CONC ARGENTINA/URUGUAY/PARAGUAY

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONC ARGENTINA/URUGUAY/PARAGUAY"

Transcrição

1 Boletim 2 Outubro CONC ARGENTINA/URUGUAY/PARAGUAY MISSÃO-ENCONTERO EM ENGENHEIRO JUÁREZ: Na última semana de julho, um grupo de 12 adultos e jovens da região da Santa Cruz fomos em Missão em Engenheiro Juárez, Província de Formosa. Uma das regiões mais pobres do país, onde os passionistas estamos presentes desde Missão encontro : um encontro de crentes, um encontro de culturas, um encontro entre gerações, um encontro com o Reino presente entre os mais pobres... As Comunidades Eclesiais de Base escolheram os vizinhos que gostariam que visitássemos, e o critério da eleição foi o das famílias que estivessem passando por uma situação de cruz. Em cada visita pudemos apalpar a íntima presença do Crucificado e dos Crucificados. Fizemos dois dias de retiro-encontro com os jovens do primeiro e segundo ano da Confirmação, partilhamos as buscas e os sonhos que Jesus desperta. Dedicamos dois dias às comunidades indígenas Wichi. Pudemos gozar com cada a palavra que nos partilhavam, palavras amadurecidas no silêncio das montanhas e em comunhão com a natureza. No meio de tanta pobreza se faz constantemente presente o Evangelho. Este foi um dos testemunhos dos participantes da missão: Pude confirmar que experiências como a que vivi em Engenheiro Juárez desdobram meus apaixonamentos, incendeiam meu fogo interno, permitemme desenvolver o próprio e singular que há em mim. Formosa compromete a retornar e continuar trabalhando. Sem dúvida, Engenheiro Juárez deixa chamas na alma.

2 TALITA KUM 15 anos de fundação. No dia 26 de março de 1999, nasceu, na Cidade de Buenos Aires, em nossa casa Nazaret, TALITA KUM, uma fundação destinada à FORMAÇÃO de agentes de pastoral, que trabalham com adolescentes e jovens. Foi fundada por 4 Congregações: Os Irmãos Maristas, as Irmãs Azuis, as Irmãs Agostinianas Missionárias e nós. Os primeiros formadores nos formamos no Instituto Superior de Pastoral Juvenil (ISPAJ) no Chile, dependente da Conferência Episcopal do Chile, no início dos anos 90. Pusemos em prática o que aprendemos em nossas pastorais juvenis das Congregações e, em julho de 1999, demos os nossos primeiros cursos de formação. Neste ano celebramos 15 anos e estamos muito contentes. Neste ano, do dia 13 a 18 de julho, participaram 180 pessoas de lugares diferentes da Argentina. Oferecemos 5 cursos: A beleza poderosa de meu canto : Um curso para os que trabalham com jovens em contexto de pobreza e risco social. Nossa própria canção : Curso para jovens que participam em grupos inseridos em contexto de pobreza e vulnerabilidade social. A força bellota (semente bolota) : Este curso oferece um olhar sobre a Vocação Humana. Uma muito linda experiência de encontro com o mais original que habita em nós. Adultos Educadores : Um curso para quem trabalha em A Escola ; para descobrir as oportunidades destes tempos na escola. Nós os chamamos de Rabdomantes (os que buscam água debaixo da terra) e Mananciais. Regressar juntos para casa - Assessores: Uma proposta para trabalhar com os adolescentes urbanos. E uma oficina Levanta-te e anda : nova proposta para pré-adolescentes. Encontraram-se com sua pré-adolescência rastreando nela algumas chaves de leitura para acompanhar os pequenos e as pequenas destes tempos. Página web:

3 PAC - PUERTO RICO/ REPUBLICA DOMINICANA PRIMEIRO CONGRESSO DA VICE-PROVÍNCIA Nossa Senhora da paz do Caribe (Porto Rico República Dominicana) Com o lema: Abrindo caminhos de solidariedade fraterna, nos dias 2 a 6 de setembro do presente, encontramo-nos na casa de La Piedad, Carolina, Porto Rico, para levar a cabo o nosso primeiro Congresso Vice Provincial. No total, éramos 23 religiosos: 16 da Vice Província (incluindo 2 estudantes de Teologia com votos temporários), o Superior Geral, p. Joachim Rego, o Primeiro Consultor Geral, p. Augusto Canali e, como convidados, P. Francisco Murray, da Província da Imaculada Conceição e Representante da Congregação na ONU. Francisco Murray foi moderador do Congresso de uma forma excelente. P. Rafael Vivanco, Provincial da Cristo Rei, no México, P. Weber, Provincial da Santa Cruz, nos USA, p. Richard Burke, Delegado da Província de São Paulo da Cruz, nos USA, e p. Arthur Carrillo, da Província da Santa Cruz, que realizou o serviço de tradutor, também de maneira excelente. Foram dias de trabalho intenso, nos quais conseguimos estabelecer os Estatutos e a Programação do quadriênio 2013 a Cabe destacar que a presença e a participação dos religiosos convidados foi de grande ajuda, expressando colaboração e solidariedade. Além disso, foram realizadas as eleições do Superior Vice Provincial e os consultores. Foram eleitos: p. José Ramon Montanez Lópes (Vice Provincial), p. Ángel Antônio Pérez Rosa (I Consultor) (portorriquenhos) e p. Genelio Garcia Antigua (II Consultor) (dominicano). - VISITA CANÔNICA. O p. Denis Travers fez a visita à Vice Província e acompanhou-o o p. Arthur Carrillo (CRUC) como tradutor OS FORMANDOS que vivem no Estudantado Passionista Madre, Maria, em Dorado, Porto Rico.

4 Da esquerda para a direita, na primeira fila, o Diácono Adony Reyes Rosario e o estudante de Teologia Christian J. Martínez Montalvo, postulante e estudante de Química e o cl. Santiago Alberto Valerio, estudante de Teologia. Na segunda fila, da esquerda para a direita: Jaime J. Gonzáles, aspirante e estudante de Enfermagem, Jonathan Pabon Tirado, postulante e estudante de Filosofia, cl Benny Chaparro Munoz, estudante de Teologia e Luis D. Guivas Gerena, postulante e estudante Administração de Empresas. PAUL USA/CANADA/JAMAICA ENCONTRO DOS ASSOCIADOS PASSIONISTAS. Mais de 40 associados passionistas se reuniram no retiro de São Gabriel, em Clarks Summit, Pa, em junho, nos dias Eram associados de Pittsburgh, Scranton, Nova York, Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, Florida e West Virginia e se encontraram com professos passionistas durante o fim de semana. O p. Paul Zilonka, CP, fez reflexões sobre o tema: Viver cada dia a Memória da Paixão. Membros das distintas comunidades de associados animaram distintas orações e os religiosos passionistas, diretores dos associados, presidiram as Missas. As irmãs Passionistas ofereceram sua hospitalidade. Fortalecidos no caminho, em que a Paixão de Cristo está sempre em nossos corações. 160 ANOS. Os Passionistas da Província de São Paulo da Cruz estão muito contentes aguardando a chegada do p. Joachim Rego para o final de outubro. O p. Joachim fará sua primeira visita aos USA desde que foi eleito Geral. Durante a sua visita, será o celebrante principal na liturgia especial que se celebrará na paróquia da Imaculada Conceição, na Jamaica, Nova

5 York, no dia 20 de outubro, às 13 horas. Nessa Eucaristia celebraremos os 160 anos da chegada dos Passionistas nos Estados Unidos. CRUC USA IGREJA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, CHICAGO, Illinois. No dia 30 de junho, os Passionistas que vivem e viveram na Paróquia da Imaculada Conceição celebraram uma Missa de ação de graças. Foi o ponto alto da celebração dos 109 anos dos Passionistas neste lugar, já que a Paróquia foi entregue para a Arquidiocese de Chicago. Umas 400 pessoas participaram da refeição, logo depois da Missa, no White Eagle Banquets de Chicago. CLEMENTE-MIKE No dia 14 de setembro, o p. clemente Baron fez a sua despedida no Centro Oblato, em Santo Antônio, Texas. Os Passionistas estavam presentes em Santo Antônio desde O p. Clemente Baron foi designado para a Secretaria de Desenvolvimento da Província, assumindo o lugar até agora ocupado pelo p. Mike Higgins.

6 PROFISSÃO RELIGIOSA No domingo 18 de agosto, com a presença das famílias, amigos e membros da comunidade passionista, nossos três noviços: Antônio Aquino, Glenn Bisquera e Juan Gonzales fizeram sua primeira profissão perante o p. Don Webber. VOCÊ DIZ ADEUS EU DIGO OLÁ... Don Senior teve a sua Missa de despedida como presidente do CTU (Universidade Teológica de Chicago). Don permanecerá na faculdade e continuará dando aulas. Em sua honra, por ter sido presidente exemplar durante 23 anos, a CTU pôs o seu nome numa entrada da nova edificação. Algumas ruas da Avenida Cornell também levam o seu nome: Rua Honorária P. Donald Senior. 80o. ANIVERSÁRIO DE PROFISSÃO RELIGIOSA. No dia 26 de setembro de 2013, o p. Mariano Ambrosini Viscardi, cp, um dos pilares fundadores da atual Província de Cristo Rei, celebrou seus 80 anos de profissão religiosa na comunidade do Espírito Santo. O p. Mariano, de 98 anos de idade, passou a maior parte de sua vida no México, onde, com sua alegria REX MEXICO característica, deu fiel testemunho do seguimento de Jesus Crucificado.

7 PROFISSÕES PERPÉTUAS No dia 20 de julho de 2013, os cls. (da esquerda para a direita) Alexander Márquez Olivares, cp de óculos; Carlos Aguilar Quiroz, cp, e Carlos Leonardo García Hernandez, cp emitiram sua profissão perpétua na Congregação passionista na Comunidade do Espírito Santo, na cidade do México. Também, no dia 31 de agosto de 2013, na comunidade São Miguel Arcanjo, em Tumbala, Chiapas, o cl. Pedro Méndez Mendoza, cp, emitiu sua profissão perpétua junto a seu povo indígena Ch ol. Nossa Província se alegra com o compromisso de nossos irmãos. INÍCIO DE NOVICIADO No dia 24 de julho, na comunidade Isidoro de Loor, em Tequisquiapan, Querétaro, México, teve início o ano de noviciado. Um noviço de Porto Rico, quatro da República Dominicana e dois do México. Alegramo-nos em partilhar esta experiência de vida, que é um convite para estar abertos aos novos desafios que a vida religiosa apresenta. (Foto: Atrás, de pé, da esquerda para a direita: Cl Pedro Méndez Mendoza, cp,; José Antônio Santiago Ramos; Juan Manuela Rodríguez Mejía; p. Maria Felipe Quiroga Antônio Navarrete Ferrusquía; Eddy Jerez Batista.

8 DOMIN, LIBER, VICT, CALV BRASIL/MOZAMBIQUE ASSEMBLEIA DOS TRÊS VICARIATOS DO BRASIL Nos dias 18, 19 e 20 de Junho, estivemos reunidos na cidade de Salvador/BA em Assembleia preparatória para os rumos da "Nova Província Passionista" do norte do Brasil que será concretizada em maio do próximo ano (1º Capítulo Provincial). Participaram desta Assembleia os religiosos pertencentes aos três Vicariato do Brasil a formarem a nova Província (Vicariato Cristo Libertador, Vicariato Nossa Senhora da Vitória e Vicariato Beato Domingos da Mãe de Deus). A assembleia propiciou momentos de oração, partilha e fraternidade entre os 51 religiosos participantes. PREPARAÇÃO DO PRIMEIRO CAPÍTULO DA NOVA PROVÍNCIA. Nos dias 22 e 23 de agosto, os superiores maiores dos três vicariatos estiveram reunidos, na cidade de Belo Horizonte/MG, com a equipe de preparação do Pré-capítulo e Capítulo da futura província. Eventos que se realizarão em Participaram de Goiás: Pe. José Roberto e Pe. Célio, da Bahia: Pe. Pedro e Cl. Edilberto, de Minas Gerais: Pe. Cláudio, Pe. Giovanni e Pe. Henrique. Pedimos a intercessão de Maria, Nossa Senhora das Dores, e de São Paulo da Cruz por todos nós para que continuemos a discernir, com coragem, a vontade de Deus para a Nova Província.

9 ASSEMBLEIA DA FAMÍLIA PASSIONISTA DO BRASIL Nos dias 10 e 11 de setembro, na cidade de São Paulo/SP, aconteceu a reunião dos/as representantes das instituições e organismos da Família Passionista do Brasil. Foi um encontro de reflexão e discernimento sobre os novos rumos dos encontros que fazemos juntos como família, assim como a decisão sobre a nova estrutura que nos acompanhará a partir de Agradecemos a Deus que nos tem fortalecido e iluminado em nossa caminhada. Os Religiosos, as Religiosas, as Leigas Consagradas, as CLP`s, as Monjas, os formandos e as formandas passionistas do Brasil queremos caminhar juntos no objetivo de "Fortalecer a unidade da família Passionista, em Jesus Crucificado, em vista de uma presença solidaria, misericordiosa e salvífica na missão que nos foi confiada".

Pe. Giovanni Cipriani, CP

Pe. Giovanni Cipriani, CP EXAL BOLETIM Meus caríssimos irmãos, Saúdo todos vocês no amor que jorra da Paixão de Jesus e desejo que sejam todos bem-vindos a este segundo Capítulo da Província da Exaltação da Santa Cruz (EXALT).

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

CONFIGURAÇÂO JESUS CRUCIFICADO

CONFIGURAÇÂO JESUS CRUCIFICADO CONFIGURAÇÂO JESUS CRUCIFICADO Boletim Nº 7 - novembro 2015 SINODO GERAL 2015 EXALT BRASIL Participei de vários Sínodos da Congregação. Este último foi para mim uma experiência diferente, que eu poderia

Leia mais

Nosso carisma profético põe-nos a serviço da missão salvífica do Povo de Deus no mundo de hoje. (Cst 27)

Nosso carisma profético põe-nos a serviço da missão salvífica do Povo de Deus no mundo de hoje. (Cst 27) Nosso carisma profético põe-nos a serviço da missão salvífica do Povo de Deus no mundo de hoje. (Cst 27) Porção da Congregação SCJ inserida na realidade da Região Nordeste do Brasil; Formou-se como fruto

Leia mais

Notícias da Província Oblata do Brasil

Notícias da Província Oblata do Brasil Notícias da Província Oblata do Brasil Boa noite irmãos(as), neste pequeno boletim, temos por intenção informá-los acerca do andamento das diversas atividades missionárias que estão acontecendo de norte

Leia mais

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da

Leia mais

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

800 ANOS INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA 800 ANOS 1216-2016 TABLOIDE 636 INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS DOMINICANOS NO BRASIL ANO XIX 09 de dezembro de 2016 tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br PAPA PRESIDE

Leia mais

BOLETIM Edição n 13 de Jan-Maio de 2018

BOLETIM Edição n 13 de Jan-Maio de 2018 EXAL BOLETIM Edição n 13 de Jan-Maio de 2018 Que todos sejam um! (Jo 17,21) Pré-capítulo Província da Exaltação da Santa Cruz Encontro de Estudantes Encontro de Votos Perpétuos: Sandoval Visita Superior

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Celebrar o jubileu é fazer memória da caminhada de 50 anos de Vida Religiosa Consagrada Franciscana

Leia mais

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a F R A D E S SERVOS DE MARIA U m a p r o p o s t a d e v i d a ç Constituem uma fraternidade de homes reunidos no nome do Senhor, e se comprometem a viver o Evangelho em comunhão fraterna e a se colocar

Leia mais

Congregação da Missão DOCUMENTO FINAL. Paris, 30 de novembro de 2018

Congregação da Missão DOCUMENTO FINAL. Paris, 30 de novembro de 2018 Congregação da Missão. DOCUMENTO FINAL Paris, 30 de novembro de 2018 1 A caminho de uma cultura vocacional na Congregação da Missão INTRODUÇÃO I. Os participantes no I Encontro Internacional de Diretores

Leia mais

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 25.05.2017

Leia mais

De onde são essas freiras com tão belo hábito cor-de-rosa? Como vivem elas?

De onde são essas freiras com tão belo hábito cor-de-rosa? Como vivem elas? SERVAS DO ESPÍRITO SANTO DA ADORAÇÃO PERPÉTUA De onde são essas freiras com tão belo hábito cor-de-rosa? Como vivem elas? São do Brasil. Num recolhido convento localizado na cidade paranaense de Ponta

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

telefone fax

telefone fax CALENDARIZAÇÃO PASTORAL 2013-2014 Pe. Fausto 968 895 944 Pe. José António 963 548 403 secretaria segunda a sexta-feira: 10h30 às 12h e 14h30 às 19h00 sábado: 09h30 às 12h00 sacristia segunda a sábado:

Leia mais

ANÁPOLIS-GO SETEMBRO. O que aconteceu?

ANÁPOLIS-GO SETEMBRO. O que aconteceu? SETEMBRO O que aconteceu? ANÁPOLIS-GO Dias 03 a 07 - Capítulo Regional das Irmãs Franciscanas de Allegany. Facilitador: Frei Moacir Casagrande, OFMCap. Abrasadas pelo fogo do Espírito e nosso carisma francisclariano

Leia mais

Secretariado Vocacional Missionário da Província BM Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. scj.org.br

Secretariado Vocacional Missionário da Província BM Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. scj.org.br Secretariado Vocacional Missionário da Província BM Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus scj.org.br 1 1. ATIVIDADES 2. SECRETARIADO 3. COMISSÃO 4. DINÂMICA VOCACIONAL 5. ESTATÍSTICAS DAS

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

2018/19 lança-nos vários desafios:

2018/19 lança-nos vários desafios: 2018/19 lança-nos vários desafios: 1. A nível eclesial, dois eventos eclesiais estreitamente ligados à missão salesiana: a) O Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2018, sobre "os jovens, a fé e o discernimento

Leia mais

I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Capítulo I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 01 O Secretariado para a Formação e os Estudos é órgão de assessoria do Ministro Provincial e seu Definitório, para planejamento, execução e revisão dos programas

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 A RQUIDIOCESE D E N I T E RÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 J A N E I R O F E V E R E I R O M A R Ç O A B R I L M A I O J U N H O J U L H O A G O S T O S E T E M

Leia mais

Mais de trinta irmãs carmelitas descalças, encarregadas

Mais de trinta irmãs carmelitas descalças, encarregadas 337 10.2018 Reunião das Carmelitas Descalças italianas no Teresianum Mais de trinta irmãs carmelitas descalças, encarregadas da formação e superioras das suas comunidades, reuniram-se entre os dias 7 e

Leia mais

SER FREI AGOSTINIANO RECOLETO. Quem somos?

SER FREI AGOSTINIANO RECOLETO. Quem somos? SER FREI AGOSTINIANO RECOLETO Quem somos? Somos os Agostinianos Recoletos, frades, que vivemos o carisma que deixou Santo Agostinho: vida em comunidade de irmãos, procurando juntos a Deus através na comunidade

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

Leigos e Leigas Sacramentinos Roteiro de Formação Continuada

Leigos e Leigas Sacramentinos Roteiro de Formação Continuada Leigos e Leigas Sacramentinos Roteiro de Formação Continuada Ano III - nº 32-12/2010 - leigossacramentinos@yahoogrupos.com.br SEU COMPROMISSO EM FAVOR DOS LEIGOS E COM OS LEIGOS UMA ESCOLA TAMBÉM PARA

Leia mais

Situada na Avenida Almirante Gago Coutinho, é a sede do Governo Geral, onde são tomadas

Situada na Avenida Almirante Gago Coutinho, é a sede do Governo Geral, onde são tomadas O início foi em Lisboa, mas depois a Congregação expandiu-se, abrindo casas em Aveiro, Évora, Açores e Fátima. Em 1967 a Congregação alargou-se a outros continentes, chegando a Timor, depois a Moçambique

Leia mais

Configuração Jesus Crucificado

Configuração Jesus Crucificado Configuração Jesus Crucificado Queridos coirmãos, desejo vir até vós, neste tempo que nos prepara às celebrações natalícias para desejar que seja um momento de alegria na espera Daquele que vem para colocar

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro Missionária 27º Domingo do Tempo Comum (7/10) Estimados irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Missionária que tem como tema Enviados para testemunhar o Evangelho da paz. A Palavra de Deus nos pede para estarmos

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

E A FESTA JUBILAR DOS 180 ANOS DE CONGREGAÇÃO CONTINUA

E A FESTA JUBILAR DOS 180 ANOS DE CONGREGAÇÃO CONTINUA E A FESTA JUBILAR DOS 180 ANOS DE CONGREGAÇÃO CONTINUA E a festa jubilar continuou. Assim, dia 3 de maio, as Irmãs da nossa Província celebraram com o povo da Paróquia São Francisco de Porto Alegre, os

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ARQUIDIOCESE DE NITERÓI Arquidiocesano CALENDÁRIO 2017 Mariano ANO NACIONAL 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima Janeiro 01 - DIA

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

SOLENIDADE DE CRISTO REI

SOLENIDADE DE CRISTO REI SOLENIDADE DE CRISTO REI A Solenidade de Cristo Rei encerra este ano litúrgico no domingo 22 de novembro. Isto não é coincidência. Ela o encerra para nos indicar o ponto final de nossa caminhada espiritual,

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

Cronograma de Atividades Pastorais

Cronograma de Atividades Pastorais Cronograma de Atividades Pastorais 2019 Ano C - São Lucas Estrutura Eclesiástica Francisco Papa Nascimento: 17/12 Ordenação Sacerdotal: 13/12/1969 Ordenação Episcopal: 27/06/1992 Eleição Pontifícia: 13/03/2013

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL E-mail: geral.pqconde@gmail.com Site: http://paroquiaquintadoconde.com Facebook: Paróquia de Quinta do Conde HORÁRIOS EUCARISTIAS Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do Brasil, aqui na cidade de Trindade, capital da fé. Atualmente

Leia mais

Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja

Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja Dia 01 de janeiro: Confraternização Universal, Mãe de Deus Dia 04 de janeiro: Aniversário de Posse

Leia mais

XXI. Geral. Roma, Setembro-Outubro A experiência

XXI. Geral. Roma, Setembro-Outubro A experiência XXI Capítulo Geral Roma, Setembro-Outubro 2009 1. A experiência 5 semanas de encontro, trabalho, reflexão, busca na Casa Geral em Roma O Capítulo Geral se reúne a cada 8 anos 83 Irmãos capitulares 2 Convidados

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

CALENDÁRIO 2019/2020 DIOCESE DE SETÚBAL

CALENDÁRIO 2019/2020 DIOCESE DE SETÚBAL SETEMBRO 2019 01/09/2019 DOM Cáritas: Campanha de recolha de material escolar 02/09/2019 SEG 03/09/2019 TER 04/09/2019 QUA 05/09/2019 QUI Cáritas: Dia da Caridade 06/09/2019 SEX 07/09/2019 SÁB Convívios

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas

LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas LA VALLA - Dimensão mística de nossas vidas Programa Anual de Retiros Rede Marista 2017 Coordenação de Vida Consagrada e Laicato Tema: Bicentenário do Instituto Marista Lema: La Valla - Dimensão mística

Leia mais

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS Janeiro 06 Dia de Reis apoio aos Grupos de Folia na 24-16h Celebração Ecumênica - lanche oferecido pelos

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA NATUREZA, ESPIRITUALIDADE E FINALIDADE 1. Amigos dos Missionários da Sagrada Família (AMSF) é uma Associação privada de fiéis cristãos

Leia mais

Programação do Ano Jubilar

Programação do Ano Jubilar Programação do Ano Jubilar Todas as celebrações do ano litúrgico, assim como as festividades dos/as padroeiros/as e eventos pastorais, estarão ligadas as celebrações dos 300 anos. FEVEREIRO Dia 22-19h

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA CULTURA VOCACIONAL Caderno 5 02 1. Apresentação Na INSA a Animação Vocacional tem por finalidade trabalhar a cultura vocacional e o despertar do jovem para a vocação no sentido

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

II CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DO DIACONADO PERMANENTE

II CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DO DIACONADO PERMANENTE II CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DO DIACONADO PERMANENTE Será realizado no período de 24 a 29 de maio de 2011 no Centro de Espiritualidade Inaciana Mosteiro da Vila Kostka de Itaicí, Indaiatuba,

Leia mais

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO"

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Aparecida (SP) desde a última quarta-feira, 20, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

AGENDA PAROQUIAL 2017

AGENDA PAROQUIAL 2017 Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista Rua Felipe Camarão, Maracanã RJ Tel. () -0 e-mail. divinoessjbrj@gmail.com AGENDA PAROQUIAL 0 Janeiro 0 - Missa Santa Maria, Mãe de Deus às hs0 e ashs

Leia mais

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B 1. Jesus vinha acompanhado no seu currículo apenas da experiência de trabalho na oficina de carpinteiro de José, seu pai adotivo, em Nazaré. Longe no tempo e na geografia do lugar e da memória estava já

Leia mais

Ata da Reunião da Comunidade Central- Agosto (07/08/2017)

Ata da Reunião da Comunidade Central- Agosto (07/08/2017) Ata da Reunião da Comunidade Central- Agosto (07/08/2017) Aos 7 (sete) dias do mês de agosto deu-se início a 5ª Reunião da Comunidade Central, teve seu começo com a Adoração ao Santíssimo na Capela do

Leia mais

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ DE 31 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO DE 2018. CACHOEIRA DO CAMPO-MG Em sintonia com o Ano Nacional dos leigos e leigas no Brasil (26/11/2017 a 28/11/2018), que tem como tema:

Leia mais

MARÇO ABRIL SEMANA SANTA:

MARÇO ABRIL SEMANA SANTA: MARÇO 01 Quarta-Feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade: Missa na Matriz: 9h 19h30 Missa na Comunidade São Sebastião: Fátima: 18h Confissão na Matriz: 15h 03 Inicio da Via Sacra 03 Reunião

Leia mais

Em janeiro de 2013, com a inauguração da casa da Comunidade no bairro da Vila da Penha, passamos a estar oficialmente vinculados a Arquidiocese do

Em janeiro de 2013, com a inauguração da casa da Comunidade no bairro da Vila da Penha, passamos a estar oficialmente vinculados a Arquidiocese do BREVE HISTÓRICO A Comunidade Servos de Caná teve início em 25/10/2009 através do Projeto Missionário Bodas de Caná realizado em Mombaça com uma turma de Crisma da Paróquia Santo Antônio de Bacaxá (Saquarema/RJ)

Leia mais

Calendário das Atividades Escolares

Calendário das Atividades Escolares Calendário das Atividades Escolares - 2015 Para o apostolado do ensino, é preciso o espírito de Jesus Cristo, a coragem, a estima das almas. 02 - Encontro com os Professores e Funcionários: 8h. 03 - Início

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

A B R I L /

A B R I L / AB RIL/2016-1 6 PREPARAÇÃO PARA OS VOTOS PERPÉTUOS 2016/2017 1. INTRODUÇÃO: A preparação para os Votos Perpétuos é sempre motivo de alegria na nossa Província! Em atenção ao que nos orienta o Plano de

Leia mais

Organização e Governo

Organização e Governo Leigos e Leigas Sacramentinos Roteiro de Formação Continuada Ano II - nº 21/2009 - leigossacramentinos@yahoogrupos.com.br PROJETO DE VIDA Organização e Governo Mês de dezembro Projeto de Vida Capítulo

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS AVALIAÇÃO DO 13º PLANO DE PASTORAL Arquidiocese de Florianópolis Avaliação do 13º Plano de Pastoral Nº % Total de

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Jesus Vivendo. em Maria. No 11 março 2019 BOLETIM MENSAL DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

Jesus Vivendo. em Maria. No 11 março 2019 BOLETIM MENSAL DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO Jesus Vivendo em Maria No 11 março 2019 BOLETIM MENSAL DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO MISSIONÁRIOS MONFORTINOS Viale dei Monfortani, 65, 00135 Rome ITALIA ; Tél. (+39) 06-30.50. 203 ; E-mail: rcordium@gmail.com

Leia mais

DIOCESE DE GUAXUPÉ SANTAS MISSÕES POPULARES. Lançando redes, gerando Comunidades

DIOCESE DE GUAXUPÉ SANTAS MISSÕES POPULARES. Lançando redes, gerando Comunidades DIOCESE DE GUAXUPÉ SANTAS MISSÕES POPULARES 2014 2017 Lançando redes, gerando Comunidades ROTEIRO ORIENTADOR ATÉ O 1 RETIRO DIOCESANO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES DIOCESE ETAPAS: CONHECER e NAMORO PRAZOS

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR IV Domingo de PÁSCOA Ano B n.º 273 22/04/2018 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA 1ª Leitura: Actos 4, 8-12 «Em nenhum outro há salvação»

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

Caríssimos Padres Giancarlo, Severino, Nerella, Comunidade de Ibiporã (PR), Familiares, Amigos do Anunciando paz da TV 21.

Caríssimos Padres Giancarlo, Severino, Nerella, Comunidade de Ibiporã (PR), Familiares, Amigos do Anunciando paz da TV 21. Caríssimos Padres Giancarlo, Severino, Nerella, Comunidade de Ibiporã (PR), Familiares, Amigos do Anunciando paz da TV 21. Antes de tudo, a minha saudação a todos vocês. Fiquei muito contente pelo jantar

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47 A característica principal e especifica de nossa missão na Igreja é o Culto público de Nosso Senhor Jesus Cristo verdadeira, real e substancialmente Presente na SSma. Eucaristia e solenemente exposto para

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA INSERÇÃO ECLESIAL E SOCIAL Caderno 4 02 1. Apresentação Cada unidade que compõe a INSA carrega consigo a identidade primeira das Filhas de Maria Auxiliadora conforme desejou

Leia mais

Goiás, dezembro de Queridos amigos/as

Goiás, dezembro de Queridos amigos/as , dezembro de 2016. Queridos amigos/as Iniciemos o tempo do Advento, tempo de esperança e tempo de renovar as nossas vidas. Se Jesus nasceu dois mil anos atrás, ele precisa continuar renascendo nas nossas

Leia mais

Durante este período deve visitar, pelo menos uma vez, todas e cada uma das casas da Ordem em todo o mundo. É o que chamamos de Visita de Renovação.

Durante este período deve visitar, pelo menos uma vez, todas e cada uma das casas da Ordem em todo o mundo. É o que chamamos de Visita de Renovação. 1. Estrutura de Governo A ordem está governada por um Prior Geral que tem sua sede em Roma; a casa onde mora se chama Cúria Geral. O Prior Geral atual se chama Fr. Javier Desiderio Guerra Ayala. O tempo

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

JANEIRO. 10 a 13 Catequese Escola Regional Bíblico - Catequética Emaús Curitiba. 26 e 27 SDRM Estágio Vocacional SDRM FEVEREIRO

JANEIRO. 10 a 13 Catequese Escola Regional Bíblico - Catequética Emaús Curitiba. 26 e 27 SDRM Estágio Vocacional SDRM FEVEREIRO JANEIRO 10 a 13 Catequese Escola Regional Bíblico - Catequética Emaús Curitiba 26 e 27 SDRM Estágio Vocacional SDRM FEVEREIRO 4 a 7 OSIB Assembleia Regional da OSIB Jacarezinho 4 a 7 Clero Retiro do Clero

Leia mais

EXALT-Notícias. Brasil. I Assembleia da Província da Exaltação da Santa Cruz. Nº 2 - Fevereiro de 2015

EXALT-Notícias. Brasil. I Assembleia da Província da Exaltação da Santa Cruz. Nº 2 - Fevereiro de 2015 EXALT-Notícias Brasil Nº 2 - Fevereiro de 2015 I Assembleia da Província da Exaltação da Santa Cruz No período de 26 a 30 de janeiro de 2014, aconteceu a Assembleia da Província da Exaltação da Santa Cruz,

Leia mais

Secundário. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 9 DE OUTUBRO MARIA

Secundário. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 9 DE OUTUBRO MARIA 2ª FEIRA 9 DE OUTUBRO MARIA Boa semana! No próximo dia 13 comemoraremos o final do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Este foi um grande evento para todos nós, católicos portugueses.

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 13 a 18 Curso de Educação e Diversidade Ibiúna Comissão

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da Salete Foto: Santuário Salete São Paulo

Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da Salete Foto: Santuário Salete São Paulo São Paulo (Quinta-feira, 19-09-2013, Gaudium Press) Reaviva o dom de Deus que há em ti (2 Tm 1,6). Com este tema, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, localizada na Região Episcopal de Santana, em São Paulo,

Leia mais

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C.   Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. ammintermex@yahoo.com.mx www.amminter.org Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA O Cardeal Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos

Leia mais

São espaços de intercâmbio, reflexão, animação e coordenação para aprofundar aspectos da proposta da Pastoral da Juventude latinoamericana definir

São espaços de intercâmbio, reflexão, animação e coordenação para aprofundar aspectos da proposta da Pastoral da Juventude latinoamericana definir São espaços de intercâmbio, reflexão, animação e coordenação para aprofundar aspectos da proposta da Pastoral da Juventude latinoamericana definir linhas de ação comuns para apoiar o trabalho das Comissões

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais