ORDEM DE TRABALHOS. 5ª reunião

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORDEM DE TRABALHOS. 5ª reunião"

Transcrição

1

2 ORDEM DE TRABALHOS. 5ª reunião 1. Leitura e aprovação da ata da reunião anterior; 2. Apreciação dos projetos educativos desenvolvidos no 1º período do ano letivo 2014/15; 3. Análise das medidas de desenvolvimento educativo, no âmbito do apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais; 4. Análise da qualificação escolar e profissional dos jovens e da promoção de ofertas de formação ao longo da vida; 5. Intervenção do representante do Ministério da Educação, nos termos do nº 3 do artigo 4º do Decreto-Lei 7/2003 de 16 de Janeiro; 6. Outros Assuntos.

3 LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR.

4 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Escola + Humana - O concurso Escola + Humana visa fomentar a educação inclusiva, a alteração de atitudes e comportamentos e a eliminação de barreiras sociais, comunicacionais, urbanísticas e arquitetónicas, bem como a inclusão dos cidadãos com deficiência na vida da comunidade escolar e local. Concurso promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pela Provedoria Municipal para a Mobilidade. Festa de Halloween - A Festa de Halloween é organizada pelo Agrupamento de Escolas Coelho e Castro (Fiães), Projeto Alquimia, Município de Santa Maria da Feira, Grande Sábio e FapFeira, que pretendem com esta iniciativa dar a conhecer as diversas origens e tradições em torno da Noite de Halloween e celebrar, com ou sem superstição, o início da estação da escuridão.

5 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. VIII Jornadas da Educação decorreram entre 24 e 25 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, organizadas pela Câmara Municipal, com o apoio da Porto Editora. Foram debatidos cerca de 15 temas enquadrados em cinco painéis: "Crescer Hoje", "Olhar a Aprendizagem", "Sou Mais que as Minhas Limitações", "Adolescer Hoje" e "Abolir o Bullying". As Jornadas da Educação pretendem proporcionar aos agentes educativos a oportunidade de partilhar e favorecer o intercâmbio de práticas educativas consideradas exemplares, para melhor compreender os desafios e obstáculos na área da Educação. Dia Mundial da Diabetes - Uma sessão de ginástica laboral, rastreios de glicemia, prática desportiva e uma palestra sobre diabetes são algumas das atividades assinalaram o Dia Mundial da Diabetes, no dia 14 de novembro, em Santa Maria da Feira. Esta jornada de atividades é promovida pela Associação Diabético Feira, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Hospital de S. Sebastião, Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas e Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa.

6 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Bolsas de Estudo Os jovens estudantes residentes no concelho de Santa Maria da Feira, com comprovada carência económica e aproveitamento escolar, candidataram-se, de 1 de outubro a 30 de novembro, ao Programa de Bolsas de Estudo da Câmara Municipal para frequência dos ensinos secundário e superior. XIII Congresso Internacional das Cidades Educadoras - Mais de mil congressistas de 188 cidades 16 delas portuguesas de 34 países e 4 continentes participaram neste Congresso, que decorreu em Barcelona sob o lema A cidade Educadora é uma cidade que inclui. A Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira foi uma das cinco experiências internacionais a única portuguesa destacadas na monografia anual da Associação Internacional de Cidades Educadoras.

7 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Comenius Regio projeto Heath4life Este projeto é financiado pela Comissão Europeia e visa promover um estilo de vida mais saudável e ativo, melhorando a qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e incutindo hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças e jovens. Na base deste intercâmbio está a cooperação europeia no domínio dos métodos e informações sobre a vida saudável, especificamente entre Portugal e Turquia. O Município de Santa Maria da Feira e a província turca de Kirikkale continuam a partilhar experiências na área da promoção de estilos de vida saudáveis e funcionamento de instituições locais ligadas à Educação. O programa Comenius Regio Health4life voltou a juntar, de 13 a 17 de outubro e de 12 a 17 de novembro delegações dos dois territórios, em Portugal e na Turquia respetivamente.

8 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Sons da Cortiça A indústria da cortiça está radicada no município de Santa Maria da Feira há mais de um século, onde se situa provavelmente mais de metade da produção mundial de rolhas. A Binaural/Nodar, numa parceria com o Município da Feira e com a Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, vai à procura dos sons e das vozes que fazem a história quotidiana desta indústria. A primeira fase do projeto decorreu entre 23 e 26 de Setembro 2014, na qual Luís Costa da Binaural/Nodar, juntamente com 43 crianças das escolas básicas do concelho, criou um catálogo de mais de meia centena de sons captados em nove unidades industriais do sector corticeiro. A segunda fase do projeto concluir-se-á com uma instalação sonora de oito canais a ter lugar na Casa da Cultura de Lourosa entre 15 Novembro e 15 Dezembro 2014.

9 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Dia Internacional das Pessoas com Deficiência A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Provedoria Municipal para a Mobilidade assinalaram, em parceria com várias entidades locais, este dia com um conjunto de ações, de 3 a 16 de dezembro, tais como, teatro, exposições, música, atividades radicais, sarau, atividades de grupo em meio aquático, visita ao Zoo de Lourosa e jantar comemorativo. Ação de sensibilização sobre fabrico e história da Fogaça - a Câmara Municipal realizou nas escolas do concelho, em parceria com a Confraria da Fogaça da Feira e Agrupamento de Produtores uma ação de sensibilização sobre fabrico e história da Fogaça.

10 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Ação de Sensibilização sobre Daltonismo e Apresentação do projeto Color ADD - Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos O projeto ColorAdd foi desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas A inclusão. Menu Perlim Uma Quinta de Sonhos - A magia de Perlim chegou a 81 refeitórios escolares logo no primeiro dia do evento, envolvida num menu especial inspirado na quadra natalícia, que deliciou mais de alunos.

11 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Jardins Partilhados teve início no ano letivo passado e envolveu 43 Jardins de Infância, no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) em colaboração com o Micro Atelier de Arquitetura e Arte (MAARQA). O projeto culminou na estrutura instalada nos jardins do antigo tribunal e a sua inauguração integrou a programação do Imaginarius Infantil. Atendendo à recetividade que o projeto encontrou nos Jardins de Infância e na comunidade, temos como missão para este ano letivo a partilha de saberes e experiências entre diferentes instituições. Comemoração do Dia da Floresta Autóctone cerca de 100 árvores autóctones foram distribuídas pelas escolas do concelho. Carvalhos, medronheiros, pinheiros-mansos e azevinhos, foram algumas das espécies cedidas pelo FAPAS - Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens, que foram plantadas no dia 21 de novembro, nas escolas. O Dia da Floresta Autóctone comemora-se no dia 23 de novembro e foi instituído com o objetivo de divulgar, valorizar e alertar para a necessidade de se conservar e proteger as florestas e as espécies arbustivas e arbóreas que ocorrem naturalmente no nosso país.

12 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Assembleia de Crianças O projeto iniciou nas turmas do 3º ano, com uma sessão de apresentação e sensibilização para a cidadania. Durante o 1º período após campanha eleitoral, foram conhecidos os novos rostos eleitos pelas turmas para os próximos dois anos, que se irão juntar aos restantes membros da AC, alunos do 4º ano. Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas - Decorreu no dia 15 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, este encontro promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). O Município esteve presente, assim como as suas sete Eco-Escolas que foram galardoadas com as Bandeiras Verdes: Escola Básica de Argoncilhe Escola EB 2,3 de Arrifana Escola EB 2,3 Fernando Pessoa Escola Básica António Alves Amorim Escola EB 2,3 de Canedo Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares Escola S/3 de Santa Maria da Feira

13 APRECIAÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS NO 1º PERÍODO DO ANO LETIVO 2014/15. Prémio Rotary Melhores Alunos 2014 O Rotary Clube da Feira, em parceria com a Câmara Municipal, envolvendo toda a comunidade escolar, promoveu a 29 de novembro, o reconhecimento de méritos dos alunos do ensino regular e do ensino profissional, no 9º e 12º ano de escolaridade e licenciatura dos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho relativamente ao ano letivo Coro Infantil do CAF - Mais de uma centena de crianças das EB1 de Mirante (Canedo), Gião, Louredo e Lobão cantaram no dia 22 de dezembro as boas-festas ao presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e à vereadora da Educação, Cristina Tenreiro, na escadaria interior dos Paços do Concelho.

14 ANÁLISE DAS MEDIDAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO, NO ÂMBITO DO APOIO A CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Nº de alunos NEE AE Níveis de ensino Total PE 1ºCEB 2ºCEB 3ºCEB ES António Alves Amorim Argoncilhe Arrifana Canedo Coelho e Castro Corga de Lobão Fernando Pessoa Paços de Brandão Santa Maria da Feira Total 503

15 ANÁLISE DAS MEDIDAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO, NO ÂMBITO DO APOIO A CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Ação Social Escolar Sem prejuízo de outros apoios concedidos pelo Ministério da Educação, o Município de Santa Maria da Feira determina que os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente sejam posicionados no escalão mais favorável, independentemente do escalão de abono de família em que o agregado familiar esteja posicionado, tendo direito aos apoios concedidos à generalidade dos alunos. Os apoios a conceder são os seguintes: a) Refeições - totalidade do custo; b) Transportes - totalidade do custo para os alunos que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino e frequentem a escola da sua zona de residência (ou a escola mais próxima, em caso de inexistência de vaga ou do curso pretendido na escola da zona de residência). Esta regra é aplicável a todos os alunos, mesmo àqueles que não têm necessidades educativas especiais.

16 ANÁLISE DAS MEDIDAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO, NO ÂMBITO DO APOIO A CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. É da responsabilidade do Ministério da Educação o pagamento do transporte dos alunos com necessidades educativas especiais que residam a menos de 3 km do estabelecimento de ensino, bem como daqueles que Página 6 frequentam as escolas de referência ou as unidades de ensino estruturado e de apoio especializado a que se referem as alíneas a) e b) dos nºs 2 e 3 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, independentemente da distância a que residam do estabelecimento de ensino; c) Manuais e material escolar - de acordo com os critérios fixados para a generalidade dos alunos, no escalão mais favorável; d) Tecnologias de apoio - comparticipação na aquisição das tecnologias de apoio a que se refere o artigo 22.º do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, até um montante igual ao atribuído para o material escolar.

17 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. Indicadores relativos ao Ensino e Instrução: - Relativamente à taxa de analfabetismo, o valor registado em 2011 no concelho é animador: registou uma percentagem de 3,97%, valor inferior ao do EDV (4,38%) e ao do continente (5,20%) e que representa um decréscimo de 40,75% relativamente à taxa de analfabetismo no concelho em 2001, que era então de 6,7%; - Quanto ao número de indivíduos com o 1º CEB completo, o concelho apresenta uma percentagem de 28,30%, semelhante à do EDV (28,83%) e acima da percentagem do continente (25,40%). Relativamente a 2001, verifica-se um decréscimo de 25,47% no número de indivíduos do concelho de Santa Maria da Feira, que apresentavam como grau de instrução atingido o 1º CEB completo; - Quanto ao número de indivíduos com o 2º CEB completo, apresenta uma percentagem de 17,11%, semelhante à do EDV (17,17%) e acima do valor do continente (13,23%). Relativamente a 2001, o concelho registou uma variação negativa neste indicador de 2,76%;

18 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. - Quanto ao número de indivíduos com o 3º CEB completo, o concelho atingiu , o que corresponde a uma percentagem de 15.79%, mais uma vez valor semelhante ao do EDV (15,88%) e abaixo do continente (16,30%). Contudo, a variação deste indicador relativamente a 2001 regista um aumento de 41,24%; - Quanto ao número de indivíduos com curso superior completo, o concelho apresenta, em 2011, uma percentagem de 8,74%, ligeiramente acima da percentagem do EDV (8,27%) mas abaixo da percentagem do continente (11,92%). Contudo, a variação deste indicador relativamente a 2001 regista um aumento de 32,74%.

19 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. Cursos Profissionais Escola AE Coelho e Castro Curso.Técnico de Desenho Digital 3D. Modelista de Vestuário. Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. Animador Sociocultural. Técnico de Turismo. Técnico de Restauração - Cozinha/Pastelaria. Técnico de Restauração-Restaurante/Bar. Técnico de Multimédia AE de Santa Maria da Feira. Técnico de Contabilidade + Técnico de Comércio. Técnico Auxiliar de Saúde +Técnico de Análises Laboratoriais. Técnico de Design de Moda + Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos EPC Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas EP de Paços de Brandão. Técnico de Eletrónica, Automação e Comando. Técnico de Multimédia. Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar. Técnico de Comunicação. Técnico de Vendas. Técnico de Instalações Elétricas

20 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. Atividade Económica Maiores empregadores do concelho de Santa Maria da Feira (dados recolhidos 2011 in Sínteses Estatísticas Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia): - Fabricação de rolhas de cortiça; - Fabricação de calçado; - Construção de edifícios; - Fabricação de outros produtos de cortiça; - Atividades dos estabelecimentos de saúde com internamento; - Comércio e retalho em supermercados e hipermercados; - Fabricação de papel e de cartão canelados; - Manutenção e reparação de veículos automóveis; - Outras atividades de apoio social sem alojamento; - Fabricação de componentes para calçado; - Panificação; - Transportes rodoviários de mercadorias; - Outra intermediação monetária; - Comércio de veículos automóveis ligeiros: - Fabricação de fechaduras, dobradiças e de outras ferragens.

21 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. Atividade Económica Trabalhadores por conta de outrem por setor de atividade, 2000 e 2011 Setor terciário Setor secundário Setor primário ,6% 61,2% 0,2% ,7% 77,0% 0,3% Trabalhadores segundo o nível de habilitações - Superior 12,4% - Ensino secundário 17,4% - 3º ciclo do ensino básico 22,8% - 2º ciclo do ensino básico 25,9% - 1º ciclo do ensino básico 20,5% - Inferior ao 1º ciclo do ensino básico 1,0%

22 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. Programas municipais de promoção de ofertas de formação Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Precisa-se visa articular o ensino e o mundo do trabalho através da dinamização de espaços comuns de aprendizagens que permitam o contacto entre alunos do ensino secundário e diferentes empresas do concelho. No âmbito deste programa serão desenvolvidas as seguintes atividades: sessões de informação e sensibilização junto dos alunos, com a presença da figura do empresário e do operário/colaborador; visitas dos alunos às empresas; elaboração de um guia de orientação com e para os alunos; conhecimento in loco do funcionamento e rotina da empresa. Projetos de cooperação transnacional - promoção do emprego, do empreendedorismo e no apoio à expansão ou criação de negócios.

23 ANÁLISE DA QUALIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL DOS JOVENS E DA PROMOÇÃO DE OFERTAS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA. Fab Lab o Município encontra-se a preparar o modelo para a criação do futuro laboratório de fabricação digital e prototipagem acessíveis a todo o público, contando com a em interligação com escolas e centros de formação para que este projeto seja uma realidade. Divulgação e apoio às candidaturas ao Erasmus + - programa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto. Tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e a animação de juventude. Permite a oportunidade de estudar, seguir uma ação de formação, adquirir experiência de trabalho ou fazer um voluntariado no estrangeiro; e, apoia o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de colmatar as lacunas existentes em termos de competências na Europa.

24 INTERVENÇÃO DO REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

25 OUTROS ASSUNTOS.

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ORDEM DE TRABALHOS.5ª reunião CME Leitura e aprovação da acta da reunião anterior; Balanço do início do ano lectivo 2011/12; Análise da rede escolar/educativa do ano lectivo

Leia mais

Ata de reunião nº 5 9 de janeiro de 2015

Ata de reunião nº 5 9 de janeiro de 2015 Ata de reunião nº 5 9 de janeiro de 2015 Aos nove dias de janeiro de dois mil e quinze, pelas catorze horas e quarenta minutos, reuniu, na Sala de Reuniões da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal

Leia mais

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ORDEM DE TRABALHOS.2ª reunião CME Leitura e aprovação da acta da reunião anterior; Balanço do 1º período do ano lectivo 2010/11; Análise da rede escolar/educativa do ano

Leia mais

Divisão Municipal de Cultura, Educação e Turismo :: Câmara Municipal de Benavente. Grau de Ensino Estabelecimentos Turmas N.

Divisão Municipal de Cultura, Educação e Turismo :: Câmara Municipal de Benavente. Grau de Ensino Estabelecimentos Turmas N. Divisão Municipal de Cultura, Educação e Turismo :: Câmara Municipal de Benavente ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA AUTARQUIA Informação 3º período letivo 2013/2014 1.REDE ESCOLAR Grau de Ensino Estabelecimentos

Leia mais

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ORDEM DE TRABALHOS.7ª reunião CME Leitura e aprovação da ata da reunião anterior; Apreciação dos projetos educativos desenvolvidos no Município no 2ª período do ano letivo

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2014/2015 Caracterização da comunidade escolar 1. Corpo discente Observatório da Qualidade 2014/2015 O Agrupamento

Leia mais

Informação sobre transportes, refeições e ação social escolares.

Informação sobre transportes, refeições e ação social escolares. Informação sobre transportes, refeições e ação social escolares. De acordo com o definido no Decreto-Lei n.º 299/84, de 5 de Setembro, compete aos municípios assegurar a oferta do serviço de transporte

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 19. Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal

Seminário Nacional Eco-Escolas 19. Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal Seminário Nacional Eco-Escolas 19 Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal Painel V EDS Programa Eco-Escolas 2018/19 Município de Lagoa Programa Eco-Escolas 2018/19

Leia mais

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ORDEM DE TRABALHOS.4ª reunião CME Leitura e aprovação da acta da reunião anterior; Balanço do 3º período do ano lectivo; Apresentação das Normas da Acção Social Escolar;

Leia mais

Encontro A-Mar-Ler Matosinhos Elisabete Carvalho / Olívia Brandão 29 abril 2016

Encontro A-Mar-Ler Matosinhos Elisabete Carvalho / Olívia Brandão 29 abril 2016 Bibliotecas Integradas na RBE Arouca Vale de Cambra São João da Madeira Oliveira de Azeméis Espinho Encontro A-Mar-Ler Matosinhos Elisabete Carvalho / Olívia Brandão Bibliotecas Integradas na RBE Santa

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2019/2020

OFERTA FORMATIVA 2019/2020 OFERTA FORMATIVA 2019/2020 www.esenviseu.net 2019/2020 OFERTA FORMATIVA Ensino Básico - 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Ensino Regular Ensino Artístico Especializado de Música ou Dança Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2017/2018

OFERTA FORMATIVA 2017/2018 OFERTA FORMATIVA 2017/2018 www.esenviseu.net 2017/2018 OFERTA FORMATIVA Ensino Básico - 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Ensino Regular Ensino Artístico Especializado de Música ou Dança Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2018/2019

OFERTA FORMATIVA 2018/2019 OFERTA FORMATIVA 2018/2019 www.esenviseu.net 2018/2019 OFERTA FORMATIVA Ensino Básico - 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Ensino Regular Ensino Artístico Especializado de Música ou Dança Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98 1 PRESSUPOSTOS E PRIORIDADES Autenticidade Acção Eficácia Simplicidade Abertura a todas as formas e pretextos de colaboração Partilha Articulação entre todos os responsáveis para que se concretize e execute

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2019/2020

OFERTA FORMATIVA 2019/2020 OFERTA FORMATIVA 2019/2020 OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam-se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017-2018 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017-2018 SETEMBRO Humanos Promover a socialização; Adaptação e integração das INTEGRAÇÃO / ADAPTAÇÃO Favorecer a adaptação das crianças; Estabelecer

Leia mais

Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Preâmbulo A Educação constitui uma das atribuições fundamentais dos Municípios desde 1984 e a sua implementação obedece a um conjunto de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014 1 DOMÍNIO A Apoio ao desenvolvimento curricular SUBDOMÍNIO: A.1. Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes Escola/comunid.

Leia mais

ANEXO I 28-08-2014 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 26/06/2014 1. REDE ESCOLAR 12.000 11.131 11.401 12.315 11.921 12.044 10.390 10.000 8.990 9.541 8.406 8.000 6.735 6.793 6.818 6.675 7.084 6.942 7.270 7.577

Leia mais

Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico. Normas de Funcionamento

Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico. Normas de Funcionamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Normas de Funcionamento Nota justificativa As recentes alterações legislativas e de procedimentos verificadas no âmbito da acção social escolar, nomeadamente

Leia mais

SISTEMA DE ANTECIPAÇÃO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES DO AVE

SISTEMA DE ANTECIPAÇÃO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES DO AVE SISTEMA DE ANTECIPAÇÃO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES DO AVE Prioridades da oferta formativa profissional do Ave para 2017/2018 AEF Curso Profissional Relevância do SANQ da NUT III Ave 10 a 20% a 10% - a +%

Leia mais

** As inscrições também decorrem no Centro Multicultural R. José Augusto Seabra, n.º 19-D Benfica (junto à estação CP) tel.

** As inscrições também decorrem no Centro Multicultural R. José Augusto Seabra, n.º 19-D Benfica (junto à estação CP) tel. INSTITUIÇÃO CURSOS TIPO CONDIÇÕES DE ACESSO 15 /24 Anos (comum a todos) **Centro de Educação e Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel Av. dos Combatentes Albarraque Tel: 219 155 900 www.scml.pt

Leia mais

Município de Vila Nova de Famalicão

Município de Vila Nova de Famalicão Município de Vila Nova de Famalicão Departamento de Educação e Desporto Plano de Atividades e Projetos Educativos Ano Letivo 2011/2012 Setembro 2011 PLANO MUNICIPAL DE MELHORIA E EFICÁCIA DA ESCOLA Dimensão:

Leia mais

Conselho Municipal de Educação de Benavente

Conselho Municipal de Educação de Benavente Conselho Municipal de Educação de Benavente 8 julho 2016 Ordem de Trabalhos 1. Aprovação da ata da reunião anterior 2. Informações relativas ao 3º período 2015/2016 3. Plano de Transportes 2016/2017 4.

Leia mais

Categoria Infância e Juventude

Categoria Infância e Juventude Categoria Infância e Juventude Qualidade dos serviços prestados ao nível de creche, jardim-de-infância, creche familiar, centro de atividades e tempos livres A Mutualidade Santa Maria - Associação Mutualista

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS Avaliação 2.º Período Ano Letivo 2017/2018 Meta: Criação e implementação de 1 ou mais projetos de cidadania, por turma, nos 5.º, 6.º e 7.º anos, com impacto na comunidade educativa e/ou exterior. Indicador

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades

Leia mais

Enquadramento dos Apoios Sociais concedidos pelo Município de Bragança

Enquadramento dos Apoios Sociais concedidos pelo Município de Bragança Enquadramento dos Apoios Sociais concedidos pelo Município de Bragança Cartão de Munícipe Escalões progressivos no pagamento do passe dos Serviços de Transportes Urbanos de Bragança, na utilização das

Leia mais

ATA Nº 04/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 04/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 04/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 24-11-2015 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h15m Hora do fecho: 00h00m

Leia mais

PROJETOS PROJETOS ANUAIS. Autoavaliação do Agrupamento. Dulce David 2016/2017

PROJETOS PROJETOS ANUAIS. Autoavaliação do Agrupamento. Dulce David 2016/2017 PROJETOS 2016/2017 TÍTULO Assembleia Jovem PROJETOS ANUAIS Luís Sousa RESPONSÁVEL Autoavaliação do Agrupamento Empreendedorismo ERASMUS+ Desporto Escolar Incluirte Lean PES Plano de Ação Estratégica PTE

Leia mais

Regulamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Regulamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Regulamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Preambulo A Educação constitui uma das atribuições fundamentais dos Municípios desde 1984, a sua implementação obedece a um conjunto de preceitos

Leia mais

PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017

PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017 PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017 Índice 1. Introdução... 2 2. Enquadramento das Ações de Melhoria nos Domínios da Avaliação Externa, Critérios CAF Educação e Eixos

Leia mais

Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de Abril

Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de Abril Guia de MATRÍCULAS Guia de MATRÍCULAS Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de Abril DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA Número de Identificação Fiscal (NIF) da criança ou aluno e do Encarregado de Educação; Número

Leia mais

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida O EXEMPLO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO EUNICE NEVES OBJECTIVOS Igualdade Direitos Humanos Cidadania Activa e Inclusiva Conciliação Novas

Leia mais

Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial. Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes tipologias:

Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial. Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes tipologias: Ficha Resumo Finalidade ID do Programa/ Incentivo Objetivo Apoios ao Investimento Competir + Subsistema de Apoio à Eficiência Empresarial Apoia a realização de projetos que se desenvolvam numa das seguintes

Leia mais

P L A N O DE A Ç Ã O E S T R A T É G I C A

P L A N O DE A Ç Ã O E S T R A T É G I C A CÓDIGO 15199 Desenvolvimento sustentável P L A N O DE A Ç Ã O E S T R A T É G I C A 2 0 1 8 2 0 2 0 1 Para um desenvolvimento sustentável, vamos Medida 1 - promover a compreensão da leitura e do cálculo;

Leia mais

ENTIDADE MODIFICAÇÕES DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL

ENTIDADE MODIFICAÇÕES DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL Página : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 29.136,67 107.965,00 91.418,44 101.965,00 85.418,44 6.000,00-16.546,56 1.1. SERVIÇOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO 29.136,67 76.165,00 65.509,76 70.165,00 59.509,76 6.000,00-10.655,24

Leia mais

Caracterização da comunidade escolar

Caracterização da comunidade escolar 1. Corpo discente Caracterização da comunidade escolar O Agrupamento de Escolas de Amareleja é frequentado por um total de 709 alunos, assim distribuídos: Quadro 1: Número de alunos por ciclo/ estabelecimento

Leia mais

ATA DE REUNIÃO N.º: 1. Imp-05-07_A04 Tipo de Documento: Público Pág. 1 / 5

ATA DE REUNIÃO N.º: 1. Imp-05-07_A04 Tipo de Documento: Público Pág. 1 / 5 ---------Aos dez dias de setembro de dois mil e catorze, realizou-se uma reunião do Conselho Municipal de Educação no salão nobre do edifício da Câmara Municipal de Águeda, às dezoito horas, presidida

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 TEMA: VERSÃO PARCIAL 1º PERÍODO Tema Educar para o séc. XXI Novo ano - Viver o recomeço Desenvolver o espírito de escola inclusiva. Promover a integração e a apropriação

Leia mais

EDITAL. CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS (TeSP)

EDITAL. CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS (TeSP) EDITAL CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS (TeSP) 1. Natureza da formação O curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é um ciclo de estudos, não conferente de grau académico, com

Leia mais

Conselho Municipal de Educação de Benavente

Conselho Municipal de Educação de Benavente Conselho Municipal de Educação de Benavente 4 julho 2017 2. Informações relativas ao ano letivo 2016/2017 n.º alunos REDE ESCOLAR 2016/2017 Educação Pré-escolar 12 Jardins de Infância 29 turmas 30 salas

Leia mais

EXtra! Boletim das Atividades extracurriculares da ESALV

EXtra! Boletim das Atividades extracurriculares da ESALV Boletim das Atividades extracurriculares da ESALV Novembro de 2015 EDITORIAL Há uma velha máxima de gestão que nos diz que para conduzir um automóvel precisamos de um grande vidro para-brisas que nos permita

Leia mais

VIII Fórum Social Palmela Territórios Inclusivos, Territórios Educadores 17 de novembro de 2016, Biblioteca Municipal de Palmela

VIII Fórum Social Palmela Territórios Inclusivos, Territórios Educadores 17 de novembro de 2016, Biblioteca Municipal de Palmela VIII Fórum Social Palmela Territórios Inclusivos, Territórios Educadores 17 de novembro de 2016, Biblioteca Municipal de Palmela António Matos Vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude Câmara

Leia mais

ANEXO 3. Plano de Atividades a Desenvolver

ANEXO 3. Plano de Atividades a Desenvolver ANEO 3 Plano de Atividades a Desenvolver Tabela 1- Plano de Atividades a Desenvolver Plano de Atividades a Desenvolver Linhas de Análise Objetivos Gerais Objetivos Específicos Tarefas a Executar Recursos

Leia mais

OFERTA FORMATIVA DE CURSOS PROFISSIONAIS PARA A NUT III AVE 2017/2018

OFERTA FORMATIVA DE CURSOS PROFISSIONAIS PARA A NUT III AVE 2017/2018 OFERTA FORMATIVA DE CURSOS PROFISSIONAIS PARA A NUT III AVE 207/208 Município Entidade Designação do Curso o SANQ do Ave 7-8 Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Técnico de

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Actividades Recepção aos novos alunos Acolher alunos e pais 15 de Setembro Professores e Pais e alunos do Professores e 100 Observação das Diálogo

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 Após a leitura dos pareceres elaborados pelos diferentes departamentos, procedeu-se ao levantamento de dados referentes a situações-problemas e foram delineadas estratégias

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

PROGRAMA F.O.R.A. Normas. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem) Erasmus Municipal. Prémio de reconhecimento a Alunos de S.

PROGRAMA F.O.R.A. Normas. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem) Erasmus Municipal. Prémio de reconhecimento a Alunos de S. PROGRAMA F.O.R.A. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem) Erasmus Municipal Prémio de reconhecimento a Alunos de S. João da Madeira Normas Março de 2018 NOTA INTRODUTÓRIA O Programa F.O.R.A., Erasmus

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

Valorizar os alunos pelo reconhecimento em momentos marcantes, gera motivação e releva a importância da escola nas suas vidas. Marco Paulo Santos

Valorizar os alunos pelo reconhecimento em momentos marcantes, gera motivação e releva a importância da escola nas suas vidas. Marco Paulo Santos Valorizar os alunos pelo reconhecimento em momentos marcantes, gera motivação e releva a importância da escola nas suas vidas. Marco Paulo Santos Capítulo I - Âmbito Artigo 1º Enquadramento 1. O Quadro

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Pelouro da Educação Ano Letivo 2018/2019 Refeições Escolares 1000 refeições diárias: pequeno almoço (Escalão 1 e 2), almoço e lanche. Confeção local e Catering a quente As ementas respeitam as normas

Leia mais

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA CÂMARA MUNICIPAL ATA N.º 5/2014 DO MANDATO 2013/2017, REALIZADA NO DIA 13 DE MARÇO DE 2014, INICIADA ÀS 16.30 HORAS E CONCLUÍDA ÀS 17.30 HORAS SUMARIO ABERTURA... 2 ORDEM DO DIA... 2 ORGÃO EXECUTIVO... 2 (01) APROVAÇÃO

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Pl Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Pl visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades previstas

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues SETEMBRO A minha Escola Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Conhecer os diferentes espaços da instituição, regras da sala e da escola

Leia mais

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar Plano Anual de s do Á época III Quadro do Plano Anual de s Dia 10 Setembro Reunião de Encarregados de Educação Sensibilizar ao Pais para acompanhar e valorizar o ensino Educadora s; ; Encarregados de Educação

Leia mais

Educar Para a Saúde. Fundamentação. Objetivos

Educar Para a Saúde. Fundamentação. Objetivos Educar Para a Saúde Fundamentação O Município de Coruche Coruche procura promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e combater a obesidade infantil, incutindo

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB de Miraflores PROPOSTA PELA LISTA C

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB de Miraflores PROPOSTA PELA LISTA C PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016-2017 DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB de Miraflores PROPOSTA PELA LISTA C INTRODUÇÃO A Escola ocupa um lugar primordial na educação das crianças enquanto

Leia mais

RELATÓRIO FINAL PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES

RELATÓRIO FINAL PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES 2015 RELATÓRIO FINAL PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRIFANA, SANTA MARIA DA FEIRA [Escrever o nome da empresa] 17-07-2015 1. INTRODUÇÃO Para dar

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

Regulamento Gabinete de Apoio Social ao Aluno (GASA) PREÂMBULO

Regulamento Gabinete de Apoio Social ao Aluno (GASA) PREÂMBULO Regulamento Gabinete de Apoio Social ao Aluno (GASA) PREÂMBULO Considerando-se as necessidades: (1) De concentrar tarefas que estão dispersas em vários setores do Instituto Superior de Ciências da Administração

Leia mais

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:47:45

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:47:45 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO - 2013/12/31 Pagina : 1 1. Funções gerais 692.793,77 700.893,77 502.238,97 494.714,37 442.264,06 425.619,24 425.619,24 198.654,80 69.095,13 60.73 60.73 100.00 1.1. Serviços gerais

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares Gaula Santa Cruz. Plano Anual

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares Gaula Santa Cruz. Plano Anual Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares Gaula Santa Cruz Plano Anual 2015-2016 1- INTRODUÇÃO O plano anual de atividades assume-se como o documento delineador do trabalho da comunidade

Leia mais

União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro

União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro I Informação do Presidente acerca da sua atividade e da Junta de Freguesia (período compreendido entre 28 de Dezembro de 2013 e 22 de Abril de 2014) SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS Atendimento dos fregueses duas

Leia mais

ANEXO 1. Poder Local e a Intervenção na Educação

ANEXO 1. Poder Local e a Intervenção na Educação ANEXO 1 Poder Local e a Intervenção na Educação Tabela 1 Evolução do reconhecimento da importância aos municípios e a natureza dos poderes que lhe estavam implícitas em matéria de educação Fases Evolutivas

Leia mais

REGULAMENTO para a AQUISIÇÃO e UTILIZAÇÃO do VESTUÁRIO e EQUIPAMENTOS de TRABALHO

REGULAMENTO para a AQUISIÇÃO e UTILIZAÇÃO do VESTUÁRIO e EQUIPAMENTOS de TRABALHO Ano Escolar 2016-2017 Anexo ao Regulamento Interno da EPA REGULAMENTO para a AQUISIÇÃO e UTILIZAÇÃO do VESTUÁRIO e EQUIPAMENTOS de TRABALHO Na Escola Aveiro é obrigatório o uso de vestuário de trabalho

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO ENSINO SECUNDÁRIO PREÂMBULO

REGULAMENTO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO ENSINO SECUNDÁRIO PREÂMBULO REGULAMENTO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO ENSINO SECUNDÁRIO PREÂMBULO A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu aplicar parte da receita decorrente da participação da Seleção Nacional

Leia mais

e 07 de abril de 2017

e 07 de abril de 2017 Informação da Atividade do Executivo Municipal Período entre 18 de fevereiro de 2017 e 07 de abril de 2017 Município Vila Nova de Cerveira CMVNC Para os efeitos previstos na Lei nº 75/2013 do 12 de Setembro,

Leia mais

Deliberação n.º 2-F/2017. Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos. Cursos de Aprendizagem

Deliberação n.º 2-F/2017. Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos. Cursos de Aprendizagem Deliberação n.º 2-F/2017 Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos Cursos de Aprendizagem Pela Deliberação n.º 2-G/2016, de 20 de abril, da Comissão Interministerial de Coordenação

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DO PICO (E.P.P) Secção de Inserção e Orientação Profissional INQUÉRITO DIPLOMADOS / FORMANDOS PÓS-FORMAÇÃO CURSOS CONCLUÍDOS

ESCOLA PROFISSIONAL DO PICO (E.P.P) Secção de Inserção e Orientação Profissional INQUÉRITO DIPLOMADOS / FORMANDOS PÓS-FORMAÇÃO CURSOS CONCLUÍDOS Morada: Rua D. Jaime Garcia Goulart, 1. 9950-361 Madalena do Pico. Telefone: 292623661. Fax: 292623666. Contribuinte: 512051534. Web: www.ep-pico.com. E-mail: epp.diplomados@gmail.com ESCOLA PROFISSIONAL

Leia mais

PROGRAMA PINHAL NOVO PALMELA E QUINTA DO ANJO MARATECA E POCEIRÃO

PROGRAMA PINHAL NOVO PALMELA E QUINTA DO ANJO MARATECA E POCEIRÃO PROGRAMA PINHAL NOVO PALMELA E QUINTA DO ANJO MARATECA E POCEIRÃO A diversidade dos espaços e dos tempos educativos remete cada vez mais para o conceito de Escola - Comunidade, aberta ao diálogo e à educação

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação Proença-a-Nova NOTA INTRODUTÓRIA

Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação Proença-a-Nova NOTA INTRODUTÓRIA JUNHO DE 2019 A DEZEMBRO DE 2022 PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PLANO DE AÇÃO DO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA 1 NOTA INTRODUTÓRIA O desenvolvimento de um território assenta numa abordagem coerente e transversal

Leia mais

Pilares Educativos A solidez no Processo de Ensino. A escola humana no caminho da excelência. O Colégio no Pinhal - A sua dimensão ecológica

Pilares Educativos A solidez no Processo de Ensino. A escola humana no caminho da excelência. O Colégio no Pinhal - A sua dimensão ecológica A escola humana no caminho da excelência Uma Escola virada para o Mundo O Colégio no Pinhal - A sua dimensão ecológica Uma Escola Atual, Inovadora e Moderna Pilares Educativos A solidez no Processo de

Leia mais

Plano de Melhorias do Agrupamento de Escolas da Lixa. Relatório de Avaliação Final do Plano de Melhorias

Plano de Melhorias do Agrupamento de Escolas da Lixa. Relatório de Avaliação Final do Plano de Melhorias Plano de Melhorias do Agrupamento de Escolas da Lixa Relatório de Avaliação Final do Plano de Melhorias 21 de fevereiro de 2017 1 Índice 1 - Introdução..... 2 2 - Instrumentos e metodologia adotados.....

Leia mais

Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Tourega

Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Tourega Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Tourega No cumprimento da Lei Nº 169/99, de 18 de Setembro, revista pela Lei Nº 5- A/2002, de 11 de Janeiro, estabelece no nº 2, alínea a) do art.º 34º que compete

Leia mais

Atividades de Enriquecimento Curricular Relatório, Ano letivo 2017/2018

Atividades de Enriquecimento Curricular Relatório, Ano letivo 2017/2018 Atividades de Enriquecimento Curricular Relatório, Ano letivo 2017/2018 1/ Nota introdutória O questionário eletrónico Atividades de Enriquecimento Curricular 2017/2018 foi remetido às escolas públicas

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA CRECHE

PLANO DE ATIVIDADES DA CRECHE 01 Início do Ano Letivo Atividades de escolha livre. Atividades de exploração do espaço exterior. - Promover a integração / (re) adaptação das crianças; - Integração da criança no meio envolvente. Materiais

Leia mais

PLANO MENSAL DE ATIVIDADES DE MARÇO

PLANO MENSAL DE ATIVIDADES DE MARÇO PLANO MENSAL DE ATIVIDADES DE MARÇO Março / Abril Bienvenue au collège Dr. Carlos Pinto Ferreira Ana Pia, Iolanda Azevedo, Abílio Santos Professora Sofia Pinto Silva Turma 8.ºD Turma SELF 1 7 a 9 Dia Internacional

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA 1 1. No dia 4 de Dezembro, a União Distrital de Santarém em parceria com Segurança Social, levou a efeito o ultimo dos 5 encontros realizados em várias zonas do distrito, sobre o tema "Encontros de Partilha",

Leia mais

Conselho Municipal de Educação de Benavente

Conselho Municipal de Educação de Benavente Conselho Municipal de Educação de Benavente 9 outubro 2015 Ordem de Trabalhos 1. Aprovação da ata da reunião anterior 2. Informações relativas ao início do ano letivo 2015/2016 3. Ação Social Escolar 2015/2016

Leia mais

Plano de Atividades. Ano Letivo

Plano de Atividades. Ano Letivo Plano de Atividades Ano Letivo 2018-2019 Setembro Início do ano letivo Adaptação e integração das crianças; Organização do Ambiente Educativo Organização dos vários espaços da sala de actividades; Chegada

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE VOUZELA PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL 2015/2016 As Crianças Marcam a Diferença! Natação 1º Ciclo Baú das Letras Prolongamento de Horário Descrição da Público-Alvo Recursos Calendarização Setor

Leia mais

MAPA DE PESSOAL 2017

MAPA DE PESSOAL 2017 MAPA DE PESSOAL 07 (art.º 9.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 5/04 de 0/06) A - TRABALHADORES A MANTER EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES A.. COMISSÃO DE SERVIÇO A... PESSOAL DIRIGENTE

Leia mais

SEMANA CULTURAL 2013

SEMANA CULTURAL 2013 Terça-Feira Dia 2 de Abril 21:00 Cerimónia de abertura da semana cultural Noite desportiva: SEMANA CULTURAL 2013 PROGRAMA Direção do Agrupamento de Escolas Pavilhão desportivo municipal 21:15 - Danças

Leia mais

Normas para atribuição do prémio. Empresa + Vida Ativa para Jovens

Normas para atribuição do prémio. Empresa + Vida Ativa para Jovens Normas para atribuição do prémio Empresa + Vida Ativa para Jovens Preâmbulo A transição para a vida ativa comum a todos adolescentes, corresponde aos últimos anos da escolaridade obrigatória (14-18) com

Leia mais

Regulamento do Serviço de Transportes Escolares sob a responsabilidade do Município de Valongo Preâmbulo

Regulamento do Serviço de Transportes Escolares sob a responsabilidade do Município de Valongo Preâmbulo Regulamento do Serviço de Transportes Escolares sob a responsabilidade do Município de Valongo Preâmbulo O Serviço de Transportes Escolares (STE) visa apoiar a deslocação dos alunos que frequentam o ensino

Leia mais

RELATÓRIO. 27 MAIO 2017 Paço da Cultura

RELATÓRIO. 27 MAIO 2017 Paço da Cultura RELATÓRIO 27 MAIO 217 Paço da Cultura Introdução O III Fórum Ação Social nas Freguesias faz parte da estratégia de prevenção e intervenção na área social da Freguesia da Guarda. A realização deste evento

Leia mais

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque - Incentivar o envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação com a vida escolar Pré- Apresentação; abertura do ano lectivo; informações gerais; promover a participação da família e da na escola Setembro

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º 64, de 22 de maio de 2017 I Feira do Livro 2017 42.ª edição A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em parceria com os livreiros da cidade

Leia mais

III. Sistema de Monitorização

III. Sistema de Monitorização III. Sistema de Monitorização 159 De acordo com as orientações elaboradas para a execução das Cartas Educativas, na Carta Educativa do Concelho de Almeida prevê-se a concepção e operacionalização de um

Leia mais

LINHAS ORIENTADORAS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2018/19

LINHAS ORIENTADORAS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2018/19 Escola Secundária de Vila Verde 403751 LINHAS ORIENTADORAS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2018/19 Dando cumprimento ao disposto na alínea i), do n.º 1, do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril,

Leia mais

Informação Escrita Reunião de 21 de Dezembro de 2017

Informação Escrita Reunião de 21 de Dezembro de 2017 Informação Escrita Reunião de 21 de Dezembro de 2017 Nos termos da alínea e) do nº. 2, do artº. 9 da Lei nº. 75/2013 de 12 de Setembro, e no âmbito das suas competências, a apresenta à Assembleia de Freguesia,

Leia mais

Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego no Alto Minho

Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego no Alto Minho Empregabilidade e Emprego: Dinâmicas e Tendências Transfronteiriças Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego no Alto Minho Eduardo Pereira 13 dezembro 216 II Forum Ensino Profissional Transfronteiriço

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama CT TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO Incentivar a tomar uma

Leia mais

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES 0 DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES Na planificação das atividades daremos continuidade ao projeto Crescer, Brincar e Aprender, do Departamento Pré Escolar que se concretizará também

Leia mais