01. (ENEM 2009) Observe as figuras:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "01. (ENEM 2009) Observe as figuras:"

Transcrição

1

2 01. (ENEM 2009) Observe as figuras: Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, entende-se que: a) os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem. b) as intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo. c) o processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas. d) a destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os polos. e) os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional. 02. À medida que a procura por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois: a) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e subúmidas do globo. b) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas. c) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta. d) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento. e) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que as atividades humanas são capazes de provocar interferências em escala local e global. 03. Durante a Guerra Fria, surgiu uma nova forma de regionalização, a divisão em três mundos. Atualmente essa regionalização é bastante polêmica. Sobre a regionalização em três mundos é correto afirmar que: a) A divisão do mundo em três partes é hoje bastante questionada porque os países do Terceiro Mundo se subdividem em dois grupos. b) Atualmente essa classificação está sendo amplamente utilizada pois é um excelente critério de regionalização. c) A divisão dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo é bastante questionada atualmente, pois, com a crise do bloco socialista surge uma nova forma de regionalização. d) A divisão em três mundos se torna eficiente pois demonstra como os países subdesenvolvidos atualmente estão se destacando no cenário geopolítico mundial.

3 e) Essa regionalização é bem atual, e mostra os países desenvolvidos, subdesenvolvidos e periféricos. 04. O IDH é um índice muito usado atualmente para definir o nível de desenvolvimento socioeconômicos dos países. Esse índice é calculado com base em três indicadores: a educação, a saúde e a renda. Sobre o IDH, assinale a alternativa correta: a) Trata-se de um índice que mostra as diferenças entre as pessoas já que é um resultado obtido através de médias. b) Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes. c) É um índice que mostra as políticas públicas realizadas pelos países pra atingir desenvolvimento. d) É um índice que mostra as desigualdades sociais em diferentes escalas, já que combina indicadores de desenvolvimento social. e) O IDH apresenta apenas o grau de desenvolvimento econômico dos países. 05. Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se se uma "nova ordem mundial" que substituiu o conflito "Leste-Oeste" do sistema bipolar por uma nova divisão dos países do mundo. Uma das formas de organização dessa nova ordem apresenta o mundo dividido entre países do Norte, desenvolvidos (ricos) e do Sul, subdesenvolvidos (pobres). O mapa a seguir mostra a divisão do mundo sob a ordem "Norte - Sul". Com base nas informações, é correto afirmar que: a) existe, nos países do Norte, desenvolvidos, uma igual distribuição entre as populações rural e urbana, sendo a sociedade de consumo altamente expressiva. b) a desigualdade entre algumas regiões é cada vez menor. A África subsaariana, por exemplo, está cada vez mais aproximada da economia global, despertando interesse como região consumidora e opção de investimento de capital especulativo. c) o chamado conflito "Norte x Sul" é de natureza econômica, portanto,difere do extinto conflito "Leste x Oeste", de natureza geopolítica. d) governos de países em desenvolvimento, com finalidade de aumentar a sua capacidade de negociação com os países do Norte, nos organismos internacionais, nacionais, têm buscado ampliar a cooperação Sul-Sul, Sul, através da constituição de associações como a ALCA e o NAFTA. e) a demarcação Norte-Sul, apesar de ser de natureza essencialmente geopolítica e econômica, estabelece também uma divisão entre duas áreas ecológicas, a temperada e a tropical. 06. (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada a e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria: a) desenvolver processos de reutilização da água. b) explorar leitos de água subterrânea. c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

4 d) captar águas pluviais. e) importar água doce de outros estados. 07. A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água: I. Contaminação de lençóis freáticos. II. Diminuição da umidade do solo. III. Enchentes e inundações. Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente: a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios. b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários. c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano. d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários. e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários. 08. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve: a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte. c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão. e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

5 09. A mídia e o mundo acadêmico tem empregado com bastante frequência um outro termo para designar alguns países até então considerados subdesenvolvidos. Os países foram denominados de países em desenvolvimento ou emergentes. Explique e exemplifique esses países. 10. A ordem mundial é o equilíbrio de poder a nível de relações militares, econômicas e diplomáticas entre países. Sobre esse tema, marque (V) verdadeiro ou (F) falso: a.( ) A ordem mundial multipolar surgiu na segunda metade do século XX. b.( ) A ordem mundial bipolar era representada pela União Soviética e pelos Estados Unidos. c.( ) O período após a segunda guerra mundial ficou conhecido como Bipolar ou Guerra Fria. d.( ) No final do século XX, havia uma ordem mundial monopolar. e.( ) Atualmente a ordem mundial é multipolar. 11. O desenvolvimento implica mudanças sociais sucessivas e profundas. Segundo o geógrafo Josué de Castro, o conceito de desenvolvimento não é meramente quantitativo, mas compreende os aspectos qualitativos dos grupos humanos. De acordo com o comentário, diferencie desenvolvimento quantitativo de desenvolvimento qualitativo. 12. A maior parte dos países ricos apresenta uma dura legislação protecionista aos produtos importados, sobretudo para os setores estratégicos, como o setor energético. E em contrapartida, exige dos países subdesenvolvidos uma plena abertura de mercado.

6 Sobre o comércio mundial, responda: a) Quais são os três principais países parceiros comerciais do Brasil? b) Porque a educação, a ciência e a tecnologia são muito importantes para um país? ) 13. A industrialização é uma característica marcante dos países desenvolvidos. Marque o que for verdadeiro, com relação ao domínio da indústria, da tecnologia e do comércio mundial: a) O crescimento do comércio internacional intensificou-se, sobretudo após a década de 90 do século XX. b) É por meio da atividade industrial que um país consegue suprir as suas necessidades de consumo, elevar as importações e reduzir as exportações. c) A ciência e a tecnologia, em grande parte dos investimentos, são mais utilizados para reduzir as desigualdades sociais. d) Há mais investimentos sendo feitos para a produção de novos software para entretenimento do que no desenvolvimento de medicamentos para combater doenças tropicais. e) Com a globalização, muitas indústrias romperam as fronteiras de seus países. 14. A industrialização iniciou-se nos países desenvolvidos. Segundo a evolução histórica, o processo de industrialização passou por três etapas. Apresente e caracterize essas etapas.

7 15. Em alguns países subdesenvolvidos, o processo de industrialização se intensificou somente após a segunda guerra mundial. Explique dois fatores que contribuíram para o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos. 16. Sobre a DIT (divisão Internacional do Trabalho), marque (F) verdadeiro ou (F) falso:

8 a.( ) Na DIT, os países subdesenvolvidos se especializaram na exportação de manufaturados. b.( ) A principal consequência dessa divisão é que ficaram ainda mais evidentes as diferenças econômicas e tecnológicas entre as nações. c.( ) As grandes corporações têm encerrado suas atividades em áreas onde a mão de obra é mais valorizada. d.( ) Os países desenvolvidos exportam produtos acabados de baixo valor no mercado internacional. e.( ) A DIT pode ser entendida como o papel diferenciado das nações no comércio mundial. 17. Em economia, BRIC é uma sigla que se refere a quatro países que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. Criado e usado pelo economista Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs. Com relação ao BRIC, responda: a) O que diferencia os países desse grupo dos demais países subdesenvolvidos? b) Quais são os países que fazem parte desse grupo? 18. O programa das nações unidas para o desenvolvimento humano (PNUD), apresentou no relatório de 2006, uma importante questão referente a escassez de água no mundo e declarou que esse é um problema silencioso e, em um futuro próximo, atingirá a todos. Sobre esse tema, responda: a) Por que são as populações mais pobres que sofrem com a falta de água? b) Por que à medida que a população cresce, o problema de escassez de água tende a aumentar? 19. O consumo de água vem aumentando bastante nos últimos anos, o que fez com que os seres humanos passassem a explorar todos os recursos possíveis. Marque a seguir, o setor que mais consome água na atualidade: a.( ) Industrial b.( ) Agrícola

9 c.( ) Doméstico 20. Os Estados Unidos lideraram a expansão das empresas transnacionais. Após a 2ª Guerra Mundial, os EUA eram a economia mais vigorosa no cenário internacional e, além disso, as empresas americanas apresentavam um desenvolvimento tecnológico sem igual. Isto as colocava em posição de vantagem em relação às empresas de quaisquer outros países, pois elas podiam oferecer produtos baratos e de boa qualidade, além de serem fornecedoras exclusivas de alguns deles. Nesse contexto, as empresas americanas iniciaram um forte movimento de expansão de suas atividades para outros países. Com isso, os Estados Unidos inauguraram a modalidade de empreendimento econômico capitalista chamado de empresa transnacional. Essa supremacia econômica americana aumentou a expansão das atividades das suas empresas transnacionais em todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. O texto acima explica os: a) motivos pelo qual a áfrica se tornou o continente mais desenvolvido e rico de todo o mundo b) mecanismos de dominação dos Estados Unidos sobre os países subdesenvolvidos da América Latina. c) mecanismos de dominação da Europa sobre os países subdesenvolvidos da América Latina. d) motivos pelo qual a América Latina se tornou o continente mais desenvolvido e rico de todo o mundo. e) Motivos pelo qual os países da América Latina se tornaram industrializados. 21. Analise o mapa a seguir e responda: A divisão do Continente Americano em América do Norte, Central e do Sul segue os critérios: a) do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois as três Américas possuem índices de qualidade de vida diferenciadas. b) históricos, pois os países que colonizaram as três Américas, foram: Inglaterra América do Norte, Espanha América Central e Portugal América do Sul.

10 c) dos níveis de desenvolvimento econômico, pois os países da América do Norte são os mais desenvolvidos, os da América Central são países em desenvolvimento e os da América do Sul são países subdesenvolvidos; d) físicos, pois leva em consideração a localização das terras. e) histórico, que leva em consideração o tipo de colonização. 22. A questão ambiental na América Latina começou a ser discutida com mais profundidade na maioria dos países latino-americanos americanos somente a partir de meados da década de Neste período temos, por um lado, o aumento dos problemas ambientais ocasionados pela concentração populacional nas grandes metrópoles, como a questão do acesso à água, o tratamento do esgoto e a coleta do lixo. Por outro lado, acentuarams da degradação ambiental causada pelas diversas atividades econômicas, como a agricultura (monocultura voltada para a exportação) a mineração e a atividade industrial. Sobre os problemas ambientais na América Latina, pode-se afirmar: se as conseqüências a) Os países que mais sofrem com o desmatamento em seus territórios são o Chile e a Argentina, porque possuem várias áreas de campos artificiais e desérticos. b) A América do Sul possui grande variedade de vegetação em seu território, mas as florestas tropicais e equatoriais são as que mais sofrem com o avanço da agropecuária e o desmatamento descontrolado. c) A atividade econômica que menos causa impacto nas regiões onde prevalecem as grandes florestas é a pecuária, porque utiliza campos naturais existentes. d) O desenvolvimento sustentável tável surgiu da necessidade de ordenar e classificar as áreas de desmatamento, para garantir cotas mensais de madeira às grandes madeireiras. e) A indústria é a atividade econômica que mais tem provocado impactos nas áreas de floresta. 23. O processo de industrialização começou na Inglaterra no final do século XVIII, início do XIX, expandiu pela Europa, Estados Unidos e Japão; foi chamada de Primeira Revolução Industrial. Diante dessa informação, percebe-se que tal processo aconteceu de forma isolada, ou seja, nem todos os países participaram dessa primeira etapa. Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão. De acordo com o texto, podemos concluir que: a) A industrialização ocorreu de forma igual dentro do continente americano. b) Os países da América Latina possuem uma industrialização muito antiga, data do início da primeira revolução industrial. c) Todos os países americanos possuem uma industrialização tardia, isto é, muito depois da revolução industrial. d) A industrialização ocorreu apenas nos países considerados dos desenvolvidos. e) Alguns países latino-americanos são considerados de industrialização retardatária. 24. A América Central é um istmo que une a América do Sul e a América do Norte. Com aproximadamente km² alguns mapas a representam como parte integrante da América do Norte, não a considerando um continente ou subcontinente (partindo do pressuposto de que a América Norte, Sul e Central é apenas um continente).

11 De acordo com a análise do mapa da América Central, è correto afirmar: a) A América Central Insular corresponde ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul. b) A América Central é formada apenas por ilhas. c) Na América Central o clima predominante é o polar, d) A Costa Rica é o país responsável por proporcionar acesso terrestre entre a América Central e a América do Sul. e) Localizada ao norte da linha do Equador, a América Central pertence ao Hemisfério setentrional ( norte ). 25. Com uma extensão de 14 milhões de km², a história do continente praticamente se resume à sua história de exploração. Devido às baixas temperaturas registradas (a temperatura média varia de 0 C no verão no litoral a -65ºC no inverno no interior), a Antártica é o continente mais inóspito do planeta e, por isso, possui muitas regiões ainda não exploradas pelo homem. Durante todo o ano cerca de 98% do território permanece congelado. E no inverno sua extensão chega a aumentar até 1mil km de largura por causa do gelo. Sobre a Antártida é correto afirmar: a) Localizada no Hemisfério Norte, a Antártida é um continente formado por uma extensa área coberta de gelo. b) Em razão das condições climáticas (temperaturas abaixo de 0 C), a Antártida não é habitada por seres humanos. c) Com extensão territorial de 13,2 milhões de quilômetros quadrados, a Antártida é o menor continente terrestre. d) A Antártida é banhada por três oceanos: Atlântico, Pacífico e Índico. e) As principais atividades econômicas desenvolvidas na Antártida são a pesca e a mineração. 26. O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc. Além disso, os Estados Unidos pretendiam fixar os mexicanos em seu país, diminuindo a incidência de entrada ilegal de imigrantes. Com a entrada de investimentos, a economia do país pode crescer e dar origem a novos postos de trabalho e oportunidades, assim, a população mexicana não precisará buscar uma nova vida no país vizinho. Sobre a admissão do MÉXICO no NAFTA (Tratado de Livre comércio da América do Norte) é correto afirmar que esse país: a) transformou a organização no maior bloco econômico do mundo, superando a União Européia tanto em população como em PIB. b) assumiu a liderança política e econômica do bloco latino-americano, suplantando as tradicionais lideranças do Brasil e da Argentina. c) pelo fato de pertencer à organização aumentou suas relações econômicas com os outros países latino-americanos. americanos. d) promoveu amplas reformas socioeconômicas internas, reduzindo consideravelmente os níveis de pobreza entre a população. e) atendeu aos interesses dos outros membros com seu petróleo e mão-de-obra abundante e barata.

12 27. O Brasil foi se afirmando como importante nação que estuda e contribui para a ciência e a paz,, objetivo primeiro dos participantes do Tratado Antártico. Este reconhecimento foi verificado em 1991, quando o então Presidente da República Federativa do Brasil da época, visitou a EACF (Estação Antártica Comandante Ferraz). Várias outras visitas de autoridades ocorreram como a do ano de 1993, reconhecendo à EACF o caráter de embaixada brasileira na Antártica, ressaltando a importância desta no contexto da participação brasileira no Sistema do Tratado Antártico, dando ao país um passaporte para integrar o concerto das Nações na pesquisa em favor do homem. Sobre o tema exposto é correto afirmar que: a) O Brasil tem o interesse em participar do Tratado Antártico, para que possa criar sua base científica no continente Antártico. b) Tal Tratado têm como alguns de seus princípios a liberdade para a pesquisa científica e a exploração econômica. c) As atividades brasileiras na Antártica são realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz EACF. d) Uma exigência para que um país faça parte do Tratado é a realização de atividades científicas e econômicas no Continente Antártico. e) O Brasil aderiu ao Tratado em 1975 e as atividades científicas ainda não começaram. 28. A divisão fisiográfica leva em conta os aspectos físicos e geológicos, bem como a localização de cada área do continente. Analise o mapa e de acordo com esse critério, apresente e caracterize a divisão do continente Americano.

13 29. Observe o mapa ao lado, com relação às características físicas ou naturais da América Latina, e responda: a) Quais são os limites da América latina? b) Quais as formas de relevo predominantes na parte leste da América Latina? 30. De acordo com informação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), 225 milhões de latino-americanos americanos viviam na pobreza em Entre 1990 e 2000, a América Latina perdeu 4,6% de sua cobertura vegetal, isto é, 46,7 milhões de hectares. Nessa década, o desmatamento anual da região foi de 0,5%, mais que o dobro da média mundial. A diversidade biológica, uma das riquezas particulares da América Latina, também enfrenta condições difíceis. Brasil, Colômbia, Peru e México, quatro dos países de maior diversidade regional e mundial, possuem 75% das aves ameaçadas do continente. Além disso, diversas estimativas indicam que a América do Sul proporciona 47% dos animais ilegalmente capturados no mundo. As condições urbano-ambientais têm-se deteriorado de maneira ostensiva em términos de impacto sobre rios e lençóis freáticos, sobre aterros sanitários, tratamento de resíduos sólidos e afluentes líquidos, sobre a qualidade do ar que se respira e sobre as áreas verdes. A esta dinâmica, soma-se se a alta incidência de fenômenos naturais que afetam regularmente a região (furacões, ciclones, terremotos, erupções vulcânicas, inundações e secas), os quais geram profundas implicações na configuração de seus assentamentos humanos. A recorrência destes fenômenos, combinada com as condições econômicas e institucionais estruturais que limitam a capacidade de prevenir e mitigar suas consequências, transformaram extensas regiões e seus centros urbanos em zonas extremamente vulneráveis física e socialmente. Marque o que for verdadeiro, com relação às questões ambientais da América Latina: 1. ( ) Nos próximos 30 anos, se não forem tomadas medidas urgentes de proteção ambiental, a América Latina, poderá se a região mais prejudicada do planeta. 2. ( ) Houve uma diminuição do êxodo rural, a partir da década de 1970, na América Latina, melhorando a qualidade de vida da população. 3. ( ) Por não terem outra opção, as populações mais pobres da América Latina, vivem em áreas de risco. 4. ( ) Diminui-se as áreas de risco, estabelecendo-se se políticas públicas que ofereçam a população condições de infra-estrutura e de saneamento.

14 31. Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão. Durante o século XIX houve diversas tentativas de industrialização por parte de muitos países da América Latina, especialmente México, Argentina, Brasil, entretanto, todas foram frustradas ou tiveram repercussões pouco expressivas. As poucas indústrias que surgiram nesse século limitavam-se à fabricação de bens de consumo não duráveis, como fábricas de velas, sabão, artigos de couro e lã, tecidos, alimentos, móveis etc. Alguns fatores externos, contribuíram para o desenvolvimento industrial da América Latina, a partir do século XX. Apresente e caracterize dois desses fatores. 32. Alguns países da América Latina intensificaram a industrialização a partir de 1950, quando começou o processo de internacionalização da economia, com a expansão das empresas estrangeiras (as multinacionais ou transnacionais). Outro fator importante dessa internacionalização da economia foi a associação do Estado com grandes oligopólios. Responda o que se pede, sobre a industrialização da América Latina: a) Caracterize o tipo de industrialização da América Latina. b) Quais são os países latino-americanos considerados emergentes? 33. Há muitas empresas de origem estadunidense que utilizam as terras mexicanas para cultivar produtos destinados à venda em seu país.essas empresas desenvolvem sua produção nas terras mais férteis, aplicando elevados investimentos em tecnologia, como ocorre na produção de aspargos.os Estados Unidos preferem instalar empresas do setor agrícola no México em virtude do menor custo das terras e da mão de obra, da proximidade do mercado consumidor e da menor carga tributária, o que significa menor gasto e aumento de lucros. Os Estados Unidos conseguem controlar todo o processo produtivo de determinados cultivos por meio da compra de terras mexicanas ou fazendo acordos com grandes proprietários locais. Esses, por sua vez, preferem produzir para os estadunidenses, pois, dessa forma, garantem alta rentabilidade. As empresas dos Estados Unidos dominam as terras mais férteis do México. Isso traz consequências positivas e negativas para os mexicanos. Explique pelo menos duas das questões negativas.

15 34. O México (cuja moeda é o peso mexicano) tem uma economia de livre mercado voltada para a exportação. Trata-se da segunda maior economia da América Latina (seu PIB, em 2007 foi de 1,249 trilhões de dólares e o PIB per capita foi de dólares), ficando atrás somente do Brasil e a quarta economia do continente americano. Um tratado de livre comércio muito importante para o México é com o NAFTA (firmado com EUA e Canadá em 1992 e posto em prática em 1994). Pra se ter noção da importância econômica para o México da inclusão no NAFTA, em 2006, aproximadamente 90% das exportações e 55% das importações eram negociadas com os parceiros do norte. As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão. A indústria mexicana se destaca nos setores automotivo (há fabricas da Volkswagen, GM, Ford, Honda, BMW, Nissan e Mercedes- Benz produzindo naquele país), petroquímico (Pemex), têxtil e papeleira, cimento (Cemex) e construção, alimentos e bebidas Com relação à economia mexicana, marque (V) verdadeiro ou (F) falso: ( ) O Brasil é o principal parceiro comercial do México. ( ) O ingresso do México no NAFTA, foi inicialmente bastante promissor do ponto de vista econômico. ( ) Os Estados Unidos conseguem controlar todo o processo produtivo de determinados cultivos por meio da compra de terras Mexicanas. ( ) Sua economia está bastante atrelada à exploração de petróleo, que é responsável por 40% da receita nacional. 35. A estrutura fundiária argentina acompanha a mesma realidade dos países latinos, isto é, uma profunda concentração de terras nas mãos de uma minoria da população. Os produtos oriundos da agropecuária respondem por cerca de 50% de tudo que é exportado, isso mostra a importância do setor para a economia. Dentre os produtos mais exportados estão o trigo, o milho e a carne. Ao longo do território argentino existem duas zonas agropecuárias de grande relevância: a região pampeana e a extrapampeana. Na região pampeana são encontradas extensas terras de grande fertilidade, a área abrange cidades como Buenos Aires, Santa Fé, Rosário e Baía Blanca. Essa região se destaca principalmente na produção de trigo e milho. Na pecuária, as principais criações são de gado e ovinos. A grande produção se deve, especialmente, pela característica topográfica plana, que favorece a mecanização plena e eleva a produtividade da agricultura e da pecuária. A atividade agropecuária, na Argentina, é intensa, tornando-a uma grande produtora e exportadora de produtos agropecuários. Explique os quatro principais fatores que contribuem para que isso ocorra.

16 36. Cuba foi a única nação do continente americano que adotou o socialismo como sistema político. Essa posição de Cuba teve como consequência o embargo econômico de muitas nações do mundo, sobretudo dos Estados Unidos. Entretanto, o regime foi apoiado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sendo que essa grande potência importava os principais produtos cubanos (açúcar, arroz, tabaco, entre outros), além de fornecer r subsídios financeiros ao país. A economia cubana está bastante vinculada aos setores primários, por isso a economia é sustentada por produtos de origem agrícola, como cana-de-açúcar, açúcar, tabaco, arroz, banana, laranja, e abacaxi. Incluindo ainda a pecuária, na qual se desenvolve a criação de bovinos, equinos, aves e suinos. No extrativismo mineral, o país produz níquel, cobre, cromita e cobalto. O setor industrial não é diversificado, atua na indústria tradicional, como a fabricação de alimentos, bebidas, charutos, máquinas e produtos químicos. A atividade econômica que mais cresce no país é o turismo, que tem uma grande participação no PIB nacional. Cuba atrai um elevado número de turistas em razão das belezas naturais, como as praias caribenhas. Sobre Cuba, responda: a) Explique sobre o embargo econômico promovido pelos Estados unidos à Cuba. b) Caracterize a situação socioeconômica atual de Cuba. 37. Estabeleça a relação entre os países Andinos e suas características: ( a ) Bolívia a. ( ) Foi um dos primeiros países da América Latina a abrir sua ( b ) Venezuela economia ao capital externo. ( c ) Chile b. ( ) A existência de reservas de petróleo e gás natural e a grande desigualdade social gerada pela pobreza têm provocado, no país, uma forte instabilidade política e social. c. ( ) No norte do País, no deserto do Atacama, encontra-se a maior reserva mundial de cobre. d. ( ) Localizado no Norte da América do Sul, o petróleo responde por quase 80% das receitas de exportação. 38. Continente marcado pelas mais baixas temperaturas já registradas no Planeta Terra, a Antártica, ocupa uma área de 14,2 milhões de Km², dos quais 95% são cobertos por uma camada de gelo com metros de espessura, em média.

17 Explique sobre os fatores que têm levado os seres humanos a aprofundar seus interesses na Antártica. 39. Muitas pessoas que você conhece e viveram num tempo em que a Internet estava longe de ser uma realidade e os computadores domésticos eram apenas projetos. TECNOLOGIA ANTIGA TECNOLOGIA ATUAL De acordo com a evolução tecnológica ocorrida nos últimos anos, analise as afirmativas a seguir: I - Nos últimos 40 anos, ocorreram grandes alterações nas paisagens decorrentes da utilização de novas tecnologias. II - A tecnologia utilizada atualmente é a mesma que se utilizava há 40 anos. III - As comunicações foram se modernizando, principalmente com a utilização do telefone celular. IV - Estamos vivendo na era digital. Estão corretas as afirmativas a) I e II. b) I, III e IV c) II e III d) I, II e III e) II, III e IV 40. Há 500 anos, a tecnologia de alguns povos europeus começava a ser desenvolvida, por meio de técnicas marítimas e cartográficas. GRANDES NAVEGAÇÕES

18 Quais eram os principais objetivos dos povos europeus ao realizar as Grandes Navegações? a) Era levar essa tecnologia a outras terras e ajudar os povos distantes; b) Era apenas conhecê-lac) Era conquistar as terras distantes e fazê-las parte do império; para completar o mapa náutico e assim facilitar as viagens de navio; d) Era sair do país por causa das guerras com os países vizinhos; e) Era ter relações comerciais com os povos já instalados nesses locais. 41. Em 22 de abril de 1500, os portugueses chegaram e tomaram posse de parte das terras que atualmente compõem o Brasil. Mas só em 1530 os portugueses iniciaram o processo de colonização. Atualmente grande parte das terras indígenas no Brasil sofrem invasões de mineradores, pescadores, caçadores, madeireiras e poceiros. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir: I - Essa demora para dar início ao processo de colonização ocorreu por falta de interesse econômico de Portugal em relação às terras de que tomaram posse. TRATADO DE TORDESILHAS II - Em 1530, Portugal perdeu o domínio sobre o comércio de especiarias no Oriente. III - Até 1530, os portugueses ocupavam uma pequena faixa ao longo do litoral brasileiro, onde estava concentrado o pau-brasil. Estão corretas as afirmativas: a) Todas as afirmativas estão corretas; b) Nenhuma das afirmativas está correta; c) I e II d) II e III e) I e III 42. Em 1530, chegou ao Brasil uma expedição chefiada por Martim Afonso que tinha o objetivo de estabelecer um sistema de administração e exploração econômica planejado, visando colonizar o Brasil. As divisas internas, em linhas paralelas no sentido leste-oesteportuguesa e representaram o primeiro projeto político-administrativo do foram definidas pela Coroa Brasil. Esse projeto era chamado de: a) Tratado de Tordesilhas; b) Capitanias Hereditárias; c) Família Real; d) Plano português para a colonização do Brasil; e) Tratado do Rio de Janeiro.

19 43. Em 13 de maio de 1888, a Princesa Izabel assinava a Lei Áurea, que dava a liberdade total e definitiva aos negros brasileiros. Qual a importância da Lei Áurea para a história do País? Analise as afirmativas a seguir: I - Teve um papel importante na modernização das relações de trabalho em nosso país. II - II - A partir dela, ocorreu a adoção do trabalho assalariado, ou seja, o trabalhador passou a receber em IMIGRANTES EUROPEUS dinheiro pelo seu trabalho. III - III - A troca da mão de obra escrava pela assalariada trouxe ao País, imigrantes, principalmente europeus. IV - IV - Trouxe retrocesso ao processo econômico brasileiro, pois os proprietários de grandes fazendas ficaram sem mão de obra para o trabalho. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e IV. b) I e IV c) II e III d) II e IV e) I, II e III. 44. A discussão quanto ao uso de determinados termos que categorizam países em função de suas condições socioeconômicas ocorre há muito tempo e sempre foi muito polêmica. Os países subdesenvolvidos possuem industrialização tardia e dependente. Nos países subdesenvolvidos, a dívida pública e a falta de prioridades políticas, voltadas para atender às necessidades básicas da população são uns dos fatores responsáveis pela precariedade das condições de vida de milhares de pessoa. Por que não podemos considerar, por exemplo, o subdesenvolvimento apenas como resultante da exploração dos países desenvolvidos? a) Porque fatores internos como corrupção e problemas de distribuição de renda interferem significativamente no processo de desenvolvimento das nações; b) Apenas no século XXI podemos observar a degradação das condições de vida das nações subdesenvolvidas. Assim sendo, isso é um fenômeno recente; c) Porque a ocorrência de guerras é fundamental para deteriorar os índices de desenvolvimento de uma nação; d) Porque os fatores físicos são os que mais determinam o futuro do desenvolvimento de uma nação; e) Porque todos os países subdesenvolvidos, exceto os africanos, conseguiram se recuperar por conta própria, portanto já podem ser considerados desenvolvidos; 45. O período da Guerra Fria apresentava certo antagonismo, do ponto de vista científico e tecnológico. Enquanto estavam sendo produzidas armas para destruir o mundo várias vezes, também se desenvolviam medicamentos e equipamentos que facilitavam a vida dos seres humanos. Analise, a seguir, a afirmativa que melhor corresponde ao significado do termo Guerra Fria: a) Constante situação de ameaça de guerra (possivelmente nuclear) entre Estados Unidos e União Soviética; b) Guerra marcada pelo grave conflito nuclear ocorrido rido na década de 1960 entre Estados Unidos e União Soviética;

20 c) Conflito armado pós-segunda Guerra Mundial entre as nações europeias divididas entre socialistas e capitalistas; d) Embate militar que resultou na regionalização do mundo entre países do Norte e do Sul; e) Instabilidade política entre as nações perdedoras da Segunda Guerra Mundial: Alemanha, Japão e Itália. 46. Na década de 1950, o demógrafo francês Alfred Sauvy utilizou pela primeira vez o termo Terceiro Mundo. Utilizou essa expressão para designar países que apresentavam atraso social, econômico, científico e tecnológico. Por que a regionalização em três mundos estava fortemente associada à existência da ordem bipolar? a) Porque os países de Primeiro Mundo eram as nações que simbolizavam a ordem bipolar: Estados Unidos e União Soviética b) Porque os países de Terceiro Mundo consistiam em áreas de interesse tanto de Estados Unidos quanto da União Soviética inclusive sendo alvos de diversos conflitos armados, como foi o caso da Guerra do Vietnã. c) Pois os Estados Unidos criaram uma grande zona de influência no Primeiro e Segundo Mundo. Portanto, coube à União Soviética organizar a existência de outro "mundo", denominado de Terceiro Mundo. d) Porque cada mundo era um dos polos: o Primeiro Mundo era uma área de influência da União Soviética e o Segundo Mundo uma área de influência dos Estados Unidos. Aqueles que não eram alinhados a esses países ficaram conhecidos como Terceiro Mundo e eram constantemente disputadas por aquelas duas nações. e) Uma vez que a ordem bipolar significava dois polos - simbolizados pela Europa e pelos Estados Unidos -, coube à União Soviética a organização das potências ideologicamente alinhadas ao socialismo. Essas nações ficaram posteriormente conhecidas como países de Terceiro Mundo. 47. A divisão histórica geográfica considera como critério de regionalização a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação existem três continentes: o velho mundo; o novo mundo e o novíssimo mundo. Essa regionalização é baseada em qual aspecto? a) Regionalização física; b) É baseada em fatos que ocorreram no passado e, portanto, não consiste em uma forma de regionalização de fato; c) Regionalização continental; d) Regionalização cultural; e) É dinâmica, ou seja, muda ao longo do curso da história.

21 48. No período da Guerra Fria, proliferaram diversos regimes de governo socialistas. Embora pudéssemos observar políticas amplamente diversificadas, qual dos elementos a seguir melhor corresponde a uma característica fundamental do sistema econômico socialista? a) Inexistência da propriedade privada dos meios de produção; b) Venda da força de trabalho em troca de salário; c) Existência de grupos privados de proprietários dos meios de produção; d) Produção de mercadorias visa primordialmente à obtenção de lucro; e) Existência da livre concorrência entre as empresas privadas. 49. A ciência e a tecnologia são setores de grande importância para um país, porque geram empregos e promovem o crescimento econômico, que ocorre por meio do desenvolvimento de novos produtos que, em geral, são cada vez mais tecnológicos. Esses produtos exigem maior integração entre as indústrias e os centros de pesquisas. Marque a seguir a melhor opção que relaciona a ciência e a tecnologia, a indústria e a sociedade: a) Quanto mais produtos novos são lançados o mercado, menor será a oferta de novos empregos. b) Atualmente, a ciência e a tecnologia, em grande parta dos investimentos, tem sido mais utilizados para diminuir as desigualdades sociais. c) Há mais investimentos sendo feitos para a produção de novos programas para entreteni- mento do que no desenvolvimento de medi-camentos para combater doenças tropicais. d) Com a atividade industrial, houve uma diminuição da oferta de empregos nas grandes cidades. e) A globalização contribuiu para que muitas indústrias se tornassem multinacionais, fato esse que desenvolveu o interesse das grandes corporações em diminuir os problemas sociais nos países subdesenvolvidos. 50. O processo de industrialização iniciou-se nos países desenvolvidos e de acordo com a sua evolução histórica passou por três etapas de desenvolvimento: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura. Mais recentemente surgiu a indústria de ponta que se caracteriza pelo emprego maciço de investimentos em pesquisa. sa. A opção que mais se associa a indústria manufatureira é: a) Não existe a divisão do trabalho e se emprega ferramenta simples. b) O produtor realiza sozinho todas as fases da produção, sendo responsável, inclusive, pela comercialização do produto. c) Corresponde à intensificação do uso de máquinas e tecnologia, bem como de fontes de energia, como o carvão e o petróleo. d) Se caracteriza pelo uso de máquinas simples e pela divisão do trabalho. Existe o trabalhador assalariado e o patrão que é o dono das máquinas e ferramentas. e) A produção é realizada em grande escala, enquanto o trabalhador executa apenas uma parte do processo de produção. 51. A concentração industrial tornou-se desnecessária para alguns tipos de indústria, como a de vestuário, calçados e componentes eletrônicos, a partir da terceira revolução industrial, que se iniciou no final do século XX. Isso porque houve um avanço no sistema de transporte e telecomunicações. O fato que mais caracteriza a desconcentração geográfica da indústria nos países desenvolvidos é: a) Muitas indústrias, aproveitando os incentivos fiscais, mão de obra barata, ente outras vantagens oferecidas pelos governos dos países subdesenvolvidos, espalharam-se pelo mundo. b) As principais regiões industriais dos países desenvolvidos, atualmente, estão nos países subdesenvolvidos.

22 c) A qualificação profissional passou a ser cada vez menos exigida pelo empregador. d) Em algumas áreas tradicionalmente ocupadas por indústrias, como é o caso das áreas carboníferas da Inglaterra, percebe-se, atualmente, um grande desenvolvimento da indústria. e) Em geral as grandes empresas mantêm suas matrizes nos países subdesenvolvidos, mandando apenas o lucro para o seu país de origem. 52. O Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) tem como objetivo, medir as realizações médias de um país em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: a longevidade, medida pela esperança de vida ao nascer; o grau de conhecimento, medido pela taxa de alfabetização de adultos e pela taxa de escolarização; e o padrão de vida, medido pelo PIB per capita em dólares. Marque a seguir a opção mais coerente com relação ao IDH: a) Os países denominados subdesenvolvidos também são conhecidos por constituírem grandes sociedades de consumo, o que faz com que muitos destes apresentem um elevado IDH. b) Todos os países desenvolvidos apresentam elevado IDH. Em geral, possuem alto nível industrial e tecnológico, elevada expectativa de vida e renda per capita. c) Nenhum país subdesenvolvido possui um IDH elevado, pois todos apresentam uma baixa taxa de alfabetização. d) No continente africano, todos os países possuem um baixo IDH. e) Todos os países que apresentam elevado IDH têm sua principal atividade econômica ligada à indústria ou à tecnologia. 53. A OMC (organização Mundial do Comércio) tem estabelecido leis que regulamentam o comércio internacional, a fim de equilibrar as relações entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Alguns governos, sobretudo de países subdesenvolvidos, têm se posicionado até mesmo contra o atual modelo econômico, pelo fato de este privilegiar apenas os mais ricos. Considerando os conflitos comerciais é correto afirmar que: a) Os países subdesenvolvidos criam barreiras comerciais contra a maioria dos países desenvolvidos, reduzindo a entrada de recursos necessários. b) Os países desenvolvidos impõem restrições às exportações dos países pobres. c) Os países pobres têm elevado as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos. d) Os países pobres, de modo geral, concedem subsídios a seus produtores agrícolas, mas contestam atitudes semelhantes dos países ricos. e) As relações comerciais internacionais têm favorecido às exportações dos países subdesenvolvidos 54. Podemos verificar que houve um crescimento desigual entre os países do mundo. Há portanto, os desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Um fato importante a se levantar é que, dentro dos países desenvolvidos, existem áreas de pobreza. Portanto, não podemos generalizar, afirmando que, nos países ricos só há ricos e nos pobres, só pobres. A opção que melhor reafirma a ideia do texto apresentado é: a) Entre os países subdesenvolvidos, podemos identificar um desenvolvimento igual. b) Podemos generalizar, afirmando que, nos países subdesenvolvidos, só há pobres. c) A partir da primeira revolução industrial, diminuíram as diferenças entre as nações desenvolvidas e as subdesenvolvidas. d) Os países subdesenvolvidos, também são denominados de centrais.

23 e) Em toda e qualquer parte do mundo, há pessoas vivendo em diferentes condições socieconômicas. 55. O mapa a seguir, representa a regionalização entre os países do Sul (subdesenvolvidos) e os países do Norte (desenvolvidos). Através da análise do mapa, identifique os dois únicos países do hemisfério sul que não são considerados subdesenvolvidos: a) Brasil e Argentina b) China e Coréia do Sul c) Austrália e Nova Zelândia d) Brasil e Austrália e) Coréia do Sul e Austrália 56. Ainda observando o mapa da questão anterior, que representa a divisão do mundo de acordo com o nível de desenvolvimento socioeconômico; regionalização considerada bastante polêmica, pois reúne países com grandes diferenças socioeconômicas numa mesma região, marque a opção que melhor caracteriza essa regionalização: a) Todos os países do continente americano são considerados subdesenvolvidos. b) A América Latina e a África são áreas do mundo chamadas de mundo subdesenvolvido. c) Todos os países localizados ao sul apresentam somente características de país subdesenvolvido. d) Somente os países do continente europeu podem ser considerados desenvolvidos. e) Do ponto de vista socioeconômico, todos os países do norte apresentam as mesmas características. 57. A maioria dos países subdesenvolvidos, também denominados periféricos, desenvolveu uma industrialização somente em meados do século XX, o que contribuiu para serem considerados países de industrialização tardia. Um dos principais fatores que contribuiu para o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos, sobretudo, após a segunda guerra mundial, foi: a) A Forte atuação do estado no surgimento das primeiras indústrias. b) A proibição da entrada de empresas multinacionais no país, para evitar a concorrência com as indústrias nacionais. c) O fechamento de várias indústrias nacionais. d) O aumento da importação de vários produtos que eram produzidos no país, para aumentar a concorrência. e) A diminuição dos incentivos fiscais, para evitar a entrada de multinacionais.

24 58. O papel diferenciado das nações que forneceriam matérias-primas a custos baixos (países subdesenvolvidos) e as nações que transformariam as matérias-primas em produtos acabados, de elevado valor no mercado internacional (países desenvolvidos) é denominado de DIT (divisão internacional do trabalho). Marque a seguir a melhor opção que se relaciona com as características da DIT: a) Foi com o processo de industrialização que ficou estabelecida a DIT. b) Os países subdesenvolvidos levam vantagens em relação aos países desenvolvidos na DIT. c) As desigualdades econômicas e sociais entre os países foram diminuídas com o surgimento da DIT. d) Nessa divisão, os países desenvolvidos exportam matérias-primas para os países subdesenvolvidos. e) Ao longo da história, as relações comerciais entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos, foram vantajosas para as duas partes. 59. A maioria dos países subdesenvolvidos apresenta uma economia dependente dos países desenvolvidos, sobretudo no que diz respeito ao capital e à tecnologia. No entanto, nem todos os países subdesenvolvidos apresentam hoje o mesmo nível socioeconômico e tecnológico. Na realidade existem muitas diferenças entre eles. De acordo com a analise da figura, marque a opção que melhor se relaciona com o assunto: a) A grande maioria dos países subdesenvolvidos, podem ser considerados industrializados. b) Brasil, Rússia, Índia e China, são países subdesenvolvidos industrializados que formam o BRIC. Esses países vêm apresentando nos últimos anos, um grande crescimento econômico. c) Nos últimos cinco anos, de acordo com o gráfico, os países subdesenvolvidos industrializados cresceram menos economicamente do que os países desenvolvidos.

25 d) Os países da zona do euro e os Estados Unidos obtiveram um grande desenvolvimento econômico nos últimos anos, em relação aos países subdesenvolvidos industrializados. e) Os países subdesenvolvidos agrícolas não industrializados, têm crescido economicamente, mais que os países subdesenvolvidos industrializados. 60. Os países que não possuem uma indústria competitiva, correm um grande risco com o livre- comércio, pois os produtos importados de boa qualidade com preços baixos podem derrubar a indústria nacional que não conseguir oferecer a mesmas condições. Atualmente esse fato já ocorre em muitos países subdesenvolvidos. Com relação à participação dos países subdesenvolvidos na economia mundial é correto afirmar que: a) Possuem uma grande participação em termos de valores, no comércio mundial, pois a maioria de seus produtos exportados, possuem alto valor no mercado internacional. b) Apresentam uma grande produtividade na agropecuária, que é mecanizada e exportada. c) O baixo investimento em conhecimento científico, em tecnologia e em educação, dificulta o desenvolvimento do comércio internacional desses países. d) Têm um elevado poder de compra, pois a maioria de sua população possui uma boa renda. e) A independência econômica, política e social dos países subdesenvolvidos, em relação aos países desenvolvidos, contribui para que o comércio entre eles seja favorável para às duas partes. 61. Um dos maiores desafios da humanidade é desenvolver estratégias e tecnologias que permitam promover o desenvolvimento social e econômico das inúmeras regiões do planeta sem destruir a extraordinária biodiversidade que serve de base para a própria sobrevivência humana. Esse desafio tornou-stambém chamada de questão ecológica e vem ocorrendo desde o momento em que o homem precisou causar modificações ao Meio Ambiente para melhor se adaptar e suprir suas uma questão ambiental, necessidades. Não é, portanto, um problema novo. Sobre esse tema é correto afirmar: a) Os órgãos competentes, em geral, não conseguem controlar os danos ambientais, muitas vezes, por falta de equipamentos, de pessoal e até de investimentos. b) Atualmente, as autoridades competentes têm feito muito para mudar essa realidade, principalmente com a ajuda das grandes empresas. c) Os países desenvolvidos têm feito muito para melhorar as condições ambientais em nosso planeta. d) É comum, a punição para o agricultor que realiza queimadas e o investimento em pesquisas ambientais, no mundo todo. e) Em todos os países desenvolvidos, o governo se preocupa e investem bastante para diminuir os problemas ambientais. 62. A humanidade vive um período de despertar para as questões ambientais, realizando acordos internacionais, conferências formação de ONGs, enfim, muitas pessoas estão preocupadas com o ambiente. Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso Planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação: a) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Guerra fria (o espaço mundial)

Guerra fria (o espaço mundial) Guerra fria (o espaço mundial) Com a queda dos impérios coloniais, duas grandes potências se originavam deixando o mundo com uma nova ordem tanto na parte política quanto na econômica, era os Estados Unidos

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

É o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza).

É o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). GEOGRAFIA 7ª Série/Turma 75 Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: MATERIAL DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL A GEOGRAFIA DO MUNDO SUBDESENVOLVIDO A diferença entre os países que mais chama a atenção é

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista.

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI Questão 1 Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. a) Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por

Leia mais

Geografia/Profª Carol

Geografia/Profª Carol Geografia/Profª Carol Recebe essa denominação porque parte dos territórios dos países platinos que constituem a região é banhada por rios que compõem a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Países: Paraguai,

Leia mais

Organizações internacionais Regionais

Organizações internacionais Regionais Organizações internacionais Regionais Percurso 4 Geografia 9ºANO Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo Os países fazem uniões a partir de interesses comuns. Esses interesses devem trazer benefícios aos

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes.

Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes. A ECONOMIA GLOBAL Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes. O século XX marcou o momento em que hábitos culturais, passaram a ser ditados pelas grandes

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais

BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais BLOCOS ECONÔMICOS O Comércio multilateral e os blocos regionais A formação de Blocos Econômicos se tornou essencial para o fortalecimento e expansão econômica no mundo globalizado. Quais os principais

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 9ºano Manhã Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Europa: industrialização e agropecuária, economia dos países europeues, Ásia: divisão regional,

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor do trabalho: 2.0 Nota: Data: /dezembro/2014 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 8º Trabalho de Recuperação Final de Geografia ORIENTAÇÕES: Leia atentamente

Leia mais

Professora Erlani. Apostila 4 Capítulo 1

Professora Erlani. Apostila 4 Capítulo 1 Apostila 4 Capítulo 1 Os EUA possuem vizinhos muito diferentes. Ao norte, o Canadá, a maior parte da população é de origem anglo saxônica. Ao sul, o México, país latino-americano, de colonização espanhola.

Leia mais

BRICS e o Mundo Emergente

BRICS e o Mundo Emergente BRICS e o Mundo Emergente 1. Apresente dois argumentos favoráveis à decisão dos países integrantes da Aliança do Pacífico de formarem um bloco regional de comércio. Em seguida, justifique a situação vantajosa

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 1. População: - Crescimento populacional - O espaço urbano e o processo de urbanização - Teorias demográficas. 2. Mundo contemporâneo:

Leia mais

TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO. 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento

TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO. 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento Questões de partida 1. Podemos medir os níveis de Desenvolvimento? Como? 2. Como se distribuem os valores

Leia mais

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38 América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural Capítulo 38 Expansão marítima européia; Mercantilismo (capitalismo comercial); Tratado de Tordesilhas (limites coloniais entre Portugal e Espanha):

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 8 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1- (1,0) A mundialização da produção industrial é caracterizada

Leia mais

Ser grande não significa ser mais rico, e ter relevância em um dos indicadores não confere a cada país primazia em comparação a outro.

Ser grande não significa ser mais rico, e ter relevância em um dos indicadores não confere a cada país primazia em comparação a outro. ASSUNTO em pauta O BRIC em números P o r Sérgio Pio Bernardes Ser grande não significa ser mais rico, e ter relevância em um dos indicadores não confere a cada país primazia em comparação a outro. É Smuito

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

1. (FGV 2014) A questão está relacionada ao gráfico e ao texto apresentados.

1. (FGV 2014) A questão está relacionada ao gráfico e ao texto apresentados. Brasil e Commodities 1. (FGV 2014) A questão está relacionada ao gráfico e ao texto apresentados. Desde 2007, os produtos básicos sinalizam uma estabilização no quantum importado, apresentando pequena

Leia mais

Questão 13 Questão 14

Questão 13 Questão 14 Questão 13 Questão 14 Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro para responder à questão. O mapa representa dois graves problemas ambientais no Brasil. Identifique-os seqüencialmente: Assinale a alternativa

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 8ºano Manhã Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Nova Ordem Mundial e os blocos econômicos, América: clima, vegetação e população, Canadá:

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos GEOGRAFIA Gabarito Final - Questão 1 A) Dentre os fatores que justificam a expansão da cana-de-açúcar no Brasil, destacam-se: Aumento da importância do álcool ou etanol na matriz energética brasileira;

Leia mais

Questão 1. Resposta A. Resposta B

Questão 1. Resposta A. Resposta B Questão 1 Ao longo do século XX, as cidades norte-americanas se organizaram espacialmente de um modo original: a partir do Central Business District (CBD), elas se estruturaram em circunferências concêntricas

Leia mais

Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento

Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Capítulo 1: América: Um continente de Contrastes Capítulo 2: Estados Unidos e Canadá Apresentação elaborada pelos alunos do 8º Ano B Montanhas Rochosas

Leia mais

Desenvolvimento. Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento

Desenvolvimento. Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Capítulo 1: América: Um continente de Contrastes Capítulo 2: Estados Unidos e Canadá Apresentação elaborada pelos alunos do 8º Ano A Desenvolvimento Processo

Leia mais

Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro,

Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro, Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro, agrícola, militar e cultural Consequentemente geopolítico.

Leia mais

Os Tigres Asiáticos. made in Hong Kong, made in South Korea, made In Taiwan e Cingapura

Os Tigres Asiáticos. made in Hong Kong, made in South Korea, made In Taiwan e Cingapura Os Tigres Asiáticos made in Hong Kong, made in South Korea, made In Taiwan e Cingapura O Surgimento dos Tigres Guerra Fria 1945 Busca de Espaços de Influencias: Plano Colombo; China se torna Comunista

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA

PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Observe a figura

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR. Causas da dívida Empréstimos internacionais para projetar e manter grandes obras. Aquisição de tecnologia e maquinário moderno.

COMÉRCIO EXTERIOR. Causas da dívida Empréstimos internacionais para projetar e manter grandes obras. Aquisição de tecnologia e maquinário moderno. 1. ASPECTOS GERAIS Comércio é um conceito que possui como significado prático, trocas, venda e compra de determinado produto. No início do desenvolvimento econômico, o comércio era efetuado através da

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013. Por Roberto Vertamatti*

Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013. Por Roberto Vertamatti* Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013 Por Roberto Vertamatti* Brasil recua novamente para a 15ª posição por não melhorar índices de saúde, educação e renda e piorar em relação a pobreza e desigualdade

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS Tema 1: A América no mundo 1. Um continente diversificado A América possui grande extensão latitudinal e, por isso, nela encontramos diversas paisagens. 2. Fatores

Leia mais

Brasil fica em quarto lugar em desigualdade social

Brasil fica em quarto lugar em desigualdade social Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 4 o Bimestre 5 o ano Geografia 1. Leia a notícia, divulgada em vários jornais brasileiros, no dia 21

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade Etanol A produção de álcool combustível como fonte de energia deve-se

Leia mais

Exercícios sobre BRICS

Exercícios sobre BRICS Exercícios sobre BRICS 1. (ENEM) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais

Leia mais

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37 01 - Os problemas ambientais estão na ordem do dia dos debates científicos, das agendas políticas, da mídia e das relações econômicas. Até muito recentemente, ao se falar de meio ambiente, as instituições

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP 1. (Unicamp 2015) a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo. b) Mencione a principal Zona

Leia mais

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR?

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 2 / 203 UNIDADE III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

8º ANO ATIVIDADES ONLINE

8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 1) Analise a tabela e responda. a) Entre os países andinos, qual apresenta maior desenvolvimento, de acordo com o IDH? E menor desenvolvimento? b)que tipo de produto predomina

Leia mais

Expedição 1. 7º ANO_ PROFª BRUNA ANDRADE

Expedição 1. 7º ANO_ PROFª BRUNA ANDRADE Expedição 1. 7º ANO_ PROFª BRUNA ANDRADE O Brasil é considerado um país de dimensões CONTINENTAIS, pois sua área de 8.514.876 Km² é quase igual a do Continente Oceânico. Ele é o 5º país em extensão territorial

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

REVISÃO AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA E MÉXICO

REVISÃO AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA E MÉXICO REVISÃO AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA E MÉXICO DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO Os países que pertencem a América do Norte são: EUA, Canadá e México. Os países que pertencem a América Anglo Saxônica são: EUA

Leia mais

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os Desempenho da Agroindústria em 2004 Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003),

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

Sugestão de Atividades Geografia 8º ano Unidade 1

Sugestão de Atividades Geografia 8º ano Unidade 1 1. Complete a cruzadinha: I - C II - A III - P IV - I V - T VI - A VII - L VIII I IX - S X - M XI - O I. A lei da oferta e da procura é que determina os valores das mercadorias, pois o sistema capitalista

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

Problemas Ambientais e Globalização

Problemas Ambientais e Globalização Problemas Ambientais e Globalização 1. (UFES 2014) O mapa acima ilustra as ameaças ambientais no Brasil decorrentes da ocupação do solo. a) Cite duas finalidades para o desflorestamento na região do "Arco

Leia mais

China e seu Sistemas

China e seu Sistemas China e seu Sistemas Em 1949, logo depois da revolução chinesa, a China possuía 540 milhões de habitantes, e se caracterizava por ser predominantemente rural, neste período o timoneiro Mao Tsetung, enfatizava

Leia mais

Japão, Tigres asiáticos e China

Japão, Tigres asiáticos e China Japão, Tigres asiáticos e China Revisão Geral Prof. Josevaldo Aspectos socioeconômicos do Japão e dos Tigres Asiáticos Japão A partir do final da Segunda Guerra Mundial Transformou-se em exemplo de crescimento

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO PROFESSOR: MAGDA e ROSI

Leia mais

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI GEOGRAFIA Valéria/Fábio 8º UNIDADE VI 01. "Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que algo, de fato, 'DEU ERRADO' na União Soviética. Não havia nenhuma semelhança entre o processo de emancipação socialista

Leia mais

China e seu Sistemas

China e seu Sistemas China e seu Sistemas Em 1949, logo depois da revolução chinesa, a China possuía 540 milhões de habitantes, e se caracterizava por ser predominantemente rural, neste período o timoneiro Mao Tsetung, enfatizava

Leia mais

Exercícios sobre África: Características Físicas e Organizações Territoriais

Exercícios sobre África: Características Físicas e Organizações Territoriais Exercícios sobre África: Características Físicas e Organizações Territoriais 1. Observe o mapa a seguir. As partes destacadas no mapa indicam: a) Áreas de clima desértico. b) Áreas de conflito. c) Áreas

Leia mais

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO Agropecuária É o termo utilizado para designar as atividades da agricultura e da pecuária A agropecuária é uma das atividades mais antigas econômicas

Leia mais

AGRICULTURA NA RÚSSIA SOCIALISTA E NA CHINA

AGRICULTURA NA RÚSSIA SOCIALISTA E NA CHINA Espaço Agrário Rússia/China 1 AGRICULTURA NA RÚSSIA SOCIALISTA E NA CHINA! Ambos os países passaram por uma revolução socialista, ou seja, com a revolução a Terra passa a ser propriedade do Estado (propriedade

Leia mais

BRASIL REGIONALIZAÇÕES. Mapa II

BRASIL REGIONALIZAÇÕES. Mapa II BRASIL REGIONALIZAÇÕES QUESTÃO 01 - Baseado na regionalização brasileira, apresentados pelos dois mapas a seguir, é INCORRETO afirmar que: Mapa I Mapa II A B D C a. ( ) O mapa II apresenta a divisão do

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento

Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Capítulo 1: América: Um continente de contrastes Capítulo 2: Estados Unidos e Canadá Apresentação elaborada pelos alunos do 8º Ano C Montanhas Rochosas

Leia mais

A economia global e a organização do espaço

A economia global e a organização do espaço littleny/ Shutterstock ssguy/ Shutterstock A economia global e a organização do espaço Xangai, China Las Vegas, EUA Alain Lacroix/ Dreamstime.com Empresas multinacionais e economia global A revolução tecnocientífica,

Leia mais

Capítulo 03 Mercados regionais

Capítulo 03 Mercados regionais Capítulo 03 Mercados regionais As organizações decidem atuar no mercado global quando sabem que o crescimento externo será maior do que o interno. Nesse sentido, a China é um dos mercados para onde as

Leia mais

Grandes Problemas Ambientais

Grandes Problemas Ambientais Grandes Problemas Ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos

Leia mais

RESUMO PARA RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE

RESUMO PARA RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE RESUMO PARA RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE Conceitos Diversos Estado É uma organização políticoadministrativa da sociedade. Estado-nação - Quando um território delimitado é composto de um governo e uma população

Leia mais

Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio

Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio Conteúdos Referenciais Para o Ensino Médio Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Ementa Possibilitar a compreensão do conceito, do histórico e contextualização da Geografia.

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 35. Observe os mapas abaixo. Acerca das escalas apresentadas, é incorreto afirmar: A) O mapa 1 apresenta a menor escala e o maior nível de detalhamento. B) Os mapas 1 e 2

Leia mais

Geografia. Exercícios de Revisão I

Geografia. Exercícios de Revisão I Nome: n o : E nsino: Médio S érie: T urma: Data: Profa: 1 a Geografia Exercícios de Revisão I 1 Analisando o mapa a seguir, correlacione a incidência de malária e da doença do sono com as condições naturais

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 9º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

GABARITO DAS REVISÕES DE AULA

GABARITO DAS REVISÕES DE AULA GABARITO DAS REVISÕES DE AULA REVISÃO DE AULA 1 Baseado nas páginas 09 a 11 e de 20 a 21 do Livro Didático, na aula e nos 1. Países considerados do norte, apesar de estar no hemisfério sul: ( ) China e

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA. Aula 10.2 Conteúdo: Guianas.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA. Aula 10.2 Conteúdo: Guianas. Aula 10.2 Conteúdo: Guianas. 2 Habilidades: Observar as limitações das Guianas e suas ligações com o Brasil. 3 Colômbia 4 Maior população da América Andina. Possui duas saídas marítimas: Para o Atlântico

Leia mais

REGIONALAIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO T O D O S O S L U G A R E S D O M U N D O P O D E M S E R C O N S I D E R A D O S I G U A I S?

REGIONALAIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO T O D O S O S L U G A R E S D O M U N D O P O D E M S E R C O N S I D E R A D O S I G U A I S? REGIONALAIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO T O D O S O S L U G A R E S D O M U N D O P O D E M S E R C O N S I D E R A D O S I G U A I S? A Morador de rua em Nova York (EUA); em Fort Lauderdale são mais de 2

Leia mais

População é o conjunto de habitantes de um determinado lugar em um determinado tempo;

População é o conjunto de habitantes de um determinado lugar em um determinado tempo; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 1 Aspectos teóricos e metodológicos da geografia da população População é o conjunto de habitantes de um determinado lugar em um determinado tempo; A importância de

Leia mais

Questões Específicas. Geografia Professor: Cláudio Hansen 03/12/2014. #VaiTerEspecífica

Questões Específicas. Geografia Professor: Cláudio Hansen 03/12/2014. #VaiTerEspecífica Questões Específicas 1. Considerando os Blocos Econômicos, a União Europeia (27 países em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os países individualmente, a

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO Internacionalização de empresas brasileiras: em busca da competitividade Luis Afonso Lima Pedro Augusto Godeguez da Silva Revista Brasileira do Comércio Exterior Outubro/Dezembro 2011 MOTIVAÇÕES PARA A

Leia mais

Exercícios de Revisão RECUPERAÇÃO FINAL/ 2015 8º ANO

Exercícios de Revisão RECUPERAÇÃO FINAL/ 2015 8º ANO Nome: Exercícios de Revisão RECUPERAÇÃO FINAL/ 2015 8º ANO Componente de Geografia Série e Turma: 8º (A) (B) Data: Professora: Ana Lúcia Questão 01 (UEFS 2012.2) Sobre as consequências da queda do regime

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem

Leia mais

O Mundo industrializado no século XIX

O Mundo industrializado no século XIX O Mundo industrializado no século XIX Novas fontes de energia; novos inventos técnicos: Por volta de 1870, deram-se, em alguns países, mudanças importantes na indústria. Na 2ª Revolução Industrial as indústrias

Leia mais

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750 BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR As crises econômicas que se sucederam no Brasil interromperam a política desenvolvimentista. Ocorre que o modelo de desenvolvimento aqui implantado (modernização conservadora

Leia mais

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto Capítulo 21 Meio Ambiente Global Geografia - 1ª Série O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto - Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de 6 Gases do Efeito Estufa em 5,2% no período de

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Marie Curie Vestibulares Lista 4 Geografia Matheus Ronconi AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL

Marie Curie Vestibulares Lista 4 Geografia Matheus Ronconi AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL 1) (UDESC - 2012) São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve): a) Indústria de autopeças e de alumínio. b) Indústria de automóveis

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS 3º trimestre 2012

PLANO DE ESTUDOS 3º trimestre 2012 PLANO DE ESTUDOS 3º trimestre 2012 ano: 9º disciplina: geografia professor: Meus caros (as) alunos (as): Durante o 2º trimestre, você estudou as principais características das cidades globais e das megacidades

Leia mais

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR LINGUAGENS 01. C 02. D 03. C 04. B 05. C 06. C 07. * 08. B 09. A 10. D 11. B 12. A 13. D 14. B 15. D LÍNGUA ESTRANGEIRA 16. D 17. A 18. D 19. B 20. B 21. D MATEMÁTICA 22. D 23. C De acordo com as informações,

Leia mais

Século XVIII e XIX / Europa

Século XVIII e XIX / Europa 1 I REVOLUÇÃO AGRÍCOLA Século XVIII e XIX / Europa! O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu, causaram, entre outros

Leia mais

Roteiro de Estudos. 2 trimestre - 2015 Disciplina: Geografia 2ª série

Roteiro de Estudos. 2 trimestre - 2015 Disciplina: Geografia 2ª série Roteiro de Estudos 2 trimestre - 2015 Disciplina: Geografia 2ª série Professor: Eduardo O que devo saber: Globalização, comércio mundial e blocos econômicos. O Comércio Global. O protecionismo. O comércio

Leia mais