DESTILADOR SOLAR: Anelise Destefani 1, Cristiane Tagliari Corrêa 2, Eliseu Elcio Behling 3, Wellington Charles Baifus 4,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESTILADOR SOLAR: Anelise Destefani 1, Cristiane Tagliari Corrêa 2, Eliseu Elcio Behling 3, Wellington Charles Baifus 4,"

Transcrição

1 DESTILADOR SOLAR: Anelise Destefani 1, Cristiane Tagliari Corrêa 2, Eliseu Elcio Behling 3, Wellington Charles Baifus 4, 1 Orientadora. Engenheira Sanitarista e Ambiental, Mestre Professora do CASCGO; 2 Coorientador. Egenheira Química, Doutora. Professora do CASCGO; 3 e 4 alunos do Curso Técnico de Agropecuária do CASCGO. RESUMO A necessidade de transformar a água do mar ou salobra em água potável está cada vez mais evidente, devido aos grandes problemas ambientais enfrentados pela humanidade. A transformação de água salobra em água destilada surgiu devido a necessidade da população onde é evidente a escasses de água. Neste trabalho apresentaremos um destilador solar, oferecendo uma tecnologia simples e barata e de fácil operação. Trata-se apenas da produção de água doce sem uso de eletricidade, sem uso de produtos químicos e elementos filtrantes. Este equipamento possui forma de meia-água, e suas faces são de vidro para permitir a entrada dos raios solares todo o tempo. Esta pesquisa é muito aplicável, e tem paises que obtém água doce basicamente por esse processo e o Brasil por ser um país tropical, tem todas as condições para promover o desenvolvimento de energias ditas alternativas. O projeto então pode ser usado em regiões que tem carência em obter água potável como é o caso do colégio agrícola, onde a água é um tanto salobra. Palavras-chave: destilador solar; água destilada; qualidade da água. 1 INTRODUÇÃO A água é o constituinte mais abundante da terra constituindo cerca de 70%. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos. Porém, a má distribuição de água doce no planeta, acarreta em regiões que não possuem quantidade suficiente de água doce, além disso, a falta de saneamento, o aumento da população mundial e a poluição são outros fatores comprometedores ao uso dessa água, que

2 2 pode acabar se não forem tomadas medidas para seu uso sustentado e garantia da sua renovação. Uma das alternativas para regiões que possuem escassez de água doce é a utilização de água com alta concentração de sais, como a água salobra e a água do mar e para torná-la potáveis, ou seja, apropriada ao consumo humano, é necessário fazer a dessalinização. O uso deste equipamento torna-se mais viavel devido as excelentes condições de sol e vento em regiões com clima quente. O destilador solar é, sem dúvida, um dos equipamentos de uso simples, além de indiscutível eficiência, na área do atual aproveitamento de energia solar. De manutenção simples, praticamente sem custos operacionais, purifica a água contaminada ou salgada, transformando-a em água adequada para consumo humano e dos animais (STEC PB, 1984). A dessalinização também pode ser conhecida com os nomes de dessalinação ou dessalgação, significando o mesmo. As tecnologias para dessalinização podem ser usadas para diversas aplicações. Segundo Bezerra (2007) a finalidade do destilador solar é a obtenção de água potável partindo da água salobra. Estudos indicam a produção da ordem de 5 litros de água destilada por metro quadrado de destilador por dia, para dias de nenhuma ou pouca nebulosidade ( Nos oceanos esta a principal solução para o atendimento das futuras demandas de água doce, já que são possuidores de 95,5% da água doce existente no Globo Terrestre. Este trabalho tem como objetivo montar um equipamento de destilação solar com tecnologia simples, de fácil operação e barata, além de resgatar uma pesquisa bibliográfica sobre a história do destilador solar, e os diversos modelos usados no mundo todo. 2 MATERIAIS E MÉTODOS Primeiramente foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica sobre os diversos tipos de destiladores solar e sua história. O resgate histórico do destilador solar foi realizado através de leituras de artigos técnicos e materiais disponíveis em meio eletrônico. O destilador solar foi desenvolvido com materiais de fácil aquisição, visando à necessidade da população de baixa renda e montando um sistema de fácil entendimento para a comunidade.

3 3 Materiais utilizados: Vidros: 6 vidros com formas e dimensões diferentes Base: 92,5 cm x 25 cm Frente: 92,5 cm X 22 cm Laterais: 30,5 cm X 24,5 cm X 22,5 cm X 26,5 cm Fundo: 92,5 cm X 30,5 cm Suporte de madeira: 1,30m x 0,40m Mangueira de chuveiro: para conduzir a água do reservatório ao destilador e o mesmo acontece com o receptor. Caneleta: mangueira preta. Reservatórios: de garrafas de água. Silicone: para vedação e colagem dos vidros Calços de madeira: para calçar o suporte, 10cm x 15 cm. Esses são dados da literatura que indicam inclinação e lamina d água ideal: Lamina d água mais adequada é 1cm, para que haja uma boa evaporação da água salobra. Inclinação perfeita 15 com 100% de evaporação. 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1 Levantamento Histórico: Aristóteles, preocupando-se com o problema da qualidade da água, há anos, costumava dizer a seus alunos que "a água salgada, quando passa a vapor se torna doce e o vapor não produz água salgada depois que se condensa". Os alquimistas árabes já usavam a destilação solar para produzir água potável no século XVI. Em 1593, o navegador Sir Richard Hawkins já usava a destilação solar para obter água potável da água do mar em suas viagens aos mares do sul. O primeiro destilador solar moderno foi construído em Las Salinas (Chile) em 1872, por Charles Wilson. Ele consistia de 64 tanques de água (num total de 4.459m2) feitos de madeira pintada de negro com coberturas inclinadas, de vidro. Essa instalação foi usada para suprir 20 mil litros por dia de água potável para animais que trabalhavam nas minas. Após a abertura da região pela chegada da ferrovia, a instalação foi sendo deteriorada até o fim de sua operação em 1912, 40 anos após sua construção.

4 4 No Brasil, as primeiras experiências com destilação solar foram realizadas em 1970, sob os auspícios do ITA-Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Em 1987 a Petrobrás iniciou o seu programa de dessalinização de água do mar para atender às suas plataformas marítimas, usando o processo da osmose reversa, tendo esse processo sido usado pioneiramente, aqui no Brasil, em terras baianas, para dessalinizar água salobra nos povoados de Olho D'Água das Moças, no município de Feira de Santana, e Malhador, no município de Ipiara. O custo da dessalinização de água do mar vai se tornando cada vez mais reduzido em seus vários processos: destilação convencional, destilação artificial, eletrodiálise e osmose reversa. Países mais desenvolvidos tecnicamente têm investido maciçamente em pesquisas de dessalinização, destacando-se Inglaterra, E.U.A, França, Israel, Índia, Japão e Alemanha. Atualmente existem usinas em operação no Golfo Pérsico, Espanha, Malta, Austrália e Caribe convertendo 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada em água doce, por ano. O custo, ainda alto, está em torno de US$ 2,00 o metro cúbico. As grandes usinas, semelhantes às refinarias de petróleo, encontram-se no Kuwait, Curação, Aruba, Guermesey e Gibraltar, abastecendo-os totalmente com água doce retirada do mar. 3.2 Tipos de Destiladores Solares: São muitas as variações de configurações de destiladores convencionais já utilizados em várias partes do mundo. Diferem entre si principalmente nos materiais utilizados, nas geometrias, nos métodos de segurar e apoiar a cobertura transparente e os arranjos para admissão e descarga da água. A Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveu um equipamento de destilação solar com o objetivo de fornecer água potável para consumo de pessoas que vivem em locais isolados ou de difícil acesso. Devido as dificuldades de montar toda uma estrutura de abastecimento para locais como esses principalmente no caso de populações indígenas flutuantes, que freqüentemente mudam de lugar,este projeto ganhou uma licitação do Ministério da Saúde (FUNASA) para a produção de água potável através de destilação solar natural,pode-se observar um esquema na figura 01 (UFSC, 2007).

5 5 Figura 01 Esquema do Destilador solar produzido pela UFSC Protótipo Desenvolvido O destilador foi montado com as chapas de vidro coladas com silicone utilizando as medidas citadas anteriormente. A tampa ficou com uma inclinação de 40 à 50. O equipamento foi vedado com silicone e a lateral direita foi perfurada para colocar os reservatórios. A última parte do sistema foi a colocação de uma canaleta para escorrer a água destilada. Para verificação do sistema foi realizado um teste ao sol onde foi observada a evaporação da água. Seu funcionamento é simples, semelhante ao da Figura 2: os raios solares atravessam o vidro que aquecem a água fazendo-a evaporar; a madeira pintada de preto que serve como apoio ajuda na obsorção de calor. Após a evaporação, a água que entra em contato com a tampa condensa ficando líquida novamente e corre pela face de vidro inclinada até uma caneleta que capta essa água destilada. Figura 02 Esquema de funcionamento de um destilador solar (SOARES, 2004)

6 6 4 CONCLUSÃO A operação destes destiladores é muito simples e não requer um alto custo de manutenção ou trabalhadores especializados, apesar de que uma correta manutenção seja fundamental para que eles funcionem adequadamente. O destilador deve ser limpo regularmente para a retirada do sal acumulado no fundo do reservatório, pois uma maior salinidade da água diminui a produção. A limpeza freqüente também é importante para evitar a formação de algas. Uma das principais razões de perdas de calor e conseqüentemente de perda de eficiência são os vazamentos de calor, principalmente em grandes destiladores, sendo assim, o uso de bons selantes (como o silicone) é muito importante. O nível da água no tanque deve ser sempre mantido dentro dos limites adequados, o vidro deve ficar limpo e sem trincas, pois podem resultar em perda de calor. O uso das fontes alternativas de energia, como eólica e a solar, apresenta-se como uma solução para viabilizar a dessalinização em nosso semi-árido, visando o consumo humano e animal e a micro-irrigação, o que propiciaria melhores condições para a fixação do homem no meio rural. Apesar de não termos aplicado estudos para dimensionar a inclinação e expesura da lamina, podemos observar a evaporação e o deslizamento da água para canaleta. A análise de água e outros estudos mais avançados como cálculos de rendimento serão realizados em pesquisas posteriores. 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Água potável. Disponivel em: < Acesso em: Cartilha da água. disponivel em:< Acesso em: Brasil. Fundação nacional de saúde. Caderno de pesquisa em engenharia de saúde pública. Brasília:FUNASA, STAHELIN, M. Departamento de engenharia sanitária desenvolve sistemas para controle da qualidade da água de abastecimento. Revista tecnologia e sociedade. Setembro, 2004 Disponivel em: Acesso em SOARES, C. Tratamento de água unifamiliar através da destilação solar natural utilizando água salgada, salobra e doce contaminada. Dissertação de mestrado, UFSC, 2004.

Dessalinização de águas. Me. Ana Paula P. Silveira

Dessalinização de águas. Me. Ana Paula P. Silveira Dessalinização de águas Me. Ana Paula P. Silveira INTRODUÇÃO O problema da disponibilidade hídrica para suprir os diversos usos (em especial: para abastecimento público, usos industriais e irrigação),

Leia mais

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO. Influência da aplicação de vácuo em processos de dessalinização por destilação térmica

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO. Influência da aplicação de vácuo em processos de dessalinização por destilação térmica PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - REMESP REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA - RESAG 29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Leia mais

Desmineralização de águas e precipitação. [Imagem: Hidrosam]

Desmineralização de águas e precipitação. [Imagem: Hidrosam] [Imagem: Hidrosam] Dureza total da água A água que se encontra nos sistemas naturais tem diferentes compostos dissolvidos ou em suspensão. A dureza de uma água corresponde à soma das concentrações de iões

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ PATRÍCIA DE ALMEIDA FELÍCIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ PATRÍCIA DE ALMEIDA FELÍCIO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ PATRÍCIA DE ALMEIDA FELÍCIO CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO SANTO ANDRÉ

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A maior parte da água existente no planeta encontra-se nos oceanos. Não há escassez de água potável no nosso planeta. As maiores reservas de água

Leia mais

DESSALINIZADOR MECÂNICO

DESSALINIZADOR MECÂNICO DESSALINIZADOR MECÂNICO A EMPRESA: TEXAS DO BRASIL OIL & GAS Empresa de base tecnológica com atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de petróleo e gás e de potabilidade

Leia mais

A água é indispensável para a manutenção da vida. Podemos encontrá-la em algumas reservas na natureza.

A água é indispensável para a manutenção da vida. Podemos encontrá-la em algumas reservas na natureza. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / 04 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

DESTILADOR SOLAR DE COBERTURA PIRAMIDAL E ISOLAMENTO EM MATERIAL COMPÓSITO A BASE DE GESSO E EPS

DESTILADOR SOLAR DE COBERTURA PIRAMIDAL E ISOLAMENTO EM MATERIAL COMPÓSITO A BASE DE GESSO E EPS XIV Congreso Ibérico y 635 IX Congreso Iberoamericano de Energía Solar Vigo, Galicia, España, 17-21 junio 2008 2008 M. Vázquez y J. M. Santos (Editores) DESTILADOR SOLAR DE COBERTURA PIRAMIDAL E ISOLAMENTO

Leia mais

Propriedades da água e o ciclo hidrológico

Propriedades da água e o ciclo hidrológico Capítulo 2 Propriedades da água e o ciclo hidrológico Os conceitos fundamentais do ciclo hidrológico. A água é uma substância com características incomuns. É a substância mais presente na superfície do

Leia mais

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo.

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 A água em contínuo movimento 6º anos 2º período - 2012 1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. 2. Analise

Leia mais

5ª série / 6º ano U.E. 3

5ª série / 6º ano U.E. 3 5ª série / 6º ano U.E. 3 O ar atmosférico O ar está presente em nosso corpo e permite a vida da maior parte dos seres vivos. A atmosfera da Terra é de grande importância para os seres vivos, conforme relatado

Leia mais

V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA

V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA V NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 25 a 28 de agosto de 2008 Salvador Bahia - Brasil August 25 28, 2008 - Salvador Bahia Brazil DESTILADOR SOLAR DE

Leia mais

Dessalinização uma análisetécnicae econômica. André Lermontov, D.Sc.

Dessalinização uma análisetécnicae econômica. André Lermontov, D.Sc. Dessalinização uma análisetécnicae econômica André Lermontov, D.Sc. Curriculum Autor: André Lermontov Doutor e mestre em Engenharia Química pela UFRJ; Gerente de Tecnologias do Grupo Águas do Brasil responsável

Leia mais

CLUBE DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA

CLUBE DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO ATIVIDADE A. QUADRO RESUMO 1. Tema A água na natureza 2. Palavras-chave (6 palavras) Água; filtro; solo; ciclo da água; estados físicos da água; água limpa

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água)

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água) Ciclo Hidrológico - Reservatórios de água do planeta: Oceanos e Mares: 95 % Água Doce: 5%: > Geleiras (3%), > Água Subterrânea (1%); > Lagos e Rios (0,009%); > Atmosfera (0,001%); > Biosfera (0,0001%).

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

ciclo da água ciclo hidrológico

ciclo da água ciclo hidrológico Ciclo Hidrológico A água e seu ciclo A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma

Leia mais

Universidade de Aveiro Departamento de Física. Evaporação. Elsa Vieira Mafalda Morais Rita Soares 31157

Universidade de Aveiro Departamento de Física. Evaporação. Elsa Vieira Mafalda Morais Rita Soares 31157 Universidade de Aveiro Departamento de Física Evaporação Elsa Vieira 26297 Mafalda Morais 31326 Rita Soares 31157 Introdução A evaporação é um fenómeno no qual, os átomos ou moléculas no estado líquido

Leia mais

A importância da água e os carboidratos

A importância da água e os carboidratos A importância da água e os carboidratos Paola Stephany e Elena Mateus A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento

Leia mais

ÁGUA E SUSTENTABILIDADE: IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS

ÁGUA E SUSTENTABILIDADE: IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS ÁGUA E SUSTENTABILIDADE: IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS Daulton Ruan Rufino de Souza; Gesianny Crispim de Azevedo; Luciano Ferreira Oseas; Márcia Maria Fernandes Silva. Instituto Federal de Educação Ciencia

Leia mais

Dinâmica da Atmosfera. Prof. ªRegina Andrade 6º ano

Dinâmica da Atmosfera. Prof. ªRegina Andrade 6º ano Dinâmica da Atmosfera Prof. ªRegina Andrade 6º ano ÍNDICE Atmosfera Tempo Clima Hidrosfera Ciclo da água Atmosfera LittleStocker/Shutterstock Atmosfera Camada de gases que envolvem a Terra. Composta principalmente

Leia mais

APLICABILIDADE DA DESTILAÇÃO SOLAR NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE POÇOS DA CIDADE DE ARARUNA - PB

APLICABILIDADE DA DESTILAÇÃO SOLAR NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE POÇOS DA CIDADE DE ARARUNA - PB APLICABILIDADE DA DESTILAÇÃO SOLAR NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE POÇOS DA CIDADE DE ARARUNA - PB Maria Ingridy Lacerda Diniz (1); Raquel Ferreira do Nascimento (1); Cinthia Maria de Abreu Claudino (2); Bruno

Leia mais

j1111111,11111,1111 (21)PI0902102-7 A2 (22) Data de Depósito: 30/06/2009 (43) Data da Publicação: 09/03/2011 (RPI 2096)

j1111111,11111,1111 (21)PI0902102-7 A2 (22) Data de Depósito: 30/06/2009 (43) Data da Publicação: 09/03/2011 (RPI 2096) (21)PI0902102-7 A2 j1111111,11111,1111 1,1H FLIeraliva (22) Data de Depósito: 30/06/2009 (43) Data da Publicação: 09/03/2011 (RPI 2096) (51) InÉCL: CO2F 1/14 CO2F 9/12 (54) Título: SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO

Leia mais

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil EVAPOTRANSPIRAÇÃO. Profª. Priscila Pini

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil EVAPOTRANSPIRAÇÃO. Profª. Priscila Pini HIDROLOGIA AULA 08 5 semestre - Engenharia Civil EVAPOTRANSPIRAÇÃO Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br CONCEITOS Retorno da água precipitada para a atmosfera, fechando o ciclo hidrológico.

Leia mais

Solarizador Modelo PESAGRO RIO

Solarizador Modelo PESAGRO RIO 1 Solarizador Modelo PESAGRO RIO (Informe Técnico 32, ISSN 0101-3769) Marco Antonio de Almeida Leal Introdução As doenças de solo constituem um dos principais problemas para a maioria das culturas, pois

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21. A Água e o Desenvolvimento Sustentável

Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21. A Água e o Desenvolvimento Sustentável Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21 A Água e o Desenvolvimento Sustentável Poluição Marítima Como sabes, a poluição resulta da actividade humana que suja e contamina o Ambiente.

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65)

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65) RECURSOS HÍDRICOS Prof. Marcel Sena Campos senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. Você sabia? Quase toda a

Leia mais

destilador solar Fig. 2: Foto destilador solar

destilador solar Fig. 2: Foto destilador solar GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SALINOS DA DESTILAÇÃO SOLAR Magna A. dos S. B. Sousa, Josette L. de S. Melo, Henio N. S. Melo, Matheus da C. Borges, and Andréa O. Nunes Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

A ÁGUA NO PLANETA TERRA

A ÁGUA NO PLANETA TERRA A ÁGUA NO PLANETA TERRA A água no Planeta Terra Celso Dal Ré Carneiro Miguel D. de Oliveira Martins Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências, Unicamp 2002 Superfície ocupada pela

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE VAPOR 3 2 Há muitos caminhos para otimizar o uso de vapor. Tudo depende

Leia mais

4.3. Aplicações das técnicas de separação dos componentes de misturas

4.3. Aplicações das técnicas de separação dos componentes de misturas 4.3. Aplicações das técnicas de separação dos componentes de misturas Aplicações das técnicas de separação dos componentes de misturas Muitas das técnicas de separação dos componentes de misturas são utilizadas

Leia mais

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA. Hidrologia & Ciclo Hidrológico. Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino CONCEITO ATUAL

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA. Hidrologia & Ciclo Hidrológico. Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino CONCEITO ATUAL ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA Hidrologia & Ciclo Hidrológico Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino 2018 CONCEITO ATUAL É uma ciência aplicada que estuda a água na natureza, abrangendo

Leia mais

DESSALINIZAÇÃO A PARTIR DE DESTILADOR SOLAR RESUMO

DESSALINIZAÇÃO A PARTIR DE DESTILADOR SOLAR RESUMO DESSALINIZAÇÃO A PARTIR DE DESTILADOR SOLAR Breno de Mello Dal Bianco 1 Cornélio Schwambach 2 RESUMO A água salobra é pouco utilizada pelo homem devido ao excesso de sais em sua composição. Todavia, as

Leia mais

u A prática de reúso é mias uma opção para a redução da pressão sobre os recursos hídricos;

u A prática de reúso é mias uma opção para a redução da pressão sobre os recursos hídricos; Introdução u A prática de reúso é mias uma opção para a redução da pressão sobre os recursos hídricos; u Contudo, ela apresenta limitações; u É necessário um planejamento adequado para a implantação do

Leia mais

CNI Sustentabilidade. CNI Sustentabilidade

CNI Sustentabilidade. CNI Sustentabilidade 1 Contribuição da CNI para o USO RACIONAL DA ÁGUA Eng o Mario William Esper Diretor Titular Adjunto Departamento da Indústria da Construção - DECONCIC 2 Escassez de água em São Paulo 3 Escassez de água

Leia mais

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida.

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

Tubos redondos de alumínio 32mm para suporte de vidro. 02 Ferro CA 60 4,2mm para armação dos pré-moldados 12 m 1

Tubos redondos de alumínio 32mm para suporte de vidro. 02 Ferro CA 60 4,2mm para armação dos pré-moldados 12 m 1 Projeto Dessalinizador A dessalinização por destilação solar proporciona água segura para o consumo humano, é de fácil aplicação, fácil transferência aos usuários de comunidades. Caracteriza-se pelos baixos

Leia mais

2 Sistemas de Dessalinização e Aquedutos

2 Sistemas de Dessalinização e Aquedutos 24 2 Sistemas de Dessalinização e Aquedutos 2.1. Técnicas de Dessalinização Neste trabalho são apresentadas as características básicas das plantas térmicas e de osmose reversa, destacando suas diferenças

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 3. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 3. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Parte 3 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 3 Ciclo da água I Ciclo da água I Ciclo da água: 1.1 Conceitos fundamentais 1.2 Importância da água 1.3

Leia mais

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil ÁGUA Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil Água Calcula-se que 70% do consumo mundialde água se destina à irrigação, 20% à indústria e apenas 10% ao abastecimento humano. Km3/ano

Leia mais

E SUSTENTABILIDADE. Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA)

E SUSTENTABILIDADE. Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA) E SUSTENTABILIDADE Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA) Disponibilidade de água Toda a água Água doce Águas subterrâneas

Leia mais

TUBO À VÁCUO COM RADIAÇÃO CONCENTRADA

TUBO À VÁCUO COM RADIAÇÃO CONCENTRADA 1. INTRODUÇÃO TUBO À VÁCUO COM RADIAÇÃO CONCENTRADA O desenvolvimento de novas formas do aproveitamento da energia solar é de extrema relevância ao conceito de sustentabilidade, pois trata-se da utilização

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 20 Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que são fatores do clima? Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um

Leia mais

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Felipe Marques Santos 1, Prof. Dr. Rogério Gomes de Oliveira 2, Matheus Vercka Novak 3 1 Universidade Federal

Leia mais

Poluição do Rio Paraibuna

Poluição do Rio Paraibuna MOGI GUAÇU 1ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida Data: Nome: Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Pré-vestibular 7 ano EF 3 Trimestre 2012 Valor: 10,0 Nº: Leia com atenção o texto

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

Tratamento de Água Osmose Reversa

Tratamento de Água Osmose Reversa Tratamento de Água Osmose Reversa O que é osmose? Tendência natural dos líquidos (p.ex., água) a se deslocarem do lado menos concentrado (em soluto) para o lado mais concentrado (em soluto) de uma membrana

Leia mais

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza.

1. (1,0) Indique os três estados físicos que podemos encontrar a matéria na natureza. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia Solar Energia térmica A baixa temperatura (até 100 o C) A média temperatura (até 1000 o C) Aquecimento de ambientes aquecimento de água Condicionamento de ar refrigeração

Leia mais

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS 1. O PLANETA ÁGUA A natureza é uma grande prestadora de serviços para a humanidade. É ela quem fornece os elementos básicos para a vida humana e para o desenvolvimento

Leia mais

Mini - curso Monitoramento de Águas Subterrâneas

Mini - curso Monitoramento de Águas Subterrâneas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS CURSO DE GEOGRAFIA 7º SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA Mini - curso Monitoramento de Águas Subterrâneas Prof. Dr. Jose Luiz Silvério da

Leia mais

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial tudo aquilo que a natureza nos oferece é Renováveis Recursos naturais Não renováveis são aqueles que O em uso predatório tese nunca se esgotam dos recursos pode

Leia mais

IEMBRAPA SEMI.ÁRIDO BIBLIOTECA

IEMBRAPA SEMI.ÁRIDO BIBLIOTECA ABC da Agricultura Familiar Formas de garantir água nas secas 6 Poços tubulares IEMBRAPA SEMI.ÁRIDO BIBLIOTECA Poços 2004 tubulares. FL - 15655 \\\\\\\ \\\\\ \\\\\ \\\\\ \\\\\ \\\\ \\\\\\ \\\\ \\\\ 31787-1

Leia mais

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO DIFERANÇA ENTRE CLIMA E TEMPO: - CLIMA: HÁ OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADE ATMOSFÉRICA DURANTE UM LONGO PERÍODO. AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Ciclo hidrológico e água subterrânea. Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos

Ciclo hidrológico e água subterrânea. Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos Hidrogeologia Ciclo hidrológico e água subterrânea Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos RESERVATÓRIOS DO SISTEMA HIDROLÓGICO Total da água existente no

Leia mais

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine Ciclo Hidrológico Augusto Heine O Ciclo da Água Apesar dessa simplificação, o ciclo hidrológico é um meio conveniente de apresentar os fenômenos hidrológicos, servindo também para dar ênfase às quatro

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação 1 Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Obrigado por adquirir um produto LERO FIBRAS. O aquecedor solar tubos de vácuo, é assim chamado, devido ao isolamento térmico existente em seus coletores

Leia mais

Panorama da irrigação no Brasil

Panorama da irrigação no Brasil Panorama da irrigação no Brasil José Roberto de Menezes Manejo de Sistemas Agropecuários jmenezes@sercomtel.com.br Bom Dia A irrigação é a chuva da seca que produz vida e disponibiliza água limpa Brasil

Leia mais

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 Etapas do tratamento de água Cada etapa do tratamento de agua pode representar um obstáculo há transmissão de doenças. O grau

Leia mais

A Água e o Desenvolvimento Sustentável

A Água e o Desenvolvimento Sustentável A Água e o Desenvolvimento Sustentável Índice O que é a água? Porque precisamos da água? Importância da água para a vida O ciclo da água A poluição da água O que é água? A água é uma substância visualmente

Leia mais

Energia Solar MIEEC03_1

Energia Solar MIEEC03_1 Energia Solar MIEEC03_1 Carlos Pinto - up201404204 Joana Catarino - up201406455 Manuel Correia - up201403773 Pedro Leite - up201405865 Sara Costa - up201402938 Supervisor: Nuno Fidalgo Monitor: Elsa Moura

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ÚMIDAS MECANISMOS

Leia mais

Sistema Dorset. biomassa e esterco

Sistema Dorset. biomassa e esterco Sistema Dorset de secagem de biomassa e esterco de galinha n Secagem de: Biomassa Cavaco de madeira Sobras de biodigestor Lodo de esgoto Esterco de galinhas Ração animal n Compacto e flexível n Usina de

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

DESTILADOR SOLAR COMO ALTERNATIVA AMBIENTAL

DESTILADOR SOLAR COMO ALTERNATIVA AMBIENTAL DESTILADOR SOLAR COMO ALTERNATIVA AMBIENTAL Isabelle de Souza Cabral Discente do Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi / FAETEC -RJ. AntonioCarlos Gonçalves Discente do Instituto Superior de Tecnologia

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Analise as situações

Leia mais

PROCESSOS DE DESSALINIZAÇÃO

PROCESSOS DE DESSALINIZAÇÃO PROCESSOS DE DESSALINIZAÇÃO III Hydrovolcanic-2017 Angra do Heroísmo e Praia da Vitória - Açores 3, 4, 5 e 6 de Setembro de 2017 João de Quinhones Levy (joao.levy@tecnico.ulisboa.pt) (jlevy@ecoservicos.pt)

Leia mais

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta Ciclo hidrológico e qualidade da água Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta A água está em constante movimento e descreve um ciclo na natureza: evapora do mar, açudes, rios lagoas

Leia mais

² Doutor em Biotecnologia Professor Orientador na Faculdade Brasileira Multivix- Vitória

² Doutor em Biotecnologia Professor Orientador na Faculdade Brasileira Multivix- Vitória 12 PURIFICAÇÃO DE ÁGUA ATRAVES DA DESTILAÇÃO SOLAR UTILIZANDO ÁGUA SALGADA Aline Alves Carvalho 1 ; Amanda Martinelli das Neves 1 ; Daniely Bravin Machado 1 ; Elisangela Candido da Silva 1 ; Erick Rios

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Evaporação e evapotranspiração. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CC54Z - Hidrologia. Evaporação e evapotranspiração. Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Evaporação e evapotranspiração Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Definir os conceitos básicos da evaporação e evapotranspiração

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

1-Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem: Solo ácido não

1-Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem: Solo ácido não 1999 1-Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem: Solo ácido não favorece plantio. Alguns cuidados devem ser tomados

Leia mais

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0 Clima Prof. Gonzaga Tempo Clima - Tempo condições atmosféricas de um determinado lugar/momento - Clima: histórico do comportamento do tempo atmosférico

Leia mais

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã.

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã. 8. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A natureza comporta uma imensa mistura de substancias. A maioria dos materiais que utilizamos no cotidiano é composta de misturas. Na maioria das vezes o que interessa,

Leia mais

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE 1 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA NA TERRA Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta; Diversos ambientes na Terra são habitados

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais

CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GISELLE PALMEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Tecnologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 10.1 Conteúdo Fontes Alternativas de Energia

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA TEMA: Os Seres Vivos. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA

Leia mais

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial tudo aquilo que a natureza nos oferece é Renováveis Recursos naturais Não renováveis em tese nunca se esgotam O uso predatório dos recursos pode impossibilitar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA FONTES DE ENERGIA NÃO CONVENCIONAIS: ENERGIA SOLAR SÉRGIO VIDAL GARCIA OLIVEIRA DANIEL GUSTAVO

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS RELEVANTES EM UM PROCESSO DE DESTILAÇÃO SOLAR DE ÁGUA SALGADA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS RELEVANTES EM UM PROCESSO DE DESTILAÇÃO SOLAR DE ÁGUA SALGADA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS RELEVANTES EM UM PROCESSO DE DESTILAÇÃO SOLAR DE ÁGUA SALGADA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO E. V. de FARIA¹, N. G. SOUSA² 1 Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto

Leia mais

5/11/2009. O impacto da ocupação do solo na qualidade de água. SOLO é um componente fundamental do ecossistema terrestre SOLO

5/11/2009. O impacto da ocupação do solo na qualidade de água. SOLO é um componente fundamental do ecossistema terrestre SOLO Curso sobre Políticas Públicas, voltadas ao reuso da água e à utilização de água de chuva O impacto da ocupação do solo na qualidade de água Dr.a. Kátia Resende Netto Cirelli Bióloga SOLO é um componente

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado cientificamente. Distribuição na Terra A água cobre 71% da

Leia mais

Quem busca economia prefere Heliotek

Quem busca economia prefere Heliotek Linha de aquecimento para banho Quem busca economia prefere Heliotek A marca de aquecimento solar do grupo Bosch Aquecedor solar 1 Coletor solar Os coletores captam o calor do sol e aquecem a água a ser

Leia mais

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial

A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial As Questões Ambientais Mundiais A Questão Ambiental na Nova Ordem Mundial tudo aquilo que a natureza nos oferece é Renováveis Recursos naturais Não renováveis em tese nunca se esgotam O uso predatório

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

Obtenção de água potável utilizando eletrodiálise solar Obtaining drinking water using solar electrodialysis

Obtenção de água potável utilizando eletrodiálise solar Obtaining drinking water using solar electrodialysis Obtenção de água potável utilizando eletrodiálise solar Obtaining drinking water using solar electrodialysis Sandro César Silveira Jucá 1 * Este artigo apresenta as principais experiências mundiais de

Leia mais

A caixa-d água de polietileno polivalente da Eternit.

A caixa-d água de polietileno polivalente da Eternit. A caixa-d água de polietileno polivalente da Eternit. As caixas-d'água de polietileno Eternit são de alta densidade e grande resistência, produzidas pelo processo de rotomoldagem totalmente mecanizado,

Leia mais

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida.

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. * O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. É o segundo maior oceano do mundo em extensão, possuindo

Leia mais

J.M.Alveirinho Dias Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve. web page: w3.ualg.

J.M.Alveirinho Dias Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve.   web page: w3.ualg. J.M.Alveirinho Dias Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve e-mail: jdias@ualg.pt web page: w3.ualg.pt/~jdias r Vivos Pescas Aquacultura Algas etc. Recursos Marinhos Não Vivos

Leia mais

Profissão em expansão no Brasil e no exterior

Profissão em expansão no Brasil e no exterior Profissão em expansão no Brasil e no exterior Ciência que estuda a Terra utilizando métodos e princípios físicos. Profissão que utiliza métodos e princípios físicos na pesquisa de recursos naturais (ex.

Leia mais

Vivem na floresta / na cidade /no campo

Vivem na floresta / na cidade /no campo Nome: Data / / Título do livro que vamos ler: Autora do livro: O livro está escrito em poesia prosa Como serão as Fadas? (riscar o que não interessa) Bonitas / Feias Altas / Baixas Olhos: azuis / verdes

Leia mais

NILDO DA SILVA DIAS Universidade Federal Rural do Semi-Árido

NILDO DA SILVA DIAS Universidade Federal Rural do Semi-Árido NILDO DA SILVA DIAS Universidade Federal Rural do Semi-Árido Concepção científica: Solos Irrigação Controle de agroquímicos Qualidade da água Manejo integrado da irrigação: base para o desenvolvimento

Leia mais