"Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime"

Transcrição

1 a

2 O Instituto Coração de Jesus traz aos senhores pais ou responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, este guia de orientações gerais e os acolhe com as palavras do Reitor Mor da família salesiana: "Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime Agradecemos pela confiança e desejamos um bom ano para todos!

3 GUIA DE ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I 2016 ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS Entrada: 12h30 Saída: 17h30 Importante: A criança só será entregue a seus pais ou pessoas autorizadas pelo responsável, por meio de comunicado escrito via agenda ou identificado e cadastrado na escola. No caso de haver alguma restrição de cunho judicial o orientador deverá ser avisado, e a escola precisará de um documento comprobatório. ATRASO A criança que chegar à partir das 13h deverá dirigir-se ao portão de acesso da Rua Xavier de Toledo e aguardar até que um funcionário do Setor venha recebê-la. Todos os atrasos necessitam ser justificados. Reitera-se que a pontualidade evita prejuízos aos objetivos pedagógicos. A rotina, a disciplina e a boa organização escolar, contribuem para o desenvolvimento da criança.

4 RETIRADA DO ALUNO DURANTE O PERÍODO DE AULA Recomenda-se aos pais que evitem a saída de alunos no período das aulas. Sendo necessário, solicita-se comunicar à professora e à Orientação com antecedência, para que a professora possa adequar a atividade prevista com a criança e, posteriormente, encaminhá-la à recepção no horário solicitado. O responsável deverá aguardá-la na Portaria Central. A autorização para saída antecipada ocorrerá somente mediante solicitação via agenda, pessoalmente ou por meio de um do responsável cadastrado na escola. LANCHE As crianças deverão trazer o seu lanche, preferencialmente, de casa. Recomenda-se alimentação saudável. ACHADOS E PERDIDOS A Escola não se responsabiliza pela perda de roupas e objetos. Quando encontrados, são armazenados por tempo determinado podendo, posteriormente, serem destinados para doação. Em caso de perda, os pais, responsáveis ou o(a) próprio(a) aluno(a) devem entrar em contato com a professora da classe ou com a Orientação. Todos os objetos de uso pessoal devem estar marcados com o nome e sobrenome do aluno.

5 UNIFORME É indispensável o uso completo do uniforme escolar, inclusive no inverno. Nesta ocasião, poderá ser usado casaco mais pesado, respeitando as cores do uniforme escolar. É necessário que os alunos estejam com tênis. Outros calçados não são seguros para o ambiente escolar e devem ser evitados. É de fundamental importância a cooperação dos pais para que os alunos venham trajados dentro das normas estipuladas, inclusive para segurança deles próprios. - LOCAIS DE VENDA Tocha Confecções Matriz Rua General Glicério, 900 Centro Santo André SP Telefone: Loja Aramaçan Rua São Pedro, 345 Vila América Santo André SP Telefone: AMP Arron Uniformes Avenida Aclimação, 277 Jardim do Estádio Santo André SP Telefone: / / Ivone Mini Blue Rua Julio de Mesquita Filho, 362 Parque Gerassi I Santo André SP

6 Telefone: / / MOCHILA: o que trazer - Uma troca completa de roupa. BRINQUEDOS E OUTROS OBJETOS TRAZIDOS DE CASA Os alunos do Infantil ao 1º ano poderão trazer brinquedo às sextas-feiras. Do 2º ao 5º anos, somente no dia combinado com a professora para comemoração dos aniversariantes do mês. Orienta-se evitar jogos com muitas peças e pequenas, brinquedos delicados ou que ofereçam riscos(espadas, arco e flecha, armas, etc), objetos de estimação ou de especial valor. Uma boa opção são aqueles que permitem brincadeiras coletivas. Cabe declarar que a brincadeira coletiva pode causar danos ao brinquedo. Contudo a intenção educativa supera o risco. USO DO CELULAR: o aluno é orientado a não utilizá-lo em sala de aula e no recreio. Se necessário, somente na entrada e saída. O cuidado deste dispositivo é de responsabilidade do aluno. COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO A comemoração é feita na última sexta-feira do mês, devidamente combinada com a Orientação Pedagógica. Para festa externa, a escola se prontifica a distribuir os convites destinados a todos os alunos, sem exceção.

7 FICHA de SAÚDE Na matrícula, os responsáveis pelo aluno devem fornecer dados sobre a saúde da criança. Qualquer modificação importante ocorrida durante o ano deve ser comunicada à Secretaria da Escola. MEDICAÇÃO Toda medicação deverá estar acompanhada da prescrição médica e dosador, para que possa ser administrada no período em que a criança estiver na escola. Alunos com problemas específicos de saúde, a escola deverá receber orientação mais detalhada por meio de atendimento pessoal com a orientação pedagógica e apresentando as devidas orientações médicas por escrito. Após período de ausência por motivo de saúde, solicita-se que a criança retorne às aulas, após plena recuperação. DOENÇAS CONTAGIOSAS A Orientadora deverá ser avisada em caso de doença contagiosa, e ao retornar, o responsável deverá apresentar um atestado médico afirmando que a criança está apta para retornar às atividades da escola. EMERGÊNCIA Os pais serão imediatamente localizados e, na falta destes, as pessoas de confiança indicadas na ficha de informações. Se necessário, a escola fará o encaminhamento da criança ao hospital. ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS E TELEFONES É de responsabilidade dos pais a atualização de endereços, telefones, nomes e referências de que a escola deve dispor.

8 DOCUMENTOS DE SECRETARIA A atualização dos dados do aluno e a entrega de documentos são necessárias e de extrema importância! ATENDIMENTO AOS PAIS O atendimento aos pais é feito pela professora e/ou pela Orientadora, sempre que houver necessidade, sob a forma de entrevista pessoal. A Orientadora estará a disposição, sem necessidade de agendamento prévio, de 2ª e 5ª feiras das 13h30 às 15 horas. COMUNICAÇÃO DA ESCOLA Os comunicados escolares são enviados impressos via agenda, por (endereços cadastrados), e disponibilizados no site. O site da escola ( atualiza as famílias a respeito dos eventos significativos e de outras informações administrativas e pedagógicas. ADAPTAÇÃO DE ALUNOS NOVOS A adaptação das crianças à escola é um processo que requer cuidados especiais, tanto da equipe pedagógica quanto da família. Para que esse processo ocorra de forma satisfatória, os pais devem atentar para a orientação dada pela escola.

9 PROCESSO DE APRENDIZAGEM - Educação Infantil -EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO Sob o acompanhamento do orientador pedagógico, o professor medirá permanentemente a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. A avaliação é um processo contínuo e intensivo, cujo registro dar-se á em Ficha de Acompanhamento Individual, semestralmente, com base na idade, na maturidade e no desenvolvimento nas habilidades previstas do aluno, e nas dimensões física, emocional, intelectual e social, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Atendimento particulares com a Orientação e/ou professor poderão ser agendados sempre que necessário. ENSINO FUNDAMENTAL Processo de Avaliação e recuperação a) A partir do 3º ano o período letivo organiza-se trimestralmente, sendo três os trimestres; b) Cada período letivo é avaliado por meio de provas oficiais e atividades diversificadas. -2º Ano do Ensino Fundamental I No 2º ano do Ensino Fundamental, a média de verificação do rendimento escolar será semestral com Peso Um, sendo dois os semestres do ano letivo.

10 Critérios de Avaliação: Utilização de no mínimo 5(cinco) instrumentos diversificados por semestre. Atribuem-se notas de 0(zero) a 10 (dez), sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média 6,0 (seis) ou mais. -3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I A partir do 3º Ano ao 5º Ano do Ensino Fundamental I a média de verificação do rendimento escolar será trimestral, sendo três os trimestres do ano letivo. Resultante da periocidade dos registros das avaliações dos três trimestres, com peso 1 (um) em cada trimestre. Os conceitos numéricos, são resultantes no mínimo, de 3 (três) instrumentos diversificados de verificação do rendimento escolar, por componente curricular. Cada período letivo é avaliado por meio de provas oficiais, multidisciplinares e atividades diversificadas. A avaliação do rendimento escolar é constante e continua, levando-se em consideração a programação desenvolvida e a utilização de diferentes instrumentos. AVALIAÇÃO AUDITIVA E VISUAL Recomenda-se aos pais avaliação de acuidade auditiva e visual de seus filhos. Após a avaliação, a escola deve ser informada caso haja dados significativos. ACOMPANHAMENTOS ESPECIALIZADOS Alunos que tenham acompanhamento de profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros, devem trazer cópia atualizada do laudo para acompanhamento escolar adequado.

11 AGENDA DE RECADOS A comunicação com as famílias também será feita através da agenda e, quando houver algum bilhete, o mesmo deve ser assinado pelos responsáveis. Cada aluno tem a sua agenda de recados que deve ir e voltar para a escola diariamente com o visto do responsável. SALA DE LEITURA/BIBLIOTECA Os alunos farão o empréstimo de livros nos dias combinados com as professoras. Os livros deverão ser entregues no prazo estipulado. SAÍDAS PEDAGÓGICAS Têm a finalidade de complementar os conteúdos desenvolvidos conforme o planejamento curricular de classe. Na ocasião, seguirá comunicado sobre a proposta e demais informações. Solicita-se especial atenção nos aspectos: horário e autorização. COMO SÃO TRABALHADOS OS CONFLITOS E DISPUTAS ENTRE AS CRIANÇAS As regras e os limites e os conflitos fazem parte das relações e promovem aprendizagem para o convívio social. A disciplina se faz presente em todos os momentos do dia. Sendo assim da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I, há o firme propósito de integrá-los às normas e regras para a convivência saudável num espaço coletivo.

12 Quando necessário, procurar a Orientação. ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES No início do ano letivo seguirá comunicado específico com as devidas orientações. LEGISLAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL A Lei /2013, regulamenta que crianças a partir dos 4 anos devem estar matriculadas na Educação Infantil. Com isso, a Educação Infantil passa a fazer parte da Educação Básica e desta forma, deverá ter a seguinte organização: Passa a ser uma exigência. A criança deverá frequentar no mínimo 60% do total de horas, nos 200 dias letivos. A avaliação deverá ocorrer mediante o registro do desenvolvimento das crianças, a fim de atestar os processos de aprendizagem do desenvolvimento. Li e declaro ciência de tudo posto

"Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime

Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime O Instituto Coração de Jesus traz aos senhores pais ou responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, este guia de orientações gerais e os acolhe com as palavras do Reitor Mor da família

Leia mais

Guia de orientação aos pais da Educação Infantil 2016

Guia de orientação aos pais da Educação Infantil 2016 Guia de orientação aos pais da Educação Infantil 2016 Seguem abaixo as regras gerais do Liceu Terras do Engenho, necessárias à organização e ao bom funcionamento do cotidiano escolar. Pedimos que leiam

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

Guia de Orientação da Rotina Escolar

Guia de Orientação da Rotina Escolar Guia de Orientação 1 GUIA DE ORIENTAÇÃO DA ROTINA ESCOLAR A escola é um ambiente público e coletivo que conta com a colaboração de todos para a construção de uma comunidade escolar autônoma e organizada.

Leia mais

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental

Informativo Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1- Agenda Escolar (adquirida na Escola) Informativo 2019 - Regulamentos e normas escolares- Ed. Infantil e Ens. Fundamental É vendida na secretaria a agenda escolar exclusiva do Colégio. Os responsáveis

Leia mais

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 1 A Escola funciona de 2ª (segunda-feira) a 6ª (sexta-feira), nos seguintes horários: Secretaria da Escola Manhã: das

Leia mais

NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2

NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2 NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2 1. HORÁRIO DAS AULAS 13h15 às 18h25 A aula iniciará às 13h15, com tolerância de 10 minutos. Os alunos do Ensino Fundamental 2 que chegarem após às 13h25 perderão

Leia mais

Manual do Aluno 2016

Manual do Aluno 2016 Manual do Aluno 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Mensagem para o aluno(a) O Colégio Santa Ângela sente-se feliz e honrado em tê-lo como aluno(a) no ano letivo que se inicia. No C. S. A., o

Leia mais

Relacionamos, a seguir, informações importantes, como normas e procedimentos que regulam o funcionamento de nosso Colégio. Pedimos sua atenção.

Relacionamos, a seguir, informações importantes, como normas e procedimentos que regulam o funcionamento de nosso Colégio. Pedimos sua atenção. Comunicado 003/2017 Normas escolares gerais Ensino Fundamental I Campinas, 26 de janeiro de 2017 Prezados Pais e Responsáveis, Acreditamos que a existência de normas e regras e o respeito a elas são fatores

Leia mais

Colégio Companhia do Saber

Colégio Companhia do Saber Colégio Companhia do Saber Manual Infantil do aluno - 2019 2018 COLÉGIO COMPANHIA DO SABE A brincadeira é o trabalho da infância Jean Piaget Srs. Pais / esponsáveis / Alunos, Este manual tem por finalidade

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

FACES. Ficha de Matrícula Convênio Mack Data de nascimento: / / Data Nascimento: / / DRT CC. Ass autorizada:

FACES. Ficha de Matrícula Convênio Mack Data de nascimento: / / Data Nascimento: / / DRT CC. Ass autorizada: Ficha de Matrícula Convênio Mack 2015 Documentação p/ Matrícula: Certidão de nascimento, Carteira de Vacinação atualizada, Identificação Profissional da Mãe Comprovante de Endereço. e-mail: Nº Nome Aluno(a):

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno:

REUNIÃO DE PAIS 02/02/ Apresentação da professora. 2-Identificar todo material do aluno: REUNIÃO DE PAIS 02/02/2013 1- Apresentação da professora 2-Identificar todo material do aluno: Encapar e identificar com o nome do aluno o material que deverá trazer diariamente. Marcar data de entrega

Leia mais

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE No turno matutino, os portões são abertos às 7h10 e fechados às 7h30. No turno vespertino, os portões são abertos às

Leia mais

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Ensino Fundamental Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Prezado aluno e família Este é um guia prático com as normas, procedimentos e esclarecimentos pertinentes ao seu cotidiano escolar

Leia mais

NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil

NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil NORMAS E REGIMENTOS Giroflê Giroflá Educação Infantil Expediente Giroflê e Giroflá Educação Infantil Rua Southey, 24/46 - CEP 04276-080 - Ipiranga - São Paulo Fone: (11) 5063-2049 / 5061-1905 - www.giroflegirofla.com.br

Leia mais

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA

Leia mais

Boletim Informativo - Fundamental II

Boletim Informativo - Fundamental II Boletim Informativo - Fundamental II Bem-vindos! Teremos mais um ano de convivência e, neste informativo, registramos algumas informações importantes sobre o funcionamento do Ensino Fundamental II e nossas

Leia mais

MANUAL DO ALUNO E DO RESPONSÁVEL

MANUAL DO ALUNO E DO RESPONSÁVEL MANUAL DO ALUNO E DO RESPONSÁVEL Educação Infantil Endereço: Rua Dom Antônio de Macedo, nº 161 e 177 Jardim Guanabara Ilha do Governador. Contato: ( 21 ) 2462-3831 / 2462-4622 Nextel Secretaria 7898-7843

Leia mais

Orientações Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Orientações Educação Infantil e Ensino Fundamental I Orientações 2017 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Sumário Orientações sobre nosso dia a dia... 5 Saúde e bem-estar... 8 Atividades Especiais... 9 Reuniões...10 Orientações sobre nosso dia a dia

Leia mais

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 1º ANO

AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 1º ANO AULA INAUGURAL FUNDAMENTAL 1 1º ANO TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA

Leia mais

HORÁRIOS DE AULA ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS

HORÁRIOS DE AULA ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS Manual do Aluno HORÁRIOS DE AULA Infan l: Manhã: 07h às 11h30 Tarde: 13h às 17h30 1º ao 5º ano: Manhã - 07h às 11h50 Tarde: 13h às 17h50 6º e 7º ano: Manhã: 07h às 12h20 Tarde: 13h às 18h20 Período Integral:

Leia mais

Regimento Interno 2019 Berçário e Infantil

Regimento Interno 2019 Berçário e Infantil Regimento Interno 2019 Berçário e Infantil HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA 6h30 às 18h30. PONTES DE FERIADO A escola funcionará para alunos de período intermediário e período integral. FACEBOOK BERÇÁRIO:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º AO 5º ANO)

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º AO 5º ANO) EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º AO 5º ANO) OREINTAÇÕES PARA A FAMÍLIA E O ALUNO 2015 Horário das aulas: HORÁRIOS EDUCAÇÃO INFANTIL (Maternal, Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3) ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Coordenadores de Área

Coordenadores de Área Coordenadores de Área Língua Portuguesa Ana Maria Dias Língua Portuguesa Ana Maria Matemática- Fernando História Côrtes Geografia Marcos Lucena Ciências Janine Inglês Vera Lofrese Alemão Bruno Pollon Educação

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR.....4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1

Leia mais

Educação Infantil Orientações Gerais 2018

Educação Infantil Orientações Gerais 2018 Não devemos nos iludir: a mansidão, a afabilidade e a doçura são as virtudes que conquistam o mundo Educação Infantil Orientações Gerais 2018 Pedro Poveda A Educação Infantil funciona no turno da tarde.

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018 REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018 A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis COLUNI/UFF, mantido pela Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

Orientações Gerais para Família/Aluno

Orientações Gerais para Família/Aluno 1 São Luís Guanella Rogai por nós. www.emdp.com.br Orientações Gerais para Família/Aluno 2 Apresentação Querido Aluno, É com muito carinho que recebemos você em nossa Escola. Iniciamos um novo ano com

Leia mais

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior Capivari, janeiro de 2017 Regras e procedimentos gerais da Rotina Escolar Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Ler e afixar em lugar visível para consulta) Adaptação escolar Ela também depende de

Leia mais

1ª Reunião de Pais º Ano

1ª Reunião de Pais º Ano 1ª Reunião de Pais 2019 1º Ano Equipe Pedagógica Fábio Pinheiro Diretor Pedagógico Penha Botega Coordenadora Pedagógica Ed.Infantil e Fundamental I Simone Pereli Coordenadora Pedagógica Fundamental II

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO

GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO I. PROPOSTA PEDAGÓGICA Desenvolve as habilidades cognitiva, social, emocional, cultural e espiritual da criança, preparando-a para o exercício da cidadania,

Leia mais

Educação Infantil 2016

Educação Infantil 2016 Educação Infantil 2016 SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Parceria família-escola 3. Horários 4. Contato escola-família 5. Uniforme 6. Lanche 7. Ficha de saúde 8. Medicamentos 9. Doenças 10. Aniversários 11. Achados

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR ) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR ) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2 Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR... 4 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO... 4 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... 5 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO... 5 4.1 Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1 ao

Leia mais

A sabedoria não cria o gênio, mas oferece-lhe, por vezes, oportunidade para se revelar. Gandhi

A sabedoria não cria o gênio, mas oferece-lhe, por vezes, oportunidade para se revelar. Gandhi A sabedoria não cria o gênio, mas oferece-lhe, por vezes, oportunidade para se revelar. Gandhi Reunião de Pais 2014 Fundamental II Informações gerais Organograma da Direção do Colégio Santo Antonio de

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2019 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

Manual do Aluno 2019

Manual do Aluno 2019 Excelência em Ensino Tradição e Modernidade por um Futuro Melhor Manual do Aluno 2019 O Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. (Immanuel Kant) Filosofia Acemista No ano de 1855, durante

Leia mais

Informativo Regulamentos e normas escolares- Integral

Informativo Regulamentos e normas escolares- Integral 1- Agenda Escolar (adquirida na Escola) Informativo 2019 - Regulamentos e normas escolares- Integral É vendida na secretaria a agenda escolar exclusiva do Colégio. Nela os responsáveis poderão enviar comunicados

Leia mais

ANEXO II COMUNICADO 01/2018 MODELO DE FICHA DE MATRÍCULA EDUCAÇÃO INFANTIL. ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Indígena ( ) Não declarada

ANEXO II COMUNICADO 01/2018 MODELO DE FICHA DE MATRÍCULA EDUCAÇÃO INFANTIL. ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Indígena ( ) Não declarada ANEXO II COMUNICADO 01/2018 MODELO DE FICHA DE MATRÍCULA EDUCAÇÃO INFANTIL Unidade Escolar: DADOS DO(A) ALUNO(A): NOME COMPLETO Grupo escolar para 2019 Data de Nascimento RG ou dados da certidão NIS (caso

Leia mais

PAUTA DO 1º ANO REUNIÃO DE PAIS 15/02/ h30min

PAUTA DO 1º ANO REUNIÃO DE PAIS 15/02/ h30min PAUTA DO 1º ANO REUNIÃO DE PAIS 15/02/2018 18h30min 1º momento: Pátio Acolhida, boas-vindas e apresentação dos serviços pela Direção. Oração (DIR) SSE Orientações quanto ao acesso dos Pais ao pátio interno

Leia mais

Regulamento. As observações abaixo são de extrema importância para a maior entendimento entre os Pais e a Escola

Regulamento. As observações abaixo são de extrema importância para a maior entendimento entre os Pais e a Escola Regulamento As observações abaixo são de extrema importância para a maior entendimento entre os Pais e a Escola I FUNCIONAMENTO Trabalhamos com crianças de 2 a 5 anos, proporcionando atividades específicas.

Leia mais

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã. Período da Tarde. Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã. Período da Tarde. Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) Normas do Colégio Lumen Vitae Somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida. A parceria

Leia mais

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã

Normas do Colégio Lumen Vitae. Período da Manhã Normas do Colégio Lumen Vitae Somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida. A parceria

Leia mais

Informativo. Lively Bird

Informativo. Lively Bird Informativo Lively Bird 2017 APRESENTAÇÃO Bird. Este Informativo traz informações importantes sobre regras e procedimentos do Lively O Lively Bird está estruturado em sete grupos: Grupo Fase Woodpeckers

Leia mais

Educando corações novos para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES E AGENDA ESCOLAR 2014

Educando corações novos para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES E AGENDA ESCOLAR 2014 Educando corações novos para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES E AGENDA ESCOLAR 2014 Um novo ano letivo se inicia e todos nós estamos felizes em recebê-lo(a) como nosso(a) estudante. Agradecemos

Leia mais

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL - 2018 TEMAS BIMESTRAIS 1º Bimestre: Quem eu sou! 2º Bimestre: Minha decisão! 3º Bimestre: Colhendo o que plantei! 4º Bimestre: O meu papel no mundo! BOAS-VINDAS SEMANA

Leia mais

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA

EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO! NÍVEL V E PROF.ª ANGÉLICA A adaptação escolar é o tempo dado às crianças para que se acostumem à nova rotina. É importante estar confiante em

Leia mais

INFANTIL I 9/02/2012

INFANTIL I 9/02/2012 INFANTIL I 9/02/2012 Roda Inicial Momento de troca de informações, novidades, calendário, rotina, ajudantes... Roda final Leitura de história e avaliação do dia. Bosque e Parque Acontecem todos os dias,

Leia mais

Prezado Aluno. É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo.

Prezado Aluno. É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo. MIRAFLORES 02 Prezado Aluno É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo. É bom chegar, rever os amigos, conhecer novos colegas, reencontrar professores. Neste manual estão as normas

Leia mais

Horários 3 e 4 Saída antecipada 5 Faltas Educação física 7 Regimento 8 ao 12 Dúvidas frequentes 13 e 14 Central dos Vestibulares 15 Aulas Eletivas

Horários 3 e 4 Saída antecipada 5 Faltas Educação física 7 Regimento 8 ao 12 Dúvidas frequentes 13 e 14 Central dos Vestibulares 15 Aulas Eletivas Horários 3 e 4 Saída antecipada 5 Faltas Educação física 7 Regimento 8 ao 12 Dúvidas frequentes 13 e 14 Central dos Vestibulares 15 Aulas Eletivas Estudo do Meio 16 Líderes de classe 17 9º ano Segunda,

Leia mais

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018 PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 4º e 5º ANOS 2018 COLÉGIO SÃO DOMINGOS ARAXÁ 2018: O COLÉGIO COMPLETA 90 ANOS ESTUDAR NO CSD É UMA GRANDE FESTA! Os valores dominicanos: verdade, justiça e solidariedade - O material

Leia mais

3- LIÇÃO DE CASA O horário para as lições de casa é das 7h às 9h, com a orientação dos(as) professores(as).

3- LIÇÃO DE CASA O horário para as lições de casa é das 7h às 9h, com a orientação dos(as) professores(as). Normas gerais de Funcionamento 2018 INTEGRALE Normas gerais de funcionamento São Paulo, 27 de fevereiro de 2018. Prezados responsáveis, Gostaríamos de agradecer a confiança em nosso trabalho, realizado

Leia mais

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...3 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL...3 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA...

Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...3 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL...3 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA... Sumário 1) CALENDÁRIO ESCOLAR...3 2) HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO...3 2.1. EDUCAÇÃO INFANTIL...3 3) COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA...4 4) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...5 4.4 Consultas aos Resultados (5º ano do Ensino

Leia mais

AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE

AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE AULA INAUGURAL Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA EQUIPE GESTORA Diretora: Ana Consuelo M. Lopes Oliveira Vice Diretora: Rossenita Ribeiro Coordenação Pedagógica:

Leia mais

Horários 3 e 4 Atrasos 5 Saída antecipada 6 Comunicação família/escola 7 Lição de casa 8 Biblioteca 9 Recomendações 10 Regimento 11 ao 19

Horários 3 e 4 Atrasos 5 Saída antecipada 6 Comunicação família/escola 7 Lição de casa 8 Biblioteca 9 Recomendações 10 Regimento 11 ao 19 Horários 3 e 4 Atrasos 5 Saída antecipada 6 Comunicação família/escola 7 Lição de casa 8 Biblioteca 9 Recomendações 10 Regimento 11 ao 19 Aniversários / Dia do Brinquedo 20 Materiais / medicamentos 21

Leia mais

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

REGRAS DE CONVIVÊNCIA REGRAS DE CONVIVÊNCIA Viver em sociedade significa respeitar a existência de regras, pois é por meio destas que nossa liberdade é garantida. A convivência agradável, o respeito mútuo e a solidariedade

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PAIS E ALUNOS

ORIENTAÇÕES PARA PAIS E ALUNOS ORIENTAÇÕES PARA PAIS E ALUNOS HORÁRIO Abertura do portão- Matutino: 6h40 / Vespertino 12h30 Educação Infantil: 07h às 11h30 / 13h às 17h30 Ensino Fundamental: 07h às 11h30 e 13h às 17h30 Tolerância de

Leia mais

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 TEMA: SOU ÁGAPE

AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 TEMA: SOU ÁGAPE AULA INAUGURAL EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 TEMA: SOU ÁGAPE EQUIPE PEDAGÓGICA Diretora: Ana Consuelo M. Lopes Oliveira Vice Diretora: Rossenita Ribeiro Coordenação Pedagógica: Tatiane Santos CENTROS DE ATIVIDADES

Leia mais

COLÉGIO ADAMANTINENSE COLÉGIO OBJETIVO ADAMANTINA

COLÉGIO ADAMANTINENSE COLÉGIO OBJETIVO ADAMANTINA COLÉGIO ADAMANTINENSE COLÉGIO OBJETIVO ADAMANTINA A FORMAÇÃO DO SEU FILHO É O NOSSO OBJETIVO! EDUCAÇÃO INFANTIL Para o bom desenvolvimento das atividades da Educação Infantil, durante o ano letivo de 2019,

Leia mais

NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO LA SALLE DORES/2018

NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO LA SALLE DORES/2018 NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO LA SALLE DORES/2018 > TURNO REGULAR < HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DO TURNO REGULAR Turno Manhã: Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Finais: entrada às 7h30min e

Leia mais

MANUAL. Capture o Manual

MANUAL. Capture o Manual MANUAL Educação Infantil Capture o Manual Nossa Proposta A Educação Infantil tem como meta ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitam descobrir o mundo, conhecer-se, aprender

Leia mais

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS FOTO 3X4 REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ALUNOS SORTEADOS PARA INGRESSO NO ANO DE 2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário

Leia mais

Senhores Pais/Responsáveis e Alunos

Senhores Pais/Responsáveis e Alunos Senhores Pais/Responsáveis e Alunos Este é o guia de orientações do Colégio Galileu Mackenzie que contém, de maneira sucinta e resumida, todas as questões ligadas a vivência do aluno na escola. Leiam-no

Leia mais

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior Capivari, janeiro de 2016. Regras e procedimentos gerais da Rotina Escolar Educação Infantil (Maternal, Infantil I e II) (Ler atentamente o regulamento para consulta) Adaptação escolar Ela também depende

Leia mais

Informativo 1ª série Ensino Médio/2018

Informativo 1ª série Ensino Médio/2018 Informativo ª série Ensino Médio/208 Importante Início das aulas 20 de fevereiro Horário 7h40min às 2h 45min Boas vindas ao Ensino Médio! Vivência de campo Educação Inspirada Inteligente Inovadora Interativa.

Leia mais

Guia de Orientações para alunos Período Integral: +Cultural e Come Together. Unidade madalena

Guia de Orientações para alunos Período Integral: +Cultural e Come Together. Unidade madalena Guia de Orientações para alunos 2019 Período Integral: +Cultural e Come Together Unidade madalena Sejam bem-vindos ao Oswald Integral! Caras famílias, Este documento contém orientações importantes para

Leia mais

1ª Reunião de Pais Fundamental I º e 3º Anos

1ª Reunião de Pais Fundamental I º e 3º Anos 1ª Reunião de Pais Fundamental I 2019 2º e 3º Anos Equipe Pedagógica Fábio Pinheiro Diretor Pedagógico Penha Botega Coordenadora Pedagógica Ed.Infantil e Fundamental I Simone Pereli Coordenadora Pedagógica

Leia mais

Informativo 9º ano/2018

Informativo 9º ano/2018 Informativo 9º ano/018 Importante Inicio das aulas 0 de fevereiro Horário segundas, quartas e sextas 7h40min às 1h Imersão cultural Horário terças e quintas 7h40min às 1h45min Boas vindas ao 9º ano! Sejam

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS 1º ANO EF 2014

ORIENTAÇÕES GERAIS 1º ANO EF 2014 ORIENTAÇÕES GERAIS 1º ANO EF 2014 SEJA BEM-VINDO! O Colégio Passionista Santa Maria foi fundado em janeiro de 1986 e integra a Rede Passionista de Educação. A proposta pedagógica contempla os pilares propostos

Leia mais

PEDIDO DE REFERENCIAÇÃO / REAVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ANO LETIVO 2017 /2018

PEDIDO DE REFERENCIAÇÃO / REAVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ANO LETIVO 2017 /2018 PEDIDO DE REFERENCIAÇÃO / REAVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ANO LETIVO 2017 /2018 Eu,, solicito à Diretora do Agrupamento de Escolas de Valadares que dê início aos procedimentos

Leia mais

Normas e Critérios de Funcionamento Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF)

Normas e Critérios de Funcionamento Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF) Normas e Critérios de Funcionamento 2019 Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF) As Normas e Critérios são indispensáveis para o bom funcionamento do Colégio. Contribui para uma convivência escolar saudável,

Leia mais

Colégio Companhia do Saber

Colégio Companhia do Saber Colégio Companhia do Saber Manual 1º do ano aluno 2019 2018 COLÉGIO COMPANHIA DO SABE A brincadeira é o trabalho da infância Jean Piaget Srs. Pais / esponsáveis / Alunos, Este manual tem por finalidade

Leia mais

HORÁRIO DAS AULAS. * O horário da saída dos alunos deve ser obedecido, salvo em casos excepcionais. SAÍDA DO ALUNO DO COLÉGIO

HORÁRIO DAS AULAS. * O horário da saída dos alunos deve ser obedecido, salvo em casos excepcionais. SAÍDA DO ALUNO DO COLÉGIO O Mediterrâneo Kids, prepara a criança para atuar no presente e futuro, de forma ativa e participativa, estimulando-a e acreditando sempre que ela é capaz, sem exigir dela um esforço maior do que ela pode

Leia mais

CA UCPD INFORMATIVO MISSÃO

CA UCPD INFORMATIVO MISSÃO CA UCPD INFORMATIVO MISSÃO Promover o desenvolvimento espiritual, social, educacional e cultural da região da Arquidioces e de Mariana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da dignidade

Leia mais

Estando sempre com ele, poderão eliminar as dúvidas que, porventura venham a ocorrer.

Estando sempre com ele, poderão eliminar as dúvidas que, porventura venham a ocorrer. Srs. Pais Através deste manual, os senhores terão informações importantes sobre o funcionamento da nossa escola, instruções sobre horários, atrasos, faltas e orientações referentes ao comportamento de

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

INÍCIO DAS AULAS 2019

INÍCIO DAS AULAS 2019 É preciso que você se proponha a avançar cada vez mais e em coisas mais perfeitas. Santo Antonio Maria Zaccaria Ilmos. Srs. Pais e/ou Responsáveis Prezados Senhores Encaminhamos informações importantes

Leia mais

ESCOLA URSA MAIOR NORMAS GERAIS 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL

ESCOLA URSA MAIOR NORMAS GERAIS 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLA URSA MAIOR NORMAS GERAIS 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLA URSA MAIOR I-INFORMAÇÕES GERAIS l-horário DE FUNCIONAMENTO BERÇÁRIO - 7h às 18h30min MATERNAL I - 8h às 12h (manhã) 13h às 17h ( tarde ) MATERNAL

Leia mais

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Educação Infantil (Maternal I e II, Jardim I e II), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (2º e 3º anos/ Cursinho). DATAS DE INÍCIO

Leia mais

Conheça o seu colégio. Ensino Fundamental I

Conheça o seu colégio. Ensino Fundamental I Conheça o seu colégio Ensino Fundamental I Ano letivo 2014 Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros

Leia mais

Informativo 8º ano/2018

Informativo 8º ano/2018 Informativo 8º ano/2018 Importante Início as aulas 20 de fevereiro O aluno no centro da aprendizagem Horário turno da Manhã 7h40min às 12h Horário turno da Tarde 13h30min às 17h45min Boas vindas ao 8º

Leia mais

Regulamento. Berçário

Regulamento. Berçário Regulamento Berçário 2016 1 O BERÇÁRIO UIRAPURU destina-se ao atendimento de crianças até os dois anos de idade. O atendimento envolve ações de cuidados e de estimulação intencional para o desenvolvimento

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 COLÉGIO UNIVERSITÁRIO PROFESSOR GERALDO ACHILLES DOS REIS REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2015/2016 A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis COLUNI/UFF, mantido pela Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS ACESSE NOSSO SITE: MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS Colégio Anglo Jacareí Os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais assumem relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa

Leia mais

Homepage: Caro pai,

Homepage:   Caro pai, Caro pai, Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. A bela composição de Toquinho ilustra de forma poética o que é ser, em essência, criança. A possibilidade

Leia mais

1ª Reunião de Pais 4º e 5º Anos

1ª Reunião de Pais 4º e 5º Anos 1ª Reunião de Pais 4º e 5º Anos 2019 Equipe Pedagógica Fábio Pinheiro Diretor Pedagógico Penha Botega Coordenadora Pedagógica Ed.Infantil e Fundamental I Simone Pereli Coordenadora Pedagógica Fundamental

Leia mais

NORMAS PARA O ALUNO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

NORMAS PARA O ALUNO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NORMAS PARA O ALUNO DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO A vida em comunidade supõe um comportamento baseado em valores assumidos e vividos em família e na Escola. As ações individuais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS Ano letivo de 2017-2018 Sede do Agrupamento: Escola Secundária D. Pedro V Estrada das Laranjeiras, 122 Telefone: 217 246 060 http://ael.edu.pt/ EB1/JI António Nobre

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES Fundamental I

MANUAL DE ORIENTAÇÕES Fundamental I MANUAL DE ORIENTAÇÕES Fundamental I Este Manual de Orientações Gerais é uma síntese de procedimentos necessários à organização do processo de ensino-aprendizagem e visa ao fortalecimento de princípios

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi

REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi REUNIÃO DE PAIS 2016 O amor é o eterno fundamento da educação Pestalozzi Direção: Maxilane Santos da Silva Letieri Coordenação Pedagógica Educação Infantil: Reni Alves da Silva Coordenação Pedagógica Ensino

Leia mais

Informativo. Berçário

Informativo. Berçário Informativo Berçário 2018 APRESENTAÇÃO O BERÇÁRIO UIRAPURU destina-se ao atendimento de crianças até os dois anos de idade. O atendimento envolve ações de cuidados e de estimulação intencional para o desenvolvimento

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 024/GR/2009, DE 24 DE ABRIL DE 2009

PORTARIA NORMATIVA Nº 024/GR/2009, DE 24 DE ABRIL DE 2009 PORTARIA NORMATIVA Nº 024/GR/2009, DE 24 DE ABRIL DE 2009 O Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do processo n.º 23080.059600/2006-31

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA. Horários. Abertura do portão para entrada dos alunos. Aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos. Início da aula

ENTRADA E SAÍDA. Horários. Abertura do portão para entrada dos alunos. Aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos. Início da aula Horários ENTRADA E SAÍDA 6h30 Abertura do portão para entrada dos alunos 6h55 7h00 12h45 13h10 13h15 Aviso de que a 1ª aula começará em 5 minutos Início da 1ª aula Saída Aviso que a 1ª aula começará em

Leia mais

GUIA DE SOLICITAÇÃO E AGENDAMENTOS DE AULAS PRÁTICAS DO LAQUIM UAST/UFRPE

GUIA DE SOLICITAÇÃO E AGENDAMENTOS DE AULAS PRÁTICAS DO LAQUIM UAST/UFRPE GUIA DE SOLICITAÇÃO E AGENDAMENTOS DE AULAS PRÁTICAS DO LAQUIM UAST/UFRPE Das Aulas Práticas 1 O laboratório, por ser único, será utilizado para aulas práticas e para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos

Leia mais

5ª aula 10h55 11h40 6ª aula 11h40 12h25

5ª aula 10h55 11h40 6ª aula 11h40 12h25 01 GRADE CURRICULAR ENSINO MÉDIO Componentes Curriculares INFORMAÇÕES E NORMAS SOBRE O ENSINO MÉDIO 2ª SÉRIE - 2017 Professores Aulas por semana Artes Alexandre, Thaís e 2 Renato Leitura e Produção de

Leia mais

EDITAL Nº 14/2018 ESTABELECE AS NORMAS PARA O VESTIBULAR AGENDADO 01/2019

EDITAL Nº 14/2018 ESTABELECE AS NORMAS PARA O VESTIBULAR AGENDADO 01/2019 EDITAL Nº 14/2018 ESTABELECE AS NORMAS PARA O VESTIBULAR AGENDADO 01/2019 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e regimento

Leia mais

Lighthouse Ensino Bilíngue Ed. Inf. E En. Fund. Fone:

Lighthouse Ensino Bilíngue Ed. Inf. E En. Fund. Fone: 1 Sumário EQUIPE ADMINISTRATIVA 3 MISSÃO 3 HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO 4 UNIFORME 5 ATENDIMENTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS 5 ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS 6 ATIVIDADES EXTERNAS/ PASSEIOS 6 COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Leia mais