chave complementar fica em branco. Para

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL 1º Passo: Baixar o arquivo http://www.sinaisistemaimobiliario.com.br/instalar/instalador_aluguel.rar. 2º Passo: No SERVIDOR ao qual o sistema deverá ser instalado: a) Criar uma pasta, preferencialmente

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto

MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto Software CCS Neste post iremos criar um novo projeto utilizando a IDE CCS da Texas Instruments, compilar o código feito em linguagem C e fazer o Debug da aplicação

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

1 Como editar um texto:

1 Como editar um texto: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa a produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Instalando Servidor de Arquivos

Instalando Servidor de Arquivos Este tuto é referente a instalação e configuração do Servidor de Arquivos do Windows Server 2008 R2. ================================================== ===== Instalando Servidor de Arquivos 1. Abra o Gerenciador

Leia mais

UTILIZANDO O CODE BLOCKS

UTILIZANDO O CODE BLOCKS UTILIZANDO O CODE BLOCKS Prof. André Backes INTRODUÇÃO Existem diversos ambientes de desenvolvimento integrado ou IDEs (Integrated Development Environment) que podem ser utilizados para a programação em

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece

14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece 14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece O nosso Mac tem vários segredos escondidos que muitas vezes desconhecemos. Com o passar do tempo, acabamos por encontrar alguns deles, mas

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP 5.0 5.3.7.6 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá usar o Windows para executar os utilitários de linha de acesso

Leia mais

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Wendel Melo (Departamento de Ciência da Computação UFRJ), Notas de aula de Computação II 15/03/2012 A linguagem de programação Python segue o

Leia mais

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP?

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Instalação da ferramenta Entre no site https://sqlbackupandftp.com/ e na tela inicial, baixe a ferramenta.

Leia mais

TUTORIAL - COMO FAZER O DOWNLOAD DE SUA APOSTILA

TUTORIAL - COMO FAZER O DOWNLOAD DE SUA APOSTILA TUTORIAL - COMO FAZER O DOWNLOAD DE SUA APOSTILA Índice: Páginas 2 a 9 Tutorial Páginas 10 a 13 Seção de Perguntas e Respostas (Perguntas Freqüentes) Página 14 Índice de links importantes Instruções: -

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Professor: Dr. Rogério Rodrigues de Vargas.

Professor: Dr. Rogério Rodrigues de Vargas. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Bacharelado em Ciência da Computação Software Básico Linguagem de Programação Assembly: Uma introdução no Linux/i386 (AT&T)

Leia mais

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário: Introdução O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de

Leia mais

Alterando Configurações do Windows

Alterando Configurações do Windows Alterando Configurações do Windows Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho.

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC:

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC: a) Observações preliminares: 1) Verifique se o AutoCAD de 2010 ao 2017 esteja instalado e funcionando, executando-o pelo menos uma vez; 2) A senha de conexão ao website é diferente da senha de instalação

Leia mais

Depurando Programas. Prof. Alexandre Beletti Ferreira. Depurador. Programa que se conecta a outros programas de software e os controla, permitindo:

Depurando Programas. Prof. Alexandre Beletti Ferreira. Depurador. Programa que se conecta a outros programas de software e os controla, permitindo: Depurando Programas Prof. Alexandre Beletti Ferreira Depurador Programa que se conecta a outros programas de software e os controla, permitindo: Executar passa à passo um código (single stepping) Rastrear

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE?

COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE? COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE? A-2 - FERRAMENTAS CONFERENCIAS DE ESTOQUE. (FRENTE DE LOJA) 02-Clique em sim para fazer a conferência com todos os produtos em estoque 03-se for apenas por grupos

Leia mais

Programa CIEE de Educação a Distância

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 7 - Outras funções do Access Programa CIEE de Educação a Distância Nessa aula estudaremos macros e como criar páginas para Internet, suas funções, aspectos relacionados à apresentação da tela e seus

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE S@T Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE PRODUTO... 3 3. CADASTRO DE CLIENTES... 9 4. INTEGRAÇÃO RETAGUARDA- PDV... 11 5. COMO EMITIR S@T... 12 CANCELAMENTO DE CUPOM... 17 SANGRIA... 19

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Montando uma Rede Simples. Cabeamento

Montando uma Rede Simples. Cabeamento Montando uma Rede Simples Uma rede de computadores permite o compartilhamento de arquivos, equipamentos (impressora, digitalizador ou escâner), internet e vários outros recursos. Agora vou mostrar como

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Formatando um Computador e instalando Windows XP

Formatando um Computador e instalando Windows XP Formatando um Computador e instalando Windows XP Veja passo a passo como formatar um computador e instalar o Windows XP atravéz do MS-DOS para deixa-lo novinho em folha. Primeiro passo ao formatar Você

Leia mais

ARDUINO - PROGRAMANDO DE FORMA ESTRUTURADA

ARDUINO - PROGRAMANDO DE FORMA ESTRUTURADA ARDUINO - PROGRAMANDO DE FORMA ESTRUTURADA Olá Galera, Todos sabem que o arduino se baseia em linguagem de C, logo, mesmo com a ajuda de uma IDE que dá um tremendo apoio, ainda se trata de um sistema de

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Remover os Anúncios Aleatórios em Áudio em Segundo Plano (Guia de Remoção de Vírus)

Remover os Anúncios Aleatórios em Áudio em Segundo Plano (Guia de Remoção de Vírus) Remover os Anúncios Aleatórios em Áudio em Segundo Plano (Guia de Remoção de Vírus) Se você está ouvindo anúncios aleatórios em áudio tocando ao fundo em computador, então o mesmo está infectado com um

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual Studio Uno 2.0

Manual Studio Uno 2.0 Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos REVISÃO 0.4 - Mostrar fio motor passando pelo buraco - Tirar estrela Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos O Studio Uno é um ambiente que torna fácil a programação do

Leia mais

Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir:

Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir: Aula 01 Introdução ao Visual Basic.Net 1. Acessando o Visual Studio.Net 2. Criando um projeto no VB.Net Após iniciado o visual Studio.net aparecerá uma tela como a abaixo: Selecione o menu FILE NEW PROJECT

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais