INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES)"

Transcrição

1 Matéria: Telemática/Redes INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Esp. Patricia Dias da Silva Peixoto

2 PORQUE ESTUDAR REDES DE COMPUTADORES? Não sei Iremos aprender Preciso me formar Acho melhor você estudar Redes é fácil Não é. Odeio programar Existe programação em redes.

3 O QUE É? Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de equipamentos(módulos processadores - MPs) capazes de trocar informações e compartilhar recursos. São interligados por um meio de comunicação comum entre os equipamentos do sistema de comunicação.

4 MÓDULOS PROCESSADORES? Qualquer dispositivo capaz de se comunicar com um sistema de comunicação comum entre outros MPs por meio de mensagens.

5 SISTEMA DE COMUNICAÇÃO? Possui regras claras e definidas de como a comunicação será realizada. Um sistema de comunicação é formado por: Emissor ou fonte Mensagem Codificação da mensagem Canal Receptor

6 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO Emissor ou fonte É o indivíduo, ou grupo de pessoas, ou organização com idéias, intenções, necessidades, informações, enfim, com uma razão para se empenhar na comunicação. Mensagem Na comunicação humana a mensagem existe em forma física: há a tradução de idéias, intenções e objetivos num código. O emissor utiliza uma combinação de signos e símbolos para expressar a sua intenção comunicativa.

7 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO Canal É o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor. Receptor É o alvo da comunicação. É o indivíduo ou audiência que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la.

8 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

9 OBJETIVOS DAS REDES Redução de tempo e custo Compartilhamento de Recursos Otimizar a comunicação O objetivo básico de uma rede de computadores é garantir que todos os recursos sejam compartilhados rapidamente de forma segura e confiável.

10 APLICAÇÕES COMERCIAIS Compartilhamento de recursos: impressoras, licenças de software, etc. Maior confiabilidade por meio de replicação de fontes de dados. Economia de dinheiro: telefonia IP (VoIP), vídeo conferência, etc. Meio de comunicação eficiente entre os empregados da empresa: , redes sociais, etc.

11 APLICAÇÕES DOMÉSTICAS Acesso a informações remotas: jornais, bibliotecas digitais, etc Comunicação entre as pessoas: twitter, orkut, facebook, messenger, etc. Entretenimento Música, vídeos, jogos, etc. Comércio eletrônico

12 OS PILARES DAS REDES DE COMUNICAÇÃO Comunicação entre utilizadores Mail, chat, programas de troca de mensagens. Partilha de informação Bases de dados, transferência de ficheiros, WWW vídeo, áudio, documentos de texto, etc. Partilha de recursos físicos Impressoras, discos, computadores

13 O MUNDO DEPENDE DAS REDES Bancos Transações entre empresas Logística de grandes empresas Ajuda na tomada de decisão em empresas globalizada. Desempenha papel fundamental no comércio e várias formas de comércio.

14 CLIENTES E SERVIDORES Servidores São processos, equipamentos ou dispositivos que disponibilizam recursos para outros processos, equipamento ou dispositivos. São caracterizados por serem processos passivos. Exemplos: Servidor de Arquivos Armazena arquivos que podem ser acessados, alterados ou excluídos por outros equipamentos, processos ou dispositivos a ele conectados. Servidor de impressão É um dispositivo de impressão(impressora) conectada a um computador ou diretamente a rede que disponibiliza serviço de impressão para outros equipamentos, processos ou dispositivos.

15 CLIENTES São equipamentos, processos ou dispositivos que usam os recursos dos servidores. São caracterizados por serem processos ativos.

16 CLIENTES E SERVIDORES É comum em redes pequenas um mesmo computador hora atua como cliente e outrora como servidor. Exemplo: É cliente de impressão e armazena todos os arquivos de backup do escritório(servidor de arquivos).

17 ENDEREÇAMENTO DE MENSAGENS Mensagem Unicast Quando a mensagem é destinada a um único destinatário. Exemplo didático: Envio de mensagem sms para um aluno em especifico.

18 MENSAGEM MULTICAST Quando a mensagem é destinada a um subconjunto selecionado de elementos Neste caso é gerada uma única mensagem pelo emissor que é destinada aos elementos do grupo Multicast. Exemplo Didático: Envio de mensagem sms avisando um grupo de alunos que irá realizar uma apresentação amanhã.

19 MENSAGEM BROADCAST Quando a mensagem é destinada a todos os elementos Neste caso é gerada uma única mensagem pelo emissor que é destinada a todos os elementos Exemplo didático. Transmissão de rádio e TV aberta.

20 MENSAGEM BROADCAST

21 APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS É uma aplicação que consiste em 2 ou mais processos que executam em diferentes processadores que não partilham memória. Se compartilham a mesma memória é chamada programação paralela. Um grupo de processos que executa em máquinas distintas e trabalha de forma coordenada e cooperativa para realizar uma determinada tarefa Pode ser utilizada para descentralizar processamento.

22 POR QUE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS? Quando o problema é distribuído Tolerância a falhas Melhor desempenho via paralelismo Melhor aproveitamento do hardware

23 APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS: A FORMA MAIS SIMPLES (ACESSO REMOTO AO BANCO DE DADOS) Em Delphi Ao Instanciar um TDataBase configurando os atributos para referenciar um Banco de Dados remoto é caracterizada uma aplicação distribuída. Na web(php). O servidor apache/php pode estar instalado em uma maquina diferente do servidor de banco de dados. Quando é feita uma conexão com o banco é caracterizada uma aplicação distribuída. De forma geral é possível notar que diversas partes da aplicação são executas em computadores diferentes.

24 OBJETOS DISTRIBUÍDOS Poder interagir com um objeto localizado em uma máquina remota como se ele fosse local. Poder construir um objeto em uma máquina e transmiti-lo para outra. Sistema de Suporte a Objetos Distribuídos (SSOD) Java RMI CORBA DCOM

25 INVOCAÇÃO DE PROCEDIMENTOS REMOTOS Permite a chamada a procedimentos que executam em uma máquina remota Parecido com objetos distribuídos Só que para linguagens que não suportam orientação a objetos Comumente chamado de RPC (Remote procedure Call)

26 OS PADRÕES NO MUNDO DAS REDES Númer o Assunto Avaliação e arquitetura de LANs Controle de link lógico Ethernet Token bus (barramento de simbolos; foi usado por algum tempo em unidades industriais) Token ring (anel de simbolos, a entrada da IBM no mundo das LANs) Fila dual barramento dual (primeira rede metropolitana) Grupo técnico consultivo sobre tecnologias de banda larga Grupo técnico consultivo sobre tecnologias de fibra óptica

27 OS PADRÕES NO MUNDO DAS REDES Número Assunto LANs para aplicacoes de tempo real LANs virtuais e segurança LANs sem fios Prioridade de demanda (AnyLAN da Hewlett Packard) Numero relacionado a ma sorte. Ninguém o quis Redes pessoais (Bluetooth) Radio de banda larga Anel de pacote elástico

28 O QUE É A INTERNET? E o conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro. Utiliza a arquitetura TCP/IP, e disponibiliza o acesso a serviços, permite a comunicação e troca de informação aos usuários do planeta.

29 ESTRUTURA DA INTERNET E ISPS Um ISP é uma empresa que fornece acesso à Internet, em geral, mediante o pagamento de uma taxa. As maneiras mais comuns de conectar-se com um ISP são usando uma linha telefônica (dial-up) ou uma conexão de banda larga (cabo ou DSL). Muitos ISPs prestam serviços adicionais, por exemplo, contas de , navegadores da Web e espaço para criar um site.

30 BACKBONE (ESPINHA DORSAL) Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet. Backbone significa espinha dorsal, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.

31 BACKBONE Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema dividir para conquistar, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

32 BACKBONE Quando você envia um ou uma mensagem pelo MSN, as informações saem do seu computador, passando pela rede local para depois desaguar no backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então repassar para o computador correto. Caso as mensagens sejam destinadas a computadores na mesma cidade talvez não seja necessário que a mensagem atinja um Backbone.

33 O EXEMPLO DA DUTRA

34 BACKBONE

35

36 INTRANET E a rede de computadores de uma determinada organização, baseada na arquitetura TCP/IP. Fornece serviços aos empregados, e permite a comunicação entre os mesmos e, de forma controlada, ao ambiente externo (a Internet).

37 EXTRANET E um conceito que permite o acesso, de funcionários e fornecedores de uma organização, aos recursos disponibilizados pela Intranet. Podemos dizer que e uma extensão da Intranet. Dessa maneira, podemos disponibilizar um padrão unificado entre as diversas empresas, filiais, do grupo.

38 VPN (REDE PRIVADA VIRTUAL) VPN e uma rede virtual estabelecida entre dois ou mais pontos, que oferece um serviço que permite o acesso remoto. Muito utilizada por funcionários, para terem acesso aos s corporativos via Intranet, ou para as equipes de suporte técnico solucionarem problemas em seus sistema de maneira remota.

39 MODOS DE COMUNICAÇÃO Simplex O meio de transmissão é utilizado apenas em um dos sentidos de transmissão. Uma comunicação é dita simplex quando há um transmissor e um receptor, sendo que este papel não se inverte nunca no período de transmissão. X Y

40 MODOS DE COMUNICAÇÃO Half-duplex Uma comunicação é dita half duplex quando temos um Transmissor e um Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém nunca simultaneamente, a transmissão tem de sentido bidirecional. Por exemplo, o dispositivo X poderia transmitir dados para Y, e, em seguida, o sentido da transmissão seria invertido e Y transmitiria para X a informação se os dados foram corretamente recebidos

41 HALF-DUPLEX X Y

42 MODOS DE COMUNICAÇÃO Full Duplex Uma comunicação é chamada full duplex (ou simplesmente duplex) quando temos o Transmissor e o Receptor, podendo os dois transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (transmissão bidirecional). Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos).

43 FULL-DUPLEX Uma linha full-duplex tem a possibilidade de transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerandose a mesma taxa de transmissão de dados. X Y

44 HISTÓRICO Inicio das telecomunicações Inicialmente, os computadores eram máquinas caríssimas que centralizavam o processamento em um único ponto.

45 TELÉGRAFO A invenção do telégrafo por Samuel F. B. Morse dá início à era das comunicações modernas, baseadas em sinais elétricos. Cada caractere é composto de um código binário (formado por pontos e traços).

46 CABO TELEGRÁFICO O primeiro cabo telegráfico atravessa o atlântico, permanecendo operacional por alguns dias.

47 LINHA TELEGRÁFICA TRANSCONTINENTAL A primeira linha telegráfica transcontinental atravessa os EUA da costa a costa.

48 O TELEFONE Alexander Graham Bell inventa o telefone. Alguns anos depois, o telefone começa a ser utilizado comercialmente, criando-se as primeiras redes telefônicas.

49 MEADOS DA DÉCADA DE 60 Em meio à guerra fria, o DoD (Departamento da Defesa dos EUA) resolve criar uma rede de controle e comando, bem mais robusta do que a rede telefônica, que pudesse resistir a ataques nucleares, queda de links ou alguns comutadores. Para isto, sua agência ARPA (Advanced Research Project Agency), uma divisão científica do Pentágono, começou a financiar pesquisas em universidades, com a finalidade de criar uma rede com essas características

50 ARPANET A Arpanet, uma comissão do Departamento de Defesa norte-americano, com mais 4 universidades (UCLA, UC Berkeley, SRI e Univ. Do Utah) tornam operacional a primeira rede, que mais tarde daria origem à Internet. Arpanet começou a funcionar, com seus primeiros 4 nós interligando as universidades UCLA, UC Berkeley, SRI e Univ. do Utah. Até 1972 a rede cresceria para de 30 nós, entre universidades e empresas como a Xerox

51 A ARPA Também financiou pesquisas para o desenvolvimento de redes via satélite e redes móveis. Nessa época, foi realizada a primeira experiência onde um caminhão atravessou o estado da Califórnia com um computador a bordo, que permaneceu conectado a outro computador na Universidade College of London, na Inglaterra.

52 O TCP/IP Verificou-se que os protocolos da ARPANET eram inadequados para interligação de redes diferentes, e mais pesquisas foram feitas nesse sentido, culminando no desenvolvimento do TCP/IP, em 1974, por Vinton Cerf e R. Khan

53 1983 TROCA DE CABEÇAS Em 1983 a ARPA passou o controle da rede, para a DCA (Defense Communications Agency), que então criou a MILNET, uma sub-rede militar para interligar bases militares em solo norteamericano e bases espalhadas pelo mundo.

54 A DÉCADA DE 80 Diversas outras redes foram se ligando à ARPANET.

55 PARALELAMENTE A ARPANET A NSF (National Science Foundation) começou a planejar o sucessor da ARPANET. Interligou 6 centros de supercomputação do país ofereceu acesso a todas as universidades, laboratórios de pesquisa, museus e bibliotecas, para que pudessem ter acesso aos recursos de supercomputadores, e comunicar entre sí.

56 O CRESCIMENTO ACELERADO DA NSFNET Inicialmente, a NSF tinha um backbone de 56 kbps, que ficou logo esgotado. Na versão 2 do backbone, a rede tinha canais de fibra ótica de 448 Kbps. Até 1990 a rede possuía canais de 1,5 Mbps

57 1990 O FIM A ARPANET foi desfeita, dando lugar a outras redes mais avançadas.

58 AMERICA ONLINE O governo dos EUA percebeu que não poderia mais financiar o crescimento da rede, e resolveu torná-la comercial. Foi criada então a ANS (Advanced Networks and Services): consórcio entre empresas uma delas a IBM que assumiu a NSFNET em 1990, atualizando seu backbone para 45 Mbps. Em 1995 a rede foi vendida à America Online.

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Msc. Hélio Esperidião O QUE É? Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de equipamentos(módulos processadores - MPs) capazes de trocar informações

Leia mais

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com Surgimento das redes militares, protocolos e Internet PROCESSO TECNOLÓGICO A EVOLUÇÃO

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

Ana Fonseca - A Internet. Introdução

Ana Fonseca - A Internet. Introdução A Internet Disciplina: Sociedade, Tecnologia e Ciência 5 Núcleo gerador 5: Redes de Informação e Comunicação. Domínios de Referência: DR4 Contexto macroestrutural. Temas: Redes e Tecnologias. Trabalho

Leia mais

Introdução. Capítulo 1

Introdução. Capítulo 1 Capítulo 1 Introdução Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction Copyright or display. 2011 The McGraw-Hill Companies, All Rights Reserved. Capítulo 1: Esboço 1.1 VISÃO

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Introdução a Redes de Computadores Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Histórico n Antes do surgimento n Nascimento da redes n ARPANET n Crescimento da

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores

Introdução a Redes de Computadores Introdução a Redes de Computadores Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores Histórico Endereçamento Pacotes Compartilhamento Detecção de Erros Protocolo Categoria de Redes E a Internet?

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é?

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é? O que é? Internet: Antecedentes 4 e 11 de Fevereiro de 1945: Os presidentes dos países Aliados reunem-se em Yalta na Crimeia. - Roosevelt, Churchill e Stalin 2 Internet: Antecedentes Roosevelt e Churchill

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Fundamentos n Linhas de comunicação n Modos de Transmissão n Topologias n Protocolos

Leia mais

Evolução Histórica Prof. Airton Ribeiro de Sousa Agosto de 2014

Evolução Histórica Prof. Airton Ribeiro de Sousa   Agosto de 2014 Evolução Histórica Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com Agosto de 2014 1 Objetivos de Aprendizagem Fundamentos de Redes de Computadores Ao final deste módulo o aluno estará apto

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Conceitos de Redes de Computadores Prof. Jeime Nunes p O conceito de centro de computação, onde os usuários levam o trabalho para processamento está obsoleto; p O

Leia mais

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1 Módulo II Fundamentos de Redes 2 FUNDAMENTOS DE REDES Parte - I FUNDAMENTOS DE REDES - CONCEITO Redes de Computadores Uma rede de computadores é formada por 2 ou mais módulos de

Leia mais

Introdução às redes de Computadores

Introdução às redes de Computadores Introdução às redes de Computadores Carlos Gustavo A. da Rocha Antes de seu surgimento (década de 50) Máquinas: grandes; complexas; muito difíceis de se operar; de propósito específico Pouca ou nenhuma

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Universidade Católica de Pelotas Cursos de Engenharia da Computação Disciplina: Rede Computadores I 2 Agenda Estruturas básicas de redes A

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DISCIPLINA REDES DE COMPUTADORES Carga horária: 64 horas/aula Aulas: Sábados 13h00min às 17h00min

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco https://garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com 1 História de redes Características de redes de computadores Tipos e topologias AULA 02 História

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES E INTERNET Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Comunicação de Dados Conceito: é a troca de informação entre dois dispositivos através de algum

Leia mais

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe Histórico TCP/IP O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency DARPA, como um recurso

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

AULA 2 - INTERNET. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 2 - INTERNET. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 2 - INTERNET Prof. Pedro Braconnot Velloso Começo da Internet Lançamento do Sputnik I Primeiro satélite artificial Russo Reação dos EUA 1958 - Presidente Eisenhower Advanced Research Projects Agency

Leia mais

Data and Computer Network

Data and Computer Network Redes de Computadores & Comunicação de Dados Ass. Ivódio Manjate Prof. Doutor Félix Singo recordar que: Data and Computer Network Um ou mais computadores ligados entre si, por meios electrónicos, com o

Leia mais

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

3.3 REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA - RNP REDE PARAIBANA DE PESQUISA - RPP INTERNET

3.3 REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA - RNP REDE PARAIBANA DE PESQUISA - RPP INTERNET 3.3 REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA - RNP REDE PARAIBANA DE PESQUISA - RPP INTERNET! Maior rede mundial de computadores existente na atualidade. Usada (não exclusivamente) pela comunidade acadêmica

Leia mais

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização.

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Administração de Sistemas de Informação Aula 04 Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

fantastic 7 8 EVOLUÇÃO DA INTERNET E DA WORLD WIDE WEB

fantastic 7 8 EVOLUÇÃO DA INTERNET E DA WORLD WIDE WEB fantastic 7 8 EVOLUÇÃO DA INTERNET E DA WORLD WIDE WEB Na sequência da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um período histórico designado Guerra Fria, que opunha dois grandes blocos políticos, militares

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Internet, Intranet e Extranet

Internet, Intranet e Extranet Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

A Internet. Dados Voz Vídeo Multimídia

A Internet. Dados Voz Vídeo Multimídia A Internet A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada,

Leia mais

O computador foi criado para. auxiliar o homem em tarefas

O computador foi criado para. auxiliar o homem em tarefas Introdução O computador foi criado para auxiliar o homem em tarefas repetitivas. REDES DE COMPUTADORES Slide 1 Introdução Teve início como uma máquina de calcular e mais tarde tornou-se um dos instrumentos

Leia mais

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação?

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação? Telecomunicações, Redes de Computadores e Internet Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Redes de Computadores 1. Prof. Olavo José Luiz Junior

Redes de Computadores 1. Prof. Olavo José Luiz Junior 1 Prof. Olavo José Luiz Junior olavo.junior@ifpr.edu.br Sobre a Disciplina Disciplina: Redes de Computadores 1 Carga Horária: 80 h/a (4 semanais) 2 Horários: Aulas: às segundas-feiras Permanência para

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores 1. Introdução a Redes de Computadores Parte 01 Prof. Juvêncio Geraldo de Moura Janeiro/2015 Internet É o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam através dos protocolos

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 35 e 36

Introdução à Informática Aulas 35 e 36 Introdução à Informática Aulas 35 e 36 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 9 de maio de 2011. Comunicação e Redes de Computadores COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

Vamos fazer um pequeno experimento

Vamos fazer um pequeno experimento 1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira marceloiury@gmail.com

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores

REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores Objetivos Gerais da Cadeira Apresentar a camada de enlace e suas principais tecnologias de comutação em LAN, MAN, e WAN. Objetivos Específicos da Cadeira Entender os conceitos fundamentais sobre a camada

Leia mais

Aula 5 Navegando na Rede

Aula 5 Navegando na Rede Aula 5 Navegando na Rede DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Início das redes Princípios de Comunicação Como dois computadores poderiam trocar informações? Como deve ser o processo de

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS CUP Disk Memoey CUP Memoey Disk Network CUP Memoey Disk Introdução aos Sistemas Distribuídos 1 Sumário Evolução Problema/Contexto O que é um Sistema Distribuído? Vantagens e Desvantagens

Leia mais

Capítulo 1. Introdução. Capítulo 1

Capítulo 1. Introdução. Capítulo 1 Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 slide 1 Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall, 2011 Tópicos Uso de redes de computadores Modelo cliente-servidor,

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo leandrocamargo@ifsul.edu.br www.leandrocamargo.com.br Redes de Computadores História Como e onde

Leia mais

Conceitos Básicos em Redes de Computadores

Conceitos Básicos em Redes de Computadores UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS - UEMG Conceitos Básicos em Redes de Computadores Referências: - Redes de Computadores e a Internet. J. Kurose e K. Ross. Ed. Pearson, 2010 - Seção 1.1 11 Conceitos

Leia mais

Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla. Luiz C B Martins

Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla. Luiz C B Martins Gerenciamento de Conteúdo Web CMS Joomla Luiz C B Martins luizmartins@unb.br Objetivo do Curso Usar as ferramentas e os conceitos básicos da plataforma Joomla para gerenciar e atualizar páginas na internet

Leia mais

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aula #231 EBS 211 POO e UML Prof Luiz Fernando S Coletta luizfsc@tupaunespbr Campus de Tupã Roteiro Rede de computadores; Aplicação cliente/servidor; Sockets

Leia mais

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Conectividade Docente: Nataniel Vieira 1 módulo Técnico em Informática Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

Alguns aspectos históricos da Internet

Alguns aspectos históricos da Internet Alguns aspectos históricos da Internet Introdução à Informática http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ii2018.html Sumário Contextualização; ARPA e ARPANET; WWW; Internet; Possibilidades via Internet Contextualização

Leia mais

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa INTRODUÇÃO Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade Introdução a Redes Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Internet, Intranet e Extranet Prof. Roberto Andrade Rede doméstica ou Rede Ponto a Ponto (PeertoPeer) O que é: Interligar um computador diretamente

Leia mais

Fundamentos Classificação (quanto à abrangência)

Fundamentos Classificação (quanto à abrangência) Classificação (quanto à abrangência) Carlos Gustavo A. da Rocha Algumas definições Um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro 1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS INTRODUÇÃO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Até meados dos anos 80 as máquinas eram grandes e caras; A maioria das empresas tinham equipamentos que operavam de forma independente por falta de uma forma confiável

Leia mais

NOÇÕES DE REDES E INTERNET

NOÇÕES DE REDES E INTERNET NOÇÕES DE REDES E INTERNET (CONCEITOS SERVIÇOS ) INFORMÁTICA PROF. LEONARDO MARTINS E-mail: prof.leonardomartins@hotmail.com Instagram: @Prof.LeonardoMartins Prof. Leonardo Martins Analista em Tecnologia

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS INTRODUÇÃO É visível a necessidade das empresas que fornecem serviços tanto varejista como atacadista no Brasil, informatizarem sua estrutura com o

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa Curso: Redes de Computadores I capítulo 2 Prof. Rubens Freire Rosa 1 Sumário Formas de utilização do meio físico Tipos de Ligação no meio físico Arquitetura de redes, conceito de redes Classificação de

Leia mais

REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS. INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES Prof. André Luís Alves

REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS. INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES Prof. André Luís Alves REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES Prof. André Luís Alves Visão Geral As redes existem de forma que dados possam ser enviados de um lugar a outro (conceito básico de comunicação

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV1-01. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV1-01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Cite o que motivou a criação das redes de computadores? Questão 01 Resposta Cite o que motivou a criação das redes de computadores? - Diminuição

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Introdução às Redes de Computadores Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 O que é uma rede? Rede de computadores é a interconexão de computadores e equipamentos que usa fios ou ondas

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Dispositivos de Interconexão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Componentes de Rede Diversos são os componentes de uma rede de computadores e entendê-los

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores J. F. de REZENDE COPPE/UFRJ rezende@land.ufrj.br http://www.land.ufrj.br Redes de Computadores: Definição conjunto de módulos processadores, capazes de trocar informações e compartilhar

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 4: Introdução às Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Editora Saraiva The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Objetivos

Leia mais

27/05/2014 REDES LOCAIS

27/05/2014 REDES LOCAIS REDES LOCAIS Um grupo de computadores conectados com a finalidade de compartilhar recursos. Os computadores em uma rede local são normalmente ligados por um cabo de transmissão dentro de uma pequena área,

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais