O problema. Haverá algum propósito para estarmos neste mundo?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O problema. Haverá algum propósito para estarmos neste mundo?"

Transcrição

1 A VOLTA DE CRISTO E O MILÊNIO

2 O problema Haverá algum propósito para estarmos neste mundo? A doutrina da providência trata do fato de existir um propósito na criação. A doutrina da segunda vinda de Cristo expõe a maneira como, ao final da história, esse propósito será realizado.

3 A grande esperança de todo cristão é que um dia a miséria, o sofrimento, a dor e todo o mal deste mundo termine de uma vez para sempre, e o estado de alegria e amor perfeito seja restaurado. A promessa de Jesus, antes de deixar seus discípulos, foi a de que ele iria para preparar um lugar, para que, onde ele estivesse, estivéssemos nós também (Jo 14:2-3). Investigaremos a questão da natureza dos eventos que a Bíblia revela que ainda hão de acontecer.

4 História da Igreja Existem três sistemas principais na história da interpretação do milênio (millennium, mil anos ), e da vinda de Jesus. Cada sistema é nomeado segundo a ordem dos dois eventos, A controvérsia maior é sobre o significado de Ap O versículo 6 diz que os justos reinarão com Cristo durante mil anos. O que se discute é sobre quando acontecerá esse milênio e qual será a natureza desse reino.

5 Outra questão importante na discussão sobre o milênio é a da continuidade e descontinuidade entre o AT e NT. Qual é a relação entre o povo de Deus no AT (israelitas), e o povo de Deus no NT (a igreja)? Existe para a igreja um plano diferente do plano elaborado por Deus para a nação de Israel? Como serão cumpridas as profecias do AT acerca da restauração de Israel? Isso acontecerá na igreja ou em Israel, como uma entidade política?

6 Ao longo da história da igreja tem havido três posições principais, as quais serão estudadas em sua seqüência histórica; e uma posição heterodoxa.

7 O Pré-milenarismo Histórico O chamado pré-milenarismo histórico foi a posição dominante dos pais da igreja na teologia entre os séculos ii e iv. Justino de Roma, Irineu de Lion, Tertuliano, Cipriano e Papias criam na idéia de um reino literal de mil anos na Terra, depois da segunda vinda de Cristo. Essa é a noção que define o pré-milenismo.

8 Ao defender o milênio, esses pensadores entendiam que estavam defendendo a ortodoxia cristã de 3 maneiras: Apoiando a apostolicidade e canonicidade do Apocalipse contra os que combinaram a negação desse livro com a rejeição ao milênio; Opondo-se aos gnósticos, que espiritualizavam a doutrina cristã, destruindo a esperança no futuro; Opondo-se aos cristãos platônicos, como Orígenes, cuja rejeição de um milênio literal era baseada numa hermenêutica alegórica e que revelava um menosprezo idealista para com a criação.

9 Durante a Reforma, Willian Tyndale e os anabatistas defenderam a tese. No século xvii, vários puritanos também afirmaram esta posição juntamente com vários pietistas alemães (Philip Jakob Spener). No grande avivamento do século xviii, Charles Wesley; no século xix, Spurgeon na Inglaterra e Escócia. Entre os teólogos contemporâneos: Cullmann, Russell Shedd, George Ladd, Wayne Grudem e Millard Erickson.

10 Segundo o pré-milenismo histórico, a ordem dos eventos pode ser resumida assim: Época presente da igreja, da evangelização e da apostasia do homem; Grande tribulação de sete anos, ascensão do anticristo e perseguição da igreja; Volta de cristo, arrebatamento, primeira ressurreição e batalha do Armagedom; Inauguração do milênio e prisão de Satanás no abismo; Fim do milênio, soltura de Satanás e rebelião das nações; Derrota final de Satanás, ressurreição dos ímpios e julgamento final; Estado eterno.

11 Quase todos os pré-milenistas históricos são pós-tribulacionistas. Ou seja, os crentes vivos serão arrebatados na segunda vinda de Cristo, e que o arrebatamento ocorrerá no final da grande tribulação.

12 O Amilenismo (pró-milenismo; milenismo realizado) O amilenismo é outra forma de interpretar os eventos do fim, já que o milênio de Ap 20 não é exclusivamente futuro, mas está hoje em processo de realização.

13 O amilenismo parece já estar presente em Eusébio de Cesaréia, Agostinho, Lutero, Calvino, sendo caracterizado pela identificação da igreja do NT com o verdadeiro Israel espiritual. A igreja é herdeira das promessas feitas à nação de Israel. Por necessidade, o cumprimento dessas profecias acontecerá num sentido espiritual e não literal. Isso inclui a menção ao milênio de Ap 20. A primeira ressurreição não pode ser uma ressurreição física, porque só haverá uma ressurreição física quando Cristo voltar.

14 A primeira ressurreição pode representar ou o renascimento espiritual de cada pessoa salva ou os mártires que já reinam com Cristo, sendo o milênio o reino espiritual de Cristo no coração dos crentes na terra e o reino de Cristo com os santos no céu. Acerca dos eventos da tribulação e segunda vinda de Cristo, o amilenismo tem muito em comum com o prémilenismo histórico. A diferença é que, depois que Cristo voltar, acontecerá o julgamento final e será iniciado o estado eterno.

15 Atualmente (Louis Berkhof, John Stott, M. Lloyd-Jones, William Hendriksen, Abraham Kuyper, Herman Bavinck).

16 O Pós-milenismo A escatologia pós-milenista afirma que o milênio ocorrerá antes da segunda vinda de Cristo. Esta posição foi defendida por puritanos, e no século xviii esta era a posição de Jonathan Edwards e Willian Carey. Entre o século xix e o começo do século xx, Charles Hodge, Augustus Strong.

17 Em certo sentido, esta posição é mais parecida com o amilenismo, porque nega que o reinado de Cristo ocorra de forma literal na terra após sua vinda. Quando Cristo vier, começará o estado eterno. Todavia, existem diferenças entre as correntes.

18 Os pós-milenistas acreditam que as profecias de Daniel, Mateus 24 e a maior parte do Apocalipse já foram cumpridas. Em Mateus 24, tudo foi cumprido com a derrota dos Judeus pelos Romanos em 70 d.c., quando o templo foi demolido. Uma vez que o reino foi tirado dos judeus, ele não lhes poderá ser devolvido outra vez. Agora, todas as promessas feitas aos judeus serão cumpridas na igreja. Isso inclui a promessa de uma era áurea na Terra, de paz e prosperidade.

19 A promessa do milênio, nesse sentido, será cumprida literalmente, embora, aparentemente, não com os detalhes pertinentes à nação de Israel. O reino de Deus, simbolizado pelo milênio de Ap 20, será realizado por meio do sucesso da pregação do evangelho e das missões a todos os povos da Terra. O evangelho será disseminado no mundo inteiro e a maior parte da raça humana será salva.

20 Os princípios éticos da Escritura se tornarão a base da lei e da sociedade. O conhecimento e a tecnologia continuarão a crescer cada vez mais. A tecnologia e a base cristã da sociedade capacitarão a humanidade a resolver os problemas da pobreza, fome, crime etc.

21 Deus removerá quase todos os efeitos da maldição da criação proferida em Gn 3, após a queda. A natureza será restaurada, a poluição vencida e a capacidade produtiva da terra será plenamente alcançada. Após uma era de milhares de anos de paz, Jesus voltará para encerrar a história e iniciar o estado eterno. Depois de duas guerras mundiais, existem poucos teólogos pós-milenistas.

22 O Pré-milenismo Dispensacionalista O pré-milenismo dispensacionalista foi desenvolvido na Inglaterra, em meados do século xix, pelos ensinos de Edward Irving e John Nelson Darby, apesar de originalmente ser uma idéia de um padre (Lacunza) e uma jovem débil.

23 O padre Emanuel Lacunza ( ) foi o primeiro a separar a idéia do arrebatamento da idéia da volta de Cristo, ou seja, sempre a Igreja defendeu que o arrebatamento e a segunda vinda são o mesmo evento, até esse padre lançar essa proposta, no Chile. Porém essa idéia surgiu por motivos políticos.

24 Quando Lacunza fora expulso do Chile, escreveu na Itália um livro com suas idéias prétribulacionistas, no qual defendia que, o intervalo entre o arrebatamento e segunda vinda era de 45 dias. Logo após, surge Eduard Irving dizendo que, esse intervalo era de 3 anos e meio. Em 1827, Darby, que era anglicano, abandona sua igreja e se filia a Igreja dos Irmãos. Começou a estudar o Antigo Testamento e já conhecia os escritos do padre Lacunza.

25 Em 1830, Darby visita uma congregação, em que uma adolescente de 15 anos, Margareth Macdonald, profetiza que o intervalo entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo seria de 7 anos. Margareth Macdonald faleceu com 29 anos, e segundo o atestado de óbito, ela era insana mental. Após isso, parece que Darby adotou essa idéia de 7 anos de intervalo; publicou 40 livros expondo suas idéias numa linguagem fundamentalista, o que lhe deu proeminência.

26 Essa teologia tem sido promovida por muitos pregadores, entre eles C. I. Scofield. Essa posição concorda com o pré- milenismo histórico em muitos pontos, mas tem algumas áreas de diferenças muito importantes. Afirmam que só eles mantêm uma interpretação rigidamente literal da Bíblia. Eles têm a tendência de acusar teólogos que afirmam outros sistemas escatológicos de espiritualizarem as Escrituras.

27 A influência da Bíblia de Referência de Scofield também fez com que o dispensacionalismo viesse a ser conhecido como sinônimo de fundamentalismo.

28 Uma das doutrinas que mais se destacam no dispensacionalismo é a idéia do arrebatamento pré-tribulacional da igreja. Essa doutrina está ligada com a distinção radical que fazem entre Israel e a igreja. Jesus ofereceu o reino literal aos judeus, quando ele veio pela primeira vez. Sendo rejeitado pelos seus, o reino foi adiado, e Deus colocou em ação outro plano, inaugurou a dispensação da igreja.

29 Jesus levou a oferta da salvação aos gentios, uma vez que os judeus a recusaram. Essa situação é apenas temporária, porque todas as promessas e profecias do AT acerca de Israel têm de ser cumpridas literalmente. Eles têm interesse especial pela história do moderno estado de Israel, criado em Eles vêem esse fato histórico como o cumprimento das profecias do AT.

30 A principal característica desta posição é a maneira de dividir as Escrituras em dispensações: um período de tempo durante o qual o homem é testado quanto à sua obediência a alguma revelação específica da vontade de Deus. Enfatiza sete dispensações bíblicas:

31 Inocência ou Edênica: Começa com a criação do homem e termina com a queda;

32 Adâmica, da Consciência, da Autodeterminação: É a idéia de que o homem, sabendo distinguir entre o bem e o mal, passa a ter responsabilidade sobre suas escolhas perante Deus;

33 Noaica ou do Governo Humano: Consistia na obrigação de organizar a sociedade de tal maneira que houvesse autoridades civis para reprimir a anarquia e levar os homens a Deus. O tempo desta mordomia abrange o período que vai do dilúvio até a torre de Babel; (Estas 3 primeiras foram atribuídas a toda a raça e não apenas a um povo em particular);

34 Abraâmica ou da Promessa: Deus escolhe um homem e cria um povo em particular, ao qual atribui mordomias por intermédio de um pacto incondicional. A mordomia passou de Abraão para Isaque e para Jacó;

35 Mosaica ou da Lei: Esta mordomia foi dada apenas ao povo de Israel e não às demais nações. Estas foram mantidas exatamente como as nações ímpias fazem até nossos dias. Abrangeu o período entre a entrega da lei a Moisés e a morte de Cristo;

36 Da Igreja ou da Graça: Deus cria também um novo povo chamado igreja. Está é a dispensação que está em vigor até os dias de hoje. Nem Israel, nem as nações, mas apenas a igreja, recebeu a responsabilidade desta mordomia. A tribulação é um período de sete anos colocado entre esta dispensação e a seguinte.

37 É dividida em duas partes: um período de paz, como o estabelecimento de Israel como nação, e um período de perseguição ao povo de Deus pelo anticristo, e a ira de Deus contra os não-cristãos. Este período não pertence à dispensação da igreja, pois está será arrebatada antes da grande tribulação. A posição mais comum sobre o lugar da igreja na grande tribulação é conhecida como prétribulacionismo.

38 Declara que Cristo vira para sua igreja, depois virá com sua igreja. O primeiro estágio da vinda de Cristo é O primeiro estágio da vinda de Cristo é chamado de arrebatamento secreto da igreja; o segundo é chamado de revelação, e a ênfase recai sobre a iminência do arrebatamento secreto da igreja, que ocorrerá antes da tribulação (novidade).

39 Alguns assumem uma posição conhecida como mid-tribulacionismo, que seria uma posição intermediária entre o pré e o póstribulacionismo. Esta posição entende que a igreja será arrebatada no meio do período da tribulação, ante da pior parte da grande tribulação.

40 Do reino ou do Milênio: Durará mil anos. A justiça, a paz e a prosperidade serão a marca desta dispensação, onde o governo de todas as coisas será de Jesus. O reino de Deus, que a raça humana perdeu na primeira dispensação, e falhou em tentar restabelecer durante as outras cinco dispensações, será estabelecido pelo poder de Jesus, e não pelo esforço humano.

41 Ao fim deste período, após sua soltura, ocorrerá a derrota final de Satanás, a ressurreição dos ímpios e o julgamento final. Ao fim desta dispensação, começará o estado eterno.

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

A Volta de Jesus Subsídio para a conversa teológica (os livros da IBC estão à disposição para pesquisa) Scanner da matéria A Volta de Cristo da Teologia Sistemática de Wayne Grudem e ao final um esquema

Leia mais

IBADERJ. Sua Escola Teológica AS 4 ESCOLAS ESCATOLÓGICAS. Germano Soares /tvibaderj

IBADERJ. Sua Escola Teológica AS 4 ESCOLAS ESCATOLÓGICAS. Germano Soares /tvibaderj IBADERJ Sua Escola Teológica /ibaderjoficial @ibaderjoficial /tvibaderj Sua Escola Teológica AS 4 ESCOLAS ESCATOLÓGICAS Germano Soares Silva APRESENTAÇÃO Germano Soares Silva AUTOR: Escritor. Pastor Presidente

Leia mais

Bp. Luis Fernando Hammes

Bp. Luis Fernando Hammes Nossa ESCATOLOGIA Bp. Luis Fernando Hammes OBSERVAÇÕES INICIAIS Nossa ESCATOLOGIA 1- Explicações Iniciais 2- Minha admiração pelas interpretações do Livro de Apocalipse e seus significados 3- Nenhuma Escola

Leia mais

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada Introdução No cerne da verdade redentora bíblica está a esperança abençoada do glorioso segundo advento pessoal de Jesus Cristo. A salvação tem que ver com a redenção dos homens como indivíduos e como

Leia mais

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO DEFININDO ESCATOLOGIA O Estudo das últimas coisas O futuro em termos pessoais e cósmicos Tem a ver com a Igreja Israel as Nações VOCÊ! Temas e Termos

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 2. O grande quadro da consumação INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal Aula

Leia mais

CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem

CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo. I. A SEGUNDA

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR Nem todos acreditam em um reino messiânico terrestre que durará mil anos. Mesmo grupos cristãos sérios e bíblicos olham com incredulidade esse ponto da escatologia. Quando lêem Apocalipse 20.1-6 procuram

Leia mais

Dispensacionalismo. Essência.

Dispensacionalismo. Essência. Essência. Entre as muitas teorias e características do dispensacionalismo, podemos afirmar que o aspecto principal é a explícita distinção que seus proclamadores fazem entre a nação de Israel e a Igreja,

Leia mais

TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES

TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES O Pentateuco e Missões O palco: criação e queda. Os primórdios da humanidade Chamado de Abraão A Lei Israel e Missões (Livros Históricos) 1. Um povo 2. Uma nação 3. Um reino

Leia mais

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel entenderia que

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel orava

Leia mais

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em ( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

LIÇÃO 10 - O MUNDO VINDOURO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - O MUNDO VINDOURO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - O MUNDO VINDOURO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS TRÊS ÚLTIMOS EVENTOS ESCATOLÓGICOS O Reino milenar de Cristo, será um tempo de paz e justiça que a humanidade jamais vivenciou

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOSSA GRANDE ESPERANÇA O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos

Leia mais

UMA VISÃO GERAL

UMA VISÃO GERAL 12. - UMA VISÃO GERAL Este capítulo contém três gráficos gerais abrangendo a história da humanidade, conforme preconizada pela Bíblia. Os três se distinguem apenas no que diz respeito ao tempo do arrebatamento

Leia mais

AULA VII ESCATOLOGIA A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS. I.No princípio

AULA VII ESCATOLOGIA A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS. I.No princípio AULA VII ESCATOLOGIA A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS I.No princípio a. O Propósito da Criação Doxologia Rm 11.36; Cl 1.15-17; Ef 1.4-6 b. A Soberania Mediada é Instituída O homem deveria dominar sobre a

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio.

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Tendo em vista que já nos foi apresentado o tribunal de CRISTO a primeira fase onde nosso serviço a DEUS e ao próximo será avaliado

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

αποκαλυψις αποκαλυψις AULA 8 APOCALIPSE A Revelação Final 7º Roteiro: As 7 Visões Até a Última Realidade O Cordeiro Vitorioso (19:11-16)

αποκαλυψις αποκαλυψις AULA 8 APOCALIPSE A Revelação Final 7º Roteiro: As 7 Visões Até a Última Realidade O Cordeiro Vitorioso (19:11-16) αποκαλυψις APOCALIPSE A Revelação Final AULA Professor: Vlademir Hernandes vlademir@ibcu.org.br Hermenêutica Conservadora, Realista e Literalista Criteriosa ABORDAGEM IDEOLÓGICA 7 Roteiros: 1 Drama AP

Leia mais

As últimas coisas Sofrimento Esperança Glória Uma introdução à escatologia. Misael Nascimento 2018

As últimas coisas Sofrimento Esperança Glória Uma introdução à escatologia. Misael Nascimento 2018 As últimas coisas Sofrimento Esperança Glória Uma introdução à escatologia Misael Nascimento 2018 Como isso [a glorificação] se dará? Depois desta vida, nossas almas serão levadas imediatamente até Cristo

Leia mais

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia

DOUTRINA BATISTA LIVRE. Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia DOUTRINA BATISTA LIVRE Robert E. Picirilli 1 Lição Doze: O que Cremos Sobre a Escatologia Nesta última lição de nosso estudo, mudamos de eclesiologia (a doutrina da igreja) para escatologia, a doutrina

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

para nós é sempre motivo de muita alegria sabermos da sua companhia conosco.

para nós é sempre motivo de muita alegria sabermos da sua companhia conosco. Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia" e para nós é sempre motivo de muita alegria sabermos da sua companhia conosco. 1 Obrigado por que você tem sintonizado esse programa

Leia mais

Um Exame das Doutrinas da Bíblia

Um Exame das Doutrinas da Bíblia Um Exame das Doutrinas da Bíblia 1A-Introdução à Doutrina 1- A Doutrina dos Apóstolos Atos 2:42 2-Heresia Tito 3:10 3-Dupla Verificação João 21:18 4-Fé-Definição Romanos 1:17 5-Negligência da Fé Romanos

Leia mais

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO Mateus - Levi > Uma testemunha ocular - Escrito para os judeus, usa referências do A.T para demonstrar que Jesus é o cumprimento das

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

O milênio [ ESTUDO 4 ]

O milênio [ ESTUDO 4 ] O milênio [ ESTUDO 4 ] A palavra milênio vem do latim mille, que significa mil, e relaciona-se com a declaração em Apocalipse:... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos (Ap 20.4). 66 Nesse período

Leia mais

O Milênio [ ESTUDO 4 ]

O Milênio [ ESTUDO 4 ] O Milênio [ ESTUDO 4 ] A palavra milênio vem do latim mille, que significa mil, e relaciona-se com a declaração em Apocalipse:... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos (Ap 20.4). 66 Nesse período

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas North A meric an Divisio n Portuguese Mi nistry Treinamento de Instrutores Bíblicos Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Objetivo Uma compreensão clara

Leia mais

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd Devocional A esperança segundo a Bíblia A Bíblia inspira esperança. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados

Leia mais

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra.

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra. O Toda dispensação termina com um juízo. O Deus é justo (Sl.145:17) e, portanto, em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre

Leia mais

Livro 55. ICEPAR - Instituto Cristão de Ensino e Pesquisas Avançadas do Reino. Edson de Almeida e Franzen

Livro 55. ICEPAR - Instituto Cristão de Ensino e Pesquisas Avançadas do Reino. Edson de Almeida e Franzen Livro 55 ICEPAR - Instituto Cristão de Ensino e Pesquisas Avançadas do Reino Edson de Almeida e Franzen www.teologiapelainternet.com.br Í N D I C E Domínio de Deus no Mundo... 3 Mundo Antes da Queda...

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

No século XVIII Isaac Newton, grande físico e estudioso das profecias bíblicas escreveu:

No século XVIII Isaac Newton, grande físico e estudioso das profecias bíblicas escreveu: Há algo novo pairando na história do pensamento cristão há pelo menos dois séculos. Está relacionado ao debate teológico em torno da escatologia. Sem dúvida alguma os aspectos proféticos e escatológicos

Leia mais

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE A corrente Pós-Milenista Crê que o mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso reavivamento e o crescimento espantoso da igreja ao ponto

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

EDITORA CULTURA CRISTÃ

EDITORA CULTURA CRISTÃ 1988, Editora Cultura Cristã. Originalmente publicado em inglês com o título 1959 by William Hendriksen pela Baker Academic direitos são reservados. Conselho Editorial Antônio Coine ) Filipe Fontes Heber

Leia mais

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL ÇÃ MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL MUNDO MISSIONÁRIO 1. Aspectos bíblicos: tópicos da Teologia Bíblica de Missões 2. Realidade

Leia mais

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura.

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Franklin Ferreira No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Necessariamente isso inclui tudo o que é revelado

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pe 3.13)

TEXTO DO DIA. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. (2 Pe 3.13) TEXTO DO DIA "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pe 3.13) SÍNTESE Deus sempre esteve no controle de tudo. O fim da história será a prova disso.

Leia mais

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas 2.1. Definição Histórica 2.2. Análise das Setenta Semanas (Daniel 9.24-27) 2.3. Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas Verificação

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA Is. 65:17 Ap. 21: 1 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA O NOVO CÉU E

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 26 A visão do milênio e da primeira ressurreição (20.1-6) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.1-6 O capítulo faz parte do grande final do livro Apocalipse. No capítulo anterior lemos

Leia mais

CONECTAR MISSIONAL. Os 5 módulos são esses:

CONECTAR MISSIONAL. Os 5 módulos são esses: CONECTAR MISSIONAL O Conectar Missional é um curso de introdução à missões transculturais para Igrejas locais, explorando tanto os aspectos bíblicos, como a realidade do campo hoje, a apresentação de estratégias

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem)

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem) Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (1ª Mensagem) Imagine um homem com seus noventa e poucos anos, por quem você tem um profundo respeito, cujos ensinamentos estão carregados

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

Slide 2

Slide 2 E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele

Leia mais

Conceitos escatológicos contemporâneos. 1.ª edição (Sob o título Opções Contemporâneas na Escatologia): 1982 Reimpressões: 1996, 1991

Conceitos escatológicos contemporâneos. 1.ª edição (Sob o título Opções Contemporâneas na Escatologia): 1982 Reimpressões: 1996, 1991 4 Conceitos escatológicos contemporâneos Copyright 1997, 1998 Millard J. Erickson Título original: A Basic Guide to Eschatology: Making Sense of the Millennium Traduzido da edição publicada pela Baker

Leia mais

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja enfrenta hoje sejam os CONFLITOS. Nesta segunda lição:

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas. ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas. Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada

Leia mais

O PROBLEMA HERMENÊUTICO INTRODUÇÃO

O PROBLEMA HERMENÊUTICO INTRODUÇÃO O PROBLEMA HERMENÊUTICO INTRODUÇÃO A insegurança de nossos dias continua provocando um crescente in teresse pelos fins dos tempos. O anseio que o cristão sente para saber os tempos e as estações não é

Leia mais

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS FERREIRA, Franklin. Teologia cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. São Paulo: Edições Vida Nova, 2011. Natan da Costa Fernandes

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto bíblico: Apocalipse 19.11-16 Motivação Quando uma pessoa amada precisa se ausentar por um longo tempo, a ansiedade por sua volta é muito grande. Contamos os dias para

Leia mais

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4 Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 E se eu não viera, (João 15a: 22) Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou

Leia mais

Janeiro Fevereiro 2017

Janeiro Fevereiro 2017 Janeiro 2017 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 23/01 Início das Aulas com a disciplina PALAVRA VIVA 23/01 a 28/01 - Histórico da Bíblia / Bíblia, a Palavra

Leia mais

Janeiro Fevereiro 2017

Janeiro Fevereiro 2017 Janeiro 2017 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 23/01 Início das Aulas com a disciplina PALAVRA VIVA 23/01 a 28/01 - Histórico da Bíblia / Bíblia, a Palavra

Leia mais

DOUTRINAS BÍBLICAS SEEC PARANÁ 2018

DOUTRINAS BÍBLICAS SEEC PARANÁ 2018 DOUTRINAS BÍBLICAS SEEC PARANÁ 2018 DOUTRINAS didache ensino É um conjunto de princípios que, tendo como base a Bíblia, orienta o nosso relacionamento com Deus, com a Igreja e com os nossos semelhantes.

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

Cada um destes discursos começa com uma introdução que explica as circunstâncias do seu conteúdo e o auditório a que é dirigido.

Cada um destes discursos começa com uma introdução que explica as circunstâncias do seu conteúdo e o auditório a que é dirigido. O Sermão da Montanha de que fazem parte também as "Bem-aventuranças" é o primeiro de um conjunto de cinco ensinamentos ou discursos de Jesus, apresentados todos seguidos por S. Mateus (5,1-7/29). Cada

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Junta de Educação Teológica da IPB. Projeto de Ementas, Conteúdo Programático e Cronograma de Aulas para os Seminários da IPB

Junta de Educação Teológica da IPB. Projeto de Ementas, Conteúdo Programático e Cronograma de Aulas para os Seminários da IPB Junta de Educação Teológica da IPB Projeto de Ementas, Conteúdo Programático e Cronograma de Aulas para os Seminários da IPB 1 Departamento de Teologia Sistemática Incluindo as disciplinas eletivas Teologia

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais